FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA"

Transcrição

1 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA São Luis 2016

2 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP CURSO DE... NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) TÍTULO: subtítulo da pesquisa (se houver) São Luís Ano

3 NOME COMPLETO TÍTULO: subtítulo (se houver) Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade Santa Fé, como requisito para a elaboração da monografia, com objetivo de conclusão do curso de São Luís Ano

4 SUMÁRIO 1 OBJETO Tema Delimitação do tema JUSTIFICATIVA PROBLEMA HIPÓTESE OBJETIVOS Geral Específicos REFERENCIAL TEÓRICO METODOLOGIA Participantes Local Instrumentos de Coleta de Dados Análise dos resultados CRONOGRAMA REFERÊNCIAS... 13

5 APRESENTAÇÃO Conforme o Artigo 41º do Regimento Interno da Faculdade Santa Fé, o Projeto de Pesquisa deverá ser elaborado dentro da disciplina de Projeto de Pesquisa com o tema a ser aplicado no TCC, é de cunho individual; cabe ao professor da disciplina apenas repassar informações para facilitar o processo de construção do Projeto para toda a turma em conjunto, não havendo neste momento a presença de um orientador individual, será considerado aprovado o acadêmico, quando a média for igual ou superior a 4,0 (quatro) e reprovado se a nota for inferior a 4,0 (quatro), o mesmo critério de média será utilizado para o TCC.

6 4 1 OBJETO 1.1 Tema Quanto à escolha do Tema, existem vários fatores que influenciam na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa. Fatores internos como a afetividade (empatia) em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema está vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Outro fator essencial é o tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa. Ao escolher um tema tem-se que levar em consideração a quantidade de atividades que são desenvolvidas para executar o trabalho. E preciso comparara com o tempo disponível para tal. O limite das capacidades e competências do pesquisador em relação ao tema pretendido. É preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área (PESSÔA, 2007, p. 20). Fatores externos também devem ser considerados. Por exemplo, a relevância do tema escolhido para a instituição acadêmica, sociedade e que desperte o interesse do leitor-pesquisador; o prazo de entrega do trabalho; e o material de consulta, como as fontes de pesquisa e informações e dados necessários ao pesquisador. 1.2 Delimitação do tema Refere-se ao Título, à nomeação da pesquisa. Nele identifica-se o que se pretende com a pesquisa. Deve ser sugestivo e claro para o leitor. Mas não deve ser muito grande. Recomenda-se no máximo 15 palavras. Se precisar de informações complementares ao título geral, acrescenta-se o subtítulo, geralmente separado de dois pontos. Severino (1996, p.128) esclarece que: se a pesquisa se realizar em determinado espaço e período, estes devem constar do título Tais informações devem constar no subtítulo.

7 5 2 JUSTIFICATIVA Esta etapa é a apresentação do seu projeto. Aqui você vai vender a sua ideia na tentativa de convencer o leitor sobre a importância da sua pesquisa. Explique as razões que o (a) levaram à escolha do tema. Mas não precisa usar citações nesse momento. A forma como você vai escrever vai favorecer a aceitação do projeto. Nesse item devem ser considerados: a importância da pesquisa a ser realizada; o objeto investigado; o objetivo da investigação de forma contextualizada e discutida; as teorias em que se baseiam a pesquisa; a relevância científica, social, acadêmica do trabalho a ser desenvolvido; além da justificativa da escolha e da aplicação da pesquisa. Ela deve ser uma breve descrição das partes do projeto, explicando como se dará a intervenção do pesquisador na área de estudo, destacando as fontes de pesquisa que serão trabalhadas (de campo, de bibliografia).

8 6 3 PROBLEMA A formulação do Problema constitui-se como primeiro passo para o desenvolvimento do trabalho. Para Severino (2001, p. 157), [...] um trabalho seja ele didático ou científico, é necessário se inserir antes num universo familiar de problemas para que se possa então determinar um tema, definir um problema específico. É necessário o levantamento de uma questão que deve ser respondida através de uma Hipótese que será confirmada ou negada através do desenvolvimento do projeto. A formulação do problema pode ser direta, através de uma pergunta objetiva, ou contextualizada (pergunta indireta), através de comentários que levem o leitor a perceber o grau do problema a ser solucionado. (PESSÔA, 2007, p 23).

9 7 4 HIPÓTESE Como foi explicitado anteriormente, Hipótese e suposição são sinônimos e para tanto seu levantamento tentará responder ao Problema. É uma solução provisória que será confirmada ou refutada durante a realização do trabalho. Vale ressaltar que, [...] de acordo com enforque teórico-metodológico da pesquisa, esse item não precisa ser considerado. A formulação clara do problema e a elaboração dos objetivos, por si, já conduzem à(s) resposta(s) do que se espera com a pesquisa. (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 29). Mas considera-se importante, pois a título de organização a elaboração da hipótese sistematiza e sequência um projeto para que o pesquisador possa recorrer a esse item sempre que tiver dúvidas.

10 8 5 OBJETIVOS 5.1 Geral Aqui o pesquisador deverá descrever o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Os Objetivos estabelecem o que se deseja alcançar com o desenvolvimento da pesquisa e com os resultados obtidos. Eles dividem-se em Geral e Específicos. O objetivo geral tem alcance em longo prazo. São mais amplos e descrevem resultados finais que apresentam linguagem mais genérica. (MARCONI; LAKATOS, 2003 p. 28). 5.2 Específicos Os específicos são um desmembramento do Geral e indicam resultados mais imediatos e explicam o desempenho observável. Recomenda-se que, sejam colocados nos objetivos específicos as etapas a serem seguidas no decorrer da pesquisa. Atenção! Os verbos devem estar no infinitivo (consulte os fascículos de Metodologia Científica e Metodologia da Pesquisa em Educação) e não há necessidade de serem extensos, podendo ter até cinco específicos. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Utilizar verbos para iniciar os objetivos: Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir) Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar) Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar)

11 9 6 REFERENCIAL TEÓRICO O item Referencial teórico também pode ser chamado de Fundamentação teórica. É a produção textual [...] que representa o momento em que o pesquisador procura conhecer o que já foi produzido sobre o tema, através de um rigoroso levantamento bibliográfico. A leitura é de fundamental importância nesta etapa porque vai definir o quadro teórico que permitirá o desenvolvimento da pesquisa. (LAKATOS, 2003, p.30). Muitos alunos costumam fazer dessa parte, uma grande colcha de retalhos de textos variados tornando a pesquisa solta e sem fundamentação. Não esqueça que o simples fato de recortar e colar textos que já existem e colocá-los nesse momento como se fossem de autoria, configura-se em plágio e é crime. Use as regras da ABNT para citações diretas e indiretas. E converse com os autores que você usou para dar sustentação à sua proposta de pesquisa, ou seja, ao usar um autor, justifique com suas palavras as falas dele. Isso vai dar suporte ao seu trabalho e explicar teoricamente o motivo da sua pesquisa. Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes. A literatura indicada deverá ser condizente com o problema em estudo. Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. Apontar alguns dos autores que serão consultados. Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema. As citações literais deverão aparecer sempre entre aspas ou caracteres em itálico, indicando a obra consultada. CUIDADO COM O PLÁGIO! As citações devem especificar a fonte (AUTOR, ANO, PÁGINA) As citações e paráfrases deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT.

12 10 7 METODOLOGIA Ou Procedimentos Metodológicos, pode ser definida como o conjunto de critérios e métodos utilizados para se construir um saber seguro e válido. (SILVA; SILVEIRA, 2007, p. 145). Tendo como metas: a) Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, etc.) b) Delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação doutrina, jurisprudência, etc. c) Indicar o procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é: para pesquisa bibliográfica: indicar proposta de seleção das leituras (seletiva, crítica ou reflexiva, analítica); para pesquisa experimental: indicar o procedimento de testagem; para a pesquisa descritiva: indicar o procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros. 7.1 Participantes Apresenta-se aqui, o universo da pesquisa. Recomenda-se especificar quem serão os participantes em números e/ou em percentuais. 7.2 Local Onde será desenvolvida a pesquisa 7.3 Instrumentos de Coleta de Dados Portanto, o que vai ser feito na pesquisa é destacado no item Metodologia. Nesta etapa descreve-se com detalhes o tipo de pesquisa, o instrumento utilizado (questionários, entrevistas etc.).

13 11 OBS: No Projeto, os verbos devem estar no futuro, pois você ainda vai fazer a pesquisa. Se você usar questionários ou entrevistas é recomendável elaborar as questões e colocá-las como apêndice (elemento pós-textual de sua autoria). 7.4 Análise dos Resultados O tempo previsto e as formas do tratamento das informações, ou seja, tudo o que foi necessário para desenvolver o trabalho de pesquisa (PESSOA, 2007 p. 37). OBS: nesse espaço você deve descrever como pretende coletar os dados. Veja os procedimentos em livro de metodologia da pesquisa.

14 12 8 CRONOGRAMA Refere-se à previsão do tempo que será gasto na realização do trabalho. Nele, delimita-se o tempo inicial e final. Pode ser organizado de forma mensal, bimestral ou semestral, de acordo com o critério do pesquisador. O exemplo abaixo é de organização mensal. A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Não esquecer que há determinadas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores. Distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, incluindo nesta divisão a sua apresentação gráfica. MESES/ 2015 ATIVIDADES Levantamento Bibliográfico MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Leitura e fichamento de obras Coleta e Seleção de Dados Revisão bibliográfica Análise Crítica do Material Elaboração preliminar do texto Redação provisória Entrega ao orientador Revisão e redação final Pesquisa de campo e coleta de dados Tratamento da informação e análise de dados Entrega ao Coordenador Defesa da Monografia

15 13 REFERÊNCIAS As Referências correspondem aos documentos e fontes utilizadas para a elaboração do projeto. Para a realização deste item, é imprescindível a consulta às normas técnicas da ABNT/NBR A bibliografia utilizada no desenvolvimento do projeto de pesquisa ( pode incluir aqueles que ainda serão consultados para sua pesquisa).a bibliografia básica (todo material coletado sobre o tema: livros, artigos, monografias, material da internet, etc.).as referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT NBR 6023/2002. Atenção para a ordem alfabética. Na bibliografia final listar em ordem alfabética todas as fontes consultadas, independente de serem de tipos diferentes. Apenas a título de exemplo, a seguir, veja como citar alguns dos tipos de fontes mais comuns: MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. Fundamentos de Metodologia Científica para elaboração de trabalhos acadêmicos: material para fins didáticos. Uberlândia, UFMG: PEDAGOGIA em foco: O Projeto da Pesquisa metodológica. Disponível em: < Acesso em: 25 out SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2001.

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO SANTOS - SP MÊS/ ANO BELTRANO DE TAL 12 FULANO DE TAL - 05 (turma) TÍTULO DO TRABALHO Projeto de Trabalho

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?)

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) ROTEIRO DE TCC* TÍTULO: Deve ser claro e expressar a ideia central do TCC. 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) Na introdução o pesquisador deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Na introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE... FACULDADE... CURSO DE... MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA TÍTULO

UNIVERSIDADE... FACULDADE... CURSO DE... MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA TÍTULO UNIVERSIDADE... FACULDADE... CURSO DE... MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA TÍTULO PESQUISADOR LOCAL MÊS /ANO SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO...3 2- OBJETIVOS...4 3- JUSTIFICATIVA...5 4- REVISÃO TEÓRICA...6

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

O PROJETO DA PESQUISA

O PROJETO DA PESQUISA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Curso de Design Disciplina: Projeto de Graduação I Professora Kátia Paulino O PROJETO DA PESQUISA 1. Escolha do Tema Existem dois fatores principais que interferem na

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016 MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016 CEETEPS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC DE RIO GRANDE DA SERRA HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA (Tamanho Arial 14 negrito) TEMA (Tamanho Arial

Leia mais

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE 1 INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso Ribeirão Preto 2012 2 Escolher um tema para o trabalho de conclusão de curso e redigir o seu projeto causam

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Dr. Ari Melo Mariano Prof. a Dr. a Fernanda Vinhaes de Lima Prof. a Dr. a Mara Lúcia Castilho Olívia Laquis de Moraes Clara Coelho Paranhos

Leia mais

EDUCAÇÃO METODISTA SISTEMAS DE BIBLIOTECAS PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287/2011

EDUCAÇÃO METODISTA SISTEMAS DE BIBLIOTECAS PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287/2011 EDUCAÇÃO METODISTA SISTEMAS DE BIBLIOTECAS PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287/2011 SÃO BERNARDO DO CAMPO 2018 AUTORIA: Noeme Viana Timbó - Bibliotecária de Referência

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC NOME DO ALUNO TEMA SERRA/ ES ANO NOME DO ALUNO TEMA Pré-projeto apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, como requisito básico para a apresentação da disciplina

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ESTRUTURA DO PRÉ-PROJETO CED 07 1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 GERAL 3.2ESPECÍFICOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. INTRODUÇÃO TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. Estrutura de um projeto de pesquisa:

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. Estrutura de um projeto de pesquisa: ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA Estrutura de um projeto de pesquisa: 1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO 2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 3. INTRODUÇÃO 4. RELEVÂNCIA E JUSTIFICATIVA 5. OBJETIVOS

Leia mais

Nome dos integrantes do grupo (Tamanho Arial ou Times 12, minúsculo e negrito) TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo

Nome dos integrantes do grupo (Tamanho Arial ou Times 12, minúsculo e negrito) TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS (Tamanho Arial ou Times 14 em negrito) Margens: Superior 3 cm Direita

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.)

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) Nome e Sobrenome do autor principal 1, coautor 2, coautor 3 (Fonte: Liberation

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PONTA GROSSA 2017 LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Manual para elaboração

Leia mais

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo Prof.: José Raimundo NORMAS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Superior: 2,5 cm. da borda superior da folha RESUMO Nome do autor(a) e Orientador(a)

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Uma das maiores queixas de qualquer estudante que realiza pesquisas de naturezas acadêmica ou científica é saber como formatar o seu projeto

Leia mais

2. Revisão de literatura e Referencial teórico

2. Revisão de literatura e Referencial teórico PROJETO DE PESQUISA 1. Introdução 1.1 Assunto 1.2 Tema 1.3 Justificativa 1.4 Problema 1.5 Hipóteses 1.6 Objetivos 2. Revisão de literatura e Referencial teórico 3. Procedimentos metodológicos 4. Cronograma

Leia mais

(ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO)

(ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO) (CAPA) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O NOME DA INSTITUIÇÃO) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O NOME DO AUTOR) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO) (ESPAÇO PARA SER COLOCADA A CIDADE - ESTADO) (ESPAÇO PARA

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos Brasília 2017 1 Este manual foi produzido por professores da instituição

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA NOME DO MESTRANDO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA NOME DO MESTRANDO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Nome da instituição PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA Nome do curso NOME DO MESTRANDO O trabalho deve ser apresentado em papel, formato A4, fonte

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA Prof. Dr. Ari Melo Mariano Prof. a Dr. a Fernanda Vinhaes de Lima Prof. a Dr. a Mara Lúcia Castilho Prof. Dr. Eduardo Cyrino de Oliveira Filho Olívia Laquis

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/UniCEUB

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/UniCEUB ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/UniCEUB Prof. Dr. Ari Melo Mariano Prof. a Dr. a Fernanda Vinhaes de Lima Prof. a Dr. a Mara Lúcia Castilho Olívia

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG (FONTE 12) Nome do autor (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA (FONTE 12)

FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG (FONTE 12) Nome do autor (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA (FONTE 12) FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG (FONTE 12) Nome do autor (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA (FONTE 12) GURUPI TO MÊS, ANO. MODELO DE FOLHA DE ROSTO NOME DO ALUNO (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

ANEXO II. PROJETO DE PESQUISA inserir titulo. COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE

ANEXO II. PROJETO DE PESQUISA inserir titulo. COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE ANEXO II PROJETO DE PESQUISA inserir titulo COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE Campus xx - BA de de TÍTULO DO PROJETO: ÁREA DO CONHECIMENTO (UTILIZAR TABELA DO CNPQ) RESUMO DO PROJETO Resumo

Leia mais

Instrumentos da pesquisa

Instrumentos da pesquisa Instrumentos da pesquisa Introdução A pesquisa envolve diversos mecanismos para sua realização, desde a escolha do tema aos resultados, o seu processo de desenvolvimento necessita de certos instrumentos

Leia mais

Elaboração do Projeto de Pesquisa. Atividade em sala 5. Despertando. Retomando as fases da Pesquisa. Despertando o(a) Engenheiro(a) Ambiental

Elaboração do Projeto de Pesquisa. Atividade em sala 5. Despertando. Retomando as fases da Pesquisa. Despertando o(a) Engenheiro(a) Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Tema Retomando as fases da Pesquisa Problema Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves Aguiar Revisão de

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Projeto de TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Profª: Jussiguelli Marcondes Maranho E-mail: jussiguelli@gmail.com Uberlândia 2018 1. Capa. 2. Folha de Rosto. 3. Introdução, tema e Problematização.

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo Redação do projeto Elementos pré-textuais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é necessário que o pesquisador tenha feito a escolha do

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA:

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA: Logo da IES UNIVERSIDADE/FACULDADE...... Coordenação do Curso de....... 1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA GUIA PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CIS

O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA GUIA PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CIS O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA GUIA PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CIS CIS, Maio de 2014 1 A IMPORTÂNCIA DO ANTE-PROJECTO DE PESQUISA O ante-projecto de pesquisa é a fase inicial de uma investigação.

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (todos do grupo) (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Realizar uma Monografia é uma das modalidades de pesquisa que o aluno dispõe como alternativa para o Trabalho

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SÁUDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Eduardo Antunes Bortoluzzi Michele Bolan Mariane Cardoso ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO

Leia mais

Normas Técnicas para Apresentação do Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso

Normas Técnicas para Apresentação do Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso PROJETO DE PESQUISA Normas Técnicas para Apresentação do Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso 1. Apresentação Antecede o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o projeto do TCC, que também

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ- FIR NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ- FIR NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ- FIR NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA RECIFE 2013 2 NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso Algumas Informações Importantes: a) O modelo da proposta está especificado

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E JURÍDICAS FACMED FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO FABIC DIRETORIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DC&T

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E JURÍDICAS FACMED FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO FABIC DIRETORIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DC&T FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E JURÍDICAS FACMED FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO FABIC DIRETORIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DC&T MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS DE PESQUISA 1ª ATUALIZAÇÃO AUGUSTINÓPOLIS-TO

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA

TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA METODOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos, 2016 Conceito de PROJETO 1. O projeto é o organizador do processo coletivo e, como tal, precisa

Leia mais

Inserir Título do Projeto

Inserir Título do Projeto Inserir Nome do Autor do Projeto Inserir Título do Projeto Projeto apresentado à Universidade Estadual de Londrina - Centro de Tecnologia e Urbanismo - Programa de Mestrado em Engenharia de Edificações

Leia mais

Estágio I. Prof. Jader Costa

Estágio I. Prof. Jader Costa Estágio I Prof. Jader Costa Estágio I Apresentação da disciplina; Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); Avaliação da disciplina; Dicas/Sugestões ( temas/ bibliografia); MÉTODOS E TÉCNICAS

Leia mais

TÍTULO DO FUTURO TCC: subtítulo, se houver.

TÍTULO DO FUTURO TCC: subtítulo, se houver. 1 UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NOME DO ALUNO TÍTULO DO FUTURO TCC: subtítulo, se houver. SÃO BERNARDO DO CAMPO 2017 2 NOME DO AUTOR TÍTULO DO FUTURO TCC:

Leia mais

TITULO DO TRABALHO: subtítulo caso tenha.

TITULO DO TRABALHO: subtítulo caso tenha. FACULDADE FUNORTE DE JANAÚBA TITULO DO TRABALHO: subtítulo caso tenha. Nome Completo do Autor (alinhado a direita) Nome Completo do Autor (alinhado a direita) Janaúba - MG Junho 218 Nome Completo do Autor

Leia mais

NORMAS PARA INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

NORMAS PARA INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS NORMAS PARA INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS 1)- DATAS 01/04: Início das inscrições para submissão dos trabalhos. 25/04: Término do prazo para entregar o Banner finalizado. 2)- O TRABALHO a)- ALUNOS

Leia mais

PRÉ - PROJETO DE MONOGRAFIA (TEMA DELIMITADO, CENTRALIZADO, TUDO EM MAIÚSCULO)

PRÉ - PROJETO DE MONOGRAFIA (TEMA DELIMITADO, CENTRALIZADO, TUDO EM MAIÚSCULO) PRÉ - PROJETO DE MONOGRAFIA (TEMA DELIMITADO, CENTRALIZADO, TUDO EM MAIÚSCULO) Aluno( a) Fulano de tal Orientador (a) Prof a. Dr a. nome do professor Araçatuba SP 2014 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA TÍTULO: APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA TÍTULO: APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA TÍTULO: APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO RIO DE JANEIRO 2017 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 04 2 DESENVOLVIMENTO...

Leia mais

Aula 6 Projetos de Pesquisa

Aula 6 Projetos de Pesquisa Metodologia Científica Aula 6 Projetos de Pesquisa Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Alice no País das Maravilhas ) Lewis Carroll (1832 1898 2 Problema Projeto de Pesquisa Planejamento

Leia mais

FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE (fonte 16) CURSO DE FISIOTERAPIA (fonte 16)

FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE (fonte 16) CURSO DE FISIOTERAPIA (fonte 16) FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE (fonte 16) CURSO DE FISIOTERAPIA (fonte 16) TÍTULO DO TRABALHO ( 14) Autor: ( fonte 14, o aluno deverá colocar seu nome completo) Orientador: (14, nome completo, sem títulos)

Leia mais

TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo

Leia mais

Estágio II. - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto);

Estágio II. - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); Estágio II - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); - Avaliação da disciplina; - Dicas/Sugestões ( temas/ bibliografia); Apresentação da Disciplina ESTÁGIO II

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico PROJETO DE PESQUISA Profº Ronilson de Souza Luiz Profa. Esp. Rosinéia Oliveira Blog: capronilson.wordpress.com olisanta@gmail.com profronilson@gmail.com METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

CONCEITOS PRELIMINARES

CONCEITOS PRELIMINARES CONCEITOS PRELIMINARES Conceito: A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO - NOME COMPLETO DO(A) ALUNO(A), SEM ABREVIAÇÃO. CPF [aluno(a)] RG [aluno(a)] ÓRGÃO EMISSOR DATA EXPEDIÇÃO

PROJETO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO - NOME COMPLETO DO(A) ALUNO(A), SEM ABREVIAÇÃO. CPF [aluno(a)] RG [aluno(a)] ÓRGÃO EMISSOR DATA EXPEDIÇÃO PROJETO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO - NOME COMPLETO DO(A) ALUNO(A), SEM ABREVIAÇÃO ENDEREÇO RESIDENCIAL COMPLETO CPF [aluno(a)] RG [aluno(a)] ÓRGÃO EMISSOR DATA EXPEDIÇÃO TELEFONE CELULAR E-MAIL LINHA DE

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR TÍTULO: subtítulo se houver LAVRAS, MG Ano RELATO DE PESQUISA TÍTULO: subtítulo Credencial(s) do Autor(es) Nome do autor, discente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Boa Vista ano NOME DO ALUNO TÍTULO DO

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO... CURSO... NOME DE ALUNO TÍTULO DO PROJETO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO... CURSO... NOME DE ALUNO TÍTULO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO... CURSO... NOME DE ALUNO TÍTULO DO PROJETO Mossoró/RN (Ano) NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO Projeto apresentado ao Conselho do Curso XXXXXXX da Universidade

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Aula 2 Construção de um Projeto de Pesquisa Revisão da Aula 1 Conhecimento, ciência e paradigma - Tipos

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)

O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese) O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese) Identificar os elementos de um projeto de pesquisa; esclarecer como elaborar um projeto de pesquisa. INTRODUÇÃO Agora que você já conhece as etapas de uma pesquisa,

Leia mais

Orientadores. São Paulo, de de.

Orientadores. São Paulo, de de. Nº Nome do aluno (a): Registro Acadêmico: Turma: Período: ( ) Diurno ( ) Noturno Telefone Residencial: ( ) Telefone Celular: ( ) Sexo: ( )Masculino ( )Feminino Endereço: Cep: Bairro: Estado: E-mail: 01-02

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 Prof. Alan Nicolaev (Metodologia Científica) Prof.a Lilian Onuki (Produção Textual) Elementos de um PROJETO DE PESQUISA 1. Capa Nome do autor; Título; Local de publicação;

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Campus Pato Branco Curso de Graduação em Administração REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS CRIXÁS 2016 NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS Projeto de Pesquisa

Leia mais

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO)

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO) Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC Plano de Trabalho PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA (ABNT - NBR 14724)

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA (ABNT - NBR 14724) MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA (ABNT - NBR 14724) 1. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO: O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada

Leia mais

Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018

Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018 Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018 PRÉ-PROJETO (6 SEMESTRE) PROJETO DE PESQUISA (TCC I 7 SEMESTRE) MONOGRAFIA (TCC II 8 SEMESTRE) Realizar

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA ABNT NBR 15287:2011

ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA ABNT NBR 15287:2011 ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA ABNT NBR 15287:2011 A estrutura de um projeto de pesquisa, conforme a ABNT (2005), consiste em elementos prétetuais, elementos tetuais e elementos pós-tetuais. 1 ELEMENTOS

Leia mais

ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) SILVA, Maria 1 SILVA, João 2 emaildoautor@fag.edu.br RESUMO Elemento obrigatório, constituído de

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1 Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso O PROJETO FOLHA DE ROSTO TEMA TÍTULO 1 O PROBLEMA 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS

Leia mais

INSTITUIÇÃO. (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO) (12) PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

INSTITUIÇÃO. (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO) (12) PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) INSTITUIÇÃO (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO) (12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Bauru 2019 Versão Março 1 Cláudia Mansani Queda de Toledo Diretora Geral Rodrigo Guarnetti Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Metodologia Científica Curso: Engenharia Civil Código: Série: 1ªsérie Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: CH Prática: 40 CH Total: 40 Obs: Objetivos Gerais:- Apresentar

Leia mais

AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA

AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES PPGARTES AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA TÍTULO

Leia mais

Revisão de Literatura

Revisão de Literatura Revisão de Literatura Mostrar a importância da revisão de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaboração de uma revisão de literatura. INTRODUÇÃO Uma das etapas mais importantes

Leia mais