Área específica. Áreas afins. Controle Externo. Público-alvo/consumidores. FORMATO: 14,5 X 21,5 cm CÓDIGO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Área específica. Áreas afins. Controle Externo. Público-alvo/consumidores. FORMATO: 14,5 X 21,5 cm CÓDIGO:"

Transcrição

1 Benjamin Zymler André Pachioni Baeta André Vilanova da Silva Daniel Miranda Barros Moreira Fernanda Schreiber Bispo Francisco Sérgio Maia Alves Karine Lílian de Sousa Costa Machado Laureano Canabarro Dios NOVO REGIME JURÍDICO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DAS EMPRESAS ESTATAIS Análise da Lei nº /2016 segundo a jurisprudência do Tribunal de Contas da União É indiscutível e legítimo o desejo da sociedade brasileira por uma administração pública que, além de buscar aperfeiçoarse continuamente, vise atender, com eficiência, o interesse coletivo. A Lei nº /2016, ao estabelecer o estatuto jurídico das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias que explorem atividade econômica ou prestem serviços públicos, delineia a moldura jurídica necessária para que essas empresas exerçam suas funções institucionais de modo transparente, eficaz e com foco na obtenção de resultados. A presente obra dedica-se ao estudo da nova lei, em especial dos dispositivos atinentes a licitações e contratos, oferecendo aos gestores, estudiosos e operadores do Direito uma visão prática e teórica sobre o assunto. Por meio de uma abordagem comparativa com as normas anteriores que tratam do tema e valendo-se da ótica de quem atua no exercício do controle externo da administração pública, com farta indicação de jurisprudência do Tribunal de Contas da União acerca da matéria, o livro revela-se uma importante e oportuna contribuição para a reflexão acerca dos significativos aprimoramentos trazidos pela Lei das Estatais. Área específica Direito Administrativo Áreas afins Controle Externo e Direito Empresarial Público-alvo/consumidores Professores; estudantes de graduação, pós-graduação e cursos de especialização. Advogados. Servidores e empregados públicos encarregados de fiscalizar, controlar e praticar atos administrativos relacionados a licitações e contratos (gestores e fiscais de contratos, membros de comissão de licitação, assessores, gerentes, advogados integrantes de assessoria jurídica e dirigentes). FORMATO: 14,5 X 21,5 cm CÓDIGO:

2 N945 Novo regime jurídico de licitações e contratos das empresas estatais: análise da Lei nº /2016 segundo a jurisprudência do Tribunal de Contas da União / Benjamin Zymler... [et al.]. - Belo Horizonte : Fórum, p. ; 14,5cm x 21,5cm. ISBN: Direito. 2. Novo Regime Jurídico. 3. Licitações. 4. Contratos. 5. Empresas Estatais. I. Zymler, Benjamin. II. Baeta, André Pachioni. III. Silva, André Vilanova da. IV. Moreira, Daniel Miranda Barros. V. Bispo, Fernanda Schreiber. VI. Alves, Francisco Sérgio Maia. VII. Machado, Karine Lílian de Sousa Costa. VIII. Dios, Laureano Canabarro. IX. Título CDD: CDU: Informação bibliográfica deste livro, conforme a NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): ZYMLER, Benjamin et al. Novo regime jurídico de licitações e contratos das empresas estatais: análise da Lei nº /2016 segundo a jurisprudência do Tribunal de Contas da União. Belo Horizonte: Fórum, p. ISBN Benjamin Zymler é Ministro no Tribunal de Contas da União desde Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB). Autor e coautor das obras Lei anticorrupção: Lei nº /2013 uma visão do controle externo; Regime Diferenciado de Contratação RDC; Direito administrativo e controle; O controle externo das concessões de serviços públicos e das parcerias público-privadas; Processo administrativo no Tribunal de Contas da União; Terceirização legislação, doutrina e jurisprudência; Direito administrativo; e Política e direito: uma visão autopoiética. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). André Pachioni Baeta é Engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Desde 2004, exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas. Atualmente, exerce a função de Assessor de Ministro do TCU. Também exerce a presidência do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP). Autor dos livros Orçamento e controle de preços de obras públicas e Regime diferenciado de contratações públicas aplicado às licitações e contratos de obras públicas, publicados pela Editora Pini. Palestrante. André Vilanova da Silva é Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Especialista em Direito Público pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Graduado em Direto e em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União.

3 Daniel Miranda Barros Moreira é Especialista em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília e em Engenharia Civil Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União. Fernanda Schreiber Bispo é Pós-graduada em Direito, Estado e Constituição pela Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, exerce a função de assessora do Ministro Benjamin Zymler, no Tribunal de Contas da União. Francisco Sérgio Maia Alves é Mestre em Direito e Políticas públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Engenharia Civil Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União. Coautor da obra Contratação internacional: algumas espécies de contratos mercantis. Karine Lílian de Sousa Costa Machado é Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde Coautora dos livros Licitações & contratos orientações básicas (editado pelo TCU) e Terceirização legislação, doutrina e jurisprudência (editora Fórum). MBA em Gestão da Administração Pública. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Palestrante. Laureano Canabarro Dios é Especialista em Direito Público e Controle Externo pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União. Coautor das obras Lei anticorrupção: Lei nº /2013 uma visão do controle externo; Regime diferenciado de contratação RDC; e Sociedade democrática, direito público e controle externo.

4 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...13 ESTATUTO JURÍDICO DAS EMPRESAS ESTATAIS INTRODUÇÃO...15 CAPÍTULO 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...23 CAPÍTULO 2 LICITAÇÕES E HIPÓTESES DE CONTRATAÇÃO DIRETA...37 Da exigência de licitação e dos casos de dispensa e de inexigibilidade...37 Licitação dispensável...43 Valor da contratação: incisos I e II do art. 29 da Lei nº / Licitação deserta: inciso III do art. 29 da Lei nº / Propostas com valores excessivos: inciso IV do art. 29 da Lei nº / Compra ou locação de imóvel: inciso V do art. 29 da Lei nº / Contratação remanescente: inciso VI do art. 29 da Lei nº / Contratação com instituição sem fins lucrativos: inciso VII do art. 29 da Lei nº / Contratação para manutenção da garantia: inciso VIII do art. 29 da Lei nº / Contratação de associação de portadores de deficiências: inciso IX do art. 29 da Lei nº / Contratação de energia elétrica e gás: inciso X do art. 29 da Lei nº / Contratação entre empresas públicas, sociedades de economia mista e subsidiárias: inciso XI do art. 29 da Lei nº / Contratação de coleta de material reciclável: inciso XII do art. 29 da Lei nº / Fornecimento de objeto de alta complexidade e importante para a defesa nacional: inciso XIII do art. 29 da Lei nº / Fomento do desenvolvimento científico e tecnológico: inciso XIV do art. 29 da Lei nº / Contratação em situação de emergência: inciso XV do art. 29 da Lei nº / Transferência de bens para a administração pública, doação de bens móveis para fins de interesse social e compra e venda de ações e títulos: incisos XVI a XVIII do art. 29 da Lei nº / Licitação inexigível...74 Fornecedor exclusivo: inciso I do art. 30 da Lei nº / Serviços técnicos especializados: inciso II do art. 30 da Lei nº / CAPÍTULO 3 PRINCÍPIOS, OBJETIVOS E DIRETRIZES...83 Princípios e objetivos...83 Diretrizes das licitações e contratos...91 Padronização do procedimento...91 Manifestação da assessoria jurídica...92 Busca da maior vantagem competitiva para a empresa pública ou sociedade de economia mista...93 Tratamento favorecido para as microempresas e empresas de pequeno porte e empresas nacionais...96 Proteção do meio ambiente e de outros interesses difusos...98 Parcelamento do objeto...99 Adoção preferencial da modalidade pregão Preferência pela forma eletrônica Observação de política de integridade...103

5 CAPÍTULO 4 PROCEDIMENTOS AUXILIARES Considerações iniciais Regulamento Cadastramento Catálogo eletrônico de padronização de compras, serviços e obras Pré-qualificação permanente Pré-qualificação subjetiva Pré-qualificação objetiva Diferença da pré-qualificação prevista na Lei nº 8.666/ Diferença entre pré-qualificação subjetiva e cadastramento Validade Licitação restrita aos pré-qualificados Registro de preços Regulamento Aplicabilidade Participação de outras empresas estatais Licitação e instrumento convocatório Ata de registro de preços Contratos Adesão à ata de registro de preços Limites quantitativos Limites subjetivos CAPÍTULO 5 DISPOSIÇÕES DE CARÁTER GERAL Caracterização do objeto Contratação simultânea do mesmo objeto Publicidade do procedimento Divulgação do orçamento Momento da divulgação do orçamento Considerações gerais Órgãos de controle Divulgação do procedimento Alterações do instrumento convocatório Empresas com restrições para participar de licitações ou serem contratadas Sanção de inidoneidade Grupo societário Administrador ou empregado da empresa pública contratante Relações de parentesco Vedações constitucionais Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) Sanções de natureza penal CAPÍTULO 6 PROJETOS Cessão de direitos autorais e patrimoniais dos projetos Anteprojetos de engenharia Obrigações de fim e obrigações de meio Dragagem portuária Ponte Restrições aos autores dos projetos Procedimento de manifestação de interesse privado O PMI como alternativa à contratação ou ao desenvolvimento orgânico de projetos Principais problemas identificados nos procedimentos de manifestação de interesse CAPÍTULO 7 FASE INTERNA DO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO Da fase preparatória Definição do objeto Obras e serviços em geral Aquisição de bens Alienação de bens Exigências técnicas Especificação de garantias...180

6 Estimativa do valor da contratação Definição do procedimento da Licitação Modos de disputa Lances intermediários Intervalo mínimo de diferença de valores entre os lances Intervalo mínimo de tempo entre os lances Critérios de julgamento Julgamento pelo menor preço Julgamento pelo maior desconto Julgamento pela melhor combinação de técnica e preço Uso do critério de julgamento técnica e preço para serviços intelectuais Critérios de ponderação para as notas de preço e de técnica O processamento das licitações de técnica e preço na Lei das Estatais Avaliação da proposta de preço Avaliação da proposta técnica Julgamento pelo maior retorno econômico Julgamento pela maior oferta Julgamento pela melhor técnica Contrata-se o melhor projeto e não a melhor empresa A administração sabe qual é o projeto que está comprando Há isonomia e impessoalidade na seleção do melhor projeto Julgamento pelo melhor conteúdo artístico Licitações restritas Inversão das fases de habilitação e julgamento CAPÍTULO 8 FASE EXTERNA DO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO Divulgação Publicação dos atos Portal específico na internet Diários oficiais Prazos mínimos para apresentação das propostas Pedidos de esclarecimento e impugnações ao instrumento convocatório Apresentação de lances/propostas Modo de disputa aberto Modo de disputa fechado Combinação dos modos de disputa Julgamento Realização de diligências Empate entre propostas Habilitação Parâmetros estabelecidos pela lei Fixação dos parâmetros Definição das exigências Consórcios Número de integrantes de cada consórcio Substituição de consorciado Preenchimento dos requisitos de habilitação Certificados emitidos por participação em consórcio Habilitação posterior ao julgamento das propostas Aumento da competitividade Recursos Contrarrazões recursais Efeito suspensivo Consequências do acolhimento dos recursos Encerramento CAPÍTULO 9 REMUNERAÇÃO VARIÁVEL Valor proporcional ao benefício gerado Limites Possíveis aplicações Forma de pagamento da remuneração variável Outros entendimentos acerca da remuneração variável CAPÍTULO 10 REGIMES DE EXECUÇÃO CONTRATUAL...267

7 Empreitada por preço global Empreitada por preço unitário Empreitada integral Contratação integrada Aditamento na contratação integrada em virtude de falhas, erros ou omissões no anteprojeto Objetos que podem ser licitados pela contratação integrada Critérios de julgamento na contratação integrada Como fundamentar o uso da contratação integrada A contratação semi-integrada A alocação de riscos na contratação integrada e semi-integrada Como realizar a alocação de riscos? O conflito de interesses nas contratações integrada e semi-integrada Seguros e garantias nas contratações integradas e semi-integradas CAPÍTULO 11 FISCALIZAÇÃO PELO ESTADO E PELA SOCIEDADE Controle interno e externo Fiscalização pela sociedade Tutela ou supervisão ministerial Limites ao acionista controlador na direção superior das empresas estatais CAPÍTULO 12 SOBREPREÇO E SUPERFATURAMENTO CAPÍTULO 13 CONTRATOS. NATUREZA JURÍDICA E ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS Natureza jurídica do contrato da Lei nº / Critérios de distinção entre contratos administrativos e contratos privados da administração nos países de cultura jurídica francesa. Evolução no curso do desenvolvimento da teoria do contrato administrativo Critérios de distinção entre contratos administrativos e contratos privados da administração segundo a doutrina brasileira Conclusões parciais: a busca de um critério de distinção entre contratos administrativos e contratos privados da administração compatível com as disposições do ordenamento jurídico brasileiro Natureza jurídica do contrato da Lei nº / Disciplina normativa do contrato da Lei nº / Formalização dos contratos Cláusulas não são obrigatórias Cláusulas obrigatórias Garantias contratuais Duração dos contratos Formalidades Convocação do contratado Responsabilidades do contratado Fiscalização dos contratos Alteração dos contratos Sanções contratuais Poder de anulação dos contratos Fiscalização dos contratos pelos tribunais de contas CAPÍTULO 14 DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS Vigência e aplicação da lei Demais disposições Referências...443

LEI DAS ESTATAIS. Autores Edgar Guimarães José Anacleto Abduch Santos

LEI DAS ESTATAIS. Autores Edgar Guimarães José Anacleto Abduch Santos Autores Edgar Guimarães José Anacleto Abduch Santos LEI DAS ESTATAIS Comentários ao regime jurídico licitatório e contratual da Lei nº 13.303/2016 - Lei das Estatais Área específica Direito Administrativo.

Leia mais

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC...

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC... SUMÁRIO Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC PREFÁCIO... 15 Nota dos autores... 17 CAPÍTULO 1 ASPECTOS GERAIS... 19 1.1 Introdução... 19 1.2 Objetivos... 22 1.3 Definições... 30 1.4 Diretrizes...

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DAS ESTATAIS LEI /2016

PROCEDIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DAS ESTATAIS LEI /2016 PROCEDIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DAS ESTATAIS LEI 13.303/2016 1, 2 e 3 de outubro Brasília, 1, 2 e 3 de outubro 2018 Carga horária: 24horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para

Leia mais

SUMÁRIO. 2. Direito Administrativo Societário Uma introdução Alexandre Santos de Aragão

SUMÁRIO. 2. Direito Administrativo Societário Uma introdução Alexandre Santos de Aragão SUMÁRIO Colaboradores 1. História e Regime Constitucional da Atividade Empresarial Estatal Sergio de Andréa Ferreira 2. Histórico constitucional 3. O regime constitucional vigente 3.1 A ordem econômico-financeira

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DAS ESTATAIS

LICITAÇÕES E CONTRATOS DAS ESTATAIS JOEL DE MENEZES NIEBUHR PEDRO DE MENEZES NIEBUHR LICITAÇÕES E CONTRATOS DAS ESTATAIS Área específica DIREITO ADMINISTRATIVO Áreas afins DIREITO ECONÔMICO, ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Público-alvo/consumidores

Leia mais

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016.

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016. LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº 13.303/2016. As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 13 e 14 de fevereiro Brasília, 13

Leia mais

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016.

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016. LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº 13.303/2016. Com comentários e apontamentos os também sobre o novo Decreto Federal nº 8945/16 As principais novidades

Leia mais

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o Brasília-DF, 22 a 26/04/2019 Horário: 08h às 12h Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o email: secretaria@abop.org.br I - APRESENTAÇÃO A escolha do Brasil para sediar os grandes

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS - LICITAÇÕES E CONTRATOS

SEMINÁRIO NACIONAL A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS - LICITAÇÕES E CONTRATOS SEMINÁRIO NACIONAL A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS - LICITAÇÕES E CONTRATOS As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 Brasília, 22 e 23 de setembro de

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN. Autor. Formato: 17x24 cm CÓDIGO:

OBRAS PÚBLICAS LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN. Autor. Formato: 17x24 cm CÓDIGO: problemas que prejudicam o andamento dos empreendimentos, incorporou alguns trabalhos do TCU desenvolvidos no último biênio. O texto busca apresentar de forma prática a técnicos envolvidos com licitação,

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO Legislação, Doutrina e Jurisprudência

TERCEIRIZAÇÃO Legislação, Doutrina e Jurisprudência Autor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes TERCEIRIZAÇÃO Legislação, Doutrina e Jurisprudência Área específica Direito Administrativo. A terceirização de serviços trouxe significativos ganhos para a gestão pública,

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS As principais inovações trazidas pela Lei 13.303/2016 O uso da contratação semi-integrada Sugestões

Leia mais

LEI ANTICORRUPÇÃO (LEI Nº /2013)

LEI ANTICORRUPÇÃO (LEI Nº /2013) LEI ANTICORRUPÇÃO (LEI Nº 12.846/2013) Uma visão do controle externo BENJAMIN ZYMLER E LAUREANO CANABARRO DIOS Autores Área específica Direito Administrativo Áreas afins Direito Público A Lei Anticorrupção

Leia mais

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

GOVERNANÇA, COMPLIANCE, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS NAS ESTATAIS: DA ALTA ADMINISTRAÇÃO ÀS AQUISIÇÕES E CONTRATOS.

GOVERNANÇA, COMPLIANCE, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS NAS ESTATAIS: DA ALTA ADMINISTRAÇÃO ÀS AQUISIÇÕES E CONTRATOS. CURSO EAD GOVERNANÇA, COMPLIANCE, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS NAS ESTATAIS: DA ALTA ADMINISTRAÇÃO ÀS AQUISIÇÕES E CONTRATOS. APRESENTAÇÃO A história recente do Brasil, notadamente após o processo

Leia mais

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: OS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS NO JULGAMENTO DAS LICITAÇÕES

Leia mais

22 e 23/08/ BRASÍLIA DF - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

22 e 23/08/ BRASÍLIA DF - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS procedimentos utilizados em larga escala na Administração Pública como o sistema de registro de preços, contratações das micro e pequenas empresas, RDC e outros mais. Autor Renato Nascimento LICITAÇÕES

Leia mais

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Apresentação O Instituto Negócios Públicos apresenta o Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial. O encontro é o mais dinâmico

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS

SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS Dilemas e soluções diante do novo regime jurídico licitatório das estatais APRESENTAÇÃO Desde julho de 2016, as estatais brasileiras estão submetidas a um novo regime jurídico-licitatório.

Leia mais

2.6. Licitação nos consórcios públicos Valores diferenciados para escolha da modalidade de licitação (art. 23, 8.º, da Lei 8.666/1993)

2.6. Licitação nos consórcios públicos Valores diferenciados para escolha da modalidade de licitação (art. 23, 8.º, da Lei 8.666/1993) SUMÁRIO 1. LICITAÇÃO 1.1. Conceito 1.2. Fontes normativas 1.3. Competência legislativa 1.4. Princípios da licitação 1.4.1. Princípio da competitividade 1.4.2. Princípio da isonomia 1.4.3. Princípio da

Leia mais

Comissão de Obras Públicas COP. Construção CBIC

Comissão de Obras Públicas COP. Construção CBIC Comissão de Obras Públicas COP da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC Regime Diferenciado i de Contratações t Públicas RDC Benedicto Porto Neto Benedicto Porto Neto portoneto@porto.adv.br

Leia mais

ESTATUTO JURÍDICO DAS ESTATAIS Análise da Lei Nº /2016

ESTATUTO JURÍDICO DAS ESTATAIS Análise da Lei Nº /2016 Coordenadores João Otávio de Noronha Ana Frazão Daniel Augusto Mesquita ESTATUTO JURÍDICO DAS ESTATAIS Análise da Lei Nº 13.303/2016 Área específica Direito Administrativo. A Lei nº 13.303/2016, editada

Leia mais

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO, JULGAMENTO

Leia mais

CURSO COMPLETO A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS

CURSO COMPLETO A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS CURSO COMPLETO A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 Brasília, 28 e 29 de novembro de 2016 Carga Horária: 16 horas/atividade

Leia mais

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PÚBLICA

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PÚBLICA Autor Joel de Menezes Niebuhr DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PÚBLICA 4ª EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA Prefácio Adilson Abreu Dallari. Área específica Licitação Pública. O presente volume enfrenta

Leia mais

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PÚBLICO ALVO: CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Todos os profissionais da iniciativa privada que se dispõem a contratar com a Administração Pública; profissionais que desejam reciclar

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Foz do Iguaçu/PR LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei 13.303/2016 19 E 20 DE SETEMBRO Apresentação Em 1º de julho de 2016 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 13.303/2016,

Leia mais

SEMINÁRIO LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei /2016

SEMINÁRIO LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei /2016 CENTRAL DE ATENDIMENTO: (41) 3087-6666 www.licidata.com.br SEMINÁRIO LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei 13.303/2016 24 E 25 DE NOVEMBRO CURITIBA/PR PALESTRANTES: DR. EDGAR

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: 60 VÍCIOS MAIS COMUNS NAS LICITAÇÕES E NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER Carga horária: 24h Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO,

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

GOVERNANÇA, COMPLIANCE, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS NAS ENTIDADES DO SISTEMA S: INOVAÇÕES E ASPECTOS RELEVANTES.

GOVERNANÇA, COMPLIANCE, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS NAS ENTIDADES DO SISTEMA S: INOVAÇÕES E ASPECTOS RELEVANTES. CURSO EAD GOVERNANÇA, COMPLIANCE, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS NAS ENTIDADES DO SISTEMA S: INOVAÇÕES E ASPECTOS RELEVANTES. APRESENTAÇÃO A história recente do Brasil, notadamente após o processo

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP, atualizado com a nova IN 05/MPOG Curso prático e atualizado com a nova Instrução Normativa 05 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP, atualizado com a IN 05/MPOG Curso prático e atualizado com a Instrução Normativa 05 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Aborda

Leia mais

Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão

Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão Objetivo e Público Tem como objetivo preparar todos os profissionais envolvidos em certames licitatórios, Órgãos Públicos e Autarquias, familiarizando-os

Leia mais

LEI /2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS. Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis. BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016

LEI /2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS. Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis. BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016 LEI 13.303/2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016 I. ESCOPO E METODOLOGIA A Lei nº 13.303, de 30 de junho

Leia mais

GOVERNANÇA, COMPLIANCE, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS NAS ESTATAIS: DA ALTA ADMINISTRAÇÃO ÀS AQUISIÇÕES E CONTRATOS.

GOVERNANÇA, COMPLIANCE, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS NAS ESTATAIS: DA ALTA ADMINISTRAÇÃO ÀS AQUISIÇÕES E CONTRATOS. CURSO EAD GOVERNANÇA, COMPLIANCE, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS NAS ESTATAIS: DA ALTA ADMINISTRAÇÃO ÀS AQUISIÇÕES E CONTRATOS. APRESENTAÇÃO A história recente do Brasil, notadamente após o processo

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS ESTRUTURAÇÃO DOS SISTEMAS DE GOVERNANÇA E DE CONTRATAÇÃO

LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS ESTRUTURAÇÃO DOS SISTEMAS DE GOVERNANÇA E DE CONTRATAÇÃO SEMINÁRIO NACIONAL EXCLUSIVO E INÉDITO LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS ESTRUTURAÇÃO DOS SISTEMAS DE GOVERNANÇA E DE CONTRATAÇÃO AS PRINCIPAIS NOVIDADES DA LEI 13.303/2016 E DO DECRETO 8.945/2016

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS PASSO A PASSO ARACAJU - SE 21 e 22 de FEVEREIRO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA DESTAQUES DO TREINAMENTO QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS IRREGULARIDADES

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP Como evitar os principais vícios: Leis nº 8.666/93, nº 10.520/2002; Decreto nº 3.555/2000, Decreto nº 5.450/2005, Lei Complementar nº 123/2006, Decreto

Leia mais

LEI Alberto Machado Neto. Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2017

LEI Alberto Machado Neto. Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2017 LEI 13.303 Alberto Machado Neto Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2017 O QUE MUDA COM A LEI 13.303 NOS PROCESSOS DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DA PETROBRAS. Regime Simplificado Quebra do monopólio pela Lei

Leia mais

PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR

PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR Espera-se que os trabalhos aqui reunidos tragam esclarecimentos acerca da interpretação da nova lei e constituam o ponto de partida para novas análises, proposições e críticas, tão necessárias à evolução

Leia mais

CLIQUE E ASSISTA BAIXAR HISTÓRICO JML

CLIQUE E ASSISTA BAIXAR HISTÓRICO JML CLIQUE E ASSISTA BAIXAR HISTÓRICO JML 2 Aspectos Práticos, Jurídicos e Desafios nos Próximos Anos! Como implantar a Lei nº. 13.303/2016? Adaptação dos procedimentos e normas internas; Oficina para elaboração

Leia mais

E s tata i s SEMINÁRIO. EXCELÊNCIA NAS EMPRESAS ESTATAIS. Aplicabilidade da Lei / e 10 de abril

E s tata i s SEMINÁRIO.   EXCELÊNCIA NAS EMPRESAS ESTATAIS. Aplicabilidade da Lei / e 10 de abril SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NAS EMPRESAS ESTATAIS E s tata i s SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DAS EMPRESAS ESTATAIS Aplicabilidade da Lei 13.303/2016 09 e 10 de abril www.excelenciaeducacao.com.br LOCAL

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS 03 e 04 de julho Brasília, 03 e 04 de julho de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

COORDENADOR TÉCNICO. 24 a 27 de SETEMBRO de 2019 BRASÍLIA/DF. contreinamentos.com.br ANDRÉ PACHIONI BAETA MINISTRO BENJAMIN ZYMLER

COORDENADOR TÉCNICO. 24 a 27 de SETEMBRO de 2019 BRASÍLIA/DF. contreinamentos.com.br ANDRÉ PACHIONI BAETA MINISTRO BENJAMIN ZYMLER COORDENADOR TÉCNICO ANDRÉ PACHIONI BAETA André Pachioni Baeta é engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Desde 2004, exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

CURSO COMPLETO DE LICITAÇÕES COM HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS INCLUINDO: RITO DA LICITAÇÃO FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DE EDITAIS E

CURSO COMPLETO DE LICITAÇÕES COM HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS INCLUINDO: RITO DA LICITAÇÃO FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DE EDITAIS E CURSO COMPLETO DE LICITAÇÕES COM HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS INCLUINDO: RITO DA LICITAÇÃO FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DE EDITAIS E TERMO DE REFERÊNCIA, PREGÃO PRESENCIAL, SISTEMA DE REGISTRO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/ e 08 AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A SEMINÁRIO NOVO

INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/ e 08 AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A SEMINÁRIO NOVO AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 SEMINÁRIO NOVO DEBATENDO AS DISPOSIÇÕES DA NOVÍSSIMA IN SEGES/MP 05/2017 PLANEJAMENTO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE Como proceder com as obras em andamento diante da falta de recursos? De que forma aprimorar a eficiência nas contratações públicas? Como garantir a conclusão

Leia mais

COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS COM OS AUTORES DO LIVRO LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI

Leia mais

16 e 17 FEVEREIRO 100 ACÓRDÃOS DO TCU MANAUS - AM ANDRÉ PACHIONI BAETA SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INSCREVA-SE PROFESSOR

16 e 17 FEVEREIRO 100 ACÓRDÃOS DO TCU MANAUS - AM ANDRÉ PACHIONI BAETA SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INSCREVA-SE PROFESSOR Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos 100 ACÓRDÃOS DO TCU SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE Como proceder com as obras em andamento diante da falta de recursos? De que forma aprimorar a eficiência nas contratações públicas? Como garantir a conclusão

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DO ESTADO DO PARANÁ-SICEPOT/PR

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DO ESTADO DO PARANÁ-SICEPOT/PR SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DO ESTADO DO PARANÁ-SICEPOT/PR COMPARAÇÃO ENTRE AS LEIS DE LICITAÇÕES LEI nº 8.666/93 (Licitações) LEI nº 10.520/02 (Pregão) LEI nº 1461/12 (RDC) AUTORIA: Engenheiro

Leia mais

O PROCESSO NOS TRIBUNAIS DE CONTAS Contraditório, Ampla Defesa e a Necessária Reforma da Lei Orgânica do TCU

O PROCESSO NOS TRIBUNAIS DE CONTAS Contraditório, Ampla Defesa e a Necessária Reforma da Lei Orgânica do TCU Alexandre Aroeira Salles O PROCESSO NOS TRIBUNAIS DE CONTAS Contraditório, Ampla Defesa e a Necessária Reforma da Lei Orgânica do TCU Área específica DIREITO ADMINISTRATIVO Áreas afins Seria possível o

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A AESabesp através de sua Diretoria Cultural, realizará o de Licitação e Gestão de Contratos Pregão, RDC e SRP Sede da AESabesp, que será ministrado pela Prof.ª. Maryberg Braga Neto., na OBJETIVOS Capacitar

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRIDADE, GESTÃO DE RISCOS E CONTRATAÇÕES NAS EMPRESAS ESTATAIS

PROGRAMA DE INTEGRIDADE, GESTÃO DE RISCOS E CONTRATAÇÕES NAS EMPRESAS ESTATAIS CURSO EAD PROGRAMA DE INTEGRIDADE, GESTÃO DE RISCOS E CONTRATAÇÕES NAS EMPRESAS ESTATAIS À luz da Lei nº. 13.303/16 e do Decreto 8.945/16 Cautelas na fase interna; Modos de disputa; Peculiaridades da habilitação;

Leia mais

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Carga Horária de 16 Horas 26 e 27 de Outubro Rio Branco - AC LC 123/06 e LC 147/14 Atualizada pelo Novo Decreto

Leia mais

EDUARDO GOELDNER CAPELLA

EDUARDO GOELDNER CAPELLA EDUARDO GOELDNER CAPELLA Lei n 12.722/2012 - Acrescenta o 3, ao art. 1 da Lei do RDC Lei n 12.688/2012 - Altera os arts. 1 e 43, da Lei do RDC Decreto n 7.746/2012 - Regulamenta o art. 3, da Lei no 12.349/2010

Leia mais

45 QUESTÕES POLÊMICAS E FUNDAMENTAIS SOBRE AS LICITAÇÕES E OS CONTRATOS DAS ESTATAIS DE ACORDO COM A LEI Nº /2016

45 QUESTÕES POLÊMICAS E FUNDAMENTAIS SOBRE AS LICITAÇÕES E OS CONTRATOS DAS ESTATAIS DE ACORDO COM A LEI Nº /2016 Seminário Nacional 45 QUESTÕES POLÊMICAS E FUNDAMENTAIS SOBRE AS LICITAÇÕES E OS CONTRATOS DAS ESTATAIS DE ACORDO COM A LEI Nº 13.303/2016 Planejamento, seleção do fornecedor e gestão dos contratos Elaboração

Leia mais

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas.

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas. 30, 31 de outubro e 01 de novembro de 2013 APRESENTAÇÃO SÃO PAULO / SP O novo Regime Diferenciado

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

08, 09 e 10 de Fevereiro de 2017 Curitiba, PR CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SISTEMA S.

08, 09 e 10 de Fevereiro de 2017 Curitiba, PR CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SISTEMA S. 08, 09 e 10 de Fevereiro de 2017 Curitiba, PR CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SISTEMA S. CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o 60º Curso Prático de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência de acordo com a Nova IN 05/20 Brasília-DF, 08 a 12/04/2019 Horário do evento: 08h às 13h Ficha de Inscrição Após o preenchimento

Leia mais

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação

Leia mais

LICITAÇÕES INTERNACIONAIS Participação de Estrangeiros e Licitações realizadas com Financiamento Externo

LICITAÇÕES INTERNACIONAIS Participação de Estrangeiros e Licitações realizadas com Financiamento Externo Autor Rafael Wallbach Schwind LICITAÇÕES INTERNACIONAIS Participação de Estrangeiros e Licitações realizadas com Financiamento Externo Área específica Direito Administrativo. Este livro, agora em sua nova

Leia mais

CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N

CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N SEMINÁRIO NACIONAL CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N 7.174/10 MACEIÓ - AL 19 E 20 DE AGOSTO

Leia mais

RDC LICITAÇÃO ATRAVÉS DO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

RDC LICITAÇÃO ATRAVÉS DO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SIDNEY BITTENCOURT LICITAÇÃO ATRAVÉS DO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS RDC Com Ênfase no Decreto Nº 7.581, De 11.10.2011, Que Regulamentou a Lei Nº 12.462, De 5.8.2011 Lei do RDC 2ª edição

Leia mais

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES Susana Filgueiras Brasília, 10 de setembro de 2012 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Lei nº12.462, de 5 de agosto de 2011. Decreto nº 7.581, de 11 de outubro de 2011. Lei nº 12.688,

Leia mais

O RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA

O RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA O RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA CONTEÚDO ATUALIZADO COMO UTILIZAR DE FORMA EFICIENTE OS DIVERSOS MECANISMOS DO REGIME DIFERENCIADO 27 e 28 de julho Brasília, 27 e 28 de julho de 2017 Carga horária:

Leia mais

O RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA

O RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA O RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA CONTEÚDO ATUALIZADO COMO UTILIZAR DE FORMA EFICIENTE OS DIVERSOS MECANISMOS DO REGIME DIFERENCIADO 27 e 28 de julho Brasília, 27 e 28 de julho de 2017 Carga horária:

Leia mais

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna UFC Pró-Reitoria Planejamento e Administração Lista verificação PREGÃO Fase Interna Eletrônico Presencial Código: PROPLAD064 Unida mandante: Nº do Processo: Nº Pregão: 1. Consta a autorização da autorida

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8.

CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8. CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/93 E A LEI 13.303/2016 16 e 17 de abril Brasília, 16 e 17 de abril de

Leia mais

VADE-MÉCUM DE DIREITO

VADE-MÉCUM DE DIREITO JOSÉ EDUARDO MARTINS CARDOZO ANDRÉ RAMOS TAVARES FABRÍCIO BOLZAN VADE-MÉCUM DE DIREITO ADMINISTRATIVO INTEGRADO COM JURISPRUDÊNCIA, EMENTAS, SÚMULAS DO STF, STJ, TCU E ORIENTAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA TREINAMENTO PRÁTICO OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA MACEIÓ - AL 8 e 9 JUNHO/2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

O REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS RDC

O REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS RDC SEMINÁRIO NACIONAL O REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS RDC As principais novidades e as repercussões para as contratações em geral De acordo com a Lei nº 12.462/11 e o Decreto nº 7.581/11 Com

Leia mais

XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS Tribunal de Contas de Mato Grosso TCE/MT Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP) Planejamento de obras e sustentabilidade

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

LICITAÇÃO PARA PPP Fernando Vernalha Guimarães

LICITAÇÃO PARA PPP Fernando Vernalha Guimarães ) LICITAÇÃO PARA PPP Fernando Vernalha Guimarães Doutor e Mestre em Direito do Estado pela UFPR (Mestre em Direito Administrativo pela UFPR Doutor em Direito Econômico pela UFPR) Professor de Direito Administrativo

Leia mais

XVI LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Rafael Carvalho Rezende Oliveira

XVI LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Rafael Carvalho Rezende Oliveira SUMÁRIO 1. LICITAÇÃO... 1 1.1. Conceito, objetivos e função regulatória... 1 1.2. Fontes normativas... 2 1.3. Competência legislativa... 3 1.4. Princípios da licitação... 5 1.4.1. Princípio da competitividade...

Leia mais

45 QUESTÕES POLÊMICAS E FUNDAMENTAIS SOBRE AS LICITAÇÕES E CONTRATOS DAS ESTATAIS DE ACORDO COM A LEI Nº /16

45 QUESTÕES POLÊMICAS E FUNDAMENTAIS SOBRE AS LICITAÇÕES E CONTRATOS DAS ESTATAIS DE ACORDO COM A LEI Nº /16 Seminário Nacional 45 QUESTÕES POLÊMICAS E FUNDAMENTAIS SOBRE AS LICITAÇÕES E CONTRATOS DAS ESTATAIS DE ACORDO COM A LEI Nº 13.303/16 Planejamento, seleção do fornecedor e gestão dos contratos Elaboração

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TREINAMENTO A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA PROF. ERIVAN FRANCA 28 E 29 DE MARÇO SÃO LUÍS/MA FAÇA SUA INSCRIÇÃO E GANHE ACESSO EXCLUSIVO AO GRUPO DE ESTUDOS

Leia mais

IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Palestrantes : Erivan Pereira de Franca Luiz Felipe Bezerra Almeida Simões 13 e 14 de

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS: LEI /16

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS: LEI /16 (41) 3149-5105 COMERCIAL3@LICIDATA.COM LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS: LEI 13.303/16 16 HORAS de Capacitação e aperfeiçoamento PALESTRANTE LÚCIO Antônio Frezza Costa INSCREVA-SE

Leia mais

SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS O Passo a Passo dos Procedimentos das Contratações Públicas 04 e 05 de abril Brasília, 04 e 05 de abril de 2019 Carga Horária: 16 horas/atividade

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, Incluindo: Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade com a Lei

Leia mais

PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR As Inovações da Lei nº /14

PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR As Inovações da Lei nº /14 Fabrício Motta Fernando Borges Mânica Rafael Arruda Oliveira (Coord.) PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR As Inovações da Lei nº 13.019/14 2ª edição revista, ampliada e atualizada Área específica Direito Administrativo

Leia mais

SRP Sistema de Registro de Preços. Destaques deste Treinamento

SRP Sistema de Registro de Preços. Destaques deste Treinamento CONTRATAÇÃO DIRETA Dispensa e Inexigibilidade TERMO DE REFERÊNCIA & 12 e 13 de Maio Rio de Janeiro/RJ SRP Sistema de Registro de Preços Destaques deste Treinamento Quando não licitar. Justificativas pertinentes

Leia mais