PLANO DE GESTÃO 2017/2021

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE GESTÃO 2017/2021"

Transcrição

1 PLANO DE GESTÃO 2017/2021 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ - SP PROFESSOR WILSON ROBERTO RIBEIRO DE CAMARGO CHAPA: NOVOS TEMPOS PROFESSORES: Me. ROSIRLEI CLARETE BATISTA PAVÃO (DIRETOR) Me. JOSÉ VICENTE DIAS MASCARENHAS (VICE DIRETOR) ABRIL DE 2017

2 01/16 O que? Por quem? Quando? Por que? Onde? Como? 1. Agir de acordo com os interesses da unidade junto ao Centro Paula Souza Direção e demais representantes Agosto/2017 Representatividad e, Objetividade, Alinhamento. Ambiente interno a Unidade e externo (CPS). Transparência total e respeito às ideias manifestadas em Colegiados e Congregação. 2. Assegurar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos. Vice Docentes, Discentes e Funcionários. Agosto/2017 Atração e retenção dos alunos; Inclusão dos alunos no mercado de trabalho. Ambiente interno a Unidade e externo (CPS). Aperfeiçoamento de professores e funcionários; Oferecer apoio nas dificuldades do processo de aprendizagem; Inclusão dos alunos no mercado de trabalho. 3. Melhorar a qualidade dos laboratórios existentes ou melhorá-los. CPS, Vice direção, Coordenação, Professores. Agosto/2017. Contribuir para a manutenção e qualidade dos cursos; Não correr risco de obsolecência tecnológica. Nos laboratórios de Automação, Manutenção, Informática e Produção Fonográfica. Manutenção corretiva e preditiva dos equipamentos; Atualização de equipamentos e softwares.

3 02/16 O que? Por quem? Quando? Por que? Onde? Como? 4. Criar grupos de trabalho para participação junto as provas do ENADE. Vice Professores. Agosto/2017 Para os alunos realizarem as provas com o mínimo de capacitação; O ENADE é um indicador de atração e retenção de alunos. Na própria Fatec. Utilizando estrutura de laboratórios de informática; HAE's para professores atuarem; monitores auxiliando e recorrendo ao banco de questões do INEP. 5. Rever e implementar o PDI da unidade. Vice Docentes e Funcionários. Revisão no segundo semestre de cada ano, a partir de Implementação no primeiro semestre de cada ano, a partir de Define as estratégias e respectivas ações da unidade; Revisão periódica de acordo com as necessidades da unidade. Na própria Fatec. Reuniões específicas da Direção junto aos demais membros da instituição; Considerar as forças e pontos a desenvolver.

4 03/16 6. Oferta de aperfeiçoamento para Professores/Funcio nários. Vice Convidados externos e internos. Para os professores no recesso de julho de cada ano; Para os funcionários, no minímo, uma vez ao semestre. Atualização pedagógica aos professores; Capacitação e execução das atribuições de trabalho aos funcionários. Na própria Fatec. Para os Professores com palestrantes e Professores externos; Para os Funcionários com Instrutores internos. 7. Ampliar o contato junto às empresas para prestação de serviços e ofertas de estágio. Vice Professores. Agosto/2017 e semestres subsequentes. Aumentar a possibilidade de estágios, parcerias e prestação de serviços. Tatuí e região Metropolitana de Sorocaba (empresas, prefeituras, entidades, etc.) Selecionando Professores responsaveis por visitas, contatos, realização de eventos (workshop, Fatec Aberta, Simpósio).

5 04/16 8. Estruturar políticas de captação de futuros ingressantes junto a comunidade local e regional. Vice Professores, alunos e ex alunos. Agosto/2017 e semestres subsequentes. Aumentar a relação Candidato/Vaga na capacitação de alunos; Divulgar a instituição junto a comunidade local e regional. Tatuí e região Metropolitana de Sorocaba (empresas, prefeituras, entidades, escolas de ensino médio e técnico, Delegacias Regionais de Ensino). Selecionando multiplicadores do vestibular; Participando de eventos como feiras de profissões; visitas de divulgação da instituição. 9. Desenvolver políticas de Redução de Evasão Escolar junto aos alunos. Vice Professores e alunos. Agosto/2017. Diminuir o custo de formação profissional, disponível no SAI; Aumento da eficiência educacional. Na unidade. Formação de Comissão de Professores para a análise dos motivos da evasão e possível interferência no processo.

6 05/ Realizar Simpósios de Tecnologia voltados à realidade do mercado de trabalho. Vice Professores e alunos. A partir do segundo semestre de Propiciar aos alunos visões diferenciadas das utilizadas em sala de aula; Visibilidade para a Instituição. Na unidade. Criando Comissão de:alunos, professores, coordenadores e convidados. 11. Estender a oferta de ações junto à comunidade local e regional. Vice Professores. A partir do primeiro semestre de Envolver a comunidade da Região Metropolitana de Sorocaba; Divulgar a instituição; Canal de captação de novos alunos. Na Fatec (interna) e externamente (comunidade local e regional). Oferecimento de capacitações, cursos e treinamentos junto a comunidade local e regional; Participar em eventos locais e regionais.

7 06/ Lutar para o "reconhecimento" do profissional de Tecnologia. CPS, Vice Coordenação, Professores, Alunos e Funcionários. A partir do primeiro semestre de Valorizar a inclusão do profissional de Tecnologia no mercado de trabalho; Tecnólogo competindo com Técnicos/Engenhei ros/administrador es e outros cursos de bacharelado; Considerado subgraduação/desc onfiança do aluno; Barreiras para concurso público para os Tecnólogos; Gerenciar as expectativas dos alunos. CPS, SINTESP, SEMESP (Sindicato das Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo). Divulgar/reforçar a marca FATEC; Orientar alunos a complementarem a graduação e não fazer um outro curso de graduação; Gerenciar as expectativas dos alunos.

8 07/ Garantir a continuidade de contratos e das atividades institucionais. Vice Professores e Funcionários. Agosto/2017. Questões legais e contratuais das atividades/projetos em andamento; Estabelecer confiança entre as partes. Unidade e entidades envolvidas. Reuniões com os representantes legais das entidades e garantir a continuidade dos projetos/atividades em desenvolvimento (RJI, ELEKTRO, FEHIDRO, etc.)

9 08/ Assegurar que os concursos de contratação de professores sejam compostos por Bancas de avaliadores sem vínculos pessoais e profissionais com os participantes. Vice Coordenadores. De acordo com a necessidade de utilização dos mesmos (a partir de agosto/2017). Eliminar privilégios e favoritismos; Tornar impessoal a escolha de professores para a unidade; Tornar ético e transparente o processo. Na unidade. Convidando professores externos e sem vínculos de relacionamento pessoal e profissional com os candidatos; Professores para a banca com experiência profissional e acadêmica reconhecidas.

10 09/ Otimizar o processo de comunicação interna e externa. Vice Professores, Funcionários. Agosto/2017. Melhoria do clima organizacional (ambiência); Evitar o "ruído" na comunicação ("rádio peão"); Acesso transparente às informações. Interna e Externamente. Criando comissão específica e professores responsaveis por essa demanda.

11 10/ Ampliar e controlar o acervo da Biblioteca e oferecer periódicos (jornais, revistas técnicas, etc.) para pesquisa de alunos e professores. Vice Professores e Funcionários da Biblioteca. fevereiro/2018. Ampliar o número de ofertas de livros para os cursos da unidade; Oferecer periódicos específicos de cada área dos cursos da unidade; Melhorar o controle de entrada/saída de livros da biblioteca. CPS, editoras e biblioteca. Solicitação de livros junto as editoras; Oferecer consultas de forma eletrônica; Disponibilizar verbas para aquisição de livros e periódicos.

12 11/ Efetuar junto aos Coordenadores de Curso a revisão dos conteúdos ministrados pelos professores nas disciplinas de cada curso. Vice Coordenadores e Professores. Agosto/2017. Alinhamento das ementas de cada disciplinas ao conteúdo efetivamente ministrado, evitando a sobreposição de conteúdos em mais de uma disciplina; Contribuir para a qualidade dos cursos; Base para mensuração no ENADE. Na unidade. Cada Coordenador de Curso e Professor de disciplina devem realizar uma comparação, entre o conteúdo ministrado e o programado no Plano Pedagógico do Curso referido.

13 12/16 O que? Por quem? Quando? Por que? Onde? Como? 18. Readequação dos Trabalhos de Graduação (TG), e Projetos de Trabalhos de Graduação (PTG) de acordo com as necessidades do mercado de trabalho de cada curso. Vice Coordenadores e Professores. Agosto/2017. Simplificar os PTGs e TGs com foco no Plano Pedagógico de cada curso; Contribuir para a inserção do aluno com temas e projetos utilizados na área empresarial; Facilitar os Orientadores na elaboração e conclusão dos mesmos. Na unidade nos quintos e sextos semestres de cada curso. Criar Comissão para análise, coleta de sugestões e aplicação das mesmas junto ao Corpo Docente e Discente; Realizar benchmark com outras Fatecs e cursos similares.

14 13/16 O que? Por quem? Quando? Por que? Onde? Como? 19. Atuar com transparência e ética na gestão dos recursos humanos financeiros e materiais. Vice Professores, Funcionários, Alunos, CPS, empresas, prefeituras, entidades, e demais parceiros. Agosto/2017. Melhorar o clima organizacional; Gerar credibilidade para todos os envolvidos da unidade; Contribuir para a satisfação dos clientes internos e externos; Gerar atuações e valores socialmente responsaveis; Evitar assédio moral; Cumprir os acordos e reconhecer erros; Alinhar discurso e prática; Demonstrar resultados financeiros; Preservar o patrimônio; Gerar respeito nas relações humanas e institucionais; Com todos os clientes internos e externos. Apresentar periodicamente as receitas e despesas da unidade; Atuar na melhoria dos relacionamentos interpessoais; Encorajar a comunicação aberta na comunidade; Permitir contratações de funcionários de forma responsável; Proporcionar espaço para discussão aberta de ideias nas reuniões de Colegiado e de Congregação; Oferecer planos de trabalho que garantam o futuro da unidade.

15 14/ Utilizar os indicadores do SAI como referência nos processos de decisão da unidade. Vice Professores, Funcionários, Alunos e CPS. Agosto/2017. Para contribuir nas decisões institucionais referentes ao processo, produto e resultado. Na unidade. Criação de uma comissão ativa para avaliar e implementar a eficiência do sistema acadêmico e administrativo. 21. Reestruturação do Projeto de Incubadora. Vice Professores, alunos, prefeitura de Tatuí e empresas interessadas. A partir do primeiro semestre de Propiciar aos cursos da unidade oportunidades de aprendizado e aplicação da teoria na prática; Possibilidade de negócios e geração de renda; Geração de novos empreendedores e empregos. Na unidade e na cidade de Tatuí. Atuar junto a prefeitura, Sebrae, Parque Tecnológico de Sorocaba, Ciesp, para reestruturar a operacionalização da unidade atual.

16 15/ Promover o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Paula Souza - Fatec Tatuí. Vice Professores, Alunos, CPS, Ciesp, Fapesp, Parque Tecnológico de Sorocaba e demais entidades parceiras. A partir do primeiro semestre de Mobilizar conhecimento e inovação em prol do desenvolvimento social e econômico da região de Tatuí; Fortalecer a parceria com empresas, orgãos de governo e demais organizações da sociedade; Criar emprego e renda em prol da sustentabilidade. Na unidade, na cidade de Tatuí e Região Metropolitana de Sorocaba. Desenvolver projetos inovativos, estratégicos na região de Tatuí; Transformar ideias em produtos. 23. Implementar Infraestrutura para as salas de aula: audio, informática, datashow. Vice Coordenadores e Professores. A partir do primeiro semestre de Melhorar a qualidade das aulas oferecendo recursos pedagógicos. Na unidade (nas salas de aula). Oferecendo recursos tecnológicos fixos em cada sala de aula com a respectiva segurança para a sua utilização.

17 16/ Oferecer cursos de Pós Graduação lato-sensu. CPS, Vice Professores, Ex Alunos, Comunidade Local e Região Metropolitana de Sorocaba. Fevereiro/2018. Ampliar a atuação dos Professores da unidade; Contribuir para a especialização do egresso no mercado de trabalho. Nas salas de aula da unidade. Aos sábados; Cursos em áreas complementares aos oferecidos na graduação da unidade; Em parceria com a FAT (Fundo de Apoio à Tecnologia).

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( )

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( ) PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN (2018-2020) Proponente e candidata à coordenação: Professora Ms

Leia mais

PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Quadriênio

PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Quadriênio PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS Quadriênio 2018-2022 Candidata: Prof. Dra. Dalva Maria de Castro Vitti SÃO CARLOS SP Março 2018 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 PERFIL PROFISSIONAL DA

Leia mais

Luciana Fischer PROPOSTA - PLANO DE GESTÃO PARA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL ( )

Luciana Fischer PROPOSTA - PLANO DE GESTÃO PARA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL ( ) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Deputado Roque Trevisan Luciana Fischer PROPOSTA - PLANO DE GESTÃO PARA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2018 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA GESTÃO CHAPA ÚNICA

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA GESTÃO CHAPA ÚNICA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA GESTÃO CHAPA ÚNICA ELEIÇÃO DE DIRETORES - CESU MANDATO 2018/2020 DIRETORA: Rosângela Campos VICE-DIRETORES: Sergio Oscar e Marta Britto Acreditamos que dentro da

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

CPA Comissão Própria de Avaliação

CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação Autoavaliação Institucional Docentes 7 SGAS 96, Lote 8, Conjunto A, Bloco Asa Sul Brasília DF 7. - 6 Introdução: O que é CPA? A Lei Federal nº.86, de de abril de, instituiu

Leia mais

Excelência na Gestão

Excelência na Gestão Mapa Estratégico 2012-2014 Visão Até 2014, ser referência no atendimento ao público, na fiscalização e na valorização das profissões tecnológicas, reconhecido pelos profissionais, empresas, instituições

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO 16/10/2009

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO 16/10/2009 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO 16/10/2009 1 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós s Graduação 2007 Comissão Própria de Avaliação CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós Graduação

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2017 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2015 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Uberlândia opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo.

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNILAGO Q1 A UNILAGO define com clareza sua missão 4,19 Q2 A UNILAGO define com clareza

Leia mais

Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS (NPC)

Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS (NPC) Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS (NPC) (Aprovado pela Resolução COP N o 07/2009 de 05 de agosto de 2009) Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas MA 2009 1 REGULAMENTO

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE PITÁGORAS DA SERRA opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo como

Leia mais

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da

Leia mais

1. Prestígio da Instituição junto à sociedade

1. Prestígio da Instituição junto à sociedade COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) 2015/2 QUANTO Á INSTITUIÇÃO 1. Prestígio da Instituição junto à sociedade 31% 4% 5% 24% regular 36% 1 2. Eficiência dos canais de comunicação Instituição 12% 11% 12%

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da 2 - Você conhece o Plano de Gestão da A política para

Leia mais

PLANO DE GESTÃO E PROPOSTA DE TRABALHO

PLANO DE GESTÃO E PROPOSTA DE TRABALHO FATEC MAUA PLANO DE GESTÃO E PROPOSTA DE TRABALHO PROF. DR. ROBERTO CORREIA DE MELO CPS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FATEC MAUA PLANO DE GESTÃO E PROPOSTA DE TRABALHO PROF. DR. ROBERTO

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

PLANO DE GESTÃO Agosto de Agosto de Candidato à direção da Faculdade de Tecnologia de Bebedouro. Prof. Me. Oswaldo Lázaro Mendes

PLANO DE GESTÃO Agosto de Agosto de Candidato à direção da Faculdade de Tecnologia de Bebedouro. Prof. Me. Oswaldo Lázaro Mendes PLANO DE GESTÃO Agosto de 2018- Agosto de 2022 Candidato à direção da Faculdade de Tecnologia de Bebedouro Prof. Me. Oswaldo Lázaro Mendes 1) Apresentação Coloco-me como candidato para compor a lista tríplice

Leia mais

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome:

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome: Desempenho Docente - ANUAL Ano: 2012 Nome: 1. Dimensão Graduação I-Aulas ministradas Lançar a carga horária efetivamente ministrada no ano II Atividade de formação de estudantes de graduação 1. PET 2.

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2015

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2015 1.2 - QG ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2015 Divulgação dos resultados da autoavaliação institucional para a comunidade da sua unidade / subunidade EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO VÁRZEA GRANDE - 2015 MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO - FAUSB, Elaborada pela Coordenadora em exercício

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

PLANO DE TRABALHO COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS. Proponente: Profa. Dra. Gisele Gonçalves Bortoleto

PLANO DE TRABALHO COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS. Proponente: Profa. Dra. Gisele Gonçalves Bortoleto PLANO DE TRABALHO COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS Proponente: Profa. Dra. Gisele Gonçalves Bortoleto Período de vigência: biênio 2018-2019 OUTUBRO 2017 PIRACICABA SÃO PAULO Identificação

Leia mais

PRINCIPAIS RESULTADOS. 1. Receitas de novas atuações da FCM: Gestão de concursos Educação corporativa Cursos abertos

PRINCIPAIS RESULTADOS. 1. Receitas de novas atuações da FCM: Gestão de concursos Educação corporativa Cursos abertos RELATÓRIO ANUAL 2016 BALANÇO DA GESTÃO FCM 2013-2017 PRINCIPAIS RESULTADOS 1. Receitas de novas atuações da FCM: Gestão de concursos Educação corporativa Cursos abertos 2. Reforço de imagem e reconhecimento

Leia mais

geral. Iniciação relação e Iniciação Científica extensão. extensão, ao Corpoo na busca

geral. Iniciação relação e Iniciação Científica extensão. extensão, ao Corpoo na busca FATECIE Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná Autorizada pela Portaria Nº. 1179 de 05 de dezembro de 2007 Rua Getúlio Vargas nº. 333 Paranavaí PR Fone: (44) 3422.0716 CNPJ: 07724708/0001

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DISCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Avaliação Institucional Coodernadores

Avaliação Institucional Coodernadores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade de

Leia mais

CPA. Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição.

CPA. Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. CPA CPA Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. Composição da CPA Representantes: docentes discentes funcionários comunidade

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Avaliação Institucional 2013 (Síntese do Relatório Final) 2014

Leia mais

Prezadas e prezados membros da Congregação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo;

Prezadas e prezados membros da Congregação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo; Prezadas e prezados membros da Congregação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo; Membros de nossa comunidade: funcionários, alunos de graduação e pósgraduação, professores;

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Instituto Paulista de Ensino FIPEN CPA - Comissão Própria de Avaliação RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Dezembro/2014 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 A O PROCESSO DE AUTO AVALIACÃO... 6 B - DIMENSÕES... 7 1.

Leia mais

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES CICLO MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Ciclo MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Mentoring Inspira o participante a melhorar seu desempenho

Leia mais

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO.

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIVERSIDADE DE CUIABÁ opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos

Leia mais

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL Planejamento Estratégico 2007/2009 COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL NEGÓCIO Disseminar o Modelo de Excelência em Gestão Fornecedores PGQP

Leia mais

MESTRADO EM CULTURA E TURISMO PEG. Programa Estratégico de Gestão Organizadores: Dr. Marco Aurelio Ávila e Dr.

MESTRADO EM CULTURA E TURISMO PEG. Programa Estratégico de Gestão Organizadores: Dr. Marco Aurelio Ávila e Dr. MESTRADO EM CULTURA E TURISMO PEG Programa Estratégico de Gestão 2008-2010 Organizadores: Dr. Marco Aurelio Ávila e Dr. Gustavo da Cruz Ilhéus Bahia Versão: Abril 2009 I INTRODUÇÃO O PEG Programa Estratégico

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2015

PLANO DE TRABALHO 2015 PLANO DE TRABALHO 2015 1 A ASSESSORIA PEDAGÓGICA DA FADBA A (ASPED) da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) se configura como uma área comprometida prioritariamente com a execução do Projeto Pedagógico

Leia mais

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO Nesta proposta, que se enquadra perfeitamente no objetivo da Autoavaliação que é identificar o perfil e o significado de atuação da UFSJ, por meio de suas atividades, cursos,

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA Auto-avaliação institucional 2010.2 RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JANEIRO/2011 Auto-avaliação Institucional 2010.2 1 Como o MEC avalia as Instituições de Educação Superior? Avaliação da

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unic Faculdade de Sorriso opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Pós-Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da UFV? 2 - Você conhece o Plano de Gestão da UFV? A

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2012 2013 APRESENTAÇÃO O Planejamento Estratégico tem como objetivo descrever a situação desejada de uma organização e indicar os caminhos para

Leia mais

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regimento regulamenta a atuação e o funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) no

Leia mais

COLÉGIO POLITÉCNICO UFSM PLANO DE AÇÃO DA CSA

COLÉGIO POLITÉCNICO UFSM PLANO DE AÇÃO DA CSA COLÉGIO POLITÉCNICO UFSM PLANO DE AÇÃO DA CSA santa maria/rs, 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2017 AÇÕES DE PROMOÇÃO DA

Leia mais

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017 PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017 FACULDADE METROPOLITANA 0 Sumário AVALIAÇÃO DA DIRETORIA PELA COORDENAÇÃO... 2 AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PELOS FUNCIONÁRIOS... 4 AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ACADÊMICO-INSTITUCIONAL

ORGANIZAÇÃO ACADÊMICO-INSTITUCIONAL 1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional 1.1. Finalidades, objetivos e compromissos da instituição, explicitados claramente nos documentos oficiais da IES. 1.2. Concretização das práticas

Leia mais

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação?

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? Na Unidade Des. sei/ se Pós- Co você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? 90,06% 6,63% 2,76% 0,55% Possuir currículos interdisciplinares,

Leia mais

Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica

Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica 2012-2020 Apresentação: O DEGRAF Departamento de Expressão Gráfica faz parte do Setor de Ciências Exatas, antigo departamento de Desenho, que

Leia mais

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Maio/2016 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Leia mais

Projeto Facipe Carreiras POLÍTICAS ACADÊMICAS

Projeto Facipe Carreiras POLÍTICAS ACADÊMICAS Projeto Facipe Carreiras POLÍTICAS ACADÊMICAS 2 Sumário Introdução... 3 Objetivos do Programa... 3 Objetivo Geral... 4 Objetivos Específicos... 4 Sistematização do Programa... 4 3 Introdução A Faculdade

Leia mais

Período: TOTAL GERAL VÁLIDO TOTAL GERAL VÁLIDO. 1 o Ano 2 o Ano 3 o Ano - - -

Período: TOTAL GERAL VÁLIDO TOTAL GERAL VÁLIDO. 1 o Ano 2 o Ano 3 o Ano - - - Página Nome: Desempenho Docente - TRIENAL Caro Docente: PREENCHER NAS CÉLULAS AMARELAS A planilha está protegida - Para preencher, rolar para baixo. Período: TOTAL GERAL VÁLIDO - Nome: Desempenho Docente

Leia mais

Iniciativa referência no Sistema Indústria, chega em sua quinta edição, celebrando as boas práticas realizadas pelos sindicatos empresariais.

Iniciativa referência no Sistema Indústria, chega em sua quinta edição, celebrando as boas práticas realizadas pelos sindicatos empresariais. Regulamento 2019 Iniciativa referência no Sistema Indústria, chega em sua quinta edição, celebrando as boas práticas realizadas pelos sindicatos empresariais. apresentação Art. 1º A Federação das Indústrias

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 A pesquisa aplicada aos discentes, aos docentes e aos técnicos administrativos produziu os resultados a seguir. Estes foram objeto de análise pela CPA,

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS DA TERCEIRA AUTO-AVALIAÇÃO DA FDV

SÍNTESE DOS RESULTADOS DA TERCEIRA AUTO-AVALIAÇÃO DA FDV SÍNTESE DOS RESULTADOS DA TERCEIRA AUTO-AVALIAÇÃO DA FDV Objetivo: Realizar a terceira auto-avaliação da Faculdade de Viçosa (FDV), com envolvimento dos segmentos da comunidade acadêmica, buscando uma

Leia mais

Avaliação Institucional Professores

Avaliação Institucional Professores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 5 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE)

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) Faculdade de Balsas PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) (Aprovado pela Resolução COP 04/2010 de 15 de setembro de 2010) Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas MA 2010 PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA FATEC MAUÁ. (1º Mandato Janeiro/2018 janeiro/2022)

PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA FATEC MAUÁ. (1º Mandato Janeiro/2018 janeiro/2022) PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA FATEC MAUÁ (1º Mandato Janeiro/2018 janeiro/2022) IDENTIFICAÇÃO Candidato a Diretor - Professor Doutor Luiz Tomaz Filho. Como educadores temos que acreditar na mudança,

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo 1. Identificação Docente: 5501488-Clever Ricardo Guareis de Farias Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento: Computação e Matemática Função: Prof Jornada: RDIDP

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Curso de Bacharelado em Estatística

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Curso de Bacharelado em Estatística Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO N o 01/2011, DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA Regulamenta a composição, as competências

Leia mais

ANEXO 2 SÍNTESE DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO EXTERNA

ANEXO 2 SÍNTESE DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO EXTERNA ANEXO 2 SÍNTESE DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO EXTERNA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DE RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC 2008 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual para Avaliação Institucional é resultado do trabalho que a CPA da Faculdade Educacional

Leia mais

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Campus Sorriso FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre as variáveis em

Leia mais

SIC 04/06. Belo Horizonte, 31 de janeiro de SINAES. 1. SINAES - PORTARIA MEC Nº 300, de 30 de janeiro de 2006.

SIC 04/06. Belo Horizonte, 31 de janeiro de SINAES. 1. SINAES - PORTARIA MEC Nº 300, de 30 de janeiro de 2006. SIC 04/06 Belo Horizonte, 31 de janeiro de 2006. 1. SINAES - PORTARIA MEC Nº 300, de 30 de janeiro de 2006. 2. PROUNI - PORTARIA MEC Nº 301, de 30 de janeiro de 2006. 1. SINAES PORTARIA Nº 300, de 30 de

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anhanguera de Valinhos opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

Anexo 4. Plano de ação proposta pela CPA UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS CAMPUS I - BARBACENA PLANO DE AÇÃO RECOMENDADO PELA CPA

Anexo 4. Plano de ação proposta pela CPA UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS CAMPUS I - BARBACENA PLANO DE AÇÃO RECOMENDADO PELA CPA 1 Anexo 4 Plano de ação proposta pela CPA UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS CAMPUS I - BARBACENA PLANO DE AÇÃO RECOMENDADO PELA CPA Mantenedora Fundação Presidente Antônio Carlos Mantida Universidade

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares (ACs) se integram ao grupo de conteúdos curriculares que o PPC deve atender, visando complementar o conteúdo do currículo, acrescentando um plus ao

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ANUAL PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ANUAL PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO 2015 PLANO DE DESENVOLVIMENTO ANUAL PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas 1 PDA2015 PROAD PDA 2015 - Total de Demandas por objetivos Estratégicos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2011-2015 1. PERFIL INSTITUCIONAL Com base no artigo 16 do Decreto Federal nº 5.773, de 09 de maio de 2006. 1.1 Missão (ASPLAN)

Leia mais

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Gláucia Cristina Negreiros Silva Fonseca Representante do corpo técnicoadministrativo e Coordenadora da Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski

Leia mais

Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás

Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás 1. Antecedentes Global Communities está buscando empresas parceiras com experiência na elaboração

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA REGIMENTO INTERNO DA FÁBRICA DE SOFTWARE DO INSTITUTO DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS TÍTULO I DA NATUREZA

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Bacharelado

Leia mais

REGULAMENTO DA OUVIDORIA

REGULAMENTO DA OUVIDORIA REGULAMENTO DA OUVIDORIA FACULDADE CERES FACERES Nossa Missão é: Produzir, disseminar e democratizar o acesso ao conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania, mediante a formação humanista,

Leia mais

PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA

PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA DIMENSÃO SUB - DIMENSÕES INDICADORES FONTES/INFORMANTES RESPONSÁVEL PERIODICIDADE Evolução dos cursos Fluxo e desempenho dos alunos 1. ENSINO

Leia mais

Objetivo. Por isso, estaremos tratando:

Objetivo. Por isso, estaremos tratando: Objetivo Essa reunião tem como objetivo atualizar toda rede franqueada para alinhar as expectativas através da apresentação dos trabalhos que vêm sendo realizados pela franqueadora, como também, aqueles

Leia mais

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Pau dos Ferros RN PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1 HISTÓRICO Com 04(quatro) turmas de Administração formadas e 02(duas) turmas de Direito, a Faculdade

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses.

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO 3.1.1.1. Organização Didático-Pedagógica (3) (4) (5) previsão de alunos por turma em disciplina teórica de, no máximo, 80. relação aluno por docente,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

Anexo II. Tabela de Pontuação do RSC do IF Baiano

Anexo II. Tabela de Pontuação do RSC do IF Baiano MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Anexo II Tabela de do RSC do IF Baiano RSC I - de 100 pontos Diretriz

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL)

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) RICARDO SILVA CARDOSO PRESIDENTE LOREINE HERMIDA

Leia mais

Videoconferência. Conselhos de Curso de Graduação. 23 de março de 2017

Videoconferência. Conselhos de Curso de Graduação. 23 de março de 2017 Videoconferência Conselhos de Curso de Graduação 23 de março de 2017 Pró-Reitoria de Graduação da Unesp - PROGRAD 1 Apresentação da equipe Pró-reitora de Graduação Profª Drª Gladis Massini-Cagliari 2 Apresentação

Leia mais

Promoção Professor Titular Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação/UFRGS ANEXO II PLANILHA DE INDICADORES E VALORES

Promoção Professor Titular Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação/UFRGS ANEXO II PLANILHA DE INDICADORES E VALORES Promoção Professor Titular Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação/UFRGS ANEXO II PLANILHA DE INDICADORES E VALORES Cada examinador atribuirá uma pontuação para cada um dos indicadores

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil Objetivo Objetivo: Apresentação da proposta de elaboração/revisão do Plano

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior SAPIEnS/MEC Plano de

Leia mais