PROJETO SUSTENTABILIDADE SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO SUSTENTABILIDADE SOCIAL"

Transcrição

1 PROJETO SUSTENTABILIDADE SOCIAL OBJETIVO: Conscientizar os moradores dos bairros Getúlio Vargas, Bom sucesso e Cônego Walter da necessidade de cuidar e embelezar o seu Bairro para uma melhor qualidade de Vida. JUSTIFICATIVA: Enquanto os países de primeiro mundo se desenvolvem e buscam descobrir a cura para determinadas doenças, novas invenções tecnológicas, alternativas de geração de energia ou de amenizar a degradação sofrida pelo meio ambiente, nós, brasileiros, ainda estamos ensinando nossas crianças, jovens e adultos a não jogar papéis no chão, nem lixo em terrenos baldios, sem falar no uso adequado de nossa água potável. Preocupados enquanto poder público, com os bairros mais vulneráveis de nossa cidade, constatamos o crescente descuido com o lixo jogado, indiscriminadamente, pelos moradores, nas esquinas, frente das casas, terrenos baldios, beira de valos, no pátio das residências, o que pode gerar doenças. Somando-se a isso, a clara falta de noções de higiene, de vida saudável, e a acomodação de que essas circunstâncias, para muitos, pode ser normal, enquanto outros desafiam e incomodam-se com seus vizinhos. Diante disso, as Secretarias do Trabalho e Ação Social, Meio Ambiente e Infraestrutura, juntamente com os respectivos CRAS, Escolas e Creches dos Bairros já citados, estamos justificando este Projeto. OPERACIONALIZAÇÃO: * Reuniões com os envolvidos coordenadas pela Secretaria do Trabalho e Ação Social; *Divulgação nos meios de comunicação locais: Rádios AM e FM, Jornais, redes de comunicação; *Divulgação nas Reuniões de Pais nas Escolas; no Projeto Solidariedade nos Cras e nas reuniões mensais na Secretaria do Trabalho e Ação Social; Busca de patrocinadores na cidade; * Distribuição do Calendário organizado pela Secretaria de Infraestrutura: tabela quinzenal de recolhimento de entulhos;

2 * Caminhadas anteriormente à retirada quinzenal de entulhos no bairro, pelas três secretarias envolvidas, acompanhadas pelo Cras, Escolas, Creches para conscientização dos moradores do que e como deve ser descartado todo tipo de entulho: poda de árvores, móveis velhos, restos de madeira, tijolos, telhas, latas, brinquedos velhos, eletrodomésticos, entre outros; e alerta dos dias em que os entulhos devem ser colocados na frente das residências; * Palestras nos Cras e Escolas sobre Separação e Reciclagem de lixo; *Criação da Patrulha Ambiental nas escolas que ainda não a possuem; * Embelezamento de praças, parada de ônibus, frente das Escolas e dos Cras através do plantio de flores, árvores, criação de bancos, balanços; * Criação de Pórtico de madeira tratada na entrada dos Bairros, com frase e desenho elaborados por alunos das respectivas escolas e creches; *Colocação de Outdoor no bairro Getúlio Vargas, sensibilizando os moradores para com os cuidados com o bairro; * Melhoramentos na casa vencedora da melhor frase colocada no pórtico como motivação no bairro. AVALIAÇÃO: Será considerado bem-sucedido o Projeto, se houver a aceitabilidade da interferência dos envolvidos, a fim de que tenham uma melhor qualidade de vida. Bem como, mudança de comportamento e atitude dos moradores dos Bairros Getúlio Vargas, Bom sucesso e Cônego Walter com relação ao descarte de lixo nas ruas e ao entorno onde moram. RECURSOS HUMANOS: *Secretários e Funcionários das três secretarias envolvidas; *Coordenadoras, Equipe Técnica, e jovens dos Cras; *Diretoras, Professores e Alunos das Escolas e Creches dos Bairros; *Biólogo; *Ecólogo;

3 *Patrulha do Meio Ambiente Colégio Marina de Godoy Neto. MATERIAIS: *Camisetas com nome do Projeto; *Panfletos; *Caminhões de recolhimento de entulhos; *Máquinas para remover entulhos; *Madeiras para construção dos 03 Pórticos na entrada dos bairros; * 03 Placas com as frases ganhadoras sobre o tema do projeto; *Pneus feitura de vasos, bancos, balanços; *Outdoor: 06 metros de comprimento por 03 de altura; *Flores e Árvores; *Terra Preta; *Pás, Enxadas, carro de mão.

4 VISUAL: OUTDOR ADESIVOS:

5 CAMISETAS:

6 REVITALIZAÇÃO DO BAIRRO BOM SUCESSO Para que o Projeto Sustentabilidade Social consiga atingir os objetivos propostos, é imprescindível a parceria com a rede, tendo como o principal articulador o CRAS Bom Sucesso, pois esse poderá criar ações que possam sensibilizar a comunidade, despertando o sentimento de pertença, visando a uma mudança na cultura local. Diante disso, pontos estratégicos foram selecionados para serem revitalizados nesta primeira etapa de desenvolvimento do projeto, conforme descriminação abaixo:

7 LOCAL (1): Rua Ana Gonçalves Meireles, esquina com a Rua Amado Peres. Neste local, havia acúmulo grande de lixo. A partir da caminhada realizada no Bairro, constatamos que não foram colocados resíduos sólidos porque os moradores o estão monitorando. ATITUDE: Para incentivá-los, iremos colocar quatro floreiras feitas com pneus para manter este local livre destes resíduos. Material de necessário para floreiras: Doze pneus; Terra; Tinta; Doze mudas de flores. PROPOSTA REVITALIZAÇÃO: LOCAL (2): Rua Amado Peres, lateral da Escola Estadual Francisco Luiz. Neste espaço, há sempre muito descarte de lixo orgânico, seco e entulhos. Depois da visita e caminhada no bairro, houve melhora, mas percebe-se que se faz necessário continuar sensibilizando os moradores para que entendam a importância deste projeto, pois uma semana após a retirada de entulhos, já se forma outro montante de lixo.

8 LOCAL (2): Rua Amado Peres, lateral da Escola Estadual Francisco Luiz. Neste espaço, há sempre muito descarte de lixo orgânico, seco e entulhos. Depois da visita e caminhada no bairro, houve melhora, mas percebe-se que se faz necessário continuar sensibilizando os moradores para que entendam a importância deste projeto, pois uma semana após a retirada de entulhos, já se forma outro montante de lixo. ATITUDE: Idealizamos que o espaço ocupado pelo lixo depositado pelos moradores, seja substituído pela colocação de floreiras sobrepostas para que o descarte de lixo seja evitado. Material necessário para as floreiras sobrepostas: Vinte cinco pneus; Tinta; cinquenta mudas de flores; terra. PROPOSTA REVITALIZAÇÃO:

9 LOCAL (3): Na esquina da Rua Lageado com a Rua João Beckel. Este é um dos principais focos de depósito de lixo. É uma área extensa e critica, pois ao lado há uma sanga. Durante muitos anos os moradores desta área vêm reivindicando o mau cheiro, o acúmulo de lixo, doenças e o ponto para consumo de drogas, além de favorecer para assaltos entre outros problemas.

10 ATITUDE: Idealizamos para este local: a) Um espaço com bancos de pneus, floreiras, plantio de árvore com intuito de eliminar o lixo depositado e atrair o olhar para algo diferente, bonito, despertando a sensibilidade dos moradores. b) Drenagem para que o esgoto não corra a céu aberto, com isso estaremos trazendo dignidade e segurança aos moradores. Material necessário para revitalizar este local: Mudas de árvores; Mudas de flores; Pneus; Tinta; Terra.

11 PROPOSTA DA REVITALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICPAL DE CAMAQUÃ

12

13

14 LOCAL (4): Esquina da Rua João Beckel com a Rua Ana Gonçalves Meireles. ATITUDE: Para que não se torne mais um ponto de depósito de lixo, como prevenção serão colocadas três floreiras nas esquinas das referidas ruas. Material necessário para floreiras: Nove pneus; Terra; Tinta; Mudas de flores.

15 PROPOSTA REVITALIZAÇÃO: LOCAL (05): Revitalização da quadra de esportes do bairro Bom Sucesso. Em visita realizada no dia 18 de junho último, constatamos que a Secretaria da Infra Estrutura já está realizando a limpeza; as necessidades visualizadas de acordo com o Projeto feito pelo CRAS são: Reforma das telas; Reboco; Pintura; Azulejos nas escadarias;

16 Buscas por parceiros. PREFEITURA MUNICPAL DE CAMAQUÃ LOCAL (6): Casa de moradora do bairro.

17 Percebemos que depois da caminhada realizada no bairro, através do Projeto Sustentabilidade Social, houve uma grande melhora na limpeza da casa desta moradora. ATITUDE: intensificar o acompanhamento deste grupo familiar por Equipe Técnica;

18 LOCAL (7): Rua Ana Gonçalves Meireles (próxima a quadra Esportiva, há esta residência abandonada, ponto de descarte de lixo. ATITUDE: Após realizar a limpeza do local, entraremos em contato com os proprietários, e solicitaremos que seja feito o cerco do terreno para que assim possa talvez diminuir o descarte do lixo. FOTO DO LOCAL Local (8): Local do Pórtico Esquina da Presidente Vargas com a Rua João Beckel

19 REVITALIZAÇÃO DO BAIRRO GETÚLIO VARGAS Para que o Projeto Sustentabilidade Social consiga atingir os objetivos propostos, é imprescindível a parceria com a rede, tendo como o principal articulador o CRAS Getúlio Vargas, pois esse poderá criar ações que possam sensibilizar a comunidade, despertando o sentimento de pertença, visando a uma mudança na cultura local. Diante disso, pontos estratégicos foram selecionados para serem revitalizados nesta primeira etapa de desenvolvimento do projeto, conforme descriminação abaixo: LOCAL (1): Rua São Valentim Neste local, havia acúmulo de lixo. A partir da caminhada realizada no Bairro, idealizou-se a colocação de um pórtico, no intuito sensibilizar os moradores do bairro assim como demonstrar a iniciativa do Governo Municipal na revitalização dos bairros.

20 ATITUDE: Para incentivá-los, iremos colocar floreiras de troncos de eucaliptos, para o embelezamento do local. Material de necessário para floreiras: Terra; QuatrosTroncos; Doze mudas de flores.

21 LOCAL (2): Rua São Valentim CRAS Getúlio Vargas O CRAS Centro de Referência de Assistência consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. No município consta três unidades, dentre estas uma se localiza no bairro Getulio Vargas, o Cras desempenha papel fundamental na articulação deste projeto, fazendo-se necessário a implementação de ações socioambientais. ATITUDE: Como iniciativa do projeto no bairro foi realizado limpeza e utilização de floreiras com material reciclado enfrente ao CRAS. Material de necessário para floreiras: Terra;

22 Pneus; Mudas de flores; Tintas. PREFEITURA MUNICPAL DE CAMAQUÃ LOCAL (3): Rua Santo Augusto Neste local a população do bairro tinha como hábito o descarte do lixo, chegando a um acúmulo de grande proporção, onde muitas vezes ocasionava dificuldades no trânsito de pedestres como de automóveis, assim como não transmitindo boa imagem do bairro aos motoristas que trafegam na BR 116.

23 ATITUDE: Foi realizada a limpeza do local e idealizado a implantação de um outdor para despertar a consciência dos moradores sobre a importância da sustentabilidade; Material de necessário: Outdor.

24 LOCAL (4): Rua Santo Augusto esquina São Borja. Neste local, também havia a prática do grande acúmulo de lixo, inviabilizando o acesso de recreação das crianças que estudam na escola ao lado. ATITUDE: Foi realizada a limpeza do local e idealizado a implantação de uma praça que visa lazer e recreação para as famílias e as crianças do bairro. Material de necessário: Pneus; Terra; Mudas de flores; Tinta;

25 Tora de madeira; Areia; Tela; Corrente; Tonel. PREFEITURA MUNICPAL DE CAMAQUÃ

26

27

28

29 LOCAL (5): Rua São Borja. Esta parada de ônibus se localiza em frente à Escola Municipal Marina de Godoy Neto e a Creche Cecy Ribeiro Dias, parceiras do Projeto. ATITUDE: Foi realizada a limpeza e colocação de floreiras para o embelezamento do local. Material de necessário: Pneus; Terra; Flores.

30 LOCAL (6): Rua São Sepe. Neste espaço a comunidade utilizava como depósito de lixo, se localiza nas proximidades da escola e da creche do bairro. ATITUDE: Foi realizada a limpeza e idealizado a colocação de floreiras e lixeiras. Material de necessário: Pneus; Terra; Flores.

31

32 LOCAL (7): Beco São Tomé Este espaço localiza-se em um Beco, onde além de haver vários grupos familiares havia o descarte indevido do lixo, proliferando o acúmulo de roedores, com isto sendo propicio o contagio de doenças. ATITUDE: Foi realizada a limpeza e idealizado um espaço de convivência. Material de necessário: Pneus; Terra; Flores.

33

34

35 REVITALIZAÇÃO DO BAIRRO CÔNEGO WALTER Para que o Projeto Sustentabilidade Social consiga atingir os objetivos propostos, é imprescindível a parceria com a rede, tendo como o principal articulador o CRAS Cônego Walter, pois esse poderá criar ações que possam sensibilizar a comunidade, despertando o sentimento de pertença, visando a uma mudança na cultura local. LOCAL(01) CRAS O CRAS está organizando a revitalização no entorno do mesmo.

36 LOCAL(02): CIEP Na escola nota-se a urgência de trabalhar com professores e alunos a conscientização ambiental,pois é agravante o que acontece na escola e ao redor dela. ATITUDE: Para que não se torne mais um ponto de depósito de lixo, como prevenção serão demarcados locais com pneus na frente da escola e no interior desta demarcação será feito o plantio de arvores. Ainda na frente da escola haverá lixeiras seletivas feitas com pneus. No interior da escola terão floreiras feitas com pneus para dar o embelezamento da escola. Será criado uma Patrulha ambiental dentro da escola CIEP e na escola de educação infantil será criado também uma patrulinha,para que assim possamos dar o seguimento do projeto juntamente com a comunidade do bairro. Material necessário para floreiras: Nove pneus; Terra;

37 Tinta; Mudas de flores; Mudas de arvores. PROPOSTA REVITALIZAÇÃO:

38

39 LOCAL(03): No entorno da escola,a situação é alarmante, o acumulo de lixo é bem grande,moradores de outras localidades fazem o descarte inadequado destes resíduos nesta área do bairro. ATITUDE: A criação da Patrulha Ambiental da escola CIEP juntamente com a Secretaria de Infraestrutura,coordenarão a limpeza deste local e assim conservarão este local limpo. Sendo colocados floreiras para ocupar este lugar que hoje é feito o descarte deste lixo. Material necessário: pneus; Terra; Tinta; Mudas de flores;

40 PROPOSTA REVITALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICPAL DE CAMAQUÃ LOCAL(04): A praça do bairro se mantém limpa e muito bem conservada pela associação de moradores do bairro, podendo assim ser feito um trabalho de embelezamento desta área. ATITUDE: Demarcação da area de pracinha para as crianças,implantação de uma caixa de areia,plantio de floreiras e arvores nativas no local para que assim possa futuramente ter sombras e um ambiente agradável de lazer. MATERIAL NECESSÁRIO:

41 pneus; Terra; Tinta; Mudas de flores; Mudas de arvores. PREFEITURA MUNICPAL DE CAMAQUÃ PROPOSTA REVITALIZAÇÃO:

42

43

44 LOCAL(05): Rua Vilmo de Medeiros Esta é uma das áreas de maior impacto socioambiental do bairro, pois nota-se o descarte de resíduos em frente suas residências, podendo assim contrair doenças.

45 ATITUDE: contatar a infraestrutura para que faça neste local uma nova limpeza, depois disto, fazer um trabalho com os moradores da área para que evite o descarte indevido neste local, e implantar floreiras e bancos para que assim esses moradores possam ter um ambiente limpo e saudável em frente suas residências. Material necessário para floreiras: pneus; Terra; Tinta; Mudas de flores; PROPOSTA REVITALIZAÇÃO:

46

47 CRIAÇÃO PATRULHA AMBIENTAL MIRIM E PATRULINHA O objetivo do projeto é integrar e conscientizar os pequenos sobre os diversos assuntos que estão presentes em nosso cotidiano, da saúde à reciclagem. O Patrulha Ambiental Mirim envolve diversas atividades de integração e educação ambiental, como palestras, sessões de vídeo, distribuição de material informativo, caminhadas pelos bairros, hora do conto, trilhas interpretativas para observação de ambientes, oficinas de ecologia e de arte, entre outras atividades. PROJETO O Projeto Sustentabilidade Social desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Ação Social em parceria com as Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, abrange os bairros Getulio Vargas, Conego Walter e Bomsucesso por apresentar sérios problemas socioambientais, como reduzida arborização e lixo jogado nas ruas. Foi desenvolvido diversas caminhadas nestes bairros oportunizando a conscientização dos moradores a cerca da limpeza nas ruas do bairro e coleta de lixo e entulhos dos quintais e terrenos, o projeto teve uma segunda etapa, onde a Secretaira de Infraestrutra fez o recolhimentos destes entulhos. Para o melhor desenvolvimento do projeto será criado Patrulhas Ambientais Mirins e Patrulinhas nos bairros de abrangência, onde o papel das crianças e adolescentes serão agentes transformadores de uma nova mentalidade que está surgindo na sociedade, quanto ao respeito e melhoria do ambiente em que vivemos além das orientações de preservação e manutenção de

48 um ambiente saudável, também será questionado junto aos moradores sobre os problemas do bairro e como desejariam que ele fosse. Só mudando atitudes, teremos uma Cidade e um País melhores para viver, PATRULHAS AMBIENTAIS E SUAS ATIVIDADES: Participação na limpeza do bairro; Revitalizações;

49 CONCURSO DA MELHOR FRASE DO BAIRRO Convidamos sua Escola a participar de um concurso onde os professores da área da linguagem trabalharão sobre o tema MEIO AMBIENTE E CIDADANIA. Em cada turma, os alunos deverão elaborar uma frase sobre AÇÃO SÓCIOAMBIENTAL, com objetivo de despertar a consciência dos alunos e da comunidade a cerca da importância de cuidar da própria casa, ou seja, do ambiente em que vive, contribuindo desta forma para a melhoria das condições gerais do bairro. A escola deverá pré selecionar uma frase de cada turma e enviá-las para a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social onde será escolhida através de uma comissão a frase vencedora. O vencedor receberá como prêmio a colocação de sua frase em um pórtico que será construído na entrada do bairro, um dia de passeio pelos principais pontos turísticos de Camaquã, além de ter sua residência revitalizada através de ações socioambientais. Quem participará do concurso:escolas da área de abrangência do CRAS Comissão julgadora: um representante de cada secretaria, um professor de cada escola participante, um representante do CRAS e a comissão elaboradora do projeto.

50 FICHA DE INSCRIÇÃO: DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: NOME DO ALUNO: NOME DO RESPONSÁVEL: ENDEREÇO: TELEFONE: ESCOLA: SÉRIE: FRASE: OBSERVAÇÃO: A família deverá participar na elaboração da frase juntamente com o aluno.

51 AÇÕES: DIVULGAÇÃO NAS ESCOLAS E COMUNIDADE

Reciclando e Sensibilizando

Reciclando e Sensibilizando Reciclando e Sensibilizando Mostra Local de: Pato Branco Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Escola Municipal Bairro Planalto Cidade:

Leia mais

PROJETO: Sustentabilidade e mudanças de hábitos no ambiente escolar e na escola

PROJETO: Sustentabilidade e mudanças de hábitos no ambiente escolar e na escola ESCOLA MUNICIPAL COSTA E SILVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO: Sustentabilidade e mudanças de hábitos no ambiente escolar e na escola MARECHAL CÂNDIDO RONDON, JULHO DE 2011. RESUMO: O presente

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente Programa é um instrumento que visa à minimização de resíduos sólidos, tendo como escopo para tanto a educação ambiental voltada

Leia mais

FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares

FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares Faculdade de ciências e tecnologia do maranhão-facema Caxias/MA pedroftb@hotmail.com.br/coor.educacaoambiental@facema.edu.br

Leia mais

Trabalhos selecionados

Trabalhos selecionados Trabalhos selecionados 1ª ETAPA DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DENGUE EM UBERABA: EPIDEMIA NUNCA MAIS E. M. PROFESSOR JOSÉ GERALDO GUIMARÃES - CENTRO INTEGRADO PACAEMBU PROFESSOR CÁSSIA CRISTINA DE SANTANA

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA HISTÓRICO A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA, fundada em 20/07/1990 é uma organização

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA HISTÓRICO A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA, fundada em 20/07/1990 é uma organização ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA HISTÓRICO A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA, fundada em 20/07/1990 é uma organização Não-Governamental, a qual desenvolve suas atividades no campo da preservação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEA PLANO DE AÇÃO Montanha ES 2014 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 02 2. JUSTIFICATIVA... 03 3. OBJETIVO GERAL...

Leia mais

PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO

PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO O PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO tem como missão junto ao meio ambiente, minimizar os impactos ambientais decorrentes da realização de eventos em áreas de preservação

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

Filme: Ilha das Flores

Filme: Ilha das Flores Filme: Ilha das Flores Gênero Documentário/Experimental Diretor Jorge Furtado Elenco Ciça Reckziegel Ano 1989 Duração 13 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/filme.asp?cod=647

Leia mais

Segundo um documento preparatório para a conferência de Joanesburgo (2002), se cada habitante da Terra se comportasse como o habitante médio de um

Segundo um documento preparatório para a conferência de Joanesburgo (2002), se cada habitante da Terra se comportasse como o habitante médio de um JÁ NÃO BASTA UM PLANETA! Segundo um documento preparatório para a conferência de Joanesburgo (2002), se cada habitante da Terra se comportasse como o habitante médio de um país de alta renda, seriam necessários

Leia mais

ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4651. ROTARY CLUB DE FLORIANÓPOLIS INGLESES Distrito 4651 Club Nº 53.309 Fundação 16-03-2000

ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4651. ROTARY CLUB DE FLORIANÓPOLIS INGLESES Distrito 4651 Club Nº 53.309 Fundação 16-03-2000 PROJETO CIDADE LIMPA OBJETIVO: Conscientizar as pessoas da nossa comunidade bem como todos o visitantes da necessidade de manter limpa nossa cidade para preservarmos nosso planeta, recebermos nossos visitantes

Leia mais

Você descartou esses materiais corretamente?

Você descartou esses materiais corretamente? Com o desenvolvimento das cidades, a quantidade de lixo produzida pelas pessoas vem aumentando muito. Em geral, quanto melhor é a condição financeira da população, mais ela consome e mais lixo produz.

Leia mais

Art. 3º - Para fins de coletas, fica definido por região as seguintes. I Região do Picerno, primeira semana do mês de Outubro;

Art. 3º - Para fins de coletas, fica definido por região as seguintes. I Região do Picerno, primeira semana do mês de Outubro; PROJETO DE LEI DE 03 DE MAIO DE 2011. DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA SEMANA DO CATA TRECO NO MUNICIPIO DE SUMARÉ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SUMARÉ, promulgo a seguinte Lei: Faço

Leia mais

Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental Programa de Educação Ambiental Programa Saber Faz Bem Sensibilizar professores e alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, e moradores bairros periféricos sobre a necessidade da preservação

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental.

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 2. Caracterização da situação anterior: O município de Glória de Dourados possui 9.927 habitantes (IBGE-2011),

Leia mais

Reciclagem. Projetos temáticos

Reciclagem. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2011 Projetos temáticos 2 o ano Data: / / Nível: Escola: Nome: Reciclagem Justificativa Este projeto tem como foco promover

Leia mais

EDITAL CONJUNTO SEMECT/FME 001/13 AGENTES AMBIENTAIS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI

EDITAL CONJUNTO SEMECT/FME 001/13 AGENTES AMBIENTAIS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia Fundação Municipal de Educação EDITAL CONJUNTO SEMECT/FME 001/13 AGENTES AMBIENTAIS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI APRESENTAÇÃO

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projeto Coleta de Materiais Recicláveis - 8 Jeitos de Mudar o Mundo - Nós podemos Rancho Alegre!

Mostra de Projetos 2011. Projeto Coleta de Materiais Recicláveis - 8 Jeitos de Mudar o Mundo - Nós podemos Rancho Alegre! Mostra de Projetos 2011 Projeto Coleta de Materiais Recicláveis - 8 Jeitos de Mudar o Mundo - Nós podemos Rancho Alegre! Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados

Leia mais

CONCURSO JARDIM MAIS BONITO 2015 REGULAMENTO

CONCURSO JARDIM MAIS BONITO 2015 REGULAMENTO CONCURSO JARDIM MAIS BONITO 2015 REGULAMENTO OBJETIVOS - Valorizar o trabalho dos moradores de Colinas no cuidado do seu Jardim; - Desenvolver o turismo no nosso município; - Despertar a consciência ecológica

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO PROJETO GERAÇÃO DE RENDA COM USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS Mafra, outubro de 2008. SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 JUSTIFICATIVA... 3 3 CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ENVOLVIDO... 4

Leia mais

PROPOSTA PARA O CONCURSO VETERINÁRIO MIRIM 2013

PROPOSTA PARA O CONCURSO VETERINÁRIO MIRIM 2013 PROPOSTA PARA O CONCURSO VETERINÁRIO MIRIM 2013 Equipe proponente e organizadora: Rede de Defesa e Proteção Animal Responsável Prof. Alexander Welker Biondo Superintendência de Controle Ambiental Secretaria

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

COOPERATIVA MONÇÕES DE COLETA SELETIVA DE PORTO FELIZ Rua: Anita Garibaldi, nº694- Jd. Primavera- Tel: PROJETO RECICLANDO COM CIDADANIA

COOPERATIVA MONÇÕES DE COLETA SELETIVA DE PORTO FELIZ Rua: Anita Garibaldi, nº694- Jd. Primavera- Tel: PROJETO RECICLANDO COM CIDADANIA PROJETO RECICLANDO COM CIDADANIA LOCAL DA INSTALAÇÃO: Razão Social: Cooperativa de Reciclagem Monções Nome Fantasia: Cooperativa Monções CNPJ: 12.522.788/0001-85 Endereço: R: Anita Garibaldi, nº694- Jd.

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental Responsabilidade Socioambiental A Fecomércio-RS busca a sustentabilidade e o compromisso socioambiental das partes interessadas, por meio da melhoria contínua de serviços, processos e instalações, a partir

Leia mais

RELATÓRIO REDE DE SUSTENTABILIDADE - APC

RELATÓRIO REDE DE SUSTENTABILIDADE - APC APC - MOÇAMBIQUE ASSOCIAÇĂO PROJETO CIDADĂO Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço RELATÓRIO REDE DE SUSTENTABILIDADE - APC Introdução A Rede de Sustentabilidade é uma equipe multi setorial

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

Jardim Escola Aladdin

Jardim Escola Aladdin Jardim Escola Aladdin Os 4 Rs da Sustentabilidade Rio de janeiro 2016 Objetivo geral Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade

Leia mais

Apartamentos, Casas e Terrenos.

Apartamentos, Casas e Terrenos. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental Mostra de Projetos 2011 Mostra de Educação Ambiental Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados Nome da Instituição/Empresa: FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste

Leia mais

PARTE 1 Identificação da Experiência

PARTE 1 Identificação da Experiência PARTE 1 Identificação da Experiência NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE: Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. ENDEREÇO:

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Oficina Educação para Sustentabilidade Sala de Capacitação do Centro Paulo Freire Recife, Pernambuco (PE) Educador Ambiental: William Monteiro Rocha Cidade: Recife (Pernambuco)

Leia mais

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Chico Xavier. Parcerias : FEBRACOM

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Chico Xavier. Parcerias : FEBRACOM Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Chico Xavier Parcerias : FEBRACOM PACTO PELA RECICLAGEM A partir da constatação que a

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

PROJETO ARTE DE FAZER

PROJETO ARTE DE FAZER PROJETO ARTE DE FAZER Iniciado em Março de 2007, o Projeto Arte de Fazer é executado pelo Instituto Arara Azul e tem como principal objetivo o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda,

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos 1. Identificação: Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL SOUZA,I.C. ;BUFAIÇAL,D.S.S;SANTOS,M.D.;ARANTES,S.S.;XAVIER,L.;FERREIRA,G.K.S; OLIVEIRA,B.A.;PAGOTTO,W.W.B.S.;SILVA,R.P.;SANTOS.L.G.;SANTOS.F.F.S.;FRANCO,R.

Leia mais

RELATÓRIO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 02 a 10 de junho de 2014

RELATÓRIO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 02 a 10 de junho de 2014 RELATÓRIO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 02 a 10 de junho de 2014 As cidades de Alagoa grande, Bananeiras, Caiçara, Cacimba de Dentro,Dona Inês, Guarabira, Sapé e Solânea participaram da Semana Nacional

Leia mais

Ação de intervenção da UBS Nova América 2ª etapa Mutirão de limpeza, pintura e construção de jardineiras de pneus em lixeira comunitária

Ação de intervenção da UBS Nova América 2ª etapa Mutirão de limpeza, pintura e construção de jardineiras de pneus em lixeira comunitária Ação de intervenção da UBS Nova América 2ª etapa Mutirão de limpeza, pintura e construção de jardineiras de pneus em lixeira comunitária Ação: mutirão de limpeza, pintura da lixeira comunitária e construção

Leia mais

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL REALIZADA NA PONTE DO RIO SÃO JORGE/PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL REALIZADA NA PONTE DO RIO SÃO JORGE/PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL REALIZADA NA PONTE DO RIO SÃO JORGE/PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS Andressa Stefany Teles Jasmine Cardoso Moreira Victor Emanuel Carbonar Santos RESUMO: Impactos negativos

Leia mais

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB2011 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAR E PRECISO. Baturité-CECidade-UF

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB2011 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAR E PRECISO. Baturité-CECidade-UF CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB2011 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAR E PRECISO Baturité-CECidade-UF 2011 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. NOME DA AABB: Associação Atlética Banco do Brasil de Baturité 1.2. TÍTULO: RECICLAR

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE VICENTE DUTRA/RS

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE VICENTE DUTRA/RS TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE IVINHEMA MS AGOSTO/2011 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO:

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

AÇÕES MARÇO/2015 Patrocínio Apoi o :

AÇÕES MARÇO/2015 Patrocínio Apoi o : AÇÕES MARÇO/2015 RELATÓRIO No findar de janeiro, foi firmado entre Prefeitura Municipal de Bonito, através da SEMA - Secretaria de Meio Ambiente, com apoio do COMDEMA Conselho Municipal de Meio Ambiente

Leia mais

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ RESPEITO AO MEIO AMBIENTE: Programa de Incentivo ao Plantio de Mudas e Manutenção de Vias Públicas e Escolas Municipais Para a franquia O Boticário de São Gonçalo

Leia mais

Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br

Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br O QUE É A ASSOCIAÇÃO RECICLE A VIDA A Recicle a Vida, é uma Associação de Catadores sem fins lucrativos, de direito

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

SUSTENTABILIDADE 2014

SUSTENTABILIDADE 2014 SUSTENTABILIDADE 2014 Rutivo de no CONSTRUIR, PLANTAR E TRANSFORMAR Nosso objetivo vai além de ser responsável pelo processo construtivo de nossas obras, procuramos estimular e disseminar o conceito de

Leia mais

PAPEL: AS PRÁTICAS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO E OS PROCESSOS ENVOLVIDOS RESUMO

PAPEL: AS PRÁTICAS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO E OS PROCESSOS ENVOLVIDOS RESUMO PAPEL: AS PRÁTICAS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO E OS PROCESSOS ENVOLVIDOS Priscila Toschi da Silva 1 ; Leila Cristina Konradt-Moraes 2 ; UEMS Caixa postal 351 CEP 79804-070; E-mail: priscila.toschi@hotmail.com;

Leia mais

Escola de Ensino Fundamental João Paulo II Serra, ES Diretora : Ana Maria Quinelato Professora responsável: Luciane Rosário Sampaio Frizzera

Escola de Ensino Fundamental João Paulo II Serra, ES Diretora : Ana Maria Quinelato Professora responsável: Luciane Rosário Sampaio Frizzera Escola de Ensino Fundamental João Paulo II Serra, ES Diretora : Ana Maria Quinelato Professora responsável: Luciane Rosário Sampaio Frizzera A Comunidade de Jardim Carapina O bairro Jardim Carapina localiza-se

Leia mais

DIREITOS DE CIDADÃO Eu Tenho

DIREITOS DE CIDADÃO Eu Tenho TEMA DO TRABALHO: DIREITOS DE CIDADÃO Eu Tenho NOME COMPLETO E LEGÍVEL: EMPRESA QUE TRABALHA: FAÇA UM (X) DIA E TURMA DA SUA SIMULTANEIDADE: 2ª feira ( ) 3ª feira ( ) 4ª feira ( ) 5ª feira ( ) 6ª feira

Leia mais

Lixo, Bicho É. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Lixo, Bicho É. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Lixo, Bicho É Mostra Local de: Apucarana (Municípios do Vale do Ivaí) Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: APAE de Marilândia do

Leia mais

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM?

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? 1. Matéria Bruta Representa a vontade de melhorar o 6. Reciclagem mundo e construir um futuro mais próspero. É o equilíbrio econômico, social e ambiental que garante a qualidade

Leia mais

Capitulo 3 Horta Orgânica

Capitulo 3 Horta Orgânica ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTALISTA SOMOS UBATUBA Conteúdo Pedagógico Capitulo 3 Horta Orgânica Organização Parceria Convênio Horta Orgânica Introdução Esta etapa é composta por atividades ligadas pelas relações

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições Autora: Vânia Maria Nunes dos Santos Outros autores: Marcos Tsutomu Tamai, Erotides Lacerda Choueri

Leia mais

Reciclagem. Projetos temáticos

Reciclagem. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Reciclagem Justificativa Este projeto tem como foco

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO ACEIRO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

IMPLANTAÇÃO DO ACEIRO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS IMPLANTAÇÃO DO ACEIRO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS E OUTRAS INFRA-ESTRUTURAS NO SAPIENS PARQUE Florianópolis, 23 de julho de 2008 1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO Este documento busca informar a comunidade

Leia mais

Palavras-chave: água esgoto gerenciamento - resíduo poluente

Palavras-chave: água esgoto gerenciamento - resíduo poluente MEDIDAS DE SANEAMENTO BÁSICO OU RUAS CALÇADAS? Angela Maria de Oliveira Professora da E.M.E.F. Zelinda Rodolfo Pessin Márcia Finimundi Barbieri Professora da E.M.E.F. Zelinda Rodolfo Pessin Resumo Este

Leia mais

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA mascotes ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA me adota? Secretaria Especial dos Direitos Animais Ação educativa 2016-2º ciclo (final), 3º ciclo e Ensino Médio: MASCOTES ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA Organizadora:

Leia mais

Porque é assim que a vida deve ser.

Porque é assim que a vida deve ser. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

Relato de Experiência Preservar é Preciso

Relato de Experiência Preservar é Preciso Estado do Piauí Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Educação - SEMEC Escola Municipal Nova Brasília Relato de Experiência Preservar é Preciso Equipe: Ana Lúcia da silva Bezerra Maria

Leia mais

BRASIL - 170 MILHÕES DE HABITANTES. - Taxa média de crescimento nos últimos 10 anos: 1,5 %

BRASIL - 170 MILHÕES DE HABITANTES. - Taxa média de crescimento nos últimos 10 anos: 1,5 % REALIZAÇÃO GLOBAL BRASIL - 170 MILHÕES DE HABITANTES - Taxa média de crescimento nos últimos 10 anos: 1,5 % - Previsão de crescimento da população: 2,5 milhões habitantes/ano ESTADO DE SÃO PAULO -35,1

Leia mais

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu?

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Puxa, o lixo é mesmo um problema muito sério. Vocês sabiam que muitos animais silvestres estão morrendo porque confundem lixo com comida? Sério?

Leia mais

PROJETO. Desafios e possibilidades para uma vida melhor. Turma: 102

PROJETO. Desafios e possibilidades para uma vida melhor. Turma: 102 PROJETO Desafios e possibilidades para uma vida melhor Turma: 102 Carolina Clack, Gabriela Scheffer, Lauren Scheffer e Victória Gomes. Desafios e possibilidades para uma vida melhor Trabalho apresentado

Leia mais

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. REDUZIR REUTILIZAR RECUPERAR RECICLAR A redução deve ser adaptada por

Leia mais

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 ANÁLISE DE PROJETO

Leia mais

PROJETO RIO ECOBARREIRA

PROJETO RIO ECOBARREIRA 1 PROJETO RIO ECOBARREIRA RESUMO: O RIO ECOBARREIRA é um projeto de pesquisa aplicada na área de desenvolvimento sustentável. O projeto envolve a análise da sustentabilidade sócio-econômica e ambiental

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

- Deliberar sobre a Política Municipal do Meio Ambiente;

- Deliberar sobre a Política Municipal do Meio Ambiente; CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE MEIO AMBIENTE O que é a Conferência Municipal sobre Meio Ambiente? A Conferência Municipal sobre Meio Ambiente é um fórum de discussões e deliberações, na qual a população tem

Leia mais

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 Plano de Ação Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 APRESENTAÇÃO Nosso O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Juruti apresenta, no

Leia mais

SEPARAR PRA QUÊ? Idealizadoras. Eduarda Ramires Silveira. Evelyn Victória Cardoso Lopes. Mel Suzane Santos Marques. Voluntários

SEPARAR PRA QUÊ? Idealizadoras. Eduarda Ramires Silveira. Evelyn Victória Cardoso Lopes. Mel Suzane Santos Marques. Voluntários SEPARAR PRA QUÊ? Idealizadoras Eduarda Ramires Silveira Evelyn Victória Cardoso Lopes Mel Suzane Santos Marques Voluntários Joyce Thaís Mendes Alves Sílvia Rocha Pena Rodrigues Luíza Almeida Dias de Carvalho

Leia mais

SACANAGENS OU PROBLEMAS?

SACANAGENS OU PROBLEMAS? FEIRA LIMPA SACANAGENS OU PROBLEMAS? PRIMEIRA AFERIÇÃO DA QUALIDADE DA MATÉRIA DA FEIRA (ANTES DE EXISTIR O FEIRA LIMPA) MONTAMOS UMA EQUIPE PARA CHECAR NO DOMINGO A QUALIDADE DO MATERIAL RECOLHIDO SOMENTE

Leia mais

BOM SUCESSO DO SUL FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL. COORDENADORA: Claise Gemmi Dranka (46)3234-1135 / (46)8403-3740

BOM SUCESSO DO SUL FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL. COORDENADORA: Claise Gemmi Dranka (46)3234-1135 / (46)8403-3740 BOM SUCESSO DO SUL FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL COORDENADORA: Claise Gemmi Dranka (46)3234-1135 / (46)8403-3740 SECRETÁRIA: Rosangela Rufatto Dalponte (46)8403-8479 COMUNICADOR: Cleverson Jorge da Silva (46)8404

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS PROGRAMA Nº 04/2012 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri.

Leia mais

1 Na liga contra o AEDES

1 Na liga contra o AEDES Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania Supervisão de Planejamento e Articulação de Programa de Educação Integral PROJETO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Coleta Seletiva Solidária na Colônia Juliano Moreira (Edital CSDT Fiocruz) JUNHO 2010 a AGOSTO 2011

Coleta Seletiva Solidária na Colônia Juliano Moreira (Edital CSDT Fiocruz) JUNHO 2010 a AGOSTO 2011 VPDIGT Plano de Metas de um Compromisso Institucional PROPOSTA DE IDENTIFICAÇAO DA ESTRUTURA DE UM COMPROMISSO INSTITUCIONAL / PROJETO COMPROMISSO VIGÊNCIA OBJETIVOS Coleta Seletiva Solidária na Colônia

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

ARRASTÃO COLETA SELETIVA DE LIXO

ARRASTÃO COLETA SELETIVA DE LIXO ARRASTÃO COLETA SELETIVA DE LIXO PROPOSTA A Atitude Brasil, em parceria com os Doutores da Alegria, idealizou um projeto de educação através do teatro, para sensibilizar jovens e crianças da importância

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

1.2- RESPONSÇVEL PELO PROJETO: SOLANGE TERESINHA RODRIGUES CONTRI 1.3- NOME DO PROJETO: ÇGUA LIMPA: TODOS POR UM MEIO AMBIENTE SAUDÇVEL...

1.2- RESPONSÇVEL PELO PROJETO: SOLANGE TERESINHA RODRIGUES CONTRI 1.3- NOME DO PROJETO: ÇGUA LIMPA: TODOS POR UM MEIO AMBIENTE SAUDÇVEL... 1- DADOS DE IDENTIFICAÄÅO: 1.1- AABB DE SANTO ÄNGELO RS 1.2- RESPONSÇVEL PELO PROJETO: SOLANGE TERESINHA RODRIGUES CONTRI 1.3- NOME DO PROJETO: ÇGUA LIMPA: TODOS POR UM MEIO AMBIENTE SAUDÇVEL... 2- JUSTIFICATIVA:

Leia mais

OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES

OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES CASE DE SUCESSO: 5S COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA AS EQUIPES DO HOSPITAL CIDADE TIRADENTES Responsável pela Instituição: Renata Souza

Leia mais

Começa por você! Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade?

Começa por você! Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade? Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade? CAMPANHA DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Início da Campanha outubro de 2009 Objetivo: Implementar a A3P e incentivar os servidores para adoção

Leia mais

Meio Ambiente discute soluções para lixo

Meio Ambiente discute soluções para lixo NIQUELÂNDIA Meio Ambiente discute soluções para lixo Euclides Oliveira A correta deposição do lixo produzido diariamente pelos moradores de Niquelândia, a operação adequada do aterro sanitário que dará

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

Proponente/Agente Promotor: Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí - RS. 1.000.000,00 Contrapartida

Proponente/Agente Promotor: Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí - RS. 1.000.000,00 Contrapartida TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais