NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)"

Transcrição

1 NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO

2 NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para conclusão da disciplina Pesquisa e Processos Educativos V, no Curso de Pedagogia, do Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul (adaptar as informações de acordo com a disciplina). Orientador: Nome do Professor (incluir nome do orientador e co-orientador, caso houver) RIO DO SUL ANO

3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO OBJETIVOS OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS REFERENCIAL TEÓRICO METODOLOGIA CRONOGRAMA... 8 REFERÊNCIAS... 9 APÊNDICES APÊNDICE A Título do Apêndice ANEXOS ANEXO A Título do anexo... 11

4 3 1 INTRODUÇÃO A Introdução é a parte em que se contextualiza o trabalho. Pense em seu leitor. É preciso situar o tema dentro do contexto geral da sua área de formação, de modo a proporcionar os elementos bases que constituirão a reflexão: tema (em linhas gerais); justificativa (descrever as motivações que levaram à escolha do tema e sua relevância para a área, ou lacunas identificadas que justificam a importância e a necessidade de se pesquisar o tema); foco e objeto de investigação; problema de pesquisa; apresentação do aporte teórico que sustentará os argumentos utilizados pelos pesquisadores; as motivações que os levaram à escolha do tema e sua relevância para a área da pesquisa; além dos objetivos (geral e específicos). Ao final, é necessário apontar a organização do texto (o capítulo 1 trata de..., o capítulo 2 focaliza em...). A metodologia deverá ser descrita em capítulo à parte. Este modelo contém os estilos de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT NBR 14724/2011. De acordo com a norma é indicado que o texto seja escrito em fonte Times New Roman com tamanho da fonte 12, recuo do início do parágrafo de 1,25 cm e espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Todo o trabalho deverá ser redigido em papel A4, com margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm e alinhamento de texto justificado. A numeração de páginas deverá ser inserida no canto superior direito da folha, mostrando-se a partir da Introdução. Portanto cuidado ao manusear este arquivo de modo a não perder os estilos já existentes. Cada capítulo principal deve iniciar em nova página.

5 4 2 OBJETIVOS Aqui o pesquisador deverá descrever o objetivo concreto da pesquisa que desenvolverá: o que se vai buscar. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Os objetivos da pesquisa devem possibilitar uma clara relação com o problema de pesquisa e sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. Quanto à formatação do texto, após um espaçamento de 1,5 cm, utilize o estilo Texto Padrão que contém estrutura de um texto que deve ser escrito na fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço entre linhas 1,5 cm e recuo de 1,25 cm na primeira linha de cada parágrafo. Para citações diretas com menos de três linhas, inseri-la com aspas no corpo do texto. Já para citações diretas longas, as com mais de três linhas, utilize espaçamento simples (1,0). O estilo CITAÇÃO no corpo dos estilos já fará a formatação para você: Escrevê-la em parágrafo próprio, sem aspas, com tamanho da fonte 10, parágrafo simples e recuo de parágrafo em 4 cm. Como esse exemplo. Em ambos os casos de citação direta, não se esqueça de mencionar o autor da citação (sobrenome, ano e página) e respeitar um espaço antes e depois da citação. Para subseções, usar a padronização apontada na lista de Estilos: Título 1, Título 2 e Título 3, conforme visualiza-se no SUMÁRIO. Sugere-se não terminar os capítulos e subseções com citações. 2.1 OBJETIVO GERAL O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Escrever subseção conforme SUMÁRIO no início do trabalho (opcional). 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Utilizar verbos para iniciar os objetivos: Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir). Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar).

6 5 Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar). Escrever subseção conforme SUMÁRIO no início do trabalho (opcional). Cada capítulo principal deve iniciar em nova página.

7 6 3 REFERENCIAL TEÓRICO Pesquisa alguma parte da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. Uma procura de tais fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para que não haja duplicação de esforços (o que já foi escrito sobre o tema?). A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes. A literatura indicada deverá ser condizente com o problema em estudo. Citar literatura científica (principalmente artigos científicos, livros, dissertações, teses) relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. Apontar alguns dos teóricos que serão consultados ao longo da pesquisa. Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema. As citações e paráfrases devem especificar a fonte (AUTOR, ANO, PÁGINA) e ser elaboradas de acordo com as normas da ABNT 10520, de CUIDADO COM O PLÁGIO!

8 7 4 METODOLOGIA A metodologia de trabalho dependerá da busca de dados qualitativos, quantitativos ou de ambos. Ela depende, portanto, da natureza do problema a ser resolvido e do objeto da pesquisa. Aqui, é importante deixar claro o método para a realização do trabalho. Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser realizada (bibliográfica, documental, de campo, etnográfica ou outra). Neste tópico, será necessário: Delimitar e descrever os instrumentos escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação, entre outros. Indicar o procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é, para pesquisa bibliográfica, indicar proposta de seleção das leituras (seletiva, crítica ou reflexiva, analítica 1 ); para pesquisa experimental, indicar o procedimento de testagem; para a pesquisa descritiva, indicar o procedimento da observação - entrevista, questionário, análise documental, entre outros. Listar bibliotecas visitadas até o momento do projeto e outras a serem visitadas durante a elaboração do trabalho final (físicas ou virtuais). Indicar outros recursos fonte: jornais, periódicos, internet. 1 Seletiva: seu objetivo é a seleção de informações que interessam à elaboração do trabalho em perspectiva. Crítica ou reflexiva: exige estudo e compreensão dos significados. A reflexão realiza-se por meio da análise, comparação, diferenciação e julgamento das ideias contidas no texto. Analítica: procura-se saber o que realmente o autor afirma, quais os dados e informações que oferece, correlacionando as afirmações do autor com os problemas para os quais se está procurando uma solução, julgando o material coletado em função do critério de verdade adotado para a pesquisa. Feita a análise e o julgamento, procede-se à síntese, isto é, a integração racional dos dados descobertos (SEVERINO, 2001).

9 8 5 CRONOGRAMA A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? A pesquisa deve ser dividida em etapas, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Não esquecer que há determinadas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores. Distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, incluindo nesta divisão a sua apresentação gráfica. Exemplo: Quadro 1 - Exemplo de cronograma para projeto de pesquisa ETAPAS Mês/ano Mês/ano Mês/ano Mês/ano Mês/ano Mês/ano Escolha do tema X Levantamento bibliográfico X X X X Elaboração do projeto X X Apresentação do projeto X Coleta de dados X X X Análise dos dados X Redação do trabalho Revisão e redação final Entrega do relatório de pesquisa Socialização da Pesquisa X Fonte: elaborado pelos autores.

10 9 REFERÊNCIAS Listar as referências utilizadas no desenvolvimento do projeto de pesquisa e do trabalho de curso. As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT NBR 6023/2002. Atenção para a ordem alfabética. Exemplos: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. 3. ed. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 10719: informação e documentação relatório técnico e/ou científico apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 15287: informação e documentação projeto de pesquisa apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 10520: informação e documentação citações em documentos apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002a.. NBR 6023: Informação e documentação - referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002b. BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. Tradução Henrique A. Rego Monteiro. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, FURASTE, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação. 14. ed. Porto Alegre: [s.n.], GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

11 10 APÊNDICES APÊNDICE A Título do Apêndice acadêmicos. Observação: Atividades elaboradas ou outros documentos/materiais produzidos pelos

12 11 ANEXOS ANEXO A Título do anexo Observação: Fichas de Frequência de Estágio (em ordem alfabética).

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2)

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

NOME DO AUTOR MEMORIAL EDUCACIONAL E PROFISSIONAL RIO DO SUL ANO

NOME DO AUTOR MEMORIAL EDUCACIONAL E PROFISSIONAL RIO DO SUL ANO NOME DO AUTOR MEMORIAL EDUCACIONAL E PROFISSIONAL RIO DO SUL ANO NOME DO AUTOR MEMORIAL EDUCACIONAL E PROFISSIONAL Memorial Educacional e Profissional apresentado ao Curso de Pedagogia do Instituto Federal

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO SANTOS - SP MÊS/ ANO BELTRANO DE TAL 12 FULANO DE TAL - 05 (turma) TÍTULO DO TRABALHO Projeto de Trabalho

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA São Luis 2016 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP CURSO DE... NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) TÍTULO: subtítulo da pesquisa (se houver) São Luís

Leia mais

UNIVERSIDADE... FACULDADE... CURSO DE... MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA TÍTULO

UNIVERSIDADE... FACULDADE... CURSO DE... MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA TÍTULO UNIVERSIDADE... FACULDADE... CURSO DE... MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA TÍTULO PESQUISADOR LOCAL MÊS /ANO SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO...3 2- OBJETIVOS...4 3- JUSTIFICATIVA...5 4- REVISÃO TEÓRICA...6

Leia mais

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?)

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) ROTEIRO DE TCC* TÍTULO: Deve ser claro e expressar a ideia central do TCC. 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) Na introdução o pesquisador deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Na introdução

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.)

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) Nome e Sobrenome do autor principal 1, coautor 2, coautor 3 (Fonte: Liberation

Leia mais

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE 1 INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso Ribeirão Preto 2012 2 Escolher um tema para o trabalho de conclusão de curso e redigir o seu projeto causam

Leia mais

AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA

AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES PPGARTES AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA TÍTULO

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo Prof.: José Raimundo NORMAS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Superior: 2,5 cm. da borda superior da folha RESUMO Nome do autor(a) e Orientador(a)

Leia mais

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS AMERICANA 2016 INSTITUTO METROPOLITAN CURSO CABEÇALHO: Tamanho: 14 Negrito Alinhamento: Centralizado TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ESTRUTURA DO PRÉ-PROJETO CED 07 1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 GERAL 3.2ESPECÍFICOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. INTRODUÇÃO TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS Regras gerais de apresentação: Formato: papel branco, no formato

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

EDUCAÇÃO METODISTA SISTEMAS DE BIBLIOTECAS PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287/2011

EDUCAÇÃO METODISTA SISTEMAS DE BIBLIOTECAS PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287/2011 EDUCAÇÃO METODISTA SISTEMAS DE BIBLIOTECAS PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287/2011 SÃO BERNARDO DO CAMPO 2018 AUTORIA: Noeme Viana Timbó - Bibliotecária de Referência

Leia mais

NORMAS PARA INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

NORMAS PARA INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS NORMAS PARA INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS 1)- DATAS 01/04: Início das inscrições para submissão dos trabalhos. 25/04: Término do prazo para entregar o Banner finalizado. 2)- O TRABALHO a)- ALUNOS

Leia mais

ANEXO III TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

ANEXO III TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP CAMPUS MACAPÁ DEPARTAMENTO DE PESQUISA E EXTENSÃO SEÇÃO DE GERENCIAMENTO DE ESTÁGIO E EGRESSOS ANEXO III TÍTULO:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS Condições Gerais: (Artigo Cientifico) Somente serão consideradas pelo Comitê Científico comunicações que se pautarem em normas de formatação da Associação Brasileira

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS (DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT: NBR 14724, NBR 10520 e NBR 6023) SÃO CARLOS 2018 SUMÁRIO Introdução... 3 Capítulo 1 Trabalho de Graduação...4

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elemento Pré-Textual O resumo deve conter, de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PONTA GROSSA 2017 LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Manual para elaboração

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1 Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso O PROJETO FOLHA DE ROSTO TEMA TÍTULO 1 O PROBLEMA 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA TÍTULO: APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA TÍTULO: APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA TÍTULO: APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO RIO DE JANEIRO 2017 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 04 2 DESENVOLVIMENTO...

Leia mais

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o

Leia mais

Elaboração do Projeto de Pesquisa. Atividade em sala 5. Despertando. Retomando as fases da Pesquisa. Despertando o(a) Engenheiro(a) Ambiental

Elaboração do Projeto de Pesquisa. Atividade em sala 5. Despertando. Retomando as fases da Pesquisa. Despertando o(a) Engenheiro(a) Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Tema Retomando as fases da Pesquisa Problema Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves Aguiar Revisão de

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO Ipatinga 2017 2 APRESENTAÇÃO Diante das diversas dificuldades que os alunos encontram na elaboração de seus

Leia mais

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos:

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos: O ARTIGO CIENTÍFICO Um artigo científico corresponde ao relato sobre as análises realizadas a respeito de um determinado tema e deve trazer dados e informações atuais. Apresenta-se como resultado de pesquisa,

Leia mais

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO)

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO) Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC Plano de Trabalho PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC

Leia mais

4. Devem ser seguidas instruções em vermelho ao longo do modelo, e elas devem ser retiradas antes de imprimir.

4. Devem ser seguidas instruções em vermelho ao longo do modelo, e elas devem ser retiradas antes de imprimir. Normas básicas: ANEXO I Edital 4/2019 MODELO DO PROJETO DE PESQUISA Modelo para apresentação de projetos de pesquisa ao Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) 1. O projeto deve ser apresentado em

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

Nome dos integrantes do grupo (Tamanho Arial ou Times 12, minúsculo e negrito) TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo

Nome dos integrantes do grupo (Tamanho Arial ou Times 12, minúsculo e negrito) TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS (Tamanho Arial ou Times 14 em negrito) Margens: Superior 3 cm Direita

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA NOME DO MESTRANDO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA NOME DO MESTRANDO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Nome da instituição PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA Nome do curso NOME DO MESTRANDO O trabalho deve ser apresentado em papel, formato A4, fonte

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1- PARA REALIZAR UM TRABALHO CIENTÍFICO, É NECESSÁRIO: definir um tema; elaborar o projeto delimitando o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS Condições Gerais: (Paper) Somente serão consideradas pelo Comitê Científico comunicações que se pautarem em normas de formatação da Associação Brasileira de

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO Formatação do Documento Fonte da letra: Arial. Tamanho da fonte: 12. Espaçamento entre linhas: 1,5 linha. Espaçamento entre parágrafos: pular 1 linha ou utilizar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS Condições Gerais: (Relatório Cientifico) Somente serão consideradas pelo Comitê Científico comunicações que se pautarem em normas de formatação da Associação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CAMPUS CAPITÃO POÇO - PARÁ CURSO DE xxxxxxxxx NOME COMPLETO DO DISCENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CAMPUS CAPITÃO POÇO - PARÁ CURSO DE xxxxxxxxx NOME COMPLETO DO DISCENTE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CAMPUS CAPITÃO POÇO - PARÁ CURSO DE xxxxxxxxx NOME COMPLETO DO DISCENTE TITULO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CAPITÃO POÇO - PA Ano NOME COMPLETO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Campus Pato Branco Curso de Graduação em Administração REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo

Leia mais

VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO

VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO O VIII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento, promovido pelo Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística da UFG, ocorrerá nos

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Projeto de TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Profª: Jussiguelli Marcondes Maranho E-mail: jussiguelli@gmail.com Uberlândia 2018 1. Capa. 2. Folha de Rosto. 3. Introdução, tema e Problematização.

Leia mais

MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14)

MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14) MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) (6 espaçamentos, entrelinhas 1,5) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14) (1 espaçamento, entrelinhas 1,5) Nota descritiva: indicar a natureza

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (todos do grupo) (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO Os artigos deverão ser encaminhados para Comissão Avaliadora da ANAP, através do e-mail anapbrasil@amigosdanatureza.org.br. A seleção

Leia mais

FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA

FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA 1 TÍTULO 2 VIGÊNCIA: (o prazo máximo apresentado inicialmente para a execução do projeto é 24 meses) Início (mês/ano): Término Previsto

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. ARTIGO CIENTÍFICO A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) conceitua artigo científico como Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta

Leia mais

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS A Tese de doutorado, dissertação de mestrado ou exames de qualificação deverão seguir o mesmo modelo. O exemplar deve apresentar os seguintes itens: 1. Capa 2. Folha

Leia mais

ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) SILVA, Maria 1 SILVA, João 2 emaildoautor@fag.edu.br RESUMO Elemento obrigatório, constituído de

Leia mais

NOME DO ALUNO DE MESTRADO

NOME DO ALUNO DE MESTRADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CAMPUS DE CASCAVEL CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE MESTRADO NOME DO ALUNO DE MESTRADO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

NÃO DEVE CONTER NO TCC A NUMERAÇÃO DE PÁGINAS, O SUMÁRIO E AS DEDICATÓRIAS.

NÃO DEVE CONTER NO TCC A NUMERAÇÃO DE PÁGINAS, O SUMÁRIO E AS DEDICATÓRIAS. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC INSTRUÇÕES GERAIS: NÃO DEVE CONTER NO TCC A NUMERAÇÃO DE PÁGINAS, O SUMÁRIO E AS DEDICATÓRIAS. Seguem modelos de: 1ª página Capa 2ª página Folha de Rosto 4ª página Resumo

Leia mais

RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA. Título - Autoria - Elementos Currículo -

RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA. Título - Autoria - Elementos Currículo - RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA Partes Artigo Monografia Título - Autoria - Elementos Currículo - - Capa - Folha de Rosto - Ficha Catalográfca Pré-textuais - Errata - Folha de Aprovação - Dedicatória

Leia mais

Título do mini-artigo

Título do mini-artigo Título do mini-artigo Nome do Autor 1 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um mini-artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação ao Curso de Mestrado

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE - CESURG CURSO DE GRADUAÇÃO EM XXXXX

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE - CESURG CURSO DE GRADUAÇÃO EM XXXXX 3cm 3cm CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE - CESURG CURSO DE GRADUAÇÃO EM XXXXX 2cm NOME DO(A) ACADÊMICO(A) TÍTULO DO PRÉ PROJETO CENTRALIZADO Observação 1: Letra/fonte (Times New Roman ou Arial),

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO. Caro(a) Aluno(a), Introdução. Resumo do Plano de Pesquisa UNIDADED

ARTIGO CIENTÍFICO. Caro(a) Aluno(a), Introdução. Resumo do Plano de Pesquisa UNIDADED UNIDADED Caro(a) Aluno(a), Nesta unidade você poderá ler sobre os conceitos referentes à elaboração de um projeto de pesquisa. Você deve perceber o projeto de pesquisa como um passo importante no desenvolvimento

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos

Leia mais

COLÉGIO PHOTON 9º ANO - A AUTOR DO TRABALHO

COLÉGIO PHOTON 9º ANO - A AUTOR DO TRABALHO COLÉGIO PHOTON 9º ANO - A AUTOR DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO Local, mês e ano AUTOR DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO Trabalho de conclusão de curso apresentado ao 9º Ano do Colégio Photon, como requisito

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA (ABNT - NBR 14724)

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA (ABNT - NBR 14724) MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA (ABNT - NBR 14724) 1. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO: O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada

Leia mais

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber:

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber: RESUMO ABNT 1. Capa (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) Na Capa deve constar: O nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano. 2. Folha de rosto (ELEMENTO OBRIGATÓRIO). Na folha de rosto devem constar os

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Taquaritinga/SP

Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Taquaritinga/SP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS (TCC) Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II OU IV

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II OU IV NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 3) RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Leia mais

TÍTULO. Orientador Dr. XXXXXXXXXXXXXX Prof. Adjunto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica Universidade do Grande Rio

TÍTULO. Orientador Dr. XXXXXXXXXXXXXX Prof. Adjunto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica Universidade do Grande Rio UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências Curso de Mestrado Profissional TÍTULO AUTOR Duque de Caxias Maio/2016

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA I - ORIENTAÇÕES PRÉVIAS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA I - ORIENTAÇÕES PRÉVIAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPPI - (Versão 4.1) ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA projetos de pesquisa. O objetivo deste documento é o de fornecer orientações

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MÁRIO DE SOUZA PROJETO DE PESQUISA: TÍTULO DO PROJETO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MÁRIO DE SOUZA PROJETO DE PESQUISA: TÍTULO DO PROJETO A capa é a proteção externa do trabalho, padronizada. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV Nome do curso TODO O TRABALHO: Os textos devem ser apresentados em papel branco (sem marca d água),

Leia mais

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC INCONFIDENTES-MG 2014 Este documento tem por finalidade disciplinar a apresentação de trabalhos científicos (Projeto Final

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 Prof. Alan Nicolaev (Metodologia Científica) Prof.a Lilian Onuki (Produção Textual) Elementos de um PROJETO DE PESQUISA 1. Capa Nome do autor; Título; Local de publicação;

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG (FONTE 12) Nome do autor (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA (FONTE 12)

FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG (FONTE 12) Nome do autor (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA (FONTE 12) FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG (FONTE 12) Nome do autor (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA (FONTE 12) GURUPI TO MÊS, ANO. MODELO DE FOLHA DE ROSTO NOME DO ALUNO (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 CONCEITO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 CONCEITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO DISCIPLINA: Redação

Leia mais

Orientações para a escrita do artigo

Orientações para a escrita do artigo Orientações para a escrita do artigo 1. ESTRUTURA E ELEMENTOS DO ARTIGO 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO Iniciando o artigo, temos a sua identificação. Esta deve ser feito de acordo com o exemplo abaixo: TÍTULO

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Manhuaçu 2015 Elaboração Juliana dos Santos Paiva e Santos Fabio Fortes

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA DE MESTRADO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA DE MESTRADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA DE

Leia mais

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. Estrutura de um projeto de pesquisa:

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. Estrutura de um projeto de pesquisa: ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA Estrutura de um projeto de pesquisa: 1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO 2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 3. INTRODUÇÃO 4. RELEVÂNCIA E JUSTIFICATIVA 5. OBJETIVOS

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão

Leia mais

INSTITUIÇÃO. (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO) (12) PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

INSTITUIÇÃO. (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO) (12) PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) INSTITUIÇÃO (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO) (12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO (Versão 1.0) ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA O objetivo deste documento é o de fornecer orientações básicas para elaboração de projetos

Leia mais

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA FACULDADE PRAIA GRANDE PROF. EUGENIO GALLO NETO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA Praia Grande 2018 1 MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA VICTOR CIVITA FATEC TATUAPÉ CURSO DE TECNOLOGIA EM XXXXXXXXXX

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA VICTOR CIVITA FATEC TATUAPÉ CURSO DE TECNOLOGIA EM XXXXXXXXXX Modelo de Relatório técnico-científico baseado na NBR 10719, 1989. CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA VICTOR CIVITA FATEC TATUAPÉ CURSO DE TECNOLOGIA EM XXXXXXXXXX

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO SOCIAL FATEC DE TECNOLOGIA DO TATUAPÉ VICTOR CIVITA

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO SOCIAL FATEC DE TECNOLOGIA DO TATUAPÉ VICTOR CIVITA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO SOCIAL FATEC DE TECNOLOGIA DO TATUAPÉ VICTOR CIVITA APRESENTAÇÃO Os Projetos Sociais constituem, desde 2018, uma das modalidades de apresentação dos Trabalhos de Graduação

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental Para inscrever o resumo do trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão) seguir as normas abaixo e enviar o arquivo juntamente

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais