Michel Foucault ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Michel Foucault ( ) https://jorgesapia.wordpress.com"

Transcrição

1 Michel Foucault ( )

2 MICHEL FOUCAULT Doença mental e psicologia ( ) Loucura e desrazão. História da loucura na idade clássica (1961) Nascimento da clínica (1963) Vigiar e Punir. Petrópolis: Ed. Vozes, Microfísica do Poder. Rio de Janeiro. Ed.Graal, 4ª ed

3 Mostrar às pessoas que elas são muito mais livres do que pensam, que elas tomam por verdadeiro, por evidentes, certos temas fabricados em um momento particular da história, e que essa pretensa evidência pode ser criticada e destruída. (Michel Foucault Agradeço pela indicação aos alunos Luiz Fernando Candeias Daniel Athayde Ana Karolina

4 Michel Foucault Estudou o poder, a subjetividade e a epistemologia das ciências humanas. Contemporâneo de Gilles Deleuze de Claude Lévi- Strauss, Jacques Lacan e de Louis Althusser Seguido pelos contemporâneos: Judith Butler (Feminista) e Slavoj Zizek.

5 No século XX a filosofia política foi desafiada a responder a questões colocadas por diversos acontecimentos: Conflitos armados 1ª 2ª guerra Crescente violência política Metodologias de controle e extermínio (campos de concentração e de extermínio) Assassinatos indiretos causados pela gestão burocrática da economia e da vida das pessoas.

6 As experiências totalitárias utilizaram mecanismos e procedimentos da racionalidade política moderna. Orientados pelos conhecimentos técnicos e científicos implementados para o controle, exclusão e ao descaso pelos não coberto pela seguridade social. Saberes jurídicos, médicos, militares contribuíram com mecanismo de controle, de exclusão e de eliminação.

7 O poder na modernidade é realizado por várias instituições e muitos conhecimento e saberes presentes nas grandes instituições e nos pequenos acontecimento e relações interpessoais. Há uma tecnologia que surge em meados do século XVIII, e que tem por alvo a regulação da população. Foucault denomina de biopolítica da espécie humana.

8 Slide produzido pelos alunos do campus Barra Luiz Fernando Candeias Daniel Athayde Ana Karolina

9 O século XIX apresenta uma ruptura com a filosofia clássica. Inaugura uma nova epistemologia Essa nova episteme é uma nova forma de se perceber e pensar. Inaugura o homem como objeto do saber (FOUCAULT, 1987; 1999). Na episteme moderna, o homem nasce num duplo movimento, compondo um ser empírico e transcendental. Empírico no sentido de se dar ao conhecimento, de se permitir enquanto um objeto de estudo, experimentado e analisado como tal. Transcendental no sentido de ser aquele que produz o conhecimento sobre si próprio através de um movimento de afastamento do seu objeto para ser o sujeito que detém este saber.

10 O Homem é uma criação recente A ideia do homem como sujeito começa no século XVII Sujeito humano autônomo, que se auto concebe como fundamento de toda a realidade e que acredita ter a capacidade de explicar e transformá-la. Como sujeito se revela o sujeito e se revela sujeito. O sujeito da modernidade está sujeito, ou seja, assujeitado.

11 Interesse pela compreensão da história Procura escrever uma história da verdade destacando os laços que esta mantém como o campo social e político, tanto pelas condições de possibilidade quanto pelos efeitos que produz. Vai no sentido inverso da pretensão positivista de fundar um saber em um solo estável e seguro. Interesse pela maneira com que, através da história, aparecem e desaparecem as fases sucessivas do que denominamos a verdade.

12 Na história da loucura Reconstitui os passos pelos quais a loucura foi percebida na cultura ocidental. Na Idade Média o louco é considerado portador de um sinal sagrado, beneficiário de uma eleição divina, e por isso, livre e tolerado Na modernidade caracterizada por um estado centralizador e livre da tutela da Igreja, o louco se torna um fator de desordem social.

13 O que ele descobriu de tão original? Na história da loucura enfatizou a descontinuidade, tanto das teorias sobre a loucura, quanto das práticas que dizem respeito ao louco. Até a Revolução Francesa não existia a categoria de doença mental. Na História da Loucura percebe que conceitualmente era impossível falar de doença mental antes do século XIX, antes de Pinel e do Esquirol, criadores da psiquiatria.

14 Redefinição da loucura Só na modernidade a loucura será redefinida como doença Mental pela instituição médica. Antes de ser doença mental, a loucura era apenas doença. E como doença estava integrada num tipo específico de racionalidade própria da época clássica Essa racionalidade entendia não ser necessário uma medicina especial, na medida em que não existia uma diferença entre o físico e o mental que caracterizariam dois tipos de doenças. (Roberto Machado)

15 Segundo tipo de ruptura: A história da loucura estabelece uma ruptura importante: Antes da RF, antes de Pinel e Esquirol não havia hospital psiquiátrico, não existia hospício. O que foi chamado de Hospital geral (1556) é um marco de lidar, não com a loucura, mas com o louco. A grande internação (século XVII época do Descartes) não é uma instituição médica, mas uma entidade assistencial. É a ordem 3 da repressão (situada entre a polícia e a justiça). É entidade repressiva, com o a exclusão de indivíduos considerados perigosos porque associais.

16 Na modernidade é o médico que tem o poderde diagnosticar a loucura. Desrazão o desatino. O hóspede da Grande internação é formado pela população dos outros. Engloba aqueles que serão considerados desviados. Os 1º internados representam fenômenos relacionados à transgressão da sexualidade: portadores de doenças venéreas adquiridas fora da instituição familiar, e caracterizados como desrazoados. 2º os sodomitas. (homossexual é uma criação recente) A homossexualidade é um conceito nascido na medicina.

17 São alvo do confinamento a sexualidade, a libertinagem e a desordem do coração. Propõe a categoria de desordem do coração A magia, a feitiçaria e a alquimia, correspondem a essa categoria. Outra categoria: o libertino, Sade, foi um dos sujeitos mais celebres dessa população.

18 São alvo da internação os delitos contra a sexualidade, a libertinagem e da desordem do coração, e uma quarta categoria, o louco, que na época clássica representam um perigo à moralidade, postos que são destituídos de razão e precisam ser excluídos da sociedade.

19 JERÔNIMO BOSCH A CURA DA LOUCURA

20 O nascimento do hospital As disciplinas

21 O nascimento do hospital psiquiátrico (...) o internamento não foi [...] uma prática médica, o rito de exclusão ao qual ele procede não se abre sobre um espaço de conhecimento positivo e foi preciso à França esperar a grande circular de 1785 para que uma ordem médica penetrasse no internamento, e (...) para que se coloque a questão de saber se cada internado é louco ou não. Até Haslam e Pinel, não haverá (...) experiência médica nascida do asilo ou no asilo; o saber da loucura tomará lugar em um corpus de conhecimentos médicos no qual ele figura como um capítulo dentre outros, sem que nada indique o modo de existência particular do louco no mundo, nem o sentido de sua exclusão (H.L, p.189).

22 A DISCIPLINA, ELEMENTOS CONSTITUTIVOS 1) Arte de distribuição espacial dos indivíduos. A disciplina é, antes de tudo, a análise do espaço. É a individualização pelo espaço, a inserção dos corpos em um espaço individualizado, classificatório, combinatório. 2) exerce seu controle, não sobre o resultado de uma ação, mas sobre seu desenvolvimento. Se desenvolve uma arte do corpo humano, um controle dos movimentos. 3) é uma técnica de poder que implica uma vigilância perpétua e constante dos indivíduos.

23 As disciplinas são técnicas de ordenação das multiplicidades humanas segundo 3 critérios: Tornar o exercício do poder o menos custoso possível (economicamente e politicamente - discreto, gera pouca resistência). Levar os efeitos do poder social a seu máximo de intensidade e tão longe quanto possível, sem fracasso, nem lacuna. Ligar o crescimento econômico do poder e o rendimento dos aparelhos no interior dos quais se exerce (aumentar a docilidade e a utilidade).

24 A disciplina é o processo técnico unitário pelo qual a força do corpo é com o mínimo ônus reduzida como força política` e maximizada como força útil. O crescimento de uma economia capitalista [apelou ao poder disciplinar], cujas fórmulas gerais, cujos processos de submissão das forças e dos corpos, cuja anatomia política (...), podem ser postos em funcionamento através de regimes políticos, de aparelhos ou de instituições muito diversas. The Wall

25 O NASCIMENTO DO HOSPITAL O Hospital Individualização: Indivíduo como Objeto O indivíduo emerge como objeto do saber e da prática médicos. Disciplinarização do espaço médico. pelo fato de se poder isolar cada indivíduo colocá-lo num leito, prescrever um regime, etc., Pelas descrições funcionais se chega a uma disciplina individualizante. Individualização que será transladada para outras instituições. Exército (fuzil). Escola, Fábrica

26 SOCIEDADES DISCIPLINARES: O PODER Sociedades compostas por instituições nas quais o poder se exerce mediante o confinamento dos corpos no espaço. O poder Tradicionalmente se encontrava no estado. Revela os mecanismos e dispositivos institucionais que exercem o poder.

27 O Panoptismo

28 Modelo Compacto do Dispositivo Disciplinar (p. 174) Características do confinamento: espaço fixo, fechado, recortado, vigiado em todos os pontos. Controle minucioso dos movimentos dos indivíduos e registro detalhado dos acontecimentos. Cada indivíduo é constantemente encaminhado e distribuído entre os doentes e os mortos. localizado, vivos, os

29 Vantagens do Panóptico Poder invisível e inverificável. Dispositivo que automatiza e desindividualiza o poder - pouco importa quem observa ou porque observa. A sujeição real nasce mecanicamente de uma relação fictícia. Não é necessário o uso da força para obrigar o condenado ao bom comportamento.

30 O panóptico é polivalente em sua aplicações: 1)Serve para corrigir os prisioneiros; 2) Serve para cuidar dos doentes; 3) Serve para instruir estudantes; 4) Serve guardar loucos; 5) Serve para fiscalizar os operários e fazer trabalhar os ociosos.

31 Mapeamentos Século XIX: Desenvolvimento de mapas temáticos Mapas de alfabetização Criminalidade Geológicos Etnográficos Doenças Natalidade Pobreza Fotografia para mapear as estrelas

32 Ordem, poder e produtividade

33 Em Instintos e Instituições Deleuze afirma que A diferencia entre os homens e os animais é a inexistência, nos primeiros, de um padrão de comportamento. Os seres humanos substituem o padrão instintivo pela invenção das instituições que intermedeiam as relações entre os homens.

34 Socialização É o processo pelo qual o indivíduo é ensinado a conhecer a sociedade e aprender a cultura, a estrutura e as instituições dessa sociedade, assim como o papel que ele desempenha nela. Tornar-se socializado é tornar-se a sociedade, fazê-la parte de nós, internaliza-la. Cada organização em que ingressamos ou formamos estabelece procedimentos para fazer com que os novos membros aprendam os padrões e assegurar que tudo funcione bem. A socialização cria as qualidades que nos tornam plenamente humanos.

35 Normalização A sociedade nos normaliza, nos torna sujeitos de uma normalidade na qual vivemos, e que se reproduz nas diversas épocas gerando sempre um mundo que se apresenta como um mundo normal e, por outro lado, um mundo que constrói um muro que deixa fora aqueles que não se normalizam.

A sociedade disciplinar em Foucault. Professor Guilherme Paiva

A sociedade disciplinar em Foucault. Professor Guilherme Paiva A sociedade disciplinar em Foucault Professor Guilherme Paiva Reflexão metodológica A Verdade Jurídicas: e as Formas conferência proferida no Rio de Janeiro, em 1973. Pesquisa histórica sobre a formação

Leia mais

O BIPODER NA CONTEMPORANEIDADE: Análise da campanha de prevenção à AIDS do Governo de Minas Gerais

O BIPODER NA CONTEMPORANEIDADE: Análise da campanha de prevenção à AIDS do Governo de Minas Gerais PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Publicidade e Propaganda O BIPODER NA CONTEMPORANEIDADE: Análise da campanha de prevenção à AIDS do Governo de Minas Gerais Glaucia

Leia mais

Poder e sociedade: Foucault ( ) Profª Karina Oliveira Bezerra

Poder e sociedade: Foucault ( ) Profª Karina Oliveira Bezerra Poder e sociedade: Foucault (1926 1984) Profª Karina Oliveira Bezerra Poder Não deve-se tomar o poder como um fenômeno de dominação maciço e homogêneo de um individuo sobre os outros, de um grupo sobre

Leia mais

O USO DA ANÁTOMO-POLÍTICA NAS ESCOLAS: DA DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS AO PANOPTISMO

O USO DA ANÁTOMO-POLÍTICA NAS ESCOLAS: DA DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS AO PANOPTISMO O USO DA ANÁTOMO-POLÍTICA NAS ESCOLAS: DA DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS AO PANOPTISMO FLÁVIA FERREIRA TRINDADE 1 ; KELIN VALEIRÃO 2 1 Universidade Federal de Pelotas flaviaftrindade@hotmail.com 2 Universidade

Leia mais

França: séc. XX Período entre guerras

França: séc. XX Período entre guerras Michel Foucault França: séc. XX Período entre guerras Nasce 15/10/1926 Morre 02/06/1984 École Normale Supérieure nunca se destacou academicamente Seus estudos iam da psicologia à filosofia Influenciado

Leia mais

MICHEL FOUCAULT ( ) ( VIGIAR E PUNIR )

MICHEL FOUCAULT ( ) ( VIGIAR E PUNIR ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS Todo RAMIRO exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

Os corpos dóceis e a sociedade disciplinar... PROFESSOR UILSON FERNANDES

Os corpos dóceis e a sociedade disciplinar... PROFESSOR UILSON FERNANDES Os corpos dóceis e a sociedade disciplinar... PROFESSOR UILSON FERNANDES Introdução Michel Foucault O pensador Michel Foucault se dedicou a estudar como foi se desenvolvendo os mecanismos de controle social

Leia mais

Edital. 5.2 Michel Foucault e o problema da historicidade do direito O modelo do poder soberano e as penas físicas (Primeira Parte).

Edital. 5.2 Michel Foucault e o problema da historicidade do direito O modelo do poder soberano e as penas físicas (Primeira Parte). Prof. Nogueira Edital 5.2 Michel Foucault e o problema da historicidade do direito. 5.2.1 O modelo do poder soberano e as penas físicas (Primeira Parte). 5.2.2 A reforma humanista do direito penal e a

Leia mais

Resumo Aula-tema 08: Nova Sociologia da Educação: uma Visão sobre Michel Foucault

Resumo Aula-tema 08: Nova Sociologia da Educação: uma Visão sobre Michel Foucault Resumo Aula-tema 08: Nova Sociologia da Educação: uma Visão sobre Michel Foucault O francês Michel Foucault (1926-1984) é um pensador que se destaca por ter proposto abordagens inovadoras para analisar

Leia mais

Da Parrhesía no Íon de Eurípides e o Cuidado de Si dos Gregos ao Governo dos Outros no Cristianismo e na Biopolítica. Por Daniel Salésio Vandresen

Da Parrhesía no Íon de Eurípides e o Cuidado de Si dos Gregos ao Governo dos Outros no Cristianismo e na Biopolítica. Por Daniel Salésio Vandresen Da Parrhesía no Íon de Eurípides e o Cuidado de Si dos Gregos ao Governo dos Outros no Cristianismo e na Biopolítica Por Daniel Salésio Vandresen 1. Íon de Eurípides 2. Cuidado de si Os gregos 3. O Governo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE CAMPUS GARANHUNS CURSO BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO PEDRO NASCIMENTO LIMA TERCEIRO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE CAMPUS GARANHUNS CURSO BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO PEDRO NASCIMENTO LIMA TERCEIRO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE CAMPUS GARANHUNS CURSO BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO PEDRO NASCIMENTO LIMA TERCEIRO DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS TÓPICOS DA HISTÓRIA DA LOUCURA NA VISÃO DE HADDOCK-LOBO

Leia mais

Sociedade Disciplinar

Sociedade Disciplinar Sociedade Disciplinar Introdução Michel Foucault O pensador Michel Foucault se dedicou a estudar como foi se desenvolvendo os mecanismos de controle social ao longo do tempo. A partir do século XVII, com

Leia mais

Biografia. 1) Família-> tradicional de médicos. 2) Interesse-> filosofia e história. Apoiado pela mãe.

Biografia. 1) Família-> tradicional de médicos. 2) Interesse-> filosofia e história. Apoiado pela mãe. Prof. Nogueira Biografia 1) Família-> tradicional de médicos. 2) Interesse-> filosofia e história. Apoiado pela mãe. 3) Personalidade-> introspectivo; homossexual; agressivo; irônico. 4) Suicídio-> foi

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABDALLA-FILHO, Elias; BERTOLOTE, José Manoel. Sistemas de psiquiatria forense no mundo. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 28, 2006. Disponível em: .

Leia mais

Portocarrero, Vera: Arquivos da Loucura. Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria.rio de Janeiro: Fiocruz, 2002.

Portocarrero, Vera: Arquivos da Loucura. Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria.rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. Portocarrero, Vera: Arquivos da Loucura. Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria.rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. Autoria: Graduada e doutora em Filosofia é Professora da UERJ. Possui

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL BRASILEIRA. Rosa UFPI-DSS

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL BRASILEIRA. Rosa UFPI-DSS POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL BRASILEIRA Profª Drª Lucia Cristina dos Santos Rosa UFPI-DSS MODELO HOSPITALOCENTRICO NA ASSISTENCIA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA MARCO: Hospício Pedro II 1852 Rio de Janeiro; CONCEPÇÃO:

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta:

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta: Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina: Foucault e a História: Diálogos possíveis!? Professor Responsável: William Vaz de Oliveira willianvaz@yahoo.com.br Carga Horária:

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A SAÚDE MENTAL

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A SAÚDE MENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A SAÚDE MENTAL Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A SAÚDE MENTAL AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A

Leia mais

UMA RELEITURA ANTROPOLÓGICA ESTRUTURAL DA HISTÓRIA DA LOUCURA DE MICHEL FOUCAULT

UMA RELEITURA ANTROPOLÓGICA ESTRUTURAL DA HISTÓRIA DA LOUCURA DE MICHEL FOUCAULT Periódico de Divulgação Científica da FALS Ano VI - Nº XIV-DEZ / 2012 - ISSN 1982-646X UMA RELEITURA ANTROPOLÓGICA ESTRUTURAL DA HISTÓRIA DA LOUCURA DE MICHEL FOUCAULT ADRIANO MARTINS SOLER 1 RESUMO: O

Leia mais

4 Poder, política e Estado

4 Poder, política e Estado Unidade 4 Poder, política e Estado Desde o século XVIII, o termo sociedade ou sociedade civil era usado em contraposição a Estado. A ideia de separação entre sociedade e Estado prejudicou a compreensão

Leia mais

FOUCAULT E O FIM DO PODER LEVIATÃ

FOUCAULT E O FIM DO PODER LEVIATÃ FOUCAULT E O FIM DO PODER LEVIATÃ Arceu Alcides da Silva * RESUMO Este artigo objetiva abordar a temática do poder no âmbito de uma nova mecânica teórica e analítica. E de acordo com isso, Foucault estimula

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

Prefácio. Roberto Machado

Prefácio. Roberto Machado Prefácio Roberto Machado SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros PORTOCARRERO., V. Arquivos da loucura: Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria [online]. Rio de Janeiro: Editora

Leia mais

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca DISCIPLINA: Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROFESSOR: Dr. Jean Marcel Carvalho

Leia mais

entrelinhas sistema penal e reforma psiquiátrica Segurança Pública Acompanhamento Terapêutico Dicas culturais População Trans

entrelinhas sistema penal e reforma psiquiátrica Segurança Pública Acompanhamento Terapêutico Dicas culturais População Trans entrelinhas Devolução Física ano XVII n o 75 jan/fev/mar/abr 2017 Mala Direta Postal Básica 9912323789/2013-DR/RS CRPRS sistema penal e reforma psiquiátrica Segurança Pública Acompanhamento Terapêutico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. Materiais de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. Materiais de referência UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018.2 Turma: 07319 Disciplina: PSI7117

Leia mais

Portocarrero, Vera: Arquivos da Loucura. Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria.rio de Janeiro: Fiocruz, 2002.

Portocarrero, Vera: Arquivos da Loucura. Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria.rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. Portocarrero, Vera: Arquivos da Loucura. Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria.rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. Fichamento: Heloisa Serzedello Corrêa Autoria: Graduada e doutora em

Leia mais

A PSICOLOGIA ATRAVÉS DA ARQUEOLOGIA DE MICHEL FOUCAULT Janaína Rodrigues Geraldini Universidade Federal de Santa Catarina

A PSICOLOGIA ATRAVÉS DA ARQUEOLOGIA DE MICHEL FOUCAULT Janaína Rodrigues Geraldini Universidade Federal de Santa Catarina A PSICOLOGIA ATRAVÉS DA ARQUEOLOGIA DE MICHEL FOUCAULT Janaína Rodrigues Geraldini Universidade Federal de Santa Catarina HUjgeraldini@yahoo.com.brU XIV Encontro Nacional da Abrapso Tema: Histórias, Teorias

Leia mais

Os nomes da loucura e práticas discursivas: liame entre identidade, cultura e poder

Os nomes da loucura e práticas discursivas: liame entre identidade, cultura e poder Os nomes da loucura e práticas discursivas: liame entre identidade, cultura e poder Jullyanne Rocha São Pedro Mestranda em Psicologia da Saúde na Universidade Estadual da Paraíba jullyanne.rocha@gmail.com.

Leia mais

Psicólogo (crp 05 / ) Colaborador da Comissão de Estudantes do CRP - RJ

Psicólogo (crp 05 / ) Colaborador da Comissão de Estudantes do CRP - RJ Subjetividade e política: a formação psi em questão. Ana Lucia de Lemos Furtado Psicóloga (crp 05/0465). Conselheira do XII Plenário do CRP-RJ Professora assistente - Instituto de Psicologia - UERJ (aposentada)

Leia mais

Encontro 6a. Pós-estruturalismo

Encontro 6a. Pós-estruturalismo Encontro 6a Pós-estruturalismo Plano da aula Pós-estruturalismo, pósmodernismo Foucault Deleuze Outros pós-modernistas Crítica de Habermas Fontes Postmodernism Stanford Encyclopedia on Critical Theory

Leia mais

Modernidade: o início do pensamento sociológico

Modernidade: o início do pensamento sociológico Modernidade: o início do pensamento sociológico Os dois tipos de solidariedade Solidariedade Mecânica Solidariedade Orgânica Laço de solidariedade Consciência Coletiva Divisão social do trabalho Organização

Leia mais

A questão da saúde mental e atenção psicossocial: considerações acerca do debate em torno de conceitos e direitos

A questão da saúde mental e atenção psicossocial: considerações acerca do debate em torno de conceitos e direitos 836 A questão da saúde mental e atenção psicossocial: considerações acerca do debate em torno de conceitos e direitos AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.

Leia mais

O louco, a saúde mental. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo

O louco, a saúde mental. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O louco, a saúde mental Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo Novo modelo de Homem na modernidade Fundada na idéia de indivíduo Sujeito cartesiano Racionalidade científica Pensamento mecanicista Princípios

Leia mais

1 Introdução. 1 Foucault, M. O sujeito e o poder. In: Dreyfus, e Rabinow, P. Michel Foucault. Uma trajetória

1 Introdução. 1 Foucault, M. O sujeito e o poder. In: Dreyfus, e Rabinow, P. Michel Foucault. Uma trajetória 1 Introdução Pretende-se, neste estudo, demonstrar a coerência interna do percurso filosófico de Michel Foucault, quando considerado desde o ponto de vista utilizado pelo filósofo, ao definir toda a sua

Leia mais

REFORMA PSIQUIÁTRICA. Eixo Temático: Política Social e Trabalho. Palavras-chave: Loucura, Transtorno Mental, Reforma Psiquiátrica.

REFORMA PSIQUIÁTRICA. Eixo Temático: Política Social e Trabalho. Palavras-chave: Loucura, Transtorno Mental, Reforma Psiquiátrica. REFORMA PSIQUIÁTRICA ISSN 2359-1277 Amanda Beatriz Nalin, ab.nalin@bol.com.br; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR Campus Paranavaí. RESUMO

Leia mais

A loucura na Idade Clássica

A loucura na Idade Clássica A loucura na Idade Clássica Análise do filme Os Contos Proibidos do Marquês de Sade Sandra Caselato 1 ANÁLISE DE FILME ÁREAS: Psicologia, Psiquiatria, História. O filme Os Contos Proibidos do Marquês de

Leia mais

MEMÓRIA E PODER NO FUNCIONAMENTO DA CONGREGAÇÃO PARA DOUTRINA DA FÉ. Jorge Cleiton Silva Souza Edvania Gomes da Silva INTRODUÇÃO

MEMÓRIA E PODER NO FUNCIONAMENTO DA CONGREGAÇÃO PARA DOUTRINA DA FÉ. Jorge Cleiton Silva Souza Edvania Gomes da Silva INTRODUÇÃO MEMÓRIA E PODER NO FUNCIONAMENTO DA CONGREGAÇÃO PARA DOUTRINA DA FÉ Jorge Cleiton Silva Souza Edvania Gomes da Silva INTRODUÇÃO Em 1965, sob os auspícios das reformas realizadas pelo Concílio Vaticano

Leia mais

A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL NAS SOCIEDADES DISCIPLINARES E NAS SOCIEDADES DE CONTROLE PARA A PRODUÇÃO DO SUJEITO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO

A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL NAS SOCIEDADES DISCIPLINARES E NAS SOCIEDADES DE CONTROLE PARA A PRODUÇÃO DO SUJEITO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL NAS SOCIEDADES DISCIPLINARES E NAS SOCIEDADES DE CONTROLE PARA A PRODUÇÃO DO SUJEITO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO 2012 Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC),

Leia mais

Segurança, Território, População por Michel Foucault 1

Segurança, Território, População por Michel Foucault 1 Segurança, Território, População por Michel Foucault 1 Ricardo Abussafy de Souza 2 Sônia Aparecida Moreira França 3 Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Assis Ao longo de suas obras Michel Foucault

Leia mais

FILOSOFIA PÓS-MODERNA Século XX

FILOSOFIA PÓS-MODERNA Século XX Século XX O termo pós-moderno se aplica aos filósofos e outros intelectuais que têm em comum a crítica ao projeto da modernidade, ou seja, a emancipação humano-social através do desenvolvimento da razão.

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE Período: 2017.2 Disciplina: Filosofia da Educação no Mundo Ocidental Professor: Marcio

Leia mais

Palavras-Chave: Saúde Mental, Atores Sociais, Representações Sociais, Tratamento.

Palavras-Chave: Saúde Mental, Atores Sociais, Representações Sociais, Tratamento. REPRESENTANDO O TRATAMENTO NA SAÚDE MENTAL: ONDE ESTÁ A SOLUÇÃO Resumo Marcelo Oliveira UFPB pvpc@click21.com.br Maria da Penha de Lima Coutinho UFPB penhalcoutinho@yahoo.com.br Luciene da Costa Araujo

Leia mais

Ciclo II. A Medicina e a Psicanálise: o embate de. saberes

Ciclo II. A Medicina e a Psicanálise: o embate de. saberes Ciclo II A Medicina e a Psicanálise: o embate de saberes Rodrigo Garcia D'Aurea Terça-feira - Noite Justificativa Após decorrido quase um ano de formação em psicanálise, observo mudanças importantes na

Leia mais

Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico

Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico 1) Através dos tempos o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, foi apenas no século XVIII que uma confluência de eventos na Europa levou

Leia mais

criação Introdução Paula Carpinetti Aversa (a) DOI: / ; 19(54): COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO

criação Introdução Paula Carpinetti Aversa (a) DOI: / ; 19(54): COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO DOI: 10.1590/1807-57622015.0343 Estratos Paula Carpinetti Aversa (a) Introdução A perspectiva arqueológica 1 que pretende vasculhar os arquivos da humanidade para neles encontrar as origens complicadas

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO

A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO Selson Garutti 1 ; Rita de Cássia da Silva Oliveira 2. RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo qualiquantitativo exploratório que tem por objetivo

Leia mais

Estigma em Psiquiatria «mesmo entre os profissionais de saúde»

Estigma em Psiquiatria «mesmo entre os profissionais de saúde» 2018-01-19 15:18:50 http://justnews.pt/noticias/estigma-em-psiquiatria-continua-a-existir-mesmo-entre-os-profissionais-de-sade Estigma em Psiquiatria «mesmo entre os profissionais de saúde» "O estigma

Leia mais

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Aula 19 Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Kant (1724-1804) Nasceu em Könisberg, 22/04/1724 Estudos Collegium Fredericiacum Universidade Könisberg Docência Inicialmente aulas particulares Nomeado

Leia mais

Foucault e a educação. Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil

Foucault e a educação. Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil Foucault e a educação Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil Prefácio A educação abrange os processos de ensinar e de aprender e se desenvolve em todos os espaços possíveis:

Leia mais

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS Vilma Nonato de Brício Universidade Federal do Pará, Brasil briciovn@gmail.com EIXO: 8. Currículo, Inclusão e Diferença

Leia mais

Cintia Jorge * Resumo

Cintia Jorge * Resumo PSICOLOGIA OGIA HEGEMÔNICA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS BASES IDEALISTAS AS Cintia Jorge * Resumo Este trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão a respeito de uma linha de pensamento atualmente

Leia mais

Pensar todos os conflitos e dificuldades em termos médicos é

Pensar todos os conflitos e dificuldades em termos médicos é Da teoria da degeneração de Morel à classificação das doenças mentais de Kraepelin From Morel s degeneration theory to Kraepelin s classification of mental illness Fernanda Rebelo Professora do Bacharelado

Leia mais

MANICÔMIO JUDICIÁRIO : paradoxo entre a saúde e a segurança pública.

MANICÔMIO JUDICIÁRIO : paradoxo entre a saúde e a segurança pública. MANICÔMIO JUDICIÁRIO : paradoxo entre a saúde e a segurança pública. Verônica Gomes Anacleto 1 FSM - vganacleto@gmail.com Lucas Andrade de Morais 2 UFCG lucasmorais7@gmail.com Renata de Sousa Rolim 3 FSM-

Leia mais

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Profa. Ms. Joanna Heim PSICOLOGIA Contribuições Histórica Filosóficas Fisiológicas FILOSÓFICA(psyché = alma e logos=razão)

Leia mais

A FORMAÇÃO EM SAÚDE SOB A ÓTICA DO PARADIGMA VITALISTA: VIA DE ENTRADA EM UM MUNDO NOVO. Maria Inês Nogueira

A FORMAÇÃO EM SAÚDE SOB A ÓTICA DO PARADIGMA VITALISTA: VIA DE ENTRADA EM UM MUNDO NOVO. Maria Inês Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE A FORMAÇÃO EM SAÚDE SOB A ÓTICA DO PARADIGMA VITALISTA: VIA DE ENTRADA EM UM MUNDO NOVO Maria Inês Nogueira A educação como instância modeladora

Leia mais

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico-

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- Catiele, Denis, Gabriela, Júlia, Nicolas e Vinícius Karl Heinrich Marx Nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Treves, no sul da Prússia Renana (região

Leia mais

Teorias de Enfermagem

Teorias de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Profa. Dra. Franciele Roberta Cordeiro Pelotas 2017 Roteiro da apresentação O que é uma

Leia mais

PLANO DE ENSINO FICHA N o. 1 (permanente) Disciplina: Racionalidades e micropolítica na produção dos modelos tecnoassistenciais em saúde.

PLANO DE ENSINO FICHA N o. 1 (permanente) Disciplina: Racionalidades e micropolítica na produção dos modelos tecnoassistenciais em saúde. PLANO DE ENSINO FICHA N o 1 (permanente) Disciplina: Racionalidades e micropolítica na produção dos modelos tecnoassistenciais em saúde. Código: Natureza: ( ) obrigatória ( X ) optativa Semestral ( ) Anual

Leia mais

MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos.

MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos. 1. resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como exemplo, a situação da classe trabalhadora,

Leia mais

HISTÓRIA DA LOUCURA E A OBJETIVAÇÃO DO SUJEITO POR PRÁTICAS EPISTÊMICAS

HISTÓRIA DA LOUCURA E A OBJETIVAÇÃO DO SUJEITO POR PRÁTICAS EPISTÊMICAS HISTÓRIA DA LOUCURA E A OBJETIVAÇÃO DO SUJEITO POR PRÁTICAS EPISTÊMICAS Fabiane Marques de Carvalho Souza 1 RESUMO: Pretende-se, no final deste estudo, investigar como Michel Foucault problematiza a questão

Leia mais

Roberto MACHADO Ciências e Saber- A trajetória da arqueologia de Foucault, Edições Graal, Rio de Janeiro,

Roberto MACHADO Ciências e Saber- A trajetória da arqueologia de Foucault, Edições Graal, Rio de Janeiro, RESENHA DE LIVROS Roberto MACHADO Ciências e Saber- A trajetória da arqueologia de Foucault, Edições Graal, Rio de Janeiro, 1982, 218 pp. Luciano Oliveira * Este texto, a bem dizer, tenta ser uma resenha

Leia mais

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte:

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. Dante Diniz Bessa O livro de Kohan torna acessível a quem se interessa pelas temáticas da infância, da educação,

Leia mais

concepções do processo saúde-doença mental no decorrer da história da humanidade

concepções do processo saúde-doença mental no decorrer da história da humanidade Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem concepções do processo saúde-doença mental no decorrer da história da humanidade Disciplina ENP 0253: Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica ana luisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. Materiais de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. Materiais de referência UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018.2 Turma: 06319 Disciplina: PSI7607

Leia mais

SER POLICIAL MILITAR NO NORTE DE GOIÁS: O COTIDIANO DE TRABALHO EM UM UNIVERSO DE CARENCIAS E RISCOS ( )

SER POLICIAL MILITAR NO NORTE DE GOIÁS: O COTIDIANO DE TRABALHO EM UM UNIVERSO DE CARENCIAS E RISCOS ( ) SER POLICIAL MILITAR NO NORTE DE GOIÁS: O COTIDIANO DE TRABALHO EM UM UNIVERSO DE CARENCIAS E RISCOS (1977-1987) Nome dos autores: Adriano dos Anjos Alves 1 ; Mariseti Cristina Soares Lunckes 2 ; 1 Aluno

Leia mais

DESINSTITUCIONALIZAÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Ludmilla Castro Malta Psicóloga Coordenação Estadual da Saúde Mental

DESINSTITUCIONALIZAÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Ludmilla Castro Malta Psicóloga Coordenação Estadual da Saúde Mental apresentam DESINSTITUCIONALIZAÇÃO NA SAÚDE MENTAL Ludmilla Castro Malta Psicóloga Coordenação Estadual da Saúde Mental INSTITUCIONALIZAÇÃO Termo usado para descrever tanto o processo de, quanto os prejuízos

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Resenha acerca do capítulo II do livro: Vigiar e Punir de Michel Foucault. * Fábio Santos de Andrade O BOM ADESTRAMENTO. Resenha acerca do capítulo II do livro: Vigiar e punir de

Leia mais

Estado e saúde : sobre a politização da medicina

Estado e saúde : sobre a politização da medicina Estado e saúde : sobre a politização da medicina 1 Resumo: o artigo, baseado essencialmente na leitura das obras de Michel Foucault e Giorgio Agamben, trata do surgimento das políticas médicas como evidência

Leia mais

FILOSÓF ICOS DA CONTEMPORANEIDADE

FILOSÓF ICOS DA CONTEMPORANEIDADE PROBLEMAS FILOSÓF ICOS DA CONTEMPORANEIDADE Michel Foucault e a Historiografia Contemporânea: as apropriações, pelo campo da História, dos textos escritos por Michel Foucault entre 1966 e 1968 Willian

Leia mais

Prof. Alberto Olavo Advincula Reis Lasamec Dept. de Saúde Materno Infantil Faculdade de Saúde Pública USP

Prof. Alberto Olavo Advincula Reis Lasamec Dept. de Saúde Materno Infantil Faculdade de Saúde Pública USP Prof. Alberto Olavo Advincula Reis Lasamec Dept. de Saúde Materno Infantil Faculdade de Saúde Pública USP REFORMAS E RUPTURAS REFORMAS DO AMBIENTE ASILAR REFORMAS ALÉM DO AMBIENTE ASILAR RUPTURAS COM O

Leia mais

Introdução. Para o bom entendimento do texto

Introdução. Para o bom entendimento do texto Prof. Nogueira Introdução Para o bom entendimento do texto Introdução Para o bom entendimento do texto Recursos disponibilizados Introdução Para o bom entendimento do texto Recursos disponibilizados 1.

Leia mais

CURRÍCULO, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E AS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO. India Mara Ap.Dalavia de Souza Holleben NRE PONTA GROSSA

CURRÍCULO, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E AS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO. India Mara Ap.Dalavia de Souza Holleben NRE PONTA GROSSA CURRÍCULO, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E AS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO India Mara Ap.Dalavia de Souza Holleben NRE PONTA GROSSA TEORIAS CRÍTICAS NA FORMULAÇÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Concepção Dialética de

Leia mais

Teorias de Enfermagem

Teorias de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Profa. Dra. Franciele Roberta Cordeiro Pelotas 2017 Roteiro da apresentação O que é uma

Leia mais

DISCIPLINA E INCLUSÃO ESCOLAR

DISCIPLINA E INCLUSÃO ESCOLAR 1 DISCIPLINA E INCLUSÃO ESCOLAR Jenifer Caroline Candido e Paola Catarina de Lima Professora Orientadora: Priscila Semzezem Universidade Estadual do Paraná-Campus Paranavaí/Colegiado de Serviço Social.

Leia mais

O homem como sujeito da realidade da saúde. Prof. Dr. Lazslo A. Ávila

O homem como sujeito da realidade da saúde. Prof. Dr. Lazslo A. Ávila O homem como sujeito da realidade da saúde Prof. Dr. Lazslo A. Ávila O significado do trabalho O quê é Trabalho? Sentido etimológico da palavra Sentido histórico-social O trabalho enquanto veículo de transformação

Leia mais

demonstra metaforicamente que o Resenha do livro O homem da morte impossível e outras histórias: psicopatologia fenomenológica

demonstra metaforicamente que o Resenha do livro O homem da morte impossível e outras histórias: psicopatologia fenomenológica 115 Resenha do livro O homem da morte impossível e outras histórias: psicopatologia fenomenológica Book review The man of the impossible death and other stories: phenomenological psychopathology. Guilherme

Leia mais

Brasil. Carpinetti Aversa, Paula ESTRATOS Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol. 19, núm. 54, 2015, pp

Brasil. Carpinetti Aversa, Paula ESTRATOS Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol. 19, núm. 54, 2015, pp Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN: 1414-3283 intface@fmb.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Carpinetti Aversa, Paula ESTRATOS Interface - Comunicação, Saúde,

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

6. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO

6. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO 1º 240 200:00:00 1º SÉRIE Número de aulas por Tema CH H/A CH H/R Aulas por Semana CH h/a Carga Horária Total. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO Matriz Curricular do Curso CURSO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Leia mais

PROJETO DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. AS LINGUAGENS DA CIDADE: mapas espaciais e mapas sociolinguísticos

PROJETO DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. AS LINGUAGENS DA CIDADE: mapas espaciais e mapas sociolinguísticos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA PROJETO DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR AS LINGUAGENS DA CIDADE: mapas espaciais e mapas sociolinguísticos

Leia mais

TRANSIÇÃO DE GÊNERO E DIREITO À SAÚDE GT1 - DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS

TRANSIÇÃO DE GÊNERO E DIREITO À SAÚDE GT1 - DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS TRANSIÇÃO DE GÊNERO E DIREITO À SAÚDE GT1 - DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS Júlia Arruda F. Palmiere 1 (juliapalmiere@hotmail.com) Anita Guazzelli Bernardes 2 (anitabernardes1909@gmail.com) Dayane Eurico

Leia mais

ESCOLA, PRÁTICAS DE CONTROLE E MEDICALIZAÇÃO DA VIDA

ESCOLA, PRÁTICAS DE CONTROLE E MEDICALIZAÇÃO DA VIDA ESCOLA, PRÁTICAS DE CONTROLE E MEDICALIZAÇÃO DA VIDA Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado, com interesse em avaliar e pesquisar de que forma e intensidade a prática da medicalização poderá

Leia mais

Nascimento da Sociologia

Nascimento da Sociologia Nascimento da Sociologia Séculos XVIII e XIX A era das revoluções. Revolução Francesa. Revolução Industrial. Revolução Tecnocientífica. Modernidade - Visão voltada para o futuro novo. - Aceleração. - Ciência

Leia mais

A Terapia Ocupacional Social. Conhecimento e intervenção em terapia ocupacional social. Regina C Fiorati

A Terapia Ocupacional Social. Conhecimento e intervenção em terapia ocupacional social. Regina C Fiorati A Terapia Ocupacional Social. Conhecimento e intervenção em terapia ocupacional social Regina C Fiorati Histórico Ditadura miliar no Brasil de 1964 a 1984/85 Brasil não era caso único realidade da América

Leia mais

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MARISA BELMUDES MARTINEZ Falar do processo de desenvolvimento cognitivo do homem é nos fazer refletir sobre nossa própria maneira de construir o conhecimento. Esse

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada do Araguaia. Temas, Disciplinas e Campos Filosóficos

Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada do Araguaia. Temas, Disciplinas e Campos Filosóficos Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada do Araguaia Temas, Disciplinas e Campos Filosóficos Temas, Disciplinas e Campos Filosóficos Ontologia ou Metafísica Epistemologia Lógica Teoria do Conhecimento

Leia mais

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS TEMÁTICA As As bases sócio-históricas da fundação dos Direitos Humanos na Sociedade Capitalista A construção dos Direitos A Era da Cultura do Bem Estar Os Direitos na Contemporaneidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS I 2º Semestre de 2006 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia e de outros departamentos Código: FLF0278 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Vladimir Pinheiro

Leia mais

A APLICAÇÃO DA DISCIPLINA NA ESTRUTURAÇÃO DO HOSPITAL COMO INSTRUMENTO TERAPÊUTICO SEGUNDO MICHEL FOUCAULT

A APLICAÇÃO DA DISCIPLINA NA ESTRUTURAÇÃO DO HOSPITAL COMO INSTRUMENTO TERAPÊUTICO SEGUNDO MICHEL FOUCAULT Tabulæ - Revista de Philosophia A APLICAÇÃO DA DISCIPLINA NA ESTRUTURAÇÃO DO HOSPITAL COMO INSTRUMENTO TERAPÊUTICO SEGUNDO MICHEL FOUCAULT Paulo Sérgio Guimarães Pinto 1 RESUMO: O presente artigo objetiva

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Curso preparatório para o concurso: Polícia Rodoviária Federal Professor : Gustavo de Lima Pereira Contato: gustavo.pereira@pucrs.br AULA 1 AFIRMAÇÃO HISTÓRICA E TEORIA GERAL

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA DOENÇA MENTAL : DESAFIOS PARA A REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA

A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA DOENÇA MENTAL : DESAFIOS PARA A REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA DOENÇA MENTAL : DESAFIOS PARA A REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA Jullyanne Rocha São Pedro Mestranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba - jullyanne.rocha@hotmail.com

Leia mais

Prof. Dr. MENEZES, José Programa de Stricto Sensu em Direito, Governança e Políticas Públicas Cursos de Psicologia, Serviço Social e Gestão RH

Prof. Dr. MENEZES, José Programa de Stricto Sensu em Direito, Governança e Políticas Públicas Cursos de Psicologia, Serviço Social e Gestão RH Prof. Dr. MENEZES, José Programa de Stricto Sensu em Direito, Governança e Políticas Públicas Cursos de Psicologia, Serviço Social e Gestão RH I. PRECISAMOS DE ÉTICA EM TEMPOS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS?

Leia mais

O PANOPTISMO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE SOCIAL: UM BREVE ESTUDO À LUZ DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

O PANOPTISMO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE SOCIAL: UM BREVE ESTUDO À LUZ DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT O PANOPTISMO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE SOCIAL: UM BREVE ESTUDO À LUZ DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT MARINHO, Maykon dos Santos Graduado em Enfermagem pela UFBA Mestrando do PPGMLS/UESB. Bolsista pela

Leia mais

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização.

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização. Política Ciência política: Objeto de estudo: o poder político. Principal instituição moderna do poder político: o Estado-nação. Outras instituições políticas modernas: o executivo, o legislativo, os partidos

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANO DE ENSINO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANO DE ENSINO I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade Federal do Pampa 2. Campus: Uruguaiana PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANO DE ENSINO 3. Curso: Enfermagem 4. Docente Responsável: Maria de Lourdes Custódio Duarte 5. Disciplina:

Leia mais

Ano I N.01 Volume 2012 (Jun/Set)

Ano I N.01 Volume 2012 (Jun/Set) Ano I N.01 Volume 2012 (Jun/Set) UMA PUBLICAÇÃO DO GRUPO PHIPSI 1 2 SUMÁRIO * Cuidar e Educar, Família e Escola, p.5 a 11. * A História da Educação, p. 13 a 22. * O Materialismo histórico e dialético a

Leia mais