Os Simões Bacamarte da Economia Solidária 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os Simões Bacamarte da Economia Solidária 1"

Transcrição

1 1 Os Simões Bacamarte da Economia Solidária 1 Henrique Tahan Novaes 2 Introdução Um possível aumento de salários somente iria melhorar a remuneração dos escravos, mas não restituiria o significado e o valor humanos nem ao trabalhador nem ao trabalho (Marx, 1994). O verdadeiro alvo da transformação emancipatória é a completa erradicação do capital como modo de controle totalizante do próprio sociometabolismo reprodutivo, e não simplesmente o deslocamento dos capitalistas da condição historicamente específica de personificações do capital (Mészáros, 2002). Este texto é o resultado de uma crítica aos pensadores da Economia Solidária (ES) que se inicia no Grupo de Estudos Estratégicos (GEE) da Unesp Araraquara. Apesar de evidenciar seus primeiros passos em minha monografia de graduação [Novaes, 2001], acredito que a reflexão ainda não tinha ganhado maturidade suficiente em função de não ter lido quatro livros imprescindíveis: A miséria da Filosofia, Para além do Capital, A Necessidade do Controle Social e Marx - A Teoria da Alienação, os últimos três de I. Mészáros. A necessidade de construir este texto ganhou força quando me deparei, no curso de monitoria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Unicamp, com alguns equívocos de interpretação do cooperativismo e muitas lacunas em nossa formação. Em parte, pode-se atribuir estas falhas ao breve período do curso (6 meses), mas a falha principal decorre de dois fatores: do viés prático ou da grande necessidade de botar a mão na massa e da falta de embasamento histórico de nossos monitores-professores. Talvez seja por isso que o viés crítico-histórico do cooperativismo tenha sido desprezado. No presente artigo, pretendo mostrar que a ES no Brasil deu muita atenção à caracterização interna das cooperativas ( parlamentarismo interno ) e/ou a democratização da propriedade, 1 Versão preliminar: Agosto de Economista Unesp Araraquara. Mestrando no DPCT-IGE-Unicamp. hetanov@ige.unicamp.br. O autor agradece imensamente as contribuições de todos os seus amigos, especialmente o Professor Paulo Lima, as infindáveis cartas do professor Felipe Silva, as respostas de Willian Higa, Renato Dagnino, Edi Benini e os esclarecimentos teóricos de Adílson Gennari. Vale destacar que todos os equívocos interpretativos são de responsabilidade do autor.

2 2 sem, no entanto, gastar tinta nos temas da Anarquia da Produção Capitalista e da Alienação em empreendimentos de trabalhadores. Aproveitando o excelente conto de Machado de Assis intitulado O alienista, pretendo mostrar, na primeira parte do texto, que apesar de algumas diferenças e peculiaridades dos empreendimentos autogestionários, há uma limitação da emancipação do trabalho solidário diante do predomínio do capital (Gaiger, s/d) e a persistência de muitas facetas da alienação em empreendimentos coletivos. Desta maneira, busca-se derrubar o argumento apontado por Singer (2002, p.91) de que o trabalho deixa de ser alienado em cooperativas surgidas de empresas falidas, e também o argumento de Tiriba (1994) de que os trabalhadores de empresas reabilitadas tornaram-se senhores de seus produtos (Tiriba, 1994) e assim extinguem automaticamente a alienação do trabalhado com a passagem da propriedade dos meios de produção de um capitalista para os trabalhadores. Assemelhando-se a Simão Bacamarte, os teóricos da ES buscam em nome da ciência, classificar os trabalhadores de empreendimentos coletivos como sendo trabalhadores que deixaram de ser alienados, separando-os dos trabalhadores de empresas convencionais 3. O argumento que se defende aqui é que mesmo havendo a possibilidade de extinção de uma das facetas da alienação (através da possibilidade de controle do processo de trabalho 4 ), tanto trabalhadores de empresas falidas, cooperativas populares quanto de empresas convencionais não serão senhores de seus produtos enquanto produzirem para vender e manipular os consumidores. Os trabalhadores poderão continuar produzindo mercadorias de uma forma aparentemente diferente se conquistarem os meios de produção mas não se atentarem a necessidade imprescindível do controle unificado da produção, da mudança do estilo de vida, e da possibilidade de geração de uma espécie de autogestão do capital. Acredita-se que a falha das abordagens teóricas da Economia Solidária está relacionada com o tema da Anarquia da Produção e Socialismo. Para nós, excluindo poucos pesquisadores, pode-se dizer que a ES não vislumbra o planejamento socialista puxado pelas necessidades materiais e imateriais, o que nos leva a crer que são adeptos da 3 Lembremos que enquanto a ES classifica quem deixou de ser alienado, Simão Bacamarte classificava os alienados da cidade. No fim das contas, só restou ele como o único são. 4 Os entraves que a tecnologia capitalista pode criar para a emancipação humana deve ser também avaliados. Maiores detalhes ver Feenberg (2002), Mészáros (2002), Bettelheim (1979) e Dagnino (2002).

3 3 concorrência cooperativista ou de alguma variante do socialismo de mercado. Para debater este tema, iremos resgatar a posição do economista político J. Stuart Mill (1986), abordar a proposição de Paul Singer e traçar uma breve crítica a contradição entre Anarquia da Produção e Socialismo. O artigo não optou por fazer uma comparação entre os pensadores da ES no Brasil, mas dedicou-se a observação da produção teórica de Paul Singer, autor de maior renome no Brasil. Mesmo sabendo que a generalização das afirmações que partem da crítica a apenas um autor é uma forma arriscada de abordar um tema, pode-se afirmar que a crítica feita a Singer pode ser estendida em maior e menor grau aos pensadores da ES. Honrosas exceções devem ser feitas a alguns pesquisadores. Da bibliografia observada, parece que Gaiger, Dal Ri e Veitez entram por uma outra rota de análise ao não caracterizarem a ES como sendo um outro modo de produção e reconhecerem os conflitos que emergem nos empreendimentos solidários por estarem diante do sistema produtor de mercadorias 5. Os caçadores de alienistas De acordo com Tiriba (1994, p.158, grifo no original), a polivalência e a ausência de prédeterminação das tarefas vem possibilitando que o trabalhador se torne senhor do produto, o que nos leva a crer que estamos diante do fim da alienação do processo de trabalho e do produto em cooperativas autogestionárias surgidas de empresas falidas. Singer também retira qualquer resquício de alienação quando relata as razões do sucesso de empresas recuperadas. Senão vejamos: Por surpreendente que seja, a grande maioria das tentativas de transformar firmas meio ou inteiramente falidas em empresas solidárias tem tido sucesso. Isso é explicado, em primeiro lugar, pelos sacrifícios feitos pelos cooperados, que se dispõem a trabalhar durante meses por ganhos mínimos, algumas vezes apenas em troca de cestas básicas (...) Mas também pela enorme dedicação e amor ao trabalho não mais alienado, do que resultam aumentos inesperados de produtividade e grande redução de perdas e desperdícios. E, finalmente, pelo aprendizado por parte dos novos administradores das técnicas e manhas da gestão de comprar e vender, de receber e dar crédito, de inovar produtos e processos e de tecer relações solidárias com outras autogestões (Singer, 2002, p.91 - grifo meu). 5 Não conseguimos concluir se estes autores compartilham de uma visão próxima a esboçada neste artigo para o tema da alienação e se advogam a necessidade de uma coordenação da produção em oposição a concorrência entre as unidades produtivas de num outro sistema.

4 4 Poderíamos então perguntar: As possibilidades que a polivalência e a ausência da prédeterminação das tarefas executadas pelos trabalhadores garantem, por si só, o fim da alienação? A dedicação e o amor ao trabalho em empresas de massa falida garantem a ruptura total do trabalho alienado ou persistem outros traços da alienação nestes empreendimentos? Para Marx (1994), o fenômeno da alienação pode ser entendido em seus quatro aspectos: alienação do processo de trabalho (que realmente pode ser rompido tanto em empresas de massa falida quanto em empresas convencionais), alienação do produto do trabalho, de si mesmo e da civilização humana. Ao invés de ser uma atividade magistral, consciente e livre, a atividade de trabalho, em empreendimentos que visam a acumulação de capital, converte a atividade de trabalho do ser humano em trabalho como um meio de subsistência, como o único meio de satisfação de uma das necessidades do trabalhador, isto é, a necessidade de manter a sua existência física e de seus posteriores. Para Marx, o trabalho alienado 6 reflete não só a relação do trabalhador com o objeto mas também sua relação com os outros homens. Se nossa interpretação de Marx está correta, um trabalhador de uma empresa coletivizada que aparentemente tornou-se senhor do seu produto por saber todas as etapas de produção, por ter ajudado a reorganizar a divisão do trabalho e por socializar seu saber, rompeu com o estranhamento do processo de trabalho, mas não necessariamente rompeu com a alienação do produto do trabalho. Lembremos que Marx criticava para aquilo que aqui nos interessa - tanto a divisão do trabalho no capitalismo quanto a Anarquia da produção. Ora, se o controle e as determinações da produção estiverem nas mãos do capital, a emancipação do trabalho frente ao sociometabolismo do capital é por conseqüência incompleta. Storch é um dos poucos brasileiros que interpreta corretamente o conceito de alienação aqui tratado por nós. Senão vejamos A alienação, no pensamento marxista, é um fenômeno que transcende os limites da firma individual. Mesmo que uma firma passe a ser de propriedade dos trabalhadores, a alienação dos mesmos persistirá, porque o regime de propriedade privada no restante da economia continuará determinando preços e salários, através das forças impessoais de mercado. Por exemplo, eis 6 Nos manuscritos econômicos filosóficos, Marx reconhece que a chave de toda Alienação religiosa, jurídica, moral, artística, política é o trabalho alienado, a forma alienada da atividade prática do homem (Mészáros, 1982).

5 5 uma crítica de tipo marxista a cooperativas de trabalho industrial isoladas (...) os trabalhadores proprietários, mesmo que não tenham sentimentos de alienação no trabalho, podem tornar-se impotentes perante as forças competitivas do mercado, que são as que determinam, em última instância, as chances do sucesso da empresa e a qualidade de vida de seus membros (Storch, 1987, p.145). É justamente por isso que Storch acredita ser inconcebível o tratamento da alienação na dimensão da empresa isolada, pois suas determinações estão no nível da sociedade. Uma passagem de André Gorz sinaliza muito bem a outra dimensão da alienação (do produto) aqui assinalada por nós: Se me dizem: esta fabrica é tua, é do povo, mas se eu obedeço cegamente às ordens dos diretores, se eu nada entendo da minha máquina muito menos do resto das fábricas, se eu não sei o que acontecera com o meu produto depois de concluído, nem porque foi produzido; se trabalho rápido, bem rápido, buscando o prêmio de produção; se vivo amolado, esperando a semana inteira pelo domingo e o dia inteiro pela hora da saída, se depois de anos de trabalho, continuo a mesma pessoa sem cultura- então essa fabrica não é minha ela não é do povo! (Gorz, 1996, p.14 grifou meu) Mesmo sabendo que a análise de Marx em O trabalho Alienado e esta passagem de Gorz nos dá dicas para decifrar a persistência de traços da alienação em cooperativas, onde os trabalhadores aparentemente controlam os meios de produção, onde há possibilidades de introdução de um novo processo de trabalho controlado pelos trabalhadores e onde este perde o controle do produto de seu trabalho, acreditamos que a observação das sociedades pós-capitalistas nos fornece melhores indícios para contra-argumentarmos as posições de Singer e Tiriba. Vejamos então esta longa passagem de Bettelheim: Nas semanas seguintes à Revolução de Outubro, o partido bolchevista tenta transformar a atividade dispersa e anárquica de centenas e milhares de comitês de fábrica em um controle operário coordenado, que possa conformar-se às exigências de uma política proletária. A tarefa não é fácil, pois ao mesmo tempo em que cresce o número dos comitês de fábrica, cada um deles tende a multiplicar suas prerrogativas e a tratar cada fábrica como uma unidade de produção independente propriedade coletiva de seus próprios trabalhadores -, determinando por si mesma o que se produz, a quem vende e a que preço, isto quando a dominação social da classe operária sobre os meios de produção exigiria que os poderes atomizados e contraditórios desses comitês fossem subordinados a um fim político comum. Uma coordenação social da produção é particularmente indispensável na indústria, onde cada unidade de produção executa apenas um número limitado de processos de transformação e representa somente um elo no meio de um processo de produção de conjunto altamente socializado. A sobrevivência da indústria soviética e a luta contra as forças de mercado e contra a predominância dos interesses particulares das diferentes fábricas exige, portanto, um mínimo de coordenação a priori das atividades das diferentes unidades de produção. Na falta de uma coordenação a priori, a coordenação se faz de qualquer modo a posteriori, através do mercado, ou melhor, é o resultado das forças entre os diversos ramos das indústrias ou diversas fábricas (Bettelheim, 1979, p.133 grifo no original).

6 6 Bettelheim adverte que os trabalhadores não estavam convencidos da necessidade de ver limitados os poderes dos comitês de fábrica por sua subordinação a uma instância exterior pois aos olhos de muitos trabalhadores, o estabelecimento de um controle mais ou menos centralizado se apresenta como uma espécie de confisco de poder que eles acabaram de arrancar à burguesia e esperam conservar no nível de sua própria fábrica. Adicionalmente, a passagem para o controle operário e o abandono do tipo de gestão descentralizada e anárquica para o qual se orientam os comitês de fábrica, chocam-se antes de tudo com a presença, ainda profunda nas massas, da ideologia burguesa e pequeno-burguesa favorável ao cada um por si, ao egoísmo de empresa e a uma concepção abstrata de liberdade (Bettelleim, 1979, p.134). Bettelheim acredita que a simples mudança da propriedade jurídica dos meios de produção não garante uma ruptura com o sistema capitalista. Para ele, os elementos capitalistas das relações de produção estavam profundamente inseridos no conjunto dos processos de produção e reprodução, nas modalidades da divisão do trabalho dentro das empresas estatais e nas maneiras de separar estas umas das outras. Assim se reproduzem, sobretudo, relações mercantis e salariais que dão origem a um lucro monetário no nível das empresas (Bettelheim, 1979, p. 456). Muito longe de defender a aparente liberdade de controle da produção pelas fábricas, Bettelheim reconhece que o controle fabril, a gestão descentralizada ou a autogestão em algumas empresas individualmente a partir de agora chamada por nós de Visão Míope ignora os condicionantes da produção externos à empresa. É por isso que em contraposição a anarquia da produção, ao descontrole da produção e a aparente liberdade que se dá quando os trabalhadores adquirem os meios de produção, Marx, Lênin, Bettelheim, Mészáros e tantos outros defendem o controle unificado da produção ou mais precisamente o controle operário em escala nacional. No entanto, a vertente de esquerda da Economia Política insiste em querer conservar o lado bom do capitalismo a concorrência - com o cooperativismo. John Stuart Mill, por exemplo, acreditava que os interesses pessoais podem convergir com os interesses da comunidade numa ética que ele chama de espírito público. Apesar de Mill reconhecer a necessidade de uma mudança social que combine liberdade e independência do indivíduo e que acabe com a divisão da sociedade entre trabalhadores e

7 7 ociosos, este autor defende a permanência da concorrência entre as associações, isso porque esta beneficiaria os consumidores e porque, onde não existe concorrência, existe monopólio. A última justificativa dada por Mill em defesa da concorrência, encontra-se na seguinte passagem: proteger alguém da concorrência é dar proteção à sua ociosidade (Mill, 1986, p. 279, vol II). De uma forma muito próxima às teorias do senhor Mill e talvez pela crise encadeada pelos insucessos do planejamento no período de socialismo real, os pesquisadores da Economia Solidária no Brasil seguem propondo uma contradição : a conciliação de socialismo e mercado, cooperação e competição, eficiência da cooperativa e anarquia da produção. A melhor maneira de entender esta contradição em termos se dá pela análise do mais ilustre de todos expoentes da Economia Solidária no Brasil: o professor Paul Singer. A Proposição de Singer O colapso do socialismo realmente existente convenceu a maioria dos marxistas que o progresso econômico e os direitos individuais não podem ser garantidos sem liberdade econômica e algum grau de competição de mercado (Singer, 1999, p.73). De todos os modos de produção conhecidos, só a servidão e a escravidão deveriam ser proibidos (Singer, 2000). Com esta passagem, fica claro que Singer abandonou o marxismo e também deixou de lado a proposta original que supunha a plena integração social seria assegurada pela propriedade social de todos os meios de produção e pelo planejamento centralizado da atividade econômica 7. Singer não vislumbra a sociedade socialista através de uma Revolução Política, conduzida por um Partido revolucionário 8. Para este pensador, a Economia Solidária está inserida no âmbito de um processo histórico de revolução social, isto é, a transformação social se dará em conseqüência de um processo histórico que se iniciou com as primeiras cooperativas surgidas da revolução industrial e irá ganhar força até que se coloque em xeque outros 7 Os marxistas conjecturam uma economia de mercado na qual a competição seria limitada por acordos extramercado de modo a garantir que todos tenham uma chance justa de integrar a economia através de emprego, de contrato, de associação ou como operadores autônomos (Singer, 1999, p.75) Singer deve estar falando de uma vertente do marxismo que quer conciliar o irreconciliável competição e socialismo. 8 Concordamos com Mészáros e Lima Filho que a mudança em direção a uma sociedade anti-capital não se esgota na Revolução Política, mas esta faz-se necessária.

8 8 modos de produção através da competição sistêmica.entende-se por competição sistêmica a competição entre o modo de produção capitalista e aquele formado por redes de solidariedade. Explicando melhor, nas palavras de Singer : Se a economia solidária se consolidar e atingir dimensões significativas, ela se tornará competidora da grande capital em diversos mercados. O que poderá recolocar a competição sistêmica, ou seja, a competição entre um modo de produção movido pela concorrência intercapitalista e outro movido pela cooperação entre unidades produtivas de diferentes espécies contratualmente ligados por laços de solidariedade (Singer, 1999, p.139 grifo meu) Desta forma, com a consolidação e formação de um mercado integrado, basicamente constituído por cooperativas autogestionárias, onde os trabalhadores, através da livre iniciativa, assumiriam o controle coletivo dos meios de produção, daria origem a um processo de revolução social, que mesmo coexistindo com o sistema capitalista, o colocaria em xeque (Novaes, 2001). Para Singer, a ES é inviável diante de formações sociais dominadas pelo capital privado. Todos os exemplos de prosperidade do cooperativismo (Mondragon, Kibbutz, LETS no Canadá e alguns distritos industriais na Espanha e Itália) se dão em virtude da autosuficiência (Singer, 1999b) e as crises e tendências degenerativas indicam que o socialismo autogestionário construído dentro de sociedades capitalistas tem poucas possibilidades de provocar uma transferência estrutural na economia inclusiva (Singer, 2000b). Um exemplo bastante citado por Singer de cooperativismo que tende a degenerescência é o caso de Mondragon. Em virtude de ter que competir na União Européia, Mondragon diminuiu sua autonomia, houve aumento da participação do trabalho assalariado, aumento das diferenças de recebimentos e aumento da distância entre os velhos cooperados e a base dos operários. No longo prazo, a melhor maneira de viabilizar e efetivar a Economia Solidária enquanto modo de produção se dará através da formação de um mercado integrado e preferencial constituído por um setor econômico formado por pequenas empresas e trabalhadores por conta própria composto por ex-desempregados, que tenham um mercado protegido da concorrência das grandes empresas. Com a união das pequenas empresas e autônomos, busca-se quebrar o isolamento ao qual estes empreendimentos estão submetidos na lógica competitiva do mercado capitalista. A idéia básica de Singer é oferecer às pequenas empresas possibilidades de intercâmbio, que aumentem suas possibilidades de êxito quando se assegura um mercado para seus produtos

9 9 e uma variedade de economias externas, de financiamento e orientação técnica, legal e contábil através da solidariedade de produtores autônomos de todos os tamanhos e tipos. A justificativa de Singer para a união destes empreendimentos se dá pela seguinte motivo: por não existir uma clientela formada para seus produtos e ainda, por enfrentar uma competição desigual com as empresas capitalistas, a saída racional se dá através da formação de um conjunto de produtores e consumidores organizados para trocar seus produtos entre si (Singer, 1999). A posição de Singer se torna mais complexa em A Economia Socialista. Na última parte de seu exame, Singer e João Machado buscam teorizar o projeto de socialismo pautado em empreendimentos autogestionários. Nossa intenção é primeiramente expor, de forma breve, o que estes autores entendem por socialismo e, em seguida, tecer alguns comentários. A visão de socialismo de Singer está alicerçada em vários pilares. Tendo em vista o desenvolvimento da Economia Solidária, Singer destaca a ruptura do capital nas empresas e a sua substituição pela gestão coletiva dos meios de produção exercida pelos produtores livremente associados onde a organização da produção se daria através de um grande número de empresas de diferentes tamanhos pertencentes aos trabalhadores associados ou a uma associação de trabalhadores e consumidores (...)O ideal é que se formassem grandes cooperativas de consumidores que pudessem se associar a um elevado número de cooperativas de produtores. A visão de como poderemos construir a sociedade socialista está bem explícita nesta longa passagem: A economia socialista dificilmente será alcançada por meio do mero crescimento da Economia Solidária, que abrange também o cooperativismo de crédito, bancos do povo, clubes de troca e outras instituições. A importância dessas experiências é o aprendizado que proporcionam a segmentos da classe trabalhadora de como assumir coletivamente a gestão de empreendimentos produtivos e operá-los segundo princípios democráticos e igualitários(...)a conquista de uma economia socialista será fruto, provavelmente, do avanço do movimento operário e socialista em uma série de frentes: na extensão da democracia do âmbito político ao econômico e social, da participação da população organizada na elaboração de orçamentos públicos e na gestão de equipamentos escolares e de saúde, da conquista de governos locais e regionais de esquerda que possam por em prática políticas socialistas, inclusive de apoio e fomento a empresas autogestionárias; e por fim, mas não por último, a construção de um setor de Economia Solidária nas cidades e no campo, inclusive em terras conquistadas pela reforma agrária em que produção, distribuição, consumo, crédito e seguro formem um todo multiforme e harmonioso em que se reforcem mutuamente (Singer, 2000,p.44/45).

10 10 Mesmo tendo sofisticado sua concepção (Novaes, 2001), é conveniente ressaltar novamente que Singer não vislumbra a sociedade socialista através de uma revolução política conduzida por um partido que emancipe as maiorias. A mudança social para Singer está pautada no princípio da livre iniciativa, sendo, por esse motivo que este pensador faz várias concessões às formas de gestão e relações de trabalho nas sociedades contemporâneas, o que nos permite afirmar que ele não teoriza a necessidade de extinção da empresa capitalista, do capital e do capitalismo. Quando afirma que todos os cidadãos devem ter o direito de organizar suas atividades econômicas de acordo com suas preferências desde que não firam os direitos alheios, Singer nos sinaliza a possibilidade de convívio simultâneo de vários modos de produção 9. Lembremos o que disse Singer em uma entrevista: de todos os modos de produção conhecidos, só a servidão e a escravidão deveriam ser proibidos (Singer, 2000). Vale destacar que deve-se minimizar a exclusão sem almejar sua total ausência, num processo de experimentação social através de tentativa e erro para combinar o melhor atendimento do consumidor com a auto-realização do produtor (Singer, 1999, p.125). Para Singer, a essência da idéia socialista exige sua espontaneidade ou adesão voluntária pelos trabalhadores e cidadãos. De forma alguma o Estado poderá impor uma nova forma de se relacionar. Isso fica claro quando diz que Nós temos de parar de apostar apenas na luta política, por mais que ela seja importante. (...) Não se pode condicionar a autogestão à vitória política porque a tomada do poder não leva a autogestão. Se criarmos uma autogestão protegida pelo Estado, ela jamais será competitiva e não será eficiente (Singer, 1999b, p.31). Uma incoerência na obra de Singer deve ser mencionada. Se o capital é uma relação social, como pode a ES ser um outro modo de produção, cujos princípios básicos são a propriedade coletiva ou associada do capital e o direito à liberdade individual? (Singer, 2002, p.10). É verdade que a formação de um conjunto de produtores e consumidores organizados para trocar seus produtos entre si ou como se propõe atualmente através da construção de redes de comércio pode ser uma saída de curto prazo para a Economia Solidária. No 9 O professor Singer chegou a esta conclusão quando visitou um Kibbutz. Neste dia, um colega relatou sobre a liberdade para sair. Ver maiores detalhes em Singer (2000).

11 11 entanto, o movimento de ES acredita que é possível blindar ou mesmo criar muros que impedem a chegada dos efeitos negativos da concorrência sobre os empreendimentos autogestionários. Através da construção de fortes que buscam promover a solidariedade para dentro das portas dos empreendimentos solidários, a ES acredita que é possível neutralizar a agressividade não-solidária do mercado concorrencial capitalista seja através da criação de redes ou através da concorrência direta no mercado capitalista. Diante disso, pode-se chegar à conclusão que o mercado e a concorrência não são questionados. Ao contrário do que foi exposto acima, Fernando Haddad (2003) busca resgatar, sob a perspectiva de Marx, a incoerência entre a Anarquia da Produção e Cooperativismo. Se interpretamos corretamente, Haddad nos leva a crer que a Economia Solidária vem observando a necessidade primordial do controle da propriedade pelos trabalhadores sem levar em conta o Planejamento da Produção ou ao menos questionar a anarquia da produção. É talvez por isso que se dê a convivência pacífica sempre para a ES - entre Anarquia da Produção e Cooperativismo, entre Mercado e Cooperativismo, abordadas nas páginas anteriores. Ao avaliarem a autogestão através de uma Visão Míope, desconsiderando ou minimizando a ditadura de mercado ou os condicionantes externos à empresa coletivizada, a Economia Solidária realiza uma crítica parcial, senão incompleta. Para nós, os empreendimentos autogestionários não podem ser analisados sem se prestar atenção ao em torno em que estão inseridos. Não pode haver uma teoria que se sustente olhando apenas para dentro das cooperativas, celebrando a nova forma de decisão democrática, parlamentarista, na qual os trabalhadores aparentemente decidem coletivamente os rumos de cada empresa sem se observar que a produção de mercadorias é uma forma de ditadura, sem se prestar atenção que as cooperativas estão inseridas em cadeias produtivas que lhes roubam a autonomia aparentemente conquistada ao adquirir os meios de produção. Visto que as condições de produção e controle muitas vezes são externas às empresas industriais em particular, não se pode analisar os empreendimentos autogestionários sem compreendê-los como pertencentes ao sistema produtor de mercadorias, como estando inseridos num complexo de relações numa cadeia produtiva. Uma maneira de resolver este problema teórico se daria através da investigação não só das relações de trabalho nas

12 12 cooperativas análise na qual se centra a maioria das pesquisas na Economia Solidária - desde a forma como se reparte o excedente, como se dá a divisão do trabalho, etc mas também através da investigação da inserção dos empreendimentos autogestionários nas cadeias produtivas, quem são os fornecedores, quem são os compradores, qual o tipo de governança na cadeia, quais as imposições que se fazem, qual a margem de autonomia etc 10. Na falta disso, cairemos no postulado de que as unidades produtivas autogestionárias são ilhas de socialismo num mar de capitalismo ou ilhas de democracia decisória (parlamentarismo interno dentro das portas da fábrica) dentro do mar da ditadura do mercado. Um estudo realizado no RS parece bastante proveitoso para evidenciar o argumento aqui esboçado.apesar de reconhecer a possibilidade de criação de um processo coletivo de organização e execução do trabalho, Assenburg (2004) deixa claro a autonomia limitada das cooperativas investigadas frente a grande dependência das grandes empresas contratantes. Outro ponto a ser destacado tem a ver com a extração de mais-valia dos trabalhadores sem precisar mantê-los dentro da fábrica (Oliveira, 2002). O exemplo citado pelo professor Chico dos vendedores ambulantes de coca-cola, guaraná, cerveja e água mineral cabe aqui para explicar que apesar de aparentemente não produzirem mais valia, estes trabalhadores estão conectados ao circuito de acumulação de capital. Para o caso das cooperativas, temos um caso bastante ilustrativo. Trata-se de uma associativa de seringueiros do município de Xapuri muito famoso por ter sido o palco de muitos empates promovidos por Chico Mendes. 11 Apesar do aumento da renda dos associados nos últimos anos, esses trabalhadores - não produtores de mais-valia por serem donos do próprio trabalho - estão plenamente conectados a uma imensa rede de empresas moveleiras que vai desde Xapuri a São Paulo e Nova Iorque, onde geralmente ocupam as fases iniciais da cadeia de distribuição do excedente econômico. 10 Gaiger, Dal Ri, Vieitez e Parra (2002) parecem caminhar por essa via. Vale destacar que a excelente dissertação de Parra, não propõe nada além da máxima singeriana de permanência da concorrência num outro modo de produção. Não obstante reconhecer as mazelas e as conseqüências da concorrência, Parra deve estar contaminado pelas obras de Singer. 11 Tavares (1998) concebe a mais-valia enquanto um processo global, onde não se pode separar os momentos da produção e realização a não ser para fins esquemáticos.

13 13 Mesmo sabendo da necessidade preponderante de se reavaliar a integração versus autonomia das cooperativas frente ao sistema produtor de mercadorias e como se dá a repartição do excedente, voltemos ao tema do nosso artigo. O que se busca enfatizar aqui é a necessidade de planejamento descentralizado da produção em oposição a qualquer vertente de socialismo de mercado. Acredita-se que os trabalhadores deverão caminhar em busca da coordenação da produção que não caia nem na burocracia soviética nem na anarquia da produção característica do capitalismo 12. Mészáros, o melhor herdeiro da teoria marxista, nos dá algumas pistas para a dialética entre produção e consumo. É preciso lembrar inicialmente que toda a sua teoria segue na busca das exigências qualitativamente mais elevadas de uma nova forma histórica para além do capital : o socialismo onde o ser humano possa desenvolver sua rica individualidade. Mészáros (2002, p.318) advoga a necessidade de reestruturação global do controle social onde qualquer alternativa metabólica viável a ordem estabelecida exigirá a harmonização das necessidades humanas com os recursos materiais e humanos conscientemente geridos. Para Mészáros (987, p.55), os instrumentos de ação sócio-políticos verdadeiramente adequados a emancipação humana só podem ser elaborados pela própria prática social crítica e autocrítica no curso de seu efetivo desenvolvimento. O programa de superação prática da alienação capitalista, para o tema aqui abordado, pode ser concretizado como a substituição dos instrumentos incontroláveis, reificados do capitalismo por instrumentos controláveis de intercâmbio humano. Mas essa é uma tarefa sócio-histórica que requer um longo prazo de maturação onde se deve considerar a possibilidade de reversões (Mészáros, 1982). Para este autor, o caráter fetichista da mercadoria, da troca e do dinheiro, o trabalho assalariado, a competição antagônica, as contradições internas mediadas pelo Estado burguês, o mercado, e a reificação da cultura são resultado da ausência de controle humano, o que nos leva a crer que devem ser superados radicalmente e substituídos por 12 É verdade que o capitalismo não é tão anárquico quanto parece ser. Dowbor (1998, p.85) afirma estima que entre 500 ou 600 empresas transnacionais controlam de 20 a 25% do comércio mundial de bens e serviços, ao invés do suposto mercado metafísico que aparece nos noticiários. Mesmo sabendo que o mercado não está totalmente desgovernado, acreditamos que a forma de controle que essas empresas assumem está longe de representar qualquer avanço na coordenação da produção pelos trabalhadores. Para Dowbor (1998, p.429) o Mercado é um mecanismo indispensável, mas nunca suficiente, ao funcionamento da sociedade. Mészáros (2002, p.885 Nota 22) também reconhece que a Economia de Mercado capitalista é um tipo de economia dirigida, mesmo que sua estrutura seja mais complicada e impessoal que a do sistema pós-capitalista.

14 14 instrumentos e meios de intercâmbio humanos conscientemente controlados (Mészáros, 1982, p.225). A transcendência da alienação da produção poderia ser esboçada pela concepção de um processo longo e complexo de modificação, caracterizado pela continuidade na descontinuidade onde os produtores associados regulariam racionalmente o seu intercâmbio com a natureza. A necessidade de um controle social global consciente das condições de auto-realização humana (Mészáros, 1993, p.201) é imprescindível para que os seres humanos rompam a tirania da base material. Sabendo que o capitalismo é uma sociedade regida pelas forças desumanas da competição antagônica e do ganho implacável, aliados a concentração de riquezas e poder em um número menor de mãos, onde o trabalhador existe para satisfazer as necessidades de auto-expansão dos valores existentes, ao invés da riqueza material existir para satisfazer as necessidades de desenvolvimento do trabalhador, há a necessidade de criação de mediações que permitam a intervenção humana consciente nos processos materiais. É nesse sentido que Mészáros confere aos Conselhos de Trabalhadores e outras formas de mediação o papel na busca de um planejamento autêntico. Lembremos que os Conselhos têm um potencial mediador e emancipador ao solucionar de forma racional os problemas existenciais vitais dos trabalhadores, das preocupações cotidianas com moradias e trabalho, as grandes questões da vida social de acordo com suas necessidades elementares de classe. Entretanto, este autor faz algumas advertências: (...) os Conselhos de Trabalhadores não deveriam ser considerados a panacéia para todos os problemas da revolução, contudo sem alguma forma de auto-administração genuína, as dificuldades e contradições que as sociedades pós-revolucionárias têm que enfrentar se transformarão em crônicas, e podem ate mesmo trazer o perigo de uma reincidência nas práticas produtivas da velha ordem, mesmo que sob um tipo diferente de controle pessoal. Quando da sua constituição espontânea, em meio as importantes crises estruturais dos países envolvidos, os Conselhos de Trabalhadores tentaram se atribuir em mais de uma ocasião na história, precisamente o papel de auto-administrador possível, a par da responsabilidade auto-imposta - que esta implícita no papel assumindo e é praticamente inseparável dele de executar a gigantesca tarefa de reedificar, em longo prazo, a estrutura produtiva social herdada (Mészáros, 2002, p.457). Os Conselhos de Trabalhadores ou qualquer outro nome devem cumprir o papel de mediadores materiais efetivos entre a ordem antiga e a ordem socialista almejada. Isso porque o sistema do capital é um modo de controle global-universalista que não pode ser

15 15 historicamente superado exceto, por uma alternativa sócio-metabólica igualmente abrangente (Mészáros, 2002, p.599). Enquanto as funções controladoras vitais do sociometabolismo não forem efetivamente ocupadas e exercidas autonomamente pelos produtores associados ou o controle social do trabalho por uma vida de reprodução anticapital nas palavras de Lima Filho (1996), mas deixadas à autoridade de um pessoal de controle separado (ou seja, um novo tipo de personificação do capital), o próprio trabalho continuará a reproduzir o poder do capital contra si mesmo, mantendo materialmente e dessa forma estendendo a dominação da riqueza alienada sobre a sociedade (Mészáros, 2002, p.601). Todas as funções de controle do sociometabolismo devem ser progressivamente apropriadas e positivamente exercidas pelos produtores associados pois, na falta disso, o comando das determinações produtivas e distributivas da reprodução social continuarão sob a égide do capital. É justamente por isso que Mészáros (2002, p.613) afirma que A produção ou é conscientemente controlada pelos produtores associados a serviço de suas necessidades, ou os controla impondo a eles próprios imperativos estruturais como premissas da prática social das quais não se pode escapar. É preciso lembrar, por último, que Mészáros reconhece que há planejamento no capitalismo, ou mais precisamente, que a gigantesca corporação monopolista transnacional regula e controla a produção mundial de mercadorias. No entanto, este planejamento praticado pela grande empresa não deixa de ser parcial e está longe de representar o controle sociometabólico da produção e distribuição pelos trabalhadores. Critica igualmente o equivocado planejamento que se deu no socialismo real e conclui afirmando que a produção ou é conscientemente controlada pelos produtores associados a serviço de suas necessidades, ou os controla impondo a eles próprios imperativos estruturais como premissas da prática social das quais não se pode escapar (Mészáros: 2002, p.613) 13. Socialismo Mickey Mouse Os conselhos, bem como as coletividades, podem ser compatíveis com uma concepção capitalista das relações sociais, com a opressão e a exploração, com a não solidariedade. O que deu caráter revolucionário e algumas coletividades foi uma nova concepção de vida e 13 Para saber sobre a concepção de planejamento da produção de outros pensadores tais como Ota Sik, Alec Nove e Ernest Mandel, ver Marques (1998).

16 16 das relações humanas, uma nova escala de valores que alterava radicalmente as existentes atualmente na sociedade capitalista (Garcia, 1980, p. 31). O que penso que deveríamos ter em mente é que a questão básica não é a propriedade nem o controle dos recursos econômicos. A discussão básica é a desmercantilização dos processos econômicos mundiais. Cumpre salientar que desmercantilização não significa desmonetização, mas eliminação do lucro como categoria. O capitalismo tem sido um programa para a mercantilização de tudo. Os capitalistas não o implementaram totalmente, mas já caminharam bastante nesta direção, com todas as conseqüências negativas que conhecemos. O socialismo deve ser um programa para a desmercantilização de tudo. Daqui a 500 anos, se trilharmos esse caminho, possivelmente ainda não o teremos percorrido totalmente, mas poderemos ter avançado nesta direção (Wallerstein, 2002, p.36). Não diríamos que os conselhos e as coletividades não podem dar origem a mudanças significativas no chão-de-fábrica, mas o que se busca enfatizar com a citação de Felix Garcia é que os trabalhadores poderão continuar produzindo mercadorias se não modificarem radicalmente seu estilo de vida e se não controlarem de forma unificada a produção. Na falta destas e de outras modificações fundamentais, iremos criar uma espécie de autogestão do capital, um capitalismo operário ou coletivo. Três frases que ouvi em encontros de Economia Solidária merecem atenção: um colega de uma prefeitura afirmou certa vez que o problema a ser resolvido é a democratização do capital. Sabendo que o capitalismo concentra riquezas e poder, este militante afirmava com um tom revolucionário que os trabalhadores deveriam lutar pela gestão e pela democratização do capital. Outra colega afirmou certa vez que as empresas de autogestão devem usar as mesmas armas que empresas convencionais para vender seus produtos. As estratégias de marketing, obsolescência planejada e desgaste moral dos produtos deveriam então ser utilizadas tanto por capitalistas quanto por trabalhadores. A última colocação que iremos interpretar é a de outra colega ao relatar de forma esplendorosa o trabalho de cooperadas de uma favela no Rio de Janeiro. Na ocasião, ela explicou que estas trabalhadoras vendiam camisetas ao custo de 80 Reais para o circuito da moda de países europeus e eu questionei afirmando que mesmo gerando empregos para trabalhadoras necessitadas, este exemplo de sucesso era irreproduzível numa escala atacadista justamente porque não há comunismo sem estilo de vida comunista. Se a ES se pautar numa espécie de auto-exploração, onde se produz para vender e ganhar

17 17 dinheiro, onde se produz tendo em vista o consumismo dos trabalhadores 14, iremos destruir os recursos naturais da Espaço-Nave Terra e ainda estar sob a égide da produção de mercadorias. É verdade que a produção voltada para valores de uso está fora da governabilidade dos empreendimentos autogestionários individualmente. Quer concordem ou descordem com as passagens acima, os empreendimentos autogestionários, na luta pela sobrevivência e manutenção no mercado, vem utilizando as mesmas armas que o capital seja através do circuito da moda ou outras formas de manipulação dos consumidores. Wallerstein (2002), citado no início desta seção, mesmo não advogando a necessidade da propriedade e do controle dos recursos econômicos, sinaliza corretamente a necessidade primordial da desmercantilização da vida. Para Francisco de Oliveira (2002), a Economia Solidária é a única forma de fazer avançar a desmercantilização. No entanto, esta só é possível se os trabalhadores se organizarem como uma economia solidária, como um setor à parte da competição. Ao invés de um setor de Economia solidária deve-se seguir na busca de um setor socializado da economia. O que mais nos interessa aqui é parte onde Oliveira observa as pessoas estão tentando produzir mais barato, mas produzir para vender. O que não é realmente economia solidária (Oliveira, 2002, p.102 grifo meu). Tudo isso nos leva a crer que Ignacy Sachs (1986) está correto ao afirmar que mesmo numa sociedade socialista, se a economia e a produção estiverem nas mãos dos produtores, os consumidores continuarão reféns dos produtores, levando a uma espécie de exploração promovida por eles mesmos 15. Considerações Finais Procurei elucidar neste artigo a imprescindível necessidade de se abordar o tema da alienação em empresas de trabalhadores por uma outra ótica que não aquela ressaltada pela ES, qual seja, o fim da alienação através da mudança de propriedade. Ao invés de centrarmos nossa análise no fim da alienação do produto do trabalho quando se dá a passagem dos meios de produção de um patrão para os trabalhadores, nossa observação 14 Lembremos que no século XIX o trabalhador era explorado apenas como força de trabalho. Já no século XX os trabalhadores foram também explorados enquanto consumidores. 15 Pela via da educação para o consumo, Sachs (1986) reconhece também o papel preponderante do autocontrole das necessidades materiais

18 18 trilhou o caminho da perda do controle do produto numa sociedade regida pela produção de mercadorias. Para nós, o enfoque muitas vezes ignorado pela ES é o da necessidade de um controle global da produção pelos produtores associados e a apresentação apressada do fim da alienação. Se não houver uma radical reestruturação das relações de troca, o capital poderá permanecer no controle pleno do processo de reprodução social (Lima Filho, 1996; Mészáros, 2002). Na falta de um controle consciente da produção, bem-vindos a Autogestão do Capital! Referências bibliográficas: ASSENBURG, B. A autogestão no caminho da heteronomia à autonomia Ponderações sobre experiências autogestionárias em cooperativas de calçados. III Encontro de Investigadores Latino-americanos de cooperativismo. São Leopoldo, Unisinos, 2004 (CD- Rom). ASSIS, M. O Alienista. (Retirado em março de 2003) DAGNINO, R. e NOVAES, H.T. Sobre Adequação Sócio-Técnica e sua importância para a Economia Solidária. São Leopoldo, III Encontro de investigadores latino-americanos de cooperativismo, 04/2004a. DAL RI, N. e VIEITEZ,C. Editorial da Revista Organizações & Democracia. Marília, Editora da Unesp, DOWBOR, L. A reprodução social. Petrópolis: Ed. Vozes, GAIGER, L. A economia solidária diante do modo de produção capitalista. (Retirado em março de 2002) GARCIA, F. Prefácio do livro Organismo econômico da revolução a autogestão da revolução espanhola. (SANTILÁN, D.A.) São Paulo, Brasiliense, GORZ, A. Técnica, Técnicos e luta de classes. Em: A Gorz. Crítica da divisão do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, HADADD, F. Sindicalismo, cooperativismo e socialismo. In: Sindicatos, cooperativas e socialismo. Fernando Haddad et al. São Paulo: Perseu Abramo, LIMA Filho, P.A. Os devoradores da ordem MARQUES, R.M.Revista Brasileira de Economia Política, MARX, K. Miséria da Filosofia. São Paulo: Livraria exposição do livro, 1966.

19 19 MARX, K. O Capital. Vol III e IV; Editora Nova Cultural, ª Edição. MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos de Lisboa: Avante, MARX, K. O Capital Vol I e II.São Paulo: Editora Nova Cultural, MÉSZÁROS, I. Marx: a teoria da alienação. 1982* MÉSZÁROS, I. A necessidade do controle social. São Paulo: Ensaio, MÉSZÁROS, I. Filosofia, Ideologia e Controle Social. São Paulo: Ensaio, MÉSZÁROS, I. Para além do capital. Campinas: Editora da Unicamp, MILL, J.S. Princípios de Economia Política. São Paulo : Nova Cultural, Vol I e II. NOVAES, H.T. Cooperativas autogestionárias nos anos 90 : o debate em torno de empresas que faliram e passaram às mãos dos trabalhadores. (Monografia de Graduação). Araraquara, Unesp, NOVAES, H.T. e DAGNINO, R. O Fetiche da Tecnologia e a Visão Crítica da Ciência e Tecnologia: Lições Preliminares. São Leopoldo, III Encontro de investigadores latinoamericanos de cooperativismo, NOVAES, H., ASSIS, U. e DAGNINO, R. Mapeando mudanças em empresas recuperadas sob a óptica do conceito de Adequação Sócio-Técnica. 2º Encontro Internacional de Economia Solidária: São Paulo, Usp, junho de OLIVEIRA, F. O trabalho abstrato e as novas formas de conflito (entrevista).in: Loureiro, I.;Leite, J.C.;Cevasco, M. (orgs.) O espírito de Porto Alegre. São Paulo: Paz e Terra, PARRA, H. Liberdade e Necessidade: empresas de trabalhadores autogeridas e a construção sócio-política da economia. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Usp, QUIJANO, Aníbal. Sistemas alternativos de produção? In: SANTOS, B. S. (org). Produzir para viver. Os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, SACHS, I. Espaços, tempos e estratégias de desenvolvimento. São Paulo: Vértice, SANTILÁN, D. A. Organismo econômico da revolução a autogestão da revolução espanhola. São Paulo, Brasiliense, SINGER, P. I. A atualidade da economia política. In: Leituras de Economia Política no 2. Campinas, Editora da Unicamp, SINGER, P. I. Uma utopia militante: repensando o socialismo. Rio de Janeiro: Vozes, 1998a.

20 20 SINGER, P.I. Mercado e cooperação: um caminho para o socialismo. In: Desorganizando o consenso. Sader (org.). Rio de Janeiro: Vozes,1998b. SINGER, P.I. Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. São Paulo, Editora Contexto, a ed. SINGER, P.I. Oito hipóteses sobre a implantação do socialismo via autogestão. In: Democracia e Autogestão. São Paulo: Temporaes, 1999b. SINGER, P. I. Economia Solidária In: A Economia Solidária no Brasil. Singer e Souza (orgs). São Paulo: Contexto, 2000a. SINGER, P. & MACHADO, J. Economia socialista. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, SINGER, P.I. Conversa com Economistas Brasileiros SINGER, P.I. A recente ressurreição da Economia Solidária no Brasil. In: Santos, B.S. Produzir para viver. São Paulo, Civilização Brasileira, SINGER, P.I. Introdução à Economia Solidária. SINGER, P. Revista Teoria e Debate número? STORCH, S. Discussão da Participação dos Trabalhadores na Empresa. Em: Processo e Relações de Trabalho no Brasil. Fleury, M.T. e Fischer, R.M (orgs). São Paulo: Ed. Atlas, TAUILE, J. R. Do Socialismo de Mercado à Economia Solidária. Trabalho submetido ao seminário internacional. Teorias de Desenvolvimento no Novo Século, em Junho de TAVARES, M.C. Ciclo e crise o movimento recente da industrialização brasileira. Campinas: Instituto de Economia, TIRIBA, L. A requalificação do trabalho: desafio das inovações tecnológicas sob o controle fabril dos trabalhadores. Belo Horizonte, 16ª Reunião Anual da Anped, Caderno número 7, WALLERSTEIN, I. Uma política de esquerda para o século XXI? ou teoria e práxis novamente. In: Loureiro, I.;Leite, J.C.;Cevasco, M. (orgs.) O espírito de Porto Alegre. São Paulo: Paz e Terra, Bibliografia consultada CRUZ, A. O Mar e a Terra da Economia Solidária. Anpec, 2002.

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Resenha. Mestrando em Política Científica e Tecnológica no Instituto de Geociências da UNICAMP. E-mail: renandoliveira@yahoo.com.br.

Resenha. Mestrando em Política Científica e Tecnológica no Instituto de Geociências da UNICAMP. E-mail: renandoliveira@yahoo.com.br. Resenha NOVAES, Henrique Tahan (Org.). O Retorno do Caracol à Sua Concha: alienação e desalienação em associações de trabalhadores. São Paulo: Expressão Popular, 2011. Renan Dias Oliveira O livro de Henrique

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB,

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2009. p. 24-29. CAPITALISMO Sistema econômico e social

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS Kely-Anee de Oliveira Nascimento Universidade Federal do Piauí kelyoliveira_@hotmail.com INTRODUÇÃO Diante

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A QUESTÃO SOCIAL

REFLEXÕES SOBRE A QUESTÃO SOCIAL TEORIA MARXISTA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA Disciplina: QUESTÃO E SERVIÇO Professora: Maria da Graça Maurer Gomes Türck Fonte: AS Maria da Graça Türck 1 Que elementos são constitutivos importantes

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares Universidade Estadual de Campinas

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares Universidade Estadual de Campinas Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares Universidade Estadual de Campinas Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) Programa de extensão universitária vinculada à Pró Reitoria de

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

TRABALHO COMO DIREITO

TRABALHO COMO DIREITO Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 CEP: 05403-000 São Paulo SP Brasil TRABALHO COMO DIREITO () 04/12/2013 1 O direito ao trabalho no campo da Saúde Mental: desafio para a Reforma Psiquiátrica brasileira

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

A Sustentabilidade nos Sistemas Associativistas de Produção

A Sustentabilidade nos Sistemas Associativistas de Produção IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL IV SIMBRAS I CONGRESSO INTERNACIONAL DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL A Sustentabilidade nos Sistemas Associativistas de Produção Prof. José Horta Valadares,

Leia mais

PRAXIS. EscoladeGestoresdaEducaçãoBásica

PRAXIS. EscoladeGestoresdaEducaçãoBásica PRAXIS A palavra práxis é comumente utilizada como sinônimo ou equivalente ao termo prático. Todavia, se recorrermos à acepção marxista de práxis, observaremos que práxis e prática são conceitos diferentes.

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Sustentabilidade x Desperdício

Sustentabilidade x Desperdício Sustentabilidade x Desperdício Alunos: Antônio Fernandes Margarida Késsia Daniele de Brito Nilmara Oliveira Introdução O tema consciência ambiental tem estado em alta no Brasil. A falta d água em vários

Leia mais

CÍRCULO DE CULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA CRIATIVIDADE

CÍRCULO DE CULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA CRIATIVIDADE CÍRCULO DE CULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA CRIATIVIDADE Ana Elídia Torres Ana Maria Rodrigues de Carvalho annaelidia@hotmail.com Faculdade de ciências e letras - Universidade Estadual

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E Trabalho proposto pela disciplina de Orientado por Professor Dr. Fernando Coelho Mário Januário Filho 5365372

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 A Gestão Social no Brasil 13 de Fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura

Leia mais

Movimentos sociais - tentando uma definição

Movimentos sociais - tentando uma definição Movimentos sociais - tentando uma definição Analogicamente podemos dizer que os movimentos sociais são como vulcões em erupção; Movimentos sociais - tentando uma definição Movimentos sociais ocorrem quando

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

QFD: Quality Function Deployment QFD: CASA DA QUALIDADE - PASSO A PASSO

QFD: Quality Function Deployment QFD: CASA DA QUALIDADE - PASSO A PASSO QFD: CASA DA QUALIDADE - PASSO A PASSO 1 - INTRODUÇÃO Segundo Akao (1990), QFD é a conversão dos requisitos do consumidor em características de qualidade do produto e o desenvolvimento da qualidade de

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

ECONOMIA SOLIDÁRIA: CONCEITOS E CONTRASTES COM A ECONOMIA CAPITALISTA

ECONOMIA SOLIDÁRIA: CONCEITOS E CONTRASTES COM A ECONOMIA CAPITALISTA Eixo temático: Administrativas ECONOMIA SOLIDÁRIA: CONCEITOS E CONTRASTES COM A ECONOMIA CAPITALISTA Rebeca Cristine Ferreira da Silva 1 Isabella Presotto Possignolo 2 Karen Beneton 3 Lucas Arantes Garcia

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL 3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL Os fundamentos propostos para a nova organização social, a desconcentração e a cooperação, devem inspirar mecanismos e instrumentos que conduzam

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL THOMAS HOBBES LEVIATÃ ou MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL Thomas Hobbes é um contratualista teoria do contrato social; O homem natural / em estado de natureza para Hobbes não é

Leia mais

Políticas Públicas de Fomento ao Cooperativismo *

Políticas Públicas de Fomento ao Cooperativismo * Políticas Públicas de Fomento ao Cooperativismo * Introdução Euclides André Mance México, DF, 19/10/2007 No desenvolvimento do tema desta mesa, trataremos de três aspectos, a saber: a) de que cooperativismo

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I

O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I! A utilização de escores na avaliação de crédito! Como montar um plano de amostragem para o credit scoring?! Como escolher as variáveis no modelo de credit

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

Marxismo e Ideologia

Marxismo e Ideologia Rita Vaz Afonso 1 FBAUL, 2010 Marxismo e Ideologia 1 rita.v.afonso@gmail.com. O trabalho responde à disciplina semestral de Cultura Visual I do primeiro ano da Faculdade de Belas Artes da Universidade

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DO RUMO DA ESCOLA

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DO RUMO DA ESCOLA PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DO RUMO DA ESCOLA Luís Armando Gandin Neste breve artigo, trato de defender a importância da construção coletiva de um projeto político-pedagógico nos espaços

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Democracia, liberalismo ou socialismo: o que é melhor?

Democracia, liberalismo ou socialismo: o que é melhor? http://www.administradores.com.br/artigos/ Democracia, liberalismo ou socialismo: o que é melhor? DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em

Leia mais

Informativo Fundos Solidários nº 13

Informativo Fundos Solidários nº 13 Informativo Fundos Solidários nº 13 Em dezembro de 2014, em Recife, Pernambuco, foi realizado o 2º seminário de Educação Popular e Economia Solidária. Na ocasião, discutiu-se sobre temas relevantes para

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS)

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) A capacidade de gerar tecnologia e inovação é um dos fatores que distinguem os países ricos dos países pobres. Em sua maioria, essas novas tecnologias

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Objetivos e Riscos. ...todo investimento envolve uma probabilidade de insucesso, variando apenas o grau de risco.

Objetivos e Riscos. ...todo investimento envolve uma probabilidade de insucesso, variando apenas o grau de risco. Objetivos e Riscos Antes de investir é necessário ter em mente que há risco em qualquer investimento. O mercado financeiro pode lhe ajudar a multiplicar a sua poupança (não necessariamente a conta de poupança,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO A educação é um dos pilares da sociedade e no nosso emprego não é diferente. Um povo culto está mais preparado para criar, planejar e executar os projetos para

Leia mais

RESENHA. Desenvolvimento Sustentável: dimensões e desafios

RESENHA. Desenvolvimento Sustentável: dimensões e desafios RESENHA Desenvolvimento Sustentável: dimensões e desafios Sustainable Development: Dimensions and Challenges Marcos Antônio de Souza Lopes 1 Rogério Antonio Picoli 2 Escrito pela autora Ana Luiza de Brasil

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

A crítica à razão especulativa

A crítica à razão especulativa O PENSAMENTO DE MARX A crítica à razão especulativa Crítica a todas as formas de idealismo Filósofo, economista, homem de ação, foi o criador do socialismo científico e o inspirador da ideologia comunista,

Leia mais

Documento Explicativo

Documento Explicativo Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

A organização dos meios humanos na empresa

A organização dos meios humanos na empresa António Malta A organização dos meios humanos na empresa 1. Para poder desempenhar a sua função económica geral produção de bens ou prestação de serviços a empresa tem necessariamente que contar com uma

Leia mais

Nome do Aluno: nº 2013 Turma: 3 série Ensino Médio Data:

Nome do Aluno: nº 2013 Turma: 3 série Ensino Médio Data: Avaliação Trimestral - Sociologia Nome do Aluno: nº 2013 Turma: 3 série Ensino Médio Data: Disciplina: Sociologia Professor (a): Ricardo Alvarez 1 Trimestre Letivo Nota: Objetivos: Avaliar os conhecimentos

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS

ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS 1. BREVE HISTÓRICO O cooperativismo objetiva difundir os ideais em que se baseia, para atingir o pleno desenvolvimento financeiro, econômico e social de todas

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado * Rodrigo Alberto Correia da Silva O mercado brasileiro de produtos para a saúde sofre por conta da publicação

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Uma globalização consciente

Uma globalização consciente Uma globalização consciente O apelo a uma globalização mais ética tornou se uma necessidade. Actores da globalização como as escolas, devem inspirar por estes valores às responsabilidades que lhes são

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais