é a distância entre um determinado ponto da linha

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "é a distância entre um determinado ponto da linha"

Transcrição

1 Erro de Minimização O algoritmo do erro de minimização para efectuar a auto-localização de robôs foi desenvolvido de forma a superar os problemas existentes nas três abordagens identificadas, no sentido de preencher todos os requisitos necessários á auto-localização: robustez, eficiência e precisão. É baseado na actualização de passos que modelam o problema da localização em um erro de minimização e usando um minimizador numérico eficiente. Adicionalmente é possível obter uma medida de confiabilidade da posição estimada analisando a estrutura da função de erro, de forma a ser possível aplicar um processo de fusão sensorial para aumentar a precisão da estimativa. Este algoritmo é dependente dos dados obtidos do pré-processamento das imagens obtidas pela câmera montada no robô, ou outros sensores como ultra-sons e infravermelhos. Adequar as informações da Visão à estimativa da posição Para encontrar a posição e orientação do robô em relação à informação obtida do préprocessamento da imagem define-se uma função de erro que descreve a aptidão de uma determinada estimativa. A ideia é fazer com que os pontos da linha detectados coincidam com as linhas do campo o melhor possível, assumindo que a posição e orientação do robô são verdadeiras. Dai a minimização do erro retornar a melhor estimativa. Seja (p, ) o par que define a posição do robô, p=(px,py), e orientação,, do robô no sistema de coordenadas global. A lista de pontos da linha detectados relativamente ao robô é dada por s1,,sn. Então a posição do ponto da linha no sistema de coordenadas global é dada por: Minimizando o erro entre os pontos da linha detectados e as linhas de campo reais significa resolver: Em que a função é a distância entre um determinado ponto da linha no campo relativamente à linha do campo mais próxima deste. continuo e seccionalmente diferenciável e pode ser obtido através do conhecimento das linhas de campo que estão definidas nas regras do RoboCup. err é uma função de erro para os desvios entre os pontos da linha e as linhas do modelo, linhas do campo. é Figura 1: Esboço do ponto da linha detectado, relativamente ao eixo de coordenadas do robô e ao eixo de coordenadas global

2 Devido ao ruído e à imperfeição que advém do pré-processamento da imagem, somos confrontados com uma quantidade substancial de pontos da linha mal detectados, o que influência e distorce a estimativa. Por esse motivo é usado uma aproximação da função de erro que limita a influência dos pontos da linha que têm demasiado erro: em que o parâmetro c é aproximadamente 250. Devido à não linearidade da função de minimização não é possível calcular analiticamente a sua solução, embora necessitemos de um minimizador numérico. Como d é diferenciável em praticamente todo o lado, é possível calcular o seu gradiente também em praticamente todo o lado e interpolar os pontos não diferenciáveis. Para resolver isto podemos usar o método do gradiente descendente, isto é, usando o algoritmo de treino Resilient PROPagation (RPROP) devido à sua rápida convergência e à sua elevada robustez, sendo necessárias apenas 10 iterações para resolver a tarefa de minimização.

3 Algoritmo RPROP A retropropagação (BackPropagation) é o algoritmo mais usado em aprendizagem supervisionada em redes neuronais de múltipla camada. A ideia básica do algoritmo de aprendizagem de retroprogação é a repetição da aplicação de uma cadeia de regras para calcular a influência de cada peso da rede com respeito à arbitrariedade da função de erro E: Onde é o peso do neurónio j ao neurónio i, s i é a saída, e net i é a soma pesada das entradas do neurónio i. Uma vez sabida a derivada parcial para cada peso, o objectivo de minimizar a função de erro é atingido resolvendo o gradiente descendente: Obviamente a escolha da taxa de aprendizagem, que escala a derivada, tem um importante efeito no tempo necessário até a convergência ser alcançada. Se este valor for muito pequeno são necessários muitos passos para se alcançar uma solução aceitável; pelo contrário uma taxa de aprendizagem elevada leva à oscilação evitando que o erro caia abaixo de um determinado valor. Uma das primeiras formas propostas para resolver este problema foi a introdução de um termo de momento em que o parâmetro de momento escala a influência do passo anterior no currente passo: Acredita-se que termo de momento torna o processo de aprendizagem mais estável e que acelera a aprendizagem nas regiões superficiais da função de erro. No entanto, a experiência prática mostra que isso nem sempre é verdade, pois o valor óptimo para o parâmetro de momento tem igualmente um problema de dependência, como a taxa de aprendizagem, pelo que a melhoria geral não é conseguida. Vários algoritmos de adaptação da aprendizagem foram desenvolvidos para lidar com o problema de calcular o valor apropriado dos pesos. Um desses algoritmos é o Resilient Propagation (RPROP) que foi desenvolvido no intuito de evitar o problema da adaptabilidade desfocada, assim o RPROP altera o valor da actualização do peso,, directamente sem considerar o valor da derivada parcial. RPROP efectua a adaptação directa do peso de cada passo baseado na informação do gradiente local, não sendo esta adaptação influenciada pelo comportamento do gradiente. Para atingir isto, cada peso tem o seu próprio valor de actualização, que somente determina o tamanho da actualização do peso. Este valor evolui durante o processo de aprendizagem baseado na sua visão sobre a função de erro E, de acordo com a seguinte regra de aprendizagem: Então sempre que a derivada do peso correspondente muda de sinal, isso indica que a ultima actualização foi muito alta e que o algoritmo saltou para um mínimo local, pelo que o valor de actualização é diminuído pelo factor. Se a derivada mantiver o sinal, o valor de actualização é ligeiramente aumentado com o objectivo de acelerar a convergência nas regiões superficiais.

4 Quando o valor de actualização para cada peso estiver adaptado, a actualização dos pesos segue uma regra simples: se a derivada é positiva, erro aumentou, o peso é diminuído pelo valor de actualização; se a derivada é negativa o valor de actualização é somado: Mas existe uma excepção, que ocorre quando a derivada parcial muda de sinal, ou seja, quando o passo anterior foi tão grande que o mínimo desaparece, então a actualização do peso é revertida:

5 Então o algoritmo RPROP é dado por: Para todos os pesos fazer If begin End else begin If Else if End If Else if End Os parâmetros são definidos inicialmente com os seguintes valores, valores estes que advém do conhecimento e estudo prático do algoritmo: Embora estes sejam os parâmetros definidos por eleição, uma grande vantagem do RPROP é que para a maior parte dos problemas não é necessário fazer-se a escolha do valor dos parâmetros para obter o tempo de convergência óptimo. O problema da ambiguidade do cálculo do erro Apesar de a minimização do erro, apresentada anteriormente resolver robustamente o problema da auto-localização do robô, há situações em que ocorre ambiguidade na estimativa da posição e orientação do robô, tanto devido à pouca informação disponibilizada pelo pré-processamento da imagem, como o local onde o robô se encontra no campo, ou seja, numa situação com um mínimo global distinto a tarefa de optimização é bem colocada e todos os parâmetros podem ser estimados com fiabilidade. Mas há situações em que a tarefa de optimização é mal colocada devido ao reduzido número de pontos da linha ou devido à má estrutura dos pontos da linha. Por exemplo na situação em que o robô está localizado próximo de uma linha lateral, em que a distância à linha lateral, isto é, a coordena em y, é estimada com fiabilidade enquanto que a coordenada em x é ambígua. Desta forma a função de erro é caracterizada por um vale valores semelhantes. Para resolver este problema de abertura/ambiguidade, é necessário reconhecer três situações possíveis:

6 (a) A função de erro exibe um mínimo global distinto, assim é possível estimar p e com fiabilidade; (b) A função de erro é totalmente plana, devido ao reduzido número de pontos da linha, pelo que não é possível estimar qualquer parâmetro; (c) A função de erro exibe uma estrutura tipo vale em volta do mínimo. Neste caso pode-se estimar robustamente os parâmetros referentes ao eixo de coordenadas ortogonal ao vale, mas não se pode estimar os parâmetros referentes ao eixo de coordenadas paralelo ao vale, ou seja, é possível, estima p y e mas não p x. Para determinar a estrutura da função de erro em volta do mínimo propõe-se a análise da segunda derivada da função de erro: o valor de é pequeno no caso do vale ser paralelo ao eixo x e totalmente plano enquanto for grande se a função de erro tiver um mínimo distinto em relação ao eixo dos x. Da mesma forma se pode analisar e. Do ponto de vista prático o cálculo da derivada de segunda ordem simplifica a função d que é construída a partir das linhas do campo. A maioria destas linhas são paralelas ao eixo de coordenadas, só os cantos e o centro circular é que não são linhas rectas. Assim a função d é seccionamento linear na maior parte do campo e a sua derivada de segunda ordem é zero nessas zonas. As derivadas de primeira ordem podem ser decompostas da seguinte forma: Onde E Onde é a derivada de em ordem a Calculando as derivadas de segunda ordem obtém-se:

7 Infelizmente a função de aproximação não é totalmente definida positiva e, portanto, o critério da curvatura pode ser enganoso, isto é, a derivada parcial de segunda ordem pode ser reduzida para um mínimo local. No entanto este problema é causado apenas a partir de observações periféricas, uma vez que a função de erro é definida positiva no intervalo. Para evitar este problema é usado um truque em que nas equações da segunda derivada parcial a função de erro original é substituída pela função de erro quadrática e são ignoradas as observações periféricas. Desta forma a função de erro fica definida positiva e o critério de curvatura mostra resultados.

dist:=distance(pos); ou seja, o somatório dos erros mínimos, que advém do cálculo da distância mínima, uma vez, que o erro é função da distância.

dist:=distance(pos); ou seja, o somatório dos erros mínimos, que advém do cálculo da distância mínima, uma vez, que o erro é função da distância. Implementação das funções do algoritmo De seguida são demonstradas as derivadas de primeira e de segunda ordem, paras as variáveis necessárias, notar que apenas são demonstradas, não é explicado aqui para

Leia mais

Estudo e Implementação de um Algoritmo de Localização Baseado na Correspondência de Mapas

Estudo e Implementação de um Algoritmo de Localização Baseado na Correspondência de Mapas Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Estudo e Implementação de um Algoritmo de Localização Baseado na Correspondência de Mapas Manuel Carlos Monteiro Gouveia Dissertação/Relatório de Projecto

Leia mais

Optimização. Carlos Balsa. Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança

Optimização. Carlos Balsa. Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança Optimização Carlos Balsa balsa@ipb.pt Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança Matemática Aplicada - Mestrados Eng. Química e Industrial Carlos Balsa Matemática Aplicada

Leia mais

Capítulo 5 - Optimização Não-Linear

Capítulo 5 - Optimização Não-Linear Capítulo 5 - Optimização Não-Linear balsa@ipb.pt Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança Mestrados em Engenharia da Construção Métodos de Aproximação em Engenharia

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.3. Perceptron Multicamadas - MLP 2.3.1. Introdução ao MLP 2.3.2. Treinamento

Leia mais

Resumo. Filtragem Adaptativa. Filtros adaptativos. Tarefas desempenhadas pelos filtros

Resumo. Filtragem Adaptativa. Filtros adaptativos. Tarefas desempenhadas pelos filtros Resumo Filtragem Adaptativa Luís Caldas de Oliveira lco@istutlpt Instituto Superior Técnico Sistemas de filtragem adaptativa Conceitos de filtragem adaptativa Filtro de Wiener Algoritmo steepest descent

Leia mais

E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO. Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade. Curso de Nível III Técnico de Laboratório

E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO. Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade. Curso de Nível III Técnico de Laboratório E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO Curso de Nível III Técnico de Laboratório Técnico Administrativo PROFIJ Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade 2º Ano Ano Lectivo de 2008/2009

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais Marcelo K. Albertini 24 de Julho de 2014 2/34 Conteúdo Perceptron Gradiente descendente Redes multicamadas Retropropagação de erros 3/34 Modelos conexionistas Humanos Tempo de

Leia mais

Método de Quadrados Mínimos: Caso discreto

Método de Quadrados Mínimos: Caso discreto Método de Quadrados Mínimos: Caso discreto Marina Andretta ICMC-USP 23 de maio de 2012 Baseado no livro Análise Numérica, de R. L. Burden e J. D. Faires. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0500 - cálculo numérico

Leia mais

Prof. MSc. David Roza José 1/37

Prof. MSc. David Roza José 1/37 1/37 Métodos Abertos Objetivos: Reconhecer as diferenças entre os métodos intervalados e abertos para a localização de raízes; Compreender o método da iteração de ponto-fixo e avaliar suas características

Leia mais

Redes Neurais e Sistemas Fuzzy

Redes Neurais e Sistemas Fuzzy Redes Neurais e Sistemas Fuzzy O ADALINE e o algoritmo LMS O ADALINE No contexto de classificação, o ADALINE [B. Widrow 1960] pode ser visto como um perceptron com algoritmo de treinamento baseado em minimização

Leia mais

étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES DE UMA OU MAIS VARIÁVEIS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES DE UMA OU MAIS VARIÁVEIS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES DE UMA OU MAIS VARIÁVEIS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO

Leia mais

Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T2 FÍSICA EXPERIMENTAL I /08 FORÇA GRAVÍTICA

Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T2 FÍSICA EXPERIMENTAL I /08 FORÇA GRAVÍTICA Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T2 FÍSICA EXPERIMENTAL I - 2007/08 1. Objectivo FORÇA GRAVÍTICA Comparar a precisão de diferentes processos de medida; Linearizar

Leia mais

Métodos Numéricos Zeros Newton-Raphson e Secante. Professor Volmir Eugênio Wilhelm Professora Mariana Kleina

Métodos Numéricos Zeros Newton-Raphson e Secante. Professor Volmir Eugênio Wilhelm Professora Mariana Kleina Métodos Numéricos Zeros Newton-Raphson e Secante Professor Volmir Eugênio Wilhelm Professora Mariana Kleina Método Newton Raphson 2 Método Newton-Raphson Dada uma função f( contínua num intervalo fechado

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS ENSINO RECORRENTE DE NÍVEL SECUNDÁRIO POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DISCIPLINA : MATEMÁTICA A ANO: 10.º - CONJUNTO DOS MÓDULOS 1-2-3 DURAÇÃO

Leia mais

TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Redes Neurais Artificiais

TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Redes Neurais Artificiais TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Redes Neurais Artificiais ricardo.kerschbaumer@ifc.edu.br http://professor.luzerna.ifc.edu.br/ricardo-kerschbaumer/ Introdução O Cérebro humano Mais fascinante processador

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PERCEPTRON MULTICAMADAS Prof. Dr. André A. P. Biscaro 1º Semestre de 2018 Arquitetura Redes Perceptron de Múltiplas Camadas (PMC), também conhecidas como redes MLP (Multiple Layer

Leia mais

3 Aprendizado por reforço

3 Aprendizado por reforço 3 Aprendizado por reforço Aprendizado por reforço é um ramo estudado em estatística, psicologia, neurociência e ciência da computação. Atraiu o interesse de pesquisadores ligados a aprendizado de máquina

Leia mais

Algoritmos de Aprendizado. Formas de Aprendizado. Aprendizado Batch x Incremental. Aprendizado Batch x Incremental

Algoritmos de Aprendizado. Formas de Aprendizado. Aprendizado Batch x Incremental. Aprendizado Batch x Incremental Algoritmos de Aprendizado Regra de Hebb Perceptron Delta Rule (Least Mean Square Back Propagation Formas de Aprendizado Existe dois métodos básicos de aplicação do algoritmo Back Propagation: Aprendizado

Leia mais

MÉTODOS NEWTON E QUASE-NEWTON PARA OTIMIZAÇÃO IRRESTRITA

MÉTODOS NEWTON E QUASE-NEWTON PARA OTIMIZAÇÃO IRRESTRITA MÉTODOS NEWTON E QUASE-NEWTON PARA OTIMIZAÇÃO IRRESTRITA Marlon Luiz Dal Pasquale Junior, UNESPAR/FECILCAM, jr.marlon@hotmail.com Solange Regina dos Santos (OR), UNESPAR/FECILCAM, solaregina@fecilcam.br

Leia mais

Resolução de sistemas de equações lineares: Método do Gradiente

Resolução de sistemas de equações lineares: Método do Gradiente Resolução de sistemas de equações lineares: Método do Gradiente Marina Andretta ICMC-USP 24 de março de 2015 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0301 - Métodos Numéricos para Engenharia I 24 de março de 2015

Leia mais

Introdução às Redes Neurais Artificiais

Introdução às Redes Neurais Artificiais Introdução às Redes Neurais Artificiais Perceptrons de Múltiplas Camadas I Prof. João Marcos Meirelles da Silva www.professores.uff.br/jmarcos Departamento de Engenharia de Telecomunicações Escola de Engenharia

Leia mais

Occupancy grid based graph-slam using the distance transform, SURF features and SGD

Occupancy grid based graph-slam using the distance transform, SURF features and SGD Occupancy grid based graph-slam using the distance transform, SURF features and SGD Autores: Arturo Gil, Miguel Juliá, Óscar Reinoso Artur Segal Kaim Agenda Introdução Arquitetura Resultados Trabalho futuro

Leia mais

Novas Tecnologias de Informação Licenciatura em Estatística e Gestão de Informação. Escolha uma e uma só resposta para cada uma das seguintes questões

Novas Tecnologias de Informação Licenciatura em Estatística e Gestão de Informação. Escolha uma e uma só resposta para cada uma das seguintes questões Novas Tecnologias de Informação Licenciatura em Estatística e Gestão de Informação Cotação: Grupo I - 1 valor cada; Grupo II-1,4, Grupo III-1,2,2 ATENÇÃO: Cada pergunta de escolha múltipla errada desconta

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Linear (PL) Aula 10: Método Simplex Técnica das variáveis artificias Método das penalidades ( Big M ). Método das duas fases. 2 Modificando o Exemplo Protótipo. Suponha-se que é modificado

Leia mais

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099]

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL Disciplina Anual Assunto Aula 16 Redes Neurais Artificiais (MLP) 2 de 24 (MLP) Sumário Introdução

Leia mais

Cinemática Inversa (numérica) Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Cinemática Inversa (numérica) Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Cinemática Inversa (numérica) Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS2ROB1 Fundamentos de Robótica Joinville 01/10/2018 Cinemática Inversa sumário Modelo cinemático inverso métodos analíticos

Leia mais

Cálculo Numérico Ponto Fixo

Cálculo Numérico Ponto Fixo Cálculo Numérico Ponto Fixo Método do Ponto Fixo (MPF) Dada uma função f(x) contínua no intervalo [a,b] onde existe uma raiz única, f(x) = 0, é possível transformar tal equação em uma equação equivalente

Leia mais

Métodos para resolver problemas de otimização restrita

Métodos para resolver problemas de otimização restrita Métodos para resolver problemas de otimização restrita Marina Andretta ICMC-USP 22 de novembro de 2010 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0212 - Otimização não-linear 22 de novembro de 2010 1 / 13 Problema

Leia mais

Prof. Wagner Hugo Bonat. Bacharelado em Estatística Universidade Federal do Paraná. 15 de outubro de 2018

Prof. Wagner Hugo Bonat. Bacharelado em Estatística Universidade Federal do Paraná. 15 de outubro de 2018 Sistemas de Equações não lineares Prof. Wagner Hugo Bonat Bacharelado em Estatística Universidade Federal do Paraná 15 de outubro de 2018 Conteúdo Wagner Hugo Bonat Sistemas de Equações não lineares 2/34

Leia mais

Resolução Numérica de Equações (Parte II)

Resolução Numérica de Equações (Parte II) Cálculo Numérico Módulo III Resolução Numérica de Equações (Parte II) Prof: Reinaldo Haas Cálculo Numérico Bissecção Métodos Iterativos para a Obtenção de Zeros Reais de Funções Bissecção Newton-Raphson

Leia mais

Adimensionalizando a expressão acima utilizando mais uma vês a velocidade da ponta da pá e o comprimento da pá: 4 1.3

Adimensionalizando a expressão acima utilizando mais uma vês a velocidade da ponta da pá e o comprimento da pá: 4 1.3 1 Teoria conjunta elementos de pá e momento linear A teoria de elementos de pá parte de um determinado número de simplificações sendo que a maior (e pior) é que a velocidade induzida é uniforme. Na realidade

Leia mais

Prof. MSc. David Roza José 1/35

Prof. MSc. David Roza José 1/35 1/35 Métodos Iterativos Objetivos: Compreender a diferença entre os métodos de Gauss-Seidel e Jacobi; Saber analisar a dominância diagonal e entender o quê significa; Reconhecer como a relaxação pode ser

Leia mais

Marina Andretta. 17 de setembro de Baseado no livro Numerical Optimization, de J. Nocedal e S. J. Wright.

Marina Andretta. 17 de setembro de Baseado no livro Numerical Optimization, de J. Nocedal e S. J. Wright. Métodos de regiões de confiança Marina Andretta ICMC-USP 17 de setembro de 2014 Baseado no livro Numerical Optimization, de J. Nocedal e S. J. Wright. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0212 - Otimização não-linear

Leia mais

3 Filtro de Kalman Discreto

3 Filtro de Kalman Discreto 3 Filtro de Kalman Discreto As medidas realizadas por sensores estão sujeitas a erros, como pode ser visto no Capítulo 2. Os filtros são aplicados aos sinais medidos pelos sensores para reduzir os erros,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. 1 Existência e unicidade de zeros; Métodos da bissecção e falsa posição

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. 1 Existência e unicidade de zeros; Métodos da bissecção e falsa posição UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC1419 Cálculo Numérico - LISTA 1 - Zeros de Funções (Profs. André Camargo, Feodor Pisnitchenko, Marijana Brtka, Rodrigo Fresneda) 1 Existência e unicidade de zeros; Métodos

Leia mais

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

Variações do BP. Variações do BP. Variações do BP. Taxa de Aprendizado Adaptativa. Taxa de Aprendizado Adaptativa

Variações do BP. Variações do BP. Variações do BP. Taxa de Aprendizado Adaptativa. Taxa de Aprendizado Adaptativa A principal crítica ao algoritmo Back Propagation é o longo tempo de treinamento proposta de variações simples para acelerar o processo de aprendizado Taxa de Aprendizado Adaptativa Inicia-se com um valor

Leia mais

PUC-GOIÁS - Departamento de Computação

PUC-GOIÁS - Departamento de Computação PUC-GOIÁS - Departamento de Computação Fundamentos IV/Enfase Clarimar J. Coelho Goiânia, 28/05/2014 Polinômio de Newton Polinômio de Newton Ideia básica Ideias sobre aproximação linear e quadrática podem

Leia mais

7 Conclusões e desenvolvimentos futuros

7 Conclusões e desenvolvimentos futuros 7 Conclusões e desenvolvimentos futuros 7.1 Conclusões Este trabalho apresentou novas soluções para a determinação da posição de terminais de comunicações móveis com base em medidas de ToA. Nos métodos

Leia mais

sujeito a: 30x x (madeira) 5x x (horas de trabalho) x 1, x 2 0

sujeito a: 30x x (madeira) 5x x (horas de trabalho) x 1, x 2 0 IV. MÉTODO GRÁFICO O método gráfico só permite resolver problemas de PL de pequena dimensão (duas ou três variáveis) não tendo pois qualquer interesse prático. O método gráfico permite visualizar um conjunto

Leia mais

Resolução Numérica de Equações Métodos Parte II

Resolução Numérica de Equações Métodos Parte II Cálculo Numérico Resolução Numérica de Equações Métodos Parte II Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br MATERIAL ADAPTADO DOS SLIDES DA DISCIPLINA CÁLCULO NUMÉRICO DA UFCG - www.dsc.ufcg.edu.br/~cnum/

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 9 04/2014 Zeros reais de funções Parte 3 MÉTODO DE NEWTON RAPHSON Cálculo Numérico 3/42 CONSIDERAÇÕES INICIAS MÉTODO DO PONTO

Leia mais

Alocação de Unidades via Relaxação Lagrangeana

Alocação de Unidades via Relaxação Lagrangeana Alocação de Unidades via Relaxação Lagrangeana Prof. Antonio Simões Costa Grupo de Sistemas de Potência EEL - UFSC Relaxação Lagrangeana: Conceitos Iniciais 2 1 Alocação de Unidades via Relaxação Lagrangeana

Leia mais

Resolução Numérica de Equações Métodos Parte II

Resolução Numérica de Equações Métodos Parte II Cálculo Numérico Resolução Numérica de Equações Métodos Parte II Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br MATERIAL ADAPTADO DOS SLIDES DA DISCIPLINA CÁLCULO NUMÉRICO DA UFCG - www.dsc.ufcg.edu.br/~cnum/

Leia mais

Algoritmos de Aprendizado. Formas de Aprendizado. Aprendizado Batch x Incremental. Aprendizado Batch x Incremental

Algoritmos de Aprendizado. Formas de Aprendizado. Aprendizado Batch x Incremental. Aprendizado Batch x Incremental Algoritmos de Aprendizado Regra de Hebb Perceptron Delta Rule (Least Mean Square Multi-Layer Perceptrons (Back Propagation Radial Basis Functions (RBFs Competitive Learning Hopfield Formas de Aprendizado

Leia mais

SME0300 Cálculo Numérico Aula 6

SME0300 Cálculo Numérico Aula 6 SME0300 Cálculo Numérico Aula 6 Maria Luísa Bambozzi de Oliveira marialuisa @ icmc. usp. br Sala: 3-241 Página: tidia-ae.usp.br 20 de agosto de 2015 Aula Passada Equações Não-Lineares: Determinar raiz

Leia mais

A. Equações não lineares

A. Equações não lineares A. Equações não lineares 1. Localização de raízes. a) Verifique se as equações seguintes têm uma e uma só solução nos intervalos dados: i) (x - 2) 2 ln(x) = 0, em [1, 2] e [e, 4]. ii) 2 x cos(x) (x 2)

Leia mais

As Primitivas de f'(x) são o conjunto: { f(x): f(x)=2x + K, K real }= {..2x + 1.., 2x + 1/2,..2x + 0..,2x + 1/3,..2x }

As Primitivas de f'(x) são o conjunto: { f(x): f(x)=2x + K, K real }= {..2x + 1.., 2x + 1/2,..2x + 0..,2x + 1/3,..2x } 1 of 6 27/11/2006 00:48 Derivada Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Na matemática, a derivada de uma função é o conceito central do cálculo diferencial. A derivada pode ser usada para determinar

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.2. Perceptron 2.2.1. Introdução 2.2.2. Funcionamento do perceptron

Leia mais

Ana Paula. October 26, 2016

Ana Paula. October 26, 2016 Raízes de Equações October 26, 2016 Sumário 1 Aula Anterior 2 Método da Secante 3 Convergência 4 Comparação entre os Métodos 5 Revisão Aula Anterior Aula Anterior Aula Anterior Aula Anterior Método de

Leia mais

Métodos Numéricos - Notas de Aula

Métodos Numéricos - Notas de Aula Métodos Numéricos - Notas de Aula Prof a Olga Regina Bellon Junho 2007 Zeros de equações transcendentes e Tipos de Métodos polinomiais São dois os tipos de métodos para se achar a(s) raízes de uma equação:

Leia mais

f(1) = 6 < 0, f(2) = 1 < 0, f(3) = 16 > 0 x [2, 3].

f(1) = 6 < 0, f(2) = 1 < 0, f(3) = 16 > 0 x [2, 3]. 1 As notas de aula que se seguem são uma compilação dos textos relacionados na bibliografia e não têm a intenção de substituir o livro-texto, nem qualquer outra bibliografia. Métodos Numéricos Para Solução

Leia mais

Redes Neuronais (outras redes)

Redes Neuronais (outras redes) Redes Neuronais (outras redes) Victor Lobo Principais arquitecturas de redes Aprendizagem Supervisionada MLP com BP Multi-Layer Perceptron (perceptrão multicamada) Treinado com Backpropagation (retropropagação

Leia mais

4 Estado da Arte do Kernel PCA

4 Estado da Arte do Kernel PCA 4 Estado da Arte do Kernel PCA Conforme apresentado no Capítulo 1, o Kernel PCA é uma técnica promissora para auxiliar no processo de ajuste de histórico, devido a sua capacidade de extrair parte da estatística

Leia mais

Física Computacional 5

Física Computacional 5 Física Computacional 5 1. Derivadas com diferenças finitas a. O conceito de derivada, menos simples que o de integral b. Cálculo numérico da derivada com diferenças finitas c. Um outro conceito, Equação

Leia mais

Resolução de sistemas de equações não-lineares: Método de Newton

Resolução de sistemas de equações não-lineares: Método de Newton Resolução de sistemas de equações não-lineares: Método de Newton Marina Andretta/Franklina Toledo ICMC-USP 24 de setembro de 202 Baseado no livro Análise Numérica, de R. L. Burden e J. D. Faires. Marina

Leia mais

TE231 Capitulo 2 Zeros de Funções; Prof. Mateus Duarte Teixeira

TE231 Capitulo 2 Zeros de Funções; Prof. Mateus Duarte Teixeira TE231 Capitulo 2 Zeros de Funções; Prof. Mateus Duarte Teixeira Sumário 1. Como obter raízes reais de uma equação qualquer 2. Métodos iterativos para obtenção de raízes 1. Isolamento das raízes 2. Refinamento

Leia mais

Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução à Robótica Robótica Móvel Localização. Principais questões na Robótica

Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução à Robótica Robótica Móvel Localização. Principais questões na Robótica à Robótica Robótica Móvel Localização Prof. Douglas G. Macharet douglas.macharet@dcc.ufmg.br Principais questões na Robótica Onde estou? (localização) Aonde vou? (objetivo) Como vou? (planejamento)? à

Leia mais

APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS

APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS INTRODUÇÃO Frequentemente é possível estabelecer uma relação linear entre duas grandezas medidas experimentalmente. O método dos mínimos quadrados é uma maneira de se obter

Leia mais

Aula 7. Aula de hoje. Aula passada

Aula 7. Aula de hoje. Aula passada Aula 7 Aula passada Método de Monte Carlo Estimando somatórios Calculando erro Estimando Erro de Integração de Monte Carlo Monte Carlo Ray Tracing Aula de hoje Gerando amostras de v.a. discretas Gerando

Leia mais

Cálculo Numérico BCC760 Raízes de equações algébricas e transcendentes

Cálculo Numérico BCC760 Raízes de equações algébricas e transcendentes Cálculo Numérico BCC760 Raízes de equações algébricas e transcendentes Departamento de Computação Página da disciplina http://www.decom.ufop.br/bcc760/ Introdução Dada uma função y = f(x), o objetivo deste

Leia mais

Para temos : que é a ideia de um polinômio. A série pode convergir para alguns valores de mas pode divergir para outros valores de.

Para temos : que é a ideia de um polinômio. A série pode convergir para alguns valores de mas pode divergir para outros valores de. MATERIAL DIDÁTICO Professora Sílvia Victer CÁLCULO 2 SÉRIES DE POTÊNCIAS Definição: Séries de Potências é uma série infinita de termos variáveis. Elas podem ser usadas em várias aplicações, como por exemplo,

Leia mais

Rede RBF (Radial Basis Function)

Rede RBF (Radial Basis Function) Rede RBF (Radial Basis Function) André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Roteiro Introdução à rede neural artificial RBF Teorema de Cover da separabilidade de padrões RBF x MLP RBF Função de ativação

Leia mais

4. O algoritmo LMS e variantes

4. O algoritmo LMS e variantes Apontamentos de Processamento Adaptativo de Sinais 4. O algoritmo LMS e variantes Família de algoritmos do gradiente Na prática usam-se estimativas do gradiente, ˆ (n), em vez do verdadeiro gradiente (n),

Leia mais

T6.1 Reconhecimento de Padrões

T6.1 Reconhecimento de Padrões T6.1 Reconhecimento de Padrões Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Introdução ao reconhecimento de padrões 2. Representação do conhecimento 3. Reconhecimento

Leia mais

Representação esquemática de estruturas de dados

Representação esquemática de estruturas de dados UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP Instituto de Química de São Carlos - IQSC Grupo de Química Medicinal do IQSC/USP 1 Representação esquemática de estruturas de dados 2 1 Tipos de variáveis Contínua Concentração,

Leia mais

Protótipo de Software para Reconhecimento de Impressões Digitais

Protótipo de Software para Reconhecimento de Impressões Digitais Protótipo de Software para Reconhecimento de Impressões Digitais Aluno: Alex Sandro da Silva Orientador: Paulo de Tarso Mendes Luna Semestre - 99/1 Roteiro da Apresentação INTRODUÇÃO CONCEITOS BÁSICOS

Leia mais

Exame de Aprendizagem Automática

Exame de Aprendizagem Automática Exame de Aprendizagem Automática 2 páginas com 12 perguntas e 3 folhas de resposta. Duração: 2 horas e 30 minutos DI, FCT/UNL, 12 de Janeiro de 2017 Nota: O exame está cotado para 40 valores. Os 20 valores

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 22 Redes Neurais Edirlei Soares de Lima Formas de Aprendizado Aprendizado Supervisionado Árvores de decisão. K-Nearest Neighbor (KNN). Support

Leia mais

Métodos Numéricos Interpolação / Aproximação. Renato S. Silva, Regina C. Almeida

Métodos Numéricos Interpolação / Aproximação. Renato S. Silva, Regina C. Almeida Métodos Numéricos Interpolação / Aproximação Renato S. Silva, Regina C. Almeida Interpolação / Aproximação situação: uma fábrica despeja dejetos no leito de um rio; objetivo: determinar a quantidade de

Leia mais

Resolução de sistemas de equações lineares: Método dos Gradientes Conjugados

Resolução de sistemas de equações lineares: Método dos Gradientes Conjugados Resolução de sistemas de equações lineares: Método dos Gradientes Conjugados Marina Andretta/Franklina Toledo ICMC-USP 24 de março de 2015 Baseado no livro Cálculo Numérico, de Neide B. Franco Marina Andretta/Franklina

Leia mais

Computação Numérica Ano letivo 2011/12 Orientações de resposta ao exame/p-folio de 1ª época

Computação Numérica Ano letivo 2011/12 Orientações de resposta ao exame/p-folio de 1ª época Computação Numérica 101 Ano letivo 011/1 Orientações de resposta ao exame/p-folio de 1ª época 1. Considere a função y( x) = ln x x + 4. a. (1,5 val) Construa o polinómio de Taylor de y(x) de grau, com

Leia mais

Fundamentos IV. Gustavo Vinhal. September 13, Escola de Ciências Exatas e Computação

Fundamentos IV. Gustavo Vinhal. September 13, Escola de Ciências Exatas e Computação Fundamentos IV Raizes de equações Gustavo Vinhal Escola de Ciências Exatas e Computação September 13, 2016 Método de regula falsi Método da relgula falsi ou falsa posição Encontra a raiz de uma equação

Leia mais

CAP. II RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES

CAP. II RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES CAP. II RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES Vamos estudar alguns métodos numéricos para resolver: Equações algébricas (polinómios não lineares; Equações transcendentais equações que envolvem funções

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica REDES NEURAIS ARTIFICIAIS REDE ADALINE e REGRA DELTA Prof. Dr. André A. P. Biscaro 2º Semestre de 2017 Aspectos históricos O ADALINE foi idealizado por Widrow & Hoff em 1960. Sua principal aplicação estava

Leia mais

Tema 0: Módulo Inicial Nº de Aulas Previstas (90 m): 18

Tema 0: Módulo Inicial Nº de Aulas Previstas (90 m): 18 Planificação Anual Matemática A 0º Ano Ano Lectivo 0/0 Tema 0: Módulo Inicial Nº de Aulas Previstas (90 m): 8 (BLOCOS DE 90M) Revelar espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocínios. Abordar

Leia mais

Arquitecturas Paralelas I Computação Paralela em Larga Escala LESI - 4º Ano. Desenvolvimento de Aplicações Paralelas

Arquitecturas Paralelas I Computação Paralela em Larga Escala LESI - 4º Ano. Desenvolvimento de Aplicações Paralelas Arquitecturas Paralelas I Computação Paralela em Larga Escala LESI - 4º Ano Desenvolvimento de Aplicações Paralelas (gec.di.uminho.pt/lesi/ap10203/aula06aplicaçõespar.pdf) João Luís Ferreira Sobral Departamento

Leia mais

AULA 16 Esboço de curvas (gráfico da função

AULA 16 Esboço de curvas (gráfico da função Belém, 1º de junho de 015 Caro aluno, Seguindo os passos dados você ará o esboço detalhado do gráico de uma unção. Para achar o zero da unção, precisamos de teorias que você estudará na disciplina Cálculo

Leia mais

6. Modelos baseados em dados

6. Modelos baseados em dados Modelação e Simulação 6.Modelos baseados em dados 6. Modelos baseados em dados Objectivo: Após completar este módulo, o aluno deverá ser capaz de formular e resolver problemas simples de estimação de parâmetros

Leia mais

y rede RNA Conjunto de treino em arquiteturas supervisionadas (ex. clássico: MLP com Error Back Propagation) Sistema Físico, Econômico, Biológico...

y rede RNA Conjunto de treino em arquiteturas supervisionadas (ex. clássico: MLP com Error Back Propagation) Sistema Físico, Econômico, Biológico... Retornando `as nossas motivaçoes ininciais no calculo de adaptaçoes de pesos... X Conjunto de treino em arquiteturas supervisionadas (ex. clássico: MLP com Error Back Propagation) Sistema Físico, Econômico,

Leia mais

Análise de Componentes Principais Simbólicas

Análise de Componentes Principais Simbólicas Análise de Componentes Principais Simbólicas Universidade Federal de Pernambuco CIn.ufpe.br Análise de Componentes Principais O objetivo da análise de componentes principais é explicar a estrutura de variânciacovariância

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Linear (PL) Aula 8 : O método Simplex. Casos particulares. Empate no critério de entrada. Óptimo não finito. Soluções óptimas alternativas. Degenerescência. INÍCIO Forma Padrão Faculdade

Leia mais

Despacho Econômico Considerando as Perdas de Transmissão

Despacho Econômico Considerando as Perdas de Transmissão Capítulo 1 Despacho Econômico Considerando as Perdas de Transmissão 1.1 Introdução Até agora, os métodos de despacho econômico apresentados têm ignorado as perdas de transmissão. Entretanto, as perdas

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 11 de novembro de 2016 Fluxo óptico Usado para estimar

Leia mais

PROBLEMAS DE OPTIMIZAÇÃO

PROBLEMAS DE OPTIMIZAÇÃO PROBLEMAS DE OPTIMIZAÇÃO EXTREMOS: MÁXIMOS E MÍ IMOS As questões de optimização estão relacionados com a escolha da melhor alternativa para a resolução de um problema com base em critérios particulares.

Leia mais

Setor de Tecnologia - TC Engenharia Ambiental Prova 1. Matemática Aplicada I

Setor de Tecnologia - TC Engenharia Ambiental Prova 1. Matemática Aplicada I Universidade Federal do Paraná Matemática Aplicada I Setor de Tecnologia - TC Engenharia Ambiental 2014-2 Curitiba, 24.09.2014 Prova 1 Matemática Aplicada I Tobias Bleninger Departamento de Engenharia

Leia mais

Modelos Pontuais de Distribuição em Visão Computacional Estudo, Desenvolvimento e Aplicação

Modelos Pontuais de Distribuição em Visão Computacional Estudo, Desenvolvimento e Aplicação MESTRADO EM ESTATÍSTICA APLICADA E MODELAÇÃO Modelos Pontuais de Distribuição em Visão Computacional Estudo, Desenvolvimento e Aplicação Maria João Medeiros de Vasconcelos Licenciada em Matemática Aplicada

Leia mais

Redes Neuronais e Aprendizagem Automática 1

Redes Neuronais e Aprendizagem Automática 1 Redes Neuronais e Aprendizagem Automática 2005/2006 9 a aula Fernando.Silva@ist.utl.pt Instituto Superior Técnico Redes Neuronais e Aprendizagem Automática 1 Sumário Aprendizagem e generalização Redes

Leia mais

PERCEPTRON. Características Básicas Modelo de Neurônio Estrutura da Rede Algoritmo de Aprendizado

PERCEPTRON. Características Básicas Modelo de Neurônio Estrutura da Rede Algoritmo de Aprendizado PERCEPTRON Características Básicas Modelo de Neurônio Estrutura da Rede Algoritmo de Aprendizado CARACTERISTICAS BASICAS - Regra de propagação net - Função de ativação: Degrau = x w + - Topologia: uma

Leia mais

EXERCICIOS RESOLVIDOS - INT-POLIN - MMQ - INT-NUMERICA - EDO

EXERCICIOS RESOLVIDOS - INT-POLIN - MMQ - INT-NUMERICA - EDO Cálculo Numérico EXERCICIOS EXTRAIDOS DE PROVAS ANTERIORES o sem/08 EXERCICIOS RESOLVIDOS - INT-POLIN - MMQ - INT-NUMERICA - EDO x. Considere a seguinte tabela de valores de uma função f: i 0 f(x i ).50

Leia mais

Reconhecimento de Padrões/Objetos

Reconhecimento de Padrões/Objetos Reconhecimento de Padrões/Objetos André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Capítulo 2 de Gonzales Classificação Linear Introdução Para utilizar uma função discriminante linear (Linear Discriminant Function)

Leia mais

Métodos Numéricos Zeros Posição Falsa e Ponto Fixo. Professor Volmir Eugênio Wilhelm Professora Mariana Kleina

Métodos Numéricos Zeros Posição Falsa e Ponto Fixo. Professor Volmir Eugênio Wilhelm Professora Mariana Kleina Métodos Numéricos Zeros Posição Falsa e Ponto Fixo Professor Volmir Eugênio Wilhelm Professora Mariana Kleina Método da Posição Falsa 2 Método da Posição Falsa O processo consiste em dividir/particionar

Leia mais

João Paulo Teixeira Departamento de Electrotecnia ESTiG Instituto Politécnico de Bragança

João Paulo Teixeira  Departamento de Electrotecnia ESTiG Instituto Politécnico de Bragança joaopt@ipb.pt www.ipb.pt/~joaopt Departamento de Electrotecnia ESTiG Instituto Politécnico de Bragança Evolução das RNA Tipos de Redes Perceptrão Rede Linear Redes Recorrentes Redes Radiais Redes Feed-Forward

Leia mais

Regressão Linear. Fabrício Olivetti de França. Universidade Federal do ABC

Regressão Linear. Fabrício Olivetti de França. Universidade Federal do ABC Regressão Linear Fabrício Olivetti de França Universidade Federal do ABC Tópicos 1. Ordinary Least Square 2. Gradiente Descendente 1 Aprendendo com exemplos Uma das formas de aprendizado de máquina é definido

Leia mais

1. Converta os seguintes números decimais para sua forma binária: (a) 22 (b) 255 (c) 256 (d) 0.11 (e) (f)

1. Converta os seguintes números decimais para sua forma binária: (a) 22 (b) 255 (c) 256 (d) 0.11 (e) (f) 1 a Lista de Exercícios de Cálculo Numérico Prof a. Vanessa Rolnik 1. Converta os seguintes números decimais para sua forma binária: (a) 22 (b) 255 (c) 256 (d).11 (e).8125 (f) 4.69375 2. Converta os seguintes

Leia mais