PÓS-GRADUAÇÃO OU CERTIFICAÇÃO EM PROJETOS, VANTAGENS E DESVANTAGENS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS-GRADUAÇÃO OU CERTIFICAÇÃO EM PROJETOS, VANTAGENS E DESVANTAGENS."

Transcrição

1 PÓS-GRADUAÇÃO OU CERTIFICAÇÃO EM PROJETOS, VANTAGENS E DESVANTAGENS. Mestrando Evandro Silva Paes, Universidade de Taubaté. Prof. Dra. Elvira Aparecida Simões Araujo, Universidade de Taubaté Prof. Dra. Quésia Postigo Kamimura, Universidade de Taubaté Resumo A nossa história desde a colonização, não foi favorável a instalação de meio ou modelo de ensino propriamente dito. O abandono de nossas terras pela coroa portuguesa se deu até a fuga da família real para o Brasil, devido à invasão de Napoleão a Portugal. Até então os filhos de grandes proprietários de terra e membros da igreja estudavam em Coimbra, na universidade Portuguesa. A primeira faculdade só veio a ser fundada em 1808, a Faculdade de Medicina em Salvador, e em 1912, surge à primeira universidade brasileira, no Estado do Paraná. A partir dai os cursos que foram criados nesta época se voltaram ao modelo de praticidade como, por exemplo, os cursos de engenharia militar e medicina, e o fato de serem ministrados em faculdades isoladas, podem vir a explicar muitas distorções que até hoje estão evidentes em nosso sistema. Nos dias de hoje, o mercado esta mais exigente quanto à formação de seus pretensos colaboradores, e o ensino superior somente já não tem bastado como passaporte para entrada nestas grandes companhias. Os estudantes que terminam o nível superior se veem cercados por opções para preencher o currículo, e uma das dúvidas mais presentes é de se fazem um MBA de Gestão de projetos ou uma certificação do PMI em gestão de projetos. Para se conseguir um certificado deste, é preciso comprovar uma carga horaria de trabalhos em projetos, o que restringe o público a profissionais mais experientes ao invés de estudantes. Assim desenvolve-se este texto, que mostra o histórico do Gerenciamento de projetos e compara em que casos certificação PMP ou MBA em gestão de projetos são mais bem aplicados. Para confecção deste artigo o método utilizado foi revisão bibliográfica pesquisa de campo, baseado em documentos dispostos na rede mundial. Palavras-chave: Ensino superior. Gerenciamento de projetos. Certificação PMP. MBA.

2 Abstract Our history since colonization, was not favorable to the installation media or teaching model itself. The abandonment of our lands by the Portuguese crown was given to the royal family fled to Brazil, due to Napoleon's invasion of Portugal. Until then the sons of large landowners and church members studying in Coimbra, Portugal at the university. The first college to be founded only came in 1808, the Faculty of Medicine in Salvador, and in 1912, comes the first Brazilian university in the state of Paraná. Thereafter the courses that were created at that time turned the model of practicality, for example, courses in military engineering and medicine, and the fact that they are taught in colleges alone, could explain many distortions that are evident today in our system. Nowadays, the market is more demanding regarding the formation of its alleged employees, and higher education alone is no longer sufficed as a passport to entry in these large companies. Students who complete the upper level find themselves surrounded by options to fill the curriculum, and one of the questions most present is to do an MBA in Project Management or a PMI certification in project management. To obtain this certificate, you must prove a charge hourly jobs on projects, which restricts the public to more experienced professionals rather than students. So this text is developed, which shows the history of project management and compares cases in which MBA or PMP certification in project management are best applied. For preparation of this article was the method used bibliographic field research, based on documents prepared on the worldwide web. Keywords: Higher education. Project management. PMP Certification. MBA.

3 1. Introdução Atualmente vemos muitos estudantes e profissionais estão às voltas de iniciar ou melhorar sua carreira através de certificações profissionais e pós-graduação. Os MBA's de Gestão de Projetos e as certificações PMP (do PMI Project Management Institute) são destaques nesta busca, e a comparação de qual opção fazer e quando fazer, é o tema deste artigo. Através de uma revisão bibliográfica, este artigo traz um breve histórico do ensino superior no Brasil. Mostra que o perfil das faculdades e universidades, que outrora, era focado na praticidade não mudou muito desde então. Traz também de maneira sucinta a história do gerenciamento de projetos, mostra as certificações existentes nesta matéria, traça um comparativo entre o MBA e a certificação PMP, e conclui de maneira a deixar claro para o leitor que a decisão pode ficar a encargo da situação atual do sujeito que procura. 2. História do Ensino Superior no Brasil. Para Souza (2010) o significado do Ensino Superior vai muito além do de ensino de terceiro grau, como ficou popularizado após as reformas das décadas de 60 e 70. O saber superior deve ser adquirido mediante o uso de codificações, sistemas, modelos e símbolos da semântica científica e, por isso, foge à praticidade do dia-a-dia e se reserva aos que disponham de condições especiais para abordá-lo. Por isso, como muitos querem, não pode ser democraticamente acessível a todos. É um ensino, por natureza, elitista, para uma minoria capacitada intelectual e culturalmente e não no sentido trivial de pessoas sócioeconomicamente bem postas na comunidade. (Souza,2010).

4 Esta declaração embora discriminatória, é um retrato da história do ensino superior no Brasil. O fato de nossa colonização ter um caráter exploratório, não houve interesse da coroa portuguesa em se fixar por aqui, somente ao final do século XIX com a vinda da Família Imperial ao país vimos surgir as primeiras instituições culturais e científicas deste nível. A faculdade no Brasil foi a Faculdade de Medicina em Salvador em 1808 e a primeira universidade surgiu somente em É um contraste muito grande com as Américas Inglesa e Espanhola, que tiveram acesso ao ensino já no período colonial, o Brasil teve mesmo que esperar, pois, os objetivos da coroa ao aportar por aqui eram a fiscalização e a defesa. O País durante trezentos anos dependeu única e exclusivamente dos jesuítas e de suas iniciativas na área de educação, embora mais voltados para a catequese religiosa. Coimbra era o destino educacional para os nobres e altos funcionários da Igreja e os filhos dos grandes latifundiários, a Europa era o principal destino para a educação. Souza (2010) ainda afirma que mesmo o curso superior de Engenharia Militar no Rio de Janeiro, que surgiu no final do século XVII, estabelecimento português, não deve ser considerado como uma iniciativa brasileira no ingresso do ensino superior. Somente em 1808, com a vinda da família real, é que surgiram escolas médicas na Bahia e no Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1808 inaugura-se o Colégio Médico-Cirúrgico da Bahia (Figura 1) e em abril do mesmo ano a cadeira de Anatomia é criada no Hospital Militar do Rio de Janeiro. Figura 1 Faculdade de Medicina de Salvador em 1808.

5 Santos (2002) descreve que em 1810 foi assinada a carta de Lei de quatro de dezembro determinando a criação da Academia Real Militar da Corte (Figura 2), que se converteu na Escola Politécnica; o Decreto de 23/2/1808 que instituiu uma cadeira de Ciência Econômica; e o Decreto de 12/10/1820, que criou a Real Academia de Desenho, Pintura, Escultura e Arquitetura Civil, depois nomeada como Academia das Artes. Figura 2 - Academia Real Militar da Corte em Este cenário fez com que o ensino superior se tornasse num modelo para atender à elite, uma vez que atendia somente os filhos da aristocracia, que não podiam mais estudar na Europa, devido ao bloqueio de Napoleão. Os cursos que foram criados nesta época se voltaram ao modelo de praticidade como, por exemplo, os cursos de engenharia militar e medicina, e o fato de serem ministrados em faculdades isoladas, pode vir a explicar muitas distorções que até hoje estão evidentes em nosso sistema. Alves e Pascueto (2008) destacam que o crescimento do ensino superior século XIX se deu nos mesmos moldes anteriores, unidades independes e sem conexão, voltadas ao ensino profissional. Em 1912, surge a primeira universidade brasileira, no Estado do Paraná. Somente em 1920 surge a Universidade do Rio de Janeiro, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi a primeira conexão entre os cursos isolados, e o que unia estes cursos era simplesmente a Reitoria e o Conselho Universitário. Para Souza (2010), este modelo de universidade, onde há uma reunião de cursos isolados que têm como ligação entre si a Reitoria, e não mecanismos acadêmicos ou administrativos são à base

6 de muitas das universidades brasileiras hoje em dia, que se constituem de instituições agregadas e não integradas. Exceção à regra surgiu após a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, tendo como maior exemplo a USP - Universidade de São Paulo. Ribeiro (2007) nos mostra que nas décadas de 50 a 70 surgiram universidades federais em todo o Brasil juntamente com as universidades estaduais, municipais e particulares. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em vigor a partir de 1961 induziu esta descentralização do ensino superior. Na década de 70 com o crescimento da população urbana e a necessidade de melhor formação para a mão-de-obra, o Governo permitiu que a criação de muitos de cursos novos, e as provas passaram a ser de múltipla escolha. O aumento dos cursos sem o devido planejamento, fez com que o poder público não tivesse condições de fazer uma fiscalização adequada, o que resultou na queda da qualidade de ensino e criou-se a imagem negativa da iniciativa privada, que existe até os dias de hoje. 3. Gerenciamento de projetos Para Ferreira e Hoffmann (2010) cada vez mais as organizações investem no gerenciamento de projetos visando minimizar ao máximo as chances de grandes desvios em seus projetos. Buscam concluí-los em menor tempo, com menor custo e entregando os requisitos pelos quais e para os quais foi criado. Afirmam ainda que, O estudo da Gestão de Projetos não garante o sucesso de um projeto, mas certamente potencializa maiores chances de sucesso, caso bem aplicada. Num mundo globalizado e cada vez mais competitivo, onde ainda, grandes partes dos projetos falham grande parte dos produtos novos fracassam, as empresas precisam buscar profissionais qualificados e experientes para gerir seus projetos. Ferreira e Hoffmann (2010).

7 Muitas organizações estão investindo em transmitir o conhecimento de gerenciamento de projetos a seus colaboradores, esperando com isso melhorar o atendimento a seus clientes e aumentar a margem de contribuição dos mesmos para com a receita da empresa. É uma maneira de auxiliar a empresa a trabalhar e implementar o foco estratégico, e garantir a melhoria da qualidade de seus produtos, serviços ou resultados (Dinsmore, 2009). A prática tem mostrado que o Gerenciamento de Projetos é uma área que promove o conhecimento e transforma os profissionais que trabalham e estudam em pessoas com um diferencial no mercado, pois podem ajudar as empresas a aperfeiçoar processos, gerenciar pessoas e equipes, controlar custos, monitorar prazos e cronogramas, tudo isso dentro de uma perspectiva de qualidade estabelecida pela organização, Ferreira e Hoffmann (2010). 3.1 A história do gerenciamento de projetos Vários autores como Dinsmore, Kerzner, Vargas, citam em seus trabalhos que os projetos existem desde os primórdios da civilização e citam como exemplo de grandes projetos, a construção das pirâmides do Egito, da muralha da China, a viagem do homem a lua, entre outros. Conforme descreve Andreuzza (2010), com o aumento da complexidade dos negócios no mundo durante o século XIX, surgem os conceitos de gerência de projetos. Com a Revolução Industrial profundas alterações ocorreram na estrutura econômica do mundo ocidental, coincidindo com o desenvolvimento do capitalismo industrial. Com as mudanças profundas nas relações de produção o que tornou mais complexa e exigente as tarefas de gestão nas novas organizações. A sistematização da forma de administrar as organizações surge neste período, e assim os projetos, que em sua maioria eram patrocinados pelo estado, estimularam o crescimento da área de gerenciamento, e influenciaram a criação da padronização na execução dos mesmos.

8 Nos Estados Unidos da América, a primeira grande organização a praticar tais conceitos foi A Central Pacific Railroad 3, a empresa começou suas atividades por volta de 1870, com a construção da estrada de ferro transcontinental. A maior motivação para esta aplicação foi à complexidade em organizar as atividades de milhares de trabalhadores, a manufatura e a montagem de quantidades não previstas de matéria-prima. No início do século XX, Frederick Taylor ( ) iniciou seus estudos de forma detalhada sobre as sequências de trabalho. Ele aplicou o raciocínio científico para mostrar que o trabalho pode ser analisado e melhorado focando em suas partes elementares e desenvolveu sua teoria nas atividades encontradas na indústria de aço. Andreuzza(2010). Ainda em seu texto Andreuzza (2010), esclarece que antes de Taylor, a maneira de melhorar a produtividade era exigir dos trabalhadores mais horas de trabalho. Embora Taylor tenha um papel fundamental na história da gerência de projetos, foi Henry Gantt ( ) se dedicou a descobrir detalhadamente a ordem de operações no trabalho. Seus estudos de gerenciamento de projetos foram aplicados na construção de navios durante a II Guerra Mundial. Gantt utilizou-se de diagramas com barras de tarefas e marcos que determinavam a sequência e a duração de todas as tarefas em um processo. Os diagramas de Gantt permaneceram inalterados por quase cem anos, e são utilizado ainda hoje, prova de sua efetividade como ferramenta de gerenciamento de tarefas. Nos anos 90, quando foram adicionadas ao diagrama de Gantt, linhas de ligação às barras de tarefa que identificavam as predecessoras e as sucessoras das tarefas dispostas no projeto. Taylor e Gantt ajudaram no desenvolvimento do processo de gerência como uma matéria distinta de negócio que exige estudo e disciplina, como a engenharia por exemplo. Após a II Guerra Mundial as relações humanas começaram a integrar o gerenciamento dos negócios e a administração e se uniram a ela matérias como estratégias de marketing

9 e a psicologia industrial. Com a complexidade dos projetos aumentando e as relações humanas prevalecendo, os controles necessitaram d um reforço, e assim surgiram novos Diagramas de Rede, chamados de Gráficos PERT (Program Evaluation and Review Technique) e o método de Caminho Crítico (Critical Path Method - CPM), oferecendo maior controle sobre os projetos. Segundo Crawford (2007), o desenvolvimento do Gerenciamento de Projetos foi intenso, existindo hoje vários padrões internacionais sobre as melhores práticas da atividade. Desta forma a gestão de projetos ganhou um enorme impulso ao ser implementada nesta ocasião com maior vigor. Andeuzza(2010) afirma ainda que nos anos 60, o gerenciamento de projetos foi declarado como ciência. As organizações começaram a enxergar o benefício do trabalho organizado, como determinado pelo gerenciamento de projetos e a complexidade dos mesmos levaram à necessidade de desenvolver também habilidade para comunicar e integrar o trabalho. A primeira instituição criada para desenvolver uma metodologia própria foi a International Project Management Association (IPMA), registrada na Suíça, em A IPMA é uma associação, cujo objetivo é promover internacionalmente o gerenciamento de projetos. Em 1969 Jim Snyder funda o PMI - Project Management Institute com mais quatro profissionais de gestão de projetos, da Philadelphia, Pensilvânia - EUA, este grupo se reunia para discutir e escrever as melhores práticas de gerenciamento de projetos, uma vez que estavam no auge dos projetos espaciais da NASA, um grupo de. Segundo descrição do PMI-SP (2011), o PMI é a maior instituição internacional dedicada à disseminação do conhecimento e ao aprimoramento das atividades de gestão profissional de projetos, certificando profissionais e trabalhando organizadamente com grupos de pessoas no mundo todo, através de seus fóruns, convenções e reuniões, locais e internacionais. No inicio do século 21, o PMI tinha mais de associados, mais de Profissionais de Gerenciamento de Projeto (PMP) credenciados e mais de cópias do PMBOK Guide estavam em circulação. O PMI estima ainda que 25% do PIB mundial são aplicados em projetos e que cerca de 16,5 milhões de profissionais

10 estão envolvidos diretamente com alguma metodologia de gerenciamento de projetos no mundo. No cenário de hoje, com o volume de projetos em franca ascensão, com a complexidade dos mesmos aumentando, as exigências de negócio para com margens e resultados financeiros, se insere o Moderno Gerenciamento de Projetos, com diferentes metodologias, cada qual com vantagens e desvantagens, faz-nos pensar se necessitamos de uma profundidade maior por parte da educação neste tema, ou se apenas as provas de certificação podem cumprir o papel de trazer a cultura para todos que a procuram. No Brasil, atualmente, existem duas entidades com enorme representatividade na área de gerenciamento de projetos o Project Management Institute - PMI e o International Project Management Association IPMA. Existem outros padrões internacionais, na Austrália, é a norma Australian Institute for Project Management (AIPM); na Inglaterra, as referências são o British Standards Institution (BSI) e a Association for Project Management (APM). 3.2 Certificações em Gerenciamento de Projetos Segundo o dicionário Michaellis (2010) Ação de certificar, asserção da realidade ou veracidade de um fato. Para Pinheiro (2011) a certificação é um documento expedido por um órgão ou uma instituição atestando que você sabe o conteúdo referente à mesma, ou seja, que você estudou e comprovou através de aprovação em uma avaliação formal. O PMI tenta melhorar esta definição cobrando do candidato uma quantidade mínima de horas trabalhadas em projetos para que o profissional que está pleiteando o certificado tenha um mínimo de experiência no assunto. Um profissional certificado significa que ele estudou, passou em uma prova (ou mais dependendo da certificação) e a autoridade no assunto (o

11 fabricante do produto ou uma entidade - PMI, por exemplo) atesta este conhecimento. Pinheiro (2011). Um curso de MBA trata-se de uma formação. Segundo o MEC, os cursos designados como MBA - Master Business Administration ou equivalentes são cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração. Para estar apto a fazê-lo os candidatos têm obrigatoriamente de ser portadores de diploma do novel superior. As instituições que oferecem cursos de especialização devem submeter-se a auditorias do órgão coordenador do Censo do Ensino Superior, nos prazos e demais condições estabelecidas, sempre que necessário. Os cursos devem ter duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso. A duração poderá ser ampliada de acordo com o projeto pedagógico do curso e o seu objeto específico. O interessado deve sempre solicitar o projeto pedagógico do curso; O MBA além de possuir uma base acadêmica regulamentada e profunda, oferece aos estudantes a possibilidade de uma troca de experiência em tempo de curso, oque sem dúvida é um diferencial quanto aos cursos de preparação para as certificações. Porém, para fazer um MBA não há necessidade de comprovar experiência na área, o que para certificação faz toda a diferença. Para iniciantes o MBA é bem mais interessante, tanto em mateia de investimento quanto em conhecimento. A certificação é mais apropriada para profissionais experientes, que possam comprovar sua vivência na matéria escolhida e que tenham na certificação um degrau na escala de sua vida profissional A Certificação PMP (Project Management Professional)

12 A certificação PMP é a mais conhecida e respeitada mundialmente, e é reconhecida pela ISO Para obter esta certificação é necessário concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional disponível no site do PMI e preencher alguns requisitos de educação e experiência. A certificação CAPM é destinada para membros de equipe e gerentes de projetos. É um excelente instrumento para alavancagem da carreira. A certificação PgMP (Program Management Professional) é destinada para profissionais que gerenciam múltiplos projetos e que garantem o sucesso de um programa. Existem diversas entidades (inclusive o próprio PMI) que oferecem cursos preparatórios para se obter essas certificações. São certificações muito valorizadas internacionalmente e que de posse de uma delas, o mercado abrirá as portas para uma carreira brilhante e de sucesso. Conforme descreve em seu site, desde 1984, o Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP ) do PMI é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP. Para comprovação da experiência, existem duas categorias: Categoria I (profissionais com 3º grau completo): horas de experiência nos últimos seis anos;

13 Categoria II (profissionais com 2º grau completo): horas de experiência nos últimos oito anos. O Exame de Certificação PMP é oferecido em computador, ao longo de todo ano, em diversos países, e seu custo é de: US$ 405,00 para associados do PMI US$ 555,00 para não associados Assim, a certificação passa a ser como um passaporte, que serve como um comprovante que o candidat a certificação PMP, já possui a experiência e conhece os conceitos descritos pelo Instituto. Hoje, a maioria das empresas ligadas a projetos exigem, ou pelo menos sugerem que um candidato à vaga na área de projetos possua a certificação Certificação IPMA O IPMA (International Project Management Association ) está registrado na Suíça, é também uma entidade cujo objetivo é promover o gerenciamento de projetos internacionalmente. Foi fundada em 1965 com o nome de INTERNET, se tratava de um fórum de profissionais gerentes de projetos, onde compartilhavam informações sobre esta área. O IPMA está presente em mais de 30 países, principalmente na Europa. Possui um modelo mais acadêmico, a maioria de seus componentes está ligada a universidade. O IPMA mantêm contatos com o PMI e com o AIPM Australian Institute for Project Management. No Brasil, o IICC, está presente apenas nas cidades de Curitiba e Belo Horizonte. A certificação IPMA procura avaliar as competências dos profissionais de gerenciamento de projetos com base em: conhecimento; experiência e atitudes pessoais. Estes profissionais podem ser certificados em quatro níveis: - IPMA Level A (Diretor de Projetos Certificado): capaz de coordenar todos os projetos de uma empresa ou programa;

14 - IPMA Level B (Gerente de Projetos Sênior Certificado): capaz de gerenciar projetos complexos de maneira autônoma; - IPMA Level C (Gerente de Projetos Certificado): capaz de gerenciar projetos não complexos. Apoia gerentes de projetos seniores; - IPMA Level D (Associado em Gerenciamento de Projetos Certificado): Atua como especialista de um determinado campo, pois possui conhecimento técnico sobre elementos e aspectos de gerenciamento de projetos Project IN Controlled Environments PRINCE2 No Reino Unido O PRINCE2 começou a ser desenvolvido pelo Governo Britânico, em AO o PRINCE2 é bastante utilizado nos projetos do Governo Britânico, como também é amplamente reconhecido e utilizado no setor privado, tanto no Reino Unido quanto em outros países. A Comissão Europeia, ao patrocinar projetos recomenda o seu Project Cycle Management Guidelines como referencial. Desde 1993 quando começou a ser divulgado vem sendo atualizado, ainda pouco reconhecido e utilizado nas Américas Australian Institute of Project Management AIPM The Australian Institute of Project Management (AIPM) é o órgão máximo de gestão de projetos na Austrália. Fundado em 1976, quando ainda funcionava o Fórum de Gestores de Projetos para promover e disseminar o assunto A AIPM em seu processo de certificação inclui uma aplicação de exame on-line de acordo com os três níveis oferecidos de certificação de profissionais: CPPD Certified Practicing Project Director; CPPM Certified Practicing Project Manager; CPPP Certified Practicing Project Practitioner.

15

16 4 Conclusão A nossa colonização foi extremamente prejudicial em vários aspectos, inclusive o da educação. Enquanto os portugueses exploravam inadvertidamente nosso território, outros colonizadores, como os espanhóis, por exemplo, mesmo em tempo de exploração, já traziam consigo objetivos de instalações educacionais nas novas terras descobertas. Com A=a vinda da família real ao Brasil, ao final do século XIX, é que começaram a implementar as escolas e faculdades, pois a Europa estava fechada, devido a invasão de Napoleão Bonaparte. Mesmo assim, a educação foi restrita a elite e ao clero, que desfrutavam de poucas opções. Trazemos até hoje no dna de nossas instituições de ensino a características das escolas da época colonial, o modelo de praticidade. Desde a segunda guerra, os aspectos produtivos vêm ficando mais complexos, exigindo cada vez mais dos trabalhadores um conhecimento mais aprofundado nas matérias pertinentes à sua profissão. Com isso muitas pessoas conseguiram com o apoio do governo, ou através de recursos próprios completarem o nível superior, o que de certa forma e durante algum tempo foi suficiente para as empresas. O mercado mais agressivo, as concorrências e a busca de produtos inovadores e exclusivos, despertaram a busca por profissionais de projetos, e a matéria Gerenciamento de projetos vem atingindo uma grande parte da população, principalmente os profissionais de empresas cujo foco é a inovação. Para preparar este público aos novos desafios surgiram os cursos de por graduação Latu senso e MBA s em Gestão de Projetos, além dos cursos preparatórios para as certificações em Gerenciamento de projetos. Vemos no desenvolvimento do artigo que o MBA em gestão de projetos é uma ótima opção para os mais jovens, recém-saídos das universidades, ainda com pouca experiência profissional no ramo dos projetos, e que a certificação é ideal para os mais experientes, já com o nível superior completo e com horas de trabalho no ambiente dos

17 projetos comprovadas através de documentação. O mercado valoriza ambas as formações, pendendo sensivelmente para o lado da certificação profissional, pois esta exige uma carga horária de trabalho comprovada de seus propensos certificados. Em resumo, o ideal seria se o profissional ou estudante conseguisse as duas formas de certificação. Mas este aprofundamento fica par uma pesquisa mais aprofundada do tema, uma vez que abordará questões pessoais de afinidade com esta ou aquela matéria. Referências Alves, Geralda e Pascueto, Cinthia - Revista de Historia acessado em 26/01/2012. Andreuzza, Mário História do Gerenciamento de Projetos acessado em 26/01/2012. Dinsmore, Paul - Ama Manual de Gerenciamento de Projetos Brasport SP Ferreira,Sheila C. Dinelli e Hoffmann,Andreas Roberto Certificações profissionais sobre gestão de projetos - Revista - E-FAPPES, São Paulo, vol. 01, nº 01, Jan-Jun IPMA International Project Management Association. The ICB IPMA Competence Baseline. Versão 3.0, MEC Ministério da Educação e Cultura Itemid=349 acessado em 28/01/2012 Pinheiro, Vander MBA ou PMP? Qual a escolha correta? - acessado em 19/01/2012. PMI. PMBOK - Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Pennsylvania,USA:Newton Square:2004. Santos, Allan Alvaro - Educação superior no Brasil - UNESCO CAPES 2002.

18 Santos, Maria Luiza- Historia da educação brasileira: a organização escolar. 20 edição Campinas, SP Autores Associados Silva, Vinicius Passos, MBA em Gestão de projetos ou certificação, o que escolher? - acessado em 18/01/2012. Souza, Paulo Nathanael - Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior Brasileiro Acessado em 27/01/2012.

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

* Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas e 36 meses de experiência nos últimos 6 anos;

* Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas e 36 meses de experiência nos últimos 6 anos; Desde 1984, o Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento

Leia mais

Certificação em Gerenciamento de Projetos

Certificação em Gerenciamento de Projetos Certificação em Gerenciamento de Projetos Existe um ponto muito importante para as organizações, que é a certificação, que vem trazer ao profissional as melhores práticas para o Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

Certificações em Gerenciamento de Projetos. Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA

Certificações em Gerenciamento de Projetos. Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA Certificações em Gerenciamento de Projetos Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA Dúvida Quantos aqui atuam como Gerentes de Projeto? Quantos tem investido na carreira de Gerente de Projeto? Tempo

Leia mais

Comissão Especial de Licitação Concorrência nº 397/2010 Verificador Independente RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011

Comissão Especial de Licitação Concorrência nº 397/2010 Verificador Independente RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011 RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011 EDITAL DE LICITAÇÃO 1. É dito no item 9.6.3 que os atestados de capacitação técnica a que se refere o item 9.6.1 (I a III) deverão ser fornecidos por

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

Project Management Institute (PMI) Grupo: Brunner Klueger Nogueira, Igor Henrique Caribé Pinheiro e Diogo Souza Messias

Project Management Institute (PMI) Grupo: Brunner Klueger Nogueira, Igor Henrique Caribé Pinheiro e Diogo Souza Messias Project Management Institute (PMI) Grupo: Brunner Klueger Nogueira, Igor Henrique Caribé Pinheiro e Diogo Souza Messias Pontos Básicos O que é: É uma associação sem fins lucrativos de profissionais da

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969

Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969 Palestra Certificações PMP e CAPM e Gerenciamento de Riscos Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969 1 Objetivo Contextualizar algumas siglas importantes

Leia mais

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais.

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais. MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Tópicos Especiais Prof. Tópicos Especiais Certificação PMP 1 Conteúdo Programático O PMI As certificações do PMI A certificação PMP O

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI

Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI Preparatório Para o Exame de Certificação PMP Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI Este é o curso ideal para os gerentes de projetos

Leia mais

Apresentação do Treinamento

Apresentação do Treinamento Apresentação do Treinamento PRINCE2 Practitioner The Swirl logo is a trade mark of Axelos Limited. 1 O curso PRINCE2 Practitioner tem, como objetivo, capacitar os participantes a aplicarem a Metodologias

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009 Anexo IV Da classificação e da tabela de pontuação A) Para os cargos de Técnico em Assuntos Rodoviários e Técnico em Assuntos Administrativos: TEMPO DE FORMAÇÃO NA PROFISSÃO: Comprovação através de Diploma

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

1 o Project Management Conference

1 o Project Management Conference 1 o Project Management Conference Procura-se Gerente de Projetos!!! O que é um projeto? UM PROJETO É: Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Têm um início

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP

Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP 17 -agosto-2013 Agenda Apresentação Institucional Certificação PMP Mudanças na Certificação PMP Preparação para o Exame de

Leia mais

Preparatório Certificação PMP

Preparatório Certificação PMP Preparatório Certificação PMP Apresentação Executiva 1 O curso Preparatório para Certificação PMP tem como premissa preparar o participante para o Exame PMP do Project Management Institute (PMI ) e oferecer

Leia mais

Gestão de Projetos. Marcu Loreto

Gestão de Projetos. Marcu Loreto Gestão de Projetos Marcu Loreto MSc. Marcu Loreto Mestre em Engenharia de Produção UFAM. MBA Inovação tecnológica -Unicamp. Graduado em Engenharia Elétrica -UFAM. Skills & Technologies: Gerente de Projetos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES

CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES A importância de uma política de gestão por indicadores nas IES Monitorando e gerenciando ações a partir de indicadores 08 e 09 de outubro de 2014 Brasília/DF

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

As Certificações do PMI 2015. Mauro Sotille, PMP

As Certificações do PMI 2015. Mauro Sotille, PMP As Certificações do PMI 2015 Mauro Sotille, PMP Quem somos A PM Tech é uma empresa de consultoria e treinamento que tem por missão prover desenvolvimento técnico e humano para organizações e pessoas por

Leia mais

04/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 1.

04/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 1. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 1.1 2 Introdução ao Gerenciamento de Projetos 3 1 Leitura

Leia mais

FACULDADE SENAC GOIÂNIA

FACULDADE SENAC GOIÂNIA FACULDADE SENAC GOIÂNIA NORMA ISO 12.207 Curso: GTI Matéria: Auditoria e Qualidade de Software Professor: Elias Ferreira Acadêmico: Luan Bueno Almeida Goiânia, 2015 CERTIFICAÇÃO PARA O MERCADO BRASILEIRO

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

TI - GESTÃO DE PROJETOS

TI - GESTÃO DE PROJETOS TI - GESTÃO DE PROJETOS BISCAIA, R RESUMO: Atualmente o mercado competitivo faz com que empresas busquem constantemente inovações para se manterem competitivas, e nesse cenário tempo, custo e qualidade,

Leia mais

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Coordenador... 5. Docentes... 5. Valores... 6

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Coordenador... 5. Docentes... 5. Valores... 6 MBA Executivo Internacional MBA EXECUTIVO MÓDULO INTERNACIONAL 06 a 13 de Outubro de 2012 Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Marcus Vinícius Rodrigues Convênio..................... 3 Apresentação....................

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto - 2009

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto - 2009 CERTIFICAÇÃO ITIL V3. Desde o final de maio de 2007, quando o Office of Government Commerce (OGC) do Reino Unido lançou a versão ITIL V3, houve mudanças nas certificações para os profissionais de TI. A

Leia mais

CPP CERTIFIED PURCHASING PROFESSIONAL PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE COMPRAS

CPP CERTIFIED PURCHASING PROFESSIONAL PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE COMPRAS CPP CERTIFIED PURCHASING PROFESSIONAL PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE COMPRAS Programa em parceria com: Certificação reconhecida pelo: Introdução O CBEC, sempre com o objetivo de cumprir com

Leia mais

PMI Project Management Institute

PMI Project Management Institute PMP - Project Management Professional desde 1998 Presidente do Project Management Institute RS 00/04 Coordenador Latino-Americano do PMI-ISSIG por Projetos na Abordagem PMI Vice-Presidente da SUCESU-RS

Leia mais

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos Orientações para o Projeto, Implantação, Gerenciamento e Avaliação de Maturidade do Escritório de Projetos Objetivo O que leva as

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA 2013 ATIVIDADES COMPLEMENTARES O que são? São práticas acadêmicas de múltiplos formatos, obrigatórias, que podem ser realizadas dentro ou fora

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

PORTARIA PROPPEX nº 006/2008

PORTARIA PROPPEX nº 006/2008 PORTARIA PROPPEX nº 006/2008 A Profª. Drª. Márcia Zorello Laporta, Pró- Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Fundação Santo André, no uso de suas atribuições legais, constantes no Regimento

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 013/CT/2013 Assunto: Solicitação de Parecer Técnico acerca de critérios para abertura e funcionamento de Curso de Instrumentação Cirúrgica. I - Do Fato Solicitado Parecer Técnico ao

Leia mais

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do Revisão 1 Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do número de clientes e de sua satisfação; Aumento

Leia mais

04/03/2015. O Modelo PMBOK. Prof. Dr. Sandro Bezerra - srbo@ufpa.br UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. www.spider.ufpa.br PMI PMP PMBOK. www.spider.ufpa.

04/03/2015. O Modelo PMBOK. Prof. Dr. Sandro Bezerra - srbo@ufpa.br UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. www.spider.ufpa.br PMI PMP PMBOK. www.spider.ufpa. O Modelo PMBOK Prof. Dr. Sandro Bezerra - srbo@ufpa.br PMI PMP PMBOK 1 O QUE É O PMI? Project Management Institute www.pmi.org Uma associação, sem fins lucrativos, de profissionais de gerência de projetos.

Leia mais

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências. RESOLUÇÃO CoCEx nº 6667, de 19 de dezembro de 2013. (D.O.E. 21.12.13) (Protocolado 11.5.2443.1.5). Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

1 Introdução. 1.1. Contextualização do problema de pesquisa

1 Introdução. 1.1. Contextualização do problema de pesquisa 1 Introdução 1.1. Contextualização do problema de pesquisa De acordo com o último Censo da Educação Superior (2008), o Brasil conta hoje com 3.207 cursos de graduação em gerenciamento em administração,

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco Resolução CEPE N XXX/200 Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE,

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em

Leia mais

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it!

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it! Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional www.gforit.org it! Discover the world. Os primeiros passos para estudar no exterior. Pesquisa e planejamento são cruciais para o sucesso de uma candidatura.

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP http://brasil.pmi.org Em todo o mundo há uma grande demanda por gerentes de projetos qualificados. Uma

Leia mais

Minicurso de Gerenciamento de Projetos. Eduardo Carneiro, CSM, MSc. www.professoreduardo.com.br

Minicurso de Gerenciamento de Projetos. Eduardo Carneiro, CSM, MSc. www.professoreduardo.com.br Minicurso de Gerenciamento de Projetos Eduardo Carneiro, CSM, MSc. www.professoreduardo.com.br Projeto Gerência PMI PMBok Guide Gerente de Projetos O que viemos fazer aqui? O que é o PMI? Project Management

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil. Planejamento Operacional de Obras. Gerenciamento de Escopo

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil. Planejamento Operacional de Obras. Gerenciamento de Escopo Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil Planejamento Operacional de Obras Gerenciamento de Escopo 1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS INTRODUÇÃO PROCESSOS DE GERENCIAMENTO

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE 1 A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE Rio de Janeiro, RJ, Maio 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional: 5 Classificação

Leia mais

Total Quality Management. Prof. André Jun Nishizawa Capítulo 3

Total Quality Management. Prof. André Jun Nishizawa Capítulo 3 Total Quality Management Prof. Capítulo 3 Sumário Gerenciamento por processo Padronização Gerenciamento da rotina Gerenciamento pelas diretrizes Sistemas de gestão normatizados Auditorias da qualidade

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Apresentação do Treinamento MSP. Fundamentos

Apresentação do Treinamento MSP. Fundamentos Apresentação do Treinamento MSP Foundation MSP Fundamentos 1 O curso MSP Foundation tem como premissa capacitar os participantes para que possam aplicar o framework britânico de gestão de programas de

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Residência em Arquitetura de Software. O Modelo PMBOK. srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo. Gerência de Desenvolvimento 2008.2

Residência em Arquitetura de Software. O Modelo PMBOK. srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo. Gerência de Desenvolvimento 2008.2 Residência em Arquitetura de Software O Modelo PMBOK Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Gerência de Desenvolvimento 2008.2 Faculdade de Computação Instituto de Ciências

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE ASTRONOMIA - PROGRAMA DO IAG-USP PROFESSIONAL MASTER OF ASTRONOMY EDUCATION IAG-USP PROGRAM

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE ASTRONOMIA - PROGRAMA DO IAG-USP PROFESSIONAL MASTER OF ASTRONOMY EDUCATION IAG-USP PROGRAM III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia III SNEA 2014 Curitiba, PR 1 MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE ASTRONOMIA - PROGRAMA DO IAG-USP PROFESSIONAL MASTER OF ASTRONOMY EDUCATION IAG-USP PROGRAM

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB).

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB). RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB). Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin 1 RESUMO: Relato e análise de experiências

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Questões atualizadas no PMBoK 5ª edição versão 2015. Respostas comentadas com justificativa e seção do PMBoK correspondente.

Questões atualizadas no PMBoK 5ª edição versão 2015. Respostas comentadas com justificativa e seção do PMBoK correspondente. Copyright 2015 PMtotal.com.br - Todos os direitos reservados PMI, Guia PMBOK, PMP, CAPM são marcas registradas do Project Management Institute, Inc Simulado de 20 questões para as provas CAPM e PMP do

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

Processo Seletivo 2011 1º Semestre. Programa de Mestrado em Ciências Contábeis

Processo Seletivo 2011 1º Semestre. Programa de Mestrado em Ciências Contábeis Processo Seletivo 2011 1º Semestre Programa de Mestrado em Ciências Contábeis A FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado de maneira especial foca suas atividades no Programa de Mestrado em Ciências

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. David Custódio de Sena sena@ufersa.edu.br

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. David Custódio de Sena sena@ufersa.edu.br Prof. Msc. David Custódio de Sena sena@ufersa.edu.br ORIGEM E EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS Diferente do que muitos acham, o gerenciamento de projetos não propõe nada revolucionário e novo; Sua proposta

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE Aprova o Regimento dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade do Estado de Mato Grosso. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONEPE, da Universidade

Leia mais