Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização. Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização. Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo"

Transcrição

1 Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo

2 A taxa de urbanização da população mundial vem crescendo cada vez mais: 3% no séc. XVIII, 14% no início do séc. XX, 51,6% em 2010 e 67% em Atualmente, a população urbana e rural se cruzam, e no futuro, ela passará a ser predominantemente urbana. A urbanização também é um fenômeno desigual, entre os países. Qual é a consequência no espaço geográfico da aceleração da urbanização.

3 O processo de urbanização É a transformação de um espaço natural e/ou rural em espaço urbano, concomitantemente à transferência da população do campo para a cidade. Se ocorre em larga escala, é chamada de êxodo rural. As cidades são estruturas muito antigas (5.000 anos). Ex: Ur e Babilônia eram centros de poder e de negócios, mas a população vivia no campo. Mesmo Roma,que teve muitos habitantes, tinha baixas taxas de urbanização.

4 O processo de urbanização Durante a Idade Média, as cidades perderam importância, devido a descentralização políticoeconômica que ocorreu, e a redução das trocas comerciais. A partir do Capitalismo comercial, ocorre o processo inverso, e as cidades voltam a ter importância, sobretudo no Capitalismo industrial. O processo foi lento até o século XX, restrito a alguns países.

5 O processo de urbanização 2 fatores condicionam: atrativos (estimula a migração para as cidades) e os repulsivos (impulsionam a saída do campo). Fatores atrativos são importantes em áreas desenvolvidas e modernas, sendo associados a industrialização (transformações provocadas na cidade pela indústria), por exemplo, geração de empregos no setor industrial e de serviços. A modernização agrícola também ajudou neste processo.

6 O processo de urbanização Nos séculos XVIII e XIX (Revolução industrial), as principais cidades tiveram crescimento muito rápido (consequente deterioração da qualidade de vida). Não havia uma série de direitos fundamentais (saneamento, legislação trabalhista, renda, habitação, transporte. Neste processo, a circulação de mercadorias, pessoas e a desconcentração da produção levaram ao desenvolvimento de outras cidades, formando, ao longo do tempo, uma densa e articulada rede.

7 O processo de urbanização Os fatores repulsivos são comuns em áreas em desenvolvimento, independente da industrialização. Está vinculado as condições de vida rural, estrutura fundiária, baixos salários, falta de apoio a pequenos agricultores e técnicas rudimentares de cultivo resultando em êxodo rural. Isso agrava os problemas urbanos.

8 O processo de urbanização Com o fim da 2º Guerra Mundial e a expansão das empresas transnacionais, houve um aumento da industrialização em países em desenvolvimento e a urbanização chegou em áreas agrícolas e rurais. Em alguns destes países, ocorreu ainda uma transferência de indústrias das grandes para as médias e pequenas cidades, provocando a desconcentração urbano-industrial. Nas grandes cidades, o que mais cresce são os serviços.

9 O processo de urbanização Assim, nas regiões modernas, não se distingue mais entre campo e cidade, pois as atividades urbanas se dispersaram para o rural. Ao longo do tempo, muitas cidades se especializaram em determinadas funções, enquanto outras são multifuncionais.

10 Aglomerações urbanas Se refere à população contida em um território contíguo, habitado em diferentes níveis de densidade, desconsiderando os limites administrativos das cidades. Ou seja, são cidades conurbadas (interligadas pela expansão periférica da malha urbana ou pela integração socioeconômica promovida pela industrialização e cada vez mais, pelos serviços.

11 Aglomerações urbanas No Brasil, são reconhecidas como regiões metropolitanas (ou metrópoles), sempre com um município núcleo. Elas foram criadas por lei para facilitar o planejamento urbano onde elas estão contidas. Normalmente isso é feito por uma empresa ou órgão criado especialmente para este fim.

12 Aglomerações urbanas A megalópole se formaria quando os fluxos entre 2 ou mais metrópoles são fortemente integrados por modernas redes, mesmo havendo espaço rural entre elas, não é necessária a conurbação. Exemplos: Boswash, San-San, Chipitts (Grandes Lagos), existem no Japão e na Europa também. No Brasil é o eixo Rio São Paulo.

13 Aglomerações urbanas Cidades globais: surgiram no capitalismo informacional, com a descentralização mundial do poder econômico, político, cultural e financeiro. Possuem importante papel na rede urbana mundial, podem ou não ser metrópoles, estão localizadas principalmente em países desenvolvidos.

14 O processo de urbanização A maior parte da população urbana vive em cidades com menos de habitantes. Nos países desenvolvidos e alguns emergentes, há uma alta taxa de urbanização, devido a industrialização, que está vinculado a urbanização, mas não são a mesma coisa. Ex: China e Índia são industrializados, populosos, mas não muito urbanizados. Há países pouco ou não industrializados, mas com forte urbanização. E há países predominantemente rurais também.

15 Os problemas sociais urbanos Desigualdades e segregação socioespacial; Moradias precárias; Violência urbana.

16 Desigualdades e segregação socioespacial Os espaços urbanos são fragmentados. Normalmente, cada área tem suas formas e funções próprias. Podem ser áreas comerciais, financeiras, industriais, residenciais e de lazer.

17 Desigualdades e segregação socioespacial Os bairros poder ter uma, algumas ou todas estas funções. No último caso, são as cidades policêntricas, ou seja, em cada zona, distrito, ou bairro mais importante, possui seu próprio centro (comércio, serviços) e atraem pessoas dos bairros próximos.

18 Desigualdades e segregação socioespacial Esta fragmentação impede a vivência da cidade como um todo, sendo que os habitantes atentemse para alguns fragmentos que fazem parte do seu dia-a-dia. Locais de moradia, trabalho, estudo ou lazer (conceito de lugar).

19 Desigualdades e segregação socioespacial Nas metrópoles, estes locais podem não ser coincidentes, provocando grandes deslocamentos. A grande cidade não é um lugar, mas um conjunto de lugares. E as pessoas os vivem parcialmente.

20 Desigualdades e segregação socioespacial As desigualdades sociais se materializam na paisagem. Quanto maior for a desigualdade de renda, maiores serão as diferenças de moradia, acesso a serviços públicos e de oportunidades. Consequentemente, maiores serão a segregação espacial e os problemas urbanos.

21 Desigualdades e segregação socioespacial Por isso, muitos problemas urbanos, na verdade são sociais. Por isso, vem surgindo muitos condomínios fechados. Ao contrário, outros bairros sofrem a deterioração urbana, como algumas áreas do centro de grandes cidades.

22 Moradias precárias Normalmente, as cidades dos países em desenvolvimento não conseguiram absorver a grande quantidade de pessoas que migram em pouco tempo da zona rural, de cidades pequenas e médias. Isto leva ao aumento de desempregados, que acabam aceitando o subemprego e a economia informal, tendo rendimentos mais baixos ainda do que poderiam ganhar como formais.

23 Moradias precárias Assim, eles não conseguem comprar ou alugar imóveis em áreas com infraestrutura básica (que aumenta o valor do imóvel), formando aglomerados subnormais (mais famoso são as favelas). Esta é uma das faces das grandes cidades, e resulta da falta de políticas públicas habitacionais, que estimulassem o crescimento econômico e a geração de empregos, infraestrutura urbana e qualidade de vida ao longo do tempo.

24 Moradias precárias Cingapura, independente desde 1965, é um exemplo de país que reduziu a quantidade de submoradias. Este é um problema comum no mundo, mas é mais grave em países pobres e em desenvolvimento. Existem vários termos para esta situação: favelas, slum.

25 Moradias precárias Suas características são: condições inseguras, acesso inadequado a saneamento, baixa qualidade das estruturas, moradias apertadas e superlotadas. Normalmente são ocupações irregulares (pessoas não tem o título de propriedade devidamente registrado). O IBGE chama de aglomerados subnormais: grupo de 50 ou mais moradias, construídas de maneira adensada e desordenada, em terreno de terceiros, carente de infraestrutura e serviços públicos.

26 Moradias precárias Historicamente, estes aglomerados subnormais surgiram em terrenos disponíveis nos espaços vazios das cidades, muitas vezes inadequados para ocupar como morros, margens de rios. À medida que os terrenos vão se valorizando conforme a urbanização, novas ocupações irregulares ocorrem nas periferias das grandes cidades, distantes das áreas centrais, onde estão as vagas de trabalho.

27 Moradias precárias Isto gera necessidade de deslocamento e alto custo ao transporte público. Assim alguns preferem morar em cortiços nas áreas centrais. As políticas públicas de erradicação destes aglomerados busca construir nos mesmos locais, para que as pessoas possam morar perto do trabalho e da escola do filho, onde já estavam antes. Em números absolutos, China e Índia a maior população vivendo em aglomerados subnormais. Relativamente, os países da África subsaariana tem o maior número.

28 Moradias precárias A Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos Habitat II, de 1996, previa a universalização do acesso à moradia segura, habitável, salubre e sustentável. Este seria um direito universal do cidadão, e portanto, seria dever do Estado garanti-la. Na época, o governo brasileiro e norte-americano foram contra.

29 Moradias precárias Em várias cidades do mundo há movimentos sociais que lutam por estes direitos moradia urbana adequada e melhores condições de vida. Exemplo no Brasil: Movimento dos trabalhadores sem-teto (MTST). Elas buscam uma ocupação mais justa para o solo urbano e a superação da pobreza.

30 Violência Urbana Roubos, assaltos, sequestros, homicídios atingem pessoas no mundo todo. Isto gera as vítimas, mas também medo e insegurança. O indicador mundial de violência é o homicídio (porque é a maior agressão contra uma pessoa e quase sempre são relatados).

31 Violência Urbana Ela não está ligada diretamente a pobreza, mas é mais grave em países com grande desigualdade socioeconômica (Brasil, México, África do Sul, Colômbia). Está associada às grandes cidades, mas existem exceções (Mumbai e Tóquio). Os países desenvolvidos apresentam comportamento desigual (EUA e Japão). Ela também é desigual no território e socialmente.

32 Violência Urbana Nos bairros mais bem equipados com infraestrutura urbana e mais bem policiados (em geral os mais centrais), os índices são menores. Dentre as causas da violência, a falta de uma rede de solidariedade das comunidades (famílias, escolas, igrejas, associações, centros) deixa as pessoas sem perspectivas e acabam sendo cooptadas por organizações criminosas.

33 Rede e hierarquia urbanas Crescente articulação existente entre as cidades, resultante da expansão do processo de industrialização-urbanização. Neste contexto, nasceu a ideia de hierarquia urbana. É um jargão militar. Refere-se a uma rígida hierarquia, na qual cada subordinado se reporta ao seu superior imediato. Assim, a metrópole seria o nível máximo de poder e influência econômica, e a vila o mais baixo, que sofreria influência de todas as outras.

34 Rede e hierarquia urbanas É um sistema de cidades de um único país ou de países vizinhos, interligadas umas às outras, por sistemas de transporte e telecomunicações, promovendo o fluxo de pessoas, mercadorias, informações e capitais. Em países desenvolvidos elas são densas e articuladas devido a industrialização e urbanização, economia, mercados e grandes investimentos.

35 Rede e hierarquia urbanas Normalmente, quanto mais complexa a economia de um país, maiores serão sua taxa de urbanização, quantidade de cidades, densidade da rede urbana e os fluxos que as interligam. Em países em desenvolvimento, com baixa industrialização e urbanização, as redes são desarticuladas, e as cidades dispersas no território, as vezes, sem formar uma rede.

36 Rede e hierarquia urbanas As redes mais densas e articuladas ocorrem nas grandes megalópoles. Com o capitalismo informacional (globalização e aceleração dos fluxos) em escala planetária, há uma rede urbana mundial, na qual, seus nós, ou pontos de interconexão são as cidades globais.

37 Rede e hierarquia urbanas Até mesmo a tradicional hierarquia urbana (metrópole vila), não responde satisfatoriamente as relações estabelecidas entre as cidades no interior da rede. Com os avanços da revolução técnico-científica (redução do tempo e das distâncias), as relações não respeitam o esquema militar dentro da hierarquia das cidades.

38 Rede e hierarquia urbanas Surge uma nova hierarquia, dentro da qual a relação da vila ou da cidade local pode-se dar com o centro regional, a metrópole regional ou até mesmo a metrópole nacional. Há uma interrelação das cidades no interior da rede urbana. O que define a integração das pessoas à moderna sociedade é a renda, consequentemente, a possibilidade de acesso às novas tecnologias, conhecimentos, bens e serviços, e não mais as distâncias que as separam dos lugares.

39 As cidades na economia global Viagem Portugal Porto Seguro: 43 dias (século XVI) até 8 horas (século XX). Assim, durante um longo período, a informação circulava na mesma velocidade das pessoas e das mercadorias. Esta separação só ocorre com a invenção do telégrafo, no século XIX. Hoje, temos o tempo da informação (velocidade da luz, ou tempo real) e o tempo da matéria.

40 As cidades na economia global Estas bases da globalização, favorecem, por exemplo, a dispersão da produção para áreas que oferecem maiores chances de lucros às empresas e maior integração de mercados. Isto também contribui para a expansão da infraestrutura urbana e da rede global de cidades e até mesmo para reforçar seu papel de comando na história atual.

41 As cidades na economia global A desconcentração industrial reforça este papel, pois as cidades comandantes continuam sendo importantes para serviços especializados e de apoio à produção (universidades, centros de pesquisa, escritórios, agências, bancos, bolsas de valores, hotéis, centros e eventos), como é São Paulo.

42 As cidades na economia global Megacidades: aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes. Assim, cidades globais (definição qualitativa) e megacidades (definição quantitativa) são coisas diferentes. Exemplo: Zurique (Suíça) tem 1,2 milhão de habitantes, não é uma megacidade, mas é uma cidade global, devido aos serviços globais que presta e a densa infraestrutura que possui.

43 As cidades na economia global Zurique está conectada aos fluxos globalizados. Já Daca (Bangladesh), com 15,4 milhões de habitantes em 2011, é uma megacidade, mas não é uma cidade global, pois tem limitada infraestrutura e não tem serviços globais, estando desconectada dos fluxos globais. No entanto, o número de megacidades aumenta cada vez mais e ganhando importância, sobretudo em países em desenvolvimento.

44 As cidades na economia global Segundo levantamento feito em 2010, por uma rede de pesquisas do Reino Unido (Globalization and World Cities), haviam 178 cidades globais. Esta pesquisa as classificou em 3 níveis (alfa, beta e gama); mais subníveis, variando com a densidade e qualidade da infraestrutura, oferta de bens e serviços e a capacidade de polarização delas sobre fluxos regionais e mundiais.

45 As cidades na economia global Nesta classificação, Nova York e Londres seriam as comandantes da globalização. Depois: Hong Kong, Paris, Cingapura, Tóquio, Xangai, Chigago, Dubai e Sydney. Novamente, mesmo nas cidades globais, nem todos têm acesso igual aos bens e serviços, sendo mais acentuado em aglomerações urbanas com grande desigualdade social, como as situadas em países em desenvolvimento, motivadas pela desigualdade de renda.

46 As cidades na economia global No capitalismo, os investimentos são concentrados em certos lugares e voltados para setores nos quais o lucro é maior. Se não forem realizados investimentos públicos para garantir o desenvolvimento de todos os lugares, as pessoas mais pobres tendem a permanecer marginalizadas.

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO:

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO CONCEITO: É a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência em larga escala da população do campo para a cidade êxodo rural em razão de diversos

Leia mais

LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR

LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR Geografia Urbana IMPORTÂNCIAS LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; FORTE PERSPECTIVA DE EXPANSÃO; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR A URBANIZAÇÃO É

Leia mais

URBANIZAÇÃO R O C H A

URBANIZAÇÃO R O C H A URBANIZAÇÃO R O C H A URBANIZAÇÃO: Definição CONCEITOS E ASPECTOS GERAIS Processo de crescimento da população urbana mais rápido que o crescimento da população rural. Causa: êxodo rural. As 15 maiores

Leia mais

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015 O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO Porto Alegre 2015 INDUSTRIALIZAÇÃO NO CAMPO: IMPUSIONA A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA, CONCENTRANDO TERRAS E DIMNUINDO A OFERTA DE POSTOS DE TRABALHOS REPULSÃO MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira Paulo Tumasz Junior Urbanização Mundial e Brasileira - Urbanização Mundial: processo lento até 1950; - Urbanização: maior quantidade de pessoas nas cidades do que no campo; - Êxodo rural (fatores repulsivos

Leia mais

ESPAÇO URBANO MUNDIAL. Conceitos, Evolução e Situação Atual

ESPAÇO URBANO MUNDIAL. Conceitos, Evolução e Situação Atual ESPAÇO URBANO MUNDIAL Conceitos, Evolução e Situação Atual Origens Desde a antiguidades cidades vem sendo erguidas. Ex: Cairo, Babilônia, Roma. Nessa época as cidades funcionavam apenas como centros de

Leia mais

Guimarães Rosa Urbanização. Prof. Rita Martins

Guimarães Rosa Urbanização. Prof. Rita Martins Guimarães Rosa Urbanização Prof. Rita Martins Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região para características urbanas. AVENIDA PAULISTA, SÃO PAULO

Leia mais

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes Alex Mendes Cidade 1.3 A estrutura urbana brasileira e as grandes metrópoles É o espaço onde se concentram moradias, pessoas, formas de construção etc. Ela é lugar por excelência do comércio, prestação

Leia mais

CRESCIMENTO DAS CIDADES. Profº Anderson Carlos

CRESCIMENTO DAS CIDADES. Profº Anderson Carlos CRESCIMENTO DAS CIDADES Profº Anderson Carlos URBANIZAÇÃO É o crescimento da proporção entre a população que vive em cidades em comparação com os habitantes de zonas rurais. A transferência da população

Leia mais

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO Tipos de urbanização: Países centrais x Países periféricos Aglomerados urbanos: Metrópoles, Áreas metropolitanas, Megalópoles, Megacidades e Cidades globais

Leia mais

Em seu início, as cidades tinham a função administrativa, política e religiosa;

Em seu início, as cidades tinham a função administrativa, política e religiosa; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA URBANA 1 O surgimento das cidades As cidades são aglomerações humanas que surgem, crescem e se desenvolvem segundo uma dinâmica espacial, definida por circunstâncias históricas e

Leia mais

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 2 O ESPAÇO URBANO O ESPAÇO URBANO É O ESPAÇO DAS CIDADES E SE CARACTERIZA PELO PREDOMÍNIO DAS ATIVIDADES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS, OU SEJA, AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, COMERCIAIS

Leia mais

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas,

Leia mais

O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO A Revolução Industrial (meados século XVIII) deflagrou um processo de transformações socioeconômicas e espaciais: - intensificou

Leia mais

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat. URUK URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Caderno de Atividades 016 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Resgatando conteúdos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/2016 13:00 2 O ESPAÇO URBANO O ESPAÇO URBANO É O ESPAÇO DAS CIDADES E SE CARACTERIZA PELO PREDOMÍNIO DAS ATIVIDADES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS, OU SEJA, AS ATIVIDADES

Leia mais

APOSTILA DO 2º BIMESTRE DA SEGUNDA SÉRIE DE PROFESSOR MARCOS PAIVA

APOSTILA DO 2º BIMESTRE DA SEGUNDA SÉRIE DE PROFESSOR MARCOS PAIVA APOSTILA DO 2º BIMESTRE DA SEGUNDA SÉRIE DE 2018 - PROFESSOR MARCOS PAIVA O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO Chamamos de processo de urbanização a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos,

Leia mais

Quando a população das cidades cresce mais que a das zonas rurais, acontece o fenômeno que chamamos de urbanização.

Quando a população das cidades cresce mais que a das zonas rurais, acontece o fenômeno que chamamos de urbanização. Urbanização Quando a população das cidades cresce mais que a das zonas rurais, acontece o fenômeno que chamamos de urbanização. Um país é urbanizado quando sua população urbana ultrapassa a população rural.

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Evolução do espaço urbano PRÉ-HISTÓRIA IDADE ANTIGA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA CONTEMPORÂNEA... 3000 a.c. 3000 a.c. 476 d.c 476-1453

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

BRASIL: CAMPO E CIDADE

BRASIL: CAMPO E CIDADE BRASIL: CAMPO E CIDADE URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO Urbanização? DO BRASIL De 1940 a 1970, houve um aumento de 30% para 55% da população vivendo nas cidades. Brasil: rápido processo de urbanização Taxa

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão URBANIZAÇÃO MUNDIAL E DO BRASIL PROFº CLAUDIO F. GALDINO GEOGRAFIA Cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através

Leia mais

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat. URUK URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais

Leia mais

Temas de Redação / Atualidades Tema: Desafios da urbanização no contexto contemporâneo

Temas de Redação / Atualidades   Tema: Desafios da urbanização no contexto contemporâneo Tema: Desafios da urbanização no contexto contemporâneo Com o novo acordo, os líderes mundiais se comprometeram a aumentar o uso de energia renovável, proporcionar um sistema de transporte mais ecológico

Leia mais

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano"

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano A evolução urbana URBANIZAÇÃO Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano" O processo de urbanização A transferência da população do meio

Leia mais

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Brasília, 07 de maio de 2015 Roteiro 1. A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano 2. Avanços institucionais

Leia mais

Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo.

Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo. O Espaço Urbano Urbanização é a transformação dos espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente pelo deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros

Leia mais

Urbanização brasileira

Urbanização brasileira Urbanização brasileira A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da população rural. O processo de urbanização no Brasil

Leia mais

A existência de cidades é anterior ao processo de urbanização. Cidade-Estado de Ur Suméria, Templo conhecido como Ziggurat.

A existência de cidades é anterior ao processo de urbanização. Cidade-Estado de Ur Suméria, Templo conhecido como Ziggurat. Urbanização A existência de cidades é anterior ao processo de urbanização Cidade-Estado de Ur Suméria, Templo conhecido como Ziggurat. Urbanização É a transformação dos espaços naturais e rurais em espaços

Leia mais

URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA

URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA Aula 8 URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA EXERCÍCIO - FGV As funções urbanas possuem uma forma espacial conhecida como rede urbana. São muitos os tipos de rede urbana segundo as suas formas, simples ou

Leia mais

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU Ricardo Lacerda 1 O IBGE publicou na semana passada o relatório Censo Demográfico 2010- Aglomerados Subnormais- Informações Territoriais. Trata-se de um amplo estudo sobre

Leia mais

Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis. 1. Introdução

Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis. 1. Introdução Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis Celso Santos Carvalho 1, Renata Helena da Silva 1. Introdução O debate sobre sistemas urbanos e regionais sustentáveis objetivou levantar os

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL (p. 228-232) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL (p. 228-232) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de aula: -Data: 24

Leia mais

Fluxos migratórios e estrutura da. população. IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016

Fluxos migratórios e estrutura da. população. IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016 Fluxos migratórios e estrutura da população IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016 O que leva uma pessoa a migrar? Todas as migrações ocorrem livremente?

Leia mais

MEIO NATURAL VS MEIO ARTIFICIAL. Mauro Vranjac

MEIO NATURAL VS MEIO ARTIFICIAL. Mauro Vranjac MEIO NATURAL VS MEIO ARTIFICIAL Mauro Vranjac A paisagem geográfica A paisagem modificada pela ação humana é chamada de paisagem humanizada, cultural ou geográfica. Ela é resultado das transformações que

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Lista de Exercícios / 1 º ano Professor(a): FREED VIEIRA Data: / / 2016. De sonhos e 1) As lavas mais antigas estão justamente nas De acordo com Corrêa, os agentes

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I Data: 27/04/2012 Aluno(a): n 0 ano: 7º turma: NOTA: Prof.(a): Haide Mayumi Handa Honda Ciente do Responsável: Data: / /2012 Instruções: 1. Esta avaliação contém 5 páginas e 10

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental 2. 2 Trimestre/2018 Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Releia as anotações do caderno e livro Não deixe

Leia mais

COLÉGIO CAESP EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO CAESP EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO CAESP EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, 1086 Fone/Fax (045) 3523.2887 CEP 85851-010 Foz do Iguaçu PR Brasil - www.caesp.net- e-mail:caesp@caesp.net TRABALHO DE

Leia mais

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.:

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Dê um exemplo de cada modal

Leia mais

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat. URUK URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO Como pode cair no enem (ENEM) As afirmativas a seguir relacionam-se ao tema as cidades e a produção do espaço. Analise-as. I) A delimitação

Leia mais

URBANIZAÇÃO MUNDIAL E BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO MUNDIAL E BRASILEIRA URBANIZAÇÃO MUNDIAL E BRASILEIRA 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 2 O ESPAÇO URBANO O espaço urbano é o espaço das cidades e se caracteriza pelo predomínio das atividades secundárias e terciárias, ou seja,

Leia mais

Testes. volume 1 GEOGRAFIA

Testes. volume 1 GEOGRAFIA Testes volume 1 Mundo contemporâneo 01. b A Guerra Fria foi o período caracterizado pela bipolarização mundial; de um lado, o bloco socialista, liderado pela URSS, e do outro, o bloco capitalista, liderado

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

AULA 2 - Assíncrona Conteúdo:

AULA 2 - Assíncrona Conteúdo: 2 - Assíncrona Conteúdo: Crescimento da População Mundial Distribuição Geográfica 1.1 Habilidades: Compreender a estrutura atual da população mundial por faixa etária e por sexo, utilizando as pirâmides

Leia mais

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS 112 Eixo Temático ET-01-012 - Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS Danillo Felix de Santana, Charles Roberto Santos de Abreu, Dangela Maria Fernandes Universidade Tecnológica

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Demografia 2

Paulo Tumasz Junior. Demografia 2 Paulo Tumasz Junior Demografia 2 APRESENTAÇÕES Slides - População Absoluta: Quantitativo de pessoas em um determinado espaço (País, Estado, Cidade e etc); - Populoso: Grande quantidade de habitantes o

Leia mais

Planejamento Urbano. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira

Planejamento Urbano. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Planejamento Urbano Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira REFLEXÃO Introdução Evolução do Urbanismo Planejamento Urbano Desafios contemporâneos e Oportunidades Caminho a seguir O planejamento territorial

Leia mais

Processo de Desenvolvimento do Capitalismo

Processo de Desenvolvimento do Capitalismo Processo de Desenvolvimento do Capitalismo Capitalismo Comercial Contexto: Do fim do século XV até o século XVIII. Características: A riqueza vinha do comércio (circulação). Período das Grandes Navegações.

Leia mais

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA Nome: Nº: Série: 2º ANO Turma: Profª JÉSSICA CECIM Data: JULHO 2016 1. ROTEIRO a) Industrialização Brasileira e Urbanização 2. EXERCÍCIOS 1. A respeito do processo da industrialização

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 9 Urbanização I redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária O processo de urbanização apresenta diferentes dimensões,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUDESTE

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUDESTE REGIÃO SUDESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUDESTE ANOTE!! APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE Mais industrializada Região Centro econômico do país Mais urbanizada e populosa Com principais redes de

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD

1ª Série do ensino médio _ TD 1ª Série do ensino médio _ TD 16. As afirmações a seguir referem-se a alguns temas relacionados com um ramo da Geografia denominado Geografia Urbana. Sobre o tema, assinale V, se verdadeira, ou F, se falsa,

Leia mais

WORKSHOP ZL VÓRTICE FAU-USP / ESCOLA DA CIDADE / PUC-SP EMPLASA

WORKSHOP ZL VÓRTICE FAU-USP / ESCOLA DA CIDADE / PUC-SP EMPLASA WORKSHOP ZL VÓRTICE FAU-USP / ESCOLA DA CIDADE / PUC-SP EMPLASA DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Diana Motta 28 de agosto de 2014 POLÍTICAS PÚBLICAS I Condições Urbanas II Quadro Institucional, Regulação

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Pedro H. O. Figueiredo Assunto: Industrialização e Urbanização Suporte teórico: Livro didático Suporte

Leia mais

Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé

Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé 3º Ano 1) Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um fator ligado à constituição e expansão do processo de urbanização:

Leia mais

Cidades ao longo da História

Cidades ao longo da História Cidades ao longo da História AS CIDADES AO LONGO DA HISTÓRIA AS CIDADES AO LONGO DA HISTÓRIA A formação das cidades não coincide com o surgimento da indústria, é um fenômeno que remonta à Antiguidade.

Leia mais

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência Demografia A palavra demografia possui origem grega e significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência geográfica que estuda os. Sua área de estudo envolve as estatísticas, a

Leia mais

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Distribuição da População Brasileira Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Demografia - Estudos de População Demografia

Leia mais

A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL

A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL J O S É IRINEU R A N G E L R I G OT T I ( U F M G ) R E N ATO H A DAD (PUC-MINAS) DESAFIOS: País imenso, heterogêneo

Leia mais

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 21 municípios. 12,3 milhões habitantes

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 21 municípios. 12,3 milhões habitantes A NOSSA METRÓPOLE... 21 municípios 12,3 milhões habitantes 75% da população vivem na metrópole + 75% do emprego estão no hipercentro 71% do PIB estadual DESAFIOS... Como mudar a lógica atual em que: O

Leia mais

CIDADES expressões máximas do espaço artificial

CIDADES expressões máximas do espaço artificial AS CIDADES CIDADES As cidades são as expressões máximas do espaço artificial criado pelo próprio ser humano. É onde vive em maior intensidade o relacionamento social: na escola, nos locais de trabalho,

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

Sociologia: Ciência que estuda os fenômenos sociais.

Sociologia: Ciência que estuda os fenômenos sociais. O que é Sociologia? SOCIOLOGIA A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Sociologia: Ciência que estuda

Leia mais

O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO O Processo de Globalização O que é: Fenômeno de integração econômica e cultural em consequência da intensificação das trocas internacionais de mercadorias e da circulação de pessoas, capitais (dinheiro)

Leia mais

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano;

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA 1 Início de nossa urbanização Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; Nossa economia estava voltada para a exportação; As primeiras ocupações urbanas se deram

Leia mais

Déficit Habitacional. Vladimir Fernandes Maciel. Pesquisador do Núcleo N. de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie

Déficit Habitacional. Vladimir Fernandes Maciel. Pesquisador do Núcleo N. de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie Déficit Habitacional Vladimir Fernandes Maciel Pesquisador do Núcleo N de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie 15/05/2006 Semana da FCECA 1 Estrutura do Workshop Motivação

Leia mais

Globalização conexão dos lugares, mercados e desigualdades. Avanços tecnológicos transportes e comunicações

Globalização conexão dos lugares, mercados e desigualdades. Avanços tecnológicos transportes e comunicações Globalização conexão dos lugares, mercados e desigualdades Avanços tecnológicos transportes e comunicações Redes Interligam e estruturam relações entre diversos pontos do mundo Circulação de mercadorias,

Leia mais

SANEAMENTO INTEGRADO EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS

SANEAMENTO INTEGRADO EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS LATINOSAN 2010 CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE SANEAMENTO Universalização e Sustentabilidade dos Serviços de Saneamento Foz do Iguaçu, 16 de Março de 2010 SANEAMENTO INTEGRADO EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS

Leia mais

Unidade: Introdução à Sociologia

Unidade: Introdução à Sociologia Unidade: Introdução à Sociologia Construção do conhecimento em sociologia Senso comum: conjunto de opiniões, recomendações, conselhos, práticas e normas fundamentadas na tradição, nos costumes e vivências

Leia mais

Recuperação Semestral Aluno (a):

Recuperação Semestral Aluno (a): Recuperação Semestral Aluno (a): Turma: 2ª série: Professor: França (Ensino médio) Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Salvador Desafios Principais

Salvador Desafios Principais Leitura de Bordo No. 09 (*) NOTA TEMÁTICA Salvador Desafios Principais Gilberto Corso (**) Salvador Problemas Legados Salvador enfrenta em 2015 um conjunto de problemas que podem comprometer seu desenvolvimento

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 63 MUNDO INDIANO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 63 MUNDO INDIANO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 63 MUNDO INDIANO (Fonte: http://cmrj6ano.blogspot.com.br/2010/11/agricultura-dejardinagem.html.acesso em 12/08/2012 [Adaptado].) Como pode cair no enem (UFSJ) Observe as imagens

Leia mais

Por que precisamos de novos conceitos de planejamento urbano Visões desde a África do Sul

Por que precisamos de novos conceitos de planejamento urbano Visões desde a África do Sul Por que precisamos de novos conceitos de planejamento urbano Visões desde a África do Sul Lena Jarlov lena.jarlov@dfr.se Professora associada (aposentada) Instituto de Pesquisas Dalana, Falu, Suécia Foto

Leia mais

Geografia Leituras e Interação

Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação às Orientações Teórico-Metodológicas para o Ensino Médio do estado de PERNAMBUCO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para

Leia mais

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão;

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão; PROCESSO MIGRATÓRIO BRASILEIRO E URBANIZAÇÃO 1 Processo Migratório Brasileiro Processo migratório no Brasil O processo migratório no Brasil teve início em 1530; A migração forçada dos negros; Com a abertura

Leia mais

PROFESSOR: RICARDO TEIXEIRA

PROFESSOR: RICARDO TEIXEIRA PROFESSOR: RICARDO TEIXEIRA ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: TARDE / /2018 REVISÃO URBANIZAÇÃO BRASILEIRA 01. A Zona Portuária do Rio de Janeiro vem recebendo muitos investimentos públicos e privados

Leia mais

V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) V Realizado dias 20 e 21 de agosto de 2016 na ESALQ-USP, Piracicaba-SP.

V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) V Realizado dias 20 e 21 de agosto de 2016 na ESALQ-USP, Piracicaba-SP. EIXO TEMÁTICO: Tecnologias CARACTERIZAÇÃO DO NÚCLEO RESIDENCIAL PARQUE OZIEL/ JARDIM MONTE CRISTO, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, QUANTO AOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Leia mais

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS, 1

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS,   1 SITUAÇÃO DOS DOMICÍLIOS NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS Andressa Freire dos Santos 1 ; Graciela Gonçalves de Almeida 1 ; Daniella de Souza Masson 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79,804-970-Dourados-MS,

Leia mais

01- Caracterize os setores da economia brasileira: a) Setor Primário. b) Setor Secundário. c) Setor Terciário

01- Caracterize os setores da economia brasileira: a) Setor Primário. b) Setor Secundário. c) Setor Terciário PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

Economia Urbana. Aula 1: Introdução. Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr.

Economia Urbana. Aula 1: Introdução. Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr. Aula 1: Introdução Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr. Um ramo de estudo com praticamente 50 anos de existência, nascida da economia regional. Fundadores: Alonso

Leia mais

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova Prof. Matheus Indústria e Transportes Prof. Matheus O Processo de Industrialização Indústria: Setor Secundário da economia;

Leia mais

No caso específico da disciplina de Geografia C, do 12ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível de desempenho nas seguintes áreas:

No caso específico da disciplina de Geografia C, do 12ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível de desempenho nas seguintes áreas: CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 25 de outubro de 2016) No caso específico da disciplina de Geografia C, do 12ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao

Leia mais

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial Capítulo 9 Educador: Franco Augusto Alguns significados: fonte: http://www.significados.com.br Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a

Leia mais

REVISÃO PROVA PERIÓDICA DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROFESSOR: GABRIEL

REVISÃO PROVA PERIÓDICA DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROFESSOR: GABRIEL REVISÃO PROVA PERIÓDICA DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROFESSOR: GABRIEL MÓDULO 1. DESENHANDO O MUNDO FORMAS CARTOGRÁFICAS DE REPRESENTAÇÃO Mapa de Mercator Mapa de Peters Módulo 2. FORMAS DE DIVISÃO DO MUNDO

Leia mais

Fortaleza. 5ª cidade em população: 2,45 milhões 9ª colocada em PIB 18ª capital em rendimento mensal total domiciliar per capita nominal (R$ 701,00)

Fortaleza. 5ª cidade em população: 2,45 milhões 9ª colocada em PIB 18ª capital em rendimento mensal total domiciliar per capita nominal (R$ 701,00) 5ª cidade em população: 2,45 milhões 9ª colocada em PIB 18ª capital em rendimento mensal total domiciliar per capita nominal (R$ 701,00) Classificação por renda domiciliar per capita Renda Domiciliar Per

Leia mais

Habitação e cidade no Brasil. II Encontro Nacional de Tecnologia Urbana Profa. E. Maricato nov Passo Fundo

Habitação e cidade no Brasil. II Encontro Nacional de Tecnologia Urbana Profa. E. Maricato nov Passo Fundo Habitação e cidade no Brasil II Encontro Nacional de Tecnologia Urbana Profa. E. Maricato nov. 2015 Passo Fundo 2-Cidade no capitalismo periférico Os estudiosos da formação nacional: modernização conservadora,

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA Lista de Exercícios / 2º ano. Professor: Hudson de Paula Data: 09/fevereiro/2017 Um novo com a tradição de sempre! Aluno(a): Questão 01 - (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015)

Leia mais

(6561)Dinâmica da população brasileira

(6561)Dinâmica da população brasileira (6561)Dinâmica da população brasileira Densidade populacional EXERCÍCIOS - FGV A ocupação e a exploração da região norte, durante a 1ª metade do século XX, pode ser explicada pelo grande fluxo de mão de

Leia mais

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre Geografia Sumários Sumário 1 Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico 10 16 22 24 32 33 34 2 Localização dos espaços na superfície terrestre 4 A importância da localização para a Geografia 5 Como

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

Urbanização EXERCÍCIOS

Urbanização EXERCÍCIOS Urbanização EXERCÍCIOS 01 - (UFES) O processo de urbanização, que vem ocorrendo, ao longo do tempo, em diversas porções do planeta Terra, tem promovido a concentração populacional, o fluxo intenso de veículos,

Leia mais

Tema Vulnerabilidade das Áreas Urbanas Painel: Edna Maria Ramos de Castro, UFPA

Tema Vulnerabilidade das Áreas Urbanas Painel: Edna Maria Ramos de Castro, UFPA Tema Vulnerabilidade das Áreas Urbanas Painel: Edna Maria Ramos de Castro, UFPA IV CONFERENCIA REGIONAL SOBRE MUDANCAS GLOBAIS Painel: Vulnerabilidade das Áreas Urbanas IEA/USP ABC PBMC Rede Clima-INCT

Leia mais

Conceitos introdutórios

Conceitos introdutórios População Conceitos introdutórios 1. POPULAÇÃO: conjunto de pessoas que habita determinado espaço geográfico. 2. POPULAÇÃO ABSOLUTA: número total de habitantes de um país, podendo este ser classificado,

Leia mais

Com base na leitura da charge e nos conhecimentos sobre a conjuntura econômica mundial, pode-se

Com base na leitura da charge e nos conhecimentos sobre a conjuntura econômica mundial, pode-se Revisão ENEM 1. Observe a charge a seguir. Com base na leitura da charge e nos conhecimentos sobre a conjuntura econômica mundial, pode-se concluir que a) a revolução técnico-científica tem redefinido

Leia mais

Classificação das indústrias. IFMG Campus Betim Outubro de 2015

Classificação das indústrias. IFMG Campus Betim Outubro de 2015 Classificação das indústrias IFMG Campus Betim Outubro de 2015 O IBGE propõe a CNAE Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Existem 21 categorias de atividades: http://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html

Leia mais