Introdução. Olá!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução. http://querosersocialmedia.com.br. Olá!"

Transcrição

1

2 Introdução Olá! Nós, do Quero Ser Social Media, convidamos alguns profissionais e estudiosos do mercado de mídia social para entender, na visão deles, o que será tendência em Reunimos neste e-book as opiniões dos participantes para que você comece o novo ano com muita inspiração. Canais próprios, conteúdo, mídia, análise e mensuração de resultados e real time marketing foram alguns dos temas mais mencionados. Esperamos que o material contribua para a geração de insights, estratégias e resultados, e que você tenha muito sucesso em 2015! Boa leitura!

3 O que será tendência em 2015 na área de social media?

4 Ana Paula Passarelli - Co-fundadora do Plano Feminino A transparência das marcas com seus fãs e consumidores. Já entendemos que as marcas não são perfeitas e que também erram, mas aprender com os erros e ter transparência com processos construirão marcas valiosas e que não sustentam sua estratégia em quantidade de likes. Bruno Martos - Head de Mídia Programática na 2ACTION Para 2015, acredito que três tendências mereçam atenção: - A utilização eficaz do real time marketing será um dos principais objetivos para a maior parte dos clientes. Essa é uma tendência que já vimos ter início com a Coca-Cola e o Itaú, que trabalharam o real time marketing durante a Copa do Mundo através da integração de dados em salas digitais, juntamente com um time multidisciplinar de profissionais. A utilização de dashboards integrados buscando a unificação e a centralização de todas as métricas é um passo inicial para o melhor gerenciamento de dados; - Melhor integração, conhecimento e clusterização dos públicos das marcas, transferindo o conhecimento da audiência, que hoje é propriedade das plataformas de social media, para o próprio anunciante. Isso poderá ser feito com a utilização de ferramentas de DMP (Data Management Platform) para armazenagem dos dados, que são específicas para organizar, unificar e disponibilizar a audiência. Esta audiência segmentada poderá ser ativada dentro dos canais proprietários da marca ou via compra de mídia, seja em social, vídeo, mobile ou display. - Planejamento de ações integradas entre todos os canais, transpondo a régua de relacionamento já existente em e-mkt para as outras mídias. Dessa forma, podemos ter mais controle e precisão na sequência de mensagens que o usuário irá receber, conseguindo assim contar uma história para os consumidores e melhorando a lembrança de marca.

5 Carolina Terra - Consultora, pesquisadora e professora de comunicação e RP digitais Acredito que já estamos falando de consolidação das mídias sociais tanto na vida dos usuários comuns quanto na realidade das marcas e organizações. Para 2015, em termos de mídias sociais aplicadas ao ambiente corporativo, penso que: - O foco será nos dispositivos móveis. Estamos cada vez mais conectados por meio dos dispositivos móveis, portanto é natural que as marcas nos ofereçam mais conteúdo para tais meios, seja por meio dos aplicativos, sites responsivos, como também por meio de publicidade. - Conteúdo audiovisual continua sendo destaque. Não só os conteúdos visuais/gráficos que já são naturalmente atrativos, mas também pequenos vídeos, tutoriais, videocases, virais, situações de entretenimento com potencial de réplica. - Com a redução ou a quase inexistência do alcance orgânico, sobretudo no Facebook, temos duas possibilidades de visibilidade para as marcas: - Ou investem em conteúdo pago - E/Ou investem em conteúdo próprio. Creio que o inbound marketing passe a ser uma alternativa para quem quer atrair audiências e tentar convertê-las em possíveis clientes. - Conteúdo relevante, prestador de serviço e de qualidade sempre será tendência e ganhará a atenção do consumidor/usuário/cliente. - Convergência entre os meios: da TV para as redes sociais e vice-versa; dos meios eletrônicos para as redes e vice-versa e assim por diante. Não é à toa que rádios e jornais têm criado perfis no WhatsApp para dialogar com suas audiências; que programas de TV têm se utilizado de #hashtags para estimular a continuação da conversação nos meios digitais e assim por diante. - Decisões de compra baseadas em opiniões, resenhas e experiências postadas online. Nada do que eu mencionei acima é novidade. Acredito mesmo na evolução da comunicação como estamos assistindo e na mudança de comportamento por parte do consumidor que migra e transita de um meio a outro e acaba por usar as redes sociais, especialmente no ambiente online, para se expressar, se informar, decidir e se relacionar.

6 Cinara Moura - Gerente de Mídias Sociais na AG2 Nurun Acredito que a principal tendência para 2015 e que continuará nos anos seguintes esteja no fato que Social Media precisará ser mais competência global e menos uma área dentro do ecossistema. Isso vem à tona como decorrência de um processo de integração de habilidades, em que a centralização do conhecimento em uma área ou setor específico deixa de ser coerente e perde força. Empresas com maior maturidade digital começam a provar que as mídias sociais que fazem sentido são aquelas trabalhadas de forma horizontal, conjuntamente por profissionais de habilidades distintas, que trocam conhecimento e ideias dentro do ecossistema, enriquecendo as entregas. Esta é minha principal aposta para 2015! Daniel Miura Diretor de Mídia Social e Planejamento na NR-7 Comunicação O ano de 2015 para a Social Media será um período de consolidação em vários níveis. O Facebook, principal plataforma no País, encaminha-se para se tornar um canal efetivo de mídia paga também para os médios e pequenos, uma vez que é cada vez mais dispare o ROI obtido em relação ao alcance orgânico. Outro ponto será a retomada do Twitter, muito por conta do investimento que os canais de TV tem feito na interação via microblog. Por último, é possível esperar um aumento ainda maior de investimento em ações que privilegiem a experiência e o relacionamento com produtos e serviços, visto que o usuário brasileiro entendeu que mais do que gostar de uma marca, as redes podem ser um local importante de cobrança e via de benefícios.

7 Dani Rodrigues - Real Time Conceptor da Movimento (agência do grupo Flag Interpublic) Plataformas proprietárias de conteúdo Conteúdo em tempo real A produção de conteúdo passa a mesclar de modo mais intenso Business Intelligence e criação. Calendários/planilhas de conteúdo (chame como for) mensais ou mesmo semanais dão lugar à criação em tempo real pautado no contexto e na lógica dos algoritmos. E quando pensamos em ação em tempo real não se trata de pegar carona em qualquer fato, fazendo uma graça. Entram em jogo quatro elementos: contexto + estratégia + criatividade + timing. Por exemplo, a cobertura de um evento como o Oscar pode ser feita com 100 posts ou 1 certeiro. Depende da marca em questão, da estrutura disponível, do objetivo de comunicação de todas as frentes e da afinidade do evento com o público do seu produto ou serviço. Marcas devem apostar cada vez mais em espaços de conteúdo proprietário, valendo a máxima não se aplica todo o seu dinheiro em uma casa alugada, porque o dono pode pedir de volta. Ou seja, Facebook e Twitter são plataformas de mídia. Natural que busquem rentabilizá-las. Reclamar do alcance do Facebook é #old, ok? Gerar conversas em um ambiente mais friendly e identitário deixa de ser a exceção. Segunda tela O uso de múltiplas telas não é novidade. O que deve (precisa) ganhar corpo é o investimento em estratégias e conteúdos nativos para cada ambiente. As redes sociais passam de reverberadoras de awareness em torno de determinados temas para ambientes relevantes no processo de significação de uma mensagem. O comentário no Twitter sobre o show no Rock In Rio, por exemplo, é envolto em uma teia de comunicação que interfere de modo mais incisivo na percepção do evento. O aplicativo de mobile que servia como mero agregador de menções nas redes sociais sobre o programa esportivo passa a ter conteúdo exclusivo, como desempenho dos atletas, agregando sentido ao uso do app ao mesmo tempo em que a mensagem na tela principal é exibida.

8 Eduardo Prange CBO da Seekr O meu olhar de tendência está diretamente relacionado à evolução da maneira com que as marcas e as pessoas se relacionam no ambiente digital. Há tempos que ouvimos conceitos relacionados à Convergência Digital e Multicanalidade. Porém, acredito que em 2015 estes conceitos sairão do discurso e passarão a ser executados, de fato, pelas organizações. Algumas pesquisas comprovam que, em menos de uma década, houve uma verdadeira revolução nas centrais de atendimento no que tange a redução de chamadas no atendimento humano por meio de projetos de modernização. A nova revolução está ligada ao autosserviço ou autoatendimento, e mais, tudo isso através de dispositivos móveis, ou seja, na palma da mão dos consumidores. As organizações precisarão investir em plataformas de atendimento que promovam uma melhor experiência aos seus consumidores e comportem diferentes públicos e meios de contato, possibilitando pontos de convergência entre o que acontece no ambiente tradicional (1.0) e no ambiente digital (2.0), o que estamos chamando de Plataformas de SAC 3.0. Eric Messa - Professor da Faculdade de Comunicação e Marketing e Coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP Algo que vem se firmando e deve crescer bastante em 2015 são as ações de comunicação que envolvem a possibilidade do consumidor vivenciar experiências reais. Algo que se inicie nas redes sociais mas de alguma forma, extrapole os limites do virtual e interfira no cotidiano do indivíduo. Além disso, o avanço dos softwares de análise e monitoramento dos rastros digitais permitirão a criação de estratégias de comunicação que utilizarão um grande volume de informações sobre o consumidor. Ao mesmo tempo em que essas ações serão premiadas pelo nível nunca antes alcançado de segmentação e personalização, elas também devem gerar boas reflexões sobre os limites entre público X privado.

9 Estevão Rizzo - Empresário, Sócio Diretor de Marketing e Novos Negócios no Grupo WTW (80 20 Marketeria Digital, Gestão Ativa, Mais Empresas, Superbiz e Just Works) Todo final/começo de ano, profissionais de todas as áreas se juntam para fazer um exercício de futurologia sobre seus mercados; alguns acertam algumas coisas, outros acertam poucas coisas e, a maioria, erra quase tudo. Mas, sem dúvida, é sempre válido dar atenção ao que esses profissionais tem a dizer e ficar de olho nessas tendências. Acredito que 2015 será ainda mais o ano do mobile, com várias tendências de 2014 finalmente se concretizando e se tornando mainstream. Entre elas, destaque para: 1 - Mobile ainda mais como primeira tela e com várias camadas da população usando cada vez menos seus desktops e laptops, com a parcela mais jovem da população quase abandonando essas plataformas. Além disso, o acesso a sites via mobile aumentarão muito e as empresas que não aderirem ao modelo Mobile-only/Mobile-first vão perder vendas e clientes. 2 - Pagamentos via celular e in app finalmente vão se tornar realidade, através de sistemas de pagamento como Apple Pay, leitores de cartões conectados a smartphones e pagamentos através de aplicativos e redes sociais (como o Snapchat). 3 - Consumo de redes sociais tradicionais deve diminuir e passar ainda mais para redes sociais de função única como Instagram, Snapchat, Tinder e outras, talvez novas, nas quais um clique leva a uma única função (ver fotos, enviar em vídeos, etc.). Por isso, as redes sociais tradicionais devem separar ainda mais suas funções em apps independentes, mas acredito eu, sem muito sucesso. Além disso, o foco das pessoas está deixando de ser grandes números de contatos para poucos contatos reais. 4 - Preocupação com privacidade deve aumentar e empresas e redes sociais que não aumentarem o poder de seus clientes em resguardar seus dados pessoais devem começar a perder usuários. 5 - Branded content e Inbound marketing vão se tornar muito mais fortes e passar a integrar, ou até mesmo, dominar planejamentos de marketing digital de grandes empresas e também de pequenas de alguns ramos. 6 - Web semântica começa a fazer parte real do dia a dia de usuários de smartphones e da web em geral. Buscadores, assistentes pessoais (como Siri e Google Now) e até redes sociais devem começar a entender muito mais as nossas necessidades e nos trazer resultados cada vez mais relevantes ao invés de simplesmente entregar corres

10 pondências simples para nossas buscas. (é importante notar que essa tendência começou em 2014, mas agora deve se concretizar e alcançar uma parcela muito maior e mais significativa da população) 7 - Vídeo web também deve virar centro das estratégias de marketing digital para clientes de todos os portes, uma vez que o consumo de vídeos online já ultrapassa o da TV a Cabo em alguns países e pesquisas mostram que adolescentes já pesquisam antes no YouTube e, se não encontram resposta, vão para os buscadores tradicionais. Além disso, o custo de produção de vídeo baixou muito nos últimos anos com um número muito maior de profissionais da área e de equipamentos de qualidade muito mais baratos. 8 - O foco em qualidade de conteúdo vai aumentar, já que a grande maioria das estratégias de marketing digital se baseia em produção de conteúdo e, com isso, se torna cada vez mais difícil fazer o conteúdo chegar a quem interessa (sem contar as alterações de algoritmos que vão continuar diminuindo o impacto do conteúdo produzido por empresas). O foco em qualidade deve fazer empresas deixarem de produzir vários conteúdos por semana e fazer com que produzam apenas alguns no mesmo período, mas esses, feitos em cima de dados e com foco em viralização e engajamento (muitos serão infográficos animados). 9 - A cultura pop digital vai se fragmentar ainda mais e os grandes fenômenos de viralização e os tão populares memes vão ter seus impactos diminuídos, visto que o desejo de ser popular não é mais o centro de interesse nas redes sociais e as pessoas estão se juntando em grupos de interesse para discutir assuntos específicos A automação de marketing e micro targeting vão ser uma realidade cada vez mais presente devido ao aumento do custo da mídia digital, o surgimento de ferramentas específicas e a melhoria no uso de dados (nem vamos entrar em big data ok?!) Com a crise financeira, o valor da mídia online vai subir, isso porque as grandes empresas já aprenderam a usar e mensurar os resultados da web e, dessa vez, as verbas de mídia devem ser cortadas antes nas mídias que não tem comprovação de resultados tão clara e por isso migrarem para a internet O Pay to Play finalmente chegará à Internet, o que deve forçar a profissionalização do mercado ajudar agências digitais a finalmente entrarem para o mundo dos adultos e causar uma consolidação do ramo com algumas compras e aquisições. O lado negativo é que vai ficar cada vez mais difícil para as pequenas empresas investirem no digital, o que deve fazer com que elas voltem a recorrer à campanhas de guerrilha. Enfim, preparem-se para um ano de muitas emoções!

11 Fred Fagundes - Diretor de Conteúdo da Donanete Acredito que as marcas vão, cada vez mais, adaptar suas ferramentas para se aproximar do cliente/fã. Não simplesmente estando em todos os lugares o tempo todos, mas sim, levando uma informação ainda mais artesanal, de bastidores, influenciando a identificação e o caráter pessoal do diálogo. Por isso, destaco os grupos abertos do Viber. A curiosidade do fã sobre a rotina interna de uma marca não vem de agora. É natural desejarmos saber como um produto é desenvolvido. É o valor da informação. Faz você sentir-se um privilegiado e parte de uma marca - especialmente quando ela retribui essa curiosidade. Quem trabalhar corretamente as infinitas possibilidades do grupos abertos do Viber, dando ao consumidor, além de uma fonte nova de informação, a oportunidade de participar, mesmo que passivamente, do desenvolvimento e rotina da marca, tem grande possibilidade de humanizar o seu produto de uma maneira ainda mais verdadeira, sem as já tradicionais definições de preferências do usuário e personalização de mensagem. Afinal, a marca estará sendo real, expondo aquilo que contribui para ser o que ela é. E, ainda, nada melhor que a sinceridade para convencer. Gabriel Ishida - Coordenador de Social Intelligence na DP6 Quando penso em tendências, costumo mais olhar o que já acontece agora e está ganhando força do que prever algum comportamento que pode ocorrer. No caso de social media, o que vejo que está começando a ocorrer é uma diversidade maior do investimento, ou seja, o Facebook está perdendo espaço no budget para dar lugar a outras redes. Nesse sentido, o Facebook, ao meu ver, ainda será o principal canal de muitas marcas, mas não será mais o centralizador total. Vejo muitas marcas começando a olhar com mais carinho para o Instagram e o Twitter. Com os excelentes resultados do Twitter durante a Copa, creio que muita gente irá começar a fazer experimentos nessa rede em 2015 para se preparar para as Olimpíadas em E o Instagram vem se consolidando como uma rede para branding de marcas,

12 o que tem sido bastante atraente para gerar engajamento. É bem provável que já no começo de 2015 comecem a chegar as opções de mídia paga na rede e creio que teremos algumas ações legais na rede. Israel Scussel Degasperi Coordenador de Marketing de Conteúdo na Lopes Consultoria de Imóveis Olá, tudo bem? Quero começar dizendo que é um prazer estar aqui a convite do Beto e da Dani escrevendo para o Quero Ser Social Media, projeto que acompanho e admiro desde o começo. Sempre levei muito a sério a minha profissão e acredito que você também, motivo pelo qual está aqui lendo estes textos. Só quem é realmente bom e dedicado vai continuar neste mercado. O ano de 2014 foi marcado pela queda drástica do alcance orgânico do Facebook e 2015 não vai ser diferente. Há poucas semanas o Facebook anunciou que vai diminuir ainda mais o alcance orgânico de páginas de empresas que fazem aqueles posts clássicos de produtos e de promoções. Isto é muito bom para nós, profissionais do mercado. Com isso, o Facebook está combatendo os sobrinhos (e aquelas pessoas que costumam dizer, mas é só postar!) e as empresas pequenas que não tem um profissional dedicado para se trabalhar com mídias sociais. Eu vejo isso como oportunidade! Cada vez mais um post vai ter que ser uma obra prima. Bem planejado, com um estudo dos assuntos e horários que mais funcionam na página e com uma imagem impecável, vídeo ou um excelente texto. Em vez de reclamar, aja e melhore a qualidade do seu conteúdo. Isso vai diferenciar meninos de homens. Dá trabalho e exige esforço, afinal era muito mais fácil quando postávamos qualquer coisa e todo mundo via e depois de alguns muitos interagiam. Agora não muda muito, mas para verem seu conteúdo e interagirem com ele, vai ter que ser realmente muito bom. Aborde assuntos do cotidiano sobre uma perspectiva diferente e aposto que você terá bons resultados! Outro estudo polêmico foi da Forrester que disse que não vale mais a pena investir em mídias sociais, como Facebook e Twitter e devemos nos focar em ter um site com excelente qualidade e trabalhar com marketing. Gente, desde o início da minha profissão eu sabia que não iria viver para sempre de mídias sociais. As coisas evoluem. Você deve evoluir como profissional também. Nunca uma empresa está 100% segura investindo em um canal de comunicação que não tem o controle. Sempre falei em sala de aula que é um

13 erro uma empresa ou agência ter seu site dentro do Facebook. Pelo simples fato de que nós não sabemos o que se passa na cabeça do Tio Zuckerberg. Sabendo disso, fui estudar cada vez mais SEO, Marketing, CRM, Mídia, Web Analytics, Monitoramento. Nós não podemos nos acomodar. Se você é um analista de mídias sociais e pretende continuar trabalhando com digital, precisa aumentar seus conhecimentos. Não é novidade para ninguém que ter um excelente site, investir em conteúdo no seu site e blog, gerar conteúdo exclusivo e disponibilizar para download pedindo o nome, e cidade ou profissão, é uma excelente estratégia. Nós já fazemos isso. marketing, se bem feito, é um canal que converte muito em vendas. Só não pode ser feito de qualquer jeito. A questão agora é que a concorrência está muito alta nas redes sociais, pois todas as empresas querem se aproveitar desta bocada. E só quem fizer um trabalho realmente bom e diferenciado, vai continuar conseguindo bons resultados. E eu tenho certeza que seremos um desses profissionais que iremos vencer todos estes obstáculos. Um excelente 2015 para todos nós! João Pedro Salles Braconi - Key Account Manager na 5 ERA Nos últimos anos o mercado falou muito em qualidade ao invés de quantidade, conteúdo segmentado e atendimento personalizado, ou seja, foco total na experiência do consumidor além de trazer uma experiência única de marca, independente do ponto de contato. Hoje se fala muito em real time marketing, segunda tela e adventos que tornem mais rica essa experiência para o público. Uma vez que o poder passa para as mãos do consumidor, as empresas começam a correr atrás do tempo perdido para atender toda a demanda gerada, buscando na customização das mensagens uma forma de atingir cada usuário da forma, onde e quando ele deseja ser impactado. Nesse próximo momento cabe aos CMOs e profissionais da área buscar integração em suas ferramentas, analisar e decodificar a infinidade de dados gerados nas trocas do dia a dia, mas para isso precisamos saber quais perguntas fazer. Um dos grandes desafios dos novos CMOs passa ser a integração das áreas de TI e Marketing, principalmente nos canais de venda a fim de tangibilizar as vendas nessa multicanalidade, além de ser essencial a definição de KPIs e saber analisar o ROI para apresentar números a fim de

14 comprovar o valor de toda essa entrega. Há diversas ferramentas que podem suportar tomadores de decisão nessas entregas, mas cabe a eles achar a ferramenta ideal e tornando assim essa entrega de forma integrada e completa, eliminando gaps entre monitoramento, publicação, engajamento e análise. Mais do que nunca, a conta precisa fechar no fim das ações. Por fim, mais do que uma tendência, deixo uma pergunta: Qual é o valor da sua entrega para o seu cliente? Juliana Guerra - Gerente de Mídias Digitais na ConceptPR 2015 será mais um ano de desafios. Contudo, os desafios são diferentes para as empresas, de acordo com a experiência online que cada uma tem. Ainda há aquelas que estão descobrindo o mundo maravilhoso do Facebook e a oportunidade de relacionamento com usuários, e porque não, fazer publicidade dentro do orçamento possível. Ao mesmo tempo, temos as empresas investindo pesado em novos canais de relacionamento são veteranas de Facebook e acreditam que esta fronteira já foi cruzada. Acredito em dois desafios comuns a todas as iniciativas: Humanização de relacionamentos e Investimento em capacitação. Relacionamento com consumidor, SAC 2.0, Humanização. A rotina entre empresa e consumidor já ganhou vários nomes, mas no fundo, é a essência do atendimento, no sentido da palavra: esclarecer dúvidas, tratar de reclamações e sugestões. O consumidor migra das formas tradicionais de relacionamento, especialmente no telefone (0800) para as redes sociais, em busca de rapidez e eficiência. Em 2015, estabelecer o perfil responsável pelo atendimento, a linha editorial e a forma com que ele será feito será um grande passo para muitas empresas, especialmente aquelas que enfrentam um grande volume de atendimento diário. Verificar, dentro da estratégia de comunicação e marketing se ter um personagem será melhor do que assumir pessoas de carne e osso (e nome) do outro lado da tela; a forma de atendimento, sua organização e fluxos enfim, todo o processo envolvido. O segundo desafio eu acredito ser de capacitação. Não só de equipes de atendimento em agências, que geralmente estão à frente do trabalho em redes sociais (postagem, relacionamento, monitoramento, avaliação), mas também dos clientes. Sim, pois clientes também precisam ser capacitados! Também precisam entender o que dizemos nos relatórios, o que os indicadores nos dizem, e mesmo que não entendam tudo, que se interessem pelas entrelinhas, que saiam da primeira página e descubram, junto com suas equipes,

15 as melhores práticas para o sucesso do trabalho online. Mostrar as diferenças entre o trabalho de assessoria / relacionamento com imprensa, especialmente na avaliação dos resultados e na estratégia. É preciso entender melhor para conquistar novas metas, atingir novos desafios. Estamos prontos pra 2015! Liliane Ferrari - Palestrante, consultora de Mídias Sociais e fundadora da rede BlogMe Acredito que com a diminuição mais drástica ainda do alcance orgânico das fan pages em 2015, e a falta de tempo real no newsfeed do Facebook, será o momento de ver as marcas apostando em outras redes e plataformas novas que estão ganhando força ou mesmo no bom e velho Twitter. O Pinterest vai despontar no Brasil porque é ideal para e-commerces, já o Snapchat, WhatsApp e Ello vão começar a ser incluídas nos planejamentos digitais de marcas ligadas ao público jovem. Marcel Ayres - Sócio-Diretor da PaperCliQ Comunicação e Estratégia Digital e Sócio-executivo da COM Inteligência Digital, empresas com atuações em Salvador, Recife e Brasília Acredito que 2015 será um ano com boas novidades para a área de Social Media, entre elas estão: - Vídeos Online: os vídeos serão a nova gasolina das mídias sociais. Tal qual a produção de fotografias e imagens (cards, gifs, memes etc.) imperaram nos últimos dois anos, principalmente em mídias como Facebook e Instagram (até mesmo no Twitter), os vídeos ganharam (em 2014) e ganharão ainda mais força em O vídeo online será destaque nas estratégias de marketing em mídias sociais e deve ser explorado com base em diferentes táticas, tais como: desdobramentos de campanhas televisivas, backstages, streaming, dicas (how to dos), webséries etc.

16 - Social e Mobile Ads: os anúncios na web desempenharão um papel-chave em Empresas de diferentes portes estão aumentando consideravelmente seus investimentos anuais em mídia online, não com o intuito de substituir a mídia tradicional, mas, sim, com o objetivo de equilibrar o bolo publicitário e reforçar as estratégias de veiculação de forma integrada. Com novos formatos em plataformas já consolidadas como Google Adwords e Facebook Ads, recursos com segmentações ainda mais assertivas, e com a ascensão de plataformas como o Waze (comprado pelo Google), Spotify, Instagram, os anúncios online serão imprescindíveis na busca pela performance e resultados. - Mídia Programática: ainda falando de publicidade online, a mídia programática ganhará ainda mais visibilidade no mercado em 2015, tornando o uso da Big Data uma realidade próxima para clientes de diversos portes e, com isso, permitindo que os anunciantes possam otimizar ainda mais seus investimentos, alcançando usuários que estejam em consonância com a segmentação estabelecida e com a estratégica de comunicação e marketing. - Monitoramento: o monitoramento de mídias sociais continua em um processo contínuo de amadurecimento no mercado e passa a ser visto não apenas como uma forma de avaliar marcas, assuntos, campanhas, usuários etc., mas, também, como uma prática essencial em atividades que envolvem a gestão de relacionamento com o consumidor e o atendimento na web (SAC e CRM s). - Mercado: Por fim, o movimento de internalização da produção de conteúdo e relacionamento em mídias sociais por organizações (privadas e públicas) deve continuar em crescimento em Isto, contudo, não significa o fim das agências especializadas em Social Media. Este movimento gera espaço para um novo tipo de atuação, com um foco maior em pesquisas e planejamento estratégico, articulando as operações com empresas e profissionais que possuem diferentes expertises.

17 Marcelo Salgado - Gerente de Redes Sociais do Banco Bradesco Prever o futuro em social é bem difícil, seja um ano à frente ou uma semana. Mas, alguns comportamentos já nos mostram que plataformas de nicho vão crescer no Brasil - por mais contraditório que pareça. Snapchat e até o Instagram devem receber ainda mais usuários descontentes com feed e público do Facebook. O Facebook, por sua parte, deve manter sua corrida contra o ostracismo, criando e testando novos features, comprando empresas menores por bilhões e evoluindo seu algoritmo para obrigar empresas, publishers e usuários a fazer conteúdos melhores. Canais no YouTube devem ficar cada vez mais profissionais - porque os custos de produção estão barateando - enquanto Facebook brigará pela liderança de vídeo content com coisas menos elaboradas. De uma forma ou de outra, o que podemos garantir é que esse negócio de conexão não tem volta e vamos nos juntar cada vez mais, inexoravelmente. Mariana Oliveira - Gerente de BI & Monitoramento na Agência RIOT Na área de Social Media, há tópicos polêmicos que foram intensamente debatidos por profissionais da área, como, por exemplo, a dominação do Facebook dentre as plataformas e a transformação do conteúdo orgânico em pago. Estes são alguns dos fatores que justificam o que acredito que sejam as principais tendências para Social Media em 2015: - Existe vida além do Facebook: a chegada de anúncios em plataformas como Twitter (já disponível para algumas marcas no BR) e Instagram deve tirar um pouco o Facebook do centro das ativações de Social Media. Muitos clientes e agências já perceberam que, mais do que número de fãs, é preciso ter relevância, conteúdo de qualidade e afinidade com o público-alvo. E, para isso, é preciso escolher a plataforma certa para se conectar com este público - que nem sempre é o Facebook. - Especialização do profissional de Social Media: cada vez mais o perfil buscado para trabalhar com Social Media possui habilidades específicas, e não um faz-tudo que não faz nada direito. Hoje o mercado demanda profissionais que sejam especializados em áreas como Monitoramento, Métricas, Criação, Conteúdo, Relacionamento... e conhecer o am-

18 biente de Social se torna uma cultura da empresa, e não mais uma profissão. - Social Media também é Paid Media: Desde as grandes mudanças no algoritmo do Facebook, que fizeram todo o mercado digital se questionar acerca da sobrevivência do modelo orgânico em Social Media, é crescente o investimento em anúncios nas plataformas sociais. Com as possibilidades de segmentação de audiência e interesses oferecidas pelas plataformas, a tendência é que os anúncios sejam cada vez mais segmentados, personalizados e assertivos. Nino Carvalho Consultor e coordenador dos programas de MBA e Pós-MBA da FGV em diversas cidades no Brasil Trabalho com digital, no mínimo, pelo mesmo tempo que qualquer um na internet (comecei em 1997) e leio ou participo anualmente de previsões (inclusive me intero do que veem como trends lá fora). Infelizmente a visão de muitos, na minha opinião, continua ou desinformada ou utópica demais. Minha visão é mais fria, dura, ou como prefiro pensar, mais realista, racional e consciente. Em linhas gerais, tenho a esperança que a mentalidade das organizações mude. Espero que os investimentos sejam mais inteligentes e racionais. Torço pra que o marketing seja maior que o digital dentro do que chama-se de marketing digital. E, por fim, rogo para que o foco das atividades da marca sejam nos seus públicos com vistas a entregar os objetivos organizacionais e que isso passe longe de priorizar ferramentas, modismos ou desperdícios de recursos em atividades equivocadas. Dito isso, reforço que não sou louco ou leviano de afirmar coisas do tipo não invista no Facebook se você é uma empresa pequena à toa ou por mera birra em relação à inteligentíssima armadilha do Zuckberg (ou às similares, tanto faz...). O que está por trás dessas frases fortes e aparentemente insensatas (e isso requer uma abstração mínima do interlocutor) é a seguinte reflexão: os recursos de sua organização são limitados (particularmente, dinheiro, tempo e pessoas). Não importa o tamanho de sua marca, os recursos têm limites. Com isso em mente, entenda, aceite e reconheça que toda e qualquer decisão de marketing é uma Escolha de Sofia. Se você alocar recursos ali, irá faltar acolá. Fato. Simples. Sendo assim, a questão que nos resta é - será que realmente a iniciativa mais sensata, eficiente, ótima e mais atraente em termos de resultados para minha organização é... (e aqui você

19 completa a frase com o que quiser, ter um perfl no Instagram, comprar facebook ads, criar um app móvel para meus eventos etc). Assim, tentei organizar os pensamentos em três tópicos a seguir, que certamente não são infalíveis, suficientes ou imutáveis. Crescimento de uma visão mais consciente, racional e realista acerca do papel das mídias sociais para as organizações Tenho reparado que muitas organizações estão tomando decisões mais racionais acerca da utilização das mídias sociais em suas atividades. Parte disso é devido à ilusão construída acerca do pseudo sucesso fácil meramente por estar no Facebook ou no Instagram, por exemplo. Sendo assim, suponho que as marcas irão passar a focar mais em resultados atrelados aos KPIs organizacionais e menos festinhas que levam a volume de métricas vãs. Aumento das discussões sobre privacidade, monopólios e fraudes O final de 2014 claramente foi recheado de debates sobre o monopólio do Google na Europa, o abuso do Facebook em países diversos, como a França, e até mesmo problemas financeiros e ligados a impostos protagonizados por alguns dos grandes players globais de redes sociais. Adicione a isso a análise de profissionais renomados e de alguns dos principais blogs/sites da área digital quando do lançamento da mais nova versão da Política de Privacidade (irônica e propositalmente entre aspas) do Facebook. Acredito (e espero com muuuuita esperança mesmo) que as organizações reflitam e debatam mais e melhor o poder que estão dando (em parceria com a sociedade!) para as empresas privadas que dominam o mercado de mídias sociais no mundo. Conteúdo multimídia em alta, mobile em falsa ascensão Talvez pelo terceiro ou quarto ano seguido vou falar a mesma coisa (sendo que em relação a Mobile costumo receber risadas em troca...) os formatos multimídia (vídeo, áudio, infográficos, imagens, animações etc) irão aumentar em volume, frequência, profundidade e retorno sobre o investimento, particularmente no Brasil, dadas as características do público internauta. De forma diametralmente oposta, continuo (como disse, pelo terceiro ano seguido) sustentando que ainda não será a vez do mobile. Sim, os números de linhas de celular, aparelhos, adesão a planos 3G etc estão crescendo, mas isso está longe de ser devido à aplicação real do mobile para business. O mobile ainda está em fase de amadurecimento no país e continuamos com falhas estruturais (no lado dos provedores e de telecoms), de competências e habilidades específicas (do ponto de vista dos fornecedores de serviços), de dificuldades financeiras (que afetam toda a cadeia) e do uso concreto por parte dos usuários (majoritariamente games, aplicativos que ajudam a deixar a mente vazia e aplicações de bate-papo e outras versões de relacionamento interpessoal e disseminação de fofocas). Apesar de ser uma visão talvez dura, honestamente se você não é

20 focado em vender aplicativos inúteis ou games, use seu dinheiro para investir em aspectos mais essenciais e de base em marketing digital. Pedro Vitor de Melo - Líder de Comunicação Digital e Publicidade da GE para América Latina Acredito que 2015 continuará sendo um ano excelente para os profissionais e empresas que entenderem as mídias sociais como uma importante plataforma em seus mix de meios e mídias para o relacionamento com seus mais diversos públicos estratégicos. De forma bem especial, destaco uma tendência de consolidação dos canais de marcas em mídias sociais com perfil individual na interação com os fãs das marcas, tais como Viber, Snapchat e WhatsApp. Este movimento tende acontecer uma vez que o fã vê nestes canais uma maneira mais personalizada e verdadeira de interação. Este comportamento já foi destacado pela Interbrand em seu relatório das 2014 Best Global Brands como Age of you. As ações já lançadas, tais como o perfil mundial da GE no Snapchat para dialogar sobre ciência e inovação, para uma marca B2B, se consagrou como um importante movimento da marca para aumentar seu alcance de diálogo com os públicos estratégicos. Outra iniciativa interessante, do segmento B2C, foi a de Hellmann s com a campanha WhatsCook, auxiliando os fãs a prepararem receitas personalizadas com o que eles tinham disponível em suas casas via WhatsApp. Em apenas 10 dias, a marca impactou mais de 4 milhões de pessoas com um investimento muito baixo em mídia para divulgação da campanha. Outra tendência que destaco, será a das marcas em produzir conteúdos relevantes realmente adequados para cada um dos canais que estão presentes. Isso parece simples e rotineiro, no entanto muitas marcas ainda não consideram a produção de conteúdo fator chave para o sucesso em mídias sociais. Exemplo disso, será a capacidade das marcas em desenvolver em seus canais no YouTube uma programação específica para a audiência do canal, alinhado a estratégia de Comunicação e Marketing. Os influenciadores online já

21 entenderam isso e devem, em grande parte, o sucesso de sua presença digital a está estratégia bem executada. Lembrem-se: se o Conteúdo é Rei, o Contexto é a Rainha do sucesso! Bons negócios em 2015! Rafael Sbarai - Creative Product do GloboEsporte Pensei em três itens mais mercadológicos que terão impacto direto na área de mídia social. 1) O Facebook vai enfrentar um novo desafio à sua altura: aumentar a rentabilidade nos mercados onde o público da rede social mais cresce e, principalmente, identificar evolução em países em que a rede social atingiu o topo casos de Canadá e Estados Unidos. O produto já reúne metade das pessoas conectadas à rede (excluindo a China, onde o site é bloqueado) e deve se reinventar, mais uma vez, para mostrar o quão é poderoso. 2) Será um ano decisivo para o Google+, um dos mais ambiciosos projetos desenvolvidos pelo Google. Uma possível chave para o sucesso pode estar no coração da empresa: as buscas. Ainda falta um plus à rede é um Google+-. 3) Vamos acompanhar também um ingresso das redes sociais na oferta dos meios de pagamento digital. Sim, eles também vão querer a sua carteira.

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais O núcleo de inteligência em redes sociais Há cinco anos, a DP6, consultoria de marketing digital com foco em inteligência e performance

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL INTRODUÇÃO Já imaginou ter acesso a dados e estatísticas do website do concorrente? Com alguns aplicativos e ferramentas, isso já é possível. Com ajuda deles, você

Leia mais

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS Business-to-Business À primeira vista, a conexão entre mídias sociais e empresas que fazem negócios com outras empresas (Business-to-Business) não

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais

Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais A informação faz parte de um estudo realizado pela Social@Ogilvy e SurveyMonkey. E destaca ainda:

Leia mais

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015.

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. Redes Sociais Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. REDES SOCIAIS Criar uma presença online é um passo obrigatório para qualquer negócio

Leia mais

O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas. Eduardo Godoy - diretor de planejamento

O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas. Eduardo Godoy - diretor de planejamento O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas Eduardo Godoy - diretor de planejamento Foco em pequenas e médias empresas Núcleos de atuação com marketing digital O que vamos

Leia mais

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento.

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento. Criação Personalização Gerenciamento. A Cafuné Design trabalha com as principais mídias e plataformas digitais do momento: Facebook, Twiiter, Instagram, Youtube e LinkedIn. Novas ferramentas de mídia social

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução 1. Conheça a sua taxa de conversão 2. Usabilidade e navegabilidade 3. Pense mobile 4. Seja relevante 5. Tenha CTAs atraentes 6. O teste AB é fundamental Conclusão Introdução Conhecer os números

Leia mais

Mídia Kit. PortalCab.com. Mídia Kit (Maio/2012) anuncie@portalcab.com

Mídia Kit. PortalCab.com. Mídia Kit (Maio/2012) anuncie@portalcab.com Mídia Kit PortalCab.com Mídia Kit (Maio/2012) anuncie@portalcab.com O PortalCab Sobre o site O PortalCab é um verdadeiro vovô na internet. Ele foi criado em 2001 com nome, domínio e objetivos diferentes.

Leia mais

Fazer a web + inteligente. Este é o nosso compromisso, sempre.

Fazer a web + inteligente. Este é o nosso compromisso, sempre. Fazer a web + inteligente. Este é o nosso compromisso, sempre. + BOAS VINDAS - SEJA BEM VINDO Olá! Bem vindo à Convertte A maior e melhor empresa de comunicação digital do Ceará! O Seu projeto de comunicação

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conheça agora o que pensam os profissionais de comunicação brasileiros e compare os resultados deste estudo às suas impressões e opiniões.

INTRODUÇÃO. Conheça agora o que pensam os profissionais de comunicação brasileiros e compare os resultados deste estudo às suas impressões e opiniões. INTRODUÇÃO Interpretações, previsões, comparações, sentenças: tudo isso faz parte do cotidiano de qualquer setor. Na comunicação, não poderia ser diferente. Especialmente neste momento de mudanças constantes

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

Social Analytics: Mensuração de Presença em Redes Sociais Claudia Palma

Social Analytics: Mensuração de Presença em Redes Sociais Claudia Palma Social Analytics: Mensuração de Presença em Redes Sociais Claudia Palma Claudia Palma! claudia@agenciabrowse.com.br! @claudinhapalma! facebook.com/claudinhaclaudinhapalma! linkedin.com/in/claudinhapalma

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 1 Índice ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 QUAL É O VALOR QUE VOCÊ PODE OFERECER PARA A SUA AUDIÊNCIA?... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 VOCÊ PRECISA

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Palestra online é uma das maneiras mais simples, rápida e eficiente de vender serviço 01 - Recebem elogios mas não

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Mídias Sociais em Negócios B2B. Marcelo Minutti Twitter: @mminutti

Mídias Sociais em Negócios B2B. Marcelo Minutti Twitter: @mminutti Mídias Sociais em Negócios B2B Marcelo Minutti Twitter: @mminutti Seu setor está atento as oportunidades das mídias sociais? Alguns estão! Existem muitas oportunidades para setores atentos as mídias sociais

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

redes sociais comportamento

redes sociais comportamento comportamento redes sociais Ao mesmo tempo em que as redes sociais aproximam as pessoas que estão distantes uma das outras, elas são capazes de distanciar aquelas que estão ao nosso lado. Quem nunca se

Leia mais

MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR

MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR Introdução 02 A importância de calcular o ROI dos investimentos Capítulo 1 04 Aprendendo a definir os investimentos

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing?

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? edição 06 Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? COMO CRIAR PROMOTORES DA MARCA COM E-MAIL MARKETING? Não são poucas as pessoas e empresas que já praticamente declararam

Leia mais

produção de sites. gestão de mídias sociais. marketing digital

produção de sites. gestão de mídias sociais. marketing digital produção de sites. gestão de mídias sociais. marketing digital QUEM SOMOS A Intermobile é uma empresa especializada em marketing digital. Produzimos sites, realizamos a gestão de mídia sociais e desenvolvemos

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo!

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Usar o Youtube profissionalmente é o upgrade que o seu negócio precisa para alavancar e obter muito mais vendas, contatos e visitas!

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

Esperamos que sua empresa faça bom aproveito!

Esperamos que sua empresa faça bom aproveito! À medida que mais e mais empresas aderem ao marketing de conteúdo, notamos que as expectativas são por vezes incompatíveis com a realidade quando se trata de um Blog Corporativo B2B. A maioria dos profissionais

Leia mais

Gestão de marcas nas redes sociais Claudia Palma

Gestão de marcas nas redes sociais Claudia Palma Gestão de marcas nas redes sociais Claudia Palma Claudia Palma claudia@agenciabrowse.com.br @claudinhapalma facebook.com/claudinhaclaudinhapalma linkedin.com/in/claudinhapalma Facebook para começar Crie

Leia mais

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece)

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) WE THINK WEB Criamos ações e campanhas online, utilizando websites, sistemas, ações em redes sociais e ações mobile. Estamos há 12 anos conectando marcas e consumidores.

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Como ganhar dinheiro recomendando cursos.

Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Afiliados Cursos Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Conteúdo Apresentação do Autor... 3 Introdução... 4 Panorama do mercado de cursos on-line no Brasil... 4 Objetivo... 5 Requisitos... 5 Métodos

Leia mais

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem?

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem? Como Escrever Artigos Que Convertem? Sumário www.segredodosblogueiros.com.br Introdução... 03 Como Criar Conteúdo de Qualidade?... 05 Menos é Mais... 09 Gatilhos Mentais... 11 SEO Morreu?... 14 Técnicas

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Criando presença com as páginas do Facebook

Criando presença com as páginas do Facebook Páginas do 1 Criando presença com as páginas do Sua Página Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo acessam o para se conectar com amigos e compartilhar coisas que gostam. Este guia foi desenvolvido

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE

MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE Por que mostrar sua identidade Atualmente, são 52,5 milhões* de usuários de internet ativos no Brasil. A previsão de investimentos em anúncios online no Brasil

Leia mais

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1 LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 Visão Brasil As cinco principais tendências em atração de talentos que você precisa saber 2013 LinkedIn Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também.

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O número de academias dobrou de 2007 a 2010; O futebol do Brasil é o 6º mais rico do mundo; Se na década de 70 tivemos as primeiras transmissões de eventos

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS?

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? COM SOCIAL MEDIA RESEARCH VOCÊ PODE UMA NOVA METODOLOGIA QUE PARTE DO CRUZAMENTO ENTRE AS MELHORES

Leia mais

Web Analytics (Google analytics, Web trafic XITI, Coremetrics, etc.); Ferramentas de gestão de listas de e-mails (Mailchimp, constant contact, etc.

Web Analytics (Google analytics, Web trafic XITI, Coremetrics, etc.); Ferramentas de gestão de listas de e-mails (Mailchimp, constant contact, etc. Nos dias de hoje a geração de Leads na internet se tornou uma grande responsabilidade, entretanto, devido as diversas opções de ferramentas e de canais como email marketing, web site, CRM, redes sociais,

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

Apps: o desafio de ir além do download

Apps: o desafio de ir além do download Apps: o desafio de ir além do download Escrito por 25% dos aplicativos são utilizados uma única vez antes de David Mogensen ser descartados. Como virar esse jogo e reescrever as Publicado May 2015 regras

Leia mais

Monitoramento de Redes Sociais

Monitoramento de Redes Sociais Monitoramento de Redes Sociais O QlikBrand é uma ferramenta profissional para monitoramento de mídias sociais e o primeiro "Social Mídia Discovery" com Qlikview. Localiza menções nas mídias sociais, interage

Leia mais

UWBP BLUEPRINT. Exclusivo Para Novos Membros Reynaldo Bosquet. Sugestões de Ações. Qual a sua meta mensal de Opt Ins?

UWBP BLUEPRINT. Exclusivo Para Novos Membros Reynaldo Bosquet. Sugestões de Ações. Qual a sua meta mensal de Opt Ins? UWBP BLUEPRINT Exclusivo Para Novos Membros Reynaldo Bosquet Sugestões de Ações Qual a sua meta mensal de Opt Ins? O que você pode fazer hoje para aumentar seus opt ins? Não amanhã ou na semana que vem...hoje,

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

E-Book! O que é Inbound Marketing?

E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book O que é Inbound Marketing? Estamos em um período de transição de modelos mentais e operacionais entre o Marketing Tradicional e o Inbound Marketing. Este e-book

Leia mais

Visite o hotsite do livro: http://bit.ly/1ysv0da

Visite o hotsite do livro: http://bit.ly/1ysv0da Este ebook possui 5 dicas práticas avançadas de Facebook Ads que foram retiradas do novo livro que estamos escrevendo, chamado Facebook Marketing Avançado, que vai possuir muitas outras dicas práticas,

Leia mais

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Introdução às Mídias Sociais O que fazer com as mídias sociais Tipos de ações As principais mídias sociais Dicas e considerações finais Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1

Leia mais

10 estratégias para gerar tráfego para seu blog

10 estratégias para gerar tráfego para seu blog Este E-book pode ser distribuído livremente. Autor : William Rossi http://www.sucessocomocriar.com/blog William Rossi - http://www.sucessocomocriar.com/blog Página 1 O maior problema que os blogueiros

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental.

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Atualmente o meio mais imediato e eficaz, desde que bem configurado e com acompanhamento constante, são as campanhas

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Estudo de caso IMAGINARIUM

Estudo de caso IMAGINARIUM Estudo de caso IMAGINARIUM Amplamente consolidada no mercado a Imaginarium precisava de presença digital. Ambiente ideal para expandir o conceito de fun design e marcar presença nos canais de relacionamento.

Leia mais

INVESTIR EM MARKETING

INVESTIR EM MARKETING » 62 RAZÕES PARA Fatos e estatísticas sobre marketing de conteúdo INVESTIR EM MARKETING Traduzido, DE adaptado CONTEÚDO e incrementado a partir «de: http://kapost.com/content-marketing-facts 1 Marketing

Leia mais

Preciso anunciar mais...

Preciso anunciar mais... Na maioria dos projetos que participamos, temos certeza de que quando o empreendedor inicia um trabalho de CRM, ele busca sempre é por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos

Leia mais

CMO! Com Paula Crespi da GuiaBolso

CMO! Com Paula Crespi da GuiaBolso Fala, CMO! Com Paula Crespi da GuiaBolso Fala, CMO! Estamos de volta com mais um post do Fala, CMO!. A entrevistada da vez é a Paula Crespi, Head de Marketing e Produto do GuiaBolso. Acho que o cargo e

Leia mais

THIAGO LEITE. about.me/thiagomtleite

THIAGO LEITE. about.me/thiagomtleite THIAGO LEITE about.me/thiagomtleite Idade: 28 anos Status: Solteiro Formação: Administração (UFPE) Profissão: Consultor Independente Origem: Fortaleza, CE Experiência: 4 anos na área Hobbies: #Jazz #Games

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Como Criar seu produto digital

Como Criar seu produto digital Como Criar seu produto digital Aprenda em alguns passos Indice 5 1- Público Alvo 2- Conhecer á necessidade 5 do 5 Primeiro capítulo Público Alvo Você que está montando seu negócio online e ainda não tem

Leia mais

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E REDES SOCIAIS. Lívia de Souza Vieira Bom Jesus IELUSC

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E REDES SOCIAIS. Lívia de Souza Vieira Bom Jesus IELUSC COMUNICAÇÃO PÚBLICA E REDES SOCIAIS Lívia de Souza Vieira Bom Jesus IELUSC Esta é a minha rede social! O que são redes sociais? Bem antes da internet... Ao contrário do que muitos pensam, falar de Redes

Leia mais

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO 5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO Este e book foi criado após ter percebido uma série de dúvidas de iniciantes em Facebook Ads. O seu conteúdo é baseado na utilização da plataforma

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais