5ª LISTA DE EXERCÍCIOS - CINEMÁTICA
|
|
|
- Vasco João Pedro Rios Vieira
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA TERRA E DO MEIO AMBIENTE CURSO: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I E SEMESTRE: ª LISTA DE EXERCÍCIOS - CINEMÁTICA Cnsidee g=10 m/s 2 paa a esluçã de tdas as questões. Mv. Unidimensinal: 01) Um ca, patind d epus, mve-se cm aceleaçã de 1 m/s 2 duante 15 s. Desliga-se mt, e ca passa a te mviment etadad, devid a atit, duante 10 s cm aceleaçã de 50 cm/s 2. Em seguida, s feis sã aplicads e ca páa após 5s. Calcula a distância ttal pecida pel ca. Repesenta gaficamente x, v e a x t. 02) A psiçã de um bjet que se mve a lng de um eix x é dada p x=3t -4t 2 +t 3, nde x está em mets e t em segunds. (a) Qual a psiçã d bjet em t=1 e t=4 s? (b) Qual a deslcament d bjet ente 0 e 4 s? (c) Qual a velcidade média paa inteval de temp de t=2 s e t=4 s? 03) Um pótn se mve a lng d eix x segund a equaçã x= 50 t + 10 t 2, nde x está em mets e t está em segunds. Calcule: (a) a velcidade média d pótn duante s pimeis 3,0 segunds d seu mviment, (b) a velcidade instantânea d pótn em t=3,0 s, e (c) a aceleaçã instantânea d pótn em t=3 s. 04) Um elétn que se mve a lng d eix x tem uma psiçã p x= 10t e -t m, nde t está em segunds. A que distância da igem está elétn quand ele páa mmentaneamente. 05) Um cp mve-se a lng de uma eta de acd cm a lei: v = t t Se x = 4 m quand t = 2 s, detemina val de x quand t = 3 s. Detemina, também, a aceleaçã neste instante. 06) Quand se desliga mt de uma lancha, ela sfe uma aceleaçã n sentid pst a da velcidade e dietamente ppcinal a quadad dessa velcidade. Seja k a cnstante de ppcinalidade. a) Msta que a velcidade n instante t depis de desliga mt da lancha é dada p: 1 = 1 + k t v v ; 1 b) Msta que a distância pecida em um temp t é: x = ln ( v k t + 1), k se em t = 0, x = 0; c) Msta que a velcidade, depis de pece uma distância x é: v v e k x =. 07) Deixa-se cai uma bla de pinque-pnque de uma altua de 1,50 m. Depis d impact cm sl, a bla se eflete e sbe até uma altua h=1,20 m. A bla
2 pemanece em cntat cm chã duante um inteval de 0,01 s. (a) Calcule val desta aceleaçã média. 08) Um ca sbe um m na velcidade cnstante de 40 km/h, e vlta, descend, a 60 km/h. Calcule a velcidade escala média de td pecus. 09) Uma pessa vê um vas de fles passa em fente a uma janela de 2,0 m de altua, pimei paa cima e depis paa baix. Se temp ttal em que vas pemanece visível é 0,5 s, detemine a altua que ele atinge, acima da janela. 10) Um balã sbe cm velcidade de 15 m/s e está a 100 m de altua em elaçã a sl quand dele se deixa cai um pacte. Quant temp deceá até que pacte atinja sl? 11) Uma peda é lagada de uma pnte, situada a 50 m acima d nível da água. Uma uta peda é lançada veticalmente paa baix 1,5 s após a saída da pimeia. Ambas atingem a água n mesm temp. Qual fi a velcidade inicial da segunda peda? 12) Deixa-se cai uma peda num pç pfund. O baulh da queda é uvid 2 s depis. Sabend que a velcidade d sm n a é de 300 m/s, calcule a pfundidade d pç. 13) Um cp é lançad veticalmente paa cima cm velcidade 40 m/s. N mesm instante, d pnt mais alt que pimei pde alcança, lança-se cm a mesma velcidade inicial, um segund cp veticalmente paa baix. Depis de quant temp s dis cps se encntaã? A que altua acima d pnt d pimei lançament iá ce chque? Qual a velcidade de cada cp n mment d chque? 14) Gtas de água caem de um chuvei sbe pis, situad a 2,0 m abaix. As gtas caem em intevals egulaes e quand a pimeia atinge chã a quinta gta está cmeçand a cai. Detemine as psições da segunda e da teceia gtas em elaçã a chuvei, n instante em que a pimeia bate n chã: 15) Um elevad sbe cm uma aceleaçã, paa cima, de 2 m/s 2. N instante em que sua velcidade é de 4,0 m/s, um paafus slt cai d tet d elevad, que está a 2,5 m d seu pis. Calcule: (a) temp que paafus gasta paa atingi pis; (b) seu deslcament em elaçã a pç d elevad. 16) Dis tens, cada um cm uma velcidade de 30 km/h, estã se diigind um a encnt d ut n mesm tilh et. Um pássa que cnsegue va a 60 km/h pate vand da fente de um tem quand eles estã afastads a 60 km e se diige dietamente paa ut tem. Quand alcança ut tem ele va dietamente de vlta paa pimei tem, e assim p diante. Qual a distância ttal pecida pel pássa? 17) Uma peda é lançada de um ched que tem 200 m de altua. Duante últim mei segund de queda ele pece a distância de 45 m. Calcule a velcidade inicial da peda.
3 18) Uma peda é lagada de uma altua H e gasta um 1s paa pece, a final da queda, a altua de 1/3 da altua inicial H. Detemine a altua H. 19) Um métd pssível paa medi a aceleaçã da gavidade g cnsiste em lança uma blinha paa cima em um tub nde se faz vácu e medi cm pecisã s instantes t 1 e t 2 de passagem ( na subida e na descida, espectivamente) p uma altua z cnhecida, a pati d instante d lançament. Mste que g=2z/(t 1 t 2 ). 20) O mviment de um cp caind em um fluid pssui aceleaçã dada p: dv a = = b cv, dt nde b e c sã cnstantes e v(0) = v 0. Detemine a velcidade em funçã d temp. Mv. Bidimensinal: 21) Um ca pece uma cuva plana de tal md que suas cdenadas etangulaes, cm funções d temp, sã dadas p: x = 2 t 3 3 t 2, y = t 2 2 t + 1. Admitind t cm dad em segunds e x e y em mets, calcula: a) a psiçã d ca quand t = 1 s; b) vet velcidade em um instante qualque; c) s cmpnentes etangulaes d vet velcidade paa t = 1 s; d) instante em que a velcidade é ze; e) s cmpnentes etangulaes d vet aceleaçã em um instante qualque; f) instante em que a aceleaçã é paalela a eix y. 22) Um pjétil é lançad de um pnt de cdenadas (2, 3, 1) cm velcidade v = 3 i + 4 j, em um luga nde vet aceleaçã da gavidade é g = - 10 j m/s 2 (MKS). Pede-se: a) paa um instante genéic t, s vetes aceleaçã, velcidade e psiçã, em cdenadas catesianas; b) a equaçã da tajetóia; 23) De um pnt O situad n pé de uma ampa plana, que faz cm a hizntal um ângul α, deve-se lança uma peda, impimind-lhe uma velcidade inicial v. Calcula que ângul θ a velcidade inicial da peda deve fma cm a hizntal a fim de que seja máxim seu alcance sbe a ampa. 24) Um menin faz gia uma peda em um cícul hizntal a 1.5 m acima d sl, p mei de um babante de 1,2 m de cmpiment. O babante aebenta e a peda clide cm sl a 10 m de distância. Calcule a aceleaçã centípeta da peda duante mviment cicula. 25) Uma patícula mvimenta-se de md que sua psiçã em funçã d temp é dada p = i + 2 t j t k. a) Esceva as expessões paa a sua velcidade e aceleaçã em funçã d temp; b) Qual é a equaçã da tajetóia da patícula?
4 26) Um aviã em megulh slta uma bmba, send a psiçã inicial d aviã dada p =1000 j (m) e sua velcidade neste instante, v = 100î 50 ĵ (m/s). Esceva s vetes psiçã e velcidade da bmba 2 segunds após lançament. Qual alcance da mesma? 27) Dis pjéteis sã lançads n mesm plan, send: A B v = 10î + 20 ĵ e v = 5î + 30 ĵ A B = 0 e = 50 î a) Qual pnt cmum d plan em que ambs passam? Após pimei passa p este pnt quants segunds depis ut passa? b) Qual a distância que s sepaa após a queda? 28) Uma gata chuta uma bla que estava paada n sl. A bla sai cm velcidade v = 10 m/s e ângul de 30 cm elaçã à hizntal. A bla se chca cnta uma paede situada a uma distância de 3 m da gata. (a) A bla atinge a paede quand está subind u quand está descend? (b) Duante quant temp a bla pemanece n a antes d chque? (c) Calcule módul da velcidade n mment d impact. 29). Uma bla é atiada d chã paa a. Quand ela atinge uma altua de 9,0 m a v v v velcidade é dada p = 6 i +3 j (m/s). (a) Até que altua a bla subiá; (b) Qual seá a distância ttal pecida pela bla? (c) Qual a velcidade da bla (módul e dieçã) n instante que ela tca chã? 30) Um helicópte está sbevand, em linha eta, numa planície cm velcidade cnstante de 6 m/s e a uma altitude de 8 m. Um fad é atiad paa fa hizntalmente cm uma velcidade inicial de 10 m/s em elaçã a helicópte e em dieçã psta a seu mviment. (a) Ache a velcidade inicial d fad em elaçã a sl. (b) Calcule a distância hizntal ente helicópte e fad n instante que este cai n sl. (c) Detemine ângul que vet velcidade d fad faz cm sl n instante imediatamente antei a impact. 31) As pás de um ventilad cmpletam 1200 vltas p minut. Cnsidee a pnta de uma pá, que está em um ai de 0,15 m. (a) Que distância a pnta da pá pece em uma vlta? Quais s móduls (b) da velcidade e (c) da aceleaçã da pnta? (d) Qual peíd d mviment? 32) Uma da-gigante pssui ai de 15 m e cmpleta cinc vltas em tn d seu eix hizntal p minut. (a) Qual é peíd d mviment? Qual a aceleaçã centípeta de um passagei n (b) pnt mais alt e (c) n pnt mais baix, supnd que passagei esteja em um ai de 15 m? Mv. Relativ: 33) Um bac leva um temp t = 20 s paa i de um pnt A a um pnt B situad sbe a mesma magem de um i, se deslcand n sentid cntái a da centeza. Quand ele vlta d pnt B a pnt A, bac gasta um temp igual a t/2. A velcidade d bac em elaçã à água é cnstante e igual a 8 m/s. Calcule a distância AB.
5 34) D ancadu C a T cm vel. de 3 km/h, elativa à água, mve-se um bac de caga. D ancadu T a C simultaneamente cm bac de caga sai uma lancha, cuja velcidade elativa à água é de 10 km/h. Duante temp de mviment d bac de caga ente s ancadus, a lancha pece quat vezes e chega a ancadu T junt cm bac de caga. Detemine a centeza d i. 35). Está caind neve na dieçã vetical a uma velcidade cnstante de 8 m/s. Cm que ângul medid a pati da vetical s flcs de neve paecem esta caind quant vists pel mtista de um ca que viaja em uma estada eta e sem desníveis a uma velcidade de 50 km/h? 36) Uma pessa sbe caminhand em 90 s uma escada-lante enguiçada que pssui 15 m de cmpiment. Quand paada em elaçã à mesma escada-lante, aga em mviment, a pessa é tansptada paa cima em 60 s. Quant temp essa pessa levaia paa subi caminhand na escada lante em mviment? GABARITO: 01) 262,5 m 02) a) x(1)=0 e x(4)=12 m; b) 12 m; c) 7 m/s 03) a) 80 m/s; b)110 m/s; c) 20 m/s 2 04) x = 10 e -1 = 3,67 m 05) 571/12 m e 51 m/s 2 07) a m =1036 m/s 2 08) v m =48 km/h. 09)2,34 m 10) 6,3 s. 11) v =21,3 m/s 12) h=18,5 m 13) t=1 s; h=35 m; v 1 =30 m/s e v 2 =50 m/s. 14) 2 a gta: 1,25 m; 3ª gta: 0,5 m. 15) (a) 0,65 s; (b) 2,99 m. 16) t=1 h; d=60 km 17) ± 67,5 m/s 18) 148,5 m 20) v(t) = -1/c [ (b +c v ) e -ct b] 21) a) (-1, 0) m ; b) 6 t (t 1) i + 2 (t 1) j ; c) 0 e 0 ; d)1 s ; e) 12 t 6 e 2 m/s 2 ; f) 0,5 s 2 22) a) a = 10 j ; v = 3 i + ( 4 10t) j ; s = ( t) i + ( 3 + 4t 5t ) j + k 5 x x 17 b) y = (paábla n plan Z = 1) 9 π α 23) + 24) 276 m/s ) a) v = 2 j k e a = 0 b) y = - 2 z (uma eta n plan X = 1) 26) ( 2) = 200i j ; v( 2) = 100i 70 j (m/s); alcance é de 1000 m 27) a) x=23,6 m, y=19,5 m; b)2,92 s; c)20 m 28) a) subind; b) t=0,35 s; c) 8,7 m/s 29) a) 9,42 m ; b) 16,7 m; c) 14,9 m/s; 66 cm eix x; sentid de cima paa baix. 30) : a) -4 m/s; b) 12,8 m ; c) 72,3
6 31) (a) 0,94 m. (b) 19 m/s ; (c) 2,4 x10 3 m/s 2 e (d) 50 ms 32) (a) 12 s; (b) 4,1 m/s 2 (c) mesm val de (b), mas apntand paa cent da da-gigante de baix paa cima. 33) 320/3 m 34) v c = -0,5 m/s. 35) 60 36) 36 s
Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Electromagnetismo Ficha 1
Instituto Escola Supeio Politécnico de Tecnologia ÁREA INTERDEPARTAMENTAL Ano lectivo 010-011 011 Engenhaia Electotécnica e de Computadoes Eecícios de Electomagnetismo Ficha 1 Conhecimentos e capacidades
Prof. Dirceu Pereira
Aula de UNIDADE - MOVIMENTO VERTICAL NO VÁCUO 1) (UFJF-MG) Um astonauta está na supefície da Lua quando solta, simultaneamente, duas bolas maciças, uma de chumbo e outa de madeia, de uma altua de,0 m em
Questão 46. Questão 47. Questão 48. alternativa D. alternativa B. Dados: calor específico do gelo (água no estado sólido)...
Questã 46 A partir de um bjet real de altura H, dispst verticalmente diante de um instrument óptic, um artista plástic necessita bter uma imagemcnjugadadealturaigualah.nesse cas, dependend das cndições
F G. m 2. Figura 32- Lei da gravitação Universal de Newton e Lei de Coulomb.
apítul 3-Ptencal eletc PÍTULO 3 POTEIL ELÉTRIO Intduçã Sabems ue é pssível ntduz cncet de enega ptencal gavtacnal pue a fça gavtacnal é cnsevatva Le de Gavtaçã Unvesal de ewtn e a Le de ulmb sã mut paecdas
Vimos que a Física envolve o estudo dos movimentos dos objetos, como as acelerações, que são variações de velocidade.
Pate ca e Leis de Newtn Vims que a ísica envlve estud ds mviments ds bjets, cm as aceleações, que sã vaiações de velcidade. O pincipal inteesse da mecânica clássica está n mviment de um bjet paticula que,
Os antigos gregos acreditavam que quanto maior fosse a massa de um corpo, menos tempo ele gastaria na queda. Será que os gregos estavam certos?
Lançament vertical e queda livre Se sltarms a mesm temp e da mesma altura duas esferas de chumb, uma pesand 1 kg e utra kg, qual delas chegará primeir a chã? Os antigs gregs acreditavam que quant mair
Unidade III: Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.)
Colégio Santa Catarina Unidade III: Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) 17 Unidade III: Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) 3.1- Aceleração Escalar (a): Em movimentos nos quais as velocidades
Questão 1. Questão 2. Questão 3. alternativa C. alternativa E
Questão 1 Dois pilotos iniciaam simultaneamente a disputa de uma pova de automobilismo numa pista cuja extensão total é de, km. Enquanto Máio leva 1,1 minuto paa da uma volta completa na pista, Júlio demoa
Física 1 ano Prof. Miranda. Lista de Exercícios II Unidade
Física 1 ano Prof. Miranda Lista de Exercícios II Unidade [email protected] 01. O que é necessário para determinar (caracterizar) uma: a) grandeza escalar? b) grandeza vetorial? 02. Classifique os
CAPÍTULO 7 DISTÂNCIAS E ÂNGULOS
Luiz Fancisc da Cuz epatament de Matemática Unesp/Bauu CPÍTULO 7 ISTÂNCIS E ÂNGULOS 1 ISTÂNCIS Tds s cnceits vetiais que sã necessáis paa cálcul de distâncias e ânguls, de ceta fma, já fam estudads ns
Lista de Exercício 3 MUV
Nome: Curso: Disciplina: FÍSICA I / MECÂNICA CLÁSSICA Lista de Exercício 3 MUV 1) Um móvel, cujo espaço inicial é S0 8m, se desloca a favor da trajetória, em movimento acelerado, com velocidade inicial
Halliday & Resnick Fundamentos de Física
Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1 www.grupgen.cm.br http://gen-i.grupgen.cm.br O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense,
Capítulo 2 CINEMÁTICA
Capítulo CINEMÁTICA DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO - CINEMÁTICA.1 Uma partícula com movimento rectilíneo desloca-se segundo a seguinte equação: x = 0,5 t.1.1 Desenhe o gráfico da função r(t), no intervalo
Questão 11. Questão 12. Resposta. Resposta S 600. Um veículo se desloca em trajetória retilínea e sua velocidade em função do tempo é apresentada
Questã Um veícul se deslca em trajetória retilínea e sua velcidade em funçã d temp é apresentada na fiura. a) Identifique tip de mviment d veícul ns intervals de temp de 0 a 0 s,de 0 a 30 s e de 30 a 0
Questão 1. Questão 3. Questão 2. Questão 4. Resposta. Resposta. Resposta. ATENÇÃO: Escreva a resolução COM- PLETA de cada questão no espaço reservado
ATENÇÃO: Escreva a resluçã COM- PLETA de cada questã n espaç reservad para a mesma. Nã basta escrever apenas resultad final: é necessári mstrar s cálculs racicíni utilizad. Questã Caminhand sempre cm a
Exercício 1 Escreva as coordenadas cartesianas de cada um dos pontos indicados na figura abaixo. Exemplo: A=(1,1). y (cm)
INTRODUÇÃO À FÍSICA tuma MAN / pofa Mata F Baoso EXERCÍCIOS Eecício Esceva as coodenadas catesianas de cada um dos pontos indicados na figua abaio Eemplo: A=(,) (cm) F E B A - O (cm) - D C - - Eecício
(b) para o trajeto todo, desde o momento em que ele é retirado do ninho até o seu retorno?
1. Em uma experiência, um pombo-correio foi retirado de seu ninho, levado para um local a 5150 km do ninho e libertado. Ele retorna ao ninho depois de 13,5 dias. Tome a origem no ninho e estenda um eixo
Imagine que você esteja sustentando um livro de 4N em repouso sobre a palma de sua mão. Complete as seguintes sentenças:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-CFM DEPARTAMENTO DE FÍSICA FSC 5107 FÍSICA GERAL IA- Semestre 2012.2 LISTA DE EXERCÍCIOS 4 LEIS DE NEWTON (PARTE I) Imagine que você esteja sustentando um livro de
PARTE IV COORDENADAS POLARES
PARTE IV CRDENADAS PLARES Existem váios sistemas de coodenadas planas e espaciais que, dependendo da áea de aplicação, podem ajuda a simplifica e esolve impotantes poblemas geométicos ou físicos. Nesta
Gráficos: Q2)Para cada função posição x(t) diga se a aceleração é positiva, negativa ou nula.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-CFM DEPARTAMENTO DE FÍSICA FSC 5107 FÍSICA GERAL IA Semestre 2012.2 LISTA DE EXERCÍCIOS 2 - MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO Gráficos: Q1) Para cada gráfico seguinte de
Professor(a): Série: 1ª EM. Turma: Bateria de Exercícios de Física
Nome: nº Professor(a): Série: 1ª EM. Turma: Data: / /2013 Sem limite para crescer Bateria de Exercícios de Física 3º Trimestre 1- A casa de Dona Maria fica no alto de uma ladeira. O desnível entre sua
EXERCÍCIOS 2ª SÉRIE - LANÇAMENTOS
EXERCÍCIOS ª SÉRIE - LANÇAMENTOS 1. (Unifesp 01) Em uma manhã de calmaria, um Veículo Lançador de Satélite (VLS) é lançado verticalmente do solo e, após um período de aceleração, ao atingir a altura de
4.1 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES
CAPÍTULO 4 67 4. MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES Consideremos um bloco em contato com uma superfície horizontal, conforme mostra a figura 4.. Vamos determinar o trabalho efetuado por uma
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE Como pode cair no enem? celeração de 5 g (ou 50 m/s²), ocorrendo o enrijecimento dos músculos devido a força que o sangue exerce na volta
Lista de Exercícios de: Trabalho de uma força paralela ao deslocamento
Lista de Exercícios de: Trabalho de uma força paralela ao deslocamento Quando aplicamos uma força sobre um corpo, provocando um deslocamento, estamos gastando energia, estamos realizando um trabalho. Ʈ
Exercícios: Lançamento Vertical e Queda Livre
Exercícios: Lançamento Vertical e Queda Livre Cursinho da ETEC Prof. Fernando Buglia 1. (Unifesp) Em uma manhã de calmaria, um Veículo Lançador de Satélite (VLS) é lançado verticalmente do solo e, após
Exercícios sobre Movimentos Verticais
Exercícios sobre Movimentos Verticais 1-Uma pedra, deixada cair do alto de um edifício, leva 4,0 s para atingir o solo. Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10 m/s 2, escolha a opção que
Vedação. Fig.1 Estrutura do comando linear modelo ST
58-2BR Comando linea modelos, -B e I Gaiola de esfeas Esfea Eixo Castanha Vedação Fig.1 Estutua do comando linea modelo Estutua e caacteísticas O modelo possui uma gaiola de esfeas e esfeas incopoadas
Lista de exercícios nº 2
F107 Física (Biologia) Turma B Prof. Odilon D. D. Couto Jr. Lista de exercícios nº 2 MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO Exercício 1: A velocidade escalar média é definida como a razão entre a distância total percorrida
)25d$0$*1e7,&$62%5( &21'8725(6
73 )5d$0$*1e7,&$6%5( &1'875(6 Ao final deste capítulo você deveá se capaz de: ½ Explica a ação de um campo magnético sobe um conduto conduzindo coente. ½ Calcula foças sobe condutoes pecoidos po coentes,
Mecânica 2007/2008. 3ª Série
Mecânica 2007/2008 3ª Série Questões: 1. Se o ouro fosse vendido a peso, preferia comprá-lo na serra da Estrela ou em Lisboa? Se fosse vendido pela massa em qual das duas localidades preferia comprá-lo?
CAPÍTULO I EQUAÇÕES DA RETA
CAPÍTULO I EQUAÇÕES DA RETA Equaçã vetial Um ds aximas da gemetia euclidiana diz que dis pnts distints deteminam uma eta Seja a eta deteminada pels pnts P e P P P Um pnt P petence à eta se, e smente se,
Assinale a alternativa que representa o esboço dos gráficos em relação à velocidade tempo e à aceleração tempo, respectivamente.
1. (Uerj 015) Uma ave marinha costuma mergulhar de uma altura de 0 m para buscar alimento no mar. Suponha que um desses mergulhos tenha sido feito em sentido vertical, a partir do repouso e exclusivamente
Problemas de Mecânica e Ondas
Problemas de Mecânica e Ondas (LEMat, LQ, MEiol, MEmbi, MEQ) Tópicos: olisões: onservação do momento linear total, conservação de energia cinética nas colisões elásticas. onservação do momento angular
Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão Perguntas 1. A Figura 1 é uma gráfico
sendo as componentes dadas em unidades arbitrárias. Determine: a) o vetor vetores, b) o produto escalar e c) o produto vetorial.
INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRGS 1 a Lista de FIS01038 Prof. Thomas Braun Vetores 1. Três vetores coplanares são expressos, em relação a um sistema de referência ortogonal, como: sendo as componentes dadas
Os conceitos mais básicos dessa matéria são: Deslocamento: Consiste na distância entre dados dois pontos percorrida por um corpo.
Os conceitos mais básicos dessa matéria são: Cinemática Básica: Deslocamento: Consiste na distância entre dados dois pontos percorrida por um corpo. Velocidade: Consiste na taxa de variação dessa distância
Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão III
Questões COVEST Física Mecânica Prof. Rogério Porto Assunto: Cinemática em uma Dimensão III 1. Um atleta salta por cima do obstáculo na figura e seu centro de gravidade atinge a altura de 2,2 m. Atrás
Vestibulando Web Page www.vestibulandoweb.com.br
1. (Ufv 2000) Um aluno, sentado na carteira da sala, observa os colegas, também sentados nas respectivas carteiras, bem como um mosquito que voa perseguindo o professor que fiscaliza a prova da turma.
4. A função horária do espaço de um móvel é S = 10 + 5t (SI). Qual a posição desse móvel no instante t = 2 s? a) 10 m b) 15 m c) 20 m d) 30 m e) 40 m
1. A distância entre duas cidades A e B, de 546 km, é percorrida por um ônibus em 8 h. O primeiro trecho de 120 km é percorrido com velocidade constante de 50 km/h e o segundo trecho de 156km com velocidade
FÍSICA. Prof. Fracalossi
FÍSICA Prof. Fracalossi 1. O cérebro humano demora cerca de 0,6 segundos para responder a um estímulo. Por exemplo, se um motorista decide parar o carro, levará no mínimo esse tempo de resposta para acionar
CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Introdução Quando um mergulhador pula de um trampolim para uma piscina, ele atinge a água com uma velocidade relativamente elevada, possuindo grande energia cinética. De onde vem
RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 10/08/13 PROFESSOR: MALTEZ
ESOLUÇÃO DA AALIAÇÃO DE MATEMÁTICA o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 0/08/ POFESSO: MALTEZ QUESTÃO 0 A secção tansvesal de um cilindo cicula eto é um quadado com áea de m. O volume desse cilindo, em m, é: A
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
AULA 10 IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO 1- INTRODUÇÃO Nesta aula estudaemos Impulso de uma foça e a Quantidade de Movimento de uma patícula. Veemos que estas gandezas são vetoiais e que possuem a mesma
PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON
Pofa Stela Maia de Cavalho Fenandes 1 PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON Dinâmica estudo dos movimentos juntamente com as causas que os oiginam. As teoias da dinâmica são desenvolvidas com base no conceito
As questões apresentadas nesta prova referem-se à física do corpo humano. Sempre que necessário, utilize, em seus cálculos, os seguintes dados:
As questões apresentadas nesta prova referem-se à física do corpo humano. Sempre que necessário, utilize, em seus cálculos, os seguintes dados: PROVA DISCURSIVA FÍSICA Questão 01 A pressão no ouvido interno
Os Fundamentos da Física
TEMA ESPECAL DNÂMCA DAS TAÇÕES 1 s Fundamentos da Física (8 a edição) AMALH, NCLAU E TLED Tema especial DNÂMCA DAS TAÇÕES 1. Momento angula de um ponto mateial, 1 2. Momento angula de um sistema de pontos
Fichas de sistemas de partículas
Capítulo 3 Fichas de sistemas de partículas 1. (Alonso, pg 247) Um tubo de secção transversal a lança um fluxo de gás contra uma parede com uma velocidade v muito maior que a agitação térmica das moléculas.
COLÉGIO ESTADUAL YVONE PIMENTEL DISCIPLINA: FÍSICA (Professor Ronald Wykrota) EJA INDIVIDUAL 1ª SÉRIE - AULAS 01 e 02
EJA INDIVIDUAL 1ª SÉRIE - AULAS 01 e 02 FÍSICA: Física é a ciência exata que tem por objeto de estudo os fenômenos que ocorrem na natureza. Através do entendimento dos fenômenos da natureza, podemos entender
Faculdade de Engenharia São Paulo FESP Física Básica 1 (BF1) Prof.: João Arruda e Henriette Righi. Atenção: Semana de prova S1 15/06 até 30/06
Faculdade de Engenharia São Paulo FESP Física Básica 1 (BF1) Prof.: João Arruda e Henriette Righi Maio/2015 Atenção: Semana de prova S1 15/06 até 30/06 LISTA DE EXERCÍCIOS # 2 1) Um corpo de 2,5 kg está
Exercícios 3 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações
Exercícios 3 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações Movimentos em 2D 1) Você está operando um modelo de carro com controle remoto em um campo de tênis vazio. Sua posição é a origem
Figura 3.4.0. Perceba a conta que você fez, pra saber a diferença de velocidade entre eles calculamos, ou seja:
Movimento Relativo MOVIMENTO RELATIVO A velocidade relativa é um conceito cai bastante nas objetivas, então fica ligado! Ela trata estudar as relações de como um corpo, em movimento ou não, vê o outro
Questão 2 Uma esfera de cobre de raio R0 é abandonada em repouso sobre um plano inclinado de forma a rolar ladeira abaixo. No entanto, a esfera
Questão 1 Na figura abaixo, vê-se um trecho de uma linha de produção de esferas. Para testar a resistência das esferas a impacto, são impulsionadas a partir de uma esteira rolante, com velocidade horizontal
Soluções das Questões de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ
Soluções das Questões de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ º Exame de Qualificação 011 Questão 6 Vestibular 011 No interior de um avião que se desloca horizontalmente em relação ao
Figura 13-Balança de torção
Capítul-Cagas eléticas, islantes e cndutes ças eléticas A Lei de Culmb Augustin Culmb aceditava na teia de açã a distância paa a eleticidade Ele inventa e cnstói em 785 uma balança de tçã paa estuda a
PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2010 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO
PROCESSO SELETIVO TURM DE 2010 FSE 1 PROV DE FÍSIC E SEU ENSINO Caro professor, esta prova tem 4 (quatro) questões, com valores diferentes indicados nas próprias questões. Duas das questões são objetivas,
Gregos(+2000 anos): Observaram que pedras da região Magnézia (magnetita) atraiam pedaços de ferro;
O Campo Magnético 1.Intodução: Gegos(+2000 anos): Obsevaam que pedas da egião Magnézia (magnetita) ataiam pedaços de feo; Piee Maicout(1269): Obsevou a agulha sobe imã e macou dieções de sua posição de
AULA DE ALCV. Profª Drª Ana Paula Marins Chiaradia
AULA DE ALCV Profª Drª Ana Paula Marins Chiaradia Uma seção cônica ou, simplesmente, cônica é uma curva obtida cortando-se qualquer cone de duas folhas por um plano que não passa pelo vértice, chamado
CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA FOLHA DE QUESTÕES
CONCURSO DE DMISSÃO O CURSO DE GRDUÇÃO FÍSIC FOLH DE QUESTÕES 007 1 a QUESTÃO Valr: 1,0 Um hmem está de pé diante de um espelh plan suspens d tet pr uma mla. Sabend-se que: a distância entre s lhs d hmem
Lançamento Horizontal
Lançamento Horizontal 1. (Ufsm 2013) Um trem de passageiros passa em frente a uma estação, com velocidade constante em relação a um referencial fixo no solo. Nesse instante, um passageiro deixa cair sua
LISTA DE EXERCÍCIOS 02 CINEMÁTICA VETORIAL
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL MONITOR: VICTOR MENDES LISTA DE EXERCÍCIOS 02 CINEMÁTICA VETORIAL 1.0 Unidimensional 1.1 Velocidade Média MÉDIO Questão 01. Uma pessoa
(S.I.) = 10 + 6 3) (FP) O
Lista Cinemática 1) (FP) Um motorista pretende realizar uma viagem com velocidade média de 90 km/h. A primeira terça parte do percurso é realizada à 50km/h e os próximos 3/5 do restante é realizado à 80
Dinâmica de um Sistema de Partículas Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU
Dinâmica de um Sistema de Partículas Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU Profa. Dra. Diana Andrade & Prof. Dr. Sergio Pilling Parte 1 - Movimento Retilíneo Coordenada de posição, trajetória,
3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica.
Lista para a Terceira U.L. Trabalho e Energia 1) Um corpo de massa 4 kg encontra-se a uma altura de 16 m do solo. Admitindo o solo como nível de referência e supondo g = 10 m/s 2, calcular sua energia
NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:
NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)
2. (G1 - ifsp 2012) Em um trecho retilíneo de estrada, dois veículos, A e B, mantêm velocidades constantes. 54 km/h
MU 1. (Uerj 2013) Um motorista dirige um automóvel em um trecho plano de um viaduto. O movimento é retilíneo e uniforme. A intervalos regulares de 9 segundos, o motorista percebe a passagem do automóvel
Capítulo 5: Aplicações da Derivada
Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f
Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase
Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase Gabarito dos Exames para o 1º e 2º Anos 1ª QUESTÃO Movimento Retilíneo Uniforme Em um MRU a posição s(t) do móvel é dada por s(t) = s 0 + vt, onde s 0 é a posição
LISTA COMPLETA PROVA 03
LISTA COMPLETA PROVA 3 CAPÍTULO 3 E. Quato patículas seguem as tajetóias mostadas na Fig. 3-8 quando elas passam atavés de um campo magnético. O que se pode conclui sobe a caga de cada patícula? Fig. 3-8
DISCIPLINA ELETRICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈRE
DISCIPLINA ELETICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈE A LEI DE AMPÈE Agoa, vamos estuda o campo magnético poduzido po uma coente elética que pecoe um fio. Pimeio vamos utiliza uma técnica, análoga a Lei de
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física LISTA 03. Capítulo 07
01 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental I (MAF 2201) LISTA 03 Capítulo 07 1. (Pergunta 01) Classifique
UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR
UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Física Questão 01 Durante um voo, um avião lança uma caixa presa a um paraquedas. Após esse lançamento, o paraquedas abre-se e uma força F,
Resolução dos Exercícios sobre Derivadas
Resolução dos Eercícios sobre Derivadas Eercício Utilizando a idéia do eemplo anterior, encontre a reta tangente à curva nos pontos onde e Vamos determinar a reta tangente à curva nos pontos de abscissas
ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS
ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS. Intodução O conjunto dos númeos epesentáveis em uma máquina (computadoes, calculadoas,...) é finito, e potanto disceto, ou seja não é possível
CINEMÁTICA VETORIAL. Observe a trajetória a seguir com origem O.Pode-se considerar P a posição de certo ponto material, em um instante t.
CINEMÁTICA VETORIAL Na cinemática escalar, estudamos a descrição de um movimento através de grandezas escalares. Agora, veremos como obter e correlacionar as grandezas vetoriais descritivas de um movimento,
Direção do deslocamento
Referência: Sears e Zemansky Física I Mecânica Capítul 6: TRABALHO E ENERGIA CINÉTICA Resum: Prfas. Bárbara e Márcia. INTRODUÇÃO A imprtância d cnceit de energia se baseia n princípi da cnservaçã da energia:
Intensivo 2015.2. Trabalho, potência e Energia mecânica. Obs: cada andar do edifício tem aproximadamente 2,5m.
Intensivo 2015.2 Trabalho, potência e Energia mecânica 01 - (PUC PR) Uma motocicleta de massa 100kg se desloca a uma velocidade constante de 10m/s. A energia cinética desse veículo é equivalente ao trabalho
Exercícios complementares envolvendo a equação de Torricelli
01. (Vunesp-SP) Um veículo está rodando à velocidade de 36 km/h numa estrada reta e horizontal, quando o motorista aciona o freio. Supondo que a velocidade do veículo se reduz uniformemente à razão de
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 16 GRÁFICOS DA CINEMÁTICA REVISÃO
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 16 GRÁFICOS DA CINEMÁTICA REVISÃO Como pode cair no enem? O estudo dos movimentos (Uniforme e Uniformemente Variado) é a aplicação física do estudo das funções em Matemática. As
Resolução Comentada UFTM - VESTIBULAR DE INVERNO 2013
Resolução Comentada UFTM - VESTIBULAR DE INVERNO 2013 01 - A figura mostra uma série de fotografias estroboscópicas de duas esferas, A e B, de massas diferentes. A esfera A foi abandonada em queda livre
QUESTÕES. Prof. Edson Osni Ramos v 10. Questão 1 - (BP )
C U R S O GABARITO - EXTENSIVO - ABRIL - 005 Questão 1 - (BP - 005) QUESTÕES Pof. Edson Osni Ramos 01. Está coeta. Obseve a figua acima. 0. Está coeta. Se Jadel consegui salta impimindo uma velocidade
V = 0,30. 0,20. 0,50 (m 3 ) = 0,030m 3. b) A pressão exercida pelo bloco sobre a superfície da mesa é dada por: P 75. 10 p = = (N/m 2 ) A 0,20.
11 FÍSICA Um bloco de granito com formato de um paralelepípedo retângulo, com altura de 30 cm e base de 20 cm de largura por 50 cm de comprimento, encontra-se em repouso sobre uma superfície plana horizontal.
/(,'(%,276$9$57()/8;2 0$*1e7,&2
67 /(,'(%,76$9$57()/8; 0$*1e7,& Ao final deste capítulo você deveá se capaz de: ½ Explica a elação ente coente elética e campo magnético. ½ Equaciona a elação ente coente elética e campo magnético, atavés
Anual de Física para Medicina e Odontologia 2005 - www.fisicaju.com.br - Prof Renato Brito
Anual de Física para Medicina e Odontologia 005 - www.fisicaju.com.br - Prof Renato Brito AULA 5 TRABALHO E ENERGIA QUESTÃO O enunciado afirmou que o caminhão e o carro estão se movendo com energias cinéticas
Capítulo 2 A Cinemática
Capítulo 2 A Cinemática ACinemática é a parte da Física que tenta descrever os movimentos, sem levar em consideração as suas causas. Para isso, organiza informações sobre a posição, o deslocamento, o espaço
RESULTADO 1. (ITA-1968) Num relógio, o ponteiro dos minutos se superpõe ao ponteiro das horas exatamente às:
Fundamentos da física - Ramalho, Nicolau e Toledo Edição Histórica - vestibular ITA SUA BUSCA Assunto: Cinemática RESULTADO 1 (ITA-1968) Num relógio, o ponteiro dos minutos se superpõe ao ponteiro das
RESOLUÇÃO Matemática APLICADA FGV Administração - 01.06.14
FGV Administração - 01.06.1 VETIBULAR FGV 01 01/06/01 REOLUÇÃO DA QUETÕE DE MATEMÁTICA DA PROVA DA TARDE - MÓDULO DICURIVO QUETÃO 1 Em certo mês, o Departamento de Estradas registrou a velocidade do trânsito
Energia Potencial Elétrica
Enegia Ptencial Elética Q - Cm encnta tabalh ealizad p uma fça F sbe um bjet que se deslca ente dis pnts P e P? P P - W P F.d P Q - O que se pde dize sbe tabalh ealizad p esta fça F em difeentes tajetóias
Física. Pré Vestibular / / Aluno: Nº: Turma: ENSINO MÉDIO
Pré Vestibular ísica / / luno: Nº: Turma: LEIS DE NEWTON 01. (TEC daptada) Dois blocos e de massas 10 kg e 20 kg, respectivamente, unidos por um fio de massa desprezível, estão em repouso sobre um plano
Texto 07 - Sistemas de Partículas. A figura ao lado mostra uma bola lançada por um malabarista, descrevendo uma trajetória parabólica.
Texto 07 - Sistemas de Partículas Um ponto especial A figura ao lado mostra uma bola lançada por um malabarista, descrevendo uma trajetória parabólica. Porém objetos que apresentam uma geometria, diferenciada,
Questão 1. Questão 3. Questão 2. alternativa B. alternativa E. alternativa B
Questã 1 Uma pesquisa de mercad sbre determinad eletrdméstic mstru que 7% ds entrevistads preferem a marca X, 40% preferem a marca Y, 0% preferem a marca Z, 5% preferem X e Y, 8% preferem Y e Z, % preferem
SÉRIE DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA CURSO DE ENSAIOS EM VOO (CEV)
SÉRIE DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA CURSO DE ENSAIOS EM VOO (CEV) 1) As vezes, um fator de conversão pode ser deduzido mediante o conhecimento de uma constante em dois sistemas diferentes. O peso de um pé cúbico
