URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA"

Transcrição

1 URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

2 CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat.

3

4 URUK

5 URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente pelo deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros urbanos (as cidades = êxodo rural). Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo.

6

7 Processo de Urbanização A partir desses dados podemos concluir que existem dois conjuntos básicos de fatores que condicionam a urbanização: Os Atrativos (atraem as populações para as cidades) Os Repulsivos (que as repelem do campo)

8 Zona Rural (Campo) Zona Urbana (Cidade)

9

10 URBANIZAÇÃO CRESCIMENTO URBANO Município/ PERÍODO MEIO RURAL ( CAMPO ) MEIO URBANO ( CIDADE ) ,31% 2,45% ,97% 3,23% ,12% 3,89% ,02% 4,68% ,26% 5,97% ,13% 6,25% ,92% 7,09%

11

12

13 Processo de Urbanização Intimamente vinculado à Industrialização; A existência das cidades é anterior ao processo de urbanização; Com a urbanização a organização espacial, gradualmente, passa a girar em torno da cidade, sendo que estas passam a ser os centros de decisões e de desenvolvimento; Não estamos falando de toda e qualquer cidade, com a urbanização surge a metrópole e, de certa forma, um novo modo de vida.

14

15

16

17

18

19

20 Cidade Formal A cidade formal é dotada de uma infraestrutura eficiente, ou seja, possui redes de água e de esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, rede telefônica, ruas pavimentadas, transportes coletivos, escola, postos de saúde, casas, prédios de apartamento de diversos níveis arquitetônicos de conforto, tamanho e satisfação, lojas, boutiques, supermercados, shopping centers etc. É, no geral, composta de bairros nobres, bairros centrais e de classe média.

21

22

23

24

25 Cidade Informal É aquela parte da cidade que não teve urbanização legal, o parcelamento do solo é descontrolado, os assentamentos foram feitos sem planejamento, criando-se os chamados assentamentos espontâneos. Desorganizada, quando não caótica, com pouca ou nenhuma infraestrutura e serviços, esta parte da cidade apresenta prédios com baixa qualidade construtiva, cujos projetos não podem ser aprovados na prefeitura. Se é que tiveram projeto.

26 Na cidade informal, nada é obedecido. Recuos, taxa de ocupação, altura máxima e outros critérios mínimos para uma ocupação civilizada são simplesmente ignorados, mesmo porque sequer existem lotes regulares para aplicação de regime urbanístico. Logo, toda obra feita na cidade informal é clandestina SLUMS.

27

28

29

30

31

32

33

34

35 Conceitos Importantes Metrópole; Região Metropolitana; Conurbação; Macrocefalia Urbana; Megalópole; Megacidade; Cidade Global; Tecnópole; Rede Urbana; Hierarquia Urbana...

36 Conurbação: È quando a periferia de uma cidade de um município ultrapassa seus limites por causa do crescimento e com isso encontra-se com a periferia das cidades de outros municípios vizinhos.

37

38

39

40 Região Intermunicipal : A Terra do Nem!

41 METROPOLIZAÇÃO Metropolização é o processo em que uma, ou mais cidades em uma região, estão em vias de se tornarem uma metrópole. No Brasil, é um fenômeno corrente e originado do grande êxodo rural, pois se até 1960 o país tinha apenas duas cidades com mais de um milhão de habitantes, este número hoje é bem superior. (Verticalização )

42

43 METRÓPOLE Metrópole, é o termo empregado para se designar a(s) Cidade (s) Central (is) de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas) ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição na rede urbana.

44 Região Metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de INFLUÊNCIA.

45 REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA BRAZABRANTES INHUMAS Atenção!!! NOVA VENEZA CATURAÍ ANÁPOLIS TEREZÓPOLIS BONFINÓPOLIS CALDAZINHA

46 Regiões Metropolitanas As RMs no Brasil foram criadas por lei aprovada no Congresso Nacional em Em 2016, eram legalmente reconhecidas como RMs no país 73 áreas. Grande São Paulo(39), Grande Rio de Janeiro(19), Grande Belo Horizonte(33), Grande Porto Alegre(28), Grande Recife(14), Grande Salvador(10)...

47 RM de SÃO PAULO

48 Estado do Rio de Janeiro!!!

49 Reg. Metropolitana do Rio de Janeiro

50

51 Regiões Metropolitanas Brasília e seu conjunto de 31 regiões administrativas são administradas pelo GDF e, em 1998, foi aprovada pelo Senado e instituída pela Presidência da República, a Região integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE). Ela é composta pelo DF e mais 22 municípios, sendo 19 de Goiás e 3 de Minas Gerais (Buritis,Cabeceira Grande,Unaí).

52 No âmbito da administração pública do governo do Distrito Federal, CIDADE SATÉLITE foi proibido pelo decreto nº19.040, de 18 de fevereiro de 1998, que proíbe a utilização do termo satélite se referindo às cidades situadas na região do Distrito Federal; atualmente as antigas "cidades-satélites" do Distrito Federal são denominadas de "regiões administrativas". A atual Região Administrativa de Brasília por ser a central, nunca recebeu a designação de satélite, assim como as regiões do Lago Sul e do Lago Norte raramente eram chamadas de cidades-satélites, muito embora fossem regiões administrativas como as demais.

53

54 REGIÃO DO DF (31 BAIRROS)

55 REGIÃO DO ENTORNO DE GO/MG/ DF

56

57 II representa a formação de uma região metropolitana, a partir do fenômeno da conurbação. FUVEST

58 DESMETROPOLIZAÇÃO DO BRASIL

59 DESMETROPOLIZAÇÃO

60 Megacidades Megacidade é o termo normalmente empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. As megacidades atuais englobam mais de um décimo da população urbana mundial.

61 Cidade Global As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.

62 Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.

63 São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.

64 A instituição responsável por classificar as cidades como global ou não, é a Universidade de Loughborough (Londres) em uma fase inicial e posteriormente aperfeiçoada pela Globalization and World Cities Study Group & Network. Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

65 Grupo Alfa Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova York, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão, Hong Kong e Cingapura.. Grupo Beta Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, Toronto, Zurique, São Paulo, Cidade do México, Madri, Bruxelas, Moscou e Seul. Grupo Gama É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires...

66

67 Macrocefalia Urbana Caracteriza-se pelo crescimento acelerado dos centros urbanos, principalmente nas metrópoles, provocando o processo de marginalização das pessoas que por falta de oportunidade e baixa renda residem em bairros que não possuem os serviços públicos básicos, e com isso enfatiza o desemprego, contribui para a formação de favelas, resultando na exclusão social de todas as formas.

68

69 MEGALÓPOLE Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, pluripolarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes. O conjunto da megalópole apresenta uma forte integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias. Meios de transporte rápidos trens expressos, autopistas e pontes aéreas sustentam esses fluxos. BosWash, ChiPits, Tokkaido, Renana e Rio-SP.

70

71

72

73

74

75 REGIÃO METROPOLITANA E MEGALÓPOLE

76 Rurbanização é quando ocorre uma transformação das atividades desenvolvidas nas áreas rurais, ou seja, seria uma crescente integração entre urbanos e rurais. A Rurbanização naquela região foi muito forte e só a valorizou.

77

78 A palavra GENTRIFICAÇÃO pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Esse processo envolve necessariamente a troca de um grupo por outro com maior poder aquisitivo em um determinado espaço e que passa a ser visto como mais qualificado que o outro.

79 Referia ao aburguesamento do centro da cidade, usando o termo irônico gentry, que pode ser traduzido como bem-nascido, como consequência da ocupação de bairros operários pela classe média e alta londrina.

80

81

82 Rede Urbana A rede urbana é formada pelo sistema de cidades, no território de cada país interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações etc.

83

84 HIERARQUIA URBANA O conceito de hierarquia urbana está baseado na noção de rede urbana, um conjunto integrado de cidades que estabelecem relações econômicas, sociais e políticas entre si. A avaliação tradicional está baseada no denominado modelo industrial, que dá prioridade à relação estabelecida entre as diferentes cidades a partir dos fluxos de mercadorias e de serviços;

85 a avaliação recente apoiase no chamado modelo informacional, concentrando-se na relação entre as diferentes cidades a partir dos fluxos administrativos e de informações.

86

87

88

89

90

91 Classificação das Cidades As cidades podem ser classificadas quanto à origem. Nesses termos, encontram-se duas categorias: CIDADES ESPONTÂNEAS OU NATURAIS: Alguns exemplos: Londres, Moscou, Paris, Rio de Janeiro e São Paulo. CIDADES PLANEJADAS: Camberra, Islamabad, Belo Horizonte e Goiânia.

92 Função Principal Político-administrativas: Washington (EUA), Berlim (Alemanha), Brasília (Brasil); Industriais: Detroit (EUA), Manchester (Reino Unido), Volta Redonda (Brasil); Portuárias: Roterdã (Holanda), Hamburgo (Alemanha), Santos (Brasil); Religiosas: Jerusalém (Israel); Varanasi (Índia), Aparecida (Brasil); Históricas: Atenas (Grécia), Florença (Itália), Ouro Preto (Brasil) Tecnológicas: Boston (EUA), Bangalore (Índia), Campinas (Brasil) Turísticas: Miami (EUA), Katmandu (Nepal), Salvador (Brasil)

93

94

95

96

97 Brasil- Taxa de Urbanização por Região - IBGE Região Sudeste 44,5 72,7 90,5 Centro-Oeste 24,4 48,0 86,7 Sul 29,5 44,3 80,5 Norte 31,5 45,1 69,7 Nordeste 26,4 41,8 69,0 Brasil 36,2 55,9 81,2

98 Problemas Urbanos Moradia; Desemprego; Segregação social/desigualdades sociais; Poluição; Enchentes urbanas; Acúmulo de lixo; Esgoto; Trânsito; Transporte coletivo; etc,.

99

100 FIM

Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo.

Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo. O Espaço Urbano Urbanização é a transformação dos espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente pelo deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros

Leia mais

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015 O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO Porto Alegre 2015 INDUSTRIALIZAÇÃO NO CAMPO: IMPUSIONA A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA, CONCENTRANDO TERRAS E DIMNUINDO A OFERTA DE POSTOS DE TRABALHOS REPULSÃO MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE

Leia mais

ESPAÇO URBANO MUNDIAL. Conceitos, Evolução e Situação Atual

ESPAÇO URBANO MUNDIAL. Conceitos, Evolução e Situação Atual ESPAÇO URBANO MUNDIAL Conceitos, Evolução e Situação Atual Origens Desde a antiguidades cidades vem sendo erguidas. Ex: Cairo, Babilônia, Roma. Nessa época as cidades funcionavam apenas como centros de

Leia mais

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO:

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO CONCEITO: É a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência em larga escala da população do campo para a cidade êxodo rural em razão de diversos

Leia mais

Quando a população das cidades cresce mais que a das zonas rurais, acontece o fenômeno que chamamos de urbanização.

Quando a população das cidades cresce mais que a das zonas rurais, acontece o fenômeno que chamamos de urbanização. Urbanização Quando a população das cidades cresce mais que a das zonas rurais, acontece o fenômeno que chamamos de urbanização. Um país é urbanizado quando sua população urbana ultrapassa a população rural.

Leia mais

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano"

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano A evolução urbana URBANIZAÇÃO Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano" O processo de urbanização A transferência da população do meio

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão URBANIZAÇÃO MUNDIAL E DO BRASIL PROFº CLAUDIO F. GALDINO GEOGRAFIA Cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através

Leia mais

Geografia. Urbanização no Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Urbanização no Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Urbanização no Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia URBANIZAÇÃO NO BRASIL Urbanização Vivemos em um mundo urbanizado. Alguns estudos indicam que, desde o

Leia mais

Cidade-região. Conceituação de Região Metropolitana. Quais os reflexos desses conceitos para a realidade metropolitana????? ? Metápoles?

Cidade-região. Conceituação de Região Metropolitana. Quais os reflexos desses conceitos para a realidade metropolitana????? ? Metápoles? Conceituação de Região Metropolitana Rômulo Ribeiro PPG-FAU/UnB????????????????? Região Metropolitana? Megalópole Cidade-região AGLOMERADO URBANO?? Área Metropolitana Megametrópoles?? Metápoles? Região

Leia mais

CRESCIMENTO DAS CIDADES. Profº Anderson Carlos

CRESCIMENTO DAS CIDADES. Profº Anderson Carlos CRESCIMENTO DAS CIDADES Profº Anderson Carlos URBANIZAÇÃO É o crescimento da proporção entre a população que vive em cidades em comparação com os habitantes de zonas rurais. A transferência da população

Leia mais

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas,

Leia mais

Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização. Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo

Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização. Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo A taxa de urbanização da população mundial vem crescendo cada vez mais: 3% no séc. XVIII, 14% no

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Evolução do espaço urbano PRÉ-HISTÓRIA IDADE ANTIGA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA CONTEMPORÂNEA... 3000 a.c. 3000 a.c. 476 d.c 476-1453

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano;

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA 1 Início de nossa urbanização Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; Nossa economia estava voltada para a exportação; As primeiras ocupações urbanas se deram

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA Nome: Nº: Série: 2º ANO Turma: Profª JÉSSICA CECIM Data: JULHO 2016 1. ROTEIRO a) Industrialização Brasileira e Urbanização 2. EXERCÍCIOS 1. A respeito do processo da industrialização

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I Data: 27/04/2012 Aluno(a): n 0 ano: 7º turma: NOTA: Prof.(a): Haide Mayumi Handa Honda Ciente do Responsável: Data: / /2012 Instruções: 1. Esta avaliação contém 5 páginas e 10

Leia mais

A URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS CAP. 25. Prof. Jeferson C. de Souza

A URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS CAP. 25. Prof. Jeferson C. de Souza A URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS CAP. 25 Prof. Jeferson C. de Souza Qual é o perfil das cidades que mais crescem? O QUE CARACTERIZA UMA CIDADE? Vida sedentária Aglomerações; Conjunto de serviços; Produção

Leia mais

O Papel do Estado e a Sociedade Digital

O Papel do Estado e a Sociedade Digital O Papel do Estado e a Sociedade Digital Metodologia Brasil Espanha 1. ESPECIALISTAS: 83 Entrevistados Administração Pública (prefeituras, institutos, agências multilaterais, empresas públicas). Setor privado

Leia mais

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU Ricardo Lacerda 1 O IBGE publicou na semana passada o relatório Censo Demográfico 2010- Aglomerados Subnormais- Informações Territoriais. Trata-se de um amplo estudo sobre

Leia mais

A Evolução do Espaço Urbano

A Evolução do Espaço Urbano A Evolução do Espaço Urbano O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO O processo de urbanização está ligado aos espaços geográficos onde notamos atividades secundárias (indústrias) e terciárias (comércio e serviços) especificamente.

Leia mais

URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA

URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA Urbanização Pouco mais de 50% da população do planeta é considerada urbana hoje, segundo a ONU. No Brasil, segundo o Censo 2010 do IBGE, a taxa é de 85%. A ideia do urbano

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Caderno de Atividades 016 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Resgatando conteúdos

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.edu.br Urbanização, pág. 137 a 146 A cidade pode ser definida de várias formas, mas não se tem umconceitoclarodoqueelaé. Para a ONU, aglomerados com mais de

Leia mais

Workshop Internazionale Equinox 2016 Atelier de Criação Urbana- Wellbeing and Creative City Ascoli Piceno, Itália settembre 2016

Workshop Internazionale Equinox 2016 Atelier de Criação Urbana- Wellbeing and Creative City Ascoli Piceno, Itália settembre 2016 Workshop Internazionale Equinox 2016 Atelier de Criação Urbana- Wellbeing and Creative City Ascoli Piceno, Itália 12-24 settembre 2016 Apresentação POLÍTICA HABITACIONAL E PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA

Leia mais

22/08/12 A CIDADE É O PRINCIPAL LUGAR DE REALIZAÇÃO DA ARQUITETURA ARQUITETURA CIDADE ARQUITETURA CIDADE ARQUITETURA CIDADE PUC GOIÁS PROJETO 1

22/08/12 A CIDADE É O PRINCIPAL LUGAR DE REALIZAÇÃO DA ARQUITETURA ARQUITETURA CIDADE ARQUITETURA CIDADE ARQUITETURA CIDADE PUC GOIÁS PROJETO 1 PUC GOIÁS PROJETO 1 Dragonfly A CIDADE É O PRINCIPAL LUGAR DE REALIZAÇÃO DA ARQUITETURA Paris - França 1 A CIDADE É O PRINCIPAL LUGAR DE REALIZAÇÃO DA ARQUITETURA PLANEJAMENTO URBANO DESENHO URBANO PROJETOS

Leia mais

Produção do Espaço Geográfico

Produção do Espaço Geográfico Geografia Produção do Espaço Geográfico Século XX parte 1 Prof. Diego Moreira 1) Introdução A) Aspectos Gerais República velha (1894/1919) Domínio das Oligarquias Primeiros Abalos Urbanização Teoria da

Leia mais

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013.

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013. Estudo de Perfil do Consumidor Potencial Brasil - Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/ Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

Painel Exportações da Indústria Automobilística Brasileira Caminhões. São Paulo, 25 de abril de 2007

Painel Exportações da Indústria Automobilística Brasileira Caminhões. São Paulo, 25 de abril de 2007 Painel Exportações da Indústria Automobilística Brasileira Caminhões São Paulo, 25 de abril de 2007 A A.T. Kearney é uma das líderes mundiais entre as empresas de consultoria de gestão América do Norte

Leia mais

Demanda por Investimentos em Mobilidade Urbana Brasil/ ª Semana de Tecnologia Metroferroviária - AEAMESP setembro/2015

Demanda por Investimentos em Mobilidade Urbana Brasil/ ª Semana de Tecnologia Metroferroviária - AEAMESP setembro/2015 Demanda por Investimentos em Mobilidade Urbana Brasil/2014 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária - AEAMESP setembro/2015 AS PERGUNTAS Qual é o DÉFICIT de Infraestrutura de Mobilidade Urbana do BRASIL?

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

Povoamento disperso; económicas predominantes: agricultura, pecuária e silvicultura.

Povoamento disperso; económicas predominantes: agricultura, pecuária e silvicultura. Ano Lectivo 2010/2011 Geografia 8º Ano de escolaridade Professora Márcia Monsanto Áreas de fixação humana Espaço rural: Povoamento disperso; Actividades económicas predominantes: agricultura, pecuária

Leia mais

DIFERENCIAL SISTEMA DE ENSINO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GOIÁS PROF. RICARDO ARRUDA

DIFERENCIAL SISTEMA DE ENSINO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GOIÁS PROF. RICARDO ARRUDA DIFERENCIAL SISTEMA DE ENSINO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GOIÁS PROF. RICARDO ARRUDA As afirmativas abaixo correspondes a diversos aspectos e dimensões/fases da História e Geografia de Goiás. Assinale V ou

Leia mais

Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia

Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Otawa - Canadá Washington D.C Cidade do México - México Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA URBANIZAÇÃO E POPULAÇÃO - formação das metrópoles

Leia mais

Exercícios de Revisão

Exercícios de Revisão Exercícios de Revisão 1. Revisão UERJ A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009. A principal razão para esse reconhecimento legal está associada

Leia mais

Preço de imóveis no Brasil: presente, passado e futuro

Preço de imóveis no Brasil: presente, passado e futuro Preço de imóveis no Brasil: presente, passado e futuro Bruno Oliva boliva@fipe.org.br 18º CONAMI Florianópolis 01/10/2015 Estrutura 1 Evolução Recente dos Preços a Fundamentos Econômicos 2 Perspectivas

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA MÓDULO II DO PISM (triênio )

PROVA DE GEOGRAFIA MÓDULO II DO PISM (triênio ) QUESTÕES OBJETIVAS 01. Leia o texto. PROVA DE GEOGRAFIA MÓDULO II DO PISM (triênio 2005-2007) Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade,

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5

Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 1. (UEMG) circunscrito aos países que primeiro se industrializaram. Após

Leia mais

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA Prof. André Silva É FÁCIL DEFINIR O QUE É UMA CIDADE? 8º Ano Geografia ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA DEMOGRÁFICO Tem em conta o número de habitantes ou a densidade populacional de um território. FUNCIONAL Tem

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

MOGI GUAÇU. 3ª Avaliação de Geografia Profª Mariane Almeida 10,0. Observe as imagens abaixo e responda às questões 1, 2 e 3:

MOGI GUAÇU. 3ª Avaliação de Geografia Profª Mariane Almeida 10,0. Observe as imagens abaixo e responda às questões 1, 2 e 3: 3ª Avaliação de Geografia Profª Mariane Almeida Data: Nome: MOGI GUAÇU Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Pré-vestibular 9 ano EF Valor: 2 Trimestre 2012 10,0 Nº: Observe as imagens abaixo

Leia mais

2º ano do Ensino Médio

2º ano do Ensino Médio 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Professor Vinícius Vanir Venturini Urbanização Ritmo de crescimento da população urbana* Ritmo de crescimento da população rural Critérios:

Leia mais

Região Metropolitana de Goiânia

Região Metropolitana de Goiânia RORAIMA AMAPÁ AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO N ORTE PARAÍBA PIAUÍ PERNAMBUCO ACRE TOCANTINS ALA GOAS RONDÔNIA SERGIPE MATO G ROSSO BAHIA GOIÁS DF MINAS GERAIS MATO G ROSSO DO S UL E SPÍRITO

Leia mais

Atualidades. Urbanização Brasileira. Professor Cássio Albernaz.

Atualidades. Urbanização Brasileira. Professor Cássio Albernaz. Atualidades Urbanização Brasileira Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br Atualidades Aula XX URBANIZAÇÃO A urbanização é um processo que representa a modernização das sociedades e a

Leia mais

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

INTELIGÊNCIA DE MERCADO INTELIGÊNCIA DE MERCADO INTELIGÊNCIA DE MERCADO ABF BANCO DE DADOS ABF / SISTEMA DE BI (BUSINESS INTELLIGENCE) Possibilita a extração em tempo real de dados específicos da marca, do segmento e do setor

Leia mais

OS DISTINTOS USOS DO SOLO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG)

OS DISTINTOS USOS DO SOLO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG) 398 OS DISTINTOS USOS DO SOLO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG) Mariana Medeiros Alves¹; Nathalia Oliveira Silva Costa², Alexandre Carvalho de Andrade³ ¹marianamedeirosalves@hotmail.com;

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Lista de Exercícios / 1 º ano Professor(a): FREED VIEIRA Data: / / 2016. De sonhos e 1) As lavas mais antigas estão justamente nas De acordo com Corrêa, os agentes

Leia mais

CALENDÁRIO para 1998 - o ano da EXPO dos Oceanos

CALENDÁRIO para 1998 - o ano da EXPO dos Oceanos a Página da Educação www.apagina.pt CALENDÁRIO para 1998 - o ano da EXPO dos Oceanos Janeiro 1 - Início da presidência britânica da União Europeia (de 1 de Janeiro até 30 Junho). Liberalização das telecomunicações

Leia mais

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento 2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO 2.1 INSERÇÃO DE LONDRINA NO CONTEXTO REGIONAL Londrina está localizada na Macrorregião Sul do Brasil, na mesorregião Norte Central Paranaense em uma posição geoeconômica

Leia mais

Cidades de Oportunidades 7

Cidades de Oportunidades 7 Neste artigo: Apresentação p1 / Lições e desafios p2 / Resultados da pesquisa p4 / Desempenho das cidades p6 Aprendendo com as melhores p7 / A nossa realidade p8 / Contatos p11 Cidades de Oportunidades

Leia mais

PIRACICABA ANGELO FRIAS NETO

PIRACICABA ANGELO FRIAS NETO PIRACICABA ANGELO FRIAS NETO Presidente da ACIPI Associação Comercial e Industrial de Piracicaba e Diretor do Secovi SP PIRACICABA CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS Território e População Área: 1.378,501 km²

Leia mais

A Dinâmica dos Bairros de Goiânia (GO) como Apoio ao Estudo do Crescimento Urbano do Município.

A Dinâmica dos Bairros de Goiânia (GO) como Apoio ao Estudo do Crescimento Urbano do Município. A Dinâmica dos Bairros de Goiânia (GO) como Apoio ao Estudo do Crescimento Urbano do Município. Rubia Nara Silva Martins 1 rubianara00@hotmail.com Ivanilton José de Oliveira 2 ivanilton.oliveira@gmail.com

Leia mais

2. ((UFMG) Analise este trecho de música, em que se retratam condições socioambientais das grandes cidades brasileiras: A Cidade

2. ((UFMG) Analise este trecho de música, em que se retratam condições socioambientais das grandes cidades brasileiras: A Cidade 1. (Puccamp) "Nos Estados Unidos, a região das Planícies Centrais tem apresentado grande evolução agrícola: no Corn Belt, o milho está cada vez mais associado à beterraba e à soja; no antigo Cotton Belt

Leia mais

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais Logística de Transporte no Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Gerais LOGÍSTICA DE TRANSPORTE NO BRASIL Transportes O sistema de transportes

Leia mais

República Conceitos básicos

República Conceitos básicos República Conceitos básicos Estado: e a formação de um povo. Território:, ou seja, representa a base física limitada por suas fronteiras. República Conceitos básicos Povo: é todo o, regulamentados por

Leia mais

A ONU ESTIMA QUE, ATÉ 2050, DOIS TERÇOS DA POPULAÇÃO MUNDIAL ESTARÃO MORANDO EM ÁREAS URBANAS.

A ONU ESTIMA QUE, ATÉ 2050, DOIS TERÇOS DA POPULAÇÃO MUNDIAL ESTARÃO MORANDO EM ÁREAS URBANAS. A ONU ESTIMA QUE, ATÉ 2050, DOIS TERÇOS DA POPULAÇÃO MUNDIAL ESTARÃO MORANDO EM ÁREAS URBANAS. EM 1950, O NÚMERO CORRESPONDIA A APENAS UM TERÇO DA POPULAÇÃO TOTAL. CERCA DE 90% DO AVANÇO DA POPULAÇÃO URBANA

Leia mais

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial Capítulo 9 Educador: Franco Augusto Alguns significados: fonte: http://www.significados.com.br Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a

Leia mais

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Brasília, 07 de maio de 2015 Roteiro 1. A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano 2. Avanços institucionais

Leia mais

Apostila de Geografia 17 Demografia Matheus Borges

Apostila de Geografia 17 Demografia Matheus Borges Apostila de Geografia 17 Demografia Matheus Borges 1.0 Efetivo Humano Mundial Distribuição Espacial A população não se distribui uniformemente pela superfície terrestre, pois existem: Áreas anecúmenas

Leia mais

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial Gustavo Mendonça Departamento de Promoção Comercial Outubro/2009 Sumário Missão; Estrutura organizacional; BrazilTradeNet. Missão do

Leia mais

Déficit Habitacional. Vladimir Fernandes Maciel. Pesquisador do Núcleo N. de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie

Déficit Habitacional. Vladimir Fernandes Maciel. Pesquisador do Núcleo N. de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie Déficit Habitacional Vladimir Fernandes Maciel Pesquisador do Núcleo N de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie 15/05/2006 Semana da FCECA 1 Estrutura do Workshop Motivação

Leia mais

Material de apoio para o exame final

Material de apoio para o exame final Professor Rui Piassini Geografia 1ºEM Material de apoio para o exame final Questão 01) Com relação às cidades de Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, bem como as de Campinas (SP) Londrina (PR) e Campina

Leia mais

ÁREAS URBANAS. dinâmicas internas

ÁREAS URBANAS. dinâmicas internas ÁREAS URBANAS. dinâmicas internas O que é uma cidade? Que ideia temos de uma cidade? Será algo parecido com Ou isto Ou isto Cidade do Porto Ou isto Ou isto Cidade de Coimbra Ou isto Cidade de Aveiro

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Escola: Estadual Berilo Wanderley Supervisora: Janeide Medeiros de Almeida Bolsistas: Dina C. Cunha;

Leia mais

MOBILIDADE METROPOLITANA E PROJETO URBANO

MOBILIDADE METROPOLITANA E PROJETO URBANO MOBILIDADE METROPOLITANA E PROJETO URBANO SEMINÁRIO RIO METROPOLITANO: DESAFIOS COMPARTILHADOS O FUTURO DA MOBILIDADE NA METRÓPOLE VERTICALIDADES Aspectos metropolitanos HORIZONTALIDADES Interações entre

Leia mais

www.professoravanucia.blogspot.com A importância da Indústria A Indústria é um dos três setores de atividade da economia. Os outros dois são os serviços e a agropecuária. As atividades agrícolas, o comércio

Leia mais

A ordem urbana na Região Metropolitana de Maringá: planejamento que produz segregação. Ana Lúcia Rodrigues RIO DE JANEIRO Dezembro de 2015

A ordem urbana na Região Metropolitana de Maringá: planejamento que produz segregação. Ana Lúcia Rodrigues RIO DE JANEIRO Dezembro de 2015 A ordem urbana na Região Metropolitana de Maringá: planejamento que produz segregação Ana Lúcia Rodrigues RIO DE JANEIRO Dezembro de 2015 CONTEÚDO DO CAPÍTULO INTRODUÇÃO I. A configuração da Região Metropolitana

Leia mais

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização.

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização. Nome: Série: 8º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 8 ANO REr Capítulos 5 e 6 1. O que é globalização? 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 Sumário PROJETO DE LEI Nº /2015 TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS, ABRANGÊNCIA E FINALIDADES...7 CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS E ABRANGÊNCIA... 7 CAPÍTULO II DA FINALIDADE E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO... 7 TÍTULO

Leia mais

Conceitos introdutórios

Conceitos introdutórios População Conceitos introdutórios 1. POPULAÇÃO: conjunto de pessoas que habita determinado espaço geográfico. 2. POPULAÇÃO ABSOLUTA: número total de habitantes de um país, podendo este ser classificado,

Leia mais

Unidade de Gestão Estratégica. Regional Metropolitana

Unidade de Gestão Estratégica. Regional Metropolitana Unidade de Gestão Estratégica Perfil Socioeconômico Regional Metropolitana Sebrae em Goiás Conselho Deliberativo Marcelo Baiocchi Carneiro Presidente Diretoria Executiva Manoel Xavier Ferreira Filho Diretor

Leia mais

7º Concurso de Monografia CBTU 2011 A Cidade nos Trilhos

7º Concurso de Monografia CBTU 2011 A Cidade nos Trilhos 7º Concurso de Monografia CBTU 2011 A Cidade nos Trilhos Desenvolvimento de um novo padrão urbano sustentável: o papel do transporte de passageiros sobre tilhos UM NOVO PADRÃO DE DESLOCAMENTOS DOS USUÁRIOS

Leia mais

Nosso negócio é fazer negócios! MERCADO BRASILEIRO SHOPPING CENTERS

Nosso negócio é fazer negócios! MERCADO BRASILEIRO SHOPPING CENTERS MERCADO BRASILEIRO SHOPPING CENTERS O comércio responde por 13% do PIB brasileiro O comércio varejista é responsável por 42% do comércio geral Os Shopping Centers representam 19% do comércio varejista

Leia mais

Estatística e Probabilidades

Estatística e Probabilidades Estatística e Probabilidades Nesse resumo vamos mostrar como a análise crítica de séries estatísticas podem contribuir para uma compreensão mais precisa da realidade. Todos os dias ouvimos falar sobre

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico São Paulo, Setembro de 2013 Alberto Silva CDURP Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS

CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS A proposta dessa formação básica é contribuir para a estruturação de vínculos sociais e institucionais de ação coletiva, formando redes de controle social sobre

Leia mais

DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO

DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E ÉTICA Curso de Zootecnia DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO MAIO 2017 Definição sociológica de rural: é um espaço

Leia mais

CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016

CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 V2 1 1. SETOR 2 UNIVERSO DISTRIBUIÇÃO MACRO REGIÕES SHOPPINGS EM OPERAÇÃO - UNIDADES 26 NORTE 80 NORDESTE 50 CENTRO OESTE 292 SUDESTE 520 +3,5% 538 SHOPPINGS

Leia mais

APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015

APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015 APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015 A divulgação anual das estimativas da população residente

Leia mais

PERSPECTIVAS DE AMPLIAÇÃO DA MALHA FERROVIÁRIA DO CENTRO-OESTE

PERSPECTIVAS DE AMPLIAÇÃO DA MALHA FERROVIÁRIA DO CENTRO-OESTE PERSPECTIVAS DE AMPLIAÇÃO DA MALHA FERROVIÁRIA DO CENTRO-OESTE . Em 1956, o Governo Juscelino Kubitscheck (1956-1961), tendo em vista a urgência do seu Programa de Metas, solicitou e obteve a aprovação

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

O segmento de habitação popular possui fundamentos sólidos baseados em 4 pilares...

O segmento de habitação popular possui fundamentos sólidos baseados em 4 pilares... O segmento de habitação popular possui fundamentos sólidos baseados em 4 pilares... Pilar 1: Déficit habitacional Pilar 2: Crédito ao Comprador Programa MCMV Pilar 3: Demografia Pilar 4: Aumento da Renda

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de aula: -Data: 24

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

Cidades de Oportunidade 6

Cidades de Oportunidade 6 0Minutos Cidades de Oportunidade Análise da trajetória de cidades para entender os fatores por trás do seu bom funcionamento Cidades de Oportunidade Destaques O achado mais consistente do nosso relatório

Leia mais

Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé

Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé 3º Ano 1) Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um fator ligado à constituição e expansão do processo de urbanização:

Leia mais

Exercício 02 Projeto de Paisagem Forma urbana e espaços livres.

Exercício 02 Projeto de Paisagem Forma urbana e espaços livres. Exercício 02 Projeto de Paisagem Forma urbana e espaços livres. Objetiva desenvolver a reflexão e o projeto de espaços livres urbanos de modo a desenvolver e aprofundar o conhecimento adquirido anteriormente

Leia mais

IBEU LOCAL: REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

IBEU LOCAL: REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS IBEU LOCAL: REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS Marcelo Gomes Ribeiro Gustavo Henrique P. Costa INTRODUÇÃO O Observatório das Metrópoles divulgou recentemente a publicação referente ao Índice de Bem Estar

Leia mais

O Associativismo Desportivo em Portugal Fernando Tenreiro (Prof. Dr.)

O Associativismo Desportivo em Portugal Fernando Tenreiro (Prof. Dr.) O Associativismo Desportivo em Portugal Fernando Tenreiro (Prof. Dr.) Universidade Lusíada de Lisboa Seminário de Gestão do Desporto Câmara Municipal de Loulé 9 de Novembro de 2012 Dados do Desporto da

Leia mais

POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO:

POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Humanas / Geografía Professor(a): MARCO POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1ª 02 COMPETÊNCIA GERAL:

Leia mais

GEOGRAFIA UCS Vestibular de Verão 2007 Caderno 2

GEOGRAFIA UCS Vestibular de Verão 2007 Caderno 2 GEOGRAFIA 01 As rochas são formadas por elevadas pressões e temperaturas cuja origem é o dinamismo da litosfera. Em função do grau e da origem da transformação, algumas rochas são mais ou menos resistentes.o

Leia mais

CIDADES SUSTENTÁVEIS E A ECONOMIA ATUAL

CIDADES SUSTENTÁVEIS E A ECONOMIA ATUAL CIDADES SUSTENTÁVEIS E A ECONOMIA ATUAL CIDADE A C Encontro Encontro Trading Economia B Desenvolvimento Huacachina Veneza Manhattan PESSOAS Economia Cidade PLANETA O QUE É UMA CIDADE SUSTENTÁVEl? Pessoas

Leia mais

MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barretto de Carvalho Secretário do PAC

MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barretto de Carvalho Secretário do PAC MOBILIDADE URBANA Mauricio Muniz Barretto de Carvalho Secretário do PAC O QUE O GOVERNO FEDERAL JÁ FEZ Sanção da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) Desoneração das tarifas do transporte

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 04 URBANIZAÇÃO BRASILEIRA: A DESMETROPOLIZAÇÃO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 04 URBANIZAÇÃO BRASILEIRA: A DESMETROPOLIZAÇÃO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 04 URBANIZAÇÃO BRASILEIRA: A DESMETROPOLIZAÇÃO Como pode cair no enem (UFSJ) Quem, de avião, deixa o aeroporto de Congonhas, situado ao sul da cidade, em demanda do norte, tem

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Características gerais O Centro-Sul caracteriza-se por ser o centro articulador do território brasileiro, com maior dinamismo industrial,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

APRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Projeto Comum Rede 10 APRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Expositora: Marlene Bueno Zola Diretora Presidente Fundação Criança de São Bernardo Querétaro Fevereiro/2006 Localização Sudeste

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 4ºAno 1.4 GEOGRAFIA 1º período 12 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Salvador Desafios Principais

Salvador Desafios Principais Leitura de Bordo No. 09 (*) NOTA TEMÁTICA Salvador Desafios Principais Gilberto Corso (**) Salvador Problemas Legados Salvador enfrenta em 2015 um conjunto de problemas que podem comprometer seu desenvolvimento

Leia mais

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais