NOTIVISA - Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária. Fabiana Oderdenge Melo-Farmacêutica DIVS/GEIMP/DM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOTIVISA - Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária. Fabiana Oderdenge Melo-Farmacêutica DIVS/GEIMP/DM"

Transcrição

1 apresentam

2 NOTIVISA - Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária Fabiana Oderdenge Melo-Farmacêutica DIVS/GEIMP/DM

3

4 Farmacovigilância Cosmetovigilância Tecnovigilância Hemovigilância Vigilância de Saneantes

5 Notificações Notificar é o ato de comunicar à autoridade sanitária qualquer evento adverso ou queixa técnica relacionada a produtos e serviços sob vigilância sanitária. O que notificar? Qualquer notificação de suspeita de alteração/irregularidade de um produto/empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais, e que poderá ou não causar dano à saúde individual e coletiva.

6 Marco Legal PORTARIA Nº 1.660, DE 22 DE JULHO DE 2009 Institui o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária - VIGIPOS, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, como parte integrante do Sistema Único de Saúde - SUS. Considerando a necessidade de promover a identificação precoce de problemas relacionados com os serviços e produtos sob vigilância sanitária, comercializados ou não, a fim de eliminar ou minimizar os riscos decorrentes do uso destes, a teor do que consta no 1º do art. 6º da Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990; Considerando a responsabilidade da União na gestão do SUS em proceder à investigação complementar ou conjunta com os demais gestores do SUS em situação de risco sanitário, nos termos da Portaria Nº 399, de 22 de fevereiro de 2006, que divulgou o Pacto pela Saúde;

7 Marco Legal Art. 1º Instituir o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, para o monitoramento, análise e investigação dos eventos adversos e queixas técnicas relacionados aos serviços e produtos sob vigilância sanitária na fase de pós-comercialização/pós-uso. Parágrafo único. Para os efeitos desta Portaria, são considerados produtos e serviços sob vigilância sanitária aqueles dispostos nos 1º e 2º do art. 8º da Lei Nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999.

8 O que é? O Notivisa é um sistema informatizado desenvolvido pela ANVISA para receber notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária.

9 Classes de produtos que podem ser notificados 1. Medicamento 2. Vacina e Imunoglobulina 3. Pesquisa Clínica 4. Artigo Médico-Hospitalar (Implante Ortopédico, DIU, Válvula Cardíaca, Seringa, Catéter, Equipo, etc.) 5. Equipamento Médico-Hospitalar (Marcapasso, Ventilador Pulmonar, Bomba de Infusão, etc.) 6. Kit Reagente para Diagnóstico in vitro 7. Cosmético, Produto de Higiene Pessoal ou Perfume 8. Uso de Sangue ou Componente 9. Saneantes 10. Agrotóxico

10 Queixa Técnica Entendida como qualquer notificação de suspeita de alteração/irregularidade de um produto/empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais, e que poderá ou não causar dano à saúde individual e coletiva.

11 O que notificar? Queixa Técnica Suspeitas de: - Produto sem registro; - Empresa sem Autorização de Funcionamento(AFE); - Produto falsificado; - Desvio de qualidade.

12 O que notificar? Queixa Técnica-Desvio de Qualidade - Falta identificação do fabricante; - Falta identificação do lote, data de fabricação e/ou data de validade; - Rotulagem (falta do rótulo ou rótulo incorreto); - Embalagem (blister vazio, blister faltando comprimido, falta de isolamento entre os comprimidos ou cápsulas); - Mudança de coloração, odor, sabor ou turbidez, precipitação, dificuldade de solubilização ou homogeneização; - Volume/quantidade menor do que o especificado; - Partículas estranhas; - Entre outras.

13 Evento Adverso Entendido como qualquer efeito não desejado, em humanos, decorrente do uso de produtos sob vigilância sanitária.

14 O que notificar? Evento Adverso Suspeitas de: - Eventos adversos decorrente do uso de produtos sob vigilância sanitária; - Reação adversa ao uso de medicamentos; -Inefetividade Terapêutica (interações medicamentosas, interações medicamento-alimento, uso inadequado,resistência ou tolerância do paciente ao medicamento,não adesão do paciente ao tratamento,transporte e armazenamento,via de administração errada,soluções diluentes, quantos paciente utilizaram o medicamento e quantos tiveram evento); -Erros de medicação que causaram ou não dano à saúde do paciente- quase erro (problemas na prescrição, dispensação, preparo ou administração de medicamentos); -Evento adverso decorrente do uso de artigo médico-hospitalar ou equipamento médicohospitalar; -Reação transfusional decorrente de uma transfusão sanguínea; -Evento adverso decorrente do uso de um produto cosmético; -Evento adverso decorrente do uso de um produto saneante.

15 Quem pode notificar? As notificações no NOTIVISA podem ser feitas por: - Profissionais de serviços de saúde (Núcleos de Segurança do Paciente, Hospitais, Clínicas, Hemocentros, Laboratórios, Atenção Básica, dentre outros) - RDC Nº 02/10; - Profissionais/técnicos da Anvisa, das Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde; - Profissionais de Laboratórios de Saúde Pública, Universidades/Centros de pesquisa, - Profissionais que atuam em drogarias e farmácias - RDC Nº 44/09; - Profissionais das empresas detentoras de registro de produtos sob vigilância sanitária (fabricantes, importadores e distribuidores) - RDC Nº 67/09 e RDC Nº 04/09; - Profissionais de saúde liberais; - Cidadãos - pacientes, familiares, acompanhantes, cuidadores e outros.

16 Como acessar?

17 Como acessar?

18 Como cadastrar?

19 Como cadastrar?

20 Como cadastrar? 1- Cadastro da Instituição; 2- Cadastro do Responsável Legal; 3- Cadastro do gestor de segurança; 4- Cadastro dos usuários dessa Instituição; 5- Atribuição dos perfis de acesso de cada usuário.

21 Verificar cadastro instituição Em primeiro lugar é necessário preencher o campo CNPJ e clicar no Botão Pesquisar para verificar se a Instituição já possui cadastro.

22 Verificar cadastro instituição Caso exista cadastro com o CNPJ informado, será exibida uma lista com todas as Instituições cadastradas vinculadas a esse CNPJ.

23 Verificar cadastro instituição Se a instituição que deseja cadastrar estiver nessa lista, selecione-a. Uma tela será exibida. O campo será preenchido automaticamente. Digite a senha e clique no Botão Entrar.

24 Verificar cadastro instituição As informações sobre a Instituição serão apresentadas. Operações como alterar dados, incluir e/ou excluir telefones da Instituição, associar e/ou desassociar gestores de segurança e responsável legal poderão ser realizadas.

25 Cadastrar um nova instituição Caso ao digitar o CNPJ, na lista não conste a instituição desejada, um novo cadastro deverá ser efetuado.

26 Cadastrar um nova instituição Clicar em Novo Cadastro, digitar o da instituição, selecionar o tipo de instituição e clicar no botão Entrar

27 Cadastrar um nova instituição Os tipos de instituição disponibilizados no sistema são: - Centro de Informação e Assistência Toxicológica CIAT; ƒ - Centro de Equivalência Farmacêutica e/ou Bioquivalência; ƒ - Estabelecimento de Saúde; ƒ - Hemocentro; ƒ - Hospital, - Hospital Colaborador; - ƒhospital Sentinela; ƒ - Laboratório de Análises Clínicas;

28 Cadastrar um nova instituição - ƒlaboratório de Saúde Pública; ƒ - Prefeitura Municipal; ƒ - Secretaria Estadual de Saúde; - Secretaria Municipal de Saúde; - Universidade/Centro de Pesquisa; - Vigilância Epidemiológica; ƒ - Vigilância Sanitária Municipal; - Vigilância Sanitária Estadual ou Regional Estadual.

29 Cadastrar um nova instituição A Instituição que não possuir CNPJ próprio deve informar o CNPJ de sua Instituição Mantenedora. Para isso, a Instituição Mantenedora deve ser cadastrada.

30 Cadastrar Responsável Legal Na tela de Cadastro de Instituições, no item Dados do Responsável Legal, clicar no Botão Associar Responsável e preencher os dados solicitados.

31 Perfis e Funcionalidades do Sistema Gestor de Segurança: Acesso as Funcionalidades: - Notificação; - Envio de notificação para o SNVS; - Notificações pendentes de aprovação; - Notificações pendentes de conclusão; - Acompanhamento; - Funções de carga (importação de dados); - Exportação do banco de dados.

32 Perfis e Funcionalidades do Sistema Técnico de Instituição com permissão de envio para o SNVS Acesso as Funcionalidades: - Notificação; - Envio de notificação para o SNVS; - Notificações pendentes de conclusão; - Acompanhamento; - Exportação do banco de dados.

33 Perfis e Funcionalidades do Sistema Técnico de Instituição sem permissão de envio para o SNVS Acesso as Funcionalidades: - Notificação; - Notificações pendentes de conclusão; - Acompanhamento; - Exportação do banco de dados. cadastro.sistemas@anvisa.gov.br

34 Como Notificar?

35 Como Notificar? Coloque seu de acesso cadastrado e senha.

36 Como Notificar?

37 Como Notificar?

38 Como Notificar?

39 Notificações Pendentes

40 Atenção-Requisitos de uso do sistema É necessário possuir um computador com acesso à Internet utilizando um dos navegadores a seguir: Internet Explorer 6.0 ou superior e Firefox 1.5 ou superior. Para acesso ao formulário de Evento Adverso de Medicamentos deverá ser utilizado o navegador Internet Explorer versão 6.0 ou superior. Caso o navegador seja o Internet Explorer versão 9 ou superior é recomendável que realize o procedimento abaixo. Ao acessar a página, o botão do Modo de Exibição de Compatibilidade será exibido na barra de endereços. Para ativar o Modo de Exibição de Compatibilidade, clique no botão Modo de Exibição de Compatibilidade para que o ícone mude de um contorno para uma cor sólida.

41 Para que servem as Notificações? As informações recebidas pelo Notivisa servem para: - Subsidiar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na identificação de reações adversas ou efeitos não-desejados dos produtos; - Aperfeiçoar o conhecimento sobre os efeitos dos produtos e, quando indicado, alterar recomendações sobre seu uso e cuidados; - Promover ações de proteção à Saúde Pública por meio da regulação dos produtos comercializados no País. É importante lembrar que nem toda notificação gera uma medida sanitária, seja ela regulatória ou não. Muitas vezes é necessário um conjunto de notificações para que as informações geradas sejam consistentes a ponto de desencadear ações por parte do SNVS. Por isso é importante notificar sempre que houver suspeita de um incidente, evento adverso ou queixa técnica.

42 Como são tratadas as Notificações? Os notificadores podem notificar casos confirmados ou suspeitos de incidentes, eventos adversos e queixas técnicas. Após o envio da notificação, o notificante é informado sobre o seu recebimento pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Além do próprio notificante, terão acesso à notificação a Anvisa e Vigilâncias Sanitárias Municipais e Estaduais. Ao receber a notificação, o ente competente do SNVS analisa a notificação de acordo com a gravidade, previsibilidade (se o evento era esperado ou não), relação causal entre o evento descrito e o produto e o risco associado ao evento adverso/queixa técnica. De acordo com essa análise, várias ações podem ser adotadas pelo SNVS, tais como o agrupamento das notificações até que mais informações (ou outras notificações) sejam recebidas, abertura de processo de investigação, realização de inspeções nos estabelecimentos envolvidos, coleta de amostras para análise fiscal, elaboração e divulgação de alertas e informes, alteração nas bulas/rótulos dos produtos, restrição de uso ou comercialização, interdição de lotes ou cancelamento de registro. As notificações enviadas são mantidas sob sigilo. Caso seja necessário o SNVS entrará em contato com o notificador para esclarecer dúvidas, obter informações adicionais ou acompanhar os desdobramentos do caso notificado.

43 Notificações de Medicamentos em Santa Catarina Ano Quantitativo de Notificações 2015 QT- 927 EA QT-710 EA (até 31/08/2017) QT- 445 EA - 314

44 Programas de Monitoramento PROVEME - Programa Nacional de Verificação da Qualidade de Medicamentos PEMM - Programa Estadual de Monitoramento de Medicamentos

45 Adriana De Carli da Silva Denise Avani Bittencourt Fabiana Oderdenge Melo Roberta Vanacor Lenhardt Contatos: (48)

46 Perguntas e Respostas

47 Avalie a webpalestra de hoje: 9IFS652

GESTÃO DESCOMPLICADA NOTIVISA

GESTÃO DESCOMPLICADA NOTIVISA NOTIVISA Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm Apresentação Bem-vindo ao Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária - NOTIVISA

Leia mais

APLICAÇÃO DA FARMACOVIGILÂNCIA EM FARMÁCIA COMO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE NOTIVISA

APLICAÇÃO DA FARMACOVIGILÂNCIA EM FARMÁCIA COMO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE NOTIVISA APLICAÇÃO DA FARMACOVIGILÂNCIA EM FARMÁCIA COMO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE NOTIVISA Dr. Israel Murakami Especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiologia pela UNAERP Especialista em Gestão da Assistência

Leia mais

VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS Sua importância para a prática de vigilância sanitária no país. Maria Eugênia Cury NUVIG/ANVISA

VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS Sua importância para a prática de vigilância sanitária no país. Maria Eugênia Cury NUVIG/ANVISA 1 VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS Sua importância para a prática de vigilância sanitária no país Maria Eugênia Cury NUVIG/ANVISA 2 VIGIPÓS - Conceitos Sistema de avaliação e alerta, organizado

Leia mais

Manual do Usuário Versão 7. NOTIVISA - Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária - Módulo de Notificação

Manual do Usuário Versão 7. NOTIVISA - Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária - Módulo de Notificação Versão 7 NOTIVISA - Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária - Módulo de Notificação SUMÁRIO COMO ESTÁ ORGANIZADO O MANUAL... 4 1. INTRODUÇÃO... 4 2. OBJETIVOS... 4 3. FUNCIONALIDADES

Leia mais

NOTIVISA. Márcia Marques de Azevedo dos Santos Curso Gestão em Farmácia Hospitalar. 4 de março de 2013 Curitiba PR.

NOTIVISA. Márcia Marques de Azevedo dos Santos Curso Gestão em Farmácia Hospitalar. 4 de março de 2013 Curitiba PR. NOTIVISA Márcia Marques de Azevedo dos Santos Curso Gestão em Farmácia Hospitalar 4 de março de 2013 Curitiba PR. Ferramenta do VIGIPÓS Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária VIGIPÓS

Leia mais

Notificações e Segurança do Paciente Profa Dra Silvana Andrea Molina Lima Enfa Simone Fernanda Gonçalves

Notificações e Segurança do Paciente Profa Dra Silvana Andrea Molina Lima Enfa Simone Fernanda Gonçalves Notificações e Segurança do Paciente Profa Dra Silvana Andrea Molina Lima Enfa Simone Fernanda Gonçalves Gerente de Risco Sanitário Hospitalar do HCFMB Presidente da Comissão de Segurança do Paciente do

Leia mais

A segurança do paciente na Farmacovigilância. Zenith Rosa Silvino

A segurança do paciente na Farmacovigilância. Zenith Rosa Silvino A segurança do paciente na Farmacovigilância Zenith Rosa Silvino NOTIVISA - VIGIPÓS O NOTIVISA é o sistema de informação que visa fortalecer a vigilância pós-uso/ póscomercialização, hoje conhecida como

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF Farmacovigilância. Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar.

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF Farmacovigilância. Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar. Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF-0436 Farmacovigilância Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Março de 2018 Meus contatos Farmacovigilância Farmacovigilância é a

Leia mais

1 Versão 2017 Versão 2017

1 Versão 2017 Versão 2017 1 Versão 2017 Versão 2017 Sistema de solicitação de exames via internet para Laboratórios Conveniados URL para acesso: www.hermespardini.com.br/mysevi/ 2 Tela Inicial: funcionalidades do MySevi 3 Registro

Leia mais

Relação Farmácia Universitária/Anvisa: Ações para garantia da qualidade de medicamentos no Brasil

Relação Farmácia Universitária/Anvisa: Ações para garantia da qualidade de medicamentos no Brasil Relação Farmácia Universitária/Anvisa: Ações para garantia da qualidade de medicamentos no Brasil Lais Santana Dantas Gerente Geral/GGLAS/ANVISA/MS 12/11/2012 - Natal /RN GERÊNCIA GERAL DE LABORATÓRIOS

Leia mais

Regulação de Medicamentos Biológicos no Brasil Farmacovigilância

Regulação de Medicamentos Biológicos no Brasil Farmacovigilância Regulação de Medicamentos Biológicos no Brasil Farmacovigilância Márcia Gonçalves de Oliveira Gerente de Farmacovigilancia BIO Latin America Conference São Paulo, 27 de outubro de 2016 Regulação de Medicamentos

Leia mais

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS SUPERINTENDÊNCIA DE NAVEGAÇÃO INTERIOR Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS NOTIFICAÇÕES DE EVENTOS ADVERSOS PELA GFARM

AVALIAÇÃO DAS NOTIFICAÇÕES DE EVENTOS ADVERSOS PELA GFARM AVALIAÇÃO DAS NOTIFICAÇÕES DE EVENTOS ADVERSOS PELA GFARM Leandro Alves Macedo da Silva 1, Lais França 2, Murilo Freitas Dias 3 Resumo Avaliação caso a caso das notificações de eventos adversos encaminhadas

Leia mais

ADESÃO AO HÓRUS. Atenção: No final do formulário, ao preencher os campos, grave as informações. ADESÃO AO HÓRUS

ADESÃO AO HÓRUS. Atenção: No final do formulário, ao preencher os campos, grave as informações. ADESÃO AO HÓRUS ADESÃO AO HÓRUS DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS HORUS - SISTEMA NACIONAL DE GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA ADESÃO AO HÓRUS Atenção: No final do formulário, ao preencher

Leia mais

Vigilância Sanitária Digital 1

Vigilância Sanitária Digital 1 SECRETARIA DE SAÚDE CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PORTARIA CVS Nº 5, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2010 DOE/SP de 06/02/2010 [Página 45] Atualização do fluxo de notificações em farmacovigilância para os Detentores

Leia mais

Prof. Claudia Witzel. Farmacovigilancia

Prof. Claudia Witzel. Farmacovigilancia Prof. Claudia Witzel Farmacovigilancia CONCEITO - Uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente com

Leia mais

Manual básico de utilização

Manual básico de utilização Manual básico de utilização Assistente SNGPC www.assistentesngpc.com.br Sumário 1. Acesso ao sistema 1.1. Login no sistema 1.1.1. Cadastro da farmácia/drogaria 1.1.2 Acesso 2. Abertura do inventário inicial

Leia mais

Nota Técnica Conjunta SESA N 01/2014 1

Nota Técnica Conjunta SESA N 01/2014 1 Nota Técnica Conjunta SESA N 01/2014 1 Assunto: Fluxo para solicitação, distribuição e dispensação do medicamento Palivizumabe para o tratamento profilático do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no Estado

Leia mais

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO Cadastro de entes públicos para uso do Portal de Intimação Para acessar o Portal de Intimação do STJ, é necessário que o ente público seja cadastrado na

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

SICAM Sistema da Câmara Técnica - Apoio Judicial MANUAL DO USUÁRIO

SICAM Sistema da Câmara Técnica - Apoio Judicial MANUAL DO USUÁRIO Governo de Mato Grosso Secretaria de Estado de Saúde Coordenadoria de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas de Informação SICAM Sistema da Câmara Técnica - Apoio

Leia mais

Tecnovigilância. Fresenius Medical Care: Máxima segurança dos produtos para saúde.

Tecnovigilância. Fresenius Medical Care: Máxima segurança dos produtos para saúde. Tecnovigilância Fresenius Medical Care: Máxima segurança dos produtos para saúde. O que é Tecnovigilância? É o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde (equipamentos,

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Configurações Gerais SNGPC - Manual

Configurações Gerais SNGPC - Manual Configurações Gerais SNGPC - Manual Assista o vídeo explicativo para geração do arquivo do SNGPC O SNGPC - Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados é um instrumento informatizado para

Leia mais

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO 1. CADASTRO DE ENTE PÚBLICO Primeiro passo É necessário que o Ente público se cadastre na Secretaria de Órgãos Julgadores (SOJ). Podem solicitar o cadastramento

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: RELATÓRIO TRIMESTRAL VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 22/03/2013 1.0 Criação do documento Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Manual do Portal TISS Portal de Conectividade com os Prestadores

Manual do Portal TISS Portal de Conectividade com os Prestadores 1 CANAIS DE COMUNICAÇÃO Gerência de Credenciamento (GECRE) Tel.: (21) 2126-7186 / 2126-7187 E-mail: gecre@cedaesaude.org.br Entrega de Contas Médicas / Cronograma de Entrega Tel.: (21) 2126-7176 Gerência

Leia mais

Oficina Regional de Vigilância Pós-Comercialização de Produtos de Interesse à Saúde - VIGIPÓS- Módulo I Farmacovigilância e QT Medicamentos

Oficina Regional de Vigilância Pós-Comercialização de Produtos de Interesse à Saúde - VIGIPÓS- Módulo I Farmacovigilância e QT Medicamentos Oficina Regional de Vigilância Pós-Comercialização de Produtos de Interesse à Saúde - VIGIPÓS- Módulo I Farmacovigilância e QT Medicamentos Desvio de Qualidade de Medicamentos Queixa Técnica Botucatu 14

Leia mais

FARMACOVIGILÂNCIA E TECNOVIGILÂNCIA. Estabelecer processo de Farmacovigilância e Tecnovigilância na instituição;

FARMACOVIGILÂNCIA E TECNOVIGILÂNCIA. Estabelecer processo de Farmacovigilância e Tecnovigilância na instituição; FARMPr04 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 14/11/2012 1.00 Proposta CESC, FA, LAS, RFC. 1.01 Revisão CAMS, MBJ 1 Objetivo Estabelecer processo de Farmacovigilância

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Criar Usuário no sistema e-cidade

Criar Usuário no sistema e-cidade PROCEDIMENTO Código do Projeto Criar Usuário no Sistema e-cidade Cliente DTSMUNI-0001 Projeto: e-cidade Municípios Baianos Criar Usuário no sistema e-cidade Gestor do documento: Célula e-cidade 1/23 Sumário:

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Farmacovigilância LEGISLAÇÃO SANITÁRIA O QUE É FARMACOVIGILÂNCIA? INÍCIO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO FARMACOVIGILÂNCIA 21/11/2010

Farmacovigilância LEGISLAÇÃO SANITÁRIA O QUE É FARMACOVIGILÂNCIA? INÍCIO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO FARMACOVIGILÂNCIA 21/11/2010 LEGISLAÇÃO INÍCIO Deborah Masano Cavaloti Manira Georges Soufia SANITÁRIA - PROF. PALUDETTI - Farmacovigilância O risco do uso de remédios é conhecido desde a Antiguidade. Entretanto, pode-se dizer que

Leia mais

VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES

VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES VIGILÂNCIA SANITÁRIA Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES VIGILÂNCIA SANITÁRIA Marcos legais fundamentais para a Vigilância Sanitária.

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Versão 1.0

Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Versão 1.0 Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada Versão 1.0 Sumário 1. Apresentação... 1 2. Acesso ao Sistema... 1 2.1. Requisitos necessários para a utilização do site... 1 2.2. Login... 1 2.3. Primeiro

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

A Fresenius Medical Care dá mais um passo à frente.

A Fresenius Medical Care dá mais um passo à frente. Farmacovigilância A Fresenius Medical Care dá mais um passo à frente. Um novo tempo no monitoramento da segurança dos medicamentos. O que é Farmacovigilância? De acordo com a OMS (Organização Mundial

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

Sumário Introdução Solicitação de Acesso Efetuar Login Esqueci a senha Alterar dados Cadastrais Alterar senha Criação de Usuários do Fornecedor

Sumário Introdução Solicitação de Acesso Efetuar Login Esqueci a senha Alterar dados Cadastrais Alterar senha Criação de Usuários do Fornecedor MANUAL DO USUÁRIO 1 Sumário Introdução 3 Solicitação de Acesso 3 Efetuar Login 9 Esqueci a senha 10 Alterar dados Cadastrais 10 Alterar senha 11 Criação de Usuários do Fornecedor 12 Termo de Responsabilidade

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

Manual do Usuário Abertura de Empresa

Manual do Usuário Abertura de Empresa Manual do Usuário Abertura de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Abertura de empresa - Consulta Prévia... 6 Etapa 1 - Requerente...

Leia mais

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR Versão: 01 Página: 1 / 14 HOSPITAL POMPÉIA PROJETO TASY COTAÇÃO DE COMPRA WEB Versão: 01 Página: 2 / 14 COTAÇÃO DE COMPRA WEB O Hospital Pompéia está disponibilizando o sistema de Cotação de Compras Web

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB ESQUECI MINHA SENHA Versão axsg.02 Sumário INTRODUÇÃO... 3 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 4 ESQUECI A SENHA... 5 DÚVIDAS DE ACESSO... 8 CONTATOS... 9 Página 2 de

Leia mais

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005)

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Fica estabelecidos, por meio do presente regulamento, os requisitos mínimos relativos à obrigatoriedade,

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

SISNOR WEB SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO INFORMAÇÕES GERAIS

SISNOR WEB SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO INFORMAÇÕES GERAIS SISNOR WEB SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO INFORMAÇÕES GERAIS Manual de Usuário Versão 4.1 1 Histórico de Revisões: Versão 1.0 02/01/2013: Raphael Pena Cavalcanti

Leia mais

CIMED. Sistema de Solicitação de Medicamentos Excepcionais LME. Manual do Usuário

CIMED. Sistema de Solicitação de Medicamentos Excepcionais LME. Manual do Usuário UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA CIMED Sistema de Solicitação de Medicamentos Excepcionais LME Manual do Usuário Julho/2010 STI-CIMED (0xx)

Leia mais

HEMOCENTRO RP MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas.

HEMOCENTRO RP MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. P. 1/17 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. 2. Procedimentos Acesso ao sistema GBF, digitar o link e depois teclar ENTER e após esse inserir usuário e

Leia mais

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE 1 COMO SOLICITAR Acesse o Allianz Cliente (allianzcliente.com.br) ou clique aqui e informe seu login e senha (acesso apenas para titulares). No menu à direita, clique em Acessos Rápidos e

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames

Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames Sumário 1 Introdução... 2 2 Administrativo... 2 2.1 Inclusão de Usuários... 2 2.2 Manutenção de Usuários... 3 3 Dados Cadastrais... 3 3.1 Dados do Serviço...

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB 1ª Parte Primeiro Acesso 2ª Parte Esqueceu a Senha? Versão axsg.02 Sumário INTRODUÇÃO... 3 FUNDAMENTOS... 4 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 4 1ª Parte - PRIMEIRO ACESSO... 5 2ª Parte

Leia mais

Manual de Utilização PrintScout

Manual de Utilização PrintScout Manual de Utilização PrintScout Sumário 1. Login... 3 2. Tela Home... 4 3. Meus Locais... 5 3.1 Editar Local... 6 3.2 Adicionar Equipamento... 7 3.3 Alterar Dados de um Equipamento... 7 3.4 Excluir um

Leia mais

Manual Sistema de Autorização GW

Manual Sistema de Autorização GW Manual Sistema de Autorização GW Como acessar o sistema? O endereço para o acesso será o mesmo para digitação: http://gw2.unimedva.com.br:8082/gw/ Tela inicial do sistema Após entrar na tela inicial do

Leia mais

Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos

Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos Para acessar o Peticionamento Eletrônico é necessário utilizar o e-mail e a senha do gestor de segurança. Preencha

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário

CONCAFÉ. Manual do Usuário CONCAFÉ Manual do Usuário SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema?...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...3 2.3. Como recuperar

Leia mais

Revisão dos regulamentos em Farmacovigilância

Revisão dos regulamentos em Farmacovigilância Revisão dos regulamentos em Farmacovigilância Gerência de Farmacovigilância GFARM São Paulo Abril/2019 Compromissos Anvisa - ICH 3 Guias do ICH (Farmacovigilância) Implementação até 2021 E2B: elementos

Leia mais

Versão revisada do Manual de Tecnovigilância: Abordagens de Vigilância sanitária de produtos para a saúde comercializados no Brasil

Versão revisada do Manual de Tecnovigilância: Abordagens de Vigilância sanitária de produtos para a saúde comercializados no Brasil Versão revisada do Manual de Tecnovigilância: Abordagens de Vigilância sanitária de produtos para a saúde comercializados no Brasil Instituição: Fundação Oswaldo Cruz e Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS Orientações para utilização do sistema IPAG - SAÚDE pelos credenciados Este material foi elaborado para orientar no uso do novo sistema IPAG de atendimentos a procedimentos e consultas realizados pela

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA ÁREA RESTRITA PARA USUÁRIOS / SOLICITANTES E LABORATÓRIOS PARCEIROS VIA SITE DA CYTOGENE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA ÁREA RESTRITA PARA USUÁRIOS / SOLICITANTES E LABORATÓRIOS PARCEIROS VIA SITE DA CYTOGENE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA ÁREA RESTRITA PARA USUÁRIOS / SOLICITANTES E LABORATÓRIOS PARCEIROS VIA SITE DA CYTOGENE CYTOGENE DIAGNÓSTICOS MOLECULARES LTDA Elaboração: Outubro de 2016 Versão 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO

Leia mais

Relaciona Multibanco 1.0

Relaciona Multibanco 1.0 Relaciona Multibanco 1.0 Manual de Procedimentos Responsável: Departamento: Página 1 de 24 ÍNDICE 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 1.1. O que é o Sistema Relaciona Multibanco... 3 1.2. Requisitos mínimos...

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS Fa u amen o E e ôn co CASSEMS 1 Conteúdo 1. Informações Iniciais... 3 1.1. Sobre o documento... 3 1.2. Organização deste Documento... 3 2. Orientações Básicas... 3 2.1. Sobre o Faturamento Digital... 3

Leia mais

Revisão da RDC 54/2013 Rastreabilidade de Medicamentos

Revisão da RDC 54/2013 Rastreabilidade de Medicamentos Diretoria de Gestão Institucional DIGES Revisão da RDC 54/2013 Rastreabilidade de Medicamentos Brasília, 07/12/2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA Objetivos do SNCM: Ferramenta útil contra a falsificação e o roubo

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário Procedimentos para Inventário Inicial Versão 1.0.3.97

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

PORTAL CORPORATIVO. Manual do usuário

PORTAL CORPORATIVO. Manual do usuário PORTAL CORPORATIVO Manual do usuário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO SISTEMA... 3 1. Acesso ao Portal... 3 1.1. Solicitação de pré cadastro... 4 1.2. Primeiro Acesso... 5 1.3. Recuperar sua Senha... 6 1.4. Contato

Leia mais

1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL ORIENTAÇÕES GERAIS PARA FORNECIMENTO DE TIRAS E APARELHOS PARA MEDIDA DE GLICEMIA AOS PACIENTES INSULINODEPENDENTES DOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS (PORTARIA 4.217/2010) 1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL A Lei Federal

Leia mais

MANUAL. Via Portal do Cidadão

MANUAL. Via Portal do Cidadão MANUAL Enviar Proposta de Licitações" Via Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal balneariopicarras.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Guia rápido de solicitação de Publicação de Licença Saúde 4 Dias

Guia rápido de solicitação de Publicação de Licença Saúde 4 Dias Guia rápido de solicitação de Publicação de Licença Saúde 4 Dias Objetivo: Orientar usuários a como acessar o sistema ambiental paulista do e.ambiente, solicitação de publicação de licença saúde 4 dias.

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

Tutorial SICAD. Secretaria Especial de Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social

Tutorial SICAD. Secretaria Especial de Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social SICAPP Sistema de Consulta e Adaptação de SICAD PPs Jul/2014 2019 Secretaria Especial de Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Tutorial SICAD SICAD 2019 SICAPP Sistema

Leia mais

Tutorial. Serviços e Serviços Operadoras

Tutorial. Serviços e Serviços Operadoras Tutorial Serviços e Serviços Operadoras Serviços e Serviços Operadora 1 Tutorial Serviço e Serviços Operadora O cadastro de Serviços serve para informar todos os itens que estão na loja. Para que seja

Leia mais

Confirmação de Cadastro 2010

Confirmação de Cadastro 2010 Confirmação de Cadastro 2010 Passo a Passo simplificado para acesso e utilização Introdução: Este passo a passo tem por objetivo informar objetivamente como acessar o site do Programa de Volta para Casa

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS

MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS ACESSANDO O PORTAL Para acessar o Portal de Relacionamento Intelbras, você deve digitar o seguinte endereço: http://extranet.intelbras.com.br/login

Leia mais

Sistema de Micronutrientes Programa Nacional de Suplementação de Ferro

Sistema de Micronutrientes Programa Nacional de Suplementação de Ferro Sistema de Micronutrientes Programa Nacional de Suplementação de Ferro O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) tem por objetivo a prevenção da anemia através da suplementação preventiva de

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE FARMÁCIAS

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE FARMÁCIAS MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE FARMÁCIAS VERSÃO ONLINE versão: 3.2.303 [22/07/2016] M A N U A L D O S I S T E M A F L E X I S S P A R A A C E S S O D E F A R M Á C I A S Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

ITBI Online. Manual do Usuário. Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada.

ITBI Online. Manual do Usuário. Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada. ITBI Online Manual do Usuário Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada. MANUAL DO USUÁRIO Este manual foi desenvolvido para orientar o cidadão/contribuinte na utilização do sistema de ITBI Online

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação 28/02/2011 Aplicado a partir da

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba.

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Manual do Usuário Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Versão 1.0 15/07/2016 1 Sumário 1 Introdução Sistema GPED-Web... 4 2 Pré-requisitos para realizar

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

Manual Sistema de Autorização GW

Manual Sistema de Autorização GW Manual Sistema de Autorização GW Como acessar o sistema? O sistema de autorização uniweb será substituído pelo sistema GW, com a finalidade de unificarmos todo o processo em um só sistema para a realização

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Proposta... 3 3. Solicitando uma Licença... 4 4. Acesso... 4 a. Cadastro de usuário... 4 b. Acesso ao Sistema... 4 c. Esqueci a senha...

Leia mais

Empresa Beneficiária É a empresa que concede um benefício-alimentação ao trabalhador por ela contratado

Empresa Beneficiária É a empresa que concede um benefício-alimentação ao trabalhador por ela contratado Empresa Beneficiária É a empresa que concede um benefício-alimentação ao trabalhador por ela contratado 1. Como efetuar o LOGIN DE ACESSO ao Sistema PAT? Basta acessar o site http://www.trabalho.gov.br/pat

Leia mais