Material de apoio ao professor. Zim tam tum. O autor e ilustrador. A tradutora. Sobre o livro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Material de apoio ao professor. Zim tam tum. O autor e ilustrador. A tradutora. Sobre o livro"

Transcrição

1 Zim tam tum Categoria: 2 (Creche II) Gênero: Livro de imagens Temas: Descoberta de si; Família, amigos e escola; O mundo natural e social; Diversão e aventura I N F O R M A Ç Õ E S S O B R E A O B R A O autor e ilustrador Frédéric Stehr nasceu em Paris, França, em Cursou por um breve período a École Professionnelle Supérieure d Arts Graphiques, de Paris, mas abandonou o curso, pois preferia desenhar ao ar livre nos jardins públicos da cidade. Teve várias ocupações para ganhar a vida: de pintura de paredes a carpintaria, até que, durante um trabalho temporário em uma editora de literatura infantil, percebeu que contar e ilustrar histórias em livros de imagens era o que realmente gostava de fazer. Tornou-se então ilustrador e autor de obras para crianças e, desde então, já publicou mais de sessenta livros, que foram traduzidos para muitas línguas. A tradutora Graziela Ribeiro dos Santos nasceu na cidade de São Paulo, em É psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo trabalhado em várias áreas ligadas à infância e à adolescência. Desde 2010, atua como editora de livros infantis e juvenis. Sobre o livro O livro de imagens Zim tam tum enfoca temas indicados para a Categoria 2 (crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), como: descoberta de si (percepção corporal e as relações com o outro, por exemplo); família, amigos e escola (primeiras experiências interpessoais e sociais das crianças); diversão e aventura (indo além da realidade imediata da criança e estimulando a imaginação); e o mundo natural e social (na figura dos animais). O texto em letra bastão e as ilustrações de cores vibrantes propiciam fruição estética e comunicam de modo direto a situação narrada.

2 Na forma de brincadeiras em grupo, a narrativa valoriza a infância, ampliando as experiências corporais, sensoriais, imaginativas e relacionais. A obra explora gestos, movimentos e, especialmente, as habilidades de criar sons com objetos comuns e de utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. Além disso, a obra incentiva a amizade, o entrosamento, a imagem positiva de si e a confiança na capacidade para enfrentar novos desafios. Também favorece o desenvolvimento de habilidades como compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. O R I E N T A Ç Õ E S P A R A O T R A B A L H O E M S A L A D E A U L A Antes da leitura Como esse livro é destinado à Creche II, fase na qual as crianças ainda não foram alfabetizadas, será necessário que você leia a história para elas. Dessa forma, reserve um momento diário de leitura e conte a história em voz alta e clara. Antes de ler a história para as crianças, faça uma leitura prévia do texto para identificar as partes que merecem diferentes entonações e em quais trechos você pode pausar a história para fazer comentários ou formular perguntas. Sua mediação é fundamental para otimizar o trabalho com a escuta da narrativa e desenvolver nas crianças a habilidade de responder a perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Procure criar na sala de aula um ambiente acolhedor, onde as crianças sintam-se à vontade para manusear o livro, observar as imagens e os textos e, depois, ouvir e acompanhar a leitura. Escolher e folhear livros procurando orientar-se por temas e ilustrações são habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para essa faixa etária. Veja a seguir algumas orientações para motivar as crianças para a escuta da história: Apresente o livro às crianças, mostrando a capa e lendo o título da obra. Faça perguntas como: O que vocês observam na capa? Será que a imagem da capa dá alguma pista sobre como vai ser a história? Qual será a história que este livro vai contar?

3 Deixe que as crianças expressem suas opiniões. Incentive-as a participar de situações de escuta para ampliar seu contato com a literatura e com diferentes gêneros textuais. Se julgar pertinente, leia para elas o texto da quarta capa, que ajuda a compreender o tema da obra, e também o texto sobre o autor, na página 33. Comente as ilustrações com as crianças de modo a estimular atividades de desenho e pintura, que podem ser desenvolvidas depois da leitura. Oriente as crianças a manusear o livro com cuidado, pois ele será reaproveitado por outras crianças. A hora da contação Organize a turma confortavelmente em um círculo. Procure criar uma ambientação diferente da usual para que as crianças percebam que o momento da contação de histórias é agradável e divertido. Leia o texto em voz alta, com expressividade e clareza, fazendo pausas a cada dupla de páginas para que todos tenham tempo de observar as ilustrações. Uma técnica muito interessante para a contação de histórias é a de representação. Faça perguntas para explorar as imagens e ajudar a turma a compreender a história. Veja algumas sugestões a seguir: Páginas 6 e 7 O que está acontecendo aqui? Que animais são esses? O que a corujinha está fazendo? O que ela está segurando? É possível que nem todas as crianças conheçam as aves representadas no livro. Se esse for o caso, aproveite a ocasião para apresentar estas espécies a elas: canário e coruja (nessa dupla de páginas), pardal, corvo e pintinho (que virão mais adiante). Páginas 8 e 9 TIM TAM TIM TAM. De que cor são as letras que aparecem aqui? Qual é a cor do cabo da panela?

4 Note que há uma correspondência entre a cor do objeto e a cor das palavras que descrevem o som que ele produz. Leve as crianças a fazer essa relação, existente em todas as cenas representadas. É interessante também fazê-las perceber as onomatopeias, ou seja, as reproduções escritas de sons. Essa noção pode ser trabalhada de várias maneiras, por exemplo, pedindo às crianças que nomeiem ruídos de objetos em movimento, falas de animais, etc. Páginas 10 e 11 Nessa dupla de páginas, chame a atenção das crianças para um novo som: ZIM ZIM ZIM. Quem está fazendo esse som (o canário)? De onde ele vem? Qual é a cor das palavras que descrevem esse som? ZIM ZIM ZIM é diferente de TIM TAM TIM TAM TIM? Por quê? Qual é mais fininho? Aqui, você pode começar a trabalhar noções de som agudo (fininho) e grave, ainda que essa nomenclatura não seja explicitada. Páginas 12 e 13 Nessa dupla de páginas, surge uma nova personagem: o pardal. O que será que ele está perguntando às outras duas personagens? E agora, o que vai acontecer? Conforme a resposta e o interesse da turma, você pode avaliar se as crianças já perceberam que se trata de uma história com acumulação. Para saber mais, leia o Caderno de orientações: histórias com acumulação. Disponível em: < (acesso em: 4 maio 2018). Páginas 14 e 15 Nessa dupla de páginas, aparece a palavra MÚSICA, logo, revela-se aí o tema principal da narrativa, depois do suspense inicial. Aproveite esse momento para ampliar o trabalho com o tema de acordo com as características de sua turma e com o projeto pedagógico da escola. Questione: Quem gosta de ouvir música? De qual música cada um de vocês gosta mais? Onde ouviu essa música? Você sabe quem toca/canta essa música?

5 É provável que as respostas sejam diversas, pois se baseiam na vivência de cada criança. Retome esse ponto em outro momento, explorando a imensa variedade e diversidade musical do Brasil. Para saber mais, você pode consultar sites como A Barca, um projeto que, desde 1998, pesquisa diferentes aspectos da rica cultura popular brasileira. Disponível em: < (acesso em: 4 maio 2018). Páginas 16 e 17 Nessas páginas, a noção de repetição/acumulação é retomada. O que o pardal vai fazer? Onde será que ele vai? O que vocês acham que ele vai trazer? Aqui, você pode avaliar se as crianças já perceberam que os objetos que os animais estão trazendo para produzir sons vêm da cozinha. Se julgar pertinente, amplie o tema com perguntas como: Que outros objetos podemos encontrar na cozinha? E aqui na sala de aula, o que poderia servir para fazer música? Páginas 18 e 19 As imagens favorecem o trabalho com a diversidade de objetos. Que objeto é esse que o pardal trouxe? Talvez nem todos saibam nomear esse objeto (uma tigela). Não tem problema, pois aqui não se trata de respostas certas ou erradas. Trata-se de explorar os conhecimentos prévios das crianças, estimular a imaginação e deixar que todas se expressem livremente. Páginas 20 e 21 Nessa dupla de páginas, surgem mais dois filhotes de aves: um corvo e um pintinho. É provável que nem todas as crianças conheçam o corvo ou saibam nomeá-lo. Você pode começar perguntando: O que vocês veem nessa cena? Deixe-se guiar pelas respostas das crianças. Ao se posicionar assim, sem fazer induções, você vai incentivar a turma a se expressar e poderá avaliar os conhecimentos prévios de cada criança. Cabe a você conduzir a conversa e garantir que todas tenham a oportunidade de falar e respeitem as opiniões dos colegas. Se julgar interessante falar mais sobre cada animal, você pode mostrar para a turma o site da Britannica Escola. Disponível em: < (acesso em: 4 maio 2018). O site traz informações, imagens e vídeos de animais. Para encontrar o animal que deseja conhecer melhor, digite o nome dele no campo de pesquisa.

6 Páginas 22 e 23 Nessa dupla de páginas, o corvo e o pintinho saem em busca de novos objetos. O que será que eles vão trazer? Aqui, você pode trabalhar as características físicas dos animais que aparecem na história. O que todos esses bichos têm em comum? Quantas pernas eles têm? O corpo deles é coberto de quê? Como eles se comunicam uns com os outros? Estimule a turma a dar exemplos de outros animais semelhantes a esses que aparecem na história. Nessas páginas, há a possibilidade de trabalhar a diversidade e valorizar as diferenças, de modo a estimular o convívio e o respeito. Perceber características físicas diferentes, respeitando essas diferenças, é uma habilidade definida pela BNCC para a Educação Infantil. Há muitas possibilidades de ampliação do tema, conforme o interesse e a curiosidade da turma. Essa linha de trabalho também pode render atividades como desenho e pintura após a leitura do livro. Páginas 24 e 25 Epa! Quem apareceu aqui? A ilustração traz ricas possibilidades, e o texto convida a viajar na imaginação. Quem é esse bicho grandão? O que será que ele vai fazer? Incentive as crianças a se manifestar, dando chance para que todas expressem o que pensam. É possível que elas reconheçam a coruja como a mãe da corujinha. Cabe a você conduzir a conversa, sempre de modo a garantir o respeito entre as crianças e evitar qualquer tipo de preconceito. Explore também os novos sons que apareceram (TEC TEC e ZIG ZIG), os objetos que os produzem e as cores que os identificam. Aqui também podem ser explorados temas ligados à contagem com números, por exemplo: Quantos animais há nesta imagem? E quantos objetos? Páginas 26 e 27 Aqui, acontece uma mudança na situação das personagens. Pergunte: O que aconteceu? O que vocês acham que os bichos estão sentindo? A ilustração permite explorar sentimentos de expectativa e um pouco de tristeza. As crianças mais tímidas podem ter dificuldade de se expressar. Deixe todas livres para dizer o que acham que está acontecendo e ajude-as com perguntas como: Por que será que os filhotes estão com essa expressão? Eles estão tristes ou felizes? Por quê? O que vocês acham que vai acontecer agora?

7 Páginas 28 e 29 Ufa! Que alívio! Que delícia de bolo a mamãe coruja está trazendo! Quem aqui gosta de bolo? Os filhotes ficaram felizes ou tristes ao ganhar o bolo? Convide as crianças a descrever a cena e chame a atenção delas para os detalhes e para as expressões das aves. Como podemos saber que todos ficaram contentes? Incentive a turma a observar detalhes da imagem, como as expressões das aves, que revelam seus sentimentos. Essa linha de trabalho possibilita atividades complementares, como fazer caretas e outras expressões faciais para demonstrar sentimentos. Exercícios desse tipo são importantes para a descoberta de si, a comunicação e a expressão não verbais e sua identificação. Páginas 30 e 31 A última dupla de páginas do livro fecha a história mas abre novas possibilidades. Qual será a ideia da corujinha para fazer pinturas? O que vocês acham que ela está pensando em usar como material? Você pode ampliar o assunto falando de pinturas e outros tipos de expressão artística feitos com materiais inusitados (colagens com macarrão, botões, folhas, pedrinhas, etc.) e até mesmo apresentar o artista brasileiro Vik Muniz, que usa geleia e outros materiais incomuns em suas obras. No site da Enciclopédia Itaú Cultural, você encontra a biografia de Vik Muniz, reproduções de suas obras e uma entrevista com o artista. Disponível em: < (acesso em: 4 maio 2018). Depois da leitura Durante a contação da história, foram sugeridas diferentes orientações para explorar e problematizar alguns aspectos do texto e das ilustrações. Agora, é a vez de levantar e esclarecer eventuais dúvidas das crianças e incentivá-las a manifestar opiniões a respeito do livro. Faça perguntas como: De que parte do livro vocês mais gostaram? Por quê? De que parte do livro vocês não gostaram? Por quê? Vocês gostariam de mudar alguma coisa nesse livro? O que vocês mudariam? foi lida. As respostas da turma podem sugerir novos encaminhamentos com base na história que

8 Veja a seguir outras atividades que podem ser desenvolvidas depois da leitura do livro, de acordo com o interesse das crianças e com o projeto pedagógico da escola. Montar um painel com fotos e desenhos dos animais que aparecem na história. Em grupo, produzir sons a exemplo da história lida. Você pode organizar as crianças em uma banda e permitir que explorem tipos de som produzidos por objetos que existem na sala de aula e na creche. Desenvolver com a turma atividades de arte, como colagens, modelagens e pinturas, realizadas com base nas ideias e possibilidades sugeridas pela leitura do livro. Contudo, para evitar acidentes, cuide para que as crianças não tenham acesso a objetos pequenos, como grãos e pecinhas de todo tipo. Você pode trabalhar também alguns temas transversais que permeiam o livro. Por exemplo, organizar uma roda de conversa para comentar com as crianças as atitudes e os comportamentos delas durante a leitura. Essas conversas permitem à turma começar a ter contato com situações de autoavaliação e também favorecem seu trabalho: por meio delas, você poderá ajustar ou mesmo redefinir os encaminhamentos. Para estimular a conversa, lance questões como: Vocês acham importante conversar sobre a história com os colegas e o professor? Por quê? Durante a leitura do livro, todos souberam ouvir e respeitar as opiniões dos colegas?

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

Material de apoio ao professor. Quero colo! INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA. Os autores e ilustradores. O contexto

Material de apoio ao professor. Quero colo! INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA. Os autores e ilustradores. O contexto Quero colo! Categoria: 2 (Creche II) Gênero: Livro de imagens Temas: Descoberta de si; Família, amigos e escola; O mundo natural e social INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA Os autores e ilustradores Stela Barbieri

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Obra de Educação Infantil aprovada no PNLD 2019 Código 0286P19001 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 0 a 1 ano e 6 meses O EU, O OUTRO E O NÓS (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico projeto pedagógico Ufa - Vou sobreviver a escola - Capa CP 01ed02.ai 1 14/05/13 07:21 C M Y CM MY CY CMY K UFA! VOU SOBREVIVER À ESCOLA... Ir à escola todos os dias com certeza não é o seu programa predileto,

Leia mais

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER Conto infantil de Simão de Miranda MANUAL DE APOIO AO PROFESOR PARA O TRABALHO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Livro Indicado para a Educação Infantil (Creche

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação e momento para tirar dúvidas); Ordem das

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

Especial Formação. Professor

Especial Formação. Professor Especial Formação Professor Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Como ser amigo Um livro sobre amizade Autor: Molly Wigand Ilustrações: Anne FitzGerald Elaboração do Projeto: Beatriz

Leia mais

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. ESCOLA: CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS PROFESSOR (A): Queridos (as) professores (as): Hoje vamos evidenciar o pensar e o agir no contexto escolar, com uma ampla chuva de ideias pedagógicas, para que o planejamento

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e depois de apresentar o seu autorretrato,

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

PROJETO ll Maternal lll

PROJETO ll Maternal lll PROJETO ll Maternal lll Turma: Grupo Bola Professora: Ana Carolina Santana Coordenadora: Nicole Tonttini Tema do Projeto Ill Os bichinhos que nos cercam... Perguntas Levantadas pelas Crianças: Como a minhoca

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

Aula lá Fora. Episódio: Artes Plásticas

Aula lá Fora. Episódio: Artes Plásticas Aula lá Fora Episódio: Artes Plásticas Resumo A série Aula lá Fora nos apresenta projetos desenvolvidos a partir de aulas-passeio realizadas em escolas da rede pública municipal de Santo André, cidade

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

O BICHINHO. o bichinho que queria crescer. projeto pedagógico. divulgação escolar (11)

O BICHINHO. o bichinho que queria crescer. projeto pedagógico. divulgação escolar (11) projeto pedagógico o bichinho que queria crescer O BICHINHO TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English O que é ensino bilingue? A escola bilíngue objetiva ensinar, por meio das línguas, conteúdos de diversas disciplinas,

Leia mais

FREDERICO, O HOMEM RICO MANUAL DO PROFESSOR

FREDERICO, O HOMEM RICO MANUAL DO PROFESSOR 1 FREDERICO, O HOMEM RICO MANUAL DO PROFESSOR 2 FREDERICO, O HOMEM RICO MANUAL DO PROFESSOR Professor, se encontrou este manual e não conhece o livro, não perca tempo! Contate a editora, a distribuidora

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS DESCOBRINDO A SI MESMO A importância dos nomes Estou mudando Em prosa e verso Descobrir a si mesmo e compreender

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Como trabalhar uma história?

Como trabalhar uma história? Por que contar história? Contar histórias é um meio muito eficiente de transmitir uma ideia, de levar novos conhecimentos e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. Todo bom contador de histórias

Leia mais

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta.

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Desenhe sua escola de memória. Faça uma espécie de mapa ou planta baixa

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS SEQUENCIAS DIDÁTICAS EXPRESSÃO CORPORAL E ARTÍSTICA Para explorar outras formas de expressão... Produção textual através do texto de imagem por meio da obra: Ritinha Bonitinha - Eva Furnari. Apresentação

Leia mais

Clube Musical Projeto Identidade Marcelo Serralva

Clube Musical Projeto Identidade Marcelo Serralva PROJETO IENTIAE escrição: Quem sou eu? e onde vim? Para onde vou? Estes questionamentos filosóficos, existentes desde o começo da existência da humanidade, também surgem quando começamos a nos entender

Leia mais

RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL Gestão de conteúdo Carlos Eduardo Lavor (Caê) Revisão Fernanda Silva Pinto Vernier Gustavo Furniel Márcio Miranda Pablo López Silva Philippe Spitaleri Kaufmann (PH) Raphael

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

a cobronça, a princesa e a supresa

a cobronça, a princesa e a supresa projeto pedagógico a cobronça, a princesa e a supresa Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br Fê ilustrações e Celso Linck www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

Anexo E Plano da Sessão n.º2

Anexo E Plano da Sessão n.º2 Anexo E Plano da Sessão n.º2 PLANO DA SESSÃO N.º2 Nome da Sessão: O envolvimento parental a leitura conjunta entre mãe/pai e filho. Data: 10 de outubro 2014. Destinatários: Pais de bebés. O Formador: Rosário

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7763/descobrindoo-livro-e-o-prazer-em-ouvir-historias Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Educação Infantil Creche Leitura Sala de

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Maceió, 01 de agosto de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II Projeto de trabalho Objetivos Recursos Didáticos PROJETO LITERÁRIO:

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

Lanche Suco de fruta Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono

Lanche Suco de fruta Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono PROGRAMAÇÃO BERÇÁRIO 7h às 17h Período da Manhã Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 8h00 Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque 8h30min

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

A ESTRUTURA BÁSICA DE

A ESTRUTURA BÁSICA DE A ESTRUTURA BÁSICA DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BERTUCCI, R. (2016) UTFPR 1 1. O QUE É UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO? Visa diminuir os efeitos de um problema. Parte da constatação do problema. Limitada

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE TEMA: BICHOS DE JARDIM AUTORAS: MARIA DO CARMO SOUZAE IDALINA DE SOUZA PEIXOTO

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II EDUCAÇÃO INFANTIL Maceió, 15 de maio de 2015. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II Senhores pais ou responsáveis Neste segundo trimestre, nas turmas do jardim II, desenvolveremos os projetos A vida na

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ARIANA GUIMARÃES SUBPROJETO PIBID - LETRAS/PORTUGUES UEG/INHUMAS SEXTO ANO PIBID - OFICINA 4,5,6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEBATE REGRADO

ESCOLA ESTADUAL ARIANA GUIMARÃES SUBPROJETO PIBID - LETRAS/PORTUGUES UEG/INHUMAS SEXTO ANO PIBID - OFICINA 4,5,6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEBATE REGRADO ESCOLA ESTADUAL ARIANA GUIMARÃES SUBPROJETO PIBID - LETRAS/PORTUGUES UEG/INHUMAS SEXTO ANO PIBID - OFICINA 4,5,6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEBATE REGRADO GÊNERO TEXTUAL - DEBATE REGRADO Figura 1 - reprodução

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura Ler a par Benefícios da Leitura Proporciona à criança informação e conhecimento sobre o mundo. Apresenta à criança situações e ideias novas Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, e ainda a consciência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Tema CSJ Tema Ed. Infantil Projeto Professora Coordenadora Turma Concepção PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Fraternidade e Superação da Violência Declaração dos Direitos da Criança -

Leia mais

Senão! Projeto: leitura e produção de texto. Texto de Alice Bassié ilustrações de Sylvain Diez. Elaborado por: Clara de Cápua

Senão! Projeto: leitura e produção de texto. Texto de Alice Bassié ilustrações de Sylvain Diez. Elaborado por: Clara de Cápua Senão! Texto de Alice Bassié ilustrações de Sylvain Diez Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Elaborado por: Clara de Cápua Indicação: Fundamental I a partir de 7 anos A obra

Leia mais

NA GAVETA DA MEMÓRIA...

NA GAVETA DA MEMÓRIA... NA GAVETA DA MEMÓRIA... Adâni Corrêa Daniela Bortolon Uma vida sem memória, não é uma vida. Luis Buñel. 1) Leituras escolhidas e justificativa da escolha: # Gaveta dos guardados, Iberê Camargo; # Obras

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador Profa. Maria Regina dos P. Pereira Oficina Escuta, fala, pensamento e imaginação É preciso transformar a forma. Zilma de

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin EMEF NOVA SARDENHA Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS AUTORES: Cineas Santos e Gabriel Archanjo

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome.

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome. EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 2 Conteúdo Lições Objetivos Nome e sobrenome 1, 2 Letra A 3, 4, 5, 18 Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Pré Escolar ANO LETIVO 2018/2019 DISCIPLINA ANO 3,4,5 anos Critérios Específicos de Avaliação 1. ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Relaciona-se com as outras crianças Relaciona-se com os adultos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

TELMA GUIMARÃES. O plano. de Celeste ILUSTRAÇÕES DE SILVANA RANDO

TELMA GUIMARÃES. O plano. de Celeste ILUSTRAÇÕES DE SILVANA RANDO TELMA GUIMARÃES O plano de Celeste ILUSTRAÇÕES DE SILVANA RANDO SUPLEMENTO DO PROFESSOR ELABORADO POR DIEGO RODRIGUES E ALINE SÁ MARTINS 1 COLEÇÃO COISAS DE CRIANÇA Como sabemos, o dia a dia das crianças

Leia mais

Jardim Infantil Popular da Pontinha

Jardim Infantil Popular da Pontinha Jardim Infantil Popular da Pontinha Projeto Pedagógico do CATL Extensões de Horário e Interrupções Letivas Educar com Arte Animadora Sociocultural Mª José Magessi Ano Letivo 2013/2014 EDUCAR COM ARTE Várias

Leia mais

joão JOÃO BOLÃO PROJETO PEDAGÓGICO RICARDO FILHO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo CEP

joão JOÃO BOLÃO PROJETO PEDAGÓGICO RICARDO FILHO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo CEP PROJETO PEDAGÓGICO joão BOlãO JOÃO BOLÃO João Bolão quer mesmo é jogar um bolão, em vez de ser gozado pelos colegas por causa do sobrepeso. joão Bolão RICARDO FILHO ILUSTRAÇÕES ANGELO ABU Mas não é nada

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

O timbre é a cor da voz

O timbre é a cor da voz PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NTM NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL Aula: O timbre é a cor da voz. Autor: Keila Barreto de Araújo Série: Educação Infantil

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Iane Adeline Barbosa Cavalcante; Júlia Rodrigues Mouta; Ana Paula da Silva Cedro; Israel Rocha Brandão. Universidade

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais