Pensando matemática na experiência com imagens do cubismo: primeiros encaixes de uma pesquisa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pensando matemática na experiência com imagens do cubismo: primeiros encaixes de uma pesquisa"

Transcrição

1 Pensando matemática na experiência com imagens do cubismo: primeiros encaixes de uma pesquisa Bruno Moreno Francisco 1 GD5 História da Matemática e Cultura Resumo do trabalho. Este texto apresenta os primeiros movimentos de um projeto de dissertação de mestrado que se encaminha no diálogo entre história, arte e educação matemática. Apoia-se na teorização da visualidade discutida por Flores (2013a), que busca analisar práticas visuais constituídas histórico e culturalmente. Entre tais práticas visuais, destacam-se aqui as práticas artísticas do cubismo, compreendendo não as obras de arte em si, mas os enunciados veiculados por elas, e como a matemática desempenha um papel formatador acerca da organização do espaço, e também do pensar. Assim, a questão quanto a isso é ver de que modo os conhecimentos matemáticos operam na imagem e no modo de vê-las. Por exemplo, assimetria, volume, geometrização do espaço, são alguns dos elementos organizadores do espaço pictural cubista. Por fim, acena-se o propósito geral da pesquisa que é, a partir destas imagens cubistas, desenvolver experiências de olhar e pensar com estudantes do Ensino Fundamental. Palavras-chave: arte e matemática; cubismo; práticas visuais; visualidade; Educação Matemática. Compondo com ladrilhos: à maneira de introdução Imagine uma superfície ladrilhada onde cada ladrilho, do primeiro ao último harmonizado em forma, tamanho e tonalidade se combina um no outro, ocupando quase artisticamente sua extensão. E, depois, se conseguir, olhe-a de cima. Muitos, talvez, conseguirão ver uma composição, força de um variegado de ladrilhos. Outros, como eu, lançarão os olhos para um modo de ver uma obra de arte. Contudo, pensando na extensão do trabalho que ora se apresenta, não será a obra de arte, em seu fim, que se pretende discutir, mas alguns dos primeiros ladrilhos que, depois de serem lapidados, designarão uma obra, no caso uma dissertação de mestrado. Ou seja, ocupa-se neste texto, uma apresentação ou mesmo um ensaio dos primeiros movimentos de uma pesquisa de mestrado que está em construção no espaço do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina. Tal pesquisa toma a arte como potencialidade para se problematizar o olhar matemático (Flores, 2016), e faz parte da teorização construída por Flores (2010, 2012, 2013), que propõe o uso do termo visualidade como ferramenta de análise em pesquisas em educação matemática. Cabe dizer aqui que meu interesse pessoal pela arte teve início ainda em minha graduação, quando a matemática colocou-se em palco de investigação numa aproximação com a pesquisa 1 Universidade Federal de Santa Catarina, bmoreno.prof@gmail.com, orientador: Profª. Drª. Cláudia Regina Flores.

2 científica. Minha primeira 2 intenção naquele momento foi investigar e estudar algumas proporções utilizadas na obra Homem Vitruviano (1492) de Leonardo da Vinci, bem como de movimentar as capacidades da arte, tais como sensibilidade, criatividade, emoção, etc. enquanto possibilidade para o processo de aprendizagem de alunos de Sala de Apoio à Aprendizagem de matemática. 3 Distanciando-me um pouco desta compreensão lanço-me no mestrado do PPGECT. Neste espaço, insiro-me no GECEM 4 e coloco-me a pensar a relação entre arte e matemática de outra forma: como lugar de exercício do pensamento matemático (Flores, 2016). Movimentando o conceito de visualidade, entendido como a soma de discursos que informam como nós vemos (FLORES; 2013a, p. 93), as pesquisas passam a entender que nosso olhar não é apenas físico, mas histórico e cultural. Desta forma, pode-se problematizar práticas visuais; experiências em torno de imagens para pensar matemática. Por esse atravessamento, buscarei apresentar, de início, no alcance da proposta teórica mencionada, alguns pressupostos teóricos sobre visualidade enquanto constituída por técnicas de ver historicamente construídas (FLORES, 2010, p. 290) que nos leva a pensar em modos de olhar e pensar o conhecimento matemático por meio práticas artísticas do cubismo. Ainda, faço referência a alguns trabalhos desenvolvidos pelo grupo. Em seguida, me aproximo do movimento cubista, o qual instituiu um novo modo de representar o real, em que a perspectiva do Renascimento já não se faz mais suporte para representação pictórica. Faço isso para movimentar pensamentos matemáticos que deram condições de possibilidade para um regime visual elaborado e empregado pelos artistas cubistas. Saliento que, nesta perspectiva a busca por encontrar elementos matemáticos para fins pedagógicos não está em questão. Mas tão somente, o de desenvolver formas de exercitar o pensamento matemático. Por assim caminhar, pretendo realizar os primeiros encaixes deste estudo num movimento de experiência. Experiência no ponto de vista do que [...] nos passa, que nos acontece, o que nos toca (LARROSA, 2015, p.18). Experiência pela qual me deixo tocar na travessia entre história, arte e educação matemática. Primeiros encaixes : uma questão da visualidade 2 Um ensaio realizado no período de abrangência do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Estadual do Paraná, câmpus de Campo Mourão. Como resultado, foi apresentado no VIII EPCT, Campo Mourão, 2013, o trabalho Arte e Matemática: um encontro entre o artista e o matemático por meio de aproximações interdisciplinares. 3 Caminhei rumo ao que Gusmão (2013) defende: uma educação pela sensibilidade, na qual tenciona conferir atenção a nossa faculdade de sentir [...] para o desenvolvimento do pensamento matemático (p. 97). 4 Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática.

3 Tomada como uma nova tendência para a pesquisa sobre visualização matemática, a perspectiva da visualidade teoriza, grosso modo, a questão do visual para a educação matemática (Flores, 2010, Flores, Wagner & Buratto, 2012). Esta teorização por sua vez, se volta, antes, para o livro Olhar, saber, representar: sobre a representação em perspectiva em que Flores (2007) lidou com a problemática da construção do nosso modo de olhar o espaço tridimensional, compreendendo sua dimensão histórica e a maneira como a técnica da perspectiva instaurada no Renascimento foi se constituindo no modo atual de representar e de olhar as imagens. Disto seguiu que tal técnica afetou e afeta nossos modos de ver e representá-las (Flores, 2013b). A reboque dessa problemática do olhar, Flores (2010) buscou nos estudos da Cultura Visual, 5 essencialmente na sua possibilidade de pensar diferentes experiências visuais ao longo da história em diversos tempos e sociedades (KNAUSS, 2006, p. 110), a ideia de visualidade para a constituição de vários modos de olhar, dentre eles, o olhar em matemática (FLORES, 2010, p. 274) como contribuição para a pesquisa em visualização matemática. Fez-se assim o deslocamento do termo visualização para o de visualidade na pesquisa em educação matemática: ao passo que a primeira preocupa-se com a aprendizagem de conceitos e a desenvoltura de habilidades visuais, [...] [e a segunda], visualidade, busca problematizar o visual enquanto percepção natural e fisiológica, articulando-se com práticas visuais no âmbito da história e da cultura (FLORES, 2013b, p. 3). Nesse sentido, a historicidade funciona nesta pesquisa como um elemento para operar com visualidades; permite-nos entender que a forma como vemos e exercitamos o olhar com e por imagens é efeito de uma construção histórica e cultural. Esses termos, cada qual, compõem ou constituem uma caixa de ferramentas, tal como é tomada a teorização ora citada. Ainda mais, problematizar, nessa teorização, processos de ensino e aprendizagem em sala de aula em torno do visual, passa a se destoar e, por isso, também se descora das habituais pesquisas que envolvem visualização em Educação Matemática. A visualidade como uma ferramenta de pesquisa tem a função de analisar regimes visuais construídos historicamente, e toma as fontes visuais [imagens] como um lugar para a pesquisa (FLORES, 2013a, p. 96). As imagens, enquanto lugar ocupa um espaço de análise de diferentes práticas visuais, então atravessadas de elementos históricos e culturais das quais 5 Em Martins (2007), cultura visual refere-se a um campo de enfoque interdisciplinar que compreende áreas de estudo como a arte, estudos visuais e a antropologia no perímetro de abordagem e discussão da imagem, considerando-a, para além de seu valor estético, o papel social na história da cultura.

4 se vão estabelecendo como regimes visuais em épocas e espaços diversos, criando formas de olhar e produzindo subjetividades (FLORES, 2010, p.290). Resultado dessa perspectiva é o trabalho de Wagner (2012) que, por exemplo, sublinha um exercício da própria autora em lançar olhares para imagens do Renascimento. Em seu estudo, conceitos de proporcionalidade, perspectiva, simetria, foram operados na sua experiência visual, que são próprios de uma maneira de olhar instaurada pela técnica da perspectiva. A partir de então, Wagner (2012) nos indica que Investir na relação entre Matemática e Arte, considerando a Arte como um lugar onde se coloca em prática modos de olhar e de pensar, poderá contribuir para a construção do conhecimento geométrico, para o desenvolvimento de habilidades de percepção espacial, para elaboração de saberes matemáticos, considerando a visualidade como um meio de problematizar e conceber novas formas de fazer geometria (p. 115). Recentemente, os trabalhos de Moraes (2014) e Schuck (2015) buscaram introduzir esta proposta teórica no âmbito da sala de aula e também fora dos muros da escola. O primeiro, por meio de pinturas do artista Wassily Kandinsky, investigou como alunos do quinto ano do Ensino Fundamental experimentam saberes matemáticos no tocante a oficinas sobre imagens corporais produzidas pelo artista. Percebeu-se que alguns saberes matemáticos entraram em funcionamento como, por exemplo, a noção de espaço, proporção e volume. A segunda, engajada em práticas de olhar ao infinito, buscou cartografar o processo de como afetamos e somos afetados por modos de olhar ao infinito com imagens. A investigação também ganhou forma de oficinas com alunos de uma escola pública de Ensino Fundamental e com participantes do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, elaboradas na forma de oficinadispositivo 6, qual fizeram emergir visualidades, em uma experiência com imagens. A arte, no processo de problematização da prática artística cubista, se articula como uma forma de pensamento de jeito que ao ser tocada naquele que vê, [...] afeta o corpo de maneira intensa, levando-o a problematizar, questionar, enfim, a falar sobre verdades marcadas em forma de pensamento (FLORES, 2016) forma, sob o lápis da autora, de pensar matematicamente. Desse outro processo de composição, procuro revestir o próximo ladrilho com imagens do cubismo e dar visibilidade a prática de exercitar o olhar matemático; de levantar visualidades, sabendo que as imagens das obras de arte, nesta pesquisa, são tomadas como lugar possível para se colocar em movimento práticas artísticas do cubismo. 6 Por dispositivo, recorremos a Foucault (2007), em que diz: [...] um conjunto decididamente heterogêneo que engloba discursos, instituições, organizações arquitetônicas, decisões regulamentares, leis, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, morais, filantrópicas. Em suma, o dito e o não dito são os elementos do dispositivo. O dispositivo é a rede que se pode estabelecer entre esses elementos (p. 244).

5 Algumas deformações: a pintura cubista Dentre algumas possibilidades de trazer e fazer-se compor o estilo artístico cubista, lanço-me inicialmente na modernidade, e nela busco algumas particularidades que poderão, depois, nos levar ao terreno das artes e exercitar o pensamento matemático; operando com a visualidade. No século XIX e no limiar do XX, transformações sociais, políticas, econômicas, científicas bem como artísticas ocorriam com maior notoriedade na sociedade europeia e, depois, em todo o ocidente. Tais transformações se movimentaram no âmbito do projeto da modernidade (Coelho, 2005), no qual estaria à diferenciação das esferas: ciência, arte, moral, leis, política, até então embutidas na religião e que, dela, gradativamente se separaram. E com esse rompimento, a ciência ganhou autonomia; a arte passou não representar mais os limites dados pela religião e a moral incorporou-se num sistema jurídico, não mais regido por mandamentos judaicos. Foi, assim, portanto, o momento em que se começava a falar na autonomia da arte : [numa] arte [que] não está mais no projeto da religião, mas em seu próprio projeto [...]. O momento, ainda, em que o conhecimento e a expressão se especializam. No século XVI um mesmo homem podia avançar pelos caminhos da ciência, da técnica, da estética, da arte e outros tantos. Como Da Vinci. À medida que se avança na direção do século XIX, essa diversidade num só homem [...] torna-se cada vez mais árdua. [...] é a partir desse instante que a arte mas não só ela: também a ciência e a filosofia e a cultura como um todo afasta-se do povo e passa a circular apenas no circuito dos iniciados, os próprios artistas, os críticos, os pensadores, os explicadores (p. 20). Para além dessa nova organização do moderno, a Revolução Industrial; a expansão do domínio colonial europeu na África; o pensamento social marxista; a Revolução Russa; a teoria da Relatividade de Einstein em 1905; a Primeira Guerra Mundial; todos estavam em gravidade na época e que se firmaram como processos da modernidade. Na aura dessas manifestações de domínio diferentes, repito, político, social, econômico, cultural, emergiu também um novo estilo artístico: o cubismo, iniciado em 1906 com a obra Les Demoiselles d Avignon de Pablo Picasso, considerada por alguns como o anúncio de uma nova era em arte. Com Golding (2000), para que, de fato, se considere este quadro um prelúdio ao movimento que viria a ser chamado cubismo, a atenção ao trabalho de Cézzane e a arte africana 7 se faz necessário e ponto a ser focalizado. Do primeiro, porque se encontra na obra de Cézzane, o protótipo mais próximo para este tipo de composição, com mulheres nuas e parcialmente vestidas, [...] com suas deformações extraordinárias (Id., p.45) e, da segunda, 7 A arte africana, de modo sumário, não seguia uma tendência ou um determinado movimento artístico. Ao contrário, a produção da arte negra era organizada em um conjunto de vários estilos. A não ser depois da expansão europeia na África no final do século XIX, que aproximaram as obras à arte naturalista, expressionista e abstrata.

6 o fato de que, enquanto [Picasso] estava trabalhando em Les Demoiselles, entrou em contato com a escultura africana (Ibid., p.46). Mais ainda, segundo Paz (1984), a modernidade é marcada pelo sentido ou lógica da ruptura, o que, provavelmente, levou os cubistas a romperem com as antigas formas de representação artística. Figura 1: Pablo Picasso. Les Demoiselles d Avignon Óleo sobre tela. 2,43 m x 2,33 m. Museu de Arte Moderna, Nova York. A representação de cinco mulheres nuas, duas delas com o rosto decorado com uma arte sofrida e intimidante. A da esquerda lembra a postura das antigas egípcias. Já as duas da direita revelam um rosto violentamente distorcido e fragmentado. Uma primeira provocação parece estar dada. Deixemos nossos olhos percorrerem ainda mais por esta imagem: as formas agudas revelam um ar de erotismo, por vez, indelicado que domina face a face às mulheres que ocupam o centro e, ao mesmo tempo, uma sensação, por vez, de infelicidade e constrangimento toca a cada uma delas. Olhando-as novamente, é possível que tenhamos deixado escapar aos olhos as frutas que ali, talvez, seriam afrodisíacas e de apetite sensual. Uma cena que faz deslocar nosso olhar a todo o momento. Penso que estou delirando. Por ora, paro e sem desviar o olhar, uma agressão física salta as vistas. Sincronicamente consigo ver os seios e as costas da mulher agachada. Vagando pelo lado esquerdo, um corpo de perfil e, logo, também frontal. Tudo parece estar à nossa frente. Nada parece se esconder. As sombras e contornos fortes dão a ideia de certa tridimensionalidade: basta olharmos para o nariz perfilado das garotas do centro; das pernas cilindradas e seios esféricos. O jogo de cor ao fundo, mostra no entreabrir das cortinas um lugar secreto, íntimo; onde ninguém sabe o que, de fato, acontece. Talvez, se decompor forma a forma representadas, um lugar diferente poderia se descortinar. Mas a obra está, ao horizonte dos meus olhos, abreviada; cada traço está sendo revelado simultaneamente. De modo equivocado, quiçá poder-se-á pensar que nada há por detrás da cortina...

7 Parece-nos, conferir em primeiro modo de ver, que ao tempo que as formas se revelam coincidentes, o olhar também é desviado para outro lugar. Há um sentido desarmônico e complexo, que parece fugir ao olho. Reúnem-se de uma só vez uma série de formas que também se deformam. Essas sensações de que me remeto e que formatam o modo como percorremos pela imagem se difere, ou melhor, resiste à prática do olhar no Renascimento. Que rompe, portanto, com os princípios da perspectiva tradicional, da qual foi suporte para os artistas da renascença italiana ver o espaço pictural de suas obras de um único ponto de vista. Ao que emerge nessa nova prática visual, a fusão de várias vistas de uma figura ou objeto numa única imagem (Golding, 2000, p. 47). Ou seja, tal figura ou tal objeto são representados com todas as suas partes num mesmo plano. Por isso, o efeito de deformação dos objetos e uma desfiguração do que seria o real. Na verdade, houve um rompimento que se deu em partes com a visão renascentista, pois para Coelho (2005), no cubismo, de certa forma, Nesse sentido, continua existindo um observador; esta é uma exigência formal de imobilidade criadas na observação de uma cena fixa retratada em duas únicas dimensões. Mas para compensar isto, mostra-se o objeto sob vários aspectos. O objeto é, assim, relativizado (p.29). o cubismo é quase uma aplicação da teoria da relatividade à pintura, ou sua interpretação poética: num mesmo instante, um objeto é visto ao mesmo tempo sob vários aspectos. Ou: num mesmo instante, um objeto não é necessariamente igual a si mesmo, variando conforme variar o ângulo de observação (Ibid., p. 27). A análise que Flores (2010, p. 285) faz sobre esse novo modo de olhar e representar o real no estilo cubista também é importante. Nas palavras dela, o olho humano nunca está em repouso em cima de um único ponto, mas está sempre em movimento. Os cubistas pintam objetos como se estivessem sendo vistos de vários ângulos diferentes, recusando a concepção estática da pintura tradicional, que representava o objeto com um caráter fixo, e induzindo uma quarta dimensão, ao possibilitar ver o mesmo objeto de frente, de perfil, pelos contornos. Seu estilo de pintura e representação cria uma nova realidade, não mais como é vista, mas como é pensada, definindo uma visão simultânea e multifacetada dos vários aspectos pintados na tela. E complementa que esses pontos de vista situados simultaneamente no espaço pictórico, implicam uma visão mais subjetiva e complexa (Id.). É imaginável que esse novo modo de pensar a realidade do qual foi amplamente criticado e hermético, tenha alguma alusão à poesia de Baudelaire. Em Golding (2000) afirmo isso, pois as obras de Picasso em anos precedentes tinha sido, com muita frequência, fortemente impregnada de emoção; fora influenciada por preocupações sociais, pela literatura e por uma gama espantosamente vasta de fontes visuais (p.45).

8 Charles Baudelaire, poeta boêmio (ou flâneur 8 ) se destacou na arte francesa pelo seu interesse de poetizar seus afetos com os inúmeros personagens desimportantes da cidade parisiense na aura da modernidade no século XIX: trapeiros, prostitutas, ciganos e ladrões são alguns deles. Ou seja, assim como a tarefa do materialista histórico de escovar a história a contrapelo (BENJAMIN, 1985, p. 225), quer dizer, na perspectiva dos vencidos; Baudelaire reescreveu sua poética a partir dos que eram soterrados e silenciados naquela época. Um artista que conflitou com todo o luxo instalado nas galerias de Paris no século XIX. No entanto, de sua sensibilidade, movimentou-se sob o ponto de vista do não luxo; do não belo; pelo lado B da história. Poderia assim, dizer, que uma nova maneira de conceber a arte foi dada: à do reverso. Então, voltando-se ao cubismo, uma nova forma de representar o real parece se constituir na imagem, considerando, além disso, o interesse por dar lugar as prostitutas no espaço da obra, e não mais as rainhas, ou mulheres burguesas. Percebe-se, no tocante, as características observadas na obra acima de Picasso, que os princípios de sua obra faz parte de traços culturais do momento, mesmo podendo não ter lido sobre a teoria da relatividade ou relegado o trabalho de Baudelaire, por exemplo. É, por certo, que o movimento cubista não se deu, tão somente, com Picasso e, tampouco seguiu sempre no mesmo estilo. Aliás, foi sofrendo alterações, perpassando em fases: do cubismo primitivo ao analítico e sintético. A primeira constitui-se pelas características que movimentaram as primeiras composições, tal como a geometrização das formas e conexo apoio as propriedades evocativas da luz que permitia remodelar ou dar o efeito escultórico das formas. Talvez seja esse o interesse na forma tridimensional que Picasso, depois, buscou abordar o cubismo (Golding, 2000). A exemplo desse estilo artístico toma-se a tela abaixo de Georges Braque: Figura 2: Georges Braque. Viaduto em l Estaque O sujeito que deixa vagar-se calmamente pela cidade; experimentá-la; que a contempla com o olhar que dela é próprio.

9 Nesse quadro, Braque parece esquivar-se de contornos dos objetos fazendo com que nosso olhar passeie para o plano da obra. Eis o artifício das sombras tomadas como efeito desse modo de olhar e que nos dá a sensação de que nessa obra, a pintura construída constitui o objeto em seu jeito naturalista. Depois, foi o cubismo analítico uma das tendências em que se teve o uso de poucas cores, sobretudo o preto, cinza e alguns tons de marrom e ocre. Figura 3: Pablo Picasso. O poeta ,30 m x 89 cm. Coleção Peggy Guggenhein, Veneza. No entanto, de forma bastante fragmentada, os objetos parecem ser quase que irreconhecíveis. É como se o artista escondesse um de seus segredos no plano de sua obra com traços e formas angulares que, no fim, a enredam. Serão necessárias pistas para decifrar o objeto estranho e perturbador. Um novo tipo de composição é construído: mais linhas verticais, horizontais e diagonais que se concorrem e interagem as cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho delicado. Pensando nisso, não é para menos que Golding (2000) afirma que nesse período uma nova abordagem de espaço e forma colocara a obra [...] no limiar da pura abstração (p. 54). Por último, o cubismo sintético buscou tomar as figuras novamente reconhecíveis, porém não significando o retorno ao modo de pensar e representar temas realistas. Dos procedimentos composicionais do cubismo analítico, implicaram um novo modo de organizar a superfície do quadro (Id., p. 64). Emprega-se também a técnica da colagem onde fragmentos reais ou representados de objetos como papéis, jornais, palavras, números, vidro, etc, criavam novos efeitos à pintura. Foi nesta fase que Juan Gris também se mostra como um artista cubista e que, por suspeita, conheceu Maurice Princet um matemático amador que se liga em teorias recentes sobre a quarta dimensão do qual pode tê-lo permitido discutir suas primeiras obras (Ibid.).

10 Figura 4: Juan Gris. Portrait of Madame Josette ,5 cm x 73 cm. Museo del Prado, Madrid. Nesse outro exemplo de arte cubista, os nuances de cores tomados pelo artista são bastante suscitados, despertando-nos a sensação de que, agora uma mulher representada, está (des) faceada; o branco com o cinza dá a ideia de uma decomposição do corpo bem como a noção de angularidade. Além disso, um efeito de torção e rotação coloca a imagem em equilíbrio e ao mesmo tempo a desequilibra. Além disso, percebe-se a ausência da representação tridimensional; tudo está no mesmo plano, mas a sombra em azul escuro parece nos indicar uma ilusória terceira dimensão. Dessas problematizações do olhar movimentadas até aqui, uma questão pode ser feita para, então, concluir como a perspectiva da visualidade para a visualização em Educação Matemática pode ser operada na prática visual artística do cubismo: de que verdades/enunciados estas imagens são resultantes, e que efeitos elas provocam ao olhar do observador? Ou ainda, que saberes matemáticos são colocados em jogo, ou são operados no exercício de olhar para e com as pinturas cubistas? É certo que o discurso visual neste exercício está relacionado a uma decomposição e fragmentação da realidade ou de uma nova forma de ver e representar o espaço: sintético e geometrizado; percepção de uma quarta dimensão. Assim, novos padrões de beleza estética foram instituídos com o cubismo por meio da representação de um novo espaço e de uma nova forma. Como vimos, o cubismo, enquanto prática artística, emprega traços carregados de uma história de uma cultura, tal como se configurou a do homem moderno. O modo como o olhar foi problematizado nessa prática permite assim dizer que a noção de assimetria, desequilíbrio, desarmonia, volume, angularidade, geometrização do espaço são alguns enunciados que puderam ser acionados no plano de experiências com pinturas artísticas cubistas. E que, portanto, dão suporte à construção de um modo específico de olhar matematicamente.

11 Composições finais Este estudo se aproxima de uma outra maneira de lidar com matemática e arte. Ele toma a história para exercitar o pensamento matemático por meio de pinturas artísticas. Tão logo, problematizar o movimento cubista tal como fizemos, caminha-se na contramão do que se apresenta em Souza (2014), por exemplo, ao contemplar o movimento cubista enquanto contribuição para a aprendizagem significativa da Geometria. Neste estudo, a possibilidade de uma quarta dimensão espacial, por exemplo, implicou que o nosso modo de ver, na prática com imagens do cubismo, é formatado dentro de uma determinação discursiva empregada em torno da noção de espaço em deformação, em movimento e fragmentação da realidade, na época da modernidade. Constituído, logo, diferentemente do estilo clássico em que a técnica da perspectiva formatou nosso modo de olhar para o que se chama de real, belo. Tendo em vista que o interesse por esse campo de pesquisa oportuniza integrar-se aos temas atuais sobre como a arte possibilita discutir a matemática diferentemente, este primeiro encaixe acena para a elaboração da dissertação de mestrado que tem como propósito geral o de, a partir de imagens cubistas, desenvolver experiências de olhar e pensar com estudantes do Ensino Fundamental. A intenção é a de criar espaços de experiências, estimulados por meio do que viemos denominando de oficinas-dispositivo, de modo que, tanto o pesquisador, quanto os estudantes, possam ser imersos num universo de sensibilidade para dizer e ver com imagens cubistas. Referências BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. vol. 1. São Paulo: Brasiliense, COELHO, T. Moderno pós-moderno: modos e versões. 5. ed. São Paulo: Iluminuras, FLORES, C. R. Descaminhos: potencialidades da arte com a educação matemática. Bolema. No prelo, Visualidade e visualização matemática: novas fronteiras para a educação matemática. In: FLORES, C. R.; CASSIANI, S. (Orgs.). Tendências contemporâneas nas pesquisas em educação matemática e científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado de Letras, 2013a.. Historicidade e visualidade: novos territórios da Educação Matemática. In: ENEM ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2013b.

12 . Cultura visual, visualidade, visualização matemática: balanço provisório, propostas cautelares. Zetetiké, Campinas, v. 18, p , Olhar, saber e representar: sobre a representação em perspectiva. São Paulo: Editora Musa, FLORES, C. R.; WAGNER, D. R.; BURATTO, I. C. F. Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 14, n.1, p , FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado, 24. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal GOLDING, J. Cubismo. In: STANGOS, N. Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, p GUSMÃO, L. D. Educação matemática pela arte: uma defesa da educação da sensibilidade no campo da matemática f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, KNAUSS, P. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p , jan./jun LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, MARTINS, R. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA, M. O. (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Edufsm, p MOARES, J. C. P. Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, PAZ, O. Os Filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, SCHUCK, C. A. Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SOUZA, M. D. C. A aprendizagem da geometria por meio do estudo do cubismo no 5º ano da Educação de Jovens e Adultos EJA f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, WAGNER, D. R. Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: - Cubismo e Abstracionismo

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: - Cubismo e Abstracionismo CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Conteúdo: - Cubismo e Abstracionismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Habilidades: - Conhecer e distinguir diferentes momentos

Leia mais

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 9 ANO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª GABRIELA DACIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia - Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

VII E P A E M Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia

VII E P A E M Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia O USO DA HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS Adrielle Cristine Mendello Lopes UEPA drika.mendello@gmail.com Ana Paula Belém Cardoso UEPA pittypaula@hotmail.com RESUMO

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Camille Cistina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Lucilene Paixão 4 Percepção de luz e

Leia mais

Vanguardas Históricas I

Vanguardas Históricas I Vanguardas Históricas I As transformações do início do século XX e as vanguardas históricas Os avanços da ciência realizados a partir do século XIX mudaram a percepção da realidade e conduziram, no campo

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

OBJETIVOS: ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ II DATA: PERÍODO:

OBJETIVOS: ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ II DATA: PERÍODO: ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ II DATA: PERÍODO: CONTEÚDO: Gênero: Retrato /Fotografia Técnica: Pintura óleo sobre tela Elementos formais: cor e luz Os recursos formais de representação: figuração

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes Aluno (a): 5º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Prezado(a)

Leia mais

TURMA 601. Aula 07. Formas Geométricas

TURMA 601. Aula 07. Formas Geométricas TURMA 601 Aula 07 Formas Geométricas As figuras geométricas sempre chamaram a atenção dos artistas plásticos. As composições com figuras geométricas é um trabalho de buscar o equilíbrio entre as formas.

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO. IF Farroupilha Campus Santo Augusto; e-mail: joaowinck@hotmail.

CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO. IF Farroupilha Campus Santo Augusto; e-mail: joaowinck@hotmail. CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO WINCK, João Aloísio 1 RISKE, Marcelo Augusto 2 AVOZANI, Mariel 3 CAMBRAIA, Adão Caron 4 FINK, Marcia 5 1 IF Farroupilha Campus

Leia mais

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR Letícia Tadra do Carmo 105 Universidade

Leia mais

INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail.

INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail. INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail.com Magna Natalia Marin Pires Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

Os principais produtos artísticos da África tropical são máscaras e esculturas em madeira. Esses objetos têm forma angulosa, assimétrica e

Os principais produtos artísticos da África tropical são máscaras e esculturas em madeira. Esses objetos têm forma angulosa, assimétrica e Os principais produtos artísticos da África tropical são máscaras e esculturas em madeira. Esses objetos têm forma angulosa, assimétrica e distorcida. Para os membros da sociedade africana, eram objetos

Leia mais

POLO ARTE NA ESCOLA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE BANANEIRAS/PB

POLO ARTE NA ESCOLA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE BANANEIRAS/PB POLO ARTE NA ESCOLA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE BANANEIRAS/PB ANDRADE, Luciene de 1 BARBOSA,Jamylli da Costa 2 FERREIRA, Jalmira Linhares Damasceno 3 SANTOS,

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

LISTA DE ARTE. Quais são os elementos construídos no quadro, pelo artista em questão, que enfatizam os acontecimentos em destaque?

LISTA DE ARTE. Quais são os elementos construídos no quadro, pelo artista em questão, que enfatizam os acontecimentos em destaque? Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Elias Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE ARTE 1) Após analisar a obra a seguir, responda o que se pede. Os fuzilamentos de 3 de Maio de 1808.

Leia mais

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA Lourdes Serafim da Silva 1 Joelma Aparecida Bressanin 2 Pautados nos estudos da História das Ideias Linguísticas articulada com Análise

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia

Leia mais

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Câmpus de Bauru PLANO DE DISCIPLINA

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Câmpus de Bauru PLANO DE DISCIPLINA PLANO DE DISCIPLINA 1. UNIDADE: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação 2. PROGRAMA: Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento 3. NÍVEL: Mestrado Profissional 4. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

Leia mais

Ciranda de Sons e Tons: experiências culturais na infância Gilvânia Maurício Dias de Pontes 1 UFRGS

Ciranda de Sons e Tons: experiências culturais na infância Gilvânia Maurício Dias de Pontes 1 UFRGS Ciranda de Sons e Tons: experiências culturais na infância Gilvânia Maurício Dias de Pontes 1 UFRGS Resumo. As crianças desde o seu nascimento estão imersas em uma cultura para qual, inevitavelmente, terão

Leia mais

Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta

Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta Design Web - Percepção Elisa Maria Pivetta GESTALT Percepção Visual Elisa Maria Pivetta Percepção visual No sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas

Leia mais

A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL.

A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL. A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL. Wagner José Bolzan 1. Resumo Em minha dissertação de mestrado

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA

INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA Fernanda de Oliveira Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora azevedof.oliveira@gmail.com Resumo: O presente trabalho

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

Plano de aula para três encontros de 50 minutos cada. Tema: Vida e obra de Vincent Van Gogh. Público alvo: 4º série do Ensino fundamental

Plano de aula para três encontros de 50 minutos cada. Tema: Vida e obra de Vincent Van Gogh. Público alvo: 4º série do Ensino fundamental UDESC UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DAV- DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS Curso: Licenciatura em Artes Visuais Disciplina: Cultura Visual Professora: Jociele Lampert Acadêmica: Cristine Silva Santos

Leia mais

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná. SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE Por Sérgio Cohn Sergio Cohn: Como foram as suas experiências na criação de cédulas ao lado do Aloísio Magalhães? João de Souza Leite: Eu tive duas experiências

Leia mais

Estética, Filosofia, Cultura e outras Linguagens. Felipe Szyszka Karasek

Estética, Filosofia, Cultura e outras Linguagens. Felipe Szyszka Karasek Estética, Filosofia, Cultura e outras Linguagens Felipe Szyszka Karasek Arte x obras de arte. Como distinguir obras de arte de outras coisas que não são arte? Para estar em um terreno artístico é necessário

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

O retrato através da História da Arte

O retrato através da História da Arte ós na ala de Aula - Arte 6º ao 9º ano - unidade 5 Inicie sua aula observando retratos conhecidos da História da Arte e, em seguida, converse com os alunos sobre os retratos na História. Pergunte a eles

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA FACULDADE EÇA DE QUEIROS Edna Cristina do Nascimento Marineide Gonçalves Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA MARÇO 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIROS PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE O LIVRO: MENINA BONITA

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1

2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1 2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1 Filipe FREIBERGER 2 Rafaello Furlani DESTÉFANI 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Indaial, SC RESUMO A presença

Leia mais

Como ponto de partida para esse trabalho, considerem o texto a seguir. [ ] Mas a fotografia é arte? Claro que é! Pois o fotógrafo não se limita a

Como ponto de partida para esse trabalho, considerem o texto a seguir. [ ] Mas a fotografia é arte? Claro que é! Pois o fotógrafo não se limita a A arte da fotografia Ao longo do tempo, novas formas de arte foram surgindo. Os antigos não conheceram o cinema e a fotografia, por exemplo, que hoje são manifestações artísticas importantes. A proposta

Leia mais

Tocando coisas: a impressão como registro de existência, ampliada em outras experiências. Por Carolina Rochefort

Tocando coisas: a impressão como registro de existência, ampliada em outras experiências. Por Carolina Rochefort APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E PROVOCAÇÕES PERMANENTES Tocando coisas: a impressão como registro de existência, ampliada em outras experiências. Por Carolina Rochefort - Conceito da Obra/Apresentação. Em minha

Leia mais

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS 1 TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS Profa. Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca) E.M. Professor Oswaldo Vieira Gonçalves SME/PMU 1 Comunicação Relato de Experiência Triangulação de Imagens foi o nome escolhido

Leia mais

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter-

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- Algumas definições Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- relações. O sentido de um termo

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS INTRODUÇÃO Ângela Mª Leite Aires (UEPB) (angelamaryleite@gmail.com) Luciana Fernandes Nery (UEPB)

Leia mais

Novas possibilidades de leituras na escola

Novas possibilidades de leituras na escola Novas possibilidades de leituras na escola Mariana Fernandes Valadão (UERJ/EDU/CNPq) Verônica da Rocha Vieira (UERJ/EDU/CNPq) Eixo 1: Leitura é problema de quem? Resumo A nossa pesquisa pretende discutir

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

Fraturas e dissonâncias das imagens no regime estético das artes

Fraturas e dissonâncias das imagens no regime estético das artes Fraturas e dissonâncias das imagens no regime estético das artes Raquel do Monte 1 RESENHA RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 1. Doutoranda em Comunicação, PPGCOM-UFPE.

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Nosso objetivo é inaugurar um espaço virtual para o encontro, o diálogo e a troca de experiências. Em seis encontros, vamos discutir sobre arte, o ensino da

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel.

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel. A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul marciameloprofa@hotmail.com Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

Quem Foi Pablo Picasso?

Quem Foi Pablo Picasso? FICHA Nº3 Pablo PICASSO Quem Foi Pablo Picasso? Você está para conhecer como surgiram os desenhos, pinturas e esculturas de Picasso. Quem foi esse homem? Picasso era um homem baixinho, gordo e muito inteligente.

Leia mais

Palavras-chave: Historiografia; Paraná; Regime de Historicidade; História Regional

Palavras-chave: Historiografia; Paraná; Regime de Historicidade; História Regional Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1280 OS HISTORIADORES, SEUS LUGARES E SUAS REGIÕES: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA UNICENTRO SOBRE A REGIÃO PARANAENSE Darlan Damasceno Universidade Estadual de Londrina Resumo.

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

Alguns exemplos de problemas resolvidos

Alguns exemplos de problemas resolvidos Alguns exemplos de problemas resolvidos Partilhamos contigo alguns problemas e respetivas resoluções que selecionámos, para ilustrar todo este desafiante processo de resolução de problemas. Vais reparar

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 No início do nível intermediário, falamos brevemente sobre a perspectiva e a aplicação de alguns dos seus elementos, como o ponto de fuga, a linha de horizonte e a relação dos objetos com o olho do observador.

Leia mais

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cíntia Nunes (PPGEdu/UFRGS) Apoio: CNPq Resumo: Este trabalho trata de investigar a curiosidade e a pesquisa escolar sob um ponto

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

DITADURA, EDUCAÇÃO E DISCIPLINA: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA

DITADURA, EDUCAÇÃO E DISCIPLINA: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DITADURA, EDUCAÇÃO E DISCIPLINA: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA Rafael Nóbrega Araújo, graduando em História (UEPB) e-mail: rafaelnobreg@hotmail.com Patrícia Cristina Aragão,

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

A pintura de natureza-morta (com temática de arranjos de frutas, legumes e utensílios domésticos) surgiu como um gênero mais simplório, no início do

A pintura de natureza-morta (com temática de arranjos de frutas, legumes e utensílios domésticos) surgiu como um gênero mais simplório, no início do A pintura de natureza-morta (com temática de arranjos de frutas, legumes e utensílios domésticos) surgiu como um gênero mais simplório, no início do Barroco, derivado das pinturas que representavam cenas

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

ENXERGUE O DEFICIENTE VISUAL

ENXERGUE O DEFICIENTE VISUAL ENXERGUE O DEFICIENTE VISUAL Rafael SOARES Emílio MANSUETO Filipe BAXTER Rafael STANGHERLIN Paulo FALABELLA (professor orientador) Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH, Belo Horizonte, MG Resumo:

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

MICHEL FOUCAULT: CINISMO E ARTE NA PERSPECTIVA DA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA

MICHEL FOUCAULT: CINISMO E ARTE NA PERSPECTIVA DA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos MICHEL FOUCAULT: CINISMO E ARTE NA PERSPECTIVA DA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA Stela Maris da Silva 1 Faculdade de Artes do

Leia mais

Mariângela Assumpção de Castro Chang Kuo Rodrigues

Mariângela Assumpção de Castro Chang Kuo Rodrigues Mariângela Assumpção de Castro Chang Kuo Rodrigues 1 APRESENTAÇÃO A ideia deste caderno de atividades surgiu de um trabalho de pesquisa realizado para dissertação do Mestrado Profissional em Educação Matemática,

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Construindo a câmara escura

Construindo a câmara escura Construindo a câmara escura Shizue Introdução Captar e registrar imagens tornou-se possível com a câmara escura de orifício. Essa câmara nada mais é do que uma lata, preta por dentro para não refletir

Leia mais

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática Pedagogia Profa. Luciana Miyuki Sado Utsumi Comunicação matemática e resolução de problemas PCNs, RCNEI e a resolução de problemas Consideram aspectos fundamentais, como: As preocupações acerca do ensino

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO ARTE

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO ARTE CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO ARTE OBJETIVOS GERAIS Conhecimento da Arte enquanto auto expressão e conhecimento, apreensão e comunicação

Leia mais

Descobrindo o que a criança sabe na atividade inicial Regina Scarpa 1

Descobrindo o que a criança sabe na atividade inicial Regina Scarpa 1 1 Revista Avisa lá, nº 2 Ed. Janeiro/2000 Coluna: Conhecendo a Criança Descobrindo o que a criança sabe na atividade inicial Regina Scarpa 1 O professor deve sempre observar as crianças para conhecê-las

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais