MICROSOFT WORD INICIANDO O MICROSOFT WORD

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MICROSOFT WORD INICIANDO O MICROSOFT WORD"

Transcrição

1 MICROSOFT WORD Este é um dos editores de texto mais utilizados no mundo. O Word é um processador de texto de alta performance para trabalhar com textos. Com ele você pode fazer o que desejar, em matéria de editoração eletrônica. Ele permite a criação, edição e manipulação de diversos tipos de textos, permite também o uso de figuras (Clip Arts), criação de tabelas, correção ortográfica, textos em colunas, índices e etc. Os arquivos criados no Word são chamados de Documentos do Microsoft Word. Os documentos do Word tem extensão.doc (Documento). INICIANDO O MICROSOFT WORD Para iniciar o Microsoft Word, dê um clique sobre o botão Iniciar da barra de tarefas, posicione o mouse sobre a pasta Programas e clique sobre o ícone Microsoft Word. Ao abrir o Word, você pode começar a inserir texto imediatamente em um documento. Observe que o Word sempre começa com um documento padrão chamado Documento1, com o cursor, ou, ponteiro de inserção no topo do documento onde o texto que você digita irá aparecer.

2 TELA DO MICROSOFT WORD Barra de Título Barra de Menu Barra Padrão Barra de Formatação Régua Cursor ou Ponteiro de Inserção Barras de Rolagem Barra de Desenho Barra de Status Barra de Título: Exibe o nome do documento ativo. Barra de Menu: Apresenta os menus que são utilizados para acessar os recursos do Word. Barra Padrão: Consiste em uma série de ícones associados com determinadas operações do Word. Barra de Formatação: Responsável pela aparência e formato dos caracteres e parágrafos. Régua: Permite criar margem de parágrafo para o texto, alterar as margens da página, mostrar marcas de tabulação e etc. Barra de Desenhos: Exibe ferramentas que são utilizados para criar objetos de desenho no Word. Barra de Status: Mostra a posição atual do cursor através das coordenadas Linha/Coluna, o número da página atual e a quantidade de páginas do documento. Barras de Rolagem: Utilizadas para movimentação do texto.

3 EXIBINDO E OCULTANDO BARRAS DE FERRAMENTAS Para exibir ou ocultar uma Barra de Ferramentas clique no menu Exibir e selecione Barra de Ferramentas, em seguida marque as barras que você deseja exibir e desmarque as que você deseja ocultar. Muitas vezes acontece de exibir uma Barra de Ferramentas e ela aparecer o meio da tela, dizemos que a barra está flutuando. Para movimentar a barra de ferramenta, clique no título da barra e arraste para a posição que deseja, ou, dê dois cliques no título da barra. CRIANDO UM DOCUMENTO Uma vez que o Word já foi carregado para a memória, você pode começar a digitação como se estivesse usando uma máquina de escrever. Qualquer caractere digitado será inserido na posição do ponteiro de inserção. O Word possui, ativado como padrão, o recurso de deslocamento automático de palavras. Isso quer dizer que não é necessário teclar Enter no final de uma linha, para que o ponteiro salte para o início da linha seguinte. O Word desloca a palavra que excede a margem direita para a próxima linha, sempre que essa situação ocorrer. A tecla Enter será pressionada quando quiser forçar o avanço do ponteiro para a próxima linha, iniciado um novo parágrafo. CORREÇÃO DE ERROS DE DIGITAÇÃO Corrigir erros de digitação é uma tarefa muito simples. Você possui duas formas para fazê-lo. A Tecla BackSpace: A tecla BackSpace fica no canto direito superior do teclado principal. Cada vez que essa tecla é pressionada, o cursor move-se uma posição para a

4 esquerda e apaga o caractere que estava ocupando aquela posição. Uma vez apagado, o caractere incorreto, basta digitar o novo caractere. Cada vez que BackSpace é pressionada, o texto à direita do cursor é deslocado também para a esquerda. A Tecla Delete: Enquanto BackSpace apaga sempre o caractere à esquerda do cursor, a tecla Delete, que se encontra no teclado intermediário superior e no teclado numérico, apaga o caractere atual, ou seja, aquele que está na posição do cursor. Se você perceber um erro que está na linha anterior ou algumas palavras para trás, move o cursor até a posição do caractere incorreto, pressione Delete e digite o caractere correto. MOVIMENTANDO O PONTEIRO DE INSERÇÃO Às vezes, é necessário mover-se ao longo do documento e posicionar o cursor em diferentes locais para acrescentar texto. Você pode dar um clique nas barras de rolagem para mover o documento na tela, ou, utilizar teclas de movimentação. Use as seguintes teclas no teclado para navegar em um documento. Para mover o Ponteiro de Inserção Um caractere para a esquerda Um caractere para a direita Uma palavra para a esquerda Uma palavra para a direita Um parágrafo para cima Um parágrafo para baixo Uma célula para a esquerda (em uma tabela) Uma célula para a direita (em uma tabela) Uma linha para cima Uma linha para baixo Para o fim de uma linha Para o início de uma linha Para o início da janela Utilize as Teclas Seta à esquerda Seta à direita Ctrl + Seta à esquerda Ctrl + Seta à direita Ctrl + Seta acima Ctrl + Seta abaixo Shift + Tab Tab Seta acima Seta abaixo End Home Alt + Ctrl + Page up

5 Para o fim da janela Uma tela para cima (rolando) Uma tela para baixo (rolando) Para o início da página seguinte Para o início da página anterior Para o fim de um documento Para o início de um documento Para uma revisão anterior Para o local em que o ponto de inserção se encontrava quando o documento foi fechado pela última vez Alt + Ctrl + Page down Page up Page down Ctrl + Page down Ctrl + Page up Ctrl + End Ctrl + Home Shift + F5 Shift + F5 SELECIONANDO O TEXTO O texto para ser modificado primeiro ele deve ser selecionado. Utilizamos também a expressão marcar bloco, que significa selecionar o texto, ou parte do texto para realizarmos as alterações desejadas. Veja como marcar bloco do texto pelo teclado e pelo mouse: Marcar bloco com o teclado Para Selecionar o Texto Selecionar o documento inteiro Selecionar um caractere à direita Selecionar um caractere à esquerda Selecionar uma palavra à direita Selecionar uma palavra à esquerda Até o fim de uma linha Até o início de uma linha Uma linha para baixo Um linha para cima Uma tela para baixo Uma tela para cima Selecionar até o início do parágrafo Selecionar até o início do parágrafo Selecionar até o fim do documento Selecionar até o início do documento Utiliza as Teclas Ctrl + T Shift + Seta direita Shift + Seta esquerda Shift + Ctrl + Seta direita Shift + Ctrl + Seta esquerda Shift + End Shift + Home Shift + Seta abaixo Shift + Seta acima Shift + Page down Shift + Page up Shift + Ctrl + Seta para cima Shift + Ctrl + Seta para baixo Shift + Ctrl + End Shift + Ctrl + Home Marcar bloco com o mouse Para Selecionar Uma palavra Uma linha Faça Posicione o mouse sobre a palavra e dê dois cliques. Posicione o mouse no início da linha, clique e arraste o

6 Uma parágrafo Todo o texto mouse pressionado. Posicione o mouse no início do parágrafo de forma que fique uma seta apontando para o parágrafo e dê dois cliques. Posicione o mouse no início do texto, clique e arraste-o pressionado até o final do texto. INICIAR UM NOVO TEXTO 1. Menu Arquivo comando Novo ou o botão Novo da barra de ferramentas; 2. Escolha o ícone Documento em Branco e clique no botão Ok. GRAVAR UM TEXTO E/OU SUAS ALTERAÇÕES 1. Menu Arquivo comando Salvar ou o botão Salvar da barra de ferramentas; 2. Na caixa Salvar em, selecione o local onde irá salvar o texto; 3. Na caixa Nome do Arquivos, digite um nome para o arquivo e clique no botão Salvar. A extensão será inserida automaticamente pelo programa.

7 GRAVAR UM TEXTO COM OUTRO NOME E/OU EM OUTRA UNIDADE DE DISCO 1. Menu Arquivo, comando Salvar como; 2. Digite um novo nome para o arquivo; Ou, 3. Selecione o local onde irá salvar o texto; 4. Clique no botão Salvar. FECHAR UM TEXTO 1. Menu Arquivo comando Fechar ou o botão Fechar da barra de menu; ABRIR UM TEXTO 1. Menu Arquivo comando Abrir ou botão Abrir da barra de ferramentas; 2. Na caixa Examinar, selecione o local onde está o arquivo; 3. Selecione o nome do arquivo e clique no botão Abrir.

8 ALTERNAR ENTRE OS TEXTOS ABERTOS No Word você poderá abrir vários arquivos ao mesmo tempo. Para mudar para outro documento, clique no menu Janela e selecione o documento para o qual deseja mudar. CONFIGURAR PÁGINA E MARGENS Podemos aumentar ou diminuir a distância entre a margem e a borda do papel, resultando em maior ou menor área de edição. Também será possível escolhermos ou definirmos o tamanho do papel e a orientação em que será impresso. Alterando as Margens da Página 1. Menu Arquivo, Configurar página; 2. Na guia Margens, altere os valores das margens desejadas; 3. Clique no botão Ok.

9 Obs.: a margem Medianiz é criada caso for encadernar o texto. Você poderá definir a posição da medianiz para: à esquerda ou superior. As margens também podem ser alteradas através da régua, basta posicionar o ponteiro do mouse entre as faixas branca e cinza e, em seguida, arrastar para a posição desejada. Mantendo a tecla Alt pressionada a medida que arrasta o ponteiro, será exibido em cm a posição da margem. Alterando o Tamanho e Orientação da Página 1. Menu Arquivo, Configurar página; 2. Selecione a guia Tamanho do papel; 3. Na caixa Tamanho do papel, selecione o tamanho desejado para a página; 4. Escolha a orientação Retrato ou Paisagem; 5. Clique no botão Ok.

10 MARGEM DE PARÁGRAFO Através da régua é possível criar margem de parágrafo para o texto, facilitando assim a digitação do texto. A margem de parágrafo é geralmente criada depois que digitamos o título e o cursor está posicionado em uma nova linha. Se preferir, digite todo o texto, marque bloco dos parágrafos e crie a margem de parágrafo. Para criar a margem de parágrafo arraste o indicador superior do início da régua até a posição desejada. Este indicador é chamado de Recuo da primeira linha. Indicador A margem de parágrafo ainda pode ser criada pela Barra de Menu. 1. Marque bloco dos parágrafos; 2. Menu Formatar, Parágrafo, guia Recuo e espaçamento; 3. Na caixa Especial, selecione a opção Primeira linha; 4. Na caixa Por, informe em cm quanto deseja para a margem de parágrafo e clique no botão Ok.

11 FORMATAR O TEXTO Formatar um texto significa alterar a aparência do texto, ou seja, alterar o tipo da letra, o tamanho, a cor da fonte, efeitos de texto e etc. Essas alterações podem ser feitas pela Barra de Formatação Fonte 6 - Alinhar à esquerda 11 - Marcadores 2 - Tamanho da fonte 7 - Centralizar 12 - Diminuir recuo 3 - Negrito 8 - Alinhar à direita 13 - Aumentar recuo 4 - Itálico 9 - Justificar 14 - Realçar 5 - sublinhado 10- Numeração 15 - Cor da fonte As alterações ainda podem ser feitas pela Barra de Menu. 1. Marque bloco do conteúdo desejado; 2. Menu Formatar, Fonte; 3. Na guia Fonte selecione a opção desejada e clique no botão Ok.

12 Fonte: Insira o nome da fonte que você deseja aplicar ao texto selecionado. O Word aplica a formatação de fonte à seleção atual ou a toda a palavra que contém o ponto de inserção. Estilo da fonte: Clique em Itálico, Negrito ou Negrito Itálico para aplicar esses formatos ao texto selecionado. Clique em Normal para remover a formatação de negrito ou itálico. Tamanho: Insira o tamanho da fonte para o texto selecionado. Os tamanhos dependem da fonte selecionada e da impressora ativa. Cor da fonte: Para definir a cor para o texto selecionado. Estilo de sublinhado: Exibe uma lista de tipos de sublinhado para aplicar ao texto selecionado. Efeitos: Exibe vários efeitos que podem ser aplicados ao texto selecionado.

13 EFEITOS DE ANIMAÇÃO NO TEXTO Através da guia Efeitos de animação poderemos aplicar efeitos especiais ao texto selecionado. 1. Marque bloco do texto; 2. Menu Formatar, Fonte, guia Efeitos de texto; 3. Selecione o efeito desejado e clique no botão Ok. ALINHAMENTO DOS PARÁGRAFOS O Word permite que o parágrafo seja alinhado de quatro maneiras distintas dentro da largura do texto compreendida entre as margens esquerda e direita da página. A alteração do alinhamento de um parágrafo é feita da mesma maneira que a alteração ou aplicação de um efeito em um texto. Você pode marcar um parágrafo e aplicar o alinhamento ou então ativar o alinhamento desejado e escrever o parágrafo em seguida. Na barra de formatos, ao lado dos estilos de caractere, existem quatro botões que servem para ativar ou desativar o alinhamento de parágrafo. Alinhar à Esquerda Justificar Centralizar Alinhar à Direita

14 ALTERAR O ESPAÇAMENTO No texto podemos alterar dois tipos de espaçamento, o espaçamento entre as letras e o espaçamento entre as linhas. Entre as Letras: Podemos alterar o espaçamento entre os caracteres, ou seja, aumentar ou diminuir a distância entre as letras. 1. Marque bloco do conteúdo; 2. Menu Formatar, Fonte, guia Espaçamento de caracteres; 3. Na caixa Espaçamento selecione o espaçamento desejado e clique no botão Ok. Entre as Linhas: Podemos alterar o espaçamento entre as linhas, ou seja, aumentar ou diminuir a distância entre as linhas do texto. 1. Marque bloco do conteúdo; 2. Menu Formatar, Parágrafo, guia Recuo e espaçamento;

15 3. Na caixa Entre linhas selecione o espaçamento desejado e clique no botão Ok. VISUALIZAR IMPRESSÃO Antes de imprimir um documento é recomendável vermos como o texto está distribuído sobre o papel, ter uma pré-visualização do documento, desta forma poderemos corrigir algum tipo de erro de posicionamento e até melhorar a aparência, sem a necessidade de imprimi-lo. IMPRIMIR Para imprimir um documento ativo você poderá clicar no botão Imprimir que está na barra Padrão ou no Menu Arquivo escolher o comando Imprimir. O botão Imprimir, imprime apenas uma cópia de tudo o que está no documento atual, enquanto que no comando Imprimir do menu Arquivo, você poderá informar quais páginas deseja imprimir, quantas cópias e etc.

16 DESFAZER E REFAZER O recurso desfazer é utilizado quando você realizou um ação indesejada e quer voltar atrás. Já o recurso refazer serve para refazer o que o recurso desfazer cancelou. Na barra de ferramentas existem dois botões chamados Desfazer e Refazer. Esses botões desfazem e refazem as últimas ações executadas. Estes recursos podem ser acionados pelo menu Editar ou pelos atalhos Ctrl Z (desfazer), Alt Shift BackSpace (refazer). CORRETOR ORTOGRÁFICO Quando digitamos um texto, você pode perceber que algumas palavras aparecem com um sublinhando ondulado vermelho, isto indica que estas palavras não fazer parte do dicionário principal do Word, por estarem incorretas

17 ou, simplesmente, não constam no dicionário. Uma maneira de corrigir é clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra para corrigi-la. Outra forma de corrigir é acionar o comando Ortografia e gramática do menu Ferramentas ou, o botão Ortografia e gramática da barra padrão ou ainda, a tecla de atalho F7. 1. Menu Ferramentas, Ortografia e gramática; 2. Na caixa Não encontrada, exibe a palavra que não foi encontrada no dicionário principal; 3. Na caixa Sugestões, exibe sugestões para a palavra; 4. Selecione uma sugestão se for o caso e clique no botão Alterar; Ou 5. Clique no botão Ignorar se a palavra já está correta. HIFENIZAR O TEXTO Para que os documentos tenham uma aparência aprimorada e profissional, use o recurso de Hifenização. Por exemplo, hifenize o texto para eliminar espaços em um texto justificado ou para manter comprimentos de linha uniformes em colunas estreitas.

18 É possível hifenizar o texto automática ou manualmente. Se você hifenizar manualmente, o Word pesquisará o documento em busca de palavras a serem hifenizadas e perguntará se é necessário incluir um hífen e onde colocá-lo. 1. Menu Ferramentas, Idioma, Hifenização; 2. Marque a opção Hifenizar o documento automaticamente; 3. Clique no botão Ok. ÁREA DE TRANSFERÊNCIA A Área de Transferência é utilizada para armazenar informações, que posteriormente serão coladas em outro programa. As Informações armazenadas na área de transferência permanecem lá até que você envie um novo conteúdo ou desligue o computador. Para mover uma informação para a Área de Transferência, utiliza-se o comando Recortar, para copiar uma informação utiliza-se o comando Copiar. Já para colocar na tela o conteúdo da Área de Transferência utiliza-se o comando Colar. Todos estes comandos são encontrados no Menu Editar. Copiando Parágrafo 1. Selecione o parágrafo; 2. Menu Editar, comando Copiar ou, a ferramenta Copiar ou, as teclas de atalho Ctrl C;

19 3. Posicione o cursor na posição desejada; 4. Menu Editar, comando Colar ou, a ferramenta Colar ou, as teclas de atalho Ctrl V. Movendo Parágrafo 1. Selecione o parágrafo; 2. Menu Editar, comando Copiar ou, a ferramenta Copiar ou, as teclas de atalho Ctrl X; 3. Posicione o cursor na posição desejada; 4. Menu Editar, comando Colar ou, a ferramenta Colar ou, as teclas de atalho Ctrl V. MODOS DE VISUALIZAR O TEXTO Temos dois modos de visualização do texto mais utilizados, que são: modo Normal e o modo Layout da Página. O modo de visualização padrão é o modo Normal, este modo é recomendado para edição do texto por oferecer rapidez em movimentação e formatação. Quando está ativo, apresenta as quebras de página, quebras de colunas e oculta cabeçalhos e rodapés, notas de rodapé e outros. O outro modo de visualização é o modo Layout da Página. Neste modo o texto será apresentado exatamente como será impresso, isto é, todos os elementos gráficos são exibidos. 1. Menu Exibir, Normal ou, botão Modo normal no canto inferior esquerdo da tela. ou 1. Menu Exibir, Layout da Página ou, botão Modo Layout da Página no canto inferior esquerdo da tela.

20 ZOOM Você pode aplicar o recurso de zoom no documento para obter uma visualização aproximada do documento ou para ver uma área maior da página em um tamanho reduzido. 1. Menu Exibir, Zoom; 2. Escolha o nível de zoom desejado e clique no botão Ok; Ou 3. Clique na ferramenta Zoom da barra padrão e escolha o nível de zoom desejado. QUEBRA DE PÁGINA O ponto em que uma página termina e outra é iniciada. Quando você preenche uma página com texto ou elementos gráficos, o Word insere uma quebra de página automática e inicia uma nova página. Para forçar uma quebra de página em um local específico, você pode inserir uma quebra de página manual. No modo de visualização de Layout da Página, o texto após uma quebra de página aparece em uma nova página. No modo de visualização

21 Normal, uma quebra de página automática aparece como uma linha pontilhada simples cortando a página. Uma quebra de página manual aparece como uma linha pontilhada marcada com quebra de página". 1. Menu Inserir, Quebra; 2. Marque a opção Quebra de página; 3. Clique no botão Ok. CABEÇALHO E RODAPÉ Um cabeçalho ou rodapé consiste em texto ou elementos gráficos (como um número de página, a data ou um logotipo da empresa) que geralmente são impressos na parte superior ou inferior de cada página de um documento. O cabeçalho é impresso na margem superior; o rodapé é impresso na margem inferior. 1. Menu Exibir, Cabeçalho e rodapé; 2. Para criar um cabeçalho, insira texto ou elementos gráficos na área de cabeçalho ou clique em um botão na barra de ferramentas Cabeçalho e rodapé; 3. Para criar um rodapé, clique no botão Alternar entre cabeçalho e rodapé para se mover para a área de rodapé; Botão Alternar entre cabeçalho e Rodapé

22 4. Insira o texto na área de rodapé ou clique em um botão na barra de ferramentas Cabeçalho e rodapé; 5. Clique no botão Fechar. Quando você cria um cabeçalho ou rodapé, o Word usa automaticamente o mesmo cabeçalho ou rodapé no documento inteiro. Para criar um cabeçalho ou rodapé diferente para parte de um documento, divida-o em seções (seção é uma parte de um documento em que é possível definir certas opções de formatação de página) e quebre a conexão entre o cabeçalho ou rodapé da seção atual e da seção anterior. 1. Insira uma quebra de seção do tipo Próxima página no lugar em que deseja iniciar uma nova seção que contenha um cabeçalho e rodapé diferente; 2. Para inserir a quebra de seção selecione o menu Inserir, Quebra, marque a opção Próxima página; 3. Clique na seção para a qual você deseja criar um cabeçalho ou rodapé diferente; 4. Menu Exibir, Cabeçalho e rodapé; 5. Na barra de ferramentas Cabeçalho e rodapé, desmarque o botão Mesmo que a seção anterior. 6. Digite o conteúdo do cabeçalho; 7. Mova-se para o rodapé; 8. Desmarque o botão Mesmo que a seção anterior e digite o conteúdo do rodapé; 9. Clique no botão Fechar. O texto ou elemento gráfico que você insere em um cabeçalho ou rodapé é automaticamente alinhado à esquerda. Em vez disso, pode ser que

23 você deseje centralizar ou alinhar à direita. Para centralizar um item, pressione TAB e depois digite o conteúdo; para alinhar um item à direita, pressione TAB duas vezes e depois digite o conteúdo. COPIAR FORMATOS Podemos copiar os formatos de uma palavra para outra, ou de uma frase para outra sem muito trabalho. 1. Selecione o texto que já possui os formatos; 2. Clique na ferramenta Pincel da barra de ferramentas padrão; 3. Arraste o ponteiro do mouse sobre a região que deseja copiar o formato. BORDAS E SOMBREAMENTO Recurso que adiciona uma borda em volta dos parágrafos selecionados de um texto, ou na página toda, podendo ainda incluir um sombreamento. Aplicando borda no texto: 1. Selecione o texto desejado; 2. Menu Formatar, Bordas e sombreamento; 3. Na guia Bordas selecione um tipo de borda, o estilo, a cor e a largura;

24 4. Clique no botão Ok. Retirando borda do texto: 1. Selecione o texto; 2. Menu Formatar, Bordas e sombreamento; 3. Na guia Borda marque a opção Nenhuma; 4. Caso tenha sombreamento selecione a guia sombreamento e clique na opção Sem preenchimento; 5. Clique no botão Ok. Ou 1. Marque bloco do texto; 2. Pressione as teclas Ctrl Q. Aplicando borda na página: 1. Menu Formatar, Bordas e sombreamento; 2. Selecione a guia Borda da página;

25 3. Selecione o tipo da borda, o estilo, a cor, a largura ou, selecione uma arte; 4. Clique no botão Ok. Retirando borda da página: 1. Menu Formatar, Bordas e sombreamento; 2. Na guia Borda da página selecione a opção Nenhuma; 3. Clique no botão Ok. Aplicando sombreamento: 1. Selecione os parágrafos; 2. Menu Formatar, Bordas e sombreamento; 3. Selecione a guia Sombreamento, selecione uma cor;

26 4. Clique no botão Ok. Retirando sombreamento: 4. Menu Formatar, Bordas e sombreamento; 5. Na guia Sombreamento selecione a opção Sem preenchimento; 6. Clique no botão Ok. TABELAS Use tabelas para organizar informações e criar layouts de página interessantes com colunas de texto e gráficos lado a lado. A maneira mais rápida de criar uma tabela simples é usando o botão Inserir tabela Uma tabela é formada por linhas e colunas de células que podem ser preenchidas com texto e elementos gráficos. Você pode usar tabelas para alinhar números em colunas e, em seguida, classificá-los e realizar operações

27 com eles. As tabelas também podem ser usadas para organizar texto e elementos gráficos, como parágrafos lado a lado em um currículo. CONSUMIDOR ONLINE Gastos mensais em % Até 25 reais 8,7 De 26 a 50 reais 19,9 De 51 a 100 reais 24,8 De 101 a 250 reais 18,9 De 251 a 500 reais 9,7 Mais de 501 reais 4,2 INFO EXAME - Mar/2001 Criando tabela pelo botão Inserir tabela: 1. Clique onde você deseja criar uma tabela; 2. Clique no botão Inserir tabela da barra padrão; 3. Arraste o mouse para selecionar o número de linhas e colunas desejado. Criando tabela pelo menu Tabela: 1. Menu Tabela, Inserir, Tabela; 2. Informe o nº de colunas e o nº de linhas desejado; 3. Clique no botão Ok. Use a tecla Tab ou Shift Tab e as setas, do teclado, para mover-se pela tabela, ou use o mouse. Você poderá aplicar qualquer tipo de formato ao texto da tabela. Mas, o Word possuí formatos já prontos que podem ser aplicados na tabela. Autoformatação de tabela: 1. Clique na tabela;

28 2. Menu Tabela, AutoFormatação de tabela; 3. Selecione um formato e clique no botão Ok. Se preferir você poderá alterar o formato utilizando o recurso de Bordas e sombreamento do menu Formatar. Classificando uma coluna Podemos organizá-la de acordo com uma ordem preestabelecida. A classificação pode ser crescente ou decrescente. 1. Clique na tabela; 2. Menu Tabela, Classificar; 3. Na caixa Classificar por, escolha a coluna que deseja classificar; 4. Selecione o tipo crescente ou decrescente; 5. Clique no botão Ok. Inserindo e Excluindo linhas e colunas na tabela Mesmo depois de pronta a tabela, você poderá inserir ou excluir linhas e/ou colunas na tabela. Para inserir utilize o menu Tabela, comando Inserir, e selecione a opção desejada. Para excluir utilize o menu Tabela, comando Excluir, e selecione a opção desejada. Mesclando células Podemos combinar duas ou mais células na mesma linha ou coluna em uma única célula. Por exemplo, pode mesclar várias células horizontalmente para criar um título de tabela que abranja várias colunas. 1. Selecione as células que deseja mesclar; 2. Menu Tabela, Mesclar célula.

29 MALA DIRETA Você precisa enviar uma carta de cobrança para várias pessoas, só que as alterações que esta carta recebe são mínimas, mas mesmo assim você precisa digitá-las uma a uma, perdendo muito tempo. Para facilitar esta operação você pode criar uma mala direta, que consiste em você ter dois arquivos, uma carta padrão e um arquivo de dados, onde você possui as informações das pessoas. Mesclando os dois arquivos você digita apenas a carta e o Word se encarrega de criar as próximas para você. Procedimentos para criar Mala Direta 1. Para iniciar o processo de mala direta, abra um novo documento; 2. Menu Ferramentas, opção Mala direta; 3. Dê um clique no botão Criar e selecione a opção Cartas modelo; 4. Na janela apresentada selecione o botão Janela ativa; 5. Clique no botão Obter dados e selecione a opção Criar origem de dados; 6. Na janela exibida você poderá acrescentar novos campos ou remover os campos já existentes. Para acrescentar basta digitar na caixa Nome do campo, o novo campo e selecionar o botão Adicionar nome de campo. Para remover, selecione o campo e clique no botão Remover nome de campo; 7. Após adicionar e/ou remover os campos, deverá informar o nome do arquivo que conterá os dados que serão mesclados com o documento principal; 8. Após salvar o arquivo de dados, clique no botão Editar origem de dados;

30 9. Preencha os campos, deslocamento entre os campos poderá ser feito através do mouse ou da tecla Tab. Cada tela representa um registro, adicione quantos desejar usando o botão Adicionar novo; 10. Concluída a entrada de dados clique no botão Ok; 11. Na tela do documento é exibida a barra de ferramentas do Mala direta, onde são apresentadas algumas ferramentas que vamos utilizar para a montagem do documento principal; 12. Inicie a digitação do texto e no momento que desejar incluir um campo, clique no botão Inserir campo da barra de ferramentas Mala direta e escolha o campo desejado; 13. Para ver o resultado na tela, clique no botão Mesclar para novo documento, ou se preferir poderá ver o resultado direto na impressora, para isso clique no botão Mesclar para impressora; 14. Se você optou por ver o resultado na tela poderá visualizar impressão e depois imprimir, caso ache necessário grave a carta mesclada; 15. Grave o documento principal e quando fechar o documento principal confirme a opção para salvar a origem de dados. Procedimentos para utilizar uma origem de dados do Mala Direta 1. Para iniciar o processo de mala direta, abra um novo documento; 2. Menu Ferramentas, opção Mala direta; 3. Dê um clique no botão Criar e selecione a opção Cartas modelo; 4. Na janela apresentada selecione o botão Janela ativa; 5. Clique no botão Obter dados e selecione a opção Abrir origem de dados; 6. Selecione o arquivo que contém a origem de dados e clique no botão Abrir; 7. Clique no botão Editar documento principal;

31 8. Inicie a digitação do texto e no momento que desejar incluir um campo, clique no botão Inserir campo da barra de ferramentas Mala direta e escolha o campo desejado; 9. Para ver o resultado na tela, clique no botão Mesclar para novo documento, ou se preferir poderá ver o resultado direto na impressora, para isso clique no botão Mesclar para impressora; 10. Se você optou por ver o resultado na tela poderá visualizar impressão e depois imprimir, caso ache necessário grave a carta mesclada; 11. Grave o documento principal. BARRA DE DESENHO A barra de Desenho pode ser exibida através do menu Exibir, barra de Ferramentas, comando Desenho, ou clicando uma vez no botão Desenho que está na barra Padrão. A barra de Desenho apresenta diversos recursos de desenho e gráficos que você poderá usar para melhorar a aparência de seu texto. Nela encontramos elementos gráficos com efeitos de sombra, efeitos 3-D, diversas formas geográficas, preenchimentos de vários tipos que poderão ser inseridas no documento Desenhar 8 - Elipse 15 - Estilo do tracejado 2 - Selecionar objetos 9 - Caixa de texto 16 - Estilo da seta 3 - Girar livremente 10 - Inserir WordArt 17 - Sombra 4 - AutoFormas 11 - Cor do preenchimento 18-3-D 5 - Linha 12 - Cor da linha 6 - Seta 13 - Cor da fonte 7 - Retângulo 14- Estilo da linha

32 AutoFormas Insere diversos tipos de formas geométricas, linhas, caixas e balões para texto explicativo. Veja alguns exemplos. Linha, Seta, Retângulo e Elipse A ferramenta Linha permite traçar linhas na posição horizontal, vertical e diagonal. A ferramenta Seta desenha setas nas mesmas posições que a ferramenta Linha a diferença é que em uma das extremidades é aplicada uma seta de direção. As ferramentas Retângulo e Elipse permitem desenhar retângulos, quadrados e elipses perfeitas ou não. Veja alguns exemplos. Estilo da linha, Estilo do tracejado e Estilo da seta exemplos. Permite aplicar estilos diferentes aos objetos selecionados. Veja os Cor do preenchimento e Cor da linha Permite alterar a cor do preenchimento e a cor da linha dos objetos selecionados. Veja alguns exemplos.

33 Sombra e 3-D Utilizado para aplicar efeitos de sombra e efeitos de 3-D ao objetos selecionados. Veja os exemplos. Inserir WordArt Permite criar textos de várias maneiras para criar um efeito visual diferente. Quando você clica no botão Inserir WordArt é apresentada a janela WordArt Gallery onde poderá escolher um estilo para o texto.

34 Poderá ainda utilizar a barra de ferramentas WordArt para modificar a aparência do texto, voltar ao editor de texto, escolher outro estilo, escolher uma nova forma de efeito, rotacionar o texto, mudar a cor de preenchimento, alterar o espaçamento e aplicar efeitos de alinhamento. Para exibir a barra de ferramentas WordArt clique com o botão direito do mouse sobre o texto do WordArt e selecione a opção Mostrar barra de ferramentas WordArt. FIGURAS Permite inserir figuras do Clip Gallery no texto. Para inserir clique no menu Inserir, Figura comando Clip-Art. Depois de acessada a janela do Clip Gallery é só escolher uma categoria e em seguida clicar na figura desejada e Ok. Você poderá ajusta o tamanho da figura pelos quadradinhos que ficam envolta da figura. Quando a figura está selecionada uma barra de ferramentas chamada Figura é exibida na tela. Caso ela não esteja aparecendo é só clicar com o botão direito do mouse sobre a figura e clicar na opção Mostrar barra de ferramentas Figura.

35 A barra de ferramentas Figura apresenta recursos para alterar o contraste das cores, o brilho, aplicar estilo de linhas envolta do desenho e cortar parte da figura. Podemos escrever sobre a figura criando um efeito chamado de Marca d água. Veja como fazer. 1. Digite o texto desejado e aplique a formatação desejada; 2. Insira no final do texto uma figura; 3. Deixe a figura selecionada e na barra Figura clique no botão Controle de imagem; 4. Selecione a opção Marca d água; 5. Na barra Figura clique no botão Disposição do texto e selecione a opção Atrás do texto; 6. Arraste a figura de sobre o texto. Outra maneira de criar Marca d água é utilizando a ferramenta Caixa de texto que fica na barra de Desenho. 1. Insira uma figura; 2. Selecione a figura e na barra Figura clique no botão Controle de imagem; 3. Selecione a opção Marca d água; 4. Na barra Figura clique no botão Disposição do texto e selecione a opção Atrás do texto; 5. Arraste a figura para a posição desejada; 6. Na barra de Desenho clique no botão Caixa de texto; 7. Clique sobre a figura e aumente o tamanho da Caixa de texto; 8. Retire a cor do preenchimento e a cor da linha da Caixa de texto; 9. Digite o texto.

36 MARCADORES E NUMERAÇÃO Para inserir Marcadores ou Numeração de Parágrafos, abra o menu Formatar e selecione Marcadores e Numeração ou use os respectivos ícones que se encontram na Barra de Ferramentas Formatação. Estes recursos são muito fáceis de serem aplicados, por exemplo, para acrescentar marcas aos parágrafos, selecione-os e clique no botão Marcadores. Para remover as marcas, basta refazer os procedimentos. Botão Numeração Botão Marcadores Exemplo de marcadores: Os firewalls pessoais estão cada vez mais fáceis de usar. Escolha um e mantenha os hackers longe do seu PC: Blacklce Defender 2.1 ZoneAlarm 2.1 Norton Personal Firewall 2001 Para numerar os parágrafos, selecione-os e clique no botão Numeração. Além da facilidade de numerar os parágrafos, vemos que após excluirmos um determinado parágrafo numerado, todos os outros são renumerados. Exemplo de Numeração: Os programas mais vendidos no Brasil em janeiro de 2001: 1. Norton AntiVirus Total Vírus Defense 3. Windows Millennium Edition Personalizando os Marcadores e Numeração

37 numeração. O Word permite que você altere os formatos dos marcadores e Formatando Marcadores: 1. Selecione os parágrafos; 2. Menu Formatar, Marcadores e numeração; 3. Na guia Com marcadores selecione um novo marcador; 4. Clicando sobre o botão Personalizar você poderá escolher outro símbolo para marcador de parágrafo ou simplesmente alterar a cor do marcador; 5. Clique no botão Ok. Exemplo de formatação dos marcadores: Os firewalls pessoais estão cada vez mais fáceis de usar. Escolha um e mantenha os hackers longe do seu PC: Blacklce Defender 2.1 ZoneAlarm 2.1 Norton Personal Firewall 2001 Formatando Numeração: 1. Selecione os parágrafos;

38 2. Menu Formatar, Marcadores e numeração; 3. Na guia Numerada selecione um novo marcador; 4. Clique no botão Ok. Exemplo de Formatação de Numeração: Os programas mais vendidos no Brasil em janeiro de 2001: I) Norton AntiVirus 2001 II) Total Vírus Defense III) Windows Millennium Edition Numeração em Vários Níveis Permite a numeração de parágrafos em múltiplos níveis, onde os parágrafos podem ser apresentados em níveis hierárquicos. Para criar um novo nível hierárquico você deve utilizar a tecla TAB (quando o cursor está na linha desejada), para diminuir o nível utiliza-se as teclas SHIFT e TAB. 1. Menu Formatar, Marcadores e numeração; 2. Selecione a guia Vários níveis;

39 3. Escolha uma opção e clique no botão Ok; Exemplo de Vários níveis: Editoras e Livros: 1. Book Express 1.1. Manual Completo do Hacker 2. Publifolha 2.1. Como Fazer Planilhas 2.2. Como Usar o Como Criar Apresentações COLUNAS Para dividir um texto em colunas é muito simples, poderemos utilizar o menu Formatar, comando Colunas ou o botão Colunas da barra Padrão. Criando colunas pelo botão Colunas

40 1. Clique sobre o botão Colunas; 2. Selecione a quantidade de colunas desejada; 3. Digite o título e o conteúdo da primeira coluna; 4. Para trocar de coluna pressione as teclas Ctrl Shift Enter; 5. Digite o conteúdo da próxima coluna; 6. Se existir mais de 2 colunas repita a ação do passo n.º 4 e 5; Obs.: Para centralizar o título na página: marque bloco do título e no botão Colunas escolha a opção de uma coluna. Criando colunas pelo menu Formatar, Colunas 1. Menu Formatar, comando Colunas; 2. Selecione a quantidade de colunas desejada, ou digite na caixa Número de colunas; 3. Para colocar uma linha de divisão entre as colunas marque a opção Linha entre colunas; 4. Poderá alterar a largura e o espaçamento entre as colunas; 5. Clique no botão Ok; 6. Digite o título e o conteúdo da primeira coluna;

41 7. Para trocar de coluna pressione as teclas Ctrl Shift Enter ou no menu Inserir, comando Quebra, opção Quebra de coluna; 8. Digite o conteúdo da(s) próxima(s) coluna(s); Transformando um texto em colunas 1. Marque bloco dos parágrafos; 2. Clique sobre o botão Colunas na barra de ferramentas Padrão; 3. Selecione a quantidade de colunas; 4. Insira uma quebra de coluna onde deseja separar os parágrafos. Desfazendo as colunas 1. marque bloco das colunas; 2. Clique sobre o botão Colunas na barra de ferramentas Padrão; 3. Selecione uma coluna; 4. Altere para o modo Normal; 5. Apague as quebras de coluna.

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Confecção de uma carta... 07

Confecção de uma carta... 07 Índice: Lição 01 Iniciando Digitação de uma linha - Abrir o texto salvado - Salvar o texto na pasta meus documentos, - Criar uma pasta para guardar seus arquivos... 04 Lição 02 Noções Básicas Digitação

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Editor de Textos

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Editor de Textos Editor de Textos Microsoft Office Word 1 Sumário 1. MICROSOFT WORD... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT WORD... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO WORD... 5 2.1. DIGITANDO UM TEXTO... 5 2.2. NAVEGANDO PELO TEXTO...

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Introdução Aula 03: Pacote Microsoft Office 2007 O Pacote Microsoft Office é um conjunto de aplicativos composto, principalmente, pelos

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO Atualização 01/10/2001 2 Objetivo Este treinamento é dirigido a pessoas que desejam aprender como aplicar e criar estilos; criar e formatar tabelas; adicionar formatações

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ NOVEMBRO / 2007 17 APRESENTAÇÃO Este material foi solicitado pela Secretaria Municipal da Administração SEMAD, e elaborado com o intuito de capacitar os servidores desta prefeitura, de todos os cargos

Leia mais

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto 1. Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda".

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

3º MÓDULO: MICROSOFT WORD

3º MÓDULO: MICROSOFT WORD CURSO DE SUMÁRIO MICROSOFT WORD... 3 INICIANDO O WORD... 3 COMANDOS BÁSICOS... 4 CONFIGURANDO PÁGINAS... 7 COMANDOS AVANÇADOS... 8 TABELA... 9 CRIANDO TABELAS... 9 RECORTAR, COPIAR E COLAR... 9 PARA IMPRIMIR

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Aprendendo MICROSOFT WORD CLIQUE PARA ENTRAR

Aprendendo MICROSOFT WORD CLIQUE PARA ENTRAR Aprendendo MICROSOFT WORD CLIQUE PARA ENTRAR Microsoft Word 2 MICROSOFT WORD INICIANDO O WORD COMANDOS BÁSICOS CONFIGURANDO PÁGINAS COMANDOS AVANÇADOS CRIANDO TABELAS TABELA RECORTAR, COPIAR E COLAR PARA

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica Apresentação Gráfica Microsoft Office Power Point 1 Sumário 1. MICROSOFT POWER POINT... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT POWER POINT... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO POWER POINT... 5 2.1. O DOCUMENTO DO POWER

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 Microsoft Word 1- Conhecendo o Word... 2 2- Configurar área de trabalho... 3 3- Abrir um arquivo já gravado:... 5 4- Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 5- Formatar a fonte:... 7 6- Desfazendo / repetindo

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Microsoft Word. Marcelo Walter - UFPE

Microsoft Word. Marcelo Walter - UFPE Microsoft Word O Microsoft Word é um editor de textos, onde você poderá confeccionar documentos, cartas, memorandos, trabalhar com mala direta e com tabelas Faz parte de um pacote chamado Microsoft Office

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO WORD 2010

Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO WORD 2010 Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO WORD 2010 Exibir e usar janelas Alternar para a próxima janela. ALT + Tab Alternar para a janela anterior. ALT + SHIFT + Tab Fecha a janela ativa. CTRL

Leia mais

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word WORD INTRODUÇÃO O MS Word é um editor de textos cujos recursos facilitam a criação de documentos, memorandos, cartas comerciais ou pessoais, enfim, tudo aquilo que se relaciona a texto. Até mesmo páginas

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

1. O Word 2010 BR oferece a possibilidade de salvar um arquivo digitado, clicando

1. O Word 2010 BR oferece a possibilidade de salvar um arquivo digitado, clicando QUESTÕES WORD 2007/2010 PROF.JULIO RAMOS PAG.1 1. O Word 2010 BR oferece a possibilidade de salvar um arquivo digitado, clicando na opção da guia Arquivo, por meio de uma janela padronizada. Essa janela

Leia mais

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1 Word 2010 1. Visão Geral 1.1. Guia/Aba 1.1.1. Guia Contextual (aparece quando se trabalha com contexto específico. Por exemplo, tabela, imagem, cabeçalho e rodapé ou equação) (aparece depois da guia exibição)

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT 2003

MICROSOFT POWERPOINT 2003 Básico do Microsoft PowerPoint 2003-1 MICROSOFT POWERPOINT 2003 Introdução ao Microsoft PowerPoint O MS PowerPoint é um aplicativo desenvolvido, para a criação de apresentações dinâmicas, de alto impacto,

Leia mais

Microsoft Word 2007 1. Acerca da figura e da configuração padrão do Microsoft Word 2007 julgue os itens subseqüentes.

Microsoft Word 2007 1. Acerca da figura e da configuração padrão do Microsoft Word 2007 julgue os itens subseqüentes. Microsoft Word 2007 1 Microsoft Word 2007 Acerca da figura e da configuração padrão do Microsoft Word 2007 julgue os itens subseqüentes. 1. Caso o usuário deseje tirar o sublinhado do termo, é suficiente

Leia mais

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1 João David G. Prevedello Básico Teclado e Mouse Um teclado tem mais de 100 teclas, existem de várias cores, formatos, cabos,

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 Introduzindo Dados Com o Microsoft Excel é fácil introduzir informações numa planilha e mudar, excluir ou acrescentar dados. Você vai aprender a: - Abrir e salvar um arquivo

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão Word 2003: Arquivo Novo > Botão Office Novo Abrir... > Botão Office Abrir Fechar > Botão Office Fechar Salvar > Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Salvar Salvar > Botão Office Salvar Salvar como > Botão

Leia mais

Word e Excel. Marque Certo ou Errado

Word e Excel. Marque Certo ou Errado A figura acima mostra uma janela do Word 2002, com um texto em processo de edição. Nesse texto, a expressão União Européia é o único trecho formatado como negrito e a palavra continente está selecionada.

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Resumão Writer ( Broffice.org)

Resumão Writer ( Broffice.org) Resumão Writer ( Broffice.org) Resumo BrOffice.org Cespe O Broffice.org é um pacote de programas para escritório, do mesmo nível do pacote Microsoft Office. Os dois pacotes trazem programas parecidos e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2013 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE

Leia mais

Homepage: http://br.geocities.com/leaosouto Índice

Homepage: http://br.geocities.com/leaosouto Índice Índice 1- INTRODUÇÃO... 2 1.1- COM O POWERPOINT É POSSÍVEL FAZER:... 2 2- TELA INICIAL E BARRAS... 2 2.1 BARRA DE MENUS... 3 2.2- BARRA DE FERRAMENTAS PADRÃO... 3 2.3- BARRA DE FERRAMENTAS FORMATAÇÃO...

Leia mais

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

MICROSOFT WORD 2000. Word 2000. Geek Brasil http://www.geekbrasil.com.br 1

MICROSOFT WORD 2000. Word 2000. Geek Brasil http://www.geekbrasil.com.br 1 Word 2000 Geek Brasil http://www.geekbrasil.com.br 1 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR

Leia mais

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo Apresentação WORD é um software que possibilita a criação de documentos em um computador. Seus principais atributos são: criação de textos, cartas, memorandos,

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

Professor Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br

Professor Paulo Najar   www.aprenderdigital.com.br ~ 1 ~ O QUE É O BROFFICE? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Introdução editor de textos versão 2013 Microsoft Word ferramentas mais completas e poderosas trabalhar com texto Word 2013 compatibilidade

Introdução editor de textos versão 2013 Microsoft Word ferramentas mais completas e poderosas trabalhar com texto Word 2013 compatibilidade Word 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o Word 2013... 2 Salvando e Fechando o Arquivo... 9 Abrindo o Arquivo... 12 Cursor de Edição... 15 Selecionando o Texto... 16 Formatação: Alinhamento e Espaçamento...

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Editando textos no Siga-Doc

Editando textos no Siga-Doc Editando textos no Siga-Doc Introdução...2 Executando o editor de textos...3 Acessando pela primeira vez...3 Se o editor de textos não for exibido...4 Trabalhando com tabelas...6 Inserindo uma tabela...6

Leia mais

StarOffice Módulo StarWriter

StarOffice Módulo StarWriter Gerência de Transferência Tecnológica - GTTEC StarOffice Módulo StarWriter Autora Daniela Cristina Maestro Fevereiro/2000 Gerência de Transferência Tecnológica - GTTEC Índice Requisitos para Instalação...

Leia mais

Vinte dicas para o Word 2007

Vinte dicas para o Word 2007 Vinte dicas para o Word 2007 Introdução O Microsoft Word é um dos editores de textos mais utilizados do mundo. Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO 2 FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 Guido de Oliveira Carvalho UEG-Inhumas NÍVEL BÁSICO 1. Configurar página Aba

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

METEP MICROSOFT OFFICE WORD. Professor Me. Silvio Silvestre Barczsz. Objetivos de Aprendizagem

METEP MICROSOFT OFFICE WORD. Professor Me. Silvio Silvestre Barczsz. Objetivos de Aprendizagem METEP MICROSOFT OFFICE WORD Professor Me. Silvio Silvestre Barczsz Objetivos de Aprendizagem Utilizar o Software Word como ferramenta para edição de textos. Plano de Estudo A seguir, apresentam-se os tópicos

Leia mais

Introdução. Iniciando o Word 2007

Introdução. Iniciando o Word 2007 Word 2007 Introdução O Word 2007 é um editor de texto que oferece um conjunto de excelentes ferramentas de produtividade para a criação e formatação de documentos, fácil edição de equação com todos os

Leia mais

AutoCorreção... 52 Opções de Janela... 53 Inserindo uma Captura de Tela... 54 Mala Direta... 56

AutoCorreção... 52 Opções de Janela... 53 Inserindo uma Captura de Tela... 54 Mala Direta... 56 Word 2010 Sumário Iniciando o Word 2010... 1 Digitando Textos... 4 Salvando e Fechando o Arquivo... 5 Abrindo um Arquivo... 6 Cursor de Edição... 7 Selecionando o Texto... 9 Alinhamento e Espaçamento...

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2007

Microsoft Powerpoint 2007 Apostila de informática Breno Damasceno Microsoft Powerpoint 2007 É um software de apresentação multimídia da Microsoft. Com o PowerPoint podemos criar apresentações utilizando recursos de imagem, som

Leia mais

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7 1. EXCEL 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS As planilhas eletrônicas ficarão na história da computação como um dos maiores propulsores da microinformática. Elas são, por si sós, praticamente a causa da explosão

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Apresentando o Word 2007 2 Interface do Word 2007 2 BOTÃO OFFICE 3 Comandos do botão Office: 3

Apresentando o Word 2007 2 Interface do Word 2007 2 BOTÃO OFFICE 3 Comandos do botão Office: 3 Apresentando o Word 2007 2 Interface do Word 2007 2 BOTÃO OFFICE 3 Comandos do botão Office: 3 Barra de ferramentas de acesso rápido ou Quick Access Toolbar 4 Salvando documentos no Word 2007 4 Salvando

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de José Arnaldo

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de José Arnaldo Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de José Arnaldo Rodrigues Informática ME (Celta Informática), poderá

Leia mais

Programa de formaça o de Word Nível 1 (482)

Programa de formaça o de Word Nível 1 (482) Programa de formaça o de Word Nível 1 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 2 Modalidade e forma

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Objetivos Detalhar conceitos sobre ferramentas de edição de texto; Explorar recursos do libreoffice writer; Explorar recursos do Microsoft Word; Explorar

Leia mais