Sistemas Integrados de Gestão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Integrados de Gestão"

Transcrição

1 Sistemas Integrados de Gestão

2 SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos de negócios. A maioria destes sistemas é montada com base em funções, níveis organizacionais, e processos de negócios diferentes que não trocam dados entre si, e os gerentes podem encontrar dificuldades para reunir dados que precisam para ter uma visão geral e mais abrangente das operações. A fragmentação desses dados em diversos sistemas separados pode causar um impacto negativo sobre a eficiência organizacional e o desempenho da empresa.

3 SISTEMAS INTEGRADOS - ERP Enterprise Resource Planning (ERP) ou Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) Trata-se de uma técnica de gestão empresarial pela qual todas as informações de todas as áreas da empresa são verificadas, reunidas, processadas para serem disponibilizadas de modo eficiente para a tomada de decisões.

4 SISTEMAS INTEGRADOS - ERP Enterprise Resource Planning (ERP) ou Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) Iniciou nos anos 60 para controlar estoque de produtos Com o desenvolvimento de hardware e software, o foco mudou para o planejamento de requerimento de materiais (MRP - Material Requirement Planning e MRPII), permitindo aos fabricantes o controle do fluxo de componentes e matérias-primas, podendo assim, realizar o planejamento antecipadamente Nos anos 90, os sistemas começaram a cobrir todas as atividades do negócio dentro da empresa, surgindo assim o ERP (Enterprise Resource Planning)

5 SISTEMAS INTEGRADOS - ERP Enterprise Resource Planning (ERP) ou Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) Os princípios básicos de um ERP são a integração e parametrização. Quando bem implementados, os ERPs permitem democratizar a informação para todos os setores ou áreas da empresa, fornecendo meios para facilitar tomada de decisões, melhoria de produtividade e otimização dos processos contábeis, além de racionalizar estoques e eliminar problema de comunicação entre diferentes sistemas.

6 SOFTWARE DE ERP Módulo de Marketing Módulo de P&D Módulo de Produção Módulo de Finanças Procedimentos, programas e modelos próprios Procedimentos, programas e modelos próprios Procedimentos, programas e modelos próprios Procedimentos, programas e modelos próprios Base de dados única

7 SISTEMAS INTEGRADOS - ERP

8 SISTEMAS INTEGRADOS - SCM Supply Chain Management (SCM) Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas. Os SCMs se baseiam na integração de todas as atividades da cadeia buscando construir vantagens competitivas por meio da melhoria nos relacionamentos entre seus diversos elos e agentes. Desse modo, as barreiras existentes entre as empresas da cadeia são eliminadas trazendo vários benefícios para a organização. Os instrumentos SCM apoiam-se nas informações de capacidade de produção presentes no sistema de informação da empresa para passar automaticamente ordens de encomendas. Assim, os instrumentos SCM estão fortemente relacionados com o software de gestão integrada da empresa.

9 SISTEMAS INTEGRADOS - SCM Os sistemas SCM compreendem o gerenciamento de todos os fluxos ao longo de toda a cadeia.

10 SISTEMAS INTEGRADOS - CRM Customer Relationship Management (CRM) Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente/Consumidor Combinação de processos de negócios e tecnologia, que busca entender os clientes das empresas através de várias perspectivas: quem são eles, o que eles fazem, do que eles gostam. Envolve capturar dados do cliente ao longo da empresa, consolidá-los num banco de dados central, analisá-los e distribuir o resultado da análise aos vários pontos de contato com o cliente (GARTNER GROUP). A implementação de um sistema de CRM numa empresa pode implicar mudanças na organização da mesma, mudando o foco do produto para o cliente. Implica transformar e organizar Pessoas, Processos e Tecnologias.

11 CRM É Estratégias Processos CRM Táticas Experiências Tecnologias

12 SISTEMAS INTEGRADOS

13 ARQUITETURA CRM CRM Operacional - é a integração horizontal de processos de negócio com a finalidade de melhorar processos & eficiência operacionais Forças de Vendas Marketing Serviço a Clientes Gestão de Call Center CRM Analítico - a Análise de Relação do Cliente é a análise dos dados criados por aplicações operacionais de CRM com a finalidade do desempenho do negócio, controlando e optimizando o relacionamento do cliente à empresa.

14 ARQUITETURA CRM

15 FASES DO CRM Adquirir Diferenciação Inovação Conveniência

16 OBJETIVOS DO CRM Gerenciar o relacionamento com cliente; Atrair e desenvolver clientes fiéis e rentáveis ; Criar histórico de relacionamento; Visão unificada do cliente em qualquer área de contato com a empresa; Personalização da mensagem; Capacidade de diferenciação pelo valor agregado ao cliente; Capacidade em transformar qualquer contato com o cliente em uma oportunidade de venda; Estabelecer novas formas de comunicação; Compilar e processar dados sobre o mercado.

17 CONCLUSÕES Processos integrados levam áreas de suporte como financeira e recursos humanos a ter uma orientação voltada aos consumidores. ERP, CRM e SCM são exemplos de aplicações integradas com funcionalidades diversas. Eficiência na troca de informações entre funções é o motivo pelo qual as empresas adotam aplicações integradas

18 QUESTĀO 1 Analise as seguintes afirmativas sobre os sistemas de informação organizacionais. I. Supply Chain Management são sistemas que planejam, organizam e gerenciam os recursos humanos de uma empresa. II. Enterprise Resource Planning são sistemas que integram o planejamento, o gerenciamento e o uso dos recursos de uma organização. III. Client Relationship Management são sistemas que consideram que o sucesso de uma empresa depende da gestão efcaz do relacionamento com seus clientes. Assinale a alternativa CORRETA: ( ) A afirmativa I e II estão erradas e a afirmativa II está correta. ( ) A afirmativa III está errada e as afirmativas I e II estão corretas. ( ) A afirmativa I está errada e as afirmativas II e III estão corretas. ( ) A afirmativa II está errada e as afirmativas I e III estão corretas. ( ) As afirmativas I, II e III estão corretas.

19 QUESTĀO 2 Uma série de empresas tem recorrido a Sistemas Integrados de Gestão (ERP) como maneira de sobreviver em um mundo cada vez mais competitivo. Se você tiver que defender a utilização de um ERP em sua empresa, que argumento, dentre os abaixo, você deverá empregar? ( ) Os procedimentos operacionais não serão alterados com a implantação do sistema. ( ) A empresa ganhará flexibilidade de operação. ( ) O controle gerencial tenderá a ser fortalecido. ( ) O gerenciamento de clientes será facilitado, pois a análise de crédito será mais ágil. ( ) Um sistema de fluxo de informação não precisará ser implantado.

20 QUESTĀO 3 Cada vez mais, pequenas e médias empresas estão adotando os chamados Sistemas Integrados de Gestão (ERP) para gerenciar suas atividades. Como gestor de uma média empresa cujo principal cliente já utiliza um Sistema Integrado de Gestão, que beneficio direto você deverá obter com a adoção dessa tecnologia? ( ) Padronização, integração e maior disponibilidade das informações relativas aos processos de negócio que conectam a empresa e seu cliente, ao longo da cadeia de suprimentos ( ) Redução da carga de trabalho em seus servidores, já que várias tarefas passariam a ser executadas nos clientes da rede que conecta as duas empresas. ( ) Melhoria dos níveis de segurança nas transferências de infomrmações por correio eletrônico entre a empresa e seu principal cliente. ( ) Disponibilidade de todas as informações da empresa e de seu cliente, devido à obrigatoriedade de criar um banco de dados único para as duas organizações. ( ) Automatização dos processos de negócio da empresa, tais como são hoje, citando, assim, uma interface digital com os processos de seu principal cliente.

C.R.M. Prof. Fulvio Cristofoli. Customer Relationship Management. Parte 1.

C.R.M. Prof. Fulvio Cristofoli. Customer Relationship Management. Parte 1. C.R.M. Customer Relationship Management Parte 1 Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br Conceito CRM Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor É um processo

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM

Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Sistemas de Informações Gerenciais da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Empresa digital 2 Sistema Integrado de Gestão e-commerce e empresas parceiras Compras BACK OFFICE FRONT OFFICE SCM - Supply Chain

Leia mais

Sistemas Integrados ASI - II

Sistemas Integrados ASI - II Sistemas Integrados ASI - II SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? Exercício 01 Resposta Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? É todo

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 2.2 Sistemas Empresariais: ERP SCM 1 Sistema empresarial Constitui uma estrutura centralizada para uma organização e garante que as informações possam ser compartilhadas

Leia mais

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados ERP (Enterprise Resource Planning) CRM (Consumer Relationship Management) SCM (Supply Chain Management)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 É o sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da corporação. auxilia a direção da corporação

Leia mais

Sistema de informação integrada. Ana Paula Domingos

Sistema de informação integrada. Ana Paula Domingos Sistema de informação integrada Ana Paula Domingos ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING * ) Os sistemas integrados de gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning) são apresentados algumas vezes como solução

Leia mais

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) O que significa ERP? ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

PLANEJAMENTO OPERACIONAL PLANEJAMENTO OPERACIONAL DA PRODUÇÃO Unidade II Parte II - ERP Professora: Ana Paula Costa Gestão de informações Gestão de informações geralmente em alto volume Envolve área de operações (que é quem gera

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES 0202 - Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Referência principal O BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 08 Customer Relationship Management (CRM) Prof. Dr. César Augusto

Leia mais

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias permitem o intercâmbio entre fornecedores e clientes, facilitando a

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Sistemas ERP, CRM e SCM 2017 Tipos de Sistemas de Informação Vimos anteriormente que os diversos Sistemas de Informação presentes em uma empresa podem ser vistos sob diferentes

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 10 Supply Chain Management (SCM) Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 09 Customer Relationship Management (CRM) Prof. Dr. Joshua Onome

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 0548 Sistemas de Informações Contábeis AULA 05 ERP Enterprise Resources

Leia mais

Cadeia de Suprimentos. Aula 1. Contextualização. O que é Supply Chain Management? Prof. Luciano José Pires

Cadeia de Suprimentos. Aula 1. Contextualização. O que é Supply Chain Management? Prof. Luciano José Pires Cadeia de Suprimentos Aula 1 Contextualização Prof. Luciano José Pires O que é Supply Chain Management? Atual e futuro A Logística é uma das atividades econômicas mais antigas e também um dos conceitos

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 10 Customer Relationship Management (CRM) Prof. Dr. César Augusto

Leia mais

Fonte : sistemaerp.org

Fonte : sistemaerp.org Fonte : sistemaerp.org O QUE É SISTEMA ERP? ERP- ENTERPRISE RESOURCE PLANNING É um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

GESTÃO TECNOLOGIA INFORMAÇÃO

GESTÃO TECNOLOGIA INFORMAÇÃO GESTÃO TECNOLOGIA INFORMAÇÃO 1 Aula: e-business- MRP- ERP- SCM- CRM Elaborado e daptado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres Empreendimentos de e-business: O crescimento explosivo da Internet e das tecnologias

Leia mais

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas slide 1 Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações

Leia mais

NRTKTU VKQSTKO. System.out.println("Evoluindo sempre."); // Display the string. public static void main(string[] args) { e lo ^p NRTKTU VKQSTKO

NRTKTU VKQSTKO. System.out.println(Evoluindo sempre.); // Display the string. public static void main(string[] args) { e lo ^p NRTKTU VKQSTKO Nos últimos anos, o mundo tem passado por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas conseqüências da globalização econômica, das redefinições

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1:

SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1: SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1: Abrir um arquivo do Excel em branco e salvar como o arquivo com o seguinte nome: seu número de matrícula. Renomear a planilha 1 para SPT. Escolher qualquer

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais

EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais Prof. Cesar Alexandre de Souza Profa. Daielly Mantovani Ribeiro Atividade Avaliada 1 Leia o texto Caso da Chemicals, que descreve a implantação

Leia mais

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO POR PROCESSOS SAP

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO POR PROCESSOS SAP PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO POR PROCESSOS SAP INSCRIÇÕES ABERTAS: Início das aulas: 26/03/2018 Término das aulas: Dezembro/2018 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira - 18h30 às

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos

Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações Prof Angela Paula Zão Bastos O QUE É CONHECIMENTO? Dado não é informação. Informação não é conhecimento.

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 0548 Sistemas de Informações Contábeis AULA 06 ERP Enterprise Resources

Leia mais

Unidade V - Aplicações Empresariais

Unidade V - Aplicações Empresariais Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático ERP - Enterprise Resource Planning CRM - Customer Relationship Management SCM - Supply Chain Management ERP ERP Enterprise Resource

Leia mais

BAM Business Activity Monitoring. Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora?

BAM Business Activity Monitoring. Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora? BAM Business Activity Monitoring Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora? SOBRE A OPSERVICES Fabricante de software focada no gerenciamento de

Leia mais

ADO. Módulo 5. MRP - Material Requirements Planning MRP II - Manufactoring Resurce Planning ERP - Enterprise resource planning

ADO. Módulo 5. MRP - Material Requirements Planning MRP II - Manufactoring Resurce Planning ERP - Enterprise resource planning ADO Administração de Empresas 4 Per. Módulo 5 MRP - Material Requirements Planning MRP II - Manufactoring Resurce Planning ERP - Enterprise resource planning O Que é MRP MRP é a sigla para Material Requirements

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação 0 Programa Analítico de Disciplina EPR39 Tecnologia da Informação Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total

Leia mais

INTEGRAÇÃO FINANCEIRA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS SUPPLY CHAIN FINANCE. Vanessa Saavedra

INTEGRAÇÃO FINANCEIRA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS SUPPLY CHAIN FINANCE. Vanessa Saavedra INTEGRAÇÃO FINANCEIRA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS SUPPLY CHAIN FINANCE Vanessa Saavedra Este artigo é parte do resultado alcançado por meio da pesquisa de Supply Chain Finance (SCF), que tem como tema Integração

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa

TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa SUMÁRIO C L I Q U E E A C E S S E Introdução.... 3 C A N A L T E L E C O M. C O M. B R Um novo mundo de opções.... 4 Comunicação

Leia mais

SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: ERP e CRM

SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: ERP e CRM SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: ERP e CRM Simone do R. S. Souza ICMC/USP 2017 SI nas empresas SI nas empresas Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) Sistemas

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 07 Tema: Conquistando excelência

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão Estratégica de Vendas b. Área: Administração, Economia e Ciências Contábeis c. Linha de Pesquisa Relacionada: Recursos e Desenvolvimento Empresarial d.

Leia mais

SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: Supply Chain Management (SCM)

SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: Supply Chain Management (SCM) SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: Supply Chain Management (SCM) Simone do R. S. Souza ICMC/USP 2017 Aplicativos Integrados SCM: Supply Chain Management ERP:

Leia mais

MRP - Material Requirement Planning

MRP - Material Requirement Planning MRP e MRP II Introdução MRP e MRP II são estratégias de integração incremental de informações de processos de negócio que são implementados utilizando computadores e aplicações modulares de software conectadas

Leia mais

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial Prof. Esp. Adriano Rissi ERP ERP, é uma acrônimo em Inglês que significa Enterprise Resource Planning, que em português significa; Planejamento dos Recursos

Leia mais

S.C.M. Prof. Fulvio Cristofoli. Supply Chain Management.

S.C.M. Prof. Fulvio Cristofoli. Supply Chain Management. S.C.M. Supply Chain Management Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br Conceito SCM Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Processo de negócio que liga fabricantes,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade III - Sistemas de Gestão Empresarial. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade III - Sistemas de Gestão Empresarial. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 3.1 e-business: Negócios eletrônicos 3.2 ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) 3.3 CRM -

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 5. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 5. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 5 Prof. Fábio Arruda Conceito de Comunicação A palavra comunicação (do latim, commune = comum) refere-se ao processo total da vida do homem em relação ao ambiente social. Comunicação

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (desenvolvimento e administração) 2.1. As funções e aplicações de SI nas organizações; 2.2. Tendências em

Leia mais

Integração a favor da produtividade

Integração a favor da produtividade Integração a favor da produtividade Estudo aponta que o gerenciamento da cadeia de suprimentos ganha cada vez mais relevância nas empresas brasileiras O todo é maior que a soma das partes. Essa frase resume

Leia mais

Gestão Empresarial PME GO UP

Gestão Empresarial PME GO UP Gestão Empresarial PME GO UP COM A SOLUÇÃO EM CLOUD, VOCÊ GARANTE SEGURANÇA, PERFORMANCE E DISPONIBILIDADE PARA O SEU NEGÓCIO. A Senior dispõe de todas as soluções em cloud, atuando na modalidade SaaS,

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Departamento de Administração da FEI 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu

Leia mais

Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI. Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013

Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI. Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013 Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013 Sumário Motivação:

Leia mais

OBJETIVA. Captura armazenamento gerenciamento distribuição preservação. PAG 181. Gerenciamento Editoração Digitalização Armazenamento Preservação.

OBJETIVA. Captura armazenamento gerenciamento distribuição preservação. PAG 181. Gerenciamento Editoração Digitalização Armazenamento Preservação. OBJETIVA Questão 1 Sobre a utilização dos sistemas assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: A função principal de um consiste em fornecer subsídios ao gestor de marketing de uma organização

Leia mais

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

Sistemas de Informações. SCM Supply Chain Management

Sistemas de Informações. SCM Supply Chain Management Sistemas de Informações SCM Supply Chain Management 1 Fontes Bozarth, C.; Handfield, R.B. Introduction to Operations and Supply Chain Management. Prentice Hall. 2nd. Edition 2 Objetivos Fluxos de Informação

Leia mais

ERP APRESENTAÇÃO, VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA AS ORGANIZAÇÕES MODERNAS

ERP APRESENTAÇÃO, VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA AS ORGANIZAÇÕES MODERNAS ERP APRESENTAÇÃO, VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA AS ORGANIZAÇÕES MODERNAS BUENO, J. B. J.; NARDINI, L. F.; PLATH, J. E. J.; ZIOLA, D. V.; GONÇALVES, L. V. Resumo O objetivo desta pesquisa é apresentar o

Leia mais

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel OPERA Cloud Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel O que é o OPERA Cloud? O Oracle Hospitality OPERA Cloud Services (OPERA Cloud) é uma plataforma empresarial, voltada para

Leia mais

CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR 09/02/2016 ESTRATÉGIA COMPETITIVA. (Alves Filho, 99)

CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR 09/02/2016 ESTRATÉGIA COMPETITIVA. (Alves Filho, 99) CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR ESTRATÉGIA COMPETITIVA é o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos

Leia mais

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial Sistemas de Informação Empresarial SIG Sistemas de Informação Gerencial Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ] Estratégico SAD Gerência sênior

Leia mais

A Era das Soluções e o Novo Papel do Distribuidor TI

A Era das Soluções e o Novo Papel do Distribuidor TI A Era das Soluções e o Novo Papel do Distribuidor TI Soluções, o novo formato do Produto na Era do Conhecimento MSc. Djalma G. dos Santos Arquiteto Soluções e Transformação Digital djalma.santos@ingrammicro.com

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1:

LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1: LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1: Sistema de Processamento de Transação (SPT) Abrir o Excel. Escolher qualquer um dos exemplos de Sistemas de Processamentos de Transações (SPT) existentes

Leia mais

SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação

SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação Simone Senger Souza ICMC/2017 Desafios da Empresa: Como adequar a empresa para tirar vantagem competitiva

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO PLATAFORMA PCS

DESCRITIVO TÉCNICO PLATAFORMA PCS DESCRITIVO TÉCNICO PLATAFORMA PCS A Plataforma PCS é composta por um Servidor de Aplicações interligado a um PABX e à rede de dados da empresa. É neste servidor que irão residir aplicações para controlar

Leia mais

Tomo 7 - CRM (Customer Relationship Management)

Tomo 7 - CRM (Customer Relationship Management) Departamento de Contabilidade e Atuária Disciplina: EAC 0548 - Sistemas de Informações Contábeis Prof. Dr. César Augusto Biancolino (2018) Material de uso exclusivo para alunos matriculados na disciplina

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise

Leia mais

ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING

ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS CANOAS ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING RENAN ROLIM WALENCZUK Canoas, Agosto de 2014 SUMÁRIO 1 INTODUÇÃO...03 2 ERP (ENTERPRISE

Leia mais

Como Transformar Organizações Rígidas em Organizações Inovadoras

Como Transformar Organizações Rígidas em Organizações Inovadoras Como Transformar Organizações Rígidas em Organizações Inovadoras Tadeu Cruz Prof. M.Sc. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS É proibido a reprodução total ou parcial de qualquer forma ou por qualquer meio sem

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO DISCIPLINA: CONTROLADORIA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - SIG CARGA HORÁRIA: 90 horas/aula TIPO DA DISCIPLINA: Obrigatória ANO DE APLICAÇÃO: 2018 EMENTA Sistema de Empresa.

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 02 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais

Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística

Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística Apresentação do Oracle Value Chain Execution Sua rede de logística está mudando constantemente e está mais complexa do que nunca. A necessidade

Leia mais

AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL

AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO Prof. Esp. Tiago A. Silva RIBEIRÃO PRETO 2017 INTRODUÇÃO NESTA AULA VEREMOS: Histórico do ERP Principais Módulos Vantagens e Desvantagens

Leia mais

MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN

MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas e Terças das

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial 2018

MBA em Gestão Empresarial 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2018 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Ao final dessa aula o aluno deverá conhecer: Informações e cadeia de suprimentos; Níveis da cadeia de suprimentos

Leia mais

Classificações dos SIs

Classificações dos SIs Classificações dos SIs Sandro da Silva dos Santos sandro.silva@sociesc.com.br Classificações dos SIs Classificações dos sistemas de informação Diversos tipo de classificações Por amplitude de suporte Por

Leia mais

Agora é possível interagir com os fornecedores e clientes

Agora é possível interagir com os fornecedores e clientes O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais). Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial pela qual todas as informações de todas as áreas

Leia mais

Continuação Visão de empresas Logística

Continuação Visão de empresas Logística Aula 5 TIC Continuação Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização

Leia mais

Tecnologias de Performance Empresarial

Tecnologias de Performance Empresarial www.quidgest.com quidgest@quidgest.com Tecnologias de Performance Empresarial Alexandre Leiria alexandre.leiria@quidgest.com Objectivos Dotar os participantes de um enquadramento que lhes permita identificar

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MRP COMO FATOR COMPETITIVO NA ORGANIZAÇÃO

A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MRP COMO FATOR COMPETITIVO NA ORGANIZAÇÃO A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MRP COMO FATOR COMPETITIVO NA ORGANIZAÇÃO Thais Fernandes BARRILARI* Fabiana Serralha Miranda de PÁDUA** RESUMO essencial para o planejamento e controle da produção. Esta pesquisa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 00 - APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO VERSÃO: 0.1 - SETEMBRO DE 2016 Professor: Luís Rodrigo E-mail: luisrodrigoog@gmail.com Apresentação q q q Professor Luís

Leia mais

SSC0120- Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: ERP e CRM

SSC0120- Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: ERP e CRM SSC0120- Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: ERP e CRM Simone do R. S. Souza ICMC/USP 2017 Visão Tradicional de Sistemas Exemplo: o processo de processamento de pedidos Aplicativos

Leia mais

Sistema de Gestão Empresarial

Sistema de Gestão Empresarial FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão da Tecnologia da Informação Gustavo Vinicius de Morais Pereira Gabriel Zerbine do Nascimento Rodrigo Neres Magalhães Yukie Kodama de Oliveira Rosa Sistema de

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management 1 CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo 2 Mercado 3 CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos

Leia mais

armazenagem, distribuição, transporte e vendas, e por conseqüência, uma grande importância no faturamento das empresas. Apesar disso não foi

armazenagem, distribuição, transporte e vendas, e por conseqüência, uma grande importância no faturamento das empresas. Apesar disso não foi 5. Conclusões A presente dissertação tem como principal objetivo mapear e analisar os principais processos de negócio da Castrol do Brasil sob a perspectiva de seus Sistemas de Informação (SI). Buscou-se

Leia mais

Informática e as Organizações

Informática e as Organizações Informática e as Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Tecnologia da Informação - TI A TI e seus emergentes recursos evoluíram muito nesses últimos 45 anos, Inovou na formação das pessoas e na gestão

Leia mais