PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME"

Transcrição

1 PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME

2 Objetivo O Programa Geral de Gestão Intensivo proporcionará aos participantes conhecimentos nucleares de gestão, proporcionando-lhes o acesso a ferramentas para enfrentar novos desafios.

3 MARKETING PARA GESTORES Solução de aprendizagem PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO GESTÃO DE PESSOAS Horas GESTÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO FERRAMENTAS DE GESTÃO FINANCEIRA CONTROLO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO E EXECUÇÃO

4 Solução de aprendizagem 1. Marketing para Gestores Marketing no século XXI. Criação de valor, inovação e marketing. Estratégia em marketing: targeting, posicionamento e marca. Marketing mix: produto, serviço, preço, distribuição, comunicação Estratégias de estimulação da procura Pecados mortais do marketing. Planeamento em marketing. 2. Gestão de Pessoas Tendências e desafios da gestão de pessoas A importância do alinhamento da estratégia com a gestão de pessoas Desafios inerentes à motivação e ao engagement O papel da liderança Princípios da colaboração efetiva 4. Ferramentas de Gestão Financeira A Contabilidade enquanto sistema de informação. Principais demonstrações económico-financeiras. O Património e variações patrimoniais: Ativo, Passivo e Capital Próprio Principais variações patrimoniais Rendimentos, gastos e resultado Líquido. A Demonstração dos fluxos de Caixa EBIT, EBITDA, CAPEX, FCF Cálculo e interpretação. Contas de exploração enquanto instrumento de monitorização do desempenho 5. Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho A tradução em termos operacionais da estratégia e a construção de mapas estratégicos. Seleção de Indicadores de Desempenho. O caso particular dos indicadores de raiz financeira e análises de rendibilidades. 3. Gestão da Cadeia de Abastecimento Importância estratégica da Logística e da integração da cadeia de abastecimento Gestão da cadeia de abastecimento Decisões estratégicas e configuração da cadeia O papel dos sistemas logísticos operacionais 6. Planeamento Estratégico e Execução Pensamento Estratégico. Scenario Planning. Plano Estratégico. Fatores críticos de sucesso da execução da estratégia.

5 Metodologias CASE STUDIES ROLE PLAYING DELTA + ACTION LEARNING GROUPS FEEDBACK PITCHING

6 Coordenador do Programa Desde 2005, é professor de Estratégia Empresarial e de Financiamento na Porto Business School onde exerce as funções de Coordenador e de Docente do Curso Geral de Gestão. Ainda na Porto Business School é Professor e Coordenador de vários Programas de Formação. É também consultor sénior na Porto Business School onde realizou múltiplos trabalhos para empresas privadas e públicas, grupos empresariais nas seguintes áreas: estratégia e execução estratégica; gestão por processos; gestão por projectos; tomada de decisão, investimento e financiamento; sistemas de informação e controlo de gestão; elaboração de planos estratégicos e planos de negócios; gestão da mudança; desenho de estruturas organizacionais. Foi Administrador não Executivo e Presidente da Comissão de Auditoria da REN Redes Energéticas Nacionais, SGPS,SA e consultor de várias empresas e grupos empresariais. Licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1976 (Prémio FUNDAÇÃO ANTÓNIO DE ALMEIDA, por ter obtido a classificação mais elevada do Curso de Economia da FEP, no período 1971/76), desenvolveu uma longa actividade cerca de 30 anos -, na área empresarial em simultâneo com a actividade de docente universitário -, nomeadamente na Banca de Investimentos e na Banca Comercial, na Administração Pública Central e na Administração de Empresas e Grupos Empresariais, onde exerceu funções de Direcção e de Administração Executiva de várias instituições financeiras nacionais e internacionais e de vários grupos empresariais. Participou e participa com regularidade como orador convidado em várias Conferências e Seminários sobre Temas de Estratégia, Planeamento, Gestão Empresarial e Economia Aplicada realizados em Portugal e no estrangeiro. JOSÉ LUÍS ALVIM

7 Docentes do Programa Luís Cardia Licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (1992). MBA pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto - ISEEUP (1995). Mestre em Gestão de Empresas pela Escola de Gestão do Porto - EGP (2010), agora Porto Business School.. Doutorando em Ciências Empresariais, área de especialização em Marketing e Estratégia, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Docente de Marketing na Porto Business School, nomeadamente no Curso Geral de Gestão, na Pós Graduação em Marketing Management, na Pós Graduação em Direção de Empresas e em diversos programas de Formação In-Company. Docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto ( ), na área de gestão. Docente no Instituto Português de Administração de Marketing ( ), na área de marketing. Docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 2010 nas áreas de gestão e marketing. Exerceu funções de gestão em diversas organizações de economia social. Consultor da Porto Business School nas áreas de estratégia e de marketing. Como consultor de empresas nas áreas de estratégia e de marketing vem colaborando em diversos programas de consultoria empresarial promovidos por AEP - Associação Empresarial de Portugal, AIP - Associação Industrial de Portugal e IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação. Formador profissional nas áreas de estratégia, marketing e inovação, colaborando entre outras entidades com a ANJE, com a Competinov, com o IPN - Instituto Pedro Nunes e com a SPI Sociedade Portuguesa de Inovação. Rui Couto Viana Doutor em Ciências Empresariais (2006), Mestre em Ciências Empresariais - especialização em Finanças (1999) e Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto (1994). Professor Auxiliar da FEP. Director do Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão da FEP. Economista. Consultor de empresas, perito e assessor técnico de vários tribunais.foi membro do INTACCT, projecto europeu sobre a aplicação das IAS/IFRS nos Estados da UE. Autor de artigos publicados em revistas internacionais. Desempenhou funçõess como staff assistant e semi-senior na Coopers & Lybrand, como analista de risco de crédito na Cosec - Companhia de Seguros de Crédito e como gestor e liquidatário judicial.

8 Docentes do Programa Isabel Paiva de Sousa Consultora em Gestão de Pessoas, Professora e Investigadora na área da Felicidade no Trabalho. Exerceu funções de Direção de Recursos Humanos e Direção Executiva, no âmbito das áreas Comercial e Compras. Docente Convidada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Integra a equipa comercial da Porto Business School, sendo docente convidada da mesma Instituição. Vasta experiência como formadora na área comportamental, com especial destaque na negociação e liderança, em diversos setores de atividade, incluindo banca, farmacêutica, administração pública, automóvel, logística, construção civil, têxtil e vestuário, mobiliário, saúde e energia. Doutoranda em Gestão (Faculdade de Economia Universidade do Porto). Mestre em Engenharia (Universidade do Minho) e licenciada em Psicologia (Universidade do Porto). Diversas participações nacionais e internacionais como oradora nos temas de Negociação, Gestão de Projetos, Psicologia Positiva, Inteligência Emocional, Felicidade no Trabalho e Resiliência. Alcibíades Paulo Guedes Especialista em estratégia logística e supply chain management. Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (1986). Master of Science (1989) em Gestão e Tecnologias de Distribuição e Doctor of Philosophy (1994) em Distribuição e Logística pela Cranfield School of Management, Cranfield University (Inglaterra). Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP, onde foi Director da Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial ( ). É Presidente Executivo do INEGI - Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (desde Abril/2015) e Presidente da APLOG - Associação Portuguesa de Logística (desde Abril/2012). Foi Vice- Presidente do INEGI de 2010 a Foi Vice-Dean da Porto Business School de 2000 a Junho/2009. Docente da Porto Business School (desde 1995), onde leciona Logística e Supply Chain Management no Magellan MBA, MBA Executivo e programas para executivos. Foi Coordenador do Mestrado em Logística da EGP (agora PBS) até Responsável (ou co-responsável) por mais de 50 projetos de consultoria para empresas nacionais e multinacionais, dos mais diversos setores de atividade.

9 Informações Gerais Duração e Local Duração 44 horas, 6 dias Local Instalações da ACIF, Funchal Calendário Marketing para Gestores Luís Cardia sexta-feira, 13 de outubro de h - 18h Gestão de Pessoas Isabel Paiva de Sousa terça-feira, 17 de outubro de h - 18h Gestão da Cadeia de Abastecimento Alcibíades Paulo Guedes sexta-feira, 20 de outubro de h - 18h Ferramentas de Gestão Financeira Rui Couto Viana segunda-feira, 23 de outubro de h - 18h Controlo de Gestão e Avaliação de Performance Rui Couto Viana terça-feira, 24 de outubro de h - 13h Planeamento Estratégico e Execução José Luís Alvim sexta-feira, 27 de outubro de h-18h Preço (*) (*) os valores apresentados estão isentos de iva ao abrigo do Art.º 9.º do CIVA. os valores acima mencionados incluem docência, materiais de apoio ao programa e coffee-breaks.

10

11 Avenida Fabril do Norte, 425, Matosinhos, Portugal

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

Mini MBA Gestão Avançada

Mini MBA Gestão Avançada Mini MBA Gestão Avançada FORMAÇÃO PARA EXECUTIVOS Gestão Curso FEXMMBA 10 Dia(s) 66:00 Horas Introdução Os Cursos de Formação para Executivos, promovidos pela Actual Training, têm por finalidade responder

Leia mais

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG Executive Programs ISAG www.isag.pt VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG.

Leia mais

NIF: 2401206078 Técn. Conta: 3211

NIF: 2401206078 Técn. Conta: 3211 NIF: 2401206078 Técn. Conta: 3211 Universidade Agostinho Neto Faculdade de Ciências Sociais PÓS GRADUAÇÃO EM GESTAO Encerramentos de Contas COM PROFESSOR MANUEL RIBEIRO SEBASTIAO 13-05-2016 2 Curso de

Leia mais

Logistics and Management Integrar Planeamento, Operações e Logística para Aumentar a Competitividade

Logistics and Management Integrar Planeamento, Operações e Logística para Aumentar a Competitividade NOVO Logistics and Supply Chain Management Integrar Planeamento, Operações e Logística para Aumentar a Competitividade ABR-MAI NOVO Logistics and Supply Chain Management Integrar Planeamento, Operações

Leia mais

Gestão do Desporto Profissional

Gestão do Desporto Profissional - Diplomas e Certificações Aos alunos que obtenham aprovação em todas as disciplinas será atribuído um Diploma de em Gestão do Desporto Profissional e um certificado das disciplinas realizadas. Aos formandos

Leia mais

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra

Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Curso Direito para executivos hospitalares Uma questão de responsabilidade, Quarta feira, 6 de Outubro 2010 Workshop Curso DIREITO PARA EXECUTIVOS E DIRECTORES

Leia mais

AUE-ASSOCIAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ESPINHO Curriculum Vitae

AUE-ASSOCIAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ESPINHO Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Nome: Victor Nelson Pinto Basílio Distrito: Porto Email: victor.basilio@aue.pt FORMAÇÃO ACADÉMICA Grau ou Título Área Instituição Doutorando Economia Aplicada Universidade de Santiago

Leia mais

Especialização em gestão financeira

Especialização em gestão financeira NOVO Especialização em gestão financeira ABR - JUL 2016 Conteúdos /Benefícios /Alumni /Destinatários /Metodologia /Plano Geral /Docentes / Organizações que tiveram participantes em ediões anteriores /informações

Leia mais

ANEXO À PROPOSTA DO PONTO 9 DA ORDEM DE TRABALHOS

ANEXO À PROPOSTA DO PONTO 9 DA ORDEM DE TRABALHOS ANEXO À PROPOSTA DO PONTO 9 DA ORDEM DE TRABALHOS 1 ÂNGELO GABRIEL RIBEIRINHO DOS SANTOS PAUPÉRIO Dados Pessoais Data Nascimento: 14 de setembro de 1959 Naturalidade: Porto Habilitações Académicas 1982

Leia mais

Novas tendências no relato de sustentabilidade: GRI G4 e Relatório Integrado

Novas tendências no relato de sustentabilidade: GRI G4 e Relatório Integrado www.pwc.pt/academy Novas tendências no relato de sustentabilidade: GRI G4 e Relatório Integrado PwC s Academy Formação de profissionais para profissionais, com qualidade e distintiva. Novas tendências

Leia mais

Curso Integrado de Auditores Florestais e de Cadeia de Responsabilidade PEFC Portugal e de Auditores FSC.

Curso Integrado de Auditores Florestais e de Cadeia de Responsabilidade PEFC Portugal e de Auditores FSC. Rua Diana de Liz - Horta do Bispo, Apartado 320 7006-804 Évora Telefone: 266769564/5 FAX: 266769566 E-mail : certis@certis.pt Curso Integrado de Auditores Florestais e de Cadeia de Responsabilidade PEFC

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Com carga horária de 420 horas o curso de MBA em Gestão de Projetos é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos pólos,

Leia mais

Docentes Ana Barros. Investigadora do INESC Porto, desde 2011. Doutorada em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico, UTL. MBA em logística e empreendedorismo pela Universidade Técnica de Munique.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE E FISCALIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE E FISCALIDADE PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE E FISCALIDADE 2 PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE E FISCALIDADE COORDENAÇÃO Prof. Doutor Eduardo Barbosa do Couto Mestre António Samagaio APRESENTAÇÃO Este curso de Pós-Graduação

Leia mais

O curso será ministrado em português por dois professores certificados pelo CMAP.

O curso será ministrado em português por dois professores certificados pelo CMAP. PROGRAMA Trata-se de programa intensivo, com sólida formação técnica e treinamento com trabalhos práticos. O curso será agendado de forma a ministrar um conteúdo máximo num prazo mínimo, respeitando o

Leia mais

Secretariado Executivo 2014

Secretariado Executivo 2014 Ciclo de CONFERENCES AT BREAKFAST Secretariado Executivo 2014 01, 02 e 03 de Dezembro. Lisboa Novos Desafios e Estratégias Comunicação Assertiva, PNL, Influência - RP e Branding- Novas Tecnologias- Gestão

Leia mais

Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, com especial enfase na área da Estatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1976).

Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, com especial enfase na área da Estatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1976). 1 IDENTIFICAÇÃO Artur Olímpio Ferreira Gonçalves da Silva, nascido na freguesia de Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, em 01 de Abril de 1946. 2 - HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

Leia mais

OFERTA FORMATIVA BRAGA

OFERTA FORMATIVA BRAGA 20 OFERTA FORMATIVA BRAGA Rua Diogo Botelho, 127 416-005 Porto T. +51 226 196 260 F. +51 226 196 259 www.catolicabs.porto.ucp.pt Campus Camões 4710-62 Braga T. +51 25 206 100 F. +51 25 206 10 www.braga.ucp.pt

Leia mais

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996).

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996). Daniel Bessa Licenciado em Economia pela FEP (1970). Doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1986). Docente da Universidade do Porto: da FEP (1970-1999),

Leia mais

Formação de Fundraisers

Formação de Fundraisers Formação de Fundraisers UMA FORMAÇÃO INOVADORA PARA CAPACITAR O TERCEIRO SECTOR Desenvolvido de acordo com o Modelo de Formação Europeu - EFA Certification Parceria ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FUNDRAISING

Leia mais

PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016. Proposta

PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016. Proposta PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016 Ponto 1 da Ordem de Trabalhos: Deliberar sobre a eleição da Mesa da Assembleia Geral para o quadriénio 2016/2019 Proposta O

Leia mais

MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS SGS. Duração 112 Horas / 3 meses. Edição 1ª Edição. Calendário outubro dezembro 2015

MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS SGS. Duração 112 Horas / 3 meses. Edição 1ª Edição. Calendário outubro dezembro 2015 Edição 1ª Edição Calendário outubro dezembro 2015 Duração 112 Horas / 3 meses Regime Pós-laboral e ao sábado MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS Em parceria com: SGS ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS COORDENAÇÃO

Leia mais

Nos termos do disposto no art. º 289.º n.º 1, al. d) do Código das Sociedades Comerciais.

Nos termos do disposto no art. º 289.º n.º 1, al. d) do Código das Sociedades Comerciais. ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS Nomes das pessoas a propor para os órgãos sociais, qualificações profissionais, actividades profissionais exercidas nos últimos cinco anos, designadamente no que

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO 6ª Edição Junho de 2016 O curso Gestão de Segurança Institucional foi desenvolvido pela LOGOS-Inteligência e Planejamento Estratégico com

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO E DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE 2016/2017 16ª EDIÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO E DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE 2016/2017 16ª EDIÇÃO Associar-se à Porto Business School vai permitir-lhe adquirir competências que irão fazer a diferença na sua vida, na sua organização e na sociedade PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO E DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento: Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães

Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 3 Objetivo Geral... 3 Objetivos Específicos...

Leia mais

Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza

Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza VI Conferência Profissional Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza Novos Desafios e Estratégias Comunicação Assertiva, PNL, Influência - RP e Branding- Novas Tecnologias-

Leia mais

Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza

Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza VI Conferência Profissional Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza Novos Desafios e Estratégias Comunicação Assertiva, PNL, Influência - RP e Branding- Novas Tecnologias-

Leia mais

O evento INTEGRADO da Água, em Portugal. Agentes de mudança rumo à eficiência e sustentabilidade TAGUSPARK, OEIRAS. ORGANIZAÇÃO Uma Publicação

O evento INTEGRADO da Água, em Portugal. Agentes de mudança rumo à eficiência e sustentabilidade TAGUSPARK, OEIRAS. ORGANIZAÇÃO Uma Publicação TAGUSPARK, OEIRAS Agentes de mudança rumo à eficiência e sustentabilidade O evento INTEGRADO da Água, em Portugal ORGANIZAÇÃO Uma Publicação PATROCÍNIOS O evento INTEGRADO da Água, em Portugal APRESENTAÇÃO

Leia mais

Subsistema de Incentivos para o Fomento da base económica de exportação

Subsistema de Incentivos para o Fomento da base económica de exportação Dezembro de 2015 Proposta de prestação de serviços Candidatura ao Subsistema de Incentivos para o Fomento da base económica de exportação Construção de Hotel 4 ou 5 Estrelas S. Vicente A/C: A. Machado,

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores FLEURY AFONSO

Sobre os Autores. Sobre os Autores FLEURY AFONSO Sobre os Autores AFONSO FLEURY É Engenheiro. Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, além de Diretor-Presidente da Fundação Carlos

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial

pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial 4ª turma Contexto atual, Competências e Mercado As organizações atuando em um mercado globalizado, cada vez mais dinâmico e competitivo exigem: Profissionais

Leia mais

Eficiência Energética e Hídrica das Edificações

Eficiência Energética e Hídrica das Edificações Eficiência Energética e Hídrica das Edificações Introdução Edifícios representam um dos maiores consumos de energia nas grandes cidades. Em 2010, edifícios foram responsáveis por 32% do consumo de energia

Leia mais

CONFERÊNCIAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2011/2012

CONFERÊNCIAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2011/2012 CONFERÊNCIAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS Dia 3 de Outubro de 2011 Ano letivo: 2011/2012 Professor Adjunto da ETGS do IPS Título da conferência: Impostos Diferidos Horário: 16,30 18,00

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Disciplina: Matemática Financeira 10 h/a Ementa: O valor do dinheiro no tempo. Conceitos de juros, taxas de juros, principal,

Leia mais

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

dispositivos médicos do conceito ao mercado curso de pós-graduado de atualização e de aperfeiçoamento Objetivos Enquadramento

dispositivos médicos do conceito ao mercado curso de pós-graduado de atualização e de aperfeiçoamento Objetivos Enquadramento dispositivos médicos do conceito ao mercado Enquadramento O setor dos dispositivos médicos (DMs) é de elevada complexidade técnico-científica e regulamentar. Na sociedade atual a sua utilização é cada

Leia mais

POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação

POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação CORPO DOCENTE 1ª Edição 2009/2010 CARLOS RIBEIRO, DEI / IST Carlos Ribeiro licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo IST em 1989,

Leia mais

feiras congressos 2016

feiras congressos 2016 feiras congressos 2016 feiras e congressos 3 SOMOS A IFE A nossa ambição é dotar os profissionais de conhecimentos e competências para melhorar a performance e transformar o seu potencial em resultados.

Leia mais

POWER-RH. organizacional e individual - OS NOSSOS SERVIÇOS

POWER-RH. organizacional e individual - OS NOSSOS SERVIÇOS POWER-RH Gestão estratégica a de mudança organizacional e individual - OS NOSSOS SERVIÇOS PARA EMPRESAS - A Power-rh Somos peritos em gestão estratégica de mudança organizacional e desenvolvimento humano.

Leia mais

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA O PODER DAS IDEIAS CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 30 Horas lectivas / Teórica e Prática / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Doutora

Leia mais

Alcochete: Campo de Tiro, Sitio das Hortas, Salinas do Samouco; Rio Tejo e Rio Zêzere.

Alcochete: Campo de Tiro, Sitio das Hortas, Salinas do Samouco; Rio Tejo e Rio Zêzere. PROGRAMA 11ª Edição Locais: : Campo de Tiro, Sitio das Hortas, Salinas do Samouco; Rio Tejo e Rio Zêzere. Destinatários: Interessados em desenvolver esta profissão, a tempo inteiro ou parcial. Animadores

Leia mais

TEKTÓNICA INTERNACIONALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO CALENDÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO 04-05 - 06. 05. 2011

TEKTÓNICA INTERNACIONALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO CALENDÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO 04-05 - 06. 05. 2011 04.05.2011 (4ª FEIRA) HORA CAFÉ TEMÁTICO TEMAS A ABORDAR ORADORES MERCADO DE CABO VERDE 10h00 11h00 O SECTOR DA CONSTRUÇÃO NO MERCADO DE CABO VERDE CABO VERDE: UMA PORTA DE ENTRADA EM ÁFRICA - Parcerias

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 3 Hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e pela competência

Leia mais

AGENDA DESEMPENHO FINANCEIRO NOSSO NEGÓCIO VANTAGENS COMPETITIVAS OPORTUNIDADES

AGENDA DESEMPENHO FINANCEIRO NOSSO NEGÓCIO VANTAGENS COMPETITIVAS OPORTUNIDADES Dezembro de 2015 1 DISCLAIMER Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira

Leia mais

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional O CEITEC (Centro de Empreendedorismo ISMAI-Tecmaia) apresenta a 3ª edição do Curso em Empreendedorismo,

Leia mais

1º Seminário Comércio Eletrônico - CDL Rio Grande

1º Seminário Comércio Eletrônico - CDL Rio Grande 1º Seminário Comércio Eletrônico - CDL Rio Grande 20/08/2010 A CDL Rio Grande está promovendo o Primeiro Seminário de Comércio Eletrônico para incentivar, promover e sensibilizar os seus associados a utilizarem

Leia mais

Resumo do Perfil dos Docentes Permanentes

Resumo do Perfil dos Docentes Permanentes Resumo do Perfil dos Docentes Permanentes Linha de atuação científico/tecnológica em Gestão na Indústria Animal 1. Augusto Hauber Gameiro VNP/FMVZ/USP: Doutor e mestre em Economia Aplicada pela Escola

Leia mais

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO Sumário 1 Objetivo da contratação... 1 2 Antecedentes e

Leia mais

Habilitações Literárias

Habilitações Literárias Nome: Carlos Manuel Pereira da Silva Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1948 Estado Civil: Casado Habilitações Literárias Agregação em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade

Leia mais

Mini MBA para Secretáriado Executivo e

Mini MBA para Secretáriado Executivo e A communications, training and events management company SEMINÁRIO Mini MBA para Secretáriado Executivo e Assessoria de Alta Direcção Lisboa www.letstalkgroup.com Mini MBA para Secretáriado Executivo e

Leia mais

INTRA-EMPREENDEDORISMO PROGRAMA AVANÇADO. Think, Create and Share

INTRA-EMPREENDEDORISMO PROGRAMA AVANÇADO. Think, Create and Share PROGRAMA AVANÇADO DESTINATÁRIOS Quadros intermédios e superiores em organizações do setor privado; técnicos e outros profissionais com potencial para assumir posições de liderança, consultores, gestores,

Leia mais

- Seminário Internacional - Dia 2 de junho de 2016 Bento Gonçalves RS. Hotel Villa Michelon Centro de Eventos

- Seminário Internacional - Dia 2 de junho de 2016 Bento Gonçalves RS. Hotel Villa Michelon Centro de Eventos - Seminário Internacional - Dia 2 de junho de 2016 Bento Gonçalves RS Hotel Villa Michelon Centro de Eventos Cada negócio familiar é único, mas os de grande sucesso têm muito em comum. Venha entender os

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Programação. Centro Tecnológico do Calçado SENAI. Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS

CAPACITAÇÃO. Programação. Centro Tecnológico do Calçado SENAI. Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS CAPACITAÇÃO Programação Centro Tecnológico do Calçado SENAI Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS DATA DA REALIZAÇÃO AGENDA DE TREINAMENTOS NO SENAI EM NOVO HAMBURGO TREINAMENTOS PREVISTOS

Leia mais

Inovação Estratégica Colaboração, Gestão do Conhecimento e Inteligência Coletiva como Fonte de Inovação e Vantagem Competitiva

Inovação Estratégica Colaboração, Gestão do Conhecimento e Inteligência Coletiva como Fonte de Inovação e Vantagem Competitiva Conferência informa Group Inovação Estratégica Colaboração, Gestão do Conhecimento e Inteligência Coletiva como Fonte de Inovação e Vantagem Competitiva Comunidades de prática Redes Sociais, Crowdsourcing

Leia mais

Currículo de candidatos a conselheiros

Currículo de candidatos a conselheiros Dados cadastrais Currículo de candidatos a conselheiros Matrícula Nome Logradouro e nº Bairro Município UF: CEP Telefones DDI: - DDD: - Número: - Ramal: - DDI: - DDD: - Número: - Ramal: - Celular DDI:

Leia mais

Capacitação e Especialização de Consultores Empresariais

Capacitação e Especialização de Consultores Empresariais Capacitação e Especialização de Consultores Empresariais Internos e Externos Mudança de Status de Analista para Consultor de Empresas Justificativa - 1: A Evolução dos Sistemas de Gestão da Espécie A medida

Leia mais

FACULDADE PITAGORAS EDITAL 01/16 PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE PITAGORAS - SÃO LUIS

FACULDADE PITAGORAS EDITAL 01/16 PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE PITAGORAS - SÃO LUIS EDITAL 01/16 PROGRAMA DE MONITORIA DA - SÃO LUIS O Diretor Geral da Faculdade Pitágoras, através da Núcleo de Atendimento Institucional - NAI, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo com o que

Leia mais

Biografia dos Autores

Biografia dos Autores Capítulo 7 Biografia dos Autores Capítulo 1 Produção Tecnológica na IE: prospecção e propriedade intelectual em Informática na Educação Maria Augusta Silveira Netto Nunes Professor Adjunto II do DCOMP-UFS.

Leia mais

CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações

CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações Member of www.catolicabs.porto.ucp.pt A Católica Porto Business School Fundada em 2002, a Católica Porto Business School é a escola de negócios da Universidade

Leia mais

Procura de Excelência

Procura de Excelência www.mba.deg.uac.pt Procura de Excelência MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION Mestrado em Gestão (MBA) Secretariado Departamento de Economia e Gestão Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 E-mail: mba@uac.pt Tel:

Leia mais

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MBA-VET O R D E M D O S M É D I C O S V E T E R I N Á R I O S ENQUADRAMENTO Este curso destina-se a médicos veterinários que procuram desenvolver

Leia mais

Gestão de Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos 21 e 22 de maio, Hotel Mercure São Paulo - SP

Gestão de Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos 21 e 22 de maio, Hotel Mercure São Paulo - SP Gestão de Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos 21 e 22 de maio, Hotel Mercure São Paulo - SP Apresentação: Na sua caminhada para o desenvolvimento, o Brasil tem ainda um déficit muito grande com relação

Leia mais

PROGRAMA INTERNACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

PROGRAMA INTERNACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PROGRAMA INTERNACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.

Leia mais

Seminário de Reabilitação Urbana / Programas Estratégicos Novembro 2011

Seminário de Reabilitação Urbana / Programas Estratégicos Novembro 2011 Seminário de Reabilitação Urbana / Programas Estratégicos Novembro 2011 A Câmara Municipal de Braga organiza esta sexta- feira, dia 25 de Novembro, um seminário de reabilitação urbana, tendo por base os

Leia mais

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MBA-VET O R D E M D O S M É D I C O S V E T E R I N Á R I O S ENQUADRAMENTO Este curso destina-se a médicos veterinários que procuram desenvolver

Leia mais

Escola Curso Vagas APEX

Escola Curso Vagas APEX AESE Escola de Direcção e Negócios PADE 1 LISBOA 2 16.500 3.300 AESE Escola de Direcção e Negócios PDE 1 LISBOA 2 13.000 2.600 AESE Escola de Direcção e Negócios PDE 2 LISBOA 2 13.000 2.600 AESE Escola

Leia mais

Solução Integrada para Gestão de Projectos. para Entidades de I&DT APRESENTAÇÃO

Solução Integrada para Gestão de Projectos. para Entidades de I&DT APRESENTAÇÃO Solução Integrada para Gestão de Projectos para Entidades de I&DT APRESENTAÇÃO Sistemas de Informação Produtos e serviços na área dos sistemas de informação ERP Software Apoio à Gestão Engenharia de Software

Leia mais

SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT

SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT ESTUDO DE REMUNERAÇÃO 2016 SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT Secretarial & Management Support Specialists in human resources recruitment www.michaelpage.pt Estudo de 2016 Apresentamos-lhe

Leia mais

Pós-Graduação Enoturismo. Corpo Docente (Biografias)

Pós-Graduação Enoturismo. Corpo Docente (Biografias) Pós-Graduação Enoturismo Corpo Docente (Biografias) Rita Nabeiro Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e, com 34 anos, Rita Nabeiro é actualmente Directora

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE RODOVIÃ RIO

GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE RODOVIà RIO GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE RODOVIà RIO Apresentaà à o O curso de Gerenciamento de Risco no Transporte Rodovià rio tem como proposta a preparaã à o e a qualificaã à o de profissionais que atuam

Leia mais

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos O curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos visa a despertar o interesse de pessoas que queiram empreender na área social. Trata-se

Leia mais

Raquel dos Santos Machado

Raquel dos Santos Machado Curriculum vitae Informação pessoal Apelido(s) - Nome(s) Raquel dos Santos Machado Sexo Lugar a que se candidata feminino Psicóloga (clínica) Experiência profissional (Comece por indicar a experiência

Leia mais

O Projecto SURE-Africa: Reabilitação Urbana Sustentável Eficiência Energética em Edifícios no Contexto Africano

O Projecto SURE-Africa: Reabilitação Urbana Sustentável Eficiência Energética em Edifícios no Contexto Africano O Projecto SURE-Africa: Reabilitação Urbana Sustentável Eficiência Energética em Edifícios no Contexto Africano Manuel Correia Guedes Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal (mcguedes@civil.ist.utl.pt)

Leia mais

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS: promover competências pessoais específicas; disponibilizar ferramentas práticas de gestão de competências pessoais e profissionais;

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Ana Paula Lima Coaching, Consultoria e Palestras é uma empresa especializada em Gestão de Pessoas, que visa identificar o potencial humano e desenvolvê-lo através

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Programa de informação e empresarial da UE em Hong Kong e Macau 2014/S 032-050737. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Programa de informação e empresarial da UE em Hong Kong e Macau 2014/S 032-050737. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:50737-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Programa de informação e empresarial da UE em Hong Kong e Macau 2014/S 032-050737

Leia mais

EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS

EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS Professor Doutor Luís Correia Instituto de Telecomunicações Instituto Superior Técnico EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS Aborda-se a exposição de pessoas à radiação electromagnética,

Leia mais

Sistemas de informação para empresas

Sistemas de informação para empresas Sistemas de informação para empresas Manutenção e exploração de sistemas inovação e desafios tecnológicos desenvolvimentos e prospectiva a redifinição do conceito de negócio síntese do potencial da implementação

Leia mais

25 a 27 de outubro, 2016 Riocentro. Evento simultâneo à Rio Oil & Gas 2016

25 a 27 de outubro, 2016 Riocentro. Evento simultâneo à Rio Oil & Gas 2016 25 a 27 de outubro, 2016 Riocentro Evento simultâneo à Rio Oil & Gas 2016 O Encontro O tradicional Encontro de Asfalto, promovido pelo IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, chega

Leia mais

IES. Uma Escola de Empreendedores Sociais. Tiago Ferreira Fundação AEP Setembro 2014

IES. Uma Escola de Empreendedores Sociais. Tiago Ferreira Fundação AEP Setembro 2014 IES Uma Escola de Empreendedores Sociais Tiago Ferreira Fundação AEP Setembro 2014 CONCEITO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL Empreendedorismo Social é o processo de procura e implementação de soluções

Leia mais

Lato Sensu da FGV Management Rio compreende uma análise curricular. Desta forma, solicitamos o

Lato Sensu da FGV Management Rio compreende uma análise curricular. Desta forma, solicitamos o Prezado (a) Sr.(a.), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de

Leia mais

Moving Business Forward

Moving Business Forward Moving Business Forward Apresentação eurotux.com/empresa/ Criada em 2000, como iniciativa de docentes da Universidade do Minho. Especializada em planeamento, integração e implementação de sistemas informáticos.

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. Série. Número 183

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. Série. Número 183 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 9 de outubro de 2015 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS Despacho n.º 441/2015 Nomeia em regime de substituição o licenciado

Leia mais

FERTILIZANTES HERINGER S.A. Companhia Aberta CNPJ: 22.266.175/0001-88 NIRE 32.3.0002794-6

FERTILIZANTES HERINGER S.A. Companhia Aberta CNPJ: 22.266.175/0001-88 NIRE 32.3.0002794-6 FERTILIZANTES HERINGER S.A. Companhia Aberta CNPJ: 22.266.175/0001-88 NIRE 32.3.0002794-6 Conforme estabelece a Instrução CVM 480, de 07 de dezembro de 2009, artigo 24, parágrafo 3º inciso I, atualizamos

Leia mais

Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira - Diadema AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL

Leia mais

NOVA GESTÃO 2016-2020

NOVA GESTÃO 2016-2020 Marcus Vinicius David Reitor A história de Marcus David na UFJF começou em 1988, quando se formou em Economia pela instituição. Alguns anos mais tarde, ingressou novamente na universidade, dessa vez como

Leia mais

AEP/APCER FORMAÇÃO 2º SEMESTRE 2004

AEP/APCER FORMAÇÃO 2º SEMESTRE 2004 Ed. de Serviços da Exponor, 2º Av. Dr. António Macedo 4450 617 Leça da Palmeira t: 22 999 36 00 f: 22 999 36 01 e-mail: info@apcer.pt www.apcer.pt Formação Empresa 4450-617 Leça da Palmeira t: 22 998 1753

Leia mais

ALTA PERFORMANCE NAS VENDAS

ALTA PERFORMANCE NAS VENDAS INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA ISGB THE PORTUGUESE SCHOOL OF BANK MANAGEMENT Associação Portuguesa de Bancos Pós-Graduação ALTA PERFORMANCE NAS VENDAS [ Pós-Graduação na Área Comportamental e Inteligência

Leia mais

Apresentação Executiva. Soluções em Tecnologia,Negócios... E Educação.

Apresentação Executiva. Soluções em Tecnologia,Negócios... E Educação. Apresentação Executiva Soluções em Tecnologia,Negócios...... E Educação. Agenda Quem somos Missão Área de Atuação Alguns Clientes Linhas de Negócio Estrutura Organizacional Competências Metas de Curto

Leia mais

CELORICO PALMA, CLOTILDE

CELORICO PALMA, CLOTILDE M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome CELORICO PALMA, CLOTILDE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Janeiro de 2005 Advogada Especialista em Direito Fiscal Sócia da Paz

Leia mais

Análise PERT em Projetos

Análise PERT em Projetos Análise PERT em Projetos Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de projetos, portfólio

Leia mais

Pós-Graduação Leadership & Management. 3ª Edição

Pós-Graduação Leadership & Management. 3ª Edição Pós-Graduação Leadership & Management 3ª Edição 2010/2011 Leadership & Management Direcção Científica Prof. Doutor José Verissimo Doutora Teresa Passos A Direcção Executiva é partilhada entre o IDEFE e

Leia mais

O Papel do Gerente/Administrador Financeiro das Empresas

O Papel do Gerente/Administrador Financeiro das Empresas O Papel do Gerente/Administrador Financeiro das Empresas Autora: Begail da Silva Casagrande (UNIC) * Co-autor: Juliano Ciebre dos Santos (FSA) * Resumo: Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil.

Leia mais