Adimensionalizando a expressão acima utilizando mais uma vês a velocidade da ponta da pá e o comprimento da pá: 4 1.3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adimensionalizando a expressão acima utilizando mais uma vês a velocidade da ponta da pá e o comprimento da pá: 4 1.3"

Transcrição

1 1 Teoria conjunta elementos de pá e momento linear A teoria de elementos de pá parte de um determinado número de simplificações sendo que a maior (e pior) é que a velocidade induzida é uniforme. Na realidade é não uniforme. Pode-se mesmo demonstrar que uma velocidade induzida uniforme resulta na menor potência induzida possível. Uma maneira de contornar este problema é a utilização de modelos para a velocidade induzida, como foi feito na secção anterior, que é apenas válida para as situações paraa o qual o modelo foi desenvolvido. A aplicação destes modelos para outras situações de vooo acarreta a erros maiores que invalidam a aplicação destes modelos. É necessário então desenvolver uma teoria mais geral que permitisse entrar em conta com a variação da velocidade induzida. É evidente que esta teoria conjunta também tem aproximações que fogem à realidade, no entanto das expressões que se iram obter pode-se encontrar aplicações práticas no estudo da forma das pás do rotor. Consideremoss então que temos uma secção do nosso rotor de espessura dy, posicionada a uma distância y do centro de rotação. Figura 1 Elemento do disco de espessura dy posicionado a uma distância y do centro de rotação. Sabendo que a área deste elemento de disco é 2, o caudal mássico neste elemento vem dado por: Da teoria do momento linear tínhamos chegado à conclusão que a propulsão gerada era igual ao caudal mássico vezes a velocidade na esteira que por sua vez era igual a duas vezes a velocidadee induzida no rotor:

2 Adimensionalizando a expressão acima utilizando mais uma vês a velocidade da ponta da pá e o comprimento da pá: Todas as adimensionalizações obtidas do lado esquerdo da equação 1.3 já tinham sido definidas, logo a o coeficiente de propulsão pode ser escrito da seguinte forma: E dado que a potência é relacionada com a propulsão através da velocidade no plano: Assumindo que a dimensão das pás vai desde o centro de rotação até às ponta e sabendo que em voo pairado 0 as equações 1.4e 1.5 são simplificadas para: 0: e 0: Sendo as equações 1.6 e 1.7 válidas para qualquer variação de. Assim podemos assumir que a variação de é dada por uma potência de : : Dado que a pairar o coeficiente de propulsão é igual ao coeficiente de peso podemos relacionar com a partir da equação 1.8:

3 Da mesma forma o coeficiente de potência é calculado: : Podemos substituir a expressão obtida para (equação 1.9) na equação da potência 1.10 obtendo: Tínhamos visto no capítulo anterior (teoria do momento linear) que a expressão obtida para o coeficiente da potência induzida podia ser corrigido para valores mais reais utilizando uma correcção (factor da potência induzida): Comparando as equações 1.11 e 1.12 concluímos que: O que é pretendido é que a potência induzida seja o mínimo possível ou seja 1. Ora isto é conseguido quando 0. Isto é conseguido se: Para qualquer valor >0 teremos >1 ou seja maiores valores para a potência induzida sendo os valores do rácio da velocidade induzida maiores junto à ponta da pá. Concluímos assim que o objectivo a conseguir no projecto da pá é que a distribuição da velocidade induzida seja o mais uniforme possível e iremos ver que este objectivo pode ser conseguido através da variação da torção e da corda da pá ao longo do seu comprimento. 1.1 Rotor ideal Relembrando agora que o coeficiente de propulsão pode ser dado pela equação obtida no capitulo anterior utilizando para o coeficiente de sustentação:

4 1.15 podemos igualar a equação 1.15 à equação 1.4: E podemos escrever: A solução desta equação quadrática em é:, Podemos aplicar esta solução à situação de voo pairado 0 e a equação 1.18 simplifica-se para:, Vemos que o rácio da velocidade induzida depende quer da solidez do rotor, de, e do produto do ângulo de picada pela coordenada adimensional. Da equação 1.13 tinha-se chegado à conclusão que, para minimizar a potência induzida, o rácio da velocidade induzida tinha que ser constante ao longo da pá. Esta imposição na equação 1.19 implica que. ou seja: Ou seja o ângulo de picada da pá parte de um valor finito na ponta da pá,, onde 1, até na raiz onde 0. Evidentemente que não é possível construir uma pá com este tipo de torção, no entanto este resultado leva-nos a crer que a introdução de uma torção na pá tem efeitos benéficos na potência induzida, levando a uma redução desta para a geração da mesma propulsão. Ao rotor com este tipo de torção chama-se rotor ideal dado que permite ter a uma velocidade induzida constante levando a que a potência induzida seja igual à ideal dada pela teoria do momento linear. Tendo então definido a torção do rotor ideal podemos calcular qual o coeficiente de propulsão:

5 Relembrando que. podemos escrever: Se aplicarmos estas equações à situação de pairar (equação 1.19), onde a propulsão é igual ao peso, e sabendo que da teoria do momento linear obtivemos a relação entre o rácio da velocidade induzida e o coeficiente de propulsão: De onde facilmente tiramos o valor de baseado na propulsão (peso), características do rotor (solidez) e características do perfil: De notar também que para este caso de rotor óptimo: Ou seja a propulsão varia linearmente. Integrando ao longo de toda a pá: Rotor óptimo Na última secção encontramos a torção do rotor ideal que consegue consumir o mínimo de potência induzida para gerar uma determinada propulsão. Vimos também que seria impossível de produzir uma pá com uma torção igual ao do rotor ideal. Por outro lado qualquer aproximação real ao rotor ideal teria de ser feita com muita atenção dado que implica valores de picada altos junto à raiz da pá o que pode levar à entrada em perda do perfil nesta zona, invalidando assim qualquer benefício deste tipo de torção. Por outro lado já tínhamos visto que para além da potência induzida tínhamos também encontrado a potência para vencer a resistência aerodinâmica. Podemos então estudar o caso em que

6 queremos minimizar não apenas a potência induzida mas a potência total (induzida mais a para vencer a resistência aerodinâmica). Optimizando então o nosso rotor para o consumo mínimo da potência total temos que: A potência induzida é mínima se a velocidade induzida for constante A potência para vencer a resistência aerodinâmica será mínima se todos os perfis da pá estiveram a trabalhar no ângulo de ataque para o qual o rácio entre a resistência aerodinâmica e a sustentação gerada for mínimo. Chamaremos a este ângulo de ataque Podemos então escrever que, pela teoria dos elementos de pás, o coeficiente de propulsão é dado por: Em que na primeira igualdade de 1.27 introduzimos a condição para potência induzida mínima e na segunda igualdade a condição para a potência para vencer a resistência aerodinâmica mínima. Igualando esta equação à obtida anteriormente relacionando a velocidade induzida com o coeficiente de propulsão (equação 1.6) na situação de pairar: e podemos tirar que: Esta equação tem que ser constante ao longo da pá (imposição para a minimização da potência induzida). Assumindo que temos o mesmo perfil ao longo de toda a pá e que as características deste são independentes do número de Reynolds Re e do número de Mach M, então. e. Logo: Ou seja para a minimização da potência total para além da torção ideal a corda da pá tem que variar ao longo da pá na forma: 1.31 O que dá uma variação do tipo indicado na Figura 2.

7 Figura 2 Variação da corda da pá para o rotor óptimo Como o rotor óptimo o rotor ideal é de manufactura impossível de realizar dado que a corda junto à raiz tende para valores infinitos. No entanto a utilização de afilamentos, mesmo que lineares e que só sejam aplicados a uma zona da pá, tem efeitos benéficos na diminuição da potência consumida. Estudemos agora o rotor óptimo com a sua torção ideal e ângulo de ataque constante: Sabendo as características do rotor podemos encontrar qual a variação do ângulo de picada: Para este rotor a propulsão gerada será: Podemos escrever a solidez do rotor como:

8 Substituindo a relação entre e obtida na equação 1.34 na equação 1.33 temos: Em que na ultima igualdade utilizamos a expressão obtida na teoria do momento linear. 1.3 Estimação da potência No rotor real a não uniformidade de λ implica um cálculo numérico do coeficiente de potência: 1.37 Vimos também que o factor de potência induzida pode ser calculado pelo rácio entre a potência induzida real e a ideal: Por outro lado tínhamos chegado à conclusão a potência para vencer a resistência aerodinâmica é dada por: 1.39 Nos cálculos anteriores tínhamos utilizado um. o que é válido apenas para ângulos de ataque próximos do ângulo de ataque para sustentação nula. A expressão mais correcta para a variação de com o ângulo de ataque é: 1.40 Esta equação pode ser verificada na seguinte figura:

9 Figura 3 Variação do coeficiente de resistência com o ângulo de ataque Com esta expressão podemos calcular um vamos mais correcto para o coeficiente de potência para vencer a resistência aerodinâmica: 1.41 Considerando a pá com torção ideal, para. mas com corda constante (pá rectangulares).. podemos obter: Introduzindo na equação 1.42 a expressão obtida na equação 1.24: Ao comparar esta expressão 1.43 com os resultados experimentais () verificamos que os a teoria segue estes resultados se a solidez for menor mas ao aumentar a solidez e principalmente o ângulo de ataque aparece um desfasamento entre os dois.

10 Figura 4 Variação do coeficiente de potência com o ângulo de ataque para rotores com solidez diferentes. Tendo a expressão para um cálculo mais correcto do coeficiente de potência pode-se calcular a eficiência: Função da perda da ponta da pá de Prandtl A ideia das perdas na ponta da pá já foi introduzida anteriormente através do factor B em que a zona da ponta da pá dada por R-BR não produzia sustentação. Prandtl desenvolveu um modelo e encontrou uma solução para o problema da perda de sustentação perto da ponta da pá, em que as folhas de vórtices curvas helicoidais da esteira são substituídas por uma série de folhas 2D, o que implicaria que o raio de curvatura da ponta da pá fosse grande. Os resultados finais obtidos por Prandtl com este modelo podem ser expressos em termos de um factor de correcção,, do rácio da velocidade induzida : 2 cos,

11 Figura 5 Variação da função de perda da ponta da pá de Prandtl com a posição adimensional ao longo da pá. Vemos na Figura 5 que a função depende do número de pás e influencia somente a ponta da pá. De notar da expressão 1.45 que se se aumentar o número de pás, b, aproximando-se o rotor de um disco actuador então a função aproxima-se do valo unitário, F 1, como seria de esperar. Podemos agora introduzir esta expressão na equação 1.16 aplicando-a ao caso de voo pairado: Obtendo-se a equação quadrática em : Cuja solução é : No entanto e dado que F é uma função de λ a solução da equação acima tem que ser obtida por meios numéricos.

12 1.3.2 Correcções devido à compressibilidade Até agora considerámos que as características aerodinâmicas do perfil eram independentes do número de Mach. Vamos utilizar a regra Glauert para entrar em conta com a influência de M: Considerando que o número de Mach local na pá (a pairar) é dado por: 1.50 a correcção ao valor de quando o número de Mach é igual a 0.1 pode ser dada por: Então o coeficiente de propulsão vem: Assumindo torção ideal (. e pá rectangular (.: Na equação anterior o valor de é dado por: E vemos na equação 1.54 que se 0 então 1 e obtemos o resultado incompressível.

13 1.4 Solidez ponderada Encontramos para um rotor óptimo, a expressão que nos diz que a corda, c, varia com distância adimensional r. Neste casos onde c varia ao longo da pá a solidez do rotor é diferente da solidez local do perfil: á 1.55 O objectivo da solidez ponderada é ajudar a comparação do desempenho de rotores com pás com formas diferentes. Assim podemos transformar o rotor num rotor equivalente de pás rectangulares com o mesmo desempenho o que permite uma comparação directa Solidez ponderada de propulsão Para a solidez ponderada de propulsão o que se está a tentar comprar é evidentemente a propulsão e para isso vamos transformar o nosso rotor num rotor equivalente de pás rectangulares (corda. que gera a mesma propulsão: 1.56 Assumindo que é constante: Com a expressão equivalente para a corda: Solidez ponderada de potência Neste caso a comparação feita é a potência e temos: 1.59 De onde obtemos:

14 4 1.60

1 Teoria de elementos de pá

1 Teoria de elementos de pá 1 Teoria de elementos de pá A teoria do momento linear é um método simples e rápido para estimar a potência e a velocidade induzida no rotor, baseando apenas na área total do rotor, no peso do helicóptero

Leia mais

em que é o versor da direcção perpendicular à superfície de fronteira. O caudal que entra no volume de controlo na superfície 0 será: = 1.

em que é o versor da direcção perpendicular à superfície de fronteira. O caudal que entra no volume de controlo na superfície 0 será: = 1. 1 Teoria do momento linear 1.1 Introdução Como vimos nos capítulos anteriores a rotor principal é responsável, para além da geração da força de sustentação que permite ao helicóptero voar, pela geração

Leia mais

Teoria de elementos de pá em voo horizontal

Teoria de elementos de pá em voo horizontal Teoria de elementos de pá em voo horizontal Modelar o voo horizontal utilizando a teoria de elementos de pá é extremamente difícil. No entanto, com algumas simplificações, pode-se obter os termos importantes

Leia mais

Equilíbrio em torno da dobradiça de batimento Eixo de rotação Direcção de batimento positiva Dobradiça de batimento Slide

Equilíbrio em torno da dobradiça de batimento Eixo de rotação Direcção de batimento positiva Dobradiça de batimento Slide Movimento da pá em rotação Como vimos as pás estão pivotadas na raiz de maneira a aliviar os momentos flectores nesta zona. Isto permite às pás subir e descer (batimento) As forças aerodinâmicas causam

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica º Semestre 5/6 Exame de ª época, 9 de Julho de 6 Nome : Hora : 4: Número: Duração : horas ª Parte : Sem consulta ª Parte : Consulta limitada a livros

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2016/17

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2016/17 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica º Semestre 6/ Exame de ª época, 4 de Janeiro de Nome : Hora : 8: Número: Duração : 3 horas ª Parte : Sem consulta ª Parte : Consulta limitada a livros

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 212/13 Exame de 2ª época, 2 de Fevereiro de 213 Nome : Hora : 8: Número: Duração : 3 horas 1ª Parte : Sem consulta 2ª Parte : Consulta

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2014/15

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2014/15 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica º Semestre 4/5 Exame de ª época, 3 de Janeiro de 5 Nome : Hora : 8: Número: Duração : 3 horas ª Parte : Sem consulta ª Parte : onsulta limitada a

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2017/18

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2017/18 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 217/18 Exame de 1ª época, 2 de Janeiro de 218 Nome : Hora : 8: Número: Duração : 3 horas 1ª Parte : Sem consulta 2ª Parte : Consulta livre

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Aerodinâmica I 2º Semestre 2013/14. Exame de 2ª Época 28 de Junho de 2014 Nome :

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Aerodinâmica I 2º Semestre 2013/14. Exame de 2ª Época 28 de Junho de 2014 Nome : Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Aerodinâmica I º Semestre 013/14 Exame de ª Época 8 de Junho de 014 Nome : Hora : 8:00 Número: Duração : 3 horas 1ª Parte : Sem consulta ª Parte : onsulta

Leia mais

1.1 Geração de Propulsão

1.1 Geração de Propulsão 1 oções básicas sobre o helicóptero. No capítulo anterior foi explicado de um modo sumário os grandes problemas que os pioneiros da aviação tiveram no desenvolvimento de um aparelho prático com capacidade

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica º Semestre 05/6 Exame de ª época, 5 de Janeiro de 06 Nome : Hora : :30 Número: Duração : 3 horas ª Parte : Sem consulta ª Parte : Consulta limitada

Leia mais

e rápido para estimar a potência. do rotor (i.e. seleccionar a sua área) para um

e rápido para estimar a potência. do rotor (i.e. seleccionar a sua área) para um A teoria do momento inear é um método simpes e rápido para estimar a potência. Este método é suficiente para projectar o tamanho do rotor (i.e. seeccionar a sua área) para um determinado motor e para um

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2013/14

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2013/14 Mestrado Integrado em Engenhia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 13/14 Exame de ª época, 9 de Janeiro de 14 Nome : Hora : 8: Número: Duração : 3 horas 1ª Pte : Sem consulta ª Pte : onsulta limitada a livros

Leia mais

Este referencial, apesar se complicado, tem a vantagem de estar ligado a um elemento físico com helicóptero. Helicópteros /

Este referencial, apesar se complicado, tem a vantagem de estar ligado a um elemento físico com helicóptero. Helicópteros / Eixos de referência do rotor Até agora utilizamos sempre os mesmos eixos: Z alinhado com o veio do rotor Y perpendicular com Z e ao longo da pá (no plano do rotor). X no plano do rotor e perpendicular

Leia mais

Asas Finitas Redução dos efeitos da extremidade Efeitos da viscosidade

Asas Finitas Redução dos efeitos da extremidade Efeitos da viscosidade Método da Malha de Vórtices Método numérico para a determinação da sustentação e resistência induzida de superfícies sustentadoras Discretização da asa em planta em paineis rectangulares nos quais é colocado

Leia mais

Figura 1 Escoamento em torno de uma pá em rotação.

Figura 1 Escoamento em torno de uma pá em rotação. 1 Teoria de vórtices Nos capítulos anteriores estudados duas teorias (três se considerarmos que uma terceira independente a teoria conjunta) que nos permitia de uma forma fácil e rápida calcular o desempenho

Leia mais

Asas Finitas Redução dos efeitos da extremidade Efeitos da viscosidade

Asas Finitas Redução dos efeitos da extremidade Efeitos da viscosidade Redução dos efeitos da extremidade Efeitos da viscosidade Aerodinâmica I Redução dos efeitos da extremidade Efeitos da viscosidade Redução dos efeitos da extremidade Efeitos da viscosidade Redução dos

Leia mais

Aerodinâmica I. Cálculo Numérico do Escoamento em Torno de Perfis Método dos paineis Γ S

Aerodinâmica I. Cálculo Numérico do Escoamento em Torno de Perfis Método dos paineis Γ S ( P) σ Aerodinâmica I [ ln( r( P, q) )] σ ( q) ds + ( V ) + γ ov np = vwp + Γ S π np O método dos paineis transforma a equação integral de Fredholm da segunda espécie num sistema de equações algébrico,

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2013/14

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2013/14 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 013/14 Exame de 3ª época, 15 de Julho de 014 Nome : Hora : 9:00 Número: Duração : 3 horas 1ª Parte : Sem consulta ª Parte : onsulta limitada

Leia mais

ESCOAMENTO INCOMPRESSÍVEL TRIDIMENSIONAL

ESCOAMENTO INCOMPRESSÍVEL TRIDIMENSIONAL 6 ESCOAMENTO INCOMPRESSÍVEL TRIDIMENSIONAL 6.1. Introdução Até agora foram analisados escoamentos bidiemensionais. Os escoamentos em torno dos corpos e perfis dos capítulos anteriores envolvem apenas duas

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Aerodinâmica I 2º Semestre 2013/14

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Aerodinâmica I 2º Semestre 2013/14 Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Aerodinâmica I º Semestre 01/14 Prova de Avaliação de 6 de Junho de 014 Nome : Hora : 15:00 Número: Duração : horas 1ª Parte : Sem consulta ª Parte : onsulta

Leia mais

Investigação Operacional E-FÓLIO A. Ano lectivo 2015/2016. Proposta de Resolução

Investigação Operacional E-FÓLIO A. Ano lectivo 2015/2016. Proposta de Resolução Investigação Operacional - 07 E-FÓLIO A Ano lectivo 0/0 Proposta de Resolução. Variáveis: Sejam percentagem de M / Kg de mistura percentagem de M / Kg de mistura percentagem de M / Kg de mistura Tomando

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica º Semestre 5/6 Exame de ª época, 8 de Janeiro de 6 Nome : Hora : 8:3 Número: Duração : 3 horas ª Parte : Sem consulta ª Parte : onsulta limitada a

Leia mais

1 Desempenho do Helicóptero

1 Desempenho do Helicóptero 1 Desempenho do Helicóptero Depois de termos encontrado nos últimos capítulos as ferramentas para estudar o comportamento do helicóptero, podemos agora estimar partido dos valores de projecto quais as

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13 Exame de 3ª época, 19 de Julho de 2013 Nome : Hora : 15:00 Número: Duração : 3 horas 1ª Parte : Sem consulta 2ª Parte : Consulta

Leia mais

Detecção de Esteira de Vórtice em um Escoamento Laminar em Torno de uma Esfera, Utilizando Método de Galerkin.

Detecção de Esteira de Vórtice em um Escoamento Laminar em Torno de uma Esfera, Utilizando Método de Galerkin. Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Mecânica Pós Graduação em Engenharia Mecânica IM458 - Tópicos em Métodos Numéricos: Métodos Numéricos em Mecânica dos Fluidos Alfredo Hugo Valença

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Aerodinâmica I 2º Semestre 2014/15. 1º Exame, 9 de Junho de 2015 Nome :

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Aerodinâmica I 2º Semestre 2014/15. 1º Exame, 9 de Junho de 2015 Nome : Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Aerodinâmica I º Semestre 014/15 1º Exame, 9 de Junho de 015 Nome : Hora : 11:30 Número: Duração : 3 horas 1ª Parte : Sem consulta ª Parte : onsulta limitada

Leia mais

Movimento conjunto batimento-atraso

Movimento conjunto batimento-atraso Movimento conjunto batimento-atraso Vamos agora estudar a pá com dois tipos de movimento simultâneo: Batimento Atraso Vamos assumir que ambas as dobradiças são coincidentes De notar que, devido à conjugação

Leia mais

AA-220 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA

AA-220 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA AA-220 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA Soluções elementares Equação do Potencial Aerodinâmico Prof. Roberto GIL Email: gil@ita.br Ramal: 6482 em regime supersônico 1 Equação do potencial aerodinâmico Equação

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13 Exame de 1ª época, 18 de Janeiro de 2013 Nome : Hora : 8:00 Número: Duração : 3 horas 1ª Parte : Sem consulta 2ª Parte : Consulta

Leia mais

White NOTA METODOLOGIA

White NOTA METODOLOGIA White 7.116 O avião do problema anterior foi projectado para aterrar a uma velocidade U 0 =1,U stall, utilizando um flap posicionado a 60º. Qual a velocidade de aterragem U 0 em milhas por hora? Qual a

Leia mais

PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J.

PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Conceitos Fundamentais Fundamentos do Projeto Projeto conceitual Aerodinâmica Desempenho Estabilidade

Leia mais

O Triedro de Frenet. MAT Cálculo Diferencial e Integral II Daniel Victor Tausk

O Triedro de Frenet. MAT Cálculo Diferencial e Integral II Daniel Victor Tausk O Triedro de Frenet MAT 2454 - Cálculo Diferencial e Integral II Daniel Victor Tausk Seja γ : I IR 3 uma curva de classe C 3 definida num intervalo I IR. Assuma que γ é regular, ou seja, γ (t) 0 para todo

Leia mais

1.1 Rotor totalmente articulado

1.1 Rotor totalmente articulado 1 Movimento da pá Antes de estudar as equações que governam o movimento da pá vamos primeiro ver com é que esse movimento é conseguido. As pás dos helicópteros estão ligadas ao veio do rotor com uma série

Leia mais

Energia cinética de rotação:

Energia cinética de rotação: 2 comenta a) Energia cinética de translação: Energia cinética de rotação: Todos os pontos que constituem o aro têm a mesma velocidade tangencial em relação ao seu centro. Por isso, sua energia cinética

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2014/15

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2014/15 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica º Semestre 4/5 Exame de ª época, 3 de Janeiro de 5 Nome : Hora : 8: Número: uração : 3 horas ª Parte : Sem consulta ª Parte : onsulta limitada a livros

Leia mais

Forças e Momentos Aerodinâmicos

Forças e Momentos Aerodinâmicos João Oliveira Departamento de Engenharia Mecânica, ACMAA Instituto Superior Técnico, MEAero (Versão de 20 de Setembro de 2011) Planta da asa c: corda (chord) b: envergadura (span) A: alongamento (aspect

Leia mais

Mecânica dos Fluidos Formulário

Mecânica dos Fluidos Formulário Fluxo volúmétrico através da superfície Mecânica dos Fluidos Formulário Fluxo mássico através da superfície Teorema do transporte de Reynolds Seja uma dada propriedade intensiva (qtd de por unidade de

Leia mais

Modelos de motor. Tipo de motor Potência/tracção Consumo específico Obs.

Modelos de motor. Tipo de motor Potência/tracção Consumo específico Obs. Propulsão Para a determinação do desempenho da aeronave é necessário conhecer o desempenho do sistema propulsivo instalado; Para a propulsão a hélice é necessário escolher o hélice adequado ao motor e

Leia mais

Sustentação e momento de picada em função do ângulo de ataque

Sustentação e momento de picada em função do ângulo de ataque em função do ângulo de ataque João Oliveira ACMAA, DEM, Instituto Superior Técnico, MEAero (Versão de 23 de Setembro de 2011) Objectivo Supomos: linearidade dos ângulos de ataque com as forças de sustentação,

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 11 Distribuição de Sustentação, Arrasto e Efeito Solo

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 11 Distribuição de Sustentação, Arrasto e Efeito Solo Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 11 Distribuição de Sustentação, Arrasto e Efeito Solo Tópicos Abordados Distribuição Elíptica de Sustentação. Aproximação de Schrenk para Asas com Forma Geométrica

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Engenharia Informática e de Computadores

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Engenharia Informática e de Computadores Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Engenharia Informática e de Computadores Teoria dos Sinais e dos Sistemas O procedimento de Gram-Schmidt: definição, exemplos e aplicações Artur Ferreira {arturj@isel.pt}

Leia mais

Teoria de Vórtices. Circulação agarrada à pá. Distribuição de sustentação na pá. Folha de vórtices atrás da pá. Enrolamento do

Teoria de Vórtices. Circulação agarrada à pá. Distribuição de sustentação na pá. Folha de vórtices atrás da pá. Enrolamento do Circulação agarrada à pá Distribuição de sustentação na pá Folha de vórtices atrás da pá Enrolamento do vórtice da ponta Vorticidade emanada Vorticidade da esteira Vórtice da ponta da pá Vórtice da ponta

Leia mais

- identificar operadores ortogonais e unitários e conhecer as suas propriedades;

- identificar operadores ortogonais e unitários e conhecer as suas propriedades; DISCIPLINA: ELEMENTOS DE MATEMÁTICA AVANÇADA UNIDADE 3: ÁLGEBRA LINEAR. OPERADORES OBJETIVOS: Ao final desta unidade você deverá: - identificar operadores ortogonais e unitários e conhecer as suas propriedades;

Leia mais

Mecânica dos Fluidos I

Mecânica dos Fluidos I Mecânica dos Fluidos I Aula prática 6 (Semana de 26 a 30 de Outubro de 2009) EXERCÍCIO 1 Um jacto de ar, escoando-se na atmosfera, incide perpendicularmente a uma placa e é deflectido na direcção tangencial

Leia mais

Volume de um sólido de Revolução

Volume de um sólido de Revolução Algumas aplicações da engenharia em estática, considerando um corpo extenso, e com distribuição continua de massa, uniforme ou não é necessário determinar-se e momento de inércia, centroide tanto de placas

Leia mais

Solução: Alternativa (c). Esse movimento é retilíneo e uniforme. Portanto h = (g t 1 2 )/2 e 2 h =

Solução: Alternativa (c). Esse movimento é retilíneo e uniforme. Portanto h = (g t 1 2 )/2 e 2 h = UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ FÍSICA PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR 9/06/206 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES: 0 Prova sem consulta. 02 Duração:

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 8 Características Aerodinâmicas dos Perfis

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 8 Características Aerodinâmicas dos Perfis Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 8 Características Aerodinâmicas dos Perfis Tópicos Abordados Forças aerodinâmicas e momentos em perfis. Centro de pressão do perfil. Centro aerodinâmico do perfil.

Leia mais

Projecto de Aeronaves I Pedro V. Gamboa

Projecto de Aeronaves I Pedro V. Gamboa Projecto de Aeronaves I - 7637-2010 Pedro V. Gamboa Para a determinação do desempenho da aeronave é necessário conhecer o desempenho do sistema propulsivo instalado; Para a propulsão a hélice é necessário

Leia mais

0È48,1$6 +,'5È8/,&$6 $\OLQ %HOFKLRU

0È48,1$6 +,'5È8/,&$6 $\OLQ %HOFKLRU 0È48,1$6+,'5È8/,&$6 $\OLQ%HOFKLRU 7XUERFRPSUHVVRUHVD[LDLV Turbo compressores axiais - são em geral constituídas por um conjunto de pás móveis, onde o escoamento é acelerado, aumentando a energia cinética

Leia mais

Propagação de momentos. cos. Aerodinâmica Perfis Sustentadores Momento de Picada em Torno do Bordo de Ataque. α M c. M V r BA

Propagação de momentos. cos. Aerodinâmica Perfis Sustentadores Momento de Picada em Torno do Bordo de Ataque. α M c. M V r BA Momento de Picada em Torno do Bordo de Ataque y M V r BA α L α M c - x Propagação de momentos M C M BA = M = C c M + L cos + C l ( α ) cos c M 2 1 c c + 2 L ( α ) CM + Cl BA c c 2 2 1 y M V r BA α Momento

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Departamento de Engenharia Mecânica Laboratório de Mecânica dos Fluidos II Ensaio de uma bomba António Cumbre n.º 47042 Inês Faria n.º 48469 Joana Tavares n.º 49825 Mariana Coimbra

Leia mais

Álgebra Linear para MBiol MAmb

Álgebra Linear para MBiol MAmb Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise Álgebra Linear para MBiol MAmb Teste 3 22 de Dezembro de 212 Duração: 9 minutos Resolução da versão A (1. val.) 1. Considere

Leia mais

INTRODUÇÃO À AERODINÂMICA DA AERONAVE

INTRODUÇÃO À AERODINÂMICA DA AERONAVE INTRODUÇÃO À AERODINÂMICA DA AERONAVE Kamal A. R. Ismail Fátima A. M. Lino 2011 Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP kamal@fem.unicamp.br fatimalino@fem.unicamp.br ii INTRODUÇÃO À AERODINÂMICA DA

Leia mais

Escolha do Perfil e da Geometria

Escolha do Perfil e da Geometria Escolha do Perfil e da Geometria Antes de se iniciar o desenho da aeronave é necessário definir alguns parâmetros: Perfil; Geometria da asa; Geometria da cauda; Carga alar; Tracção específica ou potência

Leia mais

DINÂMICA DE ESTRUTURAS E AEROELASTICIDADE

DINÂMICA DE ESTRUTURAS E AEROELASTICIDADE DINÂMICA DE ESTRUTURAS E AEROEASTICIDADE Prof. GI Aeroelasticidade Estática 1 Introdução à Aeroelasticidade Estática X-29 2 Triângulo de Collar SSA C D R A F B Z DSA DSA:Efeitos aeroelásticos na estabilidade

Leia mais

Método dos Mínimos Quadrados

Método dos Mínimos Quadrados Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Análise Numérica 1998/99 Método dos Mínimos Quadrados Objectivos: Estimação de valores pelo método dos mínimos quadrados. PROBLEMAS 1 Determine

Leia mais

4 de outubro de MAT140 - Cálculo I - Método de integração: Frações Parciais

4 de outubro de MAT140 - Cálculo I - Método de integração: Frações Parciais MAT140 - Cálculo I - Método de integração: Frações Parciais 4 de outubro de 2015 Iremos agora desenvolver técnicas para resolver integrais de funções racionais, conhecido como método de integração por

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Introdução à Convecção Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal de

Leia mais

O poço de potencial finito

O poço de potencial finito O poço de potencial finito A U L A 13 Meta da aula Aplicar o formalismo quântico ao caso de um potencial V(x) que tem a forma de um poço (tem um valor V 0 para x < -a/ e para x > a/, e um valor 0 para

Leia mais

Escoamento potencial

Escoamento potencial Escoamento potencial J. L. Baliño Escola Politécnica - Universidade de São Paulo Apostila de aula 2017, v.1 Escoamento potencial 1 / 26 Sumário 1 Propriedades matemáticas 2 Escoamento potencial bidimensional

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DOS PAINÉIS PARA O ESTUDO DE PROPRIEDADES AERODINÂMICAS DE AEROFÓLIOS

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DOS PAINÉIS PARA O ESTUDO DE PROPRIEDADES AERODINÂMICAS DE AEROFÓLIOS IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DOS PAINÉIS PARA O ESTUDO DE PROPRIEDADES AERODINÂMICAS DE AEROFÓLIOS João de Sá Brasil Lima joaobrasil.lima@gmail.com Resumo. Este artigo trata da implementação computacional do

Leia mais

3 Limites. Exemplo 3.1

3 Limites. Exemplo 3.1 3 Ao expor o método dos incrementos fizemos uso da expressão limite. Muito mais que uma notação a noção de limite alcança um horizonte bem mais amplo dentro do contexto matemático, na realidade muito pouco

Leia mais

Secção 2. Equações diferenciais de primeira ordem

Secção 2. Equações diferenciais de primeira ordem . Equações diferenciais de primeira ordem Secção. Equações diferenciais de primeira ordem (Farlow: Sec..,.) Vamos nesta secção analisar como podem ser resolvidos diferentes tipos de EDOs de primeira ordem.

Leia mais

Voo Nivelado. Voo Nivelado

Voo Nivelado. Voo Nivelado Mecânica de oo I Mecânica de oo I 763 º Ano da Licenciatura em ngenharia Aeronáutica Pedro. Gamboa - 008 Mecânica de oo I. quações de Movimento linha de referência do avião α ε T, linha de tracção γ L

Leia mais

Resolvendo o sistema de equações e substituindo na solução geral, temos:

Resolvendo o sistema de equações e substituindo na solução geral, temos: ENQ 2019-1 (versão atualizada em 11/03/2019) Q1. Resolva as seguintes recorrências: (a) (b) Uma solução resumida: (a) Equação característica: Solução geral: Solução da recorrência dada: Resolvendo o sistema

Leia mais

O Sistema Massa-Mola

O Sistema Massa-Mola O Sistema Massa-Mola 1 O sistema massa mola, como vimos, é um exemplo de sistema oscilante que descreve um MHS. Como sabemos (aplicando a Segunda Lei de Newton) temos que F = ma Como sabemos, no caso massa-mola

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Escoamento Sobre uma Placa Plana Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

4.6. Experiência do tubo de Pitot

4.6. Experiência do tubo de Pitot 4.6. Experiência do tubo de Pitot 98 O tubo de Pitot serve para determinar a velocidade real de um escoamento. Na sua origem, poderia ser esquematizado como mostra a figura 33. Figura 33 que foi extraída

Leia mais

Mecânica dos Fluidos II. Aula VI Análise Dimensional Aplicada às Turbomáquinas e Modelos Reduzidos

Mecânica dos Fluidos II. Aula VI Análise Dimensional Aplicada às Turbomáquinas e Modelos Reduzidos Mecânica dos Fluidos II Aula VI Análise Dimensional Aplicada às Turbomáquinas e Modelos Reduzidos Prof. António Sarmento Tel. 21 8417405 Email: antonio.sarmento@ist.utl.pt Exercício (Adaptado do Exame

Leia mais

PROBLEMAS DE OPTIMIZAÇÃO

PROBLEMAS DE OPTIMIZAÇÃO PROBLEMAS DE OPTIMIZAÇÃO EXTREMOS: MÁXIMOS E MÍ IMOS As questões de optimização estão relacionados com a escolha da melhor alternativa para a resolução de um problema com base em critérios particulares.

Leia mais

Problemas 21/03/2012. (b) Como mostramos no item (a), as componentes do vetor posição ( r) são: x = t 2

Problemas 21/03/2012. (b) Como mostramos no item (a), as componentes do vetor posição ( r) são: x = t 2 Problemas 1/0/01 Problema 1 Uma partícula possui uma aceleração constante a = 6m/s ) î + 4m/s ). No tempo t = 0, a velocidade é nula e o vetor posição é r 0 = 10m) î. a) Determine os vetores velocidade

Leia mais

Mecânica dos Fluidos I

Mecânica dos Fluidos I Mecânica dos Fluidos I Apontamentos sobre Análise Dimensional (complementares das semanas 8 9 das aulas de problemas) 1 Introdução A Análise Dimensional explora as consequências da homogeneidade dimensional

Leia mais

ANÁLISE MATEMÁTICA IV FICHA 3 TEOREMA DOS RESÍDUOS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM

ANÁLISE MATEMÁTICA IV FICHA 3 TEOREMA DOS RESÍDUOS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise ANÁLISE MATEMÁTICA IV E FICHA 3 TEOREMA DOS RESÍDUOS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM ( Seja f a função definida

Leia mais

Mecânica dos Fluidos I Trabalho Prático «Caudal de quantidade de movimento e equação de Bernoulli»

Mecânica dos Fluidos I Trabalho Prático «Caudal de quantidade de movimento e equação de Bernoulli» Mecânica dos Fluidos I Trabalho Prático «Caudal de quantidade de movimento e equação de Bernoulli» Este trabalho consta de uma série de demonstrações no laboratório com o objectivo de: ilustrar a relação

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=aiymdywghfm

https://www.youtube.com/watch?v=aiymdywghfm Exercício 106: Um medidor de vazão tipo venturi é ensaiado num laboratório, obtendose a curva característica abaixo. O diâmetro de aproximação e o da garganta são 60 mm e 0 mm respectivamente. O fluido

Leia mais

Calculo - Aula 1. Artur Soares

Calculo - Aula 1. Artur Soares Calculo - Aula 1 Artur Soares Irei resumir este curso em uma palavra: Praticidade. Iremos abordar tal assunto de forma que o aluno saia deste curso sabendo aplicar cálculo a uma questão e entender o que

Leia mais

Trajetórias de objetos: Modelos. Moussa Reda Mansour

Trajetórias de objetos: Modelos. Moussa Reda Mansour Trajetórias de objetos: Modelos Moussa Reda Mansour Lembranças A aceleração translacional de um objeto é definida aplicando a segunda Lei de Newton ( ) A velocidade translacional e localização de um objeto

Leia mais

Escolha do Perfil e da Geometria

Escolha do Perfil e da Geometria Escolha do Perfil e da Geometria Antes de se iniciar o desenho da aeronave é necessário definir alguns parâmetros: Perfil; Geometria da asa; Geometria da cauda; Carga alar; Carga de tracção ou carga de

Leia mais

3 3. Variáveis Aleatórias

3 3. Variáveis Aleatórias ÍNDICE 3. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS...49 3.. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS UNIDIMENSIONAIS...49 3.2. VARIÁVEIS DISCRETAS FUNÇÃO DE PROBABILIDADE E FUNÇÃO DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE...50 3.2.. Função de probabilidade...50

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 10 Características do Estol e Utilização de Flapes na Aeronave

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 10 Características do Estol e Utilização de Flapes na Aeronave Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 10 Características do Estol e Utilização de Flapes na Aeronave Tópicos Abordados O Estol e suas Características. Influência da Forma Geométrica da Asa na Propagação

Leia mais

ESPAÇOS VETORIAIS EUCLIDIANOS

ESPAÇOS VETORIAIS EUCLIDIANOS ESPAÇOS VETORIAIS EUCLIDIANOS Produto interno em espaços vetoriais Estamos interessados em formalizar os conceitos de comprimento de um vetor e ângulos entre dois vetores. Esses conceitos permitirão uma

Leia mais

Vamos revisar alguns fatos básicos a respeito de séries de potências

Vamos revisar alguns fatos básicos a respeito de séries de potências Seção 4 Revisão sobre séries de potências Vamos revisar alguns fatos básicos a respeito de séries de potências a n (x x ) n, que serão úteis no estudo de suas aplicações à resolução de equações diferenciais

Leia mais

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes. Nono Ano do Ensino Funcamental

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes. Nono Ano do Ensino Funcamental Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes Nono Ano do Ensino Funcamental Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio

Leia mais

Arrasto e sustentação

Arrasto e sustentação Arrasto e sustentação J. L. Baliño Escola Politécnica - Universidade de São Paulo Apostila de aula 2017, v. 1 Arrasto e sustentação 1 / 16 Sumário 1 Noção de camada limite 2 Separação do escoamento e esteira

Leia mais

Se escrevermos o momento magnético da forma usual:

Se escrevermos o momento magnético da forma usual: Teoria Quântica de Campos II 29 Momento magnético do elétron Se escrevermos o momento magnético da forma usual: Vimos (eq 27.2) que F2 = 0 em primeira ordem pert. portanto g = 2 nesta ordem. Mas ele será

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Função Exponencial. Equações Exponenciais. Primeiro Ano - Médio

Material Teórico - Módulo de Função Exponencial. Equações Exponenciais. Primeiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo de Função Exponencial Equações Exponenciais Primeiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 3 de novembro de 018 No material da aula

Leia mais

Superfícies Sustentadoras

Superfícies Sustentadoras Superfícies Sustentadoras Uma superfície sustentadora gera uma força perpendicular ao escoamento não perturado, força de sustentação, astante superior à força na direcção do escoamento não perturado, força

Leia mais

Escolha do Perfil e da Geometria

Escolha do Perfil e da Geometria Escolha do Perfil e da Geometria Antes de se iniciar o desenho da aeronave é necessário definir alguns parâmetros: Perfil; Geometria da asa; Geometria da cauda; Carga alar; Tracção específica ou potência

Leia mais

estas estão se quebrando em estruturas menores, inclusive a jusante da esfera, evidenciando

estas estão se quebrando em estruturas menores, inclusive a jusante da esfera, evidenciando 80 estas estão se quebrando em estruturas menores, inclusive a jusante da esfera, evidenciando assim mais uma característica da turbulência: quanto mais turbulento é o escoamento, maior é a multiplicidade

Leia mais

Escoamentos Externos

Escoamentos Externos Escoamentos Externos O estudo de escoamentos externos é de particular importância para a engenharia aeronáutica, na análise do escoamento do ar em torno dos vários componentes de uma aeronave Entretanto,

Leia mais

Aula 09. Turbinas Eólicas

Aula 09. Turbinas Eólicas Aula 09 Turbinas Eólicas Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência Gesep

Leia mais

AA-220 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA

AA-220 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA AA-220 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA Escoamentos Potenciais Compressíveis Prof. Roberto GIL Email: gil@ita.br Ramal: 6482 1 Equação do potencial aerodinâmico Equação do potencial, agora considerando a

Leia mais

Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira. MAT146 - Cálculo I - Integração por Frações Parciais

Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira. MAT146 - Cálculo I - Integração por Frações Parciais MAT146 - Cálculo I - Integração por Frações Parciais Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Iremos agora desenvolver um método para resolver integrais de funções racionais,

Leia mais

DINÂMICA DE ESTRUTURAS E AEROELASTICIDADE

DINÂMICA DE ESTRUTURAS E AEROELASTICIDADE DINÂMICA DE ESTRUTURAS E AEROELASTICIDADE Prof. GIL Aeroelasticidade Estática Asas Enflechadas 1 O efeito do enflechamento Aeroelasticidade estática de asas enflechadas. Objetivo Determinar como a flexão,

Leia mais

GAAL - Primeira Prova - 06/abril/2013. Questão 1: Considere o seguinte sistema linear nas incógnitas x, y e z.

GAAL - Primeira Prova - 06/abril/2013. Questão 1: Considere o seguinte sistema linear nas incógnitas x, y e z. GAAL - Primeira Prova - 06/abril/203 SOLUÇÕES Questão : Considere o seguinte sistema linear nas incógnitas x, y e z. x + ay z = x + y + 2z = 2 x y + az = a Determine todos os valores de a para os quais

Leia mais

Capítulo 4 - Derivadas

Capítulo 4 - Derivadas Capítulo 4 - Derivadas 1. Problemas Relacionados com Derivadas Problema I: Coeficiente Angular de Reta tangente. Problema II: Taxas de variação. Problema I) Coeficiente Angular de Reta tangente I.1) Inclinação

Leia mais