Prova azul - Questão 91 (ENEM 2009)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prova azul - Questão 91 (ENEM 2009)"

Transcrição

1 Questões

2 Prova azul - Questão 91 (ENEM 2009) #1

3 Os melhores críticos da cultura brasileira trataram-na sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica. MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003 Prova azul - Questão 91 (ENEM 2009)

4 Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é: Prova azul - Questão 91 (ENEM 2009)

5 A) B) C) D) E) Prova azul - Questão 91 (ENEM 2009)

6 Prova azul - Questão 92 (ENEM 2009) #2

7 Gerente Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente Estou interessado em financiamento para compra de veículo. Gerente Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente? Cliente Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco. Gerente Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado). Prova azul - Questão 92 (ENEM 2009)

8 Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido Prova azul - Questão 92 (ENEM 2009)

9 A) à adequação de sua fala à conversa com um amigo,caracterizada pela informalidade. B) à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco. C) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais). D) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo. E) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio. Prova azul - Questão 92 (ENEM 2009)

10 Prova azul - Questões 96 e 97 (ENEM 2009) #3

11 Texto para as questões 96 e 97 BRASIL. Ministério da Saúde, 2009 (adaptado). Prova azul - Questões 96 e 97 (ENEM 2009)

12 Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem A) o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos. B) o uso de orações subordinadas condicionais e temporais. C) o emprego de pronomes como você e sua e o uso do imperativo. D) a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição. E) o fornecimento de número de telefone gratuito para contato Prova azul - Questão 96 (ENEM 2009)

13 O texto tem o objetivo de solucionar um problema social, A) descrevendo a situação do país em relação à gripe suína. B) alertando a população para o risco de morte pela Influenza A. C) informando a população sobre a iminência de uma pandemia de Influenza A. D) orientando a população sobre os sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a contaminação. E) convocando toda a população para se submeter a exames de detecção da gripe suína Prova azul - Questão 97 (ENEM 2009)

14 Prova azul - Questão 98 (ENEM 2009) #5

15 Prova azul - Questão 98 (ENEM 2009) [...] Para o Mano Caetano 1 O que fazer do ouro de tolo Quando um doce bardo brada a toda brida, Em velas pandas, suas esquisitas rimas? 4 Geografia de verdades, Guanabaras postiças Saudades banguelas, tropicais preguiças? A boca cheia de dentes 7 De um implacável sorriso Morre a cada instante Que devora a voz do morto, e com isso, 10 Ressuscita vampira, sem o menor aviso

16 Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem: Prova azul - Questão 98 (ENEM 2009)

17 A) Quando um doce bardo brada a toda brida (v. 2) B) Em velas pandas, suas esquisitas rimas? (v. 3) C) Que devora a voz do morto (v. 9) D) lobo-bolo//tipo pra rimar com ouro de tolo? (v ) E) Tease me, tease me outra vez (v. 14) Prova azul - Questão 98 (ENEM 2009)

18 Prova azul - Questão 101 (ENEM 2014) #6

19 Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal eu não fazia isso há muitos anos enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais. Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: Você escreveu exatamente o que eu sinto, Isso é exatamente o que falo com meus pacientes, É isso que digo para meus pais, Comentei com minha namorada. Prova azul - Questão 101 (ENEM 2014)

20 Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério... mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar. LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, Prova azul - Questão 101 (ENEM 2014)

21 Os textos fazem uso constante de recursos que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento Prova azul - Questão 101 (ENEM 2014)

22 A) nisso introduz o fragmento botar a cara na janela em crônica de jornal. B) assim é uma paráfrase de é como me botarem no colo. C) Isso remete a escondia em poesia e ficção. D) alguns antecipa a informação É isso que digo para meus pais. E) essa recupera a informação anterior janela do jornal. Prova azul - Questão 101 (ENEM 2014)

23 Prova azul - Questão 103 (ENEM 2014) #7

24 Censura moralista Há tempos que a leitura está em pauta. E, diz-se, em crise. Comenta-se esta crise, por exemplo, apontando a precariedade das práticas de leitura, lamentando a falta de familiaridade dos jovens com livros, reclamando da falta de bibliotecas em tantos municípios, do preço dos livros em livrarias, num nunca acabar de problemas e de carências. Mas, de um tempo para cá, pesquisas acadêmicas vêm dizendo que talvez não seja exatamente assim, que brasileiros leem, sim, só que leem livros que as pesquisas tradicionais não levam em conta. Prova azul - Questão 103 (ENEM 2014)

25 E, também de um tempo para cá, políticas educacionais têm tomado a peito investir em livros e em leitura. LAJOLO, M. Disponível em: Acesso em: 2 dez (fragmento). Os falantes, nos textos que produzem, sejam orais ou escritos, posicionam-se frente a assuntos que geram consenso ou despertam polêmica. No texto, a autora... Prova azul - Questão 103 (ENEM 2014)

26 A) ressalta a importância de os professores incentivarem os jovens às práticas de leitura. B) critica pesquisas tradicionais que atribuem a falta de leitura à precariedade de bibliotecas. C) rebate a ideia de que as políticas educacionais são eficazes no combate à crise de leitura. D) questiona a existência de uma crise de leitura com base nos dados de pesquisas acadêmicas. E) atribui a crise da leitura à falta de incentivos e ao desinteresse dos jovens por livros de qualidade. Prova azul - Questão 103 (ENEM 2014)

27 FIM

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado). 1. (ENEM ) Gerente Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente Estou interessado em financiamento para compra e veículo. Gerente Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?

Leia mais

1.CONCEITO DE LINGUAGEM 2.TIPOS DE LINGUAGEM 3.SIGNO 4.INTERTEXTUALIDADE 5.LÍNGUA 6.FALA

1.CONCEITO DE LINGUAGEM 2.TIPOS DE LINGUAGEM 3.SIGNO 4.INTERTEXTUALIDADE 5.LÍNGUA 6.FALA 1.CONCEITO DE LINGUAGEM 2.TIPOS DE LINGUAGEM 3.SIGNO 4.INTERTEXTUALIDADE 5.LÍNGUA 6.FALA 2 . É um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas;. É uma convenção que permite que a

Leia mais

ENEM 2009 (Questões 91 a 97)

ENEM 2009 (Questões 91 a 97) (Questões 91 a 97) Provas de Vestibular 1. (Questão 91) Os melhores críticos da cultura brasileira trataramna sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur

Leia mais

3º ano Ensino Médio Integrado

3º ano Ensino Médio Integrado 3º ano Ensino Médio Integrado A dissertação é um textual no qual se desenvolve ou se explica um assunto. Tal definição subdivide-se, ainda, em dois: e. No primeiro prevalece a apresentação de um (a) ;

Leia mais

Classes Gramaticais e Principais Aplicações

Classes Gramaticais e Principais Aplicações Classes Gramaticais e Principais Aplicações Atenção!!!! Classes gramaticais = funcionamento das palavras no texto. As provas NÃO exigem análises detalhadas de cada classe. As provas exigem o significado

Leia mais

Linguagem, cultura e variação linguística. respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor.

Linguagem, cultura e variação linguística. respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor. Atividade extra Linguagem, cultura e variação linguística Questão 1 Concordo plenamente com o artigo "Revolucione a sala de aula". É preciso que valorizemos o ser humano, seja ele estudante, seja professor.

Leia mais

Exercícios Gerais Resolução de Questões do ENEM

Exercícios Gerais Resolução de Questões do ENEM Exercícios Gerais Resolução de Questões do ENEM Lista de Exercícios 1. Sou feliz pelos amigos que tenho. Um deles muito sofre pelo meu descuido com o vernáculo. Por alguns anos ele sistematicamente me

Leia mais

Português. Eduardo Valladares (Maria Carolina Coelho) 27 e Linguagem Artística

Português. Eduardo Valladares (Maria Carolina Coelho) 27 e Linguagem Artística Linguagem Artística Linguagem Artística 1. A diva Vamos ao teatro, Maria José? Quem me dera, desmanchei em rosca quinze kilos de farinha tou podre. Outro dia a gente vamos Falou meio triste, culpada, e

Leia mais

LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P1

LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P1 LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P1 Aluno (a): Série: 1º BIMESTRE Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / / 2015. _ Referências para estudo: Capítulos 1 (Linguagem e Variação Linguística) e 2 (Oralidade e Escrita)

Leia mais

Às vezes, também (l. 4)

Às vezes, também (l. 4) Revisão ENEM 1. Às vezes, também (l. 4) Ao estabelecer coesão entre os dois primeiros parágrafos, a palavra também, nesse contexto, expressa determinado sentido. Considerando esse sentido, também poderia

Leia mais

COESÃO E COERÊNCIA. Flávia Andrade

COESÃO E COERÊNCIA. Flávia Andrade COESÃO E COERÊNCIA Flávia Andrade COESÃO Conjunção CONECTIVOS Termos de ligação Preposição Ligam frases, orações, períodos e parágrafos. Valor sintático classe gramatical Valor semântico sentido COESÃO

Leia mais

LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P1 / 1º BIM

LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P1 / 1º BIM LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P1 / 1º BIM Aluno (a): Série: 1º ano do Ens. Médio Data da Prova: 18/02 Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / / 2017. Valor Máximo: 1,0 No ANHANGUERA Você é + ENEM _ Referências

Leia mais

Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão. (Intro) Em7 Bm C7M D2. Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som C7M D2

Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão. (Intro) Em7 Bm C7M D2. Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som C7M D2 Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão (Intro) Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som Que escrevi ontem pensando no amanhã E hoje eu tô aqui despreparado Preocupado com tudo ao redor As pernas

Leia mais

MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul.

MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. CADERNO 2 INSTRUÇÕES CADERNO DE REDAÇÃO 1. Verifique se este caderno contém

Leia mais

O texto a seguir traz como assunto principal o famoso Dom Quixote de la Mancha. Leia-os e responda às questões de 1 a 8.

O texto a seguir traz como assunto principal o famoso Dom Quixote de la Mancha. Leia-os e responda às questões de 1 a 8. REDAÇÃO O texto a seguir traz como assunto principal o famoso Dom Quixote de la Mancha. Leia-os e responda às questões de 1 a 8. Um certo Dom Quixote Era um triste cavaleiro Dom Quixote Rumava a esmo,

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

Blogue Gramática Normativa. Questões de Literatura ENEM 2009

Blogue Gramática Normativa. Questões de Literatura ENEM 2009 QUESTÃO 01 () Texto I Blogue Gramática Normativa Questões de Literatura [...] já foi o tempo em que via a convivência como viável, só exigindo deste bem comum, piedosamente, o meu quinhão, já foi o tempo

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM

REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM Olá, «Agora vamos assistir a uma Apresentação para fazermos algumas Reflexões sobre a Linguagem. Ao final desta unidade espera-se que você possa entender alguns aspectos que

Leia mais

Flávia Lêda. Redação Crônica PAZ NA ESCOLA

Flávia Lêda. Redação Crônica PAZ NA ESCOLA Flávia Lêda Redação Crônica PAZ NA ESCOLA 19.03.2019 TEMPO DE AULA: 50 min ACOLHIMENTO CONTEÚDO: Crônica GÊNEROS TEXTUAIS: Crônica, repente, poesia, canção EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO: Compreensão da função

Leia mais

ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL.

ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL. Simone Lopes de Mattos e Vívian Lopes de Mattos ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL. Para colorir o cenário. Ilustrações de Ana Kléa Moraes Simone Lopes de Mattos e Vívian Lopes de Mattos ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL.

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

A conta-gotas. Ana Carolina Carvalho

A conta-gotas. Ana Carolina Carvalho A conta-gotas Ana Carolina Carvalho Agradeço a Regina Gulla pela leitura atenta e pelas sugestões. Para minha mãe, pela presença. Para Marina, minha afilhada, que quis ler o livro desde o começo. 1 A

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA QUESTÕES DE PORTUGUÊS

COMENTÁRIO DA PROVA QUESTÕES DE PORTUGUÊS COMENTÁRIO DA PROVA QUESTÕES DE PORTUGUÊS Em meio à grande expectativa que cercava esta primeira edição do novo Enem e, mesmo, à crítica de variados setores sociais, a banca de professores encarregada

Leia mais

7 o ANO. Tema de Redação FTD Ensino Fundamental 2. Poema narrativo. A borboleta

7 o ANO. Tema de Redação FTD Ensino Fundamental 2. Poema narrativo. A borboleta Porfia: luta; persiste. Trazendo uma borboleta, Volta Alfredo para casa. Como é linda! é toda preta, Com listas douradas na asa. Tonta, nas mãos de criança, Batendo as asas, num susto, Quer fugir, porfia,

Leia mais

IRMÃO. meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele.

IRMÃO. meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele. O IRMÃO WALDEN CAMILO DE CARVALHO meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele. o frio está ficando meio bravo. assim é capaz do pessoal

Leia mais

Língua Por. ortuguesa. As Vontades

Língua Por. ortuguesa. As Vontades Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: T Data: 10/8/2009 Língua Por ortuguesa As Vontades Eu tenho que achar um lugar pra esconder minhas vontades. Não digo vontade magra, pequenininha, que nem tomar

Leia mais

A TURMA DO ZICO EM: GRIPE SUÍNA, TÔ FORA!

A TURMA DO ZICO EM: GRIPE SUÍNA, TÔ FORA! WARLEY DI BRITO A TURMA DO ZICO EM: GRIPE SUÍNA, TÔ FORA! PERSONAGENS: BASTIANA... Mãe FIRMINO... Avô ZICO... Filho CENÁRIO e FIGURINO: Uma casa simples, por ser uma esquete educativa de 8 minutos a peça

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA EDINALDA CARLA FERREIRA PINTO LIMA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 O soneto Ao Cair da Tarde, é de Emiliano

Leia mais

Arte Poesia conto Crônica. & Comportamento

Arte Poesia conto Crônica. & Comportamento Arte Poesia conto Crônica Entrevista & Comportamento Quero celebrar a vida...quero celebrar meus gloriosos dias nessa terra. Quero honrar meus Deuses e Deusas! Da velha África, quero celebrar os meus ritos

Leia mais

Antonio Aguiar Vital Sousa. Fetiches. Junho / 2.018

Antonio Aguiar Vital Sousa. Fetiches. Junho / 2.018 Fetiches 2 3 Antonio Aguiar Vital Sousa Fetiches Junho / 2.018 4 Para todas as palavras Não ditas, mal ditas, que imploram, que devoram, entaladas na garganta, malditas, benditas, bem-vindas: toda e qualquer

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

Copyright 2013, Igor José Leão dos Santos. Capa: autor. 1ª edição (2013)

Copyright 2013, Igor José Leão dos Santos. Capa: autor. 1ª edição (2013) 1 2 Copyright 2013, Igor José Leão dos Santos. Capa: autor 1ª edição (2013) Todas as imagens e fotos contidas nesse livro são do arquivo pessoal do autor, não podendo ser utilizadas ou reproduzidas sem

Leia mais

Discurso in verso. Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros*

Discurso in verso. Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros* Discurso in verso Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros* Boa noite minha gente Permitam que me apresente Sou Jeanne concludente Escolhida para falar Venho da Educação Doutora em primeira mão De uma turma

Leia mais

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Anexo 5 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo 5 Trabalhando com textos na Alfabetização (Marlene Carvalho, 2005) Muitas professoras

Leia mais

Muito além da amizade. Por. Stoff Vieira. Baseado em relatos reais

Muito além da amizade. Por. Stoff Vieira. Baseado em relatos reais Muito além da amizade Por Stoff Vieira Baseado em relatos reais (63) 9207-6131 (63) 8122-0608 CENA 1. INTERIOR.CASA DE.QUARTO.DIA Nando esta deitado, olhando para uma fotografia de um garoto, com fones

Leia mais

COMISSÃO JULGADORA (orientações para o participante)

COMISSÃO JULGADORA (orientações para o participante) COMISSÃO JULGADORA (orientações para o participante) Prazo para as Comissões Julgadoras enviarem a ata informando os textos selecionados: Comissão Julgadora Municipal 12/9/2014 Comissão Julgadora Estadual

Leia mais

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição - 2016 COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante Caro(a) participante da Comissão Julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo

Leia mais

1 PEQUENO RECADO AMOR!

1 PEQUENO RECADO AMOR! Fa bio De Carvalho 1 PEQUENO RECADO AMOR! PARA MINHA FUTURA NAMORADA: QUERIDA NAMORADA, QUERIDA COMPANHEIRA, QUERIDA POSSÍVEL FUTURA ESPOSA. EU SEI QUE VOCÊ JÁ EXISTE E PROVAVELMENTE ESTÁ POR AÍ FAZENDO

Leia mais

Professoras: Aline Costa Disciplina: Redação Turmas: 7º A e 7º B. POESIAS, POEMAS... Sarau! Paradidático: Adolescente Poesia de Sylvia Orthof

Professoras: Aline Costa Disciplina: Redação Turmas: 7º A e 7º B. POESIAS, POEMAS... Sarau! Paradidático: Adolescente Poesia de Sylvia Orthof Professoras: Aline Costa Disciplina: Redação Turmas: 7º A e 7º B POESIAS, POEMAS... Sarau! Paradidático: Adolescente Poesia de Sylvia Orthof POEMA Vamos entender primeiro o que é POEMA. É um texto que

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades

Leia mais

(...) Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado. Troco as pessoas. Troco os pronomes ( ).

(...) Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado. Troco as pessoas. Troco os pronomes ( ). (...) Eu canto em português errado Acho que o imperfeito não participa do passado Troco as pessoas Troco os pronomes ( ). (Meninos e Meninas Legião Urbana) ALGUMAS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS TORNAM O IDIOMA

Leia mais

Nas asas da poesia. A poesia nasce no coração e floresce na cabeça.

Nas asas da poesia. A poesia nasce no coração e floresce na cabeça. Nas asas da poesia A poesia nasce no coração e floresce na cabeça. Bem, um dos meus grandes sonhos sempre foi escrever um livro de poemas. Ainda muito pequena já começava a rabiscar algumas coisas como

Leia mais

Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos

Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos Coordenação de Coordenação de Alfabetização Educação Jovens e Adultos Coordenação de Formação e Leitura Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização

Leia mais

Encarte

Encarte Encarte e letras disponíveis em Encarte www.encartedigitalmk.com.br e letras disponíveis em Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais

Leia mais

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS Professor Marlos Pires Gonçalves 1 TEORIA DA COMUNICAÇÃO Toda mensagem tem uma finalidade: ela pode servir para transmitir um conteúdo intelectual, exprimir (ou ocultar)

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA CARLA PERIS GONCALVES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 ACROBATA DA DOR (Cruz e Sousa) Gargalha, ri, num

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Leitura Deleite: O Mal do Lobo Mau de Cláudio Fragata. REFLEXÃO SOBRE AS MEMÓRIAS DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA Atividade 01: Em duplas ou trios, leiam os depoimentos

Leia mais

Por. Eduardo Valladares (Bruna Basile)

Por. Eduardo Valladares (Bruna Basile) Semana 10 Eduardo Valladares (Bruna Basile) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha Língua Portuguesa Funções da Linguagem Prof. Luquinha Qual o objetivo de um texto? Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer)

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Lenise

Língua Portuguesa. Profª. Lenise Língua Portuguesa Profª. Lenise Qual o objetivo de um texto? Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer) algo assumimos compromissos

Leia mais

morte lúcida uma dramaturgia por gabriela dimello

morte lúcida uma dramaturgia por gabriela dimello morte lúcida uma dramaturgia por gabriela dimello Não tenho medo da morte Tenho medo que a morte seja o fim Vazio Nem portas, nem janelas, nem mobílias Nada Em um suspiro como se não respirasse há tempos

Leia mais

Quem foi Mario Quintana?

Quem foi Mario Quintana? Quem foi Mario Quintana? MARIO QUINTANA, O POETA PASSARINHO Mario por ele mesmo... Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale

Leia mais

Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A. Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados

Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A. Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados Comprar algo caro Sem medo de ser assaltado Ter um carro bom, Mas não para ser

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste Toda a semana tinha andado como que a sonhar. Que é que teria? Então encontrou o Porquinho. -

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

Para te acolher no meu abraço

Para te acolher no meu abraço financiado por: Biblioteca Municipal da Chamusca Ruy Gomes da Silva Largo Vasco da Gama 2140-079 Chamusca Telf: 249 768 244 bib-chamusca@sapo.pt http://rcbp.dglb.pt/pt/bibliotecas/sites/bm_chamusca (A)Braços

Leia mais

ENEM 2009 PROVA 2º DIA RESOLUÇÃO

ENEM 2009 PROVA 2º DIA RESOLUÇÃO _ Questão AMA91 AZU93 CIN92 ROS92 Analise as seguintes avaliações de possíveis resultados de um teste na Internet: Veja. 8 jul. 2009. p.102 (adaptado). Depreende-se, a partir desse conjunto de informações,

Leia mais

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje.

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. MENININHA Na escola estão Pedro e Thiago conversando. PEDRO: Cara você viu o jogo ontem? THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. PEDRO: Bah tu perdeu um baita jogo.

Leia mais

Diretório Acadêmico XXI de ABRIL. Gestão: 2011/2012 Os Lírios não nascem da lei. Uberlândia, 03 de março de ATA DA REUNIÃO REPASSES.

Diretório Acadêmico XXI de ABRIL. Gestão: 2011/2012 Os Lírios não nascem da lei. Uberlândia, 03 de março de ATA DA REUNIÃO REPASSES. Diretório Acadêmico XXI de ABRIL. ATA DA REUNIÃO REPASSES. Samara: Calourada será do dia 16 a 22 de abril de 2012. O Diretório Acadêmico deverá indicar juristas para calourada. Danilo: O Professor Bueno

Leia mais

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura Ler a par Benefícios da Leitura Proporciona à criança informação e conhecimento sobre o mundo. Apresenta à criança situações e ideias novas Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, e ainda a consciência

Leia mais

Qual a diferença entre Monografia, TCC e Artigo Científico?

Qual a diferença entre Monografia, TCC e Artigo Científico? Qual a diferença entre Monografia, TCC e Artigo Científico? Oi pessoal, tudo bom? Hoje nós vamos falar sobre a diferença de artigo científico, TCC e monografia. Mas antes, precisamos passar por aquela

Leia mais

Compromisso da Psicologia com a Visibilidade e Notificação da Violência contra as Mulheres. Valeska Zanello

Compromisso da Psicologia com a Visibilidade e Notificação da Violência contra as Mulheres. Valeska Zanello Compromisso da Psicologia com a Visibilidade e Notificação da Violência contra as Mulheres Valeska Zanello Especificidades da violência contra a mulher Várias portas de entrada dos casos de violência,

Leia mais

Flávia Lêda. Redação Crônica PAZ NA ESCOLA

Flávia Lêda. Redação Crônica PAZ NA ESCOLA Flávia Lêda Redação Crônica PAZ NA ESCOLA 28.02.2019 TEMPO DE AULA: 50 min ACOLHIMENTO CONTEÚDO: Crônica GÊNEROS TEXTUAIS: Crônica, repente, poesia, canção EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO: Compreensão da função

Leia mais

Ziraldo O SEGREDO DE. (com desenhos especiais de Célio César)

Ziraldo O SEGREDO DE. (com desenhos especiais de Célio César) Ziraldo O SEGREDO DE (com desenhos especiais de Célio César) http://groups.google.com/group/digitalsource Era uma vez uma letra que era muito interessante e que se chamava Úrsula. Parece nome de estrela

Leia mais

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil.

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Context: In this conversation André talks to his friend Nathanael, who has lived in Brazil

Leia mais

SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DO TERCEIRO ANO e ENSINO FUNDAMENTAL II

SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DO TERCEIRO ANO e ENSINO FUNDAMENTAL II PLANO DE AULA PROFESSOR/A: Rosângela Trajano DISCIPLINA: Língua Portuguesa SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DO TERCEIRO ANO e ENSINO FUNDAMENTAL II TEMA/EMENTA: Um estudo sobre quatro poesias de Alberto

Leia mais

Variações linguísticas: Norma Padrão e Norma culta

Variações linguísticas: Norma Padrão e Norma culta L.E. Semana 2 Segunda Feira Variações linguísticas: Norma Padrão e Norma culta Diferença entre a norma padrão e a norma culta o português não é homogêneo O português, como todas as línguas, é heterogêneo:

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

O criador de ilusões

O criador de ilusões O criador de ilusões De repente do escuro ficou claro, deu para ver as roupas brancas entre aventais e máscaras e foi preciso chorar, logo uma voz familiar misturada com um cheiro doce e agradável de

Leia mais

TODO AMOR TEM SEGREDOS

TODO AMOR TEM SEGREDOS TODO AMOR TEM SEGREDOS VITÓRIA MORAES TODO AMOR TEM SEGREDOS TODO AMOR TEM SEGREDOS 11 19 55 29 65 41 77 87 121 99 135 111 145 É NÓIS! 155 11 12 1 2 10 3 9 4 8 7 6 5 TODO AMOR TEM SEGREDOS. Alguns a

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM PROCESSO PARTICIPATIVO? Clóvis Henrique

COMO ORGANIZAR UM PROCESSO PARTICIPATIVO? Clóvis Henrique COMO ORGANIZAR UM PROCESSO PARTICIPATIVO? Clóvis Henrique clovis@participacao.net DESIGNING PUBLIC PARTICIPATION PROCESSES BRYSON, John M.; QUICK, Kathryn S.; SLOTTERBACK, Carissa Schively; CROSBY, Barbara

Leia mais

META Apresentar rotinas de trabalho que promovam a familiaridade dos alunos com os diversos comportamentos leitores.

META Apresentar rotinas de trabalho que promovam a familiaridade dos alunos com os diversos comportamentos leitores. ATIVIDADES PERMANENTES COM GÊNEROS TEXTUAIS Aula 8 META Apresentar rotinas de trabalho que promovam a familiaridade dos alunos com os diversos comportamentos leitores. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o

Leia mais

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual. Unidade 1 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual. Unidade 1 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho Planificação por Unidades de Língua Portuguesa - 8º Ano - Ano Lectivo 2011/ 2012 Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual Observação do manual Conhecer a realidade

Leia mais

Real Brazilian Conversations #37 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #37 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The life in Montes Claros, hobbies and life in general. Context: In this conversation André talks to his cousins, Melissa e Larissa. They about their lives, what they like

Leia mais

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta?

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta? Atividade de estudo de Português Pronome 5º ano Leia o texto abaixo. É setembro, lua cheia, o tempo está gostoso. Não está fazendo nem muito calor, nem muito frio. Diário, Já faz mais de um mês que eu

Leia mais

6. ELEMENTOS ANAFÓRICOS

6. ELEMENTOS ANAFÓRICOS 6. ELEMENTOS ANAFÓRICOS INTRODUÇÃO Neste capítulo, vamos tratar dos modos de nos referirmos a seres e eventos no mundo. Destacaremos, aqui, os elementos anafóricos que, num texto, constituem a retomada

Leia mais

Bola na rede para fazer o gol O texto e seus locutores e interlocutores.

Bola na rede para fazer o gol O texto e seus locutores e interlocutores. Reforço escolar Português Bola na rede para fazer o gol O texto e seus locutores e interlocutores Dinâmica 7 2ª Série 1º Bimestre Aluno DISCIPLINA SÉRIE conceitos objetivo Língua Portuguesa 2ª do Ensino

Leia mais

LIVRO PARADIDÁTICO: OU ISTO OU AQUILO

LIVRO PARADIDÁTICO: OU ISTO OU AQUILO LIVRO PARADIDÁTICO: OU ISTO OU AQUILO (MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. São Paulo: Global, 2012.) Cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas, adivinhas e trava-línguas originários do folclore

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

Saudade do Nosso Amor

Saudade do Nosso Amor Saudade do Nosso Amor Max S. Vieira Agradecimentos Agradeço a todos que sonharam esse sonho comigo, aos amigos virtuais, a vida e aos cosmos por me darem inspiração;, a Pricila Carla que teve a paciência

Leia mais

Muito Prazer, meu nome é livro. Adamantina São Paulo 2014

Muito Prazer, meu nome é livro. Adamantina São Paulo 2014 Muito Prazer, meu nome é livro. Adamantina São Paulo 2014 Muito Prazer, meu nome é livro. Ana Claudia Tebaldi Ana Paula Tarifa Elizabeth Mitico Morita Sakata Siomara A. L. Marinho FACULDADES ADAMANTINENSES

Leia mais

Fragmentos de Amor Eduardo Baqueiro

Fragmentos de Amor Eduardo Baqueiro Fragmentos de Amor Eduardo Baqueiro Interessante nosso caso! Nosso amor parece ter encontrado a pitada certa O tempero no ponto exato, Pois não é doce demais, tampouco salgado... Ele é algo difícil de

Leia mais

LIBRAS. Profª Marcia Regina Zemella Luccas

LIBRAS. Profª Marcia Regina Zemella Luccas LIBRAS Profª Marcia Regina Zemella Luccas Fiquei atônito ao tomar conhecimento da história do surdos e dos extraordinários desafios linguísticos que enfrentam; também me espantei ao descobrir uma linguagem

Leia mais

Eu queria desejar a você toda a felicidade do mundo e Obrigado, vô.

Eu queria desejar a você toda a felicidade do mundo e Obrigado, vô. Parabéns para o Dan Tocou o telefone lá em casa. Meu pai atendeu na sala. Alô. Meu avô, pai do meu pai, do outro lado da linha, fez voz de quem não gostou da surpresa. Eu liguei pra dar parabéns ao Dan.

Leia mais

Real Brazilian Conversations #19 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #19 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro. Context: In this conversation André and Guilherme discuss some interesting topics about the Olympic Games in Brazil. André describes

Leia mais

EU E MEUS VÍCIOS J. M. CARVALHO

EU E MEUS VÍCIOS J. M. CARVALHO EU E MEUS VÍCIOS by J. M. CARVALHO CENA 1. APARTAMENTO DE - DIA/FIM DE TARDE - INT. O CONTADOR ALVES, 55 ANOS, CHEGA EM CASA APÓS MAIS UM DIA CANSATIVO NO TRABALHO. MORA SOZINHO. ELE TEM UM FILHO, FRUTO

Leia mais

Matadero, o lugar mais legal de Madrid

Matadero, o lugar mais legal de Madrid Matadero, o lugar mais legal de Madrid Sou suspeitíssima para falar porque adoro esse lugar, mas falo mesmo assim: inclua o Matadero na sua visita a Madrid, mesmo estando fora do centro turístico! Agora

Leia mais

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Grupo I Informantes idade Sexo profissão Escolarida de Tempo de imigração em Portugal Língua materna E1.1 51 anos Masc. -- 6ª classe 40 anos Crioulo cv E1.2 53 anos

Leia mais

Contos de Antes do Baile Verde na sala de aula: As mulheres, a família, a tristeza e a loucura

Contos de Antes do Baile Verde na sala de aula: As mulheres, a família, a tristeza e a loucura Contos de Antes do Baile Verde na sala de aula: As mulheres, a família, a tristeza e a loucura Introdução Este projeto foi trabalho final da disciplina de Seminário de Literatura, realizada no segundo

Leia mais

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ Histórico Editado pela Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, há seis anos Atualmente o jornal está na edição número 75 Primeira edição: agosto de 2011, destacando

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 Professores: Nelci Regina Pegorer Conteúdos estruturantes: O discurso enquanto prática social PLANO DE TRABALHO Disciplina: Português Série: 7º ano Bimestre: 1º e 2º Justificativa

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA HELOISA MAGALHAES GOULART DE ANDRADE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Wellington Muniz Por Karen Lemos Nos

Leia mais

François Jost 1. Do que as séries americanas são sintoma?

François Jost 1. Do que as séries americanas são sintoma? François Jost 1 Do que as séries americanas são sintoma? 2 Do que as séries americanas são sintoma? CONSELHO EDITORIAL DA COLEÇÃO ESTUDOS SOBRE O AUDIOVISUAL: Itânia Maria Motta Gomes Maria Lília Dias

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM O estudo das funções da linguagem depende de seus fatores principais. Destacamos cada um deles em particular: *emissor quem fala ou transmite uma mensagem a alguém *receptor (ou interlocutor)

Leia mais

O QUE FOI A POESIA MARGINAL

O QUE FOI A POESIA MARGINAL O QUE FOI A POESIA MARGINAL A poesia marginal ou a geração Mimeógrafo surgiu na década de 70 no Brasil, de forma a representar o movimento sociocultural que atingiu as artes e principalmente a literatura.

Leia mais