PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL"

Transcrição

1 ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2º Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita 2º Construção do sistema alfabético e da ortografia 2º Construção do sistema alfabético e da ortografia 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. (EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). EE4OC10DA47. Grafar, adequadamente, as escritas, usando variados tipos de letras (imprensa, maiúscula e cursiva). EE4OC10DA48. Ampliar a categorização gráfica e funcional das letras. EE4OC10DA59. Usar, corretamente, as letras maiúscula e minúscula nos textos produzidos. EE4OC10DA60. Segmentar, adequadamente, as palavras nos textos produzidos. EE4OC10DA61. Iniciar os conhecimentos e a prática de pontuação de textos. EE4OC11DA67. Produzir frases, com segmentação correta e elementos convencionais, como letra maiúscula no início e pontuação final. EE4OC10DA60. Segmentar, adequadamente, as palavras nos textos produzidos.(relaciona-se) 2º Construção do sistema alfabético (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com

2 e da ortografia 2º Construção do sistema alfabético e da ortografia 2º Conhecimento do alfabeto do português do Brasil 2º Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação 2º Segmentação de palavras/classificação de palavras por número de sílabas sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. (EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n). (EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto. (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. (EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos. 2º Pontuação (EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. 2º Sinonímia e antonímia/morfologia/pontuação (EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-. 2º Morfologia (EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho. 2º Compreensão em leitura (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando EE4OC10DA47. Grafar, adequadamente, as escritas, usando variados tipos de letras (imprensa, maiúscula e cursiva). EE4OC11DA67. Produzir frases, com segmentação correta e elementos convencionais, como letra maiúscula no início e pontuação final. EE3OC7DA37. Analisar o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação expressiva, como ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, etc EE4OC10DA61. Iniciar os conhecimentos e a prática de pontuação de textos. EE2OC2DA6. Utilizar o repertório de textos de tradição oral, como parlendas, quadrinhas, adivinhas para brincar, jogar e aprender. EE3OC4DA14. Utilizar diferentes tipos e gêneros

3 2º Escrita autônoma e compartilhada 2º Escrita autônoma e compartilhada sua forma de organização à sua finalidade. (EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. (EF02LP14) Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 2º Produção de texto oral (EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia. 2º Forma de composição do texto (EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, s, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. 2º Forma de composição do texto (EF02LP17) Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando textuais14 e ser capaz de compreender seus usos e funções. EE3OC6DA20. Ler textos em diferentes situações. EE3OC6DA22. Ler textos (poemas, tirinhas, canções, trovinhas, parlendas, adivinhas, travalínguas) com autonomia. EE3OC6DA24. Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção EE3OC7DA28. Reconhecer finalidades dos textos lidos pelo professor e pelas crianças EE2OC2DA7. Produzir, oralmente, textos de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, etc.). EE4OC11DA72. Revisar, de forma autônoma, os textos, retomando as partes já escritas e planejando as subsequentes EE4OC10DA65. Conhecer e usar palavras ou expressões que estabelecem a coesão, como:

4 expressões que marquem a passagem do tempo ( antes, depois, ontem, hoje, amanhã, outro dia, antigamente, há muito tempo etc.), e o nível de informatividade necessário. 2º Escrita compartilhada (EF02LP18) Planejar e produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 2º Produção de texto oral (EF02LP19) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, notícias curtas para público infantil, para compor jornal falado que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 2º Imagens analíticas em textos (EF02LP20) Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações). 2º Pesquisa (EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades. 2º Produção de textos (EF02LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação progressão de tempo, marcação do espaço e relações de causalidade. EE2OC2DA7. Produzir, oralmente, textos de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, etc.). EE3OC7DA28. Reconhecer finalidades dos textos lidos pelo professor e pelas crianças. EE4OC11DA69. Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, com apoio ou não de um escriba.

5 comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. 2º Escrita autônoma (EF02LP23) Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado. 2º Planejamento de texto oral Exposição oral 2º Forma de composição dos textos/adequação do texto às normas de escrita (EF02LP24) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto. (EF02LP25) Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. 2º Formação do leitor literário (EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura. 2º Escrita autônoma e compartilhada 2º Formas de composição de narrativas (EF02LP27) Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor. (EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e EE2OC2DA5. Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate e a contação de histórias. EE2OC2DA7. Produzir, oralmente, textos de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, etc.). MATRIZ CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: EE3OC6DA22. Ler textos (poemas, tirinhas, canções, trovinhas, parlendas, adivinhas, travalínguas) com autonomia. *EE1OC1DA2. Interessar-se por leitura. (Literatura) EE1OC2DA15. Recontar, por escrito, um texto ouvido, com ou sem ajuda. EE4OC10DA50. Usar, sistematicamente, unidades fonológicas, como sílabas, rimas, aliterações e terminações de palavras.

6 ambientes. 2º Formas de composição de textos poéticos visuais (EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais. 1º, 2º Decodificação/Fluência de leitura (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. 1º, 2º Formação de leitor (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses. 1º, 2º Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão (EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação. EE3OC6DA19. Ler em voz alta, com autonomia, reconhecendo, globalmente, as palavras. EE3OC6DA20. Ler textos em diferentes situações. (relaciona-se) EE1OC1DA2. Conhecer os usos e as funções sociais da escrita e da leitura, no cotidiano onde se insere e na cultura escolar. (relaciona-se) EE4OC10DA61. Iniciar os conhecimentos e a prática de pontuação de textos. 1º, 2º Compreensão em leitura (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa EE3OC4DA14. Utilizar diferentes tipos e gêneros textuais14 e ser capaz de compreender seus autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, usos e funções convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou EE3OC6DA20. Ler textos em diferentes impressos), dentre outros gêneros do campo da vida situações. cotidiana, considerando a situação comunicativa e o EE3OC6DA21. Ler textos não verbais, em tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. diferentes suportes. EE3OC7DA25. Compreender textos lidos por outras pessoas e por si mesmo, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos. EE3OC7DA28. Reconhecer finalidades dos textos lidos pelo professor e pelas crianças. 1º, 2º Escrita compartilhada (EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os Planejar intervenções orais em situações

7 colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. 1º, 2º Produção de texto oral (EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. 1º, 2º Forma de composição do texto (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. 1º, 2º Compreensão em leitura (EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 1º, 2º Compreensão em leitura (EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do públicas: exposição oral, debate e a contação de histórias EE2OC2DA6. Utilizar o repertório de textos de tradição oral, como parlendas, quadrinhas, adivinhas para brincar, jogar e aprender.(relaciona-se) EE3OC7DA25. Compreender textos lidos por outras pessoas e por si mesmo, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos. EE3OC6DA20. Ler textos em diferentes situações. EE3OC6DA21. Ler textos não verbais, em diferentes suportes.

8 campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 1º, 2º Compreensão em leitura (EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 1º, 2º Escrita compartilhada (EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 1º, 2º Escrita compartilhada (EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. 1º, 2º Produção de texto oral (EF12LP13) Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. EE3OC6DA20. Ler textos em diferentes situações. EE3OC7DA25. Compreender textos lidos por outras pessoas e por si mesmo, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos. EE2OC2DA5. Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate e a contação de histórias. 1º, 2º Forma de composição do texto (EF12LP14) Identificar e reproduzir, em fotolegendas de EE2OC2DA7. Produzir, oralmente, textos de

9 notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. 1º, 2º Forma de composição do texto (EF12LP15) Identificar a forma de composição de slogans publicitários. 1º, 2º Forma de composição do texto (EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens. 1º, 2º Compreensão em leitura (EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 1º, 2º Apreciação estética/estilo (EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. 1º, 2º Formas de composição de textos (EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, poéticos sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações. diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, etc.). EE3OC6DA24. Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção. EE1OC2DA21. Reconhecer recursos literários, como as rimas e as aliterações nos textos poéticos, identificando a função de sonoridade ou musicalidade dos mesmos. EE1OC2DA21. Reconhecer recursos literários, como as rimas e as aliterações nos textos poéticos, identificando a função de sonoridade ou musicalidade dos mesmos. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Reconstrução das condições de (EF15LP01) Identificar a função social de textos que EE1OC1DA2. Conhecer os usos e as funções

10 1º; 2º; 3º; 4º; 5º produção e recepção de textos Estratégia de leitura circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. sociais da escrita e da leitura, no cotidiano onde se insere e na cultura escolar. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Estratégia de leitura (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. EE3OC7DA30. Localizar informações explícitas em textos ouvidos ou lidos. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Estratégia de leitura (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Planejamento de texto (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, EE1OC1DA1. Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita e da leitura na sociedade. EE4OC11DA68. Planejar a escrita de textos, considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais, para atender diferentes finalidades, com ajuda de um escriba e, posteriormente, com autonomia.

11 informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Revisão de textos (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Edição de textos (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Utilização de tecnologia digital (EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Oralidade pública/intercâmbio conversacional em sala de aula (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Escuta atenta (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Características da conversação espontânea (EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, EE4OC11DA72. Revisar, de forma autônoma, os textos, retomando as partes já escritas e planejando as subsequentes. EE2OC2DA3. Participar das interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os demais. EE2OC2DA4. Escutar, com atenção, textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais (exposição oral, contos, debates, arguição), comuns em situações públicas, analisando-os criticamente. (RELACIONA-SE)

12 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Relato oral/registro formal e informal 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Leitura de imagens em narrativas visuais selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor. (EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Formação do leitor literário (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Leitura colaborativa e autônoma (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas. *EE1OC1DA1. Identificar o livro como objeto do conhecimento literário. (Literatura) *EE1OC1DA2. Interessar-se por leitura. (Literatura) *EE1OC1DA3. Desenvolver atitudes e hábitos de respeito ao objeto livro e aos textos da literatura infantil. (Literatura) EE1OC2DA9. Ler os textos propostos ou escolhidos, com ajuda ou com autonomia. *EE1OC2DA11. Ampliar o conhecimento sobre os contos e fábulas trabalhados anteriormente. (Literatura) 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Apreciação estética/estilo (EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, *EE1OC2DA20. Iniciar a caracterização do

13 observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Formação do leitor literário/leitura multissemiótica recursos gráficos. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º Contagem de histórias (EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. conto, da fábula e do poema. (RELACIONA-SE) (Literatura) *EE1OC2DA15. Recontar, por escrito, um texto ouvido, com ou sem ajuda. (Literatura)

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

programação curricular

programação curricular programação curricular Ensino Fundamental Anos iniciais 1º a 5º ano Referêncial teórico 2018 digital.indb 1 03/01/2019 14:54:30 Sumário PROGRAMAÇÃO CURRICULAR 1º ANO... 3 Língua Portuguesa...4 Arte...

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE ETAPA :1ª Etapa ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 5º Ano 1 e 2 PROFESSOR (AS): Carmen Lúcia DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A Escola e as habilidades para

Leia mais

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem Apreciar poema, observando rimas Alfabeto maiúsculo e minúsculo em letras de imprensa e cursiva Retomar o alfabeto, a grafia das

Leia mais

anglo BNCC CADERNO DE HABILIDADES ANOS INICIAIS

anglo BNCC CADERNO DE HABILIDADES ANOS INICIAIS anglo ANOS INICIAIS CADERNO DE BNCC ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA Leila T. S. Rensi Mariângela Dassi São João Maria Cristina Tempesta HISTÓRIA e GEOGRAFIA Débora Cristina de Assis Godoy Lúcia R.

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

Língua Portuguesa. 3 Ano E.F. OBJETO DO CONHECIMENTO HABILIDADE LINGUAGEM

Língua Portuguesa. 3 Ano E.F. OBJETO DO CONHECIMENTO HABILIDADE LINGUAGEM 1ª Língua Portuguesa 3 Ano E.F. CAMPO DE ATUAÇÃO PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETO DO CONHECIMENTO HABILIDADE VIDA COTIDIANA VIDA PÚBLICA PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA ARTÍSTICO-LITERÁRIO Reconstrução das condições

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA ENSINO FUNDAMENTAL I TURMAS: 4º Ano 1 e 2 PROFESSOR (AS): Ana Maria DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A Escola e as habilidades para a vida

Leia mais

COMPONENTE ANO/FAIXA CAMPOS DE ATUAÇÃO PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES. Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

COMPONENTE ANO/FAIXA CAMPOS DE ATUAÇÃO PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES. Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) COMPONENTE ANO/FAIXA CAMPOS DE ATUAÇÃO PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES 1º Protocolos de leitura (EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER Conto infantil de Simão de Miranda MANUAL DE APOIO AO PROFESOR PARA O TRABALHO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Livro Indicado para a Educação Infantil (Creche

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM Bingo de nomes (Para começo de conversa) Game LP - Interface 3 - Pág. 18 Circunstâncias/Apresentação pessoal (Para começo de conversa) Animação Interativa LP -

Leia mais

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras Compreender a importância de valores, como o respeito, a cortesia e a tolerância, nos processos de interlocução (comunicação

Leia mais

Código 0239P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0239P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Língua Portuguesa aprovada no PNLD 2019 Código 0239P19011 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Interação discursiva/intercâmbio oral no contexto escolar Constituição da

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Objeto de estudo A linguagem como espaço de interação. A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Língua Portuguesa 1º

Leia mais

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Quadro de conteúdos e objetivos 1. Os sinais Placas de sinalização Símbolos, letras e números Texto informativo Lista de combinados da turma Ler e compreender

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTC DE ESCRT PRÁTC DE LETUR ORLDDE LÍNGU PORTUGUES 3º NO 1º BMESTRE EXO CONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente.

Leia mais

2º bimestre Quadro bimestral

2º bimestre Quadro bimestral Referência no material didático Unidades 3 e 4 Objetos de conhecimento Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade Regras de convivência em sala de aula Procedimentos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais Português 1º Ano Página 1 de 18 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA I- QUANTO À ESTRUTURA UNIDADE TEMÁTICA BNCC

Leia mais

Samira Campedelli ANO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA. MLMD_PORT2_FINAL_CARAC_F4.indd 1 14/01/18 16:32

Samira Campedelli ANO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA. MLMD_PORT2_FINAL_CARAC_F4.indd 1 14/01/18 16:32 Samira Campedelli 2º- ANO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA MLMD_PORT2_FINAL_CARAC_F4.indd 1 14/01/18 16:32 Material Digital do Professor Olá, Professor! Apresentação Este livro procura fornecer sugestões

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

Avaliação de Língua Portuguesa - 2 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Língua Portuguesa - 2 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Língua Portuguesa - 2 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. OBSERVE A TIRA COMPOSTA POR TRÊS QUADRINHOS: Ilustrações: Dawidson França A1. DE ACORDO COM O CONTEXTO DA TIRA,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE ESCRIT PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 4º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os

Leia mais

Como avaliar a leitura na Alfabetização

Como avaliar a leitura na Alfabetização Como avaliar a leitura na Alfabetização Veja uma sugestão de prova para verificar como anda a habilidade dos alunos Foto: Getty Images O fim do ano letivo está bem próximo. Por um lado, penso que todos

Leia mais

Período Gênero textual Expectativa

Período Gênero textual Expectativa DISCIPLINA: Produção de texto ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 6ºano Período Gênero textual Expectativa P35 Compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento dos episódios narrados.

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Língua Portuguesa aprovada no PNLD 2019 Código 0188P19011 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO (EF01LP01)

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa 2ª Língua Portuguesa 2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito. 1.2. Usos e funções: norma-padrão

Leia mais

3º bimestre Quadro bimestral

3º bimestre Quadro bimestral Referência no material didático Unidades 5 e 6 Objetos de conhecimento Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade Regras de convivência em sala de aula Procedimentos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas

PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1ºAno Aulas (horas) previstas 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas setembro : 14h. Utilizar a linha de base como suporte da escrita. : Pelo muro acima Luísa

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

CARTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ

CARTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ CARTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ A Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Piauí - SEDUC apresenta aos profissionais da educação as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Rede Estadual

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO COMPREENSÃO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Referência no material didático Introdução Unidades 1 e 2 Objetos de conhecimento Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade Características da fala Processos de variação

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

UNIDADE 5 OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ANO 1

UNIDADE 5 OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ANO 1 UNIDADE 5 OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ANO 1 OBJETIVOS Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento; Analisar e planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização,

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Construir textos orais com clareza, sequência lógica, coerência e coesão.

Construir textos orais com clareza, sequência lógica, coerência e coesão. 1 EIXO ESTRUTU -RANTE Oralidade OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZA- GEM Debater temas para socialização de ideias. AÇÕES E CONTEÚDOS LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Narração

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS Planificação Anual / Mensal 2º ANO 2014/2015 Agrupamento PARA O de Escolas Piscinas - Olivais PLANIFICAÇÃO ANUAL / MENSAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1.º PERÍODO

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM O exemplo apresentado adota o conceito de Sequência Didática, aqui entendida com um conjunto de atividades pedagógicas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2.º ANO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2.º ANO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 2016/2017 Oralidade Compreensão do Oral Entoação e ritmo Vocabulário: sinónimos, antónimos, Instruções; indicações Informação essencial e acessória Tema e assunto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA I- QUANTO À ESTRUTURA UNIDADE TEMÁTICA BNCC

Leia mais

1ª 2º Ano E.F. Língua Portuguesa. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito

1ª 2º Ano E.F. Língua Portuguesa. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Língua Portuguesa 1ª 2º Ano E.F. Objeto de Aprendizagem Habilidade H001 Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de conhecimento.

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS (2.º ano/ 1.º ciclo)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS (2.º ano/ 1.º ciclo) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS (2.º ano/ 1.º ciclo) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇ ÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS ALUNOS Compreensão: ORALIDADE

Leia mais

INTRODUÇÃO 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS INTRODUÇÃO A definição do objeto e dos objetivos para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa ao

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Contos poemas Narração. Fábula Dicionário Receita Trabalhar conceitos, estruturas e produções

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Disciplina: português /Ano de escolaridade: 2º Ano Página 1 de 16 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares 1. Oralidade Leitura e Escrita Compreensão e expressão Informação

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MARCÍLIA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Suprime a esperança de chegar e ocultam-se as forças para andar. Santo Agostinho Livros: 1. Português Linguagens 2 William Cereja e Thereza Cochar

Leia mais

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Português Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO A e B EMENTA: A Língua Portuguesa priorizará os conteúdos estruturantes (ouvir, falar, ler

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º Ciclo PORTUGUÊS 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

CURRÍCULO PAULISTA. Língua Portuguesa

CURRÍCULO PAULISTA. Língua Portuguesa CURRÍCULO PAULISTA Versão 1 Encontros Regionais 22 a 30 de outubro Língua Portuguesa São Paulo Outubro de 2018 Língua Portuguesa Características gerais Extrair de uma área de conhecimento uma disciplina

Leia mais

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Língua Portuguesa do 1ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF ABAIXO DO BÁSICO ATÉ 600 PONTOS Os alunos que se encontram no Padrão de Desempenho Abaixo do Básico apresentam manifestações de habilidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita, como também

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Português Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro/outubro Domínio/ Objetivos / Descritores Oralidade Compreensão do

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa º Ano º Ano º Ano º Ano º Ano... 32

SUMÁRIO. Língua Portuguesa º Ano º Ano º Ano º Ano º Ano... 32 SUMÁRIO Língua Portuguesa... 3 1º Ano... 4 2º Ano... 8 3º Ano... 13 4º Ano... 19 5º Ano... 32 Matemática... 45 1º Ano...46 2ºAno... 55 3ºAno... 64 4ºAno... 73 5º Ano... 82 Ciências...91 1º Ano... 92 2º

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Critérios de Avaliação

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Critérios de Avaliação Ano Letivo 2018/19 Disciplina Português 1.º Ano Aprendizagens Essenciais Operacionalização/Indicadores DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS Ponderação 80% Instrumentos de avaliação O aluno deve ser capaz de:

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Português 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Setembro Prestar atenção ao que ouve de modo a cumprir instruções. Manifestar sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita - PARTE 2

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita - PARTE 2 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita - PARTE 2 Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Abril/2018 1 Compreender os processos

Leia mais

Ano de Escolaridade: 1.º ano Ano Letivo: 2018 / / 5 Critérios de Avaliação Disciplinar (1.º CEB)

Ano de Escolaridade: 1.º ano Ano Letivo: 2018 / / 5 Critérios de Avaliação Disciplinar (1.º CEB) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINAR AUTONOMIA E FLEXIBILIZAÇÃO DO CURRÍCULO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO DE ESCOLARIDADE: 1.º ano ANO LETIVO: 2018 / 2019 DISCIPLINA Organizador/ Tema CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER UNIDADE 1 E assim surgiu a escrita Origem da escrita Nossas primeiras

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 21/05/2018 a 31/08/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: * Reconhecer

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018)

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação incidirá no desempenho

Leia mais

Português. 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade

Português. 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade 1ª Português 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS LÍNGUA PORTUGUESA - 2º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS LÍNGUA PORTUGUESA - 2º BIMESTRE 1 EIXO- ESTRUTU RANTE OBJETIVOS GERAIS DE APRENDI- ZAGEM Oralidade Debater temas para socialização de ideias. Construir textos orais com clareza, sequência lógica, coerência e coesão. AÇÕES E CONTEÚDOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016-2017 PORTUGUÊS - 1 º ANO Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho Oralidade Interação discursiva Compreensão e expressão 1. Respeitar regras da interação

Leia mais

UNIDADE 1 (até meados de outubro)

UNIDADE 1 (até meados de outubro) Domínios Oralidade Leitura e Escrita Compreensão do Oral Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial e acessória Tema e assunto Reconto Expressão Oral Articulação, entoação Vocabulário

Leia mais

Jardim-Escola João de Deus 1.º Ano [PLANIFICAÇÃO ANUAL Metas Curriculares] Planificação: Metas Curriculares do Português

Jardim-Escola João de Deus 1.º Ano [PLANIFICAÇÃO ANUAL Metas Curriculares] Planificação: Metas Curriculares do Português Planificação: Metas Curriculares do Português Domínio Objetivos gerais Descritores de Desempenho Conteúdos programáticos Oralidade 1. Respeitar regras da interação discursiva. 2. Escutar discursos breves

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1º ANO Tema Conteúdos de aprendizagem Interação discursiva Oralidade - Princípio da cortesia - Resposta, pergunta, pedido Compreensão e expressão - Articulação, entoação e

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo 2015 2016 1º PERÍODO CONTEÚDOS - COMPREENSÃO DO ORAL manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais mobilizar conhecimentos

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais