Pensando como um economista. Copyright 2004 South-Western/Thomson Learning

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pensando como um economista. Copyright 2004 South-Western/Thomson Learning"

Transcrição

1 Pensando como um economista 1

2 Pensando Como um Economista Cada campo de estudo possui sua própria terminologia Matematica integrais axiomas espaços vetoriais Psicologia ego id dissonancia cognitiva Engenharia Estrutura resistência nível alicerce Economics supply opportunity cost elasticity consumer surplus demand comparative advantage deadweight loss

3

4 Pensando Como um Economista Economia treina voce para.... Pensar em termos de alternativas. Avaliar os custos de escolhas individuais e escolhas sociais. Examinar e entender como certos eventos e assuntos são relatados.

5 O ECONOMISTA COMO UM CIENTISTA The economic way of thinking... Envolve pensar analiticamente e objetivamente. Usar o método cientifico.

6 O Papel das Suposições Economistas fazem suposições para fazer o mundo mais fácil de se entender. A arte do pensamento cientifico é decidir que suposição fazer. Economistas usam diferentes suposições para diferentes questões.

7 Microeconomia e Macroeconomia Microeconomia foca nas partes individuais da economia. Como as familias e as empresas decidem e como interagem em um mercado especifico Macroeconomia observa a economia como um todo. Fenomenos coletivos, incluindo inflação, desemprego e crescimento economico.

8 Os economistas como conselheiros de politicas Quando os economistas estão tentando explicar o mundo eles são cientistas. Quando os economistas tentam mudar o mundo, eles são conselheiros de politicas.

9 ANALISE POSITIVA VERSUS ANALISE NORMATIVA Declarações positivas são declarações que tentam descrever o mundo como ele é. Chamada de analise descritiva Declaração Normativa são declarações sobre como o mundo deveria ser. Chamada de analise prescritiva

10 Economistas Algumas agencias governamentais que fornecem dados economicos: Banco Central do Brasil IPEA Ministério da fazenda OECD

11

12

13

14 Economia A palavra economia vem do Grego para designar alguem que gere um lar

15 DEZ PRINCIPIOS DE ECONOMIA Uma casa ou uma economia apresentam muitas decisões: Quem vai trabalhar? Quais bens e quantos devem ser produzidos? Que recursos devem ser utilizados? A que preços devem ser vendidos os produtos?

16

17

18 DEZ PRINCIPIOS DE ECONOMIA Sociedade e Recursos Escassos : O gerenciamento dos recursos da sociedade é importante porque os recursos são escassos. Scarcity... Significa que a sociedade tem recursos escassos e por isso não conseguem produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam ter.

19

20 DEZ PRINCIPIOS DE ECONOMIA Economics é o estudo de como a sociedade gerencia seus recursos escassos.

21 DEZ PRINCIPIOS DE ECONOMIA Como as pessoas tomam decisões Pessoas enfrentam escolhas O custo de algo é o que você desistiu para conseguir Pessoas racionais pensam na margem. Pessoas respondem a incentivos

22 TEN PRINCIPLES OF ECONOMICS Como as pessoas interagem. Trade pode melhorar a situação Mercados são um bom meio de organizar as atividades economicas O Governo as vezes pode melhorar a organização dos mercados.

23 Principle #1: Pessoas enfretam escolhas. There is no such thing as a free lunch! Não existe almoço grátis

24 Principle #1: Pessoas enfretam escolhas. Para obter algo, nós usualmente devemos desistir de outra coisa. Armas v. manteiga Comida v. vestuário Tempo de v. work Efficiency v. equity Making decisions requires trading off one goal against another.

25

26 Principle #1: Pessoas enfretam escolhas Eficiencia e Equidade Eficiencia significa tirar o máximo de proveito que se pode tirar dos seus recursos escassos. Equidade significa que os beneficios dos recursos são distribuidos de forma justa entre os menbros de uma sociedade.

27 Principle #2: O custo de algo é aquilo que desistimo para conseguir. Decisões requerem comparar os custos e beneficios das alternativas. Ir para faculdade ou trabalhar? Estudar ou namorar? Assistir aula ou dormir? O Custo de oportunidade de um item é aquilo que você desistiu para obter tal item.

28

29 Principle #2: O custo de algo é o que você abriu mão para conseguir. LA Laker basketball star Kobe Bryant escolheu pular a faculdade e ir direto do 2º grau para os profissionais onde ele ganhou milhões de dólares.

30 Principle #3: Pessoas racionais pensam na margem Mudanças marginais são pequenas, ajustes incrementais para um plano já existente. People make decisions by comparing costs and benefits at the margin.

31 Principle #4: Pessoas respondem a incentivos. Mudanças marginais nos custos ou beneficios motivam pessoas a responder. A decisão de escolher uma decisão é uma alternativa que ocorre quando os beneficios marginais excedem os custos marginais desta alternativa.

32 Principle #5: Comércio pode melhorar a situação de todo Ganhos vem da habilidade de comercializar. Competição resulta em ganhos do comércio. Comécio permite as pessoas especializar no que elas fazem de melhor.

33

34

35 Principle #6: Mercados São um Bom Modo de Organizar a Atividade Economica Uma economia de mercado é uma economia que aloca seus recursos através da tomada descentralizada das decisões de muitas firmas e pessoas que interagem nos mercados de bens e serviços. Pessoas decidem o que comprar e para quem trabalhar. Firmas decidem quem contratar e o que produzir.

36

37 Principle #7: Governo pode melhorar as vezes os resultados dos mercados. As falhas de mercado podem ocorrer devido uma externalidade, que é o impacto da ação de uma firma ou uma pessoa no bem estar de uma outra. Poder de mercado, que é a habilidade de apenas uma pessoa ou empresa influenciar os preços no mercado.

38 Principle #8: O padrão de vida depende da capacidade de produção do pais. O padrão de vida pode ser medido de diferentes formas: Pela comparação das rendas pessoais. Pela comparação do valor total da produção da nação.

39

40 Principle #8: O padrão de vida depende da capacidade de produção do pais. As diversas variações entre os padrões de vida podem ser explicados pelas diferenças das produtividades dos países. Produtividade é a quantidade de bens e serviços produzido em cada hora por um trabalhador.

41 Principle #9: Os preços aumentam quando o governo imprime muito dinheiro. Inflação é um aumento generalizado no nível dos preços na economia. Uma causa da inflação é o aumento da quantidade de moedas. Quando o governo cria grande quantidade de moeda o valor da moeda cai.

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO OBJETIVO Fornecer ao estudante os conhecimentos básicos de teoria econômica aplicada aos problemas relacionados pela agricultura e agroindústria.

Leia mais

DEZ PRINCÍPIOS DA ECONOMIA

DEZ PRINCÍPIOS DA ECONOMIA 1 INTRODUÇÃO DEZ PRINCÍPIOS DA ECONOMIA Economia A palavra economia vem do grego aquele que cuida da casa : oposição à política. Chamaremos aquele que cuida da casa de indivíduo ou família. Dez Princípios

Leia mais

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO OBJETIVO Fornecer ao estudante os conhecimentos básicos de teoria econômica aplicada aos problemas relacionados pela agricultura e agroindústria.

Leia mais

10 princípios da economia

10 princípios da economia 10 princípios da economia Podemos dividir os 10 princípios da economia em: Como as pessoas interagem Como a economia como um todo funciona 2 1 1) Pessoas enfrentam o problema da escolha 2) O custo de algo

Leia mais

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia Fundamentos 1. O Mercado e o Estado Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Plano As sociedades d e a actividade id d económica: produzir

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA PRINCÍPIOS DE ECONOMIA OBJETIVO GERAL Apresentar de forma geral os fundamentos e objetivos do estudo de sistemas econômicos, bem como os tópicos a serem abordados durante os cursos de economia do IFMG

Leia mais

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia Fundamentos 1. O Mercado e o Estado Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Plano As sociedades d e a actividade id d económica: produzir

Leia mais

PRO 2208 Introdução à Economia

PRO 2208 Introdução à Economia PRO 2208 Introdução à Economia Introdução Prof. Regina Meyer Branski Slides cedidos pelo Professor David Nakano 2015 Objetivos Apresentar Princípios básicos de Economia Alguns Modelos Econômicos Princípios

Leia mais

Curso DSc Microeconomia Bacen - Básico 2015

Curso DSc Microeconomia Bacen - Básico 2015 Curso DSc Microeconomia Bacen - Básico 2015 Preliminares Prof. Antonio Carlos Assumpção Segundo Ludwig Von Mises (1948): Economia A economia é a ciência da ação humana. Tentamos responder as seguintes

Leia mais

PENSANDO COMO UM ECONOMISTA

PENSANDO COMO UM ECONOMISTA PENSANDO COMO UM ECONOMISTA à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 2 Pensando como um Economista Cada campo de estudo tem sua própria linguagem... Matemáticos integrais, axiomas, espaços vetoriais etc. Psicólogos

Leia mais

INTRODUÇÃO A ECONOMIA AULA 1

INTRODUÇÃO A ECONOMIA AULA 1 INTRODUÇÃO A ECONOMIA espartanos.economia@gmail.com AULA 1 Apresentação elaborada por: Roberto Name Ribeiro/ Francisco Carlos B. dos Santos Adaptado por: Andréa de Souza, MS.c 1 A concepção A economia

Leia mais

Fundamentos de Microeconomia. Danilo Igliori

Fundamentos de Microeconomia. Danilo Igliori Fundamentos de Microeconomia Danilo Igliori (digliori@usp.br) 2017 OBJETIVOS O objetivo desta disciplina é apresentar os fundamentos da teoria microeconômica. O curso discutirá elementos básicos do funcionamento

Leia mais

Dez Princípios de Economia

Dez Princípios de Economia Universidade Federal de Santa Catarina From the SelectedWorks of Sergio Da Silva 2003 Dez Princípios de Economia Sergio Da Silva Available at: http://works.bepress.com/sergiodasilva/63/ Dez Princípios

Leia mais

Instruções de Uso (Material disponível em PDF)

Instruções de Uso (Material disponível em PDF) Instruções de Uso (Material disponível em PDF) Para apresentação em tela cheia, utilizar o comando Ctrl+L. Ao finalizar a apresentação, pressionar ESC para sair. Introdução à Economia N. Gregory Mankiw

Leia mais

Introdução à Economia

Introdução à Economia CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL ECONOMIA AMBIENTAL Introdução à Economia Prof. Augusto Santana 28/11/2012 CONCEITOS BÁSICOS Conceito de Economia Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e

Leia mais

ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL

ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL OBJETIVO GERAL Apresentar o universo de estudo de economia como uma ciências social aplicada e do estudo das relações humanas, bem como suas particularidades, pontos fortes

Leia mais

A Palavra Economia... 1. Dez Princípios de Economia. Uma Casa e a Economia Enfrentam... Correlação x Causa. Decisões. Escassez... Decisões?

A Palavra Economia... 1. Dez Princípios de Economia. Uma Casa e a Economia Enfrentam... Correlação x Causa. Decisões. Escassez... Decisões? 1. Dez Princípios de Economia A Palavra Economia... Vem do grego, aquele que governa a sua casa Uma Casa e a Economia Enfrentam... Decisões? Decisões? Decisões? Decisões? Correlação x Causa Correlação:

Leia mais

ECONOMIA Como as pessoas tomam decisões

ECONOMIA Como as pessoas tomam decisões INICIANDO A CONVERSA SOBRE ECONOMIA 1. As pessoas enfrentam tradeoffs. 2. O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la. CUSTO DE OPORTUNIDADE 3. As pessoas racionais pensam na margem.

Leia mais

ECONOMIA ECONOMIA. Como as pessoas tomam decisões. ago-18. Como as pessoas tomam decisões

ECONOMIA ECONOMIA. Como as pessoas tomam decisões. ago-18. Como as pessoas tomam decisões ECONOMIA ECONOMIA 09:34 09:34 1. As pessoas enfrentam tradeoffs 1. As pessoas enfrentam tradeoffs. 2. O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la. CUSTO DE OPORTUNIDADE 3. As pessoas

Leia mais

Microeconomia. Aspectos preliminares. Tópicos para Discussão. Aspectos Preliminares. Aspectos Preliminares. Aspectos Preliminares

Microeconomia. Aspectos preliminares. Tópicos para Discussão. Aspectos Preliminares. Aspectos Preliminares. Aspectos Preliminares Microeconomia Aspectos preliminares Tópicos para Discussão O que é um mercado? Preços reais versus preços nominais PINDYCK, R. e RUBINFELD, D. Microeconomia. São Paulo: Prentice Hall. 2008. Slide 2 A Microeconomia

Leia mais

Introdução à Teoria Econômica. Prof. Fabini Hoelz B. Alvarez, MSc

Introdução à Teoria Econômica. Prof. Fabini Hoelz B. Alvarez, MSc Introdução à Teoria Econômica Prof. Fabini Hoelz B. Alvarez, MSc fabini.alvarez@ucpbr Por que estudar Economia? A Economia é o estudo da humanidade em sua vida rotineira. Três principais razões: Alfred

Leia mais

Tradução da 6a. edição norte-americana

Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Economia Introdução à Tradução da 6a. edição norte-americana 1 Dez princípios de economia Depois de ler este capítulo, responda às seguintes questões: Que tipos de perguntas a economia

Leia mais

Todo Campo de Estudo Tem a Sua Terminologia. 2. Pensando como um Economista. Todo Campo de Estudo Tem a Sua Terminologia

Todo Campo de Estudo Tem a Sua Terminologia. 2. Pensando como um Economista. Todo Campo de Estudo Tem a Sua Terminologia 2. Pensando como um Economista Todo Campo de Estudo Tem a Sua Terminologia Matemática Axiomas, integral, espaço vetorial, etc.. Psicologia Ego, id, cognitivo, etc... Advocacia Intimação, habeas corpus,

Leia mais

Microeconomia. Bibliografia. Motivação. Arilton Teixeira Mankiw, capítulos 1 e 2. Pindyck e Rubinfeld, capítulo 1.

Microeconomia. Bibliografia. Motivação. Arilton Teixeira Mankiw, capítulos 1 e 2. Pindyck e Rubinfeld, capítulo 1. Microeconomia Arilton Teixeira arilton@fucape.br 2012 1 Bibliografia Mankiw, capítulos 1 e 2. Pindyck e Rubinfeld, capítulo 1. 2 Motivação Como os recursos são alocados nas diversas atividades desenvolvidas

Leia mais

Microeconomia 1º Sem/2011

Microeconomia 1º Sem/2011 Página 1 de 5 MICROECONOMIA RA Listas exercícios entregues 24/03/2011 lista 1 31/03/2011 lista 2 07/04/2011 lista 3 14/04/2011 lista 4 1 4226051 2 x x 0 0 2 4256033 4 x x x x 3 4421579 1 0 0 0 x 4 4431879

Leia mais

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

INTRODUÇÃO À ECONOMIA Ribeirão Preto, 1º semestre de 2007 Slides adaptados de Harcourt Brace & Co. Considerações gerais O professor Formação: Bacharel em Engenharia Agronômica/USP Doutor em Economia Aplicada/USP Atividade Profissional:

Leia mais

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA RAD-1606 Pindyck, cap.1 Aspectos Preliminares MERCADO Equilíbrio Parcial Teoria da Demanda Microeconomia Estruturas de mercado e estratégias competitivas Teoria da Oferta Teoria

Leia mais

Economia? Conceito. Objeto QUESTÃO CENTRAL. Análise Microeconômica I Assuntos Preliminares RACIONALIDADE ECONÔMICA. Econ.

Economia? Conceito. Objeto QUESTÃO CENTRAL. Análise Microeconômica I Assuntos Preliminares RACIONALIDADE ECONÔMICA. Econ. Economia? Análise Microeconômica I Econ. Edilson Aguiais Material Disponível em: www.puc.aguiais.com.br microeconomia ou teoria de formação de preços: exame da formação de preços em mercados específicos.

Leia mais

Sumário. Prof.Carlos NEMER 1. Economia. Introdução à Economia Cap.01. Capítulo I - Introdução à Economia.

Sumário. Prof.Carlos NEMER 1. Economia. Introdução à Economia Cap.01. Capítulo I - Introdução à Economia. Economia Carlos Nemer 3ª Ed. Capítulo 1: Introdução à Economia Poli-UFRJ Copyright 2005. Direitos Autorais reservados ao 1-1 17/01-05 Sumário 1 Introdução à Economia; 2 Demanda, Oferta e Equilíbrio de

Leia mais

Metodologia e Recursos

Metodologia e Recursos Walderson Shimokawa UNIVAG - SIS - Economia 2 Ementa Problemas e objetivos econômicos Teoria micro-econômica: demanda e oferta, elasticidade. Teoria da firma Teoria macro-econômica: contabilidade social

Leia mais

Se não houvesse escassez de recursos, não haveria necessidade de estudarmos questões como...:

Se não houvesse escassez de recursos, não haveria necessidade de estudarmos questões como...: INTRODUÇÃO MACROECONOMIA Prof. Saravalli CONCEITOS Economia -> grego OIKOS (casa); nomos (normas, lei). Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos,

Leia mais

Macroeconomia. Revisão de Pressupostos e Definição de Macroeconomia

Macroeconomia. Revisão de Pressupostos e Definição de Macroeconomia Macroeconomia Revisão de Pressupostos e Definição de Macroeconomia 10 PRINCÍPIOS DE ECONOMIA Primeiro Princípio da Economia As pessoas enfrentam os tradeoffs Trade-off ou tradeoff é uma expressão que define

Leia mais

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes Economia PROFº Alex Mendes 1 Noções de Economia do Setor Público Objetivo Geral Apresentar os movimentos de mercado como resultado das forças de oferta e demanda, e o papel dos preços nesta dinâmica. Objetivos

Leia mais

SISTEMAS ECONÔMICOS. Capitalista Socialista Misto

SISTEMAS ECONÔMICOS. Capitalista Socialista Misto SISTEMAS ECONÔMICOS Capitalista Socialista Misto 1 Sistema Econômico / Organização Econômica Principais formas:. Economia de Mercado (ou descentralizada, tipo capitalista) Sistema de concorrência pura

Leia mais

EC02 OS DEZ PRICÍPIOS DA ECONOMIA

EC02 OS DEZ PRICÍPIOS DA ECONOMIA 1 2 Nesta aula você... a) Aprenderá que a Economia trata de alocações de recursos escassos; b) Examinará alguns tradeoffs que as pessoas enfrentam; c) Aprenderá o significado de CUSTO DE OPORTUNIDADE;

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Introdução à Microeconomia Marcelo Pessoa de Matos Aula 3 BREVE HISTÓRIA DAS IDÉIAS ECONÔMICAS (Benevides&Vasconcellos cap.2) Princípios Teóricos Fundamentais: 1870-1929 Consolidação da escola neoclássica

Leia mais

Introdução a Economia

Introdução a Economia Introdução a Economia FACULDADE VALÉ DO CRICARÉ 2015/1 Parte 01 1.0 CONCEITOS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS A disciplina Economia, que estamos estudando, se interessa por coisas ditas comuns. No Século XIX,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Disciplina: Economia e Administração Rural / Economia e Administração na Industria

Leia mais

Por quê estudar Economia?

Por quê estudar Economia? Disciplina: MICROECONOMIA I Tópico: 1 Introdução Aula 01: Princípios Básicos Prof.: Econ. Edilson Aguiais Material Disponível em: www.puc.aguiais.com.br Por quê estudar Economia Capítulo 1: Assuntos Preliminares

Leia mais

Dez princípios da Economia

Dez princípios da Economia LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 1 DEZ PRINCÍPIOS DA ECONOMIA Mankiw, N. Gregory Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia, 2ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 2001 COMO AS PESSOAS

Leia mais

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE CAA NÚCLEO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL AULA 01 INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES Prof. Leonardo Herszon Meira, DSc DEFINIÇÕES

Leia mais

ECONOMIA. Você faz economia na hora de comprar? Como? 03/04/2015. O que é Economia?

ECONOMIA. Você faz economia na hora de comprar? Como? 03/04/2015. O que é Economia? INICIANDO A CONVERSA SOBRE ECONOMIA Marcos juntou dinheiro fazendo economia nas compras no supermercado. Juliana não é nada econômica na hora de comprar sapatos. Você faz economia na hora de comprar? Como?

Leia mais

1 Introdução. 21 de março de 2011

1 Introdução. 21 de março de 2011 1 Introdução 21 de março de 2011 Sumário Conceitos iniciais Vantagens comparativas Uma palavra, três ou mais significados 1. Poupançaou ato de poupar 2. Sistemas econômicos reais (em inglês economy) 3.

Leia mais

Noções de Microeconomia (Tópicos do Edital)

Noções de Microeconomia (Tópicos do Edital) Noções de Microeconomia (Tópicos do Edital) O Mercado: as curvas de oferta, demanda e o equilíbrio de mercado. Estática comparativa, alocação eficiente. Restrição orçamentária, preferencias, utilidade

Leia mais

1º UNIDADE INTRODUÇÃO A ECONOMIA

1º UNIDADE INTRODUÇÃO A ECONOMIA 1º UNIDADE INTRODUÇÃO A ECONOMIA 1 - O que é Economia? Definição A economia como Ciência: Economia é uma palavra que vem do grego e pode ser traduzida como: Aquele que administra o lar. É a ciência que

Leia mais

Introdução à Economia. - Modelos Econômicos - Ganhos de Comércio

Introdução à Economia. - Modelos Econômicos - Ganhos de Comércio Introdução à Economia - Modelos Econômicos - Ganhos de Comércio O que é Economia? Definição: Economia é uma ciência social que estuda como a sociedade administra seus recursos escassos. Por que é uma ciência

Leia mais

Interdependencia e Ganhos do Comércio. Copyright 2004 South-Western/Thomson Learning

Interdependencia e Ganhos do Comércio. Copyright 2004 South-Western/Thomson Learning Interdependencia e Ganhos do Comércio 3 /Thomson Learning Considere seu dia tipico: Você acorda com um celular feito na China. Você usa roupas fabricadas na china e se perfumam com produtos fabricados

Leia mais

UC: Economia da Empresa

UC: Economia da Empresa UC: Economia da Empresa 3ª Sessão Curso: Licenciatura em Gestão de Marketing Docente: Nuno J. Farinha 1 1.1. Introdução 1.2. Escassez e o problema da escolha desejos > bens económicos Escassez - Conceito

Leia mais

Módulo 1. Conceitos fundamentais

Módulo 1. Conceitos fundamentais Módulo 1 Conceitos fundamentais ESCASSEZ Princípio da escassez: os recursos disponíveis são limitados e as necessidades e desejos são infinitos. Ter mais de uma coisa boa ou desejada significa normalmente

Leia mais

Escassez: problema econômico central de QUALQUER sociedade

Escassez: problema econômico central de QUALQUER sociedade RESUMINDO: Escassez: problema econômico central de QUALQUER sociedade Necessidades humanas ilimitadas X Recursos produtivos escassos escassez escolha o que e quanto produzir como produzir para quem produzir

Leia mais

INTRODUÇÃO À ECONOMIA RESUMO E EXERCÍCIOS* P1

INTRODUÇÃO À ECONOMIA RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 INTRODUÇÃO À ECONOMIA RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções em simplificaaulas.com 1. Dez Princípios de

Leia mais

Fundamentos da Teoria Econômica I

Fundamentos da Teoria Econômica I UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO Fundamentos da Teoria Econômica I Prof. Marcelo Matos Bibliografia

Leia mais

Economia. Prof. Me. Wesley V. Borges

Economia. Prof. Me. Wesley V. Borges Economia Prof. Me. Wesley V. Borges ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, tais como: Aumento de preços; Períodos

Leia mais

ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS

ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS CONTATO PROF. SERGIO A CENTA. DISCIPLINA; ECONOMIA. MICROECONOMIA. MACRO ECONOMIA. Endereço email prof.centa@gmail.com ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS O primeiro deles é o conceito de economia; segundo Tebechirani,

Leia mais

EAE Fundamentos de Microeconomia

EAE Fundamentos de Microeconomia EAE0110 - Fundamentos de Microeconomia Prof. Sergio Almeida Departamento de Economia Março 13, 2017 Plano para hoje 1 Parte 1: Programa do curso 2 Parte 2: Princípios de Economia 3 Parte 3: Métodos em

Leia mais

TCE-RS TEORIA ECONÔMICA AULA Nº 1. Conceitos Fundamentais de Economia. Professor Amanda Aires PDF PDF VÍDEO.

TCE-RS TEORIA ECONÔMICA AULA Nº 1. Conceitos Fundamentais de Economia. Professor Amanda Aires PDF PDF VÍDEO. AULA Nº 1 Conceitos Fundamentais de Economia Professor Amanda Aires PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br 1. (FCC - AFRE RJ/SEFAZ RJ/2014/Conceitos básicos [Microeconomia]) De acordo com a teoria da

Leia mais

Economia Pública. Economia Pública

Economia Pública. Economia Pública Economia Pública 1º Semestre 2010/11 Programa Base: Economia Pública 0 Revisões de Microeconomia 0. Revisões de Microeconomia 1. Intervenção do Estado na Economia 1.1 Objectivos 1.2 Bens Públicos 1.3 Externalidades

Leia mais

Introdução a Economia Cap 4

Introdução a Economia Cap 4 Introdução a Economia Cap 4 Feliciano Azuaga Departamento de Economia Unemat Sinop Mercado odução a Economia Aula 1 Oferta e demanda são duas palavras que os economistas usam muito Oferta e demanda são

Leia mais

Tradução da 6a. edição norte-americana

Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Economia Introdução à Tradução da 6a. edição norte-americana 2 Pensando como um economista Neste capítulo, procure as respostas para essas questões: Quais são as duas funções dos economistas?

Leia mais

3 Mercados e Bem-Estar Econômico

3 Mercados e Bem-Estar Econômico 3 Mercados e Bem-Estar Econômico Eficiência e Bem-Estar 7 Revendo o Equilíbrio de Mercado O equilíbrio de mercado maximiza o bem-estar total de compradores e vendedores? O equilíbrio reflete a alocação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE TEORIA ECONÔMICA

FUNDAMENTOS DE TEORIA ECONÔMICA FUNDAMENTOS DE TEORIA ECONÔMICA Victor Prochnik E-mail: vpk001@gmail.com INTRODUÇÃO 1 Questões da economia: 1 como funciona/ não funciona sistema econômico, i. e., como consegue fornecer/ não fornecer

Leia mais

Objeto da ciência econômica: é a questão da escassez, ou seja, economizar recursos.

Objeto da ciência econômica: é a questão da escassez, ou seja, economizar recursos. Escassez e Curvas de Produção Como visto anteriormente, a economia é uma ciência social uma vez que objetiva atender às necessidade humanas: como o indivíduo e a sociedade utilizam os recursos, na produção

Leia mais

24/06/13. Quem é o Prof. Salomão Neves? Quem é o Prof. Salomão Neves? Introdução à economia: microeconomia 23/06/13. Titulação Área Local

24/06/13. Quem é o Prof. Salomão Neves? Quem é o Prof. Salomão Neves? Introdução à economia: microeconomia 23/06/13. Titulação Área Local Introdução à economia: microeconomia Prof. Salomão Neves 1 2 Quem é o Prof. Salomão Neves? Titulação Área Local Bacharel Especialização Mestrado Doutorado Ciências Econômicas Administração de Empresas

Leia mais

Aula Teórica nº 1. Apresentação O que é a Macroeconomia?

Aula Teórica nº 1. Apresentação O que é a Macroeconomia? Aula Teórica nº 1 Apresentação O que é a Macroeconomia? 1 1. O QUE É A MACROECONOMIA? 2 Macroeconomia Estudo do desempenho das economias nacionais e das políticas que as autoridades podem adoptar para

Leia mais

Para começar, é necessário propor uma definição de ciência. Ciência é uma forma de conhecimento. Há outras: senso comum, intuição, religião.

Para começar, é necessário propor uma definição de ciência. Ciência é uma forma de conhecimento. Há outras: senso comum, intuição, religião. Ciência Econômica 2 Ciência Econômica Para começar, é necessário propor uma definição de ciência. Ciência é uma forma de conhecimento. Há outras: senso comum, intuição, religião. Você acredita na Teoria

Leia mais

Apresentação 1. O que é a Macroeconomia?

Apresentação 1. O que é a Macroeconomia? Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que é a Macroeconomia? Objectivos da aula: No final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Identificar os principais problemas abordados pela Macroeconomia.

Leia mais

Introdução à economia: microeconomia

Introdução à economia: microeconomia Introdução à economia: microeconomia Prof. Salomão Neves 1 2 Quem é o Prof. Salomão Neves? Titulação Área Local Bacharel Especialização Mestrado Doutorado Ciências Econômicas Administração de Empresas

Leia mais

EAE Economia do Trabalho II Instituições do Mercado de Trabalho. Aula 09 Modelos Econômicos de Sindicatos

EAE Economia do Trabalho II Instituições do Mercado de Trabalho. Aula 09 Modelos Econômicos de Sindicatos EAE 543 - Economia do Trabalho II Instituições do Mercado de Trabalho Aula 09 Modelos Econômicos de Sindicatos Bibliografia 1. Borjas Capítulo 3 - pág. 123-126 2. Zylberstajn Leis de Marshall 3. Borjas

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Economia Internacional Parte 02. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Economia Internacional Parte 02. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Parte 02 Prof. Alex Mendes Teoria das Vantagens Absolutas Adam Smith (1723-1790) em Riqueza das Nações (1776) estabeleceu as bases do moderno pensamento econômico a respeito das

Leia mais

ECONOMIA. Microeconomia. Economia da Informação Parte 1. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Microeconomia. Economia da Informação Parte 1. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Microeconomia Parte 1 Prof. Alex Mendes A teoria econômica se preocupa em responder a duas questões fundamentais: a determinação de como os recursos escassos são distribuídos em uma sociedade

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Fundamentos da microeconomia Introdução à Microeconomia Capítulo II Microeconomia: é o ramo da economia que trata do comportamento das unidades econômicas individuais (consumidores, empresas, trabalhadores

Leia mais

RI Análise Macroeconômica

RI Análise Macroeconômica Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras 2010 RI 406 - Análise Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/168/ Slides das Aulas eloi@dri.ufrr.br

Leia mais

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO Capítulo 3 (Mankiw) Interdependência e Comércio Economistas estudam como a sociedade produz e distribui os bens, numa tentativa de satisfazer as vontades e as necessidades

Leia mais

A ECONOMIA NO NOSSO DIA NOS JORNAIS

A ECONOMIA NO NOSSO DIA NOS JORNAIS A ECONOMIA NO NOSSO DIA A DIA NOS JORNAIS A ECONOMIA NO NOSSO DIA A DIA NA TELEVISÃO A ECONOMIA ESTÁ EM TUDO O QUE NOS RODEIA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM ECONOMIA DECISÕES RACIONAIS RESPONSABILIDADE E

Leia mais

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 3 Um dia comum... Pense em um dia comum da sua vida. Qual a origem dos bens que você consome? Interdependência e Comércio Economistas

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 712/2.ª Fase 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

NÍVEIS DE PREÇO E A TAXA DE CÂMBIO NO LONGO PRAZO

NÍVEIS DE PREÇO E A TAXA DE CÂMBIO NO LONGO PRAZO NÍVEIS DE PREÇO E A TAXA DE CÂMBIO NO LONGO PRAZO R e f e r ê n c i a : C a p. 1 6 d e E c o n o m i a I n t e r n a c i o n a l : T e o r i a e P o l í t i c a, 6 ª. E d i ç ã o P a u l R. K r u g m a

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Segunda Avaliação Entrega 09/08/17 Regras - Marque a alternativa correta que complementa ou responde as

Leia mais

INSS Economia Conceitos Básicos Fabio Lobo

INSS Economia Conceitos Básicos Fabio Lobo INSS Economia Conceitos Básicos Fabio Lobo 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Economia Conceitos Básicos CONCEITOS BÁSICOS Etimologicamente, a palavra economia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 1º 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Direito e Economia 0760.109 1.2 Unidade:

Leia mais

EAE Economia do Trabalho II Instituições do Mercado de Trabalho

EAE Economia do Trabalho II Instituições do Mercado de Trabalho EAE 543 - Economia do Trabalho II Instituições do Mercado de Trabalho Aula 06: Investimento na Qualificação A Teoria do Capital Humano Livro texto: Lazear/Gibbs Capítulo 3 Capital Humano: teoria explica

Leia mais

A MICROECONOMIA estuda como os preços podem harmonizar a OFERTA e a DEMANDA, gerando equilíbrio.

A MICROECONOMIA estuda como os preços podem harmonizar a OFERTA e a DEMANDA, gerando equilíbrio. Microeconomia A MICROECONOMIA estuda como os preços podem harmonizar a OFERTA e a DEMANDA, gerando equilíbrio. É responsável pela análise de formação de preços no mercado, ou melhor, como a empresa e o

Leia mais

Noções de Macroeconomia: O produto Interno Bruto

Noções de Macroeconomia: O produto Interno Bruto Noções de Macroeconomia: O produto Interno Bruto Profa. Celina Martins Ramalho A teoria macroeconômica Objetivo Apresentar ao aluno a teoria macroeconômica Tratar a metodologia e a finalidade de se medir

Leia mais

SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Sarita Mazzini Bruschi

SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Sarita Mazzini Bruschi Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Sarita Mazzini Bruschi Material

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez. Exercícios do Capítulo 2

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez. Exercícios do Capítulo 2 Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Exercícios do Capítulo 2 1. Imagine uma sociedade que produza bens militares e bens de consumo, aos quais

Leia mais

LES 101 Introdução à Economia

LES 101 Introdução à Economia Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LES 101 - Introdução à Economia LES 101 Introdução à Economia Prof. João Martines Filho 23 / maio / 2017 Copyright 2010 Pearson

Leia mais

Níveis de preço e a taxa de câmbio no longo prazo

Níveis de preço e a taxa de câmbio no longo prazo Níveis de preço e a taxa de câmbio no longo prazo Referência: Cap. 16 de Economia Internacional: Teoria e Política, 6ª. Edição Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld Economia Internacional II - Material para

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito MACROECONOMIA TESTE INTERMÉDIO NOME: Nº: Grupo I (14 valores)

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito MACROECONOMIA TESTE INTERMÉDIO NOME: Nº: Grupo I (14 valores) UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito MACROECONOMIA TESTE INTERMÉDIO José Ferreira Machado Inácia Pimentel 23 de Abril de 2010 Duração: 1h30 horas NOME: Nº: Grupo I (14 valores) Indique na folha

Leia mais

ECONOMIA Micro e Macro. Profª Sílvia Maria Marinho Storti Economia e Administração Rural FCAA / FISMA Andradina/SP

ECONOMIA Micro e Macro. Profª Sílvia Maria Marinho Storti Economia e Administração Rural FCAA / FISMA Andradina/SP Profª Sílvia Maria Marinho Storti Economia e Administração Rural FCAA / FISMA Andradina/SP 1 Introdução à Economia Conceito de Economia Problemas Econômicos Fundamentais Sistemas Econômicos Curva (Fronteira

Leia mais

Prof. Ricardo Shirota Piracicaba / SP

Prof. Ricardo Shirota Piracicaba / SP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUP. DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPTO. ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA LES 687 - Economia dos Recursos Naturais e Ambientais Aulas 05 / 17 Prof. Ricardo Shirota

Leia mais

ECONOMIA. fev-19. As CIÊNCIAS SOCIAIS ocupam-se dos diferentes aspectos do ser humano, vejamos alguns:

ECONOMIA. fev-19. As CIÊNCIAS SOCIAIS ocupam-se dos diferentes aspectos do ser humano, vejamos alguns: INICIANDO A CONVERSA SOBRE ECONOMIA A Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos. - MANKIW, N. Gregory. Introdução a Economia. 3a. Ed. SP: Cengage Learning, 2009. p. 4. É

Leia mais

Administração e Economia para Engenharia

Administração e Economia para Engenharia Administração e Economia para Engenharia Aula 3.1: Fundamentos da matemática financeira diegofernandes.weebly.com Emiliano Silva 1 Economia Ciência social que estuda a administração dos recursos escassos

Leia mais

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO Capítulo 3 (Mankiw) Interdependência e Comércio Economistas estudam como a sociedade produz e distribui os bens, numa tentativa de satisfazer as vontades e as necessidades

Leia mais

Economia do Trabalho EQUILÍBRIO. CAP. 3 (3.9) e 4 Borjas

Economia do Trabalho EQUILÍBRIO. CAP. 3 (3.9) e 4 Borjas Economia do Trabalho EQUILÍBRIO CAP. 3 (3.9) e 4 Borjas 1. INTRODUÇÃO Firmas e empregados se encontram no mercado No mercado competitivo firmas e trabalhadores são livres para entrar e sair do mercado

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Ciclo Introdutório às Ciências Humanas

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Ciclo Introdutório às Ciências Humanas CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta) hoas/aula CRÉDITOS: 04 (quatro) EMENTA: Economia: conceitos básicos. Caracterização do problema econômico. Ciências Econômicas em relação às demais ciências sociais. Linhas

Leia mais

DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT

DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT Brickley, Smith e Zimmerman DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT Pode uma simples alteração dos direitos de decisão realmente ter um impacto na produtividade

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Introdução à Microeconomia Marcelo Pessoa de Matos Aula 13 PARTE II: PRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA DA PARTE II: Krugman & Wells, cap. 7, 8 e 9 Varian, caps. 18,19,21,22,23 BIBLIOGRAFIA DESTA AULA: Krugman & Wells,

Leia mais

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 1. Prof: Danilo Igliori

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 1. Prof: Danilo Igliori EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia Lista 1 Prof: Danilo Igliori Questão 1 Qual das seguintes manchetes de jornal é mais estreitamente relacionado com o que microeconomistas estudam (e menos relacionado

Leia mais