PÓS-GRADUAÇÃO OU CERTIFICAÇÃO EM PROJETOS, VANTAGENS E DESVANTAGENS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS-GRADUAÇÃO OU CERTIFICAÇÃO EM PROJETOS, VANTAGENS E DESVANTAGENS."

Transcrição

1 PÓS-GRADUAÇÃO OU CERTIFICAÇÃO EM PROJETOS, VANTAGENS E DESVANTAGENS. Mestrando Evandro Silva Paes, Universidade de Taubaté. Prof. Dra. Elvira Aparecida Simões Araujo, Universidade de Taubaté Prof. Dra. Quésia Postigo Kamimura, Universidade de Taubaté Resumo A nossa história desde a colonização, não foi favorável a instalação de meio ou modelo de ensino propriamente dito. O abandono de nossas terras pela coroa portuguesa se deu até a fuga da família real para o Brasil, devido à invasão de Napoleão a Portugal. Até então os filhos de grandes proprietários de terra e membros da igreja estudavam em Coimbra, na universidade Portuguesa. A primeira faculdade só veio a ser fundada em 1808, a Faculdade de Medicina em Salvador, e em 1912, surge à primeira universidade brasileira, no Estado do Paraná. A partir dai os cursos que foram criados nesta época se voltaram ao modelo de praticidade como, por exemplo, os cursos de engenharia militar e medicina, e o fato de serem ministrados em faculdades isoladas, podem vir a explicar muitas distorções que até hoje estão evidentes em nosso sistema. Nos dias de hoje, o mercado esta mais exigente quanto à formação de seus pretensos colaboradores, e o ensino superior somente já não tem bastado como passaporte para entrada nestas grandes companhias. Os estudantes que terminam o nível superior se veem cercados por opções para preencher o currículo, e uma das dúvidas mais presentes é de se fazem um MBA de Gestão de projetos ou uma certificação do PMI em gestão de projetos. Para se conseguir um certificado deste, é preciso comprovar uma carga horaria de trabalhos em projetos, o que restringe o público a profissionais mais experientes ao invés de estudantes. Assim desenvolve-se este texto, que mostra o histórico do Gerenciamento de projetos e compara em que casos certificação PMP ou MBA em gestão de projetos são mais bem aplicados. Para confecção deste artigo o método utilizado foi revisão bibliográfica pesquisa de campo, baseado em documentos dispostos na rede mundial. Palavras-chave: Ensino superior. Gerenciamento de projetos. Certificação PMP. MBA.

2 Abstract Our history since colonization, was not favorable to the installation media or teaching model itself. The abandonment of our lands by the Portuguese crown was given to the royal family fled to Brazil, due to Napoleon's invasion of Portugal. Until then the sons of large landowners and church members studying in Coimbra, Portugal at the university. The first college to be founded only came in 1808, the Faculty of Medicine in Salvador, and in 1912, comes the first Brazilian university in the state of Paraná. Thereafter the courses that were created at that time turned the model of practicality, for example, courses in military engineering and medicine, and the fact that they are taught in colleges alone, could explain many distortions that are evident today in our system. Nowadays, the market is more demanding regarding the formation of its alleged employees, and higher education alone is no longer sufficed as a passport to entry in these large companies. Students who complete the upper level find themselves surrounded by options to fill the curriculum, and one of the questions most present is to do an MBA in Project Management or a PMI certification in project management. To obtain this certificate, you must prove a charge hourly jobs on projects, which restricts the public to more experienced professionals rather than students. So this text is developed, which shows the history of project management and compares cases in which MBA or PMP certification in project management are best applied. For preparation of this article was the method used bibliographic field research, based on documents prepared on the worldwide web. Keywords: Higher education. Project management. PMP Certification. MBA.

3 1. Introdução Atualmente vemos muitos estudantes e profissionais estão às voltas de iniciar ou melhorar sua carreira através de certificações profissionais e pós-graduação. Os MBA's de Gestão de Projetos e as certificações PMP (do PMI Project Management Institute) são destaques nesta busca, e a comparação de qual opção fazer e quando fazer, é o tema deste artigo. Através de uma revisão bibliográfica, este artigo traz um breve histórico do ensino superior no Brasil. Mostra que o perfil das faculdades e universidades, que outrora, era focado na praticidade não mudou muito desde então. Traz também de maneira sucinta a história do gerenciamento de projetos, mostra as certificações existentes nesta matéria, traça um comparativo entre o MBA e a certificação PMP, e conclui de maneira a deixar claro para o leitor que a decisão pode ficar a encargo da situação atual do sujeito que procura. 2. História do Ensino Superior no Brasil. Para Souza (2010) o significado do Ensino Superior vai muito além do de ensino de terceiro grau, como ficou popularizado após as reformas das décadas de 60 e 70. O saber superior deve ser adquirido mediante o uso de codificações, sistemas, modelos e símbolos da semântica científica e, por isso, foge à praticidade do dia-a-dia e se reserva aos que disponham de condições especiais para abordá-lo. Por isso, como muitos querem, não pode ser democraticamente acessível a todos. É um ensino, por natureza, elitista, para uma minoria capacitada intelectual e culturalmente e não no sentido trivial de pessoas sócioeconomicamente bem postas na comunidade. (Souza,2010).

4 Esta declaração embora discriminatória, é um retrato da história do ensino superior no Brasil. O fato de nossa colonização ter um caráter exploratório, não houve interesse da coroa portuguesa em se fixar por aqui, somente ao final do século XIX com a vinda da Família Imperial ao país vimos surgir as primeiras instituições culturais e científicas deste nível. A faculdade no Brasil foi a Faculdade de Medicina em Salvador em 1808 e a primeira universidade surgiu somente em É um contraste muito grande com as Américas Inglesa e Espanhola, que tiveram acesso ao ensino já no período colonial, o Brasil teve mesmo que esperar, pois, os objetivos da coroa ao aportar por aqui eram a fiscalização e a defesa. O País durante trezentos anos dependeu única e exclusivamente dos jesuítas e de suas iniciativas na área de educação, embora mais voltados para a catequese religiosa. Coimbra era o destino educacional para os nobres e altos funcionários da Igreja e os filhos dos grandes latifundiários, a Europa era o principal destino para a educação. Souza (2010) ainda afirma que mesmo o curso superior de Engenharia Militar no Rio de Janeiro, que surgiu no final do século XVII, estabelecimento português, não deve ser considerado como uma iniciativa brasileira no ingresso do ensino superior. Somente em 1808, com a vinda da família real, é que surgiram escolas médicas na Bahia e no Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1808 inaugura-se o Colégio Médico-Cirúrgico da Bahia (Figura 1) e em abril do mesmo ano a cadeira de Anatomia é criada no Hospital Militar do Rio de Janeiro. Figura 1 Faculdade de Medicina de Salvador em 1808.

5 Santos (2002) descreve que em 1810 foi assinada a carta de Lei de quatro de dezembro determinando a criação da Academia Real Militar da Corte (Figura 2), que se converteu na Escola Politécnica; o Decreto de 23/2/1808 que instituiu uma cadeira de Ciência Econômica; e o Decreto de 12/10/1820, que criou a Real Academia de Desenho, Pintura, Escultura e Arquitetura Civil, depois nomeada como Academia das Artes. Figura 2 - Academia Real Militar da Corte em Este cenário fez com que o ensino superior se tornasse num modelo para atender à elite, uma vez que atendia somente os filhos da aristocracia, que não podiam mais estudar na Europa, devido ao bloqueio de Napoleão. Os cursos que foram criados nesta época se voltaram ao modelo de praticidade como, por exemplo, os cursos de engenharia militar e medicina, e o fato de serem ministrados em faculdades isoladas, pode vir a explicar muitas distorções que até hoje estão evidentes em nosso sistema. Alves e Pascueto (2008) destacam que o crescimento do ensino superior século XIX se deu nos mesmos moldes anteriores, unidades independes e sem conexão, voltadas ao ensino profissional. Em 1912, surge a primeira universidade brasileira, no Estado do Paraná. Somente em 1920 surge a Universidade do Rio de Janeiro, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi a primeira conexão entre os cursos isolados, e o que unia estes cursos era simplesmente a Reitoria e o Conselho Universitário. Para Souza (2010), este modelo de universidade, onde há uma reunião de cursos isolados que têm como ligação entre si a Reitoria, e não mecanismos acadêmicos ou administrativos são à base

6 de muitas das universidades brasileiras hoje em dia, que se constituem de instituições agregadas e não integradas. Exceção à regra surgiu após a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, tendo como maior exemplo a USP - Universidade de São Paulo. Ribeiro (2007) nos mostra que nas décadas de 50 a 70 surgiram universidades federais em todo o Brasil juntamente com as universidades estaduais, municipais e particulares. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em vigor a partir de 1961 induziu esta descentralização do ensino superior. Na década de 70 com o crescimento da população urbana e a necessidade de melhor formação para a mão-de-obra, o Governo permitiu que a criação de muitos de cursos novos, e as provas passaram a ser de múltipla escolha. O aumento dos cursos sem o devido planejamento, fez com que o poder público não tivesse condições de fazer uma fiscalização adequada, o que resultou na queda da qualidade de ensino e criou-se a imagem negativa da iniciativa privada, que existe até os dias de hoje. 3. Gerenciamento de projetos Para Ferreira e Hoffmann (2010) cada vez mais as organizações investem no gerenciamento de projetos visando minimizar ao máximo as chances de grandes desvios em seus projetos. Buscam concluí-los em menor tempo, com menor custo e entregando os requisitos pelos quais e para os quais foi criado. Afirmam ainda que, O estudo da Gestão de Projetos não garante o sucesso de um projeto, mas certamente potencializa maiores chances de sucesso, caso bem aplicada. Num mundo globalizado e cada vez mais competitivo, onde ainda, grandes partes dos projetos falham grande parte dos produtos novos fracassam, as empresas precisam buscar profissionais qualificados e experientes para gerir seus projetos. Ferreira e Hoffmann (2010).

7 Muitas organizações estão investindo em transmitir o conhecimento de gerenciamento de projetos a seus colaboradores, esperando com isso melhorar o atendimento a seus clientes e aumentar a margem de contribuição dos mesmos para com a receita da empresa. É uma maneira de auxiliar a empresa a trabalhar e implementar o foco estratégico, e garantir a melhoria da qualidade de seus produtos, serviços ou resultados (Dinsmore, 2009). A prática tem mostrado que o Gerenciamento de Projetos é uma área que promove o conhecimento e transforma os profissionais que trabalham e estudam em pessoas com um diferencial no mercado, pois podem ajudar as empresas a aperfeiçoar processos, gerenciar pessoas e equipes, controlar custos, monitorar prazos e cronogramas, tudo isso dentro de uma perspectiva de qualidade estabelecida pela organização, Ferreira e Hoffmann (2010). 3.1 A história do gerenciamento de projetos Vários autores como Dinsmore, Kerzner, Vargas, citam em seus trabalhos que os projetos existem desde os primórdios da civilização e citam como exemplo de grandes projetos, a construção das pirâmides do Egito, da muralha da China, a viagem do homem a lua, entre outros. Conforme descreve Andreuzza (2010), com o aumento da complexidade dos negócios no mundo durante o século XIX, surgem os conceitos de gerência de projetos. Com a Revolução Industrial profundas alterações ocorreram na estrutura econômica do mundo ocidental, coincidindo com o desenvolvimento do capitalismo industrial. Com as mudanças profundas nas relações de produção o que tornou mais complexa e exigente as tarefas de gestão nas novas organizações. A sistematização da forma de administrar as organizações surge neste período, e assim os projetos, que em sua maioria eram patrocinados pelo estado, estimularam o crescimento da área de gerenciamento, e influenciaram a criação da padronização na execução dos mesmos.

8 Nos Estados Unidos da América, a primeira grande organização a praticar tais conceitos foi A Central Pacific Railroad 3, a empresa começou suas atividades por volta de 1870, com a construção da estrada de ferro transcontinental. A maior motivação para esta aplicação foi à complexidade em organizar as atividades de milhares de trabalhadores, a manufatura e a montagem de quantidades não previstas de matéria-prima. No início do século XX, Frederick Taylor ( ) iniciou seus estudos de forma detalhada sobre as sequências de trabalho. Ele aplicou o raciocínio científico para mostrar que o trabalho pode ser analisado e melhorado focando em suas partes elementares e desenvolveu sua teoria nas atividades encontradas na indústria de aço. Andreuzza(2010). Ainda em seu texto Andreuzza (2010), esclarece que antes de Taylor, a maneira de melhorar a produtividade era exigir dos trabalhadores mais horas de trabalho. Embora Taylor tenha um papel fundamental na história da gerência de projetos, foi Henry Gantt ( ) se dedicou a descobrir detalhadamente a ordem de operações no trabalho. Seus estudos de gerenciamento de projetos foram aplicados na construção de navios durante a II Guerra Mundial. Gantt utilizou-se de diagramas com barras de tarefas e marcos que determinavam a sequência e a duração de todas as tarefas em um processo. Os diagramas de Gantt permaneceram inalterados por quase cem anos, e são utilizado ainda hoje, prova de sua efetividade como ferramenta de gerenciamento de tarefas. Nos anos 90, quando foram adicionadas ao diagrama de Gantt, linhas de ligação às barras de tarefa que identificavam as predecessoras e as sucessoras das tarefas dispostas no projeto. Taylor e Gantt ajudaram no desenvolvimento do processo de gerência como uma matéria distinta de negócio que exige estudo e disciplina, como a engenharia por exemplo. Após a II Guerra Mundial as relações humanas começaram a integrar o gerenciamento dos negócios e a administração e se uniram a ela matérias como estratégias de marketing

9 e a psicologia industrial. Com a complexidade dos projetos aumentando e as relações humanas prevalecendo, os controles necessitaram d um reforço, e assim surgiram novos Diagramas de Rede, chamados de Gráficos PERT (Program Evaluation and Review Technique) e o método de Caminho Crítico (Critical Path Method - CPM), oferecendo maior controle sobre os projetos. Segundo Crawford (2007), o desenvolvimento do Gerenciamento de Projetos foi intenso, existindo hoje vários padrões internacionais sobre as melhores práticas da atividade. Desta forma a gestão de projetos ganhou um enorme impulso ao ser implementada nesta ocasião com maior vigor. Andeuzza(2010) afirma ainda que nos anos 60, o gerenciamento de projetos foi declarado como ciência. As organizações começaram a enxergar o benefício do trabalho organizado, como determinado pelo gerenciamento de projetos e a complexidade dos mesmos levaram à necessidade de desenvolver também habilidade para comunicar e integrar o trabalho. A primeira instituição criada para desenvolver uma metodologia própria foi a International Project Management Association (IPMA), registrada na Suíça, em A IPMA é uma associação, cujo objetivo é promover internacionalmente o gerenciamento de projetos. Em 1969 Jim Snyder funda o PMI - Project Management Institute com mais quatro profissionais de gestão de projetos, da Philadelphia, Pensilvânia - EUA, este grupo se reunia para discutir e escrever as melhores práticas de gerenciamento de projetos, uma vez que estavam no auge dos projetos espaciais da NASA, um grupo de. Segundo descrição do PMI-SP (2011), o PMI é a maior instituição internacional dedicada à disseminação do conhecimento e ao aprimoramento das atividades de gestão profissional de projetos, certificando profissionais e trabalhando organizadamente com grupos de pessoas no mundo todo, através de seus fóruns, convenções e reuniões, locais e internacionais. No inicio do século 21, o PMI tinha mais de associados, mais de Profissionais de Gerenciamento de Projeto (PMP) credenciados e mais de cópias do PMBOK Guide estavam em circulação. O PMI estima ainda que 25% do PIB mundial são aplicados em projetos e que cerca de 16,5 milhões de profissionais

10 estão envolvidos diretamente com alguma metodologia de gerenciamento de projetos no mundo. No cenário de hoje, com o volume de projetos em franca ascensão, com a complexidade dos mesmos aumentando, as exigências de negócio para com margens e resultados financeiros, se insere o Moderno Gerenciamento de Projetos, com diferentes metodologias, cada qual com vantagens e desvantagens, faz-nos pensar se necessitamos de uma profundidade maior por parte da educação neste tema, ou se apenas as provas de certificação podem cumprir o papel de trazer a cultura para todos que a procuram. No Brasil, atualmente, existem duas entidades com enorme representatividade na área de gerenciamento de projetos o Project Management Institute - PMI e o International Project Management Association IPMA. Existem outros padrões internacionais, na Austrália, é a norma Australian Institute for Project Management (AIPM); na Inglaterra, as referências são o British Standards Institution (BSI) e a Association for Project Management (APM). 3.2 Certificações em Gerenciamento de Projetos Segundo o dicionário Michaellis (2010) Ação de certificar, asserção da realidade ou veracidade de um fato. Para Pinheiro (2011) a certificação é um documento expedido por um órgão ou uma instituição atestando que você sabe o conteúdo referente à mesma, ou seja, que você estudou e comprovou através de aprovação em uma avaliação formal. O PMI tenta melhorar esta definição cobrando do candidato uma quantidade mínima de horas trabalhadas em projetos para que o profissional que está pleiteando o certificado tenha um mínimo de experiência no assunto. Um profissional certificado significa que ele estudou, passou em uma prova (ou mais dependendo da certificação) e a autoridade no assunto (o

11 fabricante do produto ou uma entidade - PMI, por exemplo) atesta este conhecimento. Pinheiro (2011). Um curso de MBA trata-se de uma formação. Segundo o MEC, os cursos designados como MBA - Master Business Administration ou equivalentes são cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração. Para estar apto a fazê-lo os candidatos têm obrigatoriamente de ser portadores de diploma do novel superior. As instituições que oferecem cursos de especialização devem submeter-se a auditorias do órgão coordenador do Censo do Ensino Superior, nos prazos e demais condições estabelecidas, sempre que necessário. Os cursos devem ter duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso. A duração poderá ser ampliada de acordo com o projeto pedagógico do curso e o seu objeto específico. O interessado deve sempre solicitar o projeto pedagógico do curso; O MBA além de possuir uma base acadêmica regulamentada e profunda, oferece aos estudantes a possibilidade de uma troca de experiência em tempo de curso, oque sem dúvida é um diferencial quanto aos cursos de preparação para as certificações. Porém, para fazer um MBA não há necessidade de comprovar experiência na área, o que para certificação faz toda a diferença. Para iniciantes o MBA é bem mais interessante, tanto em mateia de investimento quanto em conhecimento. A certificação é mais apropriada para profissionais experientes, que possam comprovar sua vivência na matéria escolhida e que tenham na certificação um degrau na escala de sua vida profissional A Certificação PMP (Project Management Professional)

12 A certificação PMP é a mais conhecida e respeitada mundialmente, e é reconhecida pela ISO Para obter esta certificação é necessário concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional disponível no site do PMI e preencher alguns requisitos de educação e experiência. A certificação CAPM é destinada para membros de equipe e gerentes de projetos. É um excelente instrumento para alavancagem da carreira. A certificação PgMP (Program Management Professional) é destinada para profissionais que gerenciam múltiplos projetos e que garantem o sucesso de um programa. Existem diversas entidades (inclusive o próprio PMI) que oferecem cursos preparatórios para se obter essas certificações. São certificações muito valorizadas internacionalmente e que de posse de uma delas, o mercado abrirá as portas para uma carreira brilhante e de sucesso. Conforme descreve em seu site, desde 1984, o Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP ) do PMI é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP. Para comprovação da experiência, existem duas categorias: Categoria I (profissionais com 3º grau completo): horas de experiência nos últimos seis anos;

13 Categoria II (profissionais com 2º grau completo): horas de experiência nos últimos oito anos. O Exame de Certificação PMP é oferecido em computador, ao longo de todo ano, em diversos países, e seu custo é de: US$ 405,00 para associados do PMI US$ 555,00 para não associados Assim, a certificação passa a ser como um passaporte, que serve como um comprovante que o candidat a certificação PMP, já possui a experiência e conhece os conceitos descritos pelo Instituto. Hoje, a maioria das empresas ligadas a projetos exigem, ou pelo menos sugerem que um candidato à vaga na área de projetos possua a certificação Certificação IPMA O IPMA (International Project Management Association ) está registrado na Suíça, é também uma entidade cujo objetivo é promover o gerenciamento de projetos internacionalmente. Foi fundada em 1965 com o nome de INTERNET, se tratava de um fórum de profissionais gerentes de projetos, onde compartilhavam informações sobre esta área. O IPMA está presente em mais de 30 países, principalmente na Europa. Possui um modelo mais acadêmico, a maioria de seus componentes está ligada a universidade. O IPMA mantêm contatos com o PMI e com o AIPM Australian Institute for Project Management. No Brasil, o IICC, está presente apenas nas cidades de Curitiba e Belo Horizonte. A certificação IPMA procura avaliar as competências dos profissionais de gerenciamento de projetos com base em: conhecimento; experiência e atitudes pessoais. Estes profissionais podem ser certificados em quatro níveis: - IPMA Level A (Diretor de Projetos Certificado): capaz de coordenar todos os projetos de uma empresa ou programa;

14 - IPMA Level B (Gerente de Projetos Sênior Certificado): capaz de gerenciar projetos complexos de maneira autônoma; - IPMA Level C (Gerente de Projetos Certificado): capaz de gerenciar projetos não complexos. Apoia gerentes de projetos seniores; - IPMA Level D (Associado em Gerenciamento de Projetos Certificado): Atua como especialista de um determinado campo, pois possui conhecimento técnico sobre elementos e aspectos de gerenciamento de projetos Project IN Controlled Environments PRINCE2 No Reino Unido O PRINCE2 começou a ser desenvolvido pelo Governo Britânico, em AO o PRINCE2 é bastante utilizado nos projetos do Governo Britânico, como também é amplamente reconhecido e utilizado no setor privado, tanto no Reino Unido quanto em outros países. A Comissão Europeia, ao patrocinar projetos recomenda o seu Project Cycle Management Guidelines como referencial. Desde 1993 quando começou a ser divulgado vem sendo atualizado, ainda pouco reconhecido e utilizado nas Américas Australian Institute of Project Management AIPM The Australian Institute of Project Management (AIPM) é o órgão máximo de gestão de projetos na Austrália. Fundado em 1976, quando ainda funcionava o Fórum de Gestores de Projetos para promover e disseminar o assunto A AIPM em seu processo de certificação inclui uma aplicação de exame on-line de acordo com os três níveis oferecidos de certificação de profissionais: CPPD Certified Practicing Project Director; CPPM Certified Practicing Project Manager; CPPP Certified Practicing Project Practitioner.

15

16 4 Conclusão A nossa colonização foi extremamente prejudicial em vários aspectos, inclusive o da educação. Enquanto os portugueses exploravam inadvertidamente nosso território, outros colonizadores, como os espanhóis, por exemplo, mesmo em tempo de exploração, já traziam consigo objetivos de instalações educacionais nas novas terras descobertas. Com A=a vinda da família real ao Brasil, ao final do século XIX, é que começaram a implementar as escolas e faculdades, pois a Europa estava fechada, devido a invasão de Napoleão Bonaparte. Mesmo assim, a educação foi restrita a elite e ao clero, que desfrutavam de poucas opções. Trazemos até hoje no dna de nossas instituições de ensino a características das escolas da época colonial, o modelo de praticidade. Desde a segunda guerra, os aspectos produtivos vêm ficando mais complexos, exigindo cada vez mais dos trabalhadores um conhecimento mais aprofundado nas matérias pertinentes à sua profissão. Com isso muitas pessoas conseguiram com o apoio do governo, ou através de recursos próprios completarem o nível superior, o que de certa forma e durante algum tempo foi suficiente para as empresas. O mercado mais agressivo, as concorrências e a busca de produtos inovadores e exclusivos, despertaram a busca por profissionais de projetos, e a matéria Gerenciamento de projetos vem atingindo uma grande parte da população, principalmente os profissionais de empresas cujo foco é a inovação. Para preparar este público aos novos desafios surgiram os cursos de por graduação Latu senso e MBA s em Gestão de Projetos, além dos cursos preparatórios para as certificações em Gerenciamento de projetos. Vemos no desenvolvimento do artigo que o MBA em gestão de projetos é uma ótima opção para os mais jovens, recém-saídos das universidades, ainda com pouca experiência profissional no ramo dos projetos, e que a certificação é ideal para os mais experientes, já com o nível superior completo e com horas de trabalho no ambiente dos

17 projetos comprovadas através de documentação. O mercado valoriza ambas as formações, pendendo sensivelmente para o lado da certificação profissional, pois esta exige uma carga horária de trabalho comprovada de seus propensos certificados. Em resumo, o ideal seria se o profissional ou estudante conseguisse as duas formas de certificação. Mas este aprofundamento fica par uma pesquisa mais aprofundada do tema, uma vez que abordará questões pessoais de afinidade com esta ou aquela matéria. Referências Alves, Geralda e Pascueto, Cinthia - Revista de Historia acessado em 26/01/2012. Andreuzza, Mário História do Gerenciamento de Projetos acessado em 26/01/2012. Dinsmore, Paul - Ama Manual de Gerenciamento de Projetos Brasport SP Ferreira,Sheila C. Dinelli e Hoffmann,Andreas Roberto Certificações profissionais sobre gestão de projetos - Revista - E-FAPPES, São Paulo, vol. 01, nº 01, Jan-Jun IPMA International Project Management Association. The ICB IPMA Competence Baseline. Versão 3.0, MEC Ministério da Educação e Cultura Itemid=349 acessado em 28/01/2012 Pinheiro, Vander MBA ou PMP? Qual a escolha correta? - acessado em 19/01/2012. PMI. PMBOK - Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Pennsylvania,USA:Newton Square:2004. Santos, Allan Alvaro - Educação superior no Brasil - UNESCO CAPES 2002.

18 Santos, Maria Luiza- Historia da educação brasileira: a organização escolar. 20 edição Campinas, SP Autores Associados Silva, Vinicius Passos, MBA em Gestão de projetos ou certificação, o que escolher? - acessado em 18/01/2012. Souza, Paulo Nathanael - Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior Brasileiro Acessado em 27/01/2012.

1 o Project Management Conference

1 o Project Management Conference 1 o Project Management Conference Procura-se Gerente de Projetos!!! O que é um projeto? UM PROJETO É: Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Têm um início

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil. Planejamento Operacional de Obras. Gerenciamento de Escopo

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil. Planejamento Operacional de Obras. Gerenciamento de Escopo Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil Planejamento Operacional de Obras Gerenciamento de Escopo 1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS INTRODUÇÃO PROCESSOS DE GERENCIAMENTO

Leia mais

Veja os depoimentos de quem já efetuou treinamentos com a MP - Depoimentos. Veja nosso ambiente elearning em www.managementplaza.com.

Veja os depoimentos de quem já efetuou treinamentos com a MP - Depoimentos. Veja nosso ambiente elearning em www.managementplaza.com. - Depoimentos - Veja os depoimentos de quem já efetuou treinamentos com a MP - Depoimentos Nosso ambiente elearning Veja nosso ambiente elearning em www.managementplaza.com.br/elearn Demonstração do E-LEARNING

Leia mais

Certificação em Gerenciamento de Projetos

Certificação em Gerenciamento de Projetos Certificação em Gerenciamento de Projetos Existe um ponto muito importante para as organizações, que é a certificação, que vem trazer ao profissional as melhores práticas para o Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

Preparatório Certificação PMP

Preparatório Certificação PMP Preparatório Certificação PMP Apresentação Executiva 1 O curso Preparatório para Certificação PMP tem como premissa preparar o participante para o Exame PMP do Project Management Institute (PMI ) e oferecer

Leia mais

Apresentação do Treinamento

Apresentação do Treinamento Apresentação do Treinamento PRINCE2 Practitioner The Swirl logo is a trade mark of Axelos Limited. 1 O curso PRINCE2 Practitioner tem, como objetivo, capacitar os participantes a aplicarem a Metodologias

Leia mais

Certificações em Gerenciamento de Projetos. Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA

Certificações em Gerenciamento de Projetos. Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA Certificações em Gerenciamento de Projetos Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA Dúvida Quantos aqui atuam como Gerentes de Projeto? Quantos tem investido na carreira de Gerente de Projeto? Tempo

Leia mais

Introdução à Gestão de Projetos

Introdução à Gestão de Projetos Introdução à Gestão de Projetos Módulo1 Contextualização Brasília - 2014 Atualizado em: dezembro de 2013. Fundação Escola Nacional de Administração Pública Presidente Paulo Sergio de Carvalho Diretor de

Leia mais

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais.

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais. MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Tópicos Especiais Prof. Tópicos Especiais Certificação PMP 1 Conteúdo Programático O PMI As certificações do PMI A certificação PMP O

Leia mais

* Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas e 36 meses de experiência nos últimos 6 anos;

* Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas e 36 meses de experiência nos últimos 6 anos; Desde 1984, o Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento

Leia mais

As Certificações do PMI 2015. Mauro Sotille, PMP

As Certificações do PMI 2015. Mauro Sotille, PMP As Certificações do PMI 2015 Mauro Sotille, PMP Quem somos A PM Tech é uma empresa de consultoria e treinamento que tem por missão prover desenvolvimento técnico e humano para organizações e pessoas por

Leia mais

lato sensu na modalidade de educação a

lato sensu na modalidade de educação a DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 122/2011 Regulamenta os Cursos de Pós-graduação lato sensu na modalidade de educação a distância (EAD) na Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

Comissão Especial de Licitação Concorrência nº 397/2010 Verificador Independente RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011

Comissão Especial de Licitação Concorrência nº 397/2010 Verificador Independente RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011 RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011 EDITAL DE LICITAÇÃO 1. É dito no item 9.6.3 que os atestados de capacitação técnica a que se refere o item 9.6.1 (I a III) deverão ser fornecidos por

Leia mais

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Tutorial de Gerenciamento de Projetos Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Apresentação Erika Yamagishi Engenheira de Computação pela UNICAMP Consultora associada

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações depto. mkt. IBE FGV * Programa sujeito a alterações RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07.

Leia mais

Simulações em Aplicativos

Simulações em Aplicativos Simulações em Aplicativos Uso Avançado de Aplicativos Prof. Marco Pozam mpozam@gmail.com A U L A 0 1 Simulações em Aplicativos Uso Avançado de Aplicativos Apresentação da Disciplina Sobre o professor Marco

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

Gestão de Projetos Logísticos

Gestão de Projetos Logísticos Gestão de Projetos Logísticos Professor: Fábio Estevam Machado CONTEÚDO DA AULA ANTERIOR Teoria Gestão de Projetos Introdução História Ferramentas Áreas do Conhecimento - Exercício AULA 3 Gestão de Projetos

Leia mais

Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP

Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP 17 -agosto-2013 Agenda Apresentação Institucional Certificação PMP Mudanças na Certificação PMP Preparação para o Exame de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos de TI. Alércio Bressano, MBA

Gerenciamento de Projetos de TI. Alércio Bressano, MBA Gerenciamento de Projetos de TI Alércio Bressano, MBA Os projetos possuem em seu código genético o fracasso! Eles nasceram para dar errado! Nós é que temos a responsabilidade de conduzí-los ao sucesso!

Leia mais

COACHING E MENTORING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA

COACHING E MENTORING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA COACHING E MENTORING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Assegure resultados superiores do seu time de projetos e dos executivos com o coaching e mentoring exclusivo da Macrosolutions.

Leia mais

Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969

Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969 Palestra Certificações PMP e CAPM e Gerenciamento de Riscos Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969 1 Objetivo Contextualizar algumas siglas importantes

Leia mais

Certificação em Gerenciamento de Projetos

Certificação em Gerenciamento de Projetos Certificação em Gerenciamento de Projetos Existe um ponto muito importante para as organizações, que é a certificação, que vem trazer ao profissional as melhores práticas para o Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS ISSN 1984-9354 GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Emerson Augusto Priamo Moraes (UFF) Resumo Os projetos fazem parte do cotidiano de diversas organizações, públicas e privadas, dos mais diversos

Leia mais

Uma visão prática e aplicada em Tecnologia da Informação

Uma visão prática e aplicada em Tecnologia da Informação Uma visão prática e aplicada em Tecnologia da Informação MBA Executivo Internacional pela Ohio State University/United States (OSU), MBA Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Pós-graduação

Leia mais

Termo de Abertura e Declaração de Escopo: Conteúdo e Diferencas

Termo de Abertura e Declaração de Escopo: Conteúdo e Diferencas Termo de Abertura e Declaração de Escopo: Conteúdo e Diferencas Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista

Leia mais

Comparativo entre Projetos, Programas e Portfolio

Comparativo entre Projetos, Programas e Portfolio Comparativo entre Projetos, Programas e Portfolio Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento

Leia mais

Project Management Institute (PMI) Grupo: Brunner Klueger Nogueira, Igor Henrique Caribé Pinheiro e Diogo Souza Messias

Project Management Institute (PMI) Grupo: Brunner Klueger Nogueira, Igor Henrique Caribé Pinheiro e Diogo Souza Messias Project Management Institute (PMI) Grupo: Brunner Klueger Nogueira, Igor Henrique Caribé Pinheiro e Diogo Souza Messias Pontos Básicos O que é: É uma associação sem fins lucrativos de profissionais da

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS CONSULTORIA

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS CONSULTORIA ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Assegure melhores resultados em seus projetos com uma estrutura de comunicação simples, efetiva,

Leia mais

5.1 Introdução. 5.2 Project Management Institute (PMI)

5.1 Introdução. 5.2 Project Management Institute (PMI) 5 NORMALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS 5.1 Introdução Embora tradicionalmente o esforço de normalização pertença à International Standards Organization (ISO), no caso da gestão de projetos a iniciativa tem

Leia mais

O PMI e o Gerenciamento de Projetos

O PMI e o Gerenciamento de Projetos O PMI e o Gerenciamento de Projetos André Voltolini Ex presidente PMI-RS VP de Relações Institucionais e Marketing - PMI-RS 09/2015 1 Sobre o que falaremos hoje PMI e o PMI-RS Guia PMBOK e Outras Referências

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E INVESTIMENTOS ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS CONSULTORIA

OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E INVESTIMENTOS ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS CONSULTORIA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E INVESTIMENTOS ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Alcance melhores resultados através da gestão integrada de projetos relacionados ou que compartilham

Leia mais

1. Evolução da técnicas de gerenciamento

1. Evolução da técnicas de gerenciamento Gestão de Projetos Evolução das técnicas de gerenciamento; A história do gerenciamento de projetos; Características dos projetos; Causas de fracasso em projetos; Ciclo de vida de um projeto e suas fases;

Leia mais

O que é Gestão ou Gerenciamento de Projetos?

O que é Gestão ou Gerenciamento de Projetos? O que é Gestão ou Gerenciamento de Projetos? Gerenciamento de Projetos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência

Leia mais

PMBOK e Gerenciamento de Projetos

PMBOK e Gerenciamento de Projetos PMBOK e Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de projetos (GP) é uma área de atuação e conhecimento que tem ganhado, nos últimos anos, cada vez mais reconhecimento e importância. Um dos principais difusores

Leia mais

Introdução ao Gerenciamento de Projetos

Introdução ao Gerenciamento de Projetos Introdução ao Gerenciamento de Projetos O que é um projeto? Empreendimento temporário com o intuito de criar um produto ou serviço único. Tem começo e fim bem definidos (PMI, 2008). Principais características:

Leia mais

Estabelecendo um Escritório de Projetos

Estabelecendo um Escritório de Projetos Estabelecendo um Escritório de Projetos Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento

Leia mais

COMO SE PREPARAR PARA A CERTIFICAÇÃO PMP

COMO SE PREPARAR PARA A CERTIFICAÇÃO PMP COMO SE PREPARAR PARA A CERTIFICAÇÃO PMP Programa 2013 OBJETIVOS: A atividade de gerenciamento de projetos tem assumido um papel de destaque cada vez maior dentro das organizações em decorrência do aumento

Leia mais

Formação Específica ou Generalista do Administrador? Uma Pesquisa com Alunos e Empresas do Grande ABC Paulista

Formação Específica ou Generalista do Administrador? Uma Pesquisa com Alunos e Empresas do Grande ABC Paulista Formação Específica ou Generalista do Administrador? Uma Pesquisa com Alunos e Empresas do Grande ABC Paulista Luciano Venelli-Costa 1 Douglas Murilo Siqueira 2 Resumo O curso de Bacharelado em Administração

Leia mais

Qual Será o PMO do Futuro?

Qual Será o PMO do Futuro? Qual Será o PMO do Futuro? Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de projetos,

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2006

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2006 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2006 Regulamenta os Cursos de Pósgraduação lato sensu na Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº PRPPG-036/2006, aprovou e eu

Leia mais

Formas de Medida do BCWP ou Valor Agregado

Formas de Medida do BCWP ou Valor Agregado Formas de Medida do BCWP ou Valor Agregado Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento

Leia mais

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho.

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. MBA em Gerenciamento de Projetos Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. O que é ser bem-sucedido? Para sua carreira,

Leia mais

Maturidade Organizacional: Melhorando a Qualidade do Gerenciamento de Projetos Leonardo Luiz Barbosa Vieira Cruciol

Maturidade Organizacional: Melhorando a Qualidade do Gerenciamento de Projetos Leonardo Luiz Barbosa Vieira Cruciol Maturidade Organizacional: Melhorando a Qualidade do Gerenciamento de Projetos Leonardo Luiz Barbosa Vieira Cruciol Resumo. O gerenciamento de projetos tem se tornado, durante os últimos anos, alvo de

Leia mais

Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) 2 Gerente Sênior de Projetos e Processos, 18 anos de experiência

Leia mais

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP http://brasil.pmi.org Em todo o mundo há uma grande demanda por gerentes de projetos qualificados. Uma

Leia mais

Gestão de Projetos Logísticos

Gestão de Projetos Logísticos Gestão de Projetos Logísticos Professor: Fábio Estevam Machado CONTEÚDO DA AULA ANTERIOR Teoria Gestão de Sonhos Perfil Atitude Planejamento Dificuldades e Barreiras Riscos e Oportunidades Preparação Erros

Leia mais

Minicurrículo. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Computer Engineering Ph.D Project Management Professional. Líder no PMO. Diretor e Professor

Minicurrículo. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Computer Engineering Ph.D Project Management Professional. Líder no PMO. Diretor e Professor Adilson de Oliveira Minicurrículo Mestre em Ciência da Informação Doutor em Engenharia de Computação Diretor e Professor Líder no PMO Gerente de Projetos Profissional Prof. Dr. Adilson de Oliveira Computer

Leia mais

Área de Gestão e Negócios

Área de Gestão e Negócios Área de Gestão e Negócios O Complexo Educacional FMU é uma Instituição de ensino superior com uma longa tradição de prestação de relevantes serviços educacionais a sociedade brasileira. Fundado em 1968,

Leia mais

Capítulo. Paula Geralda Barbosa Coelho, MSc, PMP 1. Gerenciando Projetos de Software

Capítulo. Paula Geralda Barbosa Coelho, MSc, PMP 1. Gerenciando Projetos de Software Capítulo 12 Gerenciando Projetos de Software Paula Geralda Barbosa Coelho, MSc, PMP 1 De todos os monstros que fazem parte dos pesadelos do nosso folclore, nenhum é mais terrível do que o lobisomem, porque

Leia mais

Fluxo do PMBOK Guide 3 rd Edition

Fluxo do PMBOK Guide 3 rd Edition Fluxo do PMBOK Guide 3 rd Edition Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de projetos,

Leia mais

Administração para Engenharia. Prof. Fernando Deschamps fernando.deschamps@ufpr.br

Administração para Engenharia. Prof. Fernando Deschamps fernando.deschamps@ufpr.br Administração para Engenharia Prof. Fernando Deschamps fernando.deschamps@ufpr.br Administração para Engenharia GESTÃO DE PROJETOS Leituras recomendadas KERZNER, H. e SALADIS, F. O que os Gerentes precisam

Leia mais

Dos cursos de MBA, apenas 2,5% são feitos pela internet

Dos cursos de MBA, apenas 2,5% são feitos pela internet Dos cursos de MBA, apenas 2,5% são feitos pela internet Cursos de Master Business Administration (MBA) a distância são minoria no Brasil se comparados aos presenciais. Dos cerca de 4,1 mil MBAs registrados

Leia mais

04/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 1.

04/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 1. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 1.1 2 Introdução ao Gerenciamento de Projetos 3 1 Leitura

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI

Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI Preparatório Para o Exame de Certificação PMP Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI Este é o curso ideal para os gerentes de projetos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Profa Msc Lidiane Reis -lreis@radial.br Plano de Ensino / Aula Inaugural Onde você quer chegar??? Por quê estudar Gestão de Projetos??? O que vamos estudar? (Ementa) O aluno aprenderá

Leia mais

Plataforma da Informação. Gerenciamento de Projetos

Plataforma da Informação. Gerenciamento de Projetos Plataforma da Informação Gerenciamento de Projetos Motivação Por que devemos fazer Projetos? - O aprendizado por projetos, faz parte de um dos três pilares de formação do MEJ; -Projetos são oportunidades

Leia mais

A Credencial de Gerenciamento de Riscos PMI-RMP

A Credencial de Gerenciamento de Riscos PMI-RMP A Credencial de Gerenciamento de Riscos PMI-RMP PMI e PMI-RMP são marcas registradas do Project Management Institute Pág. 1 Carlos Henrique, MSc, PMI-ACP, PMI-RMP, PMP Especializações Mestre em Informática

Leia mais

Certificações do Governo Britânico para Gerenciamento de Projetos - Prince2

Certificações do Governo Britânico para Gerenciamento de Projetos - Prince2 Certificações do Governo Britânico para Gerenciamento de Projetos - Prince2 Paulo A. Ferreira, PMP paf@pafferreira.com.br Apresentação Consultoria e Capacitação em Gerenciamento de Projetos Especialista

Leia mais

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge 58 4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge No Brasil, as metodologias mais difundidas são, além do QL, o método Zopp, o Marco Lógico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Mapp da

Leia mais

Diagrama de Rede do Projeto

Diagrama de Rede do Projeto Diagrama de Rede do Projeto Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de projetos,

Leia mais

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do Revisão 1 Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do número de clientes e de sua satisfação; Aumento

Leia mais

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução).

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução). Gestão de Projetos Introdução Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e Operação (execução). O projeto é uma atividade muito particular, cuja finalidade principal é dar origem

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EAD CNEC - FAQ

PÓS-GRADUAÇÃO EAD CNEC - FAQ PÓS-GRADUAÇÃO EAD CNEC - FAQ 1 - Quem pode fazer um curso de Pós-Graduação à distância da CNEC? Os cursos de Pós- Graduação da CNEC EAD podem ser realizados por qualquer pessoa que tenha concluído curso

Leia mais

2. Cursos de Extensão

2. Cursos de Extensão 2. Cursos de Extensão Instituto Internacional de Cromatografia (IIC) APRESENTAÇÃO DOS CURSOS DE EXTENSÃO DO IIC O Instituto Internacional de Cromatografia (IIC) oferecerá no ano de 2011 as seguintes atividades

Leia mais

O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações.

O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações. PARCEIRO EDUCACIONAL O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações. José Roberto Marques JRM Módulo Internacional na Universidade SOBRE O MBA O Instituto

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

Como driblar a crise. e obter sucesso no Gerenciamento de Projetos

Como driblar a crise. e obter sucesso no Gerenciamento de Projetos Como driblar a crise e obter sucesso no Gerenciamento de Projetos COMO DRIBLAR A CRISE E OBTER SUCESSO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Índice Introdução 03 A crise 04 Conclusão 22 Sobre a Projectlab 24 8

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI. Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI. Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP Sobre o Palestrante Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP Atua como: Gerente de Projetos Na Empresa: Gestao TI E também como: Instrutor

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

SOBRE O WORKSHOP [ WORKSHOP

SOBRE O WORKSHOP [ WORKSHOP WORKSHOP [ WORKSHOP SOBRE O WORKSHOP O PMDome é um treinamento muito dinâmico e prático em gerenciamento de projetos onde os participantes são divididos em times que, em uma competição desafiadora e animada,

Leia mais

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Apoiar a empregabilidade pela melhora da qualidade do ensino profissionalizante UK Skills Seminar Series 2014 15 British Council UK Skills Seminar

Leia mais

Como concluir um projeto com sucesso?

Como concluir um projeto com sucesso? Como concluir um projeto com sucesso? Luiz Eduardo Cunha, Eng. Professor da FAAP e do IMT 1 Luiz Eduardo Cunha Graduado em Engenharia de Produção EPUSP Pós-Graduado em Gestão do Conhecimento e Inteligência

Leia mais

Adicional de Pós-Graduação. Conceito

Adicional de Pós-Graduação. Conceito Adicional de Pós-Graduação Conceito A concessão do APG está condicionada à realização de curso de pós-graduação nos níveis de Especialização, Mestrado e Doutorado, que se enquadrem nas normas dos Conselhos

Leia mais

FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION

FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION Formação Project Management Certification: Esta formação tem como objectivo a preparação para a certificação. A certificação é crucial, uma vez que reconhece os

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS CONSULTORIA

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS CONSULTORIA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Como realizar inúmeros projetos potenciais com recursos limitados? Nós lhe mostraremos a solução para este e outros

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

COMUNICAÇÃO, GESTÃO E PLANO DE RECUPERAÇÃO DE PROJETOS EM CRISE CONSULTORIA

COMUNICAÇÃO, GESTÃO E PLANO DE RECUPERAÇÃO DE PROJETOS EM CRISE CONSULTORIA COMUNICAÇÃO, GESTÃO E PLANO DE RECUPERAÇÃO DE PROJETOS EM CRISE CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Minimize os impactos de um projeto em crise com a expertise de quem realmente conhece o assunto. A Macrosolutions

Leia mais

Tipos de Escritórios de Projeto (PMO)

Tipos de Escritórios de Projeto (PMO) Tipos de Escritórios de Projeto (PMO) Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de

Leia mais

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade O caminho para o sucesso Promovendo o desenvolvimento para além da universidade Visão geral Há mais de 40 anos, a Unigranrio investe em ensino diferenciado no Brasil para cumprir com seu principal objetivo

Leia mais

Evento técnico mensal

Evento técnico mensal Evento técnico mensal GERENCIAMENTO DE CARREIRA PARA O SUCESSO DO GESTOR DE PROJETOS Fernanda Schröder Gonçalves Organização Apoio 1 de xx APRESENTAÇÃO Fernanda Schröder Gonçalves Coordenadora do Ibmec

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Riscos em Projetos de TI Baseado no PMBOK

Sistema de Gerenciamento de Riscos em Projetos de TI Baseado no PMBOK 180 - Encontro Anual de Tecnologia da Informação Sistema de Gerenciamento de Riscos em Projetos de TI Baseado no PMBOK Thiago Roberto Sarturi1, Evandro Preuss2 1 Pós-Graduação em Gestão de TI Universidade

Leia mais

Gestão de Projetos Ferramentas e Softwares para Gerenciamento de Projetos

Gestão de Projetos Ferramentas e Softwares para Gerenciamento de Projetos Gestão de Projetos Ferramentas e Softwares para Gerenciamento de Projetos Aula 1 Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com http://www.bolinhabolinha.com Apresentação Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com

Leia mais

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016 A Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul - ROTARY Colégio Eduardo Gomes objetivando o desenvolvimento profissional de seus associados e seus familiares estabeleceu parceria educacional com a Fundação

Leia mais

PMBok x PRINCE2. Flávia David de Oliveira Gomes. Prof. Msc. Guilherme A. Barucke Marcondes. Víctor Hugo Rodrigues de Barros

PMBok x PRINCE2. Flávia David de Oliveira Gomes. Prof. Msc. Guilherme A. Barucke Marcondes. Víctor Hugo Rodrigues de Barros PMBok x Flávia David de Oliveira Gomes Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel flavia@cp2ejr.com.br Prof. Msc. Guilherme A. Barucke Marcondes Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel guilherme@inatel.br

Leia mais

ESTATISTICA SOBRE O NÚMEROS DE BOLSAS OU FINANCIAMENTOS NA FACULDADE RESUMO ABSTRACT

ESTATISTICA SOBRE O NÚMEROS DE BOLSAS OU FINANCIAMENTOS NA FACULDADE RESUMO ABSTRACT ESTATISTICA SOBRE O NÚMEROS DE BOLSAS OU FINANCIAMENTOS NA FACULDADE RAMOS, Alaína dos S. 1 SANTOS, Jéssica 2 PETITTO, Sonia 3 PERRI, Ricardo Alves 4 RESUMO Sabe-se que, hoje em dia, existe um grande aumento

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

As Certificações do PMI

As Certificações do PMI As Certificações do PMI Mauro Sotille Credenciais O que indicam para os empregadores? qambição qpersistência qcompetência qexperiência qvocê é diferente! Credenciais O que NÃO indicam para os empregadores

Leia mais

Perguntas Frequentes Pós-Graduação

Perguntas Frequentes Pós-Graduação 1. Quem pode fazer um curso de a distância da CNEC? Os cursos de da CNEC EAD podem ser realizados por qualquer pessoa que tenha concluído curso superior. Cada um dos cursos da CNEC EAD possui um público-alvo

Leia mais

UM LÍDER TEM O PODER DE PROMOVER GRANDES MUDANÇAS. INCLUSIVE NA PRÓPRIA CARREIRA.

UM LÍDER TEM O PODER DE PROMOVER GRANDES MUDANÇAS. INCLUSIVE NA PRÓPRIA CARREIRA. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. em Inteligência Empresarial UM LÍDER TEM O PODER DE PROMOVER GRANDES MUDANÇAS. INCLUSIVE NA PRÓPRIA CARREIRA. O PÓS-MBA FGV é um programa avançado para profissionais

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

ISO 9000 para produção de SOFTWARE

ISO 9000 para produção de SOFTWARE ISO 9000 para produção de SOFTWARE A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou

Leia mais

RESUMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE EVENTOS

RESUMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE EVENTOS RESUMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE EVENTOS SALVADOR 2012 1 CONTEXTUALIZAÇÃO Em 1999, a UNIJORGE iniciou suas atividades na cidade de Salvador, com a denominação de Faculdades Diplomata. O contexto

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

Perguntas mais frequentes Certificações PMI

Perguntas mais frequentes Certificações PMI 1. O que é a certificação PMP? E quais seus benefícios? Project Management Professional, ou Profissional de Gerenciamento de Projetos, é a certificação profissional para aqueles que lideram e dirigem times

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. Vide Lei n o 9.394, de 1996 Regulamenta o art. 80 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro

Leia mais

A Faculdade Certificada pela FGV em Goiás. Acordo de Parceria - Convênios 2011. AFFEGO Associação Funcionários do Fisco de Goiás

A Faculdade Certificada pela FGV em Goiás. Acordo de Parceria - Convênios 2011. AFFEGO Associação Funcionários do Fisco de Goiás A Faculdade Certificada pela FGV em Goiás Acordo de Parceria - Convênios 2011 AFFEGO Associação Funcionários do Fisco de Goiás ACORDO DE PARCERIA - CONVÊNIOS 2011 Preparada Por: Empreza Educação e Serviços

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. Vide Lei n o 9.394, de 1996 Regulamenta o art. 80 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARREIRAS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA

ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARREIRAS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARREIRAS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Amplie e diferencie os resultados da sua empresa através de um plano de carreira em gerenciamento de projetos.

Leia mais