FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA VIAGEM DE ESTUDOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA VIAGEM DE ESTUDOS"

Transcrição

1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA VIAGEM DE ESTUDOS Resumo Adriana Maria Wan Stadnik, Ms., UTFPR, FPRG, CBG stadidaner@uol.com.br Nara Rejane Cruz de Oliveira, Ms., UNICSUL nararejane@terra.com.br O trabalho reflete criticamente sobre a formação continuada do professor de educação física, a partir de duas viagens de estudo (2005 e 2006), nas quais algumas das importantes funções do lazer visto que as viagens foram realizadas nas férias, ou seja, no tempo disponível dos professores como descanso, diversão e desenvolvimento, caminharam juntas, e de maneira significativa, sendo compartilhadas por um grupo de professores latino-americanos. A formação continuada de professores insere-se numa plataforma da formação de adultos, compreendida em função do desenvolvimento global, promovendo condições facilitadoras de crescimento pessoal, social e profissional, levando à auto-realização, sem esquecer os conhecimentos adquiridos e histórias individuais que influenciam fortemente a forma de participação, interpretação e avaliação dos acontecimentos. Relativamente ao lazer, acreditamos que ele pode/deve ser um espaço para o desenvolvimento real do indivíduo em todas as suas dimensões. Relativamente às viagens de estudos na formação continuada de professores, consideramos que o adulto, em constante processo de formação, necessita de metodologias diferenciadas/inovadoras para desenvolver-se, visto que este processo está intimamente relacionado a tudo aquilo a que ele atribui valor, à sua vontade, raramente a uma obrigação trata-se de um processo bastante diferenciado da educação infantil, trata-se da formação de adultos. Essas viagens de estudo tiveram como tema central a educação física, na perspectiva da educação não-formal, ênfase na ginástica e percorreram três festivais artístico-esportivos (Alemanha, Dinamarca e República Tcheca), visitas a escolas e centros de treinamento (Dinamarca e República Tcheca). As impressões desses profissionais, a relevância desse tipo de ação e as sugestões para estudos futuros são levantadas e analisadas neste trabalho. O estudo é de caráter qualitativo, amparado em entrevistas com os participantes e revisão de literatura. Os relatos sugerem que as viagens organizadas de estudo em educação física, na formação continuada de professores, conduzem ao positivo desenvolvimento pessoal, profissional e social. Palavras-chave: viagens de estudo, formação continuada, professores de educação física.

2 848 Introdução A idéia de viagens de estudo organizadas para a formação continuada de professores de educação física, surgiu de encontros do Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Muitos dos professores integrantes do grupo já carregavam consigo experiências internacionais em eventos da ginástica geral, contudo, integrando grupos de demonstração e não como professores/profissionais-pesquisadores. Nos anos de 2005 e 2006, foram realizadas duas viagens intituladas de Study Tour. O primeiro foi para a Alemanha e Dinamarca e o segundo para Dinamarca e República Tcheca, ambos com a finalidade de participarmos de diferentes eventos esportivos e de ginástica, mas principalmente conhecer e pesquisar a realidade e organização da educação física e esportes nestes países, além de promover um intercâmbio cultural. Como participantes nos dois anos consecutivos, abordamos nesta pesquisa a temática da formação continuada por percebermos que tais viagens têm colaborado significativamente neste processo de desenvolvimento dos profissionais envolvidos. Todos os participantes dessas duas viagens de estudo são profissionais formados, em sua maioria na área da educação física, que desenvolvem trabalhos na área de gestão, desenvolvimento, práticas e teorias da ginástica, especialmente. Segundo Camilo Cunha (1999, p.113), o debate e a necessidade de valorizar a formação contínua 1 nasce pela tomada de consciência das transformações sociais, científicas, econômicas, políticas... e pela constatação que os saberes não são eternos. Essa consciência, associada à constatação de que inúmeras vezes os sistemas educativos são incapazes de darem respostas às exigências da sociedade, onde aparecem constantemente novos valores, gera a necessidade da educação contínua. Ainda conforme Camilo Cunha (1999), a formação continuada de professores insere-se numa plataforma da formação de adultos, compreendida em função do desenvolvimento global, promovendo condições facilitadoras de crescimento pessoal, social e profissional, levando à auto-realização, não esquecendo os conhecimentos adquiridos e as histórias individuais que influenciam fortemente a forma de participação, interpretação de vida e avaliação dos acontecimentos. 1 Esse autor é português e portanto utiliza-se da palavra contínua, formação contínua, enquanto nós, brasileiros, utilizamos formação continuada.

3 849 Essas questões ficam muito claras durante o desenvolvimento da pesquisa, pois cada pesquisado percebe a viagem de estudo, ou o resultado dessa viagem, de uma forma diferente. Contudo, aparecem também muitas convergências, o que é natural por tratar-se de um grupo com vários interesses comuns. Associada a esta formação continuada, a experiência dos Study Tours foi desenvolvida no contexto da educação não formal. Para Stadnik, et al (2006), é amplamente reconhecido que três tipos de educação fazem parte da educação integral do ser humano: a educação formal (por exemplo, a escola); a educação informal (por exemplo, os meios de comunicação); e a educação não formal, compreendendo a participação social aberta em atividades lúdicas, voluntárias, desinteressadas, libertárias e prazerosas, podendo ser o momento para a abertura de uma vida cultural intensa. Assim, associamos esta experiência de educação não formal nos Study Tours também ao lazer, considerando que, algumas das importantes funções do lazer, como prazer, descanso, diversão e desenvolvimento (MELO E ALVES JÚNIOR, 2003; MARCELLINO, 1995; CAMARGO, 1998; LOMBARDI, 2005), ocorreram simultaneamente. Segundo Melo e Alves Júnior (2003), as atividades de lazer podem ser consideradas atividades culturais em seu sentido mais amplo, englobando interesses diversos do ser humano, suas diversas linguagens e manifestações. Tais atividades podem ser efetuadas no tempo livre das obrigações e necessidades físicas; entretanto, o lazer não deve ser pensado exclusivamente como oposição ao trabalho, pois trabalho e lazer não são dimensões opostas na vida do ser humano. Porém, para estes autores, os momentos de lazer devem ter uma organização diferente de tempo, em que o grupo possa ter liberdade de escolha, havendo tempo suficiente para as pessoas desfrutarem das atividades realizadas. Acreditamos que as relações entre formação continuada, educação não formal e lazer caminham juntamente com a experiência das viagens de estudo, fato este percebido por meio das entrevistas com os participantes. Essas associações que realizamos passaram a fazer sentido, não apenas para as duas pesquisadoras envolvidas neste trabalho, mas sim para o grupo todo, como experiência pessoal e coletiva.

4 850 Objetivo Geral Refletir criticamente sobre a formação continuada do professor de educação física, a partir da experiência de duas viagens de estudo. Metodologia Em 2005, coletamos os dados via , através da pergunta geradora: Como foi a experiência de participar do Study Tour?, feita aos participantes. As respostas obtidas foram analisadas utilizando o método de análise proposto por Bardin (1977). Após a pré-análise e a exploração do material, seis categorias de análise foram delimitadas: oportunidade de participação; impressão positiva; prazer da convivência em grupo; ampliação de conhecimentos; aumento da motivação profissional; expectativas para o futuro. Em 2006, realizamos entrevistas estruturadas (Ruqoy, 1997) gravadas em meio digital, pois como foram duas entrevistadoras, optamos pelo método das entrevistas estruturadas por considerá-lo mais confiável, obrigando, dessa forma, a realização das mesmas perguntas, sem interpretações prévias a todos os participantes. Essas entrevistas cobriam um campo em torno das motivações dos participantes para integrar a viagem, se conseguiram descansar, se divertir, se perceberam desenvolvimento (pessoal, profissional e/ou social), as contribuições dadas e recebidas em relação ao grupo, resultados dessa experiência e aplicações futuras. Nesta segunda viagem, optamos pela investigação interpretativa, centrada na significação, por parte dos próprios indivíduos pesquisados, sobre os fenômenos. Afinal, (...) estudamos problemas da dinâmica humana e social. Um mundo que age e reage. E, portanto, não podemos utilizar a mesma lógica que rege o mundo natural (positivista) 2. Segundo Erickson (1986), o termo interpretativo refere-se a toda uma família de pesquisa participante e observativa, especialmente por ser mais inclusivo que outros (ex. etnografia), estar afastado daquela conotação de pesquisa qualitativa como não quantitativa, e porque a investigação 2 Dito por Francisco Carreiro da Costa durante uma palestra sobre a Investigação na Educação Física, em Braga, no Auditório do Instituto de Estudos da Criança, em dezembro de 2005.

5 851 interpretativa coloca o seu centro de interesse no significado humano, na vida social e na elucidação e exposição por parte do pesquisador dos dados recolhidos durante o trabalho de investigação. O que faz com que um estudo seja interpretativo é o foco substantivo e intencional nos significados e nas ações dos sujeitos pesquisados e não o procedimento de recolha de dados, que é uma técnica de pesquisa e não um método. O critério básico de validação utilizado neste tipo de estudo é o significado imediato e local das ações (o ponto de vista dos investigados), distinguindo a pesquisa interpretativa (participativaobservativa) de outros tipos de investigação observativa, onde a pesquisa interpretativa é freqüentemente confundida com uma descrição densa e/ou rica. Isto porque éramos, ao mesmo tempo, pesquisadoras e participantes das viagens de estudo, entrevistando e, simultaneamente, vivenciando todas as situações pelas quais o grupo passou, visto que tomamos parte no grupo, inferindo, portanto, nas ações, decisões, resultados, entre outros. Fomos pesquisadoras-participantes. Neste sentido, Bogdan & Biklen (1994) referem que, na investigação qualitativa, o investigador é o principal instrumento de recolha de dados e o sentido que investigador e investigado atribuem ao mundo e as questões nas quais estão envolvidos direta ou indiretamente, o modo de entendimento do mundo, o que é ou não importante, o que faz o mundo funcionar, entre outras características desse tipo de estudo, conduzem à fundamentação teórica deste tipo de abordagem. Nos dois anos (2005 e 2006) a amostra foi composta pelo número total de participantes nas viagens de estudo. As experiências dos Study Tours Formação e Lazer O primeiro Study Tour ocorreu em 2005, com um grupo de 20 professores, sendo 3 homens e 17 mulheres, entre brasileiros, peruanos e argentinos. O roteiro incluiu um grande festival de ginástica, esportes e outras práticas na Alemanha e visitas a escolas, universidades e centros esportivos na Dinamarca. Ao término da viagem, reunimos um grupo de quatro pesquisadoras brasileiras para avaliar os resultados dessa primeira incursão pelo universo da educação física e da ginástica (STADNIK, ET AL, 2005). Percebemos, por meio da pergunta geradora, que o primeiro sentimento a que quase todos os pesquisados se referiram foi o de agradecimento pela oportunidade de participar de uma viagem de estudo como esta. Na seqüência, apareceram os sentimentos e impressões positivas em relação ao enriquecimento pessoal, social e profissional, como a convivência agradável do grupo, a ampliação de

6 852 conhecimentos teóricos e práticos, além do aumento da motivação para desenvolver os trabalhos nos seus próprios países demonstrando boas expectativas para o futuro. Stadnik et al (2005, p.224) relatam que, as expectativas de muitos integrantes do grupo é a de que mais projetos como este Study Tour sejam organizados e que eles possam mais uma vez ter a oportunidade de participar, pois consideraram extremamente positivo este formato de estudo, em que se une o lazer e o aprendizado de maneira tão prazerosa. Baseando-se nesta experiência, seus resultados satisfatórios e a necessidade de conhecer cada vez mais novos caminhos para a teoria e a prática da educação física e da ginástica, em 2006, um novo Study Tour foi proposto, sendo realizado no período de 27 de junho a 10 de julho. O roteiro incluiu Dinamarca e República Tcheca, contanto com um grupo de 14 integrantes, composto por brasileiros e peruanos, sendo 13 mulheres e 1 homem. Desta vez, a pesquisa ficou sob a responsabilidade de apenas duas pesquisadoras do grupo inicial, dado a impossibilidade das demais em participar desta viagem. Elaboramos um protocolo de entrevista com 12 diferentes perguntas, baseadas no referencial teórico do lazer e do desenvolvimento e socialização de adultos, além de questionamentos fundamentados na nossa própria percepção da realidade e necessidades comuns ao grupo. Esse protocolo envolveu questões sobre a motivação das pessoas para participar desse tipo de atividade: descobrimos que a maioria das pessoas baseou-se, principalmente, em motivações profissionais para compor o grupo; suas relações com as funções do lazer, em que consideramos mais abrangentes o descanso, a diversão e o desenvolvimento pessoal, social e profissional: verificamos que a maior parte das pessoas percebe que descansou, não tanto fisicamente, porém no sentido da alteração da rotina, da mudança de ambiente, como muitos consideraram, um descanso diferente. Quanto à diversão, todos foram unânimes em dizer que se divertiram. Quanto ao desenvolvimento, quase todos relacionam os três tipos pessoal, social e profissional, numa cadeia seqüencial, inter-relacionada, acreditando desenvolver-se integralmente e positivamente. Quando perguntados sobre a questão do estudo neste tipo de viagem, ou seja, se estudaram alguma coisa neste tempo: a primeira reação da maioria foi a de se justificar, dizendo que estudar lendo livros ou atividades semelhantes não, mas sentiam ter estudado de uma outra forma. Esta situação nos remete à constatação de que ainda somos muito ligados ao estudo como uma atividade formal de educação, esquecendo-se muitas vezes de que ele ocorre também de outras maneiras, como alguns notaram e admitiram durante o discurso, que acabaram estudando.

7 853 Pensamos que esta idéia está relacionada à questão da educação (processo escolar educação formal) e/ou, muitas vezes, à falta de percepção das diferenças apresentadas entre a educação infantil e a formação de pessoas adultas, como o nosso caso: a formação continuada de professores. Estávamos numa viagem de estudos, e mesmo não sendo uma consideração unânime, muitos dos nossos entrevistados pareciam apresentar dúvidas quanto ao fato de estarem ou não estudando, ainda que, ao longo da conversa, fossem demonstrando claramente que integravam um processo de ensinoaprendizagem. Neste sentido, Alves-Pinto, 2001; Amiguinho, 1997; Camilo Cunha, 1999; Canavarro, 2003; Marcelo, 1999; Sarmento; 2002, entre outros, afirmam que a formação continuada de professores (desenvolvimento pessoal, profissional e social) e, conseqüentemente a mudança do professor, bem como a inovação, é um processo de aprendizagem e desenvolvimento no qual os professores participam como pessoas adultas. Recentemente, muitos autores têm reconhecido a necessidade de se estudar o processo de aprendizagem dos professores como pessoas adultas e não como uma cópia do modelo de ensino-aprendizagem aplicado às crianças e jovens. A adesão dos adultos a processos que colaborem no seu desenvolvimento é voluntária e deve partir da ação concreta do ator social, que é neste caso o professor, em desenvolvimento (Sarmento, 2002). Continuando nossa pesquisa, perguntamos sobre a contribuição individual para com o grupo e, na seqüência sobre a contribuição do grupo para com a pessoa: observamos que, em geral, as pessoas foram bastante modestas, talvez tímidas ou pouco perceptivas em seu relato sobre a contribuição dada ao grupo, mas, em contrapartida, mais soltas, falantes e sem poupar elogios quando falando da contribuição do grupo para consigo. Esse fato não ocorre com tanta clareza quando as entrevistas são realizadas com as pessoas envolvidas na organização direta da viagem, pensamos que isso ocorra porque as pessoas que têm uma função clara no grupo sentem-se mais confortáveis em falar sobre o assunto, já aquelas que se sentem apenas como integrantes do grupo, sem função definida, para além de sua participação, parecem esforçar-se para não atrapalhar, muitas vezes sem perceber que sua verdadeira importância está em ser parte do grupo. Outra questão levantada foi sobre os estudos, aplicação prática, teórica, contatos profissionais, sociais, entre outros, como resultado da participação na viagem de estudos: sem exceção, todos os participantes conseguiram visualizar, com bastante facilidade, uma aplicação futura,

8 854 em diferentes níveis, como resultado da sua participação na viagem. Para as pessoas que já haviam participado do primeiro Study Tour, perguntamos também que resultados concretos foram detectados: da mesma forma, sem dificuldades, foram unânimes na detecção de resultados positivos, envolvendo os três aspectos do desenvolvimento, o pessoal, o social e o profissional, com ênfase no profissional. Finalmente, para algumas pessoas que foram antes do grupo e para aqueles que ficaram depois de encerrado o período do Study Tour, questionamos sobre que tipo de atividade desenvolveu neste período sem o grupo: falaram de amigos que tinham feito no exterior, em experiências anteriores e na oportunidade de visitá-los; na vontade de conhecer mais os locais em que estivemos, agora com cunho exclusivamente turístico; na oportunidade de unir esse período de estudos com as férias pessoais e ficar aproveitando essa temporada. É importante esclarecer que a análise acima exposta (Study Tour 2) se trata apenas de uma préanálise, pois nosso estudo ainda encontra-se em andamento, contudo achamos importante relatá-la por percebermos que ela contém indícios fundamentais para o enriquecimento deste artigo. Na seqüência, apresentamos um relato da participação do grupo latino-americano nas duas viagens. O relato, mesmo que resumido, fundamenta-se em demonstrar um número acentuado de oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e social a que o grupo foi submetido, além do prazer, da mudança de paisagem e da diversão, constantes nossas pesquisas demonstraram isso. Um relato das duas viagens 2005 Study Tour I Alemanha e Dinamarca: a primeira participação do grupo foi no International Deutsches Turnfest, em Berlim, na Alemanha e depois uma visita à Dinamarca. O Deutsches Turnfest é um grandioso e tradicional evento de Ginástica e Esportes na Alemanha, organizado pelo Deutsche Turn Bund, associação esportiva alemã. É realizado a cada quatro desde 1860, em diferentes cidades do país, contando com a participação de milhares de pessoas. Essa foi a primeira edição aberta ao público internacional (3 mil estrangeiros e cerca de 94 mil alemães inscritos). A principal contribuição que se tem na participação em um evento como este, é o estudo in loco sobre as diversas possibilidades de organização de eventos, abrangendo atividades tão diversas, nas quais podemos vivenciar o sentido mais amplo do termo cultura corporal e sua importância para o desenvolvimento humano, que no Brasil tanto discutimos.

9 855 Para exemplificar, segue-se uma descrição sucinta de algumas das atividades oferecidas no evento, de acordo com o Internationale Deutsches Turnfest (2005): - Competições nacionais de ginástica; - Competições amistosas; - Atividades esportivas; - Fórum científico; - Turnfest Akademie (600 workshops); - Shows; - Cerimônias de abertura e encerramento; - Clínicas coreográficas; - Música e Dança; - Pavilhão infantil; - Pavilhão 50 plus; - Jogos e gincanas; - Feira esportiva; - Passeios turísticos. Após participarmos do Internationale Deutsches Turnfest, seguimos para a Dinamarca, onde, a convite da Associação Dinamarquesa de Ginástica e Esporte DGI, visitamos várias cidades, cobrindo quase todas as regiões do país. Pudemos conhecer a estrutura e organização da educação física, ginástica e esportes, por meio de visitas a centros esportivos, escolas, universidades, num intenso intercâmbio. Tivemos a oportunidade de participar de palestras, aulas, workshops, além de ministrarmos nas diferentes cidades um workshop de ritmos latino americanos, envolvendo danças típicas do Brasil, Argentina e Peru. A estrutura educacional do país é bastante diferenciada, oportunizando aos jovens, além da escola tradicional, que no país é gratuita, uma opção paga a partir dos 15 anos de idade. São as escolas livres, a maior parte delas relacionada às artes (música, dança), esportes e ginástica. Cada uma apresenta uma especificidade, mas em geral abrangem várias atividades. Existem dois tipos: para jovens de 15 a 18 anos e para jovens de 18 a 30 anos. Elas objetivam proporcionar uma formação mais completa, um período longe dos pais e um tempo de reflexão antes da escolha de uma profissão (em especial aquelas dedicadas aos mais novos), o contato com novas pessoas, aprendizado para a vida e preparação para o engajamento social, cultural e político em suas comunidades. Pudemos perceber como essa organização educacional realmente é favorável ao desenvolvimento do país e à formação pessoal dos jovens. Educação e cultura são entendidas como chave para o desenvolvimento e o esporte aparece como um dos principais eixos. As escolas também possuem um sistema de intercâmbio recebendo alunos de outros países e encaminhando os seus, especialmente na faixa etária entre 18 e 30 anos. Nosso roteiro começou em NorthJutland, na escola de esportes de Bronderslev. Depois, seguimos para Viborg, para uma folk high school, escola tradicional de ginástica e esportes. De lá, fomos para a segunda maior cidade dinamarquesa, Odense, onde ficamos instalados em grupos nas residências de ex-atletas da Seleção Dinamarquesa de Ginástica de Demonstração. Na seqüência, fomos para Ollerup, a mais forte e tradicional escola de ginástica da Dinamarca. Seu fundador foi Niels Bukh, o criador do

10 856 Método Dinamarquês de Ginástica. Finalmente, a capital Copenhagen foi nossa última visita. Estivemos na sede da DGI (Associação Dinamarquesa de Ginástica) e conhecemos de perto sua estrutura, bem como a da ISCA (International Sports and Culture Association) e a da IASFA (International Academy Sports for All) Study Tour II Dinamarca e República Tcheca: o segundo Study Tour contou com um grupo de 14 pessoas sendo apenas 1 homem, entre brasileiros e peruanos. A finalidade desta segunda viagem foi a participação em dois grandes eventos esportivos nestes países, além da visita a um Camping de Ginástica no interior da República Tcheca, no Centro Esportivo em Zinkovy. Nossa primeira atividade foi a participação no Landsstaevne, um festival esportivo não competitivo bastante tradicional na Dinamarca, realizado em um Camping. Tem como característica marcante as grandes apresentações, especialmente as de ginástica geral, nas suas mais variadas formas. Apesar da ginástica ter destaque, várias outras atividades esportivas e de recreação são realizadas. Este evento acontece desde 1858, a cada 4 anos. É organizado pela Associação Dinamarquesa de Esportes e Tiro (que possui em média de membros no país). O diferencial deste evento é que se trata de um festival de esportes sem premiações, pois não há competição. Ou seja, são atividades para todos, de todas as idades. Cada edição é realizada em uma cidade do país. Neste ano contemplou a cidade de Haderslev, na região Sul do país. O evento de 2006 contou com uma média de inscritos (participantes ativos), além das pessoas que participaram somente dos workshops ou como espectadoras das diversas apresentações (público rotativo), contabilizando cerca de pessoas. A programação do evento, semelhante à do Deutsches Turnfest (com exceção das competições) numa escala menor, envolve workshops diversos, cerimônias e muitas apresentações, além de espaços destinados às mais variadas atividades, para todas as idades, por exemplo: cerimônias de abertura e encerramento, atividades atléticas, de fitness, ginástica, dança, atividades para terceira idade, infantis, jogos e brincadeiras, modalidades esportivas diversas, conferências, além das atividades que aconteciam na tenda internacional, na qual os grupos de diversos países se apresentavam ou ministravam workshops de atividades corporais típicas de seus países. A comunidade participa da elaboração da programação, por meio de reuniões coletivas nas associações esportivas regionais. Assim, a demanda de atividades respeita o que vem sendo desenvolvido e propicia também o surgimento de atividades novas e diferentes.

11 857 Apesar de ser um festival tradicional, os dinamarqueses primam pela participação internacional, como forma de intercâmbio com outras culturas. Na edição 2006, foram 21 países participando. A filosofia do evento é o desenvolvimento de atividades esportivas para todos, o encontro social e a relação com a natureza. Para os dinamarqueses, que passam boa parte do ano sem poder desenvolver atividades ao ar livre por causa do frio intenso, aproveitar 5 dias de vida ao ar livre em Camping, com encontros e atividades diversas, voltadas para o lazer, é algo extremamente agradável e que faz parte da cultura do país. Um festival como esse é a combinação de tradições culturais. Porém, para os organizadores, é importante adaptar a tradição para os novos desejos da juventude. É necessária também a preocupação com a transição das atividades adultas para a nova geração. Isso faz com que o evento se mantenha vivo, preservado pela história e pelas boas memórias que ficam em seus participantes. Afinal, nas palavras do presidente da ISCA, Anders Bulow (2006), são as memórias do Landsstaevne que fazem o evento sobreviver. A segunda etapa da viagem de estudos foi nossa visita à República Tcheca. Seguimos para Praga, a capital do país para nossa primeira atividade: a participação no Slets. O Slets, maior festival de ginástica e esportes da República Tcheca, é promovido pela Sokol (a palavra significa águia, em alusão aos princípios de liberdade), a maior Associação Tcheca de Esportes para Todos, sendo também a maior organização do país (a segunda é a Organização Folclórica). Para compreendermos melhor o Slets, necessário se faz compreendermos melhor a filosofia da Sokol. De acordo com a Czech Sokol Organization (1998, 2006), esta vai além do desenvolvimento esportivo para todos: propõe o oferecimento à população de uma gama de atividades voltadas para o desenvolvimento da Educação Física, o desenvolvimento humano, buscando o divertimento e uma relação estreita entre o esporte e a cultura, pautada em valores como a liberdade, a democracia, equidade e justiça social, valores humanos considerados prioritários. A Sokol é a segunda mais antiga organização esportiva da Europa, existindo desde 1862, sendo inclusive premiada e reconhecida pela UNESCO pelo desenvolvimento da educação física e esportes. Assim, o Slets pode ser considerado um evento símbolo e síntese dos ideais desta organização. O evento é um espetáculo inesquecível, tanto pelo número de participantes que assistem às apresentações, quanto pelo número de participantes nas coreografias apresentadas. A estimativa da organização do evento é de que o Slets reúne mais de pessoas, a maioria fazendo parte dos variados grupos que se apresentam. Além de diversas atividades que acontecem em vários locais da

12 858 cidade, em palcos montados especialmente para tal, as apresentações de ginástica geral de grande área são o ponto alto do evento. Algumas coreografias chegam a ter pessoas. O local de apresentação também é um espetáculo: o estádio construído em Praga no ano de 1926 (para pessoas). Nos últimos três dias, estivemos na região da Bohemia, no Centro Esportivo e de Treinamento de Zinkovy, onde fomos recebidos pelo presidente da SPV (Ceská Asociace Sport pro Vsechny, ou Associação Tcheca de Esporte para Todos), cujo lema central é Vida é Movimento (SPV, s/d, p. 3). Neste local, que fica numa região campestre, com lago, muito verde, perto de um castelo do século XVIII, ministramos workshops e participamos de palestras, espetáculo, e mostra de vídeo. Conhecemos todo o centro e, depois, fomos conduzidos a um belo passeio pela região, que é muito rica em vidro e cristais, cerveja pilsen, pastagens, castelos e hotéis campestres. Nossa viagem encerrou-se em Praga, onde cada um dos participantes brasileiros e peruanos seguiu seu destino. Alguns de volta ao Brasil e ao Peru, outros passeando pela Europa. Considerações finais A partir das pesquisas realizadas com os grupos participantes do Study Tour 2005 e 2006, consideramos que a educação formal não detém o monopólio da formação. É possível aprender, e significativamente, em atividades de educação não formal aliada ao lazer, como foi o caso das viagens de estudos. Essas foram experiências enriquecedoras e gratificantes para todos os pesquisados. De formas diferentes, porém positivas, os pesquisados afirmaram que se divertiram, descansaram e se desenvolveram. Já afirmava o sociólogo francês da área do lazer, Dumazedier (1994), sobre suas próprias pesquisas empíricas, que as respostas são discutíveis, mas não podem ser ignoradas. Portanto, conscientes de que restam inúmeras dúvidas, sugerimos novas e contínuas pesquisas na área. Aliás, como comentado anteriormente, a nossa própria pesquisa está em andamento, está é uma prévia, uma análise inicial, que não gostaríamos de deixar de compartilhar. Acreditamos que a finalidade da pesquisa é propor novas reflexões sobre a temática. Afinal, segundo Minayo (1994), o ciclo da pesquisa termina com um produto provisório, capaz sempre de dar origem a novas interrogações.

13 859 Baseando-se nas nossas experiências pessoais e nas pesquisas até aqui desenvolvidas, sugerimos as viagens de estudo na formação continuada de professores de educação física. Referências ALVES-PINTO. Socializações e Identidades Docentes. In: TEIXEIRA, Manuela (org.). Ser Professor no Limiar do Século XXI. Porto: ISET, AMIGUINHO, Abílio. Viver a Formação. Construir a Mudança. Lisboa: Educa, CANAVARRO, Ana Paula. Práticas de Ensino da Matemática: duas professoras, dois currículos. Tese de doutorado. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2003 (material não publicado). BULOW, Anders. International Sports and Culture Association: ISCA. Landsstaevne. Haderslev, Dinamarca: junho, 2006 (Palestra). CAMARGO, Luiz Octávio. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, CAMILO CUNHA, António Unidade e diversidade na formação dos professores de Educação Física: estudo das representações de professores e formadores. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 1999 (material não publicado). CARVALHO, Beatriz; PESTANA, Laís. A terceira idade e a ginástica geral: a realidade de um turnfest. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 3., 2005, Campinas. Anais. Campinas, SP: SESC-SP, UNICAMP, ISCA, pp CZECH SOKOL ORGANIZATION. Sokol: past and present. Prague: G Art, Sokol: modern organisation for all-round development of man. Prague: Sokol, DUMAZEDIER, Joffre. A revolução cultural do tempo livre. São Paulo: Studio Nobel, ERICKSON, Frederick. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: WITTROCK, Merlin. Handbook of Research on Teaching. New York: Macmillan. pp , INTERNATIONALE DEUTSCHES TURNFEST. Festprogramm. Berlim: DTB, LOMBARDI, Maria Ivone Lazer como prática educativa: as possibilidades para o desenvolvimento humano. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005 (material não publicado).

14 860 MARCELO, Carlos. A Formação de Professores: Novas Perspectivas Baseadas na Investigação Sobre o Pensamento do Professor. In: NÓVOA, António (coord.). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, MARCELLINO, Nelson C. Lazer e Educação. 3.ed. Campinas,SP: Papirus, MELO, Victor A. de; ALVES JÚNIOR, Edmundo D. Introdução ao lazer. Barueri, SP: Manole, MINAYO, Maria Cecília de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, RUQUOY, Danielle. A Pesquisa Quakitativa em Ciências Sociais, SARMENTO, Teresa. Histórias de Vida de Educadoras de Infância. Tese de doutoramento. Lisboa: IIE. SPT, Ceská Asociace Sport pro Vsechny. Czech Association Sports for All. Ceská Asociace Sport pro Vsechny. Praha, s/d. STADNIK, Adriana; CAMILO CUNHA, António; PEREIRA, Beatriz. A educação não formal (pelo lazer) e sua contribuição ao currículo escolar. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 7., COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO, 3., 2006, Braga, Portugal. Livro de resumos. Braga: CIED, Universidade do Minho, p.310. STADNIK, Adriana; COSTA, Alessandra; CARVALHO, Beatriz; OLIVEIRA, Nara. Uma viagem de estudos pelo universo da ginástica: relato de experiência. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 3., 2005, Campinas. Anais. Campinas, SP: SESC-SP, UNICAMP, ISCA, pp

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp.

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAS ADAPTATIVAS E A PRÁTICA DOCENTE. Débora

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA 1 O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) caiquemelo@outlook.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA RESUMO Os educadores têm se utilizado de uma metodologia Linear, que traz uma característica conteudista; É possível notar que o Lúdico não se limita

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA Pedro Henrique Santos da Silva - Bianca dos Santos Cristovão - Luciana Maria da Silva* - RESUMO O Programa Institucional

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

5 Conclusão e Considerações Finais

5 Conclusão e Considerações Finais 5 Conclusão e Considerações Finais Neste capítulo são apresentadas a conclusão e as considerações finais do estudo, bem como, um breve resumo do que foi apresentado e discutido nos capítulos anteriores,

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOBRE SUAS PRÁTICAS DOCENTES

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Adriana do Nascimento Araújo Graduanda Pedagogia - UVA Francisca Moreira Fontenele Graduanda

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

OFICINAS CORPORAIS, JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - UMA INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO

OFICINAS CORPORAIS, JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - UMA INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO OFICINAS CORPORAIS, JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - UMA INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO SANTOS, Fernanda Costa 1 PEREIRA, Bruna Kely da Silva 2 CANEDO, Samara Rodrigues

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

A influência das Representações Sociais na Docência no Ensino Superior

A influência das Representações Sociais na Docência no Ensino Superior A influência das Representações Sociais na Docência no Ensino Superior Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital ZAIDAN, Lílian Araújo Ferreira 1 VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira 2 No ensino

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NO BENEFÍCIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NO BENEFÍCIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NO BENEFÍCIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Lucas Henrique da Silva 1 Coautora: Elisângela de Carvalho Franco 2 RESUMO A presente comunicação tem por objetivo apresentar

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

Experimentação Esportiva

Experimentação Esportiva Experimentação Esportiva Aula 2 O Movimento e o Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar o desenvolvimento e o amadurecimento dos aspectos motores. 2 Relacionar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica

RESUMO. Palavras-chave: Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica POSSIBILIDADES DIDATICO-PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA ENTRE DOMÍNIOS DE CONHECIMENTOS NA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA CENTRAL EDUCAÇÃO BÁSICA KĨSÊDJÊ Rosimeyre Gomes da Silva

Leia mais

EDUCADOR INFANTIL E O PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE ATORES REFLEXIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

EDUCADOR INFANTIL E O PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE ATORES REFLEXIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA GT-1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCADOR INFANTIL E O PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE ATORES REFLEXIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA RESUMO Maria de Lourdes Cirne Diniz Profa. Ms. PARFOR E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br

Leia mais

TUTORIA DE ESTÁGIO: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

TUTORIA DE ESTÁGIO: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS TUTORIA DE ESTÁGIO: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS Gabriella Pizzolante da Silva Universidade Federal de São Carlos gabriellapizzolante@gmail.com Maria José da Silva Rocha - Universidade

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA: AÇÕES DO PIBID/INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA. Palavras-chave: Ensino; Recomendações; Língua Estrangeira.

TEORIA E PRÁTICA: AÇÕES DO PIBID/INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA. Palavras-chave: Ensino; Recomendações; Língua Estrangeira. TEORIA E PRÁTICA: AÇÕES DO PIBID/INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA Bolsista Marilize Pires (PIBID/CNPq-UNICENTRO) Ruth Mara Buffa (PIBID/CNPq-UNICENTRO) 1 Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO A III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece em um momento histórico dos Movimentos Sociais, uma vez que atingiu o quarto ano de ratificação

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

OLIMPÍADAS DE CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO

OLIMPÍADAS DE CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO ISSN 2177-9139 OLIMPÍADAS DE CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO André Martins Alvarenga - andrealvarenga@unipampa.edu.br Andressa Sanches Teixeira - andressaexatas2013@gmail.com

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Camille Cistina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Lucilene Paixão 4 Percepção de luz e

Leia mais

A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR. GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância

A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR. GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Nilce Fátima Scheffer - URI-Campus de Erechim/RS - snilce@uri.com.br

Leia mais

SEMEART: A DANÇA EXPRESSIVA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE UFG/CAJ

SEMEART: A DANÇA EXPRESSIVA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE UFG/CAJ SEMEART: A DANÇA EXPRESSIVA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE UFG/CAJ REZENDE, Cláudia Moraes. CCEF/UFG/CAJ ALMEIDA, Cláudia Silva de. CCEF/UFG/CAJ MACÊDO, Keila Márcia Ferreira. CCEF/UFG/CAJ NETO,

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA PROJETO: ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL O CORPO E A MENTE EM AÇÃO LUCAS DO RIO VERDE 2009 APRESENTAÇÃO Em primeiro lugar é preciso compreender

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

Dados do Ensino Médio

Dados do Ensino Médio Dados do Ensino Médio População de 15 a 17 anos (2010): 10.357.874 (Fonte: IBGE) Matrículas no ensino médio (2011): 8.400.689 (Fonte: MEC/INEP) Dados do Ensino Médio Dos 10,5 milhões de jovens na faixa

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES Marcia Regiane Miranda Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes marcia.sme@pmmc.com.br

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Carmen Maria Nunes da Rosa 1. Universidade Federal de Pelotas Resumo: O presente trabalho trata das atividades, desenvolvidas pelo projeto Elaboração

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL EDUCAÇÃO INFANTIL 01) Tomando como base a bibliografia atual da área, assinale a alternativa que destaca CORRE- TAMENTE os principais eixos de trabalho articuladores do cotidiano pedagógico nas Instituições

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA 4ª Oficina Data: 31/07/2012

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel.

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel. A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul marciameloprofa@hotmail.com Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino INTRODUÇÃO

A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino INTRODUÇÃO A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Paulo Freire INTRODUÇÃO A importância

Leia mais

XADREZ: uma ferramenta para a inclusão resultados preliminares

XADREZ: uma ferramenta para a inclusão resultados preliminares XADREZ: uma ferramenta para a inclusão resultados preliminares Tayla Kuhnen 1 ; Sara Cristina Stacheski Martins 2 ; Tiago Martins da Silva 3 ; Marcelo Eger Sibert 4 ; Marines Dias Gonçalves 5 INTRODUÇÃO

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO Izabele Trindade Caldas (CALDAS I. T.) e Elaine Melo de Brito Costa (COSTA E. M. DE B.). Departamento de Educação Física Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras Ligia Paula Couto (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Introdução Este artigo relatará a experiência de um grupo de alunos e professores

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS Adailton Almeida Barros - adailton.almeida.barros@gmail.com (UNESPAR/FECILCAM) PIBID Subprojeto/Língua Inglesa

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR?

ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? O que dizem as crianças sobre o brincar e a brincadeira no 1 ano do Ensino Fundamental? Resumo JAIRO GEBIEN - UNIVALI 1 Esta pesquisa visa investigar os momentos

Leia mais

Assessoria em RH e Desenvolvimento Profissional

Assessoria em RH e Desenvolvimento Profissional Assessoria em RH e Desenvolvimento Profissional Apresentação A 4T Treinamentos desde o seu nascimento vem oferecendo ao mercado produtos que colaborem com o desenvolvimento profissional das equipes e colaboradores

Leia mais