A Difusão da Imprensa no Século XX

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Difusão da Imprensa no Século XX"

Transcrição

1

2 A Difusão da Imprensa no Século XX A comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana. O século XX foi, entre muitos outros aspectos identitários, um tempo dos media. O livro e a edição, o jornal e a imprensa periódica, a fotografia, o cinema, a rádio, a televisão, e os novos media audiovisuais conhecem uma grande evolução desde o século XIX, ao longo do século XX, e, mais ainda, nos finais de século com o extraordinário avanço tecnológico.

3 LIVRO O livro impresso, como o vemos hoje, surgiu no século XV. Até então ele era um objecto raro, caríssimo, inacessível ao homem comum, pois era privativo dos monges e dos sacerdotes, mantidos em bibliotecas bem afastadas dos olhos profanos.

4 LIVRO O primeiro livro impresso com tipos móveis, a Bíblia, foi produzido por Johannes Gutenberg, alemão nascido no ano de Essa tecnologia desenvolvida por Gutenberg derivou de seus conhecimentos em metais e de prensas utilizadas para esmagar uvas no processo de fabricação do vinho.

5 IMPRENSA A imprensa virou tudo de pernas para o ar, visto que, ao baixar o custo da edição do livro, tornou possível a que milhões de pessoas pudessem usufruir dos seus conteúdos. Isto mudou para sempre a vida na Terra.

6 IMPRENSA Em Portugal, a imprensa foi introduzida no tempo do rei D. João II. O primeiro livro impresso em território nacional foi o Pentateuco, impresso em Faro em caracteres hebraicos no ano de 1487.

7 IMPRENSA A impressão entrava em Portugal pelo nordeste transmontano. Só na década de noventa do século XV é que seriam impressos livros em Lisboa, no Porto e em Braga.

8 JORNAL O primeiro jornal português surge em 1641 (1645). Era a Gazeta, de Lisboa. No século XIX, os empresários descobriram o potencial comercial do jornalismo como negócio lucrativo e surgiram as primeiras publicações parecidas com os diários actuais. A actividade do jornalismo tradicional só começa a decair a partir de 1920 com a chegada de uma poderosa media concorrente: o rádio.

9 RÁDIO O rádio atacava os jornais tradicionais de duas maneiras diferentes: primeiro roubando anunciantes e a preferência do público e também roubando os próprios profissionais de jornalismo que agora passavam também a trabalhar na rádio. É a primeira vez na história que a media impressa passa a ter um concorrente de peso.

10 RÁDIO No entanto, houve outra surpresa desagradável aos jornais impressos: além do rádio, surgia também a televisão como concorrente. Apesar de resistir à invenção do rádio, a televisão veio para demolir de uma vez por todas o domínio dos jornais e do jornalismo clássico, pois, a partir de 1950 a TV tornou - se o principal canal de media do mundo, posição que por sinal ocupa até hoje.

11 TELEVISÃO O aparecimento da televisão deve-se em grande parte a cientistas, visionários e homens de ideias muito avançadas. Desde o inicio do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância. E foi com a invenção de Alexander Bain, em 1942, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.

12 TELEVISÃO Em Dezembro de 1955 é fundada sob o controle estatal a Rádio Televisão Portuguesa (RTP). Inicialmente emitia a preto e branco, com autorização para a comercialização do espaço publicitário. Em Setembro de 1956 começam a ser realizadas as primeiras emissões experimentais, a partir do recinto da Feira Popular.

13 TELEVISÃO A televisão portuguesa começou com as emissões do canal do estado, a RTP, em Existia muitas regras nessa altura, Portugal estava ainda "mergulhado" na ditadura imposta pelo Estado Novo e a televisão, tal como todos os outros meios de comunicação social nessa altura em Portugal, estava sob o controlo da censura. A queda da ditadura portuguesa em 1974, gerou uma maior liberdade.

14 TELEVISÃO A chegada da cor à televisão portuguesa foi tardia. A primeira emissão regular deu-se em Mas conseguiu tirar público ao cinema. E, actualmente, o país está a acompanhar bem o passo dos novos avanços para o digital, a alta definição e as três dimensões.

15 FOTOGRAFIA A fotografia nasceu em preto e branco, surge como a soma da necessidade humana de comunicação, registando com precisão a informação visual. A fotografia foi uma das mais marcantes invenções do século XIX.

16 FOTOGRAFIA Carlos Relvas nasceu na Golegã em 1838, e foi o nome que mais contribuiu para o desenvolvimento da fotografia em Portugal.

17 FOTOGRAFIA O domínio da cor na fotografia e sua utilização no diaa-dia tornaram-se realidade em 1935, quando a companhia fotográfica norte-americana Kodak desenvolveu o processo Kodachrome, que reunia em uma única película de emulsão todas as camadas de material sensível às cores primárias.

18 FOTOGRAFIA Actualmente a fotografia vive uma crise de identidade com a revolução digital, similar à que a pintura enfrentou com a invenção da fotografia.

19 CINEMA A ficção cinematográfica portuguesa nasce em 1907, uns bons onze anos depois das primeiras obras do género terem sido criadas por Georges Méliès, em França. Os anos oitenta são na história do cinema português uma década reveladora. Anos de ouro, pelo volume de produções, pela novidade e diversidade nas formas e nos conteúdos.

20 CINEMA A Revolução dos Cravos seria decisiva para o futuro do cinema português, quer pelas liberdades que introduziria nas práticas sociais e culturais, quer pelo papel que a RTP viria a desempenhar na produção e difusão de obras cinematográficas nacionais, em particular na área do documentário.

21 CINEMA O início do cinema português tem lugar com a exibição das primeiras curtas-metragens amadoras de um empresário da cidade do Porto, Aurélio Paz dos Reis. Hollywood vive os seus anos de ouro em 1938 e Surgem superproduções como A Dama das Camélias, E o Vento Levou, O Morro dos Ventos Uivantes, Casablanca entre outros.

22 INTERNET A Internet começou em 1969 com o projecto do governo americano chamado ARPANET, que tinha como objectivo interligar universidades, instituições de pesquisa e militares. Nos primeiros anos da década de 90, o acesso e utilização da Internet estavam praticamente circunscritos a algumas centenas de pessoas na comunidade académica e científica portuguesa, em particular na área da informática e computação.

23 INTERNET Durante o ano de 1995 o crescimento acelerado da Internet em Portugal foi acompanhado por uma maior visibilidade social da REDE, que começou a merecer maior atenção dos órgãos de comunicação social.

24 CONCLUSÃO A evolução da tecnologia que temos assistido tem ocorrido a uma velocidade dominadora, pois há cerca de 30 anos poucos sabiam ligar um computador e o aparecimento da Internet parecia ainda uma miragem.

25 CONCLUSÃO Com o aparecimento da Internet, a compra de jornais, revistas, cinema e fotografia, sentiu um decréscimo muito grande, entrando em declínio sistemático, sentido - se uma certa estagnação na actualidade.

26 Trabalho Elaborado Por: Fernanda Piçarra Formador :Vítor Dourado Módulo: CLC7- Data:

A Difusão da Imprensa no Século XX

A Difusão da Imprensa no Século XX A Difusão da Imprensa no Século XX Pág 2 A comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana. O século XX foi, entre muitos outros aspectos identitários, um tempo dos media. Reconhece-se

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Ricardo Pontes Ficha de Trabalho:

Leia mais

Gerenciamento de Conteúdo Web CMS Joomla. Luiz C B Martins

Gerenciamento de Conteúdo Web CMS Joomla. Luiz C B Martins Gerenciamento de Conteúdo Web CMS Joomla Luiz C B Martins luizmartins@unb.br Objetivo do Curso Usar as ferramentas e os conceitos básicos da plataforma Joomla para gerenciar e atualizar páginas na internet

Leia mais

Como é que os novos media surgiram? Fernando Casal

Como é que os novos media surgiram? Fernando Casal Como é que os novos media surgiram? Fernando Casal O que é um Medium? uma estância intermédia que possibilita a comunicação. O Sullivan et al. Mass Media Usualmente compreende os jornais, revistas, cinema,

Leia mais

AUTOR(ES): FELIPE VALEZI RODRIGUES, HILBERTO EMMANUEL PEREIRA SILVA, LUCAS D`AMICO CHIODA, MARIA CLARA DINIZ BORGES SOARES

AUTOR(ES): FELIPE VALEZI RODRIGUES, HILBERTO EMMANUEL PEREIRA SILVA, LUCAS D`AMICO CHIODA, MARIA CLARA DINIZ BORGES SOARES TÍTULO: FUNÇÃO SOCIAL E LINGUAGEM DO JORNAL NACIONAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): FELIPE VALEZI

Leia mais

Tipografia. Tipografia x tipologia. Por que TIPO...? Tipo - vem do grego, Typos, significa molde, sinal.

Tipografia. Tipografia x tipologia. Por que TIPO...? Tipo - vem do grego, Typos, significa molde, sinal. Produção Gráfica 1 Tipografia Parte 1 Tipografia Envolve a seleção e a aplicação de tipos, a escolha do formato da página com objetivo de transmitir uma mensagem do modo mais eficaz possível. Popularmente

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA IMAGEM Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA IMAGEM Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA IMAGEM Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

ARTE E MÍDIA. Carlinda Gabriela Rodrigues. Resumo

ARTE E MÍDIA. Carlinda Gabriela Rodrigues. Resumo ARTE E MÍDIA Carlinda Gabriela Rodrigues Resumo O presente trabalho apresenta a relação entre arte e mídia. A historia da existencia humana deve ser explicada por uma teoria de transição. Essa teoria é

Leia mais

Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_. Paulo Cancian_

Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_. Paulo Cancian_ Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_ Paulo Cancian_ ZYOFFSETTV.COM_ Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_02 ZYOFFSETTV.COM_ Áreas Meio eletrônico (rádio, TV geração

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

Conteúdo: - Cidade Natal - Migração: experiências e desafios - Gênero textual: Carta - Meios de comunicação C. HUMANAS LINGUAGENS FORTALECENDO SABERES

Conteúdo: - Cidade Natal - Migração: experiências e desafios - Gênero textual: Carta - Meios de comunicação C. HUMANAS LINGUAGENS FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVIDADE Conteúdo: - Cidade Natal - Migração: experiências e desafios - Gênero textual: Carta - Meios de comunicação 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

PORTUGUÊS: Assid. Mín [h] INGLÊS: Assid. Mín [h]

PORTUGUÊS: Assid. Mín [h] INGLÊS: Assid. Mín [h] PORTUGUÊS: Módulo 1.1.: Textos de Carácter Autobiográfico 30 27,0 Módulo 1.2.: Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos 24 22,0 Módulo 1.3.: Textos dos Media I 24 22,0 Módulo 1.4.: Textos Narrativos

Leia mais

Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto

Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto BREVE HISTÓRICO O momento histórico contemporâneo é especial, porque vivemos uma era de profundas transformações em todas as áreas

Leia mais

Proposta Comercial SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA

Proposta Comercial SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA Proposta Comercial SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA Enquadramento A RTP transmite a Supertaça Cândido de Oliveira em futebol, em direto do Estádio do Algarve. O troféu vai ser discutido entre o SL Benfica

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003202A - História da Comunicação Docente(s) Maria Cristina Gobbi Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

De Alexandria à Era Digital: a difusão do conhecimento através dos seus suportes

De Alexandria à Era Digital: a difusão do conhecimento através dos seus suportes Ano Lectivo 2010/2011 ÁREA DE INTEGRAÇÃO Agrupamento de Escolas de Fronteira Escola Básica Integrada Frei Manuel Cardoso 12º Ano Apresentação nº 8 De Alexandria à Era Digital: a difusão do conhecimento

Leia mais

Ana Gonçalves Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado

Ana Gonçalves Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu para objectivos militares, servia para

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado Trabalho elaborado com base no filme: Eu Robot Reflectir sobre o impacto dos mass media

Leia mais

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2016/1 - PÓSCOM/UFES RETIFICADO EM 17/02/2016

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2016/1 - PÓSCOM/UFES RETIFICADO EM 17/02/2016 EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2016/1 - PÓSCOM/UFES RETIFICADO EM 17/02/2016 O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades PÓSCOM/UFES torna público o Processo Seletivo

Leia mais

Impacto das tecnologias informáticas na sociedade

Impacto das tecnologias informáticas na sociedade Impacto das tecnologias informáticas na sociedade Docente: Prof. Dr. Pedro Araújo João Gomes nº 26862 David Salgueiro nº 27078 Ricardo Correia nº27443 Introdução O objectivo do presente relatório é realizar

Leia mais

Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009

Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009 Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009 plano tecnológico da educação objectivo estratégico e metas objectivo estratégico colocar Portugal entre os cinco

Leia mais

A COR NA FOTOGRAFIA. Prof. André Galvan

A COR NA FOTOGRAFIA. Prof. André Galvan A COR NA FOTOGRAFIA Prof. André Galvan Um dos "problemas" iniciais da fotografia (a preto e branco) era a sua sensibilidade às cores, ou seja, o modo como a cor do tema a fotografar era "descodificado"

Leia mais

Foi no último mês de Outubro, entre os dias 18 e 28, que o mundo e o documentário passaram por Lisboa.

Foi no último mês de Outubro, entre os dias 18 e 28, que o mundo e o documentário passaram por Lisboa. EXTENS ÃO CI NE-TE ATRO DE A LCOB AÇ A Foi no último mês de Outubro, entre os dias 18 e 28, que o mundo e o documentário passaram por Lisboa. A 5ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental

Leia mais

NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 / 2012

NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 / 2012 NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 / 2012 1 O IBGE MEDE A IMPORTÂNCIA DE TODAS AS EMPRESAS LIGADAS À COMUNICAÇÃO DENTRO DO CENÁRIO ECONÔMICO NACIONAL. 2 3 O IBGE SOMA AS RECEITAS REGISTRADAS EM BALANÇOS

Leia mais

O valor da legendagem para Surdos

O valor da legendagem para Surdos O valor da legendagem para Surdos Colóquio Caminhos Surdos Coimbra, 5 Junho 2004 josélia neves Um estudo sobre legendagem para Surdos um trabalho científico com implicações pessoais e humanas Valor da

Leia mais

Gestão Compartilhada de Telecentros

Gestão Compartilhada de Telecentros Gestão Compartilhada de Telecentros Objetivo Formalizar TERMOS DE CONVÊNIO, visando à operação e manutenção de Centro de Democratização de Acesso à Rede Mundial de Computadores Telecentro Comunitário,

Leia mais

exposição 25 de Abril

exposição 25 de Abril exposição 25 de Abril 18 Abril - 31 Maio 2001 Fotografias de Alfredo Cunha Legendas de Adelino Gomes Documentos do Arquivo Mário Soares Fundação Mário Soares Rua de S. Bento, 160 todos os dias úteis 14.30-19.30

Leia mais

FILMES PROIBIDOS ª EDIÇÃO CICLO DE CINEMA PORTUGUÊS MOAGEM CIDADE DO ENGENHO E DAS ARTES, FUNDÃO

FILMES PROIBIDOS ª EDIÇÃO CICLO DE CINEMA PORTUGUÊS MOAGEM CIDADE DO ENGENHO E DAS ARTES, FUNDÃO FILMES PROIBIDOS 2015 3ª EDIÇÃO CICLO DE CINEMA PORTUGUÊS MOAGEM CIDADE DO ENGENHO E DAS ARTES, FUNDÃO ORGANIZAÇÃO Município do Fundão, Luzlinar e Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da

Leia mais

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL IMPERIALISMO

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL IMPERIALISMO SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL & IMPERIALISMO Observe as imagens e reflita! Definição O que podemos definir como práticas imperialistas? Quem as praticava? Onde as praticava? Quais os objetivos a serem alcançados

Leia mais

O blog como ferramenta didática no ensino do jornalismo

O blog como ferramenta didática no ensino do jornalismo O blog como ferramenta didática no ensino do jornalismo Ariane Holzbach Gama Filho / UERJ Resumo: O trabalho vai narrar a experiência desenvolvida no curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho

Leia mais

A evolução da mulher na profissão de jornalista em Portugal

A evolução da mulher na profissão de jornalista em Portugal A evolução da mulher na profissão de jornalista em Portugal Universidade Autónoma de Lisboa 1 Indíce Introdução... 3 Definição de jornalismo... 4 A primeira mulher jornalista em portugal... 3 A mulher

Leia mais

Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais

Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais A experiência da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian Ana Paula Gordo Biblioteca de Arte Áreas de especialização História

Leia mais

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar.

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar. ATENÇÃO: O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 3 que por sua vez, faz parte do CURSO de ELETRO ANALÓGICA -DIGITAL que vai do MÓDULO 1 ao 4. A partir da amostra da aula, terá

Leia mais

PROTEÇÃO DO CONTEÚDO NACIONAL E REGIONALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO

PROTEÇÃO DO CONTEÚDO NACIONAL E REGIONALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO PROTEÇÃO DO CONTEÚDO NACIONAL E REGIONALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO Audiência Pública Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática 28 de maio de 2014 Jandira Feghali O mercado audiovisual mundial

Leia mais

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CÂMARA E ILUMINAÇÃO PARA AUDIOVISUAIS

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CÂMARA E ILUMINAÇÃO PARA AUDIOVISUAIS DESIGNAÇÃO Nome: Câmara e Iluminação para Audiovisuais Carga horária total: 300 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Estudantes e profissionais

Leia mais

CURSO EFA NS CULTURA, LÍNGUA E COMUNICAÇÃO. CLC 5 Cultura, comunicação e média

CURSO EFA NS CULTURA, LÍNGUA E COMUNICAÇÃO. CLC 5 Cultura, comunicação e média CURSO EFA NS CULTURA, LÍNGUA E COMUNICAÇÃO CLC 5 Cultura, comunicação e média Formadora Sandra Santos O ser humano, sempre insatisfeito, sentiu sempre a necessidade de comunicar mais rápido, mais longe,

Leia mais

Regulamento. Realização

Regulamento. Realização 2007 Regulamento Hélio de Almeida Realização Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo Federação Nacional dos Jornalistas Associação Brasileira de Imprensa Comissão de Direitos Humanos

Leia mais

1 Descrição do Problema

1 Descrição do Problema 15 1 Descrição do Problema Este capítulo apresenta a descrição do problema de pesquisa que fundamentou esse estudo. Será feita a análise das duas principais indústrias envolvidas na TV portátil, a de telefonia

Leia mais

Dezembro/2014. Período. 1 a 31 de dezembro de 2014

Dezembro/2014. Período. 1 a 31 de dezembro de 2014 Dezembro/2014 Período 1 a 31 de dezembro de 2014 Museu da Energia de Itu celebra seus 15 anos com exposição da chegada da energia elétrica na cidade A mostra destaca equipamentos de iluminação típicos

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 001639 - ARTES VISUAIS-BACHARELADO EM DESIGN GRAFICO Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN

Leia mais

7º SERCINE FESTIVAL SERGIPE DE CINEMA E VÍDEO REGULAMENTO

7º SERCINE FESTIVAL SERGIPE DE CINEMA E VÍDEO REGULAMENTO A Cacimba de Cinema e Vídeo, organização sem fins lucrativos que promove ações de cunho educativo, formação de público e produção na área do audiovisual, traz a público a realização da 6ª Edição do Sercine

Leia mais

A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO

A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO COMPUTADOR Definição 1. que computa; calculador, calculista; 2. máquina destinada ao processamento de dados; dispositivo capaz de obedecer a instruções. INTRODUÇÃO Utilização dos

Leia mais

Junto contributos para a nova lei do cinema, comentários e proposta de dois artigos. Melhores cumprimentos. António da Cunha Telles, Realizador e

Junto contributos para a nova lei do cinema, comentários e proposta de dois artigos. Melhores cumprimentos. António da Cunha Telles, Realizador e Junto contributos para a nova lei do cinema, comentários e proposta de dois artigos. Melhores cumprimentos. António da Cunha Telles, Realizador e Produtor de cinema Preambulo A nova lei do cinema posta

Leia mais

Atuar com fotografia, audiovisual, educação e/ou jornalismo, em busca de novos aprendizados, técnicas e experiências

Atuar com fotografia, audiovisual, educação e/ou jornalismo, em busca de novos aprendizados, técnicas e experiências Joyce Felipe Cury Fotografia, audiovisual e jornalismo Solteira, Brasileira, 34 anos Rua Humaitá, 571, ap 74 - Bela Vista CEP 01321-010 São Paulo-SP Cel: (11) 95875-9615 E-mail: rp_joyce@yahoo.com.br Objetivos

Leia mais

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE Análise Crítica da Mídia 1932 1 C 1932 2 A 1932 3 A 1932 4 A 1932 5 C Animação 1937 1 E 1937 2 B 1937 3 C 1937 4 D 1937 5 C 1937 6 D Comunicação e Sociedade 1949

Leia mais

Latin American Design Awards DEADLINE

Latin American Design Awards DEADLINE Latin American Design Awards DEADLINE 10.10.2017 CATEGORIAS PROFISSIONAIS BRANDING PRINT EDITORIAL EMBALAGEM ILUSTRAÇÃO TIPOGRAFIA DIGITAL CAMPANHA DIGITAL DESIGN DE ESPAÇOS ANIMAÇÃO PUBLICIDADE FOTOGRAFIA

Leia mais

Estatísticas da Cultura, Desporto e Recreio 2007 O INE divulga dados da Cultura de 2007

Estatísticas da Cultura, Desporto e Recreio 2007 O INE divulga dados da Cultura de 2007 Estatísticas da Cultura, Desporto e Recreio 27 O INE divulga dados da Cultura de 27 2299 DDEE JJAANNEEI J IIRROO DDEE 2299 O Instituto Nacional de Estatística (INE) edita a publicação das Estatísticas

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. COORDENADORA Mariana Lopes Bretas

Currículos dos Cursos UFV COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. COORDENADORA Mariana Lopes Bretas 108 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO COORDENADORA Mariana Lopes Bretas marianabretas@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 109 Bacharelado ATUAÇÃO O jornalista é um profissional com qualificação técnica

Leia mais

Cursos. Nível III. Vídeo. Constrói o teu Futuro Já! Profissionais. Perfil de Desempenho. Saídas Profissionais. Todos os Cursos Proporcionam

Cursos. Nível III. Vídeo. Constrói o teu Futuro Já! Profissionais. Perfil de Desempenho. Saídas Profissionais. Todos os Cursos Proporcionam Vídeo Perfil de Desempenho Produzir e realizar, na vertente técnica, produtos de diferentes géneros, representativos da realidade audiovisual actual Operar equipamentos e programas informáticos necessários

Leia mais

Programa Petrobras Cultural 2010 Projetos Contemplados

Programa Petrobras Cultural 2010 Projetos Contemplados Programa Petrobras Cultural 00 Projetos 375 Total de Projetos por Fase de Seleção 0 Total de Projetos por Linha de Atuação / Setor - por Fase de Seleção 65 964 360 384 446 4 7 77 44 7 5 6 0 AUDIOVISUAL

Leia mais

Estatísticas do Emprego 4º trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% 17 de Fevereiro de 2009

Estatísticas do Emprego 4º trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% 17 de Fevereiro de 2009 Estatísticas do Emprego 4º trimestre de 2008 17 de Fevereiro de 2009 A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2008 foi de 7,8%. Este

Leia mais

Duas línguas próximas, globais e de futuro

Duas línguas próximas, globais e de futuro Duas línguas próximas, globais e de futuro Augusto Santos Silva 1 Não tenho competência para avaliar a proximidade entre a língua portuguesa e a língua espanhola do ponto de vista linguístico. Sei apenas

Leia mais

DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A Espiral da Cultura Científica Carlos Vogt Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor/Unicamp Presidente da Universidade Virtual

Leia mais

Comunicação social Jornalismo, Relações Públicas, Assessoria e Comunicação de Marketing.

Comunicação social Jornalismo, Relações Públicas, Assessoria e Comunicação de Marketing. Comunicação social Comunicação social A Comunicação Social é um campo de conhecimento académico que estuda a comunicação humana e as questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade. Os

Leia mais

O Imaginário Infantil em Georges Méliès Uma experiência pedagógica para desenvolver a criatividade

O Imaginário Infantil em Georges Méliès Uma experiência pedagógica para desenvolver a criatividade O Imaginário Infantil em Georges Méliès Uma experiência pedagógica para desenvolver a criatividade O Cinema e a Literatura como base de um Projecto Educativo André Mantas Educação pelos Media A Educação

Leia mais

Difusão e acesso aos acervos do Instituto Moreira Salles

Difusão e acesso aos acervos do Instituto Moreira Salles Difusão e acesso aos acervos do Instituto Moreira Salles INSTITUTO MOREIRA SALLES Fundado em 1990 pelo embaixador Walther Moreira Salles (1912-2001), o Instituto é uma entidade civil sem fins lucrativos.

Leia mais

TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Módulo II Fundamentos de Redes

TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Módulo II Fundamentos de Redes TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1 Módulo II Fundamentos de Redes 2 FUNDAMENTOS DE REDES Parte - I FUNDAMENTOS DE REDES - CONCEITO Redes de Computadores Uma rede de computadores é formada por 2 ou mais módulos de

Leia mais

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Portal RCP - Notícias Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Já imaginou ter de parar um Antonov 225 sem freios ABS? (Reprodução) Devido aos pesos, velocidades e distâncias envolvidas,

Leia mais

EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO

EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO Faculdade de Artes e Humanidades EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO 16 de Junho de 2016 Sala 21 09h00 11h00 Duração: 120 minutos Faculdade

Leia mais

Orientação de estudo 3 bimestre

Orientação de estudo 3 bimestre Nome: Ano: 7 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Data: Orientação de estudo 3 bimestre Para a realização da regulação o aluno deverá: Estudar o capítulo sobre Expansão comercial e marítima europeia

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ

Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ Sempre na busca de uma linguagem inovadora, ao combinar educação e entretenimento, a TV Cultura se tornou a emissora mais premiada do Brasil com sua

Leia mais

COMO FORAM AS EDIÇÕES

COMO FORAM AS EDIÇÕES COMO FORAM AS EDIÇÕES ANTERIORES? 0 Iniciativas Registadas Iniciativas Registadas Em 0 "Um Dia com os Media" - dia de Maio na Antena! "Um dia com os Media" na ESCS "Um dia com os Media" na FCSH "Um dia

Leia mais

Transistor. O transistor é um componente de circuito elétrico. Seu nome vem do termo transfer resistor, ou seja, resistor de transferência.

Transistor. O transistor é um componente de circuito elétrico. Seu nome vem do termo transfer resistor, ou seja, resistor de transferência. Transistor Transistor O transistor é um componente de circuito elétrico. Seu nome vem do termo transfer resistor, ou seja, resistor de transferência. Tornou-se popular nos anos de 1950. Foi o grande responsável

Leia mais

Festival Internacional de Cinema da Praia REGULAMENTO. Artigo 1º. (Objectivo)

Festival Internacional de Cinema da Praia REGULAMENTO. Artigo 1º. (Objectivo) Festival Internacional de Cinema da Praia REGULAMENTO Artigo 1º (Objectivo) PLATEAU Festival Internacional de Cinema da Praia, tem como objectivo principal a exibição pública de filmes de todo o mundo

Leia mais

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres Inauguração da exposição individual alheava_a criação do mar de Manuel Santos Maia Curadoria de Baltazar Torres 28 Setembro na SEEA - Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica do

Leia mais

O Homem De Mil Anos. Natael Noé Santana

O Homem De Mil Anos. Natael Noé Santana O Homem De Mil Anos Natael Noé Santana Sorocaba SP 2014 ISBN: Capa: Natael Noé Santana 2 Agradecimentos Agradeço primeiramente a Deus, a minha Família, a minha Esposa e a todos que apoiaram meu trabalho.

Leia mais

Portugal: Ditadura, Revolução Democracia

Portugal: Ditadura, Revolução Democracia A Associação 25 promove em Lisboa e Faro, um curso para professores, em parceria com a Associação de Professores de História Portugal: Ditadura, Revolução Democracia Público Alvo: Professores do 1º ciclo

Leia mais

Nome da disciplina CrT CrP. Teorias e estéticas da arte Oficina de roteiro Oficina de produção Oficina de som 1 3 4

Nome da disciplina CrT CrP. Teorias e estéticas da arte Oficina de roteiro Oficina de produção Oficina de som 1 3 4 MATRIZ CURRICULAR Disciplinas Obrigatórias Nome da disciplina CrT CrP Total de créditos SEMESTRE I Teorias e estéticas da arte Teorias e estéticas clássicas do cinema e Teorias e estéticas contemporâneas

Leia mais

do seu consumidor, provocar uma ação e ser fixada em sua memória, pois é preciso lembrar que essa ferramenta está ali para apenas um fim: vender

do seu consumidor, provocar uma ação e ser fixada em sua memória, pois é preciso lembrar que essa ferramenta está ali para apenas um fim: vender 15 INTRODUÇÃO A teledramaturgia tem uma importância única para a televisão brasileira, pois desde seu início na década de 1950, a TV destina grandes espaços de sua programação para produtos como telenovelas,

Leia mais

O Governo da República Federativa do Brasil e O Governo da República Popular da China (doravante denominados "As Partes")

O Governo da República Federativa do Brasil e O Governo da República Popular da China (doravante denominados As Partes) PROGRAMA-EXECUTIVO CULTURAL DO ACORDO DE COOPERAÇÃO CUTURAL E EDUCACIONAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA POPULAR DA CHINA PARA OS ANOS DE 2001 A 2004 O Governo da República

Leia mais

proposta de serviços

proposta de serviços proposta de serviços comunicação marketing político mídia digital www.empirecomunicacao.com.br Apresentação A EMPIRE COMUNICAÇÃO nasceu da junção de parceiros, atuando no mercado de forma socialmente responsável,

Leia mais

NORMAS - MOSTRA DE ENSAIOS FOTOGRÁFICOS FRONTEIRAS CONTEMPORÂNEAS

NORMAS - MOSTRA DE ENSAIOS FOTOGRÁFICOS FRONTEIRAS CONTEMPORÂNEAS Normas para envio de propostas de apresentação de Ensaios Fotográficos e Mostra de filmes A Comissão Organizadora do II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE E FRONTEIRAS; 4º ENCONTRO NORTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Leia mais

Conceitos gerais de design e composição gráfica. Daniel Barata nº 7 11º 12

Conceitos gerais de design e composição gráfica. Daniel Barata nº 7 11º 12 Conceitos gerais de design e composição gráfica. Daniel Barata nº 7 11º 12 Introdução ao Design Gráfico: Quais os suportes físicos para as primeiras formas comunicativas Os primeiros suportes físicos para

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CIDADELA CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE MULTIMÉDIA. Organização Modular

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CIDADELA CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE MULTIMÉDIA. Organização Modular ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CIDADELA CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE MULTIMÉDIA Organização Modular 1 Componente de Formação Sociocultural Disciplina: PORTUGUÊS Total Horas: 320 1º Ano 2,5 Blocos / Semana

Leia mais

a sua determinação em fazer do Museu Etnológico Português (o actual Museu Nacional de Arqueologia) uma instituição aberta ao mundo, dotada de

a sua determinação em fazer do Museu Etnológico Português (o actual Museu Nacional de Arqueologia) uma instituição aberta ao mundo, dotada de (1º texto) A grande aventura fotográfica do século XIX teve nos registos de viagens ao Próximo Oriente um dos seus mais extraordinários expoentes, iniciando-se imediatamente após a divulgação do processo

Leia mais

Linguagem Publicitária

Linguagem Publicitária Linguagem Publicitária Evolução da Linguagem Publicitária O advento do jornalismo no Brasil nos anos 1800, tudo aquilo que se fazia na Europa, em termos de propaganda impressa, foi logo assimilado e posto

Leia mais

Portal de Mídia MS. Portal de mídia, imprensa de Mato Grosso do Sul, imprensa do interior.

Portal de Mídia MS. Portal de mídia, imprensa de Mato Grosso do Sul, imprensa do interior. FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO X CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo:

Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo: ! Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo: 392009 12.2 DETALHAMENTO DA COMPOSIÇÃO CURRICULAR [ Portaria PRG/G/n 035/2016] 1. Conteúdos Básicos Profissionais 1.1

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 7 Formador

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 7 Formador 1 de 5 Globalização Globalização é um processo de integração social, política e económica entre os países e as pessoas de todo o mundo, onde os governos e as empresas comunicam entre si. Por outras palavras,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Fialho de Almeida, Cuba Ano Lectivo 2007/2008

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Fialho de Almeida, Cuba Ano Lectivo 2007/2008 Planificação Anual da Área Curricular de História e Geografia de Portugal 5º Ano 1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas

Leia mais

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 ALIENAÇÃO, SOCIEDADE DE CONSUMO E INDÚSTRIA CULTURAL

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 ALIENAÇÃO, SOCIEDADE DE CONSUMO E INDÚSTRIA CULTURAL SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 ALIENAÇÃO, SOCIEDADE DE CONSUMO E INDÚSTRIA CULTURAL Como pode cair no enem? (UERJ) Geração Coca-Cola Quando nascemos fomos programados A receber o que vocês nos empurraram

Leia mais

DENIZA GRIVOT CABRAL 1

DENIZA GRIVOT CABRAL 1 DENIZA GRIVOT CABRAL 1 2 DICIONÁRIO DA MODA. A moda é passageira, sua história não (SABINO, 2007). A MODA E SEU PAPEL SOCIAL: classe, gênero e identidade das roupas. Por séculos têm se usado uniformes

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A Espiral da Cultura Científica Carlos Vogt Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor/Unicamp Presidente da Universidade Virtual

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação GRADE DE HORÁRIOS 2017/1 08/12/ :04

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação GRADE DE HORÁRIOS 2017/1 08/12/ :04 Curso: 1 Ciências Sociais (Noturno) Licenciatura ADM.515..1-8 ADM.516..1-1 ADM.518..1-9 ADM.5..1- EDU.1..1-3 EDU.16..1-1 HIS.77.1.1-8 1 LET.135.1.3-1 1 SOC.3.1.1-6 1 SOC.35.1.1-1 SOC.16..1-1 SOC.18.1.1-6

Leia mais

REGULAMENTO. CURTA 5 III Festival de Curtas Metragens do Instituto Federal da Bahia - IFBA

REGULAMENTO. CURTA 5 III Festival de Curtas Metragens do Instituto Federal da Bahia - IFBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Eunápolis COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Av. David Jonas Fadini, s/ n, Juca Rosa, Eunápolis BA CEP 45823-431

Leia mais

Foto Carga Horária: 15h presenciais. Facilitador: Sandro Barros. Objetivo:

Foto Carga Horária: 15h presenciais. Facilitador: Sandro Barros. Objetivo: Foto Calabor@tiva Carga Horária: 15h presenciais Facilitador: Sandro Barros Objetivo: O objetivo é estimular crianças e jovens a utilizar a linguagem fotográfica como elemento alternativo e visual, despertando

Leia mais

28/04/2011. Cláudia Sousa Leitão NO MUNDO

28/04/2011. Cláudia Sousa Leitão NO MUNDO POLÍTICAS PÚBLICAS E ECONOMIA CRIATIVA Cláudia Sousa Leitão O ESTADO DA ARTE DA ECONOMIA CRIATIVA NO MUNDO 1 PANORAMA INTERNACIONAL DA ECONOMIA CRIATIVA EUROPA Criatividade como insumo para sistemas de

Leia mais

emanuel dimas de melo pimenta

emanuel dimas de melo pimenta O M A R G A L L I A N I 2 0 0 0 também conferência em Palácio Foz Belas Artes Lisboa Lisboa, Portugal, Omar Galliani Emanuel Dimas de Melo Pimenta título: OMAR GALLIANI autor: Emanuel Dimas de Melo Pimenta

Leia mais

ANEXO 3 Edital Microprojetos Culturais

ANEXO 3 Edital Microprojetos Culturais ANEXO 3 Edital Microprojetos Culturais PROGRAMA MICROPROJETOS MAIS CULTURA EDIÇÃO 2009 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA TÍTULO: AREA: Música Na área de Música, o EDITAL

Leia mais

ROBÔ PARA INSPEÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS E DE DIFÍCIL ACESSO COM TRANSMISSÃO DE IMAGENS SEM FIO

ROBÔ PARA INSPEÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS E DE DIFÍCIL ACESSO COM TRANSMISSÃO DE IMAGENS SEM FIO ROBÔ PARA INSPEÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS E DE DIFÍCIL ACESSO COM TRANSMISSÃO DE IMAGENS SEM FIO Jonathan Pereira IFRN Campus Mossoró. E-mail: jonathan@cefetrn.br Alexsandro Galdino IFRN Campus Mossoró.

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO EM COMUNICAÇÃO RURAL DA GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DA Emater/RS-Ascar

PROGRAMA DE ESTÁGIO EM COMUNICAÇÃO RURAL DA GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DA Emater/RS-Ascar PROGRAMA DE ESTÁGIO EM COMUNICAÇÃO RURAL DA GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DA Emater/RS-Ascar OBJETIVOS Este programa tem como objetivo formar estudantes de Comunicação Social para a prática profissional com

Leia mais

Plano de Estudos. HIS11633 Seminário Temático em História I História 10 Semestral 260

Plano de Estudos. HIS11633 Seminário Temático em História I História 10 Semestral 260 Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências Sociais Grau: Mestrado Curso: História (cód. 545) HIS11639 Seminário Temático em História II-História da Arte História 10 Semestral 260 HIS11634 Seminário Temático

Leia mais

DOURO FILM HARVEST REGULAMENTO DOURO FILM HARVEST 2014 MEO Curtas da Casa

DOURO FILM HARVEST REGULAMENTO DOURO FILM HARVEST 2014 MEO Curtas da Casa REGULAMENTO DOURO FILM HARVEST 2014 MEO Curtas da Casa Preâmbulo O MEO Curtas da Casa pretende estimular a produção e a exibição de curtas-metragens entre toda a região do Alto Douro Vinhateiro e o rio

Leia mais

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. Maria Lúcia Santaella Braga (Catanduva, 13 de agosto de 1944). Pesquisadora brasileira e professora titular

Leia mais

No âmbito do módulo de STC5, foi-me dada uma proposta de trabalho sobre redes de informação e comunicação para reflectir sobre a temática em questão.

No âmbito do módulo de STC5, foi-me dada uma proposta de trabalho sobre redes de informação e comunicação para reflectir sobre a temática em questão. Formando: Laura Castanheiro Formador: Paulo Rico STC-5 DR-1 Data: 24.08.2009 No âmbito do módulo de STC5, foi-me dada uma proposta de trabalho sobre redes de informação e comunicação para reflectir sobre

Leia mais

Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa,

Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, TELEVISÃO Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem do canal. O conceito criativo e a sua

Leia mais

Invenção da máquina a vapor Escoar com rapidez os produtos. Aplicação à indústria QUAL O FIM??? Governos europeus criaram novos meios de transporte

Invenção da máquina a vapor Escoar com rapidez os produtos. Aplicação à indústria QUAL O FIM??? Governos europeus criaram novos meios de transporte Invenção da máquina a vapor Escoar com rapidez os produtos Aplicação à indústria QUAL O Governos europeus criaram novos meios de transporte FIM??? APARECERAM DESAPARECERAM Após 1825 Surge primeira linha

Leia mais

RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE

RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE PONTOS A DESTACAR: a) Introdução b) Deficiência na rede tipo SFN c) Nossa Proposta Amitrónica Indústria Electrónica Amiense, Lda

Leia mais