Rob Faris. Entrevista com. Berkman Center for Internet and Society

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rob Faris. Entrevista com. Berkman Center for Internet and Society"

Transcrição

1 Entrevista com Rob Faris Berkman Center for Internet and Society por João Brant 1 Rob Faris é diretor de Pesquisa do Berkman Center for Internet and Society da Universidade Harvard (EUA). Tem mestrado e doutorado em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy da Tufts University e graduação em Antropologia pela University of Pennsylvania. Fez parte da equipe de pesquisa do Berkman Center sobre acesso à banda larga, coordenada por Yochai Benkler. Entre os temas de suas pesquisas recentes estão regulação de conteúdo na Internet, censura estatal e práticas de vigilância, políticas de banda larga e infraestrutura e a interação entre novas mídias, expressão on-line, regulação governamental da Internet e processos políticos. Um estudo do Berkman Center aponta para a importância das políticas de acesso aberto às redes ( open-access policies ) para garantir acesso universal à banda larga. A que políticas o senhor se refere como de acesso aberto às redes? Como elas funcionam para garantir o interesse público? Vou começar dizendo que a FCC (a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos) nos pediu para fazer este estudo porque estava muito interessada em compreender as experiências internacionais como subsídio para o desenvolvimento do plano de banda larga dos EUA, em A intenção do estudo era entender os fatores que levaram a relativos sucessos e diferentes performances no que chamamos de primeira geração da implantação de banda larga no mundo. Nós entramos no trabalho com a mente bem aberta, mas não trabalhávamos com a ideia de acesso aberto especificamente. A razão para tal é que a quase totalidade das pesquisas com as quais tivemos contato nos Estados Unidos dizia que o acesso aberto é uma política ruim. Portanto, ficamos um pouco surpresos ao descobrir que em quase todos os outros países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que inclui a maioria dos chamados países desenvolvidos ], as políticas de acesso aberto foram encampadas e muito bem-sucedidas. Podemos dizer que existem 1 Entrevista realizada por ligação telefônica no dia 6 de junho de 2012.

2 384 Entrevistas duas abordagens amplas para a banda larga, com todo nível de variação entre elas. Uma é aquela usada nos Estados Unidos, que chamamos de competição entre plataformas, que significa você ter infraestruturas privadas, especialmente as que chegam até os domicílios [a chamada última milha ], e estas infraestruturas competem umas contra as outras. Nos Estados Unidos, nós temos as operadoras de telefonia e suas redes de fios de cobre, algumas atualizadas para fibra ótica, competindo com as companhias de TV a cabo, com seus cabos coaxiais, atualizados para redes híbridas coaxial-fibra ótica. Então é basicamente um duopólio? Sim, aqui nos Estados Unidos em quase todas as regiões há um duopólio. Há exceções: um percentual muito pequeno de áreas ainda não possui banda larga, enquanto algumas áreas possuem apenas um provedor de banda larga. Também há uma percentagem pequena de áreas com três operadoras fixas. Existem ainda muitos provedores sem fio, mas nós não cremos que eles fornecem um substituto viável para as redes com fio. A performance e os custos não são competitivos com uma boa solução de banda larga fixa. Mas deixe-me dizer que estes fatos são questionados nos Estados Unidos. Muita gente, em particular as alinhadas com a indústria das telecomunicações, diz que a competição é muito forte nos Estados Unidos. Nós discordamos. Eu acho que a maioria das pessoas que tem conexão de banda larga em sua casa sabe que existem poucas opções. Já na Europa foram adotadas diferentes versões de políticas de acesso aberto. O que nós queremos dizer com isso é que quem quer que seja o proprietário da última milha, a infraestrutura que chega até os domicílios, é obrigado a compartilhar sua rede com seus competidores. Não é sempre o caso em TV a cabo, mas é quase sempre o caso com as redes de fios de cobre que, na Europa, pertencem às companhias de telefonia, antes estatais ou com participação do Estado, que foram privatizadas. Os europeus apoiam a competição entre plataformas, ao menos no papel e na retórica. Mas apenas enquanto as condições do mercado permitem tal competição. Caso contrário, eles intervêm. Na maioria dos países da Europa, existe uma companhia de telecomunicações dominante, em geral a operadora de telefonia. Estas companhias são obrigadas a compartilhar suas redes de fios de cobre com seus competidores, o que gerou muita competição. Existem várias companhias entrantes usando a rede de cobre para oferecer alternativas de serviços em banda larga com a tecnologia DSL. Que tipo de política é necessária para garantir esse modelo? É preciso um regulador agindo sobre as operações, diariamente?

3 Rob Faris 385 Certamente. É uma política muito difícil de implementar, que os Estados Unidos também tentaram. Falhamos porque não existiu vontade política e nossos órgãos reguladores não são fortes o bastante. As operadoras de telecomunicações retardaram a implementação e questionaram a política nos tribunais, continuamente. Essas foram as razões para a falha dessa política nos Estados Unidos. Na Europa, os reguladores são mais fortes e o poder político das operadoras é menor. Portanto, os órgãos reguladores foram capazes, ao longo do tempo, de forçar as operadoras de telecomunicações a implementar o processo. É difícil. É preciso obrigar as companhias de telecomunicações a abrir suas redes e permitir o acesso de competidores a elas. É muito fácil não implementar completamente, ou causar problemas para seus competidores, se assim o desejar. Portanto, é preciso um engajamento ativo da parte dos órgãos reguladores. A segunda questão é relacionada à competição. Muito se fala sobre estimular competição como uma estratégia para melhorar o acesso, mas a economia das telecomunicações tem tendência clara de concentração. Que tipo de política de competição encontrada é mais efetiva, considerando diferentes países? Não há uma resposta simples para esta questão. Em princípio, a economia da infraestrutura de banda larga é muito similar a da rede elétrica, ou de água ou de estradas, no sentido de que existem características de monopólio natural. Quando você tem um monopólio natural, existem algumas escolhas: um monopólio privado, um monopólio privado regulado, ou uma infraestrutura pública regulada pelo Estado. Nos Estados Unidos e em várias partes da Europa, as redes de cobre e as redes de TV a cabo se desenvolveram por razões diferentes. Elas estavam essencialmente protegidas uma da outra, o que permitiu o desenvolvimento de ambas as infraestruturas. Então você tem duas escolhas, ou abordagens: competir dentro da mesma infraestrutura, utilizando políticas de acesso aberto; ou competição entre duas infraestruturas distintas, como hoje ocorre com as redes de cobre versus os cabos de TV por assinatura. Mas nós percebemos que muitos países europeus se utilizaram das duas abordagens na primeira geração. Eles tinham políticas de acesso aberto na rede de fios de cobre, portanto estavam partilhando, com competição no nível dos serviços, com base nessa infraestrutura comum. Mas também havia competição de parte de provedores de cabo, que continua até hoje. É uma situação híbrida. Dito isso, aqueles que tinham apenas as redes de fios de cobre foram mais bem- -sucedidos na difusão da banda larga do que aqueles, como os Estados Unidos, que usaram apenas a competição entre plataformas.

4 386 Entrevistas Estamos falando de estratégias diferentes, inclusive com visões quanto ao papel do Estado. Qual é o papel do Estado em garantir acesso universal à banda larga? O investimento público é uma estratégia a ser considerada? Nesse caso, empresas estatais devem manter controle das redes? Ou tais redes devem ser liberadas para exploração comercial? Qual seria sua escolha se o senhor fosse responsável pela política pública de banda larga? Nós não sabemos todas as respostas e não sabemos qual é a resposta certa para um contexto em particular. Na minha opinião, em um ambiente em que existe um regulador forte, apto a implementar as políticas desenvolvidas, capaz e que age em prol do interesse público, alguma forma de monopólio público para a infraestrutura básica me parece uma boa política. É o que alguns países estão tentando agora. Como a Austrália? Exato. Austrália, Nova Zelândia e Cingapura estão tentando fazer isso agora. No resto da OCDE, é muito complicado devido ao legado de várias gerações anteriores de políticas de telecomunicações. Elas restringem o que estes países podem fazer politicamente. Existe algum caso no qual um país fez grandes investimentos públicos, mas falhou em seus objetivos? Deixe-me voltar à pergunta anterior e lhe dar outro cenário: o órgão regulador é fraco, não age pelo interesse público ou comete erros estratégicos. A resposta, neste caso, provavelmente será deixar o setor privado trabalhar, com o entendimento de que existirão problemas de competição a serem enfrentados e o sistema não será tão limpo. Mas esta pode ser a melhor resposta nesses casos. Se voltarmos uma geração, acho que a maioria das pessoas, ao comparar o sistema de telefonia europeu e dos EUA, preferiria o sistema dos EUA, baseado em um setor privado e menos regulado do que o da Europa. Mas a banda larga é um pouco diferente. Nós temos mais experiência com políticas de acesso aberto e temos melhores condições para implementá-las. Então acho que, em vários aspectos, estamos recomeçando. As lições do passado não são tão úteis quanto gostaríamos que fossem. Mas há uma coisa a ser acrescentada: em termos de eficiência, ter uma infraestrutura única e partilhada é claramente a resposta certa. É a escolha economicamente ideal.

5 Rob Faris 387 Exato. Comparado a haver um duopólio, com duas infraestruturas redundantes, o mesmo valor investido em uma única infraestrutura pode levar ao dobro da cobertura. É bem convincente! Muito se fala nas telecomunicações em banda larga como monopólios naturais básicos, porque existe algum tipo de, digamos, equipamentos essenciais necessários, o backhaul, backbones etc. Parte disso está relacionado ao papel das conexões sem fio. As conexões sem fio estão mudando, sendo combinadas com operações fixas em um formato que vocês descreveram na pesquisa como acesso ubíquo. Algumas pessoas acreditam que conexões sem fio LTE ou 4G poderiam substituir conexões fixas em alguns ou todos os casos. Como o senhor vê esta integração, e que papel prevê para as conexões sem fio? Em qualquer lugar onde é viável instalar banda larga fixa, o sem fio não é um substituto. É apenas uma conexão inferior. Mesmo com LTE? Mesmo com LTE. Dito isso, existem áreas onde a economia determinará que o sem fio é uma escolha melhor do que o fio, apenas pelo custo de cabear domicílios, especialmente em regiões menos densamente populadas. A Austrália e a Nova Zelândia são bons exemplos. Estão investindo bilhões de dólares de dinheiro público em infraestrutura partilhada, mas essa infraestrutura não alcançará 100% dos domicílios. Acho que na Austrália vai chegar a 93%. Então essa é apenas uma peça do quebra-cabeça. Para a maioria das áreas, sem fio e fios são complementos. As pessoas têm ambos, querem ambos, e onde a economia permitir, esse é o futuro. Outra coisa que acho que é pouco compreendida, é que a fibra ótica faz parte da conectividade sem fio. Você precisa dessa infraestrutura para ter conexões sem fio efetivas. O senhor quer dizer construir o backhaul e backbones a parte do atacado. Correto. Quando se fala em conectividade sem fio, para conseguir boa cobertura, é preciso trazer a fibra ótica para muito perto. Quanto mais perto, melhor conectividade sem fio haverá. Também vemos uma tendência muito clara, nos Estados Unidos e na Europa, de utilizar o espectro eletromagnético para telefones celulares apenas como uma parte da política para conexões sem fio. Nos Estados Unidos, mais e mais pessoas usam Wi-Fi para sua conectividade nômade e sem fio. Muitas operadoras de telefonia estão oferecendo redes Wi-Fi como forma de passar por cima de seus problemas de espectro [backfilter]. É uma forma muito efetiva de fazê-lo. Portanto, é preciso considerar não apenas políticas com fio, mas também políticas de espectro e olhar o espectro eletro-

6 388 Entrevistas magnético não licenciado, o espectro aberto, como um elemento muito importante. Se basear apenas em espectro licenciado é uma má ideia. Existem outros gargalos relevantes restringindo o desenvolvimento das redes que podem ser mencionados? A conexão aos domicílios é um gargalo. Conectividade sem fio é um gargalo. E outra coisa que eu chamaria de gargalo é o quadro institucional político e regulatório. Quer dizer, nos Estados Unidos, isso é um gargalo mais do que qualquer outra coisa. Poderia dizer por quê? O que o senhor quer dizer com o quadro? Quando falo de gargalos, são restrições à melhoria da conectividade em banda larga. Nos Estados Unidos, o sistema é tão rígido que nos torna incapazes de fazer o que é necessário para melhorar a conectividade. É o processo político e as instituições políticas que limitam as opções da banda larga. Eu não sei qual é a solução para isso, mas certamente uma das coisas que devem ser mantidas em mente é que os países mais bem-sucedidos ao redor do mundo são aqueles comprometidos com um resultado, ao invés de comprometidos em seguir uma política única. Poderia mencionar alguns exemplos? Todos os países estão mais ou menos nesta categoria. Tanto o Japão como a Coreia do Sul criaram suas combinações únicas de incentivos governamentais, investimentos governamentais diretos, políticas de acesso público e incentivo à competição entre plataformas. Eles regularmente avaliam onde estão e o que precisa ser feito, e trabalham com a indústria para fazê-lo. Esse não é o tipo de coisa que podemos fazer nos Estados Unidos. Na Europa, o sistema foi moldado para atender a novas necessidades, e o trabalho foi razoavelmente bem feito. Há mais restrições do que na Coreia ou Japão, mas foram bem-sucedidos. A Nova Zelândia e a Austrália estavam seguindo um caminho e perceberam que as coisas não estavam funcionando como gostariam, mas conseguiram mudar o curso e fazer algo diferente. Há muitos bons exemplos. A maioria dos países tem melhores exemplos do que os Estados Unidos. O senhor consegue dizer se as mesmas políticas e modelos, identificadas como positivas em países desenvolvidos, poderiam ser aplicadas a economias emergentes e em desenvolvimento? Destacaria alguma especificidade de economias emergentes e grandes países?

7 Rob Faris 389 Os princípios são todos os mesmos. É preciso avaliar a capacidade e força de compromisso dos órgãos reguladores, assim como a capacidade e incentivos do setor privado, e compreender como estas coisas se encaixam da melhor maneira. Não existem respostas simples, nenhuma receita pronta. Acho que em alguns países o quadro regulatório seria bom e forte o suficiente para implementar com sucesso algum tipo de política de acesso aberto. Em outros países, contar com o setor privado para investimento e deixá-lo ter mais controle sobre suas redes pode ser uma escolha melhor. É difícil. No Brasil, não temos hubs fortes ou cidades trabalhando como hubs no país inteiro, como existem nos Estados Unidos. Cerca de 70% do território brasileiro possui as mesmas condições que as áreas rurais nos EUA. É necessária alguma política que obrigue o investimento do setor privado nestas áreas, o que leva a formas de subsídio cruzado. Que outras soluções existem para este dilema? Ou é preciso adaptar esta política? Nós tivemos a mesma experiência nos Estados Unidos com as redes de eletricidade e telefone. As proporções podem ser diferentes, mas os problemas e princípios são os mesmos. É um terreno difícil, no qual você quer promover investimento e espalhar a rede, mas não quer se prender em um quadro institucional e político que seja difícil de alterar de acordo com as necessidades, que vão mudando com o tempo. Nos Estados Unidos, temos um fundo de serviço universal muito complexo, baseado em subsídios a operadoras privadas para melhorar o serviço telefônico em áreas rurais. Isso se tornou um grande obstáculo, é uma corrente ao redor dos Estados Unidos na política de banda larga. É muito difícil mudar essa política. Existem muitos interesses envolvidos. Mas este tipo de fundo era financiado por investimento público ou por receitas vindas das grandes companhias? É um fundo de subsídio cruzado com um mandato público, envolvendo diferentes companhias privadas. Todo mundo que tenha conta telefônica recebe a cobrança de um valor suplementar, que vai para um fundo que subsidia o serviço telefônico em áreas rurais. Foi projetado para dar incentivos ao setor privado para prover serviços, mas o problema é que é muito difícil de desenrolar, muito difícil de remover ao longo do tempo. Estamos empacados com este péssimo sistema. Tentaram consertá-lo, ao custo de um grande compromisso político. Mas o conserto não foi muito bom. A verdadeira solução é recomeçar, mas não é possível recomeçar. É difícil criar políticas à prova de futuro, mas todos aqueles que estão hoje pensando políticas precisam se preparar para o futuro.

8 390 Entrevistas Que alternativas existem? Você tem a escolha entre promover subsídios cruzados de serviços por todo o país ou entre domicílios individuais; ou construir backhauls e a meia milha [middle mile] como uma infraestrutura pública e deixar a conectividade da última milha para os municípios decidirem o que fazer. É outra possibilidade, tenho certeza que o Brasil está considerando versões disso. Infelizmente, não sei muito sobre prós e contras de políticas para países em desenvolvimento. O estudo foi concluído em Desde então, houve algo que evidentemente mudou ou se elucidou? O cenário se alterou? É bastante similar. Desde que escrevemos o relatório, a Nova Zelândia e a Austrália tomaram passos mais definitivos nos seus planos de infraestrutura de banda larga nacional, assim como a Cingapura. Vimos que a Europa está tentando entender como é possível estender fibra ótica até os domicílios com o atual sistema regulatório, e estão ocorrendo problemas. Não está claro como eles podem fazer isso com o sistema regulatório existente. Quais são as dificuldades para isso? Como disse, eles têm um sistema híbrido, que ainda aponta para a competição entre plataformas, com base em investimento privado para estender as redes, ao mesmo tempo em que ainda existe uma política de acesso aberto na rede de cobre original. É muito mais fácil abrir uma rede já existente do que estimular investimento por parte do setor privado na construção de uma nova rede. O problema é, para as empresas privadas, a ideia de construir uma nova rede de fibra ótica, que não parece muito lucrativa no momento. É o tipo de coisa em que se vê o uso de dinheiro público. A Europa ainda não está pronta para fazer isso. Finalmente, o senhor gostaria de adicionar algo? Ousaria fazer alguma previsão? Oh, não, eu não gosto de previsões... Eu prevejo que mais pessoas, nos próximos dez anos, perceberão o quão sério é o problema da competição nos Estados Unidos. Eu não acho que isso seja bem compreendido agora, pelo menos não o bastante para criar mudanças políticas. Isso vai ficar mais óbvio ao longo do tempo. Também acho que, nos próximos dez anos, a Europa terá problemas para descobrir como levar a fibra ótica aos domicílios. Eles também terão que reconsiderar seu sistema regulatório.

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo 1 Introdução Em 2009, o Brasil criou o Plano Nacional de Banda Larga, visando reverter o cenário de defasagem perante os principais países do mundo no setor de telecomunicações. Segundo Ministério das

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG

NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG Em destaque NOKIA LEE FEINBERG A Nokia é líder mundial no fornecimento de telefones celulares, redes de telecomunicações e serviços relacionados para clientes. Como Gerente Sênior de Planejamento de Decisões

Leia mais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer multiplicar parcerias internacionais entrevista novo mba do norte [ JORGE FARINHA COORDENADOR DO MAGELLAN MBA] "É provinciano pensar que temos que estar na sombra

Leia mais

Documento Explicativo

Documento Explicativo Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos

Leia mais

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Para competir com eficácia, as empresas da atualidade precisam se adaptar a um ambiente tecnológico que sofre rápidas mudanças.

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA Muitas organizações terceirizam o transporte das chamadas em seus call-centers, dependendo inteiramente

Leia mais

SOFTWARE LIVRE NO SETOR PÚBLICO

SOFTWARE LIVRE NO SETOR PÚBLICO SOFTWARE LIVRE NO SETOR PÚBLICO Marco Túlio dos Santos(mtuliods@hotmail.com) Thales Macieira(monteiro_macieira@yahoo.com.br) Richardson Mendes(richardsonmendes407@gmail.com) Resumo: O artigo a seguir tem

Leia mais

Brasileiro faz plano de banda larga dos EUA

Brasileiro faz plano de banda larga dos EUA Brasileiro faz plano de banda larga dos EUA 4 de outubro de 2009 O brasileiro Carlos Kirjner, nomeado pelo presidente Barack Obama para o cargo de conselheiro do diretor-geral da Comissão Federal de Comunicações

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

O curso Afiliado de Sucesso é um treinamento completo, passo a passo, em vídeo-aulas de fácil entendimento, destinado a ensinar qualquer pessoa a

O curso Afiliado de Sucesso é um treinamento completo, passo a passo, em vídeo-aulas de fácil entendimento, destinado a ensinar qualquer pessoa a O curso Afiliado de Sucesso é um treinamento completo, passo a passo, em vídeo-aulas de fácil entendimento, destinado a ensinar qualquer pessoa a construir um negócio sólido e lucrativo na Internet como

Leia mais

Avaliando o Cenário Político para Advocacia

Avaliando o Cenário Político para Advocacia Avaliando o Cenário Político para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

4 Mercado setor de telecomunicações

4 Mercado setor de telecomunicações 4 Mercado setor de telecomunicações Nesta sessão é apresentada uma pequena visão geral do mercado de telecomunicações no Brasil, com dados históricos dos acontecimentos mais relevantes a este trabalho,

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Como Processos Criam Valor?

Como Processos Criam Valor? Como Processos Criam Valor? Eu comecei este Advisor há um mês. Li um artigo sobre processos e valor que pensei estar inadequado e decidi ver se eu poderia disponibilizar uma descrição mais clara e compreensível.

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279 COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR Nós moldamos nossos edifícios. Depois eles nos moldam. - Winston Churchill Encontrar o melhor empreiteiro para seu projeto residencial é uma decisão extremamente importante.

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Conheça a trajetória da empresa no Brasil através desta entrevista com o Vice- Presidente, Li Xiaotao.

Conheça a trajetória da empresa no Brasil através desta entrevista com o Vice- Presidente, Li Xiaotao. QUEM É A HUAWEI A Huawei atua no Brasil, desde 1999, através de parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telefonia móvel e fixa no país e é líder no mercado de banda larga fixa e móvel.

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior.

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior. Preparação do Instrutor Trazer para a reunião/encontro de vendas: DVD : Módulo 9 Aparelho de DVD e TV Flip chart e canetas ( pincel atômico) Canetas/lápis apontados Manuais dos participantes (workbooks)

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 4T12 Contax (CTAX4 BZ) 26 de fevereiro de 2013. Tales Freire, Bradesco:

Transcrição da Teleconferência Resultados do 4T12 Contax (CTAX4 BZ) 26 de fevereiro de 2013. Tales Freire, Bradesco: Tales Freire, Bradesco: Bom dia a todos. Eu sei que a Companhia é bastante criteriosa para definir algum tipo de despesa como não recorrente, mas observando o resultado, vimos que outras despesas operacionais

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

DIMITRI YPSILANTI (Chefe da Divisão de Informação, Comunicação e Política do Consumidor da OCDE): [pronunciamento em outro idioma]

DIMITRI YPSILANTI (Chefe da Divisão de Informação, Comunicação e Política do Consumidor da OCDE): [pronunciamento em outro idioma] MESTRE DE CERIMÔNIA: A seguir, o senhor Roberto Franco, da ABERT, fará as perguntas, formuladas pelos participantes, ao palestrante, o senhor Dimitri Ypsilanti, chefe da divisão de formação, comunicação

Leia mais

Análise Comparativa entre Provedores de Internet 3G, no Estado do Acre.

Análise Comparativa entre Provedores de Internet 3G, no Estado do Acre. Análise Comparativa entre Provedores de Internet 3G, no Estado do Acre. Luiz Felipe de Oliveira Pinheiro * RESUMO Vamos aqui fazer uma comparação entre planos de internet 3G, (oferta/demanda), e tentar

Leia mais

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin).

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). 1- Planejamento Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). Planejamento é uma etapa administrativa que auxilia o administrador a perceber a realidade, avaliar ações e definir

Leia mais

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Novatec CAPÍTULO 1 Afinal, o que são ações? Este capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais para as primeiras de muitas decisões requeridas de um investidor,

Leia mais

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL Você tem plano de internet contratado para o seu celular? 27% 73% Sim 373 73% Não 141 27% Você sabe qual é a sua franquia de dados (MB ou GB)? 36,11 % 63,88% Sim

Leia mais

7 motivos pelos quais as Redes Sociais Corporativas vão se consolidar na América Latina.

7 motivos pelos quais as Redes Sociais Corporativas vão se consolidar na América Latina. 7 motivos pelos quais as Redes Sociais Corporativas vão se consolidar na América Latina. Não é possível voltar atrás. As Redes Sociais Corporativas (RSC) chegaram à América Latina para ficar, e irão se

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Entrevista da Professora Rosa Trombetta à rádio Jovem Pan.

Entrevista da Professora Rosa Trombetta à rádio Jovem Pan. Entrevista da Professora Rosa Trombetta à rádio Jovem Pan. A Professora Rosa Trombetta, Coordenadora de Cursos da FIPECAFI aborda o assunto elearning para os ouvintes da Jovem Pan Online. Você sabe o que

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona

Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona O email marketing é uma das formas de marketing mais lucrativas que existem para pequenas, médias e grandes empresas e também para profissionais

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

Preparação para seleção do Projeto de Empreendimento. Da ideia à prática

Preparação para seleção do Projeto de Empreendimento. Da ideia à prática Preparação para seleção do Projeto de Empreendimento Da ideia à prática Informações Gerais Grandes ideias surgem há todo momento. Mas como colocá-las em prática? Será tão simples? Muitos ignoram o processo

Leia mais

7 Modelos de Négocio para o PLC

7 Modelos de Négocio para o PLC 87 7 Modelos de Négocio para o PLC Há basicamente três modelos de negócio que podem ser usados para o PLC baseados no valor de investimento e nível de risco que as empresas de energia se dispõem em aceitar

Leia mais

Connections with Leading Thinkers

Connections with Leading Thinkers Instituto de Alta Performance Connections with Leading Thinkers O empreendedor Gustavo Caetano discute oportunidades e desafios para start-ups inovadoras no Brasil. Gustavo Caetano é presidente da Samba

Leia mais

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso!

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso! 2015 NOSSO CONTEXTO GLOBAL: Quase 3 bilhões de pessoas online Quase 2 bilhões de smartphones 33% de toda a atividade online é assistindo a vídeos BRAZIL: Mais de 78% dos jovens (15-29) usam internet. São

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Síntese. Perspectivas das Comunicações da OCDE : Edição 2003

Síntese. Perspectivas das Comunicações da OCDE : Edição 2003 Síntese Perspectivas das Comunicações da OCDE : Edição 2003 Overview OECD Communications Outlook : 2003 Edition As sínteses são excertos de publicações da OCDE, encontrando-se livremente disponíveis na

Leia mais

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras RP1102 Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE COMPRAS EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS NO BRASIL Coordenadores Paulo Tarso

Leia mais

"O MEC não pretende abraçar todo o sistema"

O MEC não pretende abraçar todo o sistema "O MEC não pretende abraçar todo o sistema" Data: 30/11/2008 Veículo: O Globo Editoria: Boa Chance Ministro diz que governo não vai regular MBAs e que empresas já mantêm certo controle sobre a qualidade

Leia mais

Como medir a velocidade da Internet?

Como medir a velocidade da Internet? Link Original: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/como-medir-velocidade-da-suainternet.html Como medir a velocidade da Internet? Pedro Pisa Para o TechTudo O Velocímetro TechTudo é uma

Leia mais

Implantação do Padrão TISS

Implantação do Padrão TISS Implantação do Padrão TISS Como avalia o impacto da TISS no setor de atendimento de seu laboratório? Como avalia o impacto da TISS no setor de faturamento de seu laboratório? Após a TISS, o número de colaboradores

Leia mais

Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI. Geraldo Soares

Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI. Geraldo Soares Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI Gestão de Base Acionária Targeting Formador de Mercado Acompanhamento de Mercado com Analistas Estudos de Percepção Geraldo Soares Boas Vindas Geraldo Soares Ferramentas

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

MBA MARKETING: ENFASE EM VENDAS. Negociação Aplicada a Vendas Prof. Dr. Cleverson Renan da Cunha

MBA MARKETING: ENFASE EM VENDAS. Negociação Aplicada a Vendas Prof. Dr. Cleverson Renan da Cunha MBA MARKETING: ENFASE EM VENDAS Negociação Aplicada a Vendas Prof. Dr. Cleverson Renan da Cunha Negociação e Vendas Marketing e vendas Quais são as relações entre marketing e vendas casos e causos de negociação

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

3 Privatização dos Aeroportos

3 Privatização dos Aeroportos 27 3 Privatização dos Aeroportos Este capítulo discorre sobre a experiência internacional com a privatização dos aeroportos, a eficiência entre as diversas formas de capital e a estrutura escolhida pelo

Leia mais

Connections with Leading Thinkers

Connections with Leading Thinkers Instituto de Alta Performance Connections with Leading Thinkers O executivo Rafael Navarro discute a inovação do ponto de vista de uma grande empresa brasileira altamente inovadora. Rafael Navarro é o

Leia mais

Argumentos de Vendas. Versão 20150206.01. Nossa melhor ligação é com você

Argumentos de Vendas. Versão 20150206.01. Nossa melhor ligação é com você Argumentos de Vendas Versão 20150206.01 Nossa melhor ligação é com você Algumas perguntas que podem ser feitas Você está satisfeito com sua operadora atual? Você é bem atendido quando liga na central de

Leia mais

6 Quarta parte logística - Quarterização

6 Quarta parte logística - Quarterização 87 6 Conclusão A concorrência aumentou muito nos últimos anos e com isso os clientes estão recebendo produtos com melhor qualidade e um nível de serviço melhor. As empresas precisam, cada vez mais, melhorar

Leia mais

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015.

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. Redes Sociais Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. REDES SOCIAIS Criar uma presença online é um passo obrigatório para qualquer negócio

Leia mais

PORQUE A VOLTA DA TELEBRÁS É UMA BOA NOTÍCIA

PORQUE A VOLTA DA TELEBRÁS É UMA BOA NOTÍCIA ESTUDO PORQUE A VOLTA DA TELEBRÁS É UMA BOA NOTÍCIA Vilson Vedana Consultor Legislativo da Área XIV Comunicação Social, Informática, Telecomunicações, Sistema Postal, Ciência e Tecnologia ESTUDO DEZEMBRO/2007

Leia mais

PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS

PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS O que é ensinado nas escolas prepara os alunos para concretizarem seus projetos na vida adulta? Para achar a resposta, entrevistamos jovens egressos

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

EMBRATEL ENTREVISTA: Pietro Delai IDC Brasil DATA CENTER VIRTUAL - DCV

EMBRATEL ENTREVISTA: Pietro Delai IDC Brasil DATA CENTER VIRTUAL - DCV EMBRATEL ENTREVISTA: Pietro Delai IDC Brasil DATA CENTER VIRTUAL - DCV DATA CENTER VIRTUAL - DCV Em entrevista, Pietro Delai, Gerente de Pesquisa e Consultoria da IDC Brasil relata os principais avanços

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA SEGURANÇA CIBERNÉTICA Fevereiro/2015 SOBRE A PESQUISA Esta pesquisa tem como objetivo entender o nível de maturidade em que as indústrias paulistas se encontram em relação

Leia mais

Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros!

Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros! Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros! Olá...eu sou a Samira! Sou engenheira química e atuo há

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Os Gerentes de Projetos são Sobreestimados? White Paper

Os Gerentes de Projetos são Sobreestimados? White Paper Os Gerentes de Projetos são Sobreestimados? White Paper Não é todo mundo que acredita em gerentes de projetos. Algumas reclamações comuns incluem: Os gerentes de projetos focalizam apenas em analisar e

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem Ordem dos Advogados do Brasil Exame da Ordem Agosto/ 2010 Sumário METODOLOGIA DESTAQUES RESULTADOS 1. OPINIÃO SOBRE O EXAME DA ORDEM 2. OPINIÃO SOBRE POSSIVEIS PROBLEMAS COM O EXAME DA ORDEM 3. OPINIÃO

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos?

Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Carlos Nuno Castel-Branco Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da UEM

Leia mais