História da Reabilitação Profissional na Previdência Social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História da Reabilitação Profissional na Previdência Social"

Transcrição

1 Retorno ao Trabalho

2 História da Reabilitação Profissional na Previdência Social O marco legal da criação dos Serviços de Reabilitação Profissional no Brasil foi o Decreto nº 7.036, de 10 de novembro de 1944, ainda no governo de Getúlio Vargas pelos os Institutos de Aposentadoria e Pensão IAPs: IAPM, IAPC, IAPI, IPASE, etc. Fisioterapia. Cirurgia ortopédica e reparadora. Ensino profissional em escolas profissionais especiais.

3 LOPS, Lei nº 3.807, de 26 de agosto de 1960, Terceirizou a Reabilitação Profissional para a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação - ABBR e instituições congêneres. O Decreto nº , de 13 de dezembro de 1963 retornou à Previdência Social. ABBR

4 História da Reabilitação Profissional na Previdência Social DNPS- Departamento Nacional de Previdência Social. COPERPS - Comissão Permanente de Reabilitação Profissional da Previdência Social. INPS Instituto Nacional da Previdência Social em 1966, unificação dos IAPs com a criação do : Benefícios + Assistência à Saúde.

5 História da Reabilitação Profissional na Previdência Social Nas décadas de 1970 e 1980, o Serviço de Reabilitação Profissional funcionava nos Centros de Reabilitação Profissional CRP com equipes de grande porte. Núcleos de Reabilitação Profissional - NRP unidades de menor porte. Já na década de 1980 e início dos anos 1990 Crise fiscal e de mercado de trabalho.

6 História da Reabilitação Profissional na Previdência Social Dentre as grandes mudanças pode-se referir à Constituição Federal, promulgada em 1988, que atribuiu ao Estado a responsabilidade sobre a saúde da população, em seu Art. 196: A saúde é um direito de todos, dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco da doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

7 História da Reabilitação Profissional na Previdência Social Sistema Único de Saúde SUS Lei Orgânica da Saúde (Leinº 8.080, de 19 de setembro de 1990). II Seminário de Atividades Previdenciárias realizado em Brasília em 1994.

8 História da Reabilitação Profissional na Previdência Social Através do Decreto nº 2.172, de 06 de março de 1997, Desativação dos CRPs e NRPs e alteração das funções básicas do processo de Reabilitação Profissional para: (1) a avaliação e a definição da capacidade laborativa. (2) a orientação e o acompanhamento do Programa Profissional. (3) a articulação com a comunidade para reingresso no mercado de trabalho e (4) o acompanhamento e a pesquisa de fixação no mercado de trabalho (Resolução nº 424/MPAS/INSS, de 7 de março de 1997).

9 História da Reabilitação Profissional na Previdência Social 2008 Foi realizado um concurso com mais de 100 vagas para os Serviços de Reabilitação Profissional do país, visando a (re)composição de equipes Foi elaborado o Projeto de Revitalização da Reabilitação Profissional que tinha como objetivo ampliar o atendimento aos segurados encaminhados ao Serviço de Reabilitação Profissional.

10 História da Reabilitação Profissional na Previdência Social 2011 Primeira edição do Manual Técnico de Procedimentos da Reabilitação Profissional (Despacho Decisório nº 2/DIRSAT/INSS, de 24/11/2011). Publicação da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho PNSST através do Decreto nº 7.602, de 7 de novembro de 2011, traz por objetivos: a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.

11 Reabilitação Profissional Decreto nº 3.048/99 Art A assistência (re)educativa e de (re)adaptação profissional, instituída sob a denominação genérica de habilitação e reabilitação profissional, visa proporcionar aos beneficiários, incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho, em caráter obrigatório, independentemente de carência, e às pessoas portadoras de deficiência, os meios indicados para proporcionar o reingresso no mercado de trabalho e no contexto em que vivem.

12 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Constituição Federal de 1988, artigo 203, incisos III e IV. Lei 8.213/91, artigos 89 a 93. Decreto nº 129/91 - promulgando a Convenção 159 da OIT,de 1º de junho de 1983.

13 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Decreto nº 3.048/99, artigos 136 a 141 e alterações. Decreto nº 4.729/2003, artigo 137, inciso III. Despachos Decisórios sobre Manual Técnico de Procedimentos da área de RP nº 2/ DIRSAT/INSS, de 24/11/2011. nº 1/ DIRSAT/INSS, de 19/04/2016. nº 2/ DIRSAT/INSS, de 12/05/2016.

14 CLIENTELA A clientela a ser encaminhada à Reabilitação Profissional, por ordem de prioridade,resolução nº 118/INSS/PRES, 04/11/10: a) O segurado em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário. b) O segurado sem carência para auxílio-doença previdenciário, portador de incapacidade. c) O segurado em gozo de aposentadoria por invalidez.

15 CLIENTELA d) O segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade que, em atividade laborativa, tenha reduzido a sua capacidade funcional, em decorrência de doença ou acidente de qualquer natureza ou causa. e) O dependente do segurado. f) As Pessoas com Deficiência PCD.

16 CRITÉRIOS DE ENCAMINHAMENTO À RP a) Escolaridade a partir do nível fundamental, mesmo que incompleto. b) Condições adequadas de aprendizagem. c) Quadro clínico estável que permita a inclusão no PRP (desde que constatado que não acarretará nenhum agravamento da lesão /doença). d) Experiências ou atividades profissionais já desenvolvidas, compatíveis com o potencial laborativo.

17 SITUAÇÕES DESFAVORÁVEIS PARA O ENCAMINHAMENTO À RP a) Doença com prognóstico reservado ou ainda não definido. b) Fratura não consolidada (confirmada por meio de exame de imagem). c) Pós-operatório recente.

18 SITUAÇÕES DESFAVORÁVEIS PARA O ENCAMINHAMENTO À RP d) Gestação de alto risco ou pré-termo. e) Doença em fase de descompensação. f) Segurados que se enquadrem nos critérios de sugestão de LI (limite Indefinido).

19 FUNÇÕES BÁSICAS DA REABILITAÇÃO PROFISSIONAL 1- Avaliação do Potencial Laborativo. 2- Orientação e Acompanhamento do Programa de Reabilitação Profissional. 3- Articulação com a Comunidade. 4- Pesquisa da Fixação no Mercado de Trabalho.

20 Avaliação do Potencial Laborativo Perdas funcionais; Funções que se mantiveram conservadas. Potencialidades e prognósticos para o retorno ao trabalho. Habilidades e Aptidões; Potencial para aprendizagem. Experiências profissionais e situação empregatícia. Nível de escolaridade; Faixa etária e mercado de trabalho.

21 Orientação e Acompanhamento do Programa de Reabilitação Profissional Condução do reabilitando para a escolha consciente de uma nova função/atividade a ser exercida no mercado de trabalho. CONSIDERAR conhecimento de seu potencial laborativo requisitos necessários ao exercício das profissões oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.

22 Articulação com a Comunidade Para parcerias, convênios e outros, com vistas ao reingresso do segurado no mercado de trabalho. O levantamento de tendências e oportunidades oferecidas, preferencialmente, na localidade de domicílio do reabilitando. Todavia, Não caracterizando obrigatoriedade por parte do INSS a sua efetiva inserção, conforme 1º, art. 140, Decreto nº 3.048/99.

23 Pesquisa da Fixação no Mercado de Trabalho Consiste no conjunto de ações para constatar a adaptação do reabilitado ao trabalho. A efetividade do Processo Reabilitatório. O fornecimento de dados que realimentem o sistema gerencial visando à melhoria do serviço.

24 Evolução do Programa de RP Pericia de Encaminhamento APL Elegibilidade Capacidade Laborativa Limitação da Atividade Restrição da Participação Treinamento Retorno ao Trabalho Nova Função Novo Setor Contato com Empresa Elevação da Escolaridade Cursos Contato com Empresa vínculo Readaptação Profissional Pesquisa de Mercado Treinamento Retorno ao Trabalho

25 Elevação da Escolaridade CEEBJA- Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire : Rua Almirante Gonçalves, 1423 Rebouças - Curitiba Paraná. Ensino Fundamental anos finais, que correspondem ao 6º ao 9º ano. Ensino Médio, que correspondem a 1ª, 2ª e 3ª séries, e curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (Ensino Médio e curso técnico em três anos). CELEM Espanhol (com duração de dois anos). Curso de Aprimoramento (com duração de um ano, um ano e meio). Todos os cursos e modalidades são GRATUITOS- Técnico Administrativo Auxiliar Administrativo. Oferta PRESENCIAL. Mas tem oferta de Exames da EJA on-line. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ENCCEJA e para o Ensino Médio, pelo Ensino Nacional do Ensino Médio - ENEM.

26 Cursos de Capacitação UNILEHU Universidade Livre para a Eficiência Humana Empresas Mantenedoras: Electrolux, CNH, DENSO, Condor, Itambé, Boticário, HCV, HSC, H Vita, Mondelez, Trombini, ( mais de 40 empresas). Rua Tamoios, Portão - Curitiba/PR - CEP: Tel.: (41) (41) Logística Auxiliar Administrativo Contabilidade Auxiliar financeiro Mecânica básica Informática Básica I Informática Básica II Excel Intermediário 30 horas 40 horas 30 horas 20 horas 30 horas 40 horas 40 horas 40 horas

27 Cursos de Capacitação UNIHAB Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominal. Rua Dr. Pedrosa, 405 Centro Curitiba. Oferece: Cursos de Portaria e de Zeladoria, cota Grátis de 10 vagas por curso ( manhã, tarde e noite).curta Duração. DAPI Diagnóstico Avançado por Imagem. Tem disponível 200 exames/mês de Tomografia e de Ressonância Magnética por Mês Sem Ônus. Baixa Renda até 03 salários Mínimos.

28 Cursos de Capacitação FACOP Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná. R. César Augusto Ferri, 95 - Alm. Tamandaré - PR, Operacional: Serviços Gerais e Supervisor de Asseio e Conservação, Recepcionista, Copeiro (a), Auxiliar de Cozinha, Porteiro, Vigia e Controlador de Acesso e Jardineiro. Segurança do Trabalho: com cursos de NR 05, NR 06, NR 10, NR 11, NR 32, NR 33, NR 35. Formação geral: com cursos de Ética Profissional, Qualidade no Atendimento, Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Asseio e Conservação, Comunicação Assertiva, Liderança, Oratória e Informática Básica.

29 Assistência e Reabilitação aos Deficientes Físicos Troca de Dominância Atividades Paradesportivas: Basquete em Cadeira de Rodas. Bocha Paralímpica. Esgrima em Cadeira de Rodas. Ténis de Mesa. Tiro Esportivo. ADFP - Associação dos Deficientes Físicos do Paraná Rua XV de novembro, Alto da XV - Curitiba / Paraná Tel: (41) ADFP

30 Controle de frequência para cursos e ou elevação da escolaridade

31 CERTIFICADO Emitido ao final do Programa de Reabilitação Profissional do INSS Serve para ocupar cotas para pessoas com deficiência / reabilitados do INSS

32 Lei 8213 de 24/07/1991- Cotas pessoas com deficiência e Reabilitados do INSS

33 O poder desafiador do espírito humano Vejo a minha vida cheia de sentido e de objetivos. A atitude que adotei naquele dia fatal se tornou no credo da minha vida: eu quebrei meu pescoço, não quebrei meu ser. Atualmente estou matriculado no meu primeiro curso de psicologia na universidade. Acho que minha deficiência só vai aumentar minha capacidade de ajudar outros. Sei que sem o sofrimento, o crescimento que atingi seria impossível Jerry Long. Jerry Long Jr ficou tetraplégico num acidente aos 17 anos de idade, continuou seus estudos até se formar em Psicologia, concluiu o doutorado em 1990, recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, membro da Sociedade Médica de Psiquiatria da Áustria, em 1993 condecorado Professor do Ano nos Estados Unidos pelo National Institute of Staff and Organizational Development.

34 Casos de RP Caso 1.pdf

35 MUITO OBRIGADO Dr. Roberto Ribas Suss Perito Médico Previdenciário. Médico do Trabalho. Ginecologista e Obstetra. Auditoria em Saúde. Contato: roberto.suss@inss.gov.br (41)

Programa de Educação Previdenciária Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS

Programa de Educação Previdenciária Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS Dra. Gabriela E. Bier Perita Médica do INSS / GEX Curitiba PR REATIBA - 2014 Reabilitação Profissional Programa de Educação Previdenciária O que é Reabilitação Profissional Funções da Reabilitação Profissional

Leia mais

Eduardo Costa Sá

Eduardo Costa Sá Eduardo Costa Sá eduardocs@usp.br Lesão ou Agravo Segurado Incapacidade laborativa Temporária APT Atividade Definitiva Suscetível Insuscetível APT Reabilitação Invalidez Lei no. 8.213, de 24 de julho de

Leia mais

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS.

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS. REABILITAÇÃO PROFISSIONAL ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS maurafeliciano@gmail.com REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Finalidade do programa; Legislação Aplicável; - Conceitos legais; - A quem se destina; - Requisitos.

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Serviços da Previdência Social Parte - 1 Prof. Bruno Valente Art. 88 a 93 da Lei 8.213/91 Art. 136 a 141 e 161 do Decreto 3.048/99 As garantias trazidas pelo Regime Geral de Previdência

Leia mais

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL. INSS- Gex RJ Norte

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL. INSS- Gex RJ Norte REABILITAÇÃO PROFISSIONAL INSS- Gex RJ Norte Auxílio Doença do Segurado Empregado Acidente/Doença Incapacidade laborativa Afastamento > 15 dias Auxílio Auxílio Doença Segurado em Auxílio Doença Estabilização

Leia mais

PALESTRA: O PAPEL DA REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS COMO FATOR DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL

PALESTRA: O PAPEL DA REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS COMO FATOR DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL PALESTRA: O PAPEL DA REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS COMO FATOR DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL Dra Renata Fróes Coordenadora Geral de Serviços Previdenciários e Assistenciais da DIRSAT ( RP/ SS/BPC) Médica Perita

Leia mais

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS TRABALHADORES DA SAÚDE DA PREFEITURA DE ANÁPOLIS-GO: Proposta para implantação do Programa

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS TRABALHADORES DA SAÚDE DA PREFEITURA DE ANÁPOLIS-GO: Proposta para implantação do Programa CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde REABILITAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS TRABALHADORES DA SAÚDE DA PREFEITURA DE ANÁPOLIS-GO: Proposta para implantação

Leia mais

NOVA ABORDAGEM PÓS ALTA DO PERITO DO INSS AOS FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS. Dr. Jarbas Simas

NOVA ABORDAGEM PÓS ALTA DO PERITO DO INSS AOS FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS. Dr. Jarbas Simas NOVA ABORDAGEM PÓS ALTA DO PERITO DO INSS AOS FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS Dr. Jarbas Simas Seminário Nacional Unimed de Saúde Ocupacional e Acidente do Trabalho 2009 NOVA ABORDAGEM PÓS ALTA DO PERITO DO

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 064/2015

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 064/2015 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 165/2015-13/07/2015 BOLETIM 064/2015 Estabelecidas as regras a serem adotadas pela perícia médica na inspeção no ambiente de trabalho dos segurados Por meio da norma

Leia mais

Previdência social LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Os beneficiários

Previdência social LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Os beneficiários 1 Previdência social Conceito Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios

Leia mais

Reabilitação Profissional: Articulando Ações em Saúde do Trabalhador e Construindo a Reabilitação Integral

Reabilitação Profissional: Articulando Ações em Saúde do Trabalhador e Construindo a Reabilitação Integral Reabilitação Profissional: Articulando Ações em Saúde do Trabalhador e Construindo a Reabilitação Integral Ministério da Previdência Social Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional Instituto

Leia mais

Assistência Técnica em Perícias Médicas EDUARDO ALFAMA REVERBEL MÉDICO DO TRABALHO

Assistência Técnica em Perícias Médicas EDUARDO ALFAMA REVERBEL MÉDICO DO TRABALHO Assistência Técnica em Perícias Médicas EDUARDO ALFAMA REVERBEL MÉDICO DO TRABALHO PERÍCIAS MÉDICAS ADMINISTRATIVAS É possível a nomeação de assistente técnico em perícias médicas administrativas previdenciárias.

Leia mais

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador Conselho Federal de Medicina Mesa Redonda: Dilemas da Medicina do Trabalho Médico do Trabalho, Médico Perito

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Auxílio Doença Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - AUXÍLIO-DOENÇA - Art. 59 a 63 da Lei 8.213/91 - Art. 71 a 80 do Decreto 3.048/99 - AUXÍLIO-DOENÇA - O benefício

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM PRÁTICA DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

PÓS-GRADUAÇÃO EM PRÁTICA DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO EM PRÁTICA DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO OBJETIVOS: O curso de Pós-graduação em Direito Previdenciário oferecido pela Escola Superior de Direito - ESD tem como objetivo qualificar, ampliar e

Leia mais

Seminário sobre a Previdência

Seminário sobre a Previdência Seminário sobre a Previdência Rodrigo Avila Curitiba, 4/3/2017 Orçamento Geral da União 2016 Executado (pago), por Função Total = R$ 2,572 TRILHÕES R$ 1,13 TRILHÃO Fonte: SIAFI Elaboração: AUDITORIA CIDADÃ

Leia mais

Reabilitação Integral: o desafio de uma política intersetorial. Conselho Nacional de Previdência Social

Reabilitação Integral: o desafio de uma política intersetorial. Conselho Nacional de Previdência Social Reabilitação Integral: o desafio de uma política intersetorial. Conselho Nacional de Previdência Social Junho 2016 Reabilitação Profissional Lei 8213/1991 Artigo 89 Decreto 3048/1999 Artigo 136 A prestação

Leia mais

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO LER / DORT DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO José Roberto Teixeira Outubro/2005 PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional histórico paralisia de mãos em trabalhador após esforço prolongado (Hipócrates,

Leia mais

c) Acidentes de Trabalho ou Doenças relacionadas ao Trabalho

c) Acidentes de Trabalho ou Doenças relacionadas ao Trabalho PROVAS ANAMT 2014 No âmbito da Previdência Social, entende-se como Benefícios Acidentários o recebimento por parte do segurado de pagamentos decorrentes da incapacidade para o trabalho causadas por lesões

Leia mais

FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA APARECIDAPREV. EDITAL 001/2017

FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA APARECIDAPREV. EDITAL 001/2017 1 FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA APARECIDAPREV EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NOS CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE APARECIDA

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SÃO PAULO METROPOLITANA EDITAL DE ABERTURA Nº 604/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SÃO PAULO METROPOLITANA EDITAL DE ABERTURA Nº 604/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SÃO PAULO METROPOLITANA EDITAL DE ABERTURA Nº 604/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 628/2009 Retificação Salários Publicado em

Leia mais

DOENÇAS INCAPACITANTES. Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA

DOENÇAS INCAPACITANTES. Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA DOENÇAS INCAPACITANTES Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA SISTEMA PREVIDENCIÁRIO Histórico: Lei Elói Chaves 1923: criação de Caixas e Institutos

Leia mais

MODELO AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE LABORATIVA E DO NEXO TECNICO PREVIDENCIÁRIO

MODELO AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE LABORATIVA E DO NEXO TECNICO PREVIDENCIÁRIO MODELO AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE LABORATIVA E DO NEXO TECNICO PREVIDENCIÁRIO Brasília Julho/2013 GRANDES NÚMEROS DO INSS 1.501 Agências da Previdência Social 39.392 servidores (4.730 peritos médicos) 198.000

Leia mais

1 Seminário REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA

1 Seminário REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA 1 Seminário REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA P. Alegre out/2006 SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL SEGURO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA MÉDICA SEGURO (Previdência) SOCIAL Sistema de proteção social que

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Acidente do Trabalho Parte 2 Prof. Bruno Valente Caracterização do acidente do trabalho: LESÃO INCAPACITANTE OU MORTE DO SEGURADO Acidente do trabalho é o que

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 627/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009

Leia mais

AULA Existem cinco perguntas para qualquer tipo de benefícios:

AULA Existem cinco perguntas para qualquer tipo de benefícios: Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 07 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 07 1 CONTEÚDO DA AULA: RGPS (continuação). Auxílio

Leia mais

Benefício auxílio-doença: antigo e novo modelo de concessão. João Silvestre da Silva-Júnior twitter.com/joaosilvestrejr

Benefício auxílio-doença: antigo e novo modelo de concessão. João Silvestre da Silva-Júnior twitter.com/joaosilvestrejr Benefício auxílio-doença: antigo e novo modelo de concessão João Silvestre da Silva-Júnior joaossj@gmail.com twitter.com/joaosilvestrejr O que é esperado em um relatório do médico do trabalho quando trabalhador

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 09/01/2015 11:04 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 664, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2014. Exposição de motivos Vigência Altera as Leis n o 8.213,

Leia mais

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda.

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Coordenação Nacional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda Federação Nacional das Apaes Os benefícios

Leia mais

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade?

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade? Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais

Leia mais

Histórico e Conceitos da Previdência Social

Histórico e Conceitos da Previdência Social Histórico e Conceitos da Previdência Social A Seguridade Social no Brasil No Brasil, desde a época do Império, já existia mecanismo de cunho previdenciário Somente a partir de 1923, com a aprovação da

Leia mais

EDITALRESUMIDO DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2015

EDITALRESUMIDO DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2015 EDITALRESUMIDO DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 0/25 O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MARACAÍ ESTADO DE SÃO PAULO dá ciência aos interessados de que se encontram abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO destinado

Leia mais

Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor

Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor Av. Mato Grosso,3370

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À 2ª EDIÇÃO SIGLAS E ABREVIATURAS PARTE I CESPE QUESTÕES COMENTÁRIO GERAL DAS QUESTÕES... 21

SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À 2ª EDIÇÃO SIGLAS E ABREVIATURAS PARTE I CESPE QUESTÕES COMENTÁRIO GERAL DAS QUESTÕES... 21 SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À 2ª EDIÇÃO... 15 SIGLAS E ABREVIATURAS... 17 PARTE I CESPE QUESTÕES COMENTÁRIO GERAL DAS QUESTÕES... 21 SEGURIDADE SOCIAL... 28 CAPÍTULO 02 FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA AULA 02

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA AULA 02 SAÚDE PÚBLICA AULA 02 A saúde ganhou importante espaço na Constituição Federal de 1988 (CF/88), fazendo parte da seguridade social juntamente com a assistência e previdência social de forma integrada.

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL VOLUME I

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL VOLUME I MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL VOLUME I FEVEREIRO/2018 1 2018 Instituto Nacional do Seguro Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Presidente do Instituto Nacional

Leia mais

O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial

O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial Soraia Soares da Silva 22ª. JORNADA DA AMIMT ANTES DO NTEP... ENCAMINHAMENTOS AO ASSISTENTE RECEBIMENTO DE ATESTADOS

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO MPS Ministério da Previdência Social COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO BRASÍLIA, MAIO DE 2011 1 REGIME GERAL: INSS - Principal mecanismo de manutenção de renda dos trabalhadores e idosos; - Papel

Leia mais

A POSSIBILIDADES DA PERICIA BIOPSICOSSOCIAL NOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS

A POSSIBILIDADES DA PERICIA BIOPSICOSSOCIAL NOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS A POSSIBILIDADES DA PERICIA BIOPSICOSSOCIAL NOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS Prof. Dr. José Ricardo Caetano Costa Professor da FADIR/FURG Advogado Previdenciarista GÊNESE DA PERICIA BIOPSICOSSOCIAL - CIF

Leia mais

MUNICÍPIO DE BERIZAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL 1/2016 ANEXO I (RETIFICADO) ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

MUNICÍPIO DE BERIZAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL 1/2016 ANEXO I (RETIFICADO) ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS DISTRIBUIÇÃO DAS TOTAIS: Total das vagas oferecidas no Concurso Público. GERAIS: Vagas de ampla concorrência. RESERVA PD: Vaga destinada à pessoa com deficiência (subitem 3.2 do Edital). 1 Auxiliar de

Leia mais

Direito Previdenciário. Prof. Hugo Goes.

Direito Previdenciário. Prof. Hugo Goes. Direito Previdenciário Prof. Hugo Goes www.hugogoes.com.br LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei 8.212/91 (custeio) Lei 8.213/91 (benefícios) Decreto 3.048/99 (Regulamento

Leia mais

MUNICÍPIO DE BERIZAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL 1/2016 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

MUNICÍPIO DE BERIZAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL 1/2016 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS ESPECIFICAÇÃO DOS S DISTRIBUIÇÃO DAS : Total das vagas oferecidas no Concurso Público. : Vagas de ampla concorrência. PD: Vaga destinada à pessoa com deficiência (subitem 3.2 do Edital). 1 Auxiliar de

Leia mais

Treinamento Presencial dos Peritos Médicos Previdenciários

Treinamento Presencial dos Peritos Médicos Previdenciários Treinamento Presencial dos Peritos Médicos Previdenciários INSS Introdução Regime Geral da Previdência Social Produtos 10 Benefícios 3 Serviços Benefícios 4 APOSENTADORIAS: Invalidez Idade Tempo de Contribuição

Leia mais

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud Acidente do Trabalho Prof.ª Rosana Abbud Conceito de Acidente No dicionário, acidente é o acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então - acontecimento infeliz que resulta em ferimento, dano, estrago,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 1.011.387 - MG (2008/0026603-2) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS PROCURADOR : MÁRCIA SOUSA DE SÃO PAULO

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Direitos Fundamentais Prof. Caio Silva de Sousa - Artigo 36. O poder público deve implementar serviços e programas completos de habilitação profissional e de reabilitação

Leia mais

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO MUNICIPAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR (NMST) Passos para a criação de um NMST 1 SUMÁRIO Definição de NMST (O que é um NMST?)... 3 Função do NMRT (O que faz um NMST?)... 4 Garantias

Leia mais

Além da previdência, a proposta também altera regras da Assistência Social, reduzindo a abrangência e a capacidade de proteção social.

Além da previdência, a proposta também altera regras da Assistência Social, reduzindo a abrangência e a capacidade de proteção social. NATAL LEO PRESIDENTE DO SINDICATO NACIONAL DOS APOSENTADOS, PESIONISTAS E IDOSOS UGT SINDIAPI UGT SECRETARIO ADJUNTO DA UGT NACIONAL PARA APOSENTADOS E IDOSOS SECRETARIO DE PREVIDÊNCIA E DA SEGURIDADE

Leia mais

Prevencia 2018 Paraguay Políticas Públicas dos Governos Ibero americanos em Segurança e Saúde no Trabalho

Prevencia 2018 Paraguay Políticas Públicas dos Governos Ibero americanos em Segurança e Saúde no Trabalho Prevencia 2018 Paraguay Políticas Públicas dos Governos Ibero americanos em Segurança e Saúde no Trabalho A Política Pública do Brasil em Segurança e Saúde no Trabalho Asunción, 10 de maio de 2018 PRINCIPAIS

Leia mais

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. (): Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. 80 A seguridade social representa um conjunto integrado de ações direcionadas à proteção exclusiva

Leia mais

Lei de Cotas 8.813/91 - MTE. Para fins de reserva legal de cargos, o que é pessoa com deficiência?

Lei de Cotas 8.813/91 - MTE. Para fins de reserva legal de cargos, o que é pessoa com deficiência? Lei de Cotas 8.813/91 - MTE A legislação estabeleceu a obrigatoriedade de as empresas com cem (100) ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. A reserva legal

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 629/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Ceará,

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Aposentadoria por Invalidez Parte 3 Prof. Thamiris Felizardo III - subsidiar autoridade judiciária na concessão de curatela, conforme dispõe o art. 110. (Incluído

Leia mais

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 DECRETO N. 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 Regulamenta a Lei n.º 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas

Leia mais

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO A Petrol Industrial S/A está entre aquelas empresas que estão preocupadas com as questões trabalhistas, procurando adotar os Princípios de Direito

Leia mais

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins O TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL A Constituição Federal garante os direito à: SAÚDE, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL ( Art. 194 a 204) A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

Direito Previdenciário e Infortunístico

Direito Previdenciário e Infortunístico Direito Previdenciário e Infortunístico (o presente texto representa apenas anotações para exposição do autor sem validade para citação) 1º tema conceitos e históricos. Seguridade Social e Acidentes do

Leia mais

Medida Provisória nº. 767, de 2017 Revisão dos Benefícios por Incapacidade de Longa Duração

Medida Provisória nº. 767, de 2017 Revisão dos Benefícios por Incapacidade de Longa Duração Medida Provisória nº. 767, de 2017 Revisão dos Benefícios por Incapacidade de Longa Duração Brasília DF, 27 de abril de 2017 INFORMAÇÕES GERAIS Objetivo da MP: Promover a reavaliação da incapacidade em

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 625/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Rondônia,

Leia mais

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE No contexto atual, uma pessoa procura assistência no campo da saúde por diversos motivos: Atendimento pré-natal Consulta pediátrica Imunizações Controle de doenças crônicas

Leia mais

40h 970,00 50,00. 1 Motorista CNH B Motorista CNH D ou E h 970,00 50,00

40h 970,00 50,00. 1 Motorista CNH B Motorista CNH D ou E h 970,00 50,00 MUNICÍPIO DE IBIAÍ MG 1 Motorista CNH B 2 Motorista CNH D ou E 3 OUTRAS EXIGÊNCIAS DO * Alfabetizado Carteira de Habilitação B e Alfabetizado Carteira de Habilitação D ou E e meses Zona Urbana 17 15 02

Leia mais

26/05 - Estudo do Dieese mostra que reforma da Previdência traz prejuízos para servidor federal

26/05 - Estudo do Dieese mostra que reforma da Previdência traz prejuízos para servidor federal Prestes a ser votada na Câmara dos Deputados, a reforma da Previdência do governo federal (PEC 287) foi peça de análise do Dieese, que divulgou, esta semana, uma nota técnica sobre os impactos que a matéria

Leia mais

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna Unidade I DIREITO SOCIAL Prof. Ligia Vianna 1- Introdução Constituição Federal Direitos Sociais; ART. 6º.: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência

Leia mais

DICAS DE NOVEMBRO / 2014

DICAS DE NOVEMBRO / 2014 DICAS DE NOVEMBRO / 2014 DICA 01 O segurado especial é o único segurado da previdência social que poderá ter sua inscrição feita após sua morte. DICA 02 O benefício de prestação continuada da Assistência

Leia mais

PORTARIA Nº. 152, DE 25 DE AGOSTO DE 2016

PORTARIA Nº. 152, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 PORTARIA Nº. 152, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 Determina que o Instituto Nacional do Seguro Social estabeleça prazo para a recuperação da capacidade para o trabalho de segurado do Regime Geral de Previdência

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL. Atualizado pelo Despacho Decisório nº 2/DIRSAT/INSS, de 24/11/2011

MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL. Atualizado pelo Despacho Decisório nº 2/DIRSAT/INSS, de 24/11/2011 MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Atualizado pelo Despacho Decisório nº 2/DIRSAT/INSS, de 24/11/2011 Diretoria de Saúde do Trabalhador - DIRSAT Novembro/2011 2011 Instituto

Leia mais

A Atenção ás Urgências e Emergências no sus. Enfª Senir Amorim

A Atenção ás Urgências e Emergências no sus. Enfª Senir Amorim A Atenção ás Urgências e Emergências no sus Enfª Senir Amorim Marcos Históricos da saúde do Brasil A atenção à saúde no Brasil, como conhecemos hoje, com garantias de: Universalidade direito a todas as

Leia mais

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E A VISÃO DO EMPREGADOR

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E A VISÃO DO EMPREGADOR REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E A VISÃO DO EMPREGADOR DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA EMPRESAS CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara

Leia mais

Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha

Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha PARECER CFM nº 54/15 INTERESSADO: Dra. K.H.T. ASSUNTO: Emissão de ASO de retorno ao trabalho RELATOR: Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha EMENTA: Não há sustentação legal para que o médico do trabalho

Leia mais

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO GESTÃO PARA CUMPRIMENTO DOS PRAZOS DE RECURSOS Carla Soares Gerente Jurídica do Sinduscon-Rio juridico@sinduscon-rio.com.br HISTÓRICO: MP 83/2002 art. 10 Lei 10.666/2003

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Curso Teórico Seguridade Social Regimes de Previdência Aula 3 Prof. Bruno Oliveira Adquira o Curso de Questões Regimes Regime Geral de Previdência Social: operado pelo INSS, uma

Leia mais

SIMULADO SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DVD 1. A respeito dos itens abaixo, julgue e marque CERTO ou ERRADO.

SIMULADO SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DVD 1. A respeito dos itens abaixo, julgue e marque CERTO ou ERRADO. SIMULADO SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DVD 1 A respeito dos itens abaixo, julgue e marque CERTO ou ERRADO. 01) A inscrição é o ato pelo qual o segurado é cadastrado no RGPS, por meio de comprovação de dados

Leia mais

A partir de que momento começa a contar o benefício? Para o segurado empregado, é a contar do 16.º dia do afastamento da atividade.

A partir de que momento começa a contar o benefício? Para o segurado empregado, é a contar do 16.º dia do afastamento da atividade. É possível a concessão de aposentadoria por invalidez havendo moléstia preexistente? Retornamos a resposta do questionamento anterior, ou seja, o INSS submete o segurado à pericia, justamente para constatar

Leia mais

EDITAL IFPR Nº 015/2017 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 011/2017

EDITAL IFPR Nº 015/2017 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 011/2017 EDITAL IFPR Nº 015/2017 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 011/2017 O Reitor Pro tempore do INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR no uso da competência que lhe confere a Portaria/MEC nº 603 de 08 de julho de 2016,

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Técnico do TRF 2 Consulplan Seguridade Social Questão 1: CONSULPLAN - JT TRT1/TRT 1/2005 A natureza jurídica dos regimes básicos previdenciários é: a) contratual; b) institucional;

Leia mais

40h 970,00 50,00. 1 Motorista CNH B Motorista CNH D ou E h 970,00 50,00

40h 970,00 50,00. 1 Motorista CNH B Motorista CNH D ou E h 970,00 50,00 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE S EFETIVOS ESPECIFICAÇÃO DOS S 1 Motorista CNH B 2 Motorista CNH D ou E 3 OUTRAS EXIGÊNCIAS DO * Carteira de Habilitação B e Carteira de Habilitação D ou E e meses Zona

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Direitos Fundamentais Direito ao Trabalho Prof. Caio Silva de Sousa - Podemos observar que o direito ao trabalho está previsto no artigo 6º da Carta Magna: - Artigo 6º.

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Aposentadoria por Invalidez Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo Jurisprudência: PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL.

Leia mais

9. PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO (arts. 47 e 48 da Lei e 257 a 265 do Decreto 3.048)

9. PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO (arts. 47 e 48 da Lei e 257 a 265 do Decreto 3.048) SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1. SEGURIDADE SOCIAL 1.1 Noção geral 1.1.1 Saúde 1.1.2 Assistência social 1.1.3 Previdência Social 1.2 Breve histórico 1.2.1 Evolução legislativa no Brasil 1.3 Conceituação 1.4 Objetivo,

Leia mais

40h 970,00 50,00. 1 Motorista CNH B Motorista CNH D ou E h 970,00 50,00

40h 970,00 50,00. 1 Motorista CNH B Motorista CNH D ou E h 970,00 50,00 MUNICÍPIO DE IBIAÍ MG CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE S EFETIVOS ESPECIFICAÇÃO DOS S 1 Motorista CNH B 2 Motorista CNH D ou E 3 OUTRAS EXIGÊNCIAS DO * Alfabetizado Carteira de Habilitação B e Alfabetizado

Leia mais

CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL. Crédito da imagem: brasil.gov.br

CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL. Crédito da imagem: brasil.gov.br CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL Crédito da imagem: brasil.gov.br O QUE É E PARA QUE SERVE A PREVIDÊNCIA SOCIAL A Previdência Social é um seguro solidário que objetiva promover o bem estar social, e cobre

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO EMPRESARIAL DE A À Z

DIREITO PREVIDENCIÁRIO EMPRESARIAL DE A À Z DIREITO PREVIDENCIÁRIO EMPRESARIAL DE A À Z CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial. Cindy Fernandes

Leia mais

13º SEMESTRE DE DEBATES GVSAÚDE SAÚDE: ACESSO E REGULAÇÃO NO SETOR PÚBLICO E NO SETOR PRIVADO. A visão do cidadão/consumidor

13º SEMESTRE DE DEBATES GVSAÚDE SAÚDE: ACESSO E REGULAÇÃO NO SETOR PÚBLICO E NO SETOR PRIVADO. A visão do cidadão/consumidor 13º SEMESTRE DE DEBATES GVSAÚDE SAÚDE: ACESSO E REGULAÇÃO NO SETOR PÚBLICO E NO SETOR PRIVADO A visão do cidadão/consumidor Juliana Ferreira Advogada do Idec Sobre o Idec O Idec - Instituto Brasileiro

Leia mais

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica INFORME n. 17/2016 Resumo: Republicação da Medida Provisória n. 739, de 7 de julho de 2016, que altera a Lei n. 8.213, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, e institui o Bônus

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES A pensão por morte extingue-se para o filho, a pessoa a ele equiparada ou o irmão, de ambos os sexos, pela emancipação ou ao completar 21 (vinte e um) anos de idade, salvo se for inválido ou com deficiência

Leia mais

Os Desafios do RPPS Frente à Reforma da Previdência. Perícia Médica como Instrumento de Controle da Gestão Previdenciária

Os Desafios do RPPS Frente à Reforma da Previdência. Perícia Médica como Instrumento de Controle da Gestão Previdenciária Os Desafios do RPPS Frente à Reforma da Previdência Perícia Médica como Instrumento de Controle da Gestão Previdenciária INSS cancela 80% dos benefícios por incapacidade de quem passou por nova perícia

Leia mais

Médico de Saúde Ocupacional

Médico de Saúde Ocupacional } NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I SUMÁRIO CAPÍTULO I O QUE É SEGURIDADE SOCIAL?... 13 Solidariedade social... 16 Universalidade na cobertura e no atendimento... 17 Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas

Leia mais

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar. Essas são apenas algumas vagas disponíveis e estão sujeitas

Leia mais

Auxílio Doença: Empregador será responsável pela remuneração dos primeiros 30 dias de afastamento do empregado.

Auxílio Doença: Empregador será responsável pela remuneração dos primeiros 30 dias de afastamento do empregado. INFORME JURÍDICO 06/01/2015 411 Prezados (as) Auxílio Doença: Empregador será responsável pela remuneração dos primeiros 30 dias de afastamento do empregado. Divulgamos a Medida Provisória 664/2014 que

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL PARA O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ.

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL PARA O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ. EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL PARA O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ. O Município de Barroquinha, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento

Leia mais

Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) Câmara dos Deputados. Organização: CEFOR e CONOF

Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) Câmara dos Deputados. Organização: CEFOR e CONOF Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) Câmara dos Deputados Organização: CEFOR e CONOF Brasília, 15 de outubro de 2014. maria.maeno@fundacentro.gov.br http://www.fundacentro.gov.br/politica

Leia mais

AUXÍLIO DOENÇA E SEUS REQUISITOS

AUXÍLIO DOENÇA E SEUS REQUISITOS AUXÍLIO DOENÇA E SEUS REQUISITOS HAHN, Fabrine Meryan 1 OLIVEIRA, Lucas Paulo Orlando 2 RESUMO A Seguridade Social consiste em uma rede entre os Estados e particulares, que contribuem para dar auxílios

Leia mais

FÁBIO ALEXANDRE COELHO LUCIANA MARIA ASSAD VINÍCIUS ALEXANDRE COELHO

FÁBIO ALEXANDRE COELHO LUCIANA MARIA ASSAD VINÍCIUS ALEXANDRE COELHO FÁBIO ALEXANDRE COELHO LUCIANA MARIA ASSAD VINÍCIUS ALEXANDRE COELHO MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO: BENEFÍCIOS Editora Juarez de Oliveira São Paulo 2006 CIP BRASIL. CATALOGAÇÃO NA FONTE SINDICATO NACIONAL

Leia mais

Eng.: Jaques Sherique. Diretor Secretário da Sobes Presidente da ABPA SP Conselheiro Efetivo do CREA/RJ

Eng.: Jaques Sherique. Diretor Secretário da Sobes Presidente da ABPA SP Conselheiro Efetivo do CREA/RJ Eng.: Jaques Sherique Diretor Secretário da Sobes Presidente da ABPA SP Conselheiro Efetivo do CREA/RJ 20 de setembro de 2001 Artigo 201 da Constituição Federal Segunda votação na Câmara Inclusão do parágrafo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA SAÚDE PÚBLICA DIREITO À SAÚDE NO BRASIL Brasil colônia 1500 a 1889 Ausência total de saneamento básico (esgoto) Poucos médicos (Europa) Saúde: curandeiros / índios / africanos Pouquíssimos hospitais BRASIL

Leia mais

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129).

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129). DCB BENEFÍCIO Data da cessação do benefício Recuperação da capacidade (art. 60); Retorno à atividade (art. 60, 6º e 7º); Transformação em aposentadoria por Auxílio invalidez (art. 62, parágrafo único);

Leia mais

MUNICÍPIO DE RIACHO DOS MACHADOS MG

MUNICÍPIO DE RIACHO DOS MACHADOS MG DISTRIBUIÇÃO DAS TOTAIS: Total das vagas oferecidas no Concurso Público. GERAIS: Vagas de ampla concorrência. : Vaga destinada à pessoa com deficiência (subitem 3.2 do Edital). 1 Auxiliar de Serviços da

Leia mais