Conx Construtora e Incorporadora

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conx Construtora e Incorporadora"

Transcrição

1 Conx Construtora e Incorporadora Empreendimento Iraí Avenida Iraí - São Paulo - SP Relatório de Estudo de Desempenho Acústico IRA-ACU-EP-0002-RELAT-R00.doc 00 Emissão Inicial 20/02/2017 Davi/Teddy Revisão Descrição Data Responsável

2 2/38 Sumário 1. Objetivo Referências Normas Técnicas Desenhos Softwares Descrição Critérios Acústicos Desempenho acústico dos sistemas construtivos Avaliação do desempenho acústico Vedações Verticais Externas Coberturas Pisos - Ruído de Impacto Pisos Ruído aéreo Vedações verticais internas Apartamento Zelador Soluções acústicas complementares Conclusões... 38

3 3/38 1. Objetivo Análise das características construtivas do futuro empreendimento residencial denominado Iraí, apresentando relatório descritivo das necessidades para soluções de tratamento acústico, para que os ambientes construídos ofereçam uma qualidade acústica compatível com o nível mínimo da norma de desempenho ABNT-NBR Referências 2.1. Normas Técnicas ABNT NBR 10152: 1987 Níveis de Ruído para Conforto Acústico. Norma brasileira que estabelece níveis de ruído de conforto acústico em ambientes internos; ABNT NBR 15575: Desenhos Edificações Habitacionais Desempenho Norma Brasileira de desempenho para edifícios habitacionais Projeto de Arquitetura 2.3. Softwares a. IRA-ARQ-EP-0001-SITUA-R03 b. IRA-ARQ-EP-006-TIPO-R SONarchitect - Sound of Numbers Software de predição de desempenho acústico de sistemas construtivos lastreados pela norma EN 12354:2000; Insul - Marshal Day Software de predição de desempenho acústico de elementos/ sistemas construtivos lastreados pela norma EN 12354:2000.

4 4/38 3. Descrição Este relatório descreve os critérios e a avaliação acústica do empreendimento Iraí, localizado em São Paulo - SP. O empreendimento conta com 1 torre residencial, com 19 andares. Foi utilizado o software de simulação SONarchitect ISO para estimativa dos desempenhos acústicos de campo dos sistemas construtivos a partir de modelo 3D paramétrico. Nota: o software de simulação SONarchitect ISO é lastreado na norma europeia EN que estabelece métodos de cálculo para estimativa do desempenho acústico de elementos construtivos. Segundo Simmons*, podem ocorrer divergências entre o desempenho acústico calculado e medido de até 3dB para mais ou para menos. *SIMMONS, Christian. Managing uncertainty in building acoustics, Doctoral thesis, 2009.

5 5/38 4. Critérios Acústicos 4.1. Desempenho acústico dos sistemas construtivos Para projetos residenciais protocolados a partir de 19/07/2013 está em vigor a norma técnica ABNT NBR 15575, que contém critérios de desempenho de sistemas construtivos para diversas características do edifício. Estes critérios fornecem um nível mínimo a ser atendido, sendo opcionais a obtenção de níveis intermediários e superiores. É avaliado o desempenho de cada sistema individualmente. Dentre os itens da norma, existem critérios dedicados ao desempenho acústico das edificações, que seguem os procedimentos indicados pela ISO (International Organization for Standardization). Os índices de laboratório (como o Rw, Ln,w, ΔLw) existem para a caracterização acústica dos sistemas, permitindo a comparação dos elementos e sistemas de maneira isolada. Os índices de laboratório devem ser fornecidos pelos fabricantes dos materiais, servindo como dados de entrada para o cálculo do desempenho futuro destes sistemas no campo. Caso não existam ensaios de laboratório dos materiais projetados, deve ser feito cálculo para estimativa deste desempenho. Os índices obtidos em campo (como o DnT,w, D2m,nT,w, L nt,w ) servem para avaliar o desempenho acústico resultante no edifício construído, em situações reais de entrega para uso. Podem existir grandes diferenças entre os valores obtidos em laboratório e os obtidos no campo devido a transmissões por flancos que ocorrem através das paredes e lajes adjacentes ao sistema em estudo e por variação de mão de obra executiva. O cálculo do desempenho futuro em campo normalmente é feito conforme procedimento indicado pela família de normas européias EN Estes índices de campo são os que devem ser levados em conta no projeto acústico, uma vez que a ABNT NBR especifica claramente que o desempenho dos sistemas construtivos deve ser avaliado na condição de entrega do imóvel. É possível ensaiar o desempenho acústico obtido em campo após o término da obra com equipamentos e procedimentos especificados pelas referidas normas.

6 6/ Ruído aéreo É o ruído propagado pelo ar, como conversas, musica de um sistema de som, tv, som de instrumentos musicais, etc. Para quantificar o isolamento acústico a ruído aéreo são utilizados o índice de laboratório Rw e os índices de campo DnT,w (paredes internas) e D2m,nT,w (fachadas). Estes índices são obtidos através dos procedimentos indicados pelas normas ISO 10140, ISO , ISO e ISO Por se tratar de uma diferença de nível, quanto maior o valor, maior o isolamento acústico. Desmembrando o índice DnT,w, é possível identificar o sentido de cada termo: D diferença de nível sonoro: É a diferença entre a média energética dos níveis de pressão sonora entre a sala emissora e a sala receptora, com uma ou mais caixas de som na sala emissora. nt padronizada (de standardized ) É executada uma correção em função do tempo de reverberação do espaço. Esta correção é feita visando obter o mesmo valor de isolamento acústico independente se o espaço estiver mobiliado ou não; w ponderado (de weighted ). Significa que o número único obtido foi ponderado levando em conta as diferenças de nível de pressão sonora em baixas, médias e altas frequências.

7 7/ Ruído aéreo oriundo do exterior - Fachadas O índice D2m,nT,w também é uma diferença de nível sonoro, com a inclusão do termo 2m. Isto significa que uma das medições é de ruído externo, executada com o microfone a 2 metros da fachada, com a utilização de fonte sonora padronizada externa ao edifício para gerar ruído. A outra medição é de ruído interno e segue o procedimento padrão para obtenção do DnT,w. É feito então procedimento para obter a diferença de nível das duas medições e, consequentemente, o isolamento acústico da fachada em campo.

8 8/ Ruído de impacto É o ruído oriundo de uma excitação da estrutura do edifício, como queda de objetos, passos, arraste de móveis, etc. Para quantificar o isolamento acústico a ruído de impacto são utilizados o índice de laboratório Ln,w e ΔLw e os índice de campo L nt,w. Estes índices são obtidos através dos procedimentos indicados pelas normas ISO 140, ISO e ISO Por se tratar de um nível medido a partir de uma máquina de impactos padronizada, quanto maior o valor, menor o isolamento acústico. A máquina de impactos consiste de um equipamento com martelos padronizados, que caem por gravidade em velocidade e ritmo definidos pela norma. Desmembrando o índice L nt,w, é possível identificar o sentido de cada termo: L L de Level, com o apóstrofo que é utilizado para indicar que se trata de um nível sonoro medido em campo. É o nível de pressão sonora médio no espaço logo abaixo do elemento em teste (para ruído de impacto vertical) medido durante a excitação da laje pela máquina de impactos padronizada. nt padronizada (de standardized ) É executada uma correção em função do tempo de reverberação do espaço. Esta correção é feita visando obter o mesmo valor de isolamento acústico independente se o espaço estiver mobiliado ou não; w ponderado (de weighted ). Significa que o número único obtido foi ponderado levando em conta as diferenças de nível de pressão sonora em baixas, médias e altas frequências.

9 9/38 5. Avaliação do desempenho acústico A seguir, o estudo estimativo dos desempenhos acústicos do empreendimento projetado: 5.1. Vedações Verticais Externas Quanto ao desempenho acústico dos sistemas, de acordo norma de desempenho ABNT NBR , primeiramente deve-se definir o enquadramento do edifício em relação ao entorno. São definidas três classes, conforme tabela abaixo: As medições acústicas realizadas no local serviram como base para modelagem da simulação do ruído incidente nas fachadas do edifício, ver relatório IRA-ACU-DC-000- REL-R00. Tal estudo apontou que o nível de pressão sonora equivalente máximo incidente nas fachadas é da ordem de 76dBA, portanto Classe Especial de Ruídos, devendo o nível mínimo de desempenho D2m,nT,w das vedações externas de dormitórios, ser maior ou igual a 36dB.

10 10/ Suítes / Dormitórios Porta balcão com persiana O projeto arquitetônico prevê fachadas da torre de vedação vertical em alvenaria de blocos de concreto, esp. 19cm (peso do bloco 12,8kg) com revestimento externo em massa esp.=25mm e revestimento interno em gesso esp.=5mm e porta balcão em caixilho de alumínio de correr com vidro comum esp.=4mm, com persiana de enrolar integrada. O desempenho do caixilho acima foi estimado através de laudo de desempenho acústico fornecido pela fabricante Alcoa (Ensaio realizado pelo Instituto de Pesquisas Técnicas - IPT), da linha Inova Rw= 26dB. Levando-se em conta outros fatores relevantes como, tempo de reverberação, volume das salas e formato da fachada, os desempenhos compostos das fachadas (alvenaria+ esquadria) será: Suítes 01 e 02 (Pav. Tipo) Suítes 01 e Dormitórios 02 (Pav. Tipo Opção 1) Suítes 01 (Pav. Tipo Opção 2) D2m,nT,w estimado = 29dB Não Atende

11 11/38 Para atendimento ao nível exigido, recomendamos uma das seguintes especificações abaixo: o Manter alvenaria projetada, com caixilho de PVC da linha Itec da Primeira Linha com 2 folhas de correr, vidro esp.=4mm e persiana de enrolar integrada, Rw=39dB (Ensaio nº realizado pela Concremat) D2m,nT, estimado = 38dB - Atende (Nível Mínimo) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha TropTec AS39 SO da Schuco com 2 folhas de correr, vidro laminado esp.=10mm e persiana de enrolar integrada, Rw=40dB. D2m,nT, estimado = 40dB - Atende (Nível Mínimo) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha Nova Gold Tradicional da Alcoa com 2 folhas de correr, vidro esp.=6mm e persiana de enrolar integrada, Rw=39dB. D2m,nT, estimado = 41dB - Atende (Nível Intermediário)

12 12/ Suítes / Dormitórios Janela com persiana O projeto arquitetônico prevê fachadas da torre de vedação vertical em alvenaria de blocos de concreto, esp. 19cm (peso do bloco 12,8kg) com revestimento externo em massa esp.=25mm e revestimento interno em gesso esp.=5mm e caixilho de alumínio de correr com vidro comum esp.=4mm, com persiana de enrolar integrada. O desempenho do caixilho acima foi estimado através de laudo de desempenho acústico fornecido pela fabricante Alcoa (Ensaio realizado pelo Instituto de Pesquisas Técnicas - IPT), da linha Inova Rw= 26dB. Levando-se em conta outros fatores relevantes como, tempo de reverberação, volume das salas e formato da fachada, os desempenhos compostos das fachadas (alvenaria+ esquadria) será: Suítes 03 (Pav. Tipo) Dormitórios 03 (Pav. Tipo Opção 1) Suítes 02 (Pav. Tipo Opção 2) D2m,nT,w estimado = 31dB Não Atende

13 13/38 Para atendimento ao nível exigido, recomendamos uma das seguintes especificações abaixo: o Manter alvenaria projetada, com caixilho de PVC da linha Itec da Primeira Linha com 2 folhas de correr, vidro esp.=4mm e persiana de enrolar integrada, Rw=39dB (Ensaio nº realizado pela Concremat) D2m,nT, estimado = 38dB - Atende (Nível Mínimo) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha TropTec AS39 SO da Schuco com 2 folhas de correr, vidro laminado esp.=10mm e persiana de enrolar integrada, Rw=40dB. D2m,nT, estimado = 42dB - Atende (Nível Intermediário) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha Nova Gold Tradicional da Alcoa com 2 folhas de correr, vidro esp.=6mm e persiana de enrolar integrada, Rw=39dB. D2m,nT, estimado = 42dB - Atende (Nível Intermediário)

14 14/ Depósitos (Dorm. Serviço) Janela sem persiana O projeto arquitetônico prevê fachadas da torre de vedação vertical em alvenaria de blocos de concreto, esp. 19cm (peso do bloco 12,8kg) com revestimento externo em massa esp.=25mm e revestimento interno em gesso esp.=5mm e caixilho de alumínio de correr com vidro comum esp.=4mm. O desempenho do caixilho acima foi estimado através de laudo de desempenho acústico fornecido pela fabricante Alcoa (Ensaio realizado pelo Instituto de Pesquisas Técnicas - IPT), da linha Inova Rw= 19dB. Levando-se em conta outros fatores relevantes como, tempo de reverberação, volume das salas e formato da fachada, os desempenhos compostos das fachadas (alvenaria+ esquadria) será: Depósitos (Pav. Tipo e Duplex Inferior) D2m,nT,w estimado = 23dB Não Atende

15 15/38 Para atendimento ao nível exigido, recomendamos uma das seguintes especificações abaixo: o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha Lock SL da Olga Color com 2 folhas de correr e vidro esp.=6mm, Rw=34dB. D2m,nT, estimado = 36dB - Atende (Nível Mínimo) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha Nova Gold Contact da Alcoa com 2 folhas de correr e vidro esp.=6mm, Rw=33dB. D2m,nT, estimado = 36dB - Atende (Nível Mínimo) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de PVC da linha Itec da Primeira Linha com 2 folhas de correr, vidro esp.=4mm e persiana de enrolar integrada, Rw=39dB (Ensaio nº realizado pela Concremat) D2m,nT, estimado = 37dB - Atende (Nível Mínimo) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha Nova Gold Tradicional da Alcoa com 2 folhas de correr, vidro esp.=6mm e persiana de enrolar integrada, Rw=39dB. D2m,nT, estimado = 39dB - Atende (Nível Mínimo) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha TropTec AS39 SO da Schuco com 2 folhas de correr, vidro laminado esp.=10mm e persiana de enrolar integrada, Rw=40dB. D2m,nT, estimado = 40dB - Atende (Nível Mínimo)

16 16/ Coberturas A norma de ABNT NBR estabelece o desempenho acústico ao ruído aéreo e de impacto dos sistemas de coberturas, conforme tabelas abaixo: º critério Coberturas - Ruído aéreo - Cobertura sobre Unidades habitacionais Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o D2m,nT,w do sistema de cobertura deve ser maior ou igual a 36dB.

17 17/38 Laje de concreto esp. mín.=12cm, Rw=52dB D2m,nT,w estimado 29dB Não Atende Para atendimento ao nível exigido, recomendamos a adoção de uma das opções apresentadas no item 5.1 deste relatório.

18 18/ Pisos - Ruído de Impacto A norma de ABNT NBR (Norma de desempenho) estabelece o desempenho acústico mínimo ao ruído de impacto dos sistemas de pisos dos dormitórios, conforme tabelas abaixo: º critério Piso entre Unidades habitacionais Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o L nt,w do sistema de piso deve ser no máximo 80dB.

19 19/38 Depósitos de serviços (Pav. Tipo) x Depósitos de serviços (Duplex Inferior) Depósitos de serviços (Pav. Tipo) x Depósitos de serviços (Pav. Tipo) Depósitos de serviços (Pav. Tipo) x Salas Estar e Jantar / Cozinhas (Pav. Tipo Opção 2) Depósitos de serviços (Pav. Tipo) x Salas Estar e Jantar / Cozinhas (Pav. Tipo Opção 1) Laje de concreto esp. 14cm com contrapiso de 3cm, Ln,w=75dB L nt,w estimado 82dB Não Atende Para atendimento ao nível exigido, recomendamos uma das seguintes especificações abaixo: o Laje de concreto esp.=18cm com contrapiso de 3cm, Ln,w=72dB. L nt,w estimado = 80dB Atende (Nível Mínimo) o Laje de concreto esp.=14cm com contrapiso de 3cm, Ln,w=75dB, com piso acabado laminado ref.: Eucafloor, da Eucatex esp.=7mm, ΔLw=17dB. L nt,w estimado = 76dB Atende (Nível Mínimo) o Laje de concreto esp.=14cm, Ln,w=76dB, com contrapiso armado flutuante, esp. mín.=4cm, sobre manta acústica ref.: Soundsoft esp.=3mm, da Aubicon, ΔLw=19dB. L nt,w estimado = 77dB Atende (Nível Mínimo)

20 20/38 Demais lajes entre unidades habitacionais (1º ao 18º Pav.) Laje de concreto esp. mín. =14cm com contrapiso de 3cm, Ln,w=73dB L nt,w estimado 77dB Atende (Nível Mínimo)

21 21/ º critério Unidades habitacionais x áreas comuns de permanência Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o L nt,w do sistema de piso deve ser no máximo 55dB. Depósitos de Serviços (Duplex Inferior) x Barrilete (18º Pav.) Laje de concreto esp. mín.=14cm, Ln,w=76dB L nt,w estimado 87dB Não Atende Para atendimento ao nível exigido, recomendamos a seguinte especificação abaixo: o Laje de concreto esp.=14cm, Ln,w=76dB, com contrapiso armado flutuante esp. mín.=5cm, sobre manta acústica ref.: Optima Piso, esp.=15mm, da Isover, ΔLw=32dB. L nt,w estimado = 48dB Atende (Nível Intermediário) Nota: Apesar da não obrigatoriedade do atendimento ao requisito de equipamentos prediais da norma de desempenho (ABNT NBR 15575), recomenda-se o tratamento acústico das bombas de pressurização do barrilete.

22 22/ Pisos Ruído aéreo A norma de ABNT NBR estabelece o desempenho acústico mínimo ao ruído aéreo dos sistemas de pisos, conforme tabelas abaixo: º critério Unidade habitacional x dormitório Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o DnT,w do sistema de piso entre dormitórios de unidades habitacionais autônomas deve ser maior ou igual a 45dB. Lajes entre unidades habitacionais (1º ao 18º pav.) Laje de concreto esp. mín. 14cm com contrapiso de 3cm, Rw=56dB DnT,w estimado 49dB Atende (Nível Mínimo)

23 23/ º critério Unidades habitacionais x áreas comuns de trânsito eventual/ Unidades habitacionais distintas (sem dormitórios) Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o DnT,w do sistema de piso entre unidade habitacional autônoma e áreas comuns de trânsito eventual deve ser maior ou igual a 40dB. Unidades Habitacionais (1º Pav.) x Áreas Comuns de Trânsito Eventual (Térreo) Laje de concreto esp. mín. 14cm com contrapiso de 3cm, Rw=56dB DnT,w estimado 48dB Atende (Nível Intermediário)

24 24/38 Lajes entre unidades habitacionais distintas sem dormitórios (1º ao 18º Pav.) Laje de concreto esp. mín. 14cm com contrapiso de 3cm, Rw=56dB DnT,w estimado 49dB Atende (Nível Intermediário)

25 25/ º critério Pisos Aéreo Unidade habitacional x áreas comuns de permanência Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o DnT,w do sistema de piso entre unidade habitacional autônoma e áreas comuns de uso coletivo deve ser maior ou igual a 45dB. Unidades Habitacionais (Duplex Inferior) x Barrilete (18º Pav.) Laje de concreto esp. mín.=14cm, Rw=54dB DnT,w estimado 46dB Atende (Nível Mínimo)

26 26/38 Unidades Habitacionais (1º Pav.) x Áreas comuns de permanência (Térreo) Laje de concreto esp. mín. 14cm com contrapiso de 3cm, Rw=56dB DnT,w estimado 51dB Atende (Nível Intermediário)

27 27/ Vedações verticais internas A norma de ABNT NBR (Norma de desempenho) estabelece o desempenho acústico mínimo ao ruído aéreo dos sistemas de vedações internas, conforme tabelas abaixo: º critério Vedações Geminação sem dormitório Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o DnT,w do sistema de paredes de vedação interna entre unidades habitacionais autônomas (sem dormitório) deve ser no mínimo 40dB. Não pertinente neste empreendimento º critério Vedações Geminação com dormitório Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o DnT,w do sistema de paredes de vedação interna entre dormitórios de Uhs autônomas deve ser no mínimo 45dB. Não pertinente neste empreendimento.

28 28/ º critério Vedações Dormitórios x áreas comuns de trânsito eventual Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o DnT,w do sistema de paredes de vedação interna entre dormitórios e áreas comuns de trânsitos eventual deve ser no mínimo 40dB. Não pertinente neste empreendimento.

29 29/ º critério Vedações Salas e Cozinhas x áreas comuns de trânsito eventual Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o DnT,w do sistema de paredes de vedação interna entre salas e cozinhas e áreas comuns de trânsitos eventual deve ser no mínimo 30dB. Salas de Estar e Jantar (1º ao 18º Pav.) x Halls (1º ao 18º Pav.) Alvenaria em blocos de concreto de vedação esp.=19cm (peso mín. do bloco=12,8kg) com revestimento em gesso esp.= 0,5cm dos dois lados, Rw=45dB. DnT,w estimado 45dB Atende (Nível Superior)

30 30/ º critério Vedações Unidade habitacional x áreas comuns de permanência Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o DnT,w do sistema de paredes de vedação interna entre unidades habitacionais autônomas e áreas de lazer deve ser no mínimo 45dB. Sala de Estar (18º Pav.) x Barrilete (18º Pav.) Alvenaria em blocos de concreto de vedação esp.=19cm (peso mín. do bloco=12,8kg) com revestimento em gesso esp.= 0,5cm dos dois lados, Rw=45dB. DnT,w estimado 46dB Atende (Nível Mínimo)

31 31/ º critério Vedações Unidades separadas pelo hall Para obtenção do nível de desempenho mínimo, o DnT,w do conjunto de paredes e portas de unidades habitacionais distintas separadas pelo hall deve ser no mínimo 40dB. Tipo Hall social entre unidades: O projeto arquitetônico prevê portas em madeira sólida com batente em madeira, Ref.: Bondoor da Pormade, Rw=26dB, e paredes em alvenaria de blocos de concreto de vedação esp.=19cm (peso do bloco=12,8kg), com revestimento em gesso esp.=0,5cm dos dois lados, Rw=45dB. Segundo a norma EN :2000, o desempenho desta situação pode ser calculado através da seguinte formula: Fonte: EN Onde: Rhs Rhr Shs Shr Ah C doorposition Índice de redução sonora da parede entre o hall e a sala emissora, em decibéis Índice de redução sonora da parede entre o hall e a sala receptora, em decibéis Área da parede entre o hall e a sala e a sala emissora, em metros quadrados Área da parede entre o hall e a sala e a sala receptora, em metros quadrados Área de absorção do hall, em metros quadrados Correção de acordo com a posição das portas DnT,w estimado 52dB Atende (Nível Superior) Nota: Para este caso foram consideradas portas sólidas de madeira, com fresta na soleira de no máximo 3mm com piso acabado.

32 32/ Apartamento Zelador Os desempenhos apresentados a seguir referem-se aos critérios pertinentes da norma ABNT NBR ao apartamento do zelador. Vedações verticais externas - Fachada Para este critério o D2m,nT,w deve ser maior ou igual a 36dB. O projeto arquitetônico prevê fachada de vedação vertical em alvenaria de blocos de concreto de vedação, esp. 19cm (peso do bloco 12,8kg) revestidos com gesso esp.=0,5cm, de um lado e massa esp.=2,5cm do outro, Rw=47dB, e caixilho de alumínio de correr com vidro comum esp.=4mm, Rw= 19dB. D2m,nT,w estimado 28dB Não Atende Para atendimento ao nível exigido, recomendamos uma das seguintes especificações abaixo: o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha Lock SL da Olga Color com 2 folhas de correr e vidro esp.=6mm, Rw=34dB. D2m,nT, estimado = 41dB - Atende (Nível Intermediário) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha Nova Gold Contact da Alcoa com 2 folhas de correr e vidro esp.=6mm, Rw=33dB. D2m,nT, estimado = 40dB - Atende (Nível Mínimo) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de PVC da linha Itec da Primeira Linha com 2 folhas de correr, vidro esp.=4mm e persiana de enrolar integrada, Rw=39dB (Ensaio nº realizado pela Concremat) D2m,nT, estimado = 41dB - Atende (Nível Intermediário) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha Nova Gold Tradicional da Alcoa com 2 folhas de correr, vidro esp.=6mm e persiana de enrolar integrada, Rw=39dB. D2m,nT, estimado = 43dB - Atende (Nível Intermediário) o Manter alvenaria projetada, com caixilho de alumínio da linha TropTec AS39 SO da Schuco com 2 folhas de correr, vidro laminado esp.=10mm e persiana de enrolar integrada, Rw=40dB. D2m,nT, estimado = 44dB - Atende (Nível Intermediário) Pisos Ruído de impacto Pisos entre Unidades Habitacionais Para este critério o L nt,w do sistema de piso deve ser no máximo 80dB. O projeto arquitetônico prevê laje de concreto esp. 14cm com contrapiso de 3cm, Ln,w=75dB. L nt,w estimado 77dB Atende (Nível Mínimo)

33 33/38 Vedações Dormitórios x áreas comuns de trânsito eventual Para este critério o DnT,w do sistema de piso deve ser no mínimo 40dB. O projeto arquitetônico prevê alvenaria em blocos de concreto de vedação esp.=19cm (peso mín. do bloco=12,8kg) com revestimento em gesso esp.= 0,5cm dos dois lados, Rw=45dB. DnT,w estimado 49dB Atende (Nível Intermediário)

34 34/38 Vedações Unidade habitacional x áreas comuns de permanência Para este critério o DnT,w do sistema de piso deve ser no mínimo 45dB. O projeto arquitetônico prevê alvenaria em blocos de concreto de vedação esp.=19cm (peso mín. do bloco=12,8kg) com revestimento em gesso esp.= 0,5cm dos dois lados, Rw=45dB. Apartamento Zelador (Térreo) x Salão de Jogos (Térreo) DnT,w estimado 43dB Não Atende Para atendimento ao nível exigido, recomendamos uma das seguintes especificações abaixo: o Alvenaria em blocos de concreto de vedação esp.=19cm (peso mín. do bloco=12,8kg) com revestimento em gesso esp.= 3,0cm dos dois lados, Rw=47dB. DnT,w estimado 45dB Atende (Nível Mínimo) o Alvenaria em blocos de concreto de vedação esp.=19cm (peso mín. do bloco=12,8kg) totalmente preenchidos com graute, Rw=53dB. DnT,w estimado 50dB Atende (Nível Intermediário)

35 35/38 6. Soluções acústicas complementares A norma ABNT NBR estabelece requisitos mínimos de desempenho acústico para diversos sistemas de edificações habitacionais. A parte 1 Capitulo E.5.1 da norma trata dos ruídos gerados por equipamentos prediais. Os ruídos gerados por equipamentos prediais não têm caráter obrigatório quanto aos níveis de desempenho acústico. A seguir as tabelas com os critérios: As intervenções indicadas a seguir garantirão o atendimento ao critério mínimo. O atendimento a estes critérios não é obrigatório, mas julgamos que este atendimento é absolutamente necessário em edifícios de alto padrão.

36 36/ Tratamento de ramais de esgoto e ralos sifonados Recomenda-se tratamentos acústicos isolantes do envoltório de ramais de esgoto e ralos sifonados nos entreforros sob áreas molhadas, locais que poderão vir a incomodar ambientes imediatamente abaixo. Alternativamente, utilização de sistema de esgoto hidráulico em ferro fundido ou em pvc mineralizado associado a juntas e conexões flexíveis antivibratórias, do tipo Silentium da Amanco Shafts e dutos comuns aos banhos A exaustão dos banheiros deverá ser individualizada pelo próprio entreforro de cada apartamento. Caso haja equipamento de exaustão na cobertura, este deverá ser convenientemente isolado de vibrações e ruídos Casa de bombas de recalque Para o controle de ruídos e vibrações gerados pelas motobombas de água, deverá ser priorizado o tratamento antivibratório através de bases de inércia individuais com amortecedores helicoidais, conexões flexíveis nas tubulações de sucção e recalque e suspensão das mesmas com hangers antivibração, de forma evitar a transmissão pela estrutura do edifício Motobombas de pressurização d água e bombas de piscina Recomenda-se tratamento acústico antivibratório em bases individualizadas para os equipamentos de pressurização d água e de piscina Ventiladores de Pressurização de escadas Sala de pressurização de escadas deve ser confinada com acesso em porta corta fogo e o ventilador centrífugo apoiado sobre base de inércia antivibratória com amortecedores helicoidais tipo Vibtech, a ser detalhada no executivo. Nota: Os ventiladores devem ser adquiridos com limitação de nível de ruído máximo a 1,0 metro de 65 db(a).

37 37/ Casa de Máquinas dos elevadores Recomenda-se o piso flutuante de concreto armado Hmáx = 12 cm sobre a laje nivelada, na projeção da máquina de elevação/poço do elevador. Este piso flutuante deverá ser sobre manta acústica esp. mín.=15mm. Os equipamentos de elevação devem ser do tipo silenciosos, fornecidos com dispositivos antivibração pelo fabricante e com controle eletrônico de parada / partida suaves. No caso de elevadores sem casa de máquinas, não há recomendações específicas.

38 38/38 7. Conclusões De acordo com as simulações realizadas se pode estimar que os sistemas construtivos propostos atendem às exigências da norma de desempenho ABNT NBR 15575, com exceção de: Vedações verticais externas Fachada Coberturas Cobertura sobre unidades habitacionais Pisos Ruído de Impacto Piso entre Unidades habitacionais Pisos Ruído de Impacto Unidades habitacionais x áreas comuns de permanência Apto. Zelador Vedações verticais externas Fachada Apto. Zelador Vedações verticais internas - Unidades habitacionais x áreas comuns de permanência Para os sistemas acima, que não atenderam aos requisitos mínimos, indicamos no próprio texto as soluções alternativas. São Paulo, 20 de fevereiro de 2017 Eng Davi Akkerman CREA Arq. Teddy Yanagiya CAU Harmonia Acústica Ltda.

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO ACÚSTICO EXECUÇÃO PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR 15.575 EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO ACÚSTICO EXECUÇÃO

Leia mais

PISO / PAREDE. Prof. Francisco Buarque

PISO / PAREDE. Prof. Francisco Buarque PISO / PAREDE 1 Parte 01: Requisitos Gerais; Parte 02: Requisitos para os sistemas estruturais; Parte 03: Requisitos para os sistemas de pisos; Parte 04: Requisitos para os sistemas de vedações verticais

Leia mais

RUÍDO DE IMPACTO EM LAJES: Análise comparativa entre desempenho de modelos computacionais e ensaios de campo

RUÍDO DE IMPACTO EM LAJES: Análise comparativa entre desempenho de modelos computacionais e ensaios de campo 1 RUÍDO DE IMPACTO EM LAJES: Análise comparativa entre desempenho de modelos computacionais e ensaios de campo INTRODUÇÃO Luciano Nepomuceno Carvalho - lucianonecar@gmail.com Acústica de Edificações e

Leia mais

Código: MS Revisão: 01 Data: Página 1 de 9. Laudo Técnico

Código: MS Revisão: 01 Data: Página 1 de 9. Laudo Técnico Página 1 de 9 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

Código: MS Revisão: 01 Data:04/04/2016. Página 1 de 8. Laudo Técnico

Código: MS Revisão: 01 Data:04/04/2016. Página 1 de 8. Laudo Técnico Página 1 de 8 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO ACÚSTICO EXECUÇÃO PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR 15.575 SINDUSCON PE 12/11/2014 EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO

Leia mais

Página 1 de 7. Código: MS Revisão: 01 Data: 14/12/2015. Laudo Técnico

Página 1 de 7. Código: MS Revisão: 01 Data: 14/12/2015. Laudo Técnico Página 1 de 7 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS: UNISINOS INSTITUTO TECNOLÓGICO EM DESEMPENHO E CONSTRUÇÃO CIVIL NORMA DE DESEMPENHO E OS SISTEMAS VERTICAIS DE VEDAÇÃO DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES Prof. Dr. Bernardo

Leia mais

Desempenho acústico de esquadrias e NBR

Desempenho acústico de esquadrias e NBR Desempenho acústico de esquadrias e NBR 15.575 Deixe o Excesso de Barulho do Lado de Fora A NBR 15.575 é a norma da ABNT com orientações referentes ao desempenho de edificações. A qualidade acústica das

Leia mais

ARCTEC ARQUITETURA CONSTRUÇÕES E TECNOLOGIA LTDA.

ARCTEC ARQUITETURA CONSTRUÇÕES E TECNOLOGIA LTDA. PÁGINA Nº: 1/6 RELATÓRIO DE ENSAIO : 01 INTERESSADO : ARCTEC ARQUITETURA CONSTRUÇÕES E TECNOLOGIA LTDA. A/C : Roberto Solano. REFERÊNCIA : Rua Ferreira de Andrade Nº 537, Cachambi. NATUREZA DO TRABALHO

Leia mais

Quimicryl S/A. Empreendimento Veredas de Itaquá Rua Netuno, 222 Itaquaquecetuba/SP

Quimicryl S/A. Empreendimento Veredas de Itaquá Rua Netuno, 222 Itaquaquecetuba/SP Quimicryl S/A Empreendimento Veredas de Itaquá Rua Netuno, 222 Itaquaquecetuba/SP Avaliação Normalizada para ensaio de campo do isolamento ao som de impacto em pisos Relatório nº 16-761-EIM-E1 Este relatório

Leia mais

Transmissão Sonora por Impacto e Acústica de Edificações

Transmissão Sonora por Impacto e Acústica de Edificações Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Transmissão Sonora por Impacto e Acústica

Leia mais

PUC GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA Especialização em Desempenho das Edificações Habitacionais Profª. Me. Fernanda Marques Vieira AULA: ABNT NBR

PUC GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA Especialização em Desempenho das Edificações Habitacionais Profª. Me. Fernanda Marques Vieira AULA: ABNT NBR PUC GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA Especialização em Desempenho das Edificações Habitacionais Profª. Me. Fernanda Marques Vieira AULA: ABNT NBR 15575-4 ABNT NBR 15575-4 REQUISITOS PARA OS SISTEMAS

Leia mais

NBR NBR

NBR NBR NBR 10.821 A NBR 10.821:2011 é a norma técnica que estabelece os requisitos de desempenho de esquadrias para edificações. Se uma esquadria que não atende a essa norma técnica é escolhida para uma determinada

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA Marco Antônio Vecci Local: EXPOMINAS BH Data: 08/08/2016 FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO ESTUDO PRELIMINAR Consultoria e Ensaios Consultoria: Análise preliminar entre

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175839 Condicionantes do desempenho acústico de alvenarias de bloco de concreto Antonio Fernando Berto Palestra apresentada no Bloco Brasil, São Paulo, 2018. A série Comunicação

Leia mais

PANORAMA DO COMPORTAMENTO ACÚSTICO EM EDIFICAÇÕES DO NORDESTE BRASILEIRO RESULTADOS DE ESTUDOS DE CASOS

PANORAMA DO COMPORTAMENTO ACÚSTICO EM EDIFICAÇÕES DO NORDESTE BRASILEIRO RESULTADOS DE ESTUDOS DE CASOS PANORAMA DO COMPORTAMENTO ACÚTICO EM EDIFICAÇÕE DO NORDETE BRAILEIRO REULTADO DE ETUDO DE CAO Otávio Joaquim da ilva Júnior 1*, Angelo Just da Costa e ilva 2 1: TECOMAT Tecnologia da Construção e Materiais

Leia mais

Manual ProAcústica. Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Manual ProAcústica. Associação Brasileira para a Qualidade Acústica Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho Guia prático sobre cada uma das partes relacionadas à área de acústica nas edificações da Norma ABNT NBR 15575:2013 Edificações habitacionais - Desempenho

Leia mais

LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LMCC ENDEREÇO: Av. Roraima, 1000 Prédio 10, Campus Camobi, Santa Maria/RS CEP 97105-900 TELEFONE: (55) 3220.8608 (Fax) Direção 3220.8313 Secretaria 3220.8461

Leia mais

Manual ProAcústica. Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Manual ProAcústica. Associação Brasileira para a Qualidade Acústica Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho Guia prático sobre cada uma das partes relacionadas à área de acústica nas edificações da Norma ABNT NBR 15575:2013 Edificações habitacionais - Desempenho

Leia mais

HISTÓRIA. 2.2 Características Térmicas do Bloco CCA: Transmitância e capacidade térmica conceitos e valores

HISTÓRIA. 2.2 Características Térmicas do Bloco CCA: Transmitância e capacidade térmica conceitos e valores 1. HISTÓRIA O Concreto Celular Autoclavado foi desenvolvido na Suécia em 1924 por Joahan Axel Erickon, que buscava por um produto com características semelhantes à da madeira, com estrutura sólida, bom

Leia mais

ProAcústica 24.Abril.13. Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído

ProAcústica 24.Abril.13. Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído As expectativas da nova norma no mercado imobiliário Eng. Carlos Alberto Moraes Borges NORMALIZAÇÃO Na ultima década, diversas norma quem implicam na acústica das edificações foram atualizadas, criadas,

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 171519 Requisitos de conforto acústico, desempenho acústico e as experiências de ensaios de laboratório e campo Fulvio Vittorino Palestra apresentada no Fórum de Debates: 24 de Abril

Leia mais

ÁREA DE ENSAIOS ACÚSTICA RELATÓRIO DE ENSAIO Nº Amostra nº: S0615 Data de entrada: 16 / 06 / 2015

ÁREA DE ENSAIOS ACÚSTICA RELATÓRIO DE ENSAIO Nº Amostra nº: S0615 Data de entrada: 16 / 06 / 2015 LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LMCC 1/8 ENDEREÇO: Av. Roraima, 1000 Prédio 10, Campus Camobi, Santa Maria/RS CEP 97105-900 TELEFONE: (55) 3220.8608 (Fax) Direção 3220.8313 Secretaria 3220.8461

Leia mais

ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman

ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman Os requisitos de desempenho acústico do ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman Ruídos internos e externos aos edifícios - DESEMPENHO ACÚSTICO - Normas técnicas 1) Normas Técnicas

Leia mais

NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO

NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO Marcia Menezes marciame@cte.com.br Consultora Gestora de Núcleo de Competência: Norma de Desempenho do CTE Consultoria e Gerenciamento na Cadeia Produtiva

Leia mais

Legislação e Normas Técnicas

Legislação e Normas Técnicas Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Ruído, Legislação e Normas Técnicas Alessandra

Leia mais

Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto. Arqtº Carlos Alberto Tauil

Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto. Arqtº Carlos Alberto Tauil Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto Arqtº Carlos Alberto Tauil 1 Desempenho Acústico Níveis de desempenho para componentes de fachada para ensaios em laboratório:

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Transmissão Sonora Alessandra Prata-Shimomura,

Leia mais

Posição solar Posição solar Posição solar DESCRIÇÃO AMBIENTE ESPECIFICAÇÃO Alvenaria Geral Alvenarias com dimensões conforme projeto Cobertura Lajes de forro Laje impermeabilizada ou telhado

Leia mais

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1 Projeto Será um edifício residencial contendo subsolo, térreo, mezanino, 13 pavimentos tipo com 04 (quatro) apartamentos

Leia mais

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR 15.575

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR 15.575 EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO ACÚSTICO EXECUÇÃO PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR 15.575 EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO ACÚSTICO EXECUÇÃO

Leia mais

AMBIENTE PISO PAREDES TETO

AMBIENTE PISO PAREDES TETO FICHA TÉCNICA MEMORIAL DESCRITIVO Empreendimento: Alto do Frezzarin Residencial Localização: Frente para Rua Chile, entre a Rua Vital Brasil e Rua Uruguai, Vila Santo Antônio, Americana/SP Projeto: Emilio

Leia mais

Rua Comendador Martins nº 344 Encruzilhada Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO

Rua Comendador Martins nº 344 Encruzilhada Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO Rua Comendador Martins nº 344 Encruzilhada Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1- Projeto Será um edifício residencial contendo subsolo, térreo, mezanino de garagem, 7 (sete)

Leia mais

Inserir Foto da obra atualizada

Inserir Foto da obra atualizada RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES AGENTE DE OBRAS 3ª Medição Inserir Foto da obra atualizada Incorporação: Gafisa S/A Construção: Gafisa S/A Empreendimento: Gafisa Square Ipiranga Endereço da Obra: Av. Nazaré,

Leia mais

A medição dos níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações

A medição dos níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações A medição dos níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações Deve-se adotar alguns procedimentos técnicos na execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações,

Leia mais

Comitê Piso & Mantas Acústicas

Comitê Piso & Mantas Acústicas Comitê Piso & Mantas Acústicas Arq. Marcos Holtz & Eng. Rafael Schmitt Coordenadores Comitê Piso & Mantas Acústicas Histórico Missão Comitê Discutir e aperfeiçoar informações técnicas sobre contrapisos

Leia mais

ESQUADRIAS EXTERNAS. NBR 10821 Projetos finalizados encaminhados para consulta nacional da ABNT em maio 2013

ESQUADRIAS EXTERNAS. NBR 10821 Projetos finalizados encaminhados para consulta nacional da ABNT em maio 2013 ABNT NBR 10821 Esquadrias externas para edificações ESQUADRIAS EXTERNAS PARA EDIFICAÇÕES NBR 10821 Projetos finalizados encaminhados para consulta nacional da ABNT em maio 2013 Parte 4 Requisitos de desempenhos

Leia mais

ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo

ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo Edificações térreas ou assobradadas, podendo ser geminadas, inclusive em ambos os lados, satisfazendo a projeto arquitetônico simples, geralmente

Leia mais

RESIDENCIAL CASA BRANCA MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO

RESIDENCIAL CASA BRANCA MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO RESIDENCIAL CASA BRANCA RUA TEREZA HAGUIHARA CARDOSO, Nº 770, JARDIM CASA BRANCA - SUZANO - SP MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO Março/2017 1. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO Residencial multifamiliar composto

Leia mais

Memorial Descritivo Proprietário

Memorial Descritivo Proprietário 1. ACABAMENTOS APARTAMENTOS TIPO 1.1 - APARTAMENTOS 1.1.1 - ESTAR/JANTAR (limitações de espessura) cor branco massa corrida e pintura PVA cor branco 1.1.2 - DORMITÓRIOS E CIRCULAÇÃO PAREDES : (limitações

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA 1 Caracterização da unidade residencial As unidades residenciais do condomínio Bella Vista, terão os seguintes ambientes divididos em dois andares, no

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Parâmetros de isolação sonora a ruídos aéreos e ruídos de impacto em pisos

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Parâmetros de isolação sonora a ruídos aéreos e ruídos de impacto em pisos COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172767 Parâmetros de isolação sonora a ruídos aéreos e ruídos de impacto em pisos Marcelo de Mello Aquilino Palestra apresentado no Seminário Norma de Como Atender a Desempenho,

Leia mais

PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS

PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS ABNT NBR 15270-1:2005 - BLOCOS CERAMICOS PARA ALVENARIA DE VEDACÃO - TERMINOLOGIA E REQUISITOS ABNT NBR 15270-2:2005 - BLOCOS CERAMICOS PARA ALVENARIA

Leia mais

Condomínio Grand Space Alto da Lapa. R. Toneleiro, 214 MEMORIAL DESCRITIVO

Condomínio Grand Space Alto da Lapa. R. Toneleiro, 214 MEMORIAL DESCRITIVO Condomínio Grand Space Alto da Lapa R. Toneleiro, 214 MEMORIAL DESCRITIVO E85 R02-1 - CONDOMÍNIO GRAND SPACE ALTO DA LAPA Rua Toneleiro, 214 MEMORIAL DESCRITIVO O Condomínio Grand Space Alto da Lapa, projetado

Leia mais

file:///// /clientes/sinduscon/cub/fevereiro_2007.htm

file:///// /clientes/sinduscon/cub/fevereiro_2007.htm 1 of 8 18/12/2013 15:39 COMUNICADO IMPORTANTE Com a publicação da NBR 12.721:2006, que entrou em vigor no dia 1 o de fevereiro de 2007, os Custos Unitários Básicos por metro quadrado de construção passarão,

Leia mais

file:///// /clientes/sinduscon/cub/agosto_2007.htm

file:///// /clientes/sinduscon/cub/agosto_2007.htm 1 of 7 20/12/2013 14:46 COMUNICADO IMPORTANTE Com a publicação da NBR 12.721:2006, que entrou em vigor no dia 1 o de fevereiro de 2007, os Custos Unitários Básicos por metro quadrado de construção passaram,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS DO EDIFÍCIO DA RUA VENÂNCIO AIRES 777 PORTO ALEGRE 1 APRESENTAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS DO EDIFÍCIO DA RUA VENÂNCIO AIRES 777 PORTO ALEGRE 1 APRESENTAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS DO EDIFÍCIO DA RUA VENÂNCIO AIRES 777 PORTO ALEGRE INCORPORADORA: 1 APRESENTAÇÃO MGUS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS LTDA., sociedade civil, com sede nesta Capital, na Rua. Mostardeiro

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO Obra: Construção de um Prédio Residencial Multifamiliar Local: Avenida Maria José Pinheiro Machado x Jorge Calixto nº 570 Planta aprovada nº 174/16 expedida

Leia mais

file:///// /clientes/sinduscon/cub/setembro_2007.htm COMUNICADO IMPORTANTE

file:///// /clientes/sinduscon/cub/setembro_2007.htm COMUNICADO IMPORTANTE 1 of 6 19/12/2013 10:03 COMUNICADO IMPORTANTE Com a publicação da NBR 12.721:2006, que entrou em vigor no dia 1 o de fevereiro de 2007, os Custos Unitários Básicos por metro quadrado de construção passaram,

Leia mais

RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE

RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE MEMÓRIA DESCRITIVA RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE 3 Residência unifamiliar, com 158,88 m2 de área construída, 2 pisos, arquitetura contemporânea de alto padrão, implantada em terreno

Leia mais

RESIDENCIAL RECANTO DO SOL MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO

RESIDENCIAL RECANTO DO SOL MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO RESIDENCIAL RECANTO DO SOL RUA SEBASTIÃO NUNES DOS PASSOS, Nº 50, (ANTIGA RUA GUARUJA E/OU RUA 4), JARDIM CASA BRANCA - SUZANO - SP MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO Maio/2018- REV 00 1. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174245 Uso do catálogo de desempenho de subsistemas: SINAT Fulvio Vittorino Palestra apresentado no Congresso SINDUSCON-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção,

Leia mais

Memorial Descritivo ÍNDICE

Memorial Descritivo ÍNDICE Memorial Descritivo ÍNDICE 1. Unidades Autônomas... 1 1.1. Unidades do pavimento térreo... 1 1.2. Unidades do pavimento tipo... 2 1.3. Unidades do pavimento duplex... 3 1.4. Especificações Gerais das Unidades

Leia mais

DESEMPENHO ACÚSTICO SEGUNDO A NOVA NORMA NBR 15575: ANÁLISE DE VEDAÇÕES VERTICAIS DE EDIFÍCIO ALTO

DESEMPENHO ACÚSTICO SEGUNDO A NOVA NORMA NBR 15575: ANÁLISE DE VEDAÇÕES VERTICAIS DE EDIFÍCIO ALTO DEEMPENHO ACÚTICO EGUNDO A NOVA NORMA NBR 15575: ANÁLIE DE VEDAÇÕE VERTICAI DE EDIFÍCIO ALTO Otávio Júnior (1); Rego ilva (2) (1) Engenheiro Civil, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

RESULTADOS DE ENSAIOS DE DESEMPENHO DE ALVENARIAS DE BLOCOS DE CONCRETO

RESULTADOS DE ENSAIOS DE DESEMPENHO DE ALVENARIAS DE BLOCOS DE CONCRETO Em parceria com: Prof.Daniel Tregnago Pagnussat, Dr. UFRGS/CLN RESULTADOS DE ENSAIOS DE DESEMPENHO DE ALVENARIAS DE BLOCOS DE CONCRETO 1 Prof. Daniel Tregnago Pagnussat, Dr. PROFESSOR UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Perfil. Referência no mercado capixaba em: Inovação Tecnológica; Gestão da Produção; Sustentabilidade. Fundada em 1995 LOGO EMPRESA

Perfil. Referência no mercado capixaba em: Inovação Tecnológica; Gestão da Produção; Sustentabilidade. Fundada em 1995 LOGO EMPRESA Perfil Fundada em 1995 Referência no mercado capixaba em: Inovação Tecnológica; Gestão da Produção; Sustentabilidade. Primeira Reação. ABORDAGENS 1 2 3 4 5 6 Gestão do Conhecimento Participar de Grupos

Leia mais

Tabela 1 Identificação das amostras ensaiadas. Espessura (mm) 01 Manta PISO EBIOS AM A 10 Referência Laje+contrapiso+porcelanato 170

Tabela 1 Identificação das amostras ensaiadas. Espessura (mm) 01 Manta PISO EBIOS AM A 10 Referência Laje+contrapiso+porcelanato 170 LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LMCC ENDEREÇO: Cidade Universitária Camobi, Santa Maria/RS CEP 97105-900 TELEFONE: (55) 3220.8608 (Fax) Direção 3220.8313 Secretaria 32208461 Lab. Acústica

Leia mais

MEMORIAL DO EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL

MEMORIAL DO EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL MEMORIAL DO EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL Av. Senador Tarso Dutra, 170 1. PROJETO 1.1. LOCALIZAÇÃO O empreendimento localiza-se na Av. Senador Tarso Dutra, n 170, com frente também para a Rua Gutemberg, em

Leia mais

Ficha técnica. Lazer interno: Salão de jogos Salão de festas + apoio Brinquedoteca Fitness

Ficha técnica. Lazer interno: Salão de jogos Salão de festas + apoio Brinquedoteca Fitness Sobre a Conx Mais de 27 anos de mercado Mais de 12 mil unidades entregues Mais de 75 empreendimentos lançados Mais de 2 milhões de m² construídos Responsável pelo 1º Minha Casa, Minha Vida de SP 6 Prêmios

Leia mais

Implantação Geral 2º pavimento

Implantação Geral 2º pavimento Implantação Geral 2º pavimento 192unidades de 68,50m² privativos 1 vaga por unidade vagas cobertas e descobertas 2º Pavimento Lazer + Estacionamento 24 pavimentos c/ 8 aptos. por andar Lazer no térreo,

Leia mais

LINHA OPTIMA 4+ Tratamento térmico e acústico de ambientes

LINHA OPTIMA 4+ Tratamento térmico e acústico de ambientes LINHA OPTIMA 4 Tratamento térmico e acústico de ambientes LINHA OPTIMA A LINHA OPTIMA 4 é composta por painéis e feltros em uma nova geração de lã de vidro. Sua cor remete ao tom natural da terra e reforça

Leia mais

ANÁLISE DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE UMA EDIFICAÇÃO MODELO UTILIZANDO O SOFTWARE PROJETUS, CONFORME A ABNT NBR /2013

ANÁLISE DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE UMA EDIFICAÇÃO MODELO UTILIZANDO O SOFTWARE PROJETUS, CONFORME A ABNT NBR /2013 Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2018 Maceió - AL 21 a 24 de agosto de 2018 ANÁLISE DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE UMA EDIFICAÇÃO MODELO UTILIZANDO O SOFTWARE PROJETUS, CONFORME

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO Obra: Condomínio Residencial Annelise Local: Situado na Rua Marechal Deodoro, nº 1460, CEP: 13.560-200, Centro, Zona 1, Ocupação Induzida, São Carlos SP. 1 CONSTITUÍDO:

Leia mais

SENSAÇÕES ÚNICAS. Rua Pernambuco, 423 Anita Garibaldi

SENSAÇÕES ÚNICAS. Rua Pernambuco, 423 Anita Garibaldi S E N S A Ç Õ E S Ú N I C A S SENSAÇÕES ÚNICAS O Edifício Punta Del Este foi projetado para proporcionar o máximo em conforto, elegância e sofisticação. Localizado em um dos bairros mais valorizados de

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP. Necessidades identificadas para atender a NBR Marcelo Nogueira

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP. Necessidades identificadas para atender a NBR Marcelo Nogueira 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP Necessidades identificadas para atender a NBR 15.575 Marcelo Nogueira Produtos Fornecedores Projetistas FOCO = Cliente Laboratórios Construtores 1ª

Leia mais

Aplicação das normas ABNT NBR Edificações habitacionais Desempenho e ABNT NBR Esquadrias

Aplicação das normas ABNT NBR Edificações habitacionais Desempenho e ABNT NBR Esquadrias Aplicação das normas ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais Desempenho e ABNT NBR 10821 - Esquadrias Enga. Fabiola Rago Beltrame Coordenadora da CEE-191 (ABNT) Esquadrias Diretora do IBELQ Instituto

Leia mais

Michele Gleice da Silva

Michele Gleice da Silva Palestrante: Michele Gleice da Silva Tema: Como atender aos requisitos da norma de desempenho ABNT NBR 15575 - Esquadrias Laboratório de Ensaios ACREDITAÇÃO INMETRO Verificação da competência do laboratório

Leia mais

ESTUDO DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE LAJES E PISOS SUBMETIDOS A RUIDO DE IMPACTO

ESTUDO DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE LAJES E PISOS SUBMETIDOS A RUIDO DE IMPACTO ESTUDO DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE LAJES E PISOS SUBMETIDOS A RUIDO DE IMPACTO Jorge.Luiz Pizzutti dos Santos, Eng Civil, PhD Dinara Xavier da Paixão, Eng Civil, Esp. Universidade Federal de Santa Maria

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO Obra: Condomínio Residencial Annelise Local: Situado na Rua Marechal Deodoro, nº 1460, CEP:13.560-200, Centro, Zona 1, Ocupação Induzida, São Carlos SP. 1 CONSTITUÍDO:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS EDIFÍCIO FELICITÁ STUDIOS

MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS EDIFÍCIO FELICITÁ STUDIOS MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS EDIFÍCIO FELICITÁ STUDIOS RUA NUNES MACHADO 69 1. ÁREAS DE USO COMUM 1.1. HALL DE ENTRADA DO EDIFÍCIO: Paredes: acabamento em pintura, conforme detalhamento de Esquadrias

Leia mais

Carolina Monteiro. Mapas de ruído nas cidades

Carolina Monteiro. Mapas de ruído nas cidades Palestrante: Carolina Monteiro Tema: Mapas de ruído nas cidades Dr. Arq. Carolina Monteiro Representante do Brasil no ISO TC 43 SC 2 Coordenadora do GT QualiLAB da Proacústica Coordenadora de Pesquisa

Leia mais

Fise Fechoplast Indústria de Sistemas para Esquadrias Ltda - Rua dos Inocentes, 393 Socorro - São Paulo

Fise Fechoplast Indústria de Sistemas para Esquadrias Ltda - Rua dos Inocentes, 393 Socorro - São Paulo PÁGINA 01/05 TÍTULO : Ensaios Avaliação Sonora. INTERESSADO : Fise Fechoplast Indústria de Sistemas para Esquadrias Ltda - Rua dos Inocentes, 393 Socorro - São Paulo REFERÊNCIA : N/D NATUREZA DO TRABALHO

Leia mais

NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES.

NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES. NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES. Arq. Cândida Maciel Síntese Arquitetura 61-34685613 candida@sintesearquitetura.com.br NBR 15575- EDIFÍCIOS HABITACIONAIS DE ATÉ

Leia mais

Memorial Descritivo. Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160

Memorial Descritivo. Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160 Memorial Descritivo Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160 1. Descrição do prédio O prédio a ser construído compõe-se de 16 pavimentos, incluindo um subsolo, constituído de 42 (quarenta

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS NBR :2006

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS NBR :2006 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS NBR 12.721:2006 Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. NBR 12.721:2006 NBR 12.721: 2006 - Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária

Leia mais

Análise do conforto acústico de uma edificação multifamiliar.

Análise do conforto acústico de uma edificação multifamiliar. Análise do conforto acústico de uma edificação multifamiliar. 1 Tiago Bezerra de Souza 2 Carla Nones 1 Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário CONSTRUTORA TABAPORÃ LTDA CNPJ do Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário 72024615000169 Nome

Leia mais

Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura 1 Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura Analise da Norma NBR 15575 Autor Principal Consultor www.gineraudio.com.br giner@gineraudio.com.br

Leia mais

LANÇAMENTO. Placo Phonique. Solução acústica para seu conforto e tranquilidade. AF-Folder Placo Phonique_23x21.indd 1

LANÇAMENTO. Placo Phonique. Solução acústica para seu conforto e tranquilidade. AF-Folder Placo Phonique_23x21.indd 1 Placo Phonique LANÇAMENTO Solução acústica para seu conforto e tranquilidade. AF-Folder Placo Phonique_23x21.indd 1 05/03/14 20:48 Ssshhh... o silêncio é ouro. O excesso de ruído é uma das principais queixas

Leia mais

ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Adaptação e Reabilitação

ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Adaptação e Reabilitação ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Adaptação e Reabilitação CArlos fafaiol (IST) 1 Acústica de Edifícios Adaptação e Reabilitação índice temático: I - nota introdutória _ aspectos regulamentares II - isolamento sonoro:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO

MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO Construtora Atlanta Ubatuba Ltda. Empreendimento: Edifício Ravello Localização: Rua Raimundo Correa, nº 247 Itaguá Ubatuba - SP ENGENHEIRO TÉCNICO: FLÁVIO HELENA JÚNIOR

Leia mais

Ficha Técnica. Rubio e Luongo. Arquitetura: Barbara e Purchio. Decoração: Endereço: Rua Olívia Guedes Penteado, Socorro - São Paulo - SP

Ficha Técnica. Rubio e Luongo. Arquitetura: Barbara e Purchio. Decoração: Endereço: Rua Olívia Guedes Penteado, Socorro - São Paulo - SP PROJETO Ficha Técnica Arquitetura: Rubio e Luongo Decoração: Barbara e Purchio Endereço: Rua Olívia Guedes Penteado, 1432 1438 Socorro - São Paulo - SP Terrreno: 1.448,61 m 2 Total unidades: 204 HIS Torre:

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS 2.1 Diretrizes gerais de projeto para atender aos requisitos de desempenho 2.1.1 Segurança no uso e operação 2.1.2 Segurança contra

Leia mais

SAN MARCO VÊNETO Rua Osvaldo Aranha Memorial Descritivo Comercial Setembro 2012

SAN MARCO VÊNETO Rua Osvaldo Aranha Memorial Descritivo Comercial Setembro 2012 SAN MARCO VÊNETO Rua Osvaldo Aranha RESIDENCIAL SAN MARCO VÊNETO PROPRIETÁRIO: AGF INCORPORADORA LTDA. Uma empresa do Grupo VÊNETO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. OBRA: EDIFÍCIO RESIDENCIAL LOCAL: RUA

Leia mais

Elevadores/ Unids.: 02 elevadores para cada 5 unidades, sendo 1 social e 1 serviço

Elevadores/ Unids.: 02 elevadores para cada 5 unidades, sendo 1 social e 1 serviço Ficha Técnica Terreno: 5.132,13m² 1 Torre 10 unidades por andar Elevadores/ Unids.: 02 elevadores para cada 5 unidades, sendo 1 social e 1 serviço Térreo + 16tipos + Penthouse 164 unidades: -96 unidades

Leia mais

TRANSMISSÃO DO SOM TRANSMISSÃO DO SOM TRANSMISSÃO DO SOM 1º MODO DE VIBRAÇÃO ESTRUTURAL ÍNDICE DE REDUÇÃO SONORA DE ELEMENTOS DE CONSTRUÇÃO

TRANSMISSÃO DO SOM TRANSMISSÃO DO SOM TRANSMISSÃO DO SOM 1º MODO DE VIBRAÇÃO ESTRUTURAL ÍNDICE DE REDUÇÃO SONORA DE ELEMENTOS DE CONSTRUÇÃO A transmissão do som entre locais pode efectuar-se: por via aérea: quando a vibração do elemento é provocada pelo campo sonoro criado pela fonte no ar; por percussão: quando a vibração do elemento é provocada

Leia mais

Memorial Descritivo de Construção

Memorial Descritivo de Construção Incorporação, Construção e Acabamento GAFISA S/A Memorial Descritivo de Construção Condomínio Supremo Ipiranga Rua Agostinho Gomes, 2695 Ipiranga - São Paulo - SP A. UNIDADES AUTÔNOMAS Junho, 2009 R00

Leia mais

RUA DONA BRÍGIDA, 265 ACLIMAÇÃO

RUA DONA BRÍGIDA, 265 ACLIMAÇÃO RUA DONA BRÍGIDA, 265 ACLIMAÇÃO www.latitudeaclimacao.com.br A C L I M A Ç Ã O INTERMEDIAÇÃO: REALIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E INTERMEDIAÇÃO: Trisul Vendas Consultoria em Imóveis Ltda. Creci: J 20186 Av. Paulista,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA 1 MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA 1 - Base: 1.1 - Fundação: 1.1.1 - Brocas com diâmetro mínimo de 20 cm em concreto estrutural, executadas manualmente, com profundidade média de até 3,00 m. 1.1.2 -

Leia mais

Pavimentos e revestimentos de pavimentos, isolamento a sons de percussão ÍNDICE

Pavimentos e revestimentos de pavimentos, isolamento a sons de percussão ÍNDICE Pavimentos e revestimentos de pavimentos, isolamento a sons de percussão ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 1 2 TERMINOLOGIA... 2 2.1 Considerações gerais... 2 2.2 Definições... 2 2.2.1 Índice de isolamento sonoro,

Leia mais

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO PROJECTO ACÚSTICO COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO 1/7 TERMO DE RESPONSABILIDADE Nuno Manuel Martins, Eng. Técnico Civil, titular do cartão do cidadão com numero do cidadão

Leia mais

Ficha Técnica. Marcos Gavião. Arquitetura: Fernanda Hoffmann. Decoração: Avenida Sapopemba, São Paulo. Endereço: 3.179,29 m 2.

Ficha Técnica. Marcos Gavião. Arquitetura: Fernanda Hoffmann. Decoração: Avenida Sapopemba, São Paulo. Endereço: 3.179,29 m 2. Projeto Ficha Técnica Arquitetura: Marcos Gavião Decoração: Fernanda Hoffmann Endereço: Avenida Sapopemba, 13.302 São Paulo Terrreno: 3.179,29 m 2 Total unidades: 391 (245 HIS1 e 146 HIS2) Torres: 02 torres

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS NBR :2006

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS NBR :2006 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS NBR 12.721:2006 Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. NBR 12.721:2006 NBR 12.721: 2006 - Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária

Leia mais

ACÚSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL RESUMO

ACÚSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL RESUMO ACÚSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Marcos Renan Moreira 1 - UNITOLEDO Carlos Adriano Rufino da Silva 2 - UNITOLEDO RESUMO Com o avanço da tecnologia para materiais de construção, é possível hoje projetar edificações

Leia mais

LOCALIZAÇÃO RUA DES. ARAGÃO, 76 CHÁCARA KLABIN

LOCALIZAÇÃO RUA DES. ARAGÃO, 76 CHÁCARA KLABIN LOCALIZAÇÃO RUA DES. ARAGÃO, 76 CHÁCARA KLABIN FICHA TÉCNICA PROJETO 1 TORRE 1.843,58M² DE TERRENO 8 UNIDADES POR ANDAR 3 ELEVADORES (2 SOCIAIS + 1 DE SERVIÇOS) 160 UNIDADES, SENDO: 80 UNIDADES DE 1 DORM

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ISOLAÇÃO SONORA DE PAREDES DE ALVENARIA USADAS COMO DIVISÓRIAS INTERNAS EM HABITAÇÕES

AVALIAÇÃO DA ISOLAÇÃO SONORA DE PAREDES DE ALVENARIA USADAS COMO DIVISÓRIAS INTERNAS EM HABITAÇÕES AVALIAÇÃO DA ISOLAÇÃO SONORA DE PAREDES DE ALVENARIA USADAS COMO DIVISÓRIAS INTERNAS EM HABITAÇÕES Rodrigo Barcelos Pinto 1 ; Erasmo Felipe Vergara 2 ; Dinara Xavier da Paixão 3. (1) Universidade Federal

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO. Proponente/empresa: SPE CAMPINAS DEI FIORI LTDA Número da proposta: 1819

LAUDO DE AVALIAÇÃO. Proponente/empresa: SPE CAMPINAS DEI FIORI LTDA Número da proposta: 1819 LAUDO DE AVALIAÇÃO Proponente/empresa: SPE CAMPINAS DEI FIORI LTDA Número da proposta: 1819 Nome do empreendimento: CAMPINAS DEI FIORI CNPJ da incorporadora: 15220359000141 Logradouro 24 DE OUTUBRO ESQ.

Leia mais

FLEX. 1.2 INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Será implantado canteiro de obras dimensionado de acordo com o porte e as necessidades da obra.

FLEX. 1.2 INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Será implantado canteiro de obras dimensionado de acordo com o porte e as necessidades da obra. MEMORIAL DESCRITIVO 1 HABITAÇÃO 1 EQUIPAMENTO COMUNITÁRIO IDENTIFICAÇÃO: Proponente : Favoritto Incorporações SPE LTDA. Construtora : Magis Incorporações e Participações Ltda. Empreendimento : Residencial

Leia mais