CAMPUS UNIVERSITÁRIO PR Q 6 PP J E PL A. 20 ESTGA Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (20Km)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAMPUS UNIVERSITÁRIO PR Q 6 PP J E PL A. 20 ESTGA Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (20Km)"

Transcrição

1 portugal

2 CAMPUS UNIVERSITÁRIO S N PR Q 18 R 5 6 PP PR B B PR F G L J E B PL A A K N M ESTGA Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (20Km)

3 Departamentos/ Secção Autónoma Escolas Politécnicas Estudantes total Estudantes de graduação Estudantes de pós-graduação Estudantes de Doutoramento Estudantes de Mestrado Estudantes de CET Estudantes internacionais total Estudantes de mobilidade incoming Estudantes de mobilidade outgoing Estudantes internacionais em Programas Doutorais Nacionalidades no campus Staff total Docentes Investigadores Pós-Doutorados Não docentes e não investigadores Docentes e investigadores estrangeiros Cursos total Cursos de Especialização Tecnológica Graduação (Licenciatura e mestrado integrado) Pós-graduação Cursos ministrados em inglês (total ou parcialmente) Cursos de pós-graduação em parceria Mestrados Erasmus Mundus Programas doutorais Erasmus Mundus Programas de mobilidade Erasmus Mundus Orçamento anual Orçamento nacional Investimento em infraestruturas Investigação Propinas Outras fontes de receita Unidades de Investigação Unidades de Investigação e Laboratórios Associados Projectos europeus/internacionais em curso Coordenação de projectos europeus/ internacionais Projetos nacionais em curso Infraestruturas Área total Área ESAN Área ESTGA Edifícios nos campus Santiago e Crasto Edifícios campus do Cercal-ESAN Edifícios ESTGA Cantinas Refeições servidas diariamente Bares Residências Camas nas residências Livros na biblioteca Publicações on-line Computadores no campus Rede wireless ~105M 44% 10% 22% 13% 11% m m m % 31/12/2013

4

5 Criada em 1973, a Universidade de Aveiro rapidamente se tornou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades portuguesas. Sendo agora uma fundação pública com regime de direito privado, continua a desenvolver e implementar a sua missão, que consiste na oferta de percursos formativos que vão de programas de especialização ao nível pós-secundário a programas doutorais, na promoção da investigação e de cooperação com a sociedade. Frequentada por cerca de 15 mil alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente. A UA pode ser caracterizada em si mesma como uma rede integrada de Ensino Superior, que abrange um vasto conjunto de ofertas educativas a nível superior, politécnico e pós-secundário. A Universidade de Aveiro é considerada uma universidade jovem. No ano de 2013/2014 celebrou o seu 40º aniversário reforçando o seu lema Theoria, poiesis, praxis afirmando-se um campus que pensa, centrado na sua comunidade diversificada e inclusiva e no seu perfil inovador. Uma forte área de investigação, tanto básica como aplicada, fomenta a projeção da Universidade e amplia a procura de colaboração com a indústria, uma maior eficiência no desenvolvimento de projectos nacionais e europeus e capacidade acrescida de atrair alunos do ensino superior,tanto nacionais como internacionais. Reitor Manuel António de Assunção

6 universidade jovem

7 Perfil Inovador A UA é uma instituição de renome vocacionada para o ensino baseado na investigação, sendo constituída por departamentos, unidades de investigação, escolas politécnicas, unidades de interface e uma rede de formação profissional. A sua organização singular e a estrutura integrada favorecem a articulação e harmonia entre os ambientes de ensino e investigação, permitindo ainda a construção de percursos educativos que vão de programas de especialização ao nível pós-secundário a programas doutorais. O processo de ensino desenvolve-se num ambiente que se centra na investigação e se traduz na organização de centenas de conferências de cariz nacional e internacional no decorrer do ano letivo, criando um atmosfera dinâmica e multicultural da qual usufruem alunos e trabalhadores. Diversos produtos, empresas, projetos, redes e parcerias foram desenvolvidos na UA e várias empresas, tanto nacionais como internacionais criaram laboratórios de I&D no campus universitário, de forma a usufruir deste cenário de inovação (Nokia Siemens, Portugal Telecom, Sapo). A Universidade de Aveiro foi, em 2013, considerada, no ranking de Ensino Superior da Times Higher Education como a 66ª melhor Universidade com menos de 50 anos de existência, sendo a instituição de ensino superior portuguesa melhor classificada nessa categoria. Este resultado foi confirmado pelos resultados atingidos no ranking da Universidade de Leiden, que classificou a UA como a 133ª melhor universidade da Europa e, já em 2014, posicionou a UA no 29º lugar no ranking global da SIB Iber.

8

9 Perfil de Investigação A excelência na investigação é uma das características marcantes da UA: 15 das suas 18 unidades de investigação foram avaliadas com a classificação de Muito Bom e Excelente por painéis internacionais coordenados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Quatro destas unidades pertencem à categoria de Laboratórios Associados, distinção atribuída pelo Governo a instituições de investigação de mérito excepcional e sustentável. A investigação levada a cabo na Universidade de Aveiro promove soluções e produtos inovadores, contribuindo ativamente para o avanço da Ciência e da Tecnologia. A sua estratégia de investigação dá prioridade não só a áreas inovadoras, beneficiando do seu modelo organizacional transdisciplinar, mas também ao estabelecimento de protocolos nacionais e internacionais em áreas chave tais como Eletrónica e Telecomunicações, Materiais e Nanociências, Estudos do Mar, Ambiente e Educação. Top 10 das áreas publicadas em paper em 2012 Ciência de Materiais Multidisciplinar Ciências Ambientais Físico-Química Química Multidisciplinar Física Aplicada Matemática Aplicada Física da Matéria Condensada Bioquímica e Biologia Molecular Nanociências e Nanotecnologias Biologia Marinha Determinada a atingir a excelência, a Universidade optou por seguir uma política de investimento na investigação, criando contratos com as Unidades de Investigação, atribuindo bolsas de apoio à investigação e financiando investigadores especialistas, através de cátedras convidadas, capazes de apoiar o processo de desenvolvimento de áreas de investigação específicas. Avaliação das Unidades de Investigação da UA por painéis internacionais A UA cresceu, nos últimos 40 anos, de forma segura, não só em relação ao número de alunos e trabalhadores, mas também no que concerne a qualidade do seu ensino e investigação, justificando a sua posição como uma das universidades portuguesas mais inovadoras. A UA granjeou também reconhecimento internacional pela sua qualidade e dinamismo e colaboração ativa com instituições de alto prestígio de todo o mundo. Os resultados alcançados em diversos rankings a nível mundial são evidência da sua reputação e excelência científica. A UA aspira ser uma organização de topo na investigação e a ter um papel preponderante na Área de Investigação Europeia. Assim, encoraja fortemente os seus investigadores a criarem laços com parceiros de outros países através de propostas conjuntas a projectos e programas internacionais. O trabalho desenvolvido no Gabinete de Apoio à Investigação tem como objectivo o aumento da visibilidade, atratividade e qualidade da investigação realizada, assim como a confirmação da sua competitividade. Excelente (8) Muito Bom (7) Bom (1) Razoável (2)

10 Rede de Universidades parceiras da UA em projectos europeus iniciados em MULTIPLEX 2 RD-CONNECT 3 MIRIADI 4 NANEL 5 APPRAISAL 6 HEI-ON 7 CASCADE 8 OPEN EYE 4 9 BIOMARKAPD 10 LUMINET 11 ORQUE SUDOE 12 AQUA-ADD 13 NRHEP 14 RESEARCH GAME 15 SymbioCoRe 16 NANOBARRIER 17 TPEA 18 SPRES 19 TOY 20 NANOMICEX coordination of european projects european / international projects Bolsa ERC em 2013 Artigos em publicações com revisão científica: comparação entre universidades portuguesas Fonte: ISI Web of the Science; GPEARISystems Mara Freire, uma jovem investigadora da UA foi galardoada com uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC starting Grant) de 1,7 milhões de euros para desenvolvimento do projecto IgYPurTech, uma tecnologia sustentável para purificar anticorpos retirados da gema do ovo e produzir com eles biofármacos baratos e mais eficazes do que alguns dos atuais antibióticos UA UP UC UM UL UNL UAL UTAD UÉ UTL UBI PORTUGAL n.º de artigos por docente 2008/2012 (31/12) n.º de artigos por docente doutorado 2008/2012 (31/12)

11 Promoção de Ciência A organização de iniciativas dedicadas à compreensão da ciência por parte do público sempre recebeu especial atenção na Universidade de Aveiro; todas as estruturas, programas e projetos desenvolvidos nesse sentido desempenham um papel importante na estimulação da curiosidade e interesse pelas atividades científicas, motivando os públicos para o conhecimento, o estudo e a investigação em todas as áreas do saber. A universidade organiza um programa diversificado de atividades ao longo do ano, tanto dentro como fora do Campus. Gere ainda a Fábrica Centro de Ciência Viva, localizada numa antiga fábrica de moagens contígua ao Campus de Santiago, criada em 2004 através de uma parceria com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, como parte da rede nacional de Centros de Ciência Viva. Tem como objetivo atrair o interesse de crianças e jovens e do público em geral para a ciência e a tecnologia.

12

13 Perfil de Formação A Universidade de Aveiro oferece um vasto leque de cursos conferentes ou não de grau académico que vão desde o nível pós-secundário ao doutoramento, ministrados nos seus departamentos e escolas politécnicas dedicados às mais variadas áreas do conhecimento, que refletem o seu carácter inovador e multidisciplinar. A sua oferta formativa pretende criar no aluno competências técnicas e científicas que pretender ir ao encontro das necessidades emergentes tanto do tecido empresarial como industrial e social. Os programas de graduação da universidade são desenvolvidos numa atmosfera de investigação e qualidade e estão organizados em três ciclos: o 1º ciclo, com a duração de 3 anos, confere o grau de Licenciatura; o 2º ciclo, com a duração de 2 anos, é conducente ao grau de Mestre e o 3º ciclo, com a duração de 3 a 5 anos, confere o Doutoramento. A UA oferece ainda, em algumas áreas da Engenharia, mestrados integrados que combinam o 1º e o 2º ciclos. Reconhecida pelo esforço educativo pioneira na atribuição do ECTS Label e do Suplemento ao Diploma (2009) 5 Mestrados reconhecidos pelo EURACE (Eng. Eletrónica e Telecomunicações, Eng. Química, Eng. Civil, Eng. do Ambiente, Eng. Física) inovação nos métodos de ensino (PBL, modelo Aalborg, Tutorias, ) programa intensivo de integração e acompanhamento dos estudantes com preocupação pelos novos públicos e pela formação profissional empenho na empregabilidade dos seus diplomados 10 titulações ministradas em inglês Todos os anos a UA recebe um número crescente de alunos de pós- - graduação, um segmento que representa, de momento, 35% do total da população estudantil. A recente criação da Escola Doutoral, em articulação com componente de investigação da UA, contribuiu para esta evolução, refletindo a incessante necessidade de qualificação e especialização. Os estudantes da UA são encorajados a usufruírem em plenitude de todas as oportunidades que têm ao seu alcance no campus da UA, de forma a alargarem os seus horizontes académicos e profissionais. A universidade está empenhada em proporcionar a todos os seus alunos a oportunidade de ingressarem em estágios curriculares e/ou desenvolverem projetos de investigação em contexto empresarial ou em instituições de carácter nacional ou internacional. A UA apoia fortemente a mobilidade de estudantes e o envolvimento nas redes e programas que a suportam, nomeadamente o ERASMUS+ e o Campus Europae, e mantém uma intensa rede de protocolos de mobilidade e colaboração com inúmeras universidades, empresas e instituições não só na Europa, mas em todo o mundo. Ensinando em rede com: universidades portuguesas 26 cursos de pós-graduação em associação universidades europeias 3 mestrados Erasmus-Mundus 2 programas de mobilidade Erasmus-Mundus 2 doutoramentos Erasmus-Mundus universidades da CPLP Brasil (Ciência sem Fronteiras, Programa de Licenciaturas Internacionais, ações bilaterais) Timor-Leste (manuais escolares, Faculdade de Ciências Exatas da UNTL) Moçambique (UniZambeze, UniLúrio, UP, Pensas@Moz) Cabo Verde (Casa da Ciência, Cidade Velha Virtual, UniCV) A Universidade de Aveiro tem investido um esforço significativo no desenvolvimento de cooperação nacional e transnacional, particularmente ao nível dos programas doutorais e da pós-graduação, como meio de atrair novos públicos e reforçar o seu posicionamento internacional.

14 A participação em redes internacionais como o ECIU Consórcio Europeu das Universidades Inovadoras e o EUF Campus Europae contribuem para a prossecução deste objectivo. A UA desenvolveu também um relacionamento estreito com países que partilham laços históricos e culturais com Portugal e cujos sistemas educativos estão em pleno processo de transformação e modernização (Cabo Verde, Timor Leste, Angola e Moçambique, entre outros), procurando ter um papel relevante na cooperação com países de Língua Oficial Portuguesa em todo o mundo. Uma comunidade estrangeira significativa Estudantes Docentes / Investigadores / Pós-doc

15 Distribuição dos estudantes do 1º ciclo (2012/2013) Cursos em 7 das 8 àreas da OCDE 30% 29,8% Ciências sociais, comércio e direito (30%) 25% 20% 23,5% 18,5% Engenharia, indústrias transformadoras e construção (23%) Ciências, matemática e informática (19%) 15% 10% 5% 13% 8,1% 3,8% 3,4% Artes e humanidades (13%) Saúde e proteção social (8%) Serviços (4%) 0% Educação (3%) Distribuição dos estudantes do 2º ciclo (2012/2013) 35% 30% 25% 33% Ciências sociais, comércio e direito (20%) Engenharia, indústrias transformadoras e construção (33%) 20% 20% Ciências, matemática e informática (12%) 15% 10% 5% 12% 11% 6% 6% 12% Artes e humanidades (11%) Saúde e proteção social (6%) Serviços (6%) 0% Educação (12%) Doutorados por área (valor acumulados 1980/2011) Ciências sociais, comércio e direito (74) 500 Engenharia, indústrias transformadoras e construção (278) 400 Ciências, matemática e informática (645) Artes e humanidades (127) Saúde e proteção social (5) Serviços (15) Educação (170)

16 intensa rede com a região e as empresas

17 Perfil de Cooperação A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projetos e programas e às quais presta serviços especializados. Como reconhecida instituição de investigação, a Universidade de Aveiro desenvolve soluções e produtos inovadores que contribuem para o avanço tecnológico, científico, cultural e social. Como Universidade inovadora e pioneira na promoção de empreendedorismo e transferência de conhecimento e na conversão dos mesmos em mais-valias económicas, os departamentos e escolas da UA, assim como as suas unidades de investigação e interface, encontram-se em plena atividade, oferecendo serviços especializados e promovendo as competências científicas e tecnológicas existentes na UA. A transferência de conhecimento, a promoção da inovação e a cooperação são de momento da responsabilidade de várias unidades de interface. A missão da UATEC, a unidade de transferência de tecnologia da universidade, é apoiar a proteção e gestão da propriedade intelectual e a sua dinamização em termos comerciais, assim como a promoção do empreendedorismo e o apoio à promoção da inovação institucional através da identificação das necessidades empresariais e correspondente oferta de solução para as mesmas por parte das competências e serviços da UA. A incubadora de empresas, IEUA, promove a criação e desenvolvimento de projectos empresariais inovadores, de base tecnológica, agindo também como estímulo ao empreendedorismo fora da UA, através da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA), um projecto conjunto da UA com onze municípios locais. Foi recentemente criado um programa estratégico para o desenvolvimento do Parque da Ciência e Inovação, com o objetivo primordial de reforçar a relação existente entre a ciência, a economia e a qualidade de vida da região. O Parque da Ciência e Inovação Região de Aveiro, uma parceria entre empresas, municípios, instituições bancárias e outras, ocupará 35 hectares, fazendo fronteira com o Campus de Santiago.

18 A Universidade de Aveiro desenhou um Portefólio de Competências e Serviços, resultado de um levantamento exaustivo do vasto leque de valências e de serviços disponibilizados por todas as estruturas e unidades da universidade. Pretende-se que esta ferramenta facilite e fortaleça a interação entre a UA e as entidades externas e a sua dinamização através do Gabinete Universidade-Empresa. A integração profissional dos diplomados da UA é também uma prioridade desta instituição. A sua coordenação é realizada pelo Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais, em articulação com a Associação de Antigos Alunos. receita proveniente de licenciamento / transferência de tecnologia 300, , , , ,000 50, Volume de negócios postos de trabalho Empresas em incubação no ano anterior Novas empresas em incubação

19 Aveiro e a sua região Situada a 10 km da costa Atlântica, na região centro de Portugal, a cidade de Aveiro combina na perfeição a tradição, a natureza e a modernidade. Localizada na orla costeira e ladeada pelo Oceano Atlântico e áreas montanhosas, tem como principal influência a Ria de Aveiro, que lhe confere uma característica única e faz dela uma das maravilhas hidrográficas da costa Portuguesa. A região de Aveiro é conhecida pela sua capacidade de empreendedorismo, caracterizada pela coexistência de uma economia intensiva, diversificada e em crescimento com actividades económicas mais tradicionais, tais como o turismo e a exploração de recursos naturais. Com uma população de cerca de 735 mil habitantes, a região beneficia de uma localização privilegiada. Usufruindo de todos os benefícios de uma grande cidade, Aveiro oferece a qualidade de vida de uma cidade de média-escala, sendo um local aprazível para se viver e trabalhar. A localização privilegiada na moderna e enérgica costa portuguesa, assim como os seus excelentes recursos, fazem de Aveiro um importante porto ibérico. Os principais acessos terrestres a Aveiro são a autoestrada A1, que faz a ligação entre o Porto e Lisboa, a autoestrada A17 (entre Aveiro e a Marinha Grande/A8), e a autoestrada A25, a qual faz ligação de Aveiro a Vilar Formoso, passando pelo interior centro de Portugal, e por conseguinte, permitindo uma ligação ao centro de Espanha. Dispõe ainda de um porto que fornece a região Centro e Norte de Portugal, e a zona centro de Espanha. Porto Aveiro Lisboa

20

21 Um campus exemplar A Universidade de Aveiro encontra-se situada junto à Ria de Aveiro e insere-se num Campus premiado, conhecido pelos seus edifícios desenhados por arquitetos Portugueses de renome. Estes foram concebidos com o propósito de facilitar os processos de ensino/ aprendizagem, investigação e apoio técnico e administrativo e incluem residências para estudantes, bibliotecas, uma livraria, cantinas, bares, um restaurante, um pavilhão desportivo, lavandaria, lojas, balcões de instituições bancárias e uma creche/infantário- tudo concentrado num só campus, ladeado pela beleza natural das salinas e a uma curta distância do centro da cidade. O Campus é hoje o exemplo de como a estética e a funcionalidade se podem combinar de forma a contribuírem de forma harmoniosa para a história e a tradição do ambiente onde se inserem. A conceção e estilo da Universidade de Aveiro alteraram e enriqueceram o aspeto físico da cidade, procurando adaptar-se às suas características geográficas (a ria e a planície) e dando preferência ao uso do barro, uma material de construção típico da região e que confere ao campus o seu aspeto característico, dominado pelo tijolo vermelho. A forma como a universidade se encontra integrada em tão encantadora paisagem constitui uma prova da forma harmoniosa com que interage com o seu contexto social, promovendo o desenvolvimento arquitetónico e potenciando os recursos regionais. Os edifícios do campus são ladeados pela Ria e por extensos espaços verdes. O Campus é também considerado como uma área amiga do ambiente : um campus exemplar pela forma como preserva a sua biodiversidade, encoraja o consumo sustentável de água e energia e desempenha o seu papel como instituição socialmente responsável. Desde o seu estabelecimento que a Universidade de Aveiro tem vindo a estabelecer ligações a nível regional, surgindo a necessidade de expandir o seu campus, o que resultou na criação de 2 outros campi, situados em 2 cidades com forte cariz industrial: Oliveira de Azeméis, onde se localiza a Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e Águeda, que aloja a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).

22 CAMPUS UNIVERSITÁRIO S N PR Q 18 R 5 6 PP PR B B PR F G L J E B PL A A K N M ESTGA Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (20Km)

23 D H 2 3 PL Hospital 1 I C ESAN Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção Aveiro Norte (Oliveira de Azeméis 40Km) 31 1 Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação; UNAVE Associação para a Formação Profissional e Investigação; UINFOC Unidade Integrada de Formação Continuada; Jardim Infantil e ATL; CESAE; IEUA Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro 2 Departamento de Línguas e Culturas 3 CESAM Centro de Estudos do Ambiente e do Mar; CICECO Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos; TEMA Centro de Tecnologia Mecânica e Automação 4 Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática 5 Mediateca; UATEC Unidade de Transferência de Tecnologia da UA 6 Serviços de Ação Social; Refeitório de Santiago; Balcão de Correios; Agência Bancária; Parafarmácia; Centro de Cópias; Papelaria; Snack-Bar; Posto de Atendimento e Loja da AAUAv; Caixas Multibanco; Agência de Viagens; Centro de Saúde Universitário 7 Departamento de Ambiente e Ordenamento 8 Departamento de Biologia 9 Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica 10 Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial 11 Departamento de Matemática 12 Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território 13 Departamento de Física 14 Laboratório Central de Análises 15 Departamento de Química 16 Departamento de Geociências 17 Biblioteca; SBIDM Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia; Sala de Exposições Hélène de Beauvoir 18 Departamento de Educação 19 IT Instituto de Telecomunicações 20 ESTGA Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (20Km) 21 Departamento de Comunicação e Arte 22 Departamento de Engenharia Mecânica 23 Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico 24 IEETA Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro 25 Edifício Central e da Reitoria: Reitoria; Administração; Serviços de Gestão Académica; Serviços de Gestão Técnica e Logística; Serviços de Gestão de Recursos Humanos e Financeiros; Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas 26 Departamento de Biologia: Herbário e laboratórios de ensino 27 Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação 28 Departamento de Engenharia Civil 29 Complexo de Laboratórios Tecnológicos 30 ESSUA Escola Superior de Saúde; Secção Autónoma de Ciências da Saúde 31 Fábrica Centro Ciência Viva, Projeto PmatE e IEUA Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro 32 CICFANO Complexo Interdisciplinar de Ciências Físicas Aplicadas à Nanotecnologia e à Oceanografia 33 Edifício das Comunicações Óticas, Comunicações Rádio e Robótica A ISCA-UA Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro B Residências de Estudantes C Residência de Docentes, Funcionários e Estudantes de Pós-graduação D IDAD Instituto de Ambiente e Desenvolvimento E Pavilhão Polidesportivo Prof. Dr. Aristides Hall F Snack-bar; Self-service; Restaurante Universitário G Creche e Jardim Infantil H CESAM Centro de Estudos do Ambiente e do Mar I GRETUA Grupo Experimental de Teatro da UA J Depósito de Água K Pista de Atletismo L Ponte Pedonal M Complexo de Refeitórios do Crasto N Casa do Estudante: sede da AAUAv Associação Académica da Universidade de Aveiro O Estação Meteorológica P PL Parque de Acesso Livre; PR Parque de Acesso Restrito; PP Parque Pago Q Livraria e Sala de Exposições; Centro de Estudos de Jazz R Jardim da Ciência S Marinha Santiago da Fonte

24 Universidade de Aveiro Campus Universitário de Santiago, Aveiro, Portugal Telefone (+351) Fax (+351)

Inovação e Transferência de Conhecimento na UA. Carlos Pascoal Neto Vice-Reitor

Inovação e Transferência de Conhecimento na UA. Carlos Pascoal Neto Vice-Reitor Inovação e Transferência de Conhecimento na UA Carlos Pascoal Neto Vice-Reitor 21 de Maio de 2013 rankings Entre as 400 melhores universidades do mundo Melhor jovem universidade portuguesa 66ª posição

Leia mais

PORTUGAL 4/3/2016 VISÃO GERAL

PORTUGAL 4/3/2016 VISÃO GERAL PORTUGAL 2015 VISÃO GERAL Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto é uma prestigiada instituição de ensino e investigação científica portuguesa, classificada entre as 100-150 melhores

Leia mais

Painel - Apostar no Território e Envolver os Cidadãos Parque de Ciência e Inovação e Incubadora de Empresas da Região de Aveiro

Painel - Apostar no Território e Envolver os Cidadãos Parque de Ciência e Inovação e Incubadora de Empresas da Região de Aveiro Painel - Apostar no Território e Envolver os Cidadãos Parque de Ciência e Inovação e Incubadora de Empresas da Região de Aveiro Manuel Assunção, Reitor PIB/habitante onde estamos? onde estamos? diplomados

Leia mais

UA Desafios e Oportunidades Carlos Pascoal Neto Vice-Reitor

UA Desafios e Oportunidades Carlos Pascoal Neto Vice-Reitor Mar @ UA Desafios e Oportunidades 2014-2020 Carlos Pascoal Neto Vice-Reitor 29 de outubro de 2014 Mar Desígnio estratégico para Portugal Com a extensão da plataforma continental, Portugal passará a ter

Leia mais

Panel Modelos de Gestión de la Calidad del Postgrado y el Doctorado. Experiencias institucionales

Panel Modelos de Gestión de la Calidad del Postgrado y el Doctorado. Experiencias institucionales Panel Modelos de Gestión de la Calidad del Postgrado y el Doctorado. Experiencias institucionales Gestão da qualidade da pós-graduação a experiência da Universidade de Aveiro Teresa Bettencourt tbett@ua.pt

Leia mais

FACTOS E NÚMEROS

FACTOS E NÚMEROS FACTOS E NÚMEROS 2014 1 Com uma história centenária e uma estratégia comprometida com o futuro, a U.Porto é uma Universidade de Investigação, com vocação internacional, recheada de oportunidades para quem,

Leia mais

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade De Aveiro A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/10/00406 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00406 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00406 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Descrição

Leia mais

VISÃO GERAL uma das mais prestigiadas instituições de ensino e investigação melhores universidades da Europa uma das mais prestigiadas

VISÃO GERAL uma das mais prestigiadas instituições de ensino e investigação melhores universidades da Europa uma das mais prestigiadas PORTUGAL 2014 VISÃO GERAL A Universidade do Porto é uma das mais prestigiadas instituições de ensino e investigação científicas portuguesas, classificada entre as 100-150 melhores universidades da Europa.

Leia mais

23 docentes especialistas

23 docentes especialistas Press Kit 14 559 alunos 280 docentes doutorados 23 docentes especialistas O Instituto Politécnico de Lisboa é uma instituição de ensino público, com sede em Lisboa, que iniciou a sua actividade em 1986

Leia mais

A Concretização do Processo de Bolonha no IPCB

A Concretização do Processo de Bolonha no IPCB Encontro Nacional A Concretização do Processo de Bolonha em Portugal A Concretização do Processo de Bolonha no IPCB Coordenação Institucional do Processo de Bolonha Ana Ferreira Ramos ana_ramos@ipcb.pt

Leia mais

3.ª Jornadas de Engenharia ISVOUGA Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.

3.ª Jornadas de Engenharia ISVOUGA Instituto Superior de Entre Douro e Vouga. 3.ª Jornadas de Engenharia ISVOUGA Instituto Superior de Entre Douro e Vouga http://www.ua.pt/tema uma organização singular 16 departamentos engenharia eletrónica, telecomunicações e informática ambiente

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 1. Introdução O ano lectivo de 2008/2009 assinalou a adopção plena no ISG das reformas curriculares previstas no acordo de Bolonha, bem com de outras

Leia mais

CEF/0910/08202 Universidade De Aveiro Escola Superior De Saúde De Aveiro Enfermagem Licenciatura

CEF/0910/08202 Universidade De Aveiro Escola Superior De Saúde De Aveiro Enfermagem Licenciatura ACREDITAÇÃO CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO - A3ES number IES UO Nome Grau CEF/0910/14262 UA + UC UA + FCT Geotecnologias Doutoramento CEF/0910/22187 UA + UL UA + FC Biologia e Ecologia das Alterações

Leia mais

departamentos escolas politécnicas unidades de investigação universidade pioneira na promoção do empreendedorismo

departamentos escolas politécnicas unidades de investigação universidade pioneira na promoção do empreendedorismo A Universidade de Aveiro (UA) é uma instituição de renome internacional constituída por 16 departamentos, 4 escolas politécnicas e 18 unidades de investigação. Como universidade pioneira na promoção do

Leia mais

BICICLETA E MOBILIDADE SUAVE

BICICLETA E MOBILIDADE SUAVE UNIVERSIDADE DE AVEIRO lançamento da PLATAFORMA TECNOLÓGICA da BICICLETA E MOBILIDADE SUAVE MURTOSA, 7 JULHO 2014 I&D SOBRE BICICLETA NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO MECÂNICA MATERIAIS DESIGN MURTOSA CICLÁVEL

Leia mais

NCE/11/01651 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01651 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01651 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a.

Leia mais

Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal:

Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Contributos para uma Caracterização Conferência Imigração de estudantes internacionais para a União Europeia 12 de

Leia mais

Exmo. Sr. Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Uma primeira palavra de boas-vindas à Universidade de Aveiro, e de

Exmo. Sr. Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Uma primeira palavra de boas-vindas à Universidade de Aveiro, e de Exmo. Sr. Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Exmo. Sr. Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Exmo. Sr. Director Geral da Agência para a Energia, Caros membros da Comunidade

Leia mais

NCE/09/01267 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/09/01267 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/09/01267 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas 1 a 7 1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Leiria 1.a.

Leia mais

iências CANDIDATURAS on-line

iências CANDIDATURAS on-line Cem Formação Pós-graduada 2012 2013 iências CANDIDATURAS on-line http://candidatociencias.fc.ul.pt Em Ciências ensina-se, faz-se investigação e dá-se utilidade social e económica ao conhecimento. Apenas

Leia mais

NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico Do Porto

Leia mais

NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a.

Leia mais

Reitoria. despacho RT-47/2016

Reitoria. despacho RT-47/2016 Reitoria despacho RT-47/2016 Considerando o disposto na Lei nº 37/2003, de 22 de agosto, designadamente no seu artigo 16º, na redação que lhe foi dada pelo artigo 3º da Lei nº. 49/2005, de 30 de agosto;

Leia mais

O Ensino Superior e o Estudante Internacional

O Ensino Superior e o Estudante Internacional O Ensino Superior e o Estudante Internacional www.dges.gov.pt João Queiroz (joao.queiroz@dges.gov.pt) ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL O sistema educativo português encontra-se regulado pela Lei de Bases do

Leia mais

Apresentação Institucional NOVA IMS

Apresentação Institucional NOVA IMS Apresentação Institucional NOVA IMS ÍNDICE Introdução Missão Visão Ensino Empregabilidade Investigação Internacionalização Acreditações e Certificações 2 INTRODUÇÃO A NOVA Information Management School

Leia mais

NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a.

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO OTUNIDADES DE FINANCIAMENTO 2014-2020 Instituto de Investigação e Formação Avançada UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 19.02.2014 Programa Operacional Regional do Alentejo Domínios Temáticos Competitividade e Internacionalização

Leia mais

NCE/10/02671 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02671 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02671 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Tomar

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 [DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO] [Director de Curso: Carlos Fernandes da Silva] [PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA] 1. INTRODUÇÃO (meia página

Leia mais

Programa de Doutoramento Inter-Universitário. Território, Risco e Políticas Públicas

Programa de Doutoramento Inter-Universitário. Território, Risco e Políticas Públicas Seminário Associação de Instituições de Ensino Superior em Portugal: Políticas e Práticas Programa de Doutoramento Inter-Universitário Novembro de 1 2011 Instituições participantes Universidade de Coimbra

Leia mais

CAMPUS DE SANTIAGO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

CAMPUS DE SANTIAGO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO CAMPUS DE SANTIAGO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Fundada em 1973, a Universidade de Aveiro (UA) é reconhecida nacional e internacionalmente como um importante centro tecnológico que aposta em áreas inovadoras.

Leia mais

Direito é na Católica

Direito é na Católica é na Católica D UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE DIREITO Índice Um Curso de D inovador Dos métodos de ensino ao plano curricular, descubra porque estamos na vanguarda. Internacionalização:

Leia mais

NCE/10/00691 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00691 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00691 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Descrição

Leia mais

Tenho sempre um grande prazer em vir à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.

Tenho sempre um grande prazer em vir à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. Dia Aberto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Intervenção do Senhor Reitor, Prof. Doutor Manuel Assunção Universidade de Aveiro, 3 de Março de 2010 Tenho sempre um grande prazer em vir

Leia mais

NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Santarém

Leia mais

Reitoria. despacho RT-53/2017

Reitoria. despacho RT-53/2017 Reitoria despacho RT-53/2017 Considerando o disposto na Lei nº 37/2003, de 22 de agosto, designadamente no seu artigo 16º, na redação que lhe foi dada pelo artigo 3º da Lei nº. 49/2005, de 30 de agosto;

Leia mais

RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA A ação da UATEC como Unidade de Interface Universidade- Empresa

RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA A ação da UATEC como Unidade de Interface Universidade- Empresa RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA A ação da UATEC como Unidade de Interface Universidade- Empresa Ana Teresa Pinto Gestora Sénior de Projetos, UATEC AIRV Associação Empresarial da Região de Viseu Viseu, 2 de

Leia mais

NCE/11/00036 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00036 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/00036 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a.

Leia mais

INTERVENÇÃO DE S. EXA. SECRETÁRIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E DA COOPERAÇÃO NO SEMINÁRIO A COOPERAÇÃO DA CPLP NO QUADRO DA UNIÃO EUROPEIA

INTERVENÇÃO DE S. EXA. SECRETÁRIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E DA COOPERAÇÃO NO SEMINÁRIO A COOPERAÇÃO DA CPLP NO QUADRO DA UNIÃO EUROPEIA INTERVENÇÃO DE S. EXA. SECRETÁRIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E DA COOPERAÇÃO NO SEMINÁRIO A COOPERAÇÃO DA CPLP NO QUADRO DA UNIÃO EUROPEIA - 25/01/2017 Gostaria de começar por saudar os participantes

Leia mais

NCE/11/00766 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00766 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/00766 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Porto A.1.a.

Leia mais

Objetivos Operacionais (OO) OE Indicador Resultado 2013 Meta 2014 Peso OE 1 26,00%

Objetivos Operacionais (OO) OE Indicador Resultado 2013 Meta 2014 Peso OE 1 26,00% Eficácia : 50,00% Missão Objetivos Estratégicos (OE) Escola Superior de Enfermagem - Quadro de Avaliação e Responsabilização - 2014 A Escola Superior de Enfermagem (ESE) tem como missão gerar, difundir

Leia mais

CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO

CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO 2019-2022 26 de fevereiro de 2019 ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA O objetivo estratégico desta candidatura é contribuir

Leia mais

Programa de Ação

Programa de Ação Programa de Ação 2019-2021 OS MATERIAIS COMO CATALISADORES DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM PORTUGAL LISTA A Esta lista surge na sequência do trabalho que tem vindo a ser realizado na Sociedade Portuguesa

Leia mais

NCE/15/00031 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00031 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00031 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Curso Licenciatura em Engenharia Informática) Escola Superior de Tecnologia e Gestão

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Curso Licenciatura em Engenharia Informática) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Relatório Anual de Curso (Público) RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Curso Licenciatura em Engenharia Informática) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Índice 1. Estudantes e ambiente de ensino e aprendizagem...

Leia mais

Programa de Ação e Investimentos

Programa de Ação e Investimentos Este documento pretende sintetizar o Programa de Ação que faz parte integrante da Estratégia de Desenvolvimento Local apresentada pela ADREPES na fase de pré-qualificação da parceria do GAL ADREPES COSTEIRO.

Leia mais

Acção 1. Quem pode participar? Programas conjuntos de mestrado e doutoramento, incluindo um sistema de bolsas de estudo

Acção 1. Quem pode participar? Programas conjuntos de mestrado e doutoramento, incluindo um sistema de bolsas de estudo Co m i s s ã o E u r o p e i a m e s t Acção 1 Programas conjuntos de mestrado e doutoramento, incluindo um sistema de bolsas de estudo Os programas conjuntos de reconhecida qualidade académica são concebidos

Leia mais

NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: CVP + UNL A.1.a. Identificação

Leia mais

NCE/11/01801 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01801 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01801 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: UE + UBI A.1.a. Identificação

Leia mais

INQUÉRITO AOS ESTUDANTES ANÁLISE SWOT GT2

INQUÉRITO AOS ESTUDANTES ANÁLISE SWOT GT2 INQUÉRITO AOS ESTUDANTES ANÁLISE SWOT GT2 Nota introdutória No âmbito da análise SWOT realizada pelo GT2, e com o objectivo de avaliar a validade desta análise, foi preparado pelo GT2 um inquérito dirigido

Leia mais

NCE/10/00151 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00151 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00151 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a.

Leia mais

ENSINO POLITÉCNICO E A INTERNACIONALIZAÇÃO

ENSINO POLITÉCNICO E A INTERNACIONALIZAÇÃO ENSINO POLITÉCNICO E A INTERNACIONALIZAÇÃO Notas Pessoais Joaquim Mourato (Presidente do CCISP) Conferência DGES: Internacionalização do Ensino Superior Teatro Thalia, Lisboa 14 de novembro de 2013 SUMÁRIO

Leia mais

Welcome to the place where your talent grows

Welcome to the place where your talent grows Welcome to the place where your talent grows DESPERTAR OS SENTIDOS E SABER OUSAR TALENTO UMA VOCAÇÃO OU UM DOM NOME QUE SE DÁ A UMA DETERMINADA HABILIDADE HUMANA QUE PODE SER DESENVOLVIDA CASO EXISTA UMA

Leia mais

NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Bragança

Leia mais

São ainda retomados os seguintes objetivos estratégicos para o ano de 2018, a partir dos quais se organizarão os programas de ação da nossa Escola:

São ainda retomados os seguintes objetivos estratégicos para o ano de 2018, a partir dos quais se organizarão os programas de ação da nossa Escola: PLANO DE ATIVIDADES 2018 NOTA INTRODUTÓRIA Neste documento são apresentados os objetivos estratégicos e as ações programáticas da Escola de Psicologia para o ano de 2018. Nos últimos anos foi feito um

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC. Paulo Portugal

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC. Paulo Portugal Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC Paulo Portugal O impacto da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na sociedade Na vanguarda do desenvolvimento científico e

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa QUAR - QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - 28-06- Ministério: Organismo: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Missão:

Leia mais

ERASMUS+ OPÇÕES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. E d u c a ç ã o e F o r m a ç ã o

ERASMUS+ OPÇÕES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. E d u c a ç ã o e F o r m a ç ã o ERASMUS+ E d u c a ç ã o e F o r m a ç ã o OPÇÕES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO SEMINÁRIO DESAFIO PORTUGAL 2020 EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO: IMPACTO NA ECONOMIA PORTUGUESA

Leia mais

NCE/11/00456 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00456 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/00456 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Coimbra A.1.a.

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL POLÍTICA DA QUALIDADE

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL POLÍTICA DA QUALIDADE INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL POLÍTICA DA QUALIDADE Missão O IPS procura, de forma permanente e em articulação com os parceiros sociais, contribuir para a valorização e o desenvolvimento da sociedade,

Leia mais

NCE/10/00311 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00311 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00311 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Cofac - Cooperativa De Formação E

Leia mais

DIPLOMADOS NO ENSINO SUPERIOR [ a ]

DIPLOMADOS NO ENSINO SUPERIOR [ a ] DIPLOMADOS NO ENSINO SUPERIOR [2000-2001 a 2006-2007] FICHA TÉCNICA Título Diplomados no Ensino Superior [2000-2001 a 2006-2007] Autor Direcção de Serviços de Informação Estatística em Ensino Superior

Leia mais

NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: E.I.A. - Ensino, Investigação E Administração,

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2015/16 Curso de Técnico Superior Profissional de Mecatrónica Escola Superior de Tecnologia e Gestão

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2015/16 Curso de Técnico Superior Profissional de Mecatrónica Escola Superior de Tecnologia e Gestão Relatório Anual de Curso (Público) RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2015/16 Curso de Técnico Superior Profissional de Mecatrónica Escola Superior de Tecnologia e Gestão Índice 1. Estudantes e ambiente de ensino

Leia mais

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO DESAFIOS DA EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO Fontainhas Fernandes UTAD 18 de outubro de 2014 Fontainhas Fernandes

Leia mais

NCE/15/00130 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00130 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00130 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

Modernização do ensino superior e articulação com as actividades de I&D

Modernização do ensino superior e articulação com as actividades de I&D Modernização do ensino superior e articulação com as actividades de I&D Comunicação política sobre decisões do Conselho Ministros de 28 de Junho de 2018 Na sequência da apresentação do relatório de avaliação

Leia mais

Reitoria. despacho RT-42/2015

Reitoria. despacho RT-42/2015 Reitoria despacho RT-42/2015 Considerando o disposto na Lei nº 37/2003, de 22 de agosto, designadamente no seu artigo 16º, na redação que lhe foi dada pelo artigo 3º da Lei nº. 49/2005, de 30 de agosto;

Leia mais

Instituto politécnico de santarém. IPSantarém

Instituto politécnico de santarém.  IPSantarém Instituto politécnico de santarém www.ipsantarem.pt IPSantarém 2014 2015 sumário Portugal Santarém IPSantarém Oferta Formativa CET Licenciaturas Mestrados Pós-Graduações Informações Úteis portugal porto

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário) Versão de 17 de maio de 2012 1 CARACTERIZAÇÃO DO CICLO DE ESTUDOS A.1. Instituição

Leia mais

Cooperação estatística com os países de língua portuguesa Breve balanço e perspetivas de futuro

Cooperação estatística com os países de língua portuguesa Breve balanço e perspetivas de futuro Cooperação estatística com os países de língua portuguesa Breve balanço e perspetivas de futuro Conceição Veiga e Carolina Santos REC Serviço de Relações Externas e Cooperação 20188 Secção Permanente de

Leia mais

NCE/17/00143 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00143 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00143 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Atlântica - Escola Universitária de Ciências Empresariais,

Leia mais

Isabel Pedreira, Cláudia Roriz e Joana Duarte. Introdução

Isabel Pedreira, Cláudia Roriz e Joana Duarte. Introdução Os estudantes estrangeiros provenientes de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no ensino superior em Portugal: contributos para uma caracterização Isabel Pedreira, Cláudia Roriz e Joana

Leia mais

A Economia do Mar nos Açores. Arnaldo Machado Conferência Direito e Economia do Mar Lisboa, 29 e 30 de maio

A Economia do Mar nos Açores. Arnaldo Machado Conferência Direito e Economia do Mar Lisboa, 29 e 30 de maio A Economia do Mar nos Açores Arnaldo Machado Conferência Direito e Economia do Mar Lisboa, 29 e 30 de maio Quem somos e o que fazemos Missão Contribuir para a conceção e execução de políticas de estímulo

Leia mais

MISSÃO TECNOLÓGICA A PORTUGAL

MISSÃO TECNOLÓGICA A PORTUGAL MISSÃO TECNOLÓGICA A PORTUGAL Ponte Luso Brasileira, eterno canal de colaboração, negócios e amizades Mtech Portugal - 2017 10 a 18 de Novembro Lisboa, Coimbra, Ílhavo/Aveiro e Porto 2ª Etapa - Caravana

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

2º Cicl. curso de mestrado CONTABILIDADE 2009/2010. Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE

2º Cicl. curso de mestrado CONTABILIDADE 2009/2010. Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE 2º Ciclo E Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE 2009/2010 2º Cicl CONTABILIDADE curso de mestrado 2 A Faculdade de Economia da Universidade do

Leia mais

NCE/09/01322 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/09/01322 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/09/01322 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas 1 a 7 1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Maiêutica Cooperativa De Ensino Superior,

Leia mais

Energia para a Sustentabilidade

Energia para a Sustentabilidade uma iniciativa da 1ª reunião do CEAA Sumário A iniciativa - Visão geral Objectivos Vectores de intervenção Unidades de I&D Actividades institucionais Actividade de formação Objectivos do CEAA Como cumprir

Leia mais

1 - Percurso após finalizada a Faculdade

1 - Percurso após finalizada a Faculdade 10. as JORNADAS DO DEQ "TERMOS DE REFERÊNCIA" 1 - Percurso após finalizada a Faculdade 2 - Dificuldades encontradas na entrada do mercado de trabalho 3 - Conselhos relevantes a dar aos futuros engenheiros

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa QUAR - QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO ANO: 21 Ministério: Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Organismos: ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Missão: Produzir, ensinar e divulgar

Leia mais

CIDADES SUSTENTÁVEIS Diploma de Estudos Pós-Graduados

CIDADES SUSTENTÁVEIS Diploma de Estudos Pós-Graduados CIDADES SUSTENTÁVEIS Diploma de Estudos Pós-Graduados http://cidadessustentaveis.dcea.fct.unl.pt Com apoio da Iniciativa http://www.construcaosustentavel.pt/ e da http://www.humanhabitat.pt/ 1. Área Científica

Leia mais

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar Artigo 1º Concessão

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18. Escola Superior de Tecnologia e Gestão

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18. Escola Superior de Tecnologia e Gestão Relatório Anual de Curso (Público) RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Curso Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Índice 1. Estudantes e ambiente de ensino

Leia mais

OBJECTIVOS U.PORTO 2010

OBJECTIVOS U.PORTO 2010 OBJECTIVOS U.PORTO 2010 Durante o ano de 2009 foi publicada ou entrou em vigor vária legislação que introduziu inúmeras alterações às disposições legais que enformam a actividade da U.Porto (LVCR, acreditação

Leia mais

NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

NCE/15/00123 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00123 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00123 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Coimbra A.1.a.

Leia mais

GUIA PARA A MOBILIDADE ERASMUS

GUIA PARA A MOBILIDADE ERASMUS GUIA PARA A MOBILIDADE ERASMUS OBJECTIVOS DO SUBPROGRAMA SECTORIAL ERASMUS O Programa Erasmus é um subprograma do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida que teve início no dia 01 de Janeiro de 2007

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Didática da Matemática 16 17 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Julho

Leia mais

NCE/11/00531 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00531 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/00531 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

Eficiência Peso: 30.0

Eficiência Peso: 30.0 ANO: Ministério da Educação e Ciência Instituto Politécnico de Beja MISSÃO: O Instituto Politécnico de Beja é uma instituição de ensino superior ao serviço da sociedade, destinada à produção e difusão

Leia mais

Recrutamento de estudantes. Luísa Capitão, 25 setembro 2014

Recrutamento de estudantes. Luísa Capitão, 25 setembro 2014 Recrutamento de estudantes Luísa Capitão, 25 setembro 2014 "If you always do what you have always done, you will always get what you have always got." Henry Ford (1863-1947) TRENDS 2010 SURVEY EUA- European

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Novembro de 2017 Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica

Leia mais

Passado, Presente e Futuro

Passado, Presente e Futuro ADRAL Promovendo o Desenvolvimento de todo o Alentejo Passado, Presente e Futuro Castelo de Vide, 30 de Junho de 2018 Passado ( a origem) A Origem da ADRAL - 1998 Fruto de um forte compromisso político

Leia mais

Portugal 2010 O desafio Sociedade do Conhecimento

Portugal 2010 O desafio Sociedade do Conhecimento Portugal 2010 O desafio da Sociedade do Conhecimento UE SOCIEDADE DO CONHECIMENTO A EVIDÊNCIA DOS NÚMEROS Indicadores de Inovação Indicador Posição de Portugal Portugal UE Espanha Irlanda Finlândia Recurs

Leia mais

«Parque de Ciência e Inovação» Intervenção no âmbito do Congresso da Região de Aveiro 1º Painel Uma região Empreendedora

«Parque de Ciência e Inovação» Intervenção no âmbito do Congresso da Região de Aveiro 1º Painel Uma região Empreendedora «Parque de Ciência e Inovação» Intervenção no âmbito do Congresso da Região de Aveiro 1º Painel Uma região Empreendedora Manuel António Assunção Reitor da Universidade de Aveiro Presidente do Conselho

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Objetivos

Leia mais