Usos e funções: código oral e código escrito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Usos e funções: código oral e código escrito"

Transcrição

1 3ª Objeto de estudo A linguagem como espaço de interação. A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Língua Portuguesa 1º Ano E.F. Habilidade H001 Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de conhecimento. H002 Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. H004 Reconhecer como e onde o e o oral devem ser usados no universo social, compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa. H005 Reconhecer a vantagem do domínio da escrita para a comunicação das pessoas, para o desenvolvimento do mundo e para a cultura em geral. H006 Reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa, considerando as diferentes situações de comunicação. H007 Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social. H008 Expressar-se oralmente e por escrito em diferentes padrões da linguagem, especialmente o culto, adaptando-se às diversas situações discursivas. H009 Compreender e valorizar a linguagem como espaço de interação social, produção e circulação do conhecimento e da estruturação da identidade pessoal e coletiva. H010 Compreender que a linguagem é atividade interativa em que nos constituímos como sujeitos sociais, capazes de usar a língua materna para compreensão da realidade. H011 Conhecer os usos e funções sociais da leitura e da escrita, como elemento importante ao exercício da cidadania. H012 Compreender que o domínio progressivo da língua materna promove a autonomia intelectual e maior capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã.

2 H019 Identificar o espaçamento entre palavras, reconhecendo onde começa e termina cada uma. H022 Diferenciar letras maiúsculas de minúsculas em relação à grafia (imprensa e cursiva). H023 Compreender os movimentos próprios à escrita cursiva, observando a forma de grafar cada letra do alfabeto. H024 Escrever em letra cursiva, respeitando a direção do traçado. H031 Identificar correspondências entre grafemas e fonemas que são regulares (F, V, P, B, D, T). H032 Identificar em palavras a representação de letras com uma correspondência sonora (c, g). H033 Identificar as correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas (exemplo: sapo/casa). H034 Compreender que existe uma variação entre o modo de falar e o modo de escrever. H039 Identificar a escrita de uma palavra ditada ou ilustrada, reconhecendo todos os fonemas ou sílabas. H040 Ler frases reconhecendo todas as palavras que as compõem. H041 Ler textos, relacionando dados para atribuir sentido a eles. H042 Perceber que no portador de texto jornal são apresentados diversos gêneros de textos e que cada um deles tem uma apresentação própria. H043 Localizar informações explícitas em textos jornalísticos. H044 Identificar o assunto principal de alguns textos jornalísticos, tomando como referência o título, as ilustrações e outros recursos não verbais. H045 Identificar a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio jornalístico. H047 Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos instrucionais, identificando suas principais diferenças.

3 H048 Localizar informações explícitas em textos instrucionais. H049 Conhecer as principais informações de alguns textos instrucionais, tomando como referência a estrutura de cada um. H050 Conhecer os passos necessários para realização de ações relacionadas a alguns gêneros do domínio instrucional. H051 Estabelecer relações entre as informações verbais e os recursos gráficos de alguns gêneros de textos instrucionais. H052 Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio instrucional. H067 Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos ficcionais, identificando suas principais diferenças. H068 Reconhecer características típicas de uma narrativa ficcional, identificando narrador, personagens, cenário, conflito e desfecho. H069 Antecipar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como base título, imagens e estrutura. H070 Localizar informações explícitas em textos ficcionais. H071 Inferir informações implícitas em textos ficcionais. H072 Identificar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como referência o título, as ilustrações e as informações veiculadas. H073 Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio ficcional. H074 Conhecer textos ficcionais em versões clássicas e contemporâneas. H075 Comparar várias versões de alguns gêneros ficcionais, observando semelhanças e diferenças. H076 Conhecer principais autores da literatura infanto-juvenil e suas obras. H077 Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e coesão textual.

4 Produção de textos escritos: Interpessoal: conto de fadas H078 Produzir textos diversos, de acordo com suas hipóteses de escrita. Produção de textos escritos: Interpessoal: conto de fadas H079 Reescrever histórias conhecidas, apoiando-se nos textos de referência. Produção de textos escritos: Interpessoal: conto de fadas H080 Planejar a escrita de um texto, considerando o tema central e seus desdobramentos. H081 Adequar a escrita ao contexto de produção. H082 Adequar a escrita ao público-alvo. Adequação formal: coesão, morfossintaxe, paragrafação e pontuação, ortografia e acentuação. de poemas, encenação de H083 Adequar a escrita ao tema proposto. H084 Adequar a escrita ao gênero textual proposto. H085 Verificar relação do título com o texto produzido. H086 Verificar a progressão temática do texto. H087 Adequar a variedade linguística e/ou estilística de um texto à situação comunicativa e ao gênero proposto. H088 Usar as convenções da língua escrita relacionadas à escrita correta das palavras de uso frequente. H089 Usar a língua portuguesa nas interações propostas, fazendo uso de gêneros do discurso oral. H090 Reconhecer os diferentes recursos que caracterizam a linguagem oral.

5 de poemas, encenação de de poemas, encenação de Código oral e H091 Adequar a fala ao gênero do discurso oral. H092 Reconhecer os jeitos de falar de pessoas de regiões distintas, observando principais diferenças. H093 Reconhecer a expressão oral como veículo para troca de ideias, experiências e sentimentos. H094 Participar das discussões propostas, respeitando os direitos do seu interlocutor. H095 Adequar a fala ao contexto de comunicação. H096 Praticar a linguagem oral, de acordo com as necessidades de comunicação. Língua e linguagem: As variedades linguísticas H097 Reconhecer as variantes linguísticas como manifestações legítimas e igualitárias de comunicação. Fonologia - Ortografia: trocas de uso frequente, de uso regular e de uso irregular. Sintaxe - Pontuação H098 Aplicar as principais convenções da escrita em palavras de uso frequente. H099 Conhecer os sinais de pontuação, reconhecendo sua importância para a construção e compreensão de frases. Dicas de aprofundamento Flicts Ziraldo Editora Melhoramentos. Romeu e Julieta Ruth Rocha Editora Ática. Sopa de bruxa Jeong Hae e Wang Seung Min Editora Callis. Feliz aniversário Dani Mauro Martins Editora Dimensão. Bom dia todas as cores Ruth Rocha Editora Quinteto Editorial ou Salamandra. O veado e a onça Recontado por Ana Maria Machado Editora FTD. Fábulas de Esopo Ruth Rocha Editora FTD.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

1ª 2º Ano E.F. Língua Portuguesa. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito

1ª 2º Ano E.F. Língua Portuguesa. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Língua Portuguesa 1ª 2º Ano E.F. Objeto de Aprendizagem Habilidade H001 Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de conhecimento.

Leia mais

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa 2ª Língua Portuguesa 2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito. 1.2. Usos e funções: norma-padrão

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios.

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios. 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

Competência 2: Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita.

Competência 2: Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita. Língua Portuguesa 2ª 2º Ano E.F. COMPETÊNCIA OBJETO DE APRENDIZADO HABILIDADES Competência 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

H014 Classificar palavras quanto ao número de sílabas.

H014 Classificar palavras quanto ao número de sílabas. 2ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas Usos e funções: norma-padrão e variedades

Leia mais

Português. 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade

Português. 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade 1ª Português 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 4º ano EF.I OBJETO DE ESTUDO HABILIDADE Usos e funções: código oral e código escrito H002 Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

H032 Identificar elementos que compõem uma narrativa.

H032 Identificar elementos que compõem uma narrativa. 3ª Objeto de estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 2º ANO E.F. Objeto de aprendizagem Habilidade Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito

Leia mais

capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã.

capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã. Língua Portuguesa 1ª 3º Ano E.F. Competência COMPETÊNCIA 1 Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Leia mais

compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa.

compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Língua Portuguesa 2ª 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MARCÍLIA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Suprime a esperança de chegar e ocultam-se as forças para andar. Santo Agostinho Livros: 1. Português Linguagens 2 William Cereja e Thereza Cochar

Leia mais

H007 Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social.

H007 Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social. Língua Portuguesa 1ª 4º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Português 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Língua Portuguesa 4º ANO E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Linguagens 1ª Débora/ Roberta 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1 FOCO: IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

3ª Etapa. 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade. Língua Portuguesa

3ª Etapa. 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade. Língua Portuguesa Língua Portuguesa 3ª Etapa 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito. 1.2. Usos e funções:

Leia mais

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta Língua Portuguesa SE QUERES SEGUIR A DEUS, DEIXA-O IR ADIANTE. NÃO QUEIRAS QUE ELE TE SIGA. Sto. Agostinho CONTEÚDOS: Leitura e interpretação

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA

1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA Língua Portuguesa 2ª 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 2ª Língua Portuguesa 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H2. Compreender a importância do estudo da Língua Portuguesa para o desenvolvimento pessoal e para o atendimento às demandas

Leia mais

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Língua Portuguesa. 5º Ano E.F. Usos e funções: código oral e código escrito

Língua Portuguesa. 5º Ano E.F. Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de estudo Habilidade Usos e funções: código oral e código escrito H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras Compreender a importância de valores, como o respeito, a cortesia e a tolerância, nos processos de interlocução (comunicação

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE ETAPA :1ª Etapa ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 5º Ano 1 e 2 PROFESSOR (AS): Carmen Lúcia DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A Escola e as habilidades para

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

1. Usos e funções: código oral e código escrito.

1. Usos e funções: código oral e código escrito. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem Apreciar poema, observando rimas Alfabeto maiúsculo e minúsculo em letras de imprensa e cursiva Retomar o alfabeto, a grafia das

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Português 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Setembro Prestar atenção ao que ouve de modo a cumprir instruções. Manifestar sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Língua Portuguesa 1ª Daniela Mendes 7º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1 - Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

programação curricular

programação curricular programação curricular Ensino Fundamental Anos iniciais 1º a 5º ano Referêncial teórico 2018 digital.indb 1 03/01/2019 14:54:30 Sumário PROGRAMAÇÃO CURRICULAR 1º ANO... 3 Língua Portuguesa...4 Arte...

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do componente curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série/período: 1º ano Carga

Leia mais

2º ano Planificação do 1º período Português

2º ano Planificação do 1º período Português Unidade 1 - Setembro 2º ano Planificação do 1º período Português Domínio Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Leitura 1. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Conhecer

Leia mais

Língua Portuguesa. 3 Ano E.F. OBJETO DO CONHECIMENTO HABILIDADE LINGUAGEM

Língua Portuguesa. 3 Ano E.F. OBJETO DO CONHECIMENTO HABILIDADE LINGUAGEM 1ª Língua Portuguesa 3 Ano E.F. CAMPO DE ATUAÇÃO PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETO DO CONHECIMENTO HABILIDADE VIDA COTIDIANA VIDA PÚBLICA PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA ARTÍSTICO-LITERÁRIO Reconstrução das condições

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE ESCRIT PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 4º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os

Leia mais

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS Há 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala de

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 O QUE É A PROVINHA BRASIL? A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Língua Portuguesa do 1ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa º Ano º Ano º Ano º Ano º Ano... 32

SUMÁRIO. Língua Portuguesa º Ano º Ano º Ano º Ano º Ano... 32 SUMÁRIO Língua Portuguesa... 3 1º Ano... 4 2º Ano... 8 3º Ano... 13 4º Ano... 19 5º Ano... 32 Matemática... 45 1º Ano...46 2ºAno... 55 3ºAno... 64 4ºAno... 73 5º Ano... 82 Ciências...91 1º Ano... 92 2º

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO COMPREENSÃO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Referência no material didático Introdução Unidades 1 e 2 Objetos de conhecimento Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade Características da fala Processos de variação

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 2º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Português Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2º

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL C U R S O D E E N F E R M A G E M Componente Curricular: Português Instrumental Código: ENF- 302 Pré-Requisito: Nenhum Período Letivo: 2010.2 CH Total: 60h Professor: Denise Aparecida Brito Barreto E-mail:

Leia mais

Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação

Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO? Dissociação entre o aprender a escrever e o usar a escrita Expressão letramento. E o que aconteceu

Leia mais

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES:

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES: Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

Relacione a primeira coluna com a segunda, considerando o grau de desenvolvimento das habilidades associadas a esta competência.

Relacione a primeira coluna com a segunda, considerando o grau de desenvolvimento das habilidades associadas a esta competência. IdentIfIca letras Uma das primeiras hipóteses que a criança formula com relação à língua escrita é a de que escrita e desenho são uma mesma coisa. Sendo assim, quando solicitada a escrever, por exemplo,

Leia mais

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 ANO LETIVO 2017 / 2018 1º Ciclo Planificação Anual Disciplina: Português Ano de Escolaridade: 2º ano 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 Domínios METAS ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS Nº DE AULAS PREVISTAS

Leia mais

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 1º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Estudos de Fonética e Fonologia

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018)

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação incidirá no desempenho

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTC DE ESCRT PRÁTC DE LETUR ORLDDE LÍNGU PORTUGUES 3º NO 1º BMESTRE EXO CONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente.

Leia mais

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. Objetos escolares Brinquedos Animais Roupas Alimentos Partes de uma casa Esportes Condições meteorológicas Numerais

Leia mais

Avaliação Diagnóstica Matriz de Referência

Avaliação Diagnóstica Matriz de Referência SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SUPERINTENDÊNCIA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Avaliação Diagnóstica

Leia mais

2ª Débora/ Roberta. 8º Ano E.F. Língua Portuguesa. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS

2ª Débora/ Roberta. 8º Ano E.F. Língua Portuguesa. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS Língua Portuguesa 2ª Débora/ Roberta 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS Compreender os diversos gêneros textuais, sua função social,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016-2017 PORTUGUÊS - 1 º ANO Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho Oralidade Interação discursiva Compreensão e expressão 1. Respeitar regras da interação

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella Língua Portuguesa QUAL DEVE SER NOSSO ANSEIO TODO DIA? PLANEJAR SEMPRE O MELHOR, MAS SEM NUNCA CANSAR DE PLANEJÁ- LO. Sto. Agostinho

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Código: ENF - 302 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais Português 1º Ano Página 1 de 18 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Leia mais

Construir textos orais com clareza, sequência lógica, coerência e coesão.

Construir textos orais com clareza, sequência lógica, coerência e coesão. 1 EIXO ESTRUTU -RANTE Oralidade OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZA- GEM Debater temas para socialização de ideias. AÇÕES E CONTEÚDOS LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Narração

Leia mais

Período Gênero textual Expectativa

Período Gênero textual Expectativa DISCIPLINA: Produção de texto ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 6ºano Período Gênero textual Expectativa P35 Compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento dos episódios narrados.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS Planificação Anual / Mensal 2º ANO 2014/2015 Agrupamento PARA O de Escolas Piscinas - Olivais PLANIFICAÇÃO ANUAL / MENSAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1.º PERÍODO

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO LEITURA Identificar a finalidade de um texto. LEITURA 1º ANO Identificar, em palavras, a representação de unidades sonoras como letras com mais de uma correspondência sonora. Identificar, em palavras,

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais