PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS"

Transcrição

1 PADE PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS LISBOA Semana internacional em Xangai Com a colaboração:

2 Dizem que em tempos de complexidade os dirigentes devem desenvolver a capacidade de ver o mundo com duas lentes [1]: uma telescópica para considerar as oportunidades e sondar o futuro e uma outra lente, microscópica para escrutinar os desafios do momento com maior ampliação e pormenor. Por um lado, é preciso perscrutar as macro tendências de longo prazo, sonhar grande, imaginar o futuro e o condicional. Por outro lado, a visão microscópica é igualmente necessária: proporciona aos dirigentes uma perspetiva crítica face à sabedoria convencional e à moda, fornece sentido de urgência, faculta o sentido do momento presente e real e a sensibilidade ao que se passa diariamente na linha da frente. Naturalmente, todos nós nos sentimos mais confortáveis com uma lente do que com a outra; mas devemos procurar usar as duas e mudar de óculo com uma certa agilidade. O PADE favorece essa agilidade. E ajuda a pilotar o sistema de oportunidades, o sistema de capacidades e o sistema de valores das organizações. Isso não pode ser ensinado inteiramente, de um modo formal, na sala de aula. Mas pode-se aprender. Os dirigentes eficazes desenvolvem as suas capacidades de comando e só podem desenvolvê-las no próprio processo de realização dessas funções: sob o peso real e com asas do poder e do risco, pela observação em primeira mão do contexto em que atuam e pela avaliação dos efeitos das suas ações. No PADE, através do método do caso, os dirigentes podem capitalizar a sua própria experiência vital, aprendendo a partir das próprias vivências, e também das alheias, multiplicando virtualmente essas experiências. Ao mesmo tempo, o PADE representa um estimulante processo formativo: promove uma abordagem integrada multifuncional e multidisciplinar da gestão das organizações, de forma simultaneamente relevante, rigorosa e não trivial. E enfatiza especificamente o desenvolvimento pessoal a gestão de si próprio como premissa essencial para qualquer mudança organizacional que valha a pena e que seja sustentável. Gostaria de lhe dar pessoalmente as boas-vindas na abertura do próximo PADE. Cordialmente, Pedro Rosa Ferro Diretor do Programa pferro@aese.pt [1] Leading in the 21st century, McKinsey Quarterly, June 2012, Dominic Barton, Andrew Grant e Michelle Horn.

3 A AESE, a primeira Escola de Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspetiva cristã do Homem e da Sociedade. O reconhecimento da sua atividade no mundo empresarial é resultado de princípios essenciais que tornam a AESE uma escola de negócios única: mais de 37 anos a ensinar com o Método do Caso, incentivando a decisão prudencial e uma cultura de aprendizagem participativa e contínua, alicerçada no humanismo, na ética e na responsabilidade social e corporativa. O espelho do sucesso da escola são os seus mais de 6300 Alumni que, como dirigentes e líderes, contribuem ativamente para a sociedade portuguesa. A estreita colaboração entre a AESE e o IESE Business School, que se iniciou em 1980, traduz- -se no intercâmbio de professores, na elaboração de casos e programas conjuntos de investigação, bem como no âmbito dos programas de formação de Executivos. O PADE destina-se a empresários e dirigentes com o mínimo de 10 anos de experiência em posições de Alta Direção e Direção-Geral e constitui uma oportunidade real de aperfeiçoamento pessoal, profissional e organizacional. O PADE é o palco para o debate de ideias e valores do ponto de vista da Alta Direção, uma experiência formativa singular, transformante e inspiradora, permitindo aos participantes: Atualizar e capitalizar conhecimentos sobre os métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto de vista da Alta Direção; Adquirir uma perspetiva mais abrangente das novas tendências da economia e da sociedade: ambiente civilizacional, globalização competitiva, emergência de novos mercados, evolução de modelos de negócio e novas tecnologias; Desenvolver a capacidade de iniciativa, de empreendedorismo e de mudança, quer na organização que dirige, quer na própria carreira profissional e empresarial; 1Executive Education Custom Programs Open Programs 2017 Enriquecer a visão sobre o contexto, a missão e o futuro da organização; Apostar sobretudo no seu próprio aperfeiçoamento: melhorar as capacidades diretivas pessoais, o método de tomar decisões, a aptidão para o trabalho em equipa, a compreensão dos outros e o conhecimento próprio; Debater ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE.

4 O PADE inclui uma estadia em Xangai, com a duração de quatro dias úteis, com um programa de sessões na CEIBS China Europe International Business School. O enorme potencial do mercado chinês, em dimensão e crescimento, e o que representa, como ameaça e/ou oportunidade, são frequentemente mal-entendidos. Fazer negócios na China não é fácil: cultural, económica e politicamente a realidade é muito diferente da portuguesa, e essas diferenças podem constituir uma barreira para a entrada nesse mundo. Ao longo do programa que inclui visitas a empresas e sessões na CEIBS - China Europe International Business School, serão abordados, O PADE dá um particular destaque aos desafios e oportunidades estratégicas que apresenta a internacionalização da economia portuguesa. Reflete, com base em casos de empresas portuguesas, sobre as diversas formas de internacionalização, os problemas que podem surgir e o modo de os resolver. Analisa as principais economias emergentes, destacando as suas especificidades e explorando as possibilidades que oferecem às empresas portuguesas. Em especial: entre outros, os seguintes tópicos: o mundo chinês (aspetos culturais, geopolíticos e macroeco- Aprofunda as oportunidades empresariais no nómicos); aspetos estratégicos, organizacionais espaço lusófono, incluindo um intercâmbio com e competitivos na gestão de empresas em face dirigentes e empresários angolanos do PADE da da China; questões jurídicas e fiscais da opera- Angola School of Management em Lisboa. cionalização de negócios. O programa desta estadia conta com a colabo- A estadia em Xangai contribui para alargar o ração do Cônsul Português local e da AICEP. conhecimento dos participantes sobre este vasto mercado emergente, ao mesmo tempo que permite lançar os alicerces para futuros negócios com e na China.

5 O PADE é o momento ideal para atualizar e capitalizar conhecimentos sobre métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto de vista da Alta Direção. As 110 sessões do programa estão agrupadas nos seguintes blocos: Negócio e Estratégia: Gestão do Presente e Escolha do Futuro Análise económica das decisões. Gestão das operações e cadeia de valor. Gestão do conhecimento. Inovação e empreendedorismo. Estratégia de orientação para o mercado. Gestão e retenção de clientes. Gestão financeira operacional. Política de Empresa: diagnóstico e processo do negócio. Modelos conceptuais e estratégia. Estrutura Organizacional. Sistemas de Convivência e Direção Sistemas de avaliação e controlo de gestão. Comunicação e Motivação. Modelos de funcionamento das organizações. Liderança: objetivos, valores e cultura. Gestão estratégica de pessoas. O governo da organização: estruturar, organizar e dirigir o negócio. Continuidade e Sustentabilidade. Governo Corporativo Aspetos financeiros da estratégia, crescimento e renovação das empresas. A criação de valor para o acionista. Configuração institucional: iniciativa, dinheiro e poder. Sustentabilidade social e ambiental. Gestão de Si Próprio Portugal e o Mundo. Estratégia e Globalização Personalidade e carácter Casos de internacionalização. do dirigente. Economia portuguesa. Carreira e desenvolvimento Enquadramento económico pessoal. internacional. Empresa e família. As grandes economias Comunicação. emergentes: China (programa em Competências emocionais. Xangai), Índia e Angola. Tópicos de negociação. Perspetivas geoestratégicas e políticas. Implicações para as empresas.

6 O Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha, que permite a cada participante desenvolver as suas competências analíticas, favorecendo a decisão prudente. Ao contrário de simples aulas, as sessões do método do caso desenrolam-se sem um roteiro detalhado. Os professores gerem em simultâneo conteúdos e processos, teorias e soluções, numa súmula de elementos preparados rigorosamente. As sessões plenárias são um equilíbrio perfeito entre planeamento e espontaneidade, resultado dos temas que cada participante apresenta ao longo da discussão e das teorias e técnicas que cada caso analisa. Os princípios e as técnicas são apreendidos graças à colaboração entre participantes, numa busca de soluções para os desafios do mundo real. C. Roland (Chris) Christensen, um dos professores mais conceituados da HBS, definia o Método do Caso como A Arte de Gerir a Incerteza.

7 Agustín Avilés Pedro Ferro Pedro Pimentel Professor de Política de Empresa; Professor de Política de Empresa; Professor de Economia, Finanças, Doutor em Engenharia Naval (Univ. PADE (AESE); Doutor em Ciência Controlo e Contabilidade; PhD Politécnica de Madrid); MBA (IESE). Política (UCP); Executive MBA em Economia (UNL); Mestre em (IEP/ESADE); Pós-graduação Engenharia Estrutural (FEUP); Pedro Afonso em Economia Europeia (UCP); Lic. em Engenharia Aeronáutica Doutor em Psiquiatria e Saúde Lic. em Economia (UCP). (Univ. Politécnica de Madrid). Mental e Mestre em Ciências do Sono (Faculdade de Medicina da Vicente Font José Ramón Pin O PADE é palco para o debate de ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE. Universidade de Lisboa); Licenciado em Medicina (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra). Adrián Caldart Professor de Política de Empresa; Doutor em Business Administration (IESE); Master (ESADE Business School); Lic. em Administração de Empresas (U.C. Argentina). Professor de Política Comercial e Marketing do IESE; PhD em Economia (Univ. Barcelona); MBA (IESE). José Ramalho Fontes Professor de Operações, Tecnologia e Inovação; PADE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (Univ. Porto). Rafael Franco Professor de Economia, Finanças, Professor de Fator Humano na Organização do IESE; PhD em Sociologia (U. Pontificia de Salamanca); Mestrado em Economia (IESE); Lic. em Economia (Univ. Valência). José Fonseca Pires Professor de Fator Humano na Organização; PhD (UIC Barcelona); Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Medicina (U. Porto). Luis Manuel Calleja Controlo e Contabilidade; DBA Professor de Política de Empresa (Manchester B.S.); Executive MBA José Miguel Pinto dos Santos do IESE; MBA (IESE); Lic. em Física (AESE/IESE); Lic. em Economia (UNL). Professor de Economia, Finanças, (Univ. Complutense de Madrid). Controlo e Contabilidade; Doutor Miguel Guerreiro em Economia (Univ. Hiroshima); Maria de Fátima Carioca Professor de Operações, Tecnologia MBA (UNL); Lic. em Economia (UCP). Professora de Fator Humano na e Inovação; Desempenha funções Organização; DBA (Manchester comerciais numa importante Francisco Vieira Business School); PDE (AESE); Mestre construtora portuguesa; Direção- Professor de Operações e Inovação; em Engenharia de Sistemas e -geral numa empresa industrial de Presidente e Administrador- Computadores (IST); Mestre em Ma- prefabricação; Executive MBA AESE/ -Delegado da BP Portugal; PADE trimónio e Família (U. Navarra); Lic. IESE; Lic. Engenharia Civil (IST). AESE; Pós-graduações na Standford em Engenharia Eletrotécnica (IST). Business School (USA), University of Francisco Iniesta Cambridge (UK), Stern NYU (USA), João Martins da Cunha Professor de Marketing e Kellog School of Management Professor de Fator Humano na Política Comercial do IESE; PhD (USA) e MIT Sloan (USA); Lic. em Organização; Doutor pelo Instituto Administração de Empresas Engenharia Mecânica (IST). Empresa y Humanismo (Univ. (Boston University); MBA (IESE); Navarra); Mestre em Governo Lic. em Direito (Univ. Múrcia). Joaquin Vilà das Organizações (Univ. Navarra); Professor of Strategic Management, Mestre em Comunicação nas Beatriz Muñoz-Seca Innovation and Design Thinking, as Organizações (U. Complutense Professora de Operações e Inovação well as the Academic Director of de Madrid); PDE (AESE); PDA do IESE; Doutora em Filosofia e IESE s Executive Education Focused (Instituto Internacional San Telmo); Letras (Univ. Navarra); Mestre em Programs on Innovation Imple- Lic. em Engenharia Civil (IST). Educação Comportamento nas mentation and Design Thinking. Organizações (Harvard University); Lic. em Artes (Univ. Navarra).

8 Luís Amado Vice-Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP; Auditor do Curso de Defesa do Instituto da Defesa Nacional; Auditor do Tribunal de Contas; Consultor de empresas; Lic. em Economia (ISEG). Luís Cabral Professor Catedrático de Economia Industrial (NYU); Professor de Economia (IESE); Doutor em Economia (Stanford University); Mestre em Economia (UNL); Lic. Economia (UCP). Manuel Ferreira de Oliveira Fundador, CEO e Diretor da PetroAtlantic Energy. Doutor em Energia (Univ. Manchester); Master of Science em Energia (Univ. Manchester); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (Univ. Porto). Manuel Rodrigues PhD em Gestão na área de Finanças (Cranfield School of Management); MBA Exchange Program (Kellogg School of Management, NU); MBA (IESE Business School); Lic. em Engenharia Civil (IST). A AESE convida personalidades de renome do mundo empresarial e académico para apresentar e debater no PADE novas tendências globais e perspetivas abrangentes sobre a economia, a política, a tecnologia e a sociedade. David Gosset Senior Research Associate, Diretor do Euro-China Center for International and Business Relations e Diretor da Academia Sinica Europea na CEIBS - China Europe International Business School; Diplomado em Ciência Política pela Université Paris-Sorbonne, em Russo (Institute des Langues et Civilizations Orientales) e em Chinês. Javier Zamora Professor titular no Departamento de Sistemas de Informação do IESE; Doutor em Engenharia Eletrotécnica (Universidade de Columbia) e M. Sc. em Engenharia de Telecomunicações (Universidade Politécnica da Catalunha); Diretor Académico do Encuentro Sectorial de ICT & Digital do IESE. Eugénio Viassa Monteiro Professor de Fator Humano na Organização; PhD em Filosofia da Ação e Direção de Organizações (Univ. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Government, Harvard University); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).

9 Uma rede de contactos que perdura e evolui com cada novo participante Os participantes nos programas de longa duração constituem o Agrupamento dos Alumni da AESE. A relação da Escola com os seus Alumni, e destes entre si, gera uma fonte inesgotável de conhecimento, experiência e contactos para o aperfeiçoamento profissional e pessoal de todos. O Agrupamento de Alumni da AESE promove atividades que estabelecem uma plataforma de aprendizagem continuada e de transformação permanente. De destacar as conferências de fim de tarde Sessões de Continuidade, momentos únicos em que personalidades de reconhecido mérito académico e profissional falam sobre temas pertinentes da área da gestão, servindo e facilitando a aprendizagem em cada uma das áreas funcionais da empresa ou na empresa como um todo, inserida na sociedade.

10 U. Glasgow, Scotland KBS, Poland IESE Munique, Germany S.M. Ross, USA IAE, France IESE Barcelona, Spain U. Navarra, Spain IESE Madrid, Spain IESE, USA AESE, Portugal II San Telmo, Spain IPADE, Mexico UNIS, Guatemala Bravo Murillo, Canary Islands NTU, Egypt CEIBS, China INALDE, Colombia IIMA, India IDD, Cabo Verde UA&P, Philippines IDE, Ecuador IHE, Ivory Coast LBS, Nigeria SBS, Kenya PAD, Peru ASM, Angola ESE, Chile IEEM, Uruguai IAE, Argentina ISE, Brazil Uma rede de parcerias académicas mundiais, com inúmeros contactos locais.

11

12 CLÁUDIA ALMEIDA E SILVA EX CEO FNAC PORTUGAL. INVESTIDORA E EMPREENDEDORA A participação no PADE da AESE era algo que nos últimos anos aparecia na agenda, mas, por questões de compromissos profissionais, fugia. No ano seguinte voltava a aparecer e voltava a fugir Neste vai e vem, a vontade esteve sempre presente e finalmente o PADE 43 não fugiu! Num momento importante da minha jornada profissional onde decidi fazer uma paragem após 15 anos intensos dedicados ao setor da Distribuição, o PADE proporcionou momentos fortes de análise, reflexão, partilha e orientação. O método do caso, tão bem explorado por todo o corpo docente, permite de uma forma profunda ver de vários prismas os diferentes problemas identificados. Tantas vezes nos reconhecemos em alguns desses dilemas A diversidade de temas cobertos, desde a governance de uma empresa, à compra de uma fábrica, a uma reorganização, ao dilema do despedimento, à gestão da carreira, ou algo tão simples como o turnaround de uma empresa, seguramente nos enriquecem e melhor preparam para decisões futuras. Saliento ainda a fantástica experiência de mergulhar em Xangai e ter a oportunidade única de ver, tal como referiu o Prof. David Gosset, com outros óculos a história, o sistema político, económico e social deste incrível país. Ficou sem dúvida a aprendizagem, mas acima de tudo a enorme curiosidade de querer conhecer mais. Por último, os momentos de partilha de experiências entre colegas foi algo único. Confirmo que a AESE não é uma escola onde meramente se ensina, mas onde se aprende. Para a minha nova jornada empreendedora levo seguramente mais aprendizagens. Ainda bem que o PADE 43 não fugiu!

13 FREDERICO PAIVA HEAD OF HEALTH & NUTRITION, SONAE MC O PADE constituiu uma experiência do mais alto valor, quer do ponto de vista profissional quer pessoal. Por um lado, permitiu-me refrescar alguns conhecimentos em áreas menos trabalhadas, por outro fez com que olhasse para áreas de domínio com outra perspetiva, alargando os meus horizontes. É um programa sénior com um corpo docente de excelência e um conjunto de profissionais que o frequentam de nível elevado, o que por si só enriquece todo o Programa.

14 FRANCISCO JAIME QUESADO ECONOMISTA E GESTOR Nunca como agora foi tão importante atualizar e partilhar informação e conhecimento. O PADE é o melhor exemplo do que deve ser nos dias de hoje uma plataforma colaborativa em que responsáveis executivos com perfis muito diversos participam de forma positiva com as suas experiências e desafios. Com o PADE reforcei a minha capacidade individual de entendimento da organização e melhorei a forma de me integrar de forma aberta numa sociedade e numa economia mais complexas e desafiantes.

15 JOÃO LOPES CEO, LAB. MEDINFAR Participar no 43º PADE foi altamente positivo! A disciplina do programa impõe uma nova rotina semanal, sendo que esta nova rotina é fundamental para encontrar momentos de inspiração e reflexão, por via de diferentes palestrantes, mas sobretudo pela diversidade de experiência e áreas de trabalho dos outros colegas. Estes momentos têm uma enorme riqueza no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. É ótimo poder ter contacto com realidades e situações distintas abre-nos os horizontes, o que nem sempre é fácil no 24/7 das nossas empresas. Tenho também de destacar a viagem a Xangai, que para além de ser sem dúvida um desafio para a mente a todos os níveis, permite reforçar o espírito de camaradagem e as novas amizades feitas no curso e que certamente irão durar para a vida. Valeu muito a pena!

16 JORGE AMADO DIRETOR GERAL, EUROPASTRY PORTUGAL O desafio de realizar o PADE surgiu como uma oportunidade para refrescar, consolidar e obter novos conhecimentos ao nível da Alta Direção, principalmente quando queremos levar a nossa organização a outros níveis de competitividade e exigência. Em retrospetiva, quando decidi dedicar-me a este programa, tinha grandes expetativas para o PADE, mas ainda assim o Programa conseguiu exceder largamente as minhas previsões. Está idealizado de forma a permitir a partilha de conhecimentos entre realidades profissionais muito diferentes e com abordagens também muito diferentes. Esta abertura para novas formas de olhar cada caso foi uma grande experiência, quer a nível pessoal quer profissional.

17 ANTÓNIO VALENTE DIRETOR CENTRAL, CGD O PADE constituiu uma experiência que me marcará enquanto profissional e enquanto pessoa. No contexto extremamente exigente que tem caracterizado a minha atividade profissional nos últimos tempos, o PADE proporcionou-me um espaço semanal de visão e reflexão sobre o Mundo atual e sobre as principais tendências que determinarão o futuro próximo da nossa Sociedade. Neste aspeto é inquestionável o valor que representou a estadia em Xangai. O método utilizado de análise de casos permitiu uma partilha muito enriquecedora de conceitos, ideias e experiências por parte dos docentes e participantes, com relevo para situações concretas com que vamos sendo confrontados ao longo da nossa vida profissional, desde as decisões estratégicas que temos de promover nas empresas onde trabalhamos até à gestão de equipas e pessoas. A frequência do PADE também criou uma oportunidade de reflexão sobre o meu papel enquanto dirigente, tendome proporcionado um importante quadro conceptual sobre as responsabilidades inerentes e a forma como poderei criar um contexto que permita criar valor a partir das diferentes motivações das pessoas, especialmente relevante numa época em que a diversidade geracional é mais acentuada. Aliado a um corpo docente de muita qualidade, não só no conteúdo, mas também na forma de comunicação, merece igualmente uma palavra de apreço a capacidade de organização da AESE em todas as vertentes, nomeadamente logísticas. Por último, vejo a frequência do PADE como uma oportunidade de um começo, pela busca de uma nova forma de ser e estar, mas também de novas amizades com pessoas únicas do ponto de vista humano e intelectual.

18 ARTUR VARUM CEO, CIVILRIA A abordagem prática do método do caso, o programa abrangente focando os principais temas da gestão atual, um corpo docente de grande qualidade, são alguns dos fatores que tornam o PADE uma mais-valia efetiva no desenvolvimento dos participantes.

19

20 Com início a 6 de novembro de 2018 e encerramento a 30 de abril de 2019, o PADE tem uma duração total de 21 semanas, constituindo mais de 238 horas de formação. As sessões realizam-se à terça-feira de tarde, a partir das 13h00, com almoço, trabalhando-se das 14h15 às 19h30. O Programa recomeça na quarta-feira, às 9h00, terminando às 13h15. NOV DEZ JAN FEV MAR ABR 06* 04/05 08/09 05/06 12/13 02/03 13/14 11/12 15/16 12/13 19/20 08»13** 20/21 18/19 22/23 19/20 26/27 30* 27/28 29/30 26/27 O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios- -dias, a cada semana. Preço da inscrição euros + IVA O preço inclui estadia em Xangai e não inclui as viagens. No custo está incluído: documentação, material de apoio, catering e estacionamento no Edifício AESE. Gabinete de Admissões Eliana Lucas Tel. (+351) Tlm. (+351) elianalucas@aese.pt Adjunta do Diretor de Programa Eduarda Cabral Tel. (+351) Tlm. (+351) eduarda.cabral@aese.pt * Dia completo. ** Data provável da semana Internacional - Xangai. Módulo opcional A AESE oferece, extra Programa, 3 sessões/casos de Noções de Contabilidade para a Alta Direção, nos dias 13, 20 e 27 de novembro de 2018 (das 12h00 às 13h15).

21 Edição AESE 2018 Fotografias: Arquivo fotográfico da AESE Design gráfico: atelier adão paranhos AESE - Lisboa Edifício AESE, Calçada de Palma de Baixo n.º 12, Lisboa Tlf. (+351) aese@aese.pt AESE - Porto Rua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, Porto Tlf. (+351) aeseporto@aese.pt EMPRESAS PATROCINADORAS DA AESE:

SEMANA INTERNACIONAL EM XANGAI PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS PADE. Com a colaboração:

SEMANA INTERNACIONAL EM XANGAI  PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS PADE. Com a colaboração: 2018-2019 SEMANA INTERNACIONAL EM XANGAI WWW.AESE.PT PADE PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS Com a colaboração: A escolha e a realização do futuro são a grande missão do dirigente: governar é levar algo

Leia mais

GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS

GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS COIMBRA 2019 www.aese.pt/gen #aesebs O GEN foi desenvolvido para Empresários e Dirigentes de PME s que pretendam atualizar conhecimentos, consolidar competências, aprofundar

Leia mais

Entrada do Edifício AESE

Entrada do Edifício AESE www.aese.pt 2011 Entrada do Edifício AESE Dados da Instituição A AESE, a mais antiga Escola de Negócios em Portugal dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento de dirigentes. Nos Programas da

Leia mais

CONSTRUIR O FUTURO PROGRAMA DE CHECK-UP

CONSTRUIR O FUTURO PROGRAMA DE CHECK-UP DE 23 NOVEMBRO 2018 A 3 MAIO 2019 CONSTRUIR O FUTURO PROGRAMA DE CHECK-UP aese.com.pt/cf Em parceria com: PROGRAMA DE CHECK-UP As Empresas Familiares são empresas que se distinguem. Como todas as outras

Leia mais

para Universitários aese summer school 6/18.JUL.2017

para Universitários aese summer school 6/18.JUL.2017 para Universitários aese summer school 6/18.JUL.2017 É verdade, o método do caso faz com que saibamos trabalhar em equipa e, quando às vezes nos vemos um bocadinho à toa, a troca das ideias faz-nos ir

Leia mais

Com a colaboração: PADE DE EMPRESAS SEMANA internacional em Xangai

Com a colaboração: PADE DE EMPRESAS SEMANA internacional em Xangai Com a colaboração: PADE 42 PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS 2016-2017 SEMANA internacional em Xangai www.aese.pt 07 Mensagem da Dean da AESE 08 Mensagem do Diretor de Programa 10 Destinatários 11

Leia mais

GOS GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS LISBOA E PORTO Escola associada:

GOS GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS LISBOA E PORTO Escola associada: GOS www.aese.pt/gos GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS LISBOA E PORTO 2017 Escola associada: LIDERANÇA TRANSFORMADORA MENSAGEM DOS DIRETORES DO GOS Desde 2008 que a AESE Business School, em parceria com a

Leia mais

CRIE A SUA CARREIRA DE SUCESSO PGL PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA LISBOA 2016/2017.

CRIE A SUA CARREIRA DE SUCESSO PGL PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA LISBOA 2016/2017. CRIE A SUA CARREIRA DE SUCESSO PGL PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA LISBOA 2016/2017 www.aese.pt/pgl Leadership is the art of getting someone else to do something you want done because he wants to do it*.

Leia mais

GOS GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS LISBOA E PORTO 2018

GOS GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS LISBOA E PORTO 2018 Ser dirigente de entidades do setor de economia social reveste-se de uma necessidade de adequação de técnicas de liderança e gestão, em prol do bom desempenho das organizações. www.aese.pt/gos GOS GESTÃO

Leia mais

BEM-VINDO AO GAEM. Eduardo Andrade Pereira Membro do Comité do GAEM

BEM-VINDO AO GAEM. Eduardo Andrade Pereira Membro do Comité do GAEM ABRIL > JUNHO 2015 O GAEM foi criado como Programa de aperfeiçoamento de competências de gestão e liderança, com base numa visão integral da empresa, orientado para a ação. www.aese.pt/gaem GAEM GESTÃO

Leia mais

GOS GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS LISBOA E PORTO 2019

GOS GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS LISBOA E PORTO 2019 Ser dirigente de entidades do setor de economia social reveste-se de uma necessidade de adequação de técnicas de liderança e gestão, em prol do bom desempenho das organizações. www.aese.pt/gos GOS GESTÃO

Leia mais

PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS

PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS LISBOA E PORTO 2020 www.aese.pt/pde Num mundo cada vez mais interligado, as empresas precisam de diretores com uma visão estratégica de longo prazo, capazes de liderar e

Leia mais

PGL PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA. LISBOA E PORTO #aesebs

PGL PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA. LISBOA E PORTO #aesebs PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA LISBOA E PORTO 2019-2020 www.aese.pt/pgl #aesebs O PGL potencia a liderança e desenvolve as competências com vista à progressão de carreira dos gestores com talento. PGL

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE SAÚDE DE PROXIMIDADE GSP

PROGRAMA DE GESTÃO DE SAÚDE DE PROXIMIDADE GSP 2010 PROGRAMA DE GESTÃO DE SAÚDE DE PROXIMIDADE GSP «O enquadramento nacional e internacional é cada vez mais competitivo e imprevisível e os dirigentes são chamados a encontrar novas respostas para as

Leia mais

XXXVIII PADE PROGRAMA DE ALTA DIRECÇÃO DE EMPRESAS

XXXVIII PADE PROGRAMA DE ALTA DIRECÇÃO DE EMPRESAS XXXVIII PADE PROGRAMA DE ALTA DIRECÇÃO DE EMPRESAS Dimensão internacional ESTADIA em Xangai 2012-2013 «Os programas de formação da AESE constituem um processo interativo entre dirigentes com níveis de

Leia mais

GAIN DIREÇÃO DE EMPRESAS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS LISBOA 2016/2017 EDIÇÃO 3. Em parceria com:

GAIN DIREÇÃO DE EMPRESAS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS LISBOA 2016/2017 EDIÇÃO 3.  Em parceria com: GAIN Em parceria com: DIREÇÃO DE EMPRESAS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS LISBOA 2016/2017 EDIÇÃO 3 www.aese.pt/gain O GAIN foi desenvolvido para Empresários e Dirigentes do setor agroalimentar que pretendem

Leia mais

DIREÇÃO DE EMPRESAS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS

DIREÇÃO DE EMPRESAS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS DIREÇÃO DE EMPRESAS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS LISBOA 2018-2019 www.aese.pt/gain O GAIN ajuda a olhar para o passado, a situar no presente e a preparar o futuro; e toda esta atividade de pensamento partilhada

Leia mais

PADIS plus. Exclusivo para Alumni PADIS. Porto 14 e 15 maio 28 e 29 maio. Lisboa 22 e 23 maio 5 e 6 junho. (tarde e manhã) (tarde e manhã)

PADIS plus. Exclusivo para Alumni PADIS. Porto 14 e 15 maio 28 e 29 maio. Lisboa 22 e 23 maio 5 e 6 junho. (tarde e manhã) (tarde e manhã) Porto 14 e 15 maio 28 e 29 maio (tarde e manhã) Lisboa 22 e 23 maio 5 e 6 junho (tarde e manhã) PADIS plus 2018 Exclusivo para Alumni PADIS Em colaboração com: Caros Amigos, Alumni PADIS: Volto ao vosso

Leia mais

pde 2011 Programa de Direcção de Empresas

pde 2011 Programa de Direcção de Empresas pde 2011 Programa de Direcção de Empresas JOSÉ RAMALHO FONTES Director-Geral da AESE «Nos primeiros 30 anos de vida da AESE os nossos programas constituíram-se como uma plataforma de aprendizagem para

Leia mais

Programas Intensivos de Formação de Executivos. In Company

Programas Intensivos de Formação de Executivos. In Company Programas Intensivos de Formação de Executivos 2012 In Company 2013 Cada organização é diferente. Cada uma tem a sua própria estrutura, cultura e ambições e cada uma enfrenta oportunidades, ameaças e desafios

Leia mais

XXXVII PADE PROGRAMA DE ALTA DIRECÇÃO DE EMPRESAS

XXXVII PADE PROGRAMA DE ALTA DIRECÇÃO DE EMPRESAS XXXVII PADE PROGRAMA DE ALTA DIRECÇÃO DE EMPRESAS 2011 2012 «Nos primeiros 30 anos de vida da AESE os nossos programas constituíram-se como uma plataforma de aprendizagem para os participantes transformarem

Leia mais

2 E 3 DE JUNHO DE SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO PADE PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS. Com a colaboração:

2 E 3 DE JUNHO DE SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO PADE PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS. Com a colaboração: S PADE 2 E 3 DE JUNHO DE 2016 2 SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS Com a colaboração: EXCLUSIVO PARA ALUMNI PADE O governo das organizações requer dos seus dirigentes uma atitude

Leia mais

GENERAL MANAGEMENT PROGRAM

GENERAL MANAGEMENT PROGRAM GENERAL MANAGEMENT PROGRAM LISBOA 2018-2019 www.aese.pt/gmp As profundas transformações do mercado de trabalho criaram uma nova classe de executivos tão focados nas suas responsabilidades como na mobilidade

Leia mais

GAEM DE OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2013 DA ECONOMIA DO MAR. Com a colaboração da:

GAEM DE OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2013 DA ECONOMIA DO MAR. Com a colaboração da: GAEM GESTÃO AVANÇADA DA ECONOMIA DO MAR DE OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2013 Com a colaboração da: «Os programas de formação da AESE constituem um processo interativo entre dirigentes com níveis de responsabilidade

Leia mais

Gestão de Empresas Familiares

Gestão de Empresas Familiares Como conquistar no meu setor? Gestão de Empresas Familiares PHOTOGRAPH BY: LAURA FUHRMAN PROGRAMA INTENSIVO CARCAVELOS, PORTUGAL Onde a pressão da competitividade encontra a força das emoções Quando família

Leia mais

2º PDE PROGRAMA DE DIRECÇÃO DE EMPRESAS

2º PDE PROGRAMA DE DIRECÇÃO DE EMPRESAS 2º PDE PROGRAMA DE DIRECÇÃO DE EMPRESAS 2013 Ao fazermos uma análise retrospectiva do progresso da humanidade, verificamos que este resulta de um processo longo de investimento contínuo em formação nos

Leia mais

VOU FAZER UM MBA. ESCOLHER? QUE PROGRAMA. Depende do que se quer e do dinheiro que se tem. Fundamental mesmo é escolher uma escola

VOU FAZER UM MBA. ESCOLHER? QUE PROGRAMA. Depende do que se quer e do dinheiro que se tem. Fundamental mesmo é escolher uma escola VOU FAZER UM MBA. QUE PROGRAMA ESCOLHER? Depende do que se quer e do dinheiro que se tem. Fundamental mesmo é escolher uma escola prestigiada, que, entre outros, garanta um bom networking. A escolha prende-se

Leia mais

GMP GENERAL MANAGEMENT PROGRAM

GMP GENERAL MANAGEMENT PROGRAM As profundas transformações do mercado de trabalho criaram uma nova classe de dirigentes e executivos tão focados nas suas responsabilidades como na mobilidade que precisam para as exercer. www.aese.pt/gmp

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: 05/08/2019 Duração: 16 meses Dias e horários: segundas e terças-feiras (semanal) das 18h45 às 22h45 Carga

Leia mais

ADVANCED MANAGEMENT IN ENERGY

ADVANCED MANAGEMENT IN ENERGY ADVANCED MANAGEMENT IN ENERGY www.aese.pt/ameg #aesebs Uma visão integrada do funcionamento de toda a cadeia de valor do setor energético e dos desafios que se apresentam na transição em curso. Em parceria

Leia mais

Advanced. Management Program AMP SÃO PAULO.

Advanced. Management Program AMP SÃO PAULO. Advanced AMP SÃO PAULO Management Program www.ise.org.br/amp A Way to Learn. A Mark to Make. A World to Change. UMA ALIANÇA SÓLIDA Desde 2002, o ISE e o operam em aliança para formar líderes capazes de

Leia mais

Em colaboração com: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE COIMBRA 2018 PADIS

Em colaboração com: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE COIMBRA 2018 PADIS Em colaboração com: Parceria: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE COIMBRA 2018 PADIS A complexidade das instituições de saúde faz com que a liderança e a direção destas organizações constituam

Leia mais

ADN EMPRESA CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES. Lisboa, 9 de maio a 4 de julho de 2014 SPONSORS: ORGANIZAÇÃO: PARCEIROS INSTITUCIONAIS:

ADN EMPRESA CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES. Lisboa, 9 de maio a 4 de julho de 2014 SPONSORS: ORGANIZAÇÃO: PARCEIROS INSTITUCIONAIS: ADN EMPRESA CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES Lisboa, 9 de maio a 4 de julho de 2014 ORGANIZAÇÃO: PARCEIROS INSTITUCIONAIS: SPONSORS: As empresas familiares têm um peso decisivo na economia

Leia mais

03 a 05 de julho de 2017 Vitória - ES

03 a 05 de julho de 2017 Vitória - ES 03 a 05 de julho de 2017 Vitória - ES VILA PRODUÇÕES E EVENTOS vêm oferecer um produto que trate de assuntos relacionados ao Transporte Marítimo e Portuário com seus desafios e expectativas. A realização

Leia mais

Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo

Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo 1 A indústria vive um processo de mudança revolucionária: num futuro que já é presente, podemos esperar ver fábricas que

Leia mais

PDE PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS PORTO E LISBOA 2019

PDE PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS PORTO E LISBOA 2019 Num mundo cada vez mais interligado, as empresas precisam de diretores com uma visão estratégica de longo prazo, capazes de liderar e implementar as mudanças necessárias para o sucesso da organização.

Leia mais

Apresentação. Singular International

Apresentação. Singular International Apresentação Singular International APRESENTAÇÃO A Singular International é uma empresa de consultoria na área de Recursos Humanos, que conta com uma equipa que tem uma vasta e diversificada experiência,

Leia mais

GAINDIREÇÃO DE EMPRESAS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS. Em parceria com:

GAINDIREÇÃO DE EMPRESAS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS. Em parceria com: GAINDIREÇÃO DE EMPRESAS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS 2014 2015 Em parceria com: «A decisão de investir no fortalecimento das competências e capacidades próprias, nestes momentos de instabilidade económica

Leia mais

PDE PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS LISBOA E PORTO 2018

PDE PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS LISBOA E PORTO 2018 Num mundo cada vez mais interligado, as empresas precisam de diretores com uma visão estratégica de longo prazo, capazes de liderar e implementar as mudanças necessárias para o sucesso da organização.

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 #PROJETO CRIAR SABERES

ANO LETIVO 2018/2019 #PROJETO CRIAR SABERES ANO LETIVO 2018/2019 1 CRIAR SABERES O ISG Instituto Superior de Gestão (Business & Economics School), integrado no Grupo ENSINUS, com o objetivo de reforçar o conhecimento dos alunos e professores das

Leia mais

ISEG Executive Education

ISEG Executive Education Open minds for a changing world ISEG Executive Education WWW.ISEG.ULISBOA.PT LISBOA WWW.ISEG.ULISBOA.PT ACCREDITATION MEMBER RANKING CERTIFICATION ISEG IS A MEMBER OF AACSB INTERNATIONAL 1 2 O ISEG Primeira

Leia mais

Catálogo de Formação 2017

Catálogo de Formação 2017 Catálogo de Formação 2017 visão Criar Recursos Humanos de Excelência e alta qualidade que tenham a capacidade de inovação, competitividade e criação de riqueza, num ambiente exigente ao nível nacional

Leia mais

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-

Leia mais

LISBOA JANEIRO > JULHO PROGRAMA DE DIREÇÃO. www.aese.pt/pde DE EMPRESAS. Escola associada:

LISBOA JANEIRO > JULHO PROGRAMA DE DIREÇÃO. www.aese.pt/pde DE EMPRESAS. Escola associada: PROGRAMA DE DIREÇÃO 2016 JANEIRO > JULHO LISBOA www.aese.pt/pde DE EMPRESAS Escola associada: OBJETIVOS DO PROGRAMA O PDE foi preparado para gestores com mais de 5 anos de experiência de direção, empresários

Leia mais

MASTER EXECUTIVO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS

MASTER EXECUTIVO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS MASTER EXECUTIVO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS EDIÇÃO 4ª Edição DURAÇÃO / EXTENSÃO 80 horas / 3 meses CALENDÁRIO março 2019 / maio 2019 LOCAL DE REALIZAÇÃO Centro de Formação Empresarial da ANJE - Associação

Leia mais

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO.

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo MBA MBA Coordenador Nacional Prof. Luis Rasquilha Managing Director

Leia mais

PGL Programa

PGL Programa PGL 20112012 Programa de GESTÃO E LIDERANÇA «Nos primeiros anos de vida da AESE, os nossos programas constituíram-se como uma plataforma de aprendizagem para os participantes transformarem os seus conhecimentos

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la à prática

Leia mais

JOSÉ RAMALHO FONTES, Dean da AESE Business School

JOSÉ RAMALHO FONTES, Dean da AESE Business School 1 SEMINÁRIO DE ALTA DIREÇÃO MAPUTO, MOÇAMBIQUE 26 E 27 ABRIL 2012 Moçambique vive uma oportunidade extraordinária de desenvolvimento. Este momento da história é um enorme desafio e uma responsabilidade

Leia mais

Programa Advance de Gestão Acelerar o Crescimento. Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander Totta

Programa Advance de Gestão Acelerar o Crescimento. Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander Totta Programa Advance de Gestão Acelerar o Crescimento Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander Totta O que é o Programa de Advance de Gestão? 1 O Programa Advance de Gestão

Leia mais

Programa de Coaching Empreendedorismo R ITV

Programa de Coaching Empreendedorismo R ITV Programa de Coaching Empreendedorismo R ITV 1. Objeto do Programa de Coaching R ITV A ATP apresenta a intenção de estimular o espírito de empreendedorismo individual, através de sessões coletivas de Coaching

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG desenvolver programas que se encontram

Leia mais

Educação. mercado global. Estratégias para Inovação em Novos Mercados 1ª Edição no brasil

Educação. mercado global. Estratégias para Inovação em Novos Mercados 1ª Edição no brasil Educação Executiva IEL líderes para um mercado global. Estratégias para Inovação em Novos Mercados 1ª Edição no brasil WHARTON SCHOOL 8 a 10 de abril de 2010 Bento Gonçalves, RS Estratégias para Inovação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

FEDRA Federação de Doenças Raras de Portugal. Capacitação para Dirigentes Associativos e Quadros Superiores e Intermédios Motivação e Liderança

FEDRA Federação de Doenças Raras de Portugal. Capacitação para Dirigentes Associativos e Quadros Superiores e Intermédios Motivação e Liderança FEDRA Federação de Doenças Raras de Portugal Capacitação para Dirigentes Associativos e Quadros Superiores e Intermédios Motivação e Liderança 6 e 7 Setembro 2016 Auditório da Casa dos Marcos Moita Directora

Leia mais

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME Objetivo O Programa Geral de Gestão Intensivo proporcionará aos participantes conhecimentos nucleares de gestão, proporcionando-lhes o acesso

Leia mais

XI ENCONTRO NACIONAL DE COOPERATIVAS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL

XI ENCONTRO NACIONAL DE COOPERATIVAS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL XI ENCONTRO NACIONAL DE COOPERATIVAS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL 22, 23 E 24 DE NOVEMBRO - GUARDA PROGRAMA 22 DE NOVEMBRO 14h30 Sessão de Abertura 15h00 I Sessão Plenária - Olhares sobre o papel das organizações

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la

Leia mais

APRESENTAÇÃO BOOTCAMP EMPREENDEDOR BENVINDO!

APRESENTAÇÃO BOOTCAMP EMPREENDEDOR BENVINDO! APRESENTAÇÃO BOOTCAMP EMPREENDEDOR BENVINDO! BOOTCAMP EMPREENDEDOR A ACICE, Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, promove entre os meses de novembro e dezembro um Bootcamp Empreendedor

Leia mais

PROGRAMA DE DIRECÇÃO DE EMPRESAS

PROGRAMA DE DIRECÇÃO DE EMPRESAS 4ºPDE PROGRAMA DE DIRECÇÃO DE EMPRESAS 2014 REDE DE ESCOLAS ASSOCIADAS ASM/AESE/IESE VARSÓVIA MUNIQUE NOVA IORQUE LISBOA MADRID BARCELONA SEVILHA CAIRO CIDADE DO MÉXICO GUATEMALA BOGOTÁ GUAYAQUIL ABIDJAN

Leia mais

PROJETO CRIAR SABERES 2018

PROJETO CRIAR SABERES 2018 1 PROJETO CRIAR SABERES 2018 O ISG Instituto Superior de Gestão (Business & Economics School), integrado no Grupo ENSINUS, com o objetivo de reforçar o conhecimento dos alunos e professores das escolas

Leia mais

edições PADIS PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE 2018 Em colaboração com:

edições PADIS PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE 2018 Em colaboração com: www.aese.pt/padis 30 edições PADIS PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE 2018 Em colaboração com: A complexidade das instituições de saúde faz com que a liderança e a direção destas organizações

Leia mais

Saídas profissionais de um Engenheiro Mecânico

Saídas profissionais de um Engenheiro Mecânico Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Saídas profissionais de um Engenheiro Mecânico Engenheiro Mecânico Empreendedor. Ana Filipa da Cunha Mariz. Ana Rita Donas Boto Carvalho. António Pedro Ribeiro

Leia mais

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO.

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo Coordenador Nacional Prof. Rubens Pimentel Neto Formou-se em Administração

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DA SAÚDE

MESTRADO EM GESTÃO DA SAÚDE MESTRADO EM GESTÃO DA SAÚDE Coordenação Coordenadora Profª. Doutora Céu Mateus Coordenador Adjunto Prof. Doutor Julian Perelman Coordenador Adjunto Prof. Doutor Rui Santana Plano de Estudos Plano de Estudos

Leia mais

Adenda ao PLANO DE ATIVIDADES PARA 2018 DO INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO ISEG

Adenda ao PLANO DE ATIVIDADES PARA 2018 DO INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO ISEG Adenda ao PLANO DE ATIVIDADES PARA 2018 DO INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO ISEG Adenda em abril 2018 (V1) ÍNDICE MISSÃO, VALORES E VISÃO DA ESCOLA... 4 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA... 5 I. SITUAÇÃO

Leia mais

LUXURY ... SALES MANAGEMENT COURSE 2018 EDIÇÃO X REAL ESTATE. Supervisão Científica e Pedagógica

LUXURY ... SALES MANAGEMENT COURSE 2018 EDIÇÃO X REAL ESTATE. Supervisão Científica e Pedagógica LUXURY X REAL ESTATE... SALES MANAGEMENT COURSE 2018 4 6 JUN 05 EDIÇÃO Supervisão Científica e Pedagógica DESCRIÇÃO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMERCIAIS FOCADAS NO SETOR IMOBILIÁRIO, COM DESTAQUE

Leia mais

CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2010/2011

CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2010/2011 CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS Ano letivo: 2010/2011 Dia 9 de outubro de 2010 Mestre Isabel Martins Doutoranda da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Leia mais

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa gestão de projetos e contratos públicos Formação em Gestão de Projetos direcionada para o novo Código de Contratação Pública Inclui preparação para o exame de certificação em Gestão de Projetos IPMA-APOGEP

Leia mais

Negociação para Administradores e Executivos

Negociação para Administradores e Executivos www.pwcacademy.pt Negociação para Administradores e Executivos 15 e 16 de Dezembro de 2011 Academia da PwC Um curso com especial incidência sobre as competências essenciais da negociação para a alta direcção,

Leia mais

Saúde: um setor com elevado potencial exportador

Saúde: um setor com elevado potencial exportador Projetar Portugal 2013.01.03 Saúde: um setor com elevado potencial exportador Joaquim Cunha 3 janeiro 2013 science innovation research innovation development innovation strategy innovation networking innovation

Leia mais

Pensar Atuar Renovar

Pensar Atuar Renovar Pensar Atuar Renovar MENSAGEM do fundador O Eng. Belmiro de Azevedo, a figura catalisadora por detrás do EDULOG, reconhece a importância da educação na promoção do desenvolvimento de uma sociedade saudável

Leia mais

PDE PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS PORTO 2018

PDE PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS PORTO 2018 Num mundo cada vez mais interligado, as empresas precisam de diretores com uma visão estratégica de longo prazo, capazes de liderar e implementar as mudanças necessárias para o sucesso da organização.

Leia mais

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO MESTRADO GESTÃO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos O mestrado em Gestão é uma oferta formativa da ESTG, para o ano letivo

Leia mais

Master em Life Design Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional

Master em Life Design Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional Master em Life Design Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional Professor: Marcelo Veras Duração: 60 horas/aula, sendo 40 presenciais e 20 de atividades e desenvolvimento do projeto. Local das aulas:

Leia mais

PMD SÃO PAULO

PMD SÃO PAULO Program for Management Development PMD SÃO PAULO www.ise.org.br/pmd A Way to Learn. A Mark to Make. A World to Change. UMA ALIANÇA SÓLIDA Desde 2002, o ISE e o operam em aliança para formar líderes capazes

Leia mais

LIDERANÇA EXPONENCIAL

LIDERANÇA EXPONENCIAL LIDERANÇA EXPONENCIAL Professora: Jaqueline Weigel (com participação do Prof. Luis Rasquilha) Duração: (20 horas/aula) Local das aulas: Inova Business School - Avenida Júlio de Mesquita, 840 Cambuí - Campinas

Leia mais

JOSÉ RAMALHO FONTES Director-Geral da AESE

JOSÉ RAMALHO FONTES Director-Geral da AESE 2011 «Nos primeiros 30 anos de vida da AESE, os nossos programas constituíram-se como uma plataforma de aprendizagem para os participantes transformarem os seus conhecimentos e experiências em melhores

Leia mais

Master em Inovação Disruptiva

Master em Inovação Disruptiva Professor: Luís Rasquilha Master em Inovação Disruptiva Duração: 20 horas/aula (3 sessões) Local das aulas: Inova Business School Campinas Endereço: Av Júlio de Mesquita, 840 Cambuí Campinas/SP A Inova

Leia mais

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO MESTRADO GESTÃO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos O mestrado em Gestão é uma oferta formativa da ESTG, para o ano letivo

Leia mais

CONTRATAÇÃO PÚBLICA na Indústria Farmacêutica e no mercado hospitalar

CONTRATAÇÃO PÚBLICA na Indústria Farmacêutica e no mercado hospitalar Curso Avançado Novos procedimentos de contratação nas vendas de medicamentos e produtos de saúde e perspetivas futuras de acordo com as novas diretivas europeias CONTRATAÇÃO PÚBLICA na Indústria Farmacêutica

Leia mais

Programa de LISBOA Escola associada:

Programa de LISBOA Escola associada: Programa de GESTÃO E LIDERANÇA LISBOA 2014-15 Escola associada: «Hoje, mais do que nunca, os dirigentes devem olhar para a sociedade de uma forma positiva porque o seu trabalho é um trabalho com os outros

Leia mais

Master em Life Design Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional

Master em Life Design Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional Master em Life Design Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional Professor: Marcelo Veras Duração: 60 horas/aula, sendo 40 presenciais e 20 de atividades e desenvolvimento do projeto. Local das aulas:

Leia mais

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO.

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo Coordenador Nacional Prof. Caique Pegurier Formado em Engenharia

Leia mais

PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição dos membros do Conselho de Administração, incluindo a Comissão de Auditoria, para o triénio

PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição dos membros do Conselho de Administração, incluindo a Comissão de Auditoria, para o triénio ASSEMBLEIA GERAL DE ACCIONISTAS BANIF BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL, SA Reunião de 26 de Agosto de 2015 (Continuação da reunião iniciada em 29 de Maio de 2015) PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição

Leia mais

PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS. Com a colaboração:

PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS. Com a colaboração: 41ºPADE PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS SEMANA internacional em Xangai Com a colaboração: Mensagem da Dean da AESE 05 Mensagem do Diretor do Programa 07 Objetivos do Programa 08 Método do Caso 09

Leia mais

Programa Advance de Gestão TURISMO Acelerar o Crescimento. Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander

Programa Advance de Gestão TURISMO Acelerar o Crescimento. Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander Programa Advance de Gestão TURISMO Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander O que é o Programa Advance de Gestão? 1 O Programa Advance de Gestão é um programa intensivo

Leia mais

Master em Tendências & Inovação no Varejo

Master em Tendências & Inovação no Varejo Master em Tendências & Inovação no Varejo Professores: e Luís Rasquilha Duração: 20 horas/aula (4 sessões presenciais e 1 sessão de campo Pesquisa de Tendências) Local das aulas: Inova Business School

Leia mais

PROGRAMA DE ALTA Direção DE

PROGRAMA DE ALTA Direção DE PADIS PROGRAMA DE ALTA Direção DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE 2016 Em colaboração com: MENSAGEM DA DIRETORA-GERAL DA AESE A abrangência da realidade global, a complexidade das equações financeiras e económicas,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL

ORGANIZAÇÃO. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL 4 www.estesl.ipl.pt ORGANIZAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) é uma instituição pública de ensino superior, que integrada

Leia mais

Master em Liderança TrendsInnovation

Master em Liderança TrendsInnovation Professor: Rubens Pimentel Neto Duração Total: 30 horas/aula Presencial: 20 Canvas LMS: 10. Master em Liderança TrendsInnovation Unidade: Inova Business School Campinas Av. Júlio de Mesquita, 840 Cambuí

Leia mais

PDE PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS PORTO E LISBOA 2019

PDE PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS PORTO E LISBOA 2019 Num mundo cada vez mais interligado, as empresas precisam de diretores com uma visão estratégica de longo prazo, capazes de liderar e implementar as mudanças necessárias para o sucesso da organização.

Leia mais

Informação Geral: As sessões irão decorrer todas as terças e quintas feiras de 24 de outubro a 14 de dezembro em Lisboa e no Porto, respetivamente.

Informação Geral: As sessões irão decorrer todas as terças e quintas feiras de 24 de outubro a 14 de dezembro em Lisboa e no Porto, respetivamente. EXECUTIVE MASTER IN TAXATION 2017 A fiscalidade assume uma importância fulcral nas organizações em Portugal, encontrando-se em constante e crescente mutação. A crescente sofisticação da lei fiscal implica

Leia mais

A Inova Business School é uma escola de negócios que nasceu em 2013 com a missão de preparar profissionais visionários, com olhos para o futuro, ousados e inovadores. A Inova Business School também tem

Leia mais