Introdução. Olá!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução. http://querosersocialmedia.com.br. Olá!"

Transcrição

1

2 Introdução Olá! Nós, do Quero Ser Social Media, convidamos alguns profissionais e estudiosos do mercado de mídia social para entender, na visão deles, o que será tendência em Reunimos neste e-book as opiniões dos participantes para que você comece o novo ano com muita inspiração. Canais próprios, conteúdo, mídia, análise e mensuração de resultados e real time marketing foram alguns dos temas mais mencionados. Esperamos que o material contribua para a geração de insights, estratégias e resultados, e que você tenha muito sucesso em 2015! Boa leitura!

3 O que será tendência em 2015 na área de social media?

4 Ana Paula Passarelli - Co-fundadora do Plano Feminino A transparência das marcas com seus fãs e consumidores. Já entendemos que as marcas não são perfeitas e que também erram, mas aprender com os erros e ter transparência com processos construirão marcas valiosas e que não sustentam sua estratégia em quantidade de likes. Bruno Martos - Head de Mídia Programática na 2ACTION Para 2015, acredito que três tendências mereçam atenção: - A utilização eficaz do real time marketing será um dos principais objetivos para a maior parte dos clientes. Essa é uma tendência que já vimos ter início com a Coca-Cola e o Itaú, que trabalharam o real time marketing durante a Copa do Mundo através da integração de dados em salas digitais, juntamente com um time multidisciplinar de profissionais. A utilização de dashboards integrados buscando a unificação e a centralização de todas as métricas é um passo inicial para o melhor gerenciamento de dados; - Melhor integração, conhecimento e clusterização dos públicos das marcas, transferindo o conhecimento da audiência, que hoje é propriedade das plataformas de social media, para o próprio anunciante. Isso poderá ser feito com a utilização de ferramentas de DMP (Data Management Platform) para armazenagem dos dados, que são específicas para organizar, unificar e disponibilizar a audiência. Esta audiência segmentada poderá ser ativada dentro dos canais proprietários da marca ou via compra de mídia, seja em social, vídeo, mobile ou display. - Planejamento de ações integradas entre todos os canais, transpondo a régua de relacionamento já existente em e-mkt para as outras mídias. Dessa forma, podemos ter mais controle e precisão na sequência de mensagens que o usuário irá receber, conseguindo assim contar uma história para os consumidores e melhorando a lembrança de marca.

5 Carolina Terra - Consultora, pesquisadora e professora de comunicação e RP digitais Acredito que já estamos falando de consolidação das mídias sociais tanto na vida dos usuários comuns quanto na realidade das marcas e organizações. Para 2015, em termos de mídias sociais aplicadas ao ambiente corporativo, penso que: - O foco será nos dispositivos móveis. Estamos cada vez mais conectados por meio dos dispositivos móveis, portanto é natural que as marcas nos ofereçam mais conteúdo para tais meios, seja por meio dos aplicativos, sites responsivos, como também por meio de publicidade. - Conteúdo audiovisual continua sendo destaque. Não só os conteúdos visuais/gráficos que já são naturalmente atrativos, mas também pequenos vídeos, tutoriais, videocases, virais, situações de entretenimento com potencial de réplica. - Com a redução ou a quase inexistência do alcance orgânico, sobretudo no Facebook, temos duas possibilidades de visibilidade para as marcas: - Ou investem em conteúdo pago - E/Ou investem em conteúdo próprio. Creio que o inbound marketing passe a ser uma alternativa para quem quer atrair audiências e tentar convertê-las em possíveis clientes. - Conteúdo relevante, prestador de serviço e de qualidade sempre será tendência e ganhará a atenção do consumidor/usuário/cliente. - Convergência entre os meios: da TV para as redes sociais e vice-versa; dos meios eletrônicos para as redes e vice-versa e assim por diante. Não é à toa que rádios e jornais têm criado perfis no WhatsApp para dialogar com suas audiências; que programas de TV têm se utilizado de #hashtags para estimular a continuação da conversação nos meios digitais e assim por diante. - Decisões de compra baseadas em opiniões, resenhas e experiências postadas online. Nada do que eu mencionei acima é novidade. Acredito mesmo na evolução da comunicação como estamos assistindo e na mudança de comportamento por parte do consumidor que migra e transita de um meio a outro e acaba por usar as redes sociais, especialmente no ambiente online, para se expressar, se informar, decidir e se relacionar.

6 Cinara Moura - Gerente de Mídias Sociais na AG2 Nurun Acredito que a principal tendência para 2015 e que continuará nos anos seguintes esteja no fato que Social Media precisará ser mais competência global e menos uma área dentro do ecossistema. Isso vem à tona como decorrência de um processo de integração de habilidades, em que a centralização do conhecimento em uma área ou setor específico deixa de ser coerente e perde força. Empresas com maior maturidade digital começam a provar que as mídias sociais que fazem sentido são aquelas trabalhadas de forma horizontal, conjuntamente por profissionais de habilidades distintas, que trocam conhecimento e ideias dentro do ecossistema, enriquecendo as entregas. Esta é minha principal aposta para 2015! Daniel Miura Diretor de Mídia Social e Planejamento na NR-7 Comunicação O ano de 2015 para a Social Media será um período de consolidação em vários níveis. O Facebook, principal plataforma no País, encaminha-se para se tornar um canal efetivo de mídia paga também para os médios e pequenos, uma vez que é cada vez mais dispare o ROI obtido em relação ao alcance orgânico. Outro ponto será a retomada do Twitter, muito por conta do investimento que os canais de TV tem feito na interação via microblog. Por último, é possível esperar um aumento ainda maior de investimento em ações que privilegiem a experiência e o relacionamento com produtos e serviços, visto que o usuário brasileiro entendeu que mais do que gostar de uma marca, as redes podem ser um local importante de cobrança e via de benefícios.

7 Dani Rodrigues - Real Time Conceptor da Movimento (agência do grupo Flag Interpublic) Plataformas proprietárias de conteúdo Conteúdo em tempo real A produção de conteúdo passa a mesclar de modo mais intenso Business Intelligence e criação. Calendários/planilhas de conteúdo (chame como for) mensais ou mesmo semanais dão lugar à criação em tempo real pautado no contexto e na lógica dos algoritmos. E quando pensamos em ação em tempo real não se trata de pegar carona em qualquer fato, fazendo uma graça. Entram em jogo quatro elementos: contexto + estratégia + criatividade + timing. Por exemplo, a cobertura de um evento como o Oscar pode ser feita com 100 posts ou 1 certeiro. Depende da marca em questão, da estrutura disponível, do objetivo de comunicação de todas as frentes e da afinidade do evento com o público do seu produto ou serviço. Marcas devem apostar cada vez mais em espaços de conteúdo proprietário, valendo a máxima não se aplica todo o seu dinheiro em uma casa alugada, porque o dono pode pedir de volta. Ou seja, Facebook e Twitter são plataformas de mídia. Natural que busquem rentabilizá-las. Reclamar do alcance do Facebook é #old, ok? Gerar conversas em um ambiente mais friendly e identitário deixa de ser a exceção. Segunda tela O uso de múltiplas telas não é novidade. O que deve (precisa) ganhar corpo é o investimento em estratégias e conteúdos nativos para cada ambiente. As redes sociais passam de reverberadoras de awareness em torno de determinados temas para ambientes relevantes no processo de significação de uma mensagem. O comentário no Twitter sobre o show no Rock In Rio, por exemplo, é envolto em uma teia de comunicação que interfere de modo mais incisivo na percepção do evento. O aplicativo de mobile que servia como mero agregador de menções nas redes sociais sobre o programa esportivo passa a ter conteúdo exclusivo, como desempenho dos atletas, agregando sentido ao uso do app ao mesmo tempo em que a mensagem na tela principal é exibida.

8 Eduardo Prange CBO da Seekr O meu olhar de tendência está diretamente relacionado à evolução da maneira com que as marcas e as pessoas se relacionam no ambiente digital. Há tempos que ouvimos conceitos relacionados à Convergência Digital e Multicanalidade. Porém, acredito que em 2015 estes conceitos sairão do discurso e passarão a ser executados, de fato, pelas organizações. Algumas pesquisas comprovam que, em menos de uma década, houve uma verdadeira revolução nas centrais de atendimento no que tange a redução de chamadas no atendimento humano por meio de projetos de modernização. A nova revolução está ligada ao autosserviço ou autoatendimento, e mais, tudo isso através de dispositivos móveis, ou seja, na palma da mão dos consumidores. As organizações precisarão investir em plataformas de atendimento que promovam uma melhor experiência aos seus consumidores e comportem diferentes públicos e meios de contato, possibilitando pontos de convergência entre o que acontece no ambiente tradicional (1.0) e no ambiente digital (2.0), o que estamos chamando de Plataformas de SAC 3.0. Eric Messa - Professor da Faculdade de Comunicação e Marketing e Coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP Algo que vem se firmando e deve crescer bastante em 2015 são as ações de comunicação que envolvem a possibilidade do consumidor vivenciar experiências reais. Algo que se inicie nas redes sociais mas de alguma forma, extrapole os limites do virtual e interfira no cotidiano do indivíduo. Além disso, o avanço dos softwares de análise e monitoramento dos rastros digitais permitirão a criação de estratégias de comunicação que utilizarão um grande volume de informações sobre o consumidor. Ao mesmo tempo em que essas ações serão premiadas pelo nível nunca antes alcançado de segmentação e personalização, elas também devem gerar boas reflexões sobre os limites entre público X privado.

9 Estevão Rizzo - Empresário, Sócio Diretor de Marketing e Novos Negócios no Grupo WTW (80 20 Marketeria Digital, Gestão Ativa, Mais Empresas, Superbiz e Just Works) Todo final/começo de ano, profissionais de todas as áreas se juntam para fazer um exercício de futurologia sobre seus mercados; alguns acertam algumas coisas, outros acertam poucas coisas e, a maioria, erra quase tudo. Mas, sem dúvida, é sempre válido dar atenção ao que esses profissionais tem a dizer e ficar de olho nessas tendências. Acredito que 2015 será ainda mais o ano do mobile, com várias tendências de 2014 finalmente se concretizando e se tornando mainstream. Entre elas, destaque para: 1 - Mobile ainda mais como primeira tela e com várias camadas da população usando cada vez menos seus desktops e laptops, com a parcela mais jovem da população quase abandonando essas plataformas. Além disso, o acesso a sites via mobile aumentarão muito e as empresas que não aderirem ao modelo Mobile-only/Mobile-first vão perder vendas e clientes. 2 - Pagamentos via celular e in app finalmente vão se tornar realidade, através de sistemas de pagamento como Apple Pay, leitores de cartões conectados a smartphones e pagamentos através de aplicativos e redes sociais (como o Snapchat). 3 - Consumo de redes sociais tradicionais deve diminuir e passar ainda mais para redes sociais de função única como Instagram, Snapchat, Tinder e outras, talvez novas, nas quais um clique leva a uma única função (ver fotos, enviar em vídeos, etc.). Por isso, as redes sociais tradicionais devem separar ainda mais suas funções em apps independentes, mas acredito eu, sem muito sucesso. Além disso, o foco das pessoas está deixando de ser grandes números de contatos para poucos contatos reais. 4 - Preocupação com privacidade deve aumentar e empresas e redes sociais que não aumentarem o poder de seus clientes em resguardar seus dados pessoais devem começar a perder usuários. 5 - Branded content e Inbound marketing vão se tornar muito mais fortes e passar a integrar, ou até mesmo, dominar planejamentos de marketing digital de grandes empresas e também de pequenas de alguns ramos. 6 - Web semântica começa a fazer parte real do dia a dia de usuários de smartphones e da web em geral. Buscadores, assistentes pessoais (como Siri e Google Now) e até redes sociais devem começar a entender muito mais as nossas necessidades e nos trazer resultados cada vez mais relevantes ao invés de simplesmente entregar corres

10 pondências simples para nossas buscas. (é importante notar que essa tendência começou em 2014, mas agora deve se concretizar e alcançar uma parcela muito maior e mais significativa da população) 7 - Vídeo web também deve virar centro das estratégias de marketing digital para clientes de todos os portes, uma vez que o consumo de vídeos online já ultrapassa o da TV a Cabo em alguns países e pesquisas mostram que adolescentes já pesquisam antes no YouTube e, se não encontram resposta, vão para os buscadores tradicionais. Além disso, o custo de produção de vídeo baixou muito nos últimos anos com um número muito maior de profissionais da área e de equipamentos de qualidade muito mais baratos. 8 - O foco em qualidade de conteúdo vai aumentar, já que a grande maioria das estratégias de marketing digital se baseia em produção de conteúdo e, com isso, se torna cada vez mais difícil fazer o conteúdo chegar a quem interessa (sem contar as alterações de algoritmos que vão continuar diminuindo o impacto do conteúdo produzido por empresas). O foco em qualidade deve fazer empresas deixarem de produzir vários conteúdos por semana e fazer com que produzam apenas alguns no mesmo período, mas esses, feitos em cima de dados e com foco em viralização e engajamento (muitos serão infográficos animados). 9 - A cultura pop digital vai se fragmentar ainda mais e os grandes fenômenos de viralização e os tão populares memes vão ter seus impactos diminuídos, visto que o desejo de ser popular não é mais o centro de interesse nas redes sociais e as pessoas estão se juntando em grupos de interesse para discutir assuntos específicos A automação de marketing e micro targeting vão ser uma realidade cada vez mais presente devido ao aumento do custo da mídia digital, o surgimento de ferramentas específicas e a melhoria no uso de dados (nem vamos entrar em big data ok?!) Com a crise financeira, o valor da mídia online vai subir, isso porque as grandes empresas já aprenderam a usar e mensurar os resultados da web e, dessa vez, as verbas de mídia devem ser cortadas antes nas mídias que não tem comprovação de resultados tão clara e por isso migrarem para a internet O Pay to Play finalmente chegará à Internet, o que deve forçar a profissionalização do mercado ajudar agências digitais a finalmente entrarem para o mundo dos adultos e causar uma consolidação do ramo com algumas compras e aquisições. O lado negativo é que vai ficar cada vez mais difícil para as pequenas empresas investirem no digital, o que deve fazer com que elas voltem a recorrer à campanhas de guerrilha. Enfim, preparem-se para um ano de muitas emoções!

11 Fred Fagundes - Diretor de Conteúdo da Donanete Acredito que as marcas vão, cada vez mais, adaptar suas ferramentas para se aproximar do cliente/fã. Não simplesmente estando em todos os lugares o tempo todos, mas sim, levando uma informação ainda mais artesanal, de bastidores, influenciando a identificação e o caráter pessoal do diálogo. Por isso, destaco os grupos abertos do Viber. A curiosidade do fã sobre a rotina interna de uma marca não vem de agora. É natural desejarmos saber como um produto é desenvolvido. É o valor da informação. Faz você sentir-se um privilegiado e parte de uma marca - especialmente quando ela retribui essa curiosidade. Quem trabalhar corretamente as infinitas possibilidades do grupos abertos do Viber, dando ao consumidor, além de uma fonte nova de informação, a oportunidade de participar, mesmo que passivamente, do desenvolvimento e rotina da marca, tem grande possibilidade de humanizar o seu produto de uma maneira ainda mais verdadeira, sem as já tradicionais definições de preferências do usuário e personalização de mensagem. Afinal, a marca estará sendo real, expondo aquilo que contribui para ser o que ela é. E, ainda, nada melhor que a sinceridade para convencer. Gabriel Ishida - Coordenador de Social Intelligence na DP6 Quando penso em tendências, costumo mais olhar o que já acontece agora e está ganhando força do que prever algum comportamento que pode ocorrer. No caso de social media, o que vejo que está começando a ocorrer é uma diversidade maior do investimento, ou seja, o Facebook está perdendo espaço no budget para dar lugar a outras redes. Nesse sentido, o Facebook, ao meu ver, ainda será o principal canal de muitas marcas, mas não será mais o centralizador total. Vejo muitas marcas começando a olhar com mais carinho para o Instagram e o Twitter. Com os excelentes resultados do Twitter durante a Copa, creio que muita gente irá começar a fazer experimentos nessa rede em 2015 para se preparar para as Olimpíadas em E o Instagram vem se consolidando como uma rede para branding de marcas,

12 o que tem sido bastante atraente para gerar engajamento. É bem provável que já no começo de 2015 comecem a chegar as opções de mídia paga na rede e creio que teremos algumas ações legais na rede. Israel Scussel Degasperi Coordenador de Marketing de Conteúdo na Lopes Consultoria de Imóveis Olá, tudo bem? Quero começar dizendo que é um prazer estar aqui a convite do Beto e da Dani escrevendo para o Quero Ser Social Media, projeto que acompanho e admiro desde o começo. Sempre levei muito a sério a minha profissão e acredito que você também, motivo pelo qual está aqui lendo estes textos. Só quem é realmente bom e dedicado vai continuar neste mercado. O ano de 2014 foi marcado pela queda drástica do alcance orgânico do Facebook e 2015 não vai ser diferente. Há poucas semanas o Facebook anunciou que vai diminuir ainda mais o alcance orgânico de páginas de empresas que fazem aqueles posts clássicos de produtos e de promoções. Isto é muito bom para nós, profissionais do mercado. Com isso, o Facebook está combatendo os sobrinhos (e aquelas pessoas que costumam dizer, mas é só postar!) e as empresas pequenas que não tem um profissional dedicado para se trabalhar com mídias sociais. Eu vejo isso como oportunidade! Cada vez mais um post vai ter que ser uma obra prima. Bem planejado, com um estudo dos assuntos e horários que mais funcionam na página e com uma imagem impecável, vídeo ou um excelente texto. Em vez de reclamar, aja e melhore a qualidade do seu conteúdo. Isso vai diferenciar meninos de homens. Dá trabalho e exige esforço, afinal era muito mais fácil quando postávamos qualquer coisa e todo mundo via e depois de alguns muitos interagiam. Agora não muda muito, mas para verem seu conteúdo e interagirem com ele, vai ter que ser realmente muito bom. Aborde assuntos do cotidiano sobre uma perspectiva diferente e aposto que você terá bons resultados! Outro estudo polêmico foi da Forrester que disse que não vale mais a pena investir em mídias sociais, como Facebook e Twitter e devemos nos focar em ter um site com excelente qualidade e trabalhar com marketing. Gente, desde o início da minha profissão eu sabia que não iria viver para sempre de mídias sociais. As coisas evoluem. Você deve evoluir como profissional também. Nunca uma empresa está 100% segura investindo em um canal de comunicação que não tem o controle. Sempre falei em sala de aula que é um

13 erro uma empresa ou agência ter seu site dentro do Facebook. Pelo simples fato de que nós não sabemos o que se passa na cabeça do Tio Zuckerberg. Sabendo disso, fui estudar cada vez mais SEO, Marketing, CRM, Mídia, Web Analytics, Monitoramento. Nós não podemos nos acomodar. Se você é um analista de mídias sociais e pretende continuar trabalhando com digital, precisa aumentar seus conhecimentos. Não é novidade para ninguém que ter um excelente site, investir em conteúdo no seu site e blog, gerar conteúdo exclusivo e disponibilizar para download pedindo o nome, e cidade ou profissão, é uma excelente estratégia. Nós já fazemos isso. marketing, se bem feito, é um canal que converte muito em vendas. Só não pode ser feito de qualquer jeito. A questão agora é que a concorrência está muito alta nas redes sociais, pois todas as empresas querem se aproveitar desta bocada. E só quem fizer um trabalho realmente bom e diferenciado, vai continuar conseguindo bons resultados. E eu tenho certeza que seremos um desses profissionais que iremos vencer todos estes obstáculos. Um excelente 2015 para todos nós! João Pedro Salles Braconi - Key Account Manager na 5 ERA Nos últimos anos o mercado falou muito em qualidade ao invés de quantidade, conteúdo segmentado e atendimento personalizado, ou seja, foco total na experiência do consumidor além de trazer uma experiência única de marca, independente do ponto de contato. Hoje se fala muito em real time marketing, segunda tela e adventos que tornem mais rica essa experiência para o público. Uma vez que o poder passa para as mãos do consumidor, as empresas começam a correr atrás do tempo perdido para atender toda a demanda gerada, buscando na customização das mensagens uma forma de atingir cada usuário da forma, onde e quando ele deseja ser impactado. Nesse próximo momento cabe aos CMOs e profissionais da área buscar integração em suas ferramentas, analisar e decodificar a infinidade de dados gerados nas trocas do dia a dia, mas para isso precisamos saber quais perguntas fazer. Um dos grandes desafios dos novos CMOs passa ser a integração das áreas de TI e Marketing, principalmente nos canais de venda a fim de tangibilizar as vendas nessa multicanalidade, além de ser essencial a definição de KPIs e saber analisar o ROI para apresentar números a fim de

14 comprovar o valor de toda essa entrega. Há diversas ferramentas que podem suportar tomadores de decisão nessas entregas, mas cabe a eles achar a ferramenta ideal e tornando assim essa entrega de forma integrada e completa, eliminando gaps entre monitoramento, publicação, engajamento e análise. Mais do que nunca, a conta precisa fechar no fim das ações. Por fim, mais do que uma tendência, deixo uma pergunta: Qual é o valor da sua entrega para o seu cliente? Juliana Guerra - Gerente de Mídias Digitais na ConceptPR 2015 será mais um ano de desafios. Contudo, os desafios são diferentes para as empresas, de acordo com a experiência online que cada uma tem. Ainda há aquelas que estão descobrindo o mundo maravilhoso do Facebook e a oportunidade de relacionamento com usuários, e porque não, fazer publicidade dentro do orçamento possível. Ao mesmo tempo, temos as empresas investindo pesado em novos canais de relacionamento são veteranas de Facebook e acreditam que esta fronteira já foi cruzada. Acredito em dois desafios comuns a todas as iniciativas: Humanização de relacionamentos e Investimento em capacitação. Relacionamento com consumidor, SAC 2.0, Humanização. A rotina entre empresa e consumidor já ganhou vários nomes, mas no fundo, é a essência do atendimento, no sentido da palavra: esclarecer dúvidas, tratar de reclamações e sugestões. O consumidor migra das formas tradicionais de relacionamento, especialmente no telefone (0800) para as redes sociais, em busca de rapidez e eficiência. Em 2015, estabelecer o perfil responsável pelo atendimento, a linha editorial e a forma com que ele será feito será um grande passo para muitas empresas, especialmente aquelas que enfrentam um grande volume de atendimento diário. Verificar, dentro da estratégia de comunicação e marketing se ter um personagem será melhor do que assumir pessoas de carne e osso (e nome) do outro lado da tela; a forma de atendimento, sua organização e fluxos enfim, todo o processo envolvido. O segundo desafio eu acredito ser de capacitação. Não só de equipes de atendimento em agências, que geralmente estão à frente do trabalho em redes sociais (postagem, relacionamento, monitoramento, avaliação), mas também dos clientes. Sim, pois clientes também precisam ser capacitados! Também precisam entender o que dizemos nos relatórios, o que os indicadores nos dizem, e mesmo que não entendam tudo, que se interessem pelas entrelinhas, que saiam da primeira página e descubram, junto com suas equipes,

15 as melhores práticas para o sucesso do trabalho online. Mostrar as diferenças entre o trabalho de assessoria / relacionamento com imprensa, especialmente na avaliação dos resultados e na estratégia. É preciso entender melhor para conquistar novas metas, atingir novos desafios. Estamos prontos pra 2015! Liliane Ferrari - Palestrante, consultora de Mídias Sociais e fundadora da rede BlogMe Acredito que com a diminuição mais drástica ainda do alcance orgânico das fan pages em 2015, e a falta de tempo real no newsfeed do Facebook, será o momento de ver as marcas apostando em outras redes e plataformas novas que estão ganhando força ou mesmo no bom e velho Twitter. O Pinterest vai despontar no Brasil porque é ideal para e-commerces, já o Snapchat, WhatsApp e Ello vão começar a ser incluídas nos planejamentos digitais de marcas ligadas ao público jovem. Marcel Ayres - Sócio-Diretor da PaperCliQ Comunicação e Estratégia Digital e Sócio-executivo da COM Inteligência Digital, empresas com atuações em Salvador, Recife e Brasília Acredito que 2015 será um ano com boas novidades para a área de Social Media, entre elas estão: - Vídeos Online: os vídeos serão a nova gasolina das mídias sociais. Tal qual a produção de fotografias e imagens (cards, gifs, memes etc.) imperaram nos últimos dois anos, principalmente em mídias como Facebook e Instagram (até mesmo no Twitter), os vídeos ganharam (em 2014) e ganharão ainda mais força em O vídeo online será destaque nas estratégias de marketing em mídias sociais e deve ser explorado com base em diferentes táticas, tais como: desdobramentos de campanhas televisivas, backstages, streaming, dicas (how to dos), webséries etc.

16 - Social e Mobile Ads: os anúncios na web desempenharão um papel-chave em Empresas de diferentes portes estão aumentando consideravelmente seus investimentos anuais em mídia online, não com o intuito de substituir a mídia tradicional, mas, sim, com o objetivo de equilibrar o bolo publicitário e reforçar as estratégias de veiculação de forma integrada. Com novos formatos em plataformas já consolidadas como Google Adwords e Facebook Ads, recursos com segmentações ainda mais assertivas, e com a ascensão de plataformas como o Waze (comprado pelo Google), Spotify, Instagram, os anúncios online serão imprescindíveis na busca pela performance e resultados. - Mídia Programática: ainda falando de publicidade online, a mídia programática ganhará ainda mais visibilidade no mercado em 2015, tornando o uso da Big Data uma realidade próxima para clientes de diversos portes e, com isso, permitindo que os anunciantes possam otimizar ainda mais seus investimentos, alcançando usuários que estejam em consonância com a segmentação estabelecida e com a estratégica de comunicação e marketing. - Monitoramento: o monitoramento de mídias sociais continua em um processo contínuo de amadurecimento no mercado e passa a ser visto não apenas como uma forma de avaliar marcas, assuntos, campanhas, usuários etc., mas, também, como uma prática essencial em atividades que envolvem a gestão de relacionamento com o consumidor e o atendimento na web (SAC e CRM s). - Mercado: Por fim, o movimento de internalização da produção de conteúdo e relacionamento em mídias sociais por organizações (privadas e públicas) deve continuar em crescimento em Isto, contudo, não significa o fim das agências especializadas em Social Media. Este movimento gera espaço para um novo tipo de atuação, com um foco maior em pesquisas e planejamento estratégico, articulando as operações com empresas e profissionais que possuem diferentes expertises.

17 Marcelo Salgado - Gerente de Redes Sociais do Banco Bradesco Prever o futuro em social é bem difícil, seja um ano à frente ou uma semana. Mas, alguns comportamentos já nos mostram que plataformas de nicho vão crescer no Brasil - por mais contraditório que pareça. Snapchat e até o Instagram devem receber ainda mais usuários descontentes com feed e público do Facebook. O Facebook, por sua parte, deve manter sua corrida contra o ostracismo, criando e testando novos features, comprando empresas menores por bilhões e evoluindo seu algoritmo para obrigar empresas, publishers e usuários a fazer conteúdos melhores. Canais no YouTube devem ficar cada vez mais profissionais - porque os custos de produção estão barateando - enquanto Facebook brigará pela liderança de vídeo content com coisas menos elaboradas. De uma forma ou de outra, o que podemos garantir é que esse negócio de conexão não tem volta e vamos nos juntar cada vez mais, inexoravelmente. Mariana Oliveira - Gerente de BI & Monitoramento na Agência RIOT Na área de Social Media, há tópicos polêmicos que foram intensamente debatidos por profissionais da área, como, por exemplo, a dominação do Facebook dentre as plataformas e a transformação do conteúdo orgânico em pago. Estes são alguns dos fatores que justificam o que acredito que sejam as principais tendências para Social Media em 2015: - Existe vida além do Facebook: a chegada de anúncios em plataformas como Twitter (já disponível para algumas marcas no BR) e Instagram deve tirar um pouco o Facebook do centro das ativações de Social Media. Muitos clientes e agências já perceberam que, mais do que número de fãs, é preciso ter relevância, conteúdo de qualidade e afinidade com o público-alvo. E, para isso, é preciso escolher a plataforma certa para se conectar com este público - que nem sempre é o Facebook. - Especialização do profissional de Social Media: cada vez mais o perfil buscado para trabalhar com Social Media possui habilidades específicas, e não um faz-tudo que não faz nada direito. Hoje o mercado demanda profissionais que sejam especializados em áreas como Monitoramento, Métricas, Criação, Conteúdo, Relacionamento... e conhecer o am-

18 biente de Social se torna uma cultura da empresa, e não mais uma profissão. - Social Media também é Paid Media: Desde as grandes mudanças no algoritmo do Facebook, que fizeram todo o mercado digital se questionar acerca da sobrevivência do modelo orgânico em Social Media, é crescente o investimento em anúncios nas plataformas sociais. Com as possibilidades de segmentação de audiência e interesses oferecidas pelas plataformas, a tendência é que os anúncios sejam cada vez mais segmentados, personalizados e assertivos. Nino Carvalho Consultor e coordenador dos programas de MBA e Pós-MBA da FGV em diversas cidades no Brasil Trabalho com digital, no mínimo, pelo mesmo tempo que qualquer um na internet (comecei em 1997) e leio ou participo anualmente de previsões (inclusive me intero do que veem como trends lá fora). Infelizmente a visão de muitos, na minha opinião, continua ou desinformada ou utópica demais. Minha visão é mais fria, dura, ou como prefiro pensar, mais realista, racional e consciente. Em linhas gerais, tenho a esperança que a mentalidade das organizações mude. Espero que os investimentos sejam mais inteligentes e racionais. Torço pra que o marketing seja maior que o digital dentro do que chama-se de marketing digital. E, por fim, rogo para que o foco das atividades da marca sejam nos seus públicos com vistas a entregar os objetivos organizacionais e que isso passe longe de priorizar ferramentas, modismos ou desperdícios de recursos em atividades equivocadas. Dito isso, reforço que não sou louco ou leviano de afirmar coisas do tipo não invista no Facebook se você é uma empresa pequena à toa ou por mera birra em relação à inteligentíssima armadilha do Zuckberg (ou às similares, tanto faz...). O que está por trás dessas frases fortes e aparentemente insensatas (e isso requer uma abstração mínima do interlocutor) é a seguinte reflexão: os recursos de sua organização são limitados (particularmente, dinheiro, tempo e pessoas). Não importa o tamanho de sua marca, os recursos têm limites. Com isso em mente, entenda, aceite e reconheça que toda e qualquer decisão de marketing é uma Escolha de Sofia. Se você alocar recursos ali, irá faltar acolá. Fato. Simples. Sendo assim, a questão que nos resta é - será que realmente a iniciativa mais sensata, eficiente, ótima e mais atraente em termos de resultados para minha organização é... (e aqui você

19 completa a frase com o que quiser, ter um perfl no Instagram, comprar facebook ads, criar um app móvel para meus eventos etc). Assim, tentei organizar os pensamentos em três tópicos a seguir, que certamente não são infalíveis, suficientes ou imutáveis. Crescimento de uma visão mais consciente, racional e realista acerca do papel das mídias sociais para as organizações Tenho reparado que muitas organizações estão tomando decisões mais racionais acerca da utilização das mídias sociais em suas atividades. Parte disso é devido à ilusão construída acerca do pseudo sucesso fácil meramente por estar no Facebook ou no Instagram, por exemplo. Sendo assim, suponho que as marcas irão passar a focar mais em resultados atrelados aos KPIs organizacionais e menos festinhas que levam a volume de métricas vãs. Aumento das discussões sobre privacidade, monopólios e fraudes O final de 2014 claramente foi recheado de debates sobre o monopólio do Google na Europa, o abuso do Facebook em países diversos, como a França, e até mesmo problemas financeiros e ligados a impostos protagonizados por alguns dos grandes players globais de redes sociais. Adicione a isso a análise de profissionais renomados e de alguns dos principais blogs/sites da área digital quando do lançamento da mais nova versão da Política de Privacidade (irônica e propositalmente entre aspas) do Facebook. Acredito (e espero com muuuuita esperança mesmo) que as organizações reflitam e debatam mais e melhor o poder que estão dando (em parceria com a sociedade!) para as empresas privadas que dominam o mercado de mídias sociais no mundo. Conteúdo multimídia em alta, mobile em falsa ascensão Talvez pelo terceiro ou quarto ano seguido vou falar a mesma coisa (sendo que em relação a Mobile costumo receber risadas em troca...) os formatos multimídia (vídeo, áudio, infográficos, imagens, animações etc) irão aumentar em volume, frequência, profundidade e retorno sobre o investimento, particularmente no Brasil, dadas as características do público internauta. De forma diametralmente oposta, continuo (como disse, pelo terceiro ano seguido) sustentando que ainda não será a vez do mobile. Sim, os números de linhas de celular, aparelhos, adesão a planos 3G etc estão crescendo, mas isso está longe de ser devido à aplicação real do mobile para business. O mobile ainda está em fase de amadurecimento no país e continuamos com falhas estruturais (no lado dos provedores e de telecoms), de competências e habilidades específicas (do ponto de vista dos fornecedores de serviços), de dificuldades financeiras (que afetam toda a cadeia) e do uso concreto por parte dos usuários (majoritariamente games, aplicativos que ajudam a deixar a mente vazia e aplicações de bate-papo e outras versões de relacionamento interpessoal e disseminação de fofocas). Apesar de ser uma visão talvez dura, honestamente se você não é

20 focado em vender aplicativos inúteis ou games, use seu dinheiro para investir em aspectos mais essenciais e de base em marketing digital. Pedro Vitor de Melo - Líder de Comunicação Digital e Publicidade da GE para América Latina Acredito que 2015 continuará sendo um ano excelente para os profissionais e empresas que entenderem as mídias sociais como uma importante plataforma em seus mix de meios e mídias para o relacionamento com seus mais diversos públicos estratégicos. De forma bem especial, destaco uma tendência de consolidação dos canais de marcas em mídias sociais com perfil individual na interação com os fãs das marcas, tais como Viber, Snapchat e WhatsApp. Este movimento tende acontecer uma vez que o fã vê nestes canais uma maneira mais personalizada e verdadeira de interação. Este comportamento já foi destacado pela Interbrand em seu relatório das 2014 Best Global Brands como Age of you. As ações já lançadas, tais como o perfil mundial da GE no Snapchat para dialogar sobre ciência e inovação, para uma marca B2B, se consagrou como um importante movimento da marca para aumentar seu alcance de diálogo com os públicos estratégicos. Outra iniciativa interessante, do segmento B2C, foi a de Hellmann s com a campanha WhatsCook, auxiliando os fãs a prepararem receitas personalizadas com o que eles tinham disponível em suas casas via WhatsApp. Em apenas 10 dias, a marca impactou mais de 4 milhões de pessoas com um investimento muito baixo em mídia para divulgação da campanha. Outra tendência que destaco, será a das marcas em produzir conteúdos relevantes realmente adequados para cada um dos canais que estão presentes. Isso parece simples e rotineiro, no entanto muitas marcas ainda não consideram a produção de conteúdo fator chave para o sucesso em mídias sociais. Exemplo disso, será a capacidade das marcas em desenvolver em seus canais no YouTube uma programação específica para a audiência do canal, alinhado a estratégia de Comunicação e Marketing. Os influenciadores online já

21 entenderam isso e devem, em grande parte, o sucesso de sua presença digital a está estratégia bem executada. Lembrem-se: se o Conteúdo é Rei, o Contexto é a Rainha do sucesso! Bons negócios em 2015! Rafael Sbarai - Creative Product do GloboEsporte Pensei em três itens mais mercadológicos que terão impacto direto na área de mídia social. 1) O Facebook vai enfrentar um novo desafio à sua altura: aumentar a rentabilidade nos mercados onde o público da rede social mais cresce e, principalmente, identificar evolução em países em que a rede social atingiu o topo casos de Canadá e Estados Unidos. O produto já reúne metade das pessoas conectadas à rede (excluindo a China, onde o site é bloqueado) e deve se reinventar, mais uma vez, para mostrar o quão é poderoso. 2) Será um ano decisivo para o Google+, um dos mais ambiciosos projetos desenvolvidos pelo Google. Uma possível chave para o sucesso pode estar no coração da empresa: as buscas. Ainda falta um plus à rede é um Google+-. 3) Vamos acompanhar também um ingresso das redes sociais na oferta dos meios de pagamento digital. Sim, eles também vão querer a sua carteira.

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Introdução às Mídias Sociais O que fazer com as mídias sociais Tipos de ações As principais mídias sociais Dicas e considerações finais Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1

Leia mais

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL INTRODUÇÃO Já imaginou ter acesso a dados e estatísticas do website do concorrente? Com alguns aplicativos e ferramentas, isso já é possível. Com ajuda deles, você

Leia mais

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda.

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo Copyright 2015 Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Todos os direitos reservados. Pode ser compartilhado com conteúdo,

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

Introdução. Pra quem é esse ebook?

Introdução. Pra quem é esse ebook? Introdução Se você está lendo esse ebook é porque já conhece o potencial de resultados que o marketing digital e o delivery online podem trazer para a sua pizzaria. Bem como também deve saber que em pouco

Leia mais

Copyright 2013 Academia NED. Todos os Direitos Reservados. AcademiaNED.com.br

Copyright 2013 Academia NED. Todos os Direitos Reservados. AcademiaNED.com.br Copyright 2013 Academia NED Todos os Direitos Reservados AcademiaNED.com.br CONTEÚDO Introdução... 4 1 - Certifique-se de que sua FanPage é atraente... 5 a. Foto de Capa... 5 b. Foto de Perfil... 5 c.

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

E-books. Marketing no Facebook. Sebrae

E-books. Marketing no Facebook. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Marketing no Facebook Marketing de conteúdo e engajamento na rede Marketing de conteúdo no Facebook Tipos de conteúdo Edge Rank e os fatores de engajamento Facebook Ads

Leia mais

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo Mídias Sociais Fatos e Dicas para 2013 Esteja preparado para um ano digital, social e interativo NESTE E-BOOK VOCÊ VAI ENCONTRAR: 1 - Porque as mídias sociais crescem em tamanho e em importância para o

Leia mais

MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR

MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR Introdução 02 A importância de calcular o ROI dos investimentos Capítulo 1 04 Aprendendo a definir os investimentos

Leia mais

INBOUND MARKETING FAÇA SUA EMPRESA GERAR RESULTADOS REAIS COM MARKETING DIGITAL

INBOUND MARKETING FAÇA SUA EMPRESA GERAR RESULTADOS REAIS COM MARKETING DIGITAL INBOUND MARKETING FAÇA SUA EMPRESA GERAR RESULTADOS REAIS COM MARKETING DIGITAL Olá! Preparamos este material para explicar o que é a metodologia de Inbound Marketing, que também chamamos de Marketing

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO

3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO 3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO Fazer vídeos hoje em dia já não é o bicho de 7 cabeças que realmente foi a pouco tempo atrás. Nesse e-book você vai começar a aprender

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO 5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO Este e book foi criado após ter percebido uma série de dúvidas de iniciantes em Facebook Ads. O seu conteúdo é baseado na utilização da plataforma

Leia mais

Marketing de Conteúdo para iniciantes CONTENT STRATEGY

Marketing de Conteúdo para iniciantes CONTENT STRATEGY Marketing de Conteúdo para iniciantes CONTENT STRATEGY A Rock Content ajuda você a montar uma estratégia matadora de marketing de conteúdo para sua empresa. Nós possuimos uma rede de escritores altamente

Leia mais

Criando presença com as páginas do Facebook

Criando presença com as páginas do Facebook Páginas do 1 Criando presença com as páginas do Sua Página Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo acessam o para se conectar com amigos e compartilhar coisas que gostam. Este guia foi desenvolvido

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Quem é Ana Luiza Cunha?

Quem é Ana Luiza Cunha? Apresentação WSI Quem é a WSI? Fundada em 1995 Nascimento da Internet 1.100 Consultores de Marketing Digital 81 países 12 grandes Centros de Produção Receita estimada da rede: acima de US$160 milhões Parceiros:

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

Uso estratégico do Facebook Como sua empresa pode explorar a rede social ao máximo

Uso estratégico do Facebook Como sua empresa pode explorar a rede social ao máximo Uso estratégico do Facebook Como sua empresa pode explorar a rede social ao máximo www.talk2.com.br 03 Introdução 3 05 06 07 10 10 12 20 CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS 2.1Facebook e a predileção pelas marcas

Leia mais

E-Book! O que é Inbound Marketing?

E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book O que é Inbound Marketing? Estamos em um período de transição de modelos mentais e operacionais entre o Marketing Tradicional e o Inbound Marketing. Este e-book

Leia mais

E-books. Guia completo de como criar uma Página no Facebook. Sebrae

E-books. Guia completo de como criar uma Página no Facebook. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia completo de como criar uma Página no Facebook Como começar Criando uma Página Conhecendo a Página Configurações iniciais Estabelecendo conversas Autor Felipe Orsoli

Leia mais

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Redesenhando a forma como empresas operam e envolvem seus clientes e colaboradores no mundo digital. Comece > Você pode construir de fato uma

Leia mais

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL DICAS PARA DIVULGAR SUA EMPRESA E AUMENTAR AS VENDAS NO FIM DE ANO 7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL Sumário Apresentação Capítulo 1 - Crie conteúdo de alta

Leia mais

Atividade - Sequência Conrado Adolpho

Atividade - Sequência Conrado Adolpho Atividade - Sequência Conrado Adolpho Agora, eu quero lhe apresentar os 6 e-mails do conrado adolpho para vender o 8ps. Quero que você leia está sequência com muita atenção e, depois, responda às provocações

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa?

Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa? Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa? Você já pensou em posicionar sua marca na internet? Construir um relacionamento com seu cliente é uma das formas mais eficazes de

Leia mais

Fazer a web + inteligente. Este é o nosso compromisso, sempre.

Fazer a web + inteligente. Este é o nosso compromisso, sempre. Fazer a web + inteligente. Este é o nosso compromisso, sempre. + BOAS VINDAS - SEJA BEM VINDO Olá! Bem vindo à Convertte A maior e melhor empresa de comunicação digital do Ceará! O Seu projeto de comunicação

Leia mais

acebook Analytics Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados através das métricas adequadas.

acebook Analytics Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados através das métricas adequadas. acebook Analytics Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados através das métricas adequadas. 2 INTRODUÇÃO Em um curto espaço de tempo, vimos o Facebook ir do zero ao status de uma das

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

, como desenvolver o seu primeiro infoproduto

, como desenvolver o seu primeiro infoproduto Olá! Seja bem-vindo a essa série de três vídeos, onde eu quero mostrar exatamente como criar, como desenvolver e como fazer um marketing do seu próprio produto digital, criando um negócio altamente lucrativo

Leia mais

10 Evoluções. Impactantes para o seu Video Marketing. em 2015

10 Evoluções. Impactantes para o seu Video Marketing. em 2015 10 Evoluções Impactantes para o seu Video Marketing em 2015 INTRODUÇÃO O vídeo online teve um crescimento explosivo em 2014. Para os empresários e profissionais de marketing, o ano de 2015 oferece oportunidades

Leia mais

COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE

COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE GUIA Inbound Marketing COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE E-BOOK GRÁTIS WWW.FABIODONASCIMENTO.ME Tabela de Conteúdos Introdução... 3 Capítulo 1: Formas de obter Tráfego... 4 Capítulo 2: Como aumentar

Leia mais

Como criar. um artigo. em 1h ou menos. Por Natanael Oliveira

Como criar. um artigo. em 1h ou menos. Por Natanael Oliveira Como criar um artigo em 1h ou menos Por Natanael Oliveira 1 Como escrever um artigo em 1h ou menos Primeira parte do Texto: Gancho Inicie o texto com perguntas ou promessas, algo que prenda atenção do

Leia mais

O Manual Tático do Marketing de Conteúdo

O Manual Tático do Marketing de Conteúdo O Manual Tático do Marketing de Conteúdo Um guia prático de como montar e executar uma estratégia de sucesso 2 ÍNDICE >> Como usar esse manual 3 >> A fundação de sua estratégia 5 >> Produção de Conteúdo

Leia mais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais O núcleo de inteligência em redes sociais Há cinco anos, a DP6, consultoria de marketing digital com foco em inteligência e performance

Leia mais

Como criar uma estratégia de comunicação digital vencedora. São Paulo-SP Setembro/2013

Como criar uma estratégia de comunicação digital vencedora. São Paulo-SP Setembro/2013 Como criar uma estratégia de comunicação digital vencedora São Paulo-SP Setembro/2013 Introdução O Objetivo deste trabalho é criar uma estratégia de comunicação digital vencedora através do marketing por

Leia mais

A grande verdade é que a maioria das empresas está perdendo muito dinheiro tentando criar um negócio online.

A grande verdade é que a maioria das empresas está perdendo muito dinheiro tentando criar um negócio online. Você gostaria de aprender o que os negócios campeões em vendas online fazem? Como eles criam empresas sólidas na internet, que dão lucros por vários e vários anos? A grande verdade é que a maioria das

Leia mais

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS!

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! 4 Introdução 5 Conheça seu público 5 Crie uma identidade para sua empresa 6 Construa um site responsivo 6 Seja direto, mas personalize o máximo possível

Leia mais

Plusoft Rua Nebraska, 443, 5º Andar, Brooklin São Paulo (SP) F.: 55 11 5091-2777 www.plusoft.com.br - @Plusoft -

Plusoft Rua Nebraska, 443, 5º Andar, Brooklin São Paulo (SP) F.: 55 11 5091-2777 www.plusoft.com.br - @Plusoft - Potencializando resultados com o SOCIAL CRM A CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTOS SÓLIDOS NA MÍDIA SOCIAL A mídia social revolucionou os meios e o modelo de comunicação. Entre muitas transformações, as redes

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

[Ebook Grá s] Digital DESCUBRA COMO EM POUCOS PASSOS SEUS NEGÓCIOS ALCANÇARÃO UM CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO. Marketing

[Ebook Grá s] Digital DESCUBRA COMO EM POUCOS PASSOS SEUS NEGÓCIOS ALCANÇARÃO UM CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO. Marketing [Ebook Grá s] Conversão por: Luciano Fournier DESCUBRA COMO EM POUCOS PASSOS SEUS NEGÓCIOS ALCANÇARÃO UM CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO. [Introdução] Este Ebook tem a intenção de ensinar a empreendedores e

Leia mais

Mídias Sociais: Conhecendo, aplicando e monitorando. Entenda como você pode trabalhar e monitorar mídias sociais, com foco no Twitter e Facebook.

Mídias Sociais: Conhecendo, aplicando e monitorando. Entenda como você pode trabalhar e monitorar mídias sociais, com foco no Twitter e Facebook. 1 Mídias Sociais: Conhecendo, aplicando e monitorando. Entenda como você pode trabalhar e monitorar mídias sociais, com foco no Twitter e Facebook. O que você vai encontrar neste ebook: Por que eu preciso

Leia mais

O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas. Eduardo Godoy - diretor de planejamento

O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas. Eduardo Godoy - diretor de planejamento O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas Eduardo Godoy - diretor de planejamento Foco em pequenas e médias empresas Núcleos de atuação com marketing digital O que vamos

Leia mais

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br Realização e Organização www.vamaislonge.com.br Quem somos... Leonardo Alvarenga, tenho 23 anos, sou criador do Não Tenho Ideia e do #VáMaisLonge. Sou formado em Educação Física mas larguei tudo logo após

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

POR QUE OFERECER UM ATENDIMENTO MULTICANAL?

POR QUE OFERECER UM ATENDIMENTO MULTICANAL? POR QUE OFERECER UM ATENDIMENTO MULTICANAL? Por que oferecer um atendimento multicanal? Este livro reúne em uma única fonte dicas para inovar na experiência com clientes, de um jeito simples e prático;

Leia mais

22 táticas comprovadas para aumentar seu engajamento no Facebook. Como explodir seu engajamento com dicas incrivelmente simples!

22 táticas comprovadas para aumentar seu engajamento no Facebook. Como explodir seu engajamento com dicas incrivelmente simples! Facebook Marketing 22 táticas comprovadas para aumentar seu engajamento no Facebook Como explodir seu engajamento com dicas incrivelmente simples Introdução 22 táticas comprovadas para aumentar seu engajamento

Leia mais

marketing de conteúdo como atrair novos alunos usando estratégias de conteúdo produzido por

marketing de conteúdo como atrair novos alunos usando estratégias de conteúdo produzido por marketing de conteúdo para EAD como atrair novos alunos usando estratégias de conteúdo produzido por índice 03 introdução 06 como fazer: passo a passo 06 1. mapear personas 08 12 2. Organizando o conteúdo

Leia mais

MARKETING DIGITAL PLANEJAMENTO DE PARA2014

MARKETING DIGITAL PLANEJAMENTO DE PARA2014 MARKETING DIGITAL PLANEJAMENTO DE PARA2014 INTRODUÇÃO Início de ano é sempre uma excelente época para empresas dedicarem um tempo para planejar como serão os próximos meses, quais são seus objetivos e

Leia mais

Prezado Futuro Cliente

Prezado Futuro Cliente Prezado Futuro Cliente É com grade satisfação que encaminhamos nossa apresentação institucional e certos de estabelecermos uma parceria de sucesso e duradoura. Ela foi desenvolvida com objetivo de mostrar

Leia mais

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Maio de 2010 Conteúdo Introdução...4 Principais conclusões...5 Dados adicionais da pesquisa...14 Nossas ofertas de serviços em mídias sociais...21

Leia mais

Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente. para qualquer nível de profissional de marketing

Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente. para qualquer nível de profissional de marketing 3 Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente para qualquer nível de profissional de marketing Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente para qualquer nível de profissional de marketing

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Cláudio Coelho Café da Manhã 22.05.2012 Agenda Evolução da Comunicação Serviços de Comunicação Digital Importância do Planejamento Estratégico

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

seu próprio marketing Vinícius Matos ensina como divulgar o trabalho de fotografia de casamento usando meios simples e baratos

seu próprio marketing Vinícius Matos ensina como divulgar o trabalho de fotografia de casamento usando meios simples e baratos Técnica&Prática Fotografia Social Saiba como fazer o seu próprio marketing Vinícius Matos ensina como divulgar o trabalho de fotografia de casamento usando meios simples e baratos Por Livia Capeli (texto)

Leia mais

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO!

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! Como deixar seu negócio on-line Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! A palavra de ordem das redes sociais é interação. Comparando a internet com outros meios de comunicação em massa como

Leia mais

O CONSUMIDOR MOBILE. Uma visão global

O CONSUMIDOR MOBILE. Uma visão global O CONSUMIDOR MOBILE Uma visão global A PRÓXIMA POTÊNCIA EM MÍDIA Quando a primeira chamada foi realizada por um telefone móvel em 1973, o protótipo utilizado tinha bateria com duração de 30 minutos e levava

Leia mais

Como gerar Relacionamentos MÍDIAS SOCIAIS

Como gerar Relacionamentos MÍDIAS SOCIAIS Como gerar Relacionamentos MÍDIAS SOCIAIS REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA 50 milhões de usuários IDADE MÍDIA 90 milhões de brasileiros na WEB, 70 milhões na rede social Facebook e mais de 30 milhões no Twitter ADEUS

Leia mais

A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA

A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA DESENVOLVER GRANDES NEGÓCIOS. MERCADO DE MARKETING DIGITAL:

Leia mais

MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS. Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA

MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS. Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA MONITORAMENTO As empresas sabem que o planejamento digital, gestão de conteúdo, anúncios, campanhas

Leia mais

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo MOBILE MARKETING Prof. Fabiano Lobo - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 1 Índice ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 QUAL É O VALOR QUE VOCÊ PODE OFERECER PARA A SUA AUDIÊNCIA?... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 VOCÊ PRECISA

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

Redes sociais x mídias sociais

Redes sociais x mídias sociais INTRODUÇÃO Esse workshop tem como objetivo de organizar o uso das redes sociais no Santuário Nacional e Rede Aparecida, de forma a facilitar o trabalho de monitoramento e de produção de conteúdo para as

Leia mais

Cases. Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto

Cases. Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto Cases Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto ContaAzul O ContaAzul é um sistema de gestão empresarial para micro e pequenas empresas. O objetivo é ajudá-las a crescer de forma

Leia mais

Título: ESTRATÉGIAS DE AMPLIAÇÃO DA PRESENÇA DO FLEURY MEDICINA E SAÚDE NAS REDES SOCIAIS

Título: ESTRATÉGIAS DE AMPLIAÇÃO DA PRESENÇA DO FLEURY MEDICINA E SAÚDE NAS REDES SOCIAIS Título: ESTRATÉGIAS DE AMPLIAÇÃO DA PRESENÇA DO FLEURY MEDICINA E SAÚDE NAS REDES SOCIAIS Autores: William Malfatti 1 ; Thaís Arruda 2 ; Sergio Auerbach 3 ; Kleber Soares Filho 4 ; Alex Fernandes 5 ; Melina

Leia mais

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1 LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 Visão Brasil As cinco principais tendências em atração de talentos que você precisa saber 2013 LinkedIn Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Gestão de marcas nas redes sociais Claudia Palma

Gestão de marcas nas redes sociais Claudia Palma Gestão de marcas nas redes sociais Claudia Palma Claudia Palma claudia@agenciabrowse.com.br @claudinhapalma facebook.com/claudinhaclaudinhapalma linkedin.com/in/claudinhapalma Facebook para começar Crie

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais A campanha do prefeito de Duque de Caxias Alexandre Aguiar Cardoso, natural de Duque de Caxias, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro,

Leia mais

INTERNET. Como vender mais. Capítulo 1. pela. Aprenda a atingir o potencial máximo de sua loja online

INTERNET. Como vender mais. Capítulo 1. pela. Aprenda a atingir o potencial máximo de sua loja online Como vender mais pela INTERNET Capítulo 1 Aprenda a atingir o potencial máximo de sua loja online Índice Introdução 1/ Encontre um Nicho 2/ Crie e Otimize Seu E-Commerce 3/ Seja Encontrado 4/ Atendimento

Leia mais

Curso Gestão em Marketing Digital. Rua Helena, 170, Cj. 64 Vila Olímpia CEP 04552-050 São Paulo/SP Tel: (11) 3031-1131

Curso Gestão em Marketing Digital. Rua Helena, 170, Cj. 64 Vila Olímpia CEP 04552-050 São Paulo/SP Tel: (11) 3031-1131 Curso Gestão em Marketing Digital 04552050 30311131 Sobre a Escola Somos a primeira escola especializada em cursos para Comércio Eletrônico e Marketing Digital. Estamos há mais de seis anos no mercado

Leia mais

Negócios inovadores, experiências e Insights no e-commerce. Inovações e Insights e-commerce

Negócios inovadores, experiências e Insights no e-commerce. Inovações e Insights e-commerce Negócios inovadores, experiências e Insights no e-commerce. Apresentação @JoaoKepler O Vendedor Na Era Digital Todos nós vendemos alguma coisa. Principalmente Imagem. Processo de Vendas O processo de vendas,

Leia mais

remuneração para ADVOGADOS advocobrasil Uma forma mais simples e estruturada na hora de remunerar Advogados porque a mudança é essencial

remuneração para ADVOGADOS advocobrasil Uma forma mais simples e estruturada na hora de remunerar Advogados porque a mudança é essencial remuneração para ADVOGADOS Uma forma mais simples e estruturada na hora de remunerar Advogados advocobrasil Não ter uma política de remuneração é péssimo, ter uma "mais ou menos" é pior ainda. Uma das

Leia mais

Resultados da Pesquisa

Resultados da Pesquisa Resultados da Pesquisa 1. Estratégia de Mensuração 01 As organizações devem ter uma estratégia de mensuração formal e garantir que a mesma esteja alinhada com os objetivos da empresa. Assim, as iniciativas

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

MARKETING NA INTERNET

MARKETING NA INTERNET MARKETING NA INTERNET HUGO HOCH CONSULTOR DE MARKETING ER. BAURU SEBRAE-SP hugoh@sebraesp.com.br Marketing na Internet O que é? o Marketing na Internet, também referido como: i-marketing, web marketing,

Leia mais

Eixo Tecnológico: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

Eixo Tecnológico: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL Administração Central Unidade do Ensino Médio e Técnico GFAC Grupo de Formulação e Análises Curriculares Eixo Tecnológico: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL CAPÍTULO 3 PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

Leia mais

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental.

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Atualmente o meio mais imediato e eficaz, desde que bem configurado e com acompanhamento constante, são as campanhas

Leia mais

Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM

Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM É COM GRANDE PRAZER QUE GOSTARÍAMOS DE OFICIALIZAR A PARTICIPAÇÃO DE PAUL HARMON NO 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BPM!! No ano passado discutimos Gestão

Leia mais

NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE

NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE 2 NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE Quando uma empresa vai pra internet e investe em marketing digital, essas são as 3 coisas que precisam ser feitas: 1- GERAR LEADS 2- TRANSFORMAR LEADS EM CLIENTES

Leia mais

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Curso de Marketing Disciplina: Web Marketing Professor: Roberto Marcello Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Web Marketing Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado

Leia mais

Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais

Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais A informação faz parte de um estudo realizado pela Social@Ogilvy e SurveyMonkey. E destaca ainda:

Leia mais

http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS

http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS Constantemente, somos bombardeados por incontáveis conteúdos visuais. Imagens ilustram websites, redes sociais, folders,

Leia mais

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Thaísa Fortuni Thaísa Fortuni 15 dicas de Mídias Sociais para Moda Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Sobre Thaísa Fortuni Publicitária por formação, escritora e empreendora digital. Trabalha

Leia mais

UWBP BLUEPRINT. Exclusivo Para Novos Membros Reynaldo Bosquet. Sugestões de Ações. Qual a sua meta mensal de Opt Ins?

UWBP BLUEPRINT. Exclusivo Para Novos Membros Reynaldo Bosquet. Sugestões de Ações. Qual a sua meta mensal de Opt Ins? UWBP BLUEPRINT Exclusivo Para Novos Membros Reynaldo Bosquet Sugestões de Ações Qual a sua meta mensal de Opt Ins? O que você pode fazer hoje para aumentar seus opt ins? Não amanhã ou na semana que vem...hoje,

Leia mais

Construção de resultados de alta performance através de técnicas poderosas, desenvolvidas pelos melhores profissionais do Brasil.

Construção de resultados de alta performance através de técnicas poderosas, desenvolvidas pelos melhores profissionais do Brasil. APRESENTAÇÃO Com atuação no mercado de marketing digital e social media desde 2009 nas áreas de Consultoria e Treinamento, O Melhor do Marketing, empresa referência em todo Brasil e com maior Presença

Leia mais

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas edição 04 Guia do inbound marketing Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Há um tempo atrás o departamento de marketing era conhecido

Leia mais

Proposta de Parceria Comercial e Plano de Marketing

Proposta de Parceria Comercial e Plano de Marketing Oficial Categoria 2 Proposta de Consultoria: Facebook Marketing Proposta de Parceria Comercial e Plano de Marketing Nas próximas páginas: Quem é a Dynamo O Que é Possível Com o Facebook Como Podemos Ajudar

Leia mais

ROI COMO SABER DEFINITIVAMENTE O RESULTADO DAS AÇÕES DE MARKETING DO SEU E- COMMERCE. Por: Alexandre Maldonado

ROI COMO SABER DEFINITIVAMENTE O RESULTADO DAS AÇÕES DE MARKETING DO SEU E- COMMERCE. Por: Alexandre Maldonado ROI COMO SABER DEFINITIVAMENTE O RESULTADO DAS AÇÕES DE MARKETING DO SEU E- COMMERCE Por: Alexandre Maldonado Autor do site Marketing para E- commerce www.marketingparaecommerce.com.br TERMOS DE RESPONSABILIDADE

Leia mais

Sumário. Introdução ao Guia dos Anúncios na Internet 3. Links Patrocinados: as novas páginas amarelas

Sumário. Introdução ao Guia dos Anúncios na Internet 3. Links Patrocinados: as novas páginas amarelas 2 Sumário Introdução ao Guia dos Anúncios na Internet 3 Links Patrocinados: as novas páginas amarelas 5 Opções de investimento: o serviço ideal para alcançar os objetivos 8 Como começar a investir? 14

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

INVESTIR EM MARKETING

INVESTIR EM MARKETING » 62 RAZÕES PARA Fatos e estatísticas sobre marketing de conteúdo INVESTIR EM MARKETING Traduzido, DE adaptado CONTEÚDO e incrementado a partir «de: http://kapost.com/content-marketing-facts 1 Marketing

Leia mais

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Palestra online é uma das maneiras mais simples, rápida e eficiente de vender serviço 01 - Recebem elogios mas não

Leia mais