A Evolução do Espaço Urbano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Evolução do Espaço Urbano"

Transcrição

1 A Evolução do Espaço Urbano

2 O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO O processo de urbanização está ligado aos espaços geográficos onde notamos atividades secundárias (indústrias) e terciárias (comércio e serviços) especificamente. No caso brasileiro o IBGE reconhece as sedes dos municípios como espaços urbanos. Notamos nas cidades a centralização da gestão (Poder) tanto pública quanto privada, assim como religiosas e científica. Estão intimamente associados a evolução das práticas capitalistas (capitalismo comercial, industrial, financeiro e informacional). As cidades necessitam de infraestrutura (fixos) moderna para possibilitar maior agilidade e capacidade para o deslocamento dos fluxos. O processo de urbanização se desenvolve com maior facilidade em economias que estejam na dianteira do processo capitalista.

3 Função Urbana Visa maximizar a exploração e ampliar a reprodução do capital. Maior dinâmica dos fluxos a partir de uma infra-estrutura moderna e de alta velocidade/capacidade. As áreas urbanas tendem a se adaptar as práticas capitalistas do período em que se inserem (cidades mercantis, metrópoles industriais, cidades globais)

4 AS CIDADES COMERCIAIS Tiveram seu auge no período mercantil. Na atualidade tentam se adequar aos padrões atuais do capitalismo. Atualmente a atividade turística é uma das grandes fontes de renda, visto a manutenção do patrimônio arquitetônico e cultural do período renascentista. Lisboa, Genova, Veneza, Porto.

5 CIDADES INDUSTRIAIS Batizadas posteriormente de metrópoles industriais, visto o acúmulo de pessoas, indústrias e um forte investimento em infraestrutura. Este tipo de cidade surgiu no contexto da revolução tecnológica (hidráulica, carvão, petróleo) Necessidade de se produzir e estar próximo do mercado consumidor, matérias-primas e fontes energéticas (economia de aglomeração) LONDRES, PARIS, NOVA YORK, TÓQUIO, SÃO PAULO, FRANKFURT,

6 CIDADES INFORMACIONAIS CIDADES GLOBAIS METROPOLES MUNDIAIS ESTA RELACIONADA AOS FLUXOS DE INFORMAÇÃO E A DINAMIZAÇÃO DAS ATIVIDADES TERCIARIAS A PARTIR DA DÉCADA DE ENCONTRAM-SE DIVIDIDAS EM 3 GRUPOS EM FUNÇÃO DE SUA IMPORTANCIA NA ECONOMIA GLOBAL (INTERDEPENDENCIA). ENCONTRAMOS NESTAS CIDADES AS SEDES DAS CORPORAÇÕES TRANSNACIONAIS, ORGANISMOS SUPRANACIONAIS, BOLSAS DE VALORES. ENCONTRAMOS OS NÓS DAS REDES DE TRANSPORTE, TELECOMUNICAÇÕES E AS INFOVIAS. ESTAS CIDADES FORAM METRÓPOLES INDUSTRIAIS, ADQUIRINDO, ASSIM TODA A INFRAESTRUTURA NECESSARIA PARA SE TORNAR UMA CIDADE GLOBAL.

7 TIPOS DE CIDADES GLOBAIS ALFA São as mais importantes e encontram-se fixadas prioritariamente nos países centrais (NY, Londres, Tóquio, Frankfurt, Seul, Paris, Milão). BETA Possuem influência mais restrita (nível regional) e algumas encontram-se em países semiperiféricos (LA, SP, Cidade do México, Mumbai, Shangai). GAMA São cidades globais de pequena importância, por dois motivos: ou por estarem em um processo de ascensão ou em uma linha de decadência (RJ, Buenos Aires, Hong Kong).

8 Tecnopolos Concentração de universidades. Amenidade social. Concentração de centros de pesquisa. Empresas de alta tecnologia (HIGH TECHs). Drenagem de cérebros. Impostos mais baixos. A maioria dos tecnopolos encontram-se fixados em cidades de pequeno e médio porte (até 800 mil habitantes), onde encontramos: Os principais tecnopolos encontram-se fixados nos países desenvolvidos (Vale do Silício, Estocolmo, Stutgard, costa oeste do Japão, Seul). Contudo encontramos tecnopolos em cidades de alguns países semiperiféricos como Brasil (Campinas e São Carlos) e Índia (Bangalore).

9 Estrutura Interna das Cidades Núcleo Central Zona periférica do centro Subúrbio Periferia Urbana

10 Núcleo Central (Central Business District CBD ou CORE) Caracteriza-se pela: Grande diversidade de atividades sócioeconômicas. Ampla escala de verticalização. Limitada horizontalidade. Concentração populacional diurna. Foco de transportes intra-urbanos. Área de decisões e poder. Afastados dos centros temos os subcentros que a grosso modo reproduzem em escala menor os atrativos dessa área.

11 EXEMPLOS DE CBDs (SP)

12 EXEMPLOS DE CBDs (LA)

13 Centro Financeiro de Manhattan - NY 13

14 Zona Periférica do Centro (Zona de Obsolescência) - Caracteriza-se pela semi-intensividade das atividades sócio-econômicas. - Beneficiando-se da proximidade da área central. - Ampla escala horizontal. - Limitado crescimento vertical. - Residências de baixo Status social. - Foco de transportes inter-regionais.

15 Exemplos de Zonas de Obsolescência (sul de pittsburg eua)

16 Exemplos de Zonas de Obsolescência (bairro da lapa rj)

17 Subúrbio Caracteriza-se pela ambiguidade conceitual. Temos a definição para o termo nos países centrais e periféricos. Nos países ricos as amenidades e o poder público são mais presentes e as classes mais abastadas preferem esses espaços para viver (subúrbios = downtowns). Nos países pobres ou em desenvolvimento define-se muitas vezes como lugar de menor atratividade e sofisticação.

18 Exemplos de Subúrbios (subúrbio de Hollywood)

19 Exemplos de Subúrbios (Bangu Subúrbio do Rio de Janeiro)

20 Fenômenos urbanos e a evolução do espaço geográfico Os fenômenos urbanos estão relacionados as transformações impostas pelo capitalismo e a adequação as novas atividades produtivas. O espaço urbano é a melhor representação espacial da evolução das práticas capitalistas.

21 Fenômeno 1 CONURBAÇÃO Trata-se do processo de fusão entre os espaços urbanos de duas ou mais cidades. Este fenômeno ocorre normalmente em uma metrópole, visto o vertiginoso processo de ocupação dos espaços urbanos pela população, atividades produtivas e o Estado (INFRA-ESTRUTURA). Esta mancha urbana interfere na definição/ DELIMITAÇÃO dos territórios entre duas cidades, dificultando as dos municípios.

22 Metrópole de São Paulo Mancha Conurbada

23 Fenômeno 2 Centralização Fenômeno CITY Representa a especialização exclusiva dos centros das grandes cidades em funções terciárias superiores, caracterizando uma concentração de imóveis de escritórios na paisagem urbana e por uma paralisação das atividades e do movimento de pessoas após o horário de trabalho.

24 Prostituição nas Ruas Anomalia do Fenômeno City

25 Fenômeno 3 Descentralização Processo que passou a ocorrer com mais freqüência na década de 1970 nos países centrais e nas décadas de 1980/90 nos países semiperiféricos, visto: Aumento constante no valor da terra. Congestionamentos e custos elevados dos modos de transportes. Dificuldade em obter espaço para expansão. Perda de amenidade sociais. Controle sobre as atividades que causam forte impacto ambiental. Obs: o processo de descentralização ou desconcentração atingiu em cheio a atividade industrial (setor secundário da economia).

26 26

27 Fenômeno 4 Guerra dos Lugares Ocorre entre Estados e municípios em função da disputa para atrair empresas para os seus respectivos territórios. Para atrair as empresas estes Estados e municípios disponibilizam vantagens para estas corporações como: isenção de impostos. fixação da infra-estrutura pelo Estado. doação do terreno. qualificação da mão-de-obra. políticas ambientais permissivas. terraplanagem ligação das fábricas com as grandes rodovias. empréstimos públicos para as empresas. fixação de infovias.

28 especialização das Atividades Industriais no Brasil a partir da Década de

29 Fenômeno 5 Favelização Processo típico dos países subdesenvolvidos onde a presença do estado no controle do espaço urbano é mínimo. A pobreza impossibilita que uma parcela significativa da população se insira nos meios formais da economia ou tenha acesso ao espaço urbano dotado de serviços, saneamento e infraestrutura Ocorre em função do crescimento da população pobre, em especial em função do êxodo rural. o crescimento demográfico da população pobre também explica o crescimento das favelas.

30 Portinari Os Retirantes

31 Morro do Adeus RJ ( zona Norte )

32 Fenômeno 6 Segregação Sócio-Espacial O crescimento dos espaços urbanos também foi acompanhado pela forte segregação sócio-espacial, onde as classes mais pobres são depositadas nos setores mais distantes e desprovido dos serviços básicos ( pé-de-toddy ). Já as classes mais abastadas (ricos) passam a se fixar em áreas fechadas a circulação de quem não é proprietário/ morador/funcionário. Estes espaços são cópias dos subúrbios ricos (downtowns) dos EUA. Nestes condomínios horizontais notamos um novo processo/ conceito de urbano que vem atraindo a atenção da classe média. Estas áreas também são conhecidas como enclaves fortificados. Outros autores caracterizam o processo como medievalização da vida moderna. PROF.: ROBERT OLIVEIRA CABRAL robertgeografia@gmail.com

33 PROF.: ROBERT OLIVEIRA CABRAL

34 PROF.: ROBERT OLIVEIRA CABRAL

35 PROF.: ROBERT OLIVEIRA CABRAL

36 36

37 Urbanização Brasileira

38 Urbanização no Brasil (% por Regiões) Regiões/anos Sudeste 44,5 72,7 90,5 92,9 Centro-Oeste 24, ,7 88,7 sul 29,5 44,3 80,9 84,9 Norte 31,5 45,1 69,9 73,5 Nordeste 26,4 41, ,1 Brasil 36,2 55,9 81,2 84,36 Estatísticas Históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1950 a ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1990, p 36-7; Anuário estatístico do Brasil 2001, Rio de Janeiro: IBGE, 200, p e

39 Urbanização Acompanhada do Envelhecimento e forte queda da Natalidade Ao longo das últimas décadas notamos uma forte acentuação do ritmo de urbanização no Brasil. Mesmo mantendo um alto grau de exclusão ao longo deste processo é visível uma brusca queda da natalidade, interferindo no ritmo de crescimento da população. Dados mais pessimistas demonstram que a retração da população brasileira pode ter início na década de 2030 (duas décadas antes do imaginado). 39

40 Taxa média geométrica de crescimento anual da população residente (%) segundo as Grandes Regiões /2010 Grandes Regiões Taxa média geométrica de crescimento anual da população residente (%) 1991/ /2010 (1) Variação (%) Brasil 1,64 1,17-28,8 Norte 2,86 2,09-27,0 Nordeste 1,31 1,07-18,8 Sudeste 1,62 1,05-35,4 Sul 1,43 0,87-38,8 Centro-Oeste 2,39 1,91-20,1 Fonte: IBGE, Censo Demográfico

41 Demográficos Demográficos de 2000/2010, segundo as classes de tamanho da populaçã de 2000/2010, segundo as classes de tamanho da populaçã Número de Municípios e população nos Censos Demográficos de 2000/2010, segundo as classes de tamanho da população Classes de tamanho da população Número de Municípios e População nos Censos Demográficos Brasil 1 de Agosto de de Agosto de 2010 Número de M unicípios Total Até habitantes De a De a De a De a De a De a De a Mais de Taxa Crescimento População dos Municípios Taxa 2010/2000 Crescimento População dos Municípios Total / ,34% Total Até habitantes ,63% 12,34% Até De a habitantes ,48% -6,63% De a ,62% 5,48% De a a ,55% 6,62% De a ,85% 22,55% De a 1 1 a ,68% 24,85% De a ,51% 35,68% De a ,51% 7,90% De 41 Mais 5.0de a ,8 7,90% 6% Mais de ,86% Censo IBGE

42 42

43 A Rede Urbana

44 Pontos Necessários para a Consolidação de uma Rede Urbana A rede urbana se estabelece em economias capitalistas abertas aos fluxos de produtos, serviços, informações e capitais. É necessário para a consolidação da rede urbana a existência de pontos fixos (cidades) onde as transações podem se estabelecer. A relação entre estes espaços urbanos esta embasada nos fluxos que representam, em análise mais detalhada, a existência de uma hierarquia. A existência de uma hierarquia urbana balizada pelo poder econômico e de decisão política de cada cidade. A hierarquia urbana clássica estava baseada nos sistemas de transportes. Com os avanços do sistema informacional (telecomunicações) a hierarquia urbana foi quebrada.

45 Estrutura de uma Rede Urbana Clássica Este Tipo De Rede Urbana Está Ligada A Lógica Econômica Industrial (Até A Década De 1960/70. A Hierarquia É Mantida A Partir Das Ligações Entre As Cidades (Transporte E Telefonia). A Economia De Aglomeração Ainda Era O Padrão De Espacialidade Da Atividade Industrial. Os Fluxos São Mantidos Obedecendo A Estrutura Hierárquica Das Cidades.

46 Estrutura de uma Rede Urbana Clássica São Paulo Curitiba Goiânia Salvador Londrina Anápolis Feira de Santana Maringá Pirenópolis Barreiras

47 REDE URBANA ATUAL (INFORMACIONAL)

48 CARACTERÍSTICAS DA REDE URBANA ATUAL A estrutura hierárquica de ligação das cidades foi rompida pelos avanços dos sistemas de telecomunicações (década de 1970). A dispersão das atividades industriais e o fim da economia de aglomeração. As telecomunicações e as funções gestoras de determinados aglomerados urbanos (antigas metrópoles industriais) passam a caracterizar determinadas cidades (cidades globais ou metrópoles mundiais). Esta nova estrutura tecnológica ampliou os laços econômicos internacionais, criando uma hierarquia urbana planetária.

49 É importante notarmos que neste modelo encontramos novas estruturas urbanas definidas pela evolução tecnológica e do capitalismo. As cidades globais (ou informacionais) passam a operar em todas as escalas geográficas quebrando a estrutura hierárquica. Os sistemas de telecomunicações avançados (infovias) e os meios de transportes mais ágeis potencializaram a redução virtual das distâncias (em escala planetária). As cidades globais administram atividades produtivas, fluxos de capitais e possuem as principais bolsas de valores, atuando economicamente fora dos seus países de origem. REDE URBANA (atual ou Informacional) METRÓPOLES NACIONAIS CENTROS URBANOS PEQUENAS CIDADES VILAS CIDADES GLOBAIS OU METRÓPOLES MUNDIAIS METRÓPOLES REGIONAIS CIDADES MÉDIAS DISTRITOS POVOADOS

50 megacidades, MEGALÓPOLES E A REDE URBANA

51 MEGALÓPOLES Quando duas ou mais metrópoles se integram a partir de fluxos intensos a partir de uma malha diversificada de transportes e telecomunicações. Primordialmente encontramos estes novos espaços urbanos nos países centrais, visto o alto custo de fixação da infra-estrutura necessária. Tanto os modos de transporte quanto os sistemas de telecomunicações atendes as atuais demandas tecnológicas do capitalismo.

52 MEGALÓPOLES

53 MEGALÓPOLES

54 Fontes CALDEIRA, Teresa P. do R. Cidade de Muros: Crime, Segregação e Cidadania em São Paulo. Ed. EDUSP. CORREA, Roberto Lobato. Espaço Urbano. Ed. Ática. CORREA, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Ed. Bertrand Brasil. SOUZA, Marcelo L. ABC do Desenvolvimento Urbano. Ed Bertrand Brasil. SOUZA, Marcelo L. Fobópolis. ed. Bertrand Brasil. SOUZA, Marcelo L. O Desafio Metropolitano. ed. Bertrand Brasil. RIBEIRO, Miguel Ângelo. O Território da Prostituição na Metrópole Carioca. ed. Ecomuseu Fluminense. ROSS. Jurandir Santos (ORG.). Geografia do Brasil. Ed. EDUSP SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. Ed. EDUSP. SANTOS, Milton. Pobreza Urbana. Ed. EDUSP. ZALUAR, Alba & ALVITO, Marcos (ORGs). Um Século de Favela. Ed. Fundação Getulio Vargas. 54

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015 O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO Porto Alegre 2015 INDUSTRIALIZAÇÃO NO CAMPO: IMPUSIONA A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA, CONCENTRANDO TERRAS E DIMNUINDO A OFERTA DE POSTOS DE TRABALHOS REPULSÃO MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE

Leia mais

LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR

LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR Geografia Urbana IMPORTÂNCIAS LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; FORTE PERSPECTIVA DE EXPANSÃO; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR A URBANIZAÇÃO É

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira Paulo Tumasz Junior Urbanização Mundial e Brasileira - Urbanização Mundial: processo lento até 1950; - Urbanização: maior quantidade de pessoas nas cidades do que no campo; - Êxodo rural (fatores repulsivos

Leia mais

URBANIZAÇÃO R O C H A

URBANIZAÇÃO R O C H A URBANIZAÇÃO R O C H A URBANIZAÇÃO: Definição CONCEITOS E ASPECTOS GERAIS Processo de crescimento da população urbana mais rápido que o crescimento da população rural. Causa: êxodo rural. As 15 maiores

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO Como pode cair no enem (ENEM) As afirmativas a seguir relacionam-se ao tema as cidades e a produção do espaço. Analise-as. I) A delimitação

Leia mais

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO Tipos de urbanização: Países centrais x Países periféricos Aglomerados urbanos: Metrópoles, Áreas metropolitanas, Megalópoles, Megacidades e Cidades globais

Leia mais

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO:

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO CONCEITO: É a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência em larga escala da população do campo para a cidade êxodo rural em razão de diversos

Leia mais

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano"

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano A evolução urbana URBANIZAÇÃO Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano" O processo de urbanização A transferência da população do meio

Leia mais

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/2016 13:00 2 O ESPAÇO URBANO O ESPAÇO URBANO É O ESPAÇO DAS CIDADES E SE CARACTERIZA PELO PREDOMÍNIO DAS ATIVIDADES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS, OU SEJA, AS ATIVIDADES

Leia mais

Guimarães Rosa Urbanização. Prof. Rita Martins

Guimarães Rosa Urbanização. Prof. Rita Martins Guimarães Rosa Urbanização Prof. Rita Martins Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região para características urbanas. AVENIDA PAULISTA, SÃO PAULO

Leia mais

O Estudo da População Prof. Robert Oliveira Cabral

O Estudo da População Prof. Robert Oliveira Cabral Dinâmica Demográfica O Estudo da População Prof. Robert Oliveira Cabral População Mundial Entrada da Mulher no Mercado de Trabalho Custo dos Filhos para as Famílias Redução da Natalidade (fatores) Avanço

Leia mais

O Estudo da População Prof. Robert Oliveira Cabral

O Estudo da População Prof. Robert Oliveira Cabral Dinâmica Demográfica O Estudo da População Prof. Robert Oliveira Cabral Entrada da Mulher no Mercado de Trabalho Avanço médico e dos métodos Contraceptivos População Mundial Redução da Natalidade (fatores)

Leia mais

Testes. volume 1 GEOGRAFIA

Testes. volume 1 GEOGRAFIA Testes volume 1 Mundo contemporâneo 01. b A Guerra Fria foi o período caracterizado pela bipolarização mundial; de um lado, o bloco socialista, liderado pela URSS, e do outro, o bloco capitalista, liderado

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD

1ª Série do ensino médio _ TD 1ª Série do ensino médio _ TD 16. As afirmações a seguir referem-se a alguns temas relacionados com um ramo da Geografia denominado Geografia Urbana. Sobre o tema, assinale V, se verdadeira, ou F, se falsa,

Leia mais

Em seu início, as cidades tinham a função administrativa, política e religiosa;

Em seu início, as cidades tinham a função administrativa, política e religiosa; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA URBANA 1 O surgimento das cidades As cidades são aglomerações humanas que surgem, crescem e se desenvolvem segundo uma dinâmica espacial, definida por circunstâncias históricas e

Leia mais

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas,

Leia mais

Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização. Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo

Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização. Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo A taxa de urbanização da população mundial vem crescendo cada vez mais: 3% no séc. XVIII, 14% no

Leia mais

URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA

URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA Aula 8 URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA EXERCÍCIO - FGV As funções urbanas possuem uma forma espacial conhecida como rede urbana. São muitos os tipos de rede urbana segundo as suas formas, simples ou

Leia mais

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes Alex Mendes Cidade 1.3 A estrutura urbana brasileira e as grandes metrópoles É o espaço onde se concentram moradias, pessoas, formas de construção etc. Ela é lugar por excelência do comércio, prestação

Leia mais

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.:

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Dê um exemplo de cada modal

Leia mais

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat. URUK URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais

Leia mais

ESPAÇO URBANO MUNDIAL. Conceitos, Evolução e Situação Atual

ESPAÇO URBANO MUNDIAL. Conceitos, Evolução e Situação Atual ESPAÇO URBANO MUNDIAL Conceitos, Evolução e Situação Atual Origens Desde a antiguidades cidades vem sendo erguidas. Ex: Cairo, Babilônia, Roma. Nessa época as cidades funcionavam apenas como centros de

Leia mais

CRESCIMENTO DAS CIDADES. Profº Anderson Carlos

CRESCIMENTO DAS CIDADES. Profº Anderson Carlos CRESCIMENTO DAS CIDADES Profº Anderson Carlos URBANIZAÇÃO É o crescimento da proporção entre a população que vive em cidades em comparação com os habitantes de zonas rurais. A transferência da população

Leia mais

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat. URUK URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

2) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira:

2) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira: Roteiro de recuperação 2 º ano Ensino Médio Geografia 1) A urbanização trouxe um desafio crescente ao poder público. Como trazer diariamente pessoas de bairros distantes para o centro da cidade e levá-los

Leia mais

O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO A Revolução Industrial (meados século XVIII) deflagrou um processo de transformações socioeconômicas e espaciais: - intensificou

Leia mais

A existência de cidades é anterior ao processo de urbanização. Cidade-Estado de Ur Suméria, Templo conhecido como Ziggurat.

A existência de cidades é anterior ao processo de urbanização. Cidade-Estado de Ur Suméria, Templo conhecido como Ziggurat. Urbanização A existência de cidades é anterior ao processo de urbanização Cidade-Estado de Ur Suméria, Templo conhecido como Ziggurat. Urbanização É a transformação dos espaços naturais e rurais em espaços

Leia mais

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA Nome: Nº: Série: 2º ANO Turma: Profª JÉSSICA CECIM Data: JULHO 2016 1. ROTEIRO a) Industrialização Brasileira e Urbanização 2. EXERCÍCIOS 1. A respeito do processo da industrialização

Leia mais

Classificação das indústrias. IFMG Campus Betim Outubro de 2015

Classificação das indústrias. IFMG Campus Betim Outubro de 2015 Classificação das indústrias IFMG Campus Betim Outubro de 2015 O IBGE propõe a CNAE Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Existem 21 categorias de atividades: http://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html

Leia mais

COLÉGIO CAESP EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO CAESP EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO CAESP EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, 1086 Fone/Fax (045) 3523.2887 CEP 85851-010 Foz do Iguaçu PR Brasil - www.caesp.net- e-mail:caesp@caesp.net TRABALHO DE

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 9 Urbanização I redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária O processo de urbanização apresenta diferentes dimensões,

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA Lista de Exercícios / 2º ano. Professor: Hudson de Paula Data: 09/fevereiro/2017 Um novo com a tradição de sempre! Aluno(a): Questão 01 - (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015)

Leia mais

Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo.

Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo. O Espaço Urbano Urbanização é a transformação dos espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente pelo deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros

Leia mais

A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL

A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL J O S É IRINEU R A N G E L R I G OT T I ( U F M G ) R E N ATO H A DAD (PUC-MINAS) DESAFIOS: País imenso, heterogêneo

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Evolução do espaço urbano PRÉ-HISTÓRIA IDADE ANTIGA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA CONTEMPORÂNEA... 3000 a.c. 3000 a.c. 476 d.c 476-1453

Leia mais

01- Caracterize os setores da economia brasileira: a) Setor Primário. b) Setor Secundário. c) Setor Terciário

01- Caracterize os setores da economia brasileira: a) Setor Primário. b) Setor Secundário. c) Setor Terciário PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA

A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA Jadna Téssia Oliveira 1 Márcio Toledo 2 891 INTRODUÇÃO Esta pesquisa analisa o crescimento urbano do município de São João del-rei levando em

Leia mais

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat. URUK URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais

Leia mais

AULA 6 GEOGRAFIA URBANA. Reestruturação urbano industrial

AULA 6 GEOGRAFIA URBANA. Reestruturação urbano industrial AULA 6 GEOGRAFIA URBANA Reestruturação urbano industrial Indutor: Reestruturação produtiva em São Paulo: Crescimento maior do INTERIOR (perda de peso relativo da metrópole no crescimento industrial). Dados

Leia mais

Povoamento disperso; económicas predominantes: agricultura, pecuária e silvicultura.

Povoamento disperso; económicas predominantes: agricultura, pecuária e silvicultura. Ano Lectivo 2010/2011 Geografia 8º Ano de escolaridade Professora Márcia Monsanto Áreas de fixação humana Espaço rural: Povoamento disperso; Actividades económicas predominantes: agricultura, pecuária

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Demografia 2

Paulo Tumasz Junior. Demografia 2 Paulo Tumasz Junior Demografia 2 APRESENTAÇÕES Slides - População Absoluta: Quantitativo de pessoas em um determinado espaço (País, Estado, Cidade e etc); - Populoso: Grande quantidade de habitantes o

Leia mais

POPULAÇÃO BRASILEIRA

POPULAÇÃO BRASILEIRA POPULAÇÃO BRASILEIRA População Brasileira 2014: atingiu o número de 204 milhões de habitantes. Formada a partir de três grandes grupos étnicos: índios, brancos e negros. A maioria da população é branca

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TECNICO INTEGRADO EM NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: DIVERSOS EMENTA ANO/SÉRIE:

Leia mais

República Conceitos básicos

República Conceitos básicos República Conceitos básicos Estado: e a formação de um povo. Território:, ou seja, representa a base física limitada por suas fronteiras. República Conceitos básicos Povo: é todo o, regulamentados por

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão URBANIZAÇÃO MUNDIAL E DO BRASIL PROFº CLAUDIO F. GALDINO GEOGRAFIA Cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através

Leia mais

BRASIL: CAMPO E CIDADE

BRASIL: CAMPO E CIDADE BRASIL: CAMPO E CIDADE URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO Urbanização? DO BRASIL De 1940 a 1970, houve um aumento de 30% para 55% da população vivendo nas cidades. Brasil: rápido processo de urbanização Taxa

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I Data: 27/04/2012 Aluno(a): n 0 ano: 7º turma: NOTA: Prof.(a): Haide Mayumi Handa Honda Ciente do Responsável: Data: / /2012 Instruções: 1. Esta avaliação contém 5 páginas e 10

Leia mais

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA Prof. André Silva É FÁCIL DEFINIR O QUE É UMA CIDADE? 8º Ano Geografia ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA DEMOGRÁFICO Tem em conta o número de habitantes ou a densidade populacional de um território. FUNCIONAL Tem

Leia mais

O BAIRRO DE BONSUCESSO E A MUDANÇA DAS FUNÇÕES: DAS INDÚSTRIAS AOS SERVIÇOS

O BAIRRO DE BONSUCESSO E A MUDANÇA DAS FUNÇÕES: DAS INDÚSTRIAS AOS SERVIÇOS Victor Barreto Cabral de Melo Victorbarreto12@hotmail.com Programa de Educação Tutorial UERJ O BAIRRO DE BONSUCESSO E A MUDANÇA DAS FUNÇÕES: DAS INDÚSTRIAS AOS SERVIÇOS Observando o processo contínuo que

Leia mais

Questão Social: desafios. Prof. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional Instituto do Milênio/CNPq

Questão Social: desafios. Prof. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional Instituto do Milênio/CNPq As Metrópoles, Globalização e a Questão Social: desafios Prof. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional Observatório rio das Metrópoles Instituto do Milênio/CNPq

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Caderno de Atividades 016 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Resgatando conteúdos

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5

Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 1. (UEMG) circunscrito aos países que primeiro se industrializaram. Após

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano ANO LETIVO: 2018 / 2019 Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais e urbanas Tema IV A população: como se movimenta e comunica Tema V Portugal

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES 47 A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES Nathália Oliveira Silva Costa 1 ; Alexandre Carvalho de Andrade 2. 1 nathaliacosta40@hotmail.com;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de aula: -Data: 24

Leia mais

Economia Urbana. Aula 1: Introdução. Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr.

Economia Urbana. Aula 1: Introdução. Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr. Aula 1: Introdução Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr. Um ramo de estudo com praticamente 50 anos de existência, nascida da economia regional. Fundadores: Alonso

Leia mais

Urbanização brasileira

Urbanização brasileira Urbanização brasileira A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da população rural. O processo de urbanização no Brasil

Leia mais

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS 112 Eixo Temático ET-01-012 - Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS Danillo Felix de Santana, Charles Roberto Santos de Abreu, Dangela Maria Fernandes Universidade Tecnológica

Leia mais

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU Ricardo Lacerda 1 O IBGE publicou na semana passada o relatório Censo Demográfico 2010- Aglomerados Subnormais- Informações Territoriais. Trata-se de um amplo estudo sobre

Leia mais

As Ocupações Intramuros Horizontais na Região Metropolitana de Campinas: uma análise dos aspectos fundiários e das legislações (in)existentes¹

As Ocupações Intramuros Horizontais na Região Metropolitana de Campinas: uma análise dos aspectos fundiários e das legislações (in)existentes¹ As Ocupações Intramuros Horizontais na Região Metropolitana de Campinas: uma análise dos aspectos fundiários e das legislações (in)existentes¹ PASQUOTTO, Geise Brizotti; SILVA, Ricardo Alexandre da; LIMA,

Leia mais

Cidade-região. Conceituação de Região Metropolitana. Quais os reflexos desses conceitos para a realidade metropolitana????? ? Metápoles?

Cidade-região. Conceituação de Região Metropolitana. Quais os reflexos desses conceitos para a realidade metropolitana????? ? Metápoles? Conceituação de Região Metropolitana Rômulo Ribeiro PPG-FAU/UnB????????????????? Região Metropolitana? Megalópole Cidade-região AGLOMERADO URBANO?? Área Metropolitana Megametrópoles?? Metápoles? Região

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR ES C/ 3º CICLO DR. BERNARDINO MACHADO ANO LETIVO: 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais

Leia mais

ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA RESIDÊNCIA: Condomínios Horizontais Exclusivos na Região Metropolitana de Aracaju (SE)

ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA RESIDÊNCIA: Condomínios Horizontais Exclusivos na Região Metropolitana de Aracaju (SE) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - NPGEO 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO À GEOGRAFIA São Cristóvão, 29 e 30 de Agosto

Leia mais

a) Centros megalopolitanos

a) Centros megalopolitanos 1) Como se sabe, a mundialização da economia capitalista é um processo que se intensifica nos dias atuais. A formação dos grandes monopólios capitalistas denominados transnacionais que, em diferentes localidades,

Leia mais

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão;

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão; PROCESSO MIGRATÓRIO BRASILEIRO E URBANIZAÇÃO 1 Processo Migratório Brasileiro Processo migratório no Brasil O processo migratório no Brasil teve início em 1530; A migração forçada dos negros; Com a abertura

Leia mais

Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 3

Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 3 Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 3 Questão 1 Julgue as questões abaixo que tratam do processo de urbanização no Brasil. a) O crescimento da cidade de São Paulo se encontra entre os mais

Leia mais

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES A GEOGRAFIA HISTÓRICA DO CAPITALISMO I) Espacialidade do Modo de produção capitalista - a valorização do

Leia mais

O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO O Processo de Globalização O que é: Fenômeno de integração econômica e cultural em consequência da intensificação das trocas internacionais de mercadorias e da circulação de pessoas, capitais (dinheiro)

Leia mais

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Professor

Leia mais

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4 DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS Aula 4 NOS DÁ A IDÉIA DA COMPOSIÇÃO DA POPULAÇAO... Década de 30 A ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER passou de aproximadamente 41 anos Década de 50 Viviam média

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia - Pedro Pinchas Geiger (1967) - Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões

Leia mais

Concurso de Seleção NÚMERO DE INSCRIÇÃO - GEOGRAFIA

Concurso de Seleção NÚMERO DE INSCRIÇÃO - GEOGRAFIA GEOGRAFIA QUESTÃO 1 Leia o texto abaixo e responda. A poluição do ar provoca doenças respiratórias no ser humano, deteriora prédios e monumentos históricos, afeta a vida das plantas, animais e até mesmo

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL (p. 228-232) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL (p. 228-232) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL

Leia mais

Considere a tabela abaixo, que apresenta dados relativos à temperatura de quatro cidades.

Considere a tabela abaixo, que apresenta dados relativos à temperatura de quatro cidades. TD 22 GEOGRAFIA 05 01 O município de Caçapava do Sul/RS está localizado em uma formação geológica de escudos cristalinos antigos. Suponha que a prefeitura local pretende estimular a pesquisa e o aproveitamento

Leia mais

CIDADES expressões máximas do espaço artificial

CIDADES expressões máximas do espaço artificial AS CIDADES CIDADES As cidades são as expressões máximas do espaço artificial criado pelo próprio ser humano. É onde vive em maior intensidade o relacionamento social: na escola, nos locais de trabalho,

Leia mais

Subúrbio e periferia Subúrbio, Rua Elisa Fláquer, centro de Santo André. Modo de vida suburbano: casas com quintal Proximidade com campo.

Subúrbio e periferia Subúrbio, Rua Elisa Fláquer, centro de Santo André. Modo de vida suburbano: casas com quintal Proximidade com campo. Subúrbio e periferia 1940. Subúrbio, Rua Elisa Fláquer, centro de Santo André. Modo de vida suburbano: casas com quintal Proximidade com campo. Ano 2011. Periferia em São Bernardo do Campo: bairro do Montanhão.

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA. o verificado nos anos anteriores. Cobrou assuntos importantes e aguardados. Mesmo diante do desequilíbrio entre

COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA. o verificado nos anos anteriores. Cobrou assuntos importantes e aguardados. Mesmo diante do desequilíbrio entre COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA A prova de geografia da 2ª fase do vestibular UFPR/2016 manteve o caráter de uma prova difícil e abrangente, como o verificado nos anos anteriores. Cobrou assuntos importantes

Leia mais

Tendências da Rede Urbana: Região de Influência das Cidades

Tendências da Rede Urbana: Região de Influência das Cidades Diretoria de Geociências Coordenação de Geografia Tendências da Rede Urbana: Região de Influência das Cidades Claudio Stenner Workshop: Rede Estratégica de Cidades Brasília, 25 de julhoo de 2013 Considerações

Leia mais

Metropolização e segregação urbana na Mesorregião Sul Cearense.

Metropolização e segregação urbana na Mesorregião Sul Cearense. 28. Jahrestagung der Lateinamerikaforschung Austria 2012 Metropolização e segregação urbana na Mesorregião Sul Cearense. Francisco Lima Júnior AGEF, Institut für Geographie Universität Innsbruck, Áustria

Leia mais

GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA

GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão O QUE É UMA INDÚSTRIA? INDÚSTRIA É A ATIVIDADE POR MEIO DA QUAL OS SERES HUMANOS TRANSFORMAM

Leia mais

Geografia 4 Capítulo 7 ano

Geografia 4 Capítulo 7 ano Industrialização no Brasil Começo tardio: muito mais tarde que os países europeus, Estados Unidos e Japão. Brasil-colônia: era proibida a instalação de indústrias no Brasil (Portugal não desejava que a

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO. Geografia - Bacharelado

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO. Geografia - Bacharelado UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2016.2 CURSO: FASE: 5ª Geografia

Leia mais

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 2 O ESPAÇO URBANO O ESPAÇO URBANO É O ESPAÇO DAS CIDADES E SE CARACTERIZA PELO PREDOMÍNIO DAS ATIVIDADES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS, OU SEJA, AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, COMERCIAIS

Leia mais

Diretoria de Geociências Coordenação de Geografia. Regiões de Influência das Cidades

Diretoria de Geociências Coordenação de Geografia. Regiões de Influência das Cidades Diretoria de Geociências Coordenação de Geografia Regiões de Influência das Cidades Objetivos Gerais Hierarquizar os centros urbanos Delimitar as regiões de influência associadas aos centros urbanos Específicos

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA MÓDULO II DO PISM (triênio )

PROVA DE GEOGRAFIA MÓDULO II DO PISM (triênio ) QUESTÕES OBJETIVAS 01. Leia o texto. PROVA DE GEOGRAFIA MÓDULO II DO PISM (triênio 2005-2007) Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade,

Leia mais

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: O turismo de segunda residência na Baixada Santista e a dinâmica imobiliária em Santos - SP Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): 6. 1 3. 0 0.

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

RAIO X TEMÁTICO PISM II. Judson Lima

RAIO X TEMÁTICO PISM II. Judson Lima RAIO X TEMÁTICO PISM II Judson Lima PRINCIPAIS TEMAS Industrialização. Revoluções Industriais. Desenvolvimento industrial brasileiro. Desenvolvimento Agrícola. Aspectos econômicos. Problemas socioambientais.

Leia mais

Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados.

Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados. Origem e evolução Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados. Pode ser classificada em três fases iniciais. São

Leia mais

Modernização Periférica. Nacional-desenvolvimentismo brasileiro

Modernização Periférica. Nacional-desenvolvimentismo brasileiro Modernização Periférica Nacional-desenvolvimentismo brasileiro Modernização Periférica Países subdesenvolvidos industrializados Pós-Guerra Nacional-desenvolvimentismo Tripé econômico Estado Infra-estrutura

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A Departamento de Ensino Secundário ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A

Leia mais

Exercícios Movimentos Populacionais

Exercícios Movimentos Populacionais Exercícios Movimentos Populacionais 1. O Brasil, especialmente a partir da década de 1950, passou a apresentar uma forte mobilidade populacional interna, em função do seu desenvolvimento econômico. Assinale

Leia mais

PROFESSOR: Gilberto Júnior

PROFESSOR: Gilberto Júnior PROFESSOR: Gilberto Júnior BANCO DE QUESTÕES - CHTS 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================= 01- Leia o texto a seguir, extraído

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: Geografia Série/Ano: 7º ANO Professores: LO/Matheus Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA 11ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais