Avaliação de Língua Portuguesa - 2 o Ano - 1 o Bimestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação de Língua Portuguesa - 2 o Ano - 1 o Bimestre"

Transcrição

1 Avaliação de Língua Portuguesa - 2 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. OBSERVE A TIRA COMPOSTA POR TRÊS QUADRINHOS: Ilustrações: Dawidson França A1. DE ACORDO COM O CONTEXTO DA TIRA, QUAL BALÃO É O MAIS ADEQUADO PARA MOSTRAR A REAÇÃO DA MENINA NO QUADRINHO 2? a. b. c. B1. EM RELAÇÃO AO CONTEXTO DA TIRA, PODE-SE AFIRMAR QUE: A. A MENINA NÃO GOSTA DE CACHORROS. B. A MENINA GOSTA DE CACHORROS. 2. CRIE UMA TIRA COM TRÊS QUADRINHOS PARA CONTAR UM FATO INESPERADO QUE PODERIA ACONTECER COM VOCÊ. PARA ISSO, FAÇA O PLANEJAMENTO DO TEXTO, CONSIDERANDO: VOCÊ SERÁ A PERSONAGEM PRINCIPAL DA TIRA; UM CENÁRIO PARA A HISTÓRIA; UM FATO INESPERADO; OUTROS PERSONAGENS QUE PARTICIPARÃO DA HISTÓRIA; RECURSOS EXPRESSIVOS GRÁFICO-VISUAIS QUE UTILIZARÁ (LEMBRE-SE DE QUE NÃO PODERÁ USAR PALAVRAS NA TIRA).

2 3. COMPLETE A TABELA ABAIXO COM AS LETRAS DO ALFABETO. EM SEGUIDA, RESPONDA À QUESTÃO PROPOSTA. B C D F G H J K L M N P Q R S T V W X Y Z COMO SÃO CHAMADAS AS LETRAS QUE ESTAVAM FALTANDO NA TABELA? 4. LEIA OS NOMES ABAIXO: MARIANA ROBERTO JULIANA PEDRO JOÃO VÍTOR A. SEPARE AS SÍLABAS DOS NOMES, DIVIDINDO-OS COM TRAÇOS COLORIDOS: MARIANA ROBERTO JULIANA PEDRO JOÃO VÍTOR B. QUAL É O NOME FORMADO COM O MENOR NÚMERO DE LETRAS? C. QUAIS SÃO OS NOMES FORMADOS COM O MAIOR NÚMERO DE SÍLABAS?

3 D. QUAL DESTES NOMES POSSUI UMA SÍLABA COMPOSTA DE UMA CONSOANTE, UMA CONSOANTE E UMA VOGAL? ( ) MARIANA ( ) ROBERTO ( ) JOÃO ( ) PEDRO 5. FORME NOVAS PALAVRAS COM AS SÍLABAS DOS NOMES DO EXERCÍCIO ANTERIOR. 6. LEIA A CURIOSIDADE ABAIXO SOBRE A INVENÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. O NOSSO ALFABETO É O LATINO, QUE SE ORIGINOU DO ALFABETO GREGO, DERIVADO DO FENÍCIO. COM APENAS VINTE E DUAS LETRAS, O ALFABETO FENÍCIO ERA MUITO MAIS SIMPLES QUE AS ESCRITAS CUNEIFORMES E HIEROGLÍFICAS. O ALFABETO FENÍCIO ERA CONSONANTAL. AS VOGAIS FORAM INVENTADAS MAIS TARDE PELOS GREGOS. DE ACORDO COM O TEXTO, QUAL CIVILIZAÇÃO INVENTOU AS VOGAIS? 7. A PALAVRA DERIVADO, NO TEXTO, SIGNIFICA: A. ( ) PERDIDO B. ( ) QUE SE ORIGINA DE C. ( ) QUE VEIO ANTES D. ( ) QUE É OPOSTO 8. ENCONTRE, NO TEXTO, UMA PALAVRA FORMADA PELA SEGUINTE ESTRUTURA SILÁBICA: VOGAL + CONSOANTE E VOGAL + CONSOANTE E VOGAL + CONSOANTE VOGAL E VOGAL = 9. DITADO ESCREVA AS PALAVRAS QUE SERÃO DITADAS PELO PROFESSOR: A. B. C. D. E. F. G. H.

4 10. PINTE, COM A MESMA COR, PALAVRAS IGUAIS ESCRITAS COM TIPOS DE LETRA DIFERENTES: ALFABETO GREGOS alfabeto VOGAIS gregos vogais LEIA A MENSAGEM ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES 11, 12 e 13: Thiago Oliveira 11. PARA QUEM O TEXTO FOI ESCRITO E QUAL É O ASSUNTO DA MENSAGEM? 12. QUAL É O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO PFFF UTILIZADA NA MENSAGEM? A. ( ) RESPONDA RÁPIDO B. ( ) POR FAVOR C. ( ) ESTOU NERVOSA D. ( ) RISOS 13. DE ACORDO COM O TEXTO: A. ( ) ANINHA NÃO RESPONDEU A MENSAGEM DA AMIGA. B. ( ) ANINHA RESPONDEU A MENSAGEM RAPIDAMENTE. C. ( ) ANINHA DEMOROU UM POUCO PARA RESPONDER A MENSAGEM DA AMIGA. D. ( ) ANINHA UTILIZOU DESENHOS PARA RESPONDER A MENSAGEM.

5 14. UTILIZANDO LETRA CURSIVA, ESCREVA UMA MENSAGEM PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA. UTILIZE EMOJIS E AS EXPRESSÕES TÍPICAS DA COMUNICAÇÃO FAMILIAR. 15. LEIA AS PALAVRAS ABAIXO. QUAIS DELAS INDICAM QUE AS COISAS NOMEADAS ESTÃO NO AUMENTATIVO? AVIÃO SALÃO CORAÇÃO AMIGÃO FEIJÃO LIÇÃO CABELÃO MENINÃO

6 Gabarito Avaliação de Língua Portuguesa - 2 o Ano - 1 o Bimestre Questão 1 (EF02LP18) (EF02LP11) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráficovisuais, em ilustrações de histórias em quadrinhos ou tira. Formular hipóteses sobre o conteúdo de textos, com base em títulos, legendas, imagens e pistas gráficas, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas. Resposta correta: letra A1) C; letra B1)B. Comentários da questão: Espera-se que os alunos sejam capazes de relacionar as informações presentes nas alternativas com o contexto apresentado. Se a menina tinha dúvidas se o cachorro era bravo, ou não, no segundo quadrinho, e passa a brincar com o cachorro no terceiro quadrinho, isso mostra que gosta de cachorros. O balãozinho, dentre os apresentados, que melhor representa esse sentimento é o com o coração. Retome com os alunos essas pistas e o significado de cada balãozinho, se apresentarem dificuldades na realização das questões. Questão 2 (EF02LP18) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico visuais, em ilustrações de histórias em quadrinhos ou tira. (EF02LP26) Reler os textos produzidos, com a mediação do professor e colaboração dos colegas, para fazer cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. (EF02LP19) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto. (EF02LP27) Reescrever o texto incorporando as alterações feitas na revisão e obedecendo às convenções de disposição gráfica e de inclusão de título e autoria. (EF02LP28) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em portador adequado impresso ou eletrônico. Resposta correta: Produção individual. Comentários da questão: Espera-se que os alunos coloquem em prática o que aprenderam, nas aulas de leitura, sobre como interpretar os recursos expressivos gráfico-visuais que aparecem nas tiras. Ao planejar uma tira com três quadrinhos para contar um fato inesperado que poderia acontecer com cada um (personagem principal), devem pensar nos recursos que podem utilizar para manter a coerência entre o fato inesperado e a reação das personagens. A mensagem pode ser transmitida ao leitor por meio das expressões corporais e com balões com desenhos que traduzem o pensamento das personagens. Favoreça oportunidades para que os alunos compartilhem as suas produções com os colegas. É uma excelente estratégia para ampliar o repertório dos alunos em relação à produção desse tipo de texto, ajudando-os a aprimorar suas produções.

7 Questão 3 (EF02LP31) Recitar o alfabeto na ordem das letras. Resposta correta: Os alunos deverão completar o quadro com as letras a, e, i, o, u. As letras que estavam faltando na tabela são as vogais. Comentários da questão: Espera-se que os alunos cheguem ao segundo ano conhecendo todas as letras do alfabeto, diferenciando-as em vogais e consoantes. Esse é um conhecimento imprescindível para que avancem na compreensão do sistema alfabético. Por meio de jogos e outras atividades, retome esse objeto de conhecimento com os alunos que ainda demonstrem não dominá-lo. Questão 4 (EF02LP30) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. (EF02LP33) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. Resposta correta: A. MA-RI-A-NA / RO-BER-TO / JU-LI-A-NA / PE-DRO / JO-ÃO / VI-TOR. B. JOÃO. C. MARIANA E JULIANA. D. PEDRO. Comentários da questão: Para responder às perguntas, os alunos têm que estabelecer relações entre as diferentes unidades linguísticas (fonemas, grafemas, sílabas e palavras), habilidade importante para que continuem avançando na compreensão do sistema de escrita alfabético. Se demonstrarem dificuldades em compreender as diversas estruturas silábicas, retome o trabalho, apresentando-as uma a uma, ou seja, elabore exercícios como este apenas com palavras formadas pelas sílabas canônicas, formadas por uma consoante e uma vogal. Gradativamente, introduza nas atividades palavras formadas por outras estruturas: somente por vogais, por consoante, vogal e consoante etc. Questão 5 (EF02LP30) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. (EF02LP33) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. Resposta correta: Palavras que podem ser formadas pelos alunos: MARI, MARIA, JOANA, ANA, LILIANA, AVIÃO, MATO, TOMA, PENA, PEÃO etc. Comentários da questão: Para criar novas palavras, considerando as sílabas dos nomes apresentados na atividade, assim como nos exercícios anteriores, os alunos têm que estabelecer relações entre as diferentes unidades linguísticas (fonemas, grafemas, sílabas e palavras). Se demonstrarem dificuldades em compreender as diversas estruturas silábicas, retome o trabalho solicitando aos alunos que criem novas palavras, partindo, num primeiro momento, de sílabas formadas apenas por consoante e vogal. Gradativamente, solicite que criem palavras com outras estruturas: CV + CV + CV; V + CV; V + CV + V, por exemplo. Questão 6 (EF02LP12) Localizar, em textos curtos, informações pontuais. Resposta correta: A CIVILIZAÇÃO GREGA.

8 Comentários da questão: Apenas os alunos alfabéticos e com alguma fluência na leitura serão capazes de localizar, de forma autônoma, informações explícitas em textos. Os que ainda apresentam dificuldades nesse sentido poderão responder à pergunta com a sua ajuda. Indique para esses alunos a parte do texto em que a informação se encontra e peça que releiam a frase para encontrá-la. Questão 7 (EF02LP17) Deduzir o significado de palavras desconhecidas ou pouco familiares, com base no contexto da frase ou texto. Resposta correta: letra B). Comentários da questão: Os alunos que apresentam uma maior fluência na leitura terão mais facilidade para analisar o contexto da palavra. Daí a importância de propiciar ao grupo a realização de atividades de sistematização sobre o sistema alfabético, por meio do estabelecimento de relações entre as diferentes unidades linguísticas: letra, fonema, estruturas silábicas e palavras. Para os alunos que demonstrarem dificuldades em responder à questão, ajude-os no exercício de substituir a palavra em destaque pelas expressões de cada alternativa. Questão 8 (EF02LP33) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. Resposta correta: ORIGINOU. Comentários da questão: Conhecer quais são as vogais e as consoantes do nosso alfabeto é imprescindível para que os alunos consigam responder à questão. Essa atividade é uma possibilidade de sistematização do domínio do sistema de escrita alfabética, propiciando o estabelecimento de relações entre as diferentes unidades linguísticas (grafemas, fonemas, sílabas e palavras). Compreensão importante para que os alunos se tornem cada vez mais fluentes na leitura. Questão 9 (EF02LP29) (EF02LP29) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e g; e e o, em posição átona em final de palavra). (EF02LP34) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n). Sugestão de resposta: Palavras para o ditado: lousa, avião, enfeite, saudade, faz, fazer, som, amam. Comentários da questão: Espera-se que os alunos sejam capazes de, ao escrever as palavras, relacionar a escrita com as regularidades estudadas em aula, nessa atividade espera-se que observem correspondências regulares contextuais (os sons do S e do Z, de acordo com a posição que essas letras ocupam nas palavras): o S no início de palavra tem som de S; o S no meio de palavra, entre duas vogais, tem som de Z; o Z no início de sílaba tem som de Z; o Z no final de sílaba tem som de S; as letras M e N e o sinal gráfico til são indicadores da nasalização, ou seja, os responsáveis pela formação das vogais nasais. Incentive o grupo a consultar os cartazes de regras da sala, os bancos de palavras formados nas aulas e a pesquisar novas palavras relacionadas a essas regularidades, para que avancem no domínio de algumas convenções ortográficas. Questão 10 (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. Resposta correta: ALFABETO alfabeto GREGOS gregos VOGAIS vogais Comentários da questão: É importante que, desde o início do Segundo Ano, os alunos sejam convidados a ler palavras, frases e textos com os diferentes tipos de letra de imprensa: as maiúsculas e minúsculas. Embora alguns materiais indicados para esta faixa etária apresentem escritas apenas com letra de imprensa

9 maiúscula, não deixe de oferecer oportunidades aos seus alunos para que também tenham contato com a letra minúscula. Isso pode ocorrer com as placas dos nomes dos alunos da turma, por meio da exposição do alfabeto na parede e pela leitura de livros de literatura. Questão 11 (EF02LP09) Ler, com autonomia e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente e, em seguida, em voz alta. (EF02LP11) (EF02LP12) Formular hipóteses sobre o conteúdo de textos, com base em títulos, legendas, imagens e pistas gráficas, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas. Localizar, em textos curtos, informações pontuais. Resposta correta: O texto foi escrito para a Aninha, e o assunto da mensagem é que uma menina quer saber se sua amiga ficou com sua caneta marca-texto. Comentários da questão: Espera-se que a maioria dos alunos leia a mensagem com autonomia, por se tratar de um texto curto, com vocabulário familiar e escrito com letra de imprensa maiúscula. Observe se algum aluno apresenta dificuldades na realização da atividade. Isso significa que ainda não domina as principais características do sistema de escrita alfabético, aprendizagem fundamental para que avance no desenvolvimento das habilidades de leitura. Questão 12 (EF02LP11) (EF02LP17) Formular hipóteses sobre o conteúdo de textos, com base em títulos, legendas, imagens e pistas gráficas, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas. Deduzir o significado de palavras desconhecidas ou pouco familiares, com base no contexto da frase ou texto. Resposta correta: letra B). Comentários da questão: Para responder à pergunta, os alunos deverão considerar que, na escrita dessas expressões, as vogais são retiradas das palavras. Assim, pf corresponde a por favor ; bj corresponde a beijo ; vc a você, e assim por diante. Para ampliar o repertório dos alunos, incentive-os a fazer uma lista das principais expressões utilizadas nas mensagens que circulam nas redes sociais. Além de explorar o significado das expressões, esse exercício é uma boa oportunidade para propor aos alunos reflexões sobre o sistema de escrita da língua portuguesa, que tem as vogais como base das sílabas. Por exemplo: sem as vogais, e sem considerar um contexto específico, como saber o significado de bl? Pode ser bala, bola, bule, bolo etc. Questão 13 (EF02LP11) Formular hipóteses sobre o conteúdo de textos, com base em títulos, legendas, imagens e pistas gráficas, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas. Resposta correta: letra C). Comentários da questão: Para responder à pergunta, os alunos deverão considerar vários aspectos do texto simultaneamente: a mensagem, expressa por palavras, as horas indicadas neste tipo de texto e um estilo gráfico, o negrito, na indicação da mudança da pessoa que escreve a mensagem. Se os alunos demonstrarem dificuldades na realização da atividade, converse com elas sobre os vários aspectos um a um, para que sejam capazes de articulá-los posteriormente, habilidade necessária na indicação da resposta correta. Questão 14 (EF02LP21) Escrever bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital ( , mensagem em rede social etc.), mantendo as características do gênero textual e dos portadores, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Resposta correta: Produção individual.

10 Comentários da questão: Oriente os alunos a utilizar em seus textos palavras organizadas em frases curtas, emojis e expressões típicas dessas mensagens. Na organização das frases, é importante considerar as letras maiúsculas no início e os sinais de pontuação no término de cada uma. É preciso articular, também, de forma coerente, os três aspectos para que a produção seja considerada um texto. É um bom momento para retomar com os alunos a importância e o significado do espaço e dos sinais de pontuação na escrita. Questão 15 (EF02LP40) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho. Resposta correta: Salão, amigão, cabelão e meninão. Comentários da questão: Para responder à pergunta corretamente, os alunos deverão considerar o conceito de aumentativo e como ele pode ser indicado na escrita das palavras. Sendo assim, é importante que percebam que o sufixo -ão, além de estar relacionado à nasalização de sílabas de algumas palavras, em algumas situações, indica também o aumentativo. Ajude os alunos a perceber em quais situações a palavra terminada em -ão se refere a algo nomeado em tamanho maior.

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens www.apoioaaula.com.br Sequência Didática Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens Introdução A compreensão de que

Leia mais

Samira Campedelli ANO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA. MLMD_PORT2_FINAL_CARAC_F4.indd 1 14/01/18 16:32

Samira Campedelli ANO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA. MLMD_PORT2_FINAL_CARAC_F4.indd 1 14/01/18 16:32 Samira Campedelli 2º- ANO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA MLMD_PORT2_FINAL_CARAC_F4.indd 1 14/01/18 16:32 Material Digital do Professor Olá, Professor! Apresentação Este livro procura fornecer sugestões

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem Apreciar poema, observando rimas Alfabeto maiúsculo e minúsculo em letras de imprensa e cursiva Retomar o alfabeto, a grafia das

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2º Construção do sistema alfabético/ Convenções

Leia mais

programação curricular

programação curricular programação curricular Ensino Fundamental Anos iniciais 1º a 5º ano Referêncial teórico 2018 digital.indb 1 03/01/2019 14:54:30 Sumário PROGRAMAÇÃO CURRICULAR 1º ANO... 3 Língua Portuguesa...4 Arte...

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE ETAPA :1ª Etapa ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 5º Ano 1 e 2 PROFESSOR (AS): Carmen Lúcia DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A Escola e as habilidades para

Leia mais

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Língua Portuguesa do 1ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016-2017 PORTUGUÊS - 1 º ANO Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho Oralidade Interação discursiva Compreensão e expressão 1. Respeitar regras da interação

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018)

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação incidirá no desempenho

Leia mais

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras Compreender a importância de valores, como o respeito, a cortesia e a tolerância, nos processos de interlocução (comunicação

Leia mais

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo Domínios Ponderação (80%) Operacionalização/Indicadores Instrumentos de avaliação Oralidade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais Português 1º Ano Página 1 de 18 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Leia mais

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI A produção de textos na alfabetização Dificuldades mais comuns na escrita das crianças: ortografia, cópias e ditados A produção de textos na

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO COMPREENSÃO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 1º ano Ano letivo:2018/2019

Critérios de Avaliação de Português 1º ano Ano letivo:2018/2019 APRENDZAGEN EENCA NVE DE DEEMPENHO PERFL DO ALUNO NVE DE AVALAÇÃO DOMÍNO Oralidade OJETVO 1.Respeitar regras da interação discursiva. 1.Escuta, sem dificuldade, os outros e espera pela sua vez para falar.

Leia mais

Plano Curricular de Português

Plano Curricular de Português 1.º Período Plano Curricular de Português 2.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 Aulas Previstas Aulas Dadas Oralidade Respeitar regras da interação discursiva. Respeitar o princípio de cortesia e usar formas

Leia mais

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 ANO LETIVO 2017 / 2018 1º Ciclo Planificação Anual Disciplina: Português Ano de Escolaridade: 2º ano 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 Domínios METAS ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS Nº DE AULAS PREVISTAS

Leia mais

Jardim-Escola João de Deus 1.º Ano [PLANIFICAÇÃO ANUAL Metas Curriculares] Planificação: Metas Curriculares do Português

Jardim-Escola João de Deus 1.º Ano [PLANIFICAÇÃO ANUAL Metas Curriculares] Planificação: Metas Curriculares do Português Planificação: Metas Curriculares do Português Domínio Objetivos gerais Descritores de Desempenho Conteúdos programáticos Oralidade 1. Respeitar regras da interação discursiva. 2. Escutar discursos breves

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2.º ANO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2.º ANO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 2016/2017 Oralidade Compreensão do Oral Entoação e ritmo Vocabulário: sinónimos, antónimos, Instruções; indicações Informação essencial e acessória Tema e assunto

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Objeto de estudo A linguagem como espaço de interação. A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Língua Portuguesa 1º

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano PORTUGUÊS 1.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ Subdomínio ORALIDADE LEITURA E ESCRITA Metas a atingir Meses do Ano S O N D J F M A M J Respeitar regras da interação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 2.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 2.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 2.ºano PORTUGUÊS 2.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ Subdomínio ORALIDADE LEITURA E Metas Meses do Ano S O N D J F M A M J Respeitar regras de interação discursiva 1. Respeitar

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Regras e papéis da interação oral Formas de tratamento e princípios de cortesia Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial e acessória Reconto Tema e assunto 1

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017 Nº de aulas/horas previstas: 1º período: 104h 2º período: 104h 3º período: 80h Nº de dias previstos: 1º período: 63 dias 2º período:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1º ANO Tema Conteúdos de aprendizagem Interação discursiva Oralidade - Princípio da cortesia - Resposta, pergunta, pedido Compreensão e expressão - Articulação, entoação e

Leia mais

Avaliação de Língua Portuguesa - 1 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Língua Portuguesa - 1 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Língua Portuguesa - 1 o Ano - 1 o Bimestre 1. OBSERVE AS PLACAS ABAIXO E RESPONDA: Questões Denatran Freepik CRY 1 2 3 A. QUAL PLACA MOSTRA O BANHEIRO FEMININO? B. QUAL

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

2º ano Planificação do 1º período Português

2º ano Planificação do 1º período Português Unidade 1 - Setembro 2º ano Planificação do 1º período Português Domínio Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Leitura 1. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Conhecer

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA ENSINO FUNDAMENTAL I TURMAS: 4º Ano 1 e 2 PROFESSOR (AS): Ana Maria DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A Escola e as habilidades para a vida

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS ANO LETVO 2016/2017 CRTÉRO DE AVALAÇÃO 1º CCLO 1º ANO DE ECOLARDADE PORTUGUÊ DOMÍNO OJETVO DECRTORE/ PER DE DEEMPENHO 1. Respeitar 1.Escuta, sem dificuldade, os outros e Oralidade regras da espera pela

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Domínios Oralidade Compreensão do Oral Respeitar regras da interação discursiva.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Português

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Português 1.º Período Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Português Oralidade Compreensão do Oral Respeitar regras da interação discursiva. Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial

Leia mais

anglo BNCC CADERNO DE HABILIDADES ANOS INICIAIS

anglo BNCC CADERNO DE HABILIDADES ANOS INICIAIS anglo ANOS INICIAIS CADERNO DE BNCC ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA Leila T. S. Rensi Mariângela Dassi São João Maria Cristina Tempesta HISTÓRIA e GEOGRAFIA Débora Cristina de Assis Godoy Lúcia R.

Leia mais

Língua Portuguesa. 3 Ano E.F. OBJETO DO CONHECIMENTO HABILIDADE LINGUAGEM

Língua Portuguesa. 3 Ano E.F. OBJETO DO CONHECIMENTO HABILIDADE LINGUAGEM 1ª Língua Portuguesa 3 Ano E.F. CAMPO DE ATUAÇÃO PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETO DO CONHECIMENTO HABILIDADE VIDA COTIDIANA VIDA PÚBLICA PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA ARTÍSTICO-LITERÁRIO Reconstrução das condições

Leia mais

UNIDADE 1 (até meados de outubro)

UNIDADE 1 (até meados de outubro) Domínios Oralidade Leitura e Escrita Compreensão do Oral Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial e acessória Tema e assunto Reconto Expressão Oral Articulação, entoação Vocabulário

Leia mais

2º bimestre Quadro bimestral

2º bimestre Quadro bimestral Referência no material didático Unidades 3 e 4 Objetos de conhecimento Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade Regras de convivência em sala de aula Procedimentos

Leia mais

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF ABAIXO DO BÁSICO ATÉ 600 PONTOS Os alunos que se encontram no Padrão de Desempenho Abaixo do Básico apresentam manifestações de habilidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita, como também

Leia mais

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL Gêneros Textuais São modelos comunicativos que nos possibilitam

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Português Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro/outubro Domínio/ Objetivos / Descritores Oralidade Compreensão do

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1 PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Respeitar regras da interação discursiva. Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Respeitar o princípio de cortesia. Escutar discursos

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER UNIDADE 1 E assim surgiu a escrita Origem da escrita Nossas primeiras

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 2º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Português Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2º

Leia mais

ANO LETIVO 2016/ Planificação Anual/Trimestral/Mensal 1ºANO

ANO LETIVO 2016/ Planificação Anual/Trimestral/Mensal 1ºANO ANO LETIVO 2016/ 2017 Planificação Anual/Trimestral/Mensal 1ºANO Português 1ºPERÍODO NOTA: As planificações foram elaboradas de acordo com o Programa do Ensino Básico de 2015, de acordo com as Metas Curriculares.

Leia mais

Planificação de Português 1_º Ano de Escolaridade Ano Letivo- 2018/2019 1º Período Mês: setembro/outubro OBJETIVOS/ CONTEÚDOS DESCRITORES

Planificação de Português 1_º Ano de Escolaridade Ano Letivo- 2018/2019 1º Período Mês: setembro/outubro OBJETIVOS/ CONTEÚDOS DESCRITORES 1º Período Mês: setembro/outubro DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/ OBJETIVOS/ ATIVIDADES AVALIAÇÃO ARTICULAÇÃO CONTEÚDOS DESCRITORES EXPERIMENTAIS HORIZONTAL ORALIDADE LEITURA E ESCRITA LEITURA E ESCRITA Interação

Leia mais

As capacidades lingüísticas da alfabetização

As capacidades lingüísticas da alfabetização As capacidades lingüísticas da alfabetização A seção apresenta, na forma de verbetes, conceitos e concepções que são fundamentos da abordagem proposta. A seção apresenta os objetivos e a estrutura do texto

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo 2015 2016 1º PERÍODO CONTEÚDOS - COMPREENSÃO DO ORAL manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais mobilizar conhecimentos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTC DE ESCRT PRÁTC DE LETUR ORLDDE LÍNGU PORTUGUES 3º NO 1º BMESTRE EXO CONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente.

Leia mais

Código 0239P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0239P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Língua Portuguesa aprovada no PNLD 2019 Código 0239P19011 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Interação discursiva/intercâmbio oral no contexto escolar Constituição da

Leia mais

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar Planificação Anual Ano Letivo 2014/2015 Área Curricular Disciplinar - PRTUGUÊS - 1.º Ano DMÍNIS DE REFERÊNCIA / BEJTIVS/DESCRITRES DIAS LETIVS PREVISTS 1.º P E R Í D ralidade Respeitar regras da interação

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita.

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita. Professor (a): Taciane T. Sgarabotto PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Poesia: A Chácara do Chico Bolacha Autor: Cecília Meireles Competências Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização

Leia mais

Quadrinhas e mais quadrinhas: brincando com as palavras

Quadrinhas e mais quadrinhas: brincando com as palavras Sequência Didática 4-2 o Ano 2 o bimestre Quadrinhas e mais quadrinhas: brincando com as palavras Introdução As quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo, conhecidas também como poesias populares.

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita - PARTE 2

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita - PARTE 2 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita - PARTE 2 Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Abril/2018 1 Compreender os processos

Leia mais

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES Disciplina de PORTUGUÊS 2.º Ano Ano letivo 2015/2016

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES Disciplina de PORTUGUÊS 2.º Ano Ano letivo 2015/2016 DOMÍNIOS Conteúdos Metas curriculares ORALIDADE LEITURA E ESCRITA Interação discursiva Princípio de cortesia; formas de tratamento Resposta, pergunta, pedido Compreensão e expressão Tom de voz, articulação,

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Português Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Português Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Português Ano letivo de 2014/2015 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Oralidade Compreensão do Oral Respeitar

Leia mais

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Português 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Setembro Prestar atenção ao que ouve de modo a cumprir instruções. Manifestar sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos

Leia mais

Diferentes abordagens de alfabetização

Diferentes abordagens de alfabetização ALFABETIZAÇÃO Diferentes abordagens de alfabetização MODELO 1 (MÉTODO FONÉTICO OU DIRETO) Identificar oralmente os fonemas da língua (sons). Corresponder o fonema ao grafema: mostrar a letra e a pronuncia

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS

PROGRAMA DE CONTEÚDOS C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas

PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1ºAno Aulas (horas) previstas 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas setembro : 14h. Utilizar a linha de base como suporte da escrita. : Pelo muro acima Luísa

Leia mais

1º Período Português 2.º ANO setembro Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho

1º Período Português 2.º ANO setembro Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho 1º Período Português 2.º ANO setembro Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho Oralidade Interação discursiva Princípio de cortesia; formas de tratamento Resposta, pergunta,

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1.º Ciclo Área Curricular: Português Ano de escolaridade: 1.º Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala de aula, da escola e da comunidade

Leia mais

GABARITO 3º ANO. Item Habilidades Descrição Categoria Pontos 1. Nome e sobrenome A 2. Somente o nome B 1 Não reconhecível C 0 Ausência de resposta D 0

GABARITO 3º ANO. Item Habilidades Descrição Categoria Pontos 1. Nome e sobrenome A 2. Somente o nome B 1 Não reconhecível C 0 Ausência de resposta D 0 GABARITO 3º ANO PONTUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Item Habilidades Descrição Categoria Pontos 1 Nome e sobrenome A 2 Escrever o próprio nome Somente o nome B 1 Não reconhecível Ausência de resposta 2 3.1 3.2

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 PORTUGUÊS- 2ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 PORTUGUÊS- 2ºANO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 PORTUGUÊS-

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Português 2.º Ano /2016

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Português 2.º Ano /2016 Oralidade (02) ANUAL 168 dias letivos Interação discursiva 1. Respeitar regras da interação discursiva. Princípio de cortesia; formas de tratamento 1. Respeitar o princípio de cortesia e usar formas de

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem

Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem O que são seqüências didáticas? As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que

Leia mais

PLANEJAMENTO IDENTIDADE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE

PLANEJAMENTO IDENTIDADE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE Professora: Raquel de Lemos Tochetto PLANEJAMENTO IDENTIDADE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE Mês: Outubro Competências Linguagem oral, leitura e escrita Objetivo geral: Apropriar-se de sua identidade

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MARCÍLIA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Suprime a esperança de chegar e ocultam-se as forças para andar. Santo Agostinho Livros: 1. Português Linguagens 2 William Cereja e Thereza Cochar

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Português: 2.º Ano de Escolaridade

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Português: 2.º Ano de Escolaridade Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Português: 2.º Ano de Escolaridade 2016-2017 Metas Oralidade1 1. Respeitar regras da 1. Respeitar o princípio de cortesia e usar formas

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Contos poemas Narração. Fábula Dicionário Receita Trabalhar conceitos, estruturas e produções

Leia mais

1º ANO DE ESCOLARIDADE

1º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

1º ANO DE ESCOLARIDADE

1º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Quadro de conteúdos e objetivos 1. Os sinais Placas de sinalização Símbolos, letras e números Texto informativo Lista de combinados da turma Ler e compreender

Leia mais