SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas"

Transcrição

1 SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas

2 SARESP - 9º ANO GEOGRAFIA Grupos de competências avaliadas nas provas do SARESP e sua presença no currículo de Geografia. Ao analisarmos os grandes grupos de competências com as habilidades que compõem cada grupo nas Matrizes de Referência do SARESP e, ao mesmo tempo, correlacionarmos com o currículo oficial é possível percebermos que todas as habilidades necessárias para responder as questões do SARESP, estão contempladas nas Situações de Aprendizagem. Isso ocorre em todas os anos/séries dos alunos. Notamos, ainda, que as habilidades se repetem em várias atividades sempre ganhando um grau de complexidade maior de acordo com o ano/série em que o aluno que se encontra.

3 Grupo I OBSERVAR As habilidades que correspondem a este grupo observar / identificar / reconhecer / indicar / apontar / localizar/ descrever / discriminar / constatar / representar gráfica e quantitativamente. Extraídas das Matrizes de referência para avaliação do SARESP

4 Grupo II REALIZAR As habilidades que correspondem a este grupo classificar / seriar / ordenar / conservar / compor e decompor / fazer antecipações / calcular por estimativa / medir / interpretar Extraídas das Matrizes de referência para avaliação do SARESP

5 Grupo III - COMPREENDER As habilidades que correspondem a este grupo analisar / aplicar relações ou conhecimentos fatos e princípios / avaliar, criticar, analisar e julgar / explicar causas e efeitos / apresentar conclusões / levantar suposições / fazer prognósticos / fazer generalizações indutivas e construtivas/justificar. Extraídas das Matrizes de referência para avaliação do SARESP

6 Para chegarmos a esta conclusão seguimos as seguintes etapas: 1. Analisamos e copiamos todas as competências e habilidades contempladas em cada Situação de Aprendizagem para um novo documento de word; 2. Colorimos todos os verbos que se referem às habilidades. Utilizando uma mesma cor para cada grupo (I, II e III); 3. Na sequência analisamos as atividades que compõem o caderno do aluno e, mais uma vez, colorimos as habilidades ali contempladas; 4. Percebemos que para responder uma atividade que requer habilidade do grupo III, muitas vezes, o alunos precisa recorrer a outras habilidades dos grupos I ou II que servirão de base para solucionar a atividade proposta. 5. Enfim, todas as atividades são extremamente importantes para favorecer o desenvolvimento de habilidades que os alunos necessitaram no decorrer da vida Obs: ao deixarmos de trabalhar qualquer atividade com os alunos, automaticamente, estaremos privando nosso aluno de adquirir as habilidades nelas contidas.

7 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GEOGRAFIA - 9 º ANO

8 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GEOGRAFIA - 9 º ANO 1º BIMESTRE Situação de Aprendizagem 1 Competências e habilidades: encontrar as ideias principais por meio de leitura de textos e da participação nas discussões coletivas em sala; relacionar conceitos; expressar o pensamento pela redação de textos; (GRUPO III) estabelecer relações a partir de diferentes escalas geográficas; ler, (GRUPO II) interpretar textos e mapas; elaborar mapas; desenvolver habilidades relativas à participação coletiva. Situação de Aprendizagem 2 Competências e habilidades: (GRUPO III) extrair ideias principais por meio da leitura e interpretação de textos e das ideias resultantes da discussão coletiva em sala; expressar o pensamento pela redação de textos; elaborar relatórios de leitura; relacionar conceitos; estabelecer relações a partir de diferentes escalas geográficas; desenvolver habilidades relativas à participação coletiva.

9 Situação de Aprendizagem 3 Competências e habilidades: (GRUPO I) identificar as questões principais por meio de leitura e interpretação de textos, de mapas, de gráficos e das ideias resultantes da participação nas discussões coletivas em sala; expressar o pensamento pela redação de textos; relacionar conceitos; estabelecer relações a partir de diferentes escalas geográficas; elaborar mapas; desenvolver habilidades relativas à participação coletiva. Situação de Aprendizagem 4 Competências e habilidades: (GRUPO I) identificar as ideias principais resultantes da leitura e interpretação de textos, bem como da participação nas discussões em grupo; (GRUPO II) organizar, sistematizar e sintetizar informações;relacionar conceitos; estabelecer relações; comparar a partir de diferentes escalas geográficas; ler e (GRUPO II) interpretar mapas; desenvolver habilidades relativas à participação coletiva.

10 2º BIMESTRE Situação de Aprendizagem 1 Competências e habilidades: desenvolver a compreensão e a valorização dos fundamentos da cidadania e da democracia; discutir uma situação em que os direitos básicos dos cidadãos não são usufruídos por todos os segmentos da sociedade; (GRUPO III) relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, aos valores éticos e morais da vida cotidiana. Situação de Aprendizagem 2 Competências e habilidades: compreender o significado histórico da Organização das Nações Unidas, considerando as relações assimétricas de poder que a caracterizam, bem como (GRUPO III) analisar criticamente suas principais propostas de melhoria da qualidade de vida da população mundial.

11 Situação de Aprendizagem 3 Competências e habilidades: compreender aspectos da organização econômica das sociedades contemporâneas, bem como (GRUPO III) analisar criticamente as regras que regulam os fluxos internacionais de mercadorias; ler e (GRUPO II) interpretar mapas, gráficos e tabelas; compreender e comparar a situação socioeconômica de diferentes países; (GRUPO III) analisar a situação do comércio internacional por meio de cartografias temáticas de fluxos econômicos; ler, (GRUPO II) interpretar e produzir textos com o intuito de demonstrar as diferenças de desenvolvimento econômico entre os diversos países do mundo; (GRUPO III) analisar as estratégias protecionistas do comércio mundial a partir de dados referentes ao mercado mundial do algodão.

12 Situação de Aprendizagem 4 Competências e habilidades: (GRUPO III) desenvolver a compreensão sobre as formas de organização política e econômica das sociedades contemporâneas, bem como capacitar o aluno para recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade; a partir de leitura de textos, extrair conceitos fundamentais para a compreensão do significado e das intencionalidades de diferentes fóruns mundiais; pesquisar em jornais e revistas iconografias e textos que expressem os objetivos do Fórum Social Mundial; (GRUPO I) identificar ações solidárias propostas nas discussões do Fórum Social Mundial e elaborar ações solidárias de acordo com as necessidades locais.

13 3º BIMESTRE Situação de Aprendizagem 1 Competências e habilidades: construir habilidades relativas à linguagem cartográfica, como meio de visualização da relação entre realidades geográficas; selecionar e (GRUPO II) interpretar informações, representadas de diferentes formas para confrontar visões de mundo; agrupar diferentes realidades em classes, como meio de (GRUPO II) organizar e buscar alguma coerência nos dados. Situação de Aprendizagem 2 Competências e habilidades: construir e (GRUPO III) aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem visual; relacionar e (GRUPO II) interpretar dados e informações, representados em tabelas; (GRUPO I) identificar e distinguir realidades na escala mundial e as mudanças de percepção com as mudanças de escala; construir e (GRUPO III) aplicar conceitos relacionados à evolução da população humana na escala mundial; relacionar dimensões do social, como volumes populacionais, com o espaço geográfico, com o domínio das técnicas e com o processo econômico.

14 Situação de Aprendizagem 3 Competências e habilidades: construir e (GRUPO III) aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem cartográfica (leitura e confecção), como meio de visualização sintética da relação entre realidades geográficas distintas; comparar realidades nacionais diversas que se expressam na escala mundial como meio de visualizar as desigualdades no que diz respeito ao perfil populacional de cada uma; associar padrões populacionais (estrutura etária, em especial) distintos com as condições de desenvolvimento econômico e social. Situação de Aprendizagem 4 Competências e habilidades: (GRUPO III) associar as realidades próprias (geográfico-culturais) às realidades dos outros.

15 4º BIMESTRE Situação de Aprendizagem 1 Competências e habilidades: construir e (GRUPO III) aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem cartográfica, como meio de visualização da geografia do urbano; selecionar, (GRUPO II) organizar e relacionar informações extraídas de uma metrópole, como meio de interpretação de outras realidades; (GRUPO I) identificar e distinguir realidades na escala mundial e as mudanças de percepção com as mudanças de escala; (GRUPO I) identificar e distinguir configurações espaciais diferentes como redes geográficas de cidades globais; comparar realidades geográficas diversas para perceber que certas configurações permitem maior conexão com outras escalas e com a escala mundial do que outras. Situação de Aprendizagem 2 Competências e habilidades: construir e (GRUPO III) aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem cartográfica, como meio de visualização da Geografia do consumo urbano; (GRUPO I) identificar e estabelecer relações entre as práticas da vida cotidiana e as configurações espaciais onde elas se desenvolvem; relacionar o processo de integração mundial à formação de redes de cidades e à formação das redes de consumo.

16 Situação de Aprendizagem 3 Competências e habilidades: (GRUPO I) observar e (GRUPO II) interpretar representação cartográfica complexa; agrupar diferentes realidades em classes com critérios comuns, como meio de (GRUPO II) organizar informações e buscar alguma coerência nos dados; construir e (GRUPO III) aplicar conceitos da Geografia do turismo. Situação de Aprendizagem 4 Competências e habilidades: construir e (GRUPO III) aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem cartográfica como meio de visualização sintética da relação entre realidades geográficas distintas; relacionar o processo de integração mundial às redes de negócios ilegais; (GRUPO I) identificar e distinguir configurações espaciais diferentes como paraísos fiscais ; (GRUPO I) identificar e distinguir realidades na escala mundial e as mudanças de percepção com as mudanças de escala.

17 A Situação de Aprendizagem 1 tem por objetivo contribuir para que o aluno consiga relacionar o conceito de espaço geográfico ao processo de globalização. Geografia 8ª série / 9º ano Volume 1 Caderno do Aluno página 7 e 8 Competências e habilidades: encontrar as ideias principais por meio de leitura de textos e da participação nas discussões coletivas em sala; relacionar conceitos; expressar o pensamento pela redação de textos; (GRUPO III) estabelecer relações a partir de diferentes escalas geográficas; ler, (GRUPO II) interpretar textos e mapas; elaborar mapas; desenvolver habilidades relativas à participação coletiva. EXEMPLIFICANDO...

18 Para realizar esta atividade não basta observar a imagem é preciso compreender a linguagem que nela está presente. Obs: Atividade de compreensão.

19 Habilidade do grupo III Criticar, analisar, julgar, opinar, etc. Habilidade do grupo I, porém nesta atividade vai além da identificação,é necessário compreender a figura para respondê-la.

20 Habilidade do grupo III - Compreender.

21 Habilidade do grupo III Compreender (justificar).

22 Competências e habilidades: (GRUPO II) construir habilidades relativas à linguagem cartográfica, como meio de visualização da relação entre realidades geográficas; selecionar e (GRUPO II) interpretar informações, representadas de diferentes formas para confrontar visões de mundo; (GRUPO II) agrupar diferentes realidades em classes, como meio de (GRUPO II) organizar e buscar alguma coerência nos dados. Geografia 8ª série / 9º ano Volume 3 Caderno do Aluno página 9 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 AS POPULAÇÕES E O ESPAÇO GEOGRÁFICO

23 Para responder as questões abaixo não basta observar o quadro é preciso interpretá-lo e mobilizar outras habilidades.

24

25 SUGESTÃO: Realizar com os professores esta atividade nas outras séries não demonstradas aqui, cujo objetivo será identificar as Grupos de competências avaliadas nas provas do SARESP e sua presença no currículo de Geografia.

26 Bibliografia Matrizes de referências para a avaliação: Ciências Humanas; Geografia e História; Ensinos Fundamental e Médio / Secretaria da Educação; Coordenação Geral, Maria Inês Fini - SP: SEE, Caderno do professor e aluno: geografia, ensino fundamental 8ª série, volume 1 e 3 / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Ângela Corrêa da Silva, Jaime Tadeu Oliva, Raul Borges Guimarães, Regina Araujo, Regina Célia Bega dos Santos, Sérgio Adas. São Paulo: SEE, 2009.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Matrizes de referência para avaliação: documento básico - SARESP. São Paulo: SEE, 2009

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Matrizes de referência para avaliação: documento básico - SARESP. São Paulo: SEE, 2009 SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Matrizes de referência para avaliação: documento básico - SARESP. São Paulo: SEE, 2009 : PROFESSORA: Matilde Flório 1 PROFESSORA: Matilde Flório Pós-Graduada

Leia mais

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS ATPC 11 DE AGOSTO 2017 PC: ANA LUCIA FAZANO PARTE 2

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS ATPC 11 DE AGOSTO 2017 PC: ANA LUCIA FAZANO PARTE 2 E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS A MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO - MATEMÁTICA A MRA/SARESP é um recorte do Currículo de Matemática. Ela reúne um conjunto de habilidades as quais se espera terem

Leia mais

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Zaqueu Vieira Oliveira Planejamento Currículo Plano da Escola Plano de Ensino Plano de Aula Planejamento Guia de orientação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Zaqueu Vieira Oliveira Planejamento Currículo Plano da Escola Plano de Ensino Plano de Aula Planejamento...processo de

Leia mais

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP 1ª Oficina Ensino por investigação 2 Objetivos da Oficina 1 Elencar habilidades preconizadas no Currículo que permitam o trabalho com leitura e escrita. Observar a organização dos conteúdos básicos no

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

RECRO GEOGRAFIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO. lugares que constituem o mundo.

RECRO GEOGRAFIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO. lugares que constituem o mundo. 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO COMPETÊNCIA Construir, por meio da linguagem iconográfica, Entender e aplicar o conceito de paisagens. escrita

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 1ª

Leia mais

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Identificar a. Exposição dialogada Orientação para se. importância do Sol

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Identificar a. Exposição dialogada Orientação para se. importância do Sol CEAI PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA TURMA: 4º ANO CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Explicar as formas de

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE

UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE Tamanho 14 Centralizado TÍTULO SUBTÍTULO Tamanho 16 Título Tamanho 14 Subtítulo

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado PLANO DE ENSINO Profª. Msc. Clara Maria Furtado claramaria@terra.com.br Profª. Msc. Eliane Kormann Tomazoni eliane.kormann@unifebe.edu.br Profª. Msc. Márcia Junkes mmjunkes@unifebe.edu.br MISSÃO UNIDAVI

Leia mais

Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019)

Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019) Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019) Paulo Cauchick Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas UFSC paulo.cauchick@ufsc.br

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM Formação Geral Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

CBC de Geografia. 1 - Cotidiano de Convivência Trabalho e Lazer. 2- Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro

CBC de Geografia. 1 - Cotidiano de Convivência Trabalho e Lazer. 2- Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro I-Procedimentos de leitura de Geografia D1 Identificar um tema ou o sentido global de um 3.3 I - Geografias do 1 - de 3- e direitos sociais 3.2-Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos

Leia mais

POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO:

POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Humanas / Geografía Professor(a): MARCO POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1ª 02 COMPETÊNCIA GERAL:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento curricular Parte 1 Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento da ação didática Planejar é prever e decidir sobre: o

Leia mais

COMO ELABORAR RESPOSTAS DE QUESTÕES DISSERTATIVAS

COMO ELABORAR RESPOSTAS DE QUESTÕES DISSERTATIVAS COMO ELABORAR RESPOSTAS DE QUESTÕES DISSERTATIVAS By Prof. Ms. Deborah Costa - 2014 INTRODUÇÃO 1 Este e-book discutirá sobre as questões dissertativas propostas em diferentes avaliações : universidade,

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento: Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico PROJETO DE PESQUISA Profº Ronilson de Souza Luiz Profa. Esp. Rosinéia Oliveira Blog: capronilson.wordpress.com olisanta@gmail.com profronilson@gmail.com METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

Leia mais

DESENVOLVMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Roberta Guedes

DESENVOLVMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Roberta Guedes DESENVOLVMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Roberta Guedes Competências e Habilidades Competência: É um conjunto de conhecimentos (saberes), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser); manifestam-se

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS - Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (C.

Leia mais

Disciplina FLG 141: Introdução à Cartografia Prof a Fernanda Padovesi Fonseca

Disciplina FLG 141: Introdução à Cartografia Prof a Fernanda Padovesi Fonseca Disciplina FLG 141: Introdução à Cartografia Prof a Fernanda Padovesi Fonseca Além de recomendações já feitas, sobre o uso de imagens e mapas, é preciso evitar: o uso de escala inadequada de representação;

Leia mais

Planificação de Matemática 1.º Período

Planificação de Matemática 1.º Período Planificação de Matemática 1.º Período Meses Tema/Tópico Objectivos específicos Actividades Capacidades transversais Objectivos gerais Setembro Outubro Orientação espacial Figuras no plano e sólidos geométricos

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Competências leitoras e escritoras no ensino da Geografia 22/09/2016

Competências leitoras e escritoras no ensino da Geografia 22/09/2016 Competências leitoras e escritoras no ensino da Geografia 22/09/2016 Professor do Núcleo Pedagógico de Geografia- Marco Antonio Bolotario PAUTA 1º Momento Objetivos gerais; Objetivo da Geografia e o saber

Leia mais

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri OFICINA DE PESQUISA Simone Côrte Real Barbieri scrbarbi@ucs.br MÉTODOS +TÉCNICAS PESQUISA REALIDADE EMPÍRICA TEORIA = PONTO DE PARTIDA CONCEITUAR E CATALOGAR DADOS VALIDADE DA BASE EMPÍRICA OBSERVAÇÃO

Leia mais

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE A construção da Base 2014 Setembro de 2015 Maio de 2016 Abril de 2017 I n í c i o elaboração Versão 1: 12 milhões contribuições Versão 2: 9 mil Educadores Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE A Base Define

Leia mais

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Orientações aos alunos e pais A prova de dezembro abordará o conteúdo desenvolvido nos três períodos do ano letivo. Ela será

Leia mais

PLANO DE CURSO I EMENTA

PLANO DE CURSO I EMENTA Disciplina: Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I Carga horária total: 75 H PLANO DE CURSO I EMENTA Definições e esboço histórico da cartografia; Representações da Terra; Coordenadas;

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça S.P. Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias Componente Curricular: Geografia

Leia mais

Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano

Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação DISCIPLINA DE GEOGRAFIA Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação A TERRA

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

Relatóri o Pedagó gico SARESP /2009. Relatório Pedagógic o SARESP/ série/9º. série/ 7º ano H37. exempl o 5 página 72. ano

Relatóri o Pedagó gico SARESP /2009. Relatório Pedagógic o SARESP/ série/9º. série/ 7º ano H37. exempl o 5 página 72. ano Matemática - Habilidades Não - Consolidadas Série/Ano Código da Habilidade Tema Matriz de Referência para Avaliação SARESP - Exemplos de Itens Comentados por Habilidade 6ª série/7º ano 8ª série/9º ano

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

Formação PNAIC 2017/2018. Formadores Regionais 1º ao 3º ano

Formação PNAIC 2017/2018. Formadores Regionais 1º ao 3º ano Formação PNAIC 2017/2018 Formadores Regionais 1º ao 3º ano Objetivos Promover a interação e favorecer articulações entre formadores regionais e estaduais; Consolidar saberes referentes aos Direitos de

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Matrizes Curriculares Enem Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04 /10 /2014 Etec: ERMELINDA GIANNINI TEIXEIRA Código: 0187 Município: SANTANA

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto E Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série: 7 ano Apresentação da disciplina Os objetivos de aprendizagem estão relacionados a características

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano ANO LETIVO: 2018 / 2019 Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais e urbanas Tema IV A população: como se movimenta e comunica Tema V Portugal

Leia mais

Textos da aula passada

Textos da aula passada Textos da aula passada Síntese feita por Louzada e Gentilini* (2010) Do modelo jesuítico, preservou uma concepção de docência centrada na figura do professor como difusor dos conhecimentos para um aluno,

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Currículo Estadual São Paulo. Geografia. 1º Ano. Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Currículo Estadual São Paulo. Geografia. 1º Ano. Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Currículo Estadual São Paulo Geografia 1º Ano Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. 1º BIMESTRE Cartografia e poder Os elementos dos mapas As projeções cartográficas As técnicas

Leia mais

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência.

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência. Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Geografia C 2018 Prova 319 2018 12º Ano de Escolaridade (Decreto -Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR ES C/ 3º CICLO DR. BERNARDINO MACHADO ANO LETIVO: 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma COMPETÊNCIAS GERAIS - Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

Leia mais

ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA. Introdução

ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA. Introdução ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA Introdução A criação da Prova integrada ABRIL EDUCAÇÃO teve por objetivo oferecer subsídios para avaliação interdisciplinar das estruturas de inteligência,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: BIOLOGIA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 267 aprovado pela portaria Cetec nº 182 de 26 /09/2013 Etec: Prof. Maria Cristina Medeiros Código:141 Município: Ribeirão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PROFESSORA NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias Componente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/2019 Grupo 420.Geografia 1ºPeríodo (2018):de 17 de setembro a 14 de Dezembro PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA8ºAno 1.Observar e descrever imagens de áreas de diferente densidade populacional para as localizar

Leia mais

Da aula passada...tarefa 3 no Moodle. Qual o significado de habilidade e competência no âmbito da educação escolar? Dê exemplos.

Da aula passada...tarefa 3 no Moodle. Qual o significado de habilidade e competência no âmbito da educação escolar? Dê exemplos. Da aula passada......tarefa 3 no Moodle. Qual o significado de habilidade e competência no âmbito da educação escolar? Dê exemplos. 1 Competência em educação é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano.

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano. ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 3º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

Critérios de Avaliação de Matemática 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho

Critérios de Avaliação de Matemática 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Áreas de competências Linguagens e textos Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Números e Operações O aluno deve ficar capaz de: Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Identificar

Leia mais

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental Matemática EF Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental C1 Utilizar o conhecimento numérico para operar e construir argumentos ao interpretar situações que envolvam informações quantitativas.

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TECNICO INTEGRADO EM NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: DIVERSOS EMENTA ANO/SÉRIE:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 2ª

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan Os conteúdos essenciais do semestre. Capítulo 1 Números inteiros Ideia de número positivo

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Recordar o que foi estudado anteriormente. Apresentação das unidades temáticas. Habilidades Referência no material didático Propostas de atividade Fontes de

Leia mais

5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE Compor e decompor números naturais e racionais na forma decimal. Reconhecer ordens e classes numa escrita numérica. Arredondar números na precisão desejada. Ordenar

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (3.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Planos de Trabalho. Orientações

Planos de Trabalho. Orientações Planos de Trabalho Orientações Estrutura do Plano de Trabalho Ementa Finalidade Resumo Sumário Objetivos Para quê? Conteúdos O quê? Conceitos Competências Habilidades Valores Atitudes Metodologia Como?

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: História e Geografia de Portugal ANO DE ESCOLARIDADE: º Ano 201/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS História de Portugal

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades 7 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PROFESSORA NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias Componente

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Produção Industrial Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Móveis FORMA/GRAU: ( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO ESTADO DE MATO GROSSO.

UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO ESTADO DE MATO GROSSO. UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE Centralizado UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MATEMÁTICA - 5º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA D ESTE OPERACIONALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO MATEMÁTICA - 5º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA D ESTE OPERACIONALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO OPERACIONALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ANO LETIVO 2018-19 MATEMÁTICA - 5º ANO APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 1ºPERÍODO TEMA: CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM ESSENCIAIS E DESCRITORES

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Médio Etec: PROFESSOR MARIO ANTONIO VERZA Código: 164 Município: PALMITAL Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 430 PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 430 PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p. ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/3 Módulo Inicial Actividades de diagnóstico e de integração dos alunos. Apresentação do programa. Revisão de conteúdos e praticas metodológicas de trabalho Tema I Introdução

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão.

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão. MATEMÁTICA 4º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordená-los em

Leia mais

Análise da proposta da BNCC do Ensino Médio - Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Análise da proposta da BNCC do Ensino Médio - Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Análise da proposta da BNCC do Ensino Médio - Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Introdução e orientações Professores e professoras, Nesta atividade, iremos discutir e analisar a proposta da

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO História

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO História PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1 - A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DO ESPAÇO HUMANIZADO 2 - A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DO ESPAÇO FÍSICO 1- Observar, comparar e analisar territórios, lugares e paisagens

Leia mais