Manual de Nutrição Enteral da Comissão de Nutrição Parenteral e Enteral Hospital São Paulo / Unifesp. Atribuições dos Profissionais Enfermeiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Nutrição Enteral da Comissão de Nutrição Parenteral e Enteral Hospital São Paulo / Unifesp. Atribuições dos Profissionais Enfermeiros"

Transcrição

1 Manual de Nutrição Enteral da Comissão de Nutrição Parenteral e Enteral Hospital São Paulo / Unifesp Atribuições dos Profissionais Enfermeiros 1. Orientar o paciente, a família ou o responsável legal quanto à utilização e controle da TNE 2. Preparar o paciente, o material e o local para acesso enteral 3. Prescrever os cuidados de enfermagem na TNE, no nível hospitalar, ambulatorial e domiciliar. 4. Participar da escolha da via de administração da NE em consonância com o médico. 5. Assessorar o médico na instalação do acesso por estomia, de preferência no Centro Cirúrgico. 6. Proceder ou assegurar a colocação da sonda oro/nasogástrica ou transpilórica. 7. Encaminhar o paciente para exame radiológico para localização da sonda. 8. Assegurar a manutenção da via de administração. 9. Receber a NE e assegurar a sua conservação até a completa administração. 10. Proceder à inspeção visual da NE antes de sua administração. 11. Avaliar e assegurar a administração da NE observando as informações contidas no rótulo, confrontando-as com a prescrição médica. 12. Avaliar e assegurar a administração da NE observando os princípios de assepsia. 13. Detectar, registrar e comunicar a EMTN e/ou o médico responsável as intercorrências de qualquer ordem técnica e/ou administrativa. 14. Garantir o registro claro e preciso de informações relacionadas à administração e à evolução do paciente quanto ao peso, sinais vitais, tolerância digestiva e outros s/n. 15. Garantir a troca do curativo e/ou fixação da sonda enteral, com base em procedimentos preestabelecidos. 16. Participar e promover atividades de treinamento operacional e de educação continuada, garantindo a atualização de seus colaboradores. 17. Elaborar e padronizar os procedimentos de enfermagem relacionados à TNE. 18. Participar do processo de seleção, padronização, licitação e aquisição de equipamentos e materiais utilizados na administração e controle da TNE. 19. Zelar pelo perfeito funcionamento das bombas de infusão. 20. Assegurar que qualquer droga e/ou nutriente prescritos sejam administrados na mesma via da NE, conforme procedimentos preestabelecidos. RESPONSABILIDADES 1. Participar e promover atividades de treinamento operacional e de educação continuada, garantindo a capacitação e atualização de seus colaboradores.

2 2. Treinar a equipe de enfermagem quanto aos princípios de Boas Práticas de Administração da Nutrição Enteral, seguindo uma programação preestabelecida de acordo com as necessidades da unidade, sendo o treinamento registrado em livro próprio. 3. Desenvolver, rever e atualizar os procedimentos relativos ao cuidado com o paciente em TNE. 1. Encaminhar o profissional ao Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário (NASF) ao suspeitar ou confirmar enfermidade e na presença de lesão exposta. RECEBIMENTO DA NE A NE é preparada, armazenada e distribuída pelo Central de Nutrição e Dietética (CND) sendo de responsabilidade do enfermeiro o recebimento desta na unidade nos horários preestabelecidos às 9, 12, 15, 18, 21 e 6 horas para adultos, acrescentando-se para crianças menores a alimentação noturna às 24 e às 3 horas. Neste momento, deve-se verificar a integridade da embalagem e a presença de elementos estranhos ao produto. A CND distribui a dieta na temperatura adequada para ser administrada e não deve ser aquecida nem resfriada na unidade. O rótulo deve especificar o nome do paciente, leito, registro hospitalar, composição qualitativa e quantitativa de todos os compartimentos, volume total, velocidade de infusão, via de acesso, data e hora da produção, prazo de validade, número seqüencial de controle e condições de temperatura para conservação e nome e número do Conselho Profissional do responsável técnico pelo processo. LOCAL DE MANUSEIO DA NE 1. O balcão deve ser revestido de material liso e impermeável evitando acúmulo de partículas e microorganismos e ser resistente aos agentes sanitizantes. 2. Organizar o balcão retirando medicamentos e materiais estranhos à NE. 3. Manter o local e suas adjacências em rigorosa condição de higiene. 4. Limpar o local com água e sabão líquido, secar com papel toalha e, a seguir, desinfetar com álcool etílico. ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E FAMILIARES A enfermeira deve orientar: 1. Sobre a terapia enteral seus objetivos e riscos, ressaltando a importância da participação do paciente e da família durante todo o processo 2. Sobre a via de administração da NE, a necessidade da sonda e as possíveis intercorrências que deverão ser comunicadas imediatamente à equipe de enfermagem.

3 BOMBAS 1. Compete à enfermeira treinar a equipe na utilização de bombas infusoras. 2. Compete à enfermeira encaminhar periodicamente as bombas de infusão ao Departamento de Engenharia Biomédica (DEB) para que sejam calibradas e revisadas. Estas manutenções devem ser registradas em livro próprio. 3. A equipe de enfermagem deve limpar e desinfetar diariamente as bombas empregando compressas levemente umedecidas com água e sabão líquido. 2. Antes de instalar a TNE, o profissional de enfermagem deve limpar a bomba de infusão e verificar o funcionamento adequado do equipamento. Monitorização do Paciente - Controlar PA, pulso e temperatura pelo menos a cada 8 horas; - Verificar peso: em neonatos diariamente; em adultos e crianças na primeira semana diariamente, e a partir da segunda semana 3 vezes/semana. Na vigência de retenção hídrica manter verificação diária. - Balaço hídrico: neonatos e pacientes graves diariamente; adultos e crianças estáveis diariamente na primeira semana, e após 1 vez por semana. - Controlar glicosúria ou glicemia capilar: no mínimo duas vezes ao dia - Diurese: em pacientes estáveis diariamente na primeira semana, e após uma vez por semana. - Eliminações intestinais: observar diariamente quanto à freqüência e características. Cuidados Gerais - Proporcionar ao paciente assistência de enfermagem individualizada atendendo suas necessidades humanas básicas e informando-o quanto à sua evolução. - Adotar medidas de higiene e conforto que proporcione bem estar ao paciente, dando atenção especial a higiene das cavidades (oral e nasal). - Estimular atividade física adequada: deambulação, exercícios passivos ou ativos, mobilização no leito.

4 Cuidados com a Via de Acesso SONDAS ENTERAIS Verificar as condições de fixação da sonda e providenciar a troca sempre que necessária. A fixação da sonda deve ser feita com adesivo hipoalergênico evitando pressão sobre a asa do nariz e a tração da sonda. A sonda poderá ser fixada na face evitando-se a área de pilosidade, no nariz ou na testa. OSTOMIAS Realizar o curativo da ostomia diariamente e sempre que necessário com solução fisiológica 0,9% e PVPI, mantendo curativo oclusivo (SPCIH). O local deve ser observado quanto aos sinais de infecção, condições dos pontos de fixação da sonda à pele e extravasamento do conteúdo digestivo. Iniciar medidas de proteção da pele, utilizando curativo de hidrocolóide placa, se houver sinais de extravasamento de conteúdo digestivo pela inserção da sonda Registros O enfermeiro deve registrar na prescrição de enfermagem: - horários para a administração da dieta - o volume de água a ser administrado para a limpeza da sonda - os cuidados com a fixação e curativos das estomias - cuidados de higiene - balanço hídrico: registrar volumes de medicamentos, água e dieta oferecida pela sonda, débito urinário, o volume e o aspecto do resíduo. As intercorrências com o paciente e os dados referentes a TNE deverão ser registradas na folha de evolução do paciente garantindo a disponibilidade de informações necessárias à avaliação do paciente e eficácia do tratamento. Condutas Diante das Complicações ALTERAÇÕES DA DIETA - Não administrar a NE. - Contatar a nutricionista responsável e devolver a NE. - Comunicar o médico.

5 RELACIONADAS À SONDA Em caso de obstrução: - Nunca passar fio guia com a sonda locada. - Tentar desobstruir com água morna e seringa sob pressão. Não obtendo sucesso a sonda deverá ser repassada. Em caso de deslocamento e remoção acidental: - Não administrar dieta sem antes relocar a sonda e confirmar posicionamento, conforme descrito em procedimento de passagem da sonda. COMPLICAÇÕES GASTROINTESTINAIS As complicações inerentes a TNE tais como: distensão abdominal, náusea, vômito, obstipação intestinal, diarréia e/ou mau odor, presença de sangue nas fezes e resíduo gástrico: - Comunicar ao médico e à nutricionista e investigar possíveis causas. Tipos de Sondas para Nutrição Enteral Atualmente existem no mercado sondas de diferentes características que atendem diversas finalidades. As principais características a serem consideradas na seleção de uma sonda são: o material, comprimento e diâmetro, guia, peso, extremidades distal e proximal e visibilidade ao raio X. Material: deve proporcionar conforto e bom desempenho para administração da NE. O silicone e o poliuretano são os materiais mais utilizados, sendo o segundo o de escolha por ser mais resistente ao colabamento e apresentar ótima biocompatibilidade, apesar de ser menos flexível que o silicone. Comprimento: é mensurado em polegadas, uma polegada (inch) eqüivale a 2,45cm. As sondas enterais pediátricas medem entre 50 e 91cm, para adultos entre 91 e 110 cm. A escolha do comprimento se relaciona com a estatura do paciente e a localização da sonda no trato gastrointestinal. Diâmetro: o diâmetro externo é conhecido como OD (outer diameter) é mensurado em French (F), 1F eqüivale a 0,33mm. O diâmetro interno é conhecido como ID (inner diameter). Deve se observar o calibre interno, pois sondas do mesmo OD podem apresentar diferentes ID, dependendo do material de confecção. Na seleção do diâmetro da sonda deve se considerar o tipo e modo de administração da dieta. Em neonatos utiliza-se sonda número 6F, em crianças entre 6F e 10F e em adulto entre 8 e 12 F. Guia: instrumento que facilita a passagem da sonda. Apresenta características que variam de acordo com o fabricante: flexibilidade, pré-inserção na sonda sem danificar a mesma, dispositivo de segurança para impedir o seu deslocamento através dos orifícios na extremidade distal da sonda, pré-

6 lubrificação ou confecção em teflon para facilitar a retirada e dispositivo que permite testar o posicionamento da sonda. Peso: localizado na extremidade distal, tem a função de facilitar a passagem e migração da sonda. O material mais comumente utilizado na fabricação é o tungstênio, mas também pode ser de aço ou silicone. São de forma esférica ou cilíndrica, com peso de três, cinco ou sete gramas. Existem no mercado sondas disponíveis sem peso na extremidade. Extremidade Distal: de formato arredondado com orifícios de saída lateralizados, com finalidade de minimizar o risco de obstrução. Extremidade Proximal: via de entrada da sonda. Suas características estão relacionadas com a praticidade e segurança no manuseio da sonda: dispositivo que permite o encaixe seguro entre a ponta do equipo e a sonda, adaptação de seringas tipo luer, tampa oclusora protetora para a via de entrada. Há sondas disponíveis no mercado que possuem via de entrada separada para administração de medicamento e água. Visualização ao raio X: pode ser total ou através de fio radiopaco. As sondas tipo Levine, apesar de não serem indicadas, ainda são utilizadas para alimentação intragástrica. Quando isso for inevitável deve se atentar para alguns cuidados: não deve ser utilizada quando a locação for pós-pilórica, estar atento ao calibre, esse tipo de sonda requer calibre menor, o polietileno (material da sonda) em meio ácido torna-se rígido e friável, o que contraindica o seu uso por longo período, e deve ser trocada a cada 72 horas (SCIH). Para ostomias realizadas por procedimento endoscópico percutâneo existem no mercado kits específicos para gastrostomia e jejunostomia. O kit compõe-se da sonda e dispositivos necessários para a realização do procedimento endoscópico percutâneo. Para ostomias realizadas por procedimentos cirúrgicos videolaparoscópicos ou convencionais, existem no mercado sondas de silicone específicas para gastrostomias e jejunostomias. Os cateteres tipo Folley, drenos de Mallecot ou de Petzzer ainda são utilizados para gastrostomia, assim como as sondas de polietileno para jejunostomia. Nas gastrostomias os cateteres citados podem ser substituídos após quatro semanas por dispositivos de silicone com válvula unidirecional (button). Enfª Maria das Graças Leite COREN/SP: Set/2004

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 9 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondas Nasogástricas Uma sonda NG é introduzida através do nariz para dentro do estômago, frequentemente

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. ALIMENTAÇÃO PARENTERAL Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. ALIMENTAÇÃO PARENTERAL Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL ALIMENTAÇÃO PARENTERAL Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos A nutrição parenteral (NP) é o método de fornecer nutrientes ao corpo através de

Leia mais

RESOLUÇÃO No- 453, DE 16 DE JANEIRO DE 2014

RESOLUÇÃO No- 453, DE 16 DE JANEIRO DE 2014 RESOLUÇÃO No- 453, DE 16 DE JANEIRO DE 2014 Aprova a Norma Técnica que dispõe sobre a Atuação da Equipe de Enfermagem em Terapia Nutricional. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no uso das atribuições

Leia mais

SONDAS ENTERAIS. Freka UMA SOLUÇÃO PARA CADA NECESSIDADE

SONDAS ENTERAIS. Freka UMA SOLUÇÃO PARA CADA NECESSIDADE SONDAS ENTERAIS TRANSNASAIS PERCUTÂNEAS Freka UMA SOLUÇÃO PARA CADA NECESSIDADE SONDAS TRANSNASAIS e Intestinal Freka Paed CH 6.5 Freka Sonda Enteral Freka Sonda Enteral CH 15 Freka Trelumina Freka Paed

Leia mais

Sondas Enterais Freka. Uma solução para cada necessidade

Sondas Enterais Freka. Uma solução para cada necessidade Sondas Enterais Uma solução para cada necessidade Sumário Transnasais Sonda 8/ 10/ 12/ 15 Transnasais Pediátrica Sonda 6,5 Paed Sonda 8 Pediátrica UTI Adulto Trelumina Endolumina Gastrostomia Percutânea

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10 1. OBJETIVO Oferecer aporte nutricional para melhora clínica do paciente. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se aos

Leia mais

EMENTA: Protocolo aplicação de sonda nasogástrica e nasoenteral e em controle radiográfico. Competência da enfermagem e médico.

EMENTA: Protocolo aplicação de sonda nasogástrica e nasoenteral e em controle radiográfico. Competência da enfermagem e médico. PARECER Nº 2527/2016 ASSUNTO: OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DA CONFIRMAÇÃO RADIOLÓGICA DO POSICIONAMENTO DA SONDA APÓS SUA PASSAGEM NO AMBIENTE DOMICILIAR PARECERISTA: CONS.º MAURO ROBERTO DUARTE MONTEIRO

Leia mais

Nutrição Parenteral de Crianças e Adolescentes Orientações domiciliares

Nutrição Parenteral de Crianças e Adolescentes Orientações domiciliares Nutrição Parenteral de Crianças e Adolescentes Orientações domiciliares Programa de Reabilitação Intestinal de Crianças e Adolescentes Apresentação Falência intestinal (FI) é uma condição grave na qual

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: 2. Definição: ADMINISTRAÇÃO DE NUTRIÇÃO ENTERAL Consiste na infusão de uma dieta líquida administrada por meio de uma sonda localizada no estômago ou no intestino, utilizada exclusiva ou parcialmente

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS. Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br)

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS. Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) SONDAS CURTAS NASOGÁSTRICAS As mais utilizadas são as sondas de Levin e de reservatório gástrico

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01 1. OBJETIVO Padronizar condutas relacionadas às técnicas de aplicação de medicamentos

Leia mais

Terapia Nutricional Enteral cuidado e assistência domiciliar

Terapia Nutricional Enteral cuidado e assistência domiciliar apresentam Terapia Nutricional Enteral cuidado e assistência domiciliar Profª: Dayanne da Silva Borges Graduação em Nutrição UNIPAR Especialização em Nutrição Clínica UGF Mestrado em Nutrição UFSC *Doutoranda

Leia mais

Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar

Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte Escola de Saúde Pública de Minas de Gerais Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar Manejo de Sondas e Ostomias Enfª Gerontóloga Joyce Patto

Leia mais

Recomendações para Preparo da Nutrição Enteral

Recomendações para Preparo da Nutrição Enteral Recomendações para Preparo da Nutrição Enteral Autoria: Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Federação Brasileira de Gastroenterologia Associação Brasileira de Nutrologia Elaboração Final:

Leia mais

CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS

CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS FACULDADE UNIGRAN CAPITAL TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA PRINCÍPIOS E TÉCNICAS DA ENFERMAGEM CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS ACESSO VENOSO PERIFÉRICO Definido como acesso ao sistema venoso sistêmico por punção

Leia mais

2 Lavagem Gástrica. É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004).

2 Lavagem Gástrica. É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004). 2 Lavagem Gástrica É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004). Objetivos: Remover substâncias tóxicas ou irritantes Preparar pacientes para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO POP N 81

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO POP N 81 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Cateterismo Vesical de Demora em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP Médico Enfermeiro POP N 81 Área de Aplicação: Obstetrícia

Leia mais

Enfermeiro Técnico de Enfermagem. INDICAÇÃO: Indicado a todos os técnicos de enfermagem do Alojamento Conjunto.

Enfermeiro Técnico de Enfermagem. INDICAÇÃO: Indicado a todos os técnicos de enfermagem do Alojamento Conjunto. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Atribuições dos Técnicos de Enfermagem do Alojamento Conjunto Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição Enfermeiro Técnico

Leia mais

Conexões Seguras. Segurança para o paciente e o profissional da saúde. Acessos para alimentação enteral

Conexões Seguras. Segurança para o paciente e o profissional da saúde. Acessos para alimentação enteral Conexões Seguras Segurança para o paciente e o profissional da saúde Acessos para alimentação enteral Bombas de Alimentação Enteral Kangaroo e-pump e Equipos Fácil operação Função de alimentação e hidratação/lavagem

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM 41/13 PARECER CFM 34/13 INTERESSADO:

PROCESSO-CONSULTA CFM 41/13 PARECER CFM 34/13 INTERESSADO: PROCESSO-CONSULTA CFM nº 41/13 PARECER CFM nº 34/13 INTERESSADO: Universidade Federal do Paraná Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Cecan-Sul ASSUNTO: Competência do médico referente à nutrição

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00045/

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00045/ 93420 - ESTADO DO PARA 925449 - FUND.PUBL.EST.HOSP.DE CLÍNICAS GASPAR VIANNA RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00045/2013-000 1 - Itens da Licitação 1 - MATERIAL DE SOCORRO Atadura de crepe em algodão

Leia mais

UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA (URPA) Maria da Conceição Muniz Ribeiro

UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA (URPA) Maria da Conceição Muniz Ribeiro UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA (URPA) Maria da Conceição Muniz Ribeiro O primeiro relato sobre a existência de uma sala de recuperação pós-anestésica foi em 8 na Inglaterra. Florence Nightingale,

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via

Leia mais

Parte 1.

Parte 1. Nutrição enteral Parte 1 sfreire@fmrp.usp.br NUTRIÇÃO ENTERAL História e aspectos éticos Indicações e contraindicações Tipos de dietas enterais Cálculo da oferta energética e protéica Complicações Nutrição

Leia mais

ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM

ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM As anotações de enfermagem fornecem dados que irão subsidiar o enfermeiro no estabelecimento do plano de cuidados/prescrição de enfermagem suporte para análise

Leia mais

PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS

PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS SONDAGENS PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS DEFINIÇÕES SONDA - Tubo que se introduz no organismo em canal natural ou não, para reconhecer lhe o estado, extrair ou introduzir algum tipo de matéria. CATETER

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL FORNECIMENTO DE DIETAS PARA CLIENTES E ACOMPANHANTES

NORMA PROCEDIMENTAL FORNECIMENTO DE DIETAS PARA CLIENTES E ACOMPANHANTES 40.03.002 1/08 1. FINALIDADE Disciplinar o fornecimento de dietas para os clientes e seus respectivos acompanhantes e processar o controle do número de refeições. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO Clientes e acompanhantes

Leia mais

As profissões regulamentadas por lei de que trata o parágrafo único, do art. 3º do Regulamento do PROASA são as seguintes:

As profissões regulamentadas por lei de que trata o parágrafo único, do art. 3º do Regulamento do PROASA são as seguintes: Cartilha O PROASA consiste em disponibilizar aos beneficiários dos planos médico-hospitalares, serviços de Nutricionista e Terapia Ocupacional para atendimento em consultório, bem como, profissionais da

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: TROCA DE BOLSA DE COLOSTOMIA / ILEOSTOMIA / UROSTOMIA 2. Definição: É um procedimento utilizado para minimizar o risco de infecção após o procedimento cirúrgico. 3. Objetivos: Manter a higienização

Leia mais

Assistência de Enfermagem rio

Assistência de Enfermagem rio Assistência de Enfermagem Pós-operatóriorio Pós-operatório rio O período pós-operatp operatóriorio tem início logo após o término t da operação e vai até a alta do paciente, podendo ainda se estender a

Leia mais

ASSUNTO: NUTRIÇÃO ENTERAL POR BOMBA DE INFUSÃO EM DOMICILIO.

ASSUNTO: NUTRIÇÃO ENTERAL POR BOMBA DE INFUSÃO EM DOMICILIO. PARECER COREN/GO Nº 005/CTAP/2017 ASSUNTO: NUTRIÇÃO ENTERAL POR BOMBA DE INFUSÃO EM DOMICILIO. I. Dos fatos A Secretaria do Coren/GO recebeu em 23 de junho de 2016 correspondência, solicitando esclarecimentos

Leia mais

Dietoterapia e Vias de Administração de Dietas. Prof. Carlos Alberto C. Ricaldoni

Dietoterapia e Vias de Administração de Dietas. Prof. Carlos Alberto C. Ricaldoni Dietoterapia e Vias de Administração de Dietas Prof. Carlos Alberto C. Ricaldoni carlosalbertoricaldoni@oi.com.br Diagnóstico de Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem A terapia nutricional (TN) é um conjunto

Leia mais

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais.

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Recémnascidos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 14 Área de Aplicação: Neonatologia

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA - IPCS

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA - IPCS 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial EB, MS RESUMO As infecções primarias de corrente sanguínea (IPCS) estão entre as mais comumente relacionadas

Leia mais

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos. EXAMES DIAGNÓSTICOS EM PACIENTES PEDIATRICOS - HOSPITAL SINO- BRASILEIRO 1. FINALIDADE Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Leia mais

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS DR. RUBENS ALDO SARGAÇO MEMBRO DO GRUPO DE DIABETES HOSPITALAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES FINALIDADE DO GRUPO

Leia mais

1 OBJETIVO: Preparo de cólon para procedimento diagnóstico e cirúrgico.

1 OBJETIVO: Preparo de cólon para procedimento diagnóstico e cirúrgico. 1 de 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Preparo de cólon para procedimento diagnóstico e cirúrgico. 2 APLICAÇÃO: Aos pacientes internados e de pronto atendimento com colostomias em alça ou bocas separadas com prescrição

Leia mais

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado.

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado. Intervenções de Enfermagem da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) para o diagnóstico de Volume de líquidos deficiente em pacientes vitimas de trauma Quadro 1- Reestruturação dos níveis de

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Título: BANHO NO LEITO 2. Definição: Higienização corporal realizado em cliente acamado. 3. Objetivos: Remover sujidades, odores corporais, células mortas e microorganismos; Estimular a circulação;

Leia mais

Somos uma empresa brasileira focalizada na fabricação e distribuição de produtos médicos hospitalares com o maior portfólio do mercado.

Somos uma empresa brasileira focalizada na fabricação e distribuição de produtos médicos hospitalares com o maior portfólio do mercado. NOSSA COMPANHIA Somos uma empresa brasileira focalizada na fabricação e distribuição de produtos médicos hospitalares com o maior portfólio do mercado. VISÃO Ser um dos principais parceiros estratégicos

Leia mais

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação;

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; MÉDICO ORTOPEDISTA - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; - Atendimento em centro cirúrgico dos pacientes ortopédicos pediátricos em todas

Leia mais

Passagem de Sonda Enteral

Passagem de Sonda Enteral Passagem de Sonda Enteral Manual Operacional Hospital Irmandade de Misericórdia do Jahu Gercilene Cristiane Silveira Fernando Gomes Romeiro Hospital Irmandade de Misericórdia do Jahu Departamento de Enfermagem

Leia mais

SONDAGENS DEFINIÇÕES PROFª FÁTIMA BARBOSA

SONDAGENS DEFINIÇÕES PROFª FÁTIMA BARBOSA SONDAGENS PROFª FÁTIMA BARBOSA DEFINIÇÕES SONDA - Tubo que se introduz no organismo em canal natural ou não, para reconhecer lhe o estado, extrair ou introduzir algum tipo de matéria. CATETER - Instrumento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO IGC 2019/02 UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO UNIDADES DE ATENÇÃO BÁSICA IGC CAMOCIM CEARÁ

PROCESSO SELETIVO IGC 2019/02 UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO UNIDADES DE ATENÇÃO BÁSICA IGC CAMOCIM CEARÁ ANEXO 02 INFORMAÇÕES SOBRE OS CARGOS DO PROCESSO SELETIVO HABILITAÇÃO EXIGIDA PARA ADMISSÃO; ; JORNADA DE TRABALHO; NÚMERO DE ( DE ); TAXA DE INSCRIÇÃO; DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS POR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM 1 de 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Orientar o paciente / familiar o acompanhamento acerca das medidas para prevenção ou minimização dos efeitos tóxicos da quimioterapia antineoplásica. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes

Leia mais

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE SRPA Unidade de Recuperação Pós-Anestésica é a área destinada à permanência do paciente, logo após o término da cirurgia, onde

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO Enfº. Esp. Diógenes Trevizan DRENAGEM PLEURAL É um procedimento cirúrgico que visa promover saída continua de qualquer conteúdo anômalo (ar ou

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 10/2015 1. Titulo: INSERÇÃO, MANUTENÇÃO E RETIRADA DE ACESSO VENOSO CENTRAL 2. Definição: É um dispositivo intravenoso estéril descartável, cuja sua extremidade distal fica posicionada em veia central,

Leia mais

Catálogo T cnico d Produtos

Catálogo T cnico d Produtos Catálogo T cnico d Produtos e e 2016 www.medika.com.br Em outubro de 1991 cria-se a HTS Saúde, com o propósito de oferecer produtos inovadores para o acesso vascular, exclusivamente para a nefrologia.

Leia mais

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO 1.Definição - Coleta de sangue para realização de hemocultura. 2. Objetivos Padronizar coleta de sangue para hemocultura para melhor aproveitamento do exame, com atenção a fatores tais como: indicação

Leia mais

PREPARAÇÃO, COLOCAÇÃO E CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS DA PEG/J

PREPARAÇÃO, COLOCAÇÃO E CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS DA PEG/J INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE PREPARAÇÃO, COLOCAÇÃO E CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS DA PEG/J Em Doentes com Doença de Parkinson em estado avançado tratados com Duodopa versão 1 (11/2013)

Leia mais

FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M

FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M DEFINIÇÃO É a inflamação de uma veia, na qual as células endoteliais da parede venosa ficam bem irritadas.

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos DESBRIDAMENTO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Remoção suave de bactérias, fragmentos,

Leia mais

ANEXO - I - Especificação Objeto

ANEXO - I - Especificação Objeto Máximo Lote: 195.104,00 45560 18760 PE EQUIPO MICROGOTAS COM RESERVATÓRIO, PARA ADMINISTRAÇÃO DE SOLUÇÃO PARENTERAL COM TUBO FLEXÍVEL EM TODA SUA EXTENSÃO, CONFORME CARACTERÍSTICAS A SEGUIR: 10,40 * Em

Leia mais

MADEITEX 50 UNIDADE R$ 1,52 R$ 76,00 MADEITEX 250 UNIDADE R$ 3,72 R$ 930,00 ADVENTIVE 300 UNIDADE R$ 3,59 R$ 1.077,00

MADEITEX 50 UNIDADE R$ 1,52 R$ 76,00 MADEITEX 250 UNIDADE R$ 3,72 R$ 930,00 ADVENTIVE 300 UNIDADE R$ 3,59 R$ 1.077,00 EMPRESA: SALVI LOPES & CIA LTDA CNPJ: 82.478.140/0001-34 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 033/2018 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 211/2018 VIGÊNCIA: 12 MESES ITENS TASY DESCRIÇÃO MARCA QUANT. UNID. FORNEC. PREÇ.

Leia mais

TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução da Imunoglobulina Humana a 5% (por via intravenosa) (OBS: há várias concentrações de imunoglobulina, dependendo do fabricante). 2. APLICAÇÃO:

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO, MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA NUTRIÇÃO ENTERAL

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO, MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA NUTRIÇÃO ENTERAL BOAS PRÁTICAS NO PREPARO, MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA NUTRIÇÃO ENTERAL Juliana Magalhães da Cunha Rêgo Nutricionista - UECE Especialista em Nutrição Clínica - UGF Pós-Graduanda em Nutrição e Exercício

Leia mais

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel CATETERISMO CARDÍACO CATETERISMO CARDÍACO Método diagnóstico invasivo É avaliada a presença ou não de estreitamentos nas artérias coronárias secundário às "placas de gordura" além do funcionamento das

Leia mais

IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE. O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de:

IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE. O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de: 3BOLETIM TÉCNICO TEGADERM TM PAD Curativo transparente com compressa absorvente IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE DESCRIÇÃO DO PRODUTO O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de: DORSO - Filme

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA E ESPECIFICAÇÃO - PP 058/2018

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA E ESPECIFICAÇÃO - PP 058/2018 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA E ESPECIFICAÇÃO - PP 058/2018 ITEM CÓD. DESCRIÇÃO RESUMIDA UNID. QUANT. VALOR MÉDIA VALOR TOTAL 1 19730 2 20757 Abaixador língua espátula de madeira, descartável, formato

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- III

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- III PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- III O Prefeito do Município de São Gonçalo dos Campos, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, e atendendo a recomendação

Leia mais

Processo Seletivo Técnico de Enfermagem INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!)

Processo Seletivo Técnico de Enfermagem INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!) Processo Seletivo Técnico de Enfermagem Nome: Nota: 1. A prova é individual sem consulta. INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!) 2. O candidato deverá preencher o gabarito com caneta azul

Leia mais

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas.

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 66 Área de Aplicação: Obstetrícia Setor:

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECCÇÃO ASSOCIADA A CATETER VENOSO CENTRAL / CVC. Data Versão/Revisões Descrição Autor

PREVENÇÃO DE INFECCÇÃO ASSOCIADA A CATETER VENOSO CENTRAL / CVC. Data Versão/Revisões Descrição Autor 1 de 9 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial FP, MTS, SRPT 1 Objetivo: Prevenir infecção de corrente sanguínea associada a cateter venoso central ()

Leia mais

Sonda para Gastrostomia percutânea GMI

Sonda para Gastrostomia percutânea GMI Sonda para Gastrostomia percutânea GMI 330/331- Sonda para Gastrostomia percutânea GMI DURABILIDADE Material e desenho feito para longa permanência, evitando substituições precoces ou repetidas. SEGURANÇA

Leia mais

Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos:

Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos: Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos: *Os valores serão reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). ATIVIDADES VALOR ADMINISTRATIVAS 01.

Leia mais

Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel

Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel A insuficiência renal crônica (IRC) é o resultado das lesões renais irreversíveis e progressivas provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar as

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÈRIL

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÈRIL INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Trocartes NOME COMERCIAL: KIT CANULADO NEW INNOVATION PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÈRIL ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções antes da utilização. Cumprir todas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR Atualizado em Agosto/2014 PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR 1- FATORES PREDISPONENTES Individuais Relacionados à cateterização vascular - Idade - Gravidade da doença de base -

Leia mais

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação;

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; MÉDICO ORTOPEDISTA - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; - Atendimento em centro cirúrgico dos pacientes ortopédicos pediátricos em todas

Leia mais

1. Objetivo Descrever o procedimento para transfusão de hemocomponente. 2. Aplicação Aplica-se à instalação e transfusão de hemocomponentes.

1. Objetivo Descrever o procedimento para transfusão de hemocomponente. 2. Aplicação Aplica-se à instalação e transfusão de hemocomponentes. 1. Objetivo Descrever o procedimento para transfusão de hemocomponente. 2. Aplicação Aplica-se à instalação e transfusão de hemocomponentes. 3. Referências Portaria Nº 158, de 4 de fevereiro de 2016. Brasília,

Leia mais

DECRETO Nº. 075 / 2016 DE 04 DE JULHO DE 2016

DECRETO Nº. 075 / 2016 DE 04 DE JULHO DE 2016 DECRETO Nº. 075 / 2016 DE 04 DE JULHO DE 2016 ALTERA DECRETO Nº 004/2016, DE 04 DE JANEIRO DE 2016, QUE REGULAMENTA O ART. 8º, 1º, DA LEI MUNICIPAL Nº 955, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1989. O Prefeito Municipal

Leia mais

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador;

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador; Limpeza do Inalador Inaloterapia: Método utilizado para administração de medicamentos diretamente no trato respiratório. Vários tipos medicamentos são atualmente utilizados via inalação no tratamento das

Leia mais

NUTRIÇÃO PARENTERAL TOTAL

NUTRIÇÃO PARENTERAL TOTAL FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II NUTRIÇÃO PARENTERAL TOTAL Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) OBJETIVOS DA NUTRIÇÃO PARENTERAL TOTAL (NPT) Melhorar o estado nutricional

Leia mais

SRPA- Sala de Recuperação Pós-Anestésica

SRPA- Sala de Recuperação Pós-Anestésica CAPÍTULO 7» Local destinado a receber o paciente em pós-operatório imediato até que recupere a consciência e tenha seus sinais vitais estáveis;» A assistência prestada ao paciente na SRPA requer cuidados

Leia mais

LISTAGEM DE MATERIAIS DA TORÁCICA ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES

LISTAGEM DE MATERIAIS DA TORÁCICA ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES Última atualização em: 12/04/2019 EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES LISTAGEM DE MATERIAIS DA TORÁCICA ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES 1 2 3 4 5 6 em papel grau cirúrgico (dupla embalagem).

Leia mais

GUIA DE APOIO SONDA DE ALIMENTAÇÃO GABINETE DE ESTOMATERAPIA IPO DE COIMBRA

GUIA DE APOIO SONDA DE ALIMENTAÇÃO GABINETE DE ESTOMATERAPIA IPO DE COIMBRA GUIA DE APOIO SONDA DE ALIMENTAÇÃO GABINETE DE ESTOMATERAPIA IPO DE COIMBRA SONDA DE ALIMENTAÇÃO GABINETE DE ESTOMATERAPIA IPO DE COIMBRA Este guia destina-se a apoiar os doentes e cuidadores na alimentação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO IGC 2019/01

PROCESSO SELETIVO IGC 2019/01 ANEXO 02 DO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº IGC 2019/01 QUADRO DE CARGOS, EXIGIDA PARA ADMISSÃO,, JORNADA DE TRABALHO, TAXA DE E 101 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 201 202 AUXILIAR EM FARMÁCIA AUXILIAR DE

Leia mais

Padrão de Resposta - Discursiva. Questão 1. 4 pontos

Padrão de Resposta - Discursiva. Questão 1. 4 pontos Padrão de Resposta - Discursiva Questão 1 OBS: A letra A vale 04 pontos. A letra B vale 21 pontos. Cada diagnóstico vale 3,0 pontos. Cada intervenção vale 2,0 pontos. Cada resultado esperado vale 2,0 pontos.

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Administração da solução de Rituximabe por via intravenosa. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Rituximabe. 3. RESPONSABILIDADE: s. 4. MATERIAIS: Medicamento

Leia mais

É um conjunto de documentos que:

É um conjunto de documentos que: Prontuário É um conjunto de documentos que: identificam o paciente, registram a evolução da doença, o tratamento prescrito e executado as observações e ações dos profissionais envolvidos os exames realizados,

Leia mais

Colaboradores...5 Dedicatória...6 Agradecimentos...7 Prefácio...9

Colaboradores...5 Dedicatória...6 Agradecimentos...7 Prefácio...9 Sumário Colaboradores...5 Dedicatória...6 Agradecimentos...7 Prefácio...9 PARTE I Introdução à profissão de enfermagem 1 Enfermagem uma profissão em evolução...21 Visão geral...22 Revisão histórica...22

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00072/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00072/ SRP 26276 - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO 154070 - HOSPITAL UNIVERSITARIO JULIO MULLER DA FUF/MT RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00072/2013-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - FILTRO

Leia mais

INSTRUÇÃO DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÉRIL

INSTRUÇÃO DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÉRIL INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: MODELADOR NASAL Nome Comercial: TALA INTRANASAL TRAUMEC Fabricante: TRAUMEC - Tecnologia e Implantes Ortopédicos Importação e Exportação Ltda PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00005/2016 (SRP)

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00005/2016 (SRP) 15/06/2016 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00005/2016 (SRP) Às 14:28 horas do dia 15 de junho de 2016,

Leia mais

EMTN EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE TERAPIA NUTRICIONAL

EMTN EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE TERAPIA NUTRICIONAL EMTN EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE TERAPIA NUTRICIONAL Localização: sala 1120, andar térreo, ramal 8593. A EMTN é um grupo formal e obrigatoriamente formado por pelo menos um profissional de cada área, a

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00108/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00108/ SRP 26234 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO 153047 - HOSPITAL UNIVERSITARIO C. ANTONIO MORAIS/UFES RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00108/2013-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - AGULHA ANESTÉSICA

Leia mais

Profa. Dra. Rita Burgos Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Rita Burgos Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Profa. Dra. Rita Burgos rboleite@usp.br Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Finalidade ATO ANESTÉSICO CIRÚRGICO Ambiente Seguro Confortável

Leia mais

Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos

Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos EMAIL: rboleite@usp.br Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica Escola de Enfermagem - USP FINALIDADE Ato Anestésico Cirúrgico Ambiente Seguro

Leia mais

TIPO DE MATERIAL PERIODICIDADE DE TROCA OBSERVAÇÃO. - Não há troca programada.

TIPO DE MATERIAL PERIODICIDADE DE TROCA OBSERVAÇÃO. - Não há troca programada. Página: 1/6 DEFINIÇÃO: Os materiais e dispositivos utilizados no ambiente hospitalar apresentam diferentes periodicidades de troca e processamento, desta forma é necessário adequado conhecimento da vida

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ Estado do Espírito Santo

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ Estado do Espírito Santo Decreto n.º 10.431, de 21 de novembro de 2017 APROVA A INSTRUÇÃO NORMATIVA SSP Nº 04/2017. legais; A Prefeita Municipal de Guaçuí,, no uso de suas atribuições CONSIDERANDO o Processo nº 4.402/2017, da

Leia mais

Assistência de enfermagem no período pré-operatório. Aline Carrilho Menezes

Assistência de enfermagem no período pré-operatório. Aline Carrilho Menezes Assistência de enfermagem no período pré-operatório Aline Carrilho Menezes Técnico e auxiliar de enfermagem A sua participação é importante e vital no transcorrer do ato anestésico-cirúrgico para a promoção

Leia mais