INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES DISPOSIÇÕES GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES DISPOSIÇÕES GERAIS"

Transcrição

1 INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Fundamentação: Art. 389 a 393. Do Código Civil 1 Motivos do Inadimplemento: a) Inadimplemento Decorrente de Ato de Culposo do Devedor: Neste caso, a palavra culposo está empregada no sentido lato sensu, abrangendo tanto a culpa stricto sensu (imprudência, negligência e imperícia), como o dolo. Qualquer que seja a prestação prometida (dar, fazer, ou não fazer), o devedor está obrigado a cumpri-la. E tem o credor o direito de receber exatamente o bem, serviço, ou valor estipulado na convenção, não sendo obrigado a receber coisa diversa, ainda que mais valiosa (Art. 313, do Código Civil). b) Inadimplemento Decorrente de Fato Não Imputável ao Devedor: Neste caso, trata-se de do denominado caso fortuito ou força maior, configura-se o inadimplemento da obrigação sem culpa do devedor. Neste caso, o devedor não responde pelos danos causados ao credor, salvo se expresso em contrário pelos contratantes (Art. 393, do Código Civil). 2. Espécies de Inadimplemento a) Absoluto: haverá o inadimplemento absoluto se a prestação tornou-se inútil ao credor (Art. 389, do Código Civil), sendo de duas formas: a.1) Total: quando o inadimplemento for de todo o objeto.

2 Ex.: Antônio deveria entregar para Maria 1000 unidades de salgados para serem consumidos no casamento dela. Porém, decorrido o prazo, o devedor não entregou nenhum salgado, sendo que a entrega posterior desta mercadoria torna-se inútil, pois o referido casamento já ocorreu. a.2.) Parcial: quando o inadimplemento for de parte do objeto. Ex.: Antônio deveria entregar para Maria 1000 unidades de salgados para serem consumidos no casamento dela. Porém, decorrido o prazo, o devedor entregou apenas 250 unidades (salgados), sendo que a entrega posterior desta mercadoria torna-se inútil, pois o referido casamento já ocorreu. Observação 01: A correção monetária é componente indispensável ao prejuízo na reparação do dano, sendo este calculado a partir do evento (inadimplemento), sob pena de enriquecimento sem causa. Observação 02: o artigo 389, do Código Civil é considerado o fundamento legal da Responsabilidade Civil Contratual; Diferentemente, o artigo 186 e 927 são considerados os fundamentos jurídicos para a Responsabilidade Civil Delitual/Extracontratual/Aquiliana. Observação 03: Se a obrigação assumida no contrato for de meio, a responsabilidade, embora contratual, será fundada na culpa provada pela outra parte (quem alega o inadimplemento). Ex.: médico que realiza uma cirurgia de transplante do coração, mas o resultado não foi o esperado, cabe quem alegou o inadimplemento provar a culpa do inadimplente. Nos demais casos, trata-se de presunção de culpa pelo inadimplente, cabendo a este provar a ocorrência de caso fortuito ou força maior (Art. 393, do Código Civil).

3 b) Relativo: no caso de mora do devedor, ou seja, quando ocorre cumprimento imperfeito da obrigação, com inobservância do tempo, lugar e forma convencionados (Art. 394, do código Civil). Ex.: Antônio deveria entregar para Maria 10 unidades de salgados para serem entregues até as 18h00. Porém, o mesmo só conseguiu chegar ao local as 18h10min., sendo que a entrega posterior desta mercadoria torna-se útil aos consumidores, pois Maria ainda está querendo consumir a mercadoria. 3. Inadimplemento por Violação Positiva: A boa-fé objetiva possibilita o inadimplemento, mesmo quando não haja mora ou inadimplemento absoluto do contrato. Desta forma, quando a prestação é realizada, mas o contratante deixa de cumprir alguns deveres anexos, conforme estudaremos a seguir, tal cumprimento fere a boa-fé objetiva, com isso, caracteriza-se o inadimplemento positivo do contrato. Neste sentido, a Conclusão 24, da Jornada de Direito Civil do STJ, assim definiu: em virtude do princípio da boa-fé, positivado no artigo 422 do novo Código Civil, a violação dos deveres anexos constitui espécie de inadimplemento, independente de culpa 3.1. São Deveres anexos: a) Esclarecimento: trata-se de informações necessárias para o uso do bem alienado, bem como, sobre os limites que este bem poderá ser utilizado. Ex.: Antônio possui uma dívida de dar coisa certa (Geladeira feita sob encomenda) á Maria. Assim, ao entregar a geladeira Antônio se esqueceu de informar a Maria que a geladeira não poderia ser utilizada com energia elétrica, mas sim, ligada na linha telefônica. Neste caso, Maria utilizou na energia elétrica, pois inexistia qualquer comunicado no objeto, com isso, acabou destruindo toda a geladeira. Assim, houve o inadimplemento positivo da obrigação.

4 b) Proteção: trata-se de evitar situações de perigo no cumprimento da obrigação. Ex.: Maria contrata Antônio (taxista) para levá-la até o seu trabalho. Porém, ele foi dirigindo à 240 Km por hora nas ruas de São Paulo, levando Maria como passageira. Tal fato ocasionou sérios prejuízos psicológicos para Maria que mal conseguiu trabalhar. Neste caso, houve o inadimplemento positivo da obrigação. c) Conservação: cuidar da coisa recebida de forma respeitosa e condizente com o bem. Ex.: Antônio depositou seu automóvel no estacionamento do seu dentista, ao entrar no estabelecimento, a recepcionista pegou o carro e foi passear com o automóvel, inclusive usou seu automóvel no drive in com um garoto de programa. Porém, devolveu posteriormente o automóvel, sendo que Antônio já estava esperando o veículo. Neste caso, houve o inadimplemento positivo da obrigação. d) Lealdade: cumprimento do contrato com suportável perda de equivalência entre as prestações. Ex.: Antônio contratou Maria para realizar dez massagens, uma por mês. Neste caso, as 6 primeiras massagens foram de 60 minutos, já as demais massagens foram, injustificadamente, em 2 minutos. Neste caso, houve o inadimplemento positivo das obrigações. e) Cooperação: prática dos atos necessários à realização plena dos fins visados pela outra parte. Ex.: Antônio possui uma dívida com Maria que seria paga na prestação de serviços de pedreiro para ela. Entretanto, Antônio realizou o serviço sem o mínimo cuidado, ocasionando sérios prejuízos na obra e utilizando-se de material de construção desnecessariamente. Neste caso, houve o inadimplemento positivo da obrigação.

5 4. Questões Gerais das Perdas e Danos: Aplica-se a obrigação de indenizar, tanto nos inadimplementos absolutos, parciais ou positivos. Neste caso, prevê o Art. 390, do Código Civil que nas obrigações negativas o devedor é havido por inadimplemento desde o dia em que executou o ato de que deveria abster. Neste caso, deve-se observar a regra do artigo 251, do Código Civil. 5. Da Responsabilidade Patrimonial: Nem sempre a prestação devida e não cumprida se converte em perdas e danos. Tal ocorre somente quando não for possível a execução direta da obrigação ou a restauração do objeto da prestação. Apenas o patrimônio do devedor responde por suas obrigações (Art. 391, do Código Civil), pois ninguém pode ser preso por dívida civil, exceto o devedor de pensão oriunda do direito de família (dívida alimentícia). 6. A Indenização Ocorrerá 6.1. Contratos Benéficos/Gratuitos: são aqueles que apenas um do contratantes aufere benefícios ou vantagens, enquanto a outra parte só há obrigação/sacrifício (Art. 392, 1ª parte, do Código Civil). Ex. doação (pura), depósito (gratuito), empréstimo, testamento, entre outros. a) Beneficiado: por culpa lato sensu deste (Ex.: Art. 582, do Código Civil Comanditário) b) Sacrificado: por dolo deste Ex.: Antônio, de forma gratuita, garante à Maria que levará ela de limusine para igreja no dia de seu casamento. Chegado o dia, Antônio, intencionalmente, não comparece no local indicado, deixando a noiva desapontada Contratos Onerosos: são aqueles que ambos obtêm proveito e ao qual corresponde um sacrifício (Art, 392, 2ª parte, do Código Civil). Neste caso, ambos serão responsabilizados por culpa lato sensu.

Art Não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não incorre este em mora.

Art Não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não incorre este em mora. O inadimplemento obrigacional é tratado nos artigos 389 a 420, do CC e se trata do não cumprimento de uma prestação por culpa do devedor. É necessário que haja uma conduta imputável ao devedor para que

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de Dir.

Leia mais

As obrigações deixaram de ser simples e passaram a ser complexas.

As obrigações deixaram de ser simples e passaram a ser complexas. 5 TEORIA DO INADIMPLEMENTO As obrigações deixaram de ser simples e passaram a ser complexas. Como obrigações simples entendíamos aquelas que tinham como objeto a simples prestação principal (de dar, fazer

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 24/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações.

Leia mais

DO INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES. Disposições Gerais Art. 389 à 393 do CC

DO INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES. Disposições Gerais Art. 389 à 393 do CC DO INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES Disposições Gerais Art. 389 à 393 do CC Obrigatoriedade dos Contratos De acordo com o secular princípio da obrigatoriedade dos contratos (pacta sunt servanda lei ), os

Leia mais

Instituto das Perdas e Danos

Instituto das Perdas e Danos Isabela Di Maio Barbosa 1 Instituto das Perdas e Danos 2008 Conceito e aspectos do instituto de perdas e danos Entende-se na expressão perdas e danos um instituto de direito civil assinalado como uma forma

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teoria do Inadimplemento Daniel Victor * As obrigações se extinguem naturalmente pelo seu pagamento, porém pode acontecer a inexecução, ou seja, a não satisfação do direito de crédito

Leia mais

DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES

DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Professor, Palestrante Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 18/10/2017). Obrigação de fazer e não fazer. Requerer que o próprio devedor faça, sob pena de multa diária + P.D

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Obrigação de fazer e não fazer Artigos 247 a 251 OBRIGAÇÃO SUJEITO VÍNCULO JURÍDICO SUJEITO 2 1. Conceito de obrigação Obrigação é o vínculo jurídico estabelecido entre credor e

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS O maior interesse jurídico surge quando a prestação não é satisfeita. Trataremos de inadimplemento da obrigação, em inexecução ou descumprimento => responsabilidade civil contratual => nasce

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 05 (Obrigações Alternativas) AULA 04 OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 05 (Obrigações Alternativas) AULA 04 OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS AULA 04 OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS Obrigações Alternativas 1. Conceitos: É a prestação que poderá ser exercida com caráter facultativo, ou seja, uma obrigação simples em que é devida uma única prestação,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais. Elementos estruturais do direito obrigacional. 1 Tempo Vencimento

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 286733 Em relação ao recebimento das dívidas no caso de declaração de insolvência, assinale a opção correta. 1) A preferência proveniente de direito real de garantia incide sobre todo o patrimônio

Leia mais

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1 RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Responsabilidade da Administração Pública Quando a administração pública é responsável juridicamente?

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor.

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Ocorre quando o pagamento não puder ser feito por motivo de força maior

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

ENCONTRO 04. Ocorrência de ato ilícito. Que este ato tenha causado dano à alguém

ENCONTRO 04. Ocorrência de ato ilícito. Que este ato tenha causado dano à alguém ENCONTRO 04 1.4. Imputabilidade - A responsabilidade decorre apenas da conduta? - A reprovabilidade depende da capacidade psíquica de entendimento do agente? (Sim. - Que significa imputar? - Há como responsabilizar

Leia mais

Civil 2 - Aula 12 - Inadimplemento das Obrigações. Por Marcelo Câmara

Civil 2 - Aula 12 - Inadimplemento das Obrigações. Por Marcelo Câmara Civil 2 - Aula 12 - Inadimplemento das Obrigações Por Marcelo Câmara Sumário: 1. Inadimplemento: 1.1. Inadimplemento absoluto: 1.2. Inadimplemento Fortuito: 2. Inadimplemento relativo Mora: 2.1. Mora do

Leia mais

Direito Civil. Direito das Obrigações. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito das Obrigações. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito das Obrigações Prof. Marcio Pereira Conceito de Obrigação Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor o direito de exigir do devedor o cumprimento de uma determinada prestação

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Classificação da Culpa Classificação da culpa 1 classificação quanto ao agente: Direta da pessoa imputada (ato próprio) Indireta se é ato de terceiro,

Leia mais

OS EFEITOS DO INADIMPLEMENTO

OS EFEITOS DO INADIMPLEMENTO OS EFEITOS DO INADIMPLEMENTO Héllen Susan Farinelli CAMPOS 1 RESUMO: Trata-se de um breve esboço que busca acentuar a importância do estudo sobre o inadimplemento nas relações obrigacionais. Procurar-se

Leia mais

Rodrigo Andrade ROTEIRO DE ESTUDOS. Direito Civil. Responsabilidade Civil. Volume

Rodrigo Andrade ROTEIRO DE ESTUDOS. Direito Civil. Responsabilidade Civil. Volume Volume Rodrigo Andrade ROTEIRO DE ESTUDOS Direito Civil 4 Responsabilidade Civil www.rodrigoandrade.pro.br Versão 2.0 2017.1 Rodrigo Andrade www.rodrigoandrade.pro.br www.direitolevadoaserio.com.br ROTEIRO

Leia mais

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: ATRASO NO VOO Módulo II (Contratos em Espécie) do Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula n. 37 Responsabilidade do Fato do Produto

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA Pressupostos da responsabilidade civil extracontratual (CC/02, art. 186) Conduta culposa Nexo causal Dano 1. A conduta - Conduta é gênero, de que são espécies:

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da Liberdade Provisória Prof. Gisela Esposel - : - Artigo 5º, inciso LXVII da CR/88 não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário

Leia mais

Obrigação de Dar, Fazer e Não Fazer

Obrigação de Dar, Fazer e Não Fazer Obrigação de Dar, Fazer e Não Fazer Obrigação de Dar Consiste no compromisso de entrega ou restituição pelo devedor ao credor. Esse compromisso se divide em: Dar coisa certa (ou obrigação específica):

Leia mais

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO:

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: UM PORTAL DA ACESSE O QUE É RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: O DEVER DE REPARAR O DANO. POR QUE DIVULGAR ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS DA CONTABILIDADE? PREVENÇÃO

Leia mais

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL OBRIGAÇÕES PARTE GERAL CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Professor, Palestrante Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia Núcleos

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Matheus Hotsuta NASCIMENTO 1 RESUMO: Estudo específico sobre Direito das Obrigações, modalidade Obrigações de Dar, previsto no Código Civil, no Artigo 233 a 246. Esclarecimento de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 04/10/2017). Responsabilidade por perda e deterioração.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 04/10/2017). Responsabilidade por perda e deterioração. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 04/10/2017). Responsabilidade por perda e deterioração. Responsabilidade do devedor nas obrigações de dar coisa certa

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC Ato Lesivo Dano nexo causal Código Civil Art. 927. Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Leia mais

Direito Civil. Da Cláusula Penal Inadimplemento das Obrigações. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Cláusula Penal Inadimplemento das Obrigações. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Cláusula Penal Inadimplemento das Obrigações Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO MODO DE EXECUÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO MODO DE EXECUÇÃO OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO MODO DE EXECUÇÃO 1. OBRIGAÇÃO SIMPLES Por se tratar de uma obrigação comum, não tem previsão legal no Código Civil. Exemplo: entrega de coisa certa; obrigação de fazer. 2. OBRIGAÇÃO

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 10/10/2017). Continuação de elementos constitutivos da obrigação. Obrigação propter rem obrigação própria da coisa,

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL: EVOLUÇÃO, ESPÉCIE E EFEITOS

RESPONSABILIDADE CIVIL: EVOLUÇÃO, ESPÉCIE E EFEITOS RESPONSABILIDADE CIVIL: EVOLUÇÃO, ESPÉCIE E EFEITOS Henrique Kuniyoshi MATSUNO 1 RESUMO: O presente trabalho busca estudar todos os institutos que integram a responsabilidade civil. Ao longo do texto será

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 7-5-18 Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO Próximo trabalho (a ser entregue no dia da realização da NP2) No máximo em uma página Manuscrito com a

Leia mais

Gabinete de Apoio à Vereação. Caderno de Encargos. Concessão de exploração de equipamento (Bar da Lomba Junto ao rio Douro)

Gabinete de Apoio à Vereação. Caderno de Encargos. Concessão de exploração de equipamento (Bar da Lomba Junto ao rio Douro) Caderno de Encargos Concessão de exploração de equipamento (Bar da Lomba Junto ao rio Douro) Câmara Municipal de Gondomar 1/10 GAV/mario.tavares CADERNO DE ENCARGOS CADERNO DE ENCARGOS 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 23/10/2017). Contrato de Fiança. Contrato de fiança (Artigo 818 e seguintes, Código Civil). Conceito: é o contrato

Leia mais

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS Art. 458 à 461 CC Emptio spei (Venda da Esperança) Art. 458. Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos

Leia mais

No meio do caminho tinha um cachorro

No meio do caminho tinha um cachorro No meio do caminho tinha um cachorro Autore: Jose Geraldo da Fonseca In: Diritto brasiliano Imagine que você é um motoqueiro e trabalhe com sua moto entregando pizzas, documentos, gás, água, flores, qualquer

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

PRECEDENTE DO STJ EM SEGURO-AUTOMÓVEL E EMBRIAGUEZ AO VOLANTE. Roberto Angotti Junior

PRECEDENTE DO STJ EM SEGURO-AUTOMÓVEL E EMBRIAGUEZ AO VOLANTE. Roberto Angotti Junior PRECEDENTE DO STJ EM SEGURO-AUTOMÓVEL E EMBRIAGUEZ AO VOLANTE Roberto Angotti Junior DA EVOLUÇÃO JURISPRUDENCIAL NO STJ ATÉ A MUDANÇA DE ENTENDIMENTO (RESP 1.485.717-SP) Recurso Especial 79533/MG, julgado

Leia mais

Aula 6. Responsabilidade civil

Aula 6. Responsabilidade civil Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 06 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Responsabilidade civil Após a entrada em vigor do CDC, houve

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO. (I) VÍCIOS DO CONSENTIMENTO = Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão.

DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO. (I) VÍCIOS DO CONSENTIMENTO = Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão. DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO ESPÉCIES: (I) VÍCIOS DO CONSENTIMENTO = Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão. (II) VÍCIO SOCIAL = Fraude contra credores. OBSERVAÇÃO: Tornam anulável o negócio jurídico

Leia mais

Dano. Perda de uma chance

Dano. Perda de uma chance DANO 1. Conceito - Há responsabilidade sem culpa? > e sem dano? - O que é o dano? Dano Patrimonial Moral Estético Novos danos Emergente Lucro cessante Perda de uma chance 2. Dano patrimonial 2.1. Dano

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 16/05/2018) Obrigação de fazer e não fazer.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 16/05/2018) Obrigação de fazer e não fazer. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 16/05/2018) Obrigação de fazer e não fazer. 1ª opção: Exigir que o próprio devedor faça, sob pena

Leia mais

AULA Partes a) Sujeito ativo (credor): titular do direito de receber o objeto obrigacional.

AULA Partes a) Sujeito ativo (credor): titular do direito de receber o objeto obrigacional. AULA 02 1. Conceito de Obrigações Caio Mário: o vínculo jurídico em virtude do qual uma pessoa pode exigir de outra prestação economicamente apreciável 1 Washington de Barros Monteiro: obrigação é a relação

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

ELEMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL PRESSUPOSTOS DA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR CC

ELEMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL PRESSUPOSTOS DA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR CC ELEMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL PRESSUPOSTOS DA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR CC Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas Aula 37 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas 1 As cláusulas abusivas não se confunde com o abuso de direito do art. 187

Leia mais

Classificação das Obrigações

Classificação das Obrigações DN DireitoNet Resumos Classificação das Obrigações Quanto ao objeto, seus elementos, de meio e de resultado, civis e naturais, puras e simples, condicionais, a termo e modais, de execução instantânea,

Leia mais

Aula 5. Direito básico à segurança

Aula 5. Direito básico à segurança Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 05 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 5 Direito básico à segurança Os consumidores têm o direito

Leia mais

Responsabilidade civil do Estado

Responsabilidade civil do Estado Responsabilidade civil do Estado Responsabilidade civil Conduta Dano Nexo de causalidade Dolo/Culpa Para configurar a responsabilidade civil essencialmente deve-se demonstrar QUATRO COISAS: 1 - CONDUTA

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao consumidor Compra fora do

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Troca ou Permuta Art. 533 Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 Conceito É o contrato pelo meio do qual uma parte se obriga a entregar uma coisa diversa de dinheiro a outra,

Leia mais

O que caracteriza o fortuito é a imprevisibilidade, e a inevitabilidade, dividindo se em fortuito interno e fortuito externo.

O que caracteriza o fortuito é a imprevisibilidade, e a inevitabilidade, dividindo se em fortuito interno e fortuito externo. 1. DO CONTRATO DE TRANSPORTE A responsabilidade civil do transportador se apresenta através de um contrato. É por meio deste contrato que a parte se obriga a conduzir, de um lugar para outro, pessoas ou

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Kauísa Carneiro ZANFOLIN RESUMO: Trata-se de obrigações das quais acarretam consequências jurídicas, são tratadas pela parte especial do Código Civil. Corresponde a uma relação de

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES AULA INTRODUTÓRIA AULA 01

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES AULA INTRODUTÓRIA AULA 01 DIREITO DAS OBRIGAÇÕES AULA INTRODUTÓRIA AULA 01 Seu cliente é contrato para esculpir uma estátua, visto que ele é um famoso escultor, e apresentará a estátua no shopping da cidade. Recebeu dos organizadores

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

CONFLITO DE INTERESSES

CONFLITO DE INTERESSES CONFLITO DE INTERESSES Sócia da Ometto Advogados Associados, desde 1993. Consultoria em Direito Médico e Hospitalar. Defesa de clínicas médicas. Defesa de interesses de médicos (éticas e civis). Assessora

Leia mais

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE DO ENGENHEIRO CRIMINAL E CIVIL Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE CRIMINAL" DOLO E CULPA responsabilidade do engenheiro,

Leia mais

CONTINUAÇÃO DA AULA 03. OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS

CONTINUAÇÃO DA AULA 03. OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS CONTINUAÇÃO DA AULA 03 OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS 1. DAS OBRIGAÇÕES DE DAR A COISA INCERTA 1.1. Definição: A expressão coisa incerta indica que a obrigação tem objeto indeterminado,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS Conceito: por este contrato alguém que tenha os poderes de uso e frutificação de bens não fungíveis, vai ceder esses poderes

Leia mais

O PAGAMENTO COMO OBRIGAÇÃO CIVIL E SEUS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS

O PAGAMENTO COMO OBRIGAÇÃO CIVIL E SEUS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS O PAGAMENTO COMO OBRIGAÇÃO CIVIL E SEUS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS Lívia GESSE MOLINA 1 RESUMO: O presente artigo científico tem como objetivo compreender os elementos fundamentais do pagamento como obrigação

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL: INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES E SUAS CONSEQUÊNCIAS

RESPONSABILIDADE CIVIL: INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES E SUAS CONSEQUÊNCIAS RESPONSABILIDADE CIVIL: INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES E SUAS CONSEQUÊNCIAS Micheias Rabelo da SILVA 1 RESUMO: O presente artigo tem como finalidade abordar um dos temas do Direito Civil que trata do Inadimplemento

Leia mais

ESCLARECIMENTOS E RESPOSTAS

ESCLARECIMENTOS E RESPOSTAS ESCLARECIMENTOS E RESPOSTAS Ref.: Processo Licitatório nº 002/2018 Pregão Eletrônico nº 002/2018 1- PROPRIEDADE DOS VEÍCULOS Os veículos objeto do futuro contrato poderão estar em nome da controladora

Leia mais

Responsabilidade Internacional do Estado

Responsabilidade Internacional do Estado Responsabilidade Internacional do Estado Profª. Alice Rocha 1. Noção geral Representa a obrigação de cumprir com os compromissos internacionalmente assumidos e, ainda, o dever de não causar dano. OU SEJA

Leia mais

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações Do Adimplemento e Extinção das Obrigações TÍTULO IV Do Inadimplemento das Obrigações CAPÍTULO V 1 2 Conforme afirma Orlando Gomes, a cláusula penal, também chamada pena convencional, é o pacto acessório

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21 SUMÁRIO Capítulo I DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1.1. Introdução... 15 1.2. Espécies de responsabilidade... 16 1.2.1. Responsabilidade contratual e extracontratual... 16 1.2.1.1. Responsabilidade por obrigação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS Responsabilidade Civil Dever jurídico de indenizar o dano, tanto moral quanto material, imposto àquele que o causou desfazendo,

Leia mais

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Extinção das Obrigações II Prof. Marcio Pereira Consignação em pagamento É o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da dívida. Tal depósito é feito ou porque há dúvida com relação

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Obrigação de Fazer: Na obrigação de fazer também existe um credor, um objeto (que é o fazer alguma

Leia mais

BREVE ESTUDO SOBRE RESOLUÇÃO DE CONTRATO

BREVE ESTUDO SOBRE RESOLUÇÃO DE CONTRATO BREVE ESTUDO SOBRE RESOLUÇÃO DE CONTRATO ccj.adv.br /ccj/2011/03/03/breve-estudo-sobre-resolucao-de-contrato/ Muitas das vezes situações supervenientes a assinatura do contrato impedem que o mesmo seja

Leia mais

Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio

Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio 3º Fórum Nacional de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO Prof. Dr. Marco Aurelio Guimarães Art. 159 "Aquele que por ação ou omissão voluntária ou involuntária, negligência, ou imprudência violar direito ou

Leia mais

MODELO DE CONTRATO DE SEGURO DE AUTOMÓVEL CONTRATO DE SEGURO DIRETO DE AUTOMÓVEL

MODELO DE CONTRATO DE SEGURO DE AUTOMÓVEL CONTRATO DE SEGURO DIRETO DE AUTOMÓVEL MODELO DE CONTRATO DE SEGURO DE AUTOMÓVEL CONTRATO DE SEGURO DIRETO DE AUTOMÓVEL IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES CONTRATANTE: (Nome do Segurado), com residência na Rua (...), nº (...), bairro (...),

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais