Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: condições de validade; requisitos subjetivos, objetivos e formais; interpretação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: condições de validade; requisitos subjetivos, objetivos e formais; interpretação."

Transcrição

1 AULA 05 PONTO: 05 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas. Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: condições de validade; requisitos subjetivos, objetivos e formais; interpretação. Roteiro de aula FORMAÇÃO DOS CONTRATOS O direito também tem o seu ciclo de vida: nasce, desenvolve-se e extingue-se. Essas fases ou momentos decorrem de atos, denominados fatos jurídicos, exatamente por produzir efeitos jurídicos. Os fatos humanos em uma classificação mais estreita, são atos jurídicos, que são eventos emanados de vontade humana que criam, modificam, transferem ou extinguem direitos. Alguns elementos do negócio jurídico podem ser chamados de essenciais, porque constituem requisitos de existência e validade. Outros, porém, são chamados de acidentais, porque não exigidos pela lei, mas introduzido pela vontade das partes, em geral como requisitos de eficácia do negócio, como condição, o termo, o prazo. Na visão de Pontes de Miranda o negócio jurídico é dividido em três planos, o que gera um esquema gráfico como uma estrada com três degraus, denominada por parte da doutrina, como escada ponteana. O plano de existência define os elementos mínimos, os pressupostos de existência, sem os quais o negócio não existe. Estes elementos são definidos como substantivos; partes, vontade, objeto e forma sem adjetivos. Se não tiver partes, vontade, objeto e forma, ele não existe. No plano de validade os substantivos recebem os adjetivos. Requisitos de validade previstos no art. 104 do Código Civil, que estão definidos como agente capaz, manifestação de vontade, objeto lícito, possível ou determinado ou determinável, e forma prescrita ou não defesa em lei. Aqui temos os requisitos de validade. Não há dúvida, que nosso código civil adotou o plano da validade.

2 O último degrau da escada ponteana é o plano da eficácia, que são as consequências do negócio jurídico, seus efeitos práticos no caso concreto, como a inclusão de elementos acidentais definidos como condição, termo e encargo. O contrato, enquanto espécie de negócio jurídico, deve ser permeado por todos os requisitos de existência e validade dos negócios jurídicos em geral. MANIFESTAÇÃO DA VONTADE - O contrato como ato bilateral só se aperfeiçoa pela manifestação concordante da vontade dos celebrantes, através de uma declaração, que poderá ser expressa ou tácita. EXPRESSA - pode-se revelar através da palavra escrita ou oral, como ainda por meio de gestos (leilão - com um sinal o arrematante adquire o bem). TÁCITA - quando provém de atos do agente, incompatíveis com a decisão contrária (I - donatário de um automóvel que sem declarar que o aceita, toma posse do veículo, obtém licença, emplaca-o e passa a utilizá-lo; II - comerciante que recebe encomendas e dá início à execução do contrato, com a remessa das primeiras partidas) SILÊNCIO COMO MANIFESTAÇÃO DA VONTADE O silencia importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa (111). Tem-se admitido a função vinculadora do silêncio em circunstâncias especiais, quando a inércia de uma das partes pode ser considerada como aceitação (denomina-se silêncio qualificado ou circunstanciado). Isso se dá sempre que a lei e a vontade das partes houver estabelecido para qualquer destes o dever de recusar expressamente a oferta, sob pena de se imaginar que a aceitou. Exemplo: O comerciante que recebe de freguês habitual, encomenda de mercadoria de sua especialidade, pelo preço corrente de mercado, com prazo de entrega determinado, deve comunicar de pronto sua recusa ao cliente, sob pena de haver aceito a proposta. Não obstante a livre convenção das partes, os acordos são disciplinados no ordenamento jurídico com requisitos e pressupostos a serem observados, como a capacidade dos agentes em realizarem atos na esfera privada assim como a licitude do objeto contratual, sua formalidade, quando houver uma, pois como geradores de riquezas

3 devem guardar conformidade com a ordem jurídica. Portanto, por seu cunho econômico, repercute diretamente na sociedade. FORMAÇÃO DOS CONTRATOS E AS NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES O contrato torna-se perfeito e acabado no momento em que nasce o vínculo jurídico entres as partes (integração da proposta e aceitação) - policitante (proponente), oblato (aceitante). Os contratos se ultimam quando as obrigações estabelecidas são adimplidas, como por exemplo nos contratos reais (que se ultimam pela entrega da coisa), quando o bem é entregue na forma celebrada. Entretanto, na maioria dos casos o ajuste entre as partes surge somente após intensa fase pré-contratual (puntuação-brasil, tratattive-itália). Tais tratativas podem ser estabelecidas de forma verbal ou reduzidas por escrito em um instrumento particular denominado minuta (simples projeto do contrato). Nesse caso importa saber se e até que ponto tais negociações vinculam as partes nelas envolvidas, e qual a conseqüência do rompimento de referidas obrigações. A rigor, se as partes estiverem na fase de negociações preliminares (discussões vestibulares), não havendo qualquer laço convencional entre elas, nenhuma responsabilidade pode daí advir, pois as negociações preliminares não obrigam os proponentes. Todavia se o abandono de uma das partes sem a devida justificativa, estribado em mero capricho, causar prejuízos à outra parte (despesas, abrir mão de outros negócios etc.), nasce o dever de reparar os danos porventura causados. Deve ficar caracterizado comportamento censurável daquele que abandonou as negociações (dolo, negligência ou culpa), entendendo parte da doutrina que o evento culpa deve ser muito bem mensurado. IHERING denomina de interesse contratual negativo, tais situações.

4 Todavia o direito de recusar determinada contratação na sua fase preliminar, em regra, é exercício regular de um direito; INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS - Esclarecimento do sentido das declarações de vontade a determinar o significado do acordo ou consenso (Orlando Gomes). A função tradicional do intérprete é perquirir e aclarar a vontade dos contraentes, manifestada na contrato, mediante declaração destinada a provocar efeitos jurídicos. As regras contratuais devem ser interpretadas restritivamente (tomadas no sentido que esteja em estrita relação com os fins para os quais as partes se propuseram contratar). A vontade uma vez separada do declarante, assume caráter objetivo e tamanha força, que a pessoa menos indicada para aferir o seu valor é quem a emitiu (Bonfante). A interpretação do negócio jurídico contratual situa-se no âmbito do conteúdo da declaração de vontade, deste modo o Código Civil não traz nenhum capítulo relativo à interpretação dos contratos, contém somente três preceitos: artigo 112, do artigo 113 e do artigo 114 (além do Código de Consumidor). As regras interpretativas são de natureza doutrinária. DISTINÇÕES ENTRE INTERPRETAÇÃO DE LEI E DE CONTRATO A) DA LEI - Interpretação da vontade do legislador, significando-se com essa expressão a vontade objetiva e constante que se exprime no texto, não a vontade subjetiva das pessoas naturais que elaboraram ou do órgão que a aprovou. B) DO CONTRATO - Processo de esclarecimento da vontade subjetiva dos contratantes e, na doutrina mais recente, como a investigação da vontade objetivada no conteúdo do vínculo contratual. OBS.: Na interpretação da lei, a missão do intérprete consiste em lhe determinar o sentido e o alcance, enquanto na interpretação do contrato lhe cumpre descobrir a vontade concreta das partes.

5 REGRAS DE INTERPRETAÇÃO INTERPRETAÇÃO SUBJETIVA Esse tipo de interpretação é dominado pelo princípio de investigação da vontade real ( voluntas spectanda ); tal investigação precede a qualquer outra, oportunidade que o intérprete tem de indagar, antes de mais nada, qual foi a intenção comum das partes, e não a vontade singular de cada declarante. Necessária, pois o objeto da interpretação do contrato é sempre a vontade e a meta a ser alcançada pelo intérprete, a exata determinação dos efeitos jurídicos que as partes quiseram provocar. PRINCÍPIOS QUE DOMINAM A INTERPRETAÇÃO SUBJETIVA I - por mais gerais que sejam as expressões usadas no contrato, ele só compreende coisas que as partes tinham em vista contratar, e não aquelas que não foram objeto de sua cogitação; II - deve-se interpretar uma cláusula pelas outras contidas no ato, quer elas a precedam, quer a sigam (um dispositivo não deve ser analisado isoladamente, mas como parte de um todo). INTERPRETAÇÃO OBJETIVA A interpretação é realizada com a ajuda de regras editadas pelo legislador (lei) e preconizadas pela doutrina; método utilizado em seguida àquelas subjetivas, quer pelo intérprete advogado, quer pelo intérprete magistrado. PRINCÍPIOS QUE DOMINAM A INTERPRETAÇÃO OBJETIVA I - princípio da boa-fé; II - princípio da conservação do contrato; III - princípio do menor peso e equilíbrio das prestações (extrema ratio - exame extremo - tradução livre); I - Os contratos devem ser interpretados tal como o exijam a confiança e lealdade recíprocas (Art Do Código Civil Alemão); II - Quando uma cláusula contratual admite dois sentidos, deve ser entendida naquele que possa produzir algum efeito ; III - quando a obscuridade permanecer a despeito da aplicação de todos os princípios e regras de interpretação, orienta o examinador no sentido de entendê-lo menos gravoso para o devedor, se gratuito, de que se realize eqüitativo equilíbrio entre os interesses das partes, se a título oneroso (art do Código Civil Italiano).

Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: proposta e aceitação (teorias). FORMAÇÃO DOS CONTRATOS

Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: proposta e aceitação (teorias). FORMAÇÃO DOS CONTRATOS AULA 06 PONTO: 06 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas. Tópico do plano de ensino:

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os contratos tornam-se perfeitos e acabados com a

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os contratos tornam-se perfeitos e acabados com a CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Teoria Geral dos Contratos: PROPOSTA. Os contratos tornam-se perfeitos e acabados com a com a ACEITAÇÃO.

Leia mais

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aulas 04/05/06 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Características dos Contratos. Espécie de Negócio Jurídico; Bilateral ou plurilateral; Auto-regulamentação

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. Definição Contrato é o acordo de duas ou mais vontades que visa à aquisição,

Leia mais

AULA 10: NOÇÕES GERAIS DE CONTRATOS

AULA 10: NOÇÕES GERAIS DE CONTRATOS AULA 10: Prof. Thiago Gomes VOCÊ JÁ CONTRATOU HOJE? 1 O QUE É O CONTRATO? Para suprir suas necessidades o homem interage com seus semelhantes das mais variadas formas, entre elas, o contrato. CONCEITO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 21/09/2017). Manifestação de vontade / Proposta e aceitação / extinção dos contratos. No mundo dos contratos

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 02 CONTRATO ATÍPICO AUTOCONTRATO PRINCÍPIOS CONTRATUAIS INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS CONTRATOS ATÍPICOS (425 CC/2002): AUTOCONTRATO (ou contrato

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 05/03/2018) Princípios fundamentais.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 05/03/2018) Princípios fundamentais. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 05/03/2018) Princípios fundamentais. IV- Princípio da Boa-fé nos contratos. Ação de nulidade

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Formação dos Contratos. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Formação dos Contratos. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Prof. Vinicius Marques Formação do contrato pelo Código Civil: Fase de negociações preliminares ou puntuação. Fase de proposta, oblação ou policitação. Fase de contrato

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Classificação Os requisitos do negócio jurídico desdobram-se

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

DIREITO CIVIL III - CONTRATOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS. Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp.

DIREITO CIVIL III - CONTRATOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS. Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp. DIREITO CIVIL III - CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp. Helisia Góes CONCEITOS RELEVANTES INTERPRETAR é estender ou explicar o sentido, as

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

Contratos Internacionais. Renato Leite Monteiro

Contratos Internacionais. Renato Leite Monteiro Renato Leite Monteiro Teoria Geral dos Contratos Conceito de Contrato Requisitos Subje@vos: Existência de duas ou mais pessoas: bilateralidade Capacidade genérica das partes contratantes para a prá@ca

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito.

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva FATOS JURÍDICOS Conceito: Fato jurídico é qualquer

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 11/09/2017). Proposta e Aceitação / Extinção dos contratos. No mundo dos contratos o silêncio importa anuência,

Leia mais

Direito Civil. Da Formação dos Contratos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Formação dos Contratos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Formação dos Contratos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho Instituições de Direito Público e Privado Parte XVI Contrato de Trabalho 1. Contrato de Trabalho Conceito ... contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa física

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 28/08/2017) Contratos, requisitos de validade, princípios. Conceito de contrato: convergência de declarações

Leia mais

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES FATO JURÍDICO Fato Jurídico - lato sensu todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico

Leia mais

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico:

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico: Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais/Direito Civil Aula: Defeitos dos Negócios Jurídicos Professor (a): Rafael da Motta Monitor (a): Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Defeitos dos Negócios

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais Teoria Geral dos Contratos Empresariais AULA 3. PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO CONTRATUAL. INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS EMPRESARIAIS. CONTRATOS TÍPICOS E ATÍPICOS, UNILATERAIS, BILATERAIS E PLURILATERAIS,

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Kauísa Carneiro ZANFOLIN RESUMO: Trata-se de obrigações das quais acarretam consequências jurídicas, são tratadas pela parte especial do Código Civil. Corresponde a uma relação de

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. A classificação dos contratos é importante para uma

Leia mais

DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES

DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES 18 DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES RESUMO SILVEIRA, Susani Trovo¹ GRAUPPE, Stefanie Alessandra² LUCATELLI, Isabella³ O objetivo principal do trabalho é, de forma

Leia mais

CONTRATOS. Bruno Edson Jackson Galvão Daniel K Fernando Barros. PROBLEMA DE PESQUISA: Formação de contratos. OBJETIVO GERAL: Obrigação jurídica.

CONTRATOS. Bruno Edson Jackson Galvão Daniel K Fernando Barros. PROBLEMA DE PESQUISA: Formação de contratos. OBJETIVO GERAL: Obrigação jurídica. CONTRATOS Bruno Edson Jackson Galvão Daniel K Fernando Barros PROBLEMA DE PESQUISA: Formação de contratos OBJETIVO GERAL: Obrigação jurídica. OBJETIVO ESPECÍFICO: Momento e lugar de formação dos contratos

Leia mais

Apresentação... Tributo ao Mestre... Introdução...

Apresentação... Tributo ao Mestre... Introdução... Cód. barras: STJ00094454 (2011) Apresentação.... Tributo ao Mestre.... Introdução.... 13 15 17 CAPfTULO I NOÇÕES PRÉVIAS SOBRE NEGÓCIO JURfDICO E TEORIA GERAL DA INTERPRETAÇÃO 1. Noção de negócio jurídico...

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição Prof. Vinicius Marques Depósito: Conceito: negócio jurídico pelo qual o depositário recebe um objeto móvel e corpóreo,

Leia mais

Tratados e Convenções. Prof. Luciano Favaro

Tratados e Convenções. Prof. Luciano Favaro Tratados e Convenções Prof. Luciano Favaro a) Convenções referentes à elaboração dos Tratados Convenção de Havana, de 1928: celebrada por um número reduzido de Estados. Ainda encontra-se em vigor. a) Convenções

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/02/2018) Contratos, requisitos e princípios. Introdução ao estudo dos contratos. Código de Hamurábi de 2093

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E TRATADOS INTERNACIONAIS CONCEITOS BÁSICOS DE DIREITO INTERNACIONAL

DIREITOS HUMANOS E TRATADOS INTERNACIONAIS CONCEITOS BÁSICOS DE DIREITO INTERNACIONAL E TRATADOS INTERNACIONAIS CONCEITOS BÁSICOS DE DIREITO INTERNACIONAL a) Convenções referentes à elaboração dos Tratados Convenção de Havana, de 1928: celebrada por um número reduzido de Estados. Ainda

Leia mais

DIPu_08 - TRATADOS INTERNACIONAIS

DIPu_08 - TRATADOS INTERNACIONAIS DIPu_08 - TRATADOS INTERNACIONAIS 1 1. CONCEITO DE TRATADO: É um acordo formal concluído entre os sujeitos de Direito Internacional Público, destinado a produzir efeitos jurídicos na órbita internacional.

Leia mais

INDICE DO VOL. II. Coimbra Editora 747

INDICE DO VOL. II. Coimbra Editora 747 INDICE DO VOL. II Contrato de patrocínio... 5 Contrato de prestação de serviço... 7 Contrato de prestação de serviço telefónico público... 8 Contrato de publicidade... 12 Contrato de recolha de automóveis...

Leia mais

ANEXO III CADERNO DE ENCARGOS RELATIVO AO CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS, A CELEBRAR NA SEQUÊNCIA DE PROCEDIMENTO POR AJUSTE DIRECTO

ANEXO III CADERNO DE ENCARGOS RELATIVO AO CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS, A CELEBRAR NA SEQUÊNCIA DE PROCEDIMENTO POR AJUSTE DIRECTO ANEXO III CADERNO DE ENCARGOS RELATIVO AO CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS, A CELEBRAR NA SEQUÊNCIA DE PROCEDIMENTO POR AJUSTE DIRECTO 1 ÍNDICE 1ª. Objecto...3 2ª. Prazo do contrato...3 3ª. Obrigações

Leia mais

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts )

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts ) 1 MATERIAL DE APOIO 06 RELATIVIDADE E EFEITOS DOS CONTRATOS Principal efeito: criar obrigações, estabelecendo um vínculo jurídico entre as partes contratantes contrato = fonte de obrigações. Como REGRA

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NEGÓCIO JURÍDICO Negócio jurídico é uma das espécies de fatos jurídicos(sentido amplo),

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito 1 DIREITO CIVIL PONTO 1: Nulidades PONTO 2: Diferença entre Nulo e Anulável PONTO 3: Análise do Art. 166 do CC PONTO 4: Defeitos do Negócio Jurídico 1.NULIDADES Nulidades, a princípio, podem ser questionadas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro. Conceito: no contrato de seguro uma empresa especializada,

Leia mais

IUS RESUMOS. Interpretação e Integração da Lei Penal. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Interpretação e Integração da Lei Penal. Organizado por: Samille Lima Alves Interpretação e Integração da Lei Penal Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. INTERPRETAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA LEI PENAL... 3 1. Entendo o que é a interpretação... 3 1.1 Espécies de interpretação...

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 CLASSIFICAÇÃO DOS TRATADOS

Sumário. Capítulo 2 CLASSIFICAÇÃO DOS TRATADOS Sumário ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS INTRODUÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS TRATADOS CONCEITO DE TRATADO INTERNACIONAL 1.1 Antecedentes históricos 1.2 A Codificação do Direito dos Tratados 1.3 A Convenção

Leia mais

O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS

O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS Caroline Dias Raimundo 1 RESUMO: Este trabalho se propõe a levantar e analisar os conceitos que delineiam os princípios da boa-fé, a importância destes

Leia mais

Procedimento por Prévia Qualificação com Seleção. Caderno de Encargos. para celebração de contrato de. Empreitada do Centro de Saúde da Nazaré

Procedimento por Prévia Qualificação com Seleção. Caderno de Encargos. para celebração de contrato de. Empreitada do Centro de Saúde da Nazaré Procedimento por Prévia Qualificação com Seleção Caderno de Encargos para celebração de contrato de Empreitada do Centro de Saúde da Nazaré Página 1! de! 6 Capítulo I Disposições gerais Cláusula 1.ª -

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 14/09/2017). Classificação dos Contratos. Princípio da função social do contrato O Estado por este prisma passa

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL OBJETIVOS: O curso aprofunda a discussão de conhecimentos

Leia mais

COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS

COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS Autores Paulo Nalin Renata C. Steiner COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS A convenção das Nações unidas sobre compra e venda internacional de mercadorias (CISG) Área específica Direito Internacional

Leia mais

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex.

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex. O que são negócios jurídicos unilaterais? Quais as modalidades de negócios jurídicos unilaterais? Unilateral - Quando as clausulas contratuais forem estabelecidas por apenas uma das partes. Ex. promessa

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

Miguel Pupo Correia. Professor da Universidade Lusíada de Lisboa Advogado

Miguel Pupo Correia. Professor da Universidade Lusíada de Lisboa Advogado Miguel Pupo Correia Professor da Universidade Lusíada de Lisboa Advogado 1 Já tratado na sessão anterior: Segurança jurídica do Comércio Electrónico documentos e assinaturas electrónicos Aspectos a tratar

Leia mais

Plano de Ensino. 1º Semestre Curso: Direito Semestre: 5º Turno: noturno. Disciplina: Direito Civil V Contratos

Plano de Ensino. 1º Semestre Curso: Direito Semestre: 5º Turno: noturno. Disciplina: Direito Civil V Contratos Plano de Ensino 1º Semestre - 2017 Curso: Direito Semestre: 5º Turno: noturno Disciplina: Direito Civil V Contratos C/H Semanal Teórica: 80 C/H Semestral Teórica: 04 C/H Semanal Prática: C/H Semestral

Leia mais

CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL, que entre sim fazem, como. Representada...,e como REPRESENTANTE...,QUALIFICADOS NA FORMA

CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL, que entre sim fazem, como. Representada...,e como REPRESENTANTE...,QUALIFICADOS NA FORMA MODELO DE CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL, que entre sim fazem, como Representada...,e como REPRESENTANTE...,QUALIFICADOS NA FORMA ABAIXO: Pelo presente instrumento

Leia mais

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO. Segundo o doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, assim define-se contrato: Contrato é o acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. Constitui

Leia mais

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15 Sumário Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 1. Aspectos históricos... 1 2. A formação do Direito Civil... 6 3. Novos paradigmas do Código Civil brasileiro...11 3.1. Sistema aberto...12

Leia mais

Direito Civil II Direito das Obrigações

Direito Civil II Direito das Obrigações Direito Civil II Direito das Obrigações Elementos Constitutivos das Obrigações 2 Elementos Constitutivos das Obrigações Elemento Subjetivo Vimos que uma relação obrigacional possui sempre os mesmos elementos,

Leia mais

DA NOVAÇÃO. Acadêmica do curso de Direito, Faculdades Santa Cruz. Turma 9SA, Noturno,

DA NOVAÇÃO. Acadêmica do curso de Direito, Faculdades Santa Cruz. Turma 9SA, Noturno, DA NOVAÇÃO Agnes Muniz VIEIRA 1 Ariane Fernandes de OLIVEIRA 2 RESUMO: A novação consiste no ato jurídico, previsto nos artigos 360 a 367 do código civil, que tem por finalidade a extinção de uma obrigação,

Leia mais

Contratos Administrativos

Contratos Administrativos Contratos Administrativos Principais Características do Contrato Administrativo Cláusulas Exorbitantes Duração dos Contratos Extinção do Contrato Rescisão e Anulação RAD 2601 Direito Administrativo Professora

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULAS GERAIS DOS CONTRATOS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULAS GERAIS DOS CONTRATOS CLÁUSULAS GERAIS DOS CONTRATOS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Aula 29 Contrato de adesão - resultado da contratação em massa - cláusulas gerais dos contratos. Direito Alemão (Teoria

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Breves Comentários sobre a Função Social dos Contratos Alessandro Meyer da Fonseca* O Código Civil, composto de uma parte geral e cinco partes especiais, estabelece as regras de

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95 CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95 Conteúdo Cláusula 1ª - Objeto do Contrato... 3 Cláusula 2ª Contrato... 3 Cláusula 3ª - Prazo...

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte I Professora Raquel Perrota Fato jurídico: é todo acontecimento, natural ou humano que determina a ocorrência de efeitos constitutivos,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teoria do Inadimplemento Daniel Victor * As obrigações se extinguem naturalmente pelo seu pagamento, porém pode acontecer a inexecução, ou seja, a não satisfação do direito de crédito

Leia mais

Quando um contrato é necessário?

Quando um contrato é necessário? Quando um contrato é necessário? Milhares de pessoas realizam acordos diariamente sem se preocuparem com as formalidades e exigências legais. É certo que, para ser válido, nem todo acordo precisa ser formalizado

Leia mais

ÍNDICE. Caderno de Encargos: Parte I Disposições Gerais. 1. Identificação do procedimento. 2. Objeto do procedimento

ÍNDICE. Caderno de Encargos: Parte I Disposições Gerais. 1. Identificação do procedimento. 2. Objeto do procedimento ÍNDICE Caderno de Encargos: Parte I Disposições Gerais 1. Identificação do procedimento 2. Objeto do procedimento 3. Locais de realização dos serviços 4. Obrigações do adjudicatário 5. Valor Base 6. Prazo

Leia mais

1. Índice geral. 2. Índice de anexos. 3. Índice de quadros. 4. Índice de figuras

1. Índice geral. 2. Índice de anexos. 3. Índice de quadros. 4. Índice de figuras 1. Índice geral 2. Índice de anexos 3. Índice de quadros 4. Índice de figuras 7 ÍNDICE FIGURAS INTRODUÇÃO PARTE I TRANSPOSIÇÃO PARA O PLANO NACIONAL DAS DIRECTIVAS COMUNITÁRIAS 1. 2. Principais mudanças

Leia mais

PROCURAÇÃO AD JUDICIA - RECONHECIMENTO DE FIRMA: desnecessidade - redação dada ao art. 38 do cpc pela lei 8.952/94

PROCURAÇÃO AD JUDICIA - RECONHECIMENTO DE FIRMA: desnecessidade - redação dada ao art. 38 do cpc pela lei 8.952/94 PROCURAÇÃO AD JUDICIA - RECONHECIMENTO DE FIRMA: desnecessidade - redação dada ao art. 38 do cpc pela lei 8.952/94 FÁTIMA NANCY ANDRIGHI* Desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte I Professora Raquel Perrota - No âmbito do Direito Internacional Privado têm-se uma gama de atos jurídicos a serem analisados, como os contratos,

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO CONTRATUAL (CÓD. ENEX 60119) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

IV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

IV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA IV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formação dos Contratos Jackson Galvão Estudante de Direito, 4º período, Faculdade Santa Cruz. Bruno Freitas Estudante de Direito, 4º período,

Leia mais

UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula

UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula CONCEITOS BASILARES AO CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES JURÍDICAS FATO, ATO E NEGÓCIO JURÍDICO FATO é qualquer ocorrência que interessa ou

Leia mais

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Defeitos do Negócio Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DEFEITOS DO NEGÓCIO CAPÍTULO IV DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Seção I DO ERRO OU IGNORÂNCIA Art.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

Concurso público para a aquisição de madeiras e similares para o Município do Funchal

Concurso público para a aquisição de madeiras e similares para o Município do Funchal Concurso público para a aquisição de madeiras e similares para o Município do Funchal CADERNO DE ENCARGOS Caderno de encargos Pag. nº1 Índice Cláusula 1ª - Objecto Cláusula 2ª - Contrato Cláusula 3ª -

Leia mais

A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO

A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO Natália Pereira SILVA RESUMO: O contrato é um instrumento jurídico de grande importância social na modernidade, desde a criação do Código Civil de 2002 por Miguel Reale, tal

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA. NOÇÕES DE DIREITO PENAL

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA. NOÇÕES DE DIREITO PENAL APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA. NOÇÕES DE DIREITO PENAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA. NOÇÕES DE DIREITO PENAL Decreto-Lei n. 2.848, de 07/12/1940 Código Penal - Parte Geral (arts. 1º ao

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Professor Thiago Gomes Considerações Preliminares Obrigação de reparar danos patrimoniais em decorrência de atos de agentes públicos causados a terceiros Exaure-se

Leia mais

Aspectos Jurídicos dos Contratos. 1 Dr. José Alejandro Bullón SEJUR/CFM

Aspectos Jurídicos dos Contratos. 1 Dr. José Alejandro Bullón SEJUR/CFM Aspectos Jurídicos dos Contratos 1 Dr. José Alejandro Bullón SEJUR/CFM 2 Ementa OqueéContrato? é o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação

Leia mais

INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES DISPOSIÇÕES GERAIS

INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES DISPOSIÇÕES GERAIS INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Fundamentação: Art. 389 a 393. Do Código Civil 1 Motivos do Inadimplemento: a) Inadimplemento Decorrente de Ato de Culposo do Devedor: Neste caso, a palavra

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 97/4 Serviços Prestados pela ABDP em Operações de Reporte

Regulamento da CMVM n.º 97/4 Serviços Prestados pela ABDP em Operações de Reporte Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 97/4 Serviços Prestados pela ABDP em Operações de Reporte Ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 14º do Código

Leia mais

Aula 11 1) RELAÇÃO ENTRE A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS E OS DEMAIS PRINCÍPIOS

Aula 11 1) RELAÇÃO ENTRE A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS E OS DEMAIS PRINCÍPIOS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 11 1) RELAÇÃO ENTRE A FUNÇÃO

Leia mais

Sumário. Sobre o Autor... Prefácio do Autor... Apresentação... Notas sobre a Tradução... Glossário... Sumário Resumido... do Direito Contratual Inglês

Sumário. Sobre o Autor... Prefácio do Autor... Apresentação... Notas sobre a Tradução... Glossário... Sumário Resumido... do Direito Contratual Inglês Sumário Sobre o Autor... Prefácio do Autor.............. Apresentação...... Notas sobre a Tradução... Glossário... Sumário Resumido... 5 11 13 15 17 21 CAPíTULO 1 Principais Características do Direito

Leia mais

Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos

Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos A Tutela Coletiva (aspectos conceituais) Discutir sobre tutela coletiva desafia um dos principais

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N /2017

CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N /2017 CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N 0704.004/2017 Contratação dos serviços aquisição de Material Técnico Hospitalar e Odontológico, Medicamentos em Geral, Medicamentos Farmácia Básica, Medicamentos Controlados

Leia mais

GESTOR DOS CONTRATOS PÚBLICOS

GESTOR DOS CONTRATOS PÚBLICOS FLASH 13 de Abril, 2018 GESTOR DOS CONTRATOS PÚBLICOS O Gestor de Contrato foi uma das grandes novidades da nona alteração ao Código dos Contratos Públicos, figurando-se como uma importante ferramenta

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais