FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR OCTAGAM 50 mg/ml solução para perfusão Imunoglobulina Humana Normal (IGIV) APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. -Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. -Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. -Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionado neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto: 1. O que é Octagam e para que é utilizado 2. Antes de utilizar Octagam 3. Como utilizar Octagam 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Octagam 6. Outras informações 1. O QUE É OCTAGAM E PARA QUE É UTILIZADO O Octagam é uma uma preparação de imunoglobulina humana(igg) preparada a partir de uma pool de pelo menos 3500 dádivas. O processo de produção inclui precipitação por etanol a frio, tratamento com mistura solvente detergente e incubação a ph 4. As moléculas de IgG não foram modificadas quer por métodos químicos quer por métodos enzimáticos As Indicações terapêuticas de Octagam Terapêutica de substituição: -Síndromas de imunodeficiência primária: -agamaglobulinémia e hipogamaglobulinémia congénita; -imunodeficiência comum variável; -imunodeficiência combinada grave; -síndroma de Wiskott Aldrich. -Mieloma ou leucemia linfocítica crónica associada a hipogamaglobulinémia grave secundária e infecções recorrentes. -Crianças com SIDA congénita e infecções recorrentes. Imunomodelação: -Púrpura trombocitopénica idiopática na criança ou no adulto em risco de hemorragia ou na correcção da contagem de plaquetas antes de cirurgias. -Síndroma de Guillain-Barré.

2 -Doença de Kawasaki. -Transplante de medula óssea alogénico. 2. ANTES DE UTILIZAR OCTAGAM Não utilize Octagam -se tem alergia (hipersensibilidade) à imunoglobulina humana ou a qualquer outro componente do Octagam. -se tem insuficiência de imunoglobulina A (insuficiência de IgA) com anticorpos anti- IgA Tome especial cuidado com Octagam Informe o seu médico de outras doenças. Em caso de reacção adversa, a velocidade de administração deve ser reduzida ou interrompida. O tratamento necessário depende da natureza e gravidade dos efeitos secundários. Segurança viral Nos medicamentos derivados do sangue ou plasma humano são implementadas medidas que visam prevenir a transmissão de infecções. Estas medidas incluem: selecção cuidadosa dos dadores de sangue ou plasma para assegurar que aqueles que apresentam risco de serem portadores de infecções são excluídos; análise de cada dádiva e pool de plasma para marcadores específicos de infecção; inclusão pelos fabricantes no processo de etapas de remoção/inactivação viral efectiva. Apesar destas medidas, quando se administra medicamentos derivados do sangue ou plasma humano, a transmissão de doenças infecciosas não pode ser totalmente excluída. Isto aplica-se também aos agentes infecciosos de natureza até ao momento desconhecida. As medidas tomadas são consideradas eficazes contra vírus com invólucro, tais como o vírus da imunodeficiência humana (VIH), o vírus da hepatite B e o vírus da hepatite C. As medidas tomadas podem ter um valor limitado contra vírus sem invólucro, tais como hepatite A e o parvovírus B19. A experiência clínica aponta para a ausência de transmissão da hepatite A ou do parvovírus B19 associada com imunoglobulinas, possivelmente porque os anticorpos, contra estas infecções, presentes no medicamento são protectores. Ao utilizar Octagam com outros medicamentos Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica ou se foi vacinado nos últimos três meses.

3 O Octagam pode diminuir a eficácia das vacinas de vírus vivos atenuados tais como sarampo, rubéola, papeira e varicela. Após a administração deste produto, deve decorrer um intervalo de pelo menos 3 meses antes da vacinação com vírus vivos atenuados. No caso do sarampo esta interacção pode persistir por 1 ano, pelo que se deve verificar o título de anticorpos. Informe o médico de que toma imunoglobulinas quando fizer análises ao sangue porque este tratamento pode alterar os resultados de alguns testes serológicos. Após a administração de imunoglobulinas, diversos anticorpos são passivamente transferidos para o sangue dos doentes, podendo resultar uma multiplicidade de resultados positivos nos testes serológicos. A transmissão passiva de anticorpos contra antigénios eritrocitários, por exemplo A, B, D, pode interferir com alguns testes serológicos (contagem de reticulócitos, haptoglobina, Coombs). O Octagam não deve ser misturado com outros medicamentos. A linha de perfusão deve ser lavada antes e depois da administração do Octagam com solução salina normal ou solução aquosa de dextrose a 5% ou usada uma via intravenosa individual. No interesse do doente recomenda-se que, sempre que possível e cada vez que seja administrado Octagam, fique registado o nome e número de lote na ficha clínica individual. Testes de glicémia Alguns sistemas de doseamento da glucose no sangue (por exemplo, os testes baseados na glucose desidrogenase com a coenzima pirroloquinolinoquinona (GDH-PQQ) ou os colorimétricos com glucose oxidoreductase) interpretam falsamente a quantidade de maltose contida no Octagam como glucose. Estes resultados de níveis de glucose falsamente elevados e, consequentemente, a administração inadequada de insulina, podem causar hipoglicémia potencialmente fatal. Os verdadeiros casos de hipoglicémia podem também ficar sem tratamento se o estado de hipoglicémia for mascarado por resultados de glucose falsamente elevados. Assim, sempre que seja administrado Octagam ou outro produto parentérico que contenha maltose, a determinação da glicémia deve ser realizada com um teste específico para determinação de glucose. Leia cuidadosamente o folheto informativo dos sistemas de doseamento da glicémia, incluindo as tiras de teste, para determinar se o sistema é adequado para utilizar com produtos parentéricos que contenham maltose. Em caso de dúvida contacte o fabricante do teste. Gravidez e aleitamento Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. A segurança deste produto durante a gravidez não foi estabelecida durante os ensaios clínicos, pelo que deve ser administrado com cuidado a mulheres grávidas ou a amamentar.a experiência clínica com imunoglobulinas indica que não são de esperar efeitos nocivos durante a gravidez, no feto ou no recém-nascido. As imunoglobulinas

4 são excretadas no leite e podem contribuir para a transferência de anticorpos protectores para o recém-nascido Condução de veículos e utilização de máquinas Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. Informações importantes sobre alguns componentes de Octagam O Octagam contém maltose derivada do milho. Foram reportadas reacções alérgicas associadas à perfusão de outros produtos com maltose/fécula de milho. Se tem alergia ao milho, deve evitar a utilização do Octagam ou ser vigiado de perto em relação ao aparecimento de sinais e sintomas de reacções de hipersensibilidade aguda durante a perfusão do Octagam. 3. COMO UTILIZAR OCTAGAM O seu médico irá decidir se precisa de Octagam e em que dose. O Octagam é administrado por perfusão intravenosa (numa veia) por profissionais de saúde. A dose e o regime posológico dependem da indicação clínica. O regime posológico poderá precisar de ser individualizado para si dependendo da resposta farmacocinética individual. Os seguintes regimes posológicos constituem referências: Terapêutica de substituição nos síndromas de imunodeficiência primária: O regime posológico deverá atingir um nível mínimo de IgG (medido antes da perfusão seguinte) de 4-6 g/l. São necessários 3 a 6 meses, após o início da terapia, para se atingir o equilíbrio. A dose inicial recomendada é de g/kg, seguida de pelo menos 0.2 g/kg cada 3 semanas. A dose necessária para atingir níveis de 6 g/l varia de g/kg/mês. O intervalo entre administrações, quando o equilíbrio for atingido, varia entre 2-4 semanas. Os níveis mínimos de IgG deverão ser medidos por forma a ajustar a dose e o intervalo posológico. Terapêutica de substituição no mieloma ou leucemia linfocítica crónica associada a hipogamaglobulinémia grave secundária e infecções recorrentes; Terapêutica de substituição em crianças com SIDA congénita e infecções recorrentes: g/kg, cada 3 a 4 semanas. Púrpura Trombocitopénica Idiopática (PTI): Para o tratamento de um episódio agudo, g/kg no primeiro dia, passível de ser repetido no 3º dia ou 0.4 g/kg/dia durante 2 a 5 dias. Em caso de recidiva, o tratamento pode ser repetido. Síndroma de Guillain Barré 0.4 g/kg/dia durante 3 a 7 dias.

5 Doença de Kawasaki g/kg administradas em doses divididas por 2 a 5 dias ou 2 g/kg em dose única. Os doentes devem receber tratamento concomitante com ácido acetilsalicílico. Transplante de Medula Óssea Alogénico O tratamento com imunoglobulina humana é usado como parte do regime de condicionamento e após transplante. Para o tratamento de infecções e profilaxia da doença contra o hospedeiro, a dosagem é estabelecida individualmente. Normalmente, a posologia inicial é de 0.5 g/kg/semana, com início 7 dias antes do transplante e até 3 meses após o transplante. No caso de ausência de produção de anticorpos persistente, recomenda-se a dosagem de 0.5 g/kg/mês até que seja restabelecido o nível normal de anticorpos. Quadro resumo das recomendações de posologia: Indicação Dose Frequência de administração Terapêutica de substituição nos síndromas de imunodeficiência primária Dose inicial: g/kg Doses subsequentes: Cada 2-4 semanas para obter níveis mínimos de IgG de pelo menos 4-6 g/l Terapêutica de substituição nos síndromas de imunodeficiência secundária incluindo crianças com SIDA Imunomodelação: Púrpura Trombocitopénica Idiopática (PTI) g/kg g/kg Cada 3-4 semanas para obter níveis mínimos de IgG de pelo menos 4-6 g/l g/kg ou no primeiro dia, possível de ser repetido no 3º dia. 0.4 g/kg/dia durante 2 a 5 dias. Síndroma de Guillain Barré 0.4 g/kg/dia durante 3 a 7 dias Doença de Kawasaki g/kg ou Transplante de Medula Óssea Alogénico - tratamento de infecções e profilaxia da doença contra o hospedeiro. - ausência de produção de anticorpos persistente. em doses divididas por 2-5 dias em associação com ácido acetilsalicílico. 2 g/kg em dose única, em associação com ácido acetilsalicílico. 0.5 g/kg Todas as semanas, com início no dia -7 e até 3 meses após o transplante. 0.5 g/kg Todos os meses até que seja restabelecido o nível normal de anticorpos

6 Modo de administração A solução deve ser administrada lentamente com um conjunto de perfusão. O produto deve estar à temperatura ambiente ou corporal antes do uso. O Octagam deve ser perfundido a uma velocidade inicial 1 ml/kg/hora. Se bem tolerado após 30 minutos de perfusão, a velocidade pode ser gradualmente aumentada até um máximo de 5 ml/kg/hora. Cada tratamento deve ser documentado no histórico do doente, usando o rótulo autoadesivo existente no frasco. Se utilizar mais Octagam do que deveriaa sobredosagem pode originar hipervolémia e hiperviscosidade particularmente em doentes de risco incluindo idosos e insuficientes renais. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS Como os demais medicamentos, o Octagam pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Reacções adversas que ocorrem ocasionalmente: Calafrios, cefaleias, febre, vómitos, reacções alérgicas, náuseas, dores nas articulações (artralgia), alterações na pressão sanguínea (baixa/alta pressão sanguínea) e dores moderadas na parte inferior das costas (dor lombar moderada). Reacções adversas que ocorrem raramente: A imunoglobulina humana normal pode causar descida repentina da pressão sanguínea e em casos isolados choque anafiláctico, mesmo quando os doentes não tenham demonstrado hipersensibilidade em administrações prévias. Reacções de hipersensibilidade verdadeira são raras. Estas podem ocorrer em casos muito raros de deficiência de IgA com anticorpos anti-iga. Os seguintes casos isolados e raros foram observados com imunoglobulina humana normal: -meningite asséptica reversível (inflamação do tecido que envolve o cérebro), -anemia hemolítica/hemólise reversível (destruição de glóbulos vermelhos); -aumentos transitório de transaminases hepáticas reversível (marcadores sanguíneos que indicam insuficiência hepática); -reacções cutâneas regressivas (reacções da pele), muitas vezes do tipo eczema; -aumentos da creatinémia (marcadores sanguíneos que indicam insuficiência renal) e/ou falência renal aguda. Na maioria dos casos, foram identificados factores de risco como, insuficiência renal pré-existente, diabetes Mellitus, idade superior a 65 anos,

7 hipovolémia, peso excessivo, ou medicação nefrotóxica concomitante. As notificações de disfunção renal e insuficiência renal aguda têm sido associadas ao uso de muitas das imunoglobulinas humanas disponíveis. No entanto, aquelas que apresentam sacarose como estabilizador, representam um parcela significativa do número total. O Octagam não contém sacarose. -foram notificados eventos trombóticos (formação de coágulos sanguíneos) em idosos, nos doentes com sinais de isquémia cerebral ou cardíaca e em doentes com excesso de peso e extrema insuficiência de volume. As imunoglobulinas devem ser usadas com cuidado em doentes com doença vascular cerebral, vascular cardíaca ou outro factor de risco vascular, especialmente se forem usadas doses elevadas devido ao potencial aumento da viscosidade plasmática. Recomenda-se medir a viscosidade sanguínea nos doentes de risco. Algumas reacções adversas podem ocorrer mais frequentemente: -no caso de velocidade de perfusão elevada; -em doentes com hipo ou agamaglobulinémia, com ou sem deficiência de IgA; -nos doentes que recebem IgG humana pela primeira vez, ou em casos raros, quando a preparação de imunoglobulina foi trocada ou o tratamento interrompido por mais de 8 semanas. Potenciais complicações podem muitas vezes ser evitadas assegurando que: -a velocidade de perfusão recomendada no item " modo de administração" seja seguida; -os doentes não são sensíveis às imunoglobulinas humanas iniciando a administração do produto lentamente (0.016 ml/kg/min); -os doentes são cuidadosamente monitorizados para qualquer sintoma durante o período de perfusão; -os doentes são observados durante, no mínimo, 20 minutos após a administração. Em particular, os doentes que iniciam tratamento com imunoglobulinas humanas, que mudam de uma imunoglobulina alternativa para Octagam ou que interromperam o tratamento por mais de 8 semanas devem ser monitorizados durante a perfusão e por uma hora após a primeira perfusão para a detecção de potenciais sinais adversos. Em todos os doentes, a administração de imunoglobulinas intravenosas requer: -hidratação adequada prévia à administração de IGIV; -monitorização da produção de urina; -monitorização dos níveis de creatinina sérica; -evitar o uso concomitante de diuréticos de ansa. Em caso de falência renal, deve ser considerada a descontinuação das IGIV. Em caso de reacção adversa, a velocidade de administração deve ser reduzida ou interrompida. O tratamento necessário depende da natureza e gravidade dos efeitos secundários. Em caso de choque, o tratamento deve seguir as recomendações do tratamento do choque. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

8 5. COMO CONSERVAR OCTAGAM Conservar a temperatura inferior a +25 C. Manter o frasco na embalagem de cartão para proteger da luz. Não congelar. Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não utilize Octagam após o prazo de validade impresso na embalagem. Não utilize o Octagam se verificar que a solução está turva, apresenta depósito ou cor demasiado intensa. Devido à possibilidade de contaminação bacteriana, o produto excedente deve ser descartado de acordo com as exigências em vigor. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente. 6. OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Octagam A substância activa é imunoglobulina humana normal 50 mg de proteínas com um conteúdo mínimo de /ml (das quais 95% decorrespondem a imunoglobulina G Humana). A distribuição das subclasses de IgG no Octagam apresenta-se igual corresponde à do plasma humano normal -Os outros componentes são: maltose, octoxynol (Triton X-100 < 5 g/ml), TNBP, água para preparações injectáveis, vestígios de IgA e IgM. A embalagem do Octagam não contém látex. Qual o aspecto de Octagam e conteúdo da embalagem O Octagam é uma solução para perfusão límpida ou ligeiramente opalescente, incolor ou ligeiramente amarela e está disponível nas seguintes apresentações unitárias: 20 ml de solução num frasco para perfusão de 30 ml (vidro tipo II) 50 ml de solução num frasco para perfusão de 70 ml (vidro tipo II) 100 ml de solução num frasco para perfusão de 100 ml (vidro tipo II) 200 ml de solução num frasco para perfusão de 250 ml (vidro tipo II) 500 ml de solução num frasco para perfusão de 500 ml (vidro tipo II) Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Octapharma Produtos Farmacêuticos Lda. Rua da Graça Nº Lisboa

9 Fabricantes Octapharma Pharmazeutika Produktionsges.m.b.H. Oberlaaer Strasse 235, A-1100 Viena Áustria Tel: Octapharma S.A.S rue de Marèchal Foch, BP 33, F Lingolsheim, France Tel: Octapharma AB SE Estocolmo, Sweden Tel: Este folheto foi aprovado pela última vez em

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR OCTAGAM 100 mg/ml, solução para perfusão Imunoglobulina Humana Normal (IgIV) Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve

Leia mais

OCTAGAM 5% imunoglobulina humana. Octapharma Brasil Ltda. Solução injetável 50mg/ml

OCTAGAM 5% imunoglobulina humana. Octapharma Brasil Ltda. Solução injetável 50mg/ml OCTAGAM 5% imunoglobulina humana Octapharma Brasil Ltda. Solução injetável 50mg/ml 1 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO OCTAGAM 5% imunoglobulina humana APRESENTAÇÕES Imunoglobulina humana normal 50mg/ml,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gammaglobulina Antihepatitis B P Behring 200 UI/ml Solução injectável Imunoglobulina Humana contra a Hepatite B Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Peditrace, associação, concentrado para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Peditrace, associação, concentrado para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Peditrace, associação, concentrado para solução para perfusão Associação APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão Associação Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Biostim Infantil 1 mg cápsulas Glicoproteínas Klebsiella pneumoniae Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Albumina Humana AMPDR 200 g/l Solução para perfusão Albumina Humana

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Albumina Humana AMPDR 200 g/l Solução para perfusão Albumina Humana FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Albumina Humana AMPDR 200 g/l Solução para perfusão Albumina Humana Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Spinefe, 30 mg /ml, Solução injectável Cloridrato de Efedrina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Imunoglobulina Humana Normal (IgIV) para via intravenosa

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Imunoglobulina Humana Normal (IgIV) para via intravenosa FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ig Vena 50 g/l Solução para perfusão Imunoglobulina Humana Normal (IgIV) para via intravenosa APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Poliovaccine SSI Solução injectável, seringa pré-cheia Vacina da Poliomielite (inactivada) Leia atentamente este folheto antes de ser vacinado. Conserve

Leia mais

IVheBex, 5000 UI/100 ml, Pó e solvente para solução para perfusão. Imunoglobulina Humana contra a Hepatite B

IVheBex, 5000 UI/100 ml, Pó e solvente para solução para perfusão. Imunoglobulina Humana contra a Hepatite B FOLHETO INFORMATIVO IVheBex Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Guarde este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Se tiver alguma questão por esclarecer, por favor

Leia mais

1. O QUE É SANDOGLOBULINA E PARA QUE É UTILIZADA. Grupo farmacoterapêutico: 18.3 Vacinas e imunoglobulinas. Imunoglobulinas.

1. O QUE É SANDOGLOBULINA E PARA QUE É UTILIZADA. Grupo farmacoterapêutico: 18.3 Vacinas e imunoglobulinas. Imunoglobulinas. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Sandoglobulina 1 g Pó e solvente para solução para perfusão Sandoglobulina 3 g Pó e solvente para solução para perfusão Sandoglobulina 6 g Pó e solvente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Hidroxietilamido + Cloreto de Sódio Wynn 60 mg/ml + 9 mg/ml Solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Hidroxietilamido + Cloreto de Sódio Wynn 60 mg/ml + 9 mg/ml Solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Hidroxietilamido + Cloreto de Sódio Wynn 60 mg/ml + 9 mg/ml Solução para perfusão Hidroxietilamido + Cloreto de Sódio Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

OCTAGAM 5% imunoglobulina humana

OCTAGAM 5% imunoglobulina humana I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO OCTAGAM 5% imunoglobulina humana APRESENTAÇÕES Imunoglobulina humana normal 50mg/ml, em solução injetável para administração intravenosa. ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA USO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Deca-Durabolin 100, 100 mg/1 ml solução injectável Decanoato de nandrolona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Folheto informativo: Informação para o utilizador Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Água para Preparações Injectáveis Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

Não utilize Albunorm 20% - Se tem alergia à albumina humana ou a qualquer outro componentes deste medicamento (indicados na secção 6)

Não utilize Albunorm 20% - Se tem alergia à albumina humana ou a qualquer outro componentes deste medicamento (indicados na secção 6) FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ALBUNORM 20% 200 g/l, solução para perfusão Albumina Humana Leia com atenção todo este folheto antes de utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZADITEN 0,25 mg/ml, colírio, solução em unidoses Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Paracetamol Ciclum 650 mg Comprimidos Paracetamol

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Paracetamol Ciclum 650 mg Comprimidos Paracetamol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Ciclum 650 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão. Alfacalcidol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão. Alfacalcidol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão Alfacalcidol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AUTRITIS 4%, 40 mg/ ml, SOLUÇÃO CUTÂNEA Indometacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Água para Injectáveis Fresenius, solvente para uso parentérico.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Água para Injectáveis Fresenius, solvente para uso parentérico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Água para Injectáveis Fresenius, solvente para uso parentérico. APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

OCTAGAM 10% imunoglobulina humana

OCTAGAM 10% imunoglobulina humana I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO OCTAGAM 10% imunoglobulina humana APRESENTAÇÕES Imunoglobulina humana normal 100mg/ml, em solução injetável para administração intravenosa. ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA O

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alertin 10 mg comprimidos Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Claritine 10 mg comprimido efervescente Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucose 5% com Cloreto de Sódio 0,9% Basi 50 mg/ml + 9 mg/ml solução para perfusão Glucose, Cloreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SICCAFLUID 2,5 mg/g gel oftálmico Carbómero 974P APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR VASILIUM, 10 mg, Comprimidos Flunarizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CHIBROXOL 3 mg/ml Colírio, solução Norfloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NIFLUX, 50 mg/ml + 8 mg/ml, Xarope Carbocisteína + Sobrerol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Simdax 2,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão levossimendano Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Flexbumin 200 g/l, solução para perfusão.

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Flexbumin 200 g/l, solução para perfusão. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Flexbumin 200 g/l, solução para perfusão Albumina Humana Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Venorix 100, 100 mg /2 ml, Solução injectável Venorix 200, 200 mg /2 ml, Solução injectável Venorix 300, 300 mg /3 ml, Solução injectável Sulfato de dermatano

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Dermimade Cloranfenicol 20 mg/g Pomada Cloranfenicol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR LISOPAN Pó para solução oral a 125 mg, 250 mg e 500 mg Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM OPTONE 0,13 ml/ml Solução para lavagem oftálmica Água de Hamamélis Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. GAMMAGARD S/D, pó e solvente para solução para perfusão Imunoglobulina Humana Intravenosa

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. GAMMAGARD S/D, pó e solvente para solução para perfusão Imunoglobulina Humana Intravenosa FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR GAMMAGARD S/D, pó e solvente para solução para perfusão Imunoglobulina Humana Intravenosa APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Albumina Humana 20 % Behring 200 g/l Solução para perfusão Albumina humana

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Albumina Humana 20 % Behring 200 g/l Solução para perfusão Albumina humana FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Albumina Humana 20 % Behring 200 g/l Solução para perfusão Albumina humana Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. -Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Intratect 50 g/l solução para perfusão Imunoglobulina humana normal (Ig IV) Leia com atenção este folheto antes de começar a utilizar este medicamento,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tamoxifeno Generis 10 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 20 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 30 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 40 mg Comprimidos APROVADO

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 200 mg/ml Concentrado para solução para perfusão L-alanil-L-glutamina Leia atentamente este folheto antes de começar a utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico.

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol tolife 500 mg Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico.

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZYVIR 250mg comprimidos revestidos ZYVIR 500 mg comprimidos revestidos famciclovir Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Folheto informativo: Informação para o utilizador Dextrose em Soro Fisiológico 55 mg/ml + 9 mg/ml solução para perfusão Glucose + Cloreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ditebooster Suspensão injectável, seringa pré-cheia Vacina para difteria e tétano (adsorvida, reduzido conteúdo antigénico) Leia atentamente este folheto

Leia mais

PENTAGLOBIN. Biotest Farmacêutica Ltda. Solução injetável 50 mg/ml

PENTAGLOBIN. Biotest Farmacêutica Ltda. Solução injetável 50 mg/ml PENTAGLOBIN Biotest Farmacêutica Ltda Solução injetável 50 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO PENTAGLOBIN imunoglobulina humana Contendo IgA, IgG e IgM. APRESENTAÇÕES Solução injetável 50mg/mL Embalagens

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável. Danaparóide sódico

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável. Danaparóide sódico Folheto informativo: Informação para o utilizador Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável Danaparóide sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

A Glucose 10% Fresenius é uma solução para perfusão estéril e incolor.

A Glucose 10% Fresenius é uma solução para perfusão estéril e incolor. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucose 10% Fresenius, Solução para Perfusão Glucose anidra (como glucose mono-hidratada) Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos Perindopril APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos - Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Ondansetron Alpharma 2 mg/ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Não utilize ALBUMINA HUMANA KEDRION Se tem alergia à albumina ou a qualquer outro componente de ALBUMINA HUMANA KEDRION.

Não utilize ALBUMINA HUMANA KEDRION Se tem alergia à albumina ou a qualquer outro componente de ALBUMINA HUMANA KEDRION. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ALBUMINA HUMANA KEDRION 200 g/l Solução para perfusão ALBUMINA HUMANA KEDRION 250 g/l Solução para perfusão Albumina humana Leia atentamente este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR GAMMANORM 165 mg/ml, solução injetável Imunoglobulina Humana Normal APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ALGIFENE, 25 MG + 300 MG, COMPRIMIDOS REVESTIDOS Cloridrato de D-propoxifeno, Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

Prolastin pertence a uma classe de compostos conhecida como inibidores das proteinases.

Prolastin pertence a uma classe de compostos conhecida como inibidores das proteinases. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PROLASTIN 1000 mg pó e solvente para solução para perfusão Substância ativa: Inibidor (humano) da alfa1-proteinase Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

Cloreto de sódio 20% Braun 200 mg/ml Concentrado para solução para perfusão

Cloreto de sódio 20% Braun 200 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Folheto Informativo: Informação para o utilizador Cloreto de sódio 20% Braun 200 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Cloreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido Folheto informativo: Informação para o utilizador COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

Imunoglobulina G humana

Imunoglobulina G humana FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR TEGELINE 0,5 g/10 ml pó e solvente para solução para perfusão, 50 mg/ml, Pó e solvente para solução para perfusão TEGELINE 2,5 g/50 ml pó e solvente para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Benylin 2,8 mg/ml + 0,4 mg/ml Xarope Cloridrato de Difenidramina + Levomentol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

1.O QUE É UMAN BIG E PARA QUE É UTILIZADO

1.O QUE É UMAN BIG E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR UMAN BIG 180 UI/ml solução injetável Imunoglobulina humana contra a hepatite B Leia com atenção todo este folheto antes utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Tropicil Top 5 mg/ml Colírio, solução Tropicil Top 10 mg/ml Colírio, solução

FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Tropicil Top 5 mg/ml Colírio, solução Tropicil Top 10 mg/ml Colírio, solução FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tropicil Top 5 mg/ml Colírio, solução Tropicil Top 10 mg/ml Colírio, solução Tropicamida Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Muphoran 200 mg/ 4ml pó e solvente para solução injectável. Fotemustina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Muphoran 200 mg/ 4ml pó e solvente para solução injectável. Fotemustina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Muphoran 200 mg/ 4ml pó e solvente para solução injectável. Fotemustina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Novoplas 45-70 mg/ml solução para perfusão Proteínas do plasma humano APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias.

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias. TFOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levotiroxina sódica Deka 25 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 50 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 100 micrograma comprimidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Metibasol 5 mg Comprimidos Tiamazol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xylocaína 5% 50 mg/g Pomada (lidocaína) Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

IMUNOGLOBULIN. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 50 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A.

IMUNOGLOBULIN. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 50 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A. IMUNOGLOBULIN Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 50 mg/ml MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 IMUNOGLOBULIN imunoglobulina humana APRESENTAÇÕES Caixa contendo 1, 10 ou 100 frascos-ampola com solução

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cloreto de sódio Noridem 9 mg/ml Solução injectável Cloreto de sódio APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo.

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo. Folheto informativo: Informação para o doente Disocor 1000 mg/10 ml solução oral Levocarnitina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Ginkgo Biloba Vetog, 40 mg, cápsula Extracto (seco, refinado e quantificado) de Ginkgo biloba L., folium (folha de Ginkgo biloba) Leia atentamente

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Metformina Ratiopharm 500 mg Comprimidos revestidos por película Metformina Ratiopharm 850 mg Comprimidos revestidos por película Metformina Ratiopharm

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Generis 10 mg/ml Solução para perfusão Leia atentamente este folheto. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso ainda

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador Triflusal Mylan, 300 mg, Cápsulas Triflusal Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa.

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Tzanolp 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

Vinorrelbina Azevedos 10 mg/m Concentrado para solução para perfusão (Vinorrelbina)

Vinorrelbina Azevedos 10 mg/m Concentrado para solução para perfusão (Vinorrelbina) FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Vinorrelbina Azevedos 10 mg/m Concentrado para solução para perfusão (Vinorrelbina) Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento -Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lactulose Pharmakern 666,7 mg/ml Xarope Lactulose, líquida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mucosolvan 30 mg Comprimido cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Linha da Frente 100 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da,

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da, FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais