PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO"

Transcrição

1 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: Lançamento de Foguetes Curso Engenharias Semestre:2 flex \ 3 Disciplinas Cálculo Diferencial Integral II. Física Geral e integradoras Experimental: Mecânica. Engenharia e Profissão. Física Geral e Experimental: Energia. Ciências dos Materiais. Seminário Interdisciplinar III. Professores Alessandra Negrini Dalla Barba; Aroldo Salviato; Claudio Moreno; Daiany Cristiny Ramos; Eduardo Costa Estambasse; Jenai Oliveira Cazetta; Keila Boni; Luis Eduardo Zampar Filho; Mariana da Silva Nogueira Ribeiro; Melina Cardoso. Conteúdos interdisciplinares Competência Habilidades Objetivos de aprendizagem Integrais de funções de uma variável real e volume de sólidos de revolução. Lançamento e alcance. Responsabilidade social e sustentabilidade. Polímeros. -Conhecer os princípios e os conceitos que envolvam lançamento de foguetes. -Conhecer conceitos da física e cálculo aplicando na simulação de um lançamento de foguete com garrafa PET. -Conhecer conhecimentos relativos aos materiais utilizados, responsabilidade social e sustentabilidade. O aluno deverá ser capaz simular o lançamento do foguete com garrafa PET e compreender os procedimentos, aplicando conteúdos necessários para elaboração do projeto para construção de um foguete. Utilizar uma simulação de lançamento de foguete com garrafa PET para exploração de conceitos da física, cálculo, ciências dos materiais e outras áreas do conhecimento. Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática Lançamento de Foguetes. Com essa temática objetivamos possibilitar a vocês, estudantes, a aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.

2 Neste trabalho vocês desenvolverão a atitude de investigação e prática, sistematizando julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina. A seguir apresentamos as orientações. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL O que devemos fazer? a) Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Lançamento de Foguetes. b) Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e embasem-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: Um grupo de estudantes de um curso tecnológico está elaborando um projeto para construção de um foguete. Como a produção de um foguete demanda diversos estudos teóricos e práticos, para que seja possível obter o produto final, considere que vocês façam parte deste grupo de estudantes e que possui como função avaliar alguns aspectos importantes a respeito deste produto que será realizado a partir de um modelo experimental.

3 Vocês como parte deste grupo de estudantes deverão realizar alguns testes, a partir da simulação de lançamento de foguetes com garrafas PET's, cumprindo todas as tarefas descritas no que segue. Tarefa 1: Realize uma pesquisa bibliográfica com os itens mais importantes referentes ao tema lançamento de foguetes. Tal fundamentação teórica deve englobar a teoria envolvendo os foguetes reais. Tarefa 2: Deverá ser construído um foguete utilizando garrafas descartáveis de refrigerante de 2 litros e um sistema de propulsão que funciona com água e ar comprimido. O movimento do foguete deverá ser analisado considerando vários ângulos de lançamento e vários volumes de água. A experiência deve ser tal que vocês possam examinar qual a relação entre o alcance (x) do foguete em função dos diferentes ângulos de lançamento (θ) e dos diferentes volumes de água (V). Portanto, o foguete deve ser lançado em diferentes ângulos e com diferentes volumes de água. Em cada caso, os alcances horizontal e vertical devem ser mensurados. O método utilizado para as medições estará a cargo de vocês. Essa análise será mais eficiente se for feita através dos gráficos x θ,x V, y θ e y V. Deste modo será possível discutir qual o melhor ângulo de lançamento e a quantidade de água necessários para um alcance horizontal maior e um alcance vertical maior. Tarefa 3: Diante do que foi proposto, você deverá: a) Encontrar quais leis da física estão envolvidas nos lançamentos de foguetes de garrafas PET.

4 b) Pesquisar métodos que seja possível determinar: o ângulo de lançamento, a altura alcançada, e a distância alcançada. Com os dados coletados criar uma tabela. c) Poderá calcular o tempo de subida e de queda e depois realizar comparações entre os diferentes ângulos de lançamento, com a altura alcançada e a maior distância alcançada. d) Responder qual será o melhor ângulo de lançamento para alcançar a maior distância (eixo x). Tarefa 4: Em todos os processos de construção de máquinas e equipamentos necessitamos fazer a escolhas, uma delas é com relação ao material a ser utilizado e outra é relacionada ao processo de fabricação empregado para a construção.tais escolhas desafiam os projetistas de maneira a levá-los a uma profunda reflexão e pesquisas, são diversas características que devem ser pensadas e analisadas. Imagine o lançamento do foguete para levar a sonda ao espaço, quantas variáveis devem ser consideradas, o peso deste equipamento, a proteção da superfície, a resistência, o combustível utilizado entre outros fatores tão importantes. Nesta tarefa vocês deverão pensar em todos estes pontos, porém trabalhando neste foguete utilizando a garrafa PET, mas para efeito de pesquisa, seguiremos os mesmos passos. Sua responsabilidade nesta construção serão as seguintes: a) Efetuar uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto polímeros, após esta pesquisa você deve apresentar um estudo do comportamento mecânico dos polímeros, procure adotar o PET pois este é o principal material de nosso foguete. b) Como já mencionamos na introdução os processos de fabricação são fundamentais para os projetos, diante disso faça um levantamento dos processos que utilizamos para transformação dos polímeros. c) Além dos processos de fabricação que utilizamos para a transformação de polímeros quais são os processos de fabricação empregados para a construção de um foguete, que tipos de materiais podemos encontrar num projeto tão interessante quanto esse?

5 Tarefa 5: Na simulação do lançamento de um foguete utilizando garrafas descartáveis de refrigerantes, dentre outras avaliações, existe a necessidade em identificar o volume de água inserido na garrafa, por caracterizar um aspecto importante para o estudo do tema. As garrafas indicadas para a construção do modelo do foguete foram as de refrigerante, do tipo PET, com capacidade para 2 litros. Apesar de, em geral, ser irregular, o formato deste tipo de garrafa pode ser aproximado por dois sólidos geométricos importantes: o cone circular reto e o cilindro circular reto, onde o primeiro é utilizado na aproximação da parte superior da garrafa e o segundo, na parte inferior, conforme indicado na Figura 1. Figura 1: Relação entre o formato da garrafa PET e alguns sólidos geométricos Adaptada de: (acesso em 16/12/2016) No estudo das integrais definidas de funções de uma variável real podemos observar que estas podem ser empregadas no cálculo de volumes de sólidos de revolução, dentre os quais podemos citar o cone circular reto e o cilindro circular reto. Da geometria espacial são conhecidas expressões para o cálculo do volume dos dois sólidos citados, porém, por meio da integral definida podemos comprovar a validade destas expressões a partir do

6 conhecimento de algumas medidas específicas destes sólidos, sendo este o objetivo desta tarefa. Assim, por meio do cálculo de integrais definidas, comprovem a validade das seguintes expressões: a) o volume de um cone circular reto de altura h e cuja base é um círculo de raio r é dado por V = 1 3 πr2 h b) o volume de um cilindro circular reto de altura h e cuja base é um círculo de raio r é dado por V = πr 2 h Observação: apresentem as informações e os cálculos necessários para a verificação das expressões indicadas nos itens a e b da forma mais detalhada possível. Tarefa 6: Como Engenheiros precisamos pensar em sustentabilidade e responsabilidade social, pois são termos muito comentados atualmente. As preocupações estão direcionadas a mostrar que somos socialmente responsáveis e sustentáveis". Diante disso, responda: a) Quais aspectos relevantes de responsabilidade social e sustentabilidade devem ser levados em consideração a partir do lançamento de um foguete real? b) Qual deveria ser o lugar mais indicado para esse lançamento, levandose em conta diminuir o impacto ambiental e social, causado pelo lançamento de foguetes, além de ter um eficiente consumo de combustível. c) Descreva o que uma base de lançamento precisa ter ao seu redor e a sua localização geográfica. Pesquise onde estão localizadas as estações de lançamento de foguetes e o motivo de tal localização. Agora, é com vocês!

7 Considerem que vocês fazem parte deste grupo de estudantes e que foi delegado à vocês o cumprimento das tarefas descritas na SGA. Todas as tarefas acima propostas, deverão conter em um relatório. (No mínimo 5 laudas) Para nortear o desenvolvimento do que à vocês está sendo proposto, indicamos, na sequência, um conjunto de procedimentos a serem seguidos: i. Título do experimento, data de realização e colaboradores. ii. Objetivos (geral e específico):os objetivos devem ser descritos de forma sucinta e clara. Observação: os objetivos sempre se iniciam com um verbo! iii. Introdução: Façam uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao nosso tema lançamento de foguetes. A fundamentação teórica deve englobar a teoria envolvendo os foguetes reais. iv. Procedimento Experimental:Descrição de todo o procedimento para a coleta de dados, com material utilizado, esquemas e/ou diagramas dos aparelhos usados e método de coleta de dados. Abra uma seção só para descrever o material ( Material, Ferramentas e Equipamentos Utilizados ) utilizado.observação: esquema do aparato utilizado: Identificar os instrumentos e componentes é útil para poder repetir o experimento nas mesmas condições. v. Dados medidos e Cálculos: Dados necessários e coletados durante a experiência. Forneça-os em forma de tabelas. Os procedimentos de cálculo devem ser claramente descritos para permitir a conferência e recálculo pelo mesmo caminho. Devem sempre ser considerados apenas os algarismos significativos nos resultados finais. vi. Análise dos Resultados: São comentários sobre o que foi feito, qual a confiança nos resultados obtidos, pontos críticos ou duvidosos do experimento e comparação com modelos teóricos. Assim como os dados coletados, os dados processados devem ser

8 mostrados em forma de tabelas junto com os cálculos parciais e gráficos. Nesta seção deve-se realizar a análise, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos, etc. vii. viii. ix. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. Deverá comparar seus resultados com os aceitos ou tabelados na literatura (caso haja), discutir sobre os erros absoluto e relativo nas grandezas calculadas, sugerir aprimoramentos no procedimento experimental ou sugerir outras experiências com os mesmos objetivos. Observação: Deixe claro se os objetivos anteriormente propostos foram alcançados ou se novas proposições se fazem necessárias. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento, etc. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às seguintes normas: a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em Padronização e escolha as opções

9 Trabalhos acadêmicos Apresentação e Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico ; b) Este relatório deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura,descrição separada de cada um dos itens solicitados na SP, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens. c) A Produção Textual Interdisciplinar em grupo deverá, obrigatoriamente, ser apresentada à turma no momento da aula atividade da disciplina de Seminário Integrador. d) Ao definir quem serão os participantes do grupo, informe seu tutor de sala. Isto é importante para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembre-se que é responsabilidade do aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável, bem como acompanhar a inserção da atividade. e) Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo o grupo fica prejudicado. f) Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e a inserção da atividade direta de sua área restrita. g) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações na sala do tutor. h) Atenção aos prazos de postagens! Critérios avaliativos Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico. Critério Significado Valor/peso Coerência interna Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo O texto apresenta uma argumentação crítica e fundamentada. No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara. 10% 20%

10 Riqueza de argumentação Abrangência da argumentação Conclusão Normalização As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista. As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com a situação proposta, incluindo tudo o que deveria ser abordado, ou seja, na resposta do grupo nada importante deixou de ser mencionado. Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias. Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada. 20% 20% 10% 20% Um ótimo trabalho! Equipe de professores

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: Gestão de Operações e Projetos Curso: Administração Semestre: 6º/7º Gestão de Projetos; Empreendedorismo; Negócios Internacionais;

Leia mais

TENHO ESTE TRABALHO FEITO - NOTA 10. Contado WhatsApp: (11)

TENHO ESTE TRABALHO FEITO - NOTA 10. Contado WhatsApp: (11) TENHO ESTE TRABALHO FEITO - NOTA 10 Contado WhatsApp: (11) 98564-3621 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: Manutenção em um elevador Curso Engenharias Semestre: Disciplinas

Leia mais

Licenciatura em Ciências Biológicas

Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplinas Química Inorgânica e Orgânica Física e Biofísica Bioquímica Genética Seminário da Prática IV Semestre 3 flex / 4º sem Professores Carlos R. da Silva Júnior, Maurilio C. B. Bergamo, Priscila

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª. Série Física I Engenharia de Computação A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3ª Série Equações Diferenciais e Séries Engenharia da Computação A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido

Leia mais

FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL

FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Prof. MSc.. Sérgio S R. Montoro 1º semestre de 2012 EMENTA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Experimento 1: Estudo do tempo de escoamento de líquidos l em função

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso: Bacharelado em Administração Pública 1.2 Ano: 2 1.3 Módulo: 3 1.4 Disciplina: Seminário Temático II 1.5 Carga Horária: 30h 1.6 Caráter: Obrigatória

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Física Departamento de Física Nuclear e Altas Energias

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Física Departamento de Física Nuclear e Altas Energias Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Física Departamento de Física Nuclear e Altas Energias Normas Gerais do Laboratório de Estrutura da Matéria I Introdução A parte experimental do curso

Leia mais

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: Pesquisa para lançamento de novo produto. Curso Administração Semestre: 2º, 3º e 8º Disciplinas Metodologia Científica, Negociação,

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA I

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA I LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA I Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Programa Resumido 1) Cominuição e classificação de sólidos granulares 2) Medidas de Vazão em

Leia mais

PRISMAS E CILINDROS. Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 2º ano / 2º Bimestre/ 2013 PLANO DE TRABALHO

PRISMAS E CILINDROS. Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 2º ano / 2º Bimestre/ 2013 PLANO DE TRABALHO Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano / 2º Bimestre/ 2013 PLANO DE TRABALHO PRISMAS E CILINDROS TAREFA 2: Cursista: Vanessa de Souza Machado Matrícula: 00/0974440-0

Leia mais

EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 2

EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 2 1 EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 2 SÃO PAULO 2017 (2ºsemestre) 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3.

Leia mais

Acreditamos no seu envolvimento e dedicação à sua realização e confiamos no seu sucesso.

Acreditamos no seu envolvimento e dedicação à sua realização e confiamos no seu sucesso. ATIVIDADE INTEGRADORA CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR CIRCUITO: 9 PERIODO: 7º Caro (a) aluno (a), Esta atividade deverá ser desenvolvida individualmente

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CURSO I O presente documento destina-se a reger as atividades de Trabalho de Curso I, modalidade Projeto de Pesquisa, do Curso de Engenharia da

Leia mais

Manual de Orientação do Projeto Multidisciplinar de. Ambiente Empresarial

Manual de Orientação do Projeto Multidisciplinar de. Ambiente Empresarial Manual de Orientação do Projeto Multidisciplinar de Ambiente Empresarial Administração Elaboração: Prof. Ms. Jean Carlos Cavaleiro Revisão Textual: Prof. Ms Cláudio Brites Administração 1. Introdução

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

UNIP Universidade Paulista

UNIP Universidade Paulista UNIP Universidade Paulista Orientações APS Atividades Práticas Supervisionadas Associação de Polias e Confecção de Dinamômetro Engenharia Ciclo Básico 1º semestre 2018/1 Sumário I. Tema II. III. IV. Formação

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I Este manual atende todos os Cursos Superiores de Tecnologia: Gestão & Negócios São Paulo

Leia mais

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Semestre: 5º Sem. Flex / 6º Sem. Disciplinas: Professores Competências: Habilidades:

Leia mais

FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL

FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Prof. MSc.. Sérgio S R. Montoro 1º semestre de 2013 EMENTA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Experimento 1: Estudo do tempo de escoamento de líquidos l em função

Leia mais

O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir da Introdução até Contribuição, Produtos e Benefícios.

O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir da Introdução até Contribuição, Produtos e Benefícios. CTIC COMISSÃO TÉCNICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCESSO SELETIVO 2016/2017 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO PROJETO INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROTOCOLO PROAC No /2016 O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir

Leia mais

Licenciaturas PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Licenciaturas PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO Disciplinas: Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais Libras, Seminário da Prática I, Educação a Distância. Professores: Wilson Sanches, Mariana de Oliveira, Regina

Leia mais

Programa de Matemática 4º ano

Programa de Matemática 4º ano Programa de Matemática 4º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

A Matemática é... PROJETO [INTER]DISCIPLINAR: por Lilian de Souza Vismara

A Matemática é... PROJETO [INTER]DISCIPLINAR: por Lilian de Souza Vismara PROJETO [INTER]DISCIPLINAR: A Matemática é... por Lilian de Souza Vismara EIXO TEMÁTICO: A Matemática, o meio ambiente e as práticas humanas: perspectivas para a uma educação financeira & sustentável.

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO. Curso: Administração Semestre: 3º/4º Disciplinas

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO. Curso: Administração Semestre: 3º/4º Disciplinas PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Curso: Administração Semestre: 3º/4º Disciplinas Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão de Pessoas; Direito Empresarial e do Trabalho; Seminário Interdisciplinar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13 /09 /2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Dr. Ari Melo Mariano Prof. a Dr. a Fernanda Vinhaes de Lima Prof. a Dr. a Mara Lúcia Castilho Olívia Laquis de Moraes Clara Coelho Paranhos

Leia mais

Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 7 de dezembro de minutos

Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 7 de dezembro de minutos Ano Letivo 2015/ 2016 Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 7 de dezembro de 2015 120 minutos Objeto de avaliação O teste tem por referência o programa de Física e Química A para

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Física Básica Engenharia Civil A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

PLANO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA BRASÍLIA/DF. CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Cinemática dos Sólidos TURNO: Noturno

PLANO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA BRASÍLIA/DF. CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Cinemática dos Sólidos TURNO: Noturno PLANO DE ENSINO CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Cinemática dos Sólidos TURNO: Noturno SÉRIE: 3º e 4 Semestre CARGA HORÁRIA: 60 Horas PROFESSOR: Daniel Peters Gusmão Meira TURMA: EB2P41/ EB3P41 ANO/

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. Curso: Bacharelado em Administração Pública. 1.2. Ano: 2 1.3. Módulo: 2 1.4. Disciplina: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II 1.5. Carga Horária: 60h 1.6. Caráter:

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AT ATIVIDADES TRANSVERSAL

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AT ATIVIDADES TRANSVERSAL CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AT ATIVIDADES TRANSVERSAL CONCEITOS, NORMAS E PROCEDIMENTOS REGULAMENTO ATIVIDADES TRANSVERSAL I DA DEFINIÇÃO Art. 1º Por Transversalidade

Leia mais

Quantos cones cabem em um cilindro?

Quantos cones cabem em um cilindro? Reforço escolar M ate mática Quantos cones cabem em um cilindro? Dinâmica 4 2º Série 3º Bimestre Aluno Matemática 2 Série do Ensino Médio Geométrico Geometria Espacial: Prismas e Cilindros. PRIMEIRA ETAPA

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 2ª Série Física I Engenharia Elétrica A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar VII e VIII Marketing Manual de orientações - PIM Curso Superior de Tecnologia em Marketing. 1. Introdução Os Projetos

Leia mais

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período 2018-1 CONTEÚDO Conceituação de mídias. Fundamentos de sistemas multimídia. Mídias discretas e contínuas.

Leia mais

Documento curricular. 2º Trimestre

Documento curricular. 2º Trimestre Documento curricular 6º ano 2º Trimestre - 2017 Matemática Caros pais, Relacionamos nos quadros abaixo os conteúdos que serão trabalhados com os alunos neste 2º trimestre. Entenda-se por conteúdos o que

Leia mais

PTG - Radioatividade

PTG - Radioatividade PTG - Radioatividade Tutor Presencial: Alex Bernardi Engenheiro Químico - UNOCHAPECÓ Pós Graduado em Engenharia de Produção - UTFPR Mestrando em Engenharia de Produção - UTFPR site: engenheiroalex.wordpress.com

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3ª Série Eletricidade Aplicada Engenharia de Controle e Automação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I Este manual atende todos os Cursos Superiores de Tecnologia: Gestão e Negócios São Paulo

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL

FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro 2017 EMENTA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Experimento 1: Estudo do tempo de escoamento de líquidos em função da altura,

Leia mais

Equipe de Física: (PCNA Fevereiro de 2015) Alexandre Guimarães Rodrigues (Coordenação) José Benício da Cruz Costa (Orientação) Monitores: Diego

Equipe de Física: (PCNA Fevereiro de 2015) Alexandre Guimarães Rodrigues (Coordenação) José Benício da Cruz Costa (Orientação) Monitores: Diego Física Elementar Equipe de Física: (PCNA Fevereiro de 2015) Alexandre Guimarães Rodrigues (Coordenação) José Benício da Cruz Costa (Orientação) Monitores: Diego Ribeiro Pinto de Castro Marcel Almeida do

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva

Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Objeto de ensino 1.2. Da Terra à Lua Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Interações à distância e de contacto; As quatro interações fundamentais na Natureza;

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

Princípios de Modelagem Matemática Aula 08

Princípios de Modelagem Matemática Aula 08 Princípios de Modelagem Matemática Aula 08 Prof. José Geraldo DFM CEFET/MG 06 de maio de 2014 1 A validação de um modelo matemático não se resume apenas em verificar suas predições com o comportamento

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Engenharia Mecânica Período/Módulo: 1º Período Disciplina/Unidade Curricular: Geometria Analítica Código:

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar VII e VIII Logística Manual de orientações - PIM Curso Superior de Tecnologia em Logística. 1. Introdução Os Projetos

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO Ipatinga 2017 2 APRESENTAÇÃO Diante das diversas dificuldades que os alunos encontram na elaboração de seus

Leia mais

Cursista: Jacqueline Garcia Pereira. 2º ano do Ensino Médio. Grupo 4. Tutor: Deivis de Oliveira Alves. Número de matrícula:

Cursista: Jacqueline Garcia Pereira. 2º ano do Ensino Médio. Grupo 4. Tutor: Deivis de Oliveira Alves. Número de matrícula: Formação continuada Projeto SEEDUC Cursista: Jacqueline Garcia Pereira 2º ano do Ensino Médio Grupo 4 Tutor: Deivis de Oliveira Alves Número de matrícula: 2422699 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 DESENVOLVIMENTO...4

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA. PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 2 2.º ANO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA. PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 2 2.º ANO ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 2 2.º ANO MATEMÁTICA APLICADA Para estes estudantes, a disciplina de Matemática terá

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Resistência dos Materiais II Professora: Eliane Maria L. Carvalho Laboratório de Modelos Estruturais

Universidade Federal Fluminense Resistência dos Materiais II Professora: Eliane Maria L. Carvalho Laboratório de Modelos Estruturais Universidade Federal Fluminense Resistência dos Materiais II Professora: Eliane Maria L. Carvalho Laboratório de Modelos Estruturais Manual do Ensaio de Flexão de Vigas Niterói 2003 1 ÍNDICE: Página: 1)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA Medições Térmicas ENG03108 - Prof Paulo Smith Schneider TÉCNICAS DE REDAÇÃO A estrutura de um relatório técnico

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Professora Sonia Regina Scudese PROFESSOR: Jozilaine Moreira Franklin dos Santos MATRÍCULA: 09583501

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Orientações para DP s do 3 º

Orientações para DP s do 3 º UNIP Universidade Paulista Engenharias Ciclo Básico - APS Orientações para DP s do 3 º Semestres TEMA PROPOSTA DO TRABALHO APRESENTAÇÃO DO TRABALHO 3º SEMESTRES ENGENHARIAS CICLO BÁSICO I. TEMA GERAL:

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA Canoas, março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - é um trabalho de caráter científico e obrigatório, sob

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

Área de uma Superfície de Revolução

Área de uma Superfície de Revolução UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Área de uma Superfície

Leia mais

TENHO ESTE TRABALHO FEITO - NOTA 10. Contado WhatsApp: (11)

TENHO ESTE TRABALHO FEITO - NOTA 10. Contado WhatsApp: (11) TENHO ESTE TRABALHO FEITO - NOTA 10 Contado WhatsApp: (11) 98564-3621 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR: ESTUDO DA QUEDA DE CORPOS Curso Engenharias Semestre:2 \ 3 Disciplinas

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação XXII. Regional: Metropolitana IV Tutor: Rosa Maria Mongarde (grupo 4) INTRODUÇÃO

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação XXII. Regional: Metropolitana IV Tutor: Rosa Maria Mongarde (grupo 4) INTRODUÇÃO Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação XXII Nome: Clarice Soares da Silva Regional: Metropolitana IV Tutor: Rosa Maria Mongarde (grupo 4) INTRODUÇÃO O presente Plano de Ação (PA) é referente a Unidade

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 8ª Série Fundações Engenharia Civil A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

Cap.04 Cinemática em duas Dimensões

Cap.04 Cinemática em duas Dimensões Cap.04 Cinemática em duas Dimensões Do professor para o aluno ajudando na avaliação de compreensão do capítulo. Fundamental que o aluno tenha lido o capítulo. 4.1 Aceleração Entender a Eq. 4.1: o vetor

Leia mais

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano.

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano. GUIA PARA PREPARAÇÃO DE RELATÓRIO Quando todo o trabalho experimental já estiver descrito no seu caderno de pesquisa, resta apresentar o experimento e seus resultados na forma de um relatório. Um engenheiro

Leia mais

2 ROTEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

2 ROTEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 3 1 INTRODUÇÃO Relatórios técnico-científicos são documentos onde estão descritos os caminhos percorridos, fatos analisados e atividades realizadas relativas a um projeto, a um evento, a uma prática ou

Leia mais

PLANEJAMENTO SEMESTRAL PERÍODO LETIVO 2018/01

PLANEJAMENTO SEMESTRAL PERÍODO LETIVO 2018/01 PLANEJAMENTO SEMESTRAL PERÍODO LETIVO 2018/01 1. IDENTIFICAÇÃO Nome da Atividade de ensino: SNP33D05/1 GEOMETRIA ANALÍTICA Curso de Oferecimento: LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA Caráter: Obrigatório Pré-requisitos:

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I PIM I CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I PIM I CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I PIM I CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento do aluno na busca do conhecimento e também a prática

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PÓS-GRADUAÇÃO EAD Proposta da disciplina PROPOSTA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica prepara o aluno para

Leia mais

TA Teste de Avaliação 1

TA Teste de Avaliação 1 TA Escola Data Nome N.º Turma Professor Classificação Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével azul ou preta. Pode utilizar régua, esquadro, transferidor e máquina de calcular gráfica.

Leia mais

Plano de estudo sobre Função do 2º Grau

Plano de estudo sobre Função do 2º Grau Plano de estudo sobre Função do 2º Grau Claudia Rego Monteiro Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Setembro 2012 Plano de Trabalho de Função do 2º Grau A função do 2º grau pode ser estudada com elementos presentes

Leia mais

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Bauru 2019 Versão Março 1 Cláudia Mansani Queda de Toledo Diretora Geral Rodrigo Guarnetti Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

Atividade: superfícies e sólidos de revolução

Atividade: superfícies e sólidos de revolução Atividade: superfícies e sólidos de revolução Aluno(a): Turma: Professor(a): PARTE 1 A partir de duas funções f e g e de dois números reais a e b, considere a região R formada pelos pontos (x, z) no plano

Leia mais

Incerteza e algarismos significativos. Toda a medida experimental fornece informação limitada e nenhum processo de

Incerteza e algarismos significativos. Toda a medida experimental fornece informação limitada e nenhum processo de Incerteza e algarismos significativos Toda a medida experimental fornece informação limitada e nenhum processo de medição é completamente confiável. Por isso não podemos expressar/registrar os resultados

Leia mais

VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO

VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO O VIII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento, promovido pelo Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística da UFG, ocorrerá nos

Leia mais

EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO

EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO Para o pleno funcionamento da disciplina TCC ORIENTAÇÃO e a articulação necessária entre professores orientadores, Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra Departamento de Geomática

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra Departamento de Geomática DISCIPLINA DE TOPOGRAFIA I - 2013 ENGENHARIA CARTOGRÁFICA Profa. Dra. Maria Aparecida Z. Zanetti Prof. Dr. Luis Augusto Koenig Veiga AULA PRÁTICA - 01 CALIBRAÇÃO DO PASSO - MEDIDA DE DISTÂNCIAS UTILIZANDO

Leia mais

Roteiro do Experimento Força de Atrito Variável Parte II

Roteiro do Experimento Força de Atrito Variável Parte II A) Introdução ao experimento Experimentos Virtuais de Mecânica Roteiro do Experimento Força de Atrito Variável Parte II Na Parte I da análise do experimento, as grandezas cinemáticas relativas ao movimento

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Metodologia Científica Curso: Engenharia Civil Código: Série: 1ªsérie Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: CH Prática: 40 CH Total: 40 Obs: Objetivos Gerais:- Apresentar

Leia mais

ESTUDO DA QUEDA DE CORPOS. Relatório

ESTUDO DA QUEDA DE CORPOS. Relatório ESTUDO DA QUEDA DE CORPOS Relatório Relatório Resumo Introdução Descrição Experimental Resultados Discussão Conclusão Referências Introdução Descrição Experimental Resultados Discussão Conclusão Referências

Leia mais

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 3º/4º Semestre DP e/ou Adaptação

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 3º/4º Semestre DP e/ou Adaptação UNIP Universidade Paulista Engenharia Ciclo Básico Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 3º/4º Semestre DP e/ou Adaptação 1 - OBJETIVO Projetar e construir um guindaste hidráulico com seringas, que

Leia mais

Na Escola da Vida, não se pesca para os Alunos, através dela, orienta-se a ter uma pescaria eficiente.

Na Escola da Vida, não se pesca para os Alunos, através dela, orienta-se a ter uma pescaria eficiente. 96 Curso Básico de Mecânica dos Fluidos Objetivos da segunda aula da unidade 2: Realizar tarefas que visam facilitar o comprometimento com o aprendizado e a participação efetiva dos alunos; Estudar o teorema

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012 Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 2 Pirâmides e Cones Cursista: Ângela Pereira Cerqueira Halfeld Tutora: Ana Paula

Leia mais

EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 1

EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 1 1 EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 1 SÃO PAULO 2017 (2ºsemestre) 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3.

Leia mais

Exercícios complementares

Exercícios complementares Exercícios complementares Conteúdo(s) abordado(s): o olume de figuras geométricas especiais ( cilindro, cubo, pirâmide, prisma e cones) Os conteúdos abordados neste material fazem parte dos blocos de conteúdos

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

Lançamento Balístico

Lançamento Balístico Lançamento Balístico O estudo de sistemas, principalmente, sistemas naturais, trouxe grandes desafios para a ciência. Em um primeiro momento, o desafio era a representação desses sistemas por meio de modelagem.

Leia mais

Aula 32. Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil

Aula 32. Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil Superfícies de Revolução e Outras Aplicações Aula 32 Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil 29 de Maio de 2014 Primeiro Semestre de 2014 Turma 2014106 - Engenharia

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio. Professora: Renata Disciplina: Física Série: 2ª Nome: Turma: Nº.:

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio. Professora: Renata Disciplina: Física Série: 2ª Nome: Turma: Nº.: ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio Professora: Renata Disciplina: Física Série: 2ª Nome: Turma: Nº.: Caro(a) aluno(a), Os objetivos listados para esta atividade de recuperação

Leia mais