Prática Jurídica II Aula 04. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prática Jurídica II Aula 04. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2"

Transcrição

1 Prática Jurídica II Aula 04 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

2 O que é Posse?

3 Art Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. Então posse é o poder de fato que o sujeito detém sobre o bem.

4 Estão previstas no livro III do CC Direito das Coisas Tem por objetivo proteger o possuidor, já que, nos termos do art o possuidor tem o direito De ser mantido na posse na turbação; De ser restituído no esbulho; De ser segurado na violência. Desses direitos surgem as três modalidades de ação provisória.

5 De ser mantido na posse na turbação (não sai da posse); De ser restituído no esbulho (sai da posse); De ser segurado na violência (tem a posse ameaçada). Manutenção de Posse (tem a posse dificultada por atos materiais do turbador); Reintegração de Posse (perde a posse, é despojado); Interdito Proibitório (ameaça sobre a posse). Previstas nos arts 926 a 933 CPC; Arts. 554 a 568 NCPC Mudança maior, possibilidade de ações coletivas (art. 565).

6 Objetos das ações possessórias: Bens materiais. x Ações Dominiais (petitórias): Nas possessórias discute-se a posse, sem entrar na propriedade (domínio da coisa) Nas petitórias discute-se a propriedade o domínio da coisa; Há possibilidade de discutir domínio na possessória, quando ambas as partes disputarem a posse com base no domínio (súmula 487 STF).

7 A ameaça se caracteriza quando há receio sério (fundado) de que a posse venha a sofrer alguma ameaça, seja turbação, seja esbulho. Assim, ocorrerá ameaça se, embora nenhum ato de afronta à posse ainda tenha sido praticado, houver indícios concretos de que poderá ocorrer a moléstia à posse, como, por exemplo, se o molestador posicionar máquinas na entrada da área rural, noticiando que nela pretende entrar.

8 Turbação é o esbulho parcial, ou seja, é a perda de algum dos poderes fáticos sobre a coisa, mas não a totalidade da posse. O possuidor continua possuindo, mas não mais pode exercer, em sua plenitude, a posse. Por exemplo, ocorre turbação quanto alguém adentra no imóvel e passa a cortar árvores, seguidamente, mas não impede o acesso do possuidor à área.

9 Fungibilidade das ações possessórias: Art A propositura de uma ação possessória em vez de outra não obstará a que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela, cujos requisitos estejam provados. Se o autor postular reintegração, alegando que perdeu a posse, mas a prova demonstrar que ainda não houve perda, mas que ela poderá ocorrer, o juiz outorgará o interdito proibitório, em vez de reintegração. Art. 554 NCPC.

10 Cumulação de pedidos O artigo 921 do Código de Processo Civil admite, nas ações possessórias, cumulação de pedidos quanto: condenação em perdas e danos; cominação de pena para caso de nova turbação ou esbulho; desfazimento de construção ou plantação feita em detrimento de sua posse. O pedido principal é a proteção da posse, mas é possível a cumulação nas hipóteses acima citadas. Ademais, segundo o mesmo autor, isso em nada descaracteriza a natureza possessória da ação. Art. 555 NCPC.

11 Caráter dúplice das ações possessórias: O que é caráter dúplice de uma ação?

12 Art. 922 CPC (Art. 556 NCPC): É lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor. A sentença pode outorgar a tutela possessória ao autor como ao réu. Dado o caráter dúplice das ações possessórias, formulado o pedido pelo réu, pode a sentença conceder-lhe a proteção possessória. O caráter dúplice, a princípio, afasta a necessidade e, até mesmo, impede a reconvenção.

13 Procedimento Especial: Propositura: Art. 282 CPC ou Art. 319 NCPC; Autor Deve Provar (art. 927 CPC ou art. 561 NCPC): a sua posse; a turbação ou o esbulho praticado pelo réu; a data da turbação ou do esbulho; a continuação da posse, embora turbada, na ação de manutenção; a perda da posse, na ação de reintegração. Havendo prova pré constituída pode ser concedida liminar sem oitiva da outra parte (art. 928), ou marcar audiência de justificação. (art. 562 NCPC).

14 Procedimento Especial: Audiência de Justificação: Serve para o autor constituir prova através de testemunhas sobre os fatos de sua posse; O Réu é chamado à audiência, mas não pode arrolar testemunhas (via de regra); Na própria audiência pode ser concedida ou negada a liminar.

15 Procedimento Especial: Liminar: Tem natureza de antecipação de tutela; pode se dar em dois momentos: quando a petição inicial suficientemente instruída, com a presença dos requisitos, sem ouvir o réu; não estando instruída, a concessão pode ocorrer após a justificação, também é concedida sem ouvir o réu, pois, apesar de poder comparecer à audiência de justificação, não pode fazer alegações mais amplas, nem produzir prova própria, então, nada terá alegado. Recurso: Agravo sem efeito suspensivo (via de regra).

16 Procedimento Especial: Contestação: Da intimação da decisão liminar, o réu terá 5 dias para contestar; A partir da resposta do réu segue o rito ordinário; A sentença faz coisa julgada material com condenação em sucumbência. Recurso: Apelação em seu duplo efeito.

17 FERNANDO MENDONÇA, RG PR, CPF e sua esposa, BEATRICE MENDONÇA, RG PR, inscrita no CPF ; ambos residentes e domiciliados à Rua Avaré, 165, Bairro Novo, Curitiba, Paraná, através de instrumento público outorgaram à LOTES AIRA COMERCIAL IMOBILIÁRIA LTDA., inscrita no CNPJ / , com sede na Avenida Nossa Senhora dos Cocais, n 1.000, Sala 126, Curitiba-PR, na pessoa de seu sócio gerente o Sr. Jorge Mateus de Souza, brasileiro, casado, empresário, portador do RG PR, inscrito no CPF ; na condição de legítimos proprietários do imóvel constituído pelo Lote de terreno n 777, da quadra n. 28, da planta PRAIA DAS GAIVOTAS, situado no Município e Comarca de Matinhos-PR, conforme se pode comprovar através das certidões expedidas pela Serventia Registral Imobiliária da Comarca de Paranaguá-PR, onde o imóvel encontra-se registrado as margens das transcrições Nº 20555, as fls. 1207, do livro 10-SR e Nº , as fls. 1208, do livro 13-SR, com a finalidade de venda da referida área. Desde então a empresa mantêm a posse do referido bem, inclusive pagamentos os encargos tributários pertinentes ao mesmo, conforme certidão negativa Municipal anexada.

18 Ocorre que, há poucos dias atrás, na administração e cuidados do imóvel de, o Sr. Jorge Mateus de Souza, deparou-se com o terreno em questão desmatado sem a autorização de seus proprietários, com poste para entrada de energia elétrica instalado e pedreiros recebendo material de construção, que lhe informaram que estavam para iniciar a obra, sob as ordens de Celso de Oliveira. Em contato telefônico com a pessoa de nome Celso, este apenas esquivou-se, alegando que retornaria o contato mais tarde, no entanto quem entrou em contato foi a Sra. Maria do Couto, informando ser advogada e proprietária do lote em questão, inclusive com ameaças ao Sr. Jorge, informando que tomaria as medidas legais cabíveis contra as alegações que ele fazia. Depois descobriu que na verdade, o casal estaria em conluio para tomar posse do lote de terra. Na condição de advogado contratado para a defesa dos interesses contra a provável e eminente invasão, tome as medidas judiciais cabíveis, sabendo que o casal invasor reside na Rua Cury, 175, Pontal do Paraná, que o Sr. Jorge, em conjunto com a Polícia Civil de Matinhos retirou o poste de entrada de energia elétrica e lavrou um Boletim de Ocorrência contra a invasão da área.

Das ações possessórias. Manutenção de posse. Reintegração de posse. Interdito proibitório.

Das ações possessórias. Manutenção de posse. Reintegração de posse. Interdito proibitório. MÓDULO 19 Das ações possessórias. Manutenção de posse. Reintegração de posse. Interdito proibitório. Artigos 554 a 568 do CPC Proteção à posse: Autotutela (proteção do bem por iniciativa do possuidor)

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; professor de Dir. Civil

Leia mais

6. AÇÕES POSSESSÓRIAS 6.1 A

6. AÇÕES POSSESSÓRIAS 6.1 A 6. AÇÕES POSSESSÓRIAS 6.1 A posse e seus efeitos - O que é a posse? - Quais os efeitos oriundos da posse? > Direito à tutela possessória > Percepção dos frutos > Indenização pelas benfeitorias > Direito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Gilberto Maistro 1-) Ações Possessórias: a) Ação de Reintegração: b) Ação de Manutenção de Posse: c) Ação de Interdito Proibitório:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 17/05/2018). Exibição de contas.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 17/05/2018). Exibição de contas. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 17/05/2018). Exibição de contas. Conceito: esta ação tem por objetivo promover o acerto de contas, a ser apresentado

Leia mais

Ações Possessórias. Márcio Olmo Cardoso 1 INTRODUÇÃO

Ações Possessórias. Márcio Olmo Cardoso 1 INTRODUÇÃO 216 Ações Possessórias INTRODUÇÃO Márcio Olmo Cardoso 1 Quando se fala em posse, é preciso destacar que a primeira teoria a respeito do assunto consagrava que para ter a posse era necessário que a pessoa

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Efeitos da Posse Os interditos Alessandra Nóbrega Leite de A. Lima* 1. INTRODUÇÃO. Os interditos são meios processuais de defesa posse, e por isso sua disponibilidade pelo possuidor

Leia mais

DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS

DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS Posse para Savigny Posse é um fato que se converte em direito justamente pelos interditos concedidos pelo ordenamento Posse para Ihering Teoria da defesa complementar da propriedade

Leia mais

PONTO 1: Procedimentos Especiais 1. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS. 1.1 AÇÕES POSSESSÓRIAS Arts

PONTO 1: Procedimentos Especiais 1. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS. 1.1 AÇÕES POSSESSÓRIAS Arts 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Procedimentos Especiais 1. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS 1.1 AÇÕES POSSESSÓRIAS Arts. 920 933 Discute a posse, o fato jurídico posse. Protege aquele que um dia teve a posse do bem.

Leia mais

Prática Jurídica II Aula 10. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Prática Jurídica II Aula 10. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Prática Jurídica II Aula 10 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Tipos mais comuns: Especial Urbano: Posse mínima 5 anos, área urbana até 250m2, não possuir outro imóvel, animus

Leia mais

AÇÕES IMOBILIÁRIAS. As ações possessórias tem por finalidade a interdição da violência e preservação da paz social.

AÇÕES IMOBILIÁRIAS. As ações possessórias tem por finalidade a interdição da violência e preservação da paz social. Prof. Sang Duk Kim TURMAS 14 e 04 (on-line) 12/04/2018 AÇÕES IMOBILIÁRIAS. Ações Possessórias. As ações possessórias tem por finalidade a interdição da violência e preservação da paz social. Suas principais

Leia mais

a) O possuidor tem direito à retenção por benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias.

a) O possuidor tem direito à retenção por benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias. 1) PROMOTOR/SP -2010 - MPSP - 87º CONCURSO (Civil, questão 51) 51. Marque a alternativa correta: (cód. Q70910) a) O possuidor tem direito à retenção por benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 06/11/2017) Posse.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 06/11/2017) Posse. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 06/11/2017) Direito das Coisas / Retenção. Posse. Detenção. A detenção é verdadeiramente uma posse não considerada

Leia mais

Pratica I 7º semestres AULA 08 Ações Possessórias

Pratica I 7º semestres AULA 08 Ações Possessórias AULA 08 Ações Possessórias Conceitos : ESBULHO: Violação máxima da posse, em que o autor da ação se vê privado de toda a posse que poderia exercer. O legitimado ativo é o possuidor esbulhado, que requererá

Leia mais

Direito Civil. Efeitos da Posse. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Efeitos da Posse. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Efeitos da Posse Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. Conceito: embargos de terceiro são instrumento utilizado por

Leia mais

Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC.

Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC. Ação Cautelar Tutela Cautelar Aula 02 Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC. De acordo com o novo CPC, não temos mais

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

EXMO. SR. JUIZ DA 1ª VARA DA FAZENDA E REGISTROS PÚBLICO DA COMARCA DE PALMAS

EXMO. SR. JUIZ DA 1ª VARA DA FAZENDA E REGISTROS PÚBLICO DA COMARCA DE PALMAS EXMO. SR. JUIZ DA 1ª VARA DA FAZENDA E REGISTROS PÚBLICO DA COMARCA DE PALMAS Processo nº 0311108-88.2017.827.2729 JOSÉ LUIZ PEREIRA JÚNIOR, brasileiro, tocantinense, casado, professor e agente político

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 CLASSIFICAÇÃO DA POSSE.

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 CLASSIFICAÇÃO DA POSSE. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 CLASSIFICAÇÃO DA POSSE. CONCEITOS POSSE DE BOA-FÉ: quando o possuidor ignora o vício que lhe impede de adquirir a coisa, ele se encontra na

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR JOÃO DA SILVA, brasileiro, casado, auxiliar de produção, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF sob nº, portador da

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DO PARANÁ

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DO PARANÁ Autos nº. 0005906-13.2016.8.16.0026 DECISÃO 1. Trata-se de ação possessória em que houve o pedido liminar de interdito proibitório. Aduz o requerente, em suma, que coproprietário de um imóvel mantido em

Leia mais

POSSE. Aquisição e perda da Posse. Usucapião. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

POSSE. Aquisição e perda da Posse. Usucapião. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo POSSE Aquisição e perda da Posse Efeitos Secundários da Posse Proteção Possessória Usucapião Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Transmissão da Posse: a) Causa mortis: Neste caso, a posse é transferida no cos junto da universalidade

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 3: Efeitos da Posse

DIREITO CIVIL IV AULA 3: Efeitos da Posse DIREITO CIVIL IV AULA 3: Efeitos da Posse 1. Posse x Detenção x Atos de Mera Permissão A posse é o exercício de fato de um dos poderes da propriedade, em nome próprio Na detenção, o detentor tem a coisa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Posse e Propriedade: Direitos das Coisas Direito à Posse Direito Real Propriedade OBS: Não se vende o que

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). (Nome do autor), brasileiro, casado, engenheiro de minas, carteira de identidade

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Direito processual civil PETIÇÃO INICIAL - CONCEITOS Ato judicial da parte autora com a finalidade de provocar a jurisdição acerca de um pedido, isto é, a pretensão resistida. É

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP Obs: os espaços deste exercício tem a função de facilitar a visualização do aluno. Não é aconselhável pular linhas na prova. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP KID PAPÃO,

Leia mais

Ações Possessórias Interdito Proibitório.

Ações Possessórias Interdito Proibitório. EFEITOS DA POSSE Ações Possessórias Interdito Proibitório. A ação de interdito proibitório é uma medida preventiva de defesa contra violência iminente, ajuizada ante a ameaça de turbação ou esbulho na

Leia mais

1) teve uma filha na data de , de nome Cássia Maria de Paula Barros, sem contudo ter registrado o nome do pai;

1) teve uma filha na data de , de nome Cássia Maria de Paula Barros, sem contudo ter registrado o nome do pai; Peça Prático-Profissional Você, como advogado, foi procurado em seu escritório pela Sra. Cássia de Paula Barros, empregada doméstica, com residência em Recife/PE, que lhe narra os seguintes fatos: 1) teve

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

18/03/2019 AULA 5 TUTELA DE URGÊNCIA ANTECEDENTE. Denis Domingues Hermida. Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto ao MOMENTO DA CONCESSÃO

18/03/2019 AULA 5 TUTELA DE URGÊNCIA ANTECEDENTE. Denis Domingues Hermida. Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto ao MOMENTO DA CONCESSÃO PROCESSO CIVIL V AULA 5 TUTELA DE URGÊNCIA Denis Domingues Hermida I INTRODUÇÃO Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto ao MOMENTO DA CONCESSÃO INCIDENTE Na mesma peça processual Em que se formula

Leia mais

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 24 CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : tutela

Leia mais

Autos n

Autos n Autos n 001453-64.2017.8.16.0179 1. Trata-se de Interdito Proibitório movido por MUNICÍPIO DE CURITIBA em face do MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST), DEMAIS MOVIMENTOS e indivíduos que

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 365 Registro: 2018.0000767190 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2093156-81.2018.8.26.0000, da Comarca de, em que é agravante DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Leia mais

FINALIDADE DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS INTERDITOS

FINALIDADE DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS INTERDITOS P á g i n a 1 PROFESSOR SANG DUK KIM FINALIDADE DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS INTERDITOS Como visto anteriormente, a tutela jurídica da posse tem por fundamento a interdição da violência e a preservação da paz

Leia mais

Direito Processual V Procedimentos Especiais

Direito Processual V Procedimentos Especiais 7. DIVISÃO E DEMARCAÇÃO DE TERRAS PARTICULARES - CC, 1.297: Direito à demarcação entre vizinhos - CC, 1.320: Direito à demarcação entre condôminos 7.1. Objetivo do procedimento demarcatório e divisório

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação anulatória visa obtenção de tutela jurisdicional que implique em desfazimento de lançamento por conta de

Leia mais

Num D E C I S Ã O Vistos. O ESTADO DE MINAS GERAIS requerer TUTELA ANTECIPADA DE CARÁTER ANTECEDENTE em face das ASSOCIAÇÕES que na data de

Num D E C I S Ã O Vistos. O ESTADO DE MINAS GERAIS requerer TUTELA ANTECIPADA DE CARÁTER ANTECEDENTE em face das ASSOCIAÇÕES que na data de Número: 5074678-59.2018.8.13.0024 Classe: Tutela Antecipada Antecedente Órgão julgador: 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte Última distribuição: 06/06/2018 Valor da causa:

Leia mais

]tvöâxá ZtááÅtÇÇ ]ØÇ ÉÜ OAB-São Paulo

]tvöâxá ZtááÅtÇÇ ]ØÇ ÉÜ OAB-São Paulo Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da São Bernardo do Campo. ]tvöâxá ZtááÅtÇÇ ]ØÇ ÉÜ OAB-São Paulo 83.944 ª Vara Cível da Comarca de CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOP LIFE, inscrita sob o CNPJ nº 10.965.072/0001-27,

Leia mais

Prática Jurídica II Aula 07. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Prática Jurídica II Aula 07. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Prática Jurídica II Aula 07 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Pedro e Marcos firmaram contrato de compra e venda, sendo seu objeto um veículo tipo motocicleta, marca RR, modelo

Leia mais

06/02/2019 AULA 2. I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças. Denis Domingues Hermida

06/02/2019 AULA 2. I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças. Denis Domingues Hermida PROCESSO CIVIL V AULA 2 I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças Denis Domingues Hermida 1 INTRODUÇÃO CF. Art. 5º, XXXV, da Constituição

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal da Vara Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal da Vara Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). Bom dia, hoje trago um modelo de petição de pensão por morte e, razão da morte do filho com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal

Leia mais

https://youtu.be/tjdwx0oqbrg Novo CPC Contestação Modelo

https://youtu.be/tjdwx0oqbrg Novo CPC Contestação Modelo Novo CPC Contestação Modelo https://youtu.be/tjdwx0oqbrg Novo CPC Contestação Modelo EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA COMARCA.. / UF Pular 3 linhas Processo nº Pular 10 linhas (NOME

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Conti. Petição inicial: a) Revisão da aula anterior: Há quatro procedimentos importantes, sendo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/2017 - Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Petição Inicial Conti.: No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo

Leia mais

Direito Processual. Civil. Da Tutela Provisória

Direito Processual. Civil. Da Tutela Provisória Direito Processual Civil Da Tutela Provisória Das Disposições Gerais - Duas Espécies: Urgência e Evidência. - Urgência: Cautelar e Antecipada Antecedente ou Incidental. - Incidental: Independe de custas.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE José, brasileiro, estado civil, portador do RG, CPF, CTPS, residente e domiciliado na, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, conforme procuração

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

Ações Possessórias (arts ) Características: Posse no Código Civil:

Ações Possessórias (arts ) Características: Posse no Código Civil: Ações Possessórias (arts. 920-933) Características: Posse no Código Civil: Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

Leia mais

Turmas Especiais 2015 Programa da disciplina.

Turmas Especiais 2015 Programa da disciplina. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo FDSBC Curso de Prática Jurídica Civil Prof. Titular Pedro Marini Neto Prof. Substituto Estevan Lo Ré Pousada Turmas Especiais 2015 Calendário de atividades

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO............ (nome completo),........ (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº...

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no CPF/MF sob nº...,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO... AUTOS nº... MARTA..., nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portadora da cédula

Leia mais

Processo Civil Prof. Darlan Barroso Aula de Respostas do Réu 2ª Fase Civil XXIII Exame de Ordem

Processo Civil Prof. Darlan Barroso Aula de Respostas do Réu 2ª Fase Civil XXIII Exame de Ordem Enunciado aula de defesa Processo Civil Lupicínio, em 2000, realizou doação de um de seus imóveis ao sobrinho Ticio com a finalidade de permitir que ele pudesse realizar casamento com Aurélia, constando

Leia mais

LIMINARES -PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CPC /15

LIMINARES -PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CPC /15 LIMINARES -PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CPC /15 Professora: ARLETE INES AURELLI mestre e doutora em Direito Processual Civil pela PUC/SP professora de direito processual civil nos cursos de graduação e pós-graduação

Leia mais

Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho.

Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho. Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho. O artigo 114 da Constituição Federal traz que o Poder Judiciário Trabalhista também deve julgar...outras controvérsias

Leia mais

Direitos Reais. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Professor Doutor Antonio Carlos Morato

Direitos Reais. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Professor Doutor Antonio Carlos Morato Direitos Reais Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Professor Doutor Antonio Carlos Morato Introdução ao direito das coisas. Composto por normas de ordem pública Poder jurídico direto e imediato

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

Tutela de urgência. Direito Processual Civil IV. Prof. Leandro Gobbo 1

Tutela de urgência. Direito Processual Civil IV. Prof. Leandro Gobbo 1 Tutela de urgência Direito Processual Civil IV Prof. Leandro Gobbo 1 Tutela provisória Tutela provisória Tutela de urgência Tutela de evidência Tutela cautelar Tutela antecipada Prof. Leandro Gobbo 2 Tutela

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação declaratória visa a obtenção de certeza jurídica da existência ou inexistência de fato e das consequências

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE CUMULADA COM INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. PEDIDO LIMINAR. INDEFERIMENTO. AUSENTES OS REQUISITOS DO ART. 927 DO CPC. A liminar de reintegração

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS DA TUTELA PROVISÓRIA Artigos 294 a 299 do Código de Processo Civil Artigo 294 do Código de Processo Civil - urgência Tutela provisória

Leia mais

SUMÁRIO. Procedimentos. Direito de exigir contas. Duas fases. Sentença 13 Dever de prestar contas. Fase única... 15

SUMÁRIO. Procedimentos. Direito de exigir contas. Duas fases. Sentença 13 Dever de prestar contas. Fase única... 15 SUMÁRIO Finalidade da ação de prestação de contas...... 1 Finalidade. Acerto de negócio jurídico. Saldo... 1 Pretensão do autor com tal ação... 2 Medida cautelar de guarda e educação dos filhos, regulado

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE SICRANA DE TAL, brasileira, casada, portadora do RG [...], devidamente inscrita no CPF/MF n. [...], sicrana@e-mail.com.br,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE EMBU GUAÇU ESTADO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE EMBU GUAÇU ESTADO DE SÃO PAULO QUESTÃO Na data de 11 de agosto de 2013, Ana Isabel Figueira, residente e domiciliada na Rua Solavanco, 111, Vila Esmeralda, Embu Guaçu, recebeu uma correspondência de cobrança da Loja Borboleta Azul LTDA,

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA 1 Artigo 294 do Código de Processo Civil A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO / REINTEGRAÇÃO / MANUTENÇÃO DE POSSE / CLASSE 5011 / 1ª VARA FEDERAL CÍVEL / SJES AUTOR: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO - IFES RÉU: UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES

Leia mais

DIREITO DAS COISAS POSSE DEFESA DA POSSE. PROF. Diogo de Calasans Melo Andrade

DIREITO DAS COISAS POSSE DEFESA DA POSSE. PROF. Diogo de Calasans Melo Andrade 1 DIREITO DAS COISAS POSSE DEFESA DA POSSE PROF. Diogo de Calasans Melo Andrade DIREITO DAS COISAS 2 Conceito: Clóvis: "Complexo das normas reguladoras das relações jurídicas - referentes às coisas suscetíveis

Leia mais

Procedimentos Especiais Regular

Procedimentos Especiais Regular Ações Possessórias (arts. 920-933) Características: Posse no Código Civil: Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

Leia mais

TURMA ESPECÍFICA 1ª FASE

TURMA ESPECÍFICA 1ª FASE TURMA ESPECÍFICA 1ª FASE JUIZ DO TRABALHO CPC: Artigos Selecionados 10 Art. 539 ao 702 CPC - PARTE X LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 TÍTULO III DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CAPÍTULO I DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Tutela provisória II Prof. Luiz Dellore Gênero Espécies Subespécies Tutela Provisória Tutela de urgência - Tutela cautelar - Tutela antecipada Tutela de evidência -- Art. 294.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS

EXCELENTÍSSIMO DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS EXCELENTÍSSIMO DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS Distribuição livre..., CPF..., brasileiro, solteiro, menor impúbere, residente e domiciliado na cidade de..., na Rua..,

Leia mais

Pratica Civil Especial 10º semestre. Aula 02 PETIÇÃO INICIAL RITO SUMÁRIO (ART. 275, I E II, do CPC) e RITO ORDINÁRIO ( 282 E SGS DO cpc)

Pratica Civil Especial 10º semestre. Aula 02 PETIÇÃO INICIAL RITO SUMÁRIO (ART. 275, I E II, do CPC) e RITO ORDINÁRIO ( 282 E SGS DO cpc) Aula 02 PETIÇÃO INICIAL RITO SUMÁRIO (ART. 275, I E II, do CPC) e RITO ORDINÁRIO ( 282 E SGS DO cpc) ESTRUTURA DA PETIÇÃO INICIAL DE RITO SUMÁRIO - REQUISITOS: CPC, art. 282 + 276. - COMPETÊNCIA: CPC,

Leia mais

Tutelas no novo CPC: Liminares?

Tutelas no novo CPC: Liminares? Tutelas no novo CPC: Liminares? Valter Nilton Felix Quando os efeitos da tutela definitiva são antecipados pelo juízo, tem-se a tutela provisória, satisfativa (fornecimento de certidão negativa é ordenada

Leia mais

TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CPC

TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CPC TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CPC Prof. Advogado. Mestre em Processo Civil pela PUC/SP. LL.M pela University of California Berkeley School of Law. DA TUTELA PROVISÓRIA Disposições gerais Art. 294 A tutela

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE FULANO DE TAL, brasileiro, solteiro, garçom, portador da Cédula de Identidade RG n. [...], devidamente inscrito no CPF/MF sob o

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Tutela provisória I Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos Processo de conhecimento: crise de incerteza Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Tutela provisória

Leia mais

Direito Civil Direitos Reais Professor: Stanley Costa

Direito Civil Direitos Reais Professor: Stanley Costa AULA 05: Efeitos Processuais da Posse 1. Considerações iniciais; 2. Autotutela da posse; 3. Ações possessórias; 4. Ações afins às possessórias. UNIDADE II DA POSSE 1. Considerações Iniciais: As consequências

Leia mais

Novo CPC Petição Inicial Modelo

Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA (Ex. CIVIL, ou DE FAMÍLIA, ETC) DA COMARCA.. / UF (Conforme

Leia mais

Resumo 3º Bimestre (Livro: Direito Processual Civil Brasileiro Vicente Greco Filho, Código de Processo Civil Interpretado Costa Machado)

Resumo 3º Bimestre (Livro: Direito Processual Civil Brasileiro Vicente Greco Filho, Código de Processo Civil Interpretado Costa Machado) Resumo 3º Bimestre (Livro: Direito Processual Civil Brasileiro Vicente Greco Filho, Código de Processo Civil Interpretado Costa Machado) 23/05/13 (Qui) Dos Procedimentos Especiais Processo e procedimento?

Leia mais

Questão: Como advogado de Jonas, redija a peça cabível para defender seus interesses colocando na data o prazo final da apresentação de sua peça.

Questão: Como advogado de Jonas, redija a peça cabível para defender seus interesses colocando na data o prazo final da apresentação de sua peça. Caso prático Manoel da Lagoa, residente e domiciliado na Rua Harmonia nº 51, apto 15, Vila Madalena, ingressou com Ação de Indenização por danos morais e materiais contra Jonas da Pedreira, brasileiro,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.297.425 - MT (2011/0299374-0) RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA RECORRENTE : CIMENTO PORTLAND MATO GROSSO S/A ADVOGADO : MÁRIO CARDI FILHO E OUTRO(S) RECORRIDO : AURELINA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO JUÍZO DE DIREITO DA 26ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE RECIFE- SEÇÃO B SENTENÇA

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO JUÍZO DE DIREITO DA 26ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE RECIFE- SEÇÃO B SENTENÇA PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO JUÍZO DE DIREITO DA 26ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE RECIFE- SEÇÃO B Processos nº 0027691-84.2013.8.17.0001 e 0071376-44.2013.8.17.0001 SENTENÇA Trata-se de julgamento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. EMPRÉSTIMO: comodato e múto

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. EMPRÉSTIMO: comodato e múto EMPRÉSTIMO: comodato e múto 1. Conceito de empréstimo Empréstimo é o contrato estabelecido entre duas pessoas, e uma delas entrega gratuitamente a outra um bem para que o utilize e restitua-o no prazo

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação declaratória visa a obtenção de certeza jurídica da existência ou inexistência de fato e das consequências

Leia mais

5.6 Ações Trabalhistas Advindas da Relação de Emprego

5.6 Ações Trabalhistas Advindas da Relação de Emprego Dano moral individual o Competência Súmula nº 392 do TST - DANO MORAL. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 327 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE NOVO CPC COMUNICAÇÃO A comunicação dos atos processuais é realizada com ampla publicidade, para fins de informar aos envolvidos da movimentação do processo, em especial quando revestir-se

Leia mais

2º AULA: PROCESSO DE CONHECIMENTO

2º AULA: PROCESSO DE CONHECIMENTO Coordenação: Dr. Pedro Miranda de Oliveira 2º AULA: PROCESSO DE CONHECIMENTO Prof. Dr. Francisco José R. de Oliveira Neto 30 MUDANÇAS NO PROCESSO DE CONHECIMENTO: PROCESSO DE CONHECIMENTO (INICIAL, DEFESA,

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO DIREITO CIVIL TREINAMENTO DE PEÇAS OAB CIVIL NOME:

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO DIREITO CIVIL TREINAMENTO DE PEÇAS OAB CIVIL NOME: ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO DIREITO CIVIL TREINAMENTO DE PEÇAS OAB CIVIL NOME: PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL 1) Pedro, brasileiro, solteiro, jogador de futebol profissional, residente

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Jurisdição.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Jurisdição. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 20/03/2018). Jurisdição. Jurisdição é exercida pelo Estado e consiste na atribuição de resolver os conflitos sociais,

Leia mais

Ponto 1. Ponto 2. Ponto 3

Ponto 1. Ponto 2. Ponto 3 DIREITO CIVIL PEÇA PROFISSIONAL Ponto 1 José, servidor público aposentado da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, é casado com Joana, domiciliada em Santo Amaro SP, do lar e sem filhos. José,

Leia mais

Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela em Pedido Incontroverso.

Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela em Pedido Incontroverso. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Petição Inicial: ATENÇÃO: Para que nasça o direito à pretensão deve ser violado direito, nos termos

Leia mais

Material de leitura obrigatória. Aula 24. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Alienação parental.

Material de leitura obrigatória. Aula 24. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Alienação parental. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 20/11/2017. Alienação parental. Jurisprudência do STJ de 2010 dá a Avó e ao Tio tem direito à guarda compartilhada.

Leia mais

Pratica Especial 9º e 10º Semestres AULA 05. Reconvenção

Pratica Especial 9º e 10º Semestres AULA 05. Reconvenção AULA 05 Reconvenção Definição: A reconvenção é uma ação movida pelo réu contra o autor, nos mesmos autos da ação principal, devendo com esta ser conexa e apresentada em peça autônoma, mas simultaneamente

Leia mais