ORIENTAÇÕES REFERENTES À INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES REFERENTES À INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS)"

Transcrição

1 ORIENTAÇÕES REFERENTES À INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) MÉDICO VETERINÁRIO Todo médico veterinário (MV) que prescrever ou adquirir produtos sujeitos a controle especial estabelecidos na Instrução Normativa n 25/2012 (IN n 25/2012) deverá seguir obrigatoriamente as orientações aqui prestadas, assim como a referida instrução, no que couber. A prescrição e aquisição de produtos de uso veterinário sujeitos a controle especial só pode ser realizada por Médico Veterinário devidamente cadastrado no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários. As orientações abaixo foram baseadas em informações disponibilizadas no site do MAPA e no manual da IN25 da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo. Cadastro SIPEAGRO: O sistema para cadastramento do médico veterinário pode ser acessado da seguinte maneira: 1. Ir ao endereço eletrônico do MAPA: 2. Clicar em Serviços e Sistemas ; 3. Clicar em Sistemas e então selecionar SIPEAGRO Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários; 4. Clicar em NÃO SOU CADASTRADO; 5. Preencher a tela do pré-cadastro e clicar em enviar; Obs.: Se essa tela não aparecer, volte no passo anterior e clique novamente em Não Sou Cadastrado. 6. O Sistema enviará para o cadastrado um login e uma senha de acesso;

2 7. Com esse login e senha, volte na primeira tela de acesso ao sistema e clique em JÁ SOU CADASTRADO; 8. Clicar em MÉDICO VETERINÁRIO > NOVO CADASTRO. Preencher os campos e anexar os documentos digitalizados: - Carteira do CRMV; - Comprovante de residência (comprovante deve ser de até três meses da data da solicitação); - Declaração de Responsabilidade (Anexo I): deverá ser impressa, preenchida e digitalizada. Após a o encaminhamento dessas documentações via Sistema SIPEAGRO, o Médico Veterinário deverá aguardar a análise do MAPA. Caso seja identificada qualquer não conformidade na análise dos documentos, a solicitação terá parecer desfavorável ao cadastro, pois o Sistema não abre a possibilidade de abertura de pendência para este tipo de solicitação. Neste caso o Médico Veterinário solicitante deverá realizar nova solicitação de cadastro, seguindo todos os passos desde o início, e entrará novamente na fila de análise. Requisição de Numeração para confecção do talonário de notificação de receita veterinária e de notificação de Aquisição. Após o cadastro deferido, o Médico Veterinário deverá ficar atento às próximas instruções que lhe serão enviadas pelo MAPA via ou ainda poderá se adiantar entrando em contato por telefone com a Superintendência Federal do MAPA do seu Estado, buscando informações sobre qual endereço eletrônico ele deverá fazer o envio do formulário de requisição de numeração para confecção do talonário de receita veterinária e de notificação de Aquisição. Para os cadastros realizados no estado de São Paulo, o Médico Veterinário deverá entrar em contato com o Serviço de Fiscalização de Insumos Pecuários, na Superintendência Federal de Agricultura do Estado de São Paulo do MAPA (SEFIP/SFA/SP MAPA), através do

3 já para a região de Minas Gerais através do produtos.controlados-mg@agricultura.gov.br. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para o produtos.controlados@agricultura.gov.br (suporte técnico oficial do sistema de cadastro SIPEAGRO). A utilização dos talonários de notificação de receita veterinária e de aquisição por médico veterinários aqui tratados deverá ser feita com o intuito de prescrever/adquirir medicamentos contendo substâncias sujeitas a controle especial de USO VETERINÁRIO. O de solicitação deve conter a via original digitalizada do formulário de requisição conforme ANEXO II deste documento, devidamente assinado pelo Médico Veterinário com firma reconhecida em cartório. Serão fornecidos no máximo 50 números por tipo de notificação (A, B, C2, de controle especial (C1-C4-C5). O modelo de formulário contido no ANEXO II deste procedimento contém as informações requeridas pela IN 25/12 e os dados de número de cadastro do Médico Veterinário e quantidade de números solicitados para emissão de notificações. Após análise da solicitação enviada por , pelo Médico Veterinário, a numeração a ser concedida será encaminhada para o mesmo de solicitação. Fornecimento de numeração de talonários a serem confeccionados pelo Médico Veterinário requerente: Estes talonários serão confeccionados pelo Médico Veterinário requerente, utilizando a numeração fornecida pelo MAPA. É obrigatório seguir os modelos fornecidos pelo MAPA para a confecção dos talonários (conforme o Anexo V da IN25/2012).

4 Orientações gerais sobre os modelos de talonários: Todos os talonários deverão ser confeccionados de acordo com os modelos fornecidos pelo MAPA e obedecendo as exigências da IN 25/2012. As notificações de receita veterinária deverão ser impressas na forma de talão com numeração sequencial das folhas, sendo três vias para cada número, apresentando obrigatoriamente em destaque em cada uma das vias os dizeres: "1ª VIA - ESTABELECIMENTO FORNECEDOR"; "2ª VIA - RESPONSÁVEL PELO ANIMAL"; e "3ª VIA - MÉDICO VETERINÁRIO PRESCRITOR. O talonário de notificação de receita que contenha substância das listas C1, C4 ou C5, que inclui o nosso produto Nulli (à base de tramadol), deverá ser impresso pelo Médico Veterinário, em papel de cor branca no tamanho 20 x 15 cm, 3 vias (observando o caput do artigo 3º da IN 25/2012). As notificações de aquisição por Médico Veterinário, conforme modelo do Anexo VI da IN25/12, deverão ser impressas na forma de talão com numeração sequencial das folhas, sendo duas vias para cada número, apresentando obrigatoriamente em destaque em cada uma das vias os dizeres: "1ª VIA - ESTABELECIMENTO FORNECEDOR"; "2ª VIA - MÉDICO VETERINÁRIO. A Notificação de aquisição por Médico Veterinário será confeccionado pelo Médico Veterinário em papel de cor branca, tamanho 20 x 15 cm, 2 vias (observando o artigo 9º da IN 25/2012). Orientações importantes sobre o preenchimento dos talonários de notificação de receita e de notificação de talonário: A notificação de receita veterinária deve conter somente um produto de uso veterinário e a quantidade deve ser expressa em algarismos arábicos, sem emenda ou rasura, devendo ser aviadas em estabelecimento que manipule ou comercie produto de uso veterinário.

5 A notificação de receita veterinária deverá conter, no máximo, a quantidade de produto suficiente para 30 (trinta) dias de tratamento. A notificação de aquisição por Médico Veterinário deve ser preenchida em duas vias identificadas de forma inequívoca, contendo carimbo legível e assinatura do Médico Veterinário e do Responsável Técnico do estabelecimento fornecedor do produto. Cada notificação de aquisição por Médico Veterinário deve conter, no máximo, quatro apresentações de produtos de uso veterinário e a quantidade de cada apresentação deve ser expressa por extenso, sem emenda ou rasura. Arquivo de vias para fiscalizações O Médico Veterinário deverá arquivar por no mínimo 2 anos (a partir da data de emissão), em ordem cronológica: - Terceiras vias das Notificações de Receita Veterinária de Controle Especial; - Segundas vias das Notificações de Aquisição por Médico Veterinário. Controles Aplicados à Comercialização de produtos controlados Nos estabelecimentos, os produtos controlados como o Nulli, deverão ser armazenados em local específico. Esse local deve garantir o acesso restrito ao Responsável Técnico ou pessoa designada por ele. O local de armazenagem deve ser trancado com chave, e o Médico Veterinário Responsável Técnico (RT) responde pelo controle de acesso à chave. Para controle de movimentação destes produtos controlados, os estabelecimentos devem manter, para fins de fiscalização e controle dos estoques, livros de registro específicos conforme modelo do anexo VIII da IN25/12. Cada página do livro deve destinar-se à escrituração em ordem cronológica de entrada e saída de uma única apresentação do produto.

6 A escrituração deve ser legível, sem rasuras ou emendas e atualizada, no máximo, a cada 7 dias. Os livros de registro devem conter os termos de Abertura e de Encerramento conforme modelo dos anexos IX e X da IN25/12. Além dos livros, o estabelecimento deve possuir o livro de receituário geral, que deve obedecer à ordem sequencial de recebimento da receita, numerando a mesma com carimbo ou etiqueta. Após o encerramento, os Livros de Registro devem ser arquivados no próprio estabelecimento, ficando à disposição da fiscalização pelo prazo mínimo de 2 anos a partir da data de encerramento. Relatório de Movimentação de Estoque O estabelecimento que fabrique, importe, exporte ou manipule estes produtos controlados, deverá enviar o relatório trimestral e anual para a Coordenação de Fiscalização de Produtos Veterinários (produto.controlados@agricultura.gov.br). O relatório trimestral deve ser enviado até o dia 15 dos meses de abril, julho, outubro e janeiro; e o anual deve ser enviado até o dia 31 de janeiro do ano subsequente.

7 ANEXO I MODELO DE DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE NOME ENDEREÇO TELEFONE CIDADE/UF CÉDULA DE IDENTIDADE. RG ÓRGÃO EXPEDITOR DATA DE EXPEDIÇÃO CPF CRMV/SP Declaro que assumo total responsabilidade pela guarda e utilização dos talonários de notificação de receita veterinária A e/ou dos talonários impressos com sequência numérica a mim confiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA. Comprometo-me a cumprir os dispositivos previstos na Instrução Normativa n 25 de 08 de novembro de CEP, / / Local e data. Assinatura e carimbo do Médico Veterinário (RECONHECER FIRMA EM CARTÓRIO)

8 ANEXO II MODELO DE FORMULÁRIO DE REQUISIÇÃO DE TALONÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE RECEITA VETERINÁRIA A E NUMERAÇÃO PARA CONFECÇÃO DOS DEMAIS TALONÁRIOS Nome do Requisitante: N CRMV/UF: Endereço: de Contato: CEP: Cidade: UF: Número do Cadastro no MAPA: Marcar com X o(s) objeto(s) da requisição e descrever a quantidade*: Talonário de notificação de receita Veterinária A Numeração para confecção de talonário de notificação de receita veterinária B Numeração para confecção de talonário de notificação de receita veterinária C2. Numeração para confecção de talonário de notificação de receita veterinária de controle especial (C1, C4, C5) Quantidade de números solicitados: Quantidade de números solicitados: Quantidade de números solicitados: Quantidade de números solicitados: Numeração para confecção de talonário de notificação de aquisição por médico veterinário. Quantidade de números solicitados: *Máximo de 50 números para cada tipo de requisição., de de Assinatura e carimbo do Médico Veterinário

9 Anexo V MODELO DE NOTIFICAÇÃO DE RECEITA VETERINÁRIA "C1, C4 E C5" (CORRESPONDE AO ANEXO V DA IN 25/2012) NOTIFICAÇÃO DE RECEITA VETERINÁRIA ( )C1 ( )C4 ( )C5 1. IDENTIFICAÇÃO DO ANIMAL E DO PROPRIETÁRIO 1.1. Nome do animal: 1.2. Espécie: 1.3. Raça: Nº UF 1.4. ID-Tatuagem: 1.5. Pelagem / Cor: 1.6. Idade: 1.7. Peso / Kg: 1.8. Nome do proprietário do animal: 1.9. Cidade UF: Localização do animal / endereço ou propriedade: Cidade UF: CEP: 2. PRODUTO DE USO VETERINÁRIO 2.1. Nome do Produto: 2.2. Quantidade e apresentação: 2.3. Concentração por unidade posológica: 2.4. Prescrição (espécie, gênero, número de animais, dose, intervalo entre doses, duração do tratamento, período de carência): 3. IDENTIFICAÇÃO DO COMPRADOR 3.1. Nome do comprador: 3.2. CPF / CNPJ: 3.3. Telefone: 3.4. Endereço: 3.5. Cidade UF: 3.6. CEP: 4. IDENTIFICAÇÃO DO PRESCRITOR Local e data: Carimbo e assinatura do Médico Veterinário 1ª VIA: FORNECEDOR; 2ª VIA: RESPONSÁVEL (EIS) PELO (S) ANIMAL (AIS); 3ª VIA: PRESCRITOR 5. IDENTIFICAÇÃO DO FORNECEDOR Local e data: Carimbo e assinatura do responsável técnico do estabelecimento fornecedor ATENÇÃO: VÁLIDO POR 30 DIAS

10 ANEXO VI MODELO DE NOTIFICAÇÃO DE AQUISIÇÃO POR MÉDICO VETERINÁRIO (CORRESPONDE AO ANEXO VI DA IN 25/2012) NOTIFICAÇÃO DE AQUISIÇÃO POR MÉDICO VETERINÁRIO FORNECEDOR; 2ª VIA: VETERINÁRIO 1ª VIA: Nº UF 1. IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL 1.1. Nome: 1.2. CRMV UF: 1.3. Número do Cadastro no MAPA: 1.4. Endereço: 1.5. Cidade / UF: 1.6. CEP: 1.7. Telefone: 1.8. Telefone celular: 2. PRODUTO DE USO VETERINÁRIO 2.1. Nome do produto 2.2. Quantidade e apresentação 2.3. Concentração por unidade posológica 2.4. Nome do produto 2.5. Quantidade e apresentação 2.6. Concentração por unidade posológica 2.7. Nome do produto 2.8. Quantidade e apresentação 2.9. Concentração por unidade posológica Nome do produto Quantidade e apresentação 212. Concentração por unidade posológica 3.IDENTIFICAÇÃO DO FORNECEDOR 3.1. Razão Social 3.2. Nº de Registro no MAPA 3.3. CNPJ 3.4. Endereço 3.5. Cidade UF 3.6. CEP 3.7. Telefone 3.8 Telefone celular 4. IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL Local e data: 5. IDENTIFICAÇÃO DO FORNECEDOR Local e data: Carimbo e assinatura do Médico Veterinário Carimbo e assinatura do responsável técnico do estabelecimento fornecedor

11

12

13

ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS)

ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) MÉDICO VETERINÁRIO Todo médico veterinário (MV) que prescrever ou adquirir produtos sujeitos

Leia mais

CADASTRO SIPEAGRO E ORIENTAÇÕES REFERENTE À AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DE CONTROLE ESPECIAL

CADASTRO SIPEAGRO E ORIENTAÇÕES REFERENTE À AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DE CONTROLE ESPECIAL CADASTRO SIPEAGRO E ORIENTAÇÕES REFERENTE À AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DE CONTROLE ESPECIAL (Informações obtidas na Instrução Normativa nº35, de 11 de setembro de 2017). Segundo o art. 10 da IN nº35 (11/09/2017),

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO:

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Acessar o endereço eletrônico do MAPA www.agricultura.gov.br e na página

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola Manual de Sinistro BB Seguro Agrícola Julho 2016 1 Sumário INTRUÇÕES PARA AVISO E ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO... 3 ANEXO I - LISTA DE DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENTREGUES PARA ANÁLISE DO SINISTRO. 5 ANEXO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 844, DE 20 DE SETEMBRO DE 2006

RESOLUÇÃO Nº 844, DE 20 DE SETEMBRO DE 2006 RESOLUÇÃO Nº 844, DE 20 DE SETEMBRO DE 2006 Dispõe sobre atestado de sanidade e óbito de animais, assim como os de vacinação de animais e os de sanidade dos produtos de origem animal e dá outras providências.

Leia mais

Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online?

Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online? Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online? É muito fácil e seguro, solicite através do nosso site eletrossaude.com.br ou pelo aplicativo. É bom para você. Que ganha mais tempo

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010 1. De que trata a RDC 44/2010? Esta resolução estabelece novos mecanismos para a prescrição e o controle da dispensação de medicamentos antimicrobianos. As novas regras estabelecem adequações de embalagem

Leia mais

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil Manual de Cadastro de Instituições de Ensino MPE 1. OBJETIVO......... 3 2. ETAPAS......... 3 3.1. Acesso ao Portal para cadastro...... 3 3.2. Alteração de d Senha......... 5 3.3. Envio dos documentos obrigatórios

Leia mais

Art. 6º A coleta de amostra e requisição de exame laboratorial para diagnóstico de AIE e Mormo só poderá ser realizada por:

Art. 6º A coleta de amostra e requisição de exame laboratorial para diagnóstico de AIE e Mormo só poderá ser realizada por: INSTRUÇÃO NORMATIVA/ PORTARIA Nº002/2017, DE 04 DE ABRIL DE 2017. Institui, no Estado do Pará, normas complementares e medidas voltadas ao Programa de Sanidade Equídea no estado através do cadastramento

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA entrega de documentos (BMPO, RMNRA, RMNRB2) por estabelecimentos (Farmácias/Drogarias) localizados no Município de Fortaleza-CE

PROCEDIMENTOS PARA entrega de documentos (BMPO, RMNRA, RMNRB2) por estabelecimentos (Farmácias/Drogarias) localizados no Município de Fortaleza-CE PROCEDIMENTOS PARA entrega de documentos (BMPO, RMNRA, RMNRB2) por estabelecimentos (Farmácias/Drogarias) localizados no Município de Fortaleza-CE CONSIDERAÇÕES CONSIDERANDO a Portaria Federal SVS/MS Nº344,

Leia mais

MANUAL DE CADASTRAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO NOVAS OU INATIVAS MEIA PASSAGEM ESTUDANTIL

MANUAL DE CADASTRAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO NOVAS OU INATIVAS MEIA PASSAGEM ESTUDANTIL MANUAL DE CADASTRAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO NOVAS OU INATIVAS MEIA PASSAGEM ESTUDANTIL ÍNDICE I. APRESENTAÇÃO...3 II. ESCLARECIMENTOS...3 III. COMO PREPARAR A DOCUMENTAÇÃO PARA O SALVADORCARD...3

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

Manual de Sinistro. Seguro Floresta

Manual de Sinistro. Seguro Floresta Manual de Sinistro Seguro Floresta Julho 2016 1 Sumário INTRUÇÕES PARA AVISO E ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO... 3 ANEXO I - LISTA DE DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENTREGUES PARA ANÁLISE DO SINISTRO. 5 ANEXO II

Leia mais

Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011.

Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011. Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011. À Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) A/C: Dr. Dirceu Brás Aparecido Barbano Diretor-Presidente Substituto em exercício Ref.: Resolução nº

Leia mais

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA 1. ACESSO AO SISTEMA DE CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS Para visualizar o Cadastro e Resolução de Recursos, o usuário com o perfil de Solicitante

Leia mais

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Obrigatório para quem não possui acesso ao SEI 1) Acessar o link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usu

Leia mais

Inclusão e Alteração de Beneficiário Titular

Inclusão e Alteração de Beneficiário Titular Inclusão e Alteração de Beneficiário Titular Para Inclusão de um novo beneficiário titular, siga as orientações: 1 No seu navegador, digite o endereço eletrônico - www.goldencross.com.br; 2 No menu superior,

Leia mais

REEMBOLSO ONLINE. Aplicativo simplifica a solicitação do reembolso assistencial e de medicamentos.

REEMBOLSO ONLINE. Aplicativo simplifica a solicitação do reembolso assistencial e de medicamentos. REEMBOLSO ONLINE Aplicativo simplifica a solicitação do reembolso assistencial e de medicamentos. COMO BAIXAR O APP APLICATIVO MOBILE - SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO Acesse a Play Store ou Apple Store no seu

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO DO PORTAL DO CANDIDATO Envio de documentos para comprovação de renda O primeiro passo, depois da apropriação dos termos do edital 10/2019-Prograd, é acessar o Portal do Candidato, no endereço candidato.ufes.br.

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO. Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa

PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO. Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa Unidade: PROPED Código: POP- PROPED-02 Versão: 01 (mai/18) Página: 1-11 Objetivo: Realizar o cadastro de projetos de pesquisas

Leia mais

ANÁLISE DE CRÉDITO FINANCIAMENTO CONSÓRCIO COM ENTREGA ANTECIPADA

ANÁLISE DE CRÉDITO FINANCIAMENTO CONSÓRCIO COM ENTREGA ANTECIPADA ANÁLISE DE CRÉDITO FINANCIAMENTO CONSÓRCIO COM ENTREGA ANTECIPADA ANÁLISE Para Efetuar a venda de Financiamento, Entrega antecipada ou venda parcelada deverá ser realizada a Pré- Análise via fone: A revenda

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SU MÁ RIO Orientações gerais Como acessar e preencher a tela de cadastro? Detalhamento

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL NOTIFICAÇÃO DE RECEITA A Notificação de Receita é o documento padronizado que acompanhado de receita, autoriza a dispensação

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno Portaria 0988/2013- GAB, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo:

Leia mais

PGA_SIGSIF: SOLICITAÇÃO E CONCESSÃO DE ACESSO EXTERNO

PGA_SIGSIF: SOLICITAÇÃO E CONCESSÃO DE ACESSO EXTERNO PGA_SIGSIF: SOLICITAÇÃO E CONCESSÃO DE ACESSO EXTERNO Divisão de Registro e Cadastro - DREC/CGI/DIPOA - SDA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento registro.dipoa@agricultura.gov.br Tel: (61)

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Índice. Manual de Registro de Animais

Índice. Manual de Registro de Animais Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5 Dados do Animal...6 Proprietários...6 Dados do Pet...6 Fotos...7 Informações Médicas...7

Leia mais

Art. 5º A SDA manifestar-se-á dentro do prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos da data de recebimento da solicitação de autorização.

Art. 5º A SDA manifestar-se-á dentro do prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos da data de recebimento da solicitação de autorização. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 15 DE MARÇO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

a) Requerimento dirigido ao Chefe da DFDSA, solicitando credenciamento ou renovação para comercializar aves vivas

a) Requerimento dirigido ao Chefe da DFDSA, solicitando credenciamento ou renovação para comercializar aves vivas SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA CREDENCIAMENTO E EXPEDIÇÃO DE CADASTRAMENTO AOS ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZEM AVES VIVAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CONFORME

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº XX, DE XXX DE xxxxxxxxxxxxxx DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº XX, DE XXX DE xxxxxxxxxxxxxx DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº XX, DE XXX DE xxxxxxxxxxxxxx DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições conferidas pelo art. 2º do Decreto nº 5.741, de 30 de março

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 001/2014-UNEMAT

INSTRUÇÃO NORMATIVA 001/2014-UNEMAT INSTRUÇÃO NORMATIVA 001/2014-UNEMAT Dispõe sobre a expedição de diplomas dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu no âmbito da Universidade do Estado de Mato Grosso. CONSIDERANDO a autonomia administrativa

Leia mais

COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ

COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ RELAÇÃO DE DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O REGISTRO PESSOA JURÍDICA EMPRESÁRIO INDIVIDUAL OBRIGATORIEDADE DO REGISTRO PROFISSIONAL (Lei nº 4.886/65 Art. 3º) As pessoas jurídicas

Leia mais

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Índice Área do Cliente Acompanhamento de processos Identificação de Cotas Solicitação de liberação de crédito Pendências para análise

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia PROCEDIMENTOS PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MESTRADO EM ZOOTECNIA Visando

Leia mais

MANUAL DE #NOVAGOL SUPORTE FORNECEDORES

MANUAL DE #NOVAGOL SUPORTE FORNECEDORES MANUAL DE SUPORTE #NOVAGOL FORNECEDORES SU MÁ RIO 1. REQUISITOS DE CADASTRO... 1.1. Documentação Necessária... 2. PRÉ-CADASTRO DE FORNECEDORES... 2.1. Como Fazer o Pré-cadastro... 2.2. Informações Básicas...

Leia mais

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Obrigatório para quem não possui acesso ao SEI 1) Acessar o link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usu

Leia mais

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir.

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir. São Paulo, de de 20. Ref.: Solicitação de Documentos Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir. Aviso de Sinistro:

Leia mais

SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES

SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES LOGANDO... Abrir o aplicativo Interbind, tocando no ícone na tela do smartphone O campo e-mail aparecerá preenchido Inserir senha Entrar Selecionar Condomínio e perfil

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2017 [ Versão

Leia mais

3 CONVITE INFORMAÇÕES IMPORTANTES. 1. Público Alvo: Representantes/servidores dos Campi e Centros de Referência do IFNMG e

3 CONVITE INFORMAÇÕES IMPORTANTES. 1. Público Alvo: Representantes/servidores dos Campi e Centros de Referência do IFNMG e MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE A DISTÂNCIA 3 CONVITE O INSTITUTO

Leia mais

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor Manual do Usuário - Produtor 1 2 Material de Treinamento AgriTrace Rastreabilidade Vegetal Produtor: Cadastro e Expedição. Versão 1.1 3 4 1. OBJETIVO... 6 2. APLICAÇÕES/ LOCALIDADES... 6 3. MATRIZ DE RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PAGINA: 1/7 PRÉ-REQUISITO Criar uma pasta no c:\documentos digitalizados para arquivamento temporário de arquivos digitais para quando for necessário subir arquivos para o GED. a) REGISTRO ON-LINE 1.1

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A COMPRA DO CERTIFICADO DIGITAL. Atenção: Este processo é de extrema importância para todas as Pessoas Jurídicas.

PASSO A PASSO PARA A COMPRA DO CERTIFICADO DIGITAL. Atenção: Este processo é de extrema importância para todas as Pessoas Jurídicas. PASSO A PASSO PARA A COMPRA DO CERTIFICADO DIGITAL Atenção: Este processo é de extrema importância para todas as Pessoas Jurídicas. O certificado digital será utilizado no envio das declarações junto à

Leia mais

SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES

SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES LOGANDO... Abrir o aplicativo Interbind, tocando no ícone na tela do smartphone O campo e-mail aparecerá preenchido Inserir senha Entrar Selecionar Condomínio e perfil

Leia mais

DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2

DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2 DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2 Definição 2 Funções 2 Comunicação Integrada 2 Menu do Sistema para Solicitantes 3 Acompanhamento de Solicitações pendentes 4 Solicitação Inicial de Dados Cadastrais de Terceiros

Leia mais

A seguir, será apresentado o passo a passo para o processo de cadastro de pesquisador e submissão da pesquisa: PARA SE CADASTRAR COMO PESQUISADOR (A)

A seguir, será apresentado o passo a passo para o processo de cadastro de pesquisador e submissão da pesquisa: PARA SE CADASTRAR COMO PESQUISADOR (A) TUTORIAL PARA CADASTRO E SUBMISSÃO DE ARTIGO NA PLATAFORMA BRASIL Prezado (a) aluno (a) / professor (a), O objetivo deste manual é de auxiliar no cadastro como pesquisador na Plataforma Brasil, assim como

Leia mais

Professor. Evandro Carlos Lebarch

Professor. Evandro Carlos Lebarch Professor. Evandro Carlos Lebarch Realização: Curso de Farmácia Apoio: Portaria 344/98 PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998. Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle

Leia mais

Prezados Colegas, Assunto: PREENCHIMENTO REQUISIÇÕES DE ANEMIA INFECCIOSA EQUINA AIE.

Prezados Colegas, Assunto: PREENCHIMENTO REQUISIÇÕES DE ANEMIA INFECCIOSA EQUINA AIE. Prezados Colegas, Assunto: PREENCHIMENTO REQUISIÇÕES DE ANEMIA INFECCIOSA EQUINA AIE. Seguem abaixo recomendações importantes para envio e preenchimento de requisições para atender as exigências dos órgãos

Leia mais

REQUISITOS PARA TEREM DIREITO AO RECURSO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL:

REQUISITOS PARA TEREM DIREITO AO RECURSO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL: REQUISITOS PARA TEREM DIREITO AO RECURSO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL: - Estar matriculado em instituição de ensino; - Morar no município e estudar em outro; - Ter renda per capita de até 1,5 salários mínimos

Leia mais

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS):

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS): PROCESSO PARA CADASTRAMENTO DE DEPENDENTES 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Dados Cadastrais Servidores e Dependentes

Leia mais

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir.

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir. São Paulo, de de 20. Ref.: Solicitação de Documentos Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir. Aviso de Sinistro:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAL PASSO A PASSO - RECADASTRAMENTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAL PASSO A PASSO - RECADASTRAMENTO 1 PASSO A PASSO - RECADASTRAMENTO Passo 1 - Acessar o SIGRH (mesmo login e senha do SIPAC/SIGAA e etc) no sítio: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigrh/login.jsf (Figura 1) Figura 1 Tela inicial de acesso

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

GAB/SES/GO 0003/98. O

GAB/SES/GO 0003/98. O PARECER CONSULTA Nº 01/2009 APROVADO EM 19/02/2009 INTERESSADAS: E.R.S.S. e T.S.V. ASSUNTO: Emissão de talonários de notificação de substâncias psicotrópicas anorexígenas B2. RELATOR: HAROLDO DE OLIVEIRA

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A COMPRA DO CERTIFICADO DIGITAL. Atenção: Este processo é de extrema importância para todas as Pessoas Jurídicas.

PASSO A PASSO PARA A COMPRA DO CERTIFICADO DIGITAL. Atenção: Este processo é de extrema importância para todas as Pessoas Jurídicas. PASSO A PASSO PARA A COMPRA DO CERTIFICADO DIGITAL Atenção: Este processo é de extrema importância para todas as Pessoas Jurídicas. O certificado digital será utilizado no envio das declarações junto à

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

ANEXO I Documentação

ANEXO I Documentação Colar a foto neste espaço ANEXO I Documentação NOME DO CANDIDATO: CPF: TELEFONE: 1. DOCUMENTAÇÃO: Documentos básicos: a) Uma foto recente 3x4. b) Comprovante de matrícula atualizado. c) Cédula de Identidade,

Leia mais

COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR

COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR - 2019 SEI: Iniciar processos Escolha O Tipo: Orçamento E Finanças: Solicitações ou Pagamento a Pessoa Juridica Deverão ser abertos processos diferentes para

Leia mais

EDITAL INTERNO DO PROGRAMA MATERIAL DIDÁTICO

EDITAL INTERNO DO PROGRAMA MATERIAL DIDÁTICO EDITAL INTERNO DO PROGRAMA MATERIAL DIDÁTICO 2018.1 A UFF informa que estarão abertas de 20 de novembro a 05 de dezembro de 2017, as inscrições para o processo seletivo destinado à concessão de auxílio

Leia mais

2 CONVITE INFORMAÇÕES IMPORTANTES. 1. Público Alvo: Alunos do Instituto Federal de Educação de Educação, Ciência e Tecnologia

2 CONVITE INFORMAÇÕES IMPORTANTES. 1. Público Alvo: Alunos do Instituto Federal de Educação de Educação, Ciência e Tecnologia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE A DISTÂNCIA 2 CONVITE O INSTITUTO

Leia mais

COMDICA- CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

COMDICA- CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE RESOLUÇÃO Nº001/2017/COMDICA Revoga todas as Resoluções anteriores e dispõe sobre o Registro de Entidades Não Governamentais para atendimento

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO Acesso ao Botão Compartilhado 1. Copie o endereço http://servicoscompartilhados.petrobras.com.br/, cole na barra de acesso à internet e

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulações de Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

ALVARÁ DE PESQUISA COM GUIA DE UTILIZAÇÃO

ALVARÁ DE PESQUISA COM GUIA DE UTILIZAÇÃO Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral DIGEM Sistema de Cadastro Estadual de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba.

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Manual do Usuário Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Versão 1.0 15/07/2016 1 Sumário 1 Introdução Sistema GPED-Web... 4 2 Pré-requisitos para realizar

Leia mais

2 CONVITE INFORMAÇÕES IMPORTANTES

2 CONVITE INFORMAÇÕES IMPORTANTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE A DISTÂNCIA 2 CONVITE O INSTITUTO

Leia mais

Solicitar auxílio transporte:

Solicitar auxílio transporte: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - PROGEP DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - DIGEP COORDENAÇÃO DE CONCESSÕES E REGISTROS - CCR Av. Itália km 8

Leia mais

DECLARAÇÃO I QUADRO DE COMPOSIÇÃO FAMILIAR. Declaro que o meu grupo familiar é composto de acordo com o quadro abaixo:

DECLARAÇÃO I QUADRO DE COMPOSIÇÃO FAMILIAR. Declaro que o meu grupo familiar é composto de acordo com o quadro abaixo: DECLARAÇÃO I QUADRO DE COMPOSIÇÃO FAMILIAR Declaro que o meu grupo familiar é composto de acordo com o quadro abaixo: Quadro de Composição Familiar (incluindo o estudante) Nome Idade Parentesco Estado

Leia mais

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria OBSERVAÇÕES ANTES DA ABERTURA DO PROCESSO a) Conferir se os documentos estão TODOS DIGITALIZADOS SEPARADAMENTE e estão salvos em uma pasta que você consiga

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO O curso de Bacharelado em Engenharia Civil tem a obrigatoriedade do estágio supervisionado, tendo a carga horária total de 160 (cento

Leia mais

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir.

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir. São Paulo, de de 20. Ref.: Solicitação de Documentos Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir. Aviso de Sinistro:

Leia mais

Manual de Sinistros de Seguros Rurais (Kit de Sinistro)

Manual de Sinistros de Seguros Rurais (Kit de Sinistro) Manual de Sinistros de Seguros Rurais (Kit de Sinistro) 300 - Multirrisco Rural 700 - Máquinas e Equipamentos 621 - Penhor Rural 636 - Multirrisco Rural 637 - Penhor Rural 638 - Multirrisco Rural Simplificado

Leia mais

1. ACESSANDO O SISTEMA

1. ACESSANDO O SISTEMA MANUAL DE RECURSOS Este documento apresenta como proceder para realização do cadastro e resolução dos RECURSOS. Passo a Passo 1. ACESSANDO O SISTEMA Para acessar o programa, basta abrir seu navegador e

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Rio Claro Seção Técnica Acadêmica

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Rio Claro Seção Técnica Acadêmica Normas e Procedimentos aprovados pela CPE em: - 16ª reunião extraordinária e 48ª reunião ordinária, realizadas em 30-9-09 e 28-10-09, respectivamente. Foram feitas alterações, sendo aprovadas pela CPE

Leia mais

Como abrir processo de COMPRA no SEI/UFPR PREGÃO ELETRÔNICO Setor de Ciências da Saúde

Como abrir processo de COMPRA no SEI/UFPR PREGÃO ELETRÔNICO Setor de Ciências da Saúde Como abrir processo de COMPRA no SEI/UFPR PREGÃO ELETRÔNICO Setor de Ciências da Saúde SEI: Iniciar processo Escolha o tipo: Orçamento e Finanças: Solicitações Deverão ser abertos Processos diferentes

Leia mais

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos:

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: 11/05/18 1- FLUXO DE ESTÁGIO Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: A) ENCAMINHAMENTO PARA OS ESTÁGIOS. A.1- A busca pelo estágio é de responsabilidade do aluno. Caso seja

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SG3

MANUAL OPERACIONAL SG3 MANUAL OPERACIONAL SG3 (Sistema de Gerenciamento de Terceiros) Introdução O presente manual tem por finalidade orientar todas as empresas terceiras, quanto às funcionalidades do SG3 (Sistema de Gerenciamento

Leia mais

Comprovar Ressarcimento de Plano de Saúde

Comprovar Ressarcimento de Plano de Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - PROGEP DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - DIGEP COORDENAÇÃO DE CONCESSÕES E REGISTROS - CCR Av. Itália km 8

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Processo de pagamento de bolsas e pessoa física SEI!

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Processo de pagamento de bolsas e pessoa física SEI! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Processo de pagamento de bolsas e pessoa física SEI! PROCESSO DE EMPENHO Passo 1: Autuar o processo de empenho

Leia mais

- a necessidade de disciplinar a prescrição de receitas agronômicas para gerar uma correta informação ao usuário de agrotóxicos fitossanitários;

- a necessidade de disciplinar a prescrição de receitas agronômicas para gerar uma correta informação ao usuário de agrotóxicos fitossanitários; RESOLUÇÃO SEAPPA N 20, DE 06 DE AGOSTO DE 2018 Dispõe sobre procedimentos para habilitação visando a prescrição de receitas agronômicas, mediante a utilização de aplicativo informatizado da SEAPPA, e dá

Leia mais

SRM SISTEMA DE CADASTRO DE FORNECEDORES EDP

SRM SISTEMA DE CADASTRO DE FORNECEDORES EDP SRM SISTEMA DE CADASTRO DE FORNECEDORES EDP Clique para inserir informação 01/11/2017 Objetivo Capacitar os fornecedores no acesso e processo de cadastramento junto a EDP. Sumário FLUXO DO PROCESSO ACESSO

Leia mais

Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel

Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel Nesse documento você encontra todas as orientações para efetuar a transferência de titularidade de sua cota de maneira ágil e fácil.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento SEAB Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável DEAGRO MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA INFORMATIZADO DA SEAB/PR PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE

Leia mais

ANEXO I Documentação

ANEXO I Documentação ANEXO I Documentação NOME DO CANDIDATO: CPF: TELEFONE: 1. DOCUMENTAÇÃO: Documentos básicos: a) Anexo II (Ficha Social) preenchido e assinado. b) Anexo III (Renda Familiar) preenchido e assinado. c) Comprovante

Leia mais

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES 1. INTRODUÇÃO Para se tornar um fornecedor, é necessário seguir o passo a passo deste documento. As informações preenchidas no Portal de Fornecedores ficarão

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV PILKINGTON AGR

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV PILKINGTON AGR 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão, para todos os funcionários da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES GERAIS

Leia mais

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia Serviço Público Federal ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia Serviço Público Federal ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE PESSOA FÍSICA ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. Solicitar os boletos para recolhimento da taxa de inscrição de pessoa física, da taxa de expedição da habilitação e da anuidade (proporcional), pelo e-mail:

Leia mais

PERMISSÃO DE LAVRA GARIMPEIRA - PLG (Versão.01) [2017]

PERMISSÃO DE LAVRA GARIMPEIRA - PLG (Versão.01) [2017] Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral DIGEM Sistema de Cadastro Estadual de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA PREFEITURA MUNICIPAL

ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA PREFEITURA MUNICIPAL ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA PREFEITURA MUNICIPAL LEI MUNICIPAL 493/2017 DE 17 DE AGOSTO DE 2017. DISPÕE SOBRE AQUISIÇÃO, RECEBIMENTO, ARMAZENAMENTO E DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS BÁSICOS

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Para solicitar o Incentivo à Qualificação, o processo deverá ser aberto no SEI (www.sei.ufrgs.br), utilizando o login do requerente (servidor

Leia mais