CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo"

Transcrição

1 CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo Prof.: José Raimundo

2 NORMAS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Superior: 2,5 cm. da borda superior da folha RESUMO Nome do autor(a) e Orientador(a) ABSTRACT. Esquerda: 2,0 cm da borda esquerda da folha. Direita: 2,0 cm. da borda direita da folha; INTRODUÇÃO Inferior: 2,5cm. da borda inferior da folha Nota de rodapé

3 O ARTIGO CIENTÍFICO Atividade de Pesquisa Reflexiva / exploratória / descritiva / analítica Conhecer as características de um fenômeno para procurar, posteriormente, explicações das causas e consequências de dito fenômeno. Pode ser: a) Original ou divulgação - apresenta temas ou abordagens originais e podem ser: relatos de caso, comunicação ou notas prévias; b) Revisão - os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas, selecionando categorias chaves para discussão etc.

4 PONTO DE PARTIDA: CONSTRUÇÃO DO PROBELMA E DOS OBJETIVOS A construção do problema - toda pesquisa se inicia com uma pergunta de partida uma pergunta que se deseja responder (o problema) que deve ser claro e preciso (limites de aplicabilidade); Segundo Humberto Eco, o tema teve ser reconhecível e definido de tal maneira que seja reconhecível igualmente por outros (Eco,1999:21). a) Deve ser formulado como pergunta; b) A forma interrogativa apresenta a vantagem de ser simples e direta e proporcionam a atenção do pesquisador na busca da resposta. c) O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável; d) O problema deve ter clareza; e) O problema deve conduzir a uma pesquisa factível

5 PONTO DE PARTIDA: CONSTRUÇÃO DO PROBELMA E DOS OBJETIVOS Objetivos: Enunciar o que é pretendido com o desenvolvimento da pesquisa Objetivo Geral - O objetivo desta pesquisa é...; Pretende-se ao longo da pesquisa verificar a relação existente entre...; Este trabalho enfocará...; Enfim, sintetizar o que se pretende alcançar com a pesquisa e deve estar de acordo com a justificativa e o problema proposto. Objetivos Específicos - Devem ser redigidos com o verbo no infinitivo e representam as metas a serem seguidas, determinam o que será obtido em cada passo da pesquisa. Exemplos: Realizar uma pesquisa bibliográfica... Analisar determinados fatores...identificar as estratégias de...investigar o nível de exclusão...examinar a divisão sexual de trabalho... Descrever como ocorrem as alterações... Atenção: Devemos sempre ter em mente que todos os objetivos propostos devem ser alcançados. Os objetivos da pesquisa explicita, também, o caráter da pesquisa: exploratório, descritivo ou explicativo.

6 O artigo científico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos, ou seja: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Elemento pré-textuais: ESTRUTURA DE UM ARTIGO O título - descreve de forma lógica, rigorosa, breve e gramaticalmente correta a essência do artigo. Formatação: centralizado, negritado, sendo a primeira letra maiúscula, em fonte Times New Roman 14. O subtítulo - (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, na língua do texto; A autoria - Nome completo do(s) autor(es) na forma direta, acompanhados de um breve currículo que o (s) qualifique na área do artigo; O currículo - incluindo endereço ( ) para contato, deve aparecer em nota de rodapé; Resumo na língua do texto - O resumo/abstract deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 80 a 110 palavras.

7 ESTRUTURA DE UM ARTIGO Elementos textuais : A introdução O desenvolvimento A conclusão. Corpo do artigo - constitui a descrição, ao longo de vários parágrafos, de todos os pontos relevantes do trabalho realizado. O corpo do artigo pode ser dividido em títulos e subtítulos. O que torna o texto mais preciso e a sua leitura e compreensão mais agradável.

8 ESTRUTURA DE UM ARTIGO Resumo e Abstract: Texto com quantidade predeterminada de palavras, onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. Formatação: uma linha abaixo do título inserir o resumo (de 80 a 110 palavras), palavras-chave (no máximo cinco) e o texto, no formato A4 (29,7 x 21cm), em fonte com tamanho/corpo Times New Roman 12.O Abstract é o resumo traduzido para o inglês, sendo que alguns periódicos aceitam a tradução em outra língua. Palavras-chave: São palavras características do tema que servem para indexar o artigo. Formatação: ao final do resumo, sem espaço entre linhas, com fonte Times New Roman tamanho 10, incluir Palavras-chave, até no máximo cinco, separadas por ponto. Tamanho - O artigo completo deve possuir um mínimo de 15 (quinze) páginas e não deve exceder 20 (vinte) páginas. Paginação: incluída no canto superior direito, em fonte Times New Roman 12. Subtítulos- O texto deve ter subtítulos em caixa alta (maiúsculas), alinhados à esquerda. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico.

9 RESUMO Não deve conter citações. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo não é uma introdução ao artigo, mas sim uma descrição sumária da sua totalidade, na qual se procura realçar os aspectos mencionados. Deverá ser discursivo, e não apenas uma lista dos tópicos que o artigo cobre.

10 OS ELEMENTOS TEXTUAIS: INTRODUÇÃO Na introdução - deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. De modo geral, a introdução deve apresentar: O assunto objeto de estudo; O ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; As Inquietações no processo de investigação que a pesquisa pretende responder; Trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema; As justificativas que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto, a razão de escolha do método e principais resultados.

11 OS ELEMENTOS TEXTUAIS: DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento Parte principal e mais extensa do trabalho, deve apresentar: a) A fundamentação teórica, b) A metodologia, c)os resultados e a discussão.

12 OS ELEMENTOS TEXTUAIS: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Referencial teórico: Deverá ser organizado por temas de acordo com instruções do(a) orientador(a); Fundamentação teórica ou revisão de literatura (pesquisa bibliográfica e/ou documental sustentarão a formulação de hipóteses. Neste momento o pesquisador deve procurar responder, dentre outras, às seguintes questões: a) O que já foi publicado sobre o assunto? b) Que aspectos já foram abordados? c) Quais as lacunas existentes na literatura? d) Existem teorias que sustentem a formulação de hipótese? Discussão teórica (contextualizar o tema dentro do debate teórico existente; principais conceitos e categorias; estudos precedentes: diálogo com os autores. A linguagem deve ser clara, concisa e formal. Utilizar terminologia própria do assunto.

13 OS ELEMENTOS TEXTUAIS: METODOLOGIA Metodologia (caminhos possíveis, instrumentos e fontes de pesquisa, ou seja, como?) É descrição dos procedimentos para a coleta de dados; descrição dos procedimentos para a análise dos dados coletados; É o conjunto dos princípios e dos procedimentos aplicados pela mente para construir, de modo ordenado e seguro, saberes válidos; Constituído de técnicas de coleta e técnicas de análise de informações; Qual tipo de pesquisa? Exemplos: Pesquisa quantitativa? Qualitativa? Estudo de caso? Observação participante? Questionário? Entrevistas? História de Vida? Esse item deve deixar bem claro como o estudante/pesquisador pretende conduzir a sua pesquisa

14 OS ELEMENTOS TEXTUAIS: METODOLOGIA Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construídos os instrumentos de pesquisa? Como interpretará e analisará os dados e informações coletados? Explicitar a metodologia de pesquisa de campo? Pesquisa bibliográfica - dialogar com as teorias/ interlocutores trazendo-os para o debate É a explicitação dos procedimentos operacionais para se verificar a hipótese; Atingir os objetivos; enfim, resolver o problema.

15 Após a obtenção dos dados, é necessário proceder-se à seleção do que realmente vai ser aproveitado no trabalho. A análise é realizada à luz do marco teórico. A análise consiste na: a) Organização e sumarização Interpretação b) Confrontação de ideias RESULTADOS E DISCUSSÕES c) Construção de quadros, gráficos e tabelas Em síntese, é a explicitação dos procedimentos operacionais para se verificar a hipótese; atingir os objetivos; enfim, resolver o problema.

16 Devem ser enunciadas claramente, e deverão cobrir: as conclusões devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses É a recapitulação sintética dos resultados obtidos. Podendo incluir recomendações e/ou sugestões para trabalhos futuros. Este texto deve: CONCLUSÕES / CONSIDERAÇÕES FINAIS Recapitular - sinteticamente o assunto, o tema, a delimitação, reafirmando a importância do estudo realizado. Dar Respostas: a) ao objetivo geral; b) aos objetivos específicos; as hipóteses as questões de discussão ao problema de pesquisa devem ser breve podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros; para artigos de revisão devese excluir material, método e resultados

17 OS ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS a) Referências - elemento obrigatório, constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto ; b) Glossário - elemento opcional elaborado em ordem alfabética; c) Apêndices - elemento opcional. texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal. d) Anexos - elemento opcional, texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12225: informação e documentação: lombada: apresentação. Rio de Janeiro, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. rev. Belo Horizonte: Ed. UFMG, GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo, Atlas, LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo, Atlas, Manual de normalização de trabalhos acadêmicos /Alice Regina Pinto...[ et. al.]. 2. ed. rev. e atual. Viçosa, MG: As 2011 Autoras, Manual para elaboração e normalização de Dissertações Teses /organizado por Elaine Baptista de Matos Paula et al. 3. ed. rev., atual.e ampl. -- Rio de Janeiro, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20.ed. São Paulo:Cortez, UNIVERSIDADE FEDERAL VIÇOSA. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Normas 18 de Redação de Teses e Dissertações. Viçosa, MG, Disponível em: < Acesso em 22 set

19 Fico por aqui, até o próximo encontro e bons estudos!! Obrigado pela atenção!! 19

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5)

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) 1 Modelo de capa FACULDADE ZACARIAS DE GÓES (Espaço duplo, fonte 14) CLAUDIA REGINA ARAUJO RIOS COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) Valença BA 2010 (espaço simples,

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 O artigo científico tem como finalidade divulgar pesquisas à comunidade científica, portanto, tem como interlocutores cientistas de áreas de ciências afins e, como

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 O artigo científico tem como finalidade divulgar pesquisas à comunidade científica, portanto, tem como interlocutores cientistas de áreas de ciências afins e, como

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 03: Elaboração Projeto de Engenharia PROJETO DE ENGENHARIA O objetivo

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 02: Elaboração de Artigo ARTIGO Artigo Científico de Divulgação;

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO Os artigos deverão ser encaminhados para Comissão Avaliadora da ANAP, através do e-mail anapbrasil@amigosdanatureza.org.br. A seleção

Leia mais

ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018

ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018 ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018 REFERÊNCIA NORMATIVA Documentos indispensáveis para consulta e aplicação deste documento ABNT NBR 6022 - Artigo em publicação

Leia mais

INTRODUÇÃO [Times New Roman 12, Justificado, Caixa Alta, espaçamento 1,5]

INTRODUÇÃO [Times New Roman 12, Justificado, Caixa Alta, espaçamento 1,5] 1 TÍTULO DO ARTIGO [fonte Times New Roman 14, Centralizado, espaçamento 1.0] Subtítulo [Se houver, fonte Times New Roman 14, Centralizado, espaçamento 1.0] Nome do Autor 1 [Fonte Times New Roman 10, Texto

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Exemplo. José Ricardo Gusmão da Silva 1 Leila Maria Fernandes 2

ESTRUTURAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Exemplo. José Ricardo Gusmão da Silva 1 Leila Maria Fernandes 2 ESTRUTURAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Exemplo José Ricardo Gusmão da Silva 1 Leila Maria Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico e também,

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais

Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais

Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais A Revista Acadêmica de Relações Internacionais (RARI) tem a honra de apresentar à comunidade acadêmica

Leia mais

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO Ipatinga 2017 2 APRESENTAÇÃO Diante das diversas dificuldades que os alunos encontram na elaboração de seus

Leia mais

ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) SILVA, Maria 1 SILVA, João 2 emaildoautor@fag.edu.br RESUMO Elemento obrigatório, constituído de

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental Para inscrever o resumo do trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão) seguir as normas abaixo e enviar o arquivo juntamente

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003)

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) Junho de 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. 2

Leia mais

Procedimentos para apresentação de artigo em publicação periódica científica. Módulo V (NBR 6022:2003) Maria Bernardete Martins Alves

Procedimentos para apresentação de artigo em publicação periódica científica. Módulo V (NBR 6022:2003) Maria Bernardete Martins Alves Procedimentos para apresentação de artigo em publicação periódica científica Módulo V (NBR 6022:2003) Maria Bernardete Martins Alves Normas técnicas Norma técnica é um documento estabelecido por consenso

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO

COMO ELABORAR UM ARTIGO COMO ELABORAR UM ARTIGO Jaqueline C. Bueno 1 Resumo Nosso objetivo é detalhar os passos na elaboração de um artigo acadêmico. Utilizaremos a NBR 6022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC A estrutura de trabalhos acadêmicos (TCC) compreende: parte externa e parte interna. Com a finalidade de orientar os acadêmicos, a disposição de elementos é dada no

Leia mais

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Uma das maiores queixas de qualquer estudante que realiza pesquisas de naturezas acadêmica ou científica é saber como formatar o seu projeto

Leia mais

ANEXO B - Sugestão para elaboração de Artigo Cientifico.

ANEXO B - Sugestão para elaboração de Artigo Cientifico. CABEÇALHO: Fonte: fonte 12, letras maiúsculas, negrito, espaço 1,5. ANEXO B - Sugestão para elaboração de Artigo Cientifico. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA PROGRAMA

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO a) Originais b) Revisão c) Relatos de casos, experiências ou pesquisas d) Resenhas Estrutura do artigo científico

ARTIGO CIENTÍFICO a) Originais b) Revisão c) Relatos de casos, experiências ou pesquisas d) Resenhas Estrutura do artigo científico ARTIGO CIENTÍFICO Este manual retirado de Oliveira (2011) visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2), o artigo

Leia mais

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o 1816

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos Brasília 2017 1 Este manual foi produzido por professores da instituição

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO:

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: a) Linguagem: é a descrição do pensamento, na elaboração do trabalho deverá ser produzida obedecendo à forma técnica

Leia mais

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT Formatação de trabalhos acadêmicos Segundo as normas da ABNT ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-001 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia ABNT/CB-005 - Comitê Brasileiro Automotivo

Leia mais

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos:

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos: O ARTIGO CIENTÍFICO Um artigo científico corresponde ao relato sobre as análises realizadas a respeito de um determinado tema e deve trazer dados e informações atuais. Apresenta-se como resultado de pesquisa,

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elemento Pré-Textual O resumo deve conter, de

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO MANUAL DE ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Vitória- ES 2016 FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA EQUIPE TÉCNICA DA SEDE DIRETOR GERAL E ACADÊMICO - WANDERLEY PEREIRA DA ROSA DIRETORA ADMINISTRATIVA - PRISCILA ARAÚJO

Leia mais

TÍTULO. Orientador Dr. XXXXXXXXXXXXXX Prof. Adjunto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica Universidade do Grande Rio

TÍTULO. Orientador Dr. XXXXXXXXXXXXXX Prof. Adjunto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica Universidade do Grande Rio UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências Curso de Mestrado Profissional TÍTULO AUTOR Duque de Caxias Maio/2016

Leia mais

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 1 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 2018 2 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer MARÍLIA 2018 3 SUMÁRIO 1 ARTIGO CIENTÍFICO......

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA

ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA FONTE TIMES 14, NEGRITO CAIXA ALTA sem espaço espaço 1,5 MBA GESTÃO POLÍTICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO espaço 1,5 CEPE 2017 5 espaços 1,5

Leia mais

Artigos Científicos Tutorial de Elaboração

Artigos Científicos Tutorial de Elaboração Inatel Instituto Nacional de Telecomunicações Pró-Diretoria de Graduação Coordenações de Cursos de Graduação Centro de Integração Científica, Cultural e Tecnológica do Inatel Artigos Científicos Tutorial

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR TÍTULO: subtítulo se houver LAVRAS, MG Ano RELATO DE PESQUISA TÍTULO: subtítulo Credencial(s) do Autor(es) Nome do autor, discente,

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTRUTURA GERAL A disposição dos elementos no texto deve ser a seguinte: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Agradecimento(s) (opcional)

Leia mais

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 0 MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 2017 1 APRESENTAÇÃO Os trabalhos acadêmicos exigem muita seriedade na sua elaboração, embora se diferenciem pela profundidade e peculiaridade que cada grau

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 2019 NOTA PRÉVIA

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1 Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso O PROJETO FOLHA DE ROSTO TEMA TÍTULO 1 O PROBLEMA 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS

Leia mais

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL)

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) RESOLUÇÃO n.03/2015 /COLEGIADO PLENO do PGSCol Aprova elementos mínimos a constar na elaboração do Projeto de Qualificação

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE

ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE FORTALEZA 2011 1 FACULDADE CEARENSE ARTIGO CIENTÍFICO 2 ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE Apresentação 4 Introdução

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de artigos científicos impressos:

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais

NOME DO ALUNO DE MESTRADO

NOME DO ALUNO DE MESTRADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CAMPUS DE CASCAVEL CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE MESTRADO NOME DO ALUNO DE MESTRADO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 0 MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 2018 1 APRESENTAÇÃO Os trabalhos acadêmicos exigem muita seriedade na sua elaboração, embora se diferenciem pela profundidade e peculiaridade que cada grau

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Guia para Redação Técnico-Científica

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Guia para Redação Técnico-Científica

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (todos do grupo) (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

Monografia. Metodologia Científica

Monografia. Metodologia Científica Sumário É um elemento obrigatório. Deve figurar imediatamente após a(s) folha(s) de lista(s), com o título SUMÁRIO centralizado na folha. Cont. sumário O sumário deve indicar os dados considerando cada

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. ARTIGO CIENTÍFICO A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) conceitua artigo científico como Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Maria Elisa V. Pickler Nicolino,

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES Porto Alegre 2012 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 INTRODUÇÃO... 4 3 ESTRUTURA... 5 3.1 Elementos Pré-Textuais... 6 3.2 Elementos Textuais... 13 3.3 Elementos

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA Prof. Dr. Ari Melo Mariano Prof. a Dr. a Fernanda Vinhaes de Lima Prof. a Dr. a Mara Lúcia Castilho Prof. Dr. Eduardo Cyrino de Oliveira Filho Olívia Laquis

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

Faculdade São Lourenço - UNISEPE R. Madame Schimidt, 90 - Federal, São Lourenço - MG,

Faculdade São Lourenço - UNISEPE R. Madame Schimidt, 90 - Federal, São Lourenço - MG, FACULDADE SÃO LOURENÇO Proposta de Projeto de Pesquisa - Iniciação Científica TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno São Lourenço - MG (ano) TÍTULO DO TRABALHO Proposta de Projeto de Pesquisa para o Programa

Leia mais

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) ARACAJU 2008 Modelo de artigo científico, elaborado conforme as normas da ABNT (NBR 6022, 2003). Por se tratar de trabalho

Leia mais

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir: Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns

Leia mais

Modelo para apresentação de projetos de pesquisa

Modelo para apresentação de projetos de pesquisa Modelo para apresentação de projetos de pesquisa Os pré-projetos de pesquisa do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde do Programa de Pós-graduação Stricto sensu da Faculdade Ciências Médicas

Leia mais

FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO

FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO Trabalhos Acadêmicos (De acordo com as normas da ABNT) Pedro Leopoldo 2011 Catarina Capella Fabrício Veiga Costa Eloísa Helena Rodrigues Guimarães Letícia

Leia mais

TEMA: Aluno: Professor: Faculdade de Teologia Integrada - FATIN. Curso: Disciplina: Data: / / RESUMO: Palavras - chave: ; ;.

TEMA: Aluno: Professor: Faculdade de Teologia Integrada - FATIN. Curso: Disciplina: Data: / / RESUMO: Palavras - chave: ; ;. TEMA: RESUMO: Aluno: Professor: Faculdade de Teologia Integrada - FATIN Curso: Disciplina: Data: / / Palavras - chave: ; ;. 1 INTRODUÇÃO: 2 2 DESENVOLVIMENTO: (Desenvolvimento e demonstração dos resultados)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS Regras gerais de apresentação: Formato: papel branco, no formato

Leia mais

Bibliográfica: Levantamento de informações impressas e eletrônicas de obras publicadas sobre um tema; De campo: A partir da coleta de dados in

Bibliográfica: Levantamento de informações impressas e eletrônicas de obras publicadas sobre um tema; De campo: A partir da coleta de dados in A pesquisa científica faz parte da vida acadêmica do aluno exigindo que o pesquisador, através de seu trabalho, proponha formas de superar o conhecimento existente até o momento sobre determinado assunto.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS 1 FORMA DE APRESENTAÇÃO Para a formatação do artigo há a necessidade de um conhecimento básico de Word, pois são vários os detalhes que você deve observar:

Leia mais

PROJETO DE DISSERTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO E NORMAS DE APRESENTAÇÃO 1,2

PROJETO DE DISSERTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO E NORMAS DE APRESENTAÇÃO 1,2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO ACADÊMICO PROJETO DE DISSERTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC INCONFIDENTES-MG 2014 Este documento tem por finalidade disciplinar a apresentação de trabalhos científicos (Projeto Final

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FORTALEZA 2018 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO Candice Monteiro Mariano Elizian Braga Rodrigues Bernardo Gil Camelo Janote Pires Marques Jennifer dos Santos

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Manhuaçu 2015 Elaboração Juliana dos Santos Paiva e Santos Fabio Fortes

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT,

Leia mais

ETEC ALBERT EINSTEIN ORIENTAÇÕES DE TCC

ETEC ALBERT EINSTEIN ORIENTAÇÕES DE TCC ETEC ALBERT EINSTEIN ORIENTAÇÕES DE TCC CEETEPS ORIENTAÇÕES DE TCC NORMAS GERAIS Página 1 DESENVOLVIMENTO DO TCC 1. ESTRUTURA DO TRABALHO 1.1 Referencial Teórico 1.2 Metodologia 1.3 Resultados 1.4 Conclusão

Leia mais

BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO

BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO Faculdade de Tecnologia Dep. Júlio Julinho Marcondes de Moura BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO GARÇA 2015 Sumário 1 ARTIGO CIENTÍFICO...

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP

RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP Introdução O objetivo deste documento é auxiliar os autores sobre o formato a ser atendido nos resumos expandidos que forem submetidos à Fatec Araçatuba SP em seu

Leia mais