Autor: Elias de Souza Santana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Autor: Elias de Souza Santana"

Transcrição

1 Apostila de Word Autor: Elias de Souza Santana

2 APOSTILA WORD Elaboração: Elias de Souza Santana MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

3 01 - INTRODUÇÃO AO WORD O WORD, conhecido também como OFFICE, criado pela Empresa Microsoft, é uma poderosa ferramenta utilizada para edição de textos, ao alcance de sua criatividade. Através dos vários comandos/ferramentas (formatação, visualização, correções ortográficas e gramaticais, inclusão de tabelas, cliparts, impressão, etc...), o programa WORD permite a criação de documentos, cartazes, cartões, formulários, desenhos, dentre outros. INICIANDO O WORD Para iniciar o Word, é necessário a utilização da Barra de Tarefas do Windows (canto inferior do seu monitor), clique no botão INICIAR e, ao abrir o menu, dirija a seta do mouse até o item PROGRAMAS. Procure e clique em MICROSOFT WORD e aguarde a inicialização do programa. Outra maneira de inicializar o Word, é clicando duas vezes no ícone de atalho existente na tela principal do Windows (Desktop). MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

4 02 - CONHECENDO O WORD (JANELA DE TRABALHO) BARRA DE TITULO 2. BARRA DE MENU 3. BARRA DE FERRAMENTAS 4. REGUA 5. ÁREA DE ESCRITA 6. BARRA DE ROLAMENTO (DESLOCAMENTO) 7. BARRA DE FERRAMENTAS DESENHOS 8. BARRA DE STATUS 03 - BARRA DE TÍTULOS No topo de qualquer aplicação para Window,s visualiza-se sempre uma BARRA DE TITULOS, onde se apresenta o nome do arquivo em edição, seguido pelo nome do programa. Ao abrir o WORD, tem-se na Barra de Títulos como configuração padrão, a identificação do nome do arquivo Documento 1, pronto para começar o trabalho. Essa identificação permanecerá até o usuário determinar o nome definitivo do arquivo, salvando o mesmo. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

5 Cada novo documento será nomeado automaticamente Documento 2, Documento 3 e assim por diante. No lado esquerdo da barra de titulo encontra-se o ícone representativo do programa (aplicação). Ao clicar neste ícone (tal como em qualquer aplicação para Windows) abre-se o Menu de Controle de Aplicação. Com este menu pode-se alterar as opções da janela de trabalho: Restaurar: Retorna ao tamanho inicial (pode ser alterado com o item tamanho. Mover: Move o seu programa pela área de trabalho (pressionando a tecla SHIFT). Tamanho: Aumenta e diminui o tamanho normal do seu programa (pressionando a tecla SHIFT). Minimizar: Reduz a janela a um ícone na sua Barra de Tarefas. Maximizar: Coloca o seu programa em tela cheia (toda a sua área de trabalho). Fechar: Fecha o seu programa. As funções Minimizar, Maximizar, Restaurar e Fechar também são encontradas no lado direito da Barra de Titulo, através dos Ícones de atalhos. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

6 04 - BARRA DE MENU A BARRA DE MENU é composta por 09 (nove) comandos, sendo que cada comando permite o acesso à varias funções necessárias para formatar e manipular o texto. Ao clicar em um dos comandos, abre-se uma lista de funções vinculada ao comando selecionado. Para abrir uma função possível de ser realizada, o comando deverá estar ativo, bastando apenas que clique com o mouse sobre a respectiva função. Poderá utilizar a eventual combinação de teclas de atalho que é representada do lado direito da função. Por exemplo, para ativar o PAINEL DE TAREFAS (CTRL+F1). Utilizando a tecla ALT em conjunto com à letra sublinhada do respectivo comando. Por exemplo, ALT+X (abre as funções do comando EXIBIR). Por fim após a lista de funções aberta, pressionando qualquer letra sublinhada executará uma ação. Por exemplo, letra U (retirar e colocar à régua) MODOS DE EXIBIÇÃO No Word, existem diferentes modos de exibição do trabalho em execução. O comando Exibir, permite alterar as formas de exibição do trabalho, como: Normal, Layout da Web, Layout de Impressão, Estrutura de Tópicos e Layout de Leitura. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

7 - NORMAL Esse modo de exibição mostra a formatação do texto e simplifica o layout da página, para que possa ser digitado e editado o texto rapidamente. Para alternar para o modo normal, clique em Normal no comando Exibir. - LAYOUT DA WEB A função Layout da Web é utilizada na criação e alteração de página da Web. Nesse modo de exibição, os planos de fundo são exibidos, o texto é disposto de forma a se ajustar na janela e os elementos gráficos são posicionados como em um navegador da Web. Para alternar o modo de exibição de layout da Web, clique em Layout da Web no comando Exibir. - LAYOUT DE IMPRESSÃO A função layout de impressão exibe o texto, os elementos gráficos e outros elementos exatamente como serão posicionados na página impressa. Esse modo de exibição é útil para editar cabeçalhos, rodapés, ajustar margens, trabalhar com colunas e objetos de desenho. Para alternar o modo de exibição layout de impressão, clique em Layout de impressão no comando Exibir. - ESTRUTURA DE TÓPICOS A função Estrutura de Tópicos serve para examinar a estrutura de um documento e para mover, copiar e reorganizar o texto arrastando os títulos. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

8 Nesse modo de exibição, você pode recolher um documento para ver apenas os títulos principais, ou pode expandi-lo, para ver todos os títulos e também o corpo do texto. Para alternar para o modo de exibição de estrutura de tópicos, clique em Estrutura de tópicos no menu Exibir. - MODO DE EXIBIÇÃO DE LAYOUT DE LEITURA Para ler um documento sem forçar os olhos e com ferramentas otimizadas para leitura, use o comando layout de leitura. Ele foi criado para tornar a leitura de documentos em tela mais cômoda. Nele, o Word remove da tela elementos que podem te distrair, como barras de ferramentas irrelevantes. O Word também usa as definições de resolução da tela do computador para ajustar o documento visando a melhorar sua legibilidade. No modo de exibição de layout de leitura, você pode usar a Estrutura do Documento ou miniaturas para acessar seções distintas do documento e um painel de tarefas para atividades relacionadas à leitura, como busca ou tradução de uma palavra. Para editar o documento, clique no local onde precisa fazer a alteração e edite o documento normalmente. Esse modo de exibição não exibe o documento na sua formatação para impressão. O texto pode aparecer maior que o previsto e as quebras de página não correspondem necessariamente às quebras entre páginas impressas. Para alternar para o modo de exibição de layout de leitura, clique em Leitura na barra de ferramentas Padrão ou pressione ALT+R. Para desativar para o modo de exibição de layout de leitura, clique em Fechar na barra de ferramentas Layout de Leitura ou pressione ESC. MINIATURAS Miniaturas são as reduções de cada página do documento, exibidas em painéis separados. Elas lhe oferecem a impressão visual do conteúdo de cada página. Você pode clicar na imagem da miniatura para acessar diretamente uma página. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

9 Assim como no tópico MODOS DE EXIBIÇÃO, na Barra de Rolamento inferior, existe atalhos para execução dos comandos com as mesmas funções. OBS.: As quebras de página, os cabeçalhos e rodapés, os planos de fundo, os objetos de desenho e as imagens que não possuam a disposição Alinhado com o texto somente aparecerão no modo Layout de Impressão BARRA DE FERRAMENTAS Abaixo da Barra de Menu encontra-se a Barra de Ferramentas Padrão, que possui atalhos dos comandos mais utilizados na elaboração de um documento. A Barra de Ferramentas dispõe de pequenos botões coloridos que auxiliam na identificação das principais funções. Os botões coloridos demonstram que a função está ativada, enquanto que aqueles expostos apenas com o contorno, indicam que estão desativados naquele momento. Botão: Novo: Cria um novo documento em branco (Documento 1,2..), baseado no modelo padrão (Por padrão, o Normal) configurado pelo Word, para servir de base para seus textos e documentos. Abrir: Abre um documento já existente. Salvar: Grava o documento ativo com o seu formato atual. No primeiro salvamento abre a caixa de diálogo Salvar Como, onde você nomeará seu arquivo e escolherá o local de armazenamento. Nas vezes seguintes ele salvará as alterações sem modificar o nome do arquivo e a localização. vincula seu arquivo ao programa Outlook para ser enviado por . MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

10 Imprimir: Imprime uma cópia com as configurações atuais do seu documento. Visualizar impressão: Abre uma janela de visualização mostrando como o seu documento será impresso. Ortografia e Gramática: Abre uma caixa de diálogo para a verificação ortográfica e gramatical de todo o seu documento ou da parte selecionada. Pesquisar: Faz uma pesquisa de palavras no texto ativo. Recortar: Retira do seu documento a parte selecionada e a coloca na Área de Transferência, de onde mais tarde sairá para ser colocada em outro local, arquivo ou documento. Copiar: Transporta uma cópia (sem retirar do documento) da sua seleção para a Área de Transferência, de onde poderá ser colado em outra parte do documento, ou outro arquivo. Colar: Insere o conteúdo da Área de Transferência no local que estiver posicionado o curso ou uma seleção do documento atual. Ferramenta Pincel: Copia o formato do texto selecionado para outro que você deseja que possua a mesma formatação. para isso, selecione o texto a ser copiado, clique no botão e com o cursor do mouse em forma de um pincel selecione todo o texto que você deseja modificar. se precisar formatar mais de uma seleção, clique duas vezes sobre o botão e ele ficará ativo permanentemente. ao terminar a cópia dos formatos, clique sobre o botão novamente para voltar ao normal. Desfazer: A um simples toque, desfaz a ultima ação no documento. Ao lado, nesta pequena seta para baixo, existe um menu onde ficam todas as ações que podem ser desfeitas. Refazer: Assim como o Botão Desfazer, o Botão Refazer faz novamente a ação que você desfez e também possui um menu que possibilita a visualização dos comandos passados. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

11 Hiperlink: Insere um endereço da Internet (homepages, s, ftps, etc.) ou um atalho (que aparecerá sublinhado no seu texto) para qualquer arquivo do seu computador ou ainda um caminho a ser seguido dentro do próprio texto, através de um indicador. Tabelas e Bordas: Abre uma Barra de Ferramenta para Inserção, configuração de Tabelas e Bordas. (Estudaremos logo mais!) Inserir Tabela: Ao clicar neste Botão aparecerá a tela de escolha da quantidade de colunas e linhas. Inserir Planilha do Excel: Inseri uma tabela com inicialização estilo Excel. colunas. Colunas: Permite dividir a tela de tarefas/documento em até 04 Desenho: Abre, na parte inferior da tela do Word, uma barra de ferramentas, denominada de Objeto de Desenho. (Estudaremos logo em breve). Estrutura do Documento: No modo de estrutura de documentos, você pode ver facilmente a organização de um documento e reorganizar blocos de texto recolhendo uma estrutura de tópicos para mostrar apenas os títulos e o corpo do texto desejado. Lembre-se de que só é possível recolher textos formatados com estilos de título ou níveis de estrutura de tópicos internos. Mostrar/Ocultar: Mostra ou oculta marcas de formatação. Você também pode mostrar ou ocultar marcas de formatação clicando em Opções no menu Ferramentas e, em seguida, clicando na guia Exibir. Em Marcas de formatação, marque ou desmarque as caixas de seleção. tarefa. Zoom: Permite mudar a visualização do documento na tela de Ajuda do Word: Clicando neste botão ou pressionando F1, abrirá o Assistente do Word. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

12 07 - BARRA DE FERRAMENTAS DE FORMATAÇÃO A Barra de Ferramentas de Formatação se localiza logo abaixo da Barra de Ferramenta Padrão. Ela oferece comandos para formatar, organizar o texto do documento. Da mesma maneira a Barra de Ferramentas de Formatação dispõe de pequenos botões coloridos que auxiliam na identificação das principais funções. Estilo e Formatação: O estilo é um conjunto de características de formatação que podem ser aplicadas ao texto, tabelas e listas de seu documento para alterar rapidamente sua aparência. Por exemplo, em vez de seguir três etapas separadas para formatar seu título como Arial, 16 pontos e centralizado, você pode obter o mesmo resultado em uma etapa aplicando um estilo de título. Estilo: Primeiro, selecione uma parte do seu texto. Então, clique na setinha para baixo para abrir o menu de estilo e escolha um estilo para a sua seleção clicando no que você preferir. Fonte: Esta ferramenta altera o tipo de fonte do texto selecionado. Podendo ser utilizado a mesma forma acima descrita. Tamanho de Fonte: Para alterar o tamanho da letra do texto selecionado. também pode ser utilizado escrevendo-se um valor de 1 a 100 no espaço numérico e pressionando Enter ou em seguinda. ou utilizar a mesma forma acima descrita, através da setinha. Negrito: Transforma o texto selecionado em negrito. Se você clicar novamente sobre o botão, a formatação será removida. Exemplo: Este Texto está em negrito. Itálico: Funciona como o Botão Negrito, sendo que o texto será transformado em itálico. Exemplo: Este texto está em itálico. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

13 Sublinhado: Funciona da mesma forma que os dois botões anteriores, só que sublinhando a parte selecionada. Exemplo: Este texto está sublinhado. Os botões NEGRITO, ITÁLICO E SUBLINHADO podem ser utilizados ao mesmo tempo em uma seleção, sem prejudicar o seu texto. Alinhar à Esquerda: Alinha o texto selecionado no limite da margem esquerda. Centralizar: Alinha a sua seleção no centro horizontal do documento. direita. Alinhar à Direita: Alinha o texto selecionado no limite da margem Justificar: Alinha a parte selecionada tanto à margem esquerda, quanto à margem direita espaçando os caracteres uniformemente. Espaçamento entre linha: Determina o espaço acima ou abaixo de um parágrafo (entre linhas). Numeração: Numera os parágrafos selecionados. Para desativar um parágrafo numerado, deixe o cursor em um parágrafo numera e clique no Botão Numeração. Marcadores: Funciona como o Botão Numeração, ativando e desativando marcadores em parágrafos selecionados. anterior. Diminuir Recúo: Recua o parágrafo selecionado para a tabulação Aumentar Recúo: Avança o parágrafo selecionado para a próxima tabulação. Bordas: Mesma função do Botão Tabelas e Bordas da Barra de Ferramentas Padrão (estudaremos logo a seguir). Ao lado, existe uma pequena seta para baixo, onde será exibido os modelos de configuração de bordas a ser aplicadas. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

14 Realçar: Coloca uma moldura colorida em volta do texto selecionado como uma caneta iluminadora. Para utilizar este ferramenta, clique na setinha para baixo e escolha uma das cores do menu. Passe o cursor em forma de caneta em todo o texto que você deseja realçar. para desfazer o realce, ative a opção Nenhum do menu deste botão e repita o mesmo procedimento. Ao terminar de realçar ou de retirar o realce do seu texto, não se esqueça de clicar de novo sobre o botão para desativá-lo e dar continuidade ao seu documento. Cor da Fonte: Aplica a cor escolhida sobre texto selecionado. Da mesma forma que o Botão Realce, clique na setinha lateral para escolher a cor desejada, clicando sobre ela. A caixa vai se fechar e você verá a cor que escolheu embaixo da letra A do botão. Basta agora clicar no botão e começar a digitar de volta no seu documento. Se o texto já estiver digitado e você quiser mudar de cor, selecione-o, clique no botão Cor da Fonte, ou na setinha ao lado caso deseje escolher outra cor que não a que estiver sob a letra A do botão. OBS.: Se em algum momento, você tiver duvida a cerca da utilização de uma ferramenta (botão) do Word, basta pousar a seta do mouse sobre ela (sem clicar) que uma pequena caixa amarela se abrirá com o nome da ferramenta BARRA DE FERRAMENTAS TABELAS E BORDAS A próxima Barra de Ferramentas é denominada de TABELAS e BORDAS. Para uma tabela que inclua formatação complexa de elementos gráficos como listas com marcadores, tabulações personalizadas, numeração, recúos deslocados, formatação individual de células (uma caixa formada pela interseção de uma linha e coluna em uma planilha ou tabela na qual você insere informações, divididas diagonalmente). Para visualizar esta barra, deve-se pousar o mouse sobre a parte neutra (inexiste comandos) da Barra de Menu, e pressionar o botão direito do mouse, onde abrirá uma lista de opções de barras de ferramentas, escolher conforme desejado. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

15 Estudaremos a seguir os botões do menu acima: Desenhar Tabela: Permite a criação de tabelas com um simples arrastar do seu mouse, como se a estivesse desenhando. Esta ação também pode ser executada através do comando TABELA, localizado na Barra de Menu, no item Desenhar Tabela. Apagador: Apaga as linhas da sua tabela. Caixa Estilo da Linha: Aqui você pode escolher o tipo da linha que deseja para a tabela ou borda, existe como em alguns outros comandos, uma pequena seta para baixo, onde serão exibidos os modelos de linhas a serem aplicadas em sua tabela ou borda. Caixa Espessura da Linha: Permite alterar a largura da linha de sua tabela ou borda, como no botão anterior existe uma seta para maiores opções. Cor da Borda: modifica a cor das linhas. Bordas: insere ou retira uma borda automaticamente em torno de um parágrafo. Para escolher que tipo de borda você quer no seu parágrafo, clique na setinha e aguarde a abertura do menu. Cor de Sombreamento: permite escolher a cor de preenchimento de uma caixa, tabela ou seleção de texto ou figura. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

16 Inserir Tabela: Abre a caixa de diálogo, para escolha de quantidade de colunas, tabelas e largura. Para criar sua tabela clique e arraste o cursor do mouse nos quadrados até que o Word exiba o número de linhas e colunas que você deseja. Outra opção é na Barra de Menu, clicar em TABELA, INSERIR, TABELA. Cada espaço na tabela, denomina-se de células. Mesclar Células: Une uma ou mais células selecionadas da sua tabela em uma única célula. linhas. Dividir Células: divide a célula selecionada em colunas e/ou Alinhamento: Neste botão encontram-se várias opções de alinhamento do texto dentro da célula. Setinha a direita serve para mostrar outras opções de alinhamento, que são: Alinhar Parte Superior; Centralizar Verticalmente; Alinhar Parte Inferior. Distribuir Linhas Uniformemente: Dimensiona as linhas de maneira que elas fiquem todas com o mesmo tamanho. Distribuir Colunas Uniformemente: organiza as colunas para que tenham a mesma largura. Autoformatação de Tabela: Abre uma caixa de diálogo que permite alterar a formatação da sua tabela através de modelos preestabelecidos pelo Word. Basta clicar nos itens que você deseja para modificar a sua tabela. Alterar a Direção do Texto: Somente através de tabela, pode-se mudar a posição do seu texto dentro da célula. Classificar Crescente: Coloca a coluna em ordem alfabética (de A a Z) ou numérica crescente. Classificar Decrescente: Coloca a coluna em ordem decrescente numérica ou alfabética(de Z a A). MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

17 AutoSoma: Soma automaticamente os algarismos de uma coluna selecionada BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO Existem dois tipos básicos de elementos gráficos que você pode usar para aperfeiçoar seus documentos do Word: objetos de desenho e imagens. Os objetos de desenho incluem AutoFormas, diagramas, curvas, linhas e objetos de desenho WordArt. Esses objetos fazem parte do seu documento do Word. Use a barra de ferramentas Desenho para alterar e aperfeiçoar esses objetos com cores, padrões, bordas e outros efeitos. As imagens são elementos gráficos que foram criados em outro arquivo. Elas incluem bitmaps, imagens e fotografias digitalizadas, e clip-art. Você pode alterar e aperfeiçoar imagens usando as opções da barra de ferramentas Imagem e um número limitado de opções da barra de ferramentas Desenho. Em alguns casos, será necessário desagrupar e converter uma imagem em um objeto de desenho antes de usar as opções da barra de ferramentas Desenho. A Barra de Ferramentas Desenho possui muitos botões, onde é possível fazer desenhos, textos, inserir imagens. Menu Desenhar: Este botão permite alterar a posição de um desenho com relação aos outros. Você pode escolher qual deles ficará na frente ou agrupar um ou mais desenhos no mesmo bloco, girá-los, invertê-los e alterar seus formatos preestabelecidos. Selecionar Objeto: Quando acionado, sua seta de mouse servirá apenas para editar objetos no Word. Menu Autoformas: Permite a escolha de uma dentre várias formas para desenho que o Word dispõe. Para criar uma autoforma, selecione seu modelo e siga com o mouse para a tela do seu documento. Aperte o botão esquerdo do seu mouse enquanto arrasta a seta pela tela. Quando achar que seu desenho está do tamanho ideal, solte o botão esquerdo do mouse. Para selecioná-lo e fazer alterações basta clicar no seu desenho novamente. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

18 Linha: Constrói uma linha reta no seu documento da mesma forma que o Menu Autoforma. trabalho. Seta: Com o Botão Linha serve para desenhar uma seta no seu Retângulo: Desenha formas quadradas. Elipse: Desenha formas arredondadas. Caixa de Texto: Permite a criação de um retângulo onde você pode escrever ou colar seu texto. Inserir WordArt: Tem a mesma função do Botão Inserir WordArt da Barra de Ferramentas Padrão. (logo mais estudaremos estes comandos) Inserir Diagrama ou Organograma: Você pode adicionar uma série de diagramas. Entre os tipos de diagramas, temos Ciclo, Destino, Radial, Venn e Pirâmide. Use os diagramas para ilustrar diversos materiais conceituais e dar vida aos documentos (os diagramas não são baseados em números). Permite também criar um organograma que ilustre as relações hierárquicas, incluindo, por exemplo, os gerentes de departamento e os funcionários de uma empresa. Inserir Clipart: Inseri figuras cliparts, vinculados ao Word. Inserir Imagem: Inseri imagens (fotos, desenhos) em arquivos desejados. Cor do Preenchimento: Permite a escolha de diversas cores e efeitos para colorir o seu desenho. Clicando na seta para baixo abrem-se varias opções de cor do preenchimento. Cor da Linha: Com este botão, você pode alterar a cor da linha do seu desenho. Como no caso anterior a setinha serve para a mesma opção. Cor da Fonte: Você pode alterar a cor da fonte do texto. Existe uma cópia desde botão na Barra de Ferramenta Padrão. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

19 Estilo da Linha: Abre um menu que oferece possibilidades de espessuras e tipos duplos e triplos de linhas. Estilo do Tracejado: Aciona um menu com vários estilos de traços para sua escolha. Estilo de Seta: Através deste botão, você pode transformar a linha selecionada em uma seta, podendo escolher entre os vários estilos. Sombra: Com esta ferramenta você pode adicionar uma sombra ao seu desenho escolhendo, direto do menu, um dos vários tipos de posicionamento. Caixa 3-D: Transforma o seu objeto em um desenho tridimensional WORDART Através do comando Inserir WordArt encontrado na Barra de Ferramentas Desenho, pode-se inserir um texto decorativo, criando textos sombreados, inclinados, girados e alongados, bem como textos que foram ajustados a formas predefinidas. Na janela WordArt Gallery, escolha a figura que mais lhe agradar e clique duas vezes sobre ela, ou então, clique uma vez na figura e outra no botão OK. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

20 Imediatamente aparecerá a janela Editar Texto da WordArt. Digite seu texto no espaço indicado, escolha a fonte, o tamanho e os estilos desejados (no caso, Negrito e/ou Itálico) e aperte o botão OK. O texto escrito retornará ao documento com a forma escolhida. Surgindo na tela a Barra de Ferramentas WordArt. Com esta barra pode-se modificar a WordArt. Para utilizar quaisquer dos botões relacionados a seguir, não esquecer de clicar com o mouse sobre a sua WordArt. Menu Desenhar: Para acessar a função de WordArt. Caixa de Diálogo Editar Texto: Altera o texto, a fonte e o tamanho do texto. Ainda permite ativar ou desativar as opções: Negrito e Itálico. o texto. WordArt Gallery: Possibilita a troca de estilo inicial escolhido para Formatar WordArt: Altera as cores e estilos de linha e preenchimento, bem como tamanho, posição e disposição da WordArt com relação ao documento. Forma da WordArt: Carrega um menu com diferentes moldes para serem utilizados na WordArt. Disposição do Texto: organizar objetos de desenho de várias maneiras no Word. Pode utilizar a tela de desenho para ajudar a formatar o seu desenho, alinhar objetos entre si e com outras partes do documento e distribuir objetos de desenho de maneira eqüidistante. Mesma Altura de Letras: Nivela a altura das letras. Texto Vertical: Coloca o texto na posição vertical. Alinhamento: Abre um menu que permite modificar a posição dos parágrafos dentro do WordArt. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

21 Espaçamento de Caracteres: Abre uma caixa que possibilita a alteração do espaço entre as letras TABULAÇÃO E RÉGUA RÉGUA A Régua está situada logo abaixo da Barra de Ferramentas Tabelas e Bordas. Ela é útil para permitir o posicionamento preciso das margens esquerda e direita de cada um dos parágrafos, como para definir as marcas de tabulação do documento. Para aciona-la, basta selecionar Exibir na Barra de Menu e clicar na opção Régua. Para oculta-la, o procedimento será o mesmo. Uma vez acionada ela aparecerá na parte superior da área de digitação e no lado esquerdo. TABULAÇÃO Tabulação é um recurso muito útil na hora de dar o espaço para iniciar um parágrafo ou alinha-lo, deixando o texto bem-formatado. Ao pressionar a tecla Tab, localizada acima da Caps Lock, um ponto de tabulação é inserido no texto. O Word já possui um padrão estabelecido para os pontos de tabulação (de 1,25 cm, alinhado à esquerda), você pode facilmente percebe-los nas leves marcas verticais localizada na moldura inferior da Régua A parte clara da régua mostra o espaço útil que o texto possui para ser digitado. 2. Clicando aqui, escolhe-se o símbolo que corresponde ao tipo de tabulação que deseja inserir no documento. 3. Essas pontas de seta indicam a posição limite do recúo. Na esquerda, a de cima corresponde ao início do parágrafo e a de baixo ao resto das linhas do parágrafo. A seta da direita, indica o fim do recúo à direita. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

22 Ao clicar em cima do símbolo à esquerda da régua, poderá escolher qual o tipo de tabulação pretende para o documento. Depois de escolhido, clique na medida em que deseja colocar para o próximo ponto de tabulação e pronto! Para retirar uma tabulação, clicar nela e arraste para fora da régua, fazendo-a desaparecer. As tabulações (parada de tabulação: um local na régua horizontal que indica o recúo do texto ou onde começar uma coluna de texto.) permitem que você alinhe texto à esquerda, à direita, centralizado ou de acordo com um caractere decimal ou de barra. Você também pode inserir caracteres específicos automaticamente, como pontos ou traços, antes das tabulações. DEFININDO AS TABULAÇÕES: 1. Clique em Esquerdo na extremidade esquerda da régua horizontal (régua horizontal: uma barra marcada com unidades de medida (centímetros, por exemplo) exibida ao longo da parte superior da janela do documento.) até obter o tipo de tabulação desejado: Esquerdo, Direito, Centralizado, Decimal ou Barra. 2. Clique na régua horizontal em que você deseja definir uma parada de tabulação. DICA Para definir medidas precisas, clique em Tabulação no menu Formatar, insira as medidas desejadas em Parada de tabulação e clique em Definir. Para definir tabulações com caracteres de preenchimento 3. No menu Formatar, clique em Tabulação. 4. Em Parada de tabulação, digite a posição de uma nova tabulação ou selecione uma parada de tabulação existente à qual você deseja adicionar caracteres de preenchimento (caractere de preenchimento: uma linha sólida, pontilhada ou tracejada usada em um sumário e que preenche o espaço usado por um caractere de tabulação.). MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

23 5. Em Alinhamento, selecione o alinhamento para o texto digitado na parada de tabulação. 6. Em Preenchimento, clique na opção de preenchimento desejada e, em seguida, clique em Definir. Para acionar a caixa de Tabulação, clique no menu Formatar, depois Tabulação e ela aparecerá. Parada de tabulação: Define cada um dos valores das marcas de tabulação que serão feitas no texto selecionado. Visualizador de Valores: Aqui, você poderá visualizar, através das medidas, onde as marcas de tabulação estão posicionadas. Tabulação padrão: Valor da sua tabulação padrão. Alinhamento: Neste campo, defina o tipo de alinhamento que aquela tabulação selecionada terá. Preenchimento: Tipo de preenchimento que a tabulação selecionada possuirá antes dela. Definir: Valor digitado na caixa Parada de tabulação como uma das marcas a serem registradas pelo Word. Limpar: Elimina a marca de tabulação selecionada. Limpar tudo: Elimina todas as marcas de tabulação feitas manualmente. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

24 12 - ALINHAMENTO E O ESPAÇAMENTO DO TEXTO Muitos fatores determinam como o texto é posicionado. As margens (o espaço em branco fora da área de impressão de uma página.) determinam a distância entre a extremidade da página e todo o texto contido na mesma, enquanto o recúo e o alinhamento dos parágrafos determinam como eles serão ajustados entre as margens. Você também pode determinar o espaço entre linhas, antes e depois dos parágrafos. POSICIONANDO E ALINHANDO TEXTO As margens determinam a largura total da área de texto principal, em outras palavras, o espaço entre o texto e a extremidade da página. O recúo determina a distância do parágrafo em relação às margens esquerda ou direita. Entre as margens, você pode aumentar ou diminuir o recúo de um parágrafo ou de um grupo de parágrafos. Você também pode criar um recúo negativo (também conhecido como recúo para a esquerda), que desloca o parágrafo na direção da margem esquerda. Também é possível criar um recúo deslocado, no qual a primeira linha do parágrafo não é recuada, mas as linhas subseqüentes são. 1. Margens da página. 2. Recuos de parágrafo. O alinhamento horizontal determina a aparência e a orientação das extremidades do parágrafo: alinhado à esquerda, alinhado à direita, centralizado ou justificado (ajustar o espaçamento horizontal de modo que o texto fique alinhado uniformemente ao longo das margens esquerda e direita. A justificação de texto cria uma borda homogênea nos dois lados.). Por exemplo, em um parágrafo alinhado à esquerda (o alinhamento mais comum), a extremidade esquerda do parágrafo coincide com a margem esquerda. O alinhamento vertical determina a posição do parágrafo em relação às margens superior e inferior. Isso será útil, por exemplo, quando você criar uma página de título, porque poderá posicionar o texto precisamente na parte superior, inferior ou no centro da página, ou justificar verticalmente os parágrafos de modo que fiquem espaçados na página. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

25 EXEMPLOS DE RECÚO DE PARÁGRAFO um recúo da primeira linha um recúo deslocado um recúo negativo ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS OU PARÁGRAFOS O espaçamento entre parágrafos determina o espaço acima ou abaixo de um parágrafo. Se uma linha contiver uma fórmula, um elemento gráfico ou um caractere de texto, o Word aumentará o espaçamento da linha. Para que o espaçamento entre todas as linhas seja uniforme, use o espaçamento exato e especifique um espaço que seja grande o suficiente para acomodar o maior caractere ou elemento gráfico na linha. Se aparecerem itens cortados, aumente o espaçamento. TIPOS DE ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS SIMPLES: Acomoda a maior fonte na linha, além de uma pequena quantidade de espaço adicional. A quantidade de espaço adicional varia de acordo com a fonte usada. 1,5 Linha: Uma vez e meia maior que o espaçamento simples entre linhas. DUPLO: Duas vezes o espaçamento simples entre linhas. PELO MENOS: Espaçamento mínimo entre as linhas que é necessário para acomodar a maior fonte ou elemento gráfico na linha. EXATAMENTE: Um espaçamento fixo entre linhas que não é ajustado pelo Microsoft Word. MÚLTIPLOS: Um espaçamento entre linhas que é aumentado ou diminuído de acordo com uma porcentagem especificada. Por exemplo, se você definir o espaçamento como 1,2, o espaço será aumentado em 20%. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

26 13 - BARRAS DE ROLAMENTO EXIBIR OU OCULTAR BARRAS DE ROLAGEM 1. No menu Ferramentas, clique em Opções e, em seguida, clique na guia Exibir. 2. Em Mostrar, marque ou desmarque as caixas de seleção Barra de rolagem horizontal e Barra de rolagem vertical. Barra de Rolagem Rolar por duas partes de um documento simultaneamente dividindo a janela 1. Aponte para a caixa de divisão na parte superior da barra de rolagem vertical. 2. Quando o ponteiro mudar para um ponteiro de redimensionamento, arraste a barra de divisão para a posição desejada. OBS.: Para retornar para uma única janela, clique duas vezes na barra de divisão. Rolar por um documento: Para rolar pelo documento, clique no local em que você deseja começar a digitar e siga um destes procedimentos: Rolar uma linha para cima: Clique na seta de rolagem para cima. Rolar uma linha para baixo: Clique na seta de rolagem para baixo. Rolar uma tela para cima: Clique acima da caixa de rolagem. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

27 Rolar uma tela para baixo: Clique abaixo da caixa de rolagem Rolar para uma página específica: Arraste a caixa de rolagem. Rolar para a esquerda: Clique na seta de rolagem para a esquerda. Rolar para a direita: Clique na seta de rolagem para a direita. Rolar para a esquerda, além da margem, no modo de exibição normal: Mantenha a tecla SHIFT pressionada e clique na seta de rolagem para a esquerda. DICAS Para rolar mais rápida, use as teclas de rolagem ou a tecla PAGE UP ou PAGE DOWN no teclado. Na Barra de Rolagem lateral ainda encontramos as opções: Navegar para a página, tabela ou outro item seguinte ou anterior do mesmo tipo 1. Na barra de rolagem vertical, clique em Selecionar Objeto da Procura. aparecerá varias opções: Na 1ª linha temos: Procurar por Página; Procurar por Seção; Procurar por Comentário; Procurar por Nota de Rodapé; Procurar por Note de Fim; Procurar por Campo; Na 2ª linha teremos: Procurar por Tabela; Procurar por Gráfico; Procurar por Título; Procurar por Edições; Localizar; Ir Para. 2. Clique no item desejado. Por exemplo, para navegar para a próxima página, clique em Procurar por Página. 3. Para ir para a pagina seguinte ou anterior do mesmo documento, clique em Próximo ou Anterior. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

28 Ir para uma página, tabela ou outro item específico 1. No menu Editar, clique em Ir para. 2. Na caixa Ir para, clique no tipo de item desejado, após pressione Enter. 14- BARRA DE STATUS GRA ALT EST SE A Barra de Status, que é uma área horizontal na parte inferior da janela do documento no Word, fornece informações sobre o estado atual do que está sendo exibido na janela e quaisquer outras informações contextuais. Para exibir a barra de status, clique em Opções no menu Ferramentas, clique na guia Exibir e marque a caixa de seleção Barra de status em Mostrar. ITENS QUE APARECEM NA BARRA DE STATUS Número da página: Mostra o número da página. Seção número: Mostra o número da seção (parte de um documento em que você define determinadas opções de formatação de página. Você cria uma nova seção quando desejar alterar propriedades como numeração de linha, número de colunas ou cabeçalhos e rodapés.) da página exibida na janela. Número/número: Mostra o número da página e o número total de páginas com base na contagem de páginas físicas do documento. Em medida: Mostra a distância do início da página ao ponto onde se encontra localizado o Cursor ( I ). Lin número: Mostra da linha do texto em que o Cursor ( I ) se encontra. Nenhuma medida será exibida caso o ponto de inserção não esteja na janela. Col número: Mostra a distância, em número de caracteres, da margem esquerda ao Cursor ( I ). MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

29 GRA: Mostra o status da gravação da macro. Clique duas vezes em GRA para ativar ou desativar o gravador de macro. Quando o gravador estiver desativado, GRA aparecerá cinza. ALT: Mostra o status das alterações controladas. Clique duas vezes em ALT para ativar ou desativar o recurso de alterações controladas. Quando as alterações não estiverem sendo controladas, ALT aparecerá cinza. EST: Mostra o status do modo estendido. Clique duas vezes em EST para ativar ou desativar o modo. Quando o modo de seleção estiver desativado, EST aparecerá cinza. SE: Mostra o status do modo sobrescrever (a substituição de caracteres existentes por caracteres novos digitados). Clique duas vezes em SE para ativar ou desativar o modo. Quando o modo sobrescrever estiver desativado, SE aparecerá cinza. Idioma: Mostra o idioma utilizado pelo Word. Clique duas vezes para alterar o formato do idioma do texto selecionado. Status ortográfico e gramatical: Mostra o status da verificação de ortografia e gramática. Quando o Word faz a verificação de erros, uma caneta animada aparece sobre o livro. Se nenhum erro for encontrado, será exibida uma marca de seleção. Se um erro for encontrado, será exibido um "X". Para corrigir o erro, clique duas vezes nesse ícone. Quando as opções de verificação ortográfica e gramatical estiverem desativadas, o verificador gramatical continua a ser executado para reconhecer as marcas inteligentes (dados reconhecidos e rotulados como um tipo particular. Por exemplo, o nome de uma pessoa ou o nome de um destinatário recente de mensagem de do Microsoft Outlook é um tipo de dados que pode ser reconhecido e rotulado com uma marca inteligente.). Se desejar que o verificador ortográfico e gramatical seja desativado, você também precisa desativar as marcas inteligentes. 1. No menu Ferramentas, clique em Opções de AutoCorreção e, em seguida, clique na guia Marcas inteligentes. 2. Desmarque a caixa de seleção Texto do rótulo com marcas inteligentes. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

30 Mostra o status da gravação em segundo plano. Quando um ícone de disquete pulsando aparece, o Word está salvando seu documento em segundo plano enquanto você trabalha. Mostra o status da impressão em segundo plano. Quando um ícone de impressora aparece, o Word está imprimindo seu documento em segundo plano enquanto você trabalha. Um número próximo ao ícone da impressora mostra o número da página atual que está sendo impressa. Para cancelar a impressão, clique duas vezes no ícone da impressora CONFIGURANDO SUA PÁGINA E MARGENS Para começar a digitar um documento, basta abrir o WORD, como consta no capítulo Iniciando o Word na página 02. Antes de começar a digitação, se faz necessário configurar a PÁGINA e as MARGENS desse novo documento. Para executar esta opção clicamos em Arquivo -> Configurar Página, localizado na Barra de Menu. após abrirá a tela de configuração de página Nesta tela poderemos alterar as margens: SUPERIOR, INFERIOR, ESQUERDA e DIREITA, com estas caixas, pode-se definir o tamanho das margens do documento em centímetros. Digite o número desejado ou chegue até ele através das setas posicionadas ao lado de cada caixa. MEDIANIZ é o espaço em branco antes da margem de sua página. Este recurso é muito útil quando o trabalho precisa ser encadernado. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

31 Neste campo escolha se o texto será impresso (orientação) vertical RETRATO (em pé) ou horizontal PAISAGEM (deitado) em relação à folha do papel. ou VISUALIZAÇÃO -> APLICAR: Com esta caixa defina qual será a parte do documento que utilizará as novas margens. Deslize a seta para baixo e selecione. FICHA PAPEL: Para trazer a ficha PAPEL para o primeiro plano, clique na aba correspondente. Na caixa de diálogo TAMANHO DO PAPEL, será selecionado o tipo do papel no qual pretendê-se imprimir o documento. Clique na seta ao lado para ver as opções oferecidas pela sua impressora. Exemplo: Carta, Oficio, A4, A5, etc..., onde as mais utilizadas são Carta e A4. O tamanho do papel pode ser alterar manualmente, digitando a Largura e a Altura da página (centímetros) ou chegar a estes números movimentando as setinhas ao lado de cada caixa. A ficha LAYOUT permite comandos avançados de definição do seu documento, tais como alinhamento vertical e divisão em seções. Em pouquíssimos casos se faz necessária uma mudança numa dessas opções. O mais importante nesta aba é escolher qual será o posicionamento dos cabeçalhos e rodapés em relação às bordas do papel. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

32 16 - CRIANDO UM NOVO DOCUMENTO Sempre que iniciado, o Word automaticamente cria um novo documento onde se pode começar a trabalhar imediatamente. Existem três maneiras de criar um novo documento: a) Clicando com o mouse no Botão Novo da sua Barra de Ferramentas Padrão; b) Usar o atalho de teclado pressionando as teclas Ctrl + O; e c) Clicando em Arquivo -> Novo na da Barra de Menu. Desta forma um novo documento baseado no modelo padrão utilizado pelo Word será aberto! Utilizando-se da terceira opção c, poderá ter acesso a vários modelos pré-definidos pelo Word, facilitando o trabalho. tais como: Cartas, Envelopes, Memos, Fax, etc... Após abrir o novo documento, Poderá ser observada uma linha vertical piscando ( I ), chamado de Cursor. Esta linha indica a exata posição onde será inserido o texto. O Cursor segue o percurso da margem esquerda para a direita da sua tela. O próprio Word calcula se a próxima palavra caberá ou não na linha digitada. Se não couber, ele automaticamente coloca-a na linha seguinte. Lembre-se: o Enter ou é necessário apenas para a criação de um novo parágrafo. DICAS Durante a digitação é comum alguns erros: Excesso de espaços. Eles podem vir a atrapalhar um trabalho bem-feito, pois em cada alteração MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

33 (fontes, parágrafos e outras) permanecerão, a menos que sejam excluídos manualmente. Portanto, cuidado para não cometer os seguintes equívocos: Colocar espaços duplos ou maiores entre palavras para alinhar o texto (o Word dispõe de ferramentas que alinham seu texto corretamente como veremos em FORMATANDO PARÁGRAFOS). Colocar espaços entre o ponto e a última letra da frase, mesmo caso se aplica à vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, etc. Colocar espaços como tabulação (para isso utilize a tecla TAB do seu teclado) DIGITANDO LETRAS MAIÚSCULAS Para digitar uma letra maiúscula aperte a tecla Shift ou (seta para cima) do teclado e mantenha-a pressionada, enquanto aperta a tecla da letra maiúscula desejada. Para digitar várias maiúsculas seguidas, a melhor opção é a tecla Caps Lock, que em inglês significa Trava Maiúscula. Esta tecla não precisa ser mantida pressionada durante a digitação. Para saber se está função encontra-se ativada, procure no seu teclado um sinal luminoso indicando Caps Lock. Se a luz estiver acesa significa que a tecla está acionada e tudo o que for digitado aparecerá em maiúscula. Para destravar as letras maiúsculas, pressione novamente a tecla Caps Lock e o texto voltará a ser digitado normalmente. Querendo digitar uma letra minúscula sem ter que retirar a trava, utilize a tecla Shift da mesma forma que a usa para obter uma letra maiúscula durante a digitação normal. A tecla Shift também serve para permiti a digitação da segunda função de teclas que possuem caracteres sem correspondentes maiúsculos, como o caso do asterisco *, dos parênteses (), de outros símbolos e acentos encontrados impressas acima das teclas de uso normal. Outra forma é utilizar o comando Formatar na Barra de Menu, depois clicar no Maiúsculas e Minúsculas, escolher a opção desejada e clicar no botão Ok. Como também podem ser feitas pressionando as teclas Shift e F3 (ao mesmo tempo), pois elas modificarão o seu texto selecionado entre as opções: TUDO MAIÚSCULA, tudo minúscula ou A Primeira Letra De Cada Palavra Maiúscula E O Restante Minúscula. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

34 18 - ACENTOS E AFINS Para acentuar uma palavra no Word digite o acento e depois a letra que deseja acentuar. No caso de acentos localizados na parte de cima das teclas, lembre-se do Shift!. Se o seu teclado não tem cedilha Ç, não se assuste. Digite a tecla de acendo agudo e em seguida a tecla C e o Word produzirá automaticamente a sua cedilha CORRIGINDO ERROS Para apagar erros ou o texto que não deseja mais, escolhendo entre as teclas de Backspace ou ou o Delete (DEL). A tecla Backspace apagará o que estiver escrito da esquerda do cursor, enquanto a tecla DEL o que estiver a direita. Caso queira retira do texto uma parte extensa, utilize a técnica de apagar palavra por palavra. Para apagar palavras situadas à direita do Cursor, pressione a tecla Ctrl junto com a DEL. Pressionando as teclas Ctrl e a Backspace apagará as situadas à esquerda do Cursor. Outra técnica bastante prática e rápida é selecionar o texto (veja como selecionar seu texto mais adiante) que deseja apagar e depois pressionar a tecla DEL ou Backspace. Selecionado o trecho desnecessário e, então, simplesmente digitar sobre ele, sem a necessidade de apagar qualquer coisa antes; o Word fará a substituição do texto selecionado. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

35 20 - VISUALIZAR O SEU DOCUMENTO É possível alterar o tamanho do documento com relação ao monitor, fazendo-o parecer maior ou menor, facilitando o trabalho. Para modificar a visualização, o Word oferece o Botão de Zoom, situado na Barra de Ferramentas Padrão ou mesmo na Barra de Menu, clique em Exibir, depois em Zoom. Surgirá uma janelinha onde poderá escolher observando ao lado um exemplo proporcional ao que preferir. Selecione a opção e clique em Ok para retorna ao documento MOVIMENTANDO-SE DENTRO DO DOCUMENTO Há diversas maneiras de deslocamento do Cursor ( I ), em um documento do Word. Uma das mais práticas e/ou rápidas é a utlização de atalhas de teclado. Em sua maioria, esses deslocamentos utilizam as teclas Ctrl, Page Up, Page Down, Home e End e as quatros setinhas direcionais localizadas no lado inferior direito do teclado (,,, ). Para facilitar a consulta rápida colocaremos o sinal de adição (+). Ele significa que a tecla antes da soma deverá estar pressionada quando a segunda tecla da adição for pressionada. Pronto para começar? Deslocamento letra por letra ou linha a linha setinhas; direita; Deslocamento de palavra em palavra Ctrl + seta da esquerda ou da Deslocamento de parágrafo em parágrafo Ctrl + seta para cima ou para baixo; MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

36 Deslocamento uma tela de texto abaixo Page Down; Deslocamento uma tela de texto acima Page Up; Deslocamento para o início da linha onde está Home; Deslocamento para o final da linha onde está End; Deslocamento para o início do documento Ctrl + Home; Deslocamento para o final do documento Ctrl + End SELECIONAR SEU TEXTO OU PARTE DELE Grande parte das tarefas do Word, só pode ser realizada após selecionar o texto antes. Reconhecemos um texto selecionado quando ele aparece destacado por um retângulo preto com letras brancas. Exemplo: Este texto está selecionado. Assim como nas noções de movimentação explicadas anteriormente, a seleção de texto pode ser feita de diferentes maneiras. Selecionando com o mouse: A forma mais comum é pressionando o botão esquerdo do mouse e arrastando o Cursor por todo o trecho que quer selecionar. Somente no final da parte escolhida, solte o botão. Botão esquerdo (selecionar) Botão Direito (funções) Caso queira selecionar uma palavra inteira, dê dois cliques rápidos sobre ela. Com três cliques conseguirá selecionar o parágrafo todo. Para selecionar uma frase, pressione Ctrl enquanto clica nela. Pode-se selecionar rapidamente, descolando o cursor do mouse para a margem esquerda da janela do texto até que fique com a forma de uma seta apontando para a direita. Ao clicar na direção de qualquer linha, ela será selecionada. Clicando e arrastando o botão do mouse, selecionando quantas linhas quiser. Com dois cliques consecutivos selecionará o parágrafo inteiro. Com três cliques, o texto todo. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

37 Atalhos práticos e rápidos para selecionar textos usando o teclado: Primeiro o Cursor ( I ) deve está na posição desejada. Selecionado letra por letra Shift + setinhas; Selecionando palavra por palavra Shift + Ctrl + seta da esquerda ou da direita; Selecionando linha em linha - Shift + Ctrl + seta para cimaou para baixo; Selecionado uma tela de texto abaixo - Shift + Page Down; Selecionando uma tela de texto acima - Shift + Page Up; Selecionando até o início da linha onde está - Shift + Home; Selecionando até o final da linha onde está - Shift + End; Selecionando até o inicio do documento - Shift + Ctrl + Home; Selecionando até o final do documento - Shift + Ctrl + End; Selecionando o documento inteiro Ctrl + T (este comando também pode ser executado através da Barra de Menu, clicando no Editar, depois Selecionar Tudo) COPIANDO E MOVENDO O TEXTO SELECIONADO Caso tenha digitando um texto no lugar errado ou então precise digitar muitas vezes o mesmo texto ou palavra, não perca tempo repetindo o trabalho. O Word é dotado de recurso para mover e copiar seu texto para onde desejar e quantas vezes quiser. O Windows dispõe de um espaço comum entre seus programas chamado de Área de Transferência. Armazenando temporariamente uma cópia das suas informações para ser utilizadas no futuro. A informação que ali estiver poderá ser utilizada por qualquer programa que trabalhe no Windows. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

38 Apesar de muito útil, a Área de Transferência comporta apenas um objeto de cada vez. Ou seja, sempre que você transfere alguma coisa para lá, a informação antiga é substituída pela nova. Este conteúdo também será perdido caso você desligue ou reinicialize seu computador. Para colocar textos na Área de Transferência existem duas formas: recortando do seu documento, ou seja, retirando a parte selecionada do seu trabalho, ou copiando, ou seja, mandando uma cópia da seleção sem apagá-la do texto original. Para Recortar ou Copiar um texto selecionado, utilizar os comandos Recortar e Copiar, respectivamente, da Barra de Ferramentas Padrão ou localizar estes mesmos comandos na Barra de Menu, opção Editar. Como em outros comandos do Word, também existe através do teclado, atalhos que podem ser utilizados para essas funções. São eles: Recortar Ctrl + X; Copiar Ctrl + C; Colar Ctrl + V. Outra maneira de mover ou copiar o texto selecionado sem precisar utilizar a Área de Transferência. Para mover, clique com o mouse em cima do texto selecionado até que ele se transforme numa seta apontando para a esquerda. Então arraste a seleção para o lugar desejado. Ao soltar o botão do mouse, o texto selecionado passará a ocupar esta nova localização no documento. Observe que, enquanto arrasta o ponteiro do mouse, ele exibe um pequeno quadrado pontilhado na sua extremidade inferior indicando que o texto está sendo movido. A localidade para onde o texto será movido é indicada por uma barra pontilhada. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

39 Se desejar copiar o texto sem precisar movê-lo, siga o procedimento anterior e aperte a tecla Ctrl na hora de soltar o botão do mouse no local desejado. Quando estiver utilizando esta técnica, perceberá que foi adicionado um outro quadrado com um sinal de + ao lado do quadrado pontilhado. Ainda existe uma terceira possibilidade de executar essas mesmas funções. Clicando no Botão Direito do mouse sobre um trecho selecionado, aparecerá um menu com as opções Recortar, Copiar e Colar. Você pode executa-las levando a seta do mouse ao comando desejado e clicando sobre ele com o botão esquerdo. Lembre-se de que apenas as opções coloridas estão disponíveis FORMATANDO OS CARACTERES (FONTES: Tipos de letras) Após a digitação do texto, está na hora de transformar a aparência do seu trabalho. Neste capítulo, vamos aprender formas de editar seu documento, deixando-o com um aspecto profissional. Ao carregar o programa, o Word tem sua configuração padrão de fonte (letra e tamanho) que pode ser visualizada através da Barra de Ferramentas de Formatação, chamando-se Times New Roman, tamanho 10, localizado. Para mudar o tipo e o tamanho da fonte do texto, Utilizam-se as Caixas de Fonte e Tamanho da Fonte na Barra de Formatação (acima). Clique em cima de cada caixa, digitando o nome (ou tamanho, se for o caso) que deseja utilizar. Pode ainda apertar as setas do lado e selecionar a melhor opção na listagem oferecida. 1 2 MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

40 1. Selecione na listagem a fonte que deseja utilizar. 2. Utilize a barra de rolamento para visualizar outras fontes disponíveis. 3. Como nos itens anteriores através desta caixa Tamanho de Fonte, escolha o tamanho da fonte desejada. O Word tem uma opção mais completa para a formatação do documento. Clique em Formatar na Barra de Menu, em seguida clique em Fontes ou use a tecla de atalho Ctrl + F. Este comando abrirá uma janela no monitor, oferecendo todas as possibilidades de alterações dos caracteres. Fonte: Disponibilizar qual fonte deseja utilizar no trecho selecionado. Mova a barra de rolagem para poder visualizar os nomes disponíveis e clique na escolhida ou então digite o nome da fonte no espaço de cima. Estilo da Fonte: Altera os possíveis estilos. A lista das opções oferecidas varia da fonte para fonte. Tamanho: Através desta caixa definimos o tamanho que a letra terá. Escolhendo na listagem ou digite o número desejado. Salientando que poderá utilizar qualquer valor entre 1 e 1638 (embora provavelmente, acabe ficando entre 8 e 72 pontos). MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

41 Cor da Fonte: Define a cor do texto selecionado. Muito prático para quem possui impressora colorida e pretende imprimir o texto em mais de uma cor. Estilo de Sublinhado: Possibilita sublinhar o seu texto de acordo com os tipos de linhas oferecidas pelo Menu. Efeitos: São diversas formas de incrementar seu texto. Para colocar outros efeitos nos caracteres, selecione o quadrinho ao lado do nome do efeito desejado, Exemplos desses feitos seguem abaixo: Tachado: O texto ficará assim Tachado: O texto ficará assim O texto ficará assim Sobrescrito: Subscrito: O texto ficará assim Sombra: O texto ficará assim Contorno: Relevo: O ttextto ffi icarrá assim Baixo relevo: O ttextto ffi icarrá assim Versalete: O TEXTO FICARÁ ASSIM Todas em maiúsculas: O TEXTO FICARÁ ASSIM Oculto: Ativando esta opção você transforma o texto selecionado em texto oculto, deixando-o invisível para impressão. Só poderá visualizá-lo se o botão Mostrar/Ocultar da Barra de Ferramentas Padrão estiver ativado. Ele então aparecerá com um sublinhado pontilhando que o destacará do texto comum. Visualização: Nesta caixa você pode ver como ficará a sua seleção com as alterações. Padrão: Este botão define a formatação da fonte escolhida por você como padrão do Word. Clicando nele, abre-se uma caixa de confirmação perguntando se você quer mesmo modificar esta opção. Confirme pressionando o Sim. Salve o seu trabalho, feche este programa e reinicie. Você poderá ver que as suas configurações tornaram-se o novo Padrão para o Word. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

42 Ok e Cancelar: Se a nova formatação que escolheu estiver do agrado, escolha Ok, caso prefira a antiga, pressione o botão Cancelar. A próxima tela será selecionada através de um clique na aba Espaçamento de caracteres ficando em primeiro plano. Nesta tela encontraremos alguns efeitos, como subir ou descer uma parte do texto, sem que o tamanho dos caracteres diminua, sem utilizar os efeitos Sobrescrito e Subscrito. Dimensão: Redimensiona os espaços entre as letras do texto selecionado, fazendo-o ocupar uma porcentagem relativa ao tamanho que atualmente ocupa. Espaçamento: Modifica a distância entre os caracteres do texto. Se escolher a opção Expandido o espaçamento dos caracteres será aumentado; Enquanto se decidir por Condensado, ele será diminuído. Por: Ao lado da caixa Espaçamento, neste local, define-se o tamanho do espaçamento dos caracteres (a unidade de medidas é em pontos). Posição: Serve para colocar o texto os efeitos sobrescritos ou subscritos sem que o tamanho dos caracteres seja alterado com relação ao resto do texto. Por: Ao lado da caixa de Posição, escolhe a distância entre o texto selecionado e a linha original. Kerning para fontes: Esta opção ativa e desativa o Kerning, que serve para o Word comprimir automaticamente os espaços entre os caracteres que excedam a medida escolhida na caixa de valores. Pontos e acima (caixa de valores): Define os valores mínimos para que o Word faça o Kerning automático. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

43 Já na janela de aba EFEITOS DE TEXTO (Animação). Sendo de grande utilidade permite formatações em movimento para o seu texto. Principalmente para a criação de Homepages na Internet, porém no caso de trabalhos impressos perdem o impacto e dificulta a visualização do seu texto. (não imprimindo os efeitos). Na caixa Animações: Escolhe-se o novo formato animado do texto. Visualização: Nesta janela visualiza-se o efeito como ficará VERIFICANDO A ORTOGRAFIA E A GRAMÁTICA Por padrão, o Word verifica ortografia e gramática ao digitar, usando sublinhado ondulado vermelho para indicar possíveis problemas de ortografia e sublinhado ondulado verde para indicar possíveis problemas gramaticais. Você pode também verificar toda a ortografia e a gramática de uma vez. VERIFICAR AUTOMATICAMENTE A ORTOGRAFIA E A GRAMÁTICA AO DIGITAR Certifique-se de que a verificação automática de ortografia e gramática estão ativadas, através do menu Ferramentas, clique em Opções e, em seguida, clique na guia Ortografia e gramática. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

44 Selecione as caixas de seleção Verificar ortografia ao digitar e Verificar gramática ao digitar e precione Ok. Durante a digitação do documento. Clique com o botão direito em uma palavra sublinhada de ondulado vermelho ou verde e, em seguida, selecione o comando ou a alternativa de ortografia que deseja. DICAS Use a AutoCorreção para corrigir automaticamente a ortografia ao digitar, sem precisar confirmar cada correção. Por exemplo, ao digitar definitivamente e, em seguida, digitar um espaço ou qualquer outro caractere de pontuação, a AutoCorreção o substitui, automaticamente, por "definitivamente". Se o Word encontrar uma palavra iniciada com letra minúscula, por exemplo, "florianópolis" que esteja listada no dicionário principal com um uso de maiúsculas e minúsculas diferente ("Florianópolis"), o uso de maiúsculas ou minúsculas pode ser sinalizado ou corrigido automaticamente ao digitar. Você pode especificar ao Word para não assinalar essa combinação de maiúsculas e minúsculas adicionando a palavra iniciada com letra minúscula a um dicionário personalizado. Por padrão, o Word verifica a ortografia e a gramática. Para verificar apenas a ortografia, clique em Opções no menu Ferramentas, clique na guia Ortografia e Gramática, desmarque a caixa de seleção Verificar Ortografia e Gramática e, em seguida, clique em OK. 1. Na barra de ferramentas (uma barra com botões e opções que podem ser usadas para executar comandos. Para exibir uma barra de ferramentas, clique em Personalizar no menu Ferramentas e, em seguida, clique na guia Barras de Ferramentas.) Padrão, no Gramatica Botão Ortografia e 2. Quando o Word localizar um possível problema de ortografia ou de gramática, faça suas alterações na caixa de diálogo Ortografia e gramática. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

45 Você deve ter notado que o Word modifica algumas palavras enquanto você digita. Por exemplo, ao digitar a palavra voce será automaticamente corrigido (acentuado). Essas alterações espontâneas também estão programadas para acontecer no início de frases com letras minúsculas e em uma porção de outras opções. Caso o Word não reconheça algumas palavras fazendo alterações indesejáveis no seu texto, a solução mais rápida é apertar o Botão Desfazer da Barra de Ferramentas Padrão. Deste modo, ele desfaz a ação espontânea de correção e você pode continuar o seu trabalho HIFENIZANDO AS PALAVRAS Se uma palavra for muita comprida para se ajustar ao tamanho final de uma linha, o Word a posicionará no início da linha seguinte em vez de fazer a hifenização. Entretanto, você pode usar o recurso de hifenização e inserir hifens para eliminar folgas em textos justificados ou para manter os tamanhos de linha uniformes em colunas estreitas. É possível inserir um hífen opcional (é um hífen usado para controlar onde uma palavra ou frase será quebrada se ocorrer no final de uma linha. Por exemplo, você pode especificar que a palavra "imprimível" deve ser quebrada como "im-primível" em vez de "imprimí-vel.".) ou um hífen não separável (é um hífen usado para evitar que uma palavra hifenizada, número ou frase quebre se ocorrer no final de uma linha. Por exemplo, é possível evitar que fique quebrado; em vez disso, o item inteiro é movido para o início da próxima linha.) ou permitir que o Word faça a hifenização de todas as partes do documento. Para isso, clique no comando Ferramentas da Barra de Menu e depois em Idiomas, seguindo para o comando Hifenização. Na tela seguinte teremos as opções: MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

46 USANDO A HIFENIZAÇÃO AUTOMÁTICA Ao ativar a hifenização automática, o Word insere automaticamente hifens onde são necessários no documento. Se posteriormente editar o documento e alterar as quebras de linha, o Word hifenizará o documento novamente. USANDO HIFENIZAÇÃO MANUAL Ao escolher a hifenização manual, o Word pesquisa pelo texto para hifenizar, solicita a confirmação cada hífen opcional proposto e insere os hifens opcionais. Ao clicar na caixa de Hifenização Manual. O Word apresenta a palavra a ser hifenizada já dividida em sílabas e sugere, através de uma linha vertical cinza, o ponto mais adequado para a quebra da palavra. Desejando o seu hífen em outro lugar, leve o cursor para outra divisão, contanto que esta se localize antes da sugerida. Do contrário, a palavra não será hifenizada. Concordando com a hifenização da palavra aperte Sim. Utilize o Não para ignora-la e passar para a próxima. Para sair da hifenização manual, aperte o botão Cancelar FORMATANDO PARÁGRAFOS Para formatar os parágrafos do documento, abra a caixa de diálogo Parágrafo, localizada no item Parágrafo do menu Formatar. Quando a caixa for acessada, trará em primeiro plano a aba RECÚOS E ESPAÇAMENTO. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

47 Na caixa de diálogo GERAL -> Alinhamento, os parágrafos podem ser alinhados pela margem direita, pela margem esquerda, pelo centro das duas margens ou justificado (alinhado pelas duas margens). MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

48 Para obter o alinhamento dos parágrafos de maneira rápida, selecione o parágrafo e clique em um dos botões de alinhamento da Barra de Ferramenta de Formatação que corresponda ao desejado. Botão Alinhar à Esquerda; Botão Alinhar à Direita Botão Centralizar; Botão Justificar RECÚOS Esquerdo e Direito: Através dessas opções determina-se o quando o parágrafo deve recuar das margens esquerda e direita definidas para o documento. Especial: Opção de recúos especiais, como recuar só a primeira linha ou recuar todas menos a primeira. Por: Define qual o tamanho do deslocamento Especial. ESPAÇAMENTO Antes e Depois: Determina qual o espaço entre os parágrafos do documento. Quantos pontos separarão o parágrafo selecionado do anterior e/ou do posterior. Entre linhas: Seleciona o tamanho do espaço entre as linhas dos parágrafos. Tabulação: Através desse botão pode-se acessar diretamente a janela de tabulação. Visualização: Permite visualizar as alterações que você esta fazendo no seu texto. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

49 Botões Ok e Cancelar: Se estiver satisfeito com a Formatação aperte Ok, caso contrário utilize o botão Cancelar SALVANDO O DOCUMENTO Para salvar um documento, deve-se seguir as instruções abaixo: No menu Arquivo, clique em Salvar. Para salvar rapidamente um documento, clique no Botão Salvar na Barra de Ferramentas Padrão. Para salvar um documento em um local ou formato diferente, use os procedimentos abaixo. SALVAR UMA CÓPIA DE UM ARQUIVO 1. No menu Arquivo, clique em Salvar como. 2. Na caixa Nome do arquivo, digite um novo nome para o arquivo. 3. Clique em Salvar. DICA Para salvar a cópia em uma pasta diferente, clique em outro local na lista Salvar em ou em outra pasta da lista de pastas, ou em ambos. Para salvar a cópia em uma nova pasta, clique em Criar Nova Pasta. Observação Se estiver salvando o arquivo pela primeira vez, será solicitado a dar-lhe um nome. SALVAR UM ARQUIVO EM OUTRO FORMATO 1. No menu Arquivo, clique em Salvar como. 2. Na caixa Nome do arquivo, insira um novo nome para o arquivo. 3. Clique na lista suspensa Salvar como tipo e, em seguida, clique no formato de arquivo em que você deseja que o arquivo seja salvo. 4. Clique em Salvar. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

50 SALVAR OS ARQUIVOS AUTOMATICAMENTE AO TRABALHAR 1. No menu Ferramentas, clique em Opções e, em seguida, clique na guia Salvar. 2. Marque a caixa de seleção Salvar informações de AutoRecuperação a cada. 3. Na caixa minutos, insira o intervalo de freqüência com que deseja salvar os arquivos. Quanto maior a freqüência de salva dos arquivos, mais informações são recuperadas se houver uma falta de energia ou problema semelhante enquanto um arquivo estiver aberto. DICA Adquira o hábito de gravar frequentemente seus documentos enquanto trabalha. Lembre-se que os computadores estão sujeitos a diversos problemas, tanto internos (como falhas no sistema) quanto externos (como falta de energia), ameaçando que você perca seus trabalhos PROTEGENDO SEU DOCUMENTO As SENHAS: um método de segurança usado para restringir o acesso a sistemas de computador e arquivos confidenciais. Na Internet, as senhas são seqüências de caracteres que permitem a visitantes acesso a serviços da Internet, se a autenticação for necessária. Podemos observar várias maneiras. Por exemplo, você pode: Exigir uma senha para abrir um arquivo a fim de impedir que usuários não autorizados abram um documento. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

51 Exigir uma senha para modificar um arquivo a fim de permitir que outros usuários abram o documento, mas permitir que somente usuários autorizados façam alterações nele. Se alguém alterar o documento sem a senha para modificação, essa pessoa poderá salvar o documento somente se der ao arquivo um nome diferente. DICA Quando criar um documento que exija senha para ser aberto, escreva a senha e mantenha-a em local seguro. Se perder a senha não poderá abrir ou acessar o arquivo protegido por senha. Uma senha pode conter qualquer combinação de letras, números, espaços e símbolos e pode ter comprimento de até 15 caracteres. Use senhas fortes que combinam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. As senhas fracas não misturam esses elementos. Senha forte: Y6dh!et5. Senha fraca: House27. Use uma senha forte que você possa lembrar para não precisar anotá-la. Para PROTEGER seu documento de qualquer invasão, ou até mesmo por leitores indesejáveis. Senha de Proteção: através deste o usuário para ter acesso ao documento, terá que digitar a senha. Podendo incluir, modificar, excluir parte do seu documento. Caso marque a opção RECOMENDÁVEL SOMENTE LEITURA: qualquer alteração feita terá que salvar com outro nome o arquivo. Pressione na Barra de Menu -> Arquivo e escolha a opção SALVAR COMO. Em seguida aparecerá a tela para Salvar Como. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

52 Em seguida pressione Ferramentas no lado direito da tela, e escolha a opção OPÇÕES DE SEGURANÇA. E já na tela de Segurança: Em Opções de criptografia de arquivo para este documento: Você poderá proteger seu documento de ser aberto e lido por outros usuários. Digite uma senha aqui e seu documento só será aberto posteriormente se for fornecida a mesma senha ali registrada. Caixa de diálogo Opções de compartilhamento de arquivo para este documento: Com esta senha, impossibilita qualquer outro usuário de salvar alterações no seu arquivo. Proceda da mesma forma que a opção anterior. Observação: NÃO FORNEÇA SUA SENHA PARA ESTRANHOS, CUIDE PARA NÃO ESQUECE-LA. POIS SEM A SENHA O ARQUIVO NÃO SERÁ ABERTO IMPRIMINDO O DOCUMENTO Depois de ter digitado, editado e formatado seu documento, nada mais justo que você possa ver como ele ficou impresso no papel. Para imprimir rapidamente o texto, basta clicar no Botão Imprimir da Barra de Ferramentas Padrão e esperar que a impressora faça seu trabalho produzindo uma bela cópia do documento. Caso queira mais de uma cópia ou então apenas uma parte especifica do seu trabalho, clique no menu Arquivo e selecione a opção Imprimir para ativar a caixa de diálogo de Impressão, ou pelas teclas de atalho Ctrl + P. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

53 Impressora: Nesta caixa aparece o nome da impressora padrão, onde você pode escolher se tiver mais de uma para qual impressora deseja mandar. Intervalo de Páginas: Selecione aqui apenas uma opção. Opte entre imprimir todas as páginas do documento ou somente a página atual, onde está o seu cursor ou ainda digitar intervalos específicos de paginas. Exemplo: De 10 paginas, só desejar imprimir a pág. 3 e 6. No campo Páginas: digita-se 3;6 observe o ponto e vírgula pois ele é que faz o intervalo. Se caso desejar imprimir as págs. 5 até a 8, digite: 5-8. Observe o traço de pontuação. Ou mesmo se quer imprimir somente a página 9, não precisa o cursor esta na página. Digite 9. Sem qualquer pontuação. Cópias: Esse quadrinho permite eleger quantas cópias deseja do documento. Agrupar: Caso tenha um documento de mais de uma página, selecione uma ordem para receber as páginas na sua impressora. Se optar por ativar o quadradinho, uma cópia completa por vez do documento será impressa. Caso não ative, a ordem de impressão serão todas as cópias de cada página de cada vez. 31- ABRINDO UM ARQUIVO JÁ EXISTENTE MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

54 Para abrir um documento já existente em seus arquivos, clique no botão Botão Abrir da Barra de Ferramentas Padrão, ou vá no menu Arquivo e selecione Abrir, como também através da tecla de atalho Ctrl + A. Quando aparecer a caixa de diálogo Abrir, indique o disco (local de armazenamento) e a pasta que contém o arquivo que deseja abrir, selecione ou digite o nome e clique em Ok para confirmar. Examinar: Selecione o local ou pasta em que se encontra o arquivo que deseja abrir. Caixa de Visualização: Visualize os arquivos à disposição naquela pasta ou local. Nome do arquivo: Nesta caixa digite o nome do arquivo ou selecione outro com o mouse através da caixa de Visualização. Arquivos do tipo: Indique ao Word que tipo de arquivo quer visualizar. Na tela cinza ao lado, após selecionar o arquivo o mesmo será mostrado. Um nível acima: Com esse botão, volta a pesquisa um nível acima da árvore de arquivos e diretórios. Pesquisar na Web: Este botão abre diretamente o programa navegador de Internet na página de pesquisa. Exclur: Após selecionar um arquivo, pode ser excluído. MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

55 Criar nova pasta: Através deste botão cria-se uma nova pasta, dentro da pasta existente. Visualizador: Pode-se mudar as opções de visualização dos arquivos na tela do menu abrir AJUDA DO WORD O Word oferece diversas maneiras para ajudá-lo a entender melhor o sistema. Essas formas variam de acordo com a dúvida que por ventura aparecerem. Para saber rapidamente qual a finalidade e algum dos botões das barras de Ferramentas, aponte a seta do mouse sobre ela, espere alguns segundos e, então, aparecerá a palavra-chave que o define dentro de uma pequenina caixinha amarela. Caso a informação não seja satisfatória, clique no do Word ou pressionando F1, abrirá o Assistente do Word. Botão de Ajuda Esse Assistente tem formatos: Clips Merlin F1-Robô Rex O Assistente do Office pode responder perguntas, oferecer dicas e fornecer ajuda para uma variedade de recursos específicos do programa que está sendo usando no momento. Ele é compartilhado por todos os programas do Office. Qualquer alteração que você fizer nas opções, tais como os tipos de dicas que ele exibe, afetarão todos os programas do Office. DICAS MORIÁ - ELIAS DE SOUZA SANTANA (87)

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Microsoft Word. Marcelo Walter - UFPE

Microsoft Word. Marcelo Walter - UFPE Microsoft Word O Microsoft Word é um editor de textos, onde você poderá confeccionar documentos, cartas, memorandos, trabalhar com mala direta e com tabelas Faz parte de um pacote chamado Microsoft Office

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2013 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

MICROSOFT WORD INICIANDO O MICROSOFT WORD

MICROSOFT WORD INICIANDO O MICROSOFT WORD MICROSOFT WORD Este é um dos editores de texto mais utilizados no mundo. O Word é um processador de texto de alta performance para trabalhar com textos. Com ele você pode fazer o que desejar, em matéria

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO 2 FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 Guido de Oliveira Carvalho UEG-Inhumas NÍVEL BÁSICO 1. Configurar página Aba

Leia mais

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto 1. Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda".

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão Word 2003: Arquivo Novo > Botão Office Novo Abrir... > Botão Office Abrir Fechar > Botão Office Fechar Salvar > Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Salvar Salvar > Botão Office Salvar Salvar como > Botão

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 Microsoft Word 1- Conhecendo o Word... 2 2- Configurar área de trabalho... 3 3- Abrir um arquivo já gravado:... 5 4- Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 5- Formatar a fonte:... 7 6- Desfazendo / repetindo

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Barra de Formatação:... 4 Configuração de página:... 5 Bordas e Sombreamento:... 6 Índices:... 8 Inserindo Figuras:... 12 Word-Art:...

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado

Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado Capítulo 2 Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado 2.1 Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado Não há como manipular o computador sem ter noções de como lidar com o Mouse o

Leia mais

Editando textos no Siga-Doc

Editando textos no Siga-Doc Editando textos no Siga-Doc Introdução...2 Executando o editor de textos...3 Acessando pela primeira vez...3 Se o editor de textos não for exibido...4 Trabalhando com tabelas...6 Inserindo uma tabela...6

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

Professor Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br

Professor Paulo Najar   www.aprenderdigital.com.br ~ 1 ~ O QUE É O BROFFICE? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word WORD INTRODUÇÃO O MS Word é um editor de textos cujos recursos facilitam a criação de documentos, memorandos, cartas comerciais ou pessoais, enfim, tudo aquilo que se relaciona a texto. Até mesmo páginas

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

Confecção de uma carta... 07

Confecção de uma carta... 07 Índice: Lição 01 Iniciando Digitação de uma linha - Abrir o texto salvado - Salvar o texto na pasta meus documentos, - Criar uma pasta para guardar seus arquivos... 04 Lição 02 Noções Básicas Digitação

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Objetivos Detalhar conceitos sobre ferramentas de edição de texto; Explorar recursos do libreoffice writer; Explorar recursos do Microsoft Word; Explorar

Leia mais

Aplica/remove sublinhado.

Aplica/remove sublinhado. Nova pasta CTRL+O Cria nova pasta. Nova planilha ALT+SHIFT+F1 Insere uma nova planilha. Abrir planilha CTRL+A Abrir Planilha Salvar CTRL+B Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato

Leia mais

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aula: 04/06 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Editor de Textos

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Editor de Textos Editor de Textos Microsoft Office Word 1 Sumário 1. MICROSOFT WORD... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT WORD... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO WORD... 5 2.1. DIGITANDO UM TEXTO... 5 2.2. NAVEGANDO PELO TEXTO...

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2007

Microsoft Powerpoint 2007 Apostila de informática Breno Damasceno Microsoft Powerpoint 2007 É um software de apresentação multimídia da Microsoft. Com o PowerPoint podemos criar apresentações utilizando recursos de imagem, som

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz Planilha Eletrônica Planilha eletrônica é uma folha organizada em tabela na qual é realizado cálculos matemáticos, podendo ser simples ou complexos. A planilha eletrônica do Microsoft Office 2003 é um

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

Resumão Writer ( Broffice.org)

Resumão Writer ( Broffice.org) Resumão Writer ( Broffice.org) Resumo BrOffice.org Cespe O Broffice.org é um pacote de programas para escritório, do mesmo nível do pacote Microsoft Office. Os dois pacotes trazem programas parecidos e

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1 Word 2010 1. Visão Geral 1.1. Guia/Aba 1.1.1. Guia Contextual (aparece quando se trabalha com contexto específico. Por exemplo, tabela, imagem, cabeçalho e rodapé ou equação) (aparece depois da guia exibição)

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

MICROSOFT POWER POINT

MICROSOFT POWER POINT MICROSOFT POWER POINT Programa destinado a criação e exibição de apresentações em seu computador. Através de ferramentas poderosas, você poderá preparar apresentações profissionais de forma simples e rápida.

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais