PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL"

Transcrição

1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL Tópico da aula: Contratos de seguro e fiança

2 Base Legal no Código Civil Seguro (Artigos 757 a 777 do CC) Seguro de dano (Artigos 778 a 788 do CC) Seguro de pessoas (Artigos 789 a 802 do CC)

3 Decreto-Lei n. 73, de 21 de novembro de 1966) - Dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, regula as operações de seguros e resseguros e dá outras providências.

4 1. Conceito de contrato de seguro O contrato de seguro é aquele pelo qual uma das partes (segurador) se obriga para com outra (segurado), mediante o pagamento de um prêmio, a garantir-lhe interesse legítimo relativo a pessoa ou a coisa e a indenizá-la de prejuízos decorrente de riscos futuros, previsto no contrato.

5 2. Características do contrato de seguro a) Bilateral b) Oneroso c) Aleatório d) Formal e) Execução sucessiva ou continuada f) Adesão g) Boa-fé

6 SEGURO DE PESSOAS Artigos 789 a 802 do CC Decreto-Lei n. 73, de 21 de novembro de 1966 Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.)

7 ATENÇÃO O seguro de pessoa divide-se em seguro de vida e seguro de acidentes pessoais.

8 O beneficiário de seguro de vida pode contratar mais de um seguro sobre o mesmo interesse com o mesmo ou diversos seguradores.

9 QUESTÕES JURÍDICA QUE ENVOLVEM SEGUROS DE VIDA Art. 798 do Código Civil O beneficiário não tem direito ao capital estipulado quando o segurado se suicida nos primeiros dois anos de vigência inicial do contrato, ou da sua recondução depois de suspenso, observado o disposto no parágrafo único do artigo antecedente.

10 seguro? O beneficiário do segurado suicida tem direito ao

11 Parágrafo único do Artigo 798 do Código Civil Parágrafo único. Ressalvada a hipótese prevista neste artigo, é nula a cláusula contratual que exclui o pagamento do capital por suicídio do segurado.

12 Observação Sobre o tema, o entendimento do STJ se manifesta na súmula 61: O seguro de vida cobre o suicídio não premeditado.

13 A Súmula 105 do STF estabelece que: Salvo se tiver havido premeditação, o suicídio do segurado no período contratual de carência não exime o segurador do pagamento do seguro. (Apelação nº ; rel. Des. Nestor Duarte; j. em 20/10/2014).

14 A jurisprudência desta Corte Superior consolidou-se no sentido de que suicídio cometido no período de carência do seguro de vida somente isentará a seguradora do pagamento da indenização se comprovado que o ato do segurado foi premeditado. É ônus da seguradora produzir a prova da premeditação inequívoca do suicídio cometido pelo segurado caso pretenda afastar o direito à indenização securitária, mesmo porque o art. 798 do Código Civil de 2002 não alterou o entendimento consagrado nas Súmulas nº 105/STF e nº 61/STJ. (AgRg no AREsp /SC, Agravo Regimental no Agravo em Recurso Especial 2013/ , Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, Terceira Turma, J. 17/11/2015 destaquei em negrito).

15 Atenção É nula a cláusula que exclui pagamento do seguro ao beneficiário em razão de suicídio.

16 Atenção Compete à seguradora provar que o suicídio do beneficiário foi premeditado antes dos dois anos de contrato.

17 Em caso de inadimplemento, o beneficiário tem direito a receber o seguro? Artigo 763 do Código Civil Não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

18 O atraso no pagamento não implica na rescisão do contrato, constituindo condição suspensiva enquanto existir a mora, art. 763 do Código Civil. Assim, caberia à seguradora notificar previamente a segurada para assegurar o direito à purgação e dar continuidade ao contrato.

19 Orientação do Superior Tribunal de Justiça AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. CIVIL. PLANO DE PECÚLIO POR MORTE. NATUREZA DO CONTRATO. SEGURO DE VIDA. SEMELHANÇA. ATRASO NO PAGAMENTO DO PRÊMIO. SUSPENSÃO AUTOMÁTICA DA AVENÇA. DESCABIMENTO. NECESSIDADE DE CONSTITUIÇÃO EM MORA. AUSÊNCIA DE NOTIFICAÇÃO.

20 1. A Segunda Seção desta Corte Superior consagrou o entendimento de que o mero atraso no pagamento de prestação do prêmio do seguro não importa em desfazimento automático do contrato, pois exige-se, ao menos, a prévia constituição em mora do segurado pela seguradora, mediante notificação ou interpelação.

21 2. Aplica-se o mesmo entendimento aos planos de pecúlio por morte, pois essa espécie contratual assemelha-se aos seguros de vida. 3. Agravo regimental não provido. (AgRg no AREsp /CE, rel. Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, 3ª Turma, STJ, j. em ).

22 O segurador pode fixar prazo de pagamento ao segurado a fim de pagar a indenização? Imaginemos que há cláusula indicando o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para início da vigência do contrato.

23 É válida, contudo os herdeiros têm direito à devolução da reserva técnica. Confira-se o que dispõe o art. 797, do Código Civil: No seguro de vida para o caso de morte, é lícito estipular-se um prazo de carência, durante o qual o segurador não responde pela ocorrência do sinistro.

24 O artigo 797, parágrafo único, do Código Civil, assim determina: No caso deste artigo o segurador é obrigado a devolver ao beneficiário o montante da reserva técnica já formada.

25 Nesses casos, a seguradora deve devolver os valores pagos pelo titular do seguro até a data do falecimento, corrigidos monetariamente desde os respectivos desembolsos e acrescidos de juros moratórios legais.

26 Atenção O beneficiário que matar o segurado não tem direito ao seguro.

27 No caso de morte do segurado que vive em união estável, mas não é divorciado, quem tem direito ao seguro? O beneficiário poderá ser o companheiro, se o segurado, por ocasião do contrato, estava separado de seu cônjuge judicialmente ou de fato (artigo 793 do CC)

28 OBSERVAÇÃO Se não houver indicação de beneficiário ou se não prevalecer a que foi feita, o capital segurado será pago metade ao cônjuge não separado judicialmente e o restante aos herdeiros do segurando, observando-se a ordem de vocação hereditária.

29 Prazo prescricional Inteligência do artigo 206, 1º, inciso II, alínea b, do Código Civil. (1 ano a partir do fato gerador da pretensão)

30 Ação a ser proposta Ação de cobrança Ação de execução

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 23/10/2017). Contrato de Fiança. Contrato de fiança (Artigo 818 e seguintes, Código Civil). Conceito: é o contrato

Leia mais

CONTRATO DE SEGURO. /professorfernandomoreira.

CONTRATO DE SEGURO. /professorfernandomoreira. CONTRATO DE SEGURO CONTRATO DE SEGURO Art. 757, CC. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro. Conceito: no contrato de seguro uma empresa especializada,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 625.973 - CE (2014/0314443-3) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA AGRAVANTE : ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS UNIVERSITÁRIOS DO BRASIL APLUB : CARLOS

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CONTRATO DE SEGURO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CONTRATO DE SEGURO INTRODUÇÃO AO CONTRATO DE SEGURO Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 44 1 1. Conceito - Artigo 757 do Código Civil Pelo contrato de seguro, o segurador

Leia mais

CAPÍTULO XV DO SEGURO. Seção I Disposições Gerais

CAPÍTULO XV DO SEGURO. Seção I Disposições Gerais CAPÍTULO XV DO SEGURO Seção I Disposições Gerais Art. 757. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou

Leia mais

O novo entendimento do STJ a respeito do direito à indenização de seguro de vida em caso de suicídio: avanço ou retrocesso?

O novo entendimento do STJ a respeito do direito à indenização de seguro de vida em caso de suicídio: avanço ou retrocesso? O novo entendimento do STJ a respeito do direito à indenização de seguro de vida em caso de suicídio: avanço ou retrocesso? Por Alice Saldanha Villar (*) Resumo: Em relação ao seguro de vida, há tempos

Leia mais

RECURSO ESPECIAL Nº MG (2013/ )

RECURSO ESPECIAL Nº MG (2013/ ) RECURSO ESPECIAL Nº 1.421.512 - MG (2013/0392820-1) RELATORA RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : EDNA REGINA GUIMARAES : MARDEN DRUMOND VIANA E OUTRO(S) : UNIMED PARÁ DE

Leia mais

PORTABILIDADE DE PLANOS DE SAÚDE

PORTABILIDADE DE PLANOS DE SAÚDE PORTABILIDADE DE PLANOS DE SAÚDE Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Prof. Joseval Martins Viana (Aula n. 69) Contratos de planos de saúde Trato sucessivo e prazo indeterminado Renovação automática

Leia mais

Como era e como ficou

Como era e como ficou Como era e como ficou José Fernando Simão AASP, maio de 2014. Art. 4º - Como era Art. 4º Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado. O locatário,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 291 Registro: 2017.0000346518 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1029116-06.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CALGARY INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS-

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS COBRANÇA DE DÍVIDAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor Quando o fornecedor for cobrar algum débito do consumidor, não poderá expô-lo ao ridículo,

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte IX Prof. Francisco Saint Clair Neto CLÁUSULAS QUE OBRIGUEM O CONSUMIDOR A RESSARCIR OS CUSTOS DE COBRANÇA DE SUA OBRIGAÇÃO, SEM QUE IGUAL DIREITO LHE SEJA CONFERIDO CONTRA O

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg nos EDcl nos EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP Nº 1.076.942 - PR (2011/0121373-0) RELATORA R.P/ACÓRDÃO AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADOS : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000039033 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1002171-22.2014.8.26.0001, da Comarca de, em que é apelante ALTANA TOLEDO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA,

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO DO SEGURO. Professor: Aluízio Barbosa

NOÇÕES DE DIREITO DO SEGURO. Professor: Aluízio Barbosa Professor: Aluízio Barbosa UNIDADE 2 CONTRATO DE SEGURO Art. 757 do Código Civil: Pelo contrato de seguro o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado,relativo

Leia mais

CAFÉ COM SEGURO TEMA CENTRAL

CAFÉ COM SEGURO TEMA CENTRAL CAFÉ COM SEGURO ACADEMIA NACIONAL DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA (ANSP) TEMA CENTRAL SEGURO DE VIDA INDIVIDUAL = UM NOVO HORIZONTE NO BRASIL VENDA QUALIFICADA E ORIENTADA PARA AS NECESSIDADES DO CLIENTE PAPEL

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA BOA-FÉ DO CONSUMIDOR NA RELAÇÃO CONTRATUAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA BOA-FÉ DO CONSUMIDOR NA RELAÇÃO CONTRATUAL BOA-FÉ DO CONSUMIDOR NA RELAÇÃO CONTRATUAL Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contrato em Espécie - Aula n.45 Disposições gerais dos contratos Artigo 421 do Código Civil: A liberdade

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA Perguntas e respostas frequentes

MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA Perguntas e respostas frequentes MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA 1 MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA É possível condicionar a nova contratação de plano ao pagamento da dívida pelo ex beneficiário contratante de plano individual/ familiar? Não. É

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor AULA 15 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 RESCISÃO CONTRATUAL COMPRA E VENDA DE APARTAMENTO POR CULPA DO ADQUIRENTE (CONSUMIDOR) 2 1. Fundamentação

Leia mais

Advogados : Renata Alice Pessôa Ribeiro de Castro Stutz (OAB/RO 1.112) e outros

Advogados : Renata Alice Pessôa Ribeiro de Castro Stutz (OAB/RO 1.112) e outros TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA 2ª Câmara Cível Data de distribuição :28/07/2008 Data de julgamento :17/09/2008 100.005.2007.006353-8 Apelação Cível Origem : 00520070063538 Ji-Paraná/RO (2ª Vara Cível)

Leia mais

Código de Defesa do Consumidor na Saúde

Código de Defesa do Consumidor na Saúde AULA 56 INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Código de Defesa do Consumidor na Saúde 1 CONCEITO DE CONSUMIDOR Artigo 2º da Lei n. 8.078/90 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016

JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016 JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016 INTRODUÇÃO Tema A judicialização da saúde em relação aos Dispositivos Médicos Implantáveis (DMI)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 292.544 - SP (2013/0028032-3) RELATOR S : MINISTRO RAUL ARAÚJO : FLÁVIO NEVES COSTA E OUTRO(S) OSMAR MENDES PAIXÃO CÔRTES E OUTRO(S) EMENTA PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde. Tema: Negativa de tratamento - doença preexistente

Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde. Tema: Negativa de tratamento - doença preexistente AULA 35 Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Saúde Suplementar Tema: Negativa de tratamento - doença preexistente 1 Art. 35-G da LPS Aplicam-se subsidiariamente aos contratos entre

Leia mais

Relação Jurídica de Consumo

Relação Jurídica de Consumo AULA INTRODUTÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 1. Apresentação do curso de pós-graduação em Direito

Leia mais

CENTAURO VIDA E PREVIDENCIA S/A VILMAR JOSE ALVES DA SILVA A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos.

CENTAURO VIDA E PREVIDENCIA S/A VILMAR JOSE ALVES DA SILVA A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos. APELAÇÃO CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL. SEGUROS. DPVAT. AÇÃO DE COBRANÇA. INVALIDEZ PERMANENTE. PRESCRIÇÃO NÃO VERIFICADA. SENTENÇA REFORMADA. A indenização do seguro obrigatório DPVAT deve ser paga de forma proporcional

Leia mais

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)-

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Relação de Consumo

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. 2 9a Câmara APELAÇÃO S/ REVISÃO N /4. Comarca de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 4. V.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. 2 9a Câmara APELAÇÃO S/ REVISÃO N /4. Comarca de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 4. V. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO 2 9a Câmara APELAÇÃO S/ REVISÃO N 1 2 4 1 4 9 0-0/4 Comarca de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 4. V. CÍVEL P r o c e s s o 38380/08 APTE RAIMUNDA AUGUSTA LIMA ALVES APDO MARÍTIMA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 485 ACÓRDÃO Registro: 2016.0000892863 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1042612-05.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante LIVING PROVANCE EMPREENDIMENTOS

Leia mais

III ENCONTRO DE SEGURO GARANTIA 12/11/2013

III ENCONTRO DE SEGURO GARANTIA 12/11/2013 III ENCONTRO DE SEGURO GARANTIA 12/11/2013 Seguro Garantia Judicial Nova Circular Susep nº477 de 1º de Outubro de 2013; dados de mercado e novas oportunidades. João Alfredo Di Girolamo Filho Advogado -

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO STF, RE 116.658, 2ª Turma, Rel. Min. Francisco Rezek Ex. detento preso e morto por companheiro de cela STF, RESP. 272.839 -MT Min. GILMAR MENDES, 8.4.2005. DANO + CERTO

Leia mais

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Crise imobiliária e o Direito A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Rubens Leonardo Marin 27/04/2017 Plano de aula As extinções contratuais e suas formas Crise no mercado imobiliário

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contrato em Espécie - Aula n. 47

Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contrato em Espécie - Aula n. 47 Práticas Abusivas nos Contratos em Espécie Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contrato em Espécie - Aula n. 47 Tutelas provisórias a serviço do consumidor Tipos de Tutelas provisórias

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.289.998 - AL (2011/0171785-0) RELATORA RECORRENTE RECORRIDO : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : UNIMED PALMEIRA DOS ÍNDIOS - COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO : JOSÉ ESPEDITO ALVES E OUTRO(S)

Leia mais

CONTRATOS DE SEGURO. Atividade securitária. Seguro de Pessoas. Seguro de danos. Liquidação do Seguro. Resseguro.

CONTRATOS DE SEGURO. Atividade securitária. Seguro de Pessoas. Seguro de danos. Liquidação do Seguro. Resseguro. CONTRATOS DE SEGURO Atividade securitária. Seguro de Pessoas. Seguro de danos. Liquidação do Seguro. Resseguro. CONCEITO: O contrato de seguro é aquele pelo qual uma das partes (segurador) se obriga para

Leia mais

TEMA 9: DIREITO DOS CONTRATOS: PARTE GERAL

TEMA 9: DIREITO DOS CONTRATOS: PARTE GERAL TEMA 9: DIREITO DOS CONTRATOS: PARTE GERAL EMENTÁRIO DE TEMAS: Parte Geral de Contratos: Classificação dos Contratos. LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Contratos. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS COBRANÇA DE DÍVIDAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor Quando o fornecedor for cobrar algum débito do consumidor, não poderá expô-lo ao ridículo,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 354 Registro: 2017.0000328113 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1018032-71.2015.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 CONCEITO DE CONSUMIDOR Artigo 2º da Lei n. 8.078/90 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire

Leia mais

Vistos lauda 1

Vistos lauda 1 fls. 140 SENTENÇA Processo Digital nº: 1018317-93.2018.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Adriano Santos de Oliveira Requerido: Rio

Leia mais

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro fls. 228 SENTENÇA Processo Digital nº: 1105412-35.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Victor Yukio Nakandakari Requerido: Queiroz

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao consumidor Compra fora do

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 08

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 08 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Efeitos Patrimoniais Conti.: a) Princípios: Pacto antenupcial: Veja o pacto antenupcial disponibilizado

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA NEGATIVA DE TRATAMENTO EM RAZÃO DE DOENÇA PREEXISTENTE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA NEGATIVA DE TRATAMENTO EM RAZÃO DE DOENÇA PREEXISTENTE NEGATIVA DE TRATAMENTO EM RAZÃO DE DOENÇA PREEXISTENTE Prof. Joseval Martins Viana - Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Aula 67 Conceito Doenças e lesões preexistentes (DLP) são aquelas

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.409.209 - CE (2013/0338180-5) RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON EMENTA PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIÁRIO - RECURSO ESPECIAL - EXECUÇÃO - ÓBITO DA PARTE AUTORA - PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO

Leia mais

SENTENÇA. Foi deferida a tutela antecipada (fls. 77).

SENTENÇA. Foi deferida a tutela antecipada (fls. 77). fls. 158 SENTENÇA Processo Digital nº: 1014104-44.2018.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Dalton Silva Ferreira de Andrade e outro

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.441.909 - RS (2014/0056553-6) RELATORA : MINISTRA DIVA MALERBI (DESEMBARGADORA CONVOCADA TRF 3ª REGIÃO) RECORRENTE : FELIPE JAPPE DE FRANÇA ADVOGADO : FELIPE JAPPE DE FRANÇA (EM CAUSA

Leia mais

Teoria da Perda do Tempo Útil

Teoria da Perda do Tempo Útil Teoria da Perda do Tempo Útil Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Aula n. 38 - Contratos em Espécies 1 Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor (Expressão utilizada pelo STJ)

Leia mais

TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE

TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE EMENTÁRIO DE TEMAS: Contratos em Espécie: Compra e Venda. LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Contratos. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 3ª

Leia mais

Apelação Cível n , de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior

Apelação Cível n , de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior Apelação Cível n. 2010.078282-8, de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE COBRANÇA SECURITÁRIA C/C COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS. CONTRATO DE SEGURO DE VIDA EM GRUPO. PRESCRIÇÃO.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Contrato de Seguro: a) Conceito: Pelo contrato de seguro uma empresa especializada obriga-se para com outro,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000017445 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1012334-50.2016.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante BIG TOP 2 INCORPORADORA LTDA.,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174, parágrafo único. A prescrição se interrompe: I pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução

Leia mais

CARTILHA DPVAT. TimeDoc. Documento no tempo certo

CARTILHA DPVAT. TimeDoc. Documento no tempo certo CARTILHA DPVAT TimeDoc Documento no tempo certo O QUE É O SEGURO DPVAT? O TIME DOC, SEU DESPACHANTE ONLINE, RESPONDE PARA VOCÊ. O DPVAT é o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores

Leia mais

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações Do Adimplemento e Extinção das Obrigações TÍTULO IV Do Inadimplemento das Obrigações CAPÍTULO V 1 2 Conforme afirma Orlando Gomes, a cláusula penal, também chamada pena convencional, é o pacto acessório

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA : CONDOMINIO DO EDIFICIO ATHENAS ADVOGADA : CLARICE PEREIRA PINTO E OUTRO(S) AGRAVADO : IRMÃOS RODOPOULOS LTDA ADVOGADOS : GUSTAVO TOSI EMENTA AGRAVO INTERNO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 214.435 - DF (2012/0165409-1) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO SIDNEI BENETI : BANCO DO BRASIL S/A : CARLOS JOSE MARCIERI E OUTRO(S) : OLAVO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 1.140.664 - SP (2017/0180379-4) RELATORA AGRAVANTE : MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI : ADVOGADO : FERNANDA ELISSA DE CARVALHO AWADA E OUTRO(S) - SP132649 AGRAVADO : AGRAVADO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE. Módulo: Saúde Privada

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE. Módulo: Saúde Privada AULA N. 37 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE Módulo: Saúde Privada 1 Lembrete: Na última aula, avisei que trataríamos hoje da tutela provisória na negativa de tratamento, mas vamos deixar para

Leia mais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Da Prescrição e da Decadência Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos a que aludem os arts.

Leia mais

129 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL CONFLITO DE COMPETÊNCIA

129 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL CONFLITO DE COMPETÊNCIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL CONFLITO DE COMPETÊNCIA nº 0001916-79.2014.8.19.0000 (5) Suscitante: EGRÉGIA 14ª CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Leia mais

Procedimento Sumário Requerente:

Procedimento Sumário Requerente: fls. 226 SENTENÇA Processo nº: 1000853-33.2016.8.26.0001 - Procedimento Sumário Requerente: xxxxxxxxxxxxxxx Requerido: Golden Cross Assistência Internacional de Saúde LTDA Exma. Sra. Dra. Juíza Simone

Leia mais

6ª CÂMARA CÍVEL Gabinete do Desembargador Norival Santomé APELAÇÃO CÍVEL N.º ( ) COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA

6ª CÂMARA CÍVEL Gabinete do Desembargador Norival Santomé APELAÇÃO CÍVEL N.º ( ) COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA APELAÇÃO CÍVEL N.º 316468-64.2012.8.09.0051 (201293164682) COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA APELANTE: APELADO: RELATOR: CAPEMISA SEGURADORA DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A VITÓRIA MALAQUIAS MOREIRA e OUTROS DR.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.277.724 - PR (2011/0217334-1) RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA RECORRENTE : MARIA MADALENA FERREIRA VAZ E OUTRO ADVOGADO : MARCOS ANTÔNIO NUNES DA SILVA E OUTRO(S) RECORRIDO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE A lei que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde é a 9.656, de 03 de julho de 1998. Plano Privado de Assistência à

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 326 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000166041 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1041904-52.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante GRANADA INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

THAYANI CRUZ NANNINI e RODRIGO MACHADO GOMES ajuizaram "ação de rescisão contratual" contra GAFISA SPE-127 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA.

THAYANI CRUZ NANNINI e RODRIGO MACHADO GOMES ajuizaram ação de rescisão contratual contra GAFISA SPE-127 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. fls. 140 SENTENÇA Processo Digital nº: 1009303-59.2016.8.26.0002 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Thayani Cruz Nannini e outro Requerido: Gafisa

Leia mais

SENTENÇA. A petição inicial foi instruída com os documentos de fls. 15/81.

SENTENÇA. A petição inicial foi instruída com os documentos de fls. 15/81. fls. 184 C O N C L U S Ã O Aos 27 de janeiro de 2017, faço estes autos conclusos à MM. Juíza de Direito da 37ª Vara Cível Central da Comarca de São Paulo, Dra. Adriana Cardoso dos Reis. Eu, Juliana Araki

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.286.253 - SP (2011/0211865-3) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SABESP INTERES. : ANTONIO GONÇALVES

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS. Condições Particulares

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS. Condições Particulares SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS Condições Particulares Processo SUSEP nº. 10.005462/99-17 1 ÍNDICE Cláusula 1 ª OBJETIVO DO SEGURO... 3 CLÁUSULA 2 ª SEGURADOS... 3 CLÁUSULA 3 ª RISCOS COBERTOS... 3 CLÁUSULA

Leia mais

Por: Gustavo Rodrigues

Por: Gustavo Rodrigues Por: Gustavo Rodrigues AUMENTO DO NÚMERO DE AÇÕES INDENIZATÓRIAS CRESCIMENTO DE 140% NO STJ 2010: 260 PROCESSOS x 2014: 626 PROCESSOS 18 MÉDICOS COM REGISTRO CASSADO 625 MÉDICOS CUMPRIRAM PENAS DIVERSAS

Leia mais

LOCAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS

LOCAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS Edição N. 53 Brasília, 16 de março de 2016 As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO CONSTRUTOR. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Brasília, abril de 2018

RESPONSABILIDADE CIVIL DO CONSTRUTOR. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Brasília, abril de 2018 RESPONSABILIDADE CIVIL DO CONSTRUTOR Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Brasília, abril de 2018 INTRODUÇÃO Tema Responsabilidade civil do construtor na jurisprudência do STJ Duas partes INTRODUÇÃO

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 63 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Artigo 13, parágrafo único, inciso II, da Lei n. 9.656/98 Os contratos de produtos de que tratam o inciso I e o 1 o do art. 1 o desta Lei

Leia mais

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de fls. 164 SENTENÇA Processo nº: 1005919-57.2017.8.26.0001 - Procedimento Comum Requerente: Judith Gonçalves da Silva Requerido: Uniproperties Empreendimentos Imobiliários Ltda. Eximo. Sr. Dr. Juiz Ademir

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Cláusulas Abusivas - Parte XIII Prof. Francisco Saint Clair Neto Em contrato de mútuo, avençou-se garantia fidejussória com expressa previsão de manutenção da fiança em caso de prorrogação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Martins Viana 1 2 Foro Competente - Artigo 101, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO. Condições Especiais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO. Condições Especiais SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO Condições Especiais Processo SUSEP 10.005462/99-17 0 ÍNDICES CLÁUSULA SUPLEMENTAR DE INCLUSÃO AUTOMÁTICA DE CÔNJUGE 1. Objetivo do Seguro 2. Definições 3. Garantias

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Registro: 2014.0000554XXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXXX-55.2009.8.26.0565, da Comarca de São Caetano do Sul, em que é apelante MARLENE (Omitido) e apelada JACUTINGA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Orloff Neves Rocha PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Orloff Neves Rocha PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO REGIMENTAL NA APELAÇÃO CÍVEL N 474552-19.2011.8.09.0175 (201194745520) COMARCA :GOIÂNIA AGRAVANTE :LUCIANO PEREIRA DA SILVA AGRAVADO :ESTADO DE GOIÁS RELATOR :Desembargador

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GOMES VARJÃO (Presidente), NESTOR DUARTE E ROSA MARIA DE ANDRADE NERY.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GOMES VARJÃO (Presidente), NESTOR DUARTE E ROSA MARIA DE ANDRADE NERY. PODER JUDICIÁRIO Registro: 2012.0000020380 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 9150503-02.2008.8.26.0000, da Comarca de Teodoro Sampaio, em que é apelante LEONEL LOPES CORADO

Leia mais

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS LEI 13.786/2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/ 1990 Leis especiais contratos imobiliários Decreto-lei 58, de 1937 Lei 4.591, de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 07 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR VÍCIO - AUTOMÓVEL ZERO QUILÔMETRO 1 CASE JURÍDICO Consumidor adquire veículo no valor de R$ 80.900,00 (oitenta mil e novecentos reais), mas teve trocas subsequentes

Leia mais

Principais riscos deste mercado: Morte prematura Invalidez (temporária ou permanente) Enfermidade grave Sobrevivência Desemprego involuntário

Principais riscos deste mercado: Morte prematura Invalidez (temporária ou permanente) Enfermidade grave Sobrevivência Desemprego involuntário 27/09/2013 FENAPREVI é uma das 4 Federações filiadas a CNSEG e tem entre seus objetivos trabalhar pelo fortalecimento do segmento de seguros de pessoas e previdência complementar aberta, bem como promover

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATOS DE SEGURO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATOS DE SEGURO CONTRATOS DE SEGURO Prof. Joseval Martins Viana 1 Contrato de Seguro-Saúde e Contrato de Plano de Saúde 1. Conceitos 2. Relação de Consumo - Regido pelo Código Civil e pelo Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes.

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes. fls. 178 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 1010XXX-94.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro VERA LUCIA K. e outro PDG

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 7-5-18 Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO Próximo trabalho (a ser entregue no dia da realização da NP2) No máximo em uma página Manuscrito com a

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 2 Registro: 2014.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXX- XX.2011.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante COOPERATIVA HABITACIONAL TERRA PAULISTA,

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Tema: Parcelamento de ofício da dívida tributária e prescrição. Termo inicial do prazo prescricional do crédito de IPTU. RECURSO ESPECIAL (REsp) O parcelamento de ofício da dívida

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR MARCUS OLIVEIRA Mestre em Direito Tributário Questão problema Pode haver aplicação

Leia mais

Ações de locação e o novo CPC

Ações de locação e o novo CPC Ações de locação e o novo CPC ANSELMO PRIETO ALVAREZ Procurador do Estado de São Paulo; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da (PUC/SP); Pós-doutor pela Universidade de

Leia mais

Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região Mato Grosso do Sul

Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região Mato Grosso do Sul Resolução CREF11/MS nº 155/2015 Campo Grande, 01 de dezembro de 2015. Dispõe sobre valores e formas de pagamentos das anuidades do CREF11/MS para o Exercício de 2016 e dá outras providencias. O PRESIDENTE

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS PRINCÍPIOS DA ISONOMIA E DA IRRETROATIVIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS PRINCÍPIOS DA ISONOMIA E DA IRRETROATIVIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS PRINCÍPIOS DA ISONOMIA E DA IRRETROATIVIDADE contatos @alessandrospilborghs @alespilborghs alessandro spilborghs alessandro spilborghs INTRODUÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Registro: 2017.0000833580 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1006805-78.2016.8.26.0005, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CARDIF DO BRASIL SEGUROS E GARANTIAS S/ACARDIF

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 54 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Função social do contrato Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros.

Leia mais

EMPRÉSTIMO BANCÁRIO: - Limitação de Desconto na Folha de Pagamento

EMPRÉSTIMO BANCÁRIO: - Limitação de Desconto na Folha de Pagamento EMPRÉSTIMO BANCÁRIO: - Limitação de Desconto na Folha de Pagamento Aula 39 Pós Graduação em Direito do Consumidor 1 Cliente, funcionário público, faz empréstimo de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Superintendência de Seguros Privados

MINISTÉRIO DA FAZENDA Superintendência de Seguros Privados MINISTÉRIO DA FAZENDA Superintendência de Seguros Privados CIRCULAR SUSEP N o 315, de 29 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a concessão, pelas entidades abertas de previdência complementar e sociedades

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 192 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000561646 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1004129-65.2016.8.26.0068, da Comarca de Santana de Parnaíba, em que é apelante ELBRUS EMPREENDIMENTOS

Leia mais