Para começar, é necessário propor uma definição de ciência. Ciência é uma forma de conhecimento. Há outras: senso comum, intuição, religião.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para começar, é necessário propor uma definição de ciência. Ciência é uma forma de conhecimento. Há outras: senso comum, intuição, religião."

Transcrição

1 Ciência Econômica 2

2 Ciência Econômica Para começar, é necessário propor uma definição de ciência. Ciência é uma forma de conhecimento. Há outras: senso comum, intuição, religião. Você acredita na Teoria Geocêntrica? Que teoria você usa quando precisa colocar um guarda-sol na praia?

3 Ciência Econômica Você provavelmente não acredita na Teoria Geocêntrica, mas você a utiliza mesmo assim para resolver um problema concreto. Outros exemplos: física newtoniana; modelos econômicos; ratos de laboratório; mapas; torre de tartarugas.

4 Ciência Econômica Ciência não trata de verdade; ciência trata de erro útil. A forma de conhecimento que apresenta algo como verdade é a religião. Erro útil é a característica central da forma de fazer ciência inaugurada na chamada Revolução Científica Moderna.

5 Ciência Econômica Ciência não propõe uma verdade, mas uma ferramenta para resolver problemas relevantes. O precursor da ciência moderna é o filósofo inglês Francis Bacon, que cunhou a frase: Saber é poder. ( Poder no melhor sentido da palavra: capacidade de curar doenças, de superar adversidades da natureza, etc.)

6 Ciência Econômica Essa frase é um tanto óbvia hoje, mas não era assim no século XVI. Saber e Poder eram em grande parte dissociados. Saber era apenas o saber escolástico essencialmente as escrituras, e as obras de Platão e Aristóteles. Poder era restrito (ao menos em teoria ) à autoridade divina.

7 Ciência Econômica A partir de Francis Bacon e da Revolução Científica Moderna, tentase desenvolver um conhecimento sistemático da natureza que permita atingir objetivos concretos. (Isso obviamente já era feito em alguma escala anteriormente, mas dá um salto com o fim da Idade Média.) Especificamente, tenta-se entender o mundo identificando relações de causalidade: se A, então B, se chove, então molha, se tal medicamento for usado, a mortalidade de determinada doença é reduzida. A ciência que surge a partir daí é menos ambiciosa do que o saber religioso, bem como que os modelos de Platão e Aristóteles, que propunham explicações de toda a realidade.

8 Ciência Econômica Uma teoria científica é então uma ferramenta para entender algum fenômeno do mundo. Não faz sentido acreditar em uma teoria isso é tão razoável quanto acreditar em um martelo, acreditar em um serrote, ou acreditar em qualquer outra ferramenta. Teorias existem para que sejam usadas, não para que se acredite nelas. É uma ferramenta sabidamente imperfeita, baseada em simplificações grosseiras da realidade (natural, social, econômica, etc), pois o objetivo é ser útil. Como avaliar se a teoria é de fato útil?

9 Teste Empírico Como avaliar se a teoria é de fato útil? Submetemos a teoria ao teste empírico: ela deve explicar um determinado conjunto de dados. Se a teoria diz que se chove, então molha, buscamos uma série de dados sobre chuva ou sol e sobre objeto molhado ou seco e vemos se a teoria explica a relação empírica observada. O teste empírico deve sempre ser construído de forma a isolar as variáveis relevantes do problema ou, em outras palavras, tentar tomar tudo mais como constante, para não comprometer o resultado da avaliação, pois tipicamente há outras variáveis que afetam as observações (uma superfície pode estar molhada porque alguém lavou com água encanada). Usamos frequentemente a expressão latina ceteris paribus, ou tudo mais constante.

10 Teste Empírico Um cuidado importante: nunca dizemos que, após um teste empírico bem-sucedido, aceitamos a teoria. Dizemos apenas que não a rejeitamos, mas não podemos aceitá-la porque, desde o princípio, sabemos que ela é imperfeita, e seguimos com ela enquanto não for rejeitada e enquanto não aparecer outra melhor (isto é, que explique melhor os dados). Uma vez que o teste empírico é essencial para se avaliar uma teoria, só se pode falar em teoria científica se ela gera predições testáveis, que possam ser refutadas pelos dados. Uma teoria deve ser falseável (Popper). Compare: Se chove, então molha. A última tequilla é a que te derruba. Se você tomou 10 e passou mal, foi a décima que fez você passar mal; se tivesse tomado apenas 9, ficaria bem.

11 Questões para Discussão Alguns países são relativamente pobres mesmo investindo muito em educação; logo, educação não afeta o crescimento econômico. Algumas pessoas fumam a vida inteira e vivem até 100 anos de idade; logo, cigarro não faz mal à saúde. Várias pessoas tomam vitamina C todos os dias e ficam gripadas com frequência; logo, ingestão de vitamina C não evita gripe. A prefeitura de Hiroshima fez um grande programa de vacinação infantil em janeiro de Em dezembro do mesmo ano, observou que a mortalidade infantil anual nunca havia sido tão alta. Logo, vacinação não diminui mortalidade infantil. Maratonistas têm expectativa de vida mais alta que nãomaratonistas; logo, correr maratona faz bem à saúde.

12 Formalização Ciência usa modelos formais, em que a intuição pode não ser óbvia. O objetivo é sistematizar o conhecimento para ir além do que a intuição e o senso comum permitem alcançar. Ciência às vezes generaliza o senso comum (teoria da gravidade explica a queda de uma maçã de uma árvore e a órbita dos planetas em torno do sol), e às vezes vai de encontro a ele, caracterizando-se como um senso incomum.

13 Ciência Econômica Etimologicamente, economia significa administração do lar : eco = lar, nomia = administração. A Ciência Econômica que fazemos hoje surge com Adam Smith, no século XVII, ao publicar Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações. Hoje, economia é definida como a ciência que estuda a alocação de recursos escassos.

14 Ciência Econômica Há várias formas formas de estudar recursos escassos. Em economia, supomos inicialmente que as pessoas podem fazer escolhas (em oposição a teorias determinísticas do comportamento humano) e que a unidade de análise relevante para entender escolhas é o indivíduo (e não um grupo de indivíduos, que estudamos tentando decompor suas decisões em escolhas individuais). Supomos ainda que essas escolhas são feitas de acordo com algum critério (não são puramente aleatórias) e estão sujeitas a restrições (pois estudamos situações em que há escassez). Você verá mais à frente que isso é formalizado em um problema de maximização sujeita a restrição, que você estudará em Cálculo. Estudamos então essas escolhas e tentamos agregá-las para entender a sociedade. A Álgebra Linear é frequentemente usada para fazer essa agregação. Essa abordagem de ciência da escolha surge com a chamada Revolução Marginalista, no final do século XIX.

15 Homo Rationalis O Homo Rationalis, ou Homo Economicus, é um dos modelos mais importantes da teoria econômica. Para fazer uma teoria da escolha, partimos de um indivíduo estilizado, com critérios de decisão simples e restrições fáceis de modelar. Por exemplo, supomos que um consumidor quer a maior quantidade possível de bens e serviços e está sujeito a uma restrição orçamentária. É um indivíduo perfeitamente racional. Sabemos que as pessoas de verdade são diferentes desse indivíduo estilizado. As pessoas tomam decisões irracionais porque estão cansadas. O critério de decisão pode envolver questões emocionais difíceis de modelar.

16 Homo Rationalis Por que estudamos o homo rationalis ao invés de estudar diretamente o homo sapiens? Novamente, essa é a ideia básica da ciência: usamos modelos simplificados, que conseguimos entender bem, e os sujeitamos ao teste empírico. O homo rationalis está para a economia como o ratinho de laboratório está para medicina: é um modelo para tentar entender o comportamento das pessoas de verdade. Ambos são bastante úteis. Questão para discussão: você acredita que as pessoas sejam realmente racionais, como nos modelos econômicos?

17 Raciocínio Econômico Treinamento Econômico: Pensar em função das alternativas Avaliar o custo de escolhas individuais e sociais. Examinar e entender como diferentes eventos se relacionam (causalidade).

18 O Método Científico: Observação, Teoria, e mais Observação O uso de modelos abstratos e simplificados ajuda a entender o mundo real, que é muito mais complexo que os modelos. Após o desenvolvimento da teoria, é feita a coleta e a análise de dados para avaliar essas teorias.

19 O Papel das Hipóteses Economistas fazem hipóteses para facilitar a compreensão dos fenômenos sócioeconômicos. O maior cuidado no raciocínio científico está na decisão sobre as hipóteses do modelo. Economistas usam hipóteses diferentes para estudar questões diferentes (modelos parciais v. teoria unificada).

20 Modelos Econômicos Os modelos servem para simplificar a realidade e facilitar sua compreensão. Dois exemplos simples: Fluxo Circular de Renda Fronteira de Possibilidades de Produção

21 Fluxo Circular de Renda Modelo visual (gráfico) da economia que ilustra fluxos entre indivíduos e firmas: moeda, bens, serviços, fatores de produção.

22 O Fluxo Circular de Renda Copyright 2004 South-Western Receita Bens e Serviços vendidos MERCADOS DE BENS E SERVIÇOS Firmas compram Indivíduos vendem Gasto Bens e serviços comprados FIRMAS Produzem e vendm Bens e serviços Contratam e usam Fatores de produção INDIVÍDUOS Compram e consomem Bens e serviços Possuem e vendem Fatores de produção Fatores de produção Salários, aluguel e lucro MERCADOS DE FATORES DE PRODUÇÃO Indivíduos vendem Firmas compram Trabalho, terra e capital Renda Fluxo de insumos e produtos Fluxo de moeda

23 Fluxo Circular de Renda Firmas Produzem e vendem bens e serviços Contratam e usam fatores de produção Indivíduos Compram e consomem bens e serviços Possuem e vendem fatores de produção

24 Fluxo Circular de Renda Mercado de Bens e Serviços As firmas são vendedoras Os indivíduos são compradores Mercado de Fatores de Produção Indivíduos são vendedores As firmas são compradoras

25 Fluxo Circular de Renda Fatores de Produção Insumos são usados na produção de bens e serviços Exemplos: terra, trabalho, capital

26 Fronteira de Possibilidades de Produção A fronteira de possibilidades de produção é um gráfico que mostra as combinações de produto que a economia pode alcançar dados os fatores de produção e a tecnologia disponíveis.

27 A Fronteira de Possibilidades de Produção Quantidade de Computadores produzidos 3,000 D 2,200 2,000 1,000 B C A Fronteira de Possibilidades de Produção ,000 Quantidade de Carros Produzidos Copyright 2003 Southwestern/Thomson Learning

28 Mudança na Fronteira de Possibilidade de Produção Quantidade de computadores produzidos 4,000 3,000 2,100 2,000 A E ,000 Quantidade de Carros produzidos Copyright 2004 South-Western

29 Microeconomia e Macroeconomia A Microeconomia estuda os componentes individuais da economia. Como indivíduos e firmas tomam decisões e interagem em diferentes mercados. A Macroeconomia estuda a economia como um todo. Fenômenos que afetam a economia como um todo, incluindo inflação, desemprego, e crescimento econômico.

30 Política Econômica A Ciência Econômica tenta explicar como as coisas funcionam. A Política Econômica busca mudar as coisas.

31 Análise Positiva v. Normativa Afirmações Positivas tentam descrever o mundo como ele é. Análise descritiva. Afirmações Normativas tentam descrever como o mundo deveria ser. Análise prescritiva.

32 Análise Positiva v. Normativa As afirmações abaixo são positivas ou normativas?? Um aumento no salário mínimo vai provocar uma diminuição no emprego entre os mais pobres. Positiva. Déficits fiscais do governo central provocam um aumento das taxas de juros. Positiva.??

33 Análise Positiva v. Normativa As afirmações abaixo são positivas ou normativas?? Ganhos de renda advindos de um maior salário mínimo valem mais do que pequenas reduções no emprego entre os mais pobres. Normativa O governo deveria ser autorizado a cobrar das companhias de tabaco os custo de tratar doenças relacionadas ao fumo entre os mais pobres. Normativa??

34 Economistas no Governo Trabalham na política pública nas três esferas do governo: Legislativo Executivo Judiciário

35 Por que os economistas discordam? Podem discordar sobre a validade de diferentes teorias positivas sobre como a economia funciona. Podem ter valores diferentes e, portanto, visões normativas distintas sobre o que a política pública deveria buscar.

PENSANDO COMO UM ECONOMISTA

PENSANDO COMO UM ECONOMISTA PENSANDO COMO UM ECONOMISTA à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 2 Pensando como um Economista Cada campo de estudo tem sua própria linguagem... Matemáticos integrais, axiomas, espaços vetoriais etc. Psicólogos

Leia mais

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO OBJETIVO Fornecer ao estudante os conhecimentos básicos de teoria econômica aplicada aos problemas relacionados pela agricultura e agroindústria.

Leia mais

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO OBJETIVO Fornecer ao estudante os conhecimentos básicos de teoria econômica aplicada aos problemas relacionados pela agricultura e agroindústria.

Leia mais

ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL

ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL OBJETIVO GERAL Apresentar o universo de estudo de economia como uma ciências social aplicada e do estudo das relações humanas, bem como suas particularidades, pontos fortes

Leia mais

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia Fundamentos 1. O Mercado e o Estado Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Plano As sociedades d e a actividade id d económica: produzir

Leia mais

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia Fundamentos 1. O Mercado e o Estado Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Plano As sociedades d e a actividade id d económica: produzir

Leia mais

Renda Nacional. Copyright 2004 South-Western

Renda Nacional. Copyright 2004 South-Western Renda Nacional 15 Microeconomia Renda Nacional Microeconomia é estudo da decisão individual de consumidores e firmas e da interação entre eles no mercado. Macroeconomia Macroeconomia é o estudo da economia

Leia mais

Por quê estudar Economia?

Por quê estudar Economia? Disciplina: MICROECONOMIA I Tópico: 1 Introdução Aula 01: Princípios Básicos Prof.: Econ. Edilson Aguiais Material Disponível em: www.puc.aguiais.com.br Por quê estudar Economia Capítulo 1: Assuntos Preliminares

Leia mais

Introdução à Economia. - Modelos Econômicos - Ganhos de Comércio

Introdução à Economia. - Modelos Econômicos - Ganhos de Comércio Introdução à Economia - Modelos Econômicos - Ganhos de Comércio O que é Economia? Definição: Economia é uma ciência social que estuda como a sociedade administra seus recursos escassos. Por que é uma ciência

Leia mais

Microeconomia 1º Sem/2011

Microeconomia 1º Sem/2011 Página 1 de 5 MICROECONOMIA RA Listas exercícios entregues 24/03/2011 lista 1 31/03/2011 lista 2 07/04/2011 lista 3 14/04/2011 lista 4 1 4226051 2 x x 0 0 2 4256033 4 x x x x 3 4421579 1 0 0 0 x 4 4431879

Leia mais

Introdução. à Macroeconomia. Mensuração do PIB

Introdução. à Macroeconomia. Mensuração do PIB Introdução à Macroeconomia Mensuração do PIB Microeconomia vs. Macroeconomia Microeconomia: O estudo de como famílias e empresas tomam decisões e de como interagem nos mercados. Macroeconomia: O estudo

Leia mais

2 OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM

2 OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM 2 OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM As Forças de 4 Mercado: Oferta e Demanda Oferta e Demanda Oferta e demanda são os dois termos mais usados por economistas. Oferta e demanda são as forças

Leia mais

Todo Campo de Estudo Tem a Sua Terminologia. 2. Pensando como um Economista. Todo Campo de Estudo Tem a Sua Terminologia

Todo Campo de Estudo Tem a Sua Terminologia. 2. Pensando como um Economista. Todo Campo de Estudo Tem a Sua Terminologia 2. Pensando como um Economista Todo Campo de Estudo Tem a Sua Terminologia Matemática Axiomas, integral, espaço vetorial, etc.. Psicologia Ego, id, cognitivo, etc... Advocacia Intimação, habeas corpus,

Leia mais

Economia? Conceito. Objeto QUESTÃO CENTRAL. Análise Microeconômica I Assuntos Preliminares RACIONALIDADE ECONÔMICA. Econ.

Economia? Conceito. Objeto QUESTÃO CENTRAL. Análise Microeconômica I Assuntos Preliminares RACIONALIDADE ECONÔMICA. Econ. Economia? Análise Microeconômica I Econ. Edilson Aguiais Material Disponível em: www.puc.aguiais.com.br microeconomia ou teoria de formação de preços: exame da formação de preços em mercados específicos.

Leia mais

Fundamentos de Microeconomia. Danilo Igliori

Fundamentos de Microeconomia. Danilo Igliori Fundamentos de Microeconomia Danilo Igliori (digliori@usp.br) 2017 OBJETIVOS O objetivo desta disciplina é apresentar os fundamentos da teoria microeconômica. O curso discutirá elementos básicos do funcionamento

Leia mais

INTRODUÇÃO A ECONOMIA AULA 1

INTRODUÇÃO A ECONOMIA AULA 1 INTRODUÇÃO A ECONOMIA espartanos.economia@gmail.com AULA 1 Apresentação elaborada por: Roberto Name Ribeiro/ Francisco Carlos B. dos Santos Adaptado por: Andréa de Souza, MS.c 1 A concepção A economia

Leia mais

Instruções de Uso (Material disponível em PDF)

Instruções de Uso (Material disponível em PDF) Instruções de Uso (Material disponível em PDF) Para apresentação em tela cheia, utilizar o comando Ctrl+L. Ao finalizar a apresentação, pressionar ESC para sair. Introdução à Economia N. Gregory Mankiw

Leia mais

PRO 2208 Introdução à Economia

PRO 2208 Introdução à Economia PRO 2208 Introdução à Economia Introdução Prof. Regina Meyer Branski Slides cedidos pelo Professor David Nakano 2015 Objetivos Apresentar Princípios básicos de Economia Alguns Modelos Econômicos Princípios

Leia mais

Introdução à Economia

Introdução à Economia Introdução à 1.1 Introdução Diariamente, nos deparamos com informações sobre economia nos jornais e noticiários na TV. Com a intensificação das relações econômicas internacionais, determinados fatos e

Leia mais

SISTEMAS ECONÔMICOS. Capitalista Socialista Misto

SISTEMAS ECONÔMICOS. Capitalista Socialista Misto SISTEMAS ECONÔMICOS Capitalista Socialista Misto 1 Sistema Econômico / Organização Econômica Principais formas:. Economia de Mercado (ou descentralizada, tipo capitalista) Sistema de concorrência pura

Leia mais

Curso DSc Microeconomia Bacen - Básico 2015

Curso DSc Microeconomia Bacen - Básico 2015 Curso DSc Microeconomia Bacen - Básico 2015 Preliminares Prof. Antonio Carlos Assumpção Segundo Ludwig Von Mises (1948): Economia A economia é a ciência da ação humana. Tentamos responder as seguintes

Leia mais

Macroeconomia VALOR ADICIONADO E PIB. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly.

Macroeconomia VALOR ADICIONADO E PIB. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly. Macroeconomia VALOR ADICIONADO E PIB 1 Leitura Leitura do capítulo 11 (p. 233-251) do livro: Introdução à Economia do Marco Antonio S. Vasconcellos, 2012 - livro online disponível no site da biblioteca.

Leia mais

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo Metodologia Científica Thaís Gaudencio do Rêgo gaudenciothais@gmail.com Ciência O conhecimento fornecido pela ciência distingue-se por um grau de certeza alto Desfruta de uma posição privilegiada com relação

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Fundamentos da microeconomia Introdução à Microeconomia Capítulo II Microeconomia: é o ramo da economia que trata do comportamento das unidades econômicas individuais (consumidores, empresas, trabalhadores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Disciplina: Economia e Administração Rural / Economia e Administração na Industria

Leia mais

Pensando como um economista. Copyright 2004 South-Western/Thomson Learning

Pensando como um economista. Copyright 2004 South-Western/Thomson Learning Pensando como um economista 1 Pensando Como um Economista Cada campo de estudo possui sua própria terminologia Matematica integrais axiomas espaços vetoriais Psicologia ego id dissonancia cognitiva Engenharia

Leia mais

O Impacto da. Política Pública sobre Oferta e Demanda. Copyright 2004 South-Western

O Impacto da. Política Pública sobre Oferta e Demanda. Copyright 2004 South-Western O Impacto da 6 Política Pública sobre Oferta e Demanda Copyright 2004 South-Western Oferta, Demanda e Política Pública Em um mercado livre e desregulado, as forças de mercado determinam os preços de equilíbrio

Leia mais

1º UNIDADE INTRODUÇÃO A ECONOMIA

1º UNIDADE INTRODUÇÃO A ECONOMIA 1º UNIDADE INTRODUÇÃO A ECONOMIA 1 - O que é Economia? Definição A economia como Ciência: Economia é uma palavra que vem do grego e pode ser traduzida como: Aquele que administra o lar. É a ciência que

Leia mais

Fundamentos de Macroeconomia. Aula Introdutória Profa Fabiana Bispo

Fundamentos de Macroeconomia. Aula Introdutória Profa Fabiana Bispo ECONOMIA Economia e Micro Mercados e Macro Fundamentos de Macroeconomia Aula Introdutória Profa Fabiana Bispo Economia e Mercados Para estudar a Macroeconomia, antes é necessário defini-la. Afinal, do

Leia mais

Conceitos Básicos. Prof. Regis Augusto Ely. Agosto de Revisão Novembro 2012

Conceitos Básicos. Prof. Regis Augusto Ely. Agosto de Revisão Novembro 2012 Conceitos Básicos Prof. Regis Augusto Ely Agosto de 2011 - Revisão Novembro 2012 1 Metodologia da ciência econômica Teoria: conjunto de idéias sobre a realidade (Ex: teoria macroeconômica). componentes

Leia mais

Microeconomia I. Bibliografia. Mercado. Arilton Teixeira Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4

Microeconomia I. Bibliografia. Mercado. Arilton Teixeira Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4 Microeconomia I Arilton Teixeira arilton@fucape.br 2012 1 Bibliografia Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4 2 Mercado Definição: É o conjunto de agentes, compradores e vendedores, que negociam

Leia mais

Interdependência e Ganhos de Troca

Interdependência e Ganhos de Troca 3 Interdependência e Ganhos de Troca Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido nos Estados Unidos e montado também na China.

Leia mais

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes Economia PROFº Alex Mendes 1 Noções de Economia do Setor Público Objetivo Geral Apresentar os movimentos de mercado como resultado das forças de oferta e demanda, e o papel dos preços nesta dinâmica. Objetivos

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Fundamentos de economia: introdução à microeconomia e macroeconomia Prof. Ms. Marco marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Introdução à Microeconomia Introdução à Microeconomia

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Fundamentos de economia: introdução à microeconomia e macroeconomia Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Introdução à Microeconomia Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Introdução à Microeconomia

Leia mais

AS FORÇAS DE MERCADO DA OFERTA E DA DEMANDA

AS FORÇAS DE MERCADO DA OFERTA E DA DEMANDA AS FORÇAS DE MERCADO DA OFERTA E DA DEMANDA à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 4 As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Oferta e demanda são duas palavras que economistas usam frequentemente. Oferta

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos O problema não deveria ser colocado em termos de saber se uma refutação é real ou não. (...) o problema é saber que

Leia mais

Economia. Medindo a renda nacional. Introdução à. N. Gregory Mankiw. Tradução da 6a. edição norte-americana

Economia. Medindo a renda nacional. Introdução à. N. Gregory Mankiw. Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Introdução à Economia Tradução da 6a. edição norte-americana 23 Medindo a renda nacional 2013 Cengage Learning. All Rights Reserved. May not be copied, scanned, or duplicated, in whole

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 1 Noções Básicas de Economia e sistemas econômicos Os Problemas Fundamentais da Economia

Leia mais

12 Flutuações de Curto Prazo

12 Flutuações de Curto Prazo 12 Flutuações de Curto Prazo Flutuações Econômicas de Curto Prazo A atividade econômica flutua de ano para ano. Em quase todos os anos, a produção aumenta. Nem toda flutuação é causada por variação da

Leia mais

4 Economia do Setor Público

4 Economia do Setor Público 4 Economia do Setor Público Externalidades 10 Copyright 2004 South-Western Maximização de Benefício Agregado Relembrando: a mão invisível de Adam Smith faz com que compradores e vendedores interessados

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Introdução à Microeconomia Marcelo Pessoa de Matos Aula 2 Ementa do Curso Introdução (4 aulas) O que é Economia?; O Sistema Econômico (Representação Simplificada Fluxo Circular); A Evolução do Pensamento

Leia mais

Microeconomia. Aspectos preliminares. Tópicos para Discussão. Aspectos Preliminares. Aspectos Preliminares. Aspectos Preliminares

Microeconomia. Aspectos preliminares. Tópicos para Discussão. Aspectos Preliminares. Aspectos Preliminares. Aspectos Preliminares Microeconomia Aspectos preliminares Tópicos para Discussão O que é um mercado? Preços reais versus preços nominais PINDYCK, R. e RUBINFELD, D. Microeconomia. São Paulo: Prentice Hall. 2008. Slide 2 A Microeconomia

Leia mais

Mercados e Fundamentos da Oferta e Demanda. Mankiw (Cap 4)

Mercados e Fundamentos da Oferta e Demanda. Mankiw (Cap 4) Mercados e Fundamentos da Oferta e Demanda Mankiw (Cap 4) 1 As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Oferta e demanda são duas palavras que quem trabalha com economia usa frequentemente. Oferta e demanda

Leia mais

Elasticidade. Copyright 2004 South-Western

Elasticidade. Copyright 2004 South-Western Elasticidade 5 Copyright 2004 South-Western Copyright 2004 South-Western/Thomson Learning Elasticidade Permite analisar oferta e demanda com precisão. Mede o quanto compradores e vendedores respondem a

Leia mais

DEZ PRINCÍPIOS DA ECONOMIA

DEZ PRINCÍPIOS DA ECONOMIA 1 INTRODUÇÃO DEZ PRINCÍPIOS DA ECONOMIA Economia A palavra economia vem do grego aquele que cuida da casa : oposição à política. Chamaremos aquele que cuida da casa de indivíduo ou família. Dez Princípios

Leia mais

RI Análise Macroeconômica

RI Análise Macroeconômica Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras 2010 RI 406 - Análise Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/168/ Slides das Aulas eloi@dri.ufrr.br

Leia mais

Economia: Noções Introdutórias

Economia: Noções Introdutórias Universidade Federal de Santa Catarina From the SelectedWorks of Sergio Da Silva 2000 Economia: Noções Introdutórias Sergio Da Silva Available at: https://works.bepress.com/sergiodasilva/52/ Economia:

Leia mais

Tradução da 6a. edição norte-americana

Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Economia Introdução à Tradução da 6a. edição norte-americana 2 Pensando como um economista Neste capítulo, procure as respostas para essas questões: Quais são as duas funções dos economistas?

Leia mais

INSS Economia Conceitos Básicos Fabio Lobo

INSS Economia Conceitos Básicos Fabio Lobo INSS Economia Conceitos Básicos Fabio Lobo 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Economia Conceitos Básicos CONCEITOS BÁSICOS Etimologicamente, a palavra economia

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA PRINCÍPIOS DE ECONOMIA OBJETIVO GERAL Apresentar de forma geral os fundamentos e objetivos do estudo de sistemas econômicos, bem como os tópicos a serem abordados durante os cursos de economia do IFMG

Leia mais

Tradução da 6a. edição norte-americana

Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Economia Introdução à Tradução da 6a. edição norte-americana 1 Dez princípios de economia Depois de ler este capítulo, responda às seguintes questões: Que tipos de perguntas a economia

Leia mais

Enquanto a Microeconomia estuda a relação entre oferta e demanda para estimar, em uma interação do conjunto de consumidores com o conjunto de

Enquanto a Microeconomia estuda a relação entre oferta e demanda para estimar, em uma interação do conjunto de consumidores com o conjunto de Conceito A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos,

Leia mais

Concorrência Monopolística

Concorrência Monopolística C H A P T E R 16 Concorrência Monopolística Microeonomics P R I N C I P L E S O F N. Gregory Mankiw Premium PowerPoint Slides by Ron Cronovich 2009 South-Western, a part of Cengage Learning, all rights

Leia mais

Noções de Microeconomia (Tópicos do Edital)

Noções de Microeconomia (Tópicos do Edital) Noções de Microeconomia (Tópicos do Edital) O Mercado: as curvas de oferta, demanda e o equilíbrio de mercado. Estática comparativa, alocação eficiente. Restrição orçamentária, preferencias, utilidade

Leia mais

Microeconomia. Bibliografia. Arilton Teixeira Mankiw, cap. 21. Pindyck & Rubinfeld, caps. 3 e 4.

Microeconomia. Bibliografia. Arilton Teixeira Mankiw, cap. 21. Pindyck & Rubinfeld, caps. 3 e 4. Microeconomia Arilton Teieira arilton@fucape.br 2012 1 Bibliografia Mankiw, cap. 21. Pindck & Rubinfeld, caps. 3 e 4. 2 Mercados: Consumidores e Produtores P S(P, tech., insumos) P* D(P, renda, outros)

Leia mais

Sistema Financeiro. Copyright 2004 South-Western

Sistema Financeiro. Copyright 2004 South-Western Sistema Financeiro 18 Sistema Financeiro O sistema financeiro é o grupo de instituições da economia que faz a intermediação entre poupança de quem guarda recursos e o investimento de quem precisa de recursos.

Leia mais

Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33

Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33 Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33 Segunda Prova Dia 01 de julho (quinta-feira) - 19:00 hs. Dúvidas 01/06 à tarde. Dia 24 e 25 de junho não haverá aula. Prova para os que faltaram

Leia mais

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2.1 Oferta e Demanda o funcionamento dos mercados concorrenciais Roberto Guena USP 9 de abril de 2013 Roberto Guena (USP) Funcionamento de mercado 9

Leia mais

Prof. Ricardo Shirota Piracicaba / SP

Prof. Ricardo Shirota Piracicaba / SP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUP. DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPTO. ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA LES 687 - Economia dos Recursos Naturais e Ambientais Aulas 05 / 17 Prof. Ricardo Shirota

Leia mais

Introdução a Economia

Introdução a Economia Introdução a Economia FACULDADE VALÉ DO CRICARÉ 2015/1 Parte 01 1.0 CONCEITOS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS A disciplina Economia, que estamos estudando, se interessa por coisas ditas comuns. No Século XIX,

Leia mais

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 1. Prof: Danilo Igliori

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 1. Prof: Danilo Igliori EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia Lista 1 Prof: Danilo Igliori Questão 1 Qual das seguintes manchetes de jornal é mais estreitamente relacionado com o que microeconomistas estudam (e menos relacionado

Leia mais

Introdução a Microeconomia. Aula 4 Isnard Martins. Bibliografia capitulo 4, capítulo 1 Material de Aula Estácio de Sá

Introdução a Microeconomia. Aula 4 Isnard Martins. Bibliografia capitulo 4, capítulo 1 Material de Aula Estácio de Sá Introdução a Microeconomia Aula 4 Isnard Martins Bibliografia capitulo 4, capítulo 1 Material de Aula Estácio de Sá Rosseti J. Introdução à Economia. Atlas 2006 2 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA Autonomia e Inter-relação:

Leia mais

EAE Fundamentos de Microeconomia

EAE Fundamentos de Microeconomia EAE0110 - Fundamentos de Microeconomia Prof. Sergio Almeida Departamento de Economia Março 13, 2017 Plano para hoje 1 Parte 1: Programa do curso 2 Parte 2: Princípios de Economia 3 Parte 3: Métodos em

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA. Renda Nacional e Bem-estar Econômico. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Microeconomia

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA. Renda Nacional e Bem-estar Econômico. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Microeconomia 1 FUNDAMENTOS DA ECONOMIA Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira Renda Nacional e Bem-estar Econômico Microeconomia A Microeconomia é o estudo de como as famílias e firmas tomam decisões e interagem nos

Leia mais

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE CAA NÚCLEO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL AULA 01 INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES Prof. Leonardo Herszon Meira, DSc DEFINIÇÕES

Leia mais

ECONOMIA. Você faz economia na hora de comprar? Como? 03/04/2015. O que é Economia?

ECONOMIA. Você faz economia na hora de comprar? Como? 03/04/2015. O que é Economia? INICIANDO A CONVERSA SOBRE ECONOMIA Marcos juntou dinheiro fazendo economia nas compras no supermercado. Juliana não é nada econômica na hora de comprar sapatos. Você faz economia na hora de comprar? Como?

Leia mais

EAE Fundamentos de Microeconomia

EAE Fundamentos de Microeconomia EAE0110 - Fundamentos de Microeconomia Prof. Sergio Almeida Departamento de Economia Março 20, 2017 Plano para hoje 1 Parte 1: Otimização 2 Parte 2: Demanda, Oferta e Equiĺıbrio de Mercado Section 1 Otimização

Leia mais

CINCO DEBATES SOBRE POLÍTICA MACROECONÔMICA

CINCO DEBATES SOBRE POLÍTICA MACROECONÔMICA LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 34 CINCO DEBATES SOBRE POLÍTICA Mankiw, N. Gregory Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia, 2ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 2001 1. Formuladores

Leia mais

Introdução à Microeconomia. Elasticidades. Danilo Igliori

Introdução à Microeconomia. Elasticidades. Danilo Igliori Introdução à Microeconomia Elasticidades Danilo Igliori (digliori@usp.br) Elasticidade (sensibilidade de resposta à mudança de uma variavel) Noção de elasticidade: Por exemplo, se a oferta aumentar, o

Leia mais

IFSC Câmpus Lages Economia Microeconomia Profª. Larisse Kupski

IFSC Câmpus Lages Economia Microeconomia Profª. Larisse Kupski IFSC Câmpus Lages Economia Microeconomia Profª. Larisse Kupski Fundamentos microeconomia A Microeconomia, ou Teoria de Preços, é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das

Leia mais

MANUAL DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA

MANUAL DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA JEFFERSON MARIANO MANUAL DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA Adaptado à realidade socioeconômica brasileira Rio de Janeiro, 2017 Sumário Introdução... 1 Capítulo 1: Definição: O que se estuda na disciplina... 3 Os

Leia mais

NÍVEIS DE PREÇO E A TAXA DE CÂMBIO NO LONGO PRAZO

NÍVEIS DE PREÇO E A TAXA DE CÂMBIO NO LONGO PRAZO NÍVEIS DE PREÇO E A TAXA DE CÂMBIO NO LONGO PRAZO R e f e r ê n c i a : C a p. 1 6 d e E c o n o m i a I n t e r n a c i o n a l : T e o r i a e P o l í t i c a, 6 ª. E d i ç ã o P a u l R. K r u g m a

Leia mais

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2.1 Oferta e Demanda o funcionamento dos mercados concorrenciais Roberto Guena 19 de setembro de 2017 USP Lei da demanda Quantidade demandada de determinado

Leia mais

Escassez: problema econômico central de QUALQUER sociedade

Escassez: problema econômico central de QUALQUER sociedade RESUMINDO: Escassez: problema econômico central de QUALQUER sociedade Necessidades humanas ilimitadas X Recursos produtivos escassos escassez escolha o que e quanto produzir como produzir para quem produzir

Leia mais

Prof (a) Responsável: Wilson Mendes do Valle

Prof (a) Responsável: Wilson Mendes do Valle Economia Prof (a) Responsável: Wilson Mendes do Valle Quais os conceitos da Disciplina de Economia? Compreender quantitativamente os fenômenos econômicos; Investigar historicamente os fenômenos econômicos;

Leia mais

Introdução à Microeconomia. As forças de mercado: oferta e demanda. Danilo Igliori

Introdução à Microeconomia. As forças de mercado: oferta e demanda. Danilo Igliori Introdução à Microeconomia As forças de mercado: oferta e demanda Danilo Igliori (digliori@usp.br) As Forças de Mercado de Oferta e Demanda Oferta e demanda estão entre as palavras que os economistas utilizam

Leia mais

Metodologia e Recursos

Metodologia e Recursos Walderson Shimokawa UNIVAG - SIS - Economia 2 Ementa Problemas e objetivos econômicos Teoria micro-econômica: demanda e oferta, elasticidade. Teoria da firma Teoria macro-econômica: contabilidade social

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA

PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) PROGRAMAÇÃO FISCAL

Leia mais

PRO Introdução à Economia

PRO Introdução à Economia PRO 2208 Introdução à Economia Aulas 2 e 3 Mercados, Oferta e Demanda PRO 2208 Davi Nakano Mercados, Oferta e Demanda Mercado: grupo de compradores e de vendedores de um dado bem ou serviço Oferta e Demanda

Leia mais

Disciplina: Economia & Negócios Líder da Disciplina: Ivy Jundensnaider Professora: Rosely Gaeta / /

Disciplina: Economia & Negócios Líder da Disciplina: Ivy Jundensnaider Professora: Rosely Gaeta / / Disciplina: Economia & Negócios Líder da Disciplina: Ivy Jundensnaider Professora: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 03 MICROECONOMIA DEMANDA E OFERTA SEMANA E DATA / / 3.1. A curva de demanda Em uma economia

Leia mais

Sumário. Gestão Empresarial e Economia. Economia. Microeconomia. Mercado e concorrência perfeita Procura. Oferta. Equilíbrio de mercado

Sumário. Gestão Empresarial e Economia. Economia. Microeconomia. Mercado e concorrência perfeita Procura. Oferta. Equilíbrio de mercado Gestão Empresarial e Economia Economia Microeconomia Sumário Mercado e concorrência perfeita Procura o Procura individual o Procura de mercado Oferta o Oferta individual o Oferta de mercado Equilíbrio

Leia mais

Administração AULA- 3. ERI0199 Sistemas Econômicos. Prof. Isnard Martins. Sistemas Econômicos

Administração AULA- 3. ERI0199 Sistemas Econômicos. Prof. Isnard Martins. Sistemas Econômicos Administração AULA- 3 ERI0199 Prof. Isnard Martins Bibliografia: Rosseti J. Introdução à Economia. Atlas 2006 1 Isnard Martins Pag - 1 São arranjos cronológicos a partir dos quais agentes econômicos empregam

Leia mais

Economia - Programa da Disciplina: Disciplina Economia. Economia Trabalho em Grupo

Economia - Programa da Disciplina: Disciplina Economia. Economia Trabalho em Grupo Economia - Programa da Disciplina: Disciplina Economia Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Engenheiro Agrônomo pela UFSCar em 1998, Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP

Leia mais

ECONOMIA - LISTA DE EXERCÍCIOS 1

ECONOMIA - LISTA DE EXERCÍCIOS 1 1. Constitui um bem de capital: ECONOMIA - LISTA DE EXERCÍCIOS 1 a) os bens e serviços que se destinam ao atendimento direto das necessidades humanas. b) os bens que aumentam a eficiência do trabalho humano.

Leia mais

Níveis de preço e a taxa de câmbio no longo prazo

Níveis de preço e a taxa de câmbio no longo prazo Níveis de preço e a taxa de câmbio no longo prazo Referência: Cap. 16 de Economia Internacional: Teoria e Política, 6ª. Edição Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld Economia Internacional II - Material para

Leia mais

A economia é o estudo da organização social através do qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos.

A economia é o estudo da organização social através do qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos. IMPORTANTE: Tratando-se de uma representação esquematizada das aulas previstas, o material que integra esse Desenvolvimento Programático não é suficiente para o acompanhamento do curso. Sua leitura, sem

Leia mais

Mercado de Fatores de Produção

Mercado de Fatores de Produção C H A P T E R 18 Mercado de Fatores de Produção Microeonomics P R I N C I P L E S O F N. Gregory Mankiw Premium PowerPoint Slides by Ron Cronovich 2009 South-Western, a part of Cengage Learning, all rights

Leia mais

Poli-UFRJ/ Sistemas Econômicos Cap. 02

Poli-UFRJ/ Sistemas Econômicos Cap. 02 Economia Carlos Nemer 3ª Ed. Capítulo 2: Sistemas Econômicos Poli-UFRJ Copyright 2005. Direitos Autorais reservados ao Prof.Carlos NEMER 2-1 32/01-05 Sistemas Econômicos Concorrência Pura Economia Centralizada

Leia mais

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA RAD-1606 Pindyck, cap.1 Aspectos Preliminares MERCADO Equilíbrio Parcial Teoria da Demanda Microeconomia Estruturas de mercado e estratégias competitivas Teoria da Oferta Teoria

Leia mais

Introdução a Economia Cap 4

Introdução a Economia Cap 4 Introdução a Economia Cap 4 Feliciano Azuaga Departamento de Economia Unemat Sinop Mercado odução a Economia Aula 1 Oferta e demanda são duas palavras que os economistas usam muito Oferta e demanda são

Leia mais

Objeto da ciência econômica: é a questão da escassez, ou seja, economizar recursos.

Objeto da ciência econômica: é a questão da escassez, ou seja, economizar recursos. Escassez e Curvas de Produção Como visto anteriormente, a economia é uma ciência social uma vez que objetiva atender às necessidade humanas: como o indivíduo e a sociedade utilizam os recursos, na produção

Leia mais

Introdução à Microeconomia. Renata Lèbre La Rovere. Grupo de Economia da Inovação IE/UFRJ. Aula para Prova Final

Introdução à Microeconomia. Renata Lèbre La Rovere. Grupo de Economia da Inovação IE/UFRJ. Aula para Prova Final Introdução à Microeconomia Renata Lèbre La Rovere Grupo de Economia da Inovação IE/UFRJ Aula para Prova Final Excedente do Consumidor e do Produtor (Krugman&Wells cap.6) Excedente do Consumidor: diferença

Leia mais

Economia Prof (a) Responsável: Responsável: W ilson Wilson Mendes d o do V alle Valle

Economia Prof (a) Responsável: Responsável: W ilson Wilson Mendes d o do V alle Valle Economia Prof (a) Responsável: Wilson Mendes do Valle Quais os conceitos da Disciplina de Economia? Compreender quantitativamente os fenômenos econômicos; Investigar historicamente os fenômenos econômicos;

Leia mais

Tópicos para Discussão

Tópicos para Discussão Economia Carlos Nemer 3ª Ed. Capítulo 5: Oferta Poli-UFRJ Copyright 5. ireitos Autorais reservados ao Prof.Carlos NEMER II-7-1 54/1 5 Tópicos para iscussão emanda e Oferta; Equilíbrio de Mercado; Poli-UFRJ

Leia mais

ANEXO 9.B. Análise Gráfica do Modelo Mundell-Fleming (IS-LM-BP)

ANEXO 9.B. Análise Gráfica do Modelo Mundell-Fleming (IS-LM-BP) ANEXO 9.B Análise Gráfica do Modelo Mundell-Fleming (IS-LM-BP) A apresentação gráfica desse modelo de macroeconomia aberta com concepção keynesiana ajuda a entender passo-a-passo as dezesseis situações

Leia mais

Microeconomia: conceitos básicos

Microeconomia: conceitos básicos Microeconomia: conceitos básicos Microeconomia neoclássica Princípios do mercado competitivo Consumidores racionais: pessoas pesam os custos e benefícios de cada possibilidade sempre que precisa fazer

Leia mais

ECONOMIA E NEGÓCIOS. GONÇALVES, Carlos Eduardo; GUIMARÃES, Bernardo. Introdução à economia. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

ECONOMIA E NEGÓCIOS. GONÇALVES, Carlos Eduardo; GUIMARÃES, Bernardo. Introdução à economia. Rio de Janeiro: Campus, 2010. Questões Econômicas: - Aumento de preços - Inflação - Desemprego - Balança de pagamentos - Taxas de juros - Impostos Fazem parte do nosso dia a dia! Estudo da Economia Analisar os problemas econômicos

Leia mais

CAPÍTULO 2 A ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL. Introdução

CAPÍTULO 2 A ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL. Introdução CAPÍTULO 2 A ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL Introdução A economia é tida como uma ciência social. Ou seja, o estudo das actividades económicas do ponto de vista social. Contudo, muitos economistas sustentam

Leia mais