Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nº"

Transcrição

1 COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Uso do catálogo de desempenho de subsistemas: SINAT Fulvio Vittorino Palestra apresentado no Congresso SINDUSCON-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção, 15., Belo Horizonte, A série Comunicação Técnica compreende trabalhos elaborados por técnicos do IPT, apresentados em eventos, publicados em revistas especializadas ou quando seu conteúdo apresentar relevância pública. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A - IPT Av. Prof. Almeida Prado, 532 Cidade Universitária ou Caixa Postal 0141 CEP São Paulo SP Brasil CEP Tel /4000 Fax

2 Uso do Catálogo de Desempenho de Subsistemas SINAT Eng. Dr. Fulvio Vittorino/ IPT

3 Sumário 1. O que é catálogo e sua utilidade. 2. Como o catálogo foi construído. 3. Conteúdo do catálogo. 4. Próximos passos.

4 1- O que é o catálogo e sua utilidade.

5 Especificações de Desempenho nos Empreendimentos de HIS baseadas na ABNT NBR 15575/2013 Doc 4 Catálogo Doc 1 Especificações Doc 2 Diretrizes para Proponentes Doc 3 Diretrizes para Agentes Financeiros

6 Premissas adotadas para a construção do Catálogo O principal objetivo do Catálogo é apresentar resultados orientativos para projetistas e empresas incorporadoras / construtoras, quanto aos DESEMPENHOS POTENCIAIS de sistemas e componentes convencionais que atendem aos requisitos e critérios da ABNT NBR 15575/2013.

7 Premissas adotadas para a construção do Catálogo Sistemas construtivos presentes no catálogo já tem seus desempenhos pré-avaliados e os resultados já são de conhecimento público, não necessitando de outras avaliações de desempenho. A obtenção, em obra, de resultados equivalentes aos apresentados nas fichas depende da execução dos sistemas nas mesmas condições que as do ensaio. Orientações de uso que fazem parte do Catálogo.

8 Para as alvenarias, observar: Além das características dos blocos; O material de assentamento; O posicionamento de caixas e dutos; Os revestimentos; A forma de assentamento (juntas secas ou preenchidas); A qualidade da execução; etc.

9 Premissas adotadas para a construção do Catálogo Qualquer sistema ou componente não contido no Catálogo pode ser utilizado nos programas de HIS, desde que seja demonstrado o atendimento aos requisitos e critérios da ABNT NBR 15575/2013.

10 2- Como o catálogo foi construído.

11 Origem das Informações Foi solicitado, formalmente, por carta assinada pela SNH- Secretária Nacional de Habitação a fabricantes, construtoras, ITAs e laboratórios que atuam com avaliação de desempenho o envio de relatórios de ensaio para compor um catálogo nacional de resultados de desempenho de soluções TRADICIONAIS. Até 31/12/2014 foram recebidos: 1008 resultados. Até meados de 2015, esse total chegou a 1500.

12 Baixa possibilidade de aproveitamento de Informações Caracterização incompleta das amostras ensaiadas: o As amostras não estão suficientemente caracterizadas para se identificar o elemento ensaiado. o Relatórios que não trazem as informações para que o uso dos dados seja generalizável Resultados para uma obra em particular. Métodos de ensaios inadequados: Uso de métodos improvisados ou implantados de forma diferente entre laboratórios Abordagem exploratória. Resultados de ensaios apresentados de forma incompleta ou não associada ao método de ensaio ou com ordem de grandeza incoerente.

13 Descrição incompleta do elemento ensaiado JANELA EM ALUMÍNIO DE CORRER COM 2 FOLHAS 1,00 x 1,20 m; E= 3,00 mm Seção do perfil metálico? Gaxetas de vedação? Desenho? Paredes em Placas cimenticias duplas. Espessura? Densidade da chapa? Forma de fixação/montagem? Paredes em Bloco em argamassa de Cimento de 14,00cm Classe do Bloco? Peso do bloco?

14 Métodos de ensaio não Normatizados Testes de caráter simplificado ou prático Uso de maçarico ao invés de fazer ensaio em forno Uso de fonte sonora não padronizada e não reprodutível: Radio CBN ou Música. Avaliação de desempenho térmico em dias com clima ameno (outono/primavera) ao invés de verão/inverno.

15 Exemplo de Taxa de Aproveitamento 173 Relatórios de ensaio Desempenho Estrutural Estanqueidade Durabilidade Segurança no uso e operação 41% Resultados gerais 49% Número de resultados não aceitos Número de resultados aceitos Número de resultados aceitos com ressalva 10%

16 A produção das Fichas 1. Selecionaram-se os resultados que tinham informações que pudessem ser generalizadas para os sistemas construtivos. 2. Montaram-se versões preliminares das fichas. 3. Fichas foram enviadas a especialistas que as corrigiram e/ou validaram. 4. As versões finais foram formatadas segundo modelo aprovado no pelo Ministério das Cidades. 5. Foram criados 2 conjuntos, representando o grau de detalhamento das informações: a. Desempenho em avaliação. b. Desempenho avaliado.

17 3- Conteúdo do catálogo.

18 Sistemas contidos na versão inicial do catálogo Vedação vertical externa: variando a composição das paredes em espessura, tipos de blocos e revestimentos Alvenaria de blocos cerâmicos Alvenaria de blocos de concreto Esquadrias de alumínio e aço Vedação vertical interna: variando a composição das paredes em espessura, tipos de blocos e revestimentos Alvenaria de blocos cerâmicos Alvenaria de blocos de concreto Divisórias em gesso acartonado Pisos: variando a composição dos pisos em espessura de lajes e/ou contrapiso, tipos de revestimentos Lajes maciças de concreto armado

19 Informações gerais sobre o conteúdo do Catálogo Descrição de elementos e componentes Características técnicas de elementos e componentes, como: o Classe dos Blocos; o Propriedades de argamassas; o Desenhos de janelas conforme NBR 10821; o Etc. As fichas contêm todos os requisitos, critérios, classificação e resultados, conforme NBR As fichas não contêm a identificação de produtos ensaiados ou de laboratórios que realizaram os ensaios. O sistema de codificação permite a rastreabilidade completa dos dados pelo Ministério das Cidades.

20 Conteúdo de uma Ficha

21 Exemplo de Conteúdo

22 Exemplo de conteúdo

23 Repetindo: Exemplos de cuidados a tomar na execução de alvenarias Bloco em conformidade à norma técnica de especificação: Forma e Dimensões; Massa; Resistência a compressão; Absorção d água do bloco. Furos dos blocos na mesma posição que a da parede ensaiada; Forma de preenchimento das juntas verticais; Posicionamento e fixação de caixas de instalações elétricas; Fixação em vigas e lajes.

24 Portal do Ministério das Cidades

25 Portal do Ministério das Cidades

26 Portal do Ministério das Cidades

27 4- Próximos Passos.

28 Como o Catálogo deve evoluir I. Publicação de novas fichas Sistemas ou componentes convencionais oferecidos no mercado e que não foram caracterizados na emissão inicial do Catálogo devem ser objeto de avaliação. II. Atualização e complementação das fichas publicadas As fichas serão permanentemente revisadas e complementadas em função do preenchimento de lacunas de ensaios que caracterizam os subsistemas convencionais.

29 Como o Catálogo deve evoluir III. Caracterização de produtos que quanto a requisitos não cobertos por suas normas de especificação e que influenciam no desempenho do subsistema Os produtos devem atender às suas respectivas normas de especificação da ABNT. Se essas normas de especificação não contemplem os requisitos desempenho do elemento previstos na ABNT NBR 15575, deverão também ser caracterizados quanto a estes requisitos.

30 Novas fichas para o Catálogo Opções com lajes mistas. Alvenarias: o Mais opções com desempenho mínimo; o Alvenarias de 19 cm Para desempenho mínimo, aproveitar resultados de avaliações de alvenarias de menor espessura. Fichas de soluções com desempenho Intermediário e Superior Avaliações específicas; adoção de soluções construtivas específicas, como revestimentos mais espessos. Outras alternativas de coberturas com telhado. Coberturas acessíveis.

31 Mudança de FORMATO da Ficha Ficha de Avaliação de Desempenho

32 Produção de novas Fichas

33 Outras ações necessárias A. Uniformização de caracterização das amostras, métodos de ensaio e apresentação dos resultados Rede de Desempenho Habitacional Sibratec Desempenho estrutural; Segurança contra incêndio; desempenho acústico; e Durabilidade. B. Conscientização de fabricantes de componentes para importância da visão de desempenho de sistema Ações conjuntas entre associações de construtoras e fornecedores de materiais. C. Capacitação de arquitetos, engenheiros e tecnólogos para leitura e interpretação de relatórios de ensaios, em toda a cadeia: fabricantes de sistemas e componentes, de projeto e incorporadoras/construtoras.

34 Obrigado! Eng. Dr. Fulvio Vittorino

Nº Catálogo de desempenho de subsistemas: oportunidade de melhoria de desempenho na construção de HIS.

Nº Catálogo de desempenho de subsistemas: oportunidade de melhoria de desempenho na construção de HIS. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174035 Catálogo de desempenho de subsistemas: oportunidade de melhoria de desempenho na construção de HIS Fulvio Vittorino Palestra apresentada no 88º Encontro Nacional da Indústria

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP Lacunas de Caracterização de Desempenho de Subsistemas e Componentes para Atendimento à NBR 15.575 Eng. Dr. Fulvio Vittorino 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP Até 31/12/2014 foram

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174811 Desempenho de fachadas com painéis pré-moldados de concreto Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no Seminário ABCP no Concrete Show: Aplicações Práticas da Norma

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175729 Aplicação da ABNT NBR 15.575 em portas de madeira Thiago Salaberga Barreiros Palestra apresentado no Workshop Técnico de Portas de Madeira, 2018, Curitiba. A série Comunicação

Leia mais

CIA CONSTRUTORA E INCORPORADORA AGUIRRE LTDA

CIA CONSTRUTORA E INCORPORADORA AGUIRRE LTDA MINUTA DO RELATÓRIO TÉCNICO 16 de agosto de 2010 CIA CONSTRUTORA E INCORPORADORA AGUIRRE LTDA Avaliação técnica complementar do desempenho térmico de sistema construtivo integrado por paredes de concreto

Leia mais

Nº Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT.

Nº Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174566 Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no SEMINÁRIO

Leia mais

Nº A realidade dos laboratórios nacionais e as adequações desse setor para atendimento à ABNT NBR 15575/2013.

Nº A realidade dos laboratórios nacionais e as adequações desse setor para atendimento à ABNT NBR 15575/2013. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174607 A realidade dos laboratórios nacionais e as adequações desse setor para atendimento à ABNT NBR 15575/2013 Fulvio Vittorino Palestra apresentado na 13. Oficina da Norma de

Leia mais

Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto. Arqtº Carlos Alberto Tauil

Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto. Arqtº Carlos Alberto Tauil Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto Arqtº Carlos Alberto Tauil 1 Desempenho Acústico Níveis de desempenho para componentes de fachada para ensaios em laboratório:

Leia mais

O projeto. Projeto Norma de Desempenho ABNT NBR 15575

O projeto. Projeto Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 O projeto Preocupado em qualificar suas empresas associadas para atender plenamente aos requisitos da norma, o Sinduscon NH firmou convênio em Março de 2012 com o Instituto Tecnológico de Desempenho ITT

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO. Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER

NORMA DE DESEMPENHO. Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER NORMA DE DESEMPENHO Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER Belo Horizonte, MG, setembro de 2016 ANICER Assoc. Nac. da Ind. Cerâmica Produtos de cerâmica vermelha Dados da

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175839 Condicionantes do desempenho acústico de alvenarias de bloco de concreto Antonio Fernando Berto Palestra apresentada no Bloco Brasil, São Paulo, 2018. A série Comunicação

Leia mais

Atividades desenvolvidas em Engª Glécia Vieira

Atividades desenvolvidas em Engª Glécia Vieira Atividades desenvolvidas em 2017 Engª Glécia Vieira 1 Quem somos Grupo de trabalho liderado pelo Sistema Unificado da Qualidade O que buscamos Aumentar a competitividade e desempenho da alvenaria com blocos

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP. Desempenho potencial de alvenarias de blocos cerâmicos vazados Eng Ercio Thomaz

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP. Desempenho potencial de alvenarias de blocos cerâmicos vazados Eng Ercio Thomaz 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP Desempenho potencial de alvenarias de blocos cerâmicos vazados Eng Ercio Thomaz 1 Quem deve atender é o sistema construtivo como um todo (paredes,

Leia mais

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO ACÚSTICO EXECUÇÃO PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR 15.575 EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO ACÚSTICO EXECUÇÃO

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA Marco Antônio Vecci Local: EXPOMINAS BH Data: 08/08/2016 FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO ESTUDO PRELIMINAR Consultoria e Ensaios Consultoria: Análise preliminar entre

Leia mais

Estudo de Caso: Precon Engenharia S.A.

Estudo de Caso: Precon Engenharia S.A. Estudo de Caso: Precon Engenharia S.A. Instituto Falcão Bauer da Qualidade Rua Aquinos, 111 Prédio III 3º andar Água Branca São Paulo - SP CEP 05036-070 Tel./Fax: (11) 3611-1729 www.ifbq.org.br Painéis

Leia mais

Código: MS Revisão: 01 Data:04/04/2016. Página 1 de 8. Laudo Técnico

Código: MS Revisão: 01 Data:04/04/2016. Página 1 de 8. Laudo Técnico Página 1 de 8 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Especificações de desempenho nos empreendimentos de HIS baseados na NBR 15575

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Especificações de desempenho nos empreendimentos de HIS baseados na NBR 15575 COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 173049 Especificações de desempenho nos empreendimentos de HIS baseados na NBR 15575 Fúlvio Vittorino Palestra apresentada no Seminário da Habitação, Sinduscon/GO, Goiânia/GO, 20

Leia mais

SiNAT. 29ª Reunião da CN-SiNAT. Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H

SiNAT. 29ª Reunião da CN-SiNAT. Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H SiNAT 29ª Reunião da CN-SiNAT Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H Secretaria Nacional de Habitação Ministério das Cidades 06 de dezembro de 2017 Informes Gerais Documentos

Leia mais

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS: UNISINOS INSTITUTO TECNOLÓGICO EM DESEMPENHO E CONSTRUÇÃO CIVIL NORMA DE DESEMPENHO E OS SISTEMAS VERTICAIS DE VEDAÇÃO DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES Prof. Dr. Bernardo

Leia mais

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

Estruturada em 6 partes

Estruturada em 6 partes Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte 3 Requisitos para sistemas de pisos Parte 4 Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas

Leia mais

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO ACÚSTICO EXECUÇÃO PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR 15.575 SINDUSCON PE 12/11/2014 EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO

Leia mais

Título: TCE Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho

Título: TCE Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho Título: TCE-001 - Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho Ativa: Sim Carga Horária: 60 Crédito: 6 Responsável: Claudio Vicente Mitidieri Filho Observações: Objetivo: Disseminar a conceituação

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS marciame@cte.com.br Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175679 Thiago Salaberga Barreiros Palestra apresentada no Congresso Latinoamericano de Engenharia do Vento, 3., 2018, São Paulo A série Comunicação Técnica compreende trabalhos elaborados

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 171001 Contribuições para o aprimoramento da ABNT NBR 15575 e durabilidade de materiais e componentes inovadores: desempenho térmico, acústico, iluminação natural e ensaio de choque

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172083 Construção sustentável: premissas básicas e contexto atual Adriana Camargo de Brito Palestra apresentada SEMANA DE ESTUDOS DE GESTÃO AMBIENTAL, DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM

Leia mais

Página 1 de 7. Código: MS Revisão: 01 Data: 14/12/2015. Laudo Técnico

Página 1 de 7. Código: MS Revisão: 01 Data: 14/12/2015. Laudo Técnico Página 1 de 7 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175683 Estanqueidade à água: cargas de vento adequadas ao contexto brasileiro Thiago Salaberga Barreiros Maria Akutsu Palestra apresentada no Congresso Latinoamericano de Engenharia

Leia mais

DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES: ESTUDO DA NORMA NBR : SISTEMAS DE COBERTURAS

DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES: ESTUDO DA NORMA NBR : SISTEMAS DE COBERTURAS DESEPENHO E EDIFICAÇÕES: ESTUDO DA NORA NBR 15575-5: SISTEAS DE COBERTURAS Vanessa Carolina Lombardi Ambrósio 1, Julio Ricardo de Faria Fiess 2 1 Acadêmica do Curso de Engenharia Civil, UNICESUAR, aringá-pr.

Leia mais

Michele Gleice da Silva

Michele Gleice da Silva Palestrante: Michele Gleice da Silva Tema: Como atender aos requisitos da norma de desempenho ABNT NBR 15575 - Esquadrias Laboratório de Ensaios ACREDITAÇÃO INMETRO Verificação da competência do laboratório

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174153 Proposta de classificação da resistência ao fogo de elementos e componentes construtivos: aprimoramento dos métodos de ensaio normalizados no Brasil Carlos Roberto Metzker

Leia mais

Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT.

Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT. Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT Luciana Oliveira Apresentação Objetivos do SiNAT / Cronologia Processo de

Leia mais

Código: MS Revisão: 01 Data: Página 1 de 9. Laudo Técnico

Código: MS Revisão: 01 Data: Página 1 de 9. Laudo Técnico Página 1 de 9 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

Comitê Piso & Mantas Acústicas

Comitê Piso & Mantas Acústicas Comitê Piso & Mantas Acústicas Arq. Marcos Holtz & Eng. Rafael Schmitt Coordenadores Comitê Piso & Mantas Acústicas Histórico Missão Comitê Discutir e aperfeiçoar informações técnicas sobre contrapisos

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Exigências da NBR quanto ao desempenho de vedações verticais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Exigências da NBR quanto ao desempenho de vedações verticais COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172395 Exigências da NBR 15575 quanto ao desempenho de vedações verticais Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no SEMINÁRIO ANICER: NORMA DE DESEMPENHO: SISTEMAS DE VEDAÇÕES

Leia mais

Propostas para o debate quanto ao incremento de exigências pela CAIXA

Propostas para o debate quanto ao incremento de exigências pela CAIXA Norma de Desempenho Propostas para o debate quanto ao incremento de exigências pela CAIXA GEPAD Gerência Nacional de Normas e Padrões Email : gepad10@caixa.gov.br 23 telas CAIXA Apoio a Projetos para Evolução

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO OBJETIVO DA DISCIPLINA: Fornecer ao aluno as informações necessárias sobre a constituição,

Leia mais

PROCESSO Nº. 811/2017 EDITAL FPTI BR Nº. 108/2017

PROCESSO Nº. 811/2017 EDITAL FPTI BR Nº. 108/2017 ESCLARECIMENTO 04 Data do Questionamento: 31/10/2017 01 01 02 02 03 03 04 04 05 No subitem 36.1 do edital está previsto reajuste contratual por meio do IGP- M/FGV, enquanto que na Minuta de Contrato Anexo

Leia mais

Nº Protocolo de comparação interlaboratorial: determinação de desempenho acústico, em campo

Nº Protocolo de comparação interlaboratorial: determinação de desempenho acústico, em campo COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175203 Protocolo de comparação interlaboratorial: determinação de desempenho acústico, em campo Fúlvio Vittorino Palestra apresentada na Reunião da Rede SIBRATEC de Desempenho em

Leia mais

PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS

PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS ABNT NBR 15270-1:2005 - BLOCOS CERAMICOS PARA ALVENARIA DE VEDACÃO - TERMINOLOGIA E REQUISITOS ABNT NBR 15270-2:2005 - BLOCOS CERAMICOS PARA ALVENARIA

Leia mais

A CERÂMICA INCARGEL. Qualidade: Com mais de 25 anos de tradição, a Cerâmica Incargel produz blocos cerâmicos estruturais e de.

A CERÂMICA INCARGEL. Qualidade: Com mais de 25 anos de tradição, a Cerâmica Incargel produz blocos cerâmicos estruturais e de. A CERÂMICA INCARGEL Com mais de 25 anos de tradição, a Cerâmica Incargel produz blocos cerâmicos estruturais e de vedação com a mais alta tecnologia e matéria prima de altíssima qualidade. Sua linha de

Leia mais

GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas

GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas ENG. PRISCILA FREITAS Engenheira Civil, UEFS (2006) Especialista em Engenharia da Qualidade, UFBA (2007) Mestranda em Gestão e Tecnologia Industrial GETEC, SENAI

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina MEMORIAL DE CÁLCULO Obra: Ampliação da Unidade Básica de Saúde Central Localização: Rua Santa Catarina, Centro Área a ser construída: 161,82 m² Data: Novembro de 2015 01 - Serviços Iniciais - Placa da

Leia mais

IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS

IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS I WORKSHOP DE DESEMPENHO MINASCON 2014 07/agosto/2014 IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS Laura Marcellini Diretora Técnica ABRAMAT IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL E RACIONALIZADA COM BLOCOS CERÂMICOS. Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER

ALVENARIA ESTRUTURAL E RACIONALIZADA COM BLOCOS CERÂMICOS. Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER ALVENARIA ESTRUTURAL E RACIONALIZADA COM BLOCOS CERÂMICOS Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER Belo Horizonte, MG, setembro de 2016 ANICER Assoc. Nac. da Ind. Cerâmica

Leia mais

ÍNDICE FUNDAMENTAÇÃO 3 3. INFORMAÇÕES 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E 4 5. GRÁFICO DE INFORMAÇÕES

ÍNDICE FUNDAMENTAÇÃO 3 3. INFORMAÇÕES 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E 4 5. GRÁFICO DE INFORMAÇÕES ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... Pág. 3 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... Pág. 3 3. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... Pág. 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E COMPROBATÓRIA... Pág. 4 5. GRÁFICO DE ISOPLETAS... Pág.5 6. CONCLUSÃO... Pág.5

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES TÉRMICAS DE PAREDES DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO EM BLOCOS DE CONCRETO CELULAR AUTOCLAVADO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES TÉRMICAS DE PAREDES DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO EM BLOCOS DE CONCRETO CELULAR AUTOCLAVADO UNIVERSADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Campus Universitário Trindade Florianópolis SC CEP 88040-970 Caixa Postal 476 Laboratório de Eficiência Energética

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 171000 A norma de desempenho de edificações NBR 15.575 Julio Cesar Sabadini de Souza Slides apresentado no Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, 41., 2012, Campo Grande/MS

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP CADERNO TÉCNICO AsBEA-RS NORMA DE DESEMPENHO ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROJETOS DE ARQUITETURA Geraldo Collares de Faria APRESENTAÇÃO GT Normas Iniciou

Leia mais

Alvenaria: caracterização

Alvenaria: caracterização Alvenaria: caracterização Julio Cesar Sabadini de Souza Vedação vertical Conceituação Importância Funções Classificação Relembrando... a) quanto à posição no edifício b) quanto à técnica de execução 1

Leia mais

Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais - SiNAT

Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais - SiNAT Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais - SiNAT Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H Secretaria Nacional de Habitação Ministério

Leia mais

NBR NBR

NBR NBR NBR 10.821 A NBR 10.821:2011 é a norma técnica que estabelece os requisitos de desempenho de esquadrias para edificações. Se uma esquadria que não atende a essa norma técnica é escolhida para uma determinada

Leia mais

TUTORIAL MINHA CASA MINHA VIDA. Fone: FEVEREIRO

TUTORIAL MINHA CASA MINHA VIDA. Fone: FEVEREIRO TUTORIAL MINHA CASA MINHA VIDA O Template MCMV O Template MCMV Minha Casa Minha Vida tem como objetivo fornecer um arquivo BIM (Building Information Modeling) com Famílias e Famílias de Sistemas adaptados

Leia mais

RESULTADOS DE ENSAIOS DE DESEMPENHO DE ALVENARIAS DE BLOCOS DE CONCRETO

RESULTADOS DE ENSAIOS DE DESEMPENHO DE ALVENARIAS DE BLOCOS DE CONCRETO Em parceria com: Prof.Daniel Tregnago Pagnussat, Dr. UFRGS/CLN RESULTADOS DE ENSAIOS DE DESEMPENHO DE ALVENARIAS DE BLOCOS DE CONCRETO 1 Prof. Daniel Tregnago Pagnussat, Dr. PROFESSOR UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LMCC ENDEREÇO: Av. Roraima, 1000 Prédio 10, Campus Camobi, Santa Maria/RS CEP 97105-900 TELEFONE: (55) 3220.8608 (Fax) Direção 3220.8313 Secretaria 3220.8461

Leia mais

ANEXO B BLOCOS CERÂMICOS PARA ALVENARIA ESTRUTURAL E DE VEDAÇÃO

ANEXO B BLOCOS CERÂMICOS PARA ALVENARIA ESTRUTURAL E DE VEDAÇÃO ANEXO B BLOCOS CERÂMICOS PARA ALVENARIA ESTRUTURAL E DE VEDAÇÃO 1 OBJETIVO Estabelecer os critérios específicos para Blocos Cerâmicos para Alvenaria Estrutural e de Vedação, com foco na segurança, atendendo

Leia mais

ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR ADJUNTO EM REGIME DE 20 HORAS SEMANAIS PARA O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL Engenharia Civil Construção Civil I ALVENARIA ESTRUTURAL Aula 17 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc É um sistema construtivo racionalizado que além de constituir a estrutura do edifício, constitui a sua

Leia mais

Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016

Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016 Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016 PRINCIPAIS TIPOLOGIAS ALVENARIA ESTRUTURAL não se utilizam pilares e vigas, pois as paredes chamadas de portantes compõem a estrutura da edificação

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ALVENARIA ESTRUTURAL Definição: processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes de alvenaria como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL SERVIÇOS

ALVENARIA ESTRUTURAL SERVIÇOS Alvenaria Ministério Estruturalda Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Marcação da Alvenaria: Construção Civil II ( TC-025) Verificação do esquadro e nível do pavimento; Traçado

Leia mais

Norma de Desempenho. Líder em Tecnologia

Norma de Desempenho. Líder em Tecnologia Líder em Tecnologia Costumo dizer que um arquiteto deveria viver 200 anos. Precisa dos primeiros 100 anos para aprender. E precisa da outra metade para aplicar o que aprendeu. É uma disciplina difícil.

Leia mais

Aplicação das normas ABNT NBR Edificações habitacionais Desempenho e ABNT NBR Esquadrias

Aplicação das normas ABNT NBR Edificações habitacionais Desempenho e ABNT NBR Esquadrias Aplicação das normas ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais Desempenho e ABNT NBR 10821 - Esquadrias Enga. Fabiola Rago Beltrame Coordenadora da CEE-191 (ABNT) Esquadrias Diretora do IBELQ Instituto

Leia mais

SiNAT. Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores

SiNAT. Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores SiNAT Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores Maria Salette Weber Coordenadora Geral do PBQP-H Secretaria Nacional de Habitação Ministério das Cidades HISTÓRICO Década de 80: início

Leia mais

LINHA OPTIMA 4+ Tratamento térmico e acústico de ambientes

LINHA OPTIMA 4+ Tratamento térmico e acústico de ambientes LINHA OPTIMA 4 Tratamento térmico e acústico de ambientes LINHA OPTIMA A LINHA OPTIMA 4 é composta por painéis e feltros em uma nova geração de lã de vidro. Sua cor remete ao tom natural da terra e reforça

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO Obra: Construção de um Prédio Residencial Multifamiliar Local: Avenida Maria José Pinheiro Machado x Jorge Calixto nº 570 Planta aprovada nº 174/16 expedida

Leia mais

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO CENTRO EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO CENTRO EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO CENTRO EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA Propriedade: SENAI Área: 217 mil metros quadrados Jan/2015 Mai/2016 Set/2016 Mai/2016 Mai/2016

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175202 Protocolo de comparação interlaboratorial: ensaio de ação de calor e choque térmico Cláudio Vicente Mitidieri Filho Palestra apresentada na Reunião da Rede SIBRATEC de Desempenho

Leia mais

MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS CEUSAREVESTIMENTOS

MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS  CEUSAREVESTIMENTOS [ MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS [ PISO AQUECIDO Indicações: O sistema de piso aquecido é indicado para porcelanatos 60x60 cm, 80x80 cm, 20,2x86,5, 58,8x119,0 e 28,8x119,0 cm, assentados com junta de 2

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175270 Sistemas construtivos inovadores X convencionais Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentada no I Ciclo de Palestra de Engenharia Civil - CIPEC, Centro Universitário Tiradentes-Unit,

Leia mais

21,50 14,33 440,71 ESCAVAÇÃO MANUAL DE VALA PARA VIGA BALDRAME, COM PREVISÃO DE m³

21,50 14,33 440,71 ESCAVAÇÃO MANUAL DE VALA PARA VIGA BALDRAME, COM PREVISÃO DE m³ 1 Serviços Iniciais 1.1 PLACA DE OBRA EM CHAPA DE ACO GALVANIZADO 74209/1 m² 2,50 251,39 0,26 317,68 190,61 127,07 794,20 SUB-TOTAL 794,20 2 Fechamento refeitório 2.1 Retiradas e Demolições DEMOLIÇÃO DE

Leia mais

Av. Torres de Oliveira, 76 - CEP São Paulo/SP - Fone (11) Fax (11)

Av. Torres de Oliveira, 76 - CEP São Paulo/SP - Fone (11) Fax (11) ÁREA DE TECNOLOGIA - LABORATÓRIO RELATÓRIO DE ENSAIO N o 98681 2/8 Interessado: Brasil Minérios Ltda. Endereço: Rua João de Abreu s/n o, Quadra K 09, Lote 4 Goiânia/GO Referência: Orçamento 61034 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS Análise dos Critérios de Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575 Estudo de caso em empresas do programa Inovacon-CE AGRADECIMENTOS Instituições de ensino INOVACON Programa

Leia mais

HISTÓRIA. 2.2 Características Térmicas do Bloco CCA: Transmitância e capacidade térmica conceitos e valores

HISTÓRIA. 2.2 Características Térmicas do Bloco CCA: Transmitância e capacidade térmica conceitos e valores 1. HISTÓRIA O Concreto Celular Autoclavado foi desenvolvido na Suécia em 1924 por Joahan Axel Erickon, que buscava por um produto com características semelhantes à da madeira, com estrutura sólida, bom

Leia mais

PANORAMA DO COMPORTAMENTO ACÚSTICO EM EDIFICAÇÕES DO NORDESTE BRASILEIRO RESULTADOS DE ESTUDOS DE CASOS

PANORAMA DO COMPORTAMENTO ACÚSTICO EM EDIFICAÇÕES DO NORDESTE BRASILEIRO RESULTADOS DE ESTUDOS DE CASOS PANORAMA DO COMPORTAMENTO ACÚTICO EM EDIFICAÇÕE DO NORDETE BRAILEIRO REULTADO DE ETUDO DE CAO Otávio Joaquim da ilva Júnior 1*, Angelo Just da Costa e ilva 2 1: TECOMAT Tecnologia da Construção e Materiais

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP. Necessidades identificadas para atender a NBR Marcelo Nogueira

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP. Necessidades identificadas para atender a NBR Marcelo Nogueira 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP Necessidades identificadas para atender a NBR 15.575 Marcelo Nogueira Produtos Fornecedores Projetistas FOCO = Cliente Laboratórios Construtores 1ª

Leia mais

ARGAMASSA BRASIL + CASA DAS ARGAMASSAS

ARGAMASSA BRASIL + CASA DAS ARGAMASSAS Vai construir ou reformar? Conte com a Casa das Argamassas. Adquira argamassas para a sua obra, seja ela interna ou externa, temos o produto certo para você. Somos Revendedores Autorizados da Argamassa

Leia mais

A CERÂMICA INCARGEL. Qualidade: Com mais de 20 anos de tradição, a Cerâmica Incargel produz blocos cerâmicos estruturais e de vedação com a mais

A CERÂMICA INCARGEL. Qualidade: Com mais de 20 anos de tradição, a Cerâmica Incargel produz blocos cerâmicos estruturais e de vedação com a mais A CERÂMICA INCARGEL Com mais de 20 anos de tradição, a Cerâmica Incargel produz blocos cerâmicos estruturais e de vedação com a mais alta tecnologia e matéria prima de altíssima qualidade. Sua linha de

Leia mais

Sistemas de Paredes. Parede Acústica

Sistemas de Paredes. Parede Acústica CATÁLOGO TÉCNICO 04 Parede Acústica Parede composta por duas linhas de perfis cantoneiras e montantes em aço galvanizados independentes,com duas camadas de chapa de gesso sobrepostas em cada face e uma

Leia mais

ARGAMASSA BRASIL + CASA DAS ARGAMASSAS

ARGAMASSA BRASIL + CASA DAS ARGAMASSAS Vai construir ou reformar? Conte com os produtos da Argamassa Brasil. A Casa das Argamassas é a distribuidora autorizada na região. Possuímos uma linha completa para a sua necessidade, oferecendo produtos

Leia mais

Elementos de vedação e divisórios

Elementos de vedação e divisórios UNIV. FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV CIV601 - Técnicas Construtivas Elementos de vedação e divisórios Prof. Guilherme Brigolini CONCEITUAÇÃO vedação vertical: elementos que compartimentam

Leia mais

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento histórico de materiais, elementos e sistemas estruturais em alvenaria 23 1.1 História dos materiais da alvenaria 24 1.2 Pedra 24 1.3 Tijolos cerâmicos 26 1.4 Blocos sílico-calcários

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL II Alvenaria estrutural CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ESTRUTURA MISTA 2 TOTALMENTE ESTRUTURADO Quando os elementos estruturais de

Leia mais

ARCTEC ARQUITETURA CONSTRUÇÕES E TECNOLOGIA LTDA.

ARCTEC ARQUITETURA CONSTRUÇÕES E TECNOLOGIA LTDA. PÁGINA Nº: 1/6 RELATÓRIO DE ENSAIO : 01 INTERESSADO : ARCTEC ARQUITETURA CONSTRUÇÕES E TECNOLOGIA LTDA. A/C : Roberto Solano. REFERÊNCIA : Rua Ferreira de Andrade Nº 537, Cachambi. NATUREZA DO TRABALHO

Leia mais

Sistemas de Paredes. Parede Shaft Simples

Sistemas de Paredes. Parede Shaft Simples CATÁLOGO TÉCNICO 4 Parede Shaft Simples Parede composta por duas linhas de perfis guias e montantes em aço galvanizado interligadas por faixas de chapas de gesso, com uma camada de chapa de gesso em cada

Leia mais

5 Análise de resultados

5 Análise de resultados 97 5 Análise de resultados 5.1 Coleta de dados Com o objetivo de quantificar os dados necessários à comprovação da hipótese proposta foi necessária a consulta e análise de dados técnicos e quantitativos

Leia mais

Telefones: (48) / Apoio:

Telefones: (48) / Apoio: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Campus Universitário Trindade Florianópolis SC CEP 88040-900 Caixa Postal 476 Laboratório de Eficiência Energética

Leia mais

16/03/2015. Norma de Desempenho -NBR 15575:2013 (vedações verticais e cobertura) ESTRUTURA DA NORMA DE DESEMPENHO

16/03/2015. Norma de Desempenho -NBR 15575:2013 (vedações verticais e cobertura) ESTRUTURA DA NORMA DE DESEMPENHO Publicação: 19/02/2013 Exigibilidade: 19/07/2013 Norma de Desempenho -NBR 15575:2013 (vedações verticais e cobertura) A norma não se aplica a: Obras já concluídas / construções pré-existentes; Obras em

Leia mais

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT STEEL FRAME O Steel Frame é uma alternativa já consolidada e amplamente usada há dezenas de anos em países desenvolvidos. Ao contrário das estruturas convencionais de construção, são usados perfis de aço

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA QUADRA POLIESPORTIVA COM VESTIÁRIOS

Leia mais

SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA. ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc.

SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA. ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc. SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc. 1 O SISTEMA CONSTRUTIVO Ausência de vergas Lajes que se apoiam sobre os tijolos Juntas de assentamento

Leia mais

Data de Emissão: 09/04/2014 RELATÓRIO DE ENSAIOS ENSAIOS DE DESEMPENHO DE SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS INTERNAS E EXTERNAS

Data de Emissão: 09/04/2014 RELATÓRIO DE ENSAIOS ENSAIOS DE DESEMPENHO DE SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS INTERNAS E EXTERNAS RELATÓRIO DE ENSAIOS 1 de 9 ENSAIOS DE DESEMPENHO DE SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS INTERNAS E EXTERNAS BRICKA SISTEMAS CONSTRUTIVOS ABRIL DE 2014. RELATÓRIO DE ENSAIOS 2 de 9 Curitiba, 09 de abril de

Leia mais

PRECON INDUSTRIAL S/A BH.

PRECON INDUSTRIAL S/A BH. LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LMCC 1/7 ENDEREÇO: Av. Roraima, 1000 Prédio 10, Campus Camobi, Santa Maria/RS CEP 97105-900 TELEFONE: (55) 3220.8608 (Fax) Direção 3220.8313 Secretaria 3220.8461

Leia mais

Laboratório de Eficiência Energética em Edificações

Laboratório de Eficiência Energética em Edificações UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Campus Universitário Trindade Florianópolis SC CEP 88040-970 Caixa Postal 476 Laboratório de Eficiência Energética

Leia mais

Normas ABNT em Consulta Pública, Publicadas, Confirmadas ou Canceladas 18 de Outubro à 04 de Novembro de2016

Normas ABNT em Consulta Pública, Publicadas, Confirmadas ou Canceladas 18 de Outubro à 04 de Novembro de2016 em, Publicadas, Confirmadas ou Canceladas ABNT/CEE-185 ABNT NBR 16569 _ Parede e laje de concreto celular estrutural moldada no local para a construção de edificações Projeto, execução e controle Requisitos

Leia mais