Case e-tec Senar CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO. Finalista na categoria Melhor Programa de Ensino a Distância

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Case e-tec Senar CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO. Finalista na categoria Melhor Programa de Ensino a Distância"

Transcrição

1 Case e-tec Senar CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO Finalista na categoria Melhor Programa de Ensino a Distância

2 Quem é o SENAR O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma entidade brasileira vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, que atende, gratuitamente, mais de três milhões de brasileiros do meio rural todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania. A produção nos campos brasileiros avançou com a ciência e a tecnologia, colocando o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo. O SENAR contribui para essa mudança com ações de Formação Profissional Rural presenciais e a distância, atividades de Promoção Social e um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.

3 SENAR em números 2,500 Sindicatos rurais +6,000 instrutores 60,000,000 Produtores e trabalhadores rurais treinados em 20 anos 4,500 Gerentes sindicais e funcionários treinados 99 salas de inclusão digital em 25 estados 4 unidades móveis equipadas com 68 kits móveis, incluindo 5 notebooks cada

4 Cenário Brasileiro As deficiências educacionais na área rural exigem avanço, tanto dos trabalhadores rurais quanto dos produtores e suas famílias.

5 Desafio Expandir o nível de educação oferecido para a população rural e a cadeia do agronegócio, proporcionando, sistematicamente, educação profissional técnica e tecnológica. O Curso Técnico em Agronegócio oferecido pelo SENAR, com apoio da Rede e-tec Brasil, surgiu como uma proposta nova, por se tratar da oferta de curso formal, técnico, de nível médio, que além da carga a distância, integra atividades presenciais em todo o país. Tais desafios levaram a uma série de ações que compõem as soluções apresentadas aqui. Expandir a escala de assistência educacional para a população rural, em grande parte marginalizada do sistema educacional formal e informal.

6 Percorrer Experiência em treinamento profissional Capilaridade na área rural Educação de qualidade para cidades com base na agricultura e localização rural remota. Expansão do alcance da rede educacional profissional através da educação a distância Tecnologias de aprendizagem Vantagens e benefícios

7 O que nós criamos e entregamos APRENDIZAGEM BASADA EM COMPETÊNCIA As premissas para treinar os estudantes do Curso Técnico de Agronegócio são baseadas no desenvolvimento de: Conhecimento Habilidades Atitudes SABER Escolaridade, conhecimento técnico, cursos gerais e especializações. SABER COMO FAZER Experiência e prática do conhecimento QUERER FAZER Ações consistentes para alcançar metas, aplicando conhecimentos e habilidades.

8 O projeto CONTEÚDO ESTRUTURADO para estudantes que têm pouca ou nenhuma experiência em educação a distância. ALUNOS estudam sozinhos e não possuem apoio docente na exibição de conteúdo. ESTRUTURA DE LINGUAGEM direto, com informações claras, minimizando dúvidas. RECURSOS DO SISTEMA DE APRENDIZAGEM simples, intuitivo e de fácil acesso.

9 SOLUÇÕES INTEGRADAS para materiais educacionais: nenhum pode se sobrepor ao outro, mas completar um ao outro. MISTURA de recursos e tecnologias para permitir o acesso ao conhecimento e à interação. CARGA DO CURSO 20% presencial para avaliações e atividades práticas. PÚBLICO residindo em áreas com dificuldades de acesso à internet. TECNOLOGIAS DIFERENTES combinando benefícios: internet + video em CD / DVD + livro impresso.

10 Agentes do processo de ensino e aprendizagem COORDENADOR REGIONAL Responsável pelo apoio e desenvolvimento. COORDENADOR PEDAGÓGICO Responsável por ações pedagógicas. COORDENADOR DE MONITORIA PRESENCIAL Responsável pela equipe de tutores presenciais em cada centro regional. COORDENADOR DE MONITORIA ONLINE Responsável pela equipe de tutores online. PRODUTOR DE CONTEÚDO Responsável pela produção de conteúdo para cada um dos 25 assuntos. TUTOR PRESENCIAL E ONLINE Responsável por apoiar estudantes durante suas atividades.

11 Presente em 19 dos 27 estados brasileiros

12 Oferta e procura

13 87% de satisfação geral 95% Programa de Aprendizagem 90% E-learning 88% Avaliação 87% Vídeo 87% Monitoria 87% Monitoria presencial 87% Monitoria online 86% Livro 83% Matéria

14 Mediação Operação em grande escala Plano de tutoria e monitoria Apoio e treinamento para tutores e monitores Centros regionais Duração do horário de serviço : fusos horários SLA: monitoria - 4h; Tutoria - 24h

15 Modelo DE AVALIAÇÃO Testes diagnósticos, formativos e sumativos Testes presenciais Testes práticos Testes online Fóruns Matéria final: pré-projeto on-line + projeto final com suporte presencial de tutoria Comentários como parte do processo de presenciais a distância e presenciais

16 DE UM LADO A Outro Exame de entrada: tecnologias para agendamento, testes e resultados. Aplicação da pesquisa de satisfação: tecnologias para monitoramento e feedback.

17 Nosso Aluno Perfil Prioritariamente residentes de áreas rurais. Beneficiários de programas de transferência de renda do Governo Federal. Ensino médio concluído em escolas públicas.

18 Características IMPORTANTES Autonomia Para aprender Domínio básico de recursos tecnológicos usados Interpretação de texto e regras básicas em língua portuguesa Proatividade para procurar informações Habilidade para gerenciar o tempo de estudo

19 Planeja e auxilia a organização e controle de atividades de gerenciamento do agronegócio. Executa operações de produção, armazenamento, processamento e distribuição de produtos agrícolas e derivados. Idealiza ações de marketing aplicadas ao agronegócio. Avalia custos de produção e aspectos econômicos para comercialização e distribuição de produtos e serviços agrícolas. Identifica linhas de crédito para melhorias de produtividade. Implementa ações sociais e ambientais visando a sustentabilidade das empresas rurais.

20 DESEMPENHO PROFISSIONAL O desempenho do Técnico em Agronegócio não se limita aos processos internos de uma propriedade rural. Pode ser expandido para empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

21 REGIÃO NORTE DO BRASIL Este curso me proporcionará a oportunidade de ser promovido na empresa onde eu trabalho. Eu também tenho um projeto de gado do corte que eu pretendo implementar com meu cunhado na fazenda da minha família. Esta iniciativa do SENAR é muito importante para a nossa região, uma vez que não existem outros cursos oferecidos através da educação a distância e com essa qualidade. Estamos aprendendo o que é mais inovador na área ". Bráulio Freitas- Araguaína (TO)

22 REGIÃO NORDESTE DO BRASIL "A assistência técnica para pequenos produtores no Brasil é muito pobre. Então, quando ouvi sobre este curso, vi uma excelente oportunidade para atualizar meu conhecimento e aprender novas práticas para passar para eles. Todo o material é excelente, o conteúdo é muito atual, os tutores são pontuais e úteis. Eu realmente gosto da metodologia do SENAR ". Márcia Nascimento - Teresina (PI)

23 REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL Esta iniciativa do SENAR é realmente boa, porque facilita o acesso, uma vez que é grátis. Outra coisa boa é que você estuda quando pode. Não tenho tempo para assistir a um curso presencial todos os dias. Mas, através da educação a distância, posso estudar mesmo em intervalos do trabalho. Espero conseguir um trabalho melhor com este curso e, talvez, gerenciar uma fazenda ou ter meu próprio negócio - algo para melhorar minha qualidade de vida. Roberto Ananias Ribeiro - Dourados (MS)

24 REGIÃO SUDESTE DO BRASIL Faço parte da primeira turma do Curso Técnico de Agronegócios no centro regional de Barra Mansa e serei eternamente grato ao SENAR. Eu sou filho de um produtor rural, fui criado em uma fazenda, eu tinha conhecimento prático, mas perdi uma base teórica e conhecimento para gerenciar. Foi gratificante perceber que o curso inclui esses pontos de forma clara e simples. É fantástico! Estou 100% satisfeito em relação a todos os critérios: material didático, conteúdo, tutores". Almir Almeida - Barra Mansa (RJ)

25 REGIÃO SUL DO BRASIL Eu sempre estive em contato com a área rural, porque é de onde vieram meus pais e avós. Agora, pretendo trabalhar com pequenos produtores e agricultura familiar com produtos orgânicos. Existem grandes possibilidades de trabalho se você concluir um curso como este oferecido pelo SENAR. E eu também desejo ter minha própria propriedade rural e todos os conhecimentos adquiridos serão muito úteis. Considero este curso um portal para uma nova carreira ". Érika Murgo - Braço do Norte (SC)

26 O que estamos planejando Realidade Aumentada Novo sistema de gestão acadêmica Manual do estudante Estrutura de estágios com empresas locais

27

DEPARTAMENTO TÉCNICO. Curso Técnico em Agronegócio. 27/03/2017. Sistema FAEG SENAR/AR-GO 1

DEPARTAMENTO TÉCNICO. Curso Técnico em Agronegócio.  27/03/2017. Sistema FAEG SENAR/AR-GO 1 DEPARTAMENTO TÉCNICO Curso Técnico em Agronegócio http://etec.senar.org.br/ Sistema FAEG SENAR/AR-GO 1 MISSÃO DO SENAR Promover a educação profissional rural, a assistência técnica e a promoção social

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA O MEIO RURAL: O PERFIL DOS PARTICIPANTES DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR)

DESENVOLVIMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA O MEIO RURAL: O PERFIL DOS PARTICIPANTES DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR) DESENVOLVIMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA O MEIO RURAL: O PERFIL DOS PARTICIPANTES DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR) Brasília/DF Maio/2016 Priscila Costa Santos - Serviço Nacional de Aprendizagem

Leia mais

COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL: ESPAÇO PARA O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL: ESPAÇO PARA O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL: ESPAÇO PARA O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Autores: Viviane Sartori, Msc. Neri dos Santos, Dr. Agenda Contextualização Objetivos Metodologia Fundamentação

Leia mais

Conhecendo a Estratégia Nacional para o Autocuidado em

Conhecendo a Estratégia Nacional para o Autocuidado em Conhecendo a Estratégia Nacional para o Autocuidado em Diabetes Mellitus MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção a Saúde - SAS Departamento de Atenção Básica - DAB Coordenação Nacional de Hipertensão

Leia mais

Relato de Experiência do Uso de Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos no curso Técnico em Agronegócio do SENAR AR/SC

Relato de Experiência do Uso de Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos no curso Técnico em Agronegócio do SENAR AR/SC Relato de Experiência do Uso de Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos no curso Técnico em Agronegócio do SENAR AR/SC KATIA SIMONI AGAPITO ZANELA Técnica em Atividades de Formação Profissional Coordenadora

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

Recomendação de políticas Alfabetização digital

Recomendação de políticas Alfabetização digital Recomendação de políticas A oportunidade O conhecimento de informática e a alfabetização, a familiaridade com software de produtividade, a fluência no uso de uma ampla gama de dispositivos digitais, estas

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 NOSSO OBJETIVO Compartilhar a situação atual e as perspectivas das iniciativas do MEC que apoiam a implementação

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Suporte de redes para EAD. Liane Margarida Rockrnbach Tarouco Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS

Suporte de redes para EAD. Liane Margarida Rockrnbach Tarouco Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS Suporte de redes para EAD Liane Margarida Rockrnbach Tarouco Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS CNE discute nova avaliação para educação a distância A educação a distância (EaD)

Leia mais

Análise diagnóstica. Pesquisas integradas 2018

Análise diagnóstica. Pesquisas integradas 2018 Análise diagnóstica Pesquisas integradas 2018 Análise diagnóstica Pesquisa de satisfação Pesquisa de arquivo morto Análise dos resultados da escola na última alta sazonalidade, por meio da comparação dos

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024

Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024 Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024 Marcelo Machado Feres Secretário de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Ministério da Educação XXXIX edição da Reunião dos

Leia mais

AULA DIGITAL_ MANAUS AMAZONAS 20 ABRIL

AULA DIGITAL_ MANAUS AMAZONAS 20 ABRIL AULA DIGITAL_ MANAUS AMAZONAS 20 ABRIL CONTEXTO_ ProFuturo é uma iniciativa global com o objetivo de melhorar as oportunidades das crianças em entornos vulneráveis facilitando o acesso à uma Educação de

Leia mais

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo.

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNILAGO Q1 A UNILAGO define com clareza sua missão 4,19 Q2 A UNILAGO define com clareza

Leia mais

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 2012 IDENTIFICAÇÃO Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 O Censo 2012, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED objetiva tornar disponíveis informações

Leia mais

Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil

Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil Marcelo Machado Feres Secretário de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Ministério da Educação São Paulo, 01 de setembro

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE ALAGOAS

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE ALAGOAS SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE ALAGOAS MISSÃO Realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário

Leia mais

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O papel da Assistência Técnica como base da segurança alimentar Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor

Leia mais

Veja o que já entregamos em EDTECH para o SEBRAE

Veja o que já entregamos em EDTECH para o SEBRAE www.dotgroup.com.br Veja o que já entregamos em EDTECH para o SEBRAE NEGÓCIO CERTO - TRILHAS DE AUTOATENDIMENTO Conteúdo de apoio e orientação para empresários e potenciais empresários de micro e pequenas

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning Formação de Formadores: atuação em ambiente presencial e e-learning Apresentação O curso de Formação de Formadores busca preparar profissionais da área da educação para se desenvolverem como formadores

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura curricular e duração.

Leia mais

Voluntariado. Centro de Voluntariado de São Paulo Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 03 de outubro de 2012

Voluntariado. Centro de Voluntariado de São Paulo Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 03 de outubro de 2012 Voluntariado Centro de Voluntariado de São Paulo Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 03 de outubro de 2012 Separando o joio do trigo... Voluntariado Sustentabilidade Considerar responsabilidades...

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

Sindicato, a casa do homem do campo Um balanço das atividades realizadas em prol dos produtores rurais

Sindicato, a casa do homem do campo Um balanço das atividades realizadas em prol dos produtores rurais Sindicato, a casa do homem do campo Um balanço das atividades realizadas em prol dos produtores rurais Ronei Pereira Gerente Administrativo SPRLEM Gestão 2015/2018 CRIAÇÃO DO SINDICATO Resultado de intenso

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Março/2012 CursoID GradeID 425

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Março/2012 CursoID GradeID 425 CursoID 318 - GradeID 425 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD Com o advento da indústria 4.0, há uma crescente demanda de profisisonais com habilidades de desenvolver dispositivos e softwares para as mais variadas áreas

Leia mais

Há 19 anos no ar, o Canal Rural se tornou uma plataforma multimídia de comunicação que leva aos produtores todas as novidades e tendências do setor.

Há 19 anos no ar, o Canal Rural se tornou uma plataforma multimídia de comunicação que leva aos produtores todas as novidades e tendências do setor. eração Há 19 anos no ar, o Canal Rural se tornou uma plataforma multimídia de comunicação que leva aos produtores todas as novidades e tendências do setor. Buscando gerar sempre mais visibilidade e qualidade

Leia mais

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública Ana Lúcia dos Santos 1 Daniela Cherobini Cargnelutti 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

MODELO EDUCACIONAL DO PROGRAMA ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE BÁSICA NA INDÚSTRIA

MODELO EDUCACIONAL DO PROGRAMA ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE BÁSICA NA INDÚSTRIA MODELO EDUCACIONAL DO PROGRAMA ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE BÁSICA NA INDÚSTRIA Modelo Educacional do Programa Elevação da Escolaridade Básica na Indústria 3 APRESENTAÇÃO O Programa Elevação da Escolaridade

Leia mais

Estratégia para redução da distorção idade-série implementada

Estratégia para redução da distorção idade-série implementada Guia de Dicas de Políticas Públicas 93 RESULTADO SISTÊMICO 8 Estratégia para redução da distorção idade-série implementada Um dos indicadores mais importantes para a garantia do direito à educação de crianças

Leia mais

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância Klaus Schlünzen Junior klaus@reitoria.unesp.br Núcleo de Educação a Distância EaD da Unesp já ofereceu 26 cursos a distância (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) Beneficiaram mais de 99 mil pessoas Repositório

Leia mais

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino Curso Técnico em Agronegócio Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino 1 Plano de Ensino Unidade Curricular Carga Horária Ambientação em Educação a Distância 30 horas Objetivo geral Desenvolver

Leia mais

sabe o que é; aprender e de se adaptar ; seu (próprio) desenvolvimento. Deve estar preparado para aquilo que não se Deve ter agilidade de

sabe o que é; aprender e de se adaptar ; seu (próprio) desenvolvimento. Deve estar preparado para aquilo que não se Deve ter agilidade de Perfil do profissional do futuro Deve estar preparado para aquilo que não se sabe o que é; Deve ter agilidade de aprender e de se adaptar ; Deve ser responsável pelo seu (próprio) desenvolvimento. Perfil

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES A partir das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação do Ministério da Educação, as atividades complementares passaram a figurar como importante componente dos cursos superiores

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Meta 8. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) anos ou mais, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último

Leia mais

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning Formação de Formadores: atuação em ambiente presencial e e-learning Apresentação O curso de Formação de Formadores busca preparar profissionais da área da educação para se desenvolverem como formadores

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS Universidade Federal de Juiz de Fora 11 de Dezembro de 2009 Celso Costa Diretor de Educação a Distância DED CAPES MEC SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Leia mais

Termos e condições para participação de produtores rurais no Projeto ABC CERRADO

Termos e condições para participação de produtores rurais no Projeto ABC CERRADO Termos e condições para participação de produtores rurais no Projeto ABC CERRADO 1. O presente instrumento estabelece os termos e condições que regem o Projeto de Produção Sustentável em Áreas já Convertidas

Leia mais

Desafios da educação profissional. Otávio Celidonio

Desafios da educação profissional. Otávio Celidonio Desafios da educação profissional Otávio Celidonio O FUTURO DO AGRO BILHÕES DE PESSOAS 9,73 De 2016 a 2050 estima-se que a população mundial crescerá 31%. 6,34 3,21 MUNDIAL URBANA RURA L Fonte: FAO O FUTURO

Leia mais

Avaliação Institucional USP Ciclo. Departamento:

Avaliação Institucional USP Ciclo. Departamento: Avaliação Institucional USP 2010-2014 4 0 Ciclo Departamento: 1 Sumário 1 CONJUNTO DE INTENÇÕES... 3 1.1 Missão... 3 1.2 Visão... 4 1.3 Proposta Educacional... 5 2 AUTOAVALIAÇÃO... 6 2.1 Gestão... 6 2.2

Leia mais

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Educação a distancia, conceito e características Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Conceito A educação a Distância deve ser entendida como um processo de formação humana que se organiza e desenvolve metodologicamente

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da 2 - Você conhece o Plano de Gestão da A política para

Leia mais

AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sérgio Roberto Kieling Franco

AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sérgio Roberto Kieling Franco AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Sérgio Roberto Kieling Franco SINAES Política de promoção de qualidade (combinado com política regulatória) Avaliação de instituições e de cursos

Leia mais

Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Compartilhando... Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Com muitos anos de experiência na formação de mestrandos e doutorandos

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade Comissão Permanente de Avaliação Avaliação de Unidade 2003 2 - ROTEIRO PARA AUTO-AVALIAÇÃO UNIDADE DE ENSINO E PESQUISA Unidade: Responsável: Data: / / 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade 1.1.1.

Leia mais

PARCERIA ESCOLA VIRTUAL DE FRANCÊS 2018

PARCERIA ESCOLA VIRTUAL DE FRANCÊS 2018 PARCERIA ESCOLA VIRTUAL DE FRANCÊS 2018 Av. Brig. Faria Lima, 1912 conj. 11A - Jd. Paulistano - São Paulo - SP Tel. +55 11 3031-3599 - WhatsApp +55 11 99111-9198 cursodefrancesonline.com.br - ifesp.com.br

Leia mais

Claudia Reyes Setembro, 2012

Claudia Reyes Setembro, 2012 Claudia Reyes Setembro, 2012 Apresentar informações sobre o papel da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar e de suas coordenadorias para a organização, qualidade e sustentabilidade Apontar

Leia mais

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CATEGORIAS DE ANÁLISE 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação 1.1 GESTÃO ACADÊMICA 1.1.1 Responsabilidade Social

Leia mais

Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web

Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web Scott D. Johnson Professor de Educação Departmento de Educação de Recursos Humanos Faculdade de Educação Universidade de Illinois

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas Canal do Produtor TV

Balanço 2016 Perspectivas Canal do Produtor TV Canal do Produtor TV 207 208 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 LEVAR CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO A TODOS OS PRODUTORES RURAIS DO BRASIL Depois de consolidar uma programação totalmente voltada

Leia mais

CONSULTÓRIO DIGITAL DE MATEMÁTICA: SISTEMA DE SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA

CONSULTÓRIO DIGITAL DE MATEMÁTICA: SISTEMA DE SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA Porto, 16 de marco de 2018, U. P. SISTEMA DE SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA SUCESSO NASAPRENDIZAGEM Aulas presenciais CDM Moodle B-learning Redes sociais fórum repositório de materiais

Leia mais

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM?

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM? SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO 28.674.489/0001-04 CAMPUS BARRA MANSA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20162 1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 942 2 - Você conhece

Leia mais

Curso de Especialista em Comunicação e Publicidade em Restauração

Curso de Especialista em Comunicação e Publicidade em Restauração Curso de Especialista em Comunicação 2 créditos - 50 horas letivas Formação Online A Academia de formação AHRESP tem como objetivo profissionalizar o setor da restauração e hotelaria ao nível gastronómico

Leia mais

Processo de implantação do Curso Medicina - NCV/CAA/UFPE

Processo de implantação do Curso Medicina - NCV/CAA/UFPE Processo de implantação do Curso Medicina - NCV/CAA/UFPE Antecedentes Discussões em torno da reforma do ensino da medicina, centrado nas necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde, centralidade no

Leia mais

Competências para o Letramento Digital

Competências para o Letramento Digital Competências para o Letramento Digital De acordo com Zabala e Arnau, competência, na área da educação, poderia ser definida como a capacidade para realizar tarefas ou atuar frente a situações diversas

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...08 Papel do Tutor...08 Papel do Aluno...10

Leia mais

convocatória programa

convocatória programa convocatória programa recode 2017 1. Sobre a ONG Recode Somos uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o

Leia mais

Conhecendo a Estratégia Nacional

Conhecendo a Estratégia Nacional Conhecendo a Estratégia Nacional para o Autocuidado em Diabetes Mellitus Oficina de Formação de Tutores para o Autocuidado em Diabetes Mellitus Porto Alegre RS Abril 2010 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Novembro/2012

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Novembro/2012 1.º 2.º 3.º Estrutura do Calendário CursoID 318 - GradeID 425 Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas,

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Mesa temática 4 Internacionalização, Política Educacional, Intercâmbio Estudantil e Organismos Internacionais.

Mesa temática 4 Internacionalização, Política Educacional, Intercâmbio Estudantil e Organismos Internacionais. Mesa temática 4 Internacionalização, Política Educacional, Intercâmbio Estudantil e Organismos Internacionais. Reflexões sobre as implicações da Agenda Internacional da Educação 2030 para as políticas

Leia mais

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018 1 FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF Março 2018 2 1. Introdução A Educação a Distância EAD, é uma modalidade que proporciona a milhares de pessoas, no mundo todo,

Leia mais

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES escoladigital.org.br SOBRE O ESCOLA DIGITAL O Escola Digital é uma plataforma colaborativa e gratuita de busca de recursos digitais

Leia mais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 1986. Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

Letras - Português e Grego Licenciatura. Letras - Português e Italiano Licenciatura 3,7 4,7 3,8 3 3,6 3,3 3, Contexto Educacional

Letras - Português e Grego Licenciatura. Letras - Português e Italiano Licenciatura 3,7 4,7 3,8 3 3,6 3,3 3, Contexto Educacional Produção Macaé Música e Grego e Italiano Educação Física Bacharelado Civil Macaé Ciências Biológicas Modalidade Médica Número do Processo 201505413 201306677 201501966 201501964 201504247 201505411 201503573

Leia mais

Projetos educacionais inovadores com metodologias ativas. José Moran www2.eca.usp.br/moran

Projetos educacionais inovadores com metodologias ativas. José Moran www2.eca.usp.br/moran Projetos educacionais inovadores com metodologias ativas José Moran www2.eca.usp.br/moran moran10@gmail.com www2.eca.usp.br/moran Educação Inovadora www2.eca.usp.br/moran/?page_id=29 Universidades defasadas

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE Presidente Prudente - SP, Maio/2014 Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira Universidade do Oeste

Leia mais

Professora do DGTA/CCHSA/UFPB, Campus III, Bananeiras-PB (Orientadora). PROBEX E- mail: 2

Professora do DGTA/CCHSA/UFPB, Campus III, Bananeiras-PB (Orientadora). PROBEX E- mail: 2 INFLUÊNCIA DA PÓS-COLHEITA NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS DA FRUTICULTURA EM MICRORREGIÕES DA PARAÍBA, E SUA IMPORTÂNCIA NA RENDA FAMILIAR DOS COOPERADOS DA COAPRODES SOUSA 1, Solange SILVA 2, Ridevaldo Bernardo

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA ATUAÇÃO COMO TUTORES EM CURSOS A DISTÂNCIA NA UNIALGAR. Uberlândia MG Abril 2012

FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA ATUAÇÃO COMO TUTORES EM CURSOS A DISTÂNCIA NA UNIALGAR. Uberlândia MG Abril 2012 1 FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA ATUAÇÃO COMO TUTORES EM CURSOS A DISTÂNCIA NA UNIALGAR Uberlândia MG Abril 2012 Categoria: C Setor Educacional: 4 Classificação das Áreas de Pesquisa em EaD Macro: B / Meso:

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais A presente pesquisa foi realizada em dezembro de 2011, tendo como universo 11393 discentes.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

Curso Gestão de Documentos e Registros

Curso Gestão de Documentos e Registros Curso Gestão de Documentos e Registros Objetivos Apresentar o fluxo documental e o processo de gestão documental nas organizações; Conceituar a Tipologia de Documentos; Apresentar os aspectos de Taxonomia,

Leia mais

XXII. 05 a 07 JULHO/2018. Seminário Nordestino de Pecuária OFICINAS SEMINÁRIOS SETORIAIS FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

XXII. 05 a 07 JULHO/2018. Seminário Nordestino de Pecuária OFICINAS SEMINÁRIOS SETORIAIS FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR XXII Seminário Nordestino de Pecuária XXII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários GESTÃO E MERCADO: O CAMINHO PARA O FORTALECIMENTO DA PECUÁRIA NORDESTINA 05 a 07 JULHO/2018 CENTRO DE EVENTOS DO

Leia mais

Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas SAAD. Programa UAB/UFSC

Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas SAAD. Programa UAB/UFSC nice-fence Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas SAAD Programa UAB/UFSC Núcleo de Avaliação cead/ufsc Cursos UAB/UFSC Em 2007 ingressaram: 2.176 estudantes 7 cursos de graduação 31 polos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 40/2007/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 40/2007/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 40/2007/CONEPE Aprova o Plano de Reestruturação e Expansão da Universidade

Leia mais

Instituto Olímpico Brasileiro

Instituto Olímpico Brasileiro Instituto Olímpico Brasileiro Departamento de educação do COB - Linha do tempo 2007/2008 Projetos / SOI 2010 Área funcional 2011 Superintendência 1995 Universidade do Esporte 2009 Lançamento oficial do

Leia mais

Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial

Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Forma, Problemas e Aplicação Prof. Cleber Fagundes Ramos Diretor de EAD para Graduação Presencial Agenda 1 Disciplinas a distância para Graduação Presencial:

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...07 Papel do Tutor...09 Papel do Aluno...09

Leia mais

P-02 Case Carrefour. Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem

P-02 Case Carrefour. Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem P-02 Case Carrefour Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem Assuntos de hoje 1. Quem é o Carrefour? 2. Por que este programa?

Leia mais

Inovação no Ensino Superior na Era da Disrupção

Inovação no Ensino Superior na Era da Disrupção II Encontro de Coordenadores de Cursos de Administração do Paraná Inovação no Ensino Superior na Era da Disrupção Prof. Carlos Longo Pró-reitor Acadêmico - UP Num mundo em plena economia disruptiva podemos

Leia mais

Tecnologia da Infomação e Comunicação nas Escolas Públicas Brasileiras

Tecnologia da Infomação e Comunicação nas Escolas Públicas Brasileiras 2010 The Meeting of the America Tecnologia da Infomação e Comunicação nas Escolas Públicas Brasileiras Antonio Carlos Alves Carvalho Coordenador-Geral de Projetos e Programas De Tecnologia Educacional

Leia mais

RELATÓRIOS DAS AVALIAÇÕES Relatório de Respostas dos Aspectos Gerais Data de Emissão: 10/08/ :40 AM

RELATÓRIOS DAS AVALIAÇÕES Relatório de Respostas dos Aspectos Gerais Data de Emissão: 10/08/ :40 AM RELATÓRIOS DAS AVALIAÇÕES Relatório de Respostas dos Aspectos Gerais Data de Emissão: 10/08/2015 09:40 AM Avaliação: QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE 2013.1 1 Formação Acadêmica 1 Especialização

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Elementos para uma reflexão sobre o arcabouço legal da EaD Prof. Dr. Daniel Mill UFSCar OBJETIVO: Apresentar alguns elementos sobre o arcabouço legal da EaD para

Leia mais

INOVAÇÃO. CONFIABILIDADE. QUALIDADE. Guia do. usuário: Britannica CIÊNCIAS CIENCIAS.BRITANNICA.COM.BR

INOVAÇÃO. CONFIABILIDADE. QUALIDADE. Guia do. usuário: Britannica CIÊNCIAS CIENCIAS.BRITANNICA.COM.BR INOVAÇÃO. CONFIABILIDADE. QUALIDADE. Guia do usuário: Britannica CIÊNCIAS CIENCIAS.BRITANNICA.COM.BR BEM-VINDO AO BRITANNICA CIÊNCIAS O melhor recurso digital interativo para o ensino de ciências Este

Leia mais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M C I Ê N C I A, T E C N O L O G I A E G E S T Ã O A P L I C A D A S À R E G E N E R A Ç Ã O T E C

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS TUTOR E ASSISTENTES DE CONTEÚDO PARA O CURSO A DISTÂNCIA DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS TUTOR E ASSISTENTES DE CONTEÚDO PARA O CURSO A DISTÂNCIA DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS TUTOR E ASSISTENTES DE CONTEÚDO PARA O CURSO A DISTÂNCIA DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA A Fundação José Artur Boiteux (FUNJAB) em conjunto com a Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais