Professor. Evandro Carlos Lebarch

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor. Evandro Carlos Lebarch"

Transcrição

1 Professor. Evandro Carlos Lebarch Realização: Curso de Farmácia Apoio:

2 Portaria 344/98 PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Lista de substâncias da portaria 344/98 Notificação de Receita "A" (COR AMARELA) Listas A1 e A2 Substâncias Entorpecentes*; Lista A3 Substâncias Psicotrópicas. Notificação de Receita "B" (COR AZUL) Lista B1 Substâncias Psicotrópicas*; Lista B2 Substâncias Psicotrópicas e Anorexígenas *Não se esqueça dos adendos dos Medicamentos A2 e B1 (ver link)

3 Portaria 344/98 Notificação de Receita Especial (COR BRANCA) Lista C2 Substâncias Retinóicas. Receita de Controle Especial em duas vias (COR BRANCA) Lista C1 Outras substâncias sujeitas a controle especial. Lista C5 Substâncias Anabolizantes. Resolução RDC nº 39, de 09/07/2012 (Listas atualizadas).

4 A1 A2 A3 B1 B2 C1 C2 C5

5 CAPÍTULO VI DA ESCRITURAÇÃO Portaria 344/98 Obrigatoriedade: Art. 62. Todo estabelecimento, entidade ou órgão oficial que produzir, comercializar, distribuir, beneficiar, preparar, fracionar, dispensar, utilizar, extrair, fabricar, transformar, embalar, reembalar, vender, comprar, armazenar ou manipular substância ou medicamento. Livro de Registros Específicos: Livro de Registro para indústria farmoquímica, laboratórios farmacêuticos, distribuidoras, (drogarias e farmácias) (Incluso no SNGPC a partir de 2007). Os estabelecimentos deverão ter no mínimo 3 livros: 1. Livro para as listas A1, A2; 2. Livro para A3, B1, B2; 3. Livro para C1, C2,C4 e C5; 4. Livro para C3 (imunossupressoras).

6

7 CAPÍTULO VI DA ESCRITURAÇÃO Portaria 344/98 1º Os livros a que se refere o caput deste artigo, poderão ser elaborados através de sistema informatizado previamente avaliado e aprovado pela Autoridade Sanitária do Estado, Município ou Distrito Federal. Obrigatoriedade: Clinicas, Hospitais e distribuidoras de medicamentos. Obs.: Os relatórios mostrados a seguir não são obrigatórios para hospitais e Clinicas, somente o Livro de registro específico.

8 Drogarias Relatórios - Portaria 344/98

9 Drogarias Relatórios - Portaria 344/98

10 Drogarias Relatórios - Portaria 344/98

11 Drogarias Relatórios - Portaria 344/98

12 Farmácias Magistrais Relatórios - Portaria 344/98

13 Farmácias Magistrais Relatórios - Portaria 344/98

14

15 Receituário - Portaria 344/98 NOTIFICAÇÃO DE RECEITA "A" (COR AMARELA) Lista das Substâncias A1 e A2 - Entorpecentes Lista das Substâncias A3 - Psicotrópicos Válida por 30 dias em todo território nacional. Receita com justificativa para outro estado. Limitado a 05 ampolas por medicamento. Demais medicamentos fica limitada a no máximo 30 dias de tratamento. Acima das quantidades previstas, o prescritor deve preencher uma justificativa, datar e assinar.

16 Receituário - Portaria 344/98 NOTIFICAÇÃO DE RECEITA "B" (COR AZUL) Lista de Substâncias B1 - Psicotrópicos Válida por 30 dias somente na UF de origem. Limitado a 05 ampolas por medicamento. Demais medicamentos fica limitada a no máximo 60 dias de tratamento.

17 Receituário - Portaria 344/98 NOTIFICAÇÃO DE RECEITA "B" (COR AZUL) Lista de Substâncias B2 - Psicotrópicos Anorexígenos Válida por 30 dias somente na UF de origem. Limitado a 05 ampolas por medicamento. Demais medicamentos fica limitada a no máximo 30 dias de tratamento.

18 Receituário - Portaria 344/98 NOTIFICAÇÃO DE RECEITA ESPECIAL (COR BRANCA) Lista de Substâncias C2 - Retinóides de uso sistêmico Válida por 30 dias somente na UF de origem. Limitado a 05 ampolas por medicamento. Demais medicamentos fica limitada a no máximo 30 dias de tratamento. Acima das quantidades previstas, o prescritor deve preencher uma justificativa, datar e assinar. Acompanha Termo de Consentimento de Risco.

19 Receituário - Portaria 344/98 Lista de Substâncias C1 - Outras substâncias de controle especial: Antidepressivos, antiparkinsonianos, anticonvulsivantes e antiepilépticos, antipsicóticos e ansiolíticos, neurolépticos, anestésicos gerais, antitussígenos. Lista de Substâncias C5 - Anabolizantes. Válida por 30 dias em todo território nacional. Limitado a 05 ampolas por medicamento. Máximo de 3 substâncias por receita. Demais medicamentos fica limitada a no máximo 60 dias de tratamento.

20 RDC 20/2011 Receituário de Antimicrobianos Válida por 10 dias em todo território nacional. Sem limites quantidade. Pode constar outros medicamentos, exceto se forem sujeitos a controle especial. Uso prolongado a receita é válida 90 dias para aquisição com quantidade para 30 dias.

21 RDC 20/2011 Receituário de Antimicrobianos Os antimicrobianos fracionados, não devem ser enviados ao SNGPC. O paciente poderá comprar em estabelecimento diferentes com a mesma receita : 1. Atestando na frente da receita a quantidade dispensada, com cópia da primeira. 2. E atestada em ambas as vias o que foi dispensado. 3. Tanto setor público quanto o privado. Via remota: 1. Conferir a receita retirada da casa do paciente na farmácia/drogaria; 2. Reter a segunda via e enviar o medicamento com a primeira via.

22 RDC n o.27, de 30 de março de O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados SNGPC RDC 20/2011 Estabelece a escrituração de medicamentos Antimicrobianos SNGPC 2.0 Foi implantado no dia 16/04/2013

23 O ambiente do site SNGPC ANVISA

24

25

26

27

28

29 Troca de responsável Técnico O que é necessário: 1) CNPJ DA EMPRESA. 2) CNAE FISCAL QUE PARA DROGARIA É SEMPRE: ) SENHA DE CADASTRAMENTO ANVISA: 3) E SENHA DO RESPONSÁVEL LEGAL. 4) E SENHA DO GESTOR DE SEGURANÇA. 5) DADOS DO FARMACÊUTICO: (obrigatórios caso não tenha cadastro na ANVISA) -CPF DO NOVO FARMACÊUTICO, -ENDEREÇO COMPLETO, -NÚMERO DE CRF COM DATA DE EMISSÃO, -NOME DA MÃE, -NÚMERO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE COM ORGÃO EMISSOR E DATA DA EMISSÃO.

30 Troca de responsável Técnico Para este procedimento é necessário que sejam enviados todos os XML que contenha movimentações do farmacêutico anterior, esperar validar para realizar a troca. Seguindo os passos: 1. Cadastre o farmacêutico usando a área de gestor de segurança. 2. Atribuir perfil SNGPC. 3. Cadastrar o farmacêutico na área de cadastramento de empresa da Anvisa. 4. Entrar no site sngpc.anvisa.gov.br com e senha do responsável legal e selecionar o novo farmacêutico. 5. No dia seguinte enviar o XML-inventário com a situação de estoque idêntica ao anterior caso não necessite de nenhuma alteração.

31 Clique aqui para cadastrar o perfil do novo usuário (farmacêutico-r.t)

32 Gestor de Segurança insira seu válido e entre com sua senha criada no cadastramento da empresa

33 Esta atribuição de perfil sngpc-empresa não é necessário se o responsável técnico foi cadastrado também como Gestor de Segurança.

34

35

36

37 Cadastre aqui o e a senha para acesso ao SNGPC. Digite o CPF do RT e clique em pesquisar. Preencha os dados em branco.

38

39

40

41

42 sngpc empresa

43

44

45 Clique aqui para atualizar/cadastrar a empresa e o farmacêutico (R.T)

46 Insira os dados e a senha da empresa já cadastrada e clique Entrar

47

48 Insira aqui o e senha do responsável Legal

49

50

51

52 Você não fará uso deste comando agora (no momento do inventário inicial). Em resumo, as razões para se finalizar um inventário são: quando o responsável técnico for substituído definitiva ou temporariamente (no caso de férias e outros afastamentos); quando houver erro na realização do inventário e este erro for descoberto após a sua validação e aceite; Por determinação da autoridade sanitária

53 Todas as finalizações e reaberturas de inventários ficam registradas no histórico da empresa e são visualizadas pela Visas Local, Regional, Estadual e Anvisa.

54 Livro de Registro Específico Relatórios obrigatórios (portaria 344/98)

55 Importante para antimicrobianos fracionados

56 Depois que confirmou o inventário, enviar XML inventário

57 » No dia seguinte após a constatação da validação do arquivo XML inventário.» Poderão ser feitas as movimentações no sistema de controle.» E depois de dois dias poderá ser enviado o primeiro XML-movimentação

58

59

60

61 RDC 20/2011- Antimicrobianos 1. Dados do paciente que devem constar na receita médica; 2. Da quantidade dispensada; 3. Do atendimento em estabelecimentos diferentes de uma mesma receita contendo mais de um medicamento; 4. Da devolução ou troca de medicamentos; 5. No ato da dispensação devem ser registrados nas duas vias da receita os seguintes dados: 1. I - a data da dispensação; 2. II - a quantidade aviada do antimicrobiano; 3. III - o número do lote do medicamento dispensado; e 4. IV - a rubrica do farmacêutico, atestando o atendimento, no verso da receita.

62

63 RDC 20/ Art. 20. É vedada a devolução, por pessoa física, de medicamentos antimicrobianos industrializados ou manipulados para drogarias e farmácias. 2. 1º Excetua-se do disposto no caput deste artigo a devolução por motivos de desvios de qualidade ou de quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo. 3. 2º Caso seja verificada a pertinência da devolução, o farmacêutico não poderá reintegrar o medicamento ao estoque comercializável em hipótese alguma, e deverá notificar imediatamente a autoridade sanitária competente, informando os dados de identificação do produto, de forma a permitir as ações sanitárias pertinentes. 4. Art. 21. Os estabelecimentos deverão manter à disposição das autoridades sanitárias, por um período de 2 (dois) anos a documentação referente à compra, venda, transferência, perda e devolução das substâncias antimicrobianas bem como dos medicamentos que as contenham.

64 Referências: NotasTecnicas/RDC_06de2014_ListaAtualizadaControlados.pdf Utilizados em prefeituras, clínicas psiquiátricas, hospitais. Liberado pela VISA estadual (ES).

65 Artigo da Pharmacia Brasileira Do ano de Quando foi criado um dos Sistemas pioneiros no Brasil de Medicamentos Controlados.

66 Fale com Prof. Evandro. WhatsApp: (27) Entre em nosso site: Curta nossa página no facebook. Mande sua dúvida pelo site, através do formulário para contatos.

Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de Dispõe sobre o controle de antimicrobianos

Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de 2011 Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Ficam revogadas as Resoluções de Diretoria Colegiada Resolução RDC n 44/10 de 26 de outubro de 2010 Resolução RDC n 61/10

Leia mais

Lei 9782/1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências.

Lei 9782/1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Lei 9782/1999 Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Art 7º [...] VII - autorizar o funcionamento de empresas de fabricação,

Leia mais

NOTA TÉCNICASOBRE A RDC Nº20/2011

NOTA TÉCNICASOBRE A RDC Nº20/2011 NOTA TÉCNICASOBRE A RDC Nº20/2011 Orientações de procedimentos relativos ao controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição isoladas ou em associação.

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RDC 44/2010

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RDC 44/2010 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RDC 44/2010 1. A RDC 44/2010 é válida para quais tipos de antimicrobianos? A RDC nº 44/2010 estabelece o controle para os antimicrobianos de uso sob prescrição (faixa vermelha)

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL NOTIFICAÇÃO DE RECEITA A Notificação de Receita é o documento padronizado que acompanhado de receita, autoriza a dispensação

Leia mais

INFORME TÉCNICO SOBRE A RDC Nº20/2011

INFORME TÉCNICO SOBRE A RDC Nº20/2011 INFORME TÉCNICO SOBRE A RDC Nº20/2011 Orientações de procedimentos relativos ao controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição isoladas ou em associação.

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA entrega de documentos (BMPO, RMNRA, RMNRB2) por estabelecimentos (Farmácias/Drogarias) localizados no Município de Fortaleza-CE

PROCEDIMENTOS PARA entrega de documentos (BMPO, RMNRA, RMNRB2) por estabelecimentos (Farmácias/Drogarias) localizados no Município de Fortaleza-CE PROCEDIMENTOS PARA entrega de documentos (BMPO, RMNRA, RMNRB2) por estabelecimentos (Farmácias/Drogarias) localizados no Município de Fortaleza-CE CONSIDERAÇÕES CONSIDERANDO a Portaria Federal SVS/MS Nº344,

Leia mais

Fórum de discussão apresentam

Fórum de discussão   apresentam http://telessaude.ufsc.br/ apresentam com a Vigilância Sanitária: Legislação sanitária de medicamentos sujeitos a controle especial e antimicrobianos para serviços públicos ADRIANA DE CARLI DA SILVA FABIANA

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010 1. De que trata a RDC 44/2010? Esta resolução estabelece novos mecanismos para a prescrição e o controle da dispensação de medicamentos antimicrobianos. As novas regras estabelecem adequações de embalagem

Leia mais

Dispõe sobre o controle de antimicrobianos

Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Estabelece critérios para embalagem, rotulagem, dispensação e controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 07/2010 INTERESSADA: Dra. C. M. Z. CONSELHEIRA CONSULTORA:

Leia mais

Manual básico de utilização

Manual básico de utilização Manual básico de utilização Assistente SNGPC www.assistentesngpc.com.br Sumário 1. Acesso ao sistema 1.1. Login no sistema 1.1.1. Cadastro da farmácia/drogaria 1.1.2 Acesso 2. Abertura do inventário inicial

Leia mais

Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011.

Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011. Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011. À Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) A/C: Dr. Dirceu Brás Aparecido Barbano Diretor-Presidente Substituto em exercício Ref.: Resolução nº

Leia mais

Como Configurar e Realizar Controle do SNGPC? FAQ26

Como Configurar e Realizar Controle do SNGPC? FAQ26 Como Configurar e Realizar Controle do SNGPC? FAQ26 O SNGPC Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, monitora as movimentações de entrada (compras e transferências) e saída (vendas, transformações,

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário Procedimentos para Inventário Inicial Versão 1.0.3.97

Leia mais

2- Visualizar Inventário

2- Visualizar Inventário 2- Visualizar Inventário Clique em Visualizar Inventário Disponível somente após confirmar ou finalizar o inventário Fulano 0000/DF Imprima uma cópia para seu controle 3- Informar Ausência Férias Atestados

Leia mais

Capítulo II Das Condições Gerais

Capítulo II Das Condições Gerais RDC 44/2009 Capítulo II Das Condições Gerais Documentos legais (art.2 ): - Certidão de Regularidade do CRF - AFE - Alvará Sanitário - Manual de Boas Práticas Farmacêuticas Áreas Internas e Externas (Art.

Leia mais

Configurações Gerais SNGPC - Manual

Configurações Gerais SNGPC - Manual Configurações Gerais SNGPC - Manual Assista o vídeo explicativo para geração do arquivo do SNGPC O SNGPC - Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados é um instrumento informatizado para

Leia mais

Portaria n.º 43/2008

Portaria n.º 43/2008 Portaria n.º 43/2008 Dispõe sobre a documentação necessária para abertura de processos administrativos para solicitação, renovação e alteração de Licença Sanitária de farmácias e drogarias no Estado do

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS

MANUAL DO SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS MANUAL DO SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49)

Leia mais

GERÊNCIA TÉCNICA DE INFORMAÇÃO E QUALIDADE

GERÊNCIA TÉCNICA DE INFORMAÇÃO E QUALIDADE GERÊNCIA TÉCNICA DE INFORMAÇÃO E QUALIDADE ORIENTAÇÃO TÉCNICA PERGUNTAS E RESPOSTAS (OUTUBRO/2018) ÁREA: DROGARIA ASSUNTOS: MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL; ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA; QUESTÕES

Leia mais

Of. Apoio Adm. / nº 081/11 São Paulo, 13 de maio de 2011.

Of. Apoio Adm. / nº 081/11 São Paulo, 13 de maio de 2011. Of. Apoio Adm. / nº 081/11 São Paulo, 13 de maio de 2011. À Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA A/C: Dr. Dirceu Brás Aparecido Barbano Diretor-Presidente Ref. Resolução-RDC nº 20, de 5 de

Leia mais

PORTOTECH REVENDA SOFTPHARMA MT/PA CONTROLE ESPECIAL - ANTIMICROBIANOS (ANTIBIÓTICOS) RDC 44/2010 E RDC 20/2011

PORTOTECH REVENDA SOFTPHARMA MT/PA CONTROLE ESPECIAL - ANTIMICROBIANOS (ANTIBIÓTICOS) RDC 44/2010 E RDC 20/2011 PORTOTECH REVENDA SOFTPHARMA MT/PA CONTROLE ESPECIAL - ANTIMICROBIANOS (ANTIBIÓTICOS) RDC 44/2010 E RDC 20/2011 NESTE MATERIAL ESTAREMOS DISPONIBILIZANDO ALGUMAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O CORRETO

Leia mais

O SNGPC. O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados SNGPC será um conjunto de

O SNGPC. O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados SNGPC será um conjunto de O SNGPC O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados SNGPC será um conjunto de instrumentos informatizados utilizado para realizar o monitoramento da movimentação de medicamentos e substâncias

Leia mais

Treinamento de Farmácia

Treinamento de Farmácia Treinamento de Farmácia Requisitos para Farmácia Configurações para Farmácias Diferenças de configuração de produtos para SNGPC Modo automático do SNGPC Geração de Arquivos de SNGPC Configurações de Farmácia

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário CADASTROS DCB's Distribuidoras Laboratórios Medicamentos

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICA OU HOMEOPÁTICA Lei 3.820/60 Artigo 10 Item C

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICA OU HOMEOPÁTICA Lei 3.820/60 Artigo 10 Item C 1 FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICA OU HOMEOPÁTICA Lei 3.820/60 Artigo 10 Item C N º de Processos FICHA Nº / 20 Profissional : T. I. n º / 20 Estabelecimento

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS. Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF. T. I. n º: / 20 Profissional:

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS. Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF. T. I. n º: / 20 Profissional: FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF Ficha n º: / 20 N º de Processos: T. I. n º: / 20 Profissional: Estabelecimento: Nome

Leia mais

Medicamentos sujeitos a controle especial. Jackson C. Rapkiewicz Farmacêutico Gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos do CRF-PR

Medicamentos sujeitos a controle especial. Jackson C. Rapkiewicz Farmacêutico Gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos do CRF-PR Medicamentos sujeitos a controle especial Jackson C. Rapkiewicz Farmacêutico Gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos do CRF-PR Uso não racional dos medicamentos Falta de acesso ou uso incorreto

Leia mais

Termo de Verificação de Atividades em Estabelecimento Público

Termo de Verificação de Atividades em Estabelecimento Público Termo de Verificação de Atividades em Estabelecimento Público Denominação do local: Ente responsável pela administração: C.N.P.J.: Endereço: Tel/Fax: Município: Horário de Funcionamento: Farmacêutico:

Leia mais

A Dra. Giovanna Dimitrov possui mais de 22 anos de formada e vivência na área farmacêutica, onde o curso de Farmácia foi o primeiro passo para sua

A Dra. Giovanna Dimitrov possui mais de 22 anos de formada e vivência na área farmacêutica, onde o curso de Farmácia foi o primeiro passo para sua A Dra. Giovanna Dimitrov possui mais de 22 anos de formada e vivência na área farmacêutica, onde o curso de Farmácia foi o primeiro passo para sua carreira. Cursos como: Marketing, Merchandising aplicado,

Leia mais

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO-RDC No- 54, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013 DOU de 11/12/2013 Seção I págs. 76 e 77

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO-RDC No- 54, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013 DOU de 11/12/2013 Seção I págs. 76 e 77 DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO-RDC No- 54, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013 DOU de 11/12/2013 Seção I págs. 76 e 77 Dispõe sobre a implantação do sistema nacional de controle de medicamentos e os mecanismos e

Leia mais

MANUAL DE COMERCIALIZAÇÃO DO ACEFATO

MANUAL DE COMERCIALIZAÇÃO DO ACEFATO MANUAL DE COMERCIALIZAÇÃO DO ACEFATO Esse manual foi elaborado por Acesso Agro e ANDAV MANUAL DE COMERCIALIZAÇÃO DO ACEFATO ANDAV Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários

Leia mais

ORIENTAÇÕES REFERENTES À INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS)

ORIENTAÇÕES REFERENTES À INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) ORIENTAÇÕES REFERENTES À INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) MÉDICO VETERINÁRIO Todo médico veterinário (MV) que prescrever ou adquirir produtos sujeitos

Leia mais

DCB é a Denominação Comum Brasileira.

DCB é a Denominação Comum Brasileira. RMNRA Vias: - 2 Vias Data de Entrega: - Até o 15 dia do mês subseqüente Fixar as Notificações: -Fixar as notificações. A vigilância terá um prazo de 30 dias para devolução DCB DCB é a Denominação Comum

Leia mais

Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná Centro de Informação sobre Medicamentos AUTORES

Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná Centro de Informação sobre Medicamentos AUTORES Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná Centro de Informação sobre Medicamentos AUTORES Jackson Carlos Rapkiewicz Farmacêutico Gerente do Departamento Técnico-Científico do CRF-PR Rafaela Grobe

Leia mais

(entorpecentes), "A3", "B1" e "B2" (psicotrópicas) e "D1" PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998.

(entorpecentes), A3, B1 e B2 (psicotrópicas) e D1 PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998. PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998. A Secretária de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições e considerando a Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961 (Decreto n.º

Leia mais

REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA O REEMBOLSO

REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA O REEMBOLSO REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA O REEMBOLSO VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE GUIA: CLIQUE SOBRE OS TÓPICOS PARA ACESSO RÁPIDO: - O que é um reembolso? - Como o vendedor deve executar o cancelamento e reembolso? - Passo

Leia mais

Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998. Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. O Secretário de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, no uso de

Leia mais

SAMMED Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos

SAMMED Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos SAMMED Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos São Paulo, 17/05/19 Funcionalidades do SAMMED (novo) 1. Registro de Documento Informativo de Preço (DIP) 2. Consulta e acompanhamento da situação

Leia mais

PALESTRA: SNGPC VERSÃO 2.0 MÓDULO DE ANTIMICROBIANOS PALESTRANTE: RAFAEL FILIACCI BOVI 08/05/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES - SNGPC

PALESTRA: SNGPC VERSÃO 2.0 MÓDULO DE ANTIMICROBIANOS PALESTRANTE: RAFAEL FILIACCI BOVI 08/05/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES - SNGPC PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES - SNGPC Sobre Cadastro e Credenciamento... 1. Qual a diferença entre cadastro e credenciamento? Cadastro é a etapa em que o estabelecimento farmacêutico se cadastra no

Leia mais

GAB/SES/GO 0003/98. O

GAB/SES/GO 0003/98. O PARECER CONSULTA Nº 01/2009 APROVADO EM 19/02/2009 INTERESSADAS: E.R.S.S. e T.S.V. ASSUNTO: Emissão de talonários de notificação de substâncias psicotrópicas anorexígenas B2. RELATOR: HAROLDO DE OLIVEIRA

Leia mais

Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria de Vigilância em Saúde Célula de Vigilância Sanitária

Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria de Vigilância em Saúde Célula de Vigilância Sanitária Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria de Vigilância em Saúde Célula de Vigilância Sanitária 2017 APRESENTAÇÃO O presente Manual tem como objetivo auxiliar e orientar os profissionais farmacêuticos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

Legislação em Vigilância Sanitária PORTARIA N.º 344, DE 12 DE MAIO DE 1998

Legislação em Vigilância Sanitária PORTARIA N.º 344, DE 12 DE MAIO DE 1998 Página 1 de 36 em Vigilância Sanitária PORTARIA N.º 344, DE 12 DE MAIO DE 1998 Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. O Secretário de Vigilância Sanitária

Leia mais

Legislação. Para verificar a atualização desta norma, como revogações ou alterações, acesse o Visalegis.

Legislação. Para verificar a atualização desta norma, como revogações ou alterações, acesse o Visalegis. 122 captures 9 Feb 01-13 Mar 16 http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/344_98.htm Go MAR APR MAY 26 2010 2012 2013 Close Help Legislação Para verificar a atualização desta norma, como revogações ou alterações,

Leia mais

Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. PORTARIA SVS Nº 344, de 12/05/1998 Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. A Secretária de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, no uso de suas

Leia mais

Altera os Decretos n s , de l0/6/1974 e de 5/1/ Decreto 793 de 05/4/1993

Altera os Decretos n s , de l0/6/1974 e de 5/1/ Decreto 793 de 05/4/1993 Altera os Decretos n s 74.170, de l0/6/1974 e 79.094 de 5/1/1977 - Decreto 793 de 05/4/1993 Ementa: Altera os Decretos n s 74.170, de l0/6/1974 e 79.094 de 5/1/1977, que regulamentam, respectivamente,

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde Obs.: Verifique o período de cadastro pelo site do Fundo Nacional de Saúde ou ligue na Central de Atendimento do FNS 0800 644 8001

Leia mais

COMO PROCEDER PARA COMERCIALIZAR MEDICAMENTOS CONTROLADOS

COMO PROCEDER PARA COMERCIALIZAR MEDICAMENTOS CONTROLADOS COMO PROCEDER PARA COMERCIALIZAR MEDICAMENTOS CONTROLADOS SNGPC Controle informatizado da Portaria 344/1998 Com o objetivo de facilitar o controle dos medicamentos pertencentes à Portaria 344/MS 1998,

Leia mais

Substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial - Portaria 344 de 12/5/1998

Substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial - Portaria 344 de 12/5/1998 Substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial - Portaria 344 de 12/5/1998 Ementa: Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Atualizada pela Resolução

Leia mais

ANEXO I DA DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.752, DE 03 DE JULHO DE FLUXOS DE ACESSO À TALIDOMIDA NO SUS/MG PROGRAMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

ANEXO I DA DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.752, DE 03 DE JULHO DE FLUXOS DE ACESSO À TALIDOMIDA NO SUS/MG PROGRAMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ANEXO I DA DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.752, DE 03 DE JULHO DE 2018. FLUXOS DE ACESSO À TALIDOMIDA NO SUS/MG PROGRAMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 1) A DMEST realizará Programação de talidomida e solicitará ao Ministério

Leia mais

Z o l p i d e m r e c e i t a a z u l o u b r a n c a

Z o l p i d e m r e c e i t a a z u l o u b r a n c a Z o l p i d e m r e c e i t a a z u l o u b r a n c a (efeito ansiolítico) e para. Posts sobre sibutramina receita azul ou branca escritos por bossremedioss. ATUALIZADO HOJE Guia Completo com Nomes de

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde - 2013 ETAPAS DO PROPONENTE PARA CADASTRO DE PROPOSTAS DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE A apresentação contemplará: Indicação de Objeto para Emenda

Leia mais

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o solicitar Visto para execução de obras ou serviços pelo Portal CreaÁgil. 2 Acesse através

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário ENTRADA DE NOTA FISCAL 1 - LANÇAMENTO MANUAL 2 - IMPORTAÇÃO

Leia mais

Portaria nº 344, de 12 de Maio de 1998

Portaria nº 344, de 12 de Maio de 1998 Portaria nº 344, de 12 de Maio de 1998 Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. O Secretário de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, no uso de

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 22, DE 29 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO - RDC Nº 22, DE 29 DE ABRIL DE 2014 RESOLUÇÃO - RDC Nº 22, DE 29 DE ABRIL DE 2014 Dispõe sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC, revoga a Resolução de Diretoria Colegiada nº 27, de 30 de março de 2007,

Leia mais

Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná Centro de Informação sobre Medicamentos AUTORES

Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná Centro de Informação sobre Medicamentos AUTORES Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná Centro de Informação sobre Medicamentos AUTORES Jackson Carlos Rapkiewicz Farmacêutico Gerente do Departamento Técnico-Científico do CRF-PR Rafaela Grobe

Leia mais

Legislação em Vigilância Sanitária. Página Inicial Pesquisa Complementar Estatísticas do site Normas Consolidadas Publicações de Hoje Glossário Ajuda

Legislação em Vigilância Sanitária. Página Inicial Pesquisa Complementar Estatísticas do site Normas Consolidadas Publicações de Hoje Glossário Ajuda Legislação em Vigilância Sanitária Página Inicial Pesquisa Complementar Estatísticas do site Normas Consolidadas Publicações de Hoje Glossário Ajuda título: Resolução RDC nº 27, de 30 de março de 2007

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2015 1 Índice 1. Acesso de Aluno I. Cadastro de Aluno Externo...3 II. Cadastro de Aluno USP sem cadastro no Atena...6 III. Acesso

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ SANITÁRIO (INICIAL E RENOVAÇÃO)

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ SANITÁRIO (INICIAL E RENOVAÇÃO) SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ SANITÁRIO (INICIAL E RENOVAÇÃO) 01 02 DISTRIBUIDORA, ARMAZENADORA, IMPORTADORA E EXPORTADORA DE MEDICAMENTOS DE USO HUMANO, PRODUTOS PARA SAÚDE, COSMÉTICOS E SANEANTES. Entregar cópias

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SG3

MANUAL OPERACIONAL SG3 MANUAL OPERACIONAL SG3 (Sistema de Gerenciamento de Terceiros) Introdução O presente manual tem por finalidade orientar todas as empresas terceiras, quanto às funcionalidades do SG3 (Sistema de Gerenciamento

Leia mais

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005)

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Fica estabelecidos, por meio do presente regulamento, os requisitos mínimos relativos à obrigatoriedade,

Leia mais

Barra do Garças (MT), 24 de junho de 2010

Barra do Garças (MT), 24 de junho de 2010 Barra do Garças (MT), 24 de junho de 2010 PORTARIA SVS/MS Nº 344, de 12 de maio de 1998 Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Barra do Garças (MT),

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dumont

Prefeitura Municipal de Dumont PORTARIA N.º 2.539 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre as diretrizes para prescrição e dispensação de medicamentos no âmbito das unidades integrantes do Sistema Único de Saúde sob gestão municipal.

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA PORTARIA/SVS Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998 (*)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA PORTARIA/SVS Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998 (*) PORTARIA/SVS Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998 (*) (Publicada em DOU nº 91, de 15 de maio de 1998) (Republicada em DOU nº 93, de 19 de maio de 1998) (Republicada em DOU nº 251, de 31 de dezembro de 1998) (Republicada

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998(*) 11/06/2019 Ministério da Saúde

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998(*) 11/06/2019 Ministério da Saúde ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998(*) Aprova o Regulamento Técnico

Leia mais

PORTARIA N.º 344, DE 12 DE MAIO DE D.O.U de 31/12/1998

PORTARIA N.º 344, DE 12 DE MAIO DE D.O.U de 31/12/1998 Fechar Imprimir Titulo: PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998 Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos Ementa Oficial: sujeitos a controle especial. Atualizada pela Resolução-RDC

Leia mais

GUIA PARA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL PORTARIA 344/98 E PORTARIA 06/99

GUIA PARA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL PORTARIA 344/98 E PORTARIA 06/99 GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA DE MEDICAMENTOS E CORRELATOS GUIA PARA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

MANUAL. do Sistema Web. SNGPC Grátis

MANUAL. do Sistema Web. SNGPC Grátis MANUAL do Sistema Web SNGPC Grátis Email: info@sngpcgratis.com.br 1 / 46 1) Cadastrar a empresa no site SNGPCGRATIS, clicando no link CADASTRE GRÁTIS 2 / 46 2) Preencher corretamente os campos, sendo que

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário Movimento de Saída Procedimentos para Perdas e/ou

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Resolução RDC n de outubro de 2010

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Resolução RDC n de outubro de 2010 Resolução RDC n 44 26 de outubro de 2010 PROJETO INICIAL Proposta de Medida mais Restritiva para prescrição e dispensação de Antibióticos no Brasil. Antibioticoterapia Características específicas: Utilização

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Cadastro de oportunidades sem autenticação do usuário

Coordenação de Estágio Integrado. Cadastro de oportunidades sem autenticação do usuário Coordenação de Estágio Integrado Cadastro de oportunidades sem autenticação do usuário 18 de Novembro de 2014 Acesso ao sistema Para o usuário cadastrar uma oportunidade no (SGE) sem a necessidade de se

Leia mais

1 - Pode ser aceita uma receita de antibiótico de outro estado?

1 - Pode ser aceita uma receita de antibiótico de outro estado? Perguntas frequentes da Orientação Farmacêutica 1 - Pode ser aceita uma receita de antibiótico de outro estado? Sim, a receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por dez dias a

Leia mais

O PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL

O PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL O PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL O programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004, com o objetivo fundamental de proporcionar maior acesso da população aos medicamentos, que são considerados

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário MAPAS BMPO RMNRA RMNRB2 Versão 1.0.3.97 MAPAS Objetivo:

Leia mais

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados.

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. MANUAL DO USUÁRIO Copyright 2000-2017 Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os nomes e dados fornecidos

Leia mais

Rio de Janeiro Equipe de Fiscalização

Rio de Janeiro Equipe de Fiscalização Rio de Janeiro - 2017 Equipe de Fiscalização Atribuições do CRF Lei Federal 3820/1960 Art. 10 - As atribuições dos Conselhos Regionais são as seguintes:... c) fiscalizar o exercício da profissão, impedindo

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA SEEC Eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura CONSEC MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS

Leia mais

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos

Leia mais

FICHA DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES FARMACÊUTICAS EM INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS

FICHA DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES FARMACÊUTICAS EM INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS FICHA DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES FARMACÊUTICAS EM INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS Ficha n º: / 20 N º de Processos: T. I. n º: / 20 Profissional: Estabelecimento: 1 FARMACÊUTICO (A) RESPONSÁVEL:

Leia mais

Sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Contador

Sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Contador 1 SUMÁRIO Assunto Pág Tela Principal... 2 Ambiente de Teste... 2 Área do Contador... 2 Cadastro de Login e Senha... 2 Formulário > Cadastro Contadores... 3 Login do Sistema... 3 Alteração de Senha... 4

Leia mais

ÉTICA E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL NOVA FICHA DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES FARMACÊUTICAS

ÉTICA E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL NOVA FICHA DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES FARMACÊUTICAS ÉTICA E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL NOVA FICHA DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES FARMACÊUTICAS Emyr Roberto Carobene Franceschi Vice-Presidente e Diretor da Fiscalização Eduardo Antonio Pereira

Leia mais

NOVA VERSÃO DO SNGPC

NOVA VERSÃO DO SNGPC NOVA VERSÃO DO SNGPC DIGITAÇÃO NO SNGPC -Entrada de Inventário -Confirmação do Inventário Inicial Base de Dados Do SNGPC Computador da Farmácia (Sistema Operacional) Gerar Arquivo XML do Estoque (Controlados

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SG3

MANUAL OPERACIONAL SG3 MANUAL OPERACIONAL SG3 (Sistema de Gerenciamento de Terceiros) Introdução O presente manual tem por finalidade orientar todas as empresas terceiras, quanto às funcionalidades do SG3 (Sistema de Gerenciamento

Leia mais

Nota Técnica sobre Lenalidomida

Nota Técnica sobre Lenalidomida Nota Técnica sobre Lenalidomida Elaborada pela Coordenação Técnicocientífica do Conselho Federal de Farmácia Lenalidomida é um medicamento com ação imunossupressora e indicado para o tratamento de pacientes

Leia mais

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos MANUAL PARA USUÁRIOS O Sistema PROCAD é uma das soluções que compõem o SAT Sistema de Arrecadação Tributária. Este manual é um passo-a-passo para

Leia mais

SNGPC Captura de receituário

SNGPC Captura de receituário SNGPC Captura de receituário O SNGPC monitora medicamentos sujeitos ao controle especial conforme o regime da Portaria nº SVS/MS 344/98 e Portaria SVS/MS nº 6/99 e suas atualizações. Tem como principais

Leia mais

RESOLUÇÃO-RDC No- 59, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009

RESOLUÇÃO-RDC No- 59, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 RESOLUÇÃO-RDC No- 59, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e definição dos mecanismos para rastreamento de medicamentos, por meio de tecnologia

Leia mais

Orientação de cadastro cadsei (cadastro no sei)

Orientação de cadastro cadsei (cadastro no sei) Orientação de cadastro cadsei (cadastro no sei) CADSEI Usuário externo/cadastrado: qualquer pessoa poderá consultar o CADSEI. Após a aprovação do cadastro receberá login e senha para acesso (art.3º, letra

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS)

ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) MÉDICO VETERINÁRIO Todo médico veterinário (MV) que prescrever ou adquirir produtos sujeitos

Leia mais

DDC DOMICÍLIO DIGITAL DO CONTRIBUINTE.

DDC DOMICÍLIO DIGITAL DO CONTRIBUINTE. DDC DOMICÍLIO DIGITAL DO CONTRIBUINTE. MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO CADASTRAMENTO NO DDC DOMICÍLIO DIGITAL DO CONTRIBUINTE Este Manual tem por finalidade informar os procedimentos a serem adotados

Leia mais