Ferramenta Morph Redefinição da Facilidade de Modelação para BIM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ferramenta Morph Redefinição da Facilidade de Modelação para BIM"

Transcrição

1 Ferramenta Morph Redefinição da Facilidade de Modelação para BIM Projectar elementos BIM únicos Criar elementos de formas livres directamente em ArchiCAD. Morph não tem limitações geométricas: qualquer aresta e superfície pode ser movida e deformada em qualquer direcção. Texturas podem ser afinadas em qualquer superfície. Morph é um elemento ArchiCAD de pleno direito que aparece em todas as vistas e listas ArchiCAD, e pode ser classificado para exportação para programas de estruturas. Morphs podem ser guardados como elementos GDL. Transformar elementos existentes Qualquer elemento existente ou grupo de elementos pode ser transformado num elemento Morph, e a seguir ser gravado ou voltado a gravar como um GDL. Edição Gráfica O interface gráfico utiliza métodos e interacções familiares: seleccionar qualquer vértice, aresta, ou superfície, ou qualquer combinação dos seus subelementos, para modificar o Morph com a ajuda da palete de contexto e feedback em tempo-real em qualquer vista do projecto. Modelar qualquer forma de raíz para contemplar situações específicas de projecto. Não é necessário aprender programação GDL. Não é necessário importar formas especiais de outros programas. Criar modelos conceptuais sem qualquer limitação nas fases iniciais de concepção. Modelar rapidamente o ambiente do projecto. Modelar facilmente elementos estruturais personalizados e de design de interiores. Criar bibliotecas personalizadas e utilizar os objectos em múltiplos projectos. A possibilidade de incluir Morphs em listagens e classificá-los como tipos estruturais torna esta nova ferramenta uma solução completa para a criação de formas personalizadas. Não é necessário criar novos Morphs: seleccionar e transformar um ou mais elementos existentes num Morph e editá-los a seguir, se necessário. Criar variações geométricas únicas de elementos GDL que não são suportadas por parâmetros dos elementos existentes. A edição gráfica intuitiva torna a criação de elementos uma actividade natural e divertida, ajudando a atingir as formas imaginadas sem qualquer compromisso. As técnicas de edição são intuitivas e muito fáceis de aprender, já que são familiares a outros programas 3D e às convenções de edição do próprio ArchiCAD.

2 BIMcomponents.com - Pesquisa na Nuvem por Componentes BIM Portal BIMcomponents Esta base de dados da comunidade ArchiCAD baseada na NUVEM colige e disponibiliza acesso directo a dezenas de milhares de elementos GDL num único local. A colecção cresce continuamente com novos elementos dos utilizadores, dos programadores GDL e dos fabricantes. Função melhorada de pesquisa A função pesquisar no diálogo de definições do objecto da aplicação não pesquisa, apenas localmente nas bibliotecas carregadas, mas, também, no Portal BIMcomponents baseada na NUVEM. Os resultados são filtrados pela versão ArchiCAD dos utilizadores, língua e tipo de licença. Obter qualquer elemento 3D ou 2D disponível e digno de confiança na forma de objectos GDL paramétricos. Comandos de apenas um clique para arrastar, largar e embeber trazem o objecto para dentro da sua biblioteca de projecto ArchiCAD. Procurar opiniões da comunidade sobre os seus elementos pessoais, partilhando-os com um clique a partir do ArchiCAD. Filtros de qualidade internos e recomendações/avaliação de utilizadores resultam numa alta qualidade global do objecto. A integração-archicad do Portal BIMcomponents aumenta significativamente o número de objectos directamente disponíveis, encurtando, por isso, o tempo gasto em encontrar os elementos desejados. Não é necessário mais conhecer os nomes dos objectos de uma forma exacta, já que o motor pesquisa entre os nomes dos parâmetros do objecto e, também, entre os textos descritivos. Os elementos da biblioteca original do ArchiCAD são, também, melhorados com o texto descritivo.

3 Portal BIMcomponents Esta base de dados da comunidade ArchiCAD baseada na NUVEM colige e disponibiliza acesso directo a dezenas de milhares de elementos GDL num único local. A colecção cresce continuamente com novos elementos dos utilizadores, dos programadores GDL e dos fabricantes. Criação personalizada melhorada de Itens de Biblioteca Todos os itens de Biblioteca baseados no modelo podem ser gravados a partir da Planta, bem como, da janela 3D sem a necessidade de definição de uma vista ortogonal. Todos os comandos de criação de Itens de Biblioteca são agrupados sob um único menu: Ficheiro > Bibliotecas e Objectos > Guardar Selecção como Item de Biblioteca. As definições de Material, Trama e Caneta podem ser estabelecidas durante a criação e afinadas mais tarde nas Definições de novos Objectos. Três tipos de licenças "Creative Commons" podem ser definidas para os novos objectos. Obter qualquer elemento 3D ou 2D disponível e digno de confiança na forma de objectos GDL paramétricos. Comandos de apenas um clique para arrastar, largar e embeber trazem o objecto para dentro da sua biblioteca de projecto ArchiCAD. Procurar opiniões da comunidade sobre os seus elementos pessoais, partilhando-os com um clique a partir do ArchiCAD. Filtros de qualidade internos e recomendações/avaliação de utilizadores resultam numa alta qualidade global do objecto. Tempo de criação de biblioteca personalizada mais curto. Mesmas rotinas quando se criam diferentes tipos de componentes - Não é necessário memorizar diferentes processos. Com a possibilidade de editar Atributos do Objecto, o tempo de edição será significativamente mais curto (em oposição à necessidade de voltar a gravá-los nas versões anteriores). Quando se carregam novos objectos para a biblioteca BIMcomponents, as considerações relativas aos direitos de cópia podem ser clarificadas definindo o tipo de licença "Creative Commons" desejada.

4 Sustentabilidade - Avaliação Energética completamente BIMintegrada Avaliação Energética Integrada A funcionalidade de Avaliação Energética integrada é similar ao produto autónomo Ecodesigner anterior, mas é baseada numa tecnologia completamente nova. Com esta tecnologia, os arquitectos podem realizar avaliações energéticas dinâmicas confiáveis dos seus modelos BIM dentro do ArchiCAD. Baseado na Zona, análise geométrica automática do modelo do edifício O modelo arquitectónico do edifício é transformado directamente num único Bloco Térmico do modelo energético do edifício, utilizando o "estado-da-arte" da função de análise geométrica automática do modelo. Estão disponíveis múltiplas opções de visualização do modelo energético. Reconhecimento automático da posição do elemento Um elemento ArchiCAD único é automaticamente dividido em várias partes dependendo da sua posição (p. ex. partes subterrâneas vs. acima do solo). ArchiCAD é único na oferta do melhor fluxo de trabalho BIM-integrado para projecto sustentável, disponível no produto ArchiCAD, não sendo necessário gastar dinheiro numa solução separada. Inicie a Avaliação Energética sem necessidade de instalar outro produto. A Avaliação Energética integrada utiliza as Zonas normais do edifício para analisar a sua geometria. Não requerida modelação adicional para iniciar a Avaliação. Elementos opacos e transparentes do invólucro do edifício e estruturas internas são listadas automaticamente com as suas propriedades relevantes. Não é necessário modelar separadamente partes diferentes de elementos transitórios. Menos erros de modelação, modelos mais simples.

5 Possibilidades alargadas de transferência de dados Extensas listas de dados incorporadas sobre vários temas Estrutura física e propriedades de vãos, níveis de sombras-próprias e dispositivos de sombreamento, definições ambientais, perfis de operação, sistemas MEP e verdes, factores de energia primária e de CO2, preços locais das fontes de energia. Input de dados metereológicos analíticos e informação climática em grelha Informação climática e dados metereológicos analíticos online e continuamente actualizados. Atribuição de propriedades térmicas a tramas ArchiCAD Relatório rápido de avaliação de desempenho energético O motor certificado VIPCore calcula o balanço energético do edificio hora-ahora pelo período de um ano, resultando num feedback gráfico e numérico detalhado. Comunicar a geometria simplificada do edifício a terceiros, localmente compatíveis, e a ferramentas de cálculo energético em formato Excel. Exportar dados geométricos de limites de espaço de segundo-nível para software de simulação energética externo, via IFC. Sem necessidade de conhecimento especializado para atribuir dados físicos precisos ao Modelo Energético do Edifício. Escolher as propriedades a partir de listas fáceis de ler e compreender. Descarregar dados climáticos a partir de servidor web online, torna a introdução manual desnecessária. As tramas de corte ArchiCAD têm, agora, propriedades térmicas, por defeito. As propriedades podem ser alteradas, seleccionando o item desejado a partir de um catálogo de materiais abrangente ou podem ser definidas manualmente. Esta definição torna a Avaliação Energética significativamente mais rápida. Cálculos fáceis e precisos ajudam decisões de projecto entre versões múltiplas do mesmo. Feedback gráfico de fácil leitura ajuda a compreender o desempenho do edifício sem a necessidade de conhecimento profissional. Gravar relatórios em formato PDF e partilhá-los com quaisquer partes interessadas.

6 Colaboração em projecto ABERTA Gestão de propriedades IFC mais fácil Pesquisar e listar qualquer propriedade IFC, tal como outras propriedades ArchiCAD utilizando Pesquisar & Seleccionar e mapas interactivos. Filtrar propriedades IFC e gravar esquemas de propriedades personalizados. Atribuição através de "um-clique" de propriedade personalizada a todos os elementos e rápida edição de propriedades. Com o familiar método do ArchiCAD Pesquisar & Seleccionar, agora, é mais fácil gerir o cada vez mais sofisticado conjunto de propriedades IFC. A integração das propriedades IFC nos mapas interactivos encurta o tempo necessário para a criação de listagens de materiais e toda a documentação de construção. Visualização das propriedades IFC para apenas os elementos nos vegetais visíveis para uma melhor visão global dos dados do Gestor de IFC. Esta funcionalidade activa a edição de diferentes conjuntos de propriedades IFC (p.ex. MEP e estrutural) separadamente. Gravar esquemas de propriedades personalizados para fácil transferência entre projectos como um ficheiro.xml. Poupar tempo com a opção para atribuir uma propriedade personalizada a todos os elementos dum dado tipo ou a todos os elementos no projecto. Suporte para múltiplos standards IFC O ArchiCAD 16 suporta a mais largamente utilizada Vista de Coordenação IFC 2x3. Juntando a isto, os dados IFC podem ser exportados de modo a estarem em conformidade com outros standards IFC como U.S. GSA, Norway s Statsbygg, Finland s Senate Properties, Japan s buildingsmart, e outros.

7 Gestão de propriedades IFC mais fácil Pesquisar e listar qualquer propriedade IFC, tal como outras propriedades ArchiCAD utilizando Pesquisar & Seleccionar e mapas interactivos. Filtrar propriedades IFC e gravar esquemas de propriedades personalizados. Atribuição através de "um-clique" de propriedade personalizada a todos os elementos e rápida edição de propriedades. Base de Dados IFC alargada Novas atribuições: Ocupante de Espaço e Actor. Referência de classificação para elementos e zonas. Fácil acesso aos dados IFC Input melhorado da geometria do terreno Filtrar terrenos importados. Todos os tipos de representação de geometria de terrenos IFC (BREP, Surface Model, and Geometric Set) é agora importado como Morph, em vez de objecto GDL. Transferência de dados DXF/DWG mais inteligente Com o familiar método do ArchiCAD Pesquisar & Seleccionar, agora, é mais fácil gerir o cada vez mais sofisticado conjunto de propriedades IFC. A integração das propriedades IFC nos mapas interactivos encurta o tempo necessário para a criação de listagens de materiais e toda a documentação de construção. Visualização das propriedades IFC para apenas os elementos nos vegetais visíveis para uma melhor visão global dos dados do Gestor de IFC. Esta funcionalidade activa a edição de diferentes conjuntos de propriedades IFC (p.ex. MEP e estrutural) separadamente. Gravar esquemas de propriedades personalizados para fácil transferência entre projectos como um ficheiro.xml. Poupar tempo com a opção para atribuir uma propriedade personalizada a todos os elementos dum dado tipo ou a todos os elementos no projecto. As novas possibilidades de tipos de atribuição e referência de classificação tornam o ArchiCAD em conformidade com muitos standards IFC. Regras predefinidas incluídas e definidas personalizadamente asseguram que os diferentes campos de dados requeridos dos diferentes standards são adicionados automaticamente, daí decorrendo uma aceleração do fluxo de trabalho. Os utilizadores podem inquirir as propriedades e atributos IFC através do interface ODBC, enquanto as terceiras partes podem extraí-las, criá-las e modificá-las no interface API do ArchiCAD. Se os dados contêm terrenos múltiplos, escolha importar apenas os necessários ou nenhum deles para limitar o tamanho do ficheiro. Terrenos Morph importados são livremente editáveis na forma gráfica. Drante a ida e volta da conversão, blocos não alterados permanecerão intactos (não serão criados novos blocos DWG) Blocos revistos serão inseridos na mesma posição que os seus pontos de partida originais. Da mesma forma selos de zona estruturados são convertidos em blocos separados resultando numa edição mais eficiente de menos blocos totais no DXF/ DWG e tamanho de ficheiro mais pequeno. As vistas rodadas ArchiCAD mantêm o seu ângulo de rotação no DWG Paper Space, mas aparecerão não rodadas no Model Space.

8 Productividade & Desempenho Edição 3D melhorada A possibilidade de redefinir o plano de edição antes de Introdução de elementos em qualquer colocar os elementos, os novos controlos do plano de ponto no espaço 3D. edição e a nova funcionalidade de vínculo à superfície Vincular à superfície na Janela 3D. tornam a colocação do elemento fácil e rápida em 3D. Mover e elevar num único passo. Graças ao comando mover e elevar, mover elementos Melhor edição de controlos de plano. colocados no espaço é, também, mais rápido. Novas variantes do Cursor Inteligente. As novas variantes do cursor inteligente tornam os inputs Feedback 3D melhorado para o precisos muito fáceis. comando dividir. Os planos de corte são realçados para ajudar a utilização Plano de corte em qualquer ângulo para do comando dividir em 3D. Morphs. Quando se divide um Morph, os planos de corte inclinados podem ser utilizados - também na vista Corte. Comando Rodar fácil de utilizar Facilmente compreensível o feedback visual 2D e 3D. Agora todos os elementos utilizam o O Comando Rodar Livre roda em qualquer direcção e é mesmo, comando de Rodar único, com o fácil de encontrar na Palete de contexto. novo feedback de transferidor. O comando de Rodar Livre das Membranas, Paredes-Cortina e Morphs está agora integrado no comando completo Rodar. Melhor definição de localização de projecto/norte de projecto Nova caixa de diálogo de Localização de Projecto. Todos os comandos necessários para definir a localização do projecto (coordenadas exactas ou cidade predefinida, altitude, Norte do projecto, info do projecto) estão disponíveis num único diálogo. Exportar dados de localização num ficheiro.xml e utilizálo em outros projectos. Norte do projecto pode, também, ser definido graficamente em 2D ou 3D dentro do modelo.

9 Caixa de diálogo de info do projecto expandida Novos dados de informação do projecto categorizados e expandidos são mais fáceis de gerir. Opções de backup Teamwork expandidas Novos backups.pln a juntar aos familiares Backups de Projecto BIM. Melhoramentos na biblioteca O ArchiCAD 16 introduz muitos melhoramentos diversos na biblioteca, renovando, expandindo e reorganizando a biblioteca inteira. os projectos de desenvolvimento da biblioteca foram baseados em cuidadosas considerações dos pedidos nos nossos parceiros locais. Elementos de biblioteca novos e racionalizados Os novos e os recém-organizados objectos disponibilizam soluções, não apenas, para situações de projecto locais, mas, também, respondem a pedidos feitos por utilizadores de todo o mundo. Actualização de Associações (Hotlinks) mais rápida Manter a trabalhar em caso de emergência, mesmo se o seu Servidor BIM parar de trabalhar. Encontrar o balanço correcto para a estratégia de backup, combinando as duas opções de backup: Os backups do projecto BIM rapidamente restauram os dados do Servidor BIM - sem interacção do utilizador para os criar. Os backups PLN restauram os dados do modelo em ArchiCAD. Para apoiar a nova função de pesquisa do BIMcomponent, todos os itens de biblioteca são acompanhados por uma breve descrição em texto. Novas previsualizações renderizadas para um aspecto mais actualizado. Novas estruturas transparentes na Pasta Porta/Janela, e nomes claros. Objectos Porta/Janela racionalizados resultando em menor número de objectos com uma funcionalidade global mais alargada. Melhoramentos em Porta/Janela incluem novos tipos de vãos, larguras de moldura variáveis, novos tipos de caixilhos, melhoramentos nas reentrâncias, novos tipos de puxadores, montras actualizadas e estores de enrolar trabalhando em conjunto com a caixilharia. Novos e agrupados tipos de candeeiros são organizados em 6 diferentes tipos de objectos resultando em mais formas e configurações de iluminação a escolher. Apenas dois tipos de rótulos incorporando todos os antigos rótulos específicos de ferramentas. 13 variações de WC separadas incorporadas em dois objectos flexíveis (WC e WC Canto) oferecendo, também, novas funções e tipos modernos de cisternas. Visualização sensível ao piso de itens antigos de biblioteca como escadas, escadas rolantes, etc. Novos tipos de portas de correr com bandeira. Cinco novos e melhorados objectos suportam o design de escritórios. Novos e melhorados Corrimões, Cercas e Postes de Amarração. Novas versões 3D de Símbolos de Pessoas 2D Novas e simplificados tipos de torneiras. Novas coordenadas do objecto mostrando as coordenadas x,y,z do seu ponto de inserção. Novo selo de zona, sensível à escala. Novo objecto tapete rolante com visualização sensível ao piso Associação (hotlink) de piso-único e módulo Teamwork Actualizações de ficheiro Teamwork são agora mais rápidas. Melhor desempenho IFC Importar terrenos como Morphs acelera a importação de IFC em 20% e torna o manuseamento do modelo IFC, também, mais rápido.

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTRODUÇÃO AO MACROMEDIA DREAMWEAVER MX 2004 O Macromedia Dreamweaver MX 2004 é um software que permite a criação de páginas de Internet profissionais, estáticas

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

... Calendarização: 2 blocos de 90 m Metas/Objetivos Descritores Conceitos/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

... Calendarização: 2 blocos de 90 m Metas/Objetivos Descritores Conceitos/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PLANIFICAÇÃO DE 7º ANO... 1º Período Domínio INFORMAÇÃO I7 A Informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

Leia mais

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Análise de dados através de tabelas dinâmicas. Conceitos teóricos As Tabelas Dinâmicas são tabelas interactivas que resumem elevadas quantidades de dados, usando estrutura

Leia mais

EXCEL TABELAS DINÂMICAS

EXCEL TABELAS DINÂMICAS Informática II Gestão Comercial e da Produção EXCEL TABELAS DINÂMICAS (TÓPICOS ABORDADOS NAS AULAS DE INFORMÁTICA II) Curso de Gestão Comercial e da Produção Ano Lectivo 2002/2003 Por: Cristina Wanzeller

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

Escola Secundária de Camarate

Escola Secundária de Camarate Escola Secundária de Camarate Ano Lectivo 2014/2015 Planificação da Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Restauração e Bar

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

SAMUO APP: MANUAL DO ADMINISTRADOR

SAMUO APP: MANUAL DO ADMINISTRADOR as novas tecnologias ao serviço do desenvolvimento de projectos w w w. i m a d i p. c o m CABO VERDE: REALIZAÇÃO DE UMA ACÇÃO- PILOTO PARA A MELHORIA DA GESTÃO NUM GABINETE TÉCNICO SELECCIONADO OFITEC

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

GeoMafra Portal Geográfico

GeoMafra Portal Geográfico GeoMafra Portal Geográfico Nova versão do site GeoMafra Toda a informação municipal... à distância de um clique! O projecto GeoMafra constitui uma ferramenta de trabalho que visa melhorar e homogeneizar

Leia mais

Transição de POC para SNC

Transição de POC para SNC Transição de POC para SNC A Grelha de Transição surge no âmbito da entrada em vigor, no ano de 2010, do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC vem promover a melhoria na contabilidade nacional,

Leia mais

GeoMafra SIG Municipal

GeoMafra SIG Municipal GeoMafra SIG Municipal Nova versão do site GeoMafra Toda a informação municipal... à distância de um clique! O projecto GeoMafra constitui uma ferramenta de trabalho que visa melhorar e homogeneizar a

Leia mais

Planificação Anual TIC 8º Ano 2012/2013 1 PERÍODO

Planificação Anual TIC 8º Ano 2012/2013 1 PERÍODO Ano Letivo 2012/2013 TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS 1 PERÍODO 1 TEMPO- 45 MINUTOS Domínio Duração Objectivos Gerais Objectivos Específicos Estratégias/ Actividades Subdomínio 7ºA 7ºB Informação

Leia mais

METRAGEST. Apresentação do Software SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

METRAGEST. Apresentação do Software SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO METRAGEST Apresentação do Software SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Junho de 2010 0 O Software MeTraGest foi desenvolvido para colmatar as necessidades operacionais nas áreas da Medicina do Trabalho

Leia mais

Direcção Regional de Educação do Algarve

Direcção Regional de Educação do Algarve MÓDULO 1 Folha de Cálculo 1. Introdução à folha de cálculo 1.1. Personalização da folha de cálculo 1.2. Estrutura geral de uma folha de cálculo 1.3. O ambiente de da folha de cálculo 2. Criação de uma

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. GINESTAL MACHADO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. GINESTAL MACHADO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. GINESTAL MACHADO 3º Ciclo do Ensino Básico Planificação Ano letivo: 2013/2014 Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Ano:7º Conteúdos Objectivos Estratégias/Actividades

Leia mais

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar a iniciação ao OneNote 1 O MICROSOFT OFFICE ONENOTE 2003 OPTIMIZA A PRODUTIVIDADE AO PERMITIR QUE OS UTILIZADORES CAPTEM, ORGANIZEM

Leia mais

Acronis Backup & Recovery 10

Acronis Backup & Recovery 10 Acronis Backup & Recovery 10 Server for Linux Manual de introdução rápido Este documento descreve como instalar e começar a utilizar o Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux. 1. Sistemas operativos

Leia mais

Administração da disciplina

Administração da disciplina Administração da disciplina Agrupamento Vertical de Escolas de Tarouca Documento disponível em: http://avetar.no-ip.org 1.Acesso e utilização da plataforma:. Seleccione a opção Entrar, que se encontra

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO ARCHICAD 15 EDIÇÃO Nº 01/2013

FICHA TÉCNICA DO CURSO ARCHICAD 15 EDIÇÃO Nº 01/2013 FICHA TÉCNICA DO CURSO ARCHICAD 15 EDIÇÃO Nº 01/2013 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Archicad 15. 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER No final da formação o formando deverá ser capaz de criar a simulação de um edifício

Leia mais

Notas de Lançamento Lançamento Aconex 15.1.20 Publicado dia 6 de Fevereiro de 2015, para cobrir o periodo de lançamentos entre dia 15 de Fevereiro e

Notas de Lançamento Lançamento Aconex 15.1.20 Publicado dia 6 de Fevereiro de 2015, para cobrir o periodo de lançamentos entre dia 15 de Fevereiro e Notas de Lançamento Lançamento Aconex 15.1.20 Publicado dia 6 de Fevereiro de 2015, para cobrir o periodo de lançamentos entre dia 15 de Fevereiro e 15 de Março Sumário Este lançamento inclui melhorias

Leia mais

Software PHC com MapPoint

Software PHC com MapPoint Software PHC com MapPoint A análise de informação geográfica A integração entre o Software PHC e o Microsoft Map Point permite a análise de informação geográfica, desde mapas a rotas, com base na informação

Leia mais

Gestão de Equipas de Vendas

Gestão de Equipas de Vendas Gestão de Equipas de Vendas Análise Comercial Business Intelligence Gestão de Desempenho Atinjo os meus objectivos comerciais? Quais os vendedores com melhor desempenho? A função comercial é o motor de

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira - Access - Programa de base de dados relacional funciona em Windows Elementos de uma Base de Dados: Tabelas Consultas Formulários

Leia mais

3.º e 4.º Anos de Escolaridade Competências Conteúdos Sugestões metodológicas Articulações

3.º e 4.º Anos de Escolaridade Competências Conteúdos Sugestões metodológicas Articulações Introdução ao Ambiente de Trabalho 3.º e 4.º Anos de Escolaridade Distinguir hardware de software; Identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções; Reconhecer os principais

Leia mais

Software de Gestão Central GEONAUT

Software de Gestão Central GEONAUT Software de Gestão Central GEONAUT Acesso em tempo real na Web A autentificação do utilizador (user e password) conduz a uma interface personalizada, onde a disposição das funcionalidades e informação,

Leia mais

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia SMART Notebook Software Guia O Software Notebook permite criar, organizar e guardar notas num quadro interactivo SMART Board (em modo projectado e não-projectado), num computador pessoal e, em seguida,

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO

FICHA TÉCNICA DO CURSO FICHA TÉCNICA DO CURSO PROJECTAR COM REVIT ARCHITECTURE 2014 EDIÇÃO Nº03/2014 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Projectar com Revit Architecture 2014 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER O Revit Architecture é uma plataforma

Leia mais

Manual do Utilizador. PowerPoint 2013. Carlos Diniz

Manual do Utilizador. PowerPoint 2013. Carlos Diniz Manual do Utilizador PowerPoint 2013 Carlos Diniz Índice 1. Acerca do PowerPoint 2013... 3 1.1. Principais caraterísticas do PowerPoint 2013... 3 2. Trabalhar no interface do PowerPoint 2013... 3 2.1.

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2015 / 2016

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2015 / 2016 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2015 / 2016 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO Técnico de Eletrotecnia e Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos / 2015/2018 DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

Tutorial exe elearning XHTML editor (versão 1.0x)

Tutorial exe elearning XHTML editor (versão 1.0x) UOe-L 13 Março 2008 Ficha Técnica Autor: Susana Azevedo UOe-L CEMED UA Revisão: Helder Caixinha UOe-L CEMED UA Versão: 3.0 Data de criação: 15/Dezembro/2005 Data da última revisão: 13/Março/2008 1 Tutorial

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado Escola Básica e Secundária de Velas Planificação de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Curso Profissional de Técnico de Secretariado 10º C MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO Microsoft Excel Conteúdos

Leia mais

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network EXCELLUM Excellum Network DALI Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável O EXCELLUM COMBINA POUPANÇA COM CONFORTO NA ILUMINAÇÃO O Excellum é um sistema de controlo de iluminação

Leia mais

1. Ambiente de Trabalho

1. Ambiente de Trabalho 1 Ambiente de Trabalho 1. Ambiente de Trabalho Ao nível do ambiente de trabalho, depois de o Excel 2007 ter introduzido novos componentes (e.g., Botão Office e Friso) e eliminado alguns dos componentes

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Validação e Encriptação Manual de Operação Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

Manual de Administração Intranet BNI

Manual de Administração Intranet BNI Manual de Administração Intranet BNI Fevereiro - 2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Conceitos... 5 3. Funcionamento base da intranet... 7 3.1. Autenticação...8 3.2. Entrada na intranet...8 3.3. O ecrã

Leia mais

Download. Instalaça o. Geral

Download. Instalaça o. Geral Download Não estou a conseguir fazer o download da versão demo do produto. Há outra forma de o obter? Sim, com certeza. Por favor, envie uma solicitação para algum dos meios de suporte disponíveis no nosso

Leia mais

ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA

ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA Catálogo de Novidades Versão 2009.1 1 ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA A versão 2009.1 apresenta várias novidades e melhorias relativamente ao programa Arquimedes e Controle de Obra, que se indicam seguidamente.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início...

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... Índice 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... 2 1.2. Perguntas de segurança... 2 2. FORMULÁRIO PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1. Caixa de Texto: Nome da Igreja... 4 2.2. Botão:

Leia mais

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Elaborado por: Amélia Janeiro e Ana Cosmelli SDUL 2008 Índice Apresentação... 3 1. Gestão de leitores... 5 1.1 Pesquisa de leitores...

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Guião Páginas WWW com o editor do Microsoft Office Word 2003 1. Introdução. 2. Abrir uma página Web. 3. Guardar

Leia mais

Capítulo Tabelas e Gráficos

Capítulo Tabelas e Gráficos Capítulo O menu de tabelas e gráficos torna possível criar tabelas numéricas de funções guardadas na memória. Poderá também utilizar funções múltiplas para criar tabelas. Como utiliza a mesma lista de

Leia mais

Configuração do Ambiente de Trabalho

Configuração do Ambiente de Trabalho pag. 1 Configuração do Ambiente de Trabalho 1. Utilização da Área de Trabalho Criação de Atalhos: O Windows NT apresenta um Ambiente de Trabalho flexível, adaptável às necessidades e preferências do utilizador.

Leia mais

Criação de Páginas Web - MS Word 2000

Criação de Páginas Web - MS Word 2000 Gestão Comercial e da Produção Informática I 2003/04 Ficha de Trabalho N.º 9 Criação de Páginas Web - MS Word 2000 1. Criação de uma página Web (HTML): Escreva o seu texto e introduza as imagens pretendidas

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa CURSO DE GPS. Módulo x. (Aula Prática) Reliance - Ashtech. Suas Aplicações Em SIG.

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa CURSO DE GPS. Módulo x. (Aula Prática) Reliance - Ashtech. Suas Aplicações Em SIG. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa CURSO DE GPS Módulo x (Aula Prática) Reliance - Ashtech e Suas Aplicações Em SIG (Carlos Antunes) INTODUÇÃO O Sistema Reliance baseia-se na utilização do

Leia mais

Quadros Interactivos CLASUS

Quadros Interactivos CLASUS Quadros Interactivos CLASUS Quadros Interactivos CLASUS Introdução à Utilização dos Quadros Interactivos e Software A-migo Pagina 1 Introdução à Utilização dos Quadros Interactivos e Software A-migo 1.

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Migrar para o Access 2010

Migrar para o Access 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Access 2010 é muito diferente do Access 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Visio 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Modelos atualizados Os modelos ajudam

Leia mais

Planificação Semestral. Informação. Planificação da Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação TIC 7º Ano

Planificação Semestral. Informação. Planificação da Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação TIC 7º Ano I Planificação Semestral DOMÍNIO/SUBDOMÍNIOS/ METAS Subdomínio: A, o conhecimento e o mundo das tecnologias 1. Meta: Compreender a evolução das TIC e o seu papel no mundo atual. Subdomínio: A utilização

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE T.I.C. 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE T.I.C. 7.º ANO DE T.I.C. 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO O aluno deve ser capaz de: - desenvolver capacidades na utilização das tecnologias de informação e comunicação que permitam uma literacia digital

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Pág. 1 de 9 geral@cadtresd.pt http://www.cadtresd.pt Room Player

Pág. 1 de 9 geral@cadtresd.pt http://www.cadtresd.pt Room Player Pág. 1 de 9 1. Room Player Room Player é um software dedicado às vendas em rede, aos particulares, aos arquitetos de interior e profissionais do imobiliário. O Room Player é assim um Software 3D para layout

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS (GRUPO INFORMÁTICA) Ano Letivo de 2014/2015 MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS (GRUPO INFORMÁTICA) Ano Letivo de 2014/2015 MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO Ensino Regular Diurno Disciplina: T.I.C. Professores: Margarida Afonso Curso Profissional - Técnico de Auxiliar de Saúde Ano: 10.º Turma(s): TAS MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO OBJECTIVOS Indicar as principais

Leia mais

Carregamento de dados para o preçário

Carregamento de dados para o preçário Carregamento de dados para o preçário O carregamento de dados para o preçário tem como objectivo a elaboração de uma tabela de preços ou preçário que servirá de guia para a facturação. Assim, a Boommed

Leia mais

Processo de submissão - Informação para autores

Processo de submissão - Informação para autores Processo de submissão - Informação para autores O sistema de submissão on-line da Colóquios Garcia de Orta oferece aos autores a possibilidade de enviarem as suas submissões directamente para a revista.

Leia mais

Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 2014/2015

Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 2014/2015 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias. (I7.1) Utilização do computador e/ou dispositivos eletrónicos similares em segurança. (I7.2) 1. Compreender a evolução das tecnologias de informação

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

Mapas. Visualização de informação geográfica; Consulta e edição (mediante permissões) de informação geográfica;

Mapas. Visualização de informação geográfica; Consulta e edição (mediante permissões) de informação geográfica; Mapas Destinado especialmente aos Utilizadores do GEOPORTAL, nele são descritas e explicadas as diferentes funcionalidades existentes no FrontOffice (GEOPORTAL). O GEOPORTAL é baseado em tecnologia Web,

Leia mais

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de 1. Alguns conceitos sobre Tabelas Dinâmicas Com tabelas dinâmicas podemos criar dinâmica e imediatamente resumos de uma lista Excel ou de uma base de dados

Leia mais

EDUTec Learning. José Paulo Ferreira Lousado

EDUTec Learning. José Paulo Ferreira Lousado EDUTec Learning MANUAL DO UTILIZADOR José Paulo Ferreira Lousado Índice Página Principal... ii Página de Desenvolvimento de Conteúdos... iii Página de Comunicações...iv Página de Transferência de Ficheiros...vi

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE REDIVE GUIA LMS PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão

Leia mais

Domine o Word 2007. Professor: Rafael Henriques. Ano Lectivo 2010/2011

Domine o Word 2007. Professor: Rafael Henriques. Ano Lectivo 2010/2011 Domine o Word 2007 1 Professor: Rafael Henriques Ano Lectivo 2010/2011 Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2007 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2007; Realização

Leia mais

GeoMafra Portal Geográfico

GeoMafra Portal Geográfico GeoMafra Portal Geográfico Nova versão do site GeoMafra Toda a informação municipal... à distância de um clique! O projecto GeoMafra constitui uma ferramenta de trabalho que visa melhorar e homogeneizar

Leia mais

Formador: Carlos Maia

Formador: Carlos Maia Formador: Carlos Maia Iniciar o MS Excel MS Excel - Introdução 1 Ajuda Se ainda não estiver visível a ajuda do Excel do lado direito do ecrã, basta clicar sobre Ajuda do Microsoft Excel no menu Ajuda,

Leia mais

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina do Correio Para saber mais sobre Correio electrónico 1. Dicas para melhor gerir e organizar o Correio Electrónico utilizando o Outlook Express Criar Pastas Escrever

Leia mais

gettyimages.pt Guia do site área de Film

gettyimages.pt Guia do site área de Film gettyimages.pt Guia do site área de Film Bem-vindo à área de Film do novo site gettyimages.pt. Decidimos compilar este guia, para o ajudar a tirar o máximo partido da área de Film, agora diferente e melhorada.

Leia mais

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Objectivos: Criar uma base de dados vazia. O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Criar uma base dados vazia O Access é um Sistema de Gestão de Bases

Leia mais

novo ManageToRefresh

novo ManageToRefresh novo ManageTo Refresh ENGINE2CONTENT P2/10 Novo ENGINE2CONTENT P3/10 Engine2Content v4.0 O motor para os seus conteúdos A nova ferramenta de gestão de backoffice Engine2content v4.0, permite de uma forma

Leia mais

MÓDULO 1 - Folha de Cálculo

MÓDULO 1 - Folha de Cálculo ANUAL ANO LETIVO DE 2013/2014 Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Curso Profissional de Técnico de Restauração Cozinha - Pastelaria Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Tarefas Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

PHC dcontroldoc. O acesso a diversos tipos de ficheiros

PHC dcontroldoc. O acesso a diversos tipos de ficheiros PHC dcontroldoc O acesso a diversos tipos de ficheiros A possibilidade de consultar e introduzir documentos, imagens e outro tipo de ficheiros, a partir de um local com acesso à Internet. BUSINESS AT SPEED

Leia mais

Como Fazer um Vídeo no Windows Movie Maker

Como Fazer um Vídeo no Windows Movie Maker Como Fazer um Vídeo no Windows Movie Maker Versão deste documento: 1 1 Data de edição deste documento: 20 de Julho de 2011 1. Vá ao Iniciar -> Todos os Programas -> Movie Maker 2..Este é o aspecto do Movie

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade)

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade) Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Oferta de Escola 2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE Devido a um bug detectado no motor da base de dados, situação agora corrigida pelo fabricante, esta nova actualização do GIAE é disponibilizada numa

Leia mais

Manual do utilizador. Aplicação de agente

Manual do utilizador. Aplicação de agente Manual do utilizador Aplicação de agente Versão 8.0 - Otubro 2010 Aviso legal: A Alcatel, a Lucent, a Alcatel-Lucent e o logótipo Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Alcatel-Lucent. Todas as outras

Leia mais

ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria BlackBoard - Moodle Guia rápido

ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria BlackBoard - Moodle Guia rápido ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria BlackBoard - Guia rápido ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria Unidade de Ensino a Distância Equipa Guia

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1

I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1 Novembro.2010 Índice I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1 III. COMO INSERIR MATERIAL PEDAGÓGICO (ANEXAR FICHEIROS) 1 IV. CRIAR UM GLOSSÁRIO 5 V.

Leia mais

CURSO EFA 2012 / 2013

CURSO EFA 2012 / 2013 Avaliação CURSO EFA 2012 / 2013 Formando: Data: / / ÁREA/Assunto: Formando Formador / Mediador: Formador FICHA INFORMATIVA E DE TRABALHO MÓDULO: 0774 INSTALAÇÃO DE SOFTWARE BASE CONTEÚDOS Segurança no

Leia mais

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais