CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR"

Transcrição

1 CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR

2 CURRÍCULO PROJETO DE FORMAÇÃO CULTURAL PARA A NAÇÃO. QUEM DOMINA O CURRÍCULO ESCOLAR, DOMINA A NAÇÃO (FOUCAULT)

3 PROCESSO DE CONTRUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA FORMAÇÃO ESCOLAR Ciência cultura trabalho - tecnologia CONTEÚDO ESCOLAR C F - A IDEAL DE HUMANO IDEAL DE SOCIEDADE COMO APRENDE? COMO? ONDE? QUANDO? METODOLOGIA ESPAÇO TEMPO IDEAL DE EDUCAÇÃO/ESCOLA FUNDAMENTOS TEÓRICOS AVALIAÇÃO OBJETIVOS

4 CONTRADIÇÃO VIVIDA PELA ESCOLA O TRABALHO EDUCATIVO NA ESCOLA CONSISTE NA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SUAS FORMAS MAIS DESENVOLVIDAS, MAS O CONHECIMENTO TAMBÉM É PARTE CONSTITUTIVA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO QUE, NESTA SOCIEDADE, SÃO PROPRIEDADE DO CAPITAL E, PORTANTO, NÃO PODEM SER SOCIALIZADOS (DUARTE E SAVIANI, 2012).

5 ENGANOS PERIGOSOS NO CURRÍCULO ESCOLAR O SISTEMA ESCOLAR ESTRUTURA-SE DE FORMA FRAGMENTADA, REPRODUZINDO A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO E A LÓGICA DE MERCADO. O ACESSO AO CONHECIMENTO DÁ-SE DE MANEIRA PROFUNDAMENTE DESIGUAL E SELETIVA. TUDO ISSO CAMUFLADO DE DISCURSO DE RESPEITO ÀS DIFERENÇAS. (IDEM)

6 OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE AS METAS DE PREPARAR O EDUCANDO PARA O TRABALHO E PARA A CIDADANIA DE MODO QUE CONTINUE APRENDENDO E POSSA SE ADAPTAR A NOVAS CONDIÇÕES DE OCUPAÇÃO OU APERFEIÇOAMENTO POSTERIORES; PROMOVER O APRIMORAMENTO DO EDUCANDO COMO PESSOA HUMANA (ÉTICA + AUTONOMIA INTELECTUAL + PENSAMENTO CRÍTICO); POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS E DOS PROCESSOS PRODUTIVOS, RELACIONANDO TEORIA E PRÁTICA, TENDO COMO META UNIVERSAL A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (LEIA-SE GARANTIR A VIDA ).

7 PROBLEMATIZAÇÃO Seriam as estruturas lógicas das disciplinas a melhor forma de promover uma formação que leve ao desenvolvimento humano integral dos nossos estudantes? (pag. 7)

8 Currículo disciplinar Qual a relação entre áreas científicas, disciplinas acadêmicas e disciplinas escolares?

9 ORGANIZAÇÃO DO CADERNO 1 MOMENTO: O QUE SÃO AS ÁREAS DO CONHECIMENTO E QUAL SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO; 2 MOMENTO: O ENSINO INTEGRADO: TRABALHO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA; 3 MOMENTO: CAMINHOS PARA A APROXIMAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS DIFERENTES ÁREAS: O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO; 4 MOMENTO: O PROJETO CURRICULAR E A RELAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS, ALÉM DA RELAÇÃO DOS SUJEITOS COM A PRÁTICA DO CURRÍCULO.

10 DESINTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO CARTESIANISMO NA IDADE MODERNA NA ESCOLA A APLICAÇÃO DO MODELO TAYLORISTA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.

11 1 MOMENTO: ÁREAS DO CONHECIMENTO CONJUNTO DE CONHECIMENTOS CUJA AFINIDADE ENTRE SI PODE SE EXPRESSAR PELA REFERÊNCIA A UM OBJETO COMUM[...] UNIDADE EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA QUE SOB O PRISMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, PERMITE UMA INTEGRAÇÃO MÚTUA DE CONCEITOS, METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS. [...] DEVEM EXPRESSAR O POTENCIAL DE AGLUTINAÇÃO DE CAMPOS DO SABER.

12 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS INTERDISCIPLINARIDADE: NECESSIDADE, MAIS QUE UM MÉTODO DE TRABALHO; CONTEXTUALIZAÇÃO: UM RECURSO QUE NÃO SE OPÕE À TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E NÃO SE REDUZ A EXEMPLOS DE COMO SE APLICA O CONHECIMENTO (QUALQUER CONHECIMENTO EXISTE EM RESPOSTA A NECESSIDADES SOCIAIS. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: NÃO DEVE ISOLAR O CONHECIMENTO DO CONTEXTO EM QUE FOI PRODUZIDO.

13 2 MOMENTO TRABALHO CIÊNCIA INTEGRAÇÃO TECNOLOGIA CULTURA

14 CULTURA ARTE PRODUTOS MATERIAIS CIÊNCIA TECNOLOGIA FILOSOFIA VALORES

15 NAS DIRETRIZES Art. 5 - Inciso VIII - 4º A cultura é conceituada como o processo de produção de expressões materiais, símbolos, representações e significados que correspondem a valores éticos, políticos e estéticos que orientam as normas de conduta de uma sociedade.

16 CONHECIMENTO SISTEMÁTICO PRODUZIDO E HISTORICMENTE ACUMULADO E DELIBERADAMENTE ORGANIZADO EM TEORIAS, CONCEITOS, ALGORÍTMOS, ETC. CIÊNCIA

17 CIÊNCIA Todo conhecimento construído/assimilado a partir do trabalho é singular, mas portador de uma dimensão universal que pode ser generalizado em ciência (atividade humana que busca a legalidade da realidade). O impulso à busca dessa legalidade é a gênese da ciência. (LUKÁCS, S/D)

18 NAS DIRETRIZES Art. 5 - Inciso VIII - 2º A ciência é conceituada como o conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade.

19 CRIAÇÕES HUMANAS MATERIAIS E NÃO MATERIAIS INFLUENCIADAS PELA CIÊNCIA QUE MELHORAM AS CONDIÇÕES EXISTENCIAIS. TECNOLOGIA

20 TECNOLOGIA A CIÊNCIA MANIFESTA-SE PRINCIPALMENTE NA COTIDIANIDADE VIA TECNOLOGIA; DAÍ A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER A CIÊNCIA NAS PRODUÇÕES HUMANAS E NÃO COMO CONHECIMENTOS ESTÁTICOS. (LESSA, 2012)

21 NAS DIRETRIZES Art. 5 - Inciso VIII - 3º A tecnologia é conceituada como a transformação da ciência em força produtiva ou mediação do conhecimento científico e a produção, marcada, desde sua origem, pelas relações sociais que a levaram a ser produzida.

22 O TRABALHO COMO PRINCÍPIO O processo gnosiológico reproduz a distinção ontológica entre o sujeito e o objeto, ou seja, no sujeito está a consciência que conhece o objeto a ser conhecido. A mediação entre estas duas dimensões se dá pelo trabalho (ação consciente de transformação). (Lukács, 2012) EDUCATIVO

23 NAS DIRETRIZES (Art. 5 - Inciso VIII - 1º O trabalho é conceituado na sua perspectiva ontológica de transformação da natureza, como realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência.

24 NAS DIRETRIZES Art. 8-2º A organização por áreas de conhecimento não dilui nem exclui componentes curriculares com especificidades e saberes próprios construídos e sistematizados, mas implica no fortalecimento das relações entre eles e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo planejamento e execução conjugados e cooperativos dos seus professores.

25 NAS DIRETRIZES Parágrafo único. Em termos operacionais, os componentes curriculares obrigatórios decorrentes da LDB que integram as áreas de conhecimento são os referentes a: I - Linguagens: a) Língua Portuguesa; b) Língua Materna, para populações indígenas; c) Língua Estrangeira moderna; d) Arte, em suas diferentes linguagens: cênicas, plásticas e, obrigatoriamente, a musical; e) Educação Física. II - Matemática. III - Ciências da Natureza: a) Biologia; b) Física; c) Química. IV - Ciências Humanas: a) História; b) Geografia; c) Filosofia; d) Sociologia.

26 DESAFIO DO CURRÍCULO INTEGRADO A PARTIR DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DEVEM RECONSTITUÍ-LOS NA REALIDADE QUE É TOTAL, HOLÍSTICA E NÃO COMPARTIMENTADA. TODA CONDIÇÃO SINGULAR COMPOSTA PELA OBJETIVIDADE/SUBJETIVIDADE ESTÁ DENTRO DE UMA TOTALIDADE QUE LHE DÁ SENTIDO. CABE À EDUCAÇÃO PROMOVER A DESCOBERTA DESSE SENTIDO.

27 TRABALHO, CIÊNCIA E PESQUISA A SOCIEDADE É COMPOSTA POR UM EMARANHADO DE COMPLEXOS, ALGUNS SÃO DENOMINADOS COMPLEXOS ELEVADOS QUE EM MAIOR OU MENOR GRAU DE CONSCIÊNCIA VÃO DETERMINAR TRANSFORMAÇÕES NA COTIDIANIDADE. A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA SOBRE ESSES COMPLEXOS ELEVADOS QUE CHAMAMOS DE FILOSFIA, CIÊNCIA E ARTE CRIA O QUE LUKÁCS CHAMA DE TELEOLOGIA POSTA (TRANSFORMAÇÃO COMO FRUTO DO DESEJO/PROJETO CONSCIENTE).

28 A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO A PESQUISA COMO AÇÃO HUMANA DE BUSCA PELO CONHECIMENTO; A PESQUISA PERMITE A ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO E O APRIMORAMENTO DO OLHAR; A CURIOSIDADE EPISTEMOFÍLICA DEVE SER CULTIVADA E INSTRUMENTALIZADA PELA PESQUISA. A PESQUISA PERMITE CAPTAR A LEGALIDADE PRÓPRIA DA REALIDADE NATURAL OU SOCIAL E POSSIBILITA UMA AÇÃO HUMANA INTENCIONAL QUE MODIFICA ESTA MESMA REALIDADE, FORMANDO-SE SUJEITOS.

29 NAS DIRETRIZES Art. 13 Inciso III - a pesquisa como princípio pedagógico, possibilitando que o estudante possa ser protagonista na investigação e na busca de respostas em um processo autônomo de re)construção de conhecimentos.

30 ELABORAÇÃO COLETIVA DA PROPOSTA INTEGRADA Dimensões do objeto problema Teorias que explicam o objeto Localizar as teorias nos campos de conhecimento Conceitos relacionados dentro de cada campo de conhecimento Conceitos relacionados dentro de outros campos de conhecimento CULTURAL (ARTE, RELIGÃO, FILOSOFIA) CIENTÍFICA (ÁREAS ESPECÍFICAS DO SABER) TECNOLÓGICA (CORRESPONDÊNCIA NO CONTIDIANO) TRABALHO (ECONÔMICA E SOCIAL). IDÉIAS COMPROVA- DAS QUE SE TEM SOBRE O OBJETO NAS VÁRIAS ÁREAS. QUE ÁREAS DO CONHECIMENTO TRABALHAM ESSAS ÁREAS (MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, BIOLOGIA, ETC)? ELEJAM UMA DISCIPLINA QUE PRIVILEGIA ESTE CONTEÚDO EM SEUS CONTEÚDOS BÁSICOS OU ESTRUTURAN- TES E TODOS OS CONTEÚDOS RELACIONA- DOS DENTRO DA DISCIPLINA. INDICAR O QUE OS OUTROS CAMPOS PODEM TRABALHAR PARA ABORDAR O OBJETO.

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019 A formação geral comum São Paulo, junho de 2019 BNCC A formação comum Objetivo: compreender o sentido de formação geral comum e aplica-la na estruturação dos tópicos que devem estar contidos para a redação

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Ensino Médio EDUCAÇÃO, TRABALHO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO MÉDIO Prof. Stephanie Gurgel Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com

Leia mais

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes.

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO ESTRUTURA DA BNCC 26/02/2018 A BNCC DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ESTRUTURA DA BNCC 3. A ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 4. A ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Parte 2 Professora: Nathália Bastos III da interdisciplinaridade e da contextualização, que devem ser constantes em todo o currículo, propiciando a interlocução entre

Leia mais

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 1 2 Seção III Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: Retomada do nome ensino

Leia mais

Curso online Super Professores Concurso Colégio Pedro II Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012

Curso online Super Professores Concurso Colégio Pedro II Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012 Página 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012 (*) Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais

Educação Básica. Ensino Médio

Educação Básica. Ensino Médio Educação Básica Ensino Médio Legislação Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: l- a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN PLANO DE CURSO 2019 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A):

Leia mais

Minuta das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

Minuta das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Minuta das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Contribuições da Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares da Educação Básica

Leia mais

A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional

A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br Diretrizes e orientações curriculares do Ensino

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular A ESTRUTURA GERAL DA BNCC DO ENSINO MÉDIO 08/03/2018

Base Nacional Comum Curricular A ESTRUTURA GERAL DA BNCC DO ENSINO MÉDIO 08/03/2018 Base Nacional Comum Curricular A ESTRUTURA GERAL DA BNCC DO ENSINO MÉDIO 08/03/2018 A BNCC E O ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO Que a BNCC do Ensino Me dio seja elaborada indicando as compete ncias e os objetivos

Leia mais

CURRÍCULO ESCOLAR VMSIMULADOS

CURRÍCULO ESCOLAR VMSIMULADOS CURRÍCULO ESCOLAR 01. Segundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar,

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Cenário Nacional e Segunda Etapa da Formação de Professores.

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Cenário Nacional e Segunda Etapa da Formação de Professores. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Cenário Nacional e Segunda Etapa da Formação de Professores. Profª Drª Monica Ribeiro da Silva Universidade Federal do Paraná monicars@ufpr.br Cenário

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio TEMA CADERNO 3 : O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL Moderadora: Monica Ribeiro da Silva Produção: Rodrigo

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2015

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2015 1 CURSO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE I... 4 02 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 4 03 PROFISSIONALIDADE DOCENTE... 4 04 RESPONSABILIDADE

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Profª Welessandra A. Benfica- Doutoranda FAE- UFMG

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Profª Welessandra A. Benfica- Doutoranda FAE- UFMG Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Profª Welessandra A. Benfica- Doutoranda FAE- UFMG Não é possível apresentar um manual ou receita para se construir uma escola democrática ou para implantar

Leia mais

Institucional. Nossa História

Institucional. Nossa História Institucional Nossa história Proposta Pedagógica Horário Nosso Espaço Fotos Localização Manual do aluno Calendário Anual Lista de material Informação de renovação de matrícula para 2014 Circulares Eventos

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO. Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó)

ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO. Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó) ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó) Constituição Federal de 1988 Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

Didática e Formação de Professores: provocações. Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

Didática e Formação de Professores: provocações. Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Didática e Formação de Professores: provocações Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Vivemos tensões nas propostas e concretizações da formação inicial de professores, com padrões culturais formativos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS. ENSINO MÉDIO Matriz Curricular

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS. ENSINO MÉDIO Matriz Curricular COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS ENSINO MÉDIO Matriz Curricular Setembro de 2011 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Governador Geraldo Alckmin Vice Governador Guilherme Afif Domingos Secretário

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS. ENSINO MÉDIO Matriz Curricular

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS. ENSINO MÉDIO Matriz Curricular COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS ENSINO MÉDIO Matriz Curricular Setembro de 2011 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Governador Geraldo Alckmin Vice Governador Guilherme Afif Domingos Secretário

Leia mais

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO Ana Maria Iorio Dias março/2012 Educação função social primordial a incorporação ativa de conhecimentos e experiências i produzidas por gerações e sua socialização; produção do

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO

Leia mais

Santomé (1998) explica que a denominação

Santomé (1998) explica que a denominação CURRÍCULO INTEGRADO Marise Nogueira Ramos Santomé (1998) explica que a denominação currículo integrado tem sido utilizada como tentativa de contemplar uma compreensão global do conhecimento e de promover

Leia mais

1. NÍVEIS DE ENSINO 2. EDUCAÇÃO INFANTIL

1. NÍVEIS DE ENSINO 2. EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 5.1 MÓDULO 18 Índice 1. Níveis de Ensino...3 2. Educação Infantil...3 4. Ensino Médio...6 5. Modalidades de Educação...9 5.1. Educação de Jovens e Adultos... 9 5.2. Educação Especial... 9 5.3. Educação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN PLANO DE CURSO 2019 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A):

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM EM DEBATE: desafios, perspectivas e expectativas. Por: Gilvânia Nascimento Presidenta Nacional - UNCME

BASE NACIONAL COMUM EM DEBATE: desafios, perspectivas e expectativas. Por: Gilvânia Nascimento Presidenta Nacional - UNCME BASE NACIONAL COMUM EM DEBATE: desafios, perspectivas e expectativas Por: Gilvânia Nascimento Presidenta Nacional - UNCME UMA REFLEXÃO INICIAL Esta é uma conversa com muitos pontos de partida e alguns

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN PLANO DE CURSO 2019 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A):

Leia mais

ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral. Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017

ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral. Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017 ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017 Ensino Médio Integral Política pública de Educação ESTADO dever de educar ESCOLA CIDADÃO direito à educação REFORMAR? É preciso?

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases

Lei de Diretrizes e Bases Lei de Diretrizes e Bases 01. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, a avaliação do desempenho do aluno deverá ser contínua e cumulativa, considerando-se a: a) prevalência dos aspectos quantitativos sobre

Leia mais

Integrada de Química. Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa

Integrada de Química. Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa Integrada de Química Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa Agora veremos a uma Apresentação sobre Relações CTS no Ensino de Química. Ao seu final, espera-se que você aprenda sobre relações existentes entre

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES.

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. Educar para um Mundo em Mudança. Educar para Mudar o Mundo. Maria Emília Brederode Santos PERFIL DO ALUNO 2 INTRODUÇÃO As mudanças no mundo, hoje,

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO OBJETIVOS Possibilitar ao profissional de Ensino Religioso o referencial teórico-metodológico que oportunize a leitura

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 2ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 2ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 2ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO 8º ENCONTRO PARA ESTUDOS COM ORIENTADORES Agosto de 2014 FORMADORA REGIONAL: Elyda Cristina

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 15/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a elaboração e/ou reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação, e dá outras providências. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO DA, no uso

Leia mais

IV Fórum de Ensino Técnico da Área Química CRQ/SP Desafios do Ensino Técnico: Reforma e Metodologia. E agora? Impactos no Ensino de Química

IV Fórum de Ensino Técnico da Área Química CRQ/SP Desafios do Ensino Técnico: Reforma e Metodologia. E agora? Impactos no Ensino de Química IV Fórum de Ensino Técnico da Área Química CRQ/SP Desafios do Ensino Técnico: Reforma e Metodologia. E agora? Impactos no Ensino de Química Francisco Aparecido Cordão Peabiru Educacional facordao@uol.com.br

Leia mais

Lei n.º de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil. Profº Carlinhos Costa

Lei n.º de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil. Profº Carlinhos Costa Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil Profº Carlinhos Costa Níveis Etapas Fases Idade / Duração EDUCAÇÃO BÁSICA Educação Infantil Ensino Fundamental Creche

Leia mais

BNCC e o Ensino Médio. Março de 2018

BNCC e o Ensino Médio. Março de 2018 BNCC e o Ensino Médio Março de 2018 BNCC e o Ensino Médio: Histórico 2014 Versão 1 da BNCC Que a BNCC do Ensino Médio seja elaborada indicando as competências e os objetivos de aprendizagem por área de

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Assunto: PCNs Material Para Concurso 1- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCNs Conceito Os PCNs são um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e Médio em todo o país. São referenciais

Leia mais

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA ATUAL LDB. Nilva Schroeder Pedagoga IFB Campus Planaltina Abr. 2018

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA ATUAL LDB. Nilva Schroeder Pedagoga IFB Campus Planaltina Abr. 2018 O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA ATUAL LDB Nilva Schroeder Pedagoga IFB Campus Planaltina Abr. 2018 Um roteiro... 1. Projetos em disputa: Ensino Médio para quem? 2. Ensino Médio nos Institutos Federais

Leia mais

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de

Leia mais

META Apresentar os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Matemática

META Apresentar os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Matemática PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO - MATEMÁTICA META Apresentar os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Matemática OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: identificar,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR ÁREAS DE CONHECIMENTO: OLHAR PARA AS CIÊNCIAS DA NATUREZA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR ÁREAS DE CONHECIMENTO: OLHAR PARA AS CIÊNCIAS DA NATUREZA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR ÁREAS DE CONHECIMENTO: OLHAR PARA AS CIÊNCIAS DA NATUREZA Adriana Fátima Canova Motter (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUI ) RESUMO Este relato apresenta

Leia mais

Educação financeira no contexto escolar

Educação financeira no contexto escolar Educação financeira no contexto escolar Sueli Teixeira Mello e Caroline Stumpf Buaes Ministério da Educação do Brasil (MEC) Rio de Janeiro, 09/12/2015 Sumário 2 1. O papel institucional do Ministério da

Leia mais

Para desenvolver um processo de ensino-aprendizagem tendo como pressupostos os princípios da Educação Integral, o educador deve lançar mão de

Para desenvolver um processo de ensino-aprendizagem tendo como pressupostos os princípios da Educação Integral, o educador deve lançar mão de A mandala é uma representação simbólica que visa apresentar, a partir de uma abordagem sistêmica, a proposta pedagógica de articulação, integração e interação de saberes escolares e saberes locais, entre

Leia mais

Educação de Adultos na ótica freiriana

Educação de Adultos na ótica freiriana Educação de Adultos na ótica freiriana Uma visão freiriana de educação de adultos. A escola um mundo a parte: fechado e protegido Uma teoria que nasce da prática. Uma educação de adultos, comprometida

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES CLÉLIA BRANDÃO ALVARENGA CRAVEIRO Conselheira - CNE/CEB SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Políticas de formação Práticas

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016.

RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016. Aprova

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR REFLEXOS DA EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA REGIÃO SUL Maringá-PR Março/2006

Leia mais

Prof. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena

Prof. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Prof. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Objetivos da aula de hoje Discutir sobre a concepção de currículo; Compreender

Leia mais

D E C R E T A. a) dos cursos de licenciaturas; b) das residências pedagógicas; c) das práticas pedagógicas curriculares;

D E C R E T A. a) dos cursos de licenciaturas; b) das residências pedagógicas; c) das práticas pedagógicas curriculares; Imprimir "Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado." DECRETO Nº 16.718 DE 11 DE MAIO DE 2016 Dispõe sobre a instituição e organização dos Complexos Integrados de Educação, no âmbito

Leia mais

Formação Inicial 1ª etapa Projovem Urbano Recife AVALIAÇÃO Candidato (a) : Turma INSTRUÇÕES

Formação Inicial 1ª etapa Projovem Urbano Recife AVALIAÇÃO Candidato (a) : Turma INSTRUÇÕES Formação Inicial 1ª etapa Projovem Urbano Recife AVALIAÇÃO 2018 Candidato (a) : Turma Área de atuação: INSTRUÇÕES Caro (a) Candidato (a), Quando receber a prova, certifique-se de que nela consta 20 questões

Leia mais

Formação Descentralizada para Professores de Educação Física e Arte nos Polos

Formação Descentralizada para Professores de Educação Física e Arte nos Polos SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Estado da Educação Escola de Formação de Professores PAULO RENATO COSTA SOUZA Formação Descentralizada para Professores

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Direito Campus: Queimados Missão Formar profissionais conscientes da finalidade do Direito como instrumento de transformação social e construção da cidadania, capazes

Leia mais

São Paulo, Marcelo Feres

São Paulo, Marcelo Feres Discussão IItinerários Formativos na Educação Profissional: Articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica São Paulo, 14-06-16 Marcelo Feres Agenda Ensino Médio (EM) Articulação Ensino

Leia mais

Problemas sinalizados:

Problemas sinalizados: Flexibilização Curricular Uma oportunidade Problemas sinalizados: Extensão dos programas com consequências para: Consolidação das aprendizagens Diferenciação pedagógica Inclusão Interdisciplinaridade e

Leia mais

Proposta Curricular de Duque de Caxias

Proposta Curricular de Duque de Caxias ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3, DE 8 DE MARÇO DE 2004

RESOLUÇÃO Nº 3, DE 8 DE MARÇO DE 2004 RESOLUÇÃO Nº 3, DE 8 DE MARÇO DE 2004 Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança e dá outras providências. O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional

Leia mais

DIRETRIZES CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO UTFPR

DIRETRIZES CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA UTFPR Resolução

Leia mais

PLANEJAMENTO. GOIÂNIA, 20 de março de 2013.

PLANEJAMENTO. GOIÂNIA, 20 de março de 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - IFG SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SME ESCOLA MUNICIPAL JOEL MARCELINO DE OLIVEIRA PLANEJAMENTO GOIÂNIA, 20 de março de 2013. Proposta

Leia mais

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - FMB REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2017 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - FMB CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O presente Regulamento das Práticas Pedagógicas

Leia mais

PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SILVA NETA, Maria Eugênia Batista 1 QUEIROZ, Gilves Furtado de 2 ROSA, Luciene de Morais 3 Resumo Este relato de experiência

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018:

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018: EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018: DIDÁTICA II 68 h/a 3403 A Didática na prática educativa no contexto das diferentes abordagens, modalidades de ensino e realidades

Leia mais

como se deu seu desenvolvimento e identificando quais fatores condicionaram sua manifestação. Duarte (2001), outro pesquisador representante dessa

como se deu seu desenvolvimento e identificando quais fatores condicionaram sua manifestação. Duarte (2001), outro pesquisador representante dessa 1 PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES E CATEGORIAS MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil UNESP GT-08: Formação de Professores Agência Financiadora: CNPq O presente texto consiste

Leia mais

Plano de Estudos. Cidade da Matola República de Moçambique

Plano de Estudos. Cidade da Matola República de Moçambique Plano de Estudos Cidade da Matola República de Moçambique 2018 / 2019 ÍNDICE NOTA INTRODUTÓRIA 4 GESTÃO PEDAGÓGICA 5 - OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS IMAGENS INTERNA E EXTERNA 6 - OBJECTIVOS GERAIS E

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 1 MATRIZ CURRICULAR O curso está organizado em itinerários formativos que envolvem disciplinas distribuídas em quatro núcleos: a base nacional comum

Leia mais

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio A introdução da Sociologia no ensino médio é de fundamental importância para a formação da juventude, que vive momento histórico de intensas transformações sociais, crescente incerteza quanto ao futuro

Leia mais

OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO. In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.

OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO. In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. Objetivos e conteúdos de ensino Conteúdos: base objetiva da instrução referidos aos objetivos e viabilizados pelos

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS O presente Regulamento das Práticas Pedagógicas tem por finalidade disciplinar os critérios e formas procedimentais que orientam

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 0993/I C/H 68 Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de ensino:

Leia mais

Curso de Capacitação em. Educação Infantil

Curso de Capacitação em. Educação Infantil Curso de Capacitação em Educação 520 horas Muitos espaços de trabalho foram abertos a partir da política educacional em vigor no país, com a ampliação e obrigatoriedade da oferta de Educação em creches

Leia mais

Profa. Viviane Araujo

Profa. Viviane Araujo Unidade II ESCOLA, CURRÍCULO E CULTURA Profa. Viviane Araujo Organização do currículo Teorias de currículo: respostas às questões o que, como e por que ensinar intencionalidade da prática educativa. CFB/88:

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012 CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012 Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. O Presidente do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições

Leia mais

Resolução CEB/CNE nº 3, de 26/6/98, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

Resolução CEB/CNE nº 3, de 26/6/98, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CEB/CNE nº 3, de 26/6/98, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CEB/CNE Nº 3, DE 26

Leia mais

O ENEM E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA EM ESCOLA ESTADUAL DE GOIÂNIA.

O ENEM E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA EM ESCOLA ESTADUAL DE GOIÂNIA. O ENEM E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA EM ESCOLA ESTADUAL DE GOIÂNIA. Regiane Alves Vicente Marinho 1*, João Roberto Resende Ferreira 2, Sylvânia Silvany Rodrigues

Leia mais

RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS CURSO DE PEDAGOGIA CURRÍCULO DE 2008 (Res. 30/08)

RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS CURSO DE PEDAGOGIA CURRÍCULO DE 2008 (Res. 30/08) RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS CURSO DE PEDAGOGIA CURRÍCULO DE 2008 (Res. 30/08) OPTATIVAS DTFE (Total 27) ET022 - Tendências da Psicologia da Educação Contemporânea 30h Conceitos e princípios dos posicionamentos

Leia mais

CURRÍCULO ETI: a Política Pública de Educação Integral em Pernambuco. Profa. Maria Medeiros Secretária Executiva de Educação Profissional

CURRÍCULO ETI: a Política Pública de Educação Integral em Pernambuco. Profa. Maria Medeiros Secretária Executiva de Educação Profissional CURRÍCULO ETI: a Política Pública de Educação Integral em Pernambuco. Profa. Maria Medeiros Secretária Executiva de Educação Profissional FICHA RESUMO DO PROJETO Nº de Escolas EM da Rede Estadual: 791

Leia mais

1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 2 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br LDB 01. (Ano: 2012 - Banca: CESPE - Órgão: PRF - Prova: Técnico em Assuntos

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno IV. Área Linguagens

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno IV. Área Linguagens Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Etapa II - Caderno IV Área Linguagens 1- A Área Linguagens e sua contribuição para a formação do estudante do Ensino Médio Núcleo definidor: Conhecimentos

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Campus: Alcântara Missão De acordo com a Resolução CNE/CP Nº2/2015 o Curso de Pedagogia do Campus Alcântara tem por missão a formação de profissionais de educação

Leia mais

06/03/2013 RODA DE CONVERSA

06/03/2013 RODA DE CONVERSA 06/03/2013 RODA DE CONVERSA Planejamento Geovana F. Melo Diva Souza Silva difdo@prograd.ufu.br Planejamento de Ensino Objetivos Conceituar planejamento de ensino; Refletir sobre a importância do planejamento

Leia mais

Psicologia Educacional I. O Desenvolvimento Moral e a Educação moral e nas escolas

Psicologia Educacional I. O Desenvolvimento Moral e a Educação moral e nas escolas Psicologia Educacional I O Desenvolvimento Moral e a Educação moral e nas escolas Introdução O ser humano necessita de quadros de valores para definir os grupos sociais, as comunidades e a própria pria

Leia mais

Pedagogia. 1º PERÍODO Carga Horária e Creditação

Pedagogia. 1º PERÍODO Carga Horária e Creditação Cep: 37200000 Pedagogia Matriz Curricular 1 (entrada no mês de Fevereiro) Nivelamentos Leitura e Produção de textos 60 Gramática 60 Carga Horária Total 120 Educação a Distância: Primeiras Aproximações

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRU PLANO DE CURSO Disciplina: Sociologia Série: 3ª Ano Letivo: 2009

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRU PLANO DE CURSO Disciplina: Sociologia Série: 3ª Ano Letivo: 2009 COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRU PLANO DE CURSO Disciplina: Sociologia Série: 3ª Ano Letivo: 2009 Período Objetivos Específicos Conteúdo/Unidade N de Aulas 1 bimestre (09/02 a 30/04) Estabelecer a diferença

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos PCN'S - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E TEMAS TRANSVERSAIS Prof. Stephanie Gurgel O que são? Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais

Leia mais

¹Lei n 9394, 20 dezembro de 1996 Estabelece as d iretrizes e bases da educação nacional..

¹Lei n 9394, 20 dezembro de 1996 Estabelece as d iretrizes e bases da educação nacional.. ARTIGO Esse artigo traz uma reflexão critica sobre o ensino de Sociologia, e a prática educacional dessa disciplina. Para tanto, será abordado: as leis que regem o ensino no Brasil, as finalidades do ensino

Leia mais

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito?

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado 25/04/2018 Adolescência: etapa natural do desenvolvimento, marcada por conflitos, rebeldia, pressões relacionadas à sexualidade,

Leia mais

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias Ano Lectivo 2007/08 Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias FR: Luísa Chedas Competências De acordo com os princípios do Decreto lei 6/2001, o Ministério da Educação define um conjunto de competências que

Leia mais

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente.

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente. ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1 RESUMO Letícia Ramos da Silva 2 Trata-se de um estudo que apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em quatro escolas

Leia mais

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Adolescência ou adolescências? Adolescência: etapa natural do desenvolvimento, marcada por conflitos,

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO N º 060/2006 CRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, ELETIVAS RESTRITAS E A DISCIPLINA AS CIÊNCIAS NO COTIDIANO ESCOLAR COMO ELETIVA UNIVERSAL DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA

Leia mais